Base de dados : LILACS
Pesquisa : C23.550.291.781 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 1529 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 153 ir para página                         

  1 / 1529 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1125875
Autor: Silva, Eloyne Tavares da; Matsuda, Laura Misue; Paulino, Gabriela Machado Ezaias; Camillo, Nadia Raquel Suzini; Simões, Ana Carolina; Ferreira, Andressa Martins Dias.
Título: Fatores que influenciam a segurança do paciente em serviços de urgência e emergência: revisão integrativa / Factores que influyen en la seguridad del paciente en los servicios de urgencia y emergencia: revisión integradora / Factors that influence patient safety in urgency and emergency services: integrative review
Fonte: Rev. baiana enferm;33:e33408, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo identificar evidências disponíveis na literatura científica acerca de fatores que interferem na segurança do paciente em serviços de urgência e emergência. Método revisão integrativa da literatura realizada conforme as etapas: identificação do tema e questão norteadora; estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão para os estudos; busca na literatura de estudos primários; avaliação da amostra de estudos incluídos na revisão, com extração de dados; interpretação dos resultados e apresentação. Resultados foram selecionadas 1.449 publicações que, após aplicação dos critérios de inclusão e leitura detalhada, compuseram um conjunto de oito publicações. Nos textos foram identificados diferentes aspectos que influenciam a segurança do paciente nos serviços de urgência e emergência, os quais foram categorizados de acordo com a técnica análise de conteúdo: fatores organizacionais; falhas na comunicação da equipe e fragilidades no processo de medicação. Conclusão múltiplos fatores interferem na segurança do paciente no ambiente emergencial, destacando-se o moderado número de pacientes e a sobrecarga de trabalho.

Objetivo identificar la evidencia disponible en la literatura científica acerca de los factores que interfieren en la seguridad del paciente en los servicios de urgencia y emergencia. Método revisión integradora de la literatura realizada de acuerdo con los siguientes pasos: identificación del tema y de la pregunta orientadora; establecimiento de los criterios de inclusión y exclusión para el estudio; búsqueda en la literatura de los estudios primarios; evaluación de la muestra de los estudios incluidos en la revisión, con extracción de datos; interpretación de los resultados y presentación. Resultados se seleccionaron 1.449 publicaciones que, después de aplicar los criterios de inclusión y lectura detallada, compusieron un conjunto de ocho publicaciones. En los textos, fueron identificados diferentes aspectos que influyen en la seguridad del paciente en los servicios de urgencia y emergencia, que fueron clasificados de acuerdo con la técnica de análisis de contenido: factores organizativos; comunicación falla del equipo y debilidades en el proceso de medicación. Conclusión múltiples factores interfieren en la seguridad de los pacientes en situación de urgencia, destacando el número moderado de pacientes y la sobrecarga de trabajo.

Objective to identify the available evidence in the scientific literature about factors that interfere in patient safety in urgency and emergency services. Method integrative literature review performed according to the following steps: identification of the theme and guiding question; establishment of inclusion and exclusion criteria for the study; search in the literature for primary studies; evaluation of the sample of studies included in the review, with data extraction; interpretation of results and presentation. Results 1,449 publications were selected, which, after applying the inclusion criteria and detailed reading, comprised a set of eight publications. The texts revealed different aspects that influence patient safety in urgency and emergency services, categorized according to the content analysis technique: organizational factors; team communication failures and weaknesses in the medication process. Conclusion multiple factors interfere in patient safety in the emergency environment, highlighting the moderate number of patients and work overload.
Descritores: Fatores de Risco
Enfermagem em Emergência
Equipamentos e Provisões
Segurança do Paciente
Assistência Ambulatorial
-Emergências/enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


  2 / 1529 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-912091
Autor: Zuluaga, M; Estrada, AF; Caicedo, J.
Título: Infarto agudo de miocardio manifestado como bloqueo de rama izquierda nuevo: revisión de la literatura / Acute myocardial infarction manifested as new left bundle branch block: A literature review / Infarto agudo de miocardio manifestado como bloqueio do ramo esquerdo novo: revisão da literatura
Fonte: Med. U.P.B = Med. UPB;37(2):142-148, 22 de agosto de 2018.
Idioma: es.
Resumo: A través del tiempo se ha hablado del hallazgo de bloqueo de rama izquierda del Haz de His como un posible equivalente ST, en el paciente que se presenta a los servicios médicos con dolor torácico. Es claro que en condiciones puntuales como inestabilidad hemodinámica o choque cardiogénico se cumple dicha premisa y el paciente debe ser manejado de manera invasiva urgente, sin embargo, hay otras condiciones que ameritan trabajo de campo adicional para abordar estos pacientes.

Over time, there has been discussion regarding the finding of left bundle branch block in the bundle of His as a possible ST-segment equivalent, in patients seeking medical attention with chest pain. It is clear that, in particular conditions such as hemodynamic instability or cardiogenic shock, this premise is met and patients must undergo emergency invasive procedures. However, there are other conditions that warrant further field work to treat these patients.

A través do tempo se há falado da descoberta de bloqueio do ramo esquerdo de Feixe de His como um possível equivalente ST, no paciente que se apresenta aos serviços médicos com dor torácico. É claro que em condições pontuais como instabilidade hemodinâmica ou choque cardiogênico se cumpre dita premissa e o paciente deve ser manejado de maneira invasiva urgente, embora, há outras condições que merecem trabalho de campo adicional para abordar estes pacientes.
Descritores: Infarto do Miocárdio
-Choque Cardiogênico
Dor no Peito
Bloqueio de Ramo
Emergências
Insuficiência Cardíaca
Limites: Humanos
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO101 - Facultad de Medicina


  3 / 1529 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1121114
Autor: Souza, Sandra Ely Barbosa de.
Título: Avaliação do Qualisus na Bahia / Qualisus evaluation in Bahia.
Fonte: Salvador; s.n; 2009. 176P p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal da Bahia para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo a avaliação do Programa QualiSUS no Estado da Bahia, conforme seus pilares referenciados na Portaria 3.125 de 07 de dezembro de 2006, que institui o Programa. Está fundamentada na trilogia de Donabedian: Estrutura, Processo e Resultado. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, de caráter normativo e analítico, no qual partimos do pressuposto que a implantação do programa QualiSUS nas unidades de urgência / emergência dos hospitais pactuados e não pactuados entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia não está conforme preconizado na Portaria Ministerial que instituiu o programa. Descreve sobre o Sistema Único de Saúde, o Programa QualiSUS, o sistema de avaliação do QualiSUS e sobre o papel da enfermeira no Acolhimento com Classificação de Risco. A pesquisa foi realizada em duas unidades de urgências e emergências dos hospitais pactuados e não pactuados entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Seu objetivo geral foi avaliar a prática do QualiSUS, conforme a portaria que institui o programa e como objetivos específicos descrever o contexto no qual vem se dando sua implantação nas unidades urgências / emergências nos hospitais pactuados ou não entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia; identificar as bases de sustentação do Programa QualiSUS, para a sua Implantação nos hospitais pactuados ou não; caracterizar o papel da enfermeira no acolhimento com classificação de risco e identificar os fatores que influenciaram na implantação do programa QualiSUS nesses hospitais. A conclusão da pesquisa mostrou que, dos hospitais pactuados, apenas um deles tem o programa implantado, porém não conforme a portaria que institui o programa, revelando baixa adesão, desses hospitais, ao Programa e por outro lado outro hospital não pactuado tem implantado as ferramentas de acolhimento e de acolhimento com classificação de risco, mesmo sem pactuação, demonstrando que a pactuação não é condição para implantação do programa. Também foi concluído que a enfermeira tem papel singular no Acolhimento com classificação de risco, entretanto para que essa ferramenta seja implantada com qualidade torna-se imperativo a elaboração de protocolos de Acolhimento com Classificação de Risco e assistenciais. Uma das maiores dificuldades para a implantação do programa nas unidades pactuadas foi o quantitativo insuficiente de pessoal. Também se torna evidente na pesquisa que, mesmo sendo um programa verticalizado, que não dá conta de resolver os problemas de saúde da população brasileira, tem impacto importante nas unidades de urgência / emergência promovendo a organização e a sistematização dos processos de trabalho e, por conseguinte, humanização do atendimento. (AU)
Descritores: Sistema Único de Saúde
Sistema Único de Saúde/classificação
Humanização da Assistência
Acolhimento
Universalização da Saúde
Cuidados de Enfermagem/métodos
-Emergências
Enfermeiras e Enfermeiros
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


  4 / 1529 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1126518
Autor: Lima Gomes, Nílvia Maria; de Araújo Cruz, José Henrique; da Silva Nunes, Itamar; da Costa Filgueira, Isadora; Rodrigues Santiago, Jamiles; Ferreira Rocha, Julierme; de Lima Brasil, Arthur Willian; Palhano Freire, Julliana Cariry; Dias Ribeiro, Eduardo.
Título: Avaliação da percepção dos estudantes de odontologia sobre emergências médicas / Evaluación de la percepción de los estudiantes de odontología sobre emergencias médicas / Evaluation of Dental Students' Perception about Medical Emergencies
Fonte: Rev. cuba. estomatol;57(3):e2891, jul.-set. 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Introdução: Diversas situações no consultório odontológico podem gerar quadros de emergência. A administração de anestésicos locais, o atendimento odontológico aos pacientes com comprometimento sistêmico, ansiedade e medo são muitas vezes as causas mais comuns. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de percepção dos alunos de Odontologia frente às principais emergências odontológicas. Métodos: Tratou-se de um estudo transversal e descritivo com abordagem quantitativa dos dados por meio dos questionários. Foram entrevistados 138 alunos cursando do 5º ao 10º período de odontologia da Universidade Federal de Campina Grande, na cidade de Patos, Paraíba. Resultados: Foi observado que 86,2 porcento do total de entrevistados responderam saber a diferença entre urgência e emergência; 52,2 porcento dos alunos confirmaram receber ou terem recebido instruções extracurriculares sobre o assunto; 59,4 porcento responderam que o aprendizado fornecido na graduação sobre este tema não está sendo suficiente. Cerca de 17,4 porcento destes alunos responderam saber realizar as manobras de Reanimação Cardiopulmonar, 11,6 porcento dos entrevistados relataram que se sentiam preparados para lidar com uma situação de emergência e 81,9 porcento dos alunos pretendem buscar uma formação complementar durante ou após a graduação. Conclusão: Verificou-se que os alunos de graduação em odontologia apresentaram um baixo nível de percepção sobre as emergências médicas no consultório odontológico(AU)

RESUMEN Introducción: Varias situaciones en el consultorio dental pueden generar casos de emergencia. La administración de anestésicos locales, el cuidado dental a pacientes con deterioro sistémico, ansiedad y miedo, son a menudo las causas más comunes. Objetivo: Evaluar el nivel de percepción de los alumnos de odontología frente a las principales emergencias odontológicas. Métodos: Se trató de un estudio transversal y descriptivo de los datos por medio de los cuestionarios. Se entrevistaron 138 alumnos del 5.º al 10.º periodo de odontología de la Universidade Federal de Campina Grande, en la ciudad de Patos, Paraíba. Resultados: Se observó que el 86,2 por ciento del total de alumnos entrevistados sabían la diferencia entre urgencia y emergencia; 52,2 por ciento de los alumnos confirmaron recibir o haber recibido instrucciones extracurriculares sobre el asunto. El 59,4 por ciento respondió que el aprendizaje proporcionado en la graduación sobre este tema no está siendo suficiente. Alrededor del 17,4 por ciento de estos alumnos respondieron a saber realizar las maniobras de resucitación cardiopulmonar, 11,6 por ciento de los entrevistados se sentían preparados para lidiar con una situación de emergencia y el 81,9 por ciento de los alumnos entrevistados pretenden buscar una formación complementaria durante o después de la graduación. Conclusión: Se descubrió que los estudiantes de odontología tenían un bajo nivel de percepción sobre emergencias médicas en el consultorio odontológico(AU)

ABSTRACT Introduction: Several situations in the dental office may cause emergency cases. Administration of local anesthetics, dental care to patients with systemic deterioration, anxiety and fear are often the most common causes. Objective: To evaluate the dental level of perception of dental students facing the main dental emergencies. Methods: This was a cross-sectional and descriptive study of the data through questionnaires. We interviewed 138 students from the 5th to the 10th period of Dental Medicine at the Federal University of Campina Grande, in the city of Patos, Paraíba. Results: We observed that 86.2 percent of the interviewed students knew the difference between urgency and emergency; 52.2 percent of the students confirmed receiving or having received extracurricular instructions about the topic; 59.4 percent answered that the learning provided about this topic after graduation is not being sufficient. About 17.4 percent of these students responded positively to knowing how to perform cardiopulmonary resuscitation maneuvers; 11.6 percent of those interviewed felt themselves prepared to deal with an emergency situation, while 81.9 percent of the students interviewed intended to seek complementary training during or after graduation. Conclusion: Dental students were found to have a low level of perception about medical emergencies in the dental office(AU)
Descritores: Percepção
Estudantes de Odontologia
Identificação da Emergência
Emergências/epidemiologia
-Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Assistência Odontológica/métodos
Consultórios Odontológicos
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  5 / 1529 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1126520
Autor: Quincho-Rosales, Dilmer A; Castro-Rodríguez, Yuri; Grados-Pomarino, Sixto.
Título: Consideraciones sobre la atención estomatológica en el Perú durante la pandemia por la COVID-19 / Considerations about dental care in Peru during the COVID-19 pandemic
Fonte: Rev. cuba. estomatol;57(3):e3315, jul.-set. 2020. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Introducción: La enfermedad por coronavirus (COVID-19), catalogada como pandemia por la Organización Mundial de la Salud, ha causado muchas muertes a poblaciones vulnerables debido a la alta capacidad de contagio. Estas rutas de contagio son por contacto directo e indirecto, incluso, de personas asintomáticas. En el presente artículo se sintetizan, desde una perspectiva de la realidad del Perú, algunas consideraciones a tener en cuenta en la salud bucal a propósito de la pandemia de la COVID-19 y los retos profesionales del estomatólogo en la consulta estatal y privada. Comentarios principales: Los procedimientos que generan aerosoles o microgotas desde la cavidad bucal potencian el riesgo de contagio al personal sanitario, especialmente al estomatólogo, puesto que, incluso los procedimientos de urgencia o emergencia estomatológica utilizan instrumental que genera posibles medios de contaminación. Las instituciones afines a la estomatología tienen el deber de establecer protocolos de bioseguridad para la atención estomatológica de urgencia y emergencia y de rutina para evitar generar cadenas de contagio. El deber del estomatólogo en esta emergencia sanitaria es seguir los lineamientos de bioseguridad para la atención estomatológica en los establecimientos de salud del sector estatal y privado. Consideraciones finales: La práctica estomatológica es potencialmente de riesgo en la pandemia por COVID-19, a pesar de ello, es deber del estomatólogo cumplir su rol como profesional sanitario considerando las normas de bioseguridad establecidas por las instituciones de salud(AU)

ABSTRACT Introduction: Coronavirus disease (COVID-19), classified as a pandemic by the World Health Organization, has affected many deaths to vulnerable populations due to its high transmission capacity. These transmission routes are by direct and indirect contact even of asymptomatic people. This article presents some considerations to take into account regarding the COVID-19 pandemic in oral health and the professional challenges of the stomatologist in state and private consultation from a perspective of the reality of Peru. Main remarks: Procedures that generate aerosols or droplets from the oral cavity increase the risk of transmission to health personnel, especially the stomatologist; since even dental emergency procedures require the use of instruments that generate possible means of contamination. The institutions related to stomatology have to establish biosafety protocols for dental emergency and routine practice to avoid generating chains of transmission. The role of the dentist in this health emergency is to follow biosafety guidelines for dental care in state and private health center. Final considerations: Dental practice is potentially risky in the COVID-19 pandemic, despite this, it is the duty of the dentist to fulfill his role as a health professional considering the biosecurity standards established by the health institutions(AU)
Descritores: Saúde Bucal
Assistência Odontológica/métodos
Infecções por Coronavirus/epidemiologia
Contenção de Riscos Biológicos/métodos
-Risco
Recursos Humanos em Odontologia/normas
Emergências
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  6 / 1529 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-980301
Autor: Caicedo, J; Estrada, AF; Zuluaga, M.
Título: Trauma vascular en extremidades: enfoque diagnóstico y terapéutico en urgencias / Extremity vascular trauma: Diagnostic and therapeutic approach in emergencies / Trauma vascular em extremidades: enfoque diagnóstico e terapêutico em urgências
Fonte: Med. U.P.B = Med. UPB;38(1):57-66, 13 de febrero de 2019. tab, Ilus.
Idioma: es.
Resumo: El trauma vascular en las extremidades es una causa importante de mortalidad y morbilidad. Por su fisiopatología se conoce que esta lesión puede tener efectos sistémicos ocasionados por el choque hemorrágico, y efectos locales debido a la isquemia tisular. El manejo se inicia desde el primer contacto con el paciente, bien sea por personal médico o de atención prehospitalaria. El escenario puede variar desde un área de conflicto armado, la vía pública hasta un hospital y la prioridad inicial será el control del sangrado. En este artículo se exponen elementos para el diagnóstico y el manejo no quirúrgico del trauma vascular incluyendo el uso temprano de torniquete, el diagnóstico clínico, la identificación y el tratamiento de pacientes con trauma vascular, lo que permitirá salvar vidas y extremidades.

Over the years, vascular injury in extremities has been an important cause of mortality and morbidity. Because of the physiopathology of these injuries, it is known that they produce systemic effects due to the hemorrhagic shock and local effects due to tissue ischemia. Treatment begins from the first contact, whether by physicians or pre-hospital attention personnel, and the setting can range anywhere from an area of armed conflict to a public area to a hospital. Regardless of these variables, the priority will always be hemorrhage control. This article exposes key elements for diagnosis and non-surgical treatment of vascular injury in extremities including early use of tourniquets, clinical diagnosis, images and damage control resuscitation. Thus, adequate identification and treatment of patients with vascular injury allows us to salvage lives and limbs.

O trauma vascular nas extremidades é uma causa importante de mortalidade e morbilidade. Por sua fisiopatologia se conhece que esta lesão pode ter efeitos sistémicos ocasionados pelo choque hemorrágico, e efeitos locais devido à isquemia tissular. O manejo se inicia desde o primeiro contato com o paciente, bem seja pelo pessoal médico ou de atenção pré-hospitalar. O cenário pode variar desde uma área de conflito armado, a via pública até um hospital e a prioridade inicial será o controle do sangrado. Neste artigo se expõe elementos para o diagnóstico e o manejo não cirúrgico do trauma vascular incluindo o uso precoce de torniquete, o diagnóstico clínico, a identificação e o tratamento de pacientes com trauma vascular, o que permitirá salvar vidas e extremidades.
Descritores: Ferimentos e Lesões
-Torniquetes
Diagnóstico
Emergências
Assistência Pré-Hospitalar
Extremidades
Lesões do Sistema Vascular
Hemorragia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO101.1 - BCdeS - Biblioteca Ciencias de la Salud


  7 / 1529 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1023406
Autor: Giraldo, JA; Arroyave, T; Naranjo, AF; Lopera, YK.
Título: Caracterización de los traslados médicos no regulados desde diferentes instituciones prestadoras de salud hacia el Hospital Pablo Tobón Uribe de Medellín, en el año 2017 / Characterization of not regulated medical transfers from different health care institutions to Pablo Tobon Uribe Hospital Medellin in 2017 / Caracterização das transferências médicas não regularizados desde diferentes instituições prestadoras de saúde ao Hospital Pablo Tobón Uribe de Medellín, no ano 2017
Fonte: Med. U.P.B = Med. UPB;38(2):114-119, 17 de octubre de 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: los traslados no regulados son aquellos en los que se transfieren pacientes a instituciones prestadoras de salud (IPS) de mayor complejidad, en búsqueda de recursos y que, por motivos administrativos o propios del transferido, se requieren con urgencia, omitiendo el conducto regular de la remisión. El objetivo de esta investigación es establecer la razón por la cual se realizan estos traslados a una institución de alta complejidad, describir las características clínicas de estos pacientes y del traslado, así como los aspectos administrativos, la disposición final y los recursos utilizados. Metodología: se realizó un estudio observacional descriptivo en el que se revisaron los pacientes ingresados, desde enero a diciembre del año 2017, como traslados no regulados, a un hospital de alta complejidad de la ciudad de Medellín. Resultados: el principal motivo de traslado es el riesgo vital, con un 46% casos; seguido de la falta de recurso, con un 42%; donde el especialista médico fue el principal recurso utilizado, con un 34%. La patología médica es el diagnóstico más frecuente del traslado. En su mayoría, los traslados no regulados provienen de la baja y mediana complejidad, con un 96%. Respecto a la disposición final de los pacientes, el 63% son dados de alta y el 13% fallecen en la institución. Conclusiones: no existe literatura ni estudios sobre traslados no regulados en el medio, ni datos precisos, ni razones por los que ocurren. Se asume que se dan por trámites administrativos, pero es el riesgo vital el que lleva al personal médico a trasladar, en búsqueda de un recurso de mayor complejidad.

Objectives: Unregulated transfers are those in which patients are reassigned to more complex healthcare providers (IPS) in search of a resource that is not available. The service is usually required with urgency due to administrative or patient reasons, thus omitting the regular remission procedure. The main objective is to establish the reason why non-regulated transfers are made to an institution of high complexity. Likewise, we seek to describe the clinical characteristics of these patients, the type of transfer, administrative aspects, the patients' final disposition, and the resources used. Methodology: A descriptive observational study was conducted, where the databases of the patients admitted in 2017 as unregulated transfers to a high complexity hospital in the city of Medellin were reviewed. Results: The main reason for transfer to institutions of high complexity is the patient's life risk in 49% followed by the lack of resources in 42%, where the medical expert was the main resource used (34%). Patients with a medical diagnosis are the most frequent cause of transfer. Most unregulated transfers come from low and medium complexity (96%). Regarding the final disposition of the patients, 63% are discharged and 13% die in the institution. Conclusions: There are no current literature or objective studies of unregulated transfers that show us precise data and reasons why these take place. It is frequently assumed that they occur due to administrative procedures, but it is the patient's life risk that leads the medical personnel to move in search of a more complex resource.

Objetivo: as transferências não regularizadas são aquelas nos quais se transferem pacientes a instituições prestadoras de saúde (IPS) de maior complexidade, em busca de recursos e que, por motivos administrativos ou próprios do transferido, se requerem com urgência, omitindo o conduto regular da remissão. O objetivo desta investigação é estabelecer a razão pela qual se realizam estas transferências a uma instituição de alta complexidade, descrever as características clínicas destes pacientes e da transferência, assim como os aspectos administrativos, a disposição final e os recursos utilizados. Metodologia: se realizou um estudo observacional descritivo, onde se revisaram os pacientes ingressados, desde janeiro a dezembro de 2017, como transferências não regularizadas, a um hospital de alta complexidade da cidade de Medellín. Resultados: o principal motivo da transferência é o risco vital, com 46% dos casos; seguido da falta de recurso, com 42%; onde o especialista médico foi o principal recurso utilizado, com 34%. A patologia médica é o diagnóstico mais frequente do traslado. Em sua maioria, as transferências não regularizados provém da baixa e média complexidade, com um 96%. Com respeito à disposição final dos pacientes, 63% são dados de alta e 13% falecem na instituição. Conclusões: não existe literatura nem estudos sobre transferências não regularizados neste meio, nem dados precisos, nem razões pelos que ocorrem. Se assume que se dá por trâmites administrativos, mas é o risco vital o que leva ao pessoal médico a transferir, em busca de um recurso de maior complexidade.
Descritores: Transferência de Pacientes
-Encaminhamento e Consulta
Gestão de Riscos
Assistência à Saúde
Emergências
Assistência Pré-Hospitalar
Recursos em Saúde
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: CO101.1 - BCdeS - Biblioteca Ciencias de la Salud


  8 / 1529 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1023412
Autor: Estrada, AF; Zuluaga, M; Berrouet, MC.
Título: Intoxicación por cianuro, perspectiva desde urgencias: reporte de dos casos y revisión de la literatura / Cyanide poisoning, perspective from the emergency room: report of two cases and literature review / Intoxicação por cianeto, perspectiva desde urgências: relato de dois casos e revisão da literatura
Fonte: Med. U.P.B = Med. UPB;38(2):168-176, 17 de octubre de 2019. tab, Ilus.
Idioma: es.
Resumo: Aunque poco común, la intoxicación por cianuro acarrea una mortalidad alta, sobre todo, cuando no se administra el tratamiento oportuno. La exposición a este tóxico puede darse por inhalación o por ingestión oral. Lo que se ha descrito sobre el manejo de esta intoxicación está basado en reportes de casos y pequeñas series, dado que en la literatura no se encuentran estudios que den un sustento claro. Dentro de estos reportes, y según los aspectos fisiopatológicos, son especialmente relevantes: el nitrito de sodio, el nitrito de amilo, el tiosulfito de sodio y la hidroxicobalamina, como arsenal terapéutico de esta intoxicación.

Cyanide intoxication is a rare condition. Yet, it leads to a high mortality, especially when proper treatment is not available. The exposure to this substance may occur via inhalation or oral ingestion. The basis of this intoxication´s treatment is on little case series and reports; this is due to the fact that the literature to support it remains scant and unclear. Based on physiopathological aspects, within this evidence the following are particularly relevant: sodium nitrile, amile nitrile, sodium tiosulphite, and hidroxicobalamin, as part of this intoxication´s treatment.

Embora pouco comum, a intoxicação por cianeto provoca uma mortalidade alta, sobre tudo, quando não se administra o tratamento oportuno. A exposição a este tóxico pode dar-se por inalação ou por ingestão oral. O que se há descrito sobre o manejo desta intoxicação está baseado em reportes de casos e pequenas séries, dado que na literatura não se encontram estudos que deem um sustento claro. Dentro destes relatos, e segundo os aspectos fisiopatológicos, são especialmente relevantes: o nitrito de sódio, o nitrito de amilo, o tiossulfato de sódio e a hidroxicobalamina, como arsenal terapêutico desta intoxicação.
Descritores: Cianetos
-Envenenamento
Acidose
Emergências
Antídotos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: CO101.1 - BCdeS - Biblioteca Ciencias de la Salud


  9 / 1529 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1121628
Autor: Silva, Mônica Evangelista.
Título: Fatores predisponentes à síndrome de Burnout no trabalho em Unidade de Emergência / Predisposing factors to the syndrome of Burnoutin the work in unity of emergence.
Fonte: Salvador; s.n; 2010. 132P p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal da Bahia para obtenção do grau de Master.
Resumo: O trabalho em emergência é um grande desafio, que pode produzir estresse e esgotamento pessoal, sofrimento, adoecimento e, conseqüentemente, atitudes negativas derivadas do estresse comum ou já da síndrome de Burnout. Buscando analisar os fatores que no trabalho das enfermeiras as predispõe ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout (SB), nas unidades de emergência, este estudo é exploratório com abordagem quantitativa, em duas organizações hospitalares de grande porte em Salvador-Ba, uma pública e uma filantrópica que atende, também, à rede privada. Para coleta de dados usou-se um instrumento dividido em três partes: 1) variáveis para caracterização da amostra; 2) Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho (EVENT) para identificação da vulnerabilidade ao estresse e 3) Maslach Burnout Inventory (MBI) para identificar a situação de risco para a síndrome de Burnout. Das 60 enfermeiras atuantes nas unidades de emergência escolhidas, 68,3% participaram do estudo, entre julho-agosto de 2009. Para a constituição da base de dados, foi utilizado o Microsoft Access versão 2002. Para análise dos dados utilizou-se o Software STATA versão 8.0. Os gráficos construídos foram gerados por meio do Harvard Graphics versão 98. Entre as informantes, 90,2% feminina, 63,4% na faixa etária de 23-34 anos, jovens, 56,0% solteiras, 63,9% sem filhos, 53,7% com menos de 5 anos de atuação e 80,5% delas, pós-graduadas. As enfermeiras se incomodam, primeiramente, com as situações relacionadas ao fator Infraestrutura e rotina, que têm nível superior de vulnerabilidade ao estresse; incomodam-se, em seguida, com os fatores Pressão no Trabalho, Clima e funcionamento organizacional, que têm nível médio de vulnerabilidade ao estresse. O resultado do MBI revelou que 36,6% das enfermeiras estão em situação sugestiva de síndrome de Burnout, 56,1% em risco moderado e apenas 7,3% em situação de baixo risco para a SB. Os fatores referentes ao Clima e funcionamento organizacional e à Pressão no Trabalho são os que apresentaram correlação com a predisposição dessas enfermeiras às situações sugestivas para a síndrome de Burnout. Conclui-se, a partir deste estudo, que os fatores estressores do trabalho podem predispor as enfermeiras à Síndrome de Burnout. Estas informações favorecem a elaboração de estratégias de gestão de recursos humanos para unidades de emergência, que possam minimizar o impacto dos fatores estressores desse ambiente sobre a equipe que nele atua e, assim, promover a prevenção e intervenção da síndrome de Burnout, conseqüentemente favorecendo a melhoria do cuidado aos usuários dos serviços de atendimento em emergência, bem como a melhoria da saúde financeira das organizações e da saúde psicoemocional destas trabalhadoras.(AU)
Descritores: Esgotamento Profissional/prevenção & controle
Enfermagem em Emergência
Emergências/enfermagem
Esgotamento Psicológico
Unidades de Terapia Intensiva
Enfermagem do Trabalho
-Condições de Trabalho
Serviço Hospitalar de Emergência
Limites: Humanos
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


  10 / 1529 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Backes, Vânia Marli Schubert
Texto completo
Id: biblio-979409
Autor: Morais Filho, Luiz Alves; Martini, Jussara Gue; Lazzari, Daniele Delacanal; Vargas, Mara Ambrosina; Backes, Vânia Marli Schubert; Farias, Glaucea Maciel de.
Título: Estratégias utilizadas para o ensino de urgência/emergência em um Curso de Graduação em Enfermagem / Estrategias utilizadas para la enseñanza de la urgencia/emergencia en un Curso de Graduación en Enfermería / Strategies used for teaching urgency/emergency in a Nursing Undergraduate Course
Fonte: Texto & contexto enferm;27(4):e3210016, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: identificar estratégias de ensino e avaliação utilizadas para os conteúdos relativos à urgência e emergência em um curso de graduação de emfermagem. Método: estudo de caso único, analítico, com abordagem qualitativa, que se constituiu em um curso de graduação em enfermagem do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. A coleta de dados ocorreu de agosto a dezembro de 2014. Entrevistou-se 13 professores, observaram-se 18 aulas práticas de laboratório e analisaram-se 13 planos de disciplinas, além do Projeto Pedagógico do Curso. A análise dos dados foi ancorada na estrutura do estudo de caso e na Análise de Conteúdo. Resultados: a partir da análise dos dados, emergiram duas categorias: Estratégias utilizadas nas aulas teóricas e práticas em laboratório e serviços e Avaliação de alunos no ensino de urgência e emergência. Foi possível identificar que, apesar da intencionalidade, ainda estava presente a concepção de transmissão de conteúdos, além da dificuldade para sua seleção. A avaliação dos alunos foi igualmente uma dificuldade, não apenas para a construção de instrumentos, mas também, de como o professor desenvolveu esse processo. Conclusão: há múltiplas possibilidades a serem exploradas para a qualificação do ensino na enfermagem, desde a adoção de novas posturas condizentes com as políticas educacionais e suas intenções, até a utilização das mais variadas formas de ensinar e avaliar.

RESUMEN Objetivo: identificar estrategias de enseñanza y evaluación utilizadas para los contenidos relativos a la urgencia y emergencia. Método: estudio de caso único, analítico y con abordaje cualitativo que se constituyó en un curso de graduación en enfermería del Estado de Rio Grande do Norte. La recolección de datos se realizó de Agosto a Diciembre del 2014. Se entrevistaron 13 profesores, se observaron 18 clases prácticas de laboratorio y se analizaron 13 planes de materias, además del Proyecto Pedagógico del Curso. El análisis de los datos se fundamentó en la estructura del estudio de caso y en el Análisis del Contenido. Resultados: a partir del análisis de los datos emergieron dos categorías: Estrategias utilizadas en las clases teóricas y prácticas en laboratorio y servicios, y Evaluación de alumnos en la enseñanza de urgencia y emergencia. Fue posible identificar que, a pesar de la intencionalidad, todavía estaba presente la concepción de transmisión de contenidos además de la dificultad para su selección. La evaluación de los alumnos fue igualmente una dificultad no solo para la construcción de instrumentos sino también sobre cómo el profesor desarrolló ese proceso. Conclusión: hay múltiples posibilidades para ser explotadas sobre la cualificación de la enseñanza en la enfermería, desde la adopción de nuevas posturas condecentes con las políticas educacionales y sus intenciones hasta la utilización de las más variadas formas de enseñanza y evaluación.

ABSTRACT Objective: to identify teaching and assessment strategies used for the contents concerning the urgency and emergency in an undergraduate nursing course. Method: single case study with a qualitative approach, which is part of an undergraduate nursing course in the state of Rio Grande do Norte. The data collection was carried out from August to December 2014. We interviewed 13 professors, Brazil, observed 18 practical laboratory classes, and analyzed 13 course plans, in addition to the Pedagogical Project of the Course. The data analysis was anchored in the case study structure and Content Analysis. Results: from the analysis of the data, two categories have emerged: Strategies used in theoretical and practical classes in laboratory and services and Assessment of students in the teaching of urgency and emergency. It was possible to identify that, despite the intentionality, the concept of content transmission was still present, besides the difficulty for its selection. The assessment of the students was also a difficulty, not only for the construction of the instruments, but also due to the way that the teacher has developed this process. Conclusion: there are many possibilities to be explored for the qualification of teaching in nursing, from the adoption of new positions consistent with the educational policies and their intentions, to the use of the most varied ways of teaching and evaluating.
Descritores: Prática Profissional
Ensino
Currículo
Educação em Enfermagem
Avaliação Educacional
Emergências
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)



página 1 de 153 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde