Base de dados : LILACS
Pesquisa : D12.776.543.750.705.408.200 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 2 [refinar]
Mostrando: 1 .. 2   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 2 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-692133
Autor: Godoy, Gustavo Pina.
Título: Expressão imuno-histoquímica das integrinas a2B1, a3B1 e a5B1 em folículos pericoronários espessados e cistos dentígeros incipientes / Imuno-histoquímica expression of the integrinas a2B1, a3B1 and a5B1 in espessados pericoronários folículos and incipient dentigerous cysts.
Fonte: Natal; s.n; 2005. 120 p. ilus, tab. (BR).
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Odontologia para obtenção do grau de Doutor.
Símbolo: BR.
Resumo: Uma das grandes controvérsias encontradas na literatura científica consiste no estabelecimento de critérios para distinção entre um folículo pericoronário espessado e um cisto dentígero incipiente. O objetivo do presente estudo consistiu em avaliar a expressãoimuno-histoquímica das integrinas
Descritores: Cisto Dentígero/etiologia
Cisto Dentígero/patologia
Cistos Odontogênicos/diagnóstico
Cistos Odontogênicos/etiologia
Cistos Odontogênicos/patologia
Imuno-Histoquímica
Saco Dentário/patologia
-Cadeias alfa de Integrinas/imunologia
Cadeias beta de Integrinas/imunologia
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos
589eBR1264.1, 589eBR1264.1. D793


  2 / 2 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-559210
Autor: Pinheiro Junio, Nathanael de Freitas.
Título: Adesão de fagócitos monucleares ao conjuntivo na leishmaniose: papel de integrinas Beta sub 1, e receptores de quimiocinas / Monocuclear phagocyte-connective tissue adhesion in leishmaniasis: role of Beta sub 1-integrin and chemokine receptors.
Fonte: Salvador; s.n; 2006. 89 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal da Bahia. Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Parasitos do gênero Leishmania podem causar lesões na pele, mucosas ou vísceras. Os mecanismos que regulam o tropismo do parasito não estão bem esclarecidos, mas moléculas na superfície de fagócitos infectados podem ter um papel importante. Nosso grupo demonstrou anteriormente que a infecção por Leishmania reduz a adesão de fagócitos mononucleares ao tecido conjuntivo inflamado. Uma vez que a perda de adesão ao tecido conjuntivo é o primeiro passo para a migração celular, este fenômeno pode estar relacionado com a habilidade destas células em deixar o tecido inflamado em direção ao linfonodo drenante. Nesta dissertação, nós examinamos o papel de moléculas de adesão e de receptores de quimiocinas na perda de adesão de fagócitos mononucleares ao tecido conjuntivo inflamado. Para isso nós empregamos análises de citometria de fluxo de moléculas de adesão em fagócitos infectados com Leishmania marcada com fluorocromo. Além disso, realizamos ensaios de adesão celular e análise de expressão de RNAm para receptores de quimiocinas através de RT-PCR em tempo real. Nós observamos que a porcentagem de células infectadas (r=-0,826; P=0,003) e o número de parasitos por célula infectada (r=-0,917; P=0,028) se correlacionaram negativamente com a adesão ao tecido conjuntivo. A redução na adesão celular induzida pela infecção por Leishmania (58,7 à 75,0%; P=0,005) ocorreu tão cedo quanto duas horas após a infecção e foi mantida por pelo menos 24 horas. A infecção com apenas 0,6 parasito por célula reduziu a adesão em 27,9 a 44,6% (P<0,00l). O bloqueio na adesão celular foi mantido pela infecção por Leishmania, mas pela fagocitose de parasitos mortos (adesão celular variou de 15,2% abaixo a 24.0% acima do controle; P>0,05). A infecção por Leishmania também reduziu a adesão celular a fibronectina (54,1 a 96,2%, P<0,0l), colágeno (15,7 à 83,7%, P<0,05) ou laminina (59,1 à 82,2%, P<0,05). Não houve modulação da expressão de VLA4, VLA5, LFA-1, Mac-1, L-Selectina,...
Descritores: Moléculas de Adesão Celular
Fagócitos/citologia
Fagócitos/imunologia
Fagócitos/patologia
Leishmaniose/parasitologia
Leishmaniose/patologia
Macrófagos
-Quimiocinas
Citometria de Fluxo
Cadeias beta de Integrinas
Tecido Conjuntivo/parasitologia
Tecido Conjuntivo/patologia
Limites: Animais
Responsável: BR344.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas Eurydice Pires de SantAnna
BR344.1 Biblioteca de Ciências Biomédicas Eurydice Sant´Anna



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde