Base de dados : LILACS
Pesquisa : D08.811.348 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 246 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 25 ir para página                         

  1 / 246 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Yuyama, Kaoru
Texto completo
Id: lil-393859
Autor: Teixeira, Aylton Saturnino; Chaves, Lena da Silva; Yuyama, Kaoru.
Título: Esterases no exame da estrutura populacional de Camu-camu (Myrciaria dubia (Kunth) McVaugh-Myrtaceae) / Esterases for examining the population structure of Camu-camu (Myrciaria dubia (Kunth) McVaugh-Myrtaceae)
Fonte: Acta amaz;34(1):75-88, 2004. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq; . Programa Trópico Umido - PTU. Ao Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais - PPG7.
Resumo: Dois sistemas enzimáticos (esterase e esterase-D), analisados pela técnica de eletroforese em gel de amido, em folhas jovens de plantas cultivadas em terra firme, de sementes provenientes de três amostras de populações naturais de camu-camu, Myrciaria dubia (Kunth) McVaugh-Myrtaceae, procedentes de Iquitos, Boa Vista e Uatumã, revelaram a presença de 6 locos: Est-1, Est-2, Est-3, Est-4, Est-D1 e Est-D2. Dois dos seis locos gênicos examinados no presente estudo (Est-3 e Est-D2) mostraram-se polimórficos, sendo desse modo considerados valiosos no estudo de caracterização da estrutura populacional da espécie. Os padrões de polimorfismo revelados nos locos Est-3 e Est-D2 de camu-camu, são típicos de enzimas monoméricas e diméricas, respectivamente. O loco Est-3 apresentou um grande desbalanço genético dentro e entre as amostras populacionais examinadas, devido ao excessivo número observado de plantas heterozigóticas em relação ao número esperado. O loco Est-D2 apresentou um polimorfismo exclusivo para os alelos Est-D2¹,Est-D2² e Est-D2³, e um bom balanço genético na amostra populacional de Uatumã. Em função disso, dentre os demais locos gênicos aqui investigados, o loco Est-D2 parece ser o mais adequado para identificação e delimitação de prováveis estoques de camu-camu. Portanto, recomenda-se que esse loco esteja presente na lista dos marcadores isoenzimáticos a serem usados em futuras prospecções sobre genética populacional dessa espécie na região amazônica. Dados sobre a distribuição das freqüências alélicas, estimativas das distâncias genéticas, e estimativas de variação genética nos 6 locos de esterases examinados, foram eficazes na demonstração de diferenças genéticas entre as amostras populacionais examinadas da espécie. Os maiores valores de heterozigozidade média (0,1353); proporção de locos polimórficos (0,33) e número médio de alelos por loco (1,33) revelados na amostra populacional de Uatumã, devem-se ao fato dessa amostra ter apresentado um loco polimórfico a mais (Est-D2), em relação as demais amostras investigadas.
Descritores: Características da População
Myrtaceae
Esterases
Isoenzimas
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


  2 / 246 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Cruz, Aurea Silveira
Texto completo
Id: lil-616832
Autor: Miranda, Ana Cristina Scarparo de; Gonçalves, Cláudia Regina; Ikeda, Tamiko Ichikawa; Cruz, Aurea Silveira.
Título: Padronização da técnica de eletroforese de isoenzimas para certificação de linhagens celulares / Standardization of isoenzymes electrophoresis technique for cell lines certification
Fonte: Rev. Inst. Adolfo Lutz;70(1):77-80, jan.-mar. 2011. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A comprovação da espécie de origem é um dos itens da certificação de linhagens celulares, que pode ser feita por meio de técnica de eletroforese de isoenzimas. Com o objetivo de padronizar essa técnica, o grupo de estudo do Núcleo de Cultura de Células do IAL utilizou extratos celulares de diferentes espécies animais, que foram submetidos à eletroforese horizontal ou vertical em géis de poliacrilamida ou agarose, 100 V e4 oC. A revelação das bandas para a enzima glicose 6-fosfato desidrogenase foi realizada com o auxílio de sais de tetrazólio. Observou-se a presença de uma única banda para cada linhagem celular testada, com os padrões de migração esperados para as diferentes espécies utilizadas, com exceção da linhagem bovina MDBK, que não apresentou uma das bandas, provavelmente em função de menor expressão dessa enzima. Após a avaliação dos resultados obtidos com os diferentes sistemas de eletroforese e géis testados, optou-se pelo uso de eletroforese horizontal em géis de agarose a 2. A padronização e a implantação dessa técnica permitirão que o laboratório forneça linhagens celulares com o devido controle de qualidade.
Descritores: Eletroforese
Isoenzimas
Linhagem Celular
Sefarose
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação


  3 / 246 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-390723
Autor: Centemero, Marinella; Sousa, Amanda; Staico, Rodolfo; Abizaid, Alexandre; Feres, Fausto; Tanajura, Luiz Fernando; Mattos, Luiz Alberto; Chaves, Aurea; Pinto, Ibraim; Sarteschi, Camila; Paes, Angela; Sousa, J. Eduardo.
Título: Avaliação comparativa do valor prognóstico de quatro marcadores bioquímicos de lesão miocárdica pós intervenções percutâneas utilizando stents coronarianos / Comparative assessment of the prognostic value of four biochemical markers of myocardial damage after percutaneous coronary stenting
Fonte: Arq. bras. cardiol;83(n.spe):53-58, dez. 2004. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVO: Verificar o efeito prognóstico das alterações de quatro marcadores de lesão miocárdica (CKMB atividade/massa e troponinas T e I) pós- stent em relação à ocorrência de morte, infarto e novos procedimentos de revascularização em um ano e determinar a incidência e as variáveis preditoras de suas elevações. MÉTODOS: Em 199 pacientes tratados por stents em artérias naturais foram mensurados os quatro marcadores em três períodos: pré-procedimento, 6-8h e 14-18h pós-stent. Curvas de sobrevivência e a regressão logística de Cox determinaram o impacto prognóstico das alterações na ocorrência de eventos cardíacos em um ano. RESULTADOS: A incidência das alterações dos 4 marcadores pós-stent é relativamente freqüente (6,1 por cento a 32,8 por cento), associa-se à maior complexidade das lesões tratadas (longas e angulações >45º) e ao desenvolvimento de intercorrências durante o procedimento (oclusão de ramos secundários, presença de angina e alterações eletrocardiográficas). A sobrevivência livre de infarto e nova revascularização foi significativamente menor somente nos pacientes com elevação da CKMB atividade pós-procedimento em comparação àqueles sem esta alteração (60 por cento x 85,08 por cento, p=0,025). Influenciaram a sobrevivência livre de eventos o diabetes mellitus (OR: 2,27, p=0,0256), pré-dilatação com balão (OR: 3,16, p=0,0082) e elevação da CKMB atividade pós-procedimento (OR: 3,64, p=0,0162). CONCLUSÃO: A recomendação da monitoração sistemática da CKMB atividade pós-stent coronário baseia-se na compreensão do seu comportamento clínico e laboratorial, nos resultados dos estudos que relacionam a elevação de seus níveis pós-procedimento à pior evolução tardia e ao baixo custo do exame.
Descritores: Estenose Coronária/cirurgia
Creatina Quinase/sangue
Stents
Troponina I/sangue
Troponina T/sangue
-Biomarcadores/sangue
Estenose Coronária/sangue
Estenose Coronária/enzimologia
Creatina Quinase Forma MB
Métodos Epidemiológicos
Isoenzimas/sangue
Prognóstico
Limites: Idoso
Feminino
Humanos
Masculino
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 246 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-265402
Autor: Ramos, Rui Fernando; Magalhäes, Hélio Maximian.
Título: Infarto agudo do miocárdio: novos métodos enzimáticos de diagnóstico e prognóstico / Acute myocardial infartion: new methods enzimatics the diagnosis and prognostics
Fonte: In: Timerman, Ari; Machado César, Luiz Antonio; Ferreira, Joäo Fernando Monteiro; Bertolami, Marcelo Chiara. Manual de Cardiologia: SOCESP. Säo Paulo, Atheneu, 2000. p.147-51.
Idioma: pt.
Descritores: Troponina/uso terapêutico
Miosinas
Isoenzimas
Mioglobina
Aminoácidos
Infarto do Miocárdio/diagnóstico
-Técnicas de Diagnóstico Cardiovascular
Limites: Humanos
Responsável: BR44.1 - Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Didática Prof. Dr. Luiz Venere Décourt
BR44.1; WG200, T583m


  5 / 246 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-394923
Autor: Ramos, Rui Fernando.
Título: Marcadores séricos de necrose miocárdica / Serum cardiac markers of myocardial necrosis
Fonte: Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo;11(4):751-761, jul.-ago. 2001. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O tratamento atual da síndrome coronariana aguda requer decisões rápidas. Os pacientes devem ser triados rápida e adequadamente, e liberados precocemente e com segurança. Os critérios diagnósticos de infarto agudo do miocárdio foram estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde, pela presença de dois dos seguintes critérios: história e dor característica para isquemia, alterações eletrocardiográficas típicas, e elevação e normalização das enzimas cardíacas. Nos últimos trinta anos, a isoenzima CK-MB atividade tem sido o marcador padrão para esse diagnóstico, embora não seja específico para o diagnóstico. Novos métodos automatizados com testes imunológicos que utilizam anticorpos monoclonais para CK-MB massa, isoformas da CK-MB, mioglobina e troponina I e T foram introduzidos como possíveis substitutos da CK-MB atividade. Esses novos marcadores são mais sensíveis e específicos e podem detectar a presença de lesões mínimas do miocárdio em pacientes com dor torácica. Estudos recentes, que avaliaram o prognóstico desses pacientes, demonstraram que os portadores de troponina positiva evoluem com risco maior de óbito a curto e médio prazos. O uso desses marcadores pode, também, identificar a terapia mais adequada para essa população. A utilização da razão pré e pós-terapia fibrinolítica é um método eficaz para diagnóstico de reperfusão miocárdica. Este artigo examinará o papel das enzimas e proteínas cardíacas no diagnóstico bioquímico do infarto agudo do miocárdio, seu valor prognóstico, incluindo a creatina cinase, suas isoenzimas e isoformas, a desidrogenase láctica, a mioglobina e as troponinas T e I.
Descritores: Creatina Quinase
Isoenzimas
Infarto do Miocárdio/diagnóstico
Isoformas de Proteínas/fisiologia
Isoformas de Proteínas/história
Isoformas de Proteínas
-Oxirredutases
Troponina
Diabetes Mellitus
Mioglobina
Biomarcadores
Reperfusão Miocárdica
Limites: Humanos
Adulto
Idoso
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR44.1 - Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Didática Prof. Dr. Luiz Venere Décourt


  6 / 246 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Chiari, Egler
Casanova, Cláudio
Romanha, Alvaro José
Texto completo
Id: lil-116317
Autor: Fernandes, Alexandre José; Chiari, Egler; Casanova, Cláudio; Dias, Joao Carlos Pinto; Romanha, Alvaro José.
Título: The threat of reintroduction of natural transmission of Chagas' disease in Bambuí, Minas Gerais state, Brazil, due to Panstrongylus megistus
Fonte: Mem. Inst. Oswaldo Cruz;87(2):285-9, abr.-jun. 1992. tab.
Idioma: en.
Resumo: In the Epidemiological Surveillance Program in the county of Bambuí, Minas Gerais, between August 1986 and December 1988, 154 Panstrongylus megistus were captured by the local population in both peridomicile and intradomicile environments. Fifteen (9.8%) of the P. megistus harboured Trypanosoma cruzi. Preciptin tests showed that the most frequent triatomine blood meal sources were birds, but other sources were dogs, men and cats. The isoenzyme characterization of 13 T. cruzi strains showed that six belonged to zymodeme Z1, corresponding to the wild parasites, and seven belonged to zymodeme Z2, corresponding to parasites isolated from chronic chagasic patients (domestic cycle). As P. megistus were found to be naturally infected by parasites from both cycles, they are cleary able to transmit T. cruzi from the wild cycle to the domestic cycle. Furthermore the capacity of P. megistus in colonizing houses was observed in one residence, vacant for several years, in wich 153 triatomines were captured. The data show the possibility of P. megistus reintroducing transmission of Chaga's disease in the county if Epidemiological Surveillance is interrupted
Descritores: Panstrongylus/parasitologia
Precipitinas/administração & dosagem
Trypanosoma cruzi
Controle de Insetos
Doença de Chagas/epidemiologia
Isoenzimas/administração & dosagem
-Brasil/epidemiologia
Limites: Animais
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


  7 / 246 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-893763
Autor: Biagini, Gilson; Almeida, Ana Clara Simões Flórido; Almeida, Tammy Vernalha Rocha; Silva, Cassiano Augusto Braga; Castro, Bruna Fernanda de; Reche, Tais Cristina; Dabinski, Ana Cláudia; Barreto, Fellype Carvalho.
Título: Case report: is low α-Gal enzyme activity sufficient to establish the diagnosis of Fabry disease? / Relato de caso: a diminuição da enzimaα-Gal l é suficiente para estabelecer o diagnóstico?
Fonte: J. bras. nefrol;39(3):333-336, July-Sept. 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Fabry disease is an X-linked lysosomal storage disease due to alpha-galactosidase A (α-Gal A) deficient activity which leads to the accumulation of glucoesphingolipids, such as globotriaosilceramide. There are over 700 known mutations of the enzyme gene, and most of them cause Fabry Disease. This case report describes a hemodialysis patient with a rare and controversial GLA gene mutation, the D313Y. The medecial investigation confirmed that D313Y is an alpha-galactosidase A sequence variant that causes pseudo deficient enzyme activity in plasma but not Fabry disease. Thus, clinical symptoms that prompted Fabry disease investigation could not be attributable to Fabry disease and therefore enzyme replacement therapy was not indicated.

Resumo Doença de Fabry (DF) é uma doença de depósito lisossômico ligada ao cromossomo X, causada pela deficiência da enzima alfa-galactosidase A (α-Gal A) que leva ao acúmulo de glicoesfingolipídeos, principalmente globotriaosilceramide. Existem mais de 700 mutações conhecidas do gene da enzima, a maioria delas são causadoras de DF. Este relato de caso descreve sobre um paciente em hemodiálise com uma mutação do gene GLA rara e controversa, a D313Y. A investigação médica confirmou que D313Y é uma variante que leva à pseudodeficiência plasmática da enzima, mas não ocasiona DF. Assim, os sintomas clínicos que induziram a investigação da doença não devem ser atribuídos à DF e, portanto, não foi indicada a terapia de reposição enzimática.
Descritores: Doença de Fabry/diagnóstico
Doença de Fabry/enzimologia
alfa-Galactosidase/fisiologia
-alfa-Galactosidase/genética
Isoenzimas/fisiologia
Isoenzimas/genética
Mutação
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 246 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: biblio-1068980
Autor: Ramos, Rui Fernando.
Título: Valor diagnóstico da CK-MB assa, à mioglobina e à troponina I nas síndromes isquêmicas agudas / Diagnostic Value of CK-MB Activity Compared to Mecglobin, CK-MB Mass, Traponin 1 in Acute Coronary Syndrome.
Fonte: São Paulo; s.n; 2001. 97 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: A síndrome isquêmica aguda varia de angina instável a infarto agudo do miocárdio, e seu manuseio atual requer rapidez e eficácia. O diagnóstico do infarto agudo do miocárdio foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde, e a CK-MB atividade foi considerada a enzima padrão. O objetivo deste estudo foi comparar o valor diagnóstico e o desempenho da CK-MB atividade à CK-MB massa, à troponina I e à mioglobina em portadores de dor precordial prolongada, atendidos no pronto-socorro. A casuística incluiu 217 pacientes, com dor precordial de duração igual ou superior a 20 minutos, distribuídos em três grupos: grupo I, 29 pacientes com infarto agudo do miocárdio, diagnosticado por supradesnivelamento do segmento ST e dor; grupo II, 24 pacientes com infarto agudo do miocárdio, diagnosticado por elevação da CK-MB atividade e dor, e grupo III, 164 pacientes, com dor, sem alteração da CK-MB atividade e do eletrocardiograma compatível com infarto agudo. As dosagens dos marcadores bioquímicos foram realizadas na ocasião da inclusão do paciente no estudo, duas, quatro, seis, oito, dez, 12 e 24 horas após, e as análises foram realizadas em relação à hora do início da dor. As características demográficas dos grupos foram semelhantes, exceto o tabagismo, que foi menor no grupo III. Quanto às alterações eletrocardiográficas, todos os pacientes com eletrocardiograma normal situaram-se no grupo III, e os níveis dos marcadores bioquímicos foram mais elevados nos pacientes com alterações eletrocardiográficas compatíveis com isquemia aguda. A sensibilidade e a especificidade da CK-MB massa (5,6 ng/ml), da cTnI (1,5 ng/ml), da CK-MB massa (9,4 ng/ml) e da mioglobina (110 ng/ml), em relação à CK-MB atividade, foram 98% e 78,6%, 98% e 74,4%, 98% e 84,5%, 85,7% e 85,1% respectivamente. O valor preditivo positivo variou de 52,7% a 64,8% e o valor preditivo negativo variou de 95,3% a 99,3%. A CK-MB atividade não se elevou em níveis compatíveis com IAM em 13,8% dos pacientes do grupo I, tendo ocorrido um resultado falso positivo no grupo II...
Descritores: Biomarcadores/análise
Isoenzimas/análise
Isquemia Miocárdica/diagnóstico
Troponina I/análise
-Mioglobina/análise
Sensibilidade e Especificidade
Limites: Humanos
Responsável: BR79.1 - CIC - Centro de Informação Cardiovascular Mendonça de Barros
BR79.1; TWG300, R175v, 2001


  9 / 246 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: biblio-1018271
Autor: Acosta, Nidia; Samudio, Margarita; López, Elsa; Breniere, Simone; Vargas, Fernando; R. de Arias, Antonieta.
Título: Caracterizacion Isoenzimatica de cepas de Trypanosoma Cruzi / Isoenzyme characterization of Trypanosoma Cruzi Strains.
Fonte: Asunción; EFACIM-EDUNA; abr.1999. 94-100 p.
Idioma: es.
Resumo: En este trabajo, 21 cepas de T. Cruzi aisladas de humanos , triatominos y mamíferos de losd Dptos de Pte. Hayes, Paraguarí, San Pedro, Caaguazú y Central, fueron sometidos al análisis isoenzimático. Se estudiaro 13 sistemas enzimáticos (15 loci en total) y como cepas de referencia se emplearon las cepas MN y SO34. Se encontraron 14 zimodemas (Z) diferentes, coincidieron con estdios previos de caracterización de cepas paraguayas de T. cruzi. No hubo asociación directa entre el tipo de zimodema y la procedencia. El caracter ubicuo mostrado por los zimodemas Z1 y Z5 en este estudio, apoya el criterio de clonalidad mencionado por otros autores
Descritores: Doença de Chagas
Isoenzimas
Responsável: PY2.1 - Centro de Documentación
SR; 616.9363; An78a; 1997


  10 / 246 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1048848
Autor: Almeida, Fernando Araújo de; Mann, Renata Silva; Santos, Heloisa Oliveira dos; Pereira, Rucyan Walace; Blank, Arie Fitzgerald.
Título: Germination temperatures affect the physiological quality of seeds of lettuce cultivars / Qualidade fisiológica de sementes de alface sob diferentes temperaturas na germinação
Fonte: Biosci. j. (Online);35(4):1143-1152, july/aug. 2019. tab, ilus.
Idioma: en.
Resumo: The objective of this study was to evaluate the physiological quality allied to biochemical quality of lettuce seeds by germination and enzymes expression at 20, 25, 30, 35, 40 and 42ºC. Germination speed index and percentage of germination were estimated. Isoenzyme expressions were assessed by alcohol dehydrogenase (ADH), malate dehydrogenase (MDH), catalase (CAT), esterase (EST), pyruvate decarboxylase (PDC) and glutamate oxaloacetate transferase (GOT). The experiment consisted of a completely randomized design in a factorial scheme 4x6, with four cultivars and six different temperatures, with four replications. The highest germination and vigor were observed for cv. 'Everglades' at 35°C, which proved that this cultivar is thermotolerant. Catalase can be considered a genetic marker for the identification ofthermotolerant lettuce cultivars. Cultivar 'Everglades' has potential to be used in lettuce breeding programs aimed at cultivars tolerant to high temperatures during germination.

O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade fisiológica e bioquímica de sementes de alface por meio da germinação e expressão de enzimas a 20, 25, 30, 35, 40 e 42ºC. As variáveis velocidade de germinação e o índice de velocidade de germinação foram estimadas. As expressões das enzimas alcool desidrogenase (ADH), malato desidrogenase (MDH), catalase (CAT), esterase (EST), piruvate descarboxilase (PDC) e glutamato oxaloacetato transferase (GOT) foram avaliadas. Para análise dos genótipos foi empregado o delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 4x6, testando quatro cultivares e seis diferentes temperaturas, com quatro repetições. A maior germinação e vigor foram observadas para a cv. 'Everglades' a 35°C, o que prova que esta cultivar é termotolerante. A catalase pode ser considerada um marcador para a identificação de cultivares de alface termotolerantes. A cultivar 'Everglades' tem potential para uso em programas de melhoramento visando tolerância à alta temperatura durante a germinação.
Descritores: Sementes
Catalase
Alface
Esterases
Termotolerância
Isoenzimas
-Oxirredutases
Responsável: BR396.1 - Biblioteca Central



página 1 de 25 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde