Base de dados : LILACS
Pesquisa : E01.370.225.998 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 508 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 51 ir para página                         

  1 / 508 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-394084
Autor: Rocha, Elektra.
Título: Potencial ecológico para o manejo de frutos de açaizeiro (Euterpe precatoria Mart. ) em áreas extrativistas no Acre, Brasil / Ecologic potential for the management of açaizeiro fruits (Euterpe precatoria Mart. ) in extractive areas in Acre, Brazil
Fonte: Acta amaz;34(2):237-250, 2004. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Uma das espécies potenciais para a diversificação da produção florestal não-madeireira é Euterpe precatoria Mart., cujo manejo de seus frutos para produção de polpa engloba aspectos sociais, econômicos e ecológicos concernentes à floresta. No presente estudo analisamos a densidade, estrutura, dinâmica e a estabilidade populacional desta espécie em florestas inundadas e de terra firme para avaliar o potencial ecológico de manejo. A densidade média de adultos na floresta de baixio foi de 60 indivíduos ha-1 e na terra firme de 23 indivíduos ha-1. A estrutura populacional apresentou-se em forma de J invertido. Houve uma alta produção de frutos e a sua produção por indivíduo não foi diferente entre os tipos florestais. A estabilidade populacional apresentou-se variável entre os tipos florestais e os sítios amostrados. Este estudo sugere que de modo geral Euterpe precatoria possui características ecológicas favoráveis para seu manejo sustentável, tais como alta densidade e freqüência, regeneração abundante e grande produção de frutos. Um maior potencial de manejo apresentou-se na floresta de baixio comparado ao da terra firme.
Descritores: Manejo de Espécimes
Controle da População
Ecossistema Amazônico
Euterpe
Floresta Úmida
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


  2 / 508 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-393991
Autor: Camargo, Serguei Aily Franco de; Petrere Júnior, Miguel.
Título: Análise de risco aplicada ao manejo precaucionário das pescarias artesanais na região do reservatório da UHE-Tucuruí (Pará, Brasil) / Risk analysis applied to the precautionary management of artisanal fisheries in the region of Tucuruí reservoir (Pará, Brazil)
Fonte: Acta amaz;34(3):473-485, jul.-set. 2004. ilus, mapas, tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: As pescarias no reservatório da UHE-Tucuruí no rio Tocantins, Pará, envolvem cerca de 6.000 pescadores e movimentam cerca de R$ 4,2 milhões/ano. A atividade se concentra em três espécies principais: tucunaré Cichla monoculus (capturado com anzol), pescada Plagioscion squamosissimus (capturado com rede e/ou anzol) e mapará Hypophthalmus marginatus (capturado com rede). Com o objetivo de caracterizar os pescadores e as pescarias do reservatório, criar cenários de aumento do esforço pesqueiro e prever os momentos de conflito pela escassez de recursos, foram levantadas informações da literatura e realizadas duas campanhas de coleta de dados nos anos de 1999 e 2000, envolvendo entrevistas com líderes comunitários e pescadores. As seguintes variáveis foram consideradas: desembarque por espécie-alvo (de acordo com os registros fornecidos pelas colônias de pescadores), artes de pesca, estratégias dos pescadores, conflitos e formas de apropriação do espaço e rendimentos da atividade. Estas variáveis foram inseridas em um modelo dinâmico, simulado no software Vensim PLE para um período de 10 anos a partir de 1999. Os resultados indicam que a pesca de anzol é a estratégia mais rentável, e que possíveis momentos de conflito devido à escassez de recursos podem acontecer em curto prazo (2005). A metodologia utilizada para as simulações e análises de risco também se revelou adequada à realidade local e ao conjunto de dados disponíveis.
Descritores: Manejo de Espécimes
Riscos Ambientais
Centrais Hidrelétricas
Pesqueiros
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


  3 / 508 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-420232
Autor: Ferreira, Sávio J. Filgueiras; Luizão, Flávio J; Dallarosa, Ricardo L. Godinho.
Título: Precipitação interna e interceptação da chuva em floresta de terra firme submetida à extração seletiva de madeira na Amazônia Central / Throughfall and rainfall interception by an upland forest submitted to selective logging in Central Amazonia
Fonte: Acta amaz;35(1):55-62, 2005. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Em uma área de floresta de terra firme na Amazônia Central submetida à extração seletiva de madeira (6-10 árvores ou 34 m³ ha-1 de madeira), foram medidas a precipitação interna e a interceptação da água da chuva num período de mais de dois anos. No primeiro ano, os dados coletados foram contínuos; no ano seguinte, as informações foram obtidas em campanhas intensivas em diferentes épocas do ano. Procurou-se quantificar as alterações produzidas pela extração seletiva na precipitação interna e na interceptação da chuva e, conseqüentemente, no ciclo hidrológico. Na floresta intocada (controle), a precipitação interna variou de 74,2 a 87,1 por cento e nas parcelas manejadas de 86,9 a 92,9 por cento, verificando-se um aumento na precipitação interna após a extração seletiva de madeira. No entanto, as alterações provocadas pela extração seletiva na precipitação interna, que é a transferência de água da atmosfera para o solo após percolar o dossel da floresta, não foram estatisticamente significativas. Mas a interceptação da chuva, uma das partes do ciclo hidrológico, que retorna para a atmosfera e contribui para novas chuvas, foi significativamente alterada pela extração seletiva, provocando uma diminuição da quantidade de água retida pelo dossel.
Descritores: Chuva
Manejo de Espécimes
Florestas
Ecossistema Amazônico
Ciclo Hidrológico
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


  4 / 508 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-420233
Autor: Façanha, Michelle Ferreira; Gomes, Levy de Carvalho.
Título: A eficácia do mentol como anestésico para tambaqui (Colossoma macropomum, Characiformes: Characidae) / Efficacy of menthol as an anesthetic for tambaqui (Colossoma macropomum, Characiformes: Characidae)
Fonte: Acta amaz;35(1):71-75, 2005. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Os anestésicos são importantes na piscicultura para reduzir o estresse e a mortalidade no manejo. Este trabalho tem como objetivo determinar a eficácia do mentol para tambaqui durante o manejo. Na primeira série de testes, foi examinado o efeito da concentração de anestésico sobre indução à anestesia e o estresse de tambaqui. Na segunda série de testes, foi avaliada a recuperação dos peixes após a exposição a uma concentração de 150 mg/L de mentol por diferentes tempos. Na terceira série, foi avaliada se a melhor concentração encontrada para juvenil (150 mg/L) também era adequada para peixes maiores. A melhor concentração para uma anestesia cirúrgica foi 150 mg/L, pois o tempo de indução é rápido, porém a recuperação é significativamente mais demorada do que para as menores concentrações testadas. Para uma anestesia, com finalidade de biometria, a melhor concentração foi 100 mg/L. Nesta concentração o tempo de indução à anestesia é prolongado, porém o tempo de recuperação está dentro da faixa considerada adequada. O tempo de recuperação do tambaqui quando exposto a 150 mg/L é significativamente igual para 10, 20 e 30 minutos de anestesia. Os resultados obtidos mostram que o mentol é um anestésico eficiente para o tambaqui.
Descritores: Manejo de Espécimes
Estresse Fisiológico
Sedação Consciente
Caraciformes
Peixes
Hipnóticos e Sedativos
Anestesia
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


  5 / 508 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-437678
Autor: D'Oliveira, Marcus Vinicio Neves; Braz, Evaldo Muñoz.
Título: Estudo da dinâmica da floresta manejada no projeto de manejo florestal comunitário do PC Pedro Peixoto na Amazônia Ocidental / Forest dynamics study of the managed forest of the PC Peixoto Communit forest management project in western Amazon
Fonte: Acta amaz;36(2):177-182, abr.-jun.2006. mapas, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Neste trabalho são apresentados resultados do estudo da dinâmica da floresta em um sistema de manejo florestal voltado para a pequena propriedade. O sistema prescreve ciclo de corte de 10 anos e taxa de corte de 10 m³.ha-1 e tração animal para o arraste. O crescimento da floresta de 1 m³.ha-1.ano-1 foi compatível com o ciclo e taxa de corte adotados. Os danos causados pela exploração representaram 5 por cento da área basal total, e a taxa de mortalidade quatro anos após a exploração foi 3,2 por cento.

On this work we present the results of a forest dynamics study performed in a forest management system designed for small properties. The system prescribes cutting cycles of 10 years, harvesting intensity of 10 m³ ha-1 and animal traction for skidding. The forest growth was 1 m³ ha-1 year-1 adequate to the proposed cutting cycle and harvesting intensity. The damage produced by the forest exploitation represented 5 percent of the total basal area of the forest and the mortality rate four years after exploitation was 3.2 percent.
Descritores: Manejo de Espécimes
Exploração de Recursos Naturais
Floresta Úmida
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


  6 / 508 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-394253
Autor: Herrera Sánchez, Rita; Casals Villa, Maura.
Título: Labor de enfermería en la toma de muestra para el análisis Copa Cónica / Nursing work in the sample collection for the conic cup analysis
Fonte: Rev. cuba. enferm;20(1), ene.-abr. 2004. tab.
Idioma: es.
Resumo: En la actualidad la práctica médica se apoya cada vez más en lo resultados de las pruebas de laboratorio para precisar los diagnósticos, tratamiento y evolución de los pacientes, por lo que es determinante la calidad en la toma de las muestras. Para valorar la eficacia en esta actividad, se realizó una investigación descriptiva y transversal sobre la labor de enfermería en la toma de las muestras de heces fecales para realizar los análisis seriados de Copa Cónica indicado a los pacientes ingresados por sospecha o valoración de Fasciolasis Hepatica. Participaron en la investigación 5 enfermeros y la misma se realizó en el período comprendido desde enero a julio de 2002. Como instrumentos para la recolección de datos se utilizó una encuesta que se aplicó a los enfermeros seleccionados y las historias clínicas de los pacientes. Todas las encuestas reflejaron dificultades en la recolección de las cantidades de heces necesarias para este examen lo que coincidió con lo señalado por el personal de laboratorio. Se produjo un incremento del costo de estadía por paciente que pudo estar relacionado con la demora en la recogida de muestras debido a una insuficiente coordinación entre el personal involucrado. Estos resultados permitieron perfeccionar el proceso de toma de muestras para Copa Cónica mediante la introducción de cambios organizativos que propiciaron ventajas asistenciales y económicas(AU)

At the present time the medical practice leans on more and more in that of the laboratory tests to specify the diagnoses, treatment and the patients' evolution, for what is decisive the quality in the taking of the samples. To value the effectiveness in this activity, he/she was carried out a descriptive and traverse investigation on the infirmary work in the taking of the samples of fecal grounds to carry out the analyses suitable seriados of Conical Glass to the patients entered by suspicion or valuation of Hepatic Fasciolasis. They participated in the investigation 5 male nurses and the same one was carried out in the period understood from January to July of 2002. As instruments for the gathering of data a survey was used that was applied to the selected male nurses and the clinical histories of the patients. All the surveys reflected difficulties in the gathering of the quantities of necessary grounds for this exam what coincided with that pointed out by the laboratory personnel. An increment of the demurrage cost took place for patient that could be related with the delay in the collection of samples due to an insufficient coordination among the involved personnel. These results allowed to perfect the process of taking of samples for Conical Glass by means of the introduction of organizational changes that you/they propitiated assistance and economic advantages(AU)
Descritores: Manejo de Espécimes/efeitos adversos
Coleta de Dados/métodos
Fasciola hepatica
Pessoal de Laboratório
Cuidados de Enfermagem/métodos
-Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  7 / 508 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-437688
Autor: Martins, Ubirajara R; Galileo, Maria Helena M; Santos-Silva, Antonio; Rafael, José Albertino.
Título: Cerambycidae (Coleoptera) coletados à luz a 45 metros de altura, no dossel da floresta amazônica, e a descrição de quatro espécies novas / Cerambycidae (Coleoptera) collected with light trap at 45 meters height over an Amazon forest canopy and the description of four new species
Fonte: Acta amaz;36(2):265-272, abr.-jun.2006.
Idioma: pt.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Resumo: É apresentada uma relação das 69 espécies de Cerambycidae coletados a 45 m numa torre metálica de 50 m que ultrapassa a maioria das copas das árvores, num platô de terra firme, na bacia do Rio Cueiras, Estação Experimental de Silvicultura Tropical, km 14 do núcleo ZF-2 em Manaus, Amazonas, Brasil. As coletas foram realizadas de janeiro a dezembro de 2004, durante três noites de transição lunar minguante/nova de cada mês, das 18 às 6 horas. Os insetos foram capturados em um lençol iluminado com lâmpada de 250 watts, luz mista de vapor de mecúrio e lâmpada de 20 watts BLB. Foram coletados Prioninae (12 espécies), Disteniinae (uma espécie), Cerambycinae (27 espécies) e Lamiinae (29 espécies). Novas espécies descritas: Physopleurus rafaeli, sp. nov. (Prioninae, Macrotomini); Oncideres tuberosa sp. nov. (Lamiinae, Onciderini), Plistonax rafaeli sp. nov. (Lamiinae, Acanthoderini) e Hemiloapis mena sp. nov. (Lamiinae, Hemilophini). São apresentadas notas em Oncideres phaetusa Dillon & Dillon, 1946, chave que modifica aquela para as espécies de Physopleurus Lacordaire, 1869 e chave para as espécies de Hemiloapis Galileo & Martins, 2004.

A list of 69 species of Cerambycidae collected at 45 m height in a metallic tower of 50 m height, in a "platô de terra firme", in the Cueiras River basin, "Estação Experimental de Silvicultura Tropical, km 14 do núcleo ZF-2" in Manaus, Amazonas, Brazil. The collections were carried out monthly from January to December of 2004, during three nights of lunar transition third quarter monn/new moon from 18 p.m. to 6 a.m. The insects were collected over a vertical white sheet illuminated by a 250 watts mixed light and a 20 watts black-light (BLB) lamps. Were collected Prioninae (12 species), Disteniidae (one species), Cerambycinae (27 species) and Lamiinae (29 species). New species described: Physopleurus rafaeli, sp. nov. (Prioninae, Macrotomini); Oncideres tuberosa sp. nov. (Lamiinae, Onciderini),Plistonax rafaeli sp. nov. (Lamiinae, Acanthoderini) e Hemiloapis mena sp. nov. (Lamiinae, Hemilophini). Notes for Oncideres phaetusa Dillon & Dillon, 1946, a modified key to the species of Physopleurus Lacordaire, 1869 and a key to the species of Hemiloapis Galileo & Martins, 2004 are presented.
Descritores: Manejo de Espécimes
Besouros
Registros
Ecossistema Amazônico
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


  8 / 508 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-476607
Autor: Vieira, Thiago Almeida; Rosa, Leonilde dos Santos; Vasconcelos, Paulo César Silva; Santos, Mônica Mota dos; Modesto, Rozi da Silva.
Título: Sistemas agroflorestais em áreas de agricultores familiares em Igarapé-Açu, Pará: caracterização florística, implantação e manejo / Agroforestry systems in areas of smallholder agriculture in Igarapé-Açu, Pará: floristic characterization, implantation and management
Fonte: Acta amaz;37(4):549-557, 2007. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho objetivou avaliar os Sistemas Agroflorestais-SAF comerciais multiestratificados de agricultores familiares de Igarapé-Açu, bem como identificar as espécies que compõem os sistemas agroflorestais. A partir de entrevistas foram catalogadas as espécies de maior interesse dos agricultores familiares e por meio de inventário florístico foram avaliados os SAF produtivos. Os cultivos de pimenta-do-reino, mandioca, feijão, cupuaçu, caju, açaí, pupunha, mogno e o nim indiano foram os mais freqüentes pelos agricultores. Os SAF são manejados na sua maioria de forma tradicional.

This paper aimed to evaluate the multistrata agroforestry systems of small farmers of Igarapé-Açu, as well as to identify the species that compose of they interest. Through interviews were listed the interest species of small farmers and from inventory floristic were evaluated the productive AFS. The species: pepper-of-kingdom, cassava, beans, cupuaçu, caju, açai palm, pupunha palm, mahogany and indian neem were the most cultivated by these farmers. Most of the AFS are managed in the traditional manner.
Descritores: Manejo de Espécimes
Agricultura Florestal
Ecossistema Amazônico
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


  9 / 508 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-476665
Autor: Azevedo, Celso Paulo de; Sanquetta, Carlos Roberto; Silva, José Natalino Macedo; Machado, Sebastião Amaral; Souza, Cíntia Rodrigues de; Oliveira, Milena Marmentine de.
Título: Predição da distribuição diamétrica de uma floresta manejada experimentalmente através de um Sistema de Equações Diferenciais / Diametric distribution prediction of an experimentally managed forest through a differential equation system
Fonte: Acta amaz;37(4):521-532, 2007. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve como objetivo principal projetar a distribuição diamétrica da floresta manejada através de um sistema de equações diferenciais de primeira ordem, ajustado para cada tratamento. Os dados básicos foram obtidos no Projeto Bom Manejo (Embrapa Amazônia Oriental/CIFOR/ITTO), na Companhia Florestal Monte Dourado (Jarí), Vitória do Jarí - AP. O delineamento é em blocos ao acaso com três repetições. Os tratamentos são combinações de intensidades de exploração (15 por cento, 25 por cento e 35 por cento do volume total das árvores com mais de 60 cm de DAP) com intensidades de desbastes (0 por cento, 30 por cento, 50 por cento e 70 por cento da área basal original). Utilizou-se como controle a floresta não explorada. Na área experimental estão locadas 40 parcelas permanentes de 1,0 ha cada, sendo 36 exploradas e quatro não exploradas. O povoamento foi medido em 1984, explorado em 1985 e remedido em 1986, 1988, 1990, 1994, 1996 e 2004. Foram medidas todas as árvores com DAP ≥ 20 cm. Conquanto esse sistema de equações mantenha a simplicidade de abordagem do problema inerente aos modelos baseados em matrizes de transição, também apresenta sobre estes últimos a vantagem adicional de permitir a obtenção dos valores das variáveis de estado do sistema para qualquer ponto no tempo, não se restringindo a intervalos múltiplos do intervalo original usado na derivação da matriz de transição. Assim, o método foi constatado para diferentes períodos de avaliações e os resultados mostraram que nem os períodos de projeções mais longos (ponto de equilíbrio) serão suficientes para restaurar as condições iniciais do povoamento.

The aim of this study was to evaluate the prognosis of the diameter structure of an experimentally managed forest, utilizing a system of differential equations of the first order, adjusted for each treatment. The basic data were obtained from the Bom Manejo Projet (Embrapa Eastern Amazon/CIFOR/ITTO), carried out in the Monte Dourado Forest Company (Jarí) area, Vitória do Jari, Amapá, Brazil. The statistical delineation was designed as random blocks with three replications. The treatments applied were combinations of logging intensities (15 percent, 25 percent and 35 percent of the total volume of the trees larger than 60 cm of DBH) and thinning intensities (0 percent, 30 percent, 50 percent and 70 percent of the original basal area). The non-logged forest was used for the control plots. Stand development was monitored through 40 permanent sample plots of 1 ha each (36 logged and 4 unlogged). The stand was measured in 1984, logged in 1985 and remeasured in 1986, 1988, 1990, 1994, 1996 and 2004. All the trees with DBH ≥ 20 cm were measured. While keeping the same simplicity of transition matrix based models, the proposed model allows for determining the state of the system for any given point in time, not being confined just for multiplying time intervals as was the former. This method was verified for different evaluation periods and the results showed that not even the longer periods of projections (break-even point) will be enough to restore the initial conditions of the stand.
Descritores: Manejo de Espécimes
Ecossistema Amazônico
Modelos Ambientais
Distribuição de Produtos
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


  10 / 508 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1140189
Autor: Guatemala. Ministerio de Salud Pública y Asistencia Social. Centro Nacional de Influenza.
Título: Lineamientos para la toma, envío y manejo de muestras provenientes de casos sospechosos inusitados, así como lineamientos de Bioseguridad en el manejo del COVID-19 / Guidelines for the collection, shipment and handling of samples from unusual suspected cases, as well as Biosafety guidelines in the management of COVID-19.
Fonte: Guatemala; MSPAS; 22 Mayo 2020. 15 p. graf.
Idioma: es.
Resumo: Brindar los lineamientos generales para la toma de muestra, conservación y transporte para el diagnóstico de virus respiratorios, con su posterior envío al Centro Nacional de Influenza (NIC) del Laboratorio Nacional de Salud; aplicable a establecidos del nivel nacional en atención a pacientes que cumplen con la definición de caso y se tipifica como "sospechoso inusitado". Y lineamientos de bioseguridad para la toma de muestras de casos tipificados como "sospechosos inusitados" que presuntivamente contengan el virus influenza A(H5N1), A(H7N9) A(H9N2) y 2019-nCoV o cualquier otro virus proveniente de un paciente tipificado como caso Inusitado. Con aplicación a nivel nacional, en las dependencias dentro y fuera del Ministerio de Salud Pública y Asistencia Social, encargadas de la toma de muestra para el diagnóstico de Virus Respiratorios.
Descritores: Pneumonia Viral/diagnóstico
Infecções por Coronavirus/prevenção & controle
Contenção de Riscos Biológicos/instrumentação
Betacoronavirus
Laboratórios/provisão & distribução
-Pacientes
Manejo de Espécimes/métodos
Saúde Pública
Limites: Humanos
Responsável: GT5.1 - Biblioteca y Centro de Documentación Dr. Julio de León Méndez



página 1 de 51 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde