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Id: biblio-970759
Autor: Fernandes, Henrique Campagnollo Dávila; Zanello, Valeska.
Título: A topografia da alucinação auditiva como possibilidade de compreensão da linguagem da subjetividade / Topography of hearing hallucination as a possible understanding of the language of subjectivity
Fonte: Saude e pesqui. (Impr.);11(3):555-565, Set-Dez 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A topografia das alucinações consiste na exploração de suas características. Este estudo objetivou analisar variáveis topográficas de vozes alucinatórias de frequentadores de um Centro de Atenção Psicossocial. Para isso, dez pessoas foram entrevistadas e tiveram seus relatos analisados pela Análise de Conteúdo. As variáveis encontradas foram "intensidade", "frequência", "conteúdo", "quantidade", "identidade", "gênero", "forma como se apresentam", "valência emocional", e "nível de influência". As vozes podem estar relacionadas com a trajetória biográfica do ouvidor, e variam em frequência e quantidade. O conteúdo diz respeito a questões estruturantes da vida dos entrevistados e que causam muitos conflitos. Identidade e gênero são variáveis que podem facilitar o acesso à compreensão do fenômeno. As vozes de comando foram as mais frequentes e levaram alguns deles a tentativas de suicídio. Concluiu-se que a exploração das variáveis topográficas das vozes pode auxiliar a compreensão do fenômeno.

The topography of hallucinations denotes the exploration of its characteristics. Topographic variables of hallucinatory voices of users of a Psychosocial Care Center are analyzed. Ten people were interviewed and their reports analyzed by Content Analysis. Variables comprised "intensity", "frequency", "contents", "quantity", "identity", "gender", "the shape they appeared", "emotional valence" and "influence level". Voices may be related to the hearer´s biography and vary in frequency and quantity. Contents deal with structure issues of the interviewees´ life, with deep conflicts. Identity and gender are variables that may facilitate access to the comprehension of the phenomenon. Commands were the most frequent, with suicide attempts. Results show that the exploration of topographic variables of voices may be a great aid in the understanding of the phenomenon.
Descritores: Topografia
Alucinações
Linguagem
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR313.1 - Biblioteca Ana Bove


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Id: biblio-886444
Autor: Jaramillo Orrego, Yesyka Sibila; Cabrera Hemer, Dagoberto Nicanor.
Título: Síndrome de Charles Bonnet: presentación de un caso en la población infantil y breve revisión de la literatura / Charles Bonnet syndrome: presentation of a case in the child population and a brief review of the litetature
Fonte: Acta neurol. colomb;33(3):179-181, jul.-set. 2017. tab.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN El síndrome de Charles Bonnet se ha mencionado desde el siglo XVIII como la presencia de alucinaciones visuales complejas con deterioro de la visión sin otras enfermedades asociadas en ancianos. Este síndrome también se encuentra en la población infantil, al parecer poco frecuente por la escasa literatura en este grupo de edad. Se muestra el caso de una menor de edad que cumple los criterios.

SUMMARY The Charles Bonnet syndrome has been mentioned since the 18th century as the presence of complex visual hallucinations with impaired vision without other diseases associated in the elderly. This syndrome is also found in the child population, apparently infrequent because of the scarce literature in this group. The case of a minor who meets the criteria is shown.
Descritores: Criança
Baixa Visão
Disfunção Cognitiva
Alucinações
Transtornos Mentais
Responsável: CO362.9


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Id: lil-735547
Autor: Freire, Joyce Marly Gonçalves; Pereira, Mário Eduardo Costa; Silva, Luiz Carlos Avelino da.
Título: A construção metapsicológica do Sinthoma na obra lacaniana a partir da escrita de James Joyce / The metapsychological construction of the Sinthome in Lacan through the writing of James Joyce
Fonte: Tempo psicanál;46(2):315-329, dez. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste artigo é o de abordar a construção metapsicológica do Shintoma na obra lacaniana a partir do modo pelo qual a posição subjetiva de James Joyce se estrutura: o infatigável trabalho em torno do reconhecimento do nome - o nome de seu pai - e a publicação de sua obra. A construção desse nome contorna a foraclusão de fato na vida de Joyce e as reflexões de Lacan fazem dela um paradigma para se pensar sobre o trabalho psicanalítico possível na psicose, bem como sobre a questão do fim da análise. Recorre-se a alguns seminários da obra de Lacan no que tange à questão da clínica da psicose, sobretudo, ao seminário da década de setenta O sinthoma.

This article aims to discuss the Sinthome's metapsychological construction on Lacanian work, from the way the subjective position of James Joyce structure: the tireless work around of his name recognition - the father's name - and the publication of his work. This name's construction bypasses the foreclosure actually by Joyce's life and Lacan's reflections make it a paradigm for to think about the possible psychoanalytic work in psychosis, as well as on the question of the analysis's end. It reflects on some seminars of Lacan's work in relation to the issue of clinical psychosis, especially the seminar The sinthome.
Descritores: Psicanálise
Transtornos Psicóticos/psicologia
Alucinações/psicologia
Literatura
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-778975
Autor: Rabêlo, Fabiano Chagas.
Título: O nome de flechsig e os patronímicos no delírio de Schreber / The flechsig's name and the patronymics on Schreber's delirium / El nombre de flechsig y los patronímicos en el delirio de Schreber / Le nom de flechsig et le patronyme dans le délire de Schreber
Fonte: Rev. Subj. (Impr.);14(3):499-509, dez. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir o modo singular como Schreber transmuta o nome de Flechsig e o transforma no esteio de seu sistema delirante. Logo no início de suas memórias, na carta aberta a Flechsig, Schreber diz que o nome de seu ex-médico exerceu grande influência no desenvolvimento de seu delírio, inclusive citando-o por extenso. No entanto, esse nome, tal qual é transcrito, destoa do verdadeiro nome de Flechsig. Trata-se do nome de um antepassado de Flechsig. Os prenomes e sobrenomes desse antepassado, agregados ao nome de Flechsig, quando analisados à luz de seu delírio, revelam a mobilização dos significantes patronímicos das gerações anteriores da família Schreber em sua literalidade. A partir da análise dessa questão, tecemos algumas considerações sobre a articulação na psicose entre fenômeno e estrutura. Valorizamos na nossa discussão a tese de Lacan segundo a qual são necessárias várias gerações para a produção de uma psicose. Em seguida, relacionamos a imissão dos significantes patronímicos da família Schreber no nome de Flechsig, ao que Freud denominou de compulsão à projeção e ao conceito lacaniano de foraclusão. Por fim, faremos algumas considerações acerca da direção do tratamento na psicose. Este trabalho constitui, portanto, um esforço de articular estrutura e fenômeno na psicose, a partir do comentário das Memórias de Schreber.

This paper aims to discuss how Schreber transmutes the name of Flechsig and transforms it on the mainstay of his delirium's system. Early in the beginning of his memoirs, in the open letter to Flechsig, Schreber says that the name of his former doctor operated a great influence on the development of his delirium, even quoting him in full. However this name, as it is transcribed, deviates from the true name of Flechsig. This name is from an ancestor of Flechsig. The forenames and surnames of this ancestor - when examined in the light of Schreber's delirium - reveals the mobilization of the patronymics significant of the previous generations of Schreber's family in its literal meaning. From the analysis of this issue, we will weave some questions about the articulation between structure and phenomena on psychosis. We will support, in our discussion, the Lacans thesis that is required several generations to produce a psychosis. Then, we interpretate the intrusion of patronymic's significant of Schreber's family on the Flechsig's name from the perspective of what Freud called projection of compulsion and the Lacanian concept of foreclosure. Finally, we will make some considerations about the direction of the treatment in psychosis.

El objetivo de este trabajo es discutir la forma como Schreber transmuta el nombre de Flechsig y lo convierte en la raíz de su sistema delirante. En el inicio de sus memorias, en la carta abierta a Flechsig, Schreber dice que el nombre de su ex-medico ejerció gran influencia en el desarrollo de su delirio, citándolo en su totalidad. Sin embargo, este nombre como se transcribe, se desvía del verdadero nombre de Flechsig. Se trata del nombre de un antepasado de Flechsig. Los nombres y apellidos de este antepasado, agregados al nombre de Flechsig cuando se analiza a luz de su delirio, revelan la movilización de los significantes patronímicos de las generaciones anteriores a la familia de Schreber en su literalidad. Desde el análisis de esta cuestión hacemos algunas consideraciones de la articulación de la psicosis entre el fenómeno y la estructura. Valoramos en nuestra discusión la afirmación de Lacan según la cual son necesarias varias generaciones para producir una psicosis. En seguida, relacionamos la imisión de los significantes patronímicos de la familia Schreber en el nombre de Flechsig a lo que Freud llamó compulsión a la proyección y el concepto lacaniano de forclusion. Por último, hacemos algunas consideraciones acerca de la dirección del tratamiento de la psicosis.

L'objective de cet article est de discuter la façon comme Schreber transmute le nom de Flechsig et le transforme dans le sillage de son système délirant. Dans la préface de ses mémoires, Schreber dit que le nom de Flechsig a exercé une grande influence sur le développement de son délire, et il l'écrit entièrement. Cependant, l'écriture de ce nom s'écarte du vrai nom de Flechsig : c'est le nom d'un ancêtre de Flechsig. Les noms et prénoms de cet ancêtre, lorsqu'il est analysé à la lumière de son délire, révèlent la mobilisation du patronyme significative des générations précédentes dans la famille Schreber dans sa littéralité. À partir de l'analyse de cette question, nous allons prendre des renseignements sur la relation entre la psychose entre les phénomènes et la structure. Nous detacherons dans notre discussion ce que Lacan avait dit: il y a le besoin de plusieurs générations pour produire une psychose. Nous allons faire le rapport entre l'immission des significants patronymique de la Famille Schrebers dans le nom de Flechsig avec ce qui est nommé par Freud comme la compulsion à la projection et au concept lacanien de forclusion. Enfin, nous allons discuter la direction du traitement de la psychose. Ce travail se configure comme l'éfort pour articuler l'estructure et le phénomène dans la psychose, à partir du commentaire de Memórias de Schreber.
Descritores: Transtornos Psicóticos
Delírio
Alucinações
Linguagem
-Projeção
Limites: Seres Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-876667
Autor: Dias, Mauro Mendes(edt).
Título: Quando a voz comanda a lei / When The Voice Commands The Law
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Online);3(2):[20-25], jul.-dez. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do trabalho é mostrar de que maneira na estruturação do sujeito, desde a psicose, a voz comparece numa condição de comando em relação à Lei. Isso decide não somente pela falta de condições em abordar dialeticamente as relações, mas também pela dominância das alucinações enquanto vozes que falam do e para o sujeito, decidindo por seus atos e sentido.

Our objective is to show, in the structuring of the subject in psychosis, the voice appears command in a command in relation to the Law. That decides the subjects actions and direction, not only by the lack of condition to the dialectically address the relations, but also by the dominance of hallucinations while voices that speak about and to the subject.
Descritores: Voz
-Alucinações
Sistema de Justiça
Psicanálise
Transtornos Psicóticos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


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Id: biblio-847392
Autor: Vieira, Guilherme Mello; Serrano, Alan Indio; Coimbra, Lia Quaresma; Bernardo, Noêmia Liege M. da Cunha; Macarini, Anna Paula.
Título: Esquizofrenias: protocolo clínico / Schizophrenia: clinical protocol.
Fonte: Florianópolis; Santa Catarina (Estado). Secretaria da Saúde; [2015].
Idioma: pt.
Descritores: Protocolos Clínicos
Atenção Primária à Saúde/métodos
Esquizofrenia/diagnóstico
-Fármacos do Sistema Nervoso Central/uso terapêutico
Delírio/complicações
Alucinações/complicações
Padrões de Prática Médica
Esquizofrenia/tratamento farmacológico
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Guia de Prática Clínica
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-791880
Autor: Serbena, Carlos Augusto; Ilkiu, Felipe Montrucchio.
Título: Reflexão fenomenológica sobre a alucinação e seu sentido / Phenomenological reflection on the hallucination and its meaning / Teflexión fenomenológica en la alucinación y su significado
Fonte: Rev. abordagem gestál. (Impr.);22(1):21-26, jun. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Alucinação define-se como 'percepção sem estímulo' ou erro na percepção. Ela abarca a indagação sobre o que é existente e 'real' ou ilusão. Deste modo, neste trabalho são realizadas reflexões sobre o sentido do alucinar a partir da fenomenologia apoiando-se principalmente em Jaspers, Heidegger e Merleau-Ponty. A presença e a constância da alucinação indicam perturbação na experiência de realidade do alucinado, um fenômeno de interrupção das possibilidades, na qual se privilegia em excesso o mundo subjetivo. O alucinado constrói uma realidade que não possui a profundidade vivida ou experienciada encontrada nas relações com o mundo real compartilhado. Entretanto possui um sentido, pois é a expressão existencial de um vivido. A alucinação como patologia existencial auxilia a subverter a concepção clássica e cartesiana do ego, apontando para a comunhão pré-reflexiva entre o sujeito e o mundo. Assim, ela não se conforma a uma explicação causal, mas se configura como um modo de ser do sujeito no encontro com o mundo e, assim, possui o caráter da expressão de um sentido e de uma tomada de posição do sujeito diante da realidade, sendo fundamental investigar fenomenologicamente como se dá para uma consciência ser palco de um mundo onde a alucinação é possível.

Hallucination is defined as "perception without stimulation" or one fail in perception. It is related with what is "real" or illusion in the experience. Thus, this work makes reflections on the meaning of hallucinate in phenomenology basing primarily on Jaspers, Heidegger and Merleau-Ponty. The presence and constancy of hallucination indicate a disturbance in the reality's experience of subject than hallucinates. This is a phenomenon of interruption of possibilities, in which he privileges the subjective world. The person who hallucinates constructs a reality that has not the depth lived or experienced found in the relations on the shared real world. However has a sense because it is the existential expression of an lived. Hallucination as pathology helps to subvert classical and Cartesian conception of the self, pointing to the pre-reflective communion between subject and world. It does not conform to a causal explanation but is configured as a mode of being of the subject in the encounter with the world. It has the feature of the expression of a direction and a position of the person about the reality. It is fundamental to investigate the configuration of a conscience on the fact venue of one world where the hallucination is possible.

Alucinación se define como "percepción sin estimulación" o una falla en la percepción. Está relacionado con lo que es "real" o la ilusión de la experiencia. Por lo tanto, este trabajo hace reflexiones sobre el significado de alucinar en la fenomenología basando principalmente en Jaspers, Heidegger y Merleau -Ponty. La presencia y constancia de alucinación indican alteraciones en la experiencia de la realidad del sujeto que alucina. Este es un fenómeno de la interrupción de las posibilidades, en la que los privilegios del mundo subjetivo. la persona que alucina construye una realidad que no tiene la profundidad vivido o experimentado que se encuentra en las relaciones en el mundo real compartida. Sin embargo tiene un sentido, ya que es la expresión existencial de un vivido. Alucinación como patología ayuda a subvertir la concepción clásica y cartesiana del yo, que apunta a la comunión pre-reflexiva entre el sujeto y el mundo. No se ajusta a una explicación causal, sino que se configura como un modo de ser del sujeto en el encuentro con el mundo. Tiene la característica de la expresión de una dirección y una posición de la persona acerca de la realidad. Es fundamental para investigar la configuración de una conciencia sobre el lugar hecho de un mundo en el que es posible la alucinación.
Descritores: Alucinações/psicologia
Existencialismo
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR2475.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-787464
Autor: Martins, Florinda; Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre.
Título: Michel Henry: sense of self and hallucination / Michel Henry: sentimento de si e alucinação
Fonte: Estud. psicol. (Campinas);33(3):425-430
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: In this paper we develop the thesis of the possibility of understanding human beings, starting from the phenomenality of their therapeutic needs. We bring the phenomenality of hallucination to the center of the debate. We show how, in Michel Henry, the phenomenality of sight, touch and anguish is, in all, comparable to the phenomenality of hallucination. From the starting point of this phenomenality we will understand human actions and thus, the essence of clinical practice.

Neste texto desenvolveu-se a tese da possibilidade da compreensão do humano a partir da fenomenalidade das suas necessidades terapêuticas. A fenomenalidade da alucinação é trazida para o centro do debate. Buscou-se mostrar como é que, em Michel Henry, a fenomenalidade da visão, do tato e da angústia é em tudo comparável com a fenomenalidade da alucinação. Será a partir dessa fenomenalidade que se compreenderá o agir humano e, com ela, a essência da clínica.
Descritores: Afeto
Emoções
Alucinações
Terapêutica
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Id: lil-779431
Autor: Rojas-Rojas, Hermann; Pereira-Manrique, Francisco.
Título: Síndrome de Charles Bonnet / Charles Bonnet syndrome
Fonte: Rev. salud bosque;1(2):63-70, 2011.
Idioma: es.
Resumo: En la medida que crece la población y aumenta el número de personas de la tercera edad con trastornos de la visión, se necesita cada vez más hacer conciencia del Síndrome de Charles Bonnet entre los oftalmólogos, psiquiatras y neurólogos. El propósito de la presente revisión es ofrecer una visión actualizada sobre sus aspectos clínicos, fisiopatológicos, epidemiológicos junto con las estrategias de manejo más razonables. Para ello se emprendió una búsqueda exhaustiva de la literatura más relevante, con el fin de comprender estos aspectos. El síndrome de Charles Bonnet es una entidad subreportada y subdiagnosticada que aparece en personas de la tercera edad, visualmente comprometidas. Estos pacientes por lo general tienen un estado cognoscitivo intacto aunque algunos autores sostienen que puede ser más frecuente en casos de deterioro cognoscitivo leve. Su fisiopatología aún es tema de debate pero las teorías mas aceptadas, hasta el momento, son la teoría de la denervación y el fenómeno de liberación. Los reportes de casos aislados señalan la posibilidad de intervenciones farmacológicas. Sin embargo, asegurar al paciente y tratar la patología visual son las piezas principales del tratamiento, no obstante, se necesitan más investigaciones que permitan aumentar las opciones terapéuticas eficaces.

As population grows, the number of older people with impaired vision does too.That is why ophthalmologists, psychiatrists and neurologists urgently require familiarization with the most important characteristics of Charles Bonnet syndrome. The purpose of this review is to give an update on its clinical aspects, pathophysiology, epidemiology and more reasonable management strategies of this syndrome. Accordingly, we carried out an exhaustive search of the relevant literature, in order to understand these issues. Charles Bonnet syndrome is a sub reported and sub diagnosed entity in visually impaired older people. These patients usually have an intact mental status although some authors claim that may be more common in cases of mild cognitive impairment. Its pathophysiology is still debated but most accepted theories are “the deafferentation theory” and “the phenomenon of liberation”. Isolated case reports point to the possibility of pharmacological interventions, however reassuring the patient and treating visual diseases are the main parts of treatment, more research is needed to allow the possibility of effective treatment options.
Descritores: Denervação
Alucinações
Transtornos Mentais
Pessoas Mentalmente Doentes
Transtornos da Visão
Limites: Seres Humanos
Responsável: CO176.1 - Biblioteca Jorge Bejarano


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Id: lil-778234
Autor: Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre; Martins, Florinda.
Título: Michel Henry: afetividade e alucinação / Michel Henry: affectivity and hallucination / Michel Henry: afectividad y alucinación
Fonte: Rev. abordagem gestál. (Impr.);21(2):177-183, dez. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Neste artigo mostramos como é que Michel Henry toma a alucinação como paradigma da fenomenalidade da vida. Nele, a fenomenalidade da alucinação situa-nos na vida afetiva deixada a nu pela fenomenalidade da vida subjetiva. E porque a vida afetiva é vivência da pura vinda a si da vida nas modalidades da audição, da visão, da angústia, do temor, nela, a alucinação, enquanto fenômeno suspenso na sua própria fenomenalidade aparece como fenômeno exemplar da vida, ainda que vivido em sentimento de pura insuportabilidade dessa prova afetiva da vida. Todavia é a partir da experiência da insuportabilidade da prova de si da vida que se encontra, inerente ao sentimento da afeção da vida, a possibilidade de reversão do sofrimento em fruição. Mostramos ainda convergências entre a fenomenalidade da vida afetiva e práticas clínicas, laboratoriais ou outras, e seus desenvolvimentos em interdisciplinaridade no nosso grupo de investigação.

In this article, we show how Michel Henry takes hallucination as a paradigm of the phenomenality of life. According to him, the phenomenality of hallucination refers us to the affective life laid bare by the phenomenality of subjective life. And because the affective life is pure experience brought to existence from life through modes of hearing, vision, anxiety, fear, in it, hallucination, while phenomenon suspended in its own phenomenality, appears as a phenomenon that is exemplary of life, though experienced in a feeling of pure intolerability of this affective experience of life. However, it is from the experience of intolerability of the self-experience of life that one finds, inherent to the feeling of affection of life, the possibility of reverting suffering into fruition. We also show convergences between the phenomenality of the affective life and clinical, laboratorial or other practices, and their developments into interdisciplinarity in our research group.

En este artículo mostramos cómo Michel Henry toma la alucinación como paradigma de la fenomenicidad de la vida. De acuerdo con Henry, la fenomenicidad de la alucinación nos emplaza a la vida afectiva mostrada en su desnudez a través de la fenomenicidad de la vida subjetiva. Y dado que la vida afectiva es vivencia de la pura venida a sí de la vida en las modalidades de la audición, la visión, la angustia o el temor, en la alucinación, en cuanto fenómeno suspenso en su propia fenomenicidad, aparece como fenómeno ejemplar de la vida, aunque vivido en sentimiento de pura intolerancia de esa prueba afectiva de la vida. No obstante, es a partir de la experiencia de intolerancia de la prueba de sí de la vida como se encuentra, inherente al sentimiento de la afección de la vida, la posibilidad de reversión del sufrimiento en fruición. Mostramos por último algunas convergencias entre la fenomenicidad de la vida afectiva y las prácticas clínicas, de laboratorio o de otra naturaleza, y sus desarrollos en nuestro grupo de investigación desde una perspectiva multidisciplinar.
Descritores: Afeto
Alucinações/psicologia
Filosofia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR2475.1 - Biblioteca



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