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Id: lil-776501
Autor: Telles, Lisieux E. de B; Barros, Alcina J; Moreira, Caroline G; Almeida, Mariana R; Telles, Mateus de B; Day, Vivian P.
Título: Intimate partner violence during pregnancy: case report of a forensic psychiatric evaluation
Fonte: Rev. bras. psiquiatr;38(1):87-88, Jan.-Mar. 2016.
Idioma: en.
Descritores: Psiquiatria Legal/organização & administração
Violência por Parceiro Íntimo/psicologia
-Controle Comportamental/psicologia
Relações Familiares/psicologia
Violência por Parceiro Íntimo/legislação & jurisprudência
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Gravidez
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Carta
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-693644
Autor: Cade, Nagela Valadão; Borloti, Elizeu; Perin, Andréa Rosalém Vieira e Roriz; Silveira, Kelly Ambrósio; Ferraz, Ludmila; Bergamim, Margareth Pereira.
Título: Efeitos de um treinamento em autocontrole aplicado em obesos / Effects of a self-control training applied to obese patients / Efectos de un entrenamiento en autocontrol aplicado en obesos
Fonte: Cogitare enferm;14(1):65-72, jan.-mar. 2009. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Estudo descritivo, de natureza qualitativa, do tipo delineamento experimental intra-sujeito. Verifica o efeito de um Treinamento em Autocontrole-TA sobre os fatores comportamentais que influenciam o peso corporal e descreve as variáveis que interferem no alcance de metas individuais. O TA foi aplicado em mulheres obesas em tratamento no Programa de Obesidade de um hospital público de Vitória-ES, em 12 sessões grupais semanais. O comportamento de cinco pacientes, das dez que iniciaram o TA, foi analisado, observando-se mudanças favoráveis nas relações sociais, familiares, pessoais e nos estados emocionais. Houve alteração de comportamentos relacionados com perda de peso corporal, com atividade física e comportamento alimentar, que produziram conseqüências discretas na redução do peso.

Descriptive and qualitative study using an intra-subject experimental design. It verifies the effect of Self-control Training-ST on the behavioral factors that influence overweight and describes the variables that interfere in reaching the individual goals. The TA was applied to obese women that were patients at an public hospital in Vitória-ES, Brazil, during 12 week group sessions. From 10 patients that enrolled the TA, the behavior of five of them was analyzed. The results points out to favorable changes in familial, interpersonal, and personal relationships and emotions. Behavioral modifications were related to weight loss such as eating behavior and exercises that produced modest consequences on obesity.

Estudio descriptivo, de naturaleza cualitativa, del tipo delineamiento experimental intrasujeto. Verifica el efecto de un Entrenamiento en Autocontrol-EA sobre los factores comportamentales que influyen en el peso corporal y describe las variables que interfieren en el alcance de metas individuales. El EA fue aplicado en mujeres obesas en tratamiento en el Programa de Obesidad de un hospital público de Victoria-ES, en 12 (doce) sesiones grupales semanales. El comportamiento de 5 (cinco) pacientes, de las 10 (diez) que comenzaron el EA, fue analizado, observándose cambios favorables en las relaciones sociales, familiares, personales y en los estados emocionales. Hubo alteración de comportamientos relacionados con la pérdida de peso corporal, con actividad física y comportamiento alimentar, que produjeron consecuencias discretas en la reducción del peso.
Descritores: Educação de Pacientes como Assunto
-Controle Comportamental
Métodos
Obesidade
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico


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Id: lil-754783
Autor: Kirchner, Luziane de Fátima.
Título: Orientações para a retirada de hábitos de sucção na infância / Guidelines for withdrawal of sucking habits in childhood
Fonte: Pediatr. mod;51(6), jun. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: O entendimento divergente entre profissionais da saúde quanto à causalidade dos hábitos de sucção deletérios, mais a falta de respaldo científico, é o que tem levado pais e profissionais a manter tais hábitos na criança, por não saber como proceder. Este artigo pretende oferecer aos profissionais que atuam diretamente com a criança alguns conhecimentos básicos sobre os aspectos psicológicos e comportamentais associados à prática dos hábitos de sucção deletérios, que poderão aprimorar a qualidade das suas orientações sobre o assunto e contribuir para a remoção de tais problemas. Pretende-se reunir estratégias para planejar intervenções apontadas na literatura, além de apresentar um roteiro de entrevista que pode auxiliar o profissional a obter informações mais precisas sobre a instalação, frequência e duração dos hábitos de sucção infantis.
Descritores: Comportamento de Sucção
Controle Comportamental
Odontopediatria
Limites: Humanos
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


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Id: lil-603277
Autor: Campos, Maria Teresa Cardoso de.
Título: Marcuse e Flusser: para iniciar um diálogo / Marcuse and Flusser: beginning a dialogue
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;11(1):126-139, abr. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Herbert Marcuse e Vilém Flusser realizam uma aguda crítica da razão prevalecente na sociedade contemporânea, ao identificar os instrumentos que promovem a manipulação e a programação das consciências, isto é, os mecanismos de controle, na visão de Herbert Marcuse, e os aparelhos que portam programas, de acordo com Vilém Flusser. Pretendemos apresentar esses pontos de contato entre as ideias dos dois filósofos e como a comunicação de massa se insere na discussão de cada um deles. Este trabalho é um início de diálogo entre o pensamento de ambos.

Herbert Marcuse and Vilém Flusser realize an acute critique of the prevalent reason in the contemporary society, identifying the instruments that promote the manipulation and the programming of the consciousness of people, that is, the control mechanisms, in the view of Herbert Marcuse, and the apparatus, according to Vilém Flusser. We intend to expose these contact points between the ideas of both philosophers and how the mass communication inserts itself in the discussion of each of them. This text is a beginning of a dialogue between the thoughts of both.
Descritores: Filosofia
Controle Comportamental
Meios de Comunicação de Massa
-Sociologia
Comunicação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: lil-603276
Autor: Severiano, Maria de Fátima Vieira; Benevides, Pablo Severiano.
Título: A lógica do mercado e as retóricas de inclusão: articulações entre a crítica Frankfurteana e a Pós-Estruturalista sobre as novas formas de dominação / The market logic and inclusion rethorics: articulations between the frankfurtean and the post-structuralist critique about the new ways of domination
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;11(1):56-102, abr. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: O presente texto objetiva, a partir de uma articulação teórica entre o pensamento frankfurteano e o pós-estruturalista, produzir uma reflexão que contemple o modo como as novas formas de dominação vêm ganhando relevo nas sociedades atuais. Na medida em que ambas as perspectivas lançam suspeitas frente aos anúncios de que estaríamos assistindo a um tempo de maior liberdade, democracia e positivação das singularidades, buscamos realizar uma conjugação destas perspectivas com o propósito de efetivar uma análise crítica dos dispositivos/mecanismos que mascaram o exercício do poder nas formações sociais capitalistas contemporâneas. Para tanto, argumentaremos que a pretensa democracia e liberdade anunciadas pela Sociedade de consumo e pela Indústria Cultural estão a serviço da unidimensionalização do corpo social; do mesmo modo como certos discursos e políticas que militam pela inclusão social e escolar permanecem lidando com a alteridade sob o signo do estereótipo, captura e marginalização, suavizados pelo uso de figuras retóricas.

The present text objectifies producing a reflection that contemplates the way new forms of domination have been standing out in the current societies based on a theoretical articulation between the Frankfurtean and Post-Structuralist thought. As far as both perspectives raise suspicion towards the announcements that we would be seeing an era of greater freedom, democracy and activation of singularities, we search to achieve a conjugation of these perspectives with the proposal of enabling a critical analysis of the mechanisms/devices that conceal and disguise the exercise of power in contemporaneous capitalist social formations. To do so, we argue that the professed democracy and announced freedom by the Consumption Society and Cultural Industry are serving the unidimensionalization of the social organism; the same way certain speeches and policies that militate for the social and scholar inclusion remain dealing with the alterity under the sign of the stereotype, capture and marginalization and softened by the use of rethorical figures.
Descritores: Filosofia
Sociologia
Meios de Comunicação de Massa
-Comunicação
Controle Comportamental/métodos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: biblio-953537
Autor: Guimarães, Mariana Chernicharo; Micheletto, Nilza.
Título: Procedimento para ensino de mandos e para promover variação na topografia das respostas em crianças autistas / Procedures to teach mand frames and to promote variation of the responses in children with autism / Procedimientos para enseñar respuestas de comandos y para promover la variación en la topografía de respuestas en niños autistas
Fonte: Estud. psicol. (Natal);22(4):366-377, out.-dez. 2017. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo avaliou um procedimento para ensinar e produzir variabilidade em topografias de mando para duas crianças com autismo. Os objetivos foram: 1) ensinar novas topografias de mando por um procedimento de fading out do modelo verbal, 2) verificar se novas topografias de mando eram emitidas por generalização recombinativa, e 3) ensinar variabilidade pelo reforçamento direto do variar. Cinco topografias de mando foram ensinadas por um procedimento de fading out do modelo ecoico. Para ensinar variabilidade, usou-se o esquema Lag no qual reforçamento era contingente à resposta ser diferente das anteriores. O esquema Lag foi aumentado gradualmente. Os resultados mostraram que as crianças aprenderam as cinco topografias de mando. Novas topografias emergiram por generalização recombinativa, i.e., combinações entre topografias de mando ensinadas com novos objetos e partes abstraídas das diferentes topografias recombinadas em novas topografias. Variabilidade foi produzida só quando variações foram reforçadas após o ensino das topografias de mando.

This study evaluated a procedure to teach and produce variability in mand topographies to two children with autism. The objectives of the study were: 1) teaching new mand frames by a procedure of fading out the verbal model, 2) verifying whether new mand frames were emitted by recombinative generalization, and 3) teaching variability by direct reinforcing variation. Five mand frames were taught by a procedure of fading out the echoic model. To teach variability, a Lag schedule was used in which reinforcement was delivered contingent on the response being different from the previous ones. The Lag schedule was increased gradually. The results showed that the children learned the five mand frames. New mand topographies emerged from recombinative generalization, i.e., combinations between taught mand frames with new objects and parts of different mand frames recombined in new frames. Variability was produced only when variation was reinforced after mand frames were taught.

El trabajo buscó evaluar un procedimiento para enseñar y producir variabilidad para dos niños autistas. Los objetivos del estudio fueron: 1) enseñarles nuevas topografías de comando por medio de un procedimiento de desvanecimiento del modelo verbal; 2) testear si se emiten nuevos comandos por generalización recombinativa, y 3) enseñarles variación por medio del reforzamiento directo de la variación. Se enseñaron cinco topografías de comando con un procedimiento de desvanecimiento del modelo ecoico. Para enseñar variabilidad, el programa Lag utilizado consistió en reforzar las respuestas que fueran diferentes a las anteriores. El programa Lag fue aumentado gradualmente. Los resultados mostraron que los niños aprendieron las cinco topografías de comando. Surgieron nuevas topografías de comando por generalización recombinativa, es decir, combinaciones entre topografias de comando enseñadas con nuevos objetos y elementos de comandos diferentes recombinados en nuevas topografías. Cuando se reforzó la variación, se produjo variabilidad, después de que se enseñaran las topografias de comando.
Descritores: Transtorno Autístico/psicologia
Comportamento Verbal
Psicologia da Criança
Controle Comportamental/psicologia
Aprendizagem por Discriminação
-Brasil
Criança
Criança Excepcional/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


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Id: biblio-958261
Autor: Junges, José Roque.
Título: Biopolítica como teorema da bioética / Biopolitics as a theorem of bioethics / Biopolítica como teorema de la bioética
Fonte: Rev. bioét. (Impr.);26(2):163-171, abr.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O objetivo deste ensaio teórico foi abordar a biopolítica como contexto para discutir questões da bioética. Foi utilizado o conceito de teorema como conjunto de axiomas a partir dos quais e sob cuja ótica se desenvolvem discussões nas quais estão implicados. O ponto de partida é que os tempos modernos introduziram a gestão biopolítica da vida, que pressupõe a transformação da existência em valor de troca, possibilitando sua captura biopolítica e econômica. Assim, efetiva-se por meio das biotecnologias e mais recentemente pela interiorização do sistema técnico na própria subjetividade das pessoas, tornando-se engrenagem subsumida aos processos econômicos. Essa captura maquinal despotencializa a subjetividade humana, porque a separa de sua forma-de-vida, condição para a autonomia. O teorema biopolítico é a base para poder discutir problemas bioéticos, permitindo considerar as dinâmicas socioculturais de sua configuração e compreendendo sua análise ética como hermenêutica crítica.

Abstract This is a theoretical essay on biopolitics as a context to discuss issues of bioethics. It uses the concept of a theorem as a set of axioms from which and under whose perspective, discussions are developed in which they are implied. The starting point is that modern times have introduced the biopolitical management of life. This management presupposes the transformation of life in an exchange currency, making its biopolictal and economic capture possible. It has taken place through biotechnologies and more recently by the internalization of the technical system in people's own subjectivity, becoming a gear included in the economic processes. This automatic capture weakens human subjectivity because it separates human subjectivity from its form-of-life, a condition for autonomy. The biopolictal theorem is the base to discuss bioethical problems, allowing for the presence of sociocultural dynamics of its configuration and understanding its ethical analysis as critical hermeneutics.

Resumen El objetivo de este ensayo teórico fue abordar la biopolítica como contexto para discutir cuestiones de bioética. Se utilizó el concepto de teorema como conjunto de axiomas, a partir de los cuales y bajo cuya óptica se desarrollan discusiones en las cuales estos están implicados. El punto de partida es que los tiempos modernos introdujeron la gestión biopolítica de la vida, que presupone la transformación de la existencia en un valor de cambio, posibilitando su captura biopolítica y económica. Así, se hace efectiva por medio de las biotecnologías y más recientemente por la interiorización del sistema técnico en la propia subjetividad de las personas, tornándose un engranaje subsumido a los procesos económicos. Esta captura maquinal despotencializa la subjetividad humana, porque la separa de su forma-de-vida, condición para la autonomía. El teorema biopolítico es la base para poder discutir problemas bioéticos, permitiendo tener presentes las dinámicas socioculturales de su configuración y comprendiendo su análisis ético como hermenéutica crítica.
Descritores: Bioética
Poder Psicológico
Conhecimento
Controle Comportamental
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-752005
Autor: Sousa, Lorena de Medeiros; Paracampo, Carla Cristina Paiva; Albuquerque, Luiz Carlos.
Título: Efeitos de histórias experimentais e de justificativas sociais sobre o comportamento de seguir regras / Effects of experimental stories and social justifications on rule following behavior
Fonte: Psicol. reflex. crit;28(3):583-592, Jul-Sep/2015. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo avaliou o efeito de justificativas sobre o comportamento de seguir regras, quando foi construída uma história de reforço para não seguir regra. Dez crianças foram expostas a um procedimento de escolha segundo o modelo, cuja tarefa era tocar um de dois estímulos de comparação na presença de um estímulo contextual. Nas Condições I e II, as Fases 1, 2 e 4 eram iniciadas com a apresentação de instruções discrepantes das contingências programadas, cujo comportamento de segui-las produzia perda de fichas. Na Fase 3 era apresentada uma instrução correspondente com uma justificativa para seguir a instrução que produzia perda de fichas. A Condição I diferia da Condição II apenas com relação ao tipo de justificativa apresentada na Fase 3. Na Condição I era apresentada uma justificativa para ajudar crianças carentes e na Condição II uma justificativa que envolvia a aprovação do experimentador. O comportamento de nove dos 10 participantes ficou sob o controle da história de reforço para o não seguir instrução e das consequências imediatas produzidas pelo comportamento de não seguir instruções; o comportamento de um participante ficou sob o controle da justificativa para seguir a instrução correspondente.

The effect of justifications on rule-following behavior after a history of reinforcement for not following rules was evaluated. Ten children were submitted to a matching to sample procedure such as the task was to touch one of two comparison stimuli in the presence of a contextual stimulus. In Conditions 1 and 2, the Phases 1, 2, and 4 begun with the presentation of an instruction that was discrepant to the contingencies; following the rule lead to the loss of tokens. In Phase 3 it was presented an instruction corresponding to the contingencies, with a justification for following the instruction that lead to the loss of tokens. The difference of Conditions 1 and 2 was only regarding to the justification presented in Phase 3. The justification presented in Condition 1 was "to help poor children" and in Condition 2 a justification regarding experimenter's approval. The behavior of 9 out of 10 participants was under control of the experimental history of reinforcement for not following instructions and of the immediate consequences produced by the behavior of not following instructions; the behavior of one participant was under control of the justification for following the corresponding instruction.
Descritores: Reforço Psicológico
Controle Comportamental/psicologia
Narração
-Análise de Consequências
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-914293
Autor: Acharya, Sonu.
Título: Parental Acceptance of Various Behaviour Management Techniques used in Pediatric Dentistry: A Pilot Study in Odisha, India
Fonte: Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr;17(1):e3728, 13/01/2017. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: Objective: To assess the parents' acceptance towards the behavior management techniques commonly used in the pediatric dentistry. Materials and Methods: Fifty parents participated in the study. Parents were asked to view a power-point presentation on 10 behavior management techniques: 1) Voice control, 2) Tell-Show-Do, 3) Positive reinforcement, 4) Mouth prop, 5) Modelling, 6) HOME, 7) Physical restraint, 8) Oral premedication 9) N2O-O2 sedation and 10) General anesthesia. Parents were asked to arrange various behavior management techniques from most accepted technique to least accepted technique. Results: In the present study population, the preferred behavior management technique was Tell-Show-Do followed by positive reinforcement and the least preferred behavior management technique was HOME followed by voice control and physical restraint. Conclusion: The parental acceptance of various behaviour management techniques have changed. Tell-show-do technique is still the most acceptable technique; however, sedation and general anesthesia acceptance has increased as shown in this study.
Descritores: Prevenção Primária/métodos
Comportamento Infantil/psicologia
Odontopediatria
Técnicas de Observação do Comportamento/métodos
Índia
-Pais
Estudos Transversais/métodos
Inquéritos e Questionários
Controle Comportamental/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1822.9 - Associação de Apoio à Pesquisa em Saúde Bucal


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Pordeus, Isabela Almeida
Id: biblio-872822
Autor: Ramos-Jorge, Maria Letícia; Pordeus, Isabela Almeida.
Título: Por que e como medir a ansiedade infantil mo ambiente odontológico. Apresentação do teste VPT modificado / Why and how to measure child's anxiety in dental enviroment. The modified VPT
Fonte: JBP rev. Ibero-am. odontopediatr. odontol. bebê;7(37):282-290, maio-jun. 2004. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A ansiedade que acompanha o tratamento odontológico tem sido considerada um problema universal e tem despertado o interesse de muitos pesquisadores. Estudos revelam que crianças com alta ansiedade infantil tendem a apresentar comportamento negativo e a ser mais negligentes com os cuidados de saúde bucal. Assim, o desenvolvimento e a aplicação pelo profissional de instrumentos de medida da ansiedade infantil, válidos e confiáveis, podem atuar como método auxiliar para a detecção da ansiedade da criança no consultório odontológico. O teste Venham Picture Teste (VPT) tem sido o instrumento mais utilizado na literatura científica para avaliar a ansiedade das crianças em idade pré-escolar. Este artigo apresenta uma adaptação do teste VPT original para uso em crianças brasileiras
Descritores: Controle Comportamental/psicologia
Ansiedade ao Tratamento Odontológico
Odontopediatria
-Relações Profissional-Paciente
Teste de Apercepção Temática
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico



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