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Almeida, Márcio José de
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Id: biblio-1288307
Autor: Moreira, João Victor; Almeida, Marcio José de; Sanches, Leide da Conceição; González, Alberto Durán; Barreiros, Rafael Nascimento.
Título: A arte do palhaço na educação médica / The art of clowning in medical education
Fonte: Rev. bras. educ. méd;45(3):e168, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo: Introdução: Em todo o mundo, a arte tem sido utilizada como recurso pedagógico no curso médico. No Brasil, vários grupos de "palhaçoterapia" - projetos que envolvem a atuação de estudantes como palhaços-doutores - foram criados visando promover uma humanização do cuidado nos hospitais. A partir daí, vários estudos começaram a identificar impactos da participação nesses projetos na formação médica. Este estudo investiga a percepção do profissional formado acerca da influência da experiência como palhaço-doutor na sua prática médica. Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar, na graduação de Medicina, a formação na arte do palhaço como estratégia para contribuir para o desenvolvimento de competências na prática médica. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada com 15 participantes, que foram escolhidos pela técnica da bola de neve. O universo da pesquisa consiste em médicos que participaram de projetos de palhaçoterapia durante a graduação, em Recife, Pernambuco. As informações coletadas foram organizadas com o auxílio do software MAXQDA e submetidas à análise textual discursiva proposta por Moraes, que segue três passos de forma cíclica: a desmontagem dos textos em unidades de significado, o estabelecimento de relações e a captação do emergente. Resultado: A partir da análise das transcrições das entrevistas, emergiram diversas categorias de competências relatadas pelos participantes. No processo de construção de um novo significado com base nesses achados, foi necessário selecionar os que tinham relação com o que estava proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de Medicina de 2014. As habilidades percebidas foram agrupadas nas seguintes categorias: sensibilização, ressignificação, lidar com o erro e relação com o paciente. Conclusão: Esta pesquisa procurou explorar o fenômeno translacional, por meio do qual se investigaram quais ensinamentos, na visão de profissionais da medicina, foram apreendidos para sua prática a partir da aprendizagem e do exercício da arte do palhaço. Quando se realizou essa comparação com as DCN, foi possível encontrar interseções entre o que se espera desenvolver durante a formação médica e algumas das competências desenvolvidas com ajuda da arte do palhaço.

Abstract: Introduction: Art has been used as a teaching resource in medical education around the world. In Brazil, several "clown therapy" groups - a common name for projects in which students perform as "clown doctors" in hospitals - have been created with the aim of helping to humanize hospital care. Several studies have identified the impacts on medical training, as perceived by the participants of such projects. This study investigates how trained professionals view the influence of their previous experiences as clown doctors on actual medical practice. Objective: To analyze clown training in medical school as a strategy to contribute to the development of medical practice skills. Method: This is an exploratory and descriptive study with a qualitative approach. Semi-structured interviews were conducted with 15 participants, who were chosen using the snowball technique. The sample consists of doctors who participated in clown therapy projects during their undergraduate training, in Recife, Pernambuco. The collected information was organized with the MAXQDA software and underwent discursive content analysis as proposed by Moraes, which follows a three-step cycle: the deconstruction of text into units of meaning, the establishment of relationships, and the capture of the emerging knowledge. Result: Analysis of the interview transcripts generated several categories of competencies reported by the participants. In the process of constructing new meaning based on these findings, it was necessary to select those that were related to the proposals of the 2014 National Curriculum Guidelines (DCNs) for medicine. The perceived skills were grouped into the following categories: awareness, resignification, dealing with error and physician-patient relationship. Conclusion: This research sought to explore the translational phenomenon, investigating which competencies, in the eyes of medical professionals, were learned from practicing the art of clowning. By drawing comparisons with the National Curriculum Guidelines (DCNs), intersections were found between expected development during medical training and some of the skills developed with the help of the art of clowning.
Descritores: Terapia do Riso
Educação Médica
Humanização da Assistência
-Relações Médico-Paciente
Senso de Humor e Humor como Assunto
Entrevistas como Assunto
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-827390
Autor: Coutinho, Milena Oliveira; Lima, Indiara Campos; Bastos, Rodrigo Almeida.
Título: Terapia do riso como instrumento para o processo de cuidado na ótica dos acadêmicos de enfermagem / Laughter therapy as a tool for caring process from the viewpoint of nursing students
Fonte: ABCS health sci;41(3):163-167, 15 dez. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUÇÃO: O humor é uma estratégia de enfrentamento do estresse, mostrando sentimentos que geralmente são difíceis de expressar e que ajudam a lidar com o medo e as preocupações, evitando conflitos e aliviando a tensão. A terapia do riso pode ser utilizada como ferramenta terapêutica do humor, enfatizando a humanização do cuidado e promovendo melhora orgânica e emocional. OBJETIVO: Este estudo objetivou verificar a utilização e os benefícios da terapia do riso na ótica dos estudantes de enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal analítico descritivo. A amostra foi constituída de 70 estudantes, sendo utilizado questionário individual, autoaplicável e pré-testado, composto de questões fechadas e abertas, que incluem variáveis sociodemográficas e relacionadas à terapia do riso, para que o aluno expresse sua crença sobre a terapia do riso. RESULTADOS: População predominantemente feminina, solteira e sem trabalho formal. Verificou-se que a maioria dos acadêmicos que cursaram a disciplina "Terapêuticas não Convencionais" conhecia e descreveu os benefícios da terapia do riso, sendo que um pequeno percentual dos que cursaram puderam presenciar ou utilizaram essa terapia. Foram observados no cliente benefícios como: elevação da autoestima, melhora da receptividade dos procedimentos, diminuição álgica e melhora do quadro clínico. CONCLUSÃO: Observou-se a necessidade de propagar, principalmente no âmbito acadêmico, a utilização de terapias integrativas como a terapia do riso, enquanto instrumento para o cuidar em enfermagem, visto que essa prática melhora a interação entre o enfermeiro e o cliente, e favorece a humanização do ambiente hospitalar.

INTRODUCTION: Humor is a stress coping strategy, which allows the expression of feelings that are often difficult to express and helps to handle fears and concerns. Thus, conflicts and tensions are relieved. The laughter therapy can use humor as a therapeutic tool, which emphasizes the humanization of care and promotes physical and emotional improvements. OBJECTIVE: This study aimed at verifying the use and benefits of laughter therapy from the viewpoint of nursing students from the State University of Feira de Santana. METHODS: Cross-sectional, analytical and descriptive study. The sample included 70 students and an individual, self-administered, and pre-tested questionnaire was applied. It consisted of closed and open-ended questions, with sociodemographic variables and questions related to laughter therapy, so that the students could express their beliefs about the laughter therapy. RESULTS: Population was predominantly female, single, and with no formal job. It was found that most academics who attended the course "Unconventional Therapies" knew and described the benefits of Laughter Therapy and a small already witnessed or used this therapy. Some benefits to the customers were observed, such as higher self-esteem, improved responsiveness to treatment, pain relief and clinical improvement. CONCLUSION: There is a need to disseminate, especially in the academic field, the use of integrative therapies such as laughter therapy as a tool for nursing care, as this practice improves the interaction between the nurse and the client and favors the humanization of hospital.
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Terapia do Riso
-Cuidados de Enfermagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


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Id: biblio-1115208
Autor: VILLÁN GAONA, JORGE LUCIANO; GAONA ORDOÑEZ, CIELO ESPERANZA; CARRERO GUTIÉRREZ, ZULI ADRIANA.
Título: Risoterapia: una terapia complementaria a la medicina occidental / Laughter therapy: a complementary therapy to western medicine / Risoterapia: uma terapia complementar à medicina ocidental
Fonte: Rev. MED;26(2):36-43, jul.-dic. 2018.
Idioma: es.
Resumo: Resumen La enfermedad y la hospitalización son factores estresantes, las instituciones tienen el deber de manejar de forma integral la salud de los pacientes. Para esto existen múltiples terapias complementarias como la risoterapia. Estas se basan en el humor para la promoción de la salud y se encargan de divertir a las personas, llevando sonrisas donde predominan los descontentos. Sus beneficios son múltiples y sus contraindicaciones son pocas, lo que la convierte en una estrategia costo-efectiva para mejorar la calidad de vida durante la hospitalización. Con este artículo, se pretende, no solo mostrar los asuntos más relevantes en la risoterapia, sino también motivar a investigar, así como concientizar al lector de la importancia de apoyar este nuevo boom.

Abstract Disease and hospitalization are stressful factors, institutions have a duty to comprehensively manage patients' health. For this there are multiple complementary therapies such as laughter therapy. These are based on humor for health promotion and are responsible for entertaining people, bringing smiles where usually there is discontent. Its benefits are multiple and its contraindications are few, which makes it a cost-effective strategy to improve life quality during hospitalization. This article, aims not only to show the most relevant issues in laughter therapy, but also to motivate research, as well as to create awareness among readers of the importance of supporting this new boom.

Resumo A doença e a hospitalização são fatores estressantes; nesse sentido, as instituições têm o dever de lidar de forma integral com a saúde dos pacientes. Para isso, existem múltiplas terapias complementares como a risoterapia. Esta se baseia no humor para a promoção da saúde e encarrega-se de divertir as pessoas, levando sorrisos aonde predominam os descontentamentos. Seus benefícios são múltiplos e seus contraindicações são poucas, o que a torna uma estratégia custo-efetiva para melhorar a qualidade de vida durante a hospitalização. Com este artigo, pretende-se não só mostrar os assuntos mais relevantes na risoterapia, mas também motivar a pesquisar, bem como conscientizar o leitor da importância de apoiar esse novo boom.
Descritores: Terapia do Riso
-Terapêutica
Doença Crônica
Hospitalização
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO87.1 - Biblioteca Médica


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Id: lil-763886
Autor: Abreu, Gabriela Rebouças F.
Título: A terapia do (bom)humor nos processos de cuidado em saúde / Therapy in cases of good mood in health care / La terapia del (buen) humor en los procesos de cuidado en salud
Fonte: Rev. baiana enferm;25(1), 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta uma revisão da literatura que trata do que vem a ser a terapia do bom humor diante a percep-ção de como as emoções interferem na recuperação dos quadros de doença. Busca-se relacionar a influência doemocional nos aspectos fisiopatológicos, assim como entender a humanização da saúde como um processo que seinsere nesse contexto. Diante da carência de maior exploração na literatura atual a este respeito e da importânciade tal abordagem, faz-se necessária a inserção de tais conteúdos na formação do profissional de saúde, assim comoa promoção de mais estudos nesse campo.

This article presents a literature review that deals with the new mood therapy on the perception of how emotions influencethe recovery from disease. The author approaches the influence of emotional aspects in pathophysiology, suchas understanding the humanization of health as a process that fits in this context. As there is a lack of further explorationin the current literature on this subject and the importance of such an approach, it is necessary the inclusionof such contents in the training of health professionals, as well as the promotion of further research in this .

Este artículo presenta una revisión de la literatura relacionada con lo que viene a ser la terapia del buen humor,delante de la percepción de como las emociones influyen en la recuperación de una enfermedad. Se buscó relacionarla influencia del carácter emocional en los aspectos fisiopatológicos, así como la comprensión de la humanizaciónde la salud como un proceso que se ajusta a este contexto. Dada la falta de una mayor exploración en la literaturaactual sobre este tema y la importancia de este enfoque, es necesaria la inclusión de estos contenidos en la formacióndel profesional de la salud, así como la promoción de más estudios en este campo.
Descritores: Terapêutica/enfermagem
Senso de Humor e Humor como Assunto
Terapia do Riso
Humanização da Assistência
Limites: Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1019687
Autor: Catapan, Soraia de Camargo; Oliveira, Walter Ferreira de; Rotta, Tatiana Marcela.
Título: Palhaçoterapia em ambiente hospitalar: uma revisão de literatura / Clown therapy in the hospital setting: A review of the literature
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;24(9):3417-3429, set. 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A inserção do palhaço no hospital é relativamente recente e mais de 700 organizações realizam a palhaçoterapia nessas instituições no Brasil e em outras ao redor do mundo. Dada a ênfase na integralidade do cuidado e humanização da assistência à saúde, torna-se oportuno compreender e analisar a produção nacional e internacional do conhecimento científico sobre esta prática que desafia o modelo hegemônico de cuidado e potencialmente contribui na recuperação da saúde. Foi realizada uma revisão de literatura utilizando análise de conteúdo temática que analisou 18 publicações. As categorias que emergiram foram: respostas fisiológicas, comportamentais e emocionais; ansiedade pré-operatória; e ressignificação das práticas e do ambiente hospitalar. A literatura analisada aponta que a palhaçoterapia provoca diminuição significativa da ansiedade pré-operatória em crianças, comparativamente maior do que a obtida com o uso de um fármaco indutor de anestesia. A maior parte dos estudos investigou o uso da palhaçoterapia na adaptação à hospitalização, auxiliando na atribuição de novos significados. Apesar da baixa representatividade do tema no campo científico e mesmo não sendo amplamente aceita como prática de saúde, os resultados encontrados sugerem benefícios na utilização da palhaçoterapia em ambiente hospitalar.

Abstract The presence of clowns in hospitals is relatively recent and more than 700 organizations now perform clown therapy in hospitals in Brazil and around the world. Considering the emphasis on comprehensive care and the humanization of health, it is timely to understand and analyze the national and international scientific literature on clown therapy. This practice challenges the hegemonic biomedical model and potentially helps in the recuperation of health. A review of the literature was conducted and 18 publications were analyzed using thematic content analysis. The following categories arose from the analysis: physiological, behavioral, and emotional responses; presurgical anxiety and attribution of new meanings to practices and the hospital environment. Results have shown that clown therapy leads to a significant decrease in preoperative anxiety in children, even compared with the results obtained with the use of anesthesia-inducing drugs. Most studies investigated the use of clown therapy during patients' adaptation to hospitalization, helping them to attribute new meanings to this situation. Despite its low representation in the scientific field and the fact that it has not been widely accepted as a health practice, several studies have shown the benefits of using clown therapy in the hospital setting.
Descritores: Ansiedade/prevenção & controle
Terapia do Riso/métodos
Hospitalização
-Brasil
Cuidados Pré-Operatórios/métodos
Adaptação Psicológica
Hospitais
Limites: Humanos
Criança
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1147876
Autor: Beserra, Rayane Alves; Nunes, Michelle Darezzo Rodrigues; Cibreiros, Sylvia Alves; Silva, Liliane Faria da; Santos, Ravini do Santos Fernandes Vieira dos; Araújo, Barbara Bertolossi Marta de.
Título: A terapia do riso como ferramenta de cuidado com a criança hospitalizada: revisão integrativa da literatura / La risoterapia como herramienta de atención para niños hospitalizados: una revisión bibliográfica integradora / Laughter therapy as a care tool for hospitalized children: an integrative literature review
Fonte: Rev. enferm. Cent.-Oeste Min;10(1):3797, out. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Investigar, na literatura nacional e internacional, o uso da terapia do riso junto às crianças hospitalizadas. Método: Revisão integrativa da literatura. As bases de dados pesquisadas foram MEDLINE®, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, PsycINFO®, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Banco de Dados em Enfermagem ­ Bibliografia Brasileira e Índice Bibliográfico Español em Ciencias de la Salud. Os termos utilizados identificados nos Descritores em Ciência da Saúde e nos Medical Subject Headings foram "terapia do riso", "criança", "pré-escolar" e "criança hospitalizada", além das palavras-chave "risoterapia", "riso-terapia" e "riso terapia" em diferentes combinações. O recorte temporal foi de 10 anos, a partir de 2008. Resultados: A amostra final para a análise foi constituída de 17 artigos, que foram organizados em três categorias: Risoterapia como estratégia para a diminuição da dor, do desconforto e do sofrimento; A diminuição do medo, do estresse e da ansiedade com a risoterapia e O Impacto psicossocial da risoterapia na criança hospitalizada. Conclusão: Foi possível perceber benefícios da terapia que incluem diminuição da dor, do estresse e da ansiedade e mudanças emocionais e sociais. Salienta-se a importância da temática, por meio da qual é possível oferecer ao paciente pediátrico um cuidado integral e humanizado.(AU)

Objective: To investigate, in the Brazilian and international literature, the use of laughter therapy with hospitalized children. Methods: An integrative literature review. The databases searched were MEDLINE®, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, PsycINFO®, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Banco de Dados em Enfermagem ­ Bibliografia Brasileira and Índice Bibliográfico Español em Ciencias de la Salud. The index terms used on Descritores em Ciência da Saúde and Medical Subject Headings were "laughter therapy", "child", "preschool" and "hospitalized child", and the keywords "risotherapy" in different combinations. The timeframe was 10 years, starting from 2008. Results: The final sample for analysis consisted of 17 papers, organized into three categories: laughter therapy as a strategy to reduce pain, discomfort and suffering; Decreased fear, stress, and anxiety with laughter therapy; and the psychosocial impact of laughter therapy on hospitalized children. Conclusion: Some observed benefits from laughter therapy include decreased levels of pain, stress, and anxiety, as well as emotional and social changes. We emphasize the importance of this theme since it provides pediatric patients with a comprehensive and humanized care(AU)

Objetivo: Investigar en la literatura nacional e internacional el uso de la risoterapia con niños hospitalizados. Metodología: Revisión integrativa de literatura. Las bases de datos establecidas fueron: MEDLINE®, Cumulative Indexto Nursing and Allied Health Literature, PsycINFO®, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Banco de Dados em Enfermagem ­ Bibliografia Brasileira e Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud. Los descriptores utilizados identificados en los Descritores em Ciência da Saúde y Medical Subject Headings fueron: "terapia de la risa", "niño", "preescolar" y "hospitalizado", y la palabra clave "risoterapia" en sus diferentes combinaciones. El plazo fue de 10 años, a partir de 2008. Resultados: La muestra final para el análisis consistió en 17 artículos, agrupados en tres categorías: La risoterapia como estrategia para reducir el dolor, las molestias y el sufrimiento; Disminución del miedo, el estrés y la ansiedad con la risoterapia y El impacto psicosocial de la risoterapia en los niños hospitalizados. Conclusión: Fue posible obtener beneficios de la terapia que incluyen disminución del dolor, estrés, ansiedad y cambios emocionales y sociales. Se enfatiza la importancia del tema porque a través de él es posible ofrecer a los pacientes pediátricos una atención integral y humanizada..(AU)
Descritores: Enfermagem Pediátrica
Criança Hospitalizada
Revisão
Terapia do Riso
Responsável: BR1259.1 - DIBIB - Divisão de Biblioteca


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Id: biblio-1047547
Autor: Osorio-Sandoval, Jorge Armando; Torres-Reyes, Alejandro; Tenahua-Quitl, Inés; De-Avila-Arroyo, María Luz; Morales-Castillo, Francisco-Adrián; García-Lopez, María-Araceli; Gracia-Verónica, Yara; Gonzalez-Hernández, Adriana Rosalia.
Título: Efectividad de la risaterapia en manejo el dolor en pacientes pediátricos postoperados de apendicetomía / Effectiveness of laughter therapy in pain management in pediatric patients in postoperative appendectomy / Efetividades da risoterapia no manejo da dor em pacientes pediátricos em pósoperatório de apendicectomia
Fonte: J. Health NPEPS;4(2):44-57, jul.-dez. 2019.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: evaluar el efecto de la risaterapia en el manejo del dolor en pacientes pediátricos postoperados de apendicetomía versus pacientes que reciben tratamiento farmacológico. Método: ensayo clínico controlado, prospectivo, de corte longitudinal, en 32 pacientes divididos en 16 por grupo experimental y control, seleccionados aleatoriamente. El dolor fue evaluado en ambos grupos por la Escala Visual Análoga, constantes vitales, antes y después de la intervención de risaterapia y la terapia farmacológica. Resultados: la disminución del dolor mediante la risaterapia es efectiva (t= 4.138, p= .001; t=2.216, p = 0.043; respectivamente) en el grupo experimental versus en el grupo control, donde se aplico la terapia farmacologica (t= 5.436, p= .001; t=4.443, p = .001; respectivamente). Conclusión: la risaterapia tiene un impacto equitativo a la administración del medicamento en los pacientes pediátricos, además disminuye la frecuencia respiratoria y aumenta la saturación de oxígeno de los pacientes, al contrario de lo que sucede con el fármaco.

Objective: to evaluate the effect of laughter therapy on pain management in postoperative pediatric patients of appendectomy versus patients receiving pharmacological treatment. Method: controlled, prospective, longitudinal cut clinical trial, in 32 patients divided into 16 by experimental and control group, randomly selected. Pain was evaluated in both groups by the Visual Analog Scale, vital signs, before and after the intervention of laughter therapy and pharmacological therapy. Results: the decrease in pain through laughter therapy is effective (t = 4,138, p = .001; t = 2,216, p = 0.043; respectively) in the experimental group versus the control group, in which pharmacological therapy was applied (t = 5.436, p = .001; t = 4.443, p = .001; respectively). Conclusion: laughter therapy has an equitable impact on drug administration in pediatric patients, it also decreases respiratory rate and increases patients' oxygen saturation, unlike drug therapy

Objetivo: avaliar o efeito da risoterapia no manejo da dor em pacientes pediátricos em pós-operatório de apendicectomia versus pacientes em tratamento farmacológico. Método: ensaio clínico controlado, prospectivo e longitudinal, em 32 pacientes divididos em 16 por grupo experimental e controle, selecionados aleatoriamente. A dor foi avaliada em ambos os grupos pela Escala Visual Analógica, sinais vitais, antes e após a intervenção da risoterapia e terapia farmacológica. Resultados: a diminuição da dor através da terapia do riso é eficaz (t = 4.138, p = 0,001; t = 2,216, p = 0,043; respectivamente) no grupo experimental versus no grupo controle, onde a terapia farmacológica foi aplicada (t = 5,436, p = 0,001; t = 4,443, p = 0,001, respectivamente). Conclusão: a risoterapia tem um impacto equitativo à administração do medicamento em pacientes pediátricos, ademais diminui a frequência respiratória e aumenta a saturação de oxigênio dos pacientes, ao contrário do que ocorre com o fármaco.
Descritores: Pediatria
Período Pós-Operatório
Terapia do Riso
-Dor
Responsável: BR1972.9 - DE - Departamento de Enfermagem


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Id: lil-559627
Autor: Calmet Torres, Lissete; Regalado Benites, Marlitt; Guevara Ángulo, Mariana.
Título: Influencia de la risoterapia en las características psicológicas y sociales del niño escolar hospitalizado / Influence of laugh therapy in psychological and social characteristics of elementary school inpatient children
Fonte: Rev. enferm. herediana;1(1):19-25, ene.-jun. 2008. graf.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: determinar la influencia de la risoterapia en las características psicológicas y sociales del niño escolar hospitalizado. Material y Métodos: estudio cuantitativo descriptivo prospectivo; realizado en servicios de Instituto Especializado de Salud del Niño. La muestra fue aleatoria de comparación para poblaciones independientes, considerando un á=0,05, asumiendo una potencia de 80%, incluyéndose 30 niños, conforme criterios de inclusión: edad 6-12 años, sin experiencia previa de hospitalización y risoterapia, con participación voluntaria del padre y niño. La recolección de los datos se realizó entre enero-febrero del 2004, utilizando una Guía de Observación con 11 ítems de evaluación organizado en dos partes: características psicológicas y sociales con respuestas dicotómicas; observando el comportamiento del niño durante el día, al finalizar el mismo se llenaba por primera vez la Guía. La segunda y tercera recolección se realizó al día siguiente de participar el niño en la risoterapia; los datos se analizaron utilizando estadística descriptiva y la prueba de Wilcoxon con auxilio del Programa SPSS v.10. Resultados: antes de la risoterapia, en las características psicológicas el 96,6% presentó enuresis, el 83,3% pesadillas y 76,6% llanto. En las sociales el 86,6% no se comunicaba con el personal sanitario, 70% con niños de su misma edad y 60 por ciento con sus padres; después de la risoterapia las características psicológicas y sociales mejoraron significativamente. Conclusiones: la risoterapia influye positivamente en las características psicológicas y sociales del niño, disminuyendo la enuresis, pesadillas, llanto e inapetencia; aumentando la comunicación con padres, personal sanitario y niños de la misma edad.

Objetive: To determinate the nfluence of lagh therapy psychological and social characteristics of hospitalized school age child. Material and methods: Quantitative, descriptive and prospective study, carried out in services of the Specialized Child Health Institute; the sample was comparison randomized for independent population, considering á= 0.05, assuming a potency of 80%, including 30 children following inclusion criteria: age 6-12 years old, without any previous hospitalization nor laugh teraphy experience, with voluntary participation of the parent and child; data collection was made between january-february of 2004, using an observation guide with 11 assessment items with two parts: social and psychological characteristics with dichotomous options; observing the behavoiur of the child during the day, at the end it was filled out the guide fro the firts time; the second and third data collection was made the day after the participation of the child in laugh therapy; data were analyzed using descriptive statistic and Wilcoxon test with help of SPSS v. 10 program. Results: Before laugh therapy, in psychological characteristics 96.6 per cent presented enuresis, 83.3% nightmares and 76.6% crying; in social characteristics, 86.6 per cent didn't communicate with health personal, 70% with children of their same age and 60% with their parents; after laugh therapy the psychological and social characteristics significantly improve. Conclusions: the laugh therapy positively influence in psychological and social characteristics of the child, diminishing enuresis, nightmares, crying and inappetence; improving communication with parents, health personal and children of their same age.
Descritores: Criança Hospitalizada
Riso/psicologia
Terapia do Riso
-Epidemiologia Descritiva
Estudos Prospectivos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Brasil
Lima, Regina Aparecida Garcia
Rocha, Semiramis Melani Melo
Texto completo
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Id: lil-511660
Autor: Lima, Regina Aparecida Garcia de; Azevedo, Eliete Farias; Nascimento, Lucila Castanheira; Rocha, Semiramis Melani Melo.
Título: A arte do teatro Clown no cuidado às crianças hospitalizadas / The art of Clown theater in care for hospitalized children / El arte del teatro Clown en el cuidado de niños hospitalizados
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;43(1), mar. 2009.
Idioma: en; pt.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: A hospitalização pode ser uma experiência traumática para as crianças e seus familiares. O objetivo deste estudo foi explorar a experiência da utilização da arte do teatro clown no cuidado as crianças hospitalizadas, a partir de uma atividade desenvolvida por alunos de cursos de graduação da área da saúde. Os dados foram obtidos mediante observação de 20 crianças e 11 alunos, personagens do teatro clown em interação na clínica pediátrica de um hospital-escola do interior do estado de São Paulo. Os dados empíricos foram analisados segundo a análise temática de conteúdo, os quais foram agrupados ao redor dos seguintes temas: expressões artísticas como forma de comunicação, participação do binômio criança e acompanhante e o clown como recurso terapêutico. Os resultados indicaram que esta experiência constituiu-se em uma intervenção concreta que valoriza o processo de desenvolvimento infantil, pois abre espaço para a fantasia, o riso, a alegria e a apropriação do cotidiano hospitalar; é um exemplo de ampliação do processo diagnóstico e terapêutico com a incorporação de intervenções que privilegiem as necessidades afetivas, emocionais e culturais da criança e sua família, na busca do cuidado atraumático.

Hospitalization can be a very traumatic experience for children and their family members. The purpose of this study was to explore the experience of using clown theater art in the care for hospitalized children, starting with an activity developed by undergraduate students in the healthcare area. Data were obtained by observing 20 children and 11 students, characters in the clown theater interacting in the pediatric clinic in a school hospital in the state of São Paulo. The empirical data were analyzed with the thematic content analysis, which were grouped around the following themes: artistic expressions as a form of communication, participation of the binomial child and accompanying partner, and the clown as a therapeutic resource. The results show that this experience was a concrete intervention, emphasizing the children's development process, since it opens up a space for fantasy, laughter, happiness and the appropriation of the hospital routine; it is an example of widening the diagnostic and therapeutic process with the incorporation of intervention focusing on the affective, emotional and cultural necessities of the child and the family, in the search for non-traumatic care.

La hospitalización puede ser una experiencia traumática para los niños y sus familiares. El objetivo de este estudio fue explorar la experiencia de la utilización del arte del teatro clown en el cuidado de niños hospitalizados, a partir de una actividad desarrollada por alumnos de cursos de graduación del área de la salud. Los datos fueron obteni-dos mediante la observación de 20 niños y 11 alumnos, personajes del teatro clown en interacción en la clínica pediátrica de un hospital escuela del interior del estado de San Pablo. Los datos empíricos fueron analizados según el análisis temático del contenido, los cuales fueron agrupados alrededor de los siguientes temas: expresiones artísticas como forma de comunicación, participación del binomio niño y acompañante y el clown como recurso terapéutico. Los resultados indicaron que esta experiencia se constituyó en una intervención concreta que valoriza el proceso de desarrollo infantil, ya que abre espacio para la fantasía, la risa, la alegría y la apropiación de lo cotidiano en el hospital; además es un ejemplo de ampliación del proceso diagnóstico y terapéutico con la incorporación de intervenciones que privilegian las necesidades afectivas, emocionales y culturales del niño y su familia, en la busca del cuidado sin traumas.
Descritores: Criança Hospitalizada
Terapia do Riso
Limites: Criança
Humanos
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
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Id: lil-591454
Autor: Lancheros García, Eder Ariel; Tovar Valle, José Fernando; Rojas Bermúdez, Camilo Augusto.
Título: Risa y salud: abordajes terapéuticos: [revisión] / Laugther and health: therapeutic approaches: [review]
Fonte: MedUNAB;14(1), abr. 2011.
Idioma: es.
Resumo: La terapia de la risa hoy en día es utilizada en diversas clínicas y hospitales del mundo como medida coadyuvante en pro del bienestar físico, psicológico, social y emocional de los pacientes. En nuestro país es un tema que poco se conoce y por lo cual es de suma importancia dar a conocer en el ámbito nacional los múltiples beneficios que genera en la salud de las personas. El payaso hospitalario, como protagonista principal, ejerce una importante labor y a través de él se busca lograr una relación armoniosa con el paciente, con el objetivo de mejorar su percepción de la enfermedad, lograr una adecuada adaptación hospitalaria, disminuir los niveles de ansiedad y generar un bienestar global. En Bucaramanga existe la Fundación Corazón en Parches, que se ha encargado de llevar un mensaje de amor y compasión a los pacientes hospitalizados, en especial en edad pediátrica, aplicando la risoterapia a cabalidad, recordando que lo más importante no es curar una enfermedad sino tratar a un paciente que tiene una enfermedad, implementando una visión holística.

Laughter therapy is now used in many hospitals and clinics worldwide as adjunctive measure in favor of physical, psychological, social and emotional development of patients. Our country is a topic that little is known and therefore it is of utmost importance to share national generates multiple benefits in human health. The hospital clown as the main character has an important work and through it seeks to achieve a harmonious relationship with the patient, with the aim of improving their perception of the disease, hospital achieve adequate adaptation, lower levels of anxiety and generate as such a global welfare. In Bucaramanga exists Fundación Corazón en Parches, who have managed to bring a message of love and compassion to hospitalized patients, especially pediatric patients, using the fully laughter therapy, and recalling the most important thing is not to cure a disease but treating a patient having a disease by implementing a holistic view.
Descritores: Ansiedade
Estresse Psicológico
Pediatria
Terapia do Riso
Terapias Complementares
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO179.1 - Biblioteca



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