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Id: biblio-1129994
Autor: Alves, Greice Kelly de Oliveira; Silva, Geisiane Aparecida da; Silva, Marla Ariana; Lago, Karen dos Santos; Andrade, Silmara Nunes; Santos, Regina Consolação dos.
Título: Educação em saúde e prevenção do câncer de mama no município de Itaúna, Minas Gerais / Health education and breast cancer prevention in the city of Itaúna, Minas Gerais / Educación en salud y prevención del cáncer de mama en la ciudad de Itaúna, Minas Gerais
Fonte: Nursing (Säo Paulo);23(267):4442-4446, ago.-2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Relatar a experiência de ações educativas realizadas com profissionais da Estratégia de Saúde da Família, sobre a prevenção do câncer de mama e o incentivo ao autoexame. Métodos: Trata- se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado com 28 profissionais da saúde no município de Itaúna, Minas Gerais, entre setembro à outubro de 2019. Foi utilizado um questionário de pré e pós-intervenção para comparar conhecimentos prévios e adquiridos, além de uma atividade prática de palpação em próteses de mamas. Resultados: Houve predominância de participantes com idade entre 31 a 38 anos (35,71%), seguida de profissionais entre 23 a 30 anos (32,14%). Os resultados mostraram que 60,71% dos participantes relataram ter conhecimento sobre o assunto, 28,57% afirmaram não saber do que se trata e 10,72% não responderam a essa questão. Conclusão: A intervenção aplicada serve de base para que estes profissionais disseminem os novos saberes para população.(AU)

Objective: To report the experience of educational actions carried out with professionals from the Family Health Strategy, on the prevention of breast cancer and the encouragement of self-examination. Methods: This is a descriptive, experience report type study conducted with 28 health professionals in the city of Itaúna, Minas Gerais, between September and October 2019. A pre- and post-intervention questionnaire was used to compare knowledge and acquired, in addition to a practical palpation activity on breast prostheses. Results: There was a predominance of participants aged between 31 and 38 years old (35.71%), followed by professionals between 23 and 30 years old (32.14%). The results showed that 60.71% of the participants reported having knowledge about the subject, 28.57% said they did not know what it was about and 10.72% did not answer this question. Conclusion: The applied intervention serves as a basis for these professionals to disseminate new knowledge to the population.(AU)

Objetivo: Informar sobre la experiencia de las acciones educativas llevadas a cabo con profesionales de la Estrategia de Salud de la Familia, sobre la prevención del cáncer de mama y el fomento del autoexamen. Métodos: Este es un estudio descriptivo tipo informe de experiencia realizado con 28 profesionales de la salud en la ciudad de Itaúna, Minas Gerais, entre septiembre y octubre de 2019. Se utilizó un cuestionario previo y posterior a la intervención para comparar el conocimiento. y adquirido, además de una práctica actividad de palpación en prótesis mamarias. Resultados: predominaron los participantes de edades comprendidas entre 31 y 38 años (35,71%), seguidos por profesionales de entre 23 y 30 años (32,14%). Los resultados mostraron que el 60.71% de los participantes informaron tener conocimiento sobre el tema, el 28.57% dijo que no sabían de qué se trataba y el 10.72% no respondió a esta pregunta. Conclusión: La intervención aplicada sirve como base para que estos profesionales difundan nuevos conocimientos a la población.(AU)
Descritores: Neoplasias da Mama
Educação em Saúde
Autoexame
Saúde da Mulher
-Estratégia Saúde da Família
Prevenção de Doenças
Limites: Humanos
Feminino
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-933980
Autor: Instituto Nacional de Câncer (Brasil).
Título: Câncer da boca - 2010.
Fonte: Rio de Janeiro; INCA; 2010. 2 p.
Idioma: pt.
Descritores: Odontologia
Neoplasias Bucais/prevenção & controle
Fatores de Risco
Autoexame
Limites: Humanos
Responsável: BR440.1 - Biblioteca Geraldo Matos de Sá . Hospital do Câncer I
BR440.1


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Id: lil-168809
Autor: Ermeso Rivero, Marina.
Título: Metodos diagnosticos utilizados en la patologia mamaria. Estructura del subprograma nacional de cancer de mama / Diagnostic methods used for the breast diseases. Structured of tha National Subprogram of Breast Cancer
Fonte: Rev. cuba. enferm;11(1):44-50, ene.-jun. 1995. tab, ilus.
Idioma: es.
Resumo: Se presentan los diferentes metodos de diagnostico utilizados en el pesquisaje de cancer mamario : examen clinico de las mamas, el autoexamen de mamas (AEM) y la mamografia; hacemos una explicacion detallada de la indicacion de esta ultima con sintomas latentes, en lesiones no palpables y casos asintomaticos, asi como ventajas de este metodo. Se explica la estructura del Subprograma de diagnostico Prec-Clinico y Precoz de cancer mamario y exponemos datos sobre la situacion del cancer de mama en el pais. Hacemos alusion del objetivo de la encuesta y estructura del carro movil, donde va implicito el manejo de las distintas clasificaciones: bajo, mediano, alto muy alto, riesgo. En este trabajo se describe la labor de desarrollo y apoyo al programa por parte del equipode salud en especial por el personal de Enfermeria y promotora de salud (BS)
Descritores: Neoplasias da Mama/diagnóstico
Neoplasias da Mama/prevenção & controle
Cuidados de Enfermagem
-Mamografia/enfermagem
Autoexame/enfermagem
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: CU1 - INFOMED - Centro Nacional de Información de Ciencias Médicas


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Id: lil-711812
Autor: Lima, Maria Alzete de; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag; Nascimento, Jennara Candido do; Caetano, Joselany Áfio.
Título: Virtual Guide On Ocular Self-Examination To Support The Self-Care Practice For People With HIV/AIDS / Cartilla Virtual En El Auto-Examen Para Apoyar A Los Ojos A La Práctica De Autoexamen Para Personas Com VIH/SIDA / Cartilha Virtual Sobre O Autoexame Ocular Para Apoio À Prática Do Autocuidado Para Pessoas Com HIV/AIDS
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;48(2):285-291, abr. 2014. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Objetivou-se descrever processo de desenvolvimento da cartilha virtual sobre autoexame ocular para pessoas com HIV/aids. A proposta metodológica seguiu as cinco etapas preconizadas por Falkembach: análise e planejamento, modelagem, implementação, avaliação e distribuição. A adequação da versão impressa para virtual requereu a construção de um vídeo tutorial, agregação de fotos ilustrativas para visualização de possíveis alterações oculares e ferramenta de interatividade com demonstração do resultado do exame ao usuário. Na avaliação inicial do material, foram diagnosticadas falhas no layout. Assim, comandos foram recolocados, unificados, dispostos em local de fácil visualização e foi feita a adequação da linguagem. Considera-se possível promover aproximação do usuário com métodos de prevenção na área da saúde ocular por meio de cartilha virtual, contribuindo para desenvolvimento de habilidades e divulgação do autoexame.
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El objetivo fue describir la preparación de una cartilla virtual acerca del autoexamen ocular para personas con VIH/Sida. La metodología siguió los cinco pasos preconizados por Falkembach: análisis y planificación, modelaje, implementación, evaluación y distribución. La adecuación de la versión impresa para la virtual requirió la construcción de un video tutorial, la adición de fotografías ilustrativas para visualización de posibles alteraciones oculares y una herramienta interactiva con demostración del resultado del examen para el usuario. En la evaluación inicial del material, se diagnosticaron las primeras fallas en el diseño, así, los comandos fueron reemplazados, unificados, dispuestos en local para fácil visualización y se realizó la adecuación del lenguaje. Es posible promover la proximidad del usuario con métodos de prevención en el área de la salud ocular a través de la cartilla virtual, contribuyendo en el desarrollo de capacidades y difusión del autoexamen.


Objetivou-se descrever processo de desenvolvimento da cartilha virtual sobre autoexame ocular para pessoas com HIV/aids. A proposta metodológica seguiu as cinco etapas preconizadas por Falkembach: análise e planejamento, modelagem, implementação, avaliação e distribuição. A adequação da versão impressa para virtual requereu a construção de um vídeo tutorial, agregação de fotos ilustrativas para visualização de possíveis alterações oculares e ferramenta de interatividade com demonstração do resultado do exame ao usuário. Na avaliação inicial do material, foram diagnosticadas falhas no layout. Assim, comandos foram recolocados, unificados, dispostos em local de fácil visualização e foi feita a adequação da linguagem. Considera-se possível promover aproximação do usuário com métodos de prevenção na área da saúde ocular por meio de cartilha virtual, contribuindo para desenvolvimento de habilidades e divulgação do autoexame.
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Descritores: Instrução por Computador
Oftalmopatias/diagnóstico
Educação de Pacientes como Assunto/métodos
Autocuidado/métodos
Autoexame/métodos
-Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/complicações
Oftalmopatias/etiologia
Infecções por HIV/complicações
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Almeida, Paulo Cesar de
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Id: lil-666738
Autor: Nascimento, Jennara Candido; Lima, Maria Alzete; Almeida, Paulo Cesár de; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag; Caetano, Joselany Áfio.
Título: Assessment of the virtual guide on eye self-examination in the context of HIV/AIDS
Fonte: Acta paul. enferm;25(spe1):87-93, 2012. tab.
Idioma: en.
Resumo: OBJECTIVE: To analyze the efficacy of a virtual guide with a view to promoting eye health. METHODS: Cross-sectional study carried out with 130 HIV/AIDS patients from an ambulatory unit between May and August/2010. The data was collected through interviews and observation, using three forms that addressed the socioeconomic profile, understanding and performing the virtual guide eye self-examination. Data were analysed using descriptive statistics, χ² and Fisher-Freeman-Halton tests. It was considered statistically significant p <0.05. RESULTS: The virtual guide was positively evaluated in the categories of understanding and adequacy of text illustrations. There was statistically significant difference between the tests performed with this virtual guide (p=0.036). Comparing the results obtained by participants and researchers, we observed similarities in the findings (p>0.140), excepting only the evaluation of the right eyelid. CONCLUSION: The virtual guide helped developing proper eye self-exam, enabling people to notice alterations in their eyes.

OBJETIVO: Analisar a eficácia de uma cartilha com vistas à promoção da saúde ocular. MÉTODOS: Estudo transversal, desenvolvido com 130 portadores do HIV/aids, atendidos em um ambulatório, entre maio e agosto/2010. A coleta foi realizada por meio de entrevista e observação, utilizando-se três formulários que abordaram o perfil socioeconômico, o entendimento da cartilha e a realização do autoexame ocular. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, testes de χ² e Fisher-Freeman-Halton. Consideraram-se como estatisticamente significantes aqueles com p<0,05. RESULTADOS: A cartilha foi avaliada positivamente nos quesitos entendimento do texto e adequação das ilustrações. Houve diferença estatisticamente significante entre os exames realizados com auxílio da cartilha (p=0,036). Comparando os resultados obtidos pelos participantes e pesquisadores, observou-se proximidade nos achados (p >0,140), excetuando apenas a avaliação da pálpebra direita. CONCLUSÃO: A cartilha auxiliou no desenvolvimento adequado do autoexame ocular, possibilitando às pessoas conhecerem as alterações no olho.

OBJETIVO: Analizar la eficacia de una cartilla con vistas a la promoción de la salud ocular. MÉTODOS: Estudio transversal, desarrollado con 130 portadores del VIH/Sida, atendidos en un consultorio externo, entre Mayo y Agosto/2010. La recolección de los datos fue realizada por medio de entrevista y observación, utilizándose tres formularios que abordaron el perfil socioeconómico, el entendimiento de la cartilla y la realización del autoexamen ocular. Los datos fueron analizados por medio de la estadística descriptiva, test de χ2 y Fisher-Freeman-Halton. Se consideraron como estadísticamente significativos aquellos con p<0,05. RESULTADOS: La cartilla fue evaluada positivamente en los criterios de entendimiento del texto y adecuación de las ilustraciones. Hubo diferencia estadísticamente significativa entre los exámenes realizados con ayuda de la cartilla (p=0,036). Comparando los resultados obtenidos por los participantes e investigadores, se observó aproximación en los hallazgos (p >0,140), exceptuando la evaluación del párpado derecho. CONCLUSIÓN: La cartilla ayudó en el desarrollo adecuado del autoexamen ocular, permitiendo a las personas conocer las alteraciones en el ojo.
Descritores: Autoexame
Infecções por HIV/diagnóstico
Promoção da Saúde
Saúde Ocular
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/diagnóstico
Tecnologia Educacional
-Estudos de Avaliação como Assunto
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1.2 - Biblioteca Central


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Id: biblio-961131
Autor: Lima, Maria Alzete de; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag; Nascimento, Jennara Cândido do; Caetano, Joselany Áfio.
Título: Comparing Interrater reliability between eye examination and eye self-examination / Comparação de confiabilidade interobservador do exame ocular versus autoexame / Comparación de confiabilidad interobservadorvdel examen ocular versus el autoexamen
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);25:e2966, 2017. tab.
Idioma: en.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Resumo: Reume Objective: to compare Interrater reliability concerning two eye assessment methods. Method: quasi-experimental study conducted with 324 college students including eye self-examination and eye assessment performed by the researchers in a public university. Kappa coefficient was used to verify agreement. Results: reliability coefficients between Interraters ranged from 0.85 to 0.95, with statistical significance at 0.05. The exams to check for near acuity and peripheral vision presented a reasonable kappa >0.2. The remaining coefficients were higher, ranging from very to totally reliable. Conclusion: comparatively, the results of both methods were similar. The virtual manual on eye self-examination can be used to screen for eye conditions.

Resumo Objetivo: comparar a confiabilidade interobservador de dois métodos de avaliação ocular. Método: estudo quase experimental, realizado com 324 alunos universitários, por meio do autoexame ocular e da avaliação ocular feita por pesquisadores em uma universidade pública. Para análise de concordância, utilizou-se o índice Kappa. Resultados: os valores obtidos para confiabilidade interobservadores variaram entre 0,85 e 0,95, tendo como significância estatística 0,05. Nos exames da acuidade visual para perto e visão periférica, observou-se índice de concordância considerado razoável, com Kappa >0,2. Os demais índices foram superiores, com variação entre muito e totalmente confiável. Conclusão: comparativamente, os dois resultados dos exames mostraram-se similares. A cartilha virtual sobre autoexame ocular pode ser utilizada para rastrear problemas na visão.

Resumen Objetivo: comparar la confiabilidad interobservador de dos métodos de evaluación ocular. Método: estudio casi experimental, realizado con 324 alumnos universitarios, por medio del autoexamen ocular y de la evaluación ocular hecha por investigadores en una universidad pública. Para el análisis de concordancia, se utilizó el índice Kappa. Resultados: los valores obtenidos para confiabilidad interobservadores variaron entre 0,85 y 0,95, teniendo como significación estadística 0,05. En los exámenes de acuidad visual para cerca y visión periférica, se observó índice de concordancia considerado razonable, con Kappa >0,2. Los demás índices fueron superiores, con variación entre mucho y totalmente confiable. Conclusión: comparativamente, los dos resultados de los exámenes se mostraron similares. La cartilla virtual sobre autoexamen ocular puede ser utilizada para rastrear problemas de visión.
Descritores: Autoexame/métodos
Autoexame/estatística & dados numéricos
Oftalmopatias/diagnóstico
-Variações Dependentes do Observador
Reprodutibilidade dos Testes
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-896665
Autor: Nascimento, Jennara Candido; Lima, Maria Alzete; Barros, Lívia Moreira; Galindo Neto, Nelson Miguel; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag; Caetano, Joselany Áfio.
Título: Tecnologia para realização do autoexame ocular: comparação entre cartilha impressa e virtual / Tecnología para la realización del autoexamen ocular: comparación entre cartilla impresa y virtual / Technology for performing ocular self-examination: comparison between printed and virtual booklets
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;52:e03326, 2018. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: Comparar os resultados do autoexame ocular realizado com auxílio das versões impressa e virtual de cartilha educativa. Método: Estudo quase-experimental realizado em escola estadual de capital do nordeste brasileiro, com 100 estudantes divididos igualmente em grupo controle e intervenção, mediante pareamento quanto à idade, ao sexo, à escolaridade e à situação econômica. Foram aplicados Testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher, com nível significância de 5%. Resultados: Os resultados do autoexame obtidos pelas cartilhas virtual e impressa foram estatisticamente semelhantes, exceto no item Alterações do reflexo pupilar, no qual a cartilha virtual foi mais eficaz para sua identificação (p=0,049). Conclusão: As versões impressa e virtual da cartilha educativa ocular possuem eficácia semelhante para a realização do autoexame ocular.

RESUMEN Objetivo: Comparar los resultados del autoexamen ocular realizado con auxilio de las versiones impresa y virtual de cartilla educativa. Método: Estudio cuasi-experimental llevado a cabo en escuela estadual de capital del nordeste brasileño, con 100 estudiantes divididos igualmente en grupo control e intervención, mediante pareamiento en cuanto a la edad, el sexo, la sexualidad y situación económica. Fueron aplicadas Pruebas de Chi cuadrado de Pearson y Exacta de Fisher, con nivel de significación del 5%. Resultados: Los resultados del autoexamen obtenidos por las cartillas virtual e impresa fueron estadísticamente semejantes, excepto por el punto Modificaciones del reflejo pupilar, en el que la cartilla virtual fue más eficaz para su identificación (p=0,049). Conclusión: Las versiones impresa y virtual de cartilla educativa ocular tienen efectividad semejante para la realización del autoexamen ocular.

ABSTRACT Objective: Comparing the results of the ocular self-examination performed with the aid of printed and virtual versions of an educational booklet. Method: A quasi-experimental study carried out in a state (public) school of a capital in northeast Brazil, with 100 students equally divided into control and intervention groups according to age, gender, schooling and economic status. Pearson's Chi-square test and Fisher's exact test were applied with a significance level of 5%. Results: The results of the self-examination obtained by the virtual and printed booklets were statistically similar, except for the item 'Alterations of the pupillary reflex', in which the virtual booklet was more effective for its identification (p=0.049). Conclusion: The printed and virtual versions of the ocular educational booklet have similar efficacy for performing ocular self-examination.
Descritores: Saúde Ocular
Educação em Saúde
Autoexame
-Serviços de Saúde Escolar
Tecnologia Educacional
Ensino Fundamental e Médio
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: lil-422153
Autor: Semina Educativa.
Título: Semina Educativa / Educative Semina.
Fonte: Sao Paulo; Semina Educativa; 2004. 15 p. ilus.
Idioma: pt.
Descritores: Materiais de Ensino
Gravidez
Autoexame
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Educação Sexual
Gravação de Videoteipe
Medicina Reprodutiva
Saúde da Família
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Responsável: BR1310.1 - Núcleo de Biblioteca
BR1310.1; F0717


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Id: biblio-932948
Autor: Soares, Maria da Candelária; Gennari, Ana Flavia Pagliusi; Vranjac, Rosa Maria; Barbosa, Silvia Cristina Fedato.
Título: Sorria toda vida, viva com saúde bucal: autocuidados e cuidadores.
Fonte: São Paulo; São Paulo (Estado) Secretaria da Saúde; jan. 2001. 24 p. ilus.
Idioma: pt.
Descritores: Diagnóstico Bucal/métodos
Educação em Saúde Bucal/normas
Saúde Bucal/normas
Autoexame/métodos
-Cuidadores/educação
Higiene Bucal/métodos
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; S238s


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Magalhäes, Marina Helena Cury Gallottini de
Id: biblio-872269
Autor: Dib, Luciano Lauria; Kowalski, Luiz Paulo; Pinto Junior, Décio dos Santos; Magalhães, Marina Helena Cury Gallottini de.
Título: Enfrentando o câncer bucal / Face to oral cancer
Fonte: Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent;53(5):353-60, set.-out. 1999. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Fatores de risco, incidência, diagnóstico precoce, auto-exame, tipos e técnicas de biópsia, modalidade de tratamento e reabilitação, e até o mapeamento genético são tópicos que devem ser cada vez mais incorporados ao repertório do cirurgião-dentista no dia-a-dia da clínica
Descritores: Neoplasias Bucais/diagnóstico
Neoplasias Bucais/prevenção & controle
Neoplasias Bucais/terapia
-Autoexame/métodos
Responsável: BR97.1 - Serviço de Documentação Odontológica



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