Base de dados : LILACS
Pesquisa : C23.550.288 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 823 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 83 ir para página                         

  1 / 823 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-620992
Autor: Maturi, Maria Andrea.
Título: El enigma de la relación con el paciente / The doctor-patient relationship enigma
Fonte: Rev. Asoc. Med. Bahía Blanca;18(2):55-58, oct.-dic. 2008.
Idioma: es.
Resumo: Considero que apostar a la relación con el paciente es un desafio, para los tiempos que nos tocan vivir como profesionales de la salud, donde la demanda de curación a un corto plazo es constante, donde sólo caben los actos y las palabras quedan fuera de dicho contexto.
Descritores: Doença
Entrevista Psicológica
Relações Médico-Paciente
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: AR393.1 - Centro de Información y Documentación Dr H. Urquiola


  2 / 823 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1046255
Autor: García Dieguez, Marcelo.
Título: Editorial / Editorial
Fonte: Rev. Asoc. Med. Bahía Blanca;6(1):1-1, Ene. 1997.
Idioma: es.
Descritores: Doença
Congressos
Saúde Holística
Tipo de Publ: Congressos
Responsável: AR393.1 - Centro de Información y Documentación Dr H. Urquiola


  3 / 823 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: biblio-1026713
Autor: Magalhães, Sônia Maria de(org); Silva, Leicy Francisca da(org); Maciel, Roseli Martins Tristão(org).
Título: Histórias de doenças: percepções, conhecimentos e práticas / Disease histories: perceptions, knowledge and practices.
Fonte: São Paulo; São Paulo; 2017. 419 p. il..
Idioma: pt.
Resumo: Este livro apresenta um conjunto de temas e abordagens, diferentes recortes espaciais e temporais em torno do problema da história da saúde e das doenças, situando as doenças numa perspectiva histórica, biológica e humana. Oferece observações e interpretações de trajetórias de pessoas e de doenças que, no geral, revelam lutas e sofrimentos, mas também, dignidade e superação. Ao percorrerem as sendas das doenças, em meio à obscuridade do tempo e das fontes trouxeram a baila o desespero,as dores, as crenças, as esperanças e as instituições que lhes foram e são inerentes ou derivadas, revelando-nos as raízes biológicas e sociais de várias moléstias, bem como, suas formas de expansão e as ações empreendidas para combatê-las.
Descritores: Doença
Assistência Integral à Saúde
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1273.1 - Biblioteca de História das Ciências e da Saúde
BR1273.1


  4 / 823 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1024335
Autor: Velázquez, Gladys.
Título: Orden gustavo h. machado de la sociedad venezolana de puericultura y pediatría / Gustavo order h. machado of the venezuelan society of childcare and pediatrics
Fonte: An. venez. nutr;29(2):94-97, 2019.
Idioma: es.
Descritores: Pediatria
Cuidado da Criança
Saúde Pública
Saúde da Criança
-Aleitamento Materno
Recém-Nascido
Mortalidade Infantil
Doença
Limites: Seres Humanos
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Conferência Clínica
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha


  5 / 823 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1011154
Autor: LEITE, ÂNGELA; RAMIRES, ANA; MOURA, ANDREIA DE; SOUTO, TERESA; MARÔCO, JOÃO.
Título: Psychological well-being and health perception: predictors for past, present and future
Fonte: Arch. Clin. Psychiatry (Impr.) = Rev. psiquiatr. clín. (São Paulo) = Psiquiatria clínica;46(3):53-60, May.-June 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Background Increasing evidence supports an association between psychological well-being and overall health, however, much remains to be understood about this association. The current study addresses this issue by presenting a new perspective focusing on health perceptions. Additionally, it examines the impact of each of six dimensions of psychological well-being on health perception. Methods Data for this study were collected from a sample of 1,155 Portuguese adults in various settings. Findings reveal that psychological well-being dimensions' impact differently on prior, current, and health outlookperceptions. Furthermore, the dimension depressed mood influences current health perception; in turn, current health perception is the strongest predictor for psychological well-being. Our results provide support for a bidirectional relationship between health perception and psychological well-being.
Descritores: Percepção
Saúde
Saúde Mental
-Portugal
Qualidade de Vida/psicologia
Doença/psicologia
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Processos Mentais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação


  6 / 823 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-880778
Autor: Maia, Antonio Alone.
Título: Concepções de saúde, doença e cura entre os Madema e Nyungwe de Moçambique / Conceptions of health, disease and cure among Madema and Nyungwe of Mozambique
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;7(Suplemento 1):35-35, jun. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Este trabalho visa apresentar as concepções de saúde, doença e cura presentes no universo cultural do povo Madema e Nyungwe de Moçambique, como concepções que tem uma profunda relação com o sistema cultural. Entender as etiologias relacionadas à doença é necessário para entender o sentido do modelo terapêutico presente entre esses povos e a articulação dos modos de produção de saúde. O que é saúde? O que é estar doente? Quando é que a cura acontece? Esses são alguns questionamentos a serem levados em conta quando o tema é a tríade (saúde, doença e cura) no contexto africano moçambicano. Dado que o modelo exegético local sobre a doença segue parâmetros socioculturais, para a nossa pesquisa interessa uma analise do fenômeno "duplo vinculo", isto é, a busca do sentido da doença e concomitantemente a busca pela cura, tanto na biomedicina assim como na etnomedicina. Para a nossa analise importa entender a hipótese de que se trata de dois sistemas de saúde, isto é, a medicina dos sentidos e o sistema biomédico. No quotidiano Madema e Nyungwe, quando o assunto é doença na família, as pessoas fazem de tudo para trazer de volta a saúde, mesmo que isso implique num duplo vinculo. Método: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de campo feita em Moçambique, que permite uma leitura das representações de saúde e de praticas de cura tradicionais, que coexistem na sociedade moçambicana ao lado da biomedicina. Trata-se de perceber que num país onde a população viveu 16 anos de guerra civil, sem assistência bimedico-hopitalar para todos, a população com os seus conhecimentos botânicos tradicionais conseguiu inúmeras vezes combater as doenças. Quando chegava o serviço medico convencional, havia agregação, articulação e complementação e não rejeição. Como o entendimento das concepções nativas de saúde, doença e cura podem contribuir para um serviço publico de saúde que dialoga com a tradição? Ou seja, como entender o impacto da cultura no sistema médico como um sistema cultural?
Descritores: Saúde
Doença
Cosmovisão
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


  7 / 823 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-771197
Autor: Souza, Tiago Vasconcelos; Pignatari, Shirley; Hermann, Diego; Santos, Fábio; Baraúna, Iúlo; Stamm, Aldo.
Título: Prevalência de manifestações otorrinolaringológicas em doenças reumáticas auto-imunes / Prevalence of ent manifestations in autoimmune rheumatic diseases
Fonte: RBM rev. bras. med;72(7), jul. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: As Doenças reumáticas auto-imunes (DRAI) são afecções sistêmicas com gênese imunológica, que costumam, ao longo de sua evolução clínica, acometer múltiplos órgãos e sistemas do organismo humano, causando uma série de repercussões clínicas pertinentes as mais diversas especialidades médicas. Manifestações otorrinolaringológicas podem estar presentes ao longo da evolução clínica das doenças reumáticas auto-imunes.Objetivo: O objetivo deste estudo é avaliar a prevalência de manifestações otorrinolaringológicos em pacientes com doenças reumáticas auto-imunes atendidos no Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, e revisar a literatura.Forma de estudo: Clínico transversal.Métodos: Nossa amostra foi composta por 22 pacientes (20 - 60 anos, ambos os sexos) portadores de doenças reumáticas auto-imunes, atendidos nas divisões de Clínica Médica/Reumatologia e Otorrinolaringologia do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. Os pacientes foram avaliados por exame clínico otorrinolaringológico padronizado e teste audiométrico.Resultados: Os dados obtidos evidenciaram manifestações otorrinolaringológicas em todos pacientes com DRAI do estudo (prevalência de 100%). Observaram-se as seguintes prevalências de sinais e sintomas nos 22 pacientes com DRAI do estudo: Hipoacusia (50%); vertigem (45,5%); zumbido (50%); anosmia (4,5%); coriza (4,5%), obstrução nasal (18%); prurido (4,5%); epistaxe (32%); xerostomia (45,5%), síndrome da ATM (18%); Paralisia facial periférica (0%); rouquidão (27%), hipoestesia facial (9%); disfagia (18%), e 54% apresentaram ulcerações mucosas.Conclusão: Com base em nossos resultados, concluímos que manifestações otorrinolaringológicas são freqüentes em pacientes com DRAI, sendo as ulcerações mucosas e os distúrbios áudio - vestibulares os sinais e sintomas mais prevalentes.
Descritores: Doença
Imunização
Úlcera
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Meia-Idade
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


  8 / 823 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-749114
Autor: García-Zapata, Marco Túlio Antonio; Aires, Letícia Mara Conceição; Morais, Raphael Gomes; Gontijo, Cássio Eduardo da Silva; Viana, Jackeline Karoline Brito; Borges, Thiago Raphael Sousa Alencar.
Título: Medicina de viagem: doenças, medidas profiláticas, profissionais atuantes e obstáculos / Travel medicine: diseases, profilatic measures,working professionals and obstacles
Fonte: RBM rev. bras. med;72(5):209-216, maio 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: O número de viagens nacionais e internacionais cresceu muito nos últimos anos, tanto pelo turismo como por interesses comerciais, militares e/ou humanísticos. Neste contexto, surge a Medicina de Viagem que visa reduzir a morbi-mortalidade associada às viagens utilizando a conscientização e medidas preventivas. Os objetivos do estudo foram avaliar a situação atual da Medicina de Viagem no mundo, identificando as doenças e medidas profiláticas relacionadas à saúde do viajante, os profissionais atuantes e relatar os principais obstáculos enfrentados pelos centros de atendimento aos viajantes. Métodos: Pesquisa sistemática e estruturada da literatura científica, utilizando três bases de dados em ciências da saúde: Lilacs, Medline e SciELO,utilizando-se os seguintes descritores "travel and medicine", "travel and prevention", "travel and disease and Medicine" e "traveler and medicine". Selecionou-se artigos publicados em inglês, espanhol e português, de 2004 e 2008. Resultados: Foram encontrados 1.301 artigos, sendo 184 (14,1%) da Lilacs, 1.087 (83,6%) da Medline e 30 (2,3%) da SciELO. A aplicação do teste de relevância I resultou na seleção de 197 artigos para análise da obra completa. O teste de relevância II, aplicado às 177 obras completas encontradas, resultou na exclusão de 105 artigos. Conclusões: A Medicina de Viagem ainda enfrenta muitos obstáculos, devido principalmente à deficiência de instrumentos de orientação e capacitação e a resistência de profissionais de saúde e viajantes. Devem-se elaborar planos que envolvam entidades de Medicina de Viagem e órgãos governamentais, pois grande parte das doenças que acometem os viajantes pode ser prevenida com medidas simples e de baixo custo.
Descritores: Doença
Medicina de Viagem
Prevenção de Doenças
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


  9 / 823 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-704864
Autor: Vale, Simone Alves do; Tanni, Liana Sousa Coelho Suzana Erico; Godoy, Irma de.
Título: Asma na mulher / Asthma in woman
Fonte: RBM rev. bras. med;70(11), nov. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: A asma é doença inflamatória crônica de alta prevalência e com alta morbidade se não tratada. Algumas diferenças são notadas entre homens e mulheres, principalmente na manifestação da doença, porém diagnóstico e tratamento não diferem entre os gêneros. Algumas peculiaridades da asma na mulher serão discutidas nesta revisão, bem como o tratamento da gestante asmática.
Descritores: Asma
Doença
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


  10 / 823 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: lil-198288
Autor: Penna, Claudia Maria de Mattos.
Título: Ser saudável no quotidiano das favelas / Daily well-being in slums.
Fonte: Florianópolis; s.n; 1996. 144 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduaçäo em Enfermagem para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Este trabalho propöe uma discussäo sobre saúde-doenäa e ser saudável, sob o ponto de vista da Sociologia da Forma de Simmel, da Sociologia Compreensiva de Weber e das categorias do quotidiano de Maffesoli. Apresentando a tese de que é possível "ser saudável no quotidiano das favelas", faz primeiramente uma analogia da saúde-doença e ser saudável com a Mitologia Grega, para depois apresentar uma análise sobre os conceitos desenvolvidos pela ciência relacionando-os com o que é vivenciado no quotidiano das pessoas que habitam a favela. Considerando esta como um espaço onde ocorre as interaçöes humanas, apresenta como se deu a construçäo da favela no processo de urbanizaçäo, além de mostrar como a violência, o risco, o lúdico e o simbólico fazem parte do quotidiano dos moradores e a estreita relaçäo que estas formas têm com o que se denomina de estética do ser saudável. Para finalizar, apresenta como o profissional de saúde pode se colocar diante desse ser saudável.
Descritores: Atividades Cotidianas
Áreas de Pobreza
Condições Sociais
Doença
Saúde
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1; 2947.00



página 1 de 83 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde