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Silva, Eliete Maria
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Id: biblio-1123320
Autor: Dias, Eliana Cristina Moura; Trevisan, Danilo Donizetti; Nagai, Silvana Cappelleti; Ramos, Natália Amorim; Silva, Eliete Maria.
Título: Uso de fitoterápicos e potenciais riscos de interações medicamentosas: reflexões para prática segura / Use of herbal medicines and potential risks of drug interactions: reflections for safe practice
Fonte: Rev. baiana saúde pública;41(2):297-307, abr. 2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A segurança do paciente tem sido atualmente, assunto recorrente na pauta de discussões internacionais, em virtude da grande necessidade de as instituições de saúde passarem a realizar processos mais seguros para uma redução significativa de danos evitáveis à saúde. Em relação ao uso de fitoterápicos, em várias partes do mundo, há um aumento significante em seu uso. Porém, a administração concomitante de medicamentos convencionais e fitoterápicos pode alterar os níveis de respostas a determinados receptores, aumentando as chances de Interação Medicamentosa. As Interações Medicamentosas entre medicamentos alopáticos e fitoterápicos podem causar alterações relevantes nas concentrações plasmáticas dos medicamentos e, consequentemente, mudanças em seus perfis de eficácia e/ou segurança. Este artigo apresenta interações medicamentosas potenciais, envolvendo plantas medicinais e fitoterápicos encontradas na literatura, visando a subsidiar a indicação segura dos mesmos pelos profissionais de saúde. Para que haja utilização coerente da fitoterapia como tratamento complementar, a mesma deve ser indicada por um profissional de saúde com especialização em fitoterapia, a fim de proporcionar uma assistência mais segura e com qualidade, visando a um cuidado integral ao paciente
Descritores: Terapias Complementares
Interações Medicamentosas
Medicamentos Fitoterápicos
Segurança do Paciente
Fitoterapia
-Plantas Medicinais
Limites: Humanos
Responsável: BR2149.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1122545
Autor: Santos Ferraz, Ivana; Donha Yarid, Sérgio; Benemérita Alves Vilela, Alba; Nagib Boery, Eduardo; Eduardo Martins Filho, Ismar.
Título: Práticas integrativas e complementares na Atenção Primária à Saúde: relato de experiência / Integrative and complementary practices in Primary Health Care: experience report / Prácticas integrativas y complementarias de la Atención Primaria de Salud: relato de experiencia
Fonte: Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) = Braz. j. health promot;33:1-7, 03/01/2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Relatar a vivência de mestrandos acerca do emprego das práticas integrativas e complementares como instrumento de construção de uma atenção integral à saúde em uma Unidade Básica de Saúde por profissionais de saúde do serviço. Síntese dos dados: Trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo, o qual foi efetivado mediante a prática de campo de um grupo de mestrandos de um programa de pós-graduação. A experiência ocorreu em uma Unidade de Saúde do interior da Bahia, Brasil, em 2018. Na oportunidade, ofertaram-se vivências com as práticas integrativas e complementares para os mestrandos, tais como thetahealing, hipnose, quiropraxia e termalismo. O uso dessas práticas permitiu expandir o olhar acerca do cuidado em saúde pessoal e comunitário. As vivências serviram para comprovar os benefícios e aperfeiçoar o conhecimento para as atividades no ensino das práticas integrativas e complementares, sendo, de fato, uma experiência lisonjeira e importante, na medida em que forneceu conhecimento na prática, antes só vista na teoria. Conclusão: Observou-se como elemento fundamental para a execução das diferentes profissões da saúde a experiência de prática de campo com as terapias integrativas, sobretudo para os mestrandos e futuros docentes. Desse modo, se faz necessário que o conhecimento adquirido com essa experiência seja replicado em outros ambientes de saúde.

Objective: To report the experience of master's students about the use of Integrative and Complementary Practices as an instrument for building comprehensive health care in a Basic Health Unit by health professionals in the service. Data synthesis: It is a report of an experience of a descriptive nature, which was carried out through the field practice of a group of master's students in the Postgraduate Program in Nursing and Health at the State University of Southwest Bahia, Brazil. The experience took place at a Health Unit in the interior of Bahis, from November 21 to 25, 2018. At the time, students were offered some experiences with Integrative and Complementary Practices, such as Thetahealing, Hypnosis, Chiropractic and Thermalism. The use of these aforementioned practices allowed us to expand our view of personal and community health care. In addition to well-being and stress relief, the experiences served to prove the benefits, improve knowledge for activities in teaching about Integrative and Complementary Practices, being in fact a flattering and important experience, as it provided knowledge in practice before only seen in theory. Conclusion: It was observed as a fundamental element for the execution of the different health professions, the experience of field practice with integrative therapies, especially for master students and future teachers. Thus, it is necessary that the knowledge acquired from this experience be replicated in other health environments, spreading the knowledge about public policies with users, professionals and the academic community.

Objetivo: Relatar la vivencia de alumnos de maestría sobre la aplicación de prácticas integrativas y complementarias de profesionales sanitarios para la construcción de la atención integral de salud de una Unidad Básica de Salud. Síntesis de datos: Se trata de un relato de experiencia de carácter descriptivo de una práctica de campo de un grupo de alumnos de maestría de un programa de posgrado. La experiencia se dio en una Unidad de Salud del interior de Bahía, Brasil, en 2018. En la oportunidad se ha realizado vivencias con las prácticas integrativas y complementarias para los alumnos de maestría tales como el thetahealing, la hipnosis, la quiropraxia y el termalismo. El uso de esas prácticas ha permitido la ampliación de la mirada sobre el cuidado de salud personal y comunitaria. Las vivencias permitieron la comprobación de los beneficios y el perfeccionamiento del conocimiento para las actividades de enseñanza de las prácticas integrativas y complementarias, siendo, de hecho, una experiencia lisonjera e importante en la medida de que ha permitido el conocimiento práctico que solamente era visto en la teoría. Conclusión: Se observó la experiencia de la práctica de campo con las terapias integrativas como un elemento fundamental para la ejecución de las distintas profesiones de salud sobre todo para los alumnos de maestría y los futuros docentes. De esa manera, se hace necesario que el conocimiento adquirido con esa experiencia sea duplicado en otros ambientes de salud.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Terapias Complementares
Saúde Pública
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1057962
Autor: Felipetti, Francielly Andressa; Bereta, Rafaela Mariano; Piedade, Sônia Maria Stefano; Novaes, Pedro Duarte.
Título: Oral Administrations of Hancornia speciosa Gomes Latex Do Not Increase Bone Neoformation / Administrações Orais do Látex da Hancornia speciosa Gomes não aumentam a neoformação óssea
Fonte: Rev. bras. ortop;54(6):692-696, Nov.-Dec. 2019. graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective The present work aimed to evaluate the systemic effect of H. speciosa latex on bone neoformation. Methods For this, the latex was collected and diluted to 3% and 50%. A total of 28 Wistar rats were submitted to surgery to create a 5 mm diameter defect in the parietal bone. This experiment was conducted in 2 different periods: 1 and 2. For each period, the rats were divided into 3 groups: Control Group, Latex3 Group, and Latex50 Group, which received, respectively, daily administrations of 0.5 mL of distilled water, latex to 3% and latex to 50% by gavage, orally. The rats of periods 1 and 2 were euthanized, respectively, 15 and 30 days after the surgery, and the calvaria was collected. The results were analyzed using the ANOVA and Tukey tests; the significance level was 0.05. Results We show that, in each analyzed period, the experimental groups had the same amount of newly formed bone in the calvaria defect. Conclusion We conclude that daily and oral administrations of H. speciosa latex to 3% and to 50% over a period of 15 and 30 days does not contribute to the increase of the area of the newly formed bone in the calvaria defect.

Resumo Objetivo Este trabalho objetivou avaliar o efeito sistêmico do látex de H. speciosas obre a neoformação óssea. Métodos Para isso, o látex foi coletado e diluído a 3% e a 50%. Um total de 28 ratos Wistar foi submetido a cirurgia para a criação de um defeito de 5 mm de diâmetro no osso parietal. Esse experimento foi conduzido em dois períodos distintos: 1 e 2. Para cada período, os ratos foram divididos em 3 grupos: Grupo Controle, Grupo Látex3 e Grupo Látex50 que receberam, respectivamente, administrações diárias de 0,5 mL de água destilada, látex a 3% e látex a 50% por gavagem, via oral. Os ratos dos períodos 1 e 2 foram eutanasiados, respectivamente, 15 e 30 dias após a cirurgia e a calvária foi coletada. Os resultados foram analisados utilizando os testes ANOVA e Tukey; o nível de significância estabelecido foi 0,05. Resultados Mostramos que, em cada período analisado, os grupos experimentais tiveram a mesma quantidade de osso neoformado no defeito da calvária. Conclusão Portanto, concluímos que administrações diárias e orais do látex de H. speciosa a 3% e a 50% durante um período de 15 e 30 dias não contribui para o aumento da área do osso neoformado no defeito da calvária.
Descritores: Osso e Ossos
Terapias Complementares
Administração Oral
Apocynaceae
Hematoxilina
Histologia
Látex
Limites: Animais
Ratos
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1122394
Autor: Bonilla-Marciales, Adriana Patricia; Vásquez-Hernández, Skarlet Marcell; Ariza-Silva, Pablo Andres; Pinzón-Gómez, Ingrid Daniela; Ramos-Ortega, Luyed; Santiago-Alvarez, Jennifer Carolina; Arenas-Luna, Gloria Ines; Jaimes-Valencia, Mary Luz.
Título: Avaliação dos conhecimentos para o tratamento não farmacológico da dor / Evaluación de conocimientos para el manejo no farmacológico del dolor / Evaluation of knowledge for the non-pharmacological management of pain
Fonte: Rev. cienc. cuidad;17(2):65-76, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Las intervenciones para el alivio del dolor se clasifican en farmacológicas y no farmacológicas; las primeras incluyen la administración de fármacos analgésicos y las segundas utilizan terapias complementarias. El objetivo de este estudio fue diseñar y validar un instrumento de medición denominado "Conocimiento sobre intervenciones no farmacológicas para el alivio del dolor" para evaluar el nivel de conocimientos sobre intervenciones no farmacológicas para el manejo del dolor en un grupo de enfermeras profesionales y auxiliares de enfermería de una institución de salud de Bucaramanga, Colombia. Métodos: El instrumento se desarrolló en dos fases; la primera fase consistió en la búsqueda bibliográfica para el diseño, la validación facial y de contenido por expertos. En la segunda fase se evalúo la confiabilidad prueba- reprueba de la versión final del cuestionario. Resultados: La versión final del cuestionario contempla seis dimensiones propuestas por el Instituto Nacional de Medicina Alternativa de Estados Unidos con un total de 30 ítems. La confiabilidad de este instrumento fue baja (Índice Kappa-Cohen <0.60) en el 80% de los ítems. Conclusión: Este es el primer instrumento diseñado para medir los conocimientos sobre intervenciones no farmacológicas para el alivio del dolor en enfermeras y auxiliares de enfermería en nuestro país, sin embargo, se requiere continuar con procesos que permitan mejorar su confiabilidad y evaluar su validez.

As intervenções para o alivio da dor classificam-se em farmacológicas e não farmacológicas; as primeiras, consideram a administração de analgésicos, as segundas, empregam-se terapias complementarias. Objetivo: desenvolver e validar um questionário para à avaliação do nível de conhecimentos sob intervenções não farmacológicas para o tratamento da dor num grupo de enfermeiras padrão e auxiliares de enfermagem numa instituição de saúde de Bucaramanga, Colômbia. Materiais e métodos: O instrumento desenvolveu-se em duas fases: a primeira constou da busca de literatura, o desenho, a validação facial e de conteúdo por expertos. Na segunda fase, o questionário aplicou-se duas vezes a 30 enfermeiras e auxiliares de enfermagem com um intervalo de 30 dias para avaliar a confiabilidade. Calculou-se a pontuação total do instrumento e o índice Kappa-Cohen. Resultados: A versão final do questionário tem 30 questões avaliando seis dimensões propostas pelo Instituto Nacional de Medicina Alternativa dos Estados Unidos. Mais do 80% dos participantes teve o 70% das perguntas acertadas, entretanto, a confiabilidade do instrumento foi baixa (Kappa-Cohen <0,60) no 80% dos itens. Conclusão: Este é o primeiro instrumento desenvolvido para aferir conhecimentos sobre terapia não farmacológica para o alivio da dor em enfermeiras e auxiliares de enfermagem na Colômbia, entretanto requer continuar aprimorando a sua confiabilidade e a avaliação da sua validez.

Interventions to alleviate pain are classified in two categories, pharmacological and non/pharmacological; the first ones include the administration of pain relievers and the second ones use complementary therapies. Objective. Design and validate an instrument of measurement to evaluate the level of knowledge about non-pharmacological interventions to manage pain in a group of professional nurses and auxiliary nurses from a health institution in Bucaramanga, Colombia. Materials and Methods: The instrument was developed in two stages: the first stage consisted of the bibliographic research, the design and the facial and content validation by experts. In the second phase, the instrument was applied twice to 30 nurses and auxiliary nurses with an interval of 30 days to evaluate reliability. The total score of the instrument and the Cohen's kappa coefficient were calculated. Results: The final version of the questionnaire contemplates six dimensions proposed by the National Center for Complementary and Integrative Health (NCCIH), with a total of 30 items. More than 80% of the participants had 70% of the answers correct, however, the reliability of this instrument was low (Cohen's kappa < 0.60) in 80% of the items. Conclusion: This is the first instrument designed to measure knowledge about non-pharmacological interventions to alleviate pain for nurses and auxiliary nurses in our country, however, it is required to continue with processes that allow the instrument to improve its reliability and evaluate its validity.
Descritores: Manejo da Dor
-Dor
Terapias Complementares
Enfermagem
Conhecimento
Responsável: CO648.1


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Id: biblio-1121450
Autor: Almeida, Francismeuda Lima de.
Título: A música na promoção do cuidado humanizado na Unidade de Terapia Intensiva / The music in the promotion of humanized careinintensive care unit.
Fonte: Salvador; s.n; 2011. 67P p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal da Bahia para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O objetivo desse estudo foi apreender a contribuição da música na promoção do cuidado humanizado ao paciente na UTI e analisar a contribuição atribuída pelo paciente, sobre o uso da música na promoção do cuidado humanizado na UTI. A pesquisa foi do tipo exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa, realizada em duas UTIs de um hospital público de ensino de Salvador, com 10 pacientes críticos, conscientes e orientados, internados há no mínimo 24h. Foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturado e a observação não-participante e constou de três momentos, o primeiro foi uma aproximação inicial onde foi perguntado sobre questões relativas à percepção do ambiente (UTI), sensações sobre o momento da internação e as músicas de preferência; o segundo constou da aplicação das músicas, enquanto foram observadas expressões faciais e corporais e o terceiro momento foi realizada a entrevista final sobre as sensações após escutar a música na UTI e as melhorias para si e para o ambiente. As entrevistas foram analisadas através da análise temática de Bardin. Os resultados demonstraram que a maioria acha o ambiente da UTI, bom, ótimo, o melhor possível porque tem profissionais competentes, educados que os tratam bem e tem aparelhagem tecnológica excelente. No entanto, outros consideram a UTI um lugar de recuperação e isolamento, sentem-se desconfortáveis por estarem longe de casa e da família. É assustador, devido a movimentação, gente dando ataque, muita aparelhagem, falta distração e o horário de visita é restrito. Estar na UTI, além de sentirem-se solitários, tristes e saudosos de casa e diferente porque saem da rotina, ficam aflitos, sentem dor e preocupação. Após as sessões de música as respostas obtidas das entrevistas e das observações foram de alegria, bom humor, relaxamento e rubor, tranqüilidade, assobios, balanço da cabeça e mãos com ritmo, olhos marejados, choro, sorrisos, fechamento dos olhos e sonolência. A experiência de ouvir música na UTI foi expressa como ótimo/maravilhoso, descontrai e relaxa, refrigera a alma e traz saudades. Os benefícios para si com o uso da música na UTI foram, que traz recordação; traz coisas boas; relaxa, acalma, distrai, anima e faz esquecer os problemas. Os benefícios para a UTI com a aplicação da música evidenciou que é: válido, bom, ótimo, edifica, importante e aprovam a idéia. Concluí que a aplicação da música contribuiu para uma melhor adaptação à UTI, tornando-a mais leve, agradável e confortável para os pacientes, promovendo a humanização do cuidado, e que pode se tornar uma prática freqüente no ambiente da UTI.(AU)
Descritores: Terapias Complementares
Humanização da Assistência
Promoção da Saúde
Musicoterapia
-Estimulação Acústica/métodos
Unidades de Terapia Intensiva
Música/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Id: biblio-1121982
Autor: Araujo, Aline Rodrigues de; Chagas, Rayane Kelly Ferreira das; Lima, Israel Coutinho Sampaio Lima.
Título: Terapias alternativas para os cuidados dos sintomas da menopausa: delineando possibilidades e desafios / Alternative therapies for menopausal symptom care: outlining possibilities and challenges / Terapias alternativas para el cuidado de los síntomas de la menopausia: delineando las posibilidades y los desafios
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);12:1267-1273, jan.-dez. 2020. ilus.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objective: The study's goal has been to analyze the main alternative therapies that might reduce the menopause symptoms, as well as to present the challenges faced by nursing professionals dealing with it. Methods: It is an integrative literature review, having a descriptive and exploratory approach. There were used the following databases: the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and the Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) [Latin-American and Caribbean Literature in Health Sciences]. There were found 145 studies, of which 11 met the inclusion criteria according to the PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyzes) stages. Results: The main alternative therapies identified were as follows: physical exercise, acupuncture, hydrotherapy, medicinal plants, yoga and guided imagery. Each of the indicated modalities of therapy has positive benefits in reducing the menopause symptoms. Nurses play a significant role towards adherence and fulfilment of alternative therapies, but there is still excessive unawareness about how to carry out such practices. Conclusion: It is important to include teaching and qualification in alternative therapies within university education and programs of permanent education in collective health

Objetivo: Analisar as principais terapias alternativas que podem diminuir os sintomas da menopausa e apresentar os desafios enfrentados pela enfermagem diante desta prática. Métodos: Revisão Integrativa da literatura, com abordagem exploratória descritiva. Foram utilizados os bancos de dados Scientific Eletronic Library Online e Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde. Obtiveram-se 145 estudos dos quais 11 atenderam aos critérios de inclusão, conforme as etapas do PRISMA. Resultados: As principais terapias alternativas identificadas foram: prática de exercício físico, acupuntura, hidroterapia, plantas medicinais, yoga e imaginação guiada. Cada uma das modalidades de terapias apontadas possui benefícios positivos em relação à redução dos sintomas da menopausa. Os enfermeiros têm contribuição direta para a adesão e realização das terapias alternativas, porém ainda existe grande desconhecimento sobre como realizar tais práticas. Conclusão: Torna-se importante a inclusão do ensino e qualificação em terapias alternativas dentro do ensino universitário e dos programas de educação permanente em saúde coletiva

Objetivo: Analizar las principales terapias alternativas que pueden disminuir los síntomas de la menopausia y presentar los desafíos enfrentados por la enfermería ante esta práctica. Métodos: Revisión Integrativa de la literatura, con abordaje exploratorio descriptivo. Se utilizaron los bancos de datos Scientific Eletronic Library Online y Literatura Latinoamericana en Ciencias de la Salud. Se obtuvieron 145 estudios, de los cuales 11 atendieron a los criterios de inclusión, conforme a las etapas del PRISMA. Resultados: Las principales terapias alternativas identificadas fueron: práctica de ejercicio físico, acupuntura, hidroterapia, plantas medicinales, yoga e imaginación guiada. Cada una de las modalidades de terapias apuntadas tiene beneficios positivos en relación a la reducción de los síntomas de la menopausia. Los enfermeros tienen una contribución directa a la adhesión y realización de las terapias alternativas, pero todavía existe gran desconocimiento sobre cómo realizar tales prácticas. Conclusión: Es importante la inclusión de la enseñanza y la calificación en terapias alternativas dentro de la enseñanza universitaria y de los programas de educación permanente en salud colectiva
Descritores: Terapias Complementares/enfermagem
Menopausa
Cuidados de Enfermagem
-Plantas Medicinais
Sinais e Sintomas
Ioga
Imagens, Psicoterapia
Acupuntura
Hidroterapia
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: lil-621454
Autor: Carniel, Aline Cristina Dadalte; Pedrão, Luiz Jorge.
Título: Contribuições do acompanhamento terapêutico na assistência ao portador de transtorno mental / Contributions of therapeutic follow-up in care for patients with mental disorders / Contribuciones del acompañamiento terapéutico en la atención al portador de trastorno mental
Fonte: Rev. eletrônica enferm;12(1):63-72, mar. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: A reforma psiquiátrica possibilitou transformações na assistência à saúde mental e o acompanhamento terapêutico (AT) faz parte dessas transformações. Vem fundamentando suas bases teóricas e sua prática aceita cada vez mais, por preencher as lacunas deixadas pelos tratamentos psiquiátricos tradicionais. O presente estudo objetivou apontar e discutir a contribuição do acompanhamento terapêutico no processo de assistência e reabilitação psicossocial do portador de transtorno mental. Para tanto foi escolhida, junto a uma equipe multiprofissional de um Centro de Atenção Psicossocial de Ribeirão Preto-SP, em 2007, uma usuária com a qual foram realizados dezesseis encontros de AT, cujos conteúdos foram trabalhados segundo o método qualitativo. Os resultados mostraram uma contribuição muito positiva do AT, tais como: resgate da auto-estima; retomada da realização de atividades rotineiras; convívio mais saudável no meio familiar e social e criação de momentos de confronto do estado mental com a realidade,possibilitando modificações no comportamento e melhoria da qualidade de vida. Assim sendo, foi possível considerar que o AT constitui-se em mais uma modalidade terapêutica a contribuir para a assistência e reabilitação psicossocial do portador de transtorno mental e pode ser incluído nos planos terapêuticos dos serviços de assistência à saúde mental, inseridos no contexto da reforma psiquiátrica.

The psychiatric reform allowed for transformations in mental health care and therapeutic accompaniment (TA) is part of these transformations. Its theoretical bases are increasingly solid and its practice accepted because it fills the gaps left by traditional psychiatric treatments. This study aimed to point and to discuss the contribution of TA in psychosocial care and rehabilitation of patients with mental disorders. Therefore, a multi-professional team from a Psychosocial Care Center of Ribeirão Preto-SP, in 2007, chose one female user, with whom sixteen TA meetings wereheld. The contents of these meetings were analyzed by means of the qualitative method. Results showed a very positive contribution of TA, such as: recovery of self esteem and daily activities; healthier experiences in family and social life and the creation of moments of confrontation between the mental state and reality, which allowedbehavioral modification and improved quality of life. Thus, it could be considered that TA is another treatment mode to contribute to psychosocial care and rehabilitation of patients with mental disorder and can be included in therapeutic planning of mental health services and care, inserted in the psychiatric reform context.

La reforma psiquiátrica posibilitó transformaciones en la atención a la salud mental y el acompañamiento terapéutico (AT) hace parte de esas transformaciones. Viene fundamentando sus bases teóricas y su práctica aceptada cada vez más, por llenar las lagunas dejadas por los tratamientos psiquiátricos tradicionales. La finalidad de este estudio fueseñalar y analizar la contribución del AT en la atención y rehabilitación psicosocial del portador de trastorno mental y, para eso, fue elegida, junto a un equipo multi-profesional de un Centro de Atención Psicosocial de Ribeirão Preto-SP, en 2007, una usuaria con la cual fueron realizados dieciséis encuentros de AT, cuyos contenidos fueron trabajados según el método cualitativo. Los resultados mostraron una contribución muy positiva del AT, tales como: rescate de la auto-estima; retomada de la realización de actividades rutineras; convivio más salubre en el medio familiar y social y creación de momentos de confronto del estado mental con la realidad, posibilitando modificaciones en el comportamiento y mejoría de la calidad de vida. Así, fue posible considerar que el AT constituye otra modalidad terapéutica a contribuir para la atención y rehabilitación psicosocial del portador de trastorno mental y puede serincluido en los planes terapéuticos de los servicios de atención a la salud mental, insertados en el contexto de la reforma psiquiátrica.
Descritores: Enfermagem Psiquiátrica
Terapias Complementares
Continuidade da Assistência ao Paciente
Transtornos Mentais/terapia
Limites: Humanos
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-699926
Autor: Melo, Suzane Cristina Costa; Santana, Raíra Gomes de; Santos, Déborah Cardozo dos; Alvim, Neide Aparecida Titonelli.
Título: Práticas complementares de saúde e os desafios de sua aplicabilidade no hospital: visão de enfermeiros / Complementary health practices and challenges of its applicability in hospital: nurses' point of view / Prácticas complementarias de salud y desafíos de su aplicabilidad en el hospital: visión de enfermeros
Fonte: Rev. bras. enferm;66(6):840-846, nov.-dez. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: Pesquisa de abordagem qualitativa, descritivo-exploratória, com o objetivo de descrever o conjunto de concepções e saberes que orientam o emprego de práticas integrativas e complementares de saúde (PICS) por enfermeiros; e analisar os desafios que se apresentam à aplicabilidade dessas terapias por enfermeiros no contexto hospitalar. Os sujeitos da pesquisa foram enfermeiros de instituições públicas hospitalares do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi feita através de entrevista semiestruturada e técnica de criatividade e sensibilidade denominada Almanaque. Os resultados mostram que a hegemonia do modelo biomédico na formação e atuação dos profissionais de saúde dificulta a aplicação de PICS no hospital. Porém, à medida que esse modelo não dá conta da complexidade do ser humano, emerge a possibilidade de compartilhamento com PICS no cuidado, visando à integralidade do ser humano.

This is a qualitative, descriptive and exploratory research, aiming to describe the set of ideas and knowledge that guide the use of complementary and integrative health practices (CIHP) by nurses, and analyze the challenges facing the applicability of these therapies by nurses in the hospital setting. The subjects were nurses in public hospital institutions of Rio de Janeiro. Data collection was done through semi-structured interviews and a technique of creativity and sensibility called Almanac. The results showed that the hegemony of the biomedical model in the formation and performance of health professionals hinders implementation of CIHP in hospital. However, as this model does not account for the complexity of the human being emerges the possibility of sharing with CIHP in care aiming, therefore, at comprehensiveness of the human being.

Investigación con enfoque cualitativo, descriptivo y exploratorio, con el objetivo de describir el conjunto de conceptos y conocimientos que guían las prácticas de empleo de la salud complementaria e integral (PICS) por enfermeros; y analizar los desafíos que enfrentan a la aplicación de estas terapias por los enfermeros en los hospitales. Los sujetos fueron enfermeros de los hospitales públicos de Río de Janeiro. La cosecha de datos se realizó mediante la técnica de entrevista semi-estructurada y la creatividad y la sensibilidad llamada almanaque. Los resultados muestran que la hegemonía del modelo biomédico en la formación y el rendimiento de los trabajadores de salud obstaculiza la aplicación de PICS en el hospital. Sin embargo, como este modelo no tiene en cuenta la complejidad del ser humano surge la posibilidad de compartir con el cuidado PICS, con el objetivo de todo el ser humano.
Descritores: Atitude do Pessoal de Saúde
Terapias Complementares
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-658183
Autor: Backes, Dirce Stein; Backes, Marli Stein; Medeiros, Hilda Maria Freitas; Siqueira, Daiana Foggiato de; Pereira, Simone Barbosa; Dalcin, Camila Biazus; Rupolo, Irani.
Título: Oficinas de espiritualidade: alternativa de cuidado para o tratamento integral de dependentes químicos / Spirituality workshops: alternative care for the comprehensive treatment of drug addicts / Talleres de espiritualidad: alternativa de atención para el tratamiento integral de dependientes químicos
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;46(5):1254-1259, out. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Trata-se de um relato de experiência vivenciada com usuários de crack sob tratamento de desintoxicação, na qual se buscou alcançar o cuidado integral ao ser humano por meio de oficinas de espiritualidade. Cultivadas e dinamizadas a partir de inspirações dos próprios integrantes, as oficinas se constituem em estratégias capazes de estimular o repensar de atitudes e comportamentos, bem como reassumir a vida com base em novos valores e ideais. O relato visa, em suma, contribuir para a ampliação das discussões sobre o tema, oferecendo subsídios para o repensar da prática do enfermeiro no tratamento de desintoxicação, além de assinalar a necessidade de condução de pesquisas nessa área.

This is an experience report regarding crack users following detoxification treatment, which aimed to achieve a comprehensive treatment of human beings through spirituality workshops. Cultivated and created from the inspirations of the subjects themselves, the workshops are strategies capable of encouraging a revision of attitudes and behaviors, as well as to resume life based on new values and ideals. In abstract, the workshops aim to contribute towards broadening discussions on the theme, thus supporting the revision of nursing practice in regards to detoxification treatment, in addition to highlighting the need to conduct further studies in this field.

Se trata de un relato de experiencia, efectuado con adictos al crack bajo tratamiento de desintoxicación, en el cual se buscó alcanzar el cuidado integral del ser humano mediante talleres de espiritualidad. Cultivados y dinamizados a partir de inspiraciones de los propio integrantes, los talleres se constituyen en estrategias capaces de estimular la reevaluación de actitudes y comportamientos, así como de reasumir la vida en base a nuevos valores e ideales. El relato apunta, en suma, a contribuir para ampliar las discusiones sobre el tema, ofreciendo elementos para el replanteo de la práctica del enfermero en el tratamiento de desintoxicación, además de señalar la necesidad de efectuar investigaciones en dicha área.
Descritores: Espiritualidade
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias/terapia
-Terapias Complementares
Assistência Integral à Saúde
Educação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
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Id: lil-513474
Autor: Trovó, Monica Martins; Silva, Maria Elúlia Paes da.
Título: Terapias alternativas / complementares a visão do graduando de enfermagem / Terapias alternativas / complementarias-la vision de alumno de pre-grado de enfermería / Alternative practice of health - the view of nursing students
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;36(1):80-87, mar. 2002. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar se os graduandos de Enfermagem conhecem Terapias Alternativas/Complementares (TA), se esse conhecimento é adquirido, durante a graduação, e se utilizam ou recomendam seu uso.Os dados foram coletados de 96 alunos, dos 4 anos de graduação distribuídos eqüitativamente, de maneira que equivalessem a 30 por cento dos alunos de cada ano. Verificou-se que 93,73 por cento conhecem as T.A., que tal conhecimentonãoé adquirido durante a graduação,mas principalmente por meio do senso popular e que, embora a maioria (86,46 por cento) recomende seu uso, sobretudo por acreditar na sua eficácia, apenas cerca de um terço as utilizam.

The objective of this research was verify if Nursing students know Alternative Practices of Health (A.PH.), if-this knowledge is acquired during the graduation and if they use themselves or recommends this use. The bases were collected near to 96 students of the 4 years of graduation, that were shared out so that is the same as 30 percent of the students. We verified that 93,73 percent of the students know A.P.H., that this knowledge is not acquired during the graduation, but principally through the popular sense. Although the most of students (86,46 percent) recommend the use of A.P.H., principally because they believe in its effectiveness, only about the third part makes use of them.

El objetivo de esta investigación fue verificar si los alumnos de pre-grado de enfermería, conocen las Terapias Alternativas - Complementarias (TA.), si ese conocimiento es adquirido durante el pre-grado y si utilizan y recomiendan su uso. Los datos fueron recolectados con 96 alumnos de los cuatro años de pré-grado en enfermería, distribuidos equitativamente, de manera que equivalen al 30 por ciento de los alumnos de cada año. Se verifico que 93,73 por ciento conocen las T.A., que este conocimiento no es adquirido durante el pre-grado, sino principalmente por medio de censo popular, y aunque la mayoría (86,46 por ciento) recomiende su uso, principalmente por creer en su eficacia, solo un tercio las utilizan.
Descritores: Atitude
Terapias Complementares
Estudantes de Enfermagem/psicologia
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME



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