Base de dados : LILACS
Pesquisa : D04.345.566.040 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 1 LILACS  
             
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Roselino, J. E. S
Colli, B. O
Texto completo
Id: lil-317543
Autor: Câmara, R. L. B; Roselino, J. E. S; Colli, B. O.
Título: Swelling mitocondrial em amostras teciduais de gatos submetidos à oclusäo da artéria cerebral média / Mitochondrial swelling in tissue samples of cats submited to oclusion of middle cerebral artery
Fonte: Acta cir. bras;16(supl.1):27-31, 2001. graf.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Fórum de iniciaçäo científica em clínica cirúrgica e cirurgia experimental, 8, Ribeiräo Preto, 23-25 nov. 2001.
Resumo: A isquemia cerebral tem sido largamente estudada com intuito de se obter medidas terapêuticas eficazes que minimizem seus efeitos, visto que uma grande quantidade de pacientes, clínicos ou cirúrgicos, apresentam conseqüências freqüentemente irreversíveis da mesma. A escolha de um modelo experimental satisfatório a fim de nortear pesquisas com agentes neuroprotetores tem sido a base desses estudos. No presente trabalho foi escolhido o gato como modelo experimental de isquemia e a avaliaçäo foi realizada através do swelling mitocondrial. Os trinta e dois animais utilizados neste experimento, foram divididos em quatro grupos distintos, cada qual com dez animais sendo submetido a um tempo de isquemia, que aumentou progressivamente (15, 30 e 60 minutos), exceto no último grupo com dois animais e que näo foi submetido a nenhum procedimento isquemiante. Foram observadas alteraçöes evidentes nas curvas de swelling mitocondrial energizado nos animais submetidos a 60 minutos de isquemia, quando se comparou amostras do lado isquêmico em relaçäo ao controle, isto ficou ainda mais claro quando se adicionou o antibiótico Alameticina durante os ensaios laboratoriais do swelling mitocondrial. Foi possível chegar às seguintes conclusöes: o swelling funciona como indicador de diferenciaçäo mitocondrial entre diversos tecidos; a mitocôndria do cérebro, quando exposta ao efeito da Alameticina, apresenta uma sensibilidade diferenciada em relaçäo às dos outros tecidos; a mitocôndria do cérebro submetido a isquemia durante 60 minutos se torna mais sensível à Alameticina; e finalmente, as mitocôndrias do cérebro apresentam uma instalaçäo extremamente rápida da reversäo do swelling.
Descritores: Isquemia Encefálica
Dilatação Mitocondrial/fisiologia
-Alameticina
Antibacterianos
Mitocôndrias
Limites: Animais
Gatos
Responsável: BR1.2 - Biblioteca Central



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde