Base de dados : LILACS
Pesquisa : D23.641.800 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 23 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 3 ir para página          

  1 / 23 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-904626
Autor: Solano-Gómez, Ángela; Smith-Castro, Vanessa.
Título: Efectos del atractivo físico y el sexo en la selección de personal: Un estudio experimental / Effects of Sex and Attractiveness in Hiring Decisions: An Experimental Study
Fonte: Univ. psychol;16(1):208-220, Jan.-Mar. 2017. tab.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN El presente estudio tuvo como objetivo analizar la activación de información estereotípica en contextos de selección de personal. Las hipótesis fueron contrastadas mediante un diseño experimental 2 (sexo del aplicante) x 2 (atractivo del aplicante) x 2 (sexo de la persona reclutadora) en un grupo de reclutadores profesionales. Los resultados indicaron un efecto significativo tanto del sexo como del atractivo de los estímulos. Estos efectos fueron moderados por el sexo de las personas reclutadoras y parcialmente mediados por las atribuciones de calidez y habilidad. Los resultados se discuten considerando el impacto del estereotipo de "lo bello es bueno" y los estereotipos sobre los roles tradicionales asignados a cada sexo.

ABSTRACT This study aimed to analyze the activation of stereotypical information in personnel selection contexts. Hypotheses were tested via a 2 (applicant's sex) x 2 (applicant's appeal) x 2 (sex of the recruiter) experimental design among professional recruiters. Results show a significant effect of both, sex and attractiveness of the stimuli. These effects were moderated by the sex of the recruiter and partially mediated by attributions of warmth and ability. Results are discussed in the light of the impact of the "beautiful is good" effect and the stereotypes of traditional sex roles.
Descritores: Seleção de Pessoal/ética
Atrativos Sexuais
Responsável: CO185.1 - Biblioteca Alfonso Borrero Cabal, S. J.


  2 / 23 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-938307
Autor: Pontes, Gina Barcelos.
Título: Sinais químicos envolvidos no comportamento sexual de Rhodnius prolixus Stål, 1859(Hemiptera, Reduviidae).
Fonte: Belo Horizonte; s.n; 2007. 50 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Rhodnius prolixus é o principal vetor da doença de Chagas no norte da América do Sul e na América Central. Triatomíneos adultos possuem um par de glândulas metasternais (GM) localizadas no metatórax ventral. Alguns estudos discutem a participação das GMs na comunicação sexual em triatomíneos. Até o momento, a função das GMs de R. prolixus, assim como a identidade da suas secreções são desconhecidas. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar os compostos presentes nas GMs de R. prolixus, bem como estudar o envolvimento destes compostos no contexto sexual desta espécie. Para isso, foram feitas análises. químicas do conteúdo das GMs, utilizando SPME e CG-EM. Posteriormente,. foram feitas análises químicas dos voláteis emitidos por casais em cópula. A emissão espontânea de voláteis em adultos virgens também foi caracterizada. Foram identificados 12 compostos nas GMs, sendo estes cetonas e álcoois.

Os mesmos compostos foram encontrados nas glândulas de ambos os sexos. Em 70% das cópulas realizadas foi encontrado pelo menos um composto das GMs, sendo que o principal composto (2-metil-3-buten-2-ol) foi detectado em 40% das cópulas. As fêmeas emitiram espontaneamente mais compostos presentes nas GM durante a noite, sendo esta emissão mais intensa que nos machos. Propomos que os compostos encontrados nas GMs de R. prolixus estão envolvidos na comunicação sexual desta espécie. Foi observado um decréscimo no sucesso da cópula na ausência dos odores das GMs devido a oclusão dos orifícios de abertura desta glândula. Sugerimos que o reconhecimento entre os sexos pode ser mediado por sinais químicos e que estes podem ser originados das GMs. A identificação dos compostos presentes nas GMs, assim como o envolvimento destes na comunicação química, é o primeiro passo no estudo dos prováveis feromônios sexuais de R. prolixus. A sua potencial utilização na manipulação do comportamento desta espécie justifica o aprofundamento deste estudo para permitir o desenho potencial de ferramentas para o seu controle
Descritores: Doença de Chagas/transmissão
Rhodnius/química
Atrativos Sexuais/química
Comportamento Sexual Animal/classificação
Trypanosoma cruzi/parasitologia
Limites: Animais
Responsável: BR1719.1 - Biblioteca do CPqRR
BR1719.1; 616, P813s, 2007. 012794


  3 / 23 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-937868
Autor: Vitta, Ana Cristina Renna de.
Título: Comportamento Sexual de Triatoma brasiliensis (Reduviidae: Triatominae).
Fonte: Belo Horizonte; s.n; 2009. 166 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas René Rachou para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O presente estudo privilegia os aspectos comportamentais relacionados com a atração sexual em Triatoma brasiliensis. Considerando o fato de que o abrigo é um recurso fundamental para a sobrevivência na maioria das espécies de triatomíneos e que o sucesso reprodutivo se dá por meio de um eficaz encontro com o parceiro sexual, optamos por analisar o padrão de atividade locomotora em relação ao abrigo por adultos desta espécie durante a fase escura do ciclo diário e verificar o efeito da presença de coespecíficos nesta atividade. Uma vez fora do abrigo e motivados a procurar alimento e/ou parceiro para o acasalamento, estes insetos podem caminhar ou voar em direção à. fonte de estímulo. Neste sentido, avaliamos se existem sinais químicos emitidos por indivíduos do sexo oposto que sejam capazes de disparar o voo de machos ou fêmeas. Sabendo que estes insetos deslocam-se fundamentalmente caminhando, testamos se há comunicação mediada por odor entre os sexos através da técnica de olfatometria.

O próximo passo foi determinar a origem do sinal químico que promovia as respostas dos machos no olfatômetro. Foi realizada a identificação química da secreção das glândulas. metasternais através de cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa (CGEM)e os diferentes componentes da secreção destas glândulas foram testados na antena de machos de T. brasiliensis por meio de cromatografia gasosa acoplada a. eletroantenografia (CG-EAD). Adicionalmente, foram descritos detalhadamente os aspectos gerais do comportamento durante a cópula e caracterizados fatores fisiológicos, tais como idade e estado nutricional, que afetam a receptividade da fêmea. Finalmente, o. efeito da presença de grupos de machos sobre a duração da cópula e a existência de comportamentos relacionados com competição sexual entre indivíduos foi analisada. Os resultados encontrados mostram que a atividade locomotora nas proximidades do abrigo (saídas do abrigo e atividade locomotora) é maior na primeira hora da fase escura, tanto. em fêmeas quanto em machos de T. brasiliensis. Além disso, odor de fêmea foi capaz de provocar um aumento significativo no número de machos que saíram do abrigo. Uma vez fora do abrigo, os machos aumentaram sua atividade quando odor de fêmea foi apresentado. Verificamos que uma proporção importante dos machos e fêmeas inicia o voo quando confrontados com correntes de ar limpo, porém de maneira não orientada.

A atividade de início de voo parece ser maior durante as primeiras horas da fase escura tanto em fêmeas quanto em machos. Foi observado que a presença de odor de fêmea provoca um aumento da atividade de início de voo nos machos. Além disso, foi possível. comprovar que as respostas dos machos foram orientadas contra a corrente de ar quando na presença de odor de fêmea. Nosso resultados mostram que as secreções das glândulas metasternais de fêmeas são relevantes para o sucesso da cópula nesta espécie. Surprendentemente, os dados mostraram que as secreções das glândulas de Brindley de fêmea também parecem relevantes para o sucesso da cópula em T. brasiliensis. Nos testes de olfatômetro verificamos que machos são significativamente atraídos por odor de fêmea e de macho. Adicionalmente, foi possível demonstrar que os odores emitidos pelas glândulas metasternais de fêmea são responsáveis pela resposta. de orientação dos machos no olfatômetro.

Os dados mostram que as glândulas metasternais não são a fonte dos sinais químicos que provocaram a atração de machos por machos. As glândulas metasternais de T. brasiliensis também estão envolvidas na síntese de substâncias voláteis, basicamente cetonas, dioxolanos e álcoois, sendo a 3-. pentanona o principal componente em ambos os sexos. No estudo de eletrofisiologia, 100% das antenas responderam à 3-pentanona, 71% ao (4R)-metil-1-heptanol, 28% ao (2S)-metil-1-butanol e (1R)-feniletanol e 14% ao 2,2,4-trietil-5-metil-1,3-dioxolano. Fêmeas de T. brasiliensis exibem três tipos de comportamento de rejeição em resposta as tentativas de cópulas realizadas pelos machos: movimentos abdominais, achatamento corporal e evasão. A idade afeta a motivação dos machos para realizar tentativas de cópula e o estado nutricional afeta a receptividade da fêmea. Machos de T. brasiliensis reagem à presença de machos competidores guardando a fêmea por um longo intervalo de tempo. A análise do comportamento de fêmeas sugere que elas são capazes de reconhecer o estado nutricional dos machos e aceitar com maior frequência as tentativas de cópula dos machos alimentados
Descritores: Doença de Chagas/prevenção & controle
Eletrofisiologia/métodos
Atrativos Sexuais/análise
Triatominae/crescimento & desenvolvimento
Limites: Humanos
Animais
Cobaias
Camundongos
Responsável: BR1719.1 - Biblioteca do CPqRR
BR1719.1; 616.936 3, V851c, 2009. 014308


  4 / 23 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-774282
Autor: Lins, Rachel Mazzei Moura de Andrade.
Título: Genética de populações do gene paralytic e análise multilocus de genes que controlam o som de corte no complexo Lutzomyia longipalpis (Diptera: Psychodidae) / Population genetics of the paralytic gene and multilocus analysis of ncourtship song genes in the lutzomyia longipalpis complex (diptera: psychodidae).
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2012. viii,148 p. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Instituto Oswaldo Cruz para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Lutzomyia longipalpis é o principal vetor da leishmaniose visceral americana (LVA), erepresenta um complexo de espécies crípticas. Trabalhos anteriores sugeriram a existência de quatroespécies com distribuições geográficas distintas: (1) espécie A- Lu. longipalpis sensu stricto – Brasil(Exceto Roraima), (2) Laran – espécie B = Lu. pseudolongipalpis (Venezuela), (3) cis-Andina – espécie C(Colômbia, noroeste da Venezuela e incluíram Roraima no Brasil) e (4) trans-Andina – espécie D(América Central). Além disso, experimentos com cruzamentos, análise dos sons de cópula, feromônios,microsatelites e genes que controlam o som de corte, sugeriram que as populações brasileiras deste vetorrepresentam diferentes espécies que podem ser divididas em dois grupos principais de acordo com o tipode som (Burst ou Pulsado) que machos produzem durante a cópula. No entanto, nenhuma diferençadiagnóstica foi observada entre esses dois grupos na maioria dos marcadores moleculares utilizados até omomento. Inicialmente analisamos a divergência molecular em um fragmento do gene paralytic, um locusenvolvido no controle dos sons de corte em Drosophila, entre diversas populações de Lu. longipalpis doBrasil produzindo sons do tipo Burst ou Pulsado. Comparamos também Lu. longipalpis com uma espéciemuito próxima, Lutzomyia cruzi, que produz sons do tipo Burst. Os resultados indicaram um númeromaior de diferenças fixas entre Lu. cruzi e as populações de Lu. longipalpis com som tipo Pulsado quecom aquelas produzindo som do tipo Burst. Os dados confirmaram que as diferentes espécies docomplexo Lu. longipalpis no Brasil podem ser divididas em dois grupos, um representando uma únicaespecie e o segundo grupo mais heterogêneo que provavelmente representa diversas espécies incipientes.Também fizemos uma análise macrogeográfica da divergência e fluxo gênico no gene paralytic entrepopulações de Lu. longipalpis das Américas do Sul e Central...

Lutzomyia longipalpis is the main vector of American Visceral Leishmaniasis, and represents acomplex of cryptic sibling species. Previous studies suggested the existence of four main clades in LatinAmerica representing different species with distinct geographical ranges: (1) Brazil (except RoraimaState) – Species A = Lu. longipalpis sensu stricto, (2) Laran – Species B = Lu. pseudolongipalpis(Venezuela), (3) cis-Andean – Species C (Colombia and northwestern Venezuela, and Roraima State inBrazil) and (4) trans-Andean – Species D (Central America). In addition, cross-mating experiments,analysis of copulation songs, pheromones, microsatellites and lovesong genes, suggested that the Brazilianpopulations of this vector represent different species that can be divided into two main groups accordingto the type of song (Burst vs. Pulse) males produce during copulation. Nevertheless, no diagnosticdifferences have been observed between these two groups with most molecular markers used to date. Weinitially analyzed the molecular divergence in a fragment of the paralytic gene, a locus involved in thecontrol of courtship songs in Drosophila, among a number of Lu. longipalpis populations from Brazilproducing Burst and Pulse-type songs. We also compared Lu. longipalpis with a very closely relatedspecies, Lutzomyia cruzi, which produces Burst-type song. The results indicated a higher number of fixeddifferences between Lu. cruzi and the Pulse-type populations of Lu. longipalpis than with those producingBurst-type songs. The data confirmed that the different sibling species of the Lu. longipalpis complex inBrazil can be divided into two main groups, one representing a single species and a second, a moreheterogeneous group, that probably represents a number of incipient species. We also performed amacrogeographic analysis of the divergence and gene flow in the paralytic gene among Lu. longipalpispopulations from South and Central America...
Descritores: Atrativos Sexuais/análise
Tipagem de Sequências Multilocus
Psychodidae/genética
Vocalização Animal
-Leishmaniose
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


  5 / 23 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-664639
Autor: Pontes, Gina Barcelos.
Título: Sinais químicos envolvidos no comportamento sexual de Rhodnius prolixus Stål, 1859(Hemiptera, Reduviidae) / Monitoring susceptibility to pyrethroid deltamethrin in populations of Triatoma sordida Stål, 1859 (Hemiptera: Reduviidae).
Fonte: Belo Horizonte; s.n; 2007. 50 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Rhodnius prolixus é o principal vetor da doença de Chagas no norte da América do Sul e na América Central. Triatomíneos adultos possuem um par de glândulas metasternais (GM) localizadas no metatórax ventral. Alguns estudos discutem a participação das GMs na comunicação sexual em triatomíneos. Até o momento, a função das GMs de R. prolixus, assim como a identidade da suas secreções são desconhecidas. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar os compostos presentes nas GMs de R. prolixus, bem como estudar o envolvimento destes compostos no contexto sexual desta espécie. Para isso, foram feitas análises. químicas do conteúdo das GMs, utilizando SPME e CG-EM. Posteriormente,. foram feitas análises químicas dos voláteis emitidos por casais em cópula. A emissão espontânea de voláteis em adultos virgens também foi caracterizada. Foram identificados 12 compostos nas GMs, sendo estes cetonas e álcoois.

Os mesmos compostos foram encontrados nas glândulas de ambos os sexos. Em 70% das cópulas realizadas foi encontrado pelo menos um composto das GMs, sendo que o principal composto (2-metil-3-buten-2-ol) foi detectado em 40% das cópulas. As fêmeas emitiram espontaneamente mais compostos presentes nas GM durante a noite, sendo esta emissão mais intensa que nos machos. Propomos que os compostos encontrados nas GMs de R. prolixus estão envolvidos na comunicação sexual desta espécie. Foi observado um decréscimo no sucesso da cópula na ausência dos odores das GMs devido a oclusão dos orifícios de abertura desta glândula. Sugerimos que o reconhecimento entre os sexos pode ser mediado por sinais químicos e que estes podem ser originados das GMs. A identificação dos compostos presentes nas GMs, assim como o envolvimento destes na comunicação química, é o primeiro passo no estudo dos prováveis feromônios sexuais de R. prolixus. A sua potencial utilização na manipulação do comportamento desta espécie justifica o aprofundamento deste estudo para permitir o desenho potencial de ferramentas para o seu controle
Descritores: Atrativos Sexuais/química
Comportamento Sexual Animal/classificação
Doença de Chagas/transmissão
Rhodnius/química
Trypanosoma cruzi/parasitologia
Limites: Animais
Responsável: BR1719.1 - Biblioteca do CPqRR
BR1719.1; 616, P813s, 2007. 012794


  6 / 23 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-658716
Autor: Vitta, Ana Cristina Renna de.
Título: Comportamento sexual de triatoma brasiliensis (Reduviidae: Triatominae) / Sexual behavior of triatoma brasiliensis (Reduviidae: Triatominae).
Fonte: Belo Horizonte; s.n; 2009. 166 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas René Rachou para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O presente estudo privilegia os aspectos comportamentais relacionados com a atração sexual em Triatoma brasiliensis. Considerando o fato de que o abrigo é um recurso fundamental para a sobrevivência na maioria das espécies de triatomíneos e que o sucesso reprodutivo se dá por meio de um eficaz encontro com o parceiro sexual, optamos por analisar o padrão de atividade locomotora em relação ao abrigo por adultos desta espécie durante a fase escura do ciclo diário e verificar o efeito da presença de coespecíficos nesta atividade. Uma vez fora do abrigo e motivados a procurar alimento e/ou parceiro para o acasalamento, estes insetos podem caminhar ou voar em direção à. fonte de estímulo. Neste sentido, avaliamos se existem sinais químicos emitidos por indivíduos do sexo oposto que sejam capazes de disparar o voo de machos ou fêmeas. Sabendo que estes insetos deslocam-se fundamentalmente caminhando, testamos se há comunicação mediada por odor entre os sexos através da técnica de olfatometria.

O próximo passo foi determinar a origem do sinal químico que promovia as respostas dos machos no olfatômetro. Foi realizada a identificação química da secreção das glândulas. metasternais através de cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa (CGEM)e os diferentes componentes da secreção destas glândulas foram testados na antena de machos de T. brasiliensis por meio de cromatografia gasosa acoplada a. eletroantenografia (CG-EAD). Adicionalmente, foram descritos detalhadamente os aspectos gerais do comportamento durante a cópula e caracterizados fatores fisiológicos, tais como idade e estado nutricional, que afetam a receptividade da fêmea. Finalmente, o. efeito da presença de grupos de machos sobre a duração da cópula e a existência de comportamentos relacionados com competição sexual entre indivíduos foi analisada. Os resultados encontrados mostram que a atividade locomotora nas proximidades do abrigo (saídas do abrigo e atividade locomotora) é maior na primeira hora da fase escura, tanto. em fêmeas quanto em machos de T. brasiliensis. Além disso, odor de fêmea foi capaz de provocar um aumento significativo no número de machos que saíram do abrigo. Uma vez fora do abrigo, os machos aumentaram sua atividade quando odor de fêmea foi apresentado. Verificamos que uma proporção importante dos machos e fêmeas inicia o voo quando confrontados com correntes de ar limpo, porém de maneira não orientada.

A atividade de início de voo parece ser maior durante as primeiras horas da fase escura tanto em fêmeas quanto em machos. Foi observado que a presença de odor de fêmea provoca um aumento da atividade de início de voo nos machos. Além disso, foi possível. comprovar que as respostas dos machos foram orientadas contra a corrente de ar quando na presença de odor de fêmea. Nosso resultados mostram que as secreções das glândulas metasternais de fêmeas são relevantes para o sucesso da cópula nesta espécie. Surprendentemente, os dados mostraram que as secreções das glândulas de Brindley de fêmea também parecem relevantes para o sucesso da cópula em T. brasiliensis. Nos testes de olfatômetro verificamos que machos são significativamente atraídos por odor de fêmea e de macho. Adicionalmente, foi possível demonstrar que os odores emitidos pelas glândulas metasternais de fêmea são responsáveis pela resposta. de orientação dos machos no olfatômetro.

Os dados mostram que as glândulas metasternais não são a fonte dos sinais químicos que provocaram a atração de machos por machos. As glândulas metasternais de T. brasiliensis também estão envolvidas na síntese de substâncias voláteis, basicamente cetonas, dioxolanos e álcoois, sendo a 3-. pentanona o principal componente em ambos os sexos. No estudo de eletrofisiologia, 100% das antenas responderam à 3-pentanona, 71% ao (4R)-metil-1-heptanol, 28% ao (2S)-metil-1-butanol e (1R)-feniletanol e 14% ao 2,2,4-trietil-5-metil-1,3-dioxolano. Fêmeas de T. brasiliensis exibem três tipos de comportamento de rejeição em resposta as tentativas de cópulas realizadas pelos machos: movimentos abdominais, achatamento corporal e evasão. A idade afeta a motivação dos machos para realizar tentativas de cópula e o estado nutricional afeta a receptividade da fêmea. Machos de T. brasiliensis reagem à presença de machos competidores guardando a fêmea por um longo intervalo de tempo. A análise do comportamento de fêmeas sugere que elas são capazes de reconhecer o estado nutricional dos machos e aceitar com maior frequência as tentativas de cópula dos machos alimentados
Descritores: Atrativos Sexuais/análise
Doença de Chagas/prevenção & controle
Eletrofisiologia/métodos
Triatominae/crescimento & desenvolvimento
Limites: Humanos
Animais
Cobaias
Camundongos
Responsável: BR1719.1 - Biblioteca do CPqRR
BR1719.1; 616.936 3, V851c, 2009. 014308


  7 / 23 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-658233
Autor: Arrighi, Arturo A.
Título: Algunos aspectos fisiológicos de la selección sexual / Some physiological issues of the sexual selection
Fonte: Rev. Asoc. Méd. Argent;125(3):30-33, sept. 2012.
Idioma: es.
Resumo: La atracción y el cortejo sexual integran el contexto de la selección sexual. En los humanos, complejos mecanismos psicológicos y sociales son probablemente los mayores determinantes de la atracción sexual. Si bien se postula la participación de factores de índole genética ­-que podrían explicar la importancia de los rasgos fisicos en la elección del compañero sexual (teoría de los buenos genes)-, está por otra parte comprobado que los cambios fisiológicos (espontáneos en la mujer e inducidos en los hombres) juegan un preponderante papel a los fines de la reproducción.

The attraction and courtship are inclusive parts of the sexual selection. Very important psychological and social mechanisms are possibly the main determinants of the sexual attraction in humans. The genetic participation is assumed as the explication of the preeminent importance of the physical characteristics (the good gene theory). The physiologic changes associated with the sexual selection (spontaneous in women and induced in males) play a very important role in the essence of the sexual selection: the reproductive possibility.
Descritores: Atrativos Sexuais/fisiologia
Parceiros Sexuais/psicologia
-Corte
Comportamento de Escolha/fisiologia
Comportamento Social
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: AR1.1 - Biblioteca Rafael Herrera Vegas


  8 / 23 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-592188
Autor: Barbosa, Rosângela Maria Rodrigues; Regis, Lêda Narcisa.
Título: Monitoring temporal fluctuations of Culex quinquefasciatus using oviposition traps containing attractant and larvicide in an urban environment in Recife, Brazil
Fonte: Mem. Inst. Oswaldo Cruz;106(4):451-455, June 2011. graf, tab.
Idioma: en.
Resumo: The use of attractants and larvicides in oviposition traps is of practical interest for the surveillance and control of urban mosquitoes. In addition to increasing the safety of the traps, this combination is essential for an attract-and-kill control strategy based on trapping mosquito eggs. The combination of Bacillus thuringiensis var. israelensis (Bti) and grass infusion (GI) vs. GI alone were tested for their ability to attract in paired BR-OVT traps in the backyards of 10 houses in Recife, Brazil, for a period of 45 days. Results show that females prefer to oviposit in traps containing Bti (363 compared with 251 egg rafts over 45 days). Results from a one-year trial on the efficacy of BR-OVT traps loaded with GI and Bti as a sampling tool to monitor temporal fluctuations in the population densities of Culex quinquefasciatus in an urban environment are also reported. From December 2006-January 2007, one trap per home was installed and maintained for 348 consecutive days in 134-151 houses located in three urban blocks. Throughout the one-year field trial a total of 43,151 Culex egg rafts were collected in the traps. The data show that BR-OVT loaded with GI and Bti is sensitive enough to demonstrate continuous reproductive activity of Cux. quinquefasciatus in the study area throughout the year and to monitor temporal fluctuations in population density.
Descritores: Culex
Controle de Mosquitos/métodos
Atrativos Sexuais
-Inseticidas
Larva
Oviposição
Densidade Demográfica
Estações do Ano
População Urbana
Limites: Animais
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


  9 / 23 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-566186
Autor: Salomón, Oscar D; Araki, Alejandra S; Hamilton, James GC; Acardi, Soraya A; Peixoto, Alexandre A.
Título: Sex pheromone and period gene characterization of Lutzomyia longipalpis sensu lato (Lutz & Neiva) (Diptera: Psychodidae) from Posadas, Argentina
Fonte: Mem. Inst. Oswaldo Cruz;105(7):928-930, Nov. 2010.
Idioma: en.
Resumo: Lutzomyia longipalpis s.l. is the primary vector of Leishmania (L.) infantum in the New World. In this study, male Lutzomyia longipalpis specimens from Posadas, Argentina were characterized for two polymorphic markers: the male sex pheromone and the period (per) gene. The male sex pheromone was identified as (S)-9-methylgermacrene-B, the same compound produced by Lu. longipalpis from Paraguay and many populations from Brazil. The analysis of per gene sequences revealed that the population from Argentina is significantly differentiated from previously studied Brazilian populations. Marker studies could contribute to the understanding of the distribution and spread of urban American visceral leishmaniasis, thus aiding in the design of regional surveillance and control strategies.
Descritores: Insetos Vetores
Psychodidae
Sesquiterpenos de Germacrano
Atrativos Sexuais
-Argentina
Limites: Animais
Masculino
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 23 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-557881
Autor: Tokumaru, Rosana Suemi; Baumel, Sérgio Werner; Aires, Fabiane Cruz Gama; Viana, Daniela Palaoro; Ambrósio, Laís de Almeida; Aguiar, Yara Nascimento de; Monteiro, Rojane Neves.
Título: O efeito da infidelidade sobre a atratividade facial de homens e mulheres / The effect of infidelity on male and female facial attractiveness
Fonte: Estud. psicol. (Natal);15(1):103-110, jan.-abr. 2010. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Os estudos da atratividade e da seleção de parceiros têm recebido atenção especial dentro da perspectiva da Psicologia Evolucionista, mostrando influências tanto de fatores físicos quanto de fatores não-físicos. Neste estudo, utilizou-se de fotografias da face de homens e mulheres, pré-julgados como medianamente atraentes, desconhecidos dos participantes, associadas a uma história neutra ou que envolvia comportamento de infidelidade, para avaliar a influência de informação sobre o comportamento de infidelidade na avaliação da atratividade de indivíduos do sexo oposto. Os resultados mostraram diferenças significativas apenas quando as mulheres avaliavam fotografias de homens, atribuindo menor atratividade a homens associados à história de infidelidade. As diferenças entre homens e mulheres podem refletir mecanismos adaptativos para a avaliação da atratividade do sexo oposto relacionados às diferenças nos custos reprodutivos. Esses resultados são discutidos sob a perspectiva da Psicologia Evolucionista.

Studies of attractiveness and mate selection have received special attention within the Evolutionary Psychology perspective, showing influences from both physical and non-physical factors. In the present study, we used photographs showing faces of men and women, pre-judged as median attractive people, unknown to the participants, associated with neutral stories or stories involving infidelity behavior, to investigate the influence of information about infidelity behavior on the evaluation of attractiveness of opposite sex individuals. Results showed significant differences only when women evaluated men's photographs, attributing lower attractiveness to men associated with a story of infidelity. The sex differences found may represent adapted mechanisms to evaluate opposite sex attractiveness related to differences in reproductive costs. These results are discussed mainly under the Evolutionary Psychology perspective.
Descritores: Relações Extramatrimoniais/psicologia
Atrativos Sexuais
-Caracteres Sexuais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede



página 1 de 3 ir para página          
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde