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Sousa, Fátima Aparecida Emm Faleiros
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Id: biblio-960986
Autor: Sousa, Fátima Aparecida Emm Faleiros; Silva, Talita de Cássia Raminelli da; Siqueira, Hilze Benigno de Oliveira Moura; Saltareli, Simone; Gomez, Rodrigo Ramon Falconi; Hortense, Priscilla.
Título: Pain from the life cycle perspective: Evaluation and Measurement through psychophysical methods of category estimation and magnitude estimation / A dor desde a perspectiva do ciclo de vida: avaliação e medição através de métodos psicofísicos de estimação de categoria e magnitude / El dolor desde la perspectiva del ciclo de vida: evaluación y medición a través de métodos psicofísicos de estimación de categoría y de magnitud
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);24:e2769, 2016. tab.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: Abstract Objective: to describe acute and chronic pain from the perspective of the life cycle. Methods: participants: 861 people in pain. The Multidimensional Pain Evaluation Scale (MPES) was used. Results: in the category estimation method the highest descriptors of chronic pain for children/ adolescents were "Annoying" and for adults "Uncomfortable". The highest descriptors of acute pain for children/adolescents was "Complicated"; and for adults was "Unbearable". In magnitude estimation method, the highest descriptors of chronic pain was "Desperate" and for descriptors of acute pain was "Terrible". Conclusions: the MPES is a reliable scale it can be applied during different stages of development.

Resumo Objetivo: descrever a dor aguda e a crônica na perspectiva do ciclo vital. Métodos: participaram 861 pessoas com dor. Foi utilizada a Escala Multidimensional de Avaliação da Dor (EMADOR). Resultados: no método da estimação de categoria o descritor da dor crônica de maior atribuição para crianças e adolescentes foi "Chata" e para adultos foi "Desconfortável". Os descritores de maior atribuição para dor aguda em crianças e adolescentes foram "Complicada" e em adultos "Insuportável". No método de estimação de magnitude, o descritor de maior atribuição na dor crônica foi "Atormentadora" e na dor aguda foi "Terrível". Conclusões: a EMADOR é uma escala confiável e pode ser utilizada nas diferentes etapas do desenvolvimento humano.

Resumen Objetivo: la descripción del dolor agudo y crónico desde las perspectiva del ciclo de vida. Métodos: participaron 861 personas con dolor. Se utilizó la Escala Multidimensional de Evaluación del Dolor (EMEDOR). Resultados: en el método de estimación de categoría el descriptor de dolor crónico más alto para niños y adolescentes fue de Molesto y para adultos fue Incómodo. Los descriptores mayores de dolor agudo para niños y adolescentes fueron Complejo y para adultos Insoportable. En el método de estimación de magnitud, el mayor descriptor de dolor crónico fueron Atormentador y el mayor de dolor agudo fue Terrible. Conclusiones: la EMEDOR es una escala confiable y puede ser utilizada en diferentes etapas de desarrollo.
Descritores: Medição da Dor/métodos
Dor Aguda/diagnóstico
Dor Crônica/diagnóstico
-Psicofísica
Medição da Dor/psicologia
Estudos Transversais
Fatores Etários
Dor Aguda/psicologia
Dor Crônica/psicologia
Limites: Seres Humanos
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Adulto Jovem
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1021972
Autor: Pedraza Gómez, Zandra.
Título: O Uso de Si e a Educação Psicossomática: Exercícios Estéticos-Políticos da Cultura Somática Moderna / De la educación física y el uso de sí: ejercicios estético-políticos de la cultura somática moderna / The Use of Self and Somatic Education
Fonte: Movimento (Porto Alegre);14(2):13-37, maio/ago. 2008.
Idioma: en; es.
Resumo: O artigo explora o papel da educação física na antropologia da modernidade bem como o papel das técnicas corporais surgidas ao longo do século XX. A educação somática proposta pela técnica Alexander, a bioenergética ou o método Pilates são interpretados como elementos de uma estética política que oferece a possibilidade de transformar as experiências de si e concebe uma educação estética com base na expansão das qualidades subjetivas para o auto-conhecimento

Este artículo revisa el papel de la educación física y de las técnicas corporales surgidas a lo largo del siglo XX en la antropología de la modernidad. La educación somática que proponen técnicas corporales como la técnica Alexander, la bioenergética y el método Pilates, se interpreta como elemento de una estético-política que ofrece la posibilidad de transformar las experiencias de la educación física y concibe una educación estética a partir de la expansión de las cualidades subjetivas para el auto-conocimiento

The article explores the role of physical education in the anthropology of modernity as well as the role of corporeal techniques appeared along the 20th century. The somatic education proposed by the Alexander Technique, Bioenergetics or the Pilates Method are interpreted as part of an aesthetic politics which allows to transform the experience of the self and offers an aesthetic education based upon the expansion of subjective qualities for the knowledge of the sel
Descritores: Corpo Humano
Antropologia
-Psicofísica
Estética
Cinestesia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-752004
Autor: Andrade, Michael Jackson Oliveira de; Silva, Jandilson Avelino; Santos, Natanael Antônio dos.
Título: Influência do cronotipo e do horário da medida na sensibilidade ao contraste visual / Influence of chronotype and measure time on visual contrast sentitivity
Fonte: Psicol. reflex. crit;28(3):522-531, Jul-Sep/2015. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar a curva de sensibilidade ao contraste para estímulos de grades senoidais verticais de frequências espaciais de 0,2; 0,6; 1; 3,1; 6,1; 8,8; 13,2 e 15,6 ciclos por grau de ângulo visual; em um ritmo de 24 horas de adultos saudáveis de diferentes cronotipos. Participaram desta pesquisa 18 voluntários do sexo masculino com idade de 19 a 31 anos (M=23,8; DP=3,29). Os participantes foram divididos em grupos de acordo com o cronotipo: Matutino (n=5), Intermediário (n=9) e Moderadamente vespertino (n=4). Utilizaram-se como instrumentos medidas neuropsicológicas e o software Metropsis para avaliar a Função de Sensibilidade ao Contraste (FSC). As medidas da FSC foram realizadas com o método psicofísico da escolha forçada entre duas alternativas espaciais. Os resultados apresentaram alterações nas dimensões relacionadas ao processamento cognitivo e na FSC de sujeitos Matutinos [F (14; 76303) = 38,92; p<0,05], Intermediários [F(14; 505) = 2,79; p<0,05] e Moderadamente vespertinos [F(14; 279) = 2,75; p<0,05] de acordo com os horários de medida. Concluiu-se que a sensibilidade ao contraste é um aspecto importante para o estudo da percepção visual circadiana, sugerindo que os mecanismos sensórios que processam o contraste visual estão diretamente relacionados à hora e o padrão do cronotipo. (AU)

This study aimed to evaluate the contrast sensitivity curve for the stimuli of vertical sinusoidal grids with spatial frequencies of .2; .6; 1; 3.1; 6.1; 8.8; 13.2 and 15.6 cycles per degree of visual angle, in a 24- hour rhythm of healthy adults of different chronotypes. This study had 18 participants aged 19 to 31 years (M=23.8; SD=3.29) divided into groups according to the chronotype: Morningness (n=5), Intermediate (n=9) and Moderate Eveningness (n=4). Neuropsychological measures and the Metropsis software were used to evaluate the Contrast Sensitivity Function (CSF). CSF measurements were performed by the psychophysical method of forced choice between two spatial alternatives. Results showed significant changes in the dimensions related to cognitive processing and CSF for morning subjects [F (14; 76303) = 38.92; p < .05], Intermediate subjects [F (14, 505) = 2.79; p< .05] and moderately evening subjects [F (14, 279) = 2.75; p< .05] in accordance with the measured time. The study concluded that contrast sensitivity is an important aspect to the study of circadian visual perception, suggesting that the sensorial mechanisms which process visual contrast are directly related to the time and pattern of people's chronotypes.(AU)
Descritores: Psicofísica
Sensibilidades de Contraste
Ritmo Circadiano
-Atenção
Sono
Fadiga
Limites: Seres Humanos
Masculino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-913980
Autor: Santos, Hernani Pereira dos; Verissimo, Danilo Saretta.
Título: A teoria de Helmholtz sobre a percepção espacial: psicofísica e filosofia transcendental / Helmholtz's theory of spatial perception: Psychophysics and transcendental Philosophy
Fonte: Memorandum;34:14-32, jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Propõe-se a análise de aspectos da teoria de Hermann von Helmholtz sobre a percepção espacial a fim de destacar algumas tensões básicas que constituem o cenário de seu projeto científico. Sugere-se que a sua teoria da percepção encerra a problemática da coexistência de duas estratégias metodológicas distintas para a investigação da percepção espacial e para a elaboração de sua epistemologia empírica. Para solucionar a aparente dicotomia metodológica de dois tipos de estudos e avançar a sua própria teoria da percepção e a sua epistemologia, Helmholtz parece ter adotado a estratégia de naturalizar muitos dos problemas transcendentais provenientes da filosofia kantiana. Apresenta-se, então, em um primeiro momento, os fundamentos metodológicos das pesquisas psicofísicas de Helmholtz. Na sequência, são apresentados e discutidos alguns temas exemplares de seu método de análise e de sua teoria da percepção espacial. Por fim, são fornecidos alguns comentários sobre a sua epistemologia empirista.(AU)

An analysis of some aspects of Hermann von Helmholtz's theory of spatial perception is proposed in order to highlight some basic tensions which constitute the scenario of his scientific project. It is suggested that his theory of perception contains the problematic of the coexistence of two distinct methodological strategies for the investigation of spatial perception and for the elaboration of his empirical epistemology. In order to solve the apparent methodological dichotomy of two types of studies and to advance on his own theory of perception and epistemology, it seems Helmholtzadopted the strategy of naturalizing many of the transcendental problems arising from Kantian Philosophy. Thus, in a first moment, the methodological foundations of the Psychophysical investigations of Helmholtz are presented. In sequence, some examples of his method of analysis and his theory of spatial perception are presented and analyzed. Finally, some comments are provided in respect of his empiricist epistemology.(AU)
Descritores: Psicologia
Psicofísica
Percepção Visual
Responsável: BR654.1 - BIB - Biblioteca Universitária


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Id: lil-777763
Autor: Santos, Natanael Antonio dos; Campos Neto, Armindo de Arruda; Sousa, Bruno Marinho de; Pessoa, Ediko Dominike Cruz; Nogueira, Renata Maria Toscano Barreto Lyra.
Título: Matlab and eye-tracking: applications in psychophysics and basic psychological processes / Matlab e rastreamento ocular: aplicações em psicofísica e processos psicológicos básicos / Matlab y rastreo ocular: aplicaciones en la psicofísica y procesos psicológicos básicos
Fonte: Temas psicol. (Online);22(3):601-589, dez. 2014. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: This article aims to demonstrate the utilities of Matlab (MATrix LABoratory) and eye-tracker for research in psychophysics and basic processes. We first introduce its origin, functioning, and advantages over other programs, and then we review different applications of Matlab in psychophysical tests involving eye-trackers. As an example, we present the development of a psychophysical test involving eye-tracker and Matlab, showing its ability to communicate and interact with other devices and programming languages. Finally, we emphasize the advantages and difficulties of working with Matlab.

Esse artigo teve como objetivo demonstrar a funcionalidade e capacidade do Matlab (MATrix LABoratory) e rastreamento de movimentos oculares (eye-tracker) para pesquisas em psicofísica e processos básicos. Para isso é apresentado primeiramente os fundamentos da criação e funcionamento do Matlab e suas vantagens sobre outros softwares. Em seguida são apresentadas diferentes aplicações do Matlab em testes psicofísicos com rastreadores de movimentos oculares (eyetracker). Também é apresentada a criação de um teste psicofísico em Matlab para umeyetracker e sua capacidade de se comunicar/interagir com outras linguagens. Por fim, são enfatizadas as vantagens e dificuldades de se trabalhar com esse tipo de ferramenta.

El objetivo principal de este trabajo fue exponer algunas de las aplicaciones que tiene el software Mat-lab (MATrix LABoratory) y Eyetracker en las investigaciones con psicofísica y procesos básicos. Para alcanzar este objetivo, el artículo se organiza en cuatro secciones. La primera aborda los aspectos básicos de la creación y gestión del software. La segunda sección expone sus diferentes aplicaciones en las pruebas psicofísicas. La tercera parte muestra un ejemplo de cómo crear una prueba psicofísica con eye-tracker programado por Matlab. Por último, se destacan las ventajas y dificultades de trabajar con este software.
Descritores: Movimentos Oculares
Psicofísica
Desenvolvimento Tecnológico
Responsável: BR1338.1 - Biblioteca Central Prof. Eurico Back


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-770379
Autor: Mauerberg-de-Castro, Eliane; Tavares, Carolina Paioli; Paula, Adriana Inês de; Crozara, Gabriella Braga; Campbell, Debra Frances.
Título: Using psychophysical tools to quantify body image perception: a tutorial / Usando ferramentas psicofísicas para quantificar a percepção da imagem corporal: um tutorial / Utilizando herramientas psico-física para cuantificar la percepción de imagen corporal: un tutorial
Fonte: Motriz rev. educ. fís. (Impr.);21(4):329-343, Oct.-Dec. 2015. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: This article presents a tutorial about two protocols that can be used to measure an individual's perception of body image, direct and indirect , and which follow S.S. ( Stevens 1951) methods. Two psychophysical task approaches illustrate the ability of individuals to quantify body image distortions. We selected psychophysical tasks that indirectly assess a participant's behavioral component of body image (i.e., satisfaction tendencies about body image); and second, the cognitive component of body image (i.e., individuals' perceptual accuracy in magnitude estimation tasks, which depend on a familiarity with interval scales and the use of numbers and ratios to represent physical dimensions of stimuli). We determined individuals' perceptual sensitivity (i.e., his or her perceptual style ) to manipulations of the body's size by using Stevens' power function ( Stevens, 1951).

Este artigo apresenta um tutorial sobre dois protocolos que podem ser usados para medir a percepção de imagem corporal, direta e indiretamente , com base nos métodos de S.S. ( Stevens 1951). Duas abordagens psicofísicas ilustram a capacidade dos indivíduos para quantificar as distorções da imagem corporal. Nós selecionamos tarefas psicofísicas que avaliam indiretamente o componente comportamental da imagem corporal do participante (ou seja, tendências de satisfação sobre imagem corporal); e segundo, o componente cognitivo da imagem corporal (ou seja, precisão perceptual nas tarefas de estimativa de magnitude, que dependem de uma familiaridade com escalas de intervalo, e com o uso de números e proporções para representar dimensões físicas dos estímulos). Determinamos a sensibilidade perceptual dos indivíduos (ou seja, seu estilo perceptual) em tarefas de manipulação do tamanho do corpo, usando a função de potência de S.S. Stevens ( Stevens, 1951).

Este artículo presenta un tutorial en dos protocolos que pueden utilizarse para medir la percepción de imagen corporal, directa e indirectamente , con base en métodos de S.S. ( Stevens 1951). Dos enfoques físicos ilustran la capacidad de los individuos para cuantificar las distorsiones de la imagen corporal. Hemos seleccionado las tareas psico-físicas que evalúan indirectamente el componente conductual de la imagen corporal del participante (es decir, tendencias de satisfacción sobre imagen corporal); y en segundo lugar, el componente cognitivo de la imagen corporal (es decir, precisión perceptiva en las tareas de estimación de magnitud que dependen de una familiaridad con las escalas de intervalo, y con el uso de los números y proporciones para representar dimensiones físicas de los estímulos). Determinar la sensibilidad perceptual de los individuos (es decir, su estilo perceptual ) en tareas de manipulación del tamaño corporal, usando la función de potencia de S.S. Stevens ( Stevens, 1951).
Descritores: Imagem Corporal
Percepção Visual
-Psicofísica/métodos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Casarotto, Raquel Aparecida
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Id: lil-745521
Autor: Sanchez, Carolina Mouco Viana; Casarotto, Raquel Aparecida.
Título: Há uma zona de conforto ideal para escrever na lousa que previna a dor em ombro de professores? / Is there an ideal comfort zone for writing in blackboard to preventshoulder pain in teachers?
Fonte: Rev. ter. ocup;25(3):299-308, set.-dez. 2014. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: As doenças do ombro estão fortemente relacionadas aos afastamentos de trabalho e os professores estão incluídos entre os profissionais que apresentam sobrecarga nesta articulação pelas posturas de trabalho. Os objetivos deste estudo foram identificar prevalências de queixas musculoesqueléticas dentre estes profissionais e estabelecer uma zona de conforto para escrita na lousa. A avaliação das queixas foi realizada através do Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares e Mapa de Desconforto Postural em 82 professores do Ensino Básico, Fundamental e Médio. A zona de conforto foi avaliada através de estudo psicofísico utilizando as Escalas Visual Analógica e de Borg. Os resultados mostraram que coluna lombar, pernas e ombro direito apresentaram maiores índices de queixas de dor musculoesquelética e que alturas na faixa de 20 cm acima da altura do ombro a 20 cm abaixo não tiveram relação causa-efeito com o nível de desconforto para escrever na lousa (p<.05). Concluiu-se que professores podem apresentar sobrecarga postural no ombro dependendo da altura em que escrevem na lousa.

Shoulder disorders represent are highly related with occupational diseases and teachers are included amongprofessionals who have this joint overloaded by working postures. The objectives of this study were to identify the prevalence of musculoskeletal complaints among these professionals and to establish a comfort zone for writing on a blackboard. The evaluation of complaints was performed using the Nordic Musculoskeletal Questionnaire and Map of Postural Discomfort (or Postural Discomfort Map) in 82 Elementary and High School teachers. The comfort zone was evaluated by psychophysical study using the Visual Analogue and Borg Scales. The results showed that lumbar spine, legs and right shoulder had higher rates of complaints and heights between 20 cm above and 20 cm below shoulderlevel showed no discomfort to blackboard writing (p.<05). It wasconcluded that teachers may have postural overload on shoulderdepending on the height that they write on the blackboard.
Descritores: Docentes
Dor Musculoesquelética
Ombro/fisiopatologia
Psicofísica
Avaliação da Capacidade de Trabalho
-Local de Trabalho
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação


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Texto completo SciELO Saúde Pública
Martini, Ligia Araujo
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Id: lil-744834
Autor: Kurihayashi, Aline Yukari; Augusto, Rosangela Aparecida; Escaldelai, Fernanda Martins Dias; Martini, Lígia Araújo.
Título: Estado nutricional de vitaminas A e D em crianças participantes de programa de suplementação alimentar / Vitamin A and D status among child participants in a food supplementation program / Concentraciones séricas de vitaminas A y D en niños del programa de distribución de leche fortificada
Fonte: Cad. saúde pública = Rep. public health;31(3):531-542, 03/2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Foram avaliados as concentrações séricas de vitaminas A e D e os fatores associados em crianças beneficiárias de programa de distribuição de leite fortificado, sendo utilizados modelos de regressão linear múltiplos com seleção hierárquica de variáveis independentes (condição sociodemográfica, de saúde, alimentação, amamentação, consumo do leite fortificado, exposição solar, antropometria, retinol e calcidiol séricos). Foram consideradas insuficiência e deficiência de vitamina A e de vitamina D as concentrações séricas < 1,05µmol/L, 0,70µmo/L, 30ng/mL e 20ng/mL, respectivamente. Houve inadequação do consumo alimentar de vitaminas A e D. As prevalências de insuficiência e deficiência de vitamina A e de vitamina D foram 19%, 6%, 82% e 58%, respectivamente. Os fatores associados às menores concentrações séricas de vitamina A foram: amamentação materna exclusiva < 120 dias, ausência de trabalho materno combinada com menor escolaridade materna, maior número de pessoas que consomem leite fortificado no domicílio e menor vitamina D sérica. Para a vitamina D, foram: menor exposição ao sol e menor vitamina A sérica. Ações de educação nutricional são necessárias para melhorar a situação nutricional dessas crianças.

Vitamin A and D serum concentrations and risk factors for their deficiencies were investigated in children participating in a government-sponsored fortified milk program. The study used multivariate linear regression analysis with hierarchical selection of independent variables: socio-demographic conditions, children's health, food consumption, breastfeeding, fortified milk, exposure to sunlight, anthropometric measurements, and serum concentration of retinol and 25(OH)D. Vitamin A and vitamin D insufficiency and deficiency values were defined as < 1.05µmol/L, < 0.7µmol/L, < 30ng/mL, and < 20ng/mL, respectively. Vitamin A and D intake was inadequate. Prevalence rates for vitamin A and vitamin D insufficiency and deficiency were 19%, 6%, 82%, and 58%, respectively. Factors associated with low serum vitamin A were exclusive breastfeeding for less than 120 days, low maternal schooling, maternal unemployment, more consumers of fortified milk in the family, and low serum vitamin D. Factors associated with vitamin D deficiency were low exposure to sunlight and low serum vitamin A. Nutritional education is needed to improve children's nutritional status.

Se evaluaron las concentraciones séricas de vitaminas A y D y factores asociados en niños que se benefician del programa de distribución de leche fortificada. Se utilizaron múltiples modelos de regresión lineal, con una selección jerárquica de las variables independientes (estatus sociodemográfico, salud, alimentación, lactancia materna, consumo de leche fortificada, exposición al sol, medidas antropométricas, retinol y calcidiol séricos). Para la insuficiencia y deficiencia de vitamina A y vitamina D, se adoptaron concentraciones séricas < 1,05µmol/L, < 0,70µmol/L, < 30ng/mL, < 20ng/mL, respectivamente. La inadecuación del consumo de alimentos para vitamina A y vitamina D fue de un 40% y 100%, respectivamente. La prevalencia de insuficiencia y la deficiencia de vitamina A y vitamina D fue de un 19%, 6%, 82% y 58%, respectivamente. Los factores asociados más pequeños de vitamina A sérica fueron: lactancia exclusiva < 120 días, ausencia de empleo de la madre, combinada con una baja educación materna y menor vitamina D sérica. Para la vitamina D fueron: menor exposición al sol y menor vitamina A sérica. Las acciones de educación nutricional son necesarias para mejorar la situación nutricional de estos niños.
Descritores: Atenção/fisiologia
Córtex Visual/fisiologia
-Mapeamento Encefálico/métodos
Área de Dependência-Independência
Imagem por Ressonância Magnética/métodos
Neurônios/fisiologia
Psicofísica
Estimulação Luminosa/métodos
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Research Support, N.I.H., Extramural
Research Support, U.S. Gov't, Non-P.H.S.
Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-741658
Autor: Durgin, Frank H.
Título: Angular scale expansion theory and the misperception of egocentric distance in locomotor space
Fonte: Psychol. neurosci. (Impr.);7(3):253-260, July-Dec. 2014. ilus.
Idioma: en.
Resumo: Perception is crucial for the control of action, but perception need not be scaled accurately to produce accurate actions. This paper reviews evidence for an elegant new theory of locomotor space perception that is based on the dense coding of angular declination so that action control may be guided by richer feedback. The theory accounts for why so much direct-estimation data suggests that egocentric distance is underestimated despite the fact that action measures have been interpreted as indicating accurate perception. Actions are calibrated to the perceived scale of space and thus action measures are typically unable to distinguish systematic (e.g., linearly scaled) misperception from accurate perception. Whereas subjective reports of the scaling of linear extent are difficult to evaluate in absolute terms, study of the scaling of perceived angles (which exist in a known scale, delimited by vertical and horizontal) provides new evidence regarding the perceptual scaling of locomotor space.
Descritores: Percepção de Distância
Percepção Espacial
-Psicofísica
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Texto completo SciELO Brasil
Silva, José Aparecido da
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Id: lil-741501
Autor: Penha, Márcio Rogério; Garcia, Ricardo Basso; Douchkin, Igor Otto; Silva, José Aparecido da.
Título: Precisão, sensibilidade e confiança na percepção háptica de peso na presença ou ausência de movimento e visão / Precision, sensitivity and confidence in haptic perception of weight in the presence or absence of movement and vision / Precisión, sensibilidad y confiabilidad en la percepción háptica de peso en la presencia o ausencia de movimiento y visión
Fonte: Estud. psicol. (Natal);19(4):268-277, out.-dez. 2014. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa investigou a influência do movimento muscular e da visão na precisão, sensibilidade e nível de confiança na percepção háptica de peso. Os participantes compararam pesos colocados sobre as palmas das mãos e, conforme a condição experimental, podiam movimentar ou não os braços, bem como visualizar ou não suas mãos e os estímulos. Os resultados mostraram que a precisão e a sensibilidade foram influenciadas pelo movimento e, em menor grau, pela visão. Em geral, o movimento leva à maior precisão e mais sensibilidade, e a contribuição da visão ocorreu nas condições sem movimento. O nível de confiança não foi influenciado pelo movimento, mas foi influenciado pela visão, sobretudo nas condições sem movimento. O nível de confiança foi congruente à precisão dos julgamentos somente na ausência de visão, sugerindo um conhecimento implícito da precisão...

In this research we investigated the influence of muscle movement and vision in precision, sensitivity and level of confidence in the haptic perception of weight. The participants compared objects' weight placed on the palms of their hands and, according to the experimental condition, they could or could not make arm movements and make visual contact with the stimuli. The results showed that precision and sensitivity were mainly affected by movement and, to a less extent, by vision. In general, movements produced better precision and sensitivity, and vision contributed only in the conditions without movement. The confidence level was influenced by vision, especially in conditions without movement. Confidence was consistent with precision in conditions without vision, suggesting an implicit knowledge about precision...

Este estudio investigó la influencia de los movimientos musculares y visión en la precisión, la sensibilidad y el nivel de confiabilidad en la percepción háptica de peso. Los participantes compararon los pesos colocados en las palmas de las manos y, de acuerdo a la condición experimental, se podían o no mover sus brazos y visualizar o no los estímulos. Los resultados mostraron que la precisión y la sensibilidad han sido influenciados por el movimiento y, en menor medida, por la visión. En general, el movimiento conduce a una mayor precisión y sensibilidad, y la contribución de la visión ocurrió en las condiciones sin movimientos. El nivel de confiabilidad fue afectado por la visión, especialmente en condiciones sin movimientos. El nivel de confianza era congruente con la precisión de los juicios únicamente en ausencia de la visión, lo que sugiere un conocimiento implícito de la precisión...
Descritores: Discriminação (Psicologia)
Percepção da Dor
Psicofísica
Percepção do Tato
Percepção Visual
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede



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