Base de dados : LILACS
Pesquisa : D27.505.696.282 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 122 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 13 ir para página                         

  1 / 122 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Id: biblio-890417
Autor: Esher, Angela; Coutinho, Tiago.
Título: Uso racional de medicamentos, farmaceuticalização e usos do metilfenidato / Rational use of medicines, pharmaceuticalization and uses of methylphenidate
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;22(8):2571-2580, Ago. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O uso racional de medicamentos (URM) é considerado um dos elementos-chave recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para as políticas de medicamentos. O crescimento excessivo no uso de medicamentos em muitos países tem sido apontado como uma importante barreira para o alcance do URM e faz parte de um fenômeno denominado ´farmaceuticalização´ da sociedade. Desta forma, o presente artigo objetiva apresentar movimentos para racionalizar o uso do metilfenidato no Brasil e discutir os limites impostos tendo como referência o conceito de farmaceuticalização da sociedade. Trata-se de estudo exploratório, realizado por meio de narrativa da literatura científica. As controvérsias acerca dos usos do metilfenidato o torna um bom exemplo deste fenômeno podendo auxiliar na reflexão e na construção de novos caminhos para os limites encontrados pelo conceito de uso racional de medicamentos.

Abstract The rational use of medicines (URM) is considered one of the key elements recommended by the World Health Organization (WHO) for pharmaceutical policies. The excessive increase in the use of medicines in many countries has been identified as a major barrier to the achievement of URM and is part of a phenomenon called the 'pharmaceuticalization' of the society. This paper aims to present innitiatives to rationalize the use of methylphenidate and its limits in Brazil, considering the concept of pharmaceuticalization of the society. It is an exploratory study, based on a narrative review of the scientific literature. Controversies about the uses of methylphenidate make it a good example of this phenomenon and may help in the reflection and construction of new paths to the limits found by the concept of rational use of medicines.
Descritores: Padrões de Prática Médica/normas
Controle de Medicamentos e Entorpecentes
Estimulantes do Sistema Nervoso Central/uso terapêutico
Metilfenidato/uso terapêutico
-Organização Mundial da Saúde
Brasil
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  2 / 122 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Amaro Junior, Edson
Reed, Umbertina Conti
Texto completo
Id: biblio-1098090
Autor: REZENDE, Angelo R T; PACHECO, Sandra P; BRANCO, Sulamy C C; FERNANDES, Rosangela D C; BOLDRINI, Carla R; DORIA FILHO, Ulysses; BAZÁN, Paulo R; AMARO JUNIOR, Edson; REED, Umbertina Conti; CASELLA, Erasmo Barbante.
Título: Combining neuropsychological tests to improve the assessment of arithmetic difficulties in children with ADHD / Combinando testes neuropsicológicos para melhorar a avaliação de dificuldades aritméticas em crianças com TDAH
Fonte: Arq. neuropsiquiatr;78(4):193-198, Apr. 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: To compare the ways of evaluating arithmetic skills in Brazilian children with ADHD by combining three validated neuropsychological tests and determining whether they are sensitive to the methylphenidate treatment. Methods: Forty-two children (9‒12 years old) participated in the present study: 20 were children with ADHD (DSM-IV) and 22 were age-matched controls. A classification criterion was used for each test separately and one, for their combination to detect the presence of arithmetic difficulties at two time points: baseline (time 1); and when children with ADHD were taking 0.3‒0.5 mg/kg of methylphenidate (time 2). The study also assessed children's subtraction performance, combining parts of these tests. Results: Separately, the tests were only sensitive to differences between groups without medication. However, by combining the three neuropsychological tests, we observed a difference and detected a reduction in arithmetic difficulties associated with the methylphenidate treatment. The same effects were found in subtraction exercises, which require a borrowing procedure. Conclusions: The present study detected arithmetic difficulties in Brazilian children with ADHD and the effects of methylphenidate. Given this improvement in sensitivity, combining tests could be a promising alternative when working with limited samples.

Resumo Objetivo: Comparar as formas de avaliar as habilidades aritméticas em crianças brasileiras com TDAH, combinando três testes neuropsicológicos validados, e verificar se são sensíveis ao tratamento com metilfenidato. Métodos: Quarenta e duas crianças (9‒12 anos) participaram deste estudo: 20 eram crianças com TDAH (DSM-IV) e 22 eram controles pareados por idade. Usamos um critério de classificação para cada teste separadamente e outro para a combinação entre eles, visando detectar a presença de dificuldades aritméticas em dois momentos: início (tempo 1) e quando as crianças com TDAH estavam tomando 0,3‒0,5 mg/kg de metilfenidato (tempo 2). O estudo também avaliou o desempenho dessas crianças em operações de subtração, combinando partes desses testes. Resultados: Separadamente, os testes foram sensíveis apenas às diferenças entre os grupos sem medicação. Entretanto, ao combinar os três testes neuropsicológicos, foi possível observar uma diferença e detectar uma redução das dificuldades aritméticas associadas ao tratamento com metilfenidato. Os mesmos efeitos foram encontrados em exercícios de subtração que exigem o procedimento de empréstimo. Conclusões: O estudo foi capaz de detectar dificuldades aritméticas em crianças brasileiras com TDAH e os efeitos do metilfenidato. Dada essa melhora na sensibilidade, combinar testes poderia ser uma alternativa promissora ao trabalhar com amostras limitadas.
Descritores: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade
-Brasil
Estimulantes do Sistema Nervoso Central
Metilfenidato
Testes Neuropsicológicos
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


  3 / 122 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Id: biblio-974669
Autor: Martinhago, Fernanda.
Título: TDAH e Ritalina: neuronarrativas em uma comunidade virtual da Rede Social Facebook / ADHD and Ritalin: neuronarratives in a virtual community of Facebook Social Network
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;23(10):3327-3336, Out. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O Trantorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) destaca-se por atingir cerca de 5% a 10% da população infanto-juvenil em diversos continentes, sendo a principal opção de tratamento o uso do metilfenidato (Ritalina). Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo compreender como os conteúdos veiculados nas redes sociais (comunidades virtuais) influenciam no modo pelo qual os familiares, membros destas comunidades, entendem o TDAH e o tratamento, bem como lidam com seus filhos com suspeita ou já diagnosticados com TDAH. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da Antropologia Médica. A etnografia virtual foi elegida como metodologia de investigação para adentrar a uma comunidade virtual da rede social Facebook. Observou-se que a comunidade virtual investigada, constituída por mães de crianças e adolescentes diagnosticados com TDAH, discute principalmente o uso da medicação para tratamento do TDAH em seus filhos. As narrativas indicam que causa muita angústia em algumas mães darem a seus filhos um medicamento controlado. O sofrimento dos pais mediante as dificuldades de lidarem com seus filhos induz a ideia de que há necessidade de uma solução médica, pois vivemos em uma era em que os percalços da vida tornaram-se patologias.

Abstract Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is notable for affecting between 5% and 10% of the child and adolescent populations in several continents. The main treatment for this is methylphenidate (Ritalin). In this context, the objective of this research was to understand how the contents transmitted in social networks (virtual communities) influence the way family members of these communities understand ADHD and its treatment, as well as how they deal with their children who are suspected of having, or are already diagnosed with, ADHD. The research was developed from the standpoint of Medical Anthropology. Virtual ethnography was chosen as the research methodology to observe a virtual community from the social network Facebook. The virtual community investigated consisted mainly of mothers of children and adolescents diagnosed with ADHD, and it was observed that they mainly discuss the use of medication (Ritalin or Concerta) to treat ADHD in their children. The narratives show that it causes a lot of anxiety in some mothers to give their children controlled substances. We live in an age in which the vissicitudes of life have been pathologised. As a result, parental suffering, as caused by the difficulties of dealing with their children, leads to the idea that medical solutions are necessary for them to aleviate their children's conditions
Descritores: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade/tratamento farmacológico
Rede Social
Estimulantes do Sistema Nervoso Central/uso terapêutico
Metilfenidato/uso terapêutico
-Ansiedade/etiologia
Ansiedade/epidemiologia
Interface Usuário-Computador
Família/psicologia
Narração
Mães/psicologia
Limites: Humanos
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 122 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1150691
Autor: López, Pablo.
Título: El metilfenidato podria ser un tratamiento eficaz comparado con placebo para el trastorno por déficit de atención e hiperactividad en niños y adolescentes / Methylphenidate could be an effective treatment for attention deficit hyperactivity disorder in children and adolescents
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;19(4):112-112, 2016. tab.
Idioma: es.
Descritores: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade/tratamento farmacológico
Metilfenidato/uso terapêutico
-Literatura de Revisão como Assunto
Ensaios Clínicos Controlados Aleatórios como Assunto
Metanálise como Assunto
Revisões Sistemáticas como Assunto
Estimulantes do Sistema Nervoso Central/efeitos adversos
Estimulantes do Sistema Nervoso Central/uso terapêutico
Metilfenidato/efeitos adversos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


  5 / 122 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-951832
Autor: Souza, Maria Eduarda Di Cavalcanti Alves de; Costa, Klinger Vagner Teixeira da; Menezes, Pedro de Lemos.
Título: Effect of caffeine on vestibular evoked myogenic potential: a systematic review with meta-analysis / Efeito da cafeína no potencial evocado miogênico vestibular: uma revisão sistemática com metanálise
Fonte: Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);84(3):381-388, May-June 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction: Caffeine can be considered the most consumed drug by adults worldwide, and can be found in several foods, such as chocolate, coffee, tea, soda and others. Overall, caffeine in moderate doses, results in increased physical and intellectual productivity, increases the capacity of concentration and reduces the time of reaction to sensory stimuli. On the other hand, high doses can cause noticeable signs of mental confusion and error induction in intellectual tasks, anxiety, restlessness, muscle tremors, tachycardia, labyrinthine changes, and tinnitus. Objective: Considering that the vestibular evoked myogenic potential is a clinical test that evaluates the muscular response of high intensity auditory stimulation, the present systematic review aimed to analyze the effects of caffeine on vestibular evoked myogenic potential. Methods: This study consisted of the search of the following databases: MEDLINE, CENTRAL, ScienceDirect, Scopus, Web of Science, LILACS, SciELO and ClinicalTrials.gov. Additionally, the gray literature was also searched. The search strategy included terms related to intervention (caffeine or coffee consumption) and the primary outcome (vestibular evoked myogenic potential). Results: Based on the 253 potentially relevant articles identified through the database search, only two full-text publications were retrieved for further evaluation, which were maintained for qualitative analysis. Conclusion: Analyzing the articles found, caffeine has no effect on vestibular evoked myogenic potential in normal individuals.

Resumo Introdução: A cafeína pode ser considerada a droga mais consumida por adultos em nível mundial, podendo ser encontrada em inúmeros alimentos, como no chocolate, café, chá, refrigerante e outros. Em geral, a cafeína em doses moderadas, produz ótimos rendimentos físico e intelectual, aumenta a capacidade de concentração e diminui o tempo de reação aos estímulos sensoriais. Por outro lado, doses elevadas podem causar sinais perceptíveis de confusão mental e indução de erros em tarefas intelectuais, ansiedade, nervosismo, tremores musculares, taquicardia, alterações labirínticas e zumbido. Objetivo: Considerando que o potencial evocado miogênico vestibular é um teste clínico que avalia a resposta muscular decorrente de estimulação auditiva de alta intensidade, a presente revisão sistemática objetivou analisar o efeito da cafeína sobre o potencial evocado miogênico vestibular. Método: A formulação deste trabalho consistiu na busca dos estudos nas seguintes bases de dados: MEDLINE, CENTRAL, ScienceDirect, Scopus, Web of Science, LILACS, SciELO e Clinical-Trials.gov. Adicionalmente, a literatura cinzenta também foi pesquisada. A estratégia de busca incluiu termos relacionados à intervenção (consumo de cafeína ou café) e ao desfecho primário (potencial evocado miogênico vestibular). Resultados: A partir de 253 registros potencialmente relevantes identificados através da busca nas bases de dados, apenas duas publicações em texto completo foram recuperadas para avaliação mais aprofundada, sendo estas mantidas para a análise qualitativa. Conclusão: Diante dos artigos encontrados a cafeína não tem efeito sobre o potencial evocado miogênico vestibular em sujeitos normais.
Descritores: Cafeína/farmacologia
Potenciais Evocados Miogênicos Vestibulares/efeitos dos fármacos
Estimulantes do Sistema Nervoso Central/farmacologia
-Cafeína/administração & dosagem
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Metanálise
Revisão Sistemática
Responsável: BR1.1 - BIREME


  6 / 122 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-706032
Autor: Saravia, Juan Carlos; Frech, Hans.
Título: Relación entre autoeficacia, autoestima y el consumo de drogas médicas sin prescripción en escolares de colegios urbanos de Perú / Relationship among self-efficacy, self-esteem and misuse of prescription drugs in urban school students in Peru
Fonte: Rev. peru. epidemiol. (Online);16(3), set.-dic. 2012. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: Observar en escolares la relación entre el consumo no médico de estimulantes y tranquilizantes con la autoestima y la autoeficacia, y revisar factores asociados al consumo. Métodos: Análisis secundario con la base de datos de la tercera encuesta nacional sobre prevención y consumo de drogas en escolares (2009) por DEVIDA. Se analizaron 57 850 escolares del Perú. Del estudio original se extrajo el consumo de tranquilizantes y estimulantes sin prescripción, así como la escala de autoestima y la de actitud emprendedora (tomada en este estudio como escala de autoeficacia). Se realizaron análisis bivariados para la asociación entre el consumo de medicamentos, la autoestima y autoeficacia mediante el cálculo de oddsáratio (OR). Se realizó una regresión logística, se crearon modelos para autoestima y para autoeficacia con datos sociodemográficos y la prevalencia anual de consumo de medicamentos sin fines médicos. Resultados: La prevalencia anual del consumo de tranquilizantes fue ligeramente menor que la de estimulantes. Los modelos de regresión, arrojaron que a mayor autoeficacia existe una menor probabilidad de consumir tranquilizantes y estimulantes por separado. Los escolares con una mayor autoestima tienen menor probabilidad de consumir tranquilizantes y estimulantes, excepto en autoestima moderada en el caso de tranquilizantes que no resultó significativo. Se encontraron patrones parecidos en escolares que consumieron cualquiera de las dos...

Objective: To determinethe relationship between self-efficacy and self-esteem with the consumption of prescription drugs such as tranquilizers and stimulants without prescription and their associated factors. Methods: Secondary analysis of a database from DEVIDA, 57 850 school students were analyzed. The prevalence of prescription drugs and its associated factors were analyzed. Bivariate analysis and odds ratios were used to determine the association between self-efficacy, selfesteem and use of prescription drugs without prescription. Logistic regression models were done to analyze the use of tranquilizers, stimulants and any of those drugs, with social and demographic variables. Results: The prevalence of tranquilizers was less than the one for stimulants. The regression models showed that students with greater self-efficacy had less probability to use tranquilizers or stimulants. Students with greater self-esteem had less probability to use tranquilizers without prescription. In stimulants only, a high self-esteem was significant with a less consumption of this prescription drug. Similar findings were found with the regression model that measured the consumption of any drug without prescription. Conclusions: The prevalence of prescription drugs is similar to the results found in other studies. The findings reported a relationship between self-efficacy, self-esteem and prescription drugs. Self-efficacy and self-esteem have an important role in the consumption of prescription drugs. Schools should pay attention on the consumption of prescription drugs of their students. Teachers should work on the development of a strong self-efficacy and self-esteem so that the use of these drugs could be minimized.
Descritores: Autoeficácia
Autoimagem
Estimulantes do Sistema Nervoso Central
Tranquilizantes
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
Limites: Feminino
Adulto Jovem
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


  7 / 122 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-658568
Autor: Mori, Elizabeth; Baltazar, Giovanna.
Título: Consumo de psicofármacos estimulantes y tranquilizantes sin indicación médica y factores psicosociales asociados en la población escolar adolescente del Perú, 2009 / Use of stimulants and tranquilizers psychotropic medication whitout medical prescription and psychosocial factors associated in peruvian teen school population, 2009
Fonte: Rev. peru. epidemiol. (Online);15(3):1-5, sept.-dic. 2011. graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: Describir las características del consumo, así como los factores psicosociales asociados al consumo de psicofármacos estimulantes y tranquilizantes sin indicación médica en estudiantes de educación secundaria. Métodos: Se procedió a la revisión y análisis de la base de datos del III Estudio Nacional ôPrevención y Consumo de Drogas en Estudiantes de Secundariaõ realizado el año 2009, que corresponde a un estudio analítico transversal desarrollado en 57850 estudiantes de primero a quinto grado de secundaria de colegios públicos y privados de 26 regiones del país. Resultados: La prevalencia de vida de consumo de psicofármacos tranquilizantes sin indicación médica fue de 7.1% y de estimulantes 6.3% a nivel nacional; entre las regiones que reportan una prevalencia mayor se encuentran Madre de Dios, Tumbes, Ica y Junín. La edad promedio de inicio de consumo de tranquilizantes fue 12.1±2.5 años, y para estimulantes 11.9±2.4 años. Respecto al acceso a los tranquilizantes y estimulantes, estos se obtuvieron por prescripción de un médico amigo en 11% y 19% de los casos respectivamente. Entre los factores asociados al consumo, se encontraron relación conflictiva con la familia, ser testigo de violencia y ser víctima de violencia física, agresión verbal y sexual, así como de discriminación. Conclusiones: El consumo sin indicación médica de psicofármacos estimulantes y tranquilizantes está directamente relacionado con un entorno social desfavorable para el adolescente, reportándose con mayor frecuencia experiencias de agresión de diferente índole.

Objective: Describe the characteristics of consumption, and psychosocial factors associated with the consumption of stimulants and tranquilizers psychotropic medication in high school students. Methods: We proceeded to the review and analysis of the National Study "Prevention and Drug Use in High School Students" database held in 2009. This corresponds to a cross-sectional descriptive study developed in 57 850 students from first through fifth grade school of public and private schools in 26 regions of the country. Results: The national lifetime prevalence of psychotropic consumption is 7.1% for tranquilizers and is 6.3% for stimulants, across regions; a higher prevalence was reported in Madre de Dios, Tumbes, Ica and Junín. In relation to the age of onset the consumption was 12.1±2.5 years for tranquilizers and 11.9±2.4 years for stimulants. Regarding access to tranquilizers and stimulants, these were obtained by prescription from a doctor friend in 11% and 19% of cases respectively. Factors associated with drug use were found conflicted relationship with the family, witnessing violence and being victims of physical, sexual and verbal abuse and discrimination. Conclusions: The consumption of stimulants and tranquilizers psychotropic drugs without a prescription is directly related to an unfavorable social environment for the adolescent, where the experiences of different kinds of aggression were the most frequently reported.
Descritores: Adolescente
Erros de Medicação
Estimulantes do Sistema Nervoso Central
Estudantes
Psicotrópicos
Tranquilizantes
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
-Estudos Transversais
Peru
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


  8 / 122 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-91259
Autor: Huapaya, Luis.
Título: Trastornos de los estados profundos del sueño precipitados por medicamentos / Deep state sleep disorders precipitated by drugs
Fonte: Rev. neuropsiquiatr;44(1):24-32, mar. 1981.
Idioma: es.
Conferência: Apresentado em: Reunión Anual de la Peruvian-American Medical Society, 6, Lima, 16-23 Set. 1979.
Resumo: Algunas drogas tomadas al acostarse parecen precipitar trastornos del sueño, tales que los pavores nocturnos, las pesadillas verdaderas, el sonambulismo y las alucinaciones hipnopómpicas. El autor revisa estos fenómenos que se producen en su mayoría el despertar del estado 4 del sueño, y luego presenta 9 casos de sonambulismo precipitados al parecer por medicamentos tomados al acostarse. Muchas de las drogas sospechadas alteran el estado 4 del sueño sea aumentándolo o disminuyéndolo y en esta forma podrían alterar un mecanismo delicado que evitaría un despertar inoportuno durante el sueño profundo
Descritores: Sonambulismo/fisiopatologia
Alucinações
Sono
Transtornos do Sono-Vigília/diagnóstico
Transtornos do Sono-Vigília/patologia
-Preparações Farmacêuticas/efeitos adversos
Etanol/efeitos adversos
Estimulantes do Sistema Nervoso Central/efeitos adversos
Antidepressivos Tricíclicos/efeitos adversos
Hipnóticos e Sedativos/efeitos adversos
Limites: Humanos
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


  9 / 122 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-36738
Autor: Sanches, Amauri M. Tonucci; Telles, Celso; Murad, José Elias; Gonçalves, Ernesto Lima; Tancredi, Francisco Bernardini; Charbonneau, Paul-Eugene; Kanner, Richard; Werebe, Samuel; Sanches, Vilma Fagundes.
Título: Drogas e drogados: o indivíduo, a família, a sociedade.
Fonte: s.l; EPU; 1982. 261 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Descritores: Epidemiologia
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
Saúde Pública
-Brasil
Cannabis
Depressores do Sistema Nervoso Central
Alucinógenos
Estimulantes do Sistema Nervoso Central
Entorpecentes
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1/614.58*44


  10 / 122 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1096074
Autor: Fernández Manso, Beatriz; Villora Morcillo, Nuria; Taboas Pereira, María; Elipe Maldonado, Cristina.
Título: Tricotilomanía de nueva aparición durante el tratamiento con fármacos estimulantes. A propósito de dos casos clínicos pediátricos / New-onset trichotillomania during treatment with stimulant drugs. About two pediatric clinical cases
Fonte: Arch. argent. pediatr;118(1):e61-e62, 2020-02-00.
Idioma: es.
Resumo: Los fármacos estimulantes se usan, habitualmente, en la población pediátrica para tratar el trastorno por déficit de atención e hiperactividad, y sus efectos secundarios están bien descritos. Sin embargo, la tricotilomanía no aparece como uno de ellos. En la literatura, hay algunos casos publicados de tricotilomanía en relación con la administración de metilfenidato y dextroanfetamina. Se presentan dos casos de tricotilomanía de nueva aparición en niños en seguimiento en nuestro Centro por déficit de atención e hiperactividad y en tratamiento con fármacos psicoestimulantes (metilfenidato y lisdexanfetamina), como probable efecto adverso de estos.

Stimulant drugs are commonly used in pediatric population in the treatment of attention deficit hyperactivity disorder, and their side effects are well described, however trichotillomania does not appear as one of them. In the literature we found some published cases of trichotillomania in relation to methylphenidate and dextroamphetamine. We present two cases of new-onset trichotillomania in children followed up in our center by attention deficit hyperactivity disorder and treated with psychostimulant drugs (methylphenidate and lisdexamfetamine), as a probable adverse effect of this treatment
Descritores: Tricotilomania/induzido quimicamente
-Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade/tratamento farmacológico
Estimulantes do Sistema Nervoso Central/efeitos adversos
Limites: Humanos
Masculino
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: AR94.1 - Centro de Información Pediatrica



página 1 de 13 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde