Base de dados : LILACS
Pesquisa : E02.190.525.374 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 74 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 8 ir para página                    

  1 / 74 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1283253
Autor: Peixoto, Júlia Lago; Guimarães, Bruna; Pires, Mara Dias; Almeida Júnior, Ítalo Antônio de Jesus.
Título: Efeitos da meditação sobre os sintomas da ansiedade: uma revisão sistemática / Effects of meditation on anxiety symptoms: a systematic review
Fonte: Rev. Psicol., Divers. Saúde;10(2):306-316, Julho 2021. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUÇÃO: A Ansiedade é um estado subjetivo de medo, apreensão ou tensão em relação a algo desconhecido ou estranho que pode acarretar desconforto psicológico e/ou físico caso ocorra de forma exacerbada e que, segundo a Organização Mundial da Saúde, afeta significativamente a população brasileira. É importante lidar com este transtorno com o objetivo de diminuir os danos físicos e psicológicos ele causa nos indivíduos; para isso, as estratégias de tratamento mais utilizadas são a intervenção medicamentosa e tratamentos não farmacológicos como a terapia, atividade física e a meditação. OBJETIVO: Estudar os efeitos da meditação no tratamento da ansiedade. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática de estudos intervencionais. As bases MEDLINE (Pubmed) e SCIELO foram utilizadas para a coleta de artigos em inglês e português, publicados entre os anos de 2010 e 2020. RESULTADOS: Oito ensaios clínicos randomizados foram selecionados. Os estudos sugerem uma associação positiva entre a prática da meditação e a melhora dos sintomas físicos e psicológicos dos pacientes portadores de transtorno de ansiedade. CONCLUSÃO: De modo geral, a literatura científica evidencia os efeitos benéficos da meditação no tratamento da ansiedade, embora se façam necessárias mais pesquisas sobre o tema.

INTRODUCTION: Anxiety is a subjective state of fear, apprehension, or tension in relation to something unknown or strange that can cause psychological and / or physical discomfort if it occurs in an exacerbated way and, according to the World Health Organization, that represents significant bad effects to the Brazilian population. It is important to deal with this disorder to reduce the physical and psychological damage it causes to individuals; for this, the most used treatment strategies are drug intervention and non-pharmacological treatments such as therapy, physical activity, and meditation. OBJECTIVE: To study the effects of meditation in the treatment of anxiety. METHODOLOGY: This is a systematic review of interventional studies. The MEDLINE (Pubmed) and SCIELO databases were used to collect articles in English and Portuguese, published between 2010 and 2020. RESULTS: Eight randomized clinical trials were selected. Studies suggest a positive association between meditation practice and improved physical and psychological symptoms of patients with anxiety disorder. CONCLUSION: In general, the scientific literature highlights the beneficial effects of meditation in treating anxiety, although more research on the topic is needed.
Descritores: Ansiedade
-Estresse Fisiológico
Meditação
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR333.2 - Biblioteca - Campus II


  2 / 74 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1280883
Autor: Toutain, Thaise Graziele L de O; Rosário, Raphael S; Mendes, Carlos Maurício Cardeal; Sena, Eduardo Pondé de.
Título: Alfa no estado alterado de consciência: meditação Raja Yoga / Alpha density in altered state of consciousness: Raja Yoga meditation
Fonte: Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.) = J. med. biol. sci;18(1):38-43, jul 05, 2019. fig, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: a meditação é uma técnica ancestral praticada por tradições religiosas e não religiosas, para alcançar benefícios espirituais e na saúde. É considerada um dos estados alterados de consciência. Estudos com ressonância magnética funcional e eletroencefalografia revelaram que existe diminuição da atividade cerebral no lóbulo parietal superior, durante a meditação. Na meditação, a frequência alfa aumenta no córtex cerebral quando comparada ao relaxamento e é caracterizada por ondas rítmicas associadas ao relaxamento e à diminuição de processo cognitivo. Objetivo: descrever e comparar a distribuição de potência da frequência cerebral alfa, nos estágios de MD e RL, nas regiões cerebrais frontal, central e occipital e, comparar as diferenças entre as regiões, de meditadores experientes da casa Brahma Kumaris, praticantes da meditação Raja Yoga, de Salvador ­ BA-Brasil. Metodologia: participaram 14 voluntários neste experimento. A coleta de dados foi realizada com EEG (21 eletrodos). O protocolo utilizado envolveu 6 minutos de relaxamento e 12 minutos de meditação. Os voluntários precisavam ter tido uma noite de sono adaptada à sua rotina e não terem ingerido bebidas estimulantes antes da coleta de dados. Resultados: encontrou-se aumento da densidade alfa na região occipital, na meditação para a média (µV2 / Hz), quando comparada às regiões frontal e central. Obteve-se um tamanho de efeito médio para alfa em relação às comparações entre as regiões frontal e central e um tamanho de efeito pequeno para alfa, entre as regiões central e occipital, durante o processo meditativo. Para as outras regiões, nenhum tamanho de efeito significativo para alfa foi encontrado. Conclusão: não foram encontradas diferenças significativas para alfa, entre os estados de meditação e relaxamento, porém a densidade de potência alfa foi maior na região occipital, quando comparada com as regiões frontal e central; entretanto, essa diferença não apresentou um tamanho de efeito do d de Cohen de relevante magnitude.

Introduction: meditation is an ancient technique practiced by religious and non-religious traditions to achieve spiritual and health benefits. It is considered one of the altered states of consciousness and studies with fMRI and EEG revealed that there is decreased brain activity in the upper parietal lobe during meditation. In meditation, alpha frequency increases in the cerebral cortex when compared to relaxation and is characterized by rhythmic waves associated with relaxation and decreased cognitive process. Objective: to describe and compare the EEG alpha power density distribution during the stages of meditation and relaxation in the frontal, central and occipital regions of experienced Brahma Kumaris Rajayoga meditators. Methodology: volunteers in number of 14 participated in this experiment. Data collection was performed with EEG (21 electrodes). The protocol used involved six minutes of relaxation and 12 minutes of meditation. Volunteers needed to have had a night's sleep suited to their routine and had not inhaled stimulant drinks prior to data collection. Results: we found an increase in alpha density in the occipital region in meditation for the general mean (µV2 / Hz), when compared to the frontal and central regions. A mean effect size for alpha was obtained relative to the comparisons between the frontal and central regions and a small effect size for alpha between the central and occipital regions during meditative process. For the other regions, no significant effect size for alpha was found. Conclusion: no significant differences were found for alpha between the states of meditation and relaxation, but the alpha potency density was higher in the occipital region, when compared with the frontal and central regions; however, this difference did not present a Cohen's d effect size of relevant magnitude
Descritores: Meditação
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


  3 / 74 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1135347
Autor: Santos, Gilbert de Oliveira.
Título: El yoga y la búsqueda del yo: pensamiento, práctica y enseñanza / Yoga e a busca do si mesmo: pensamento, prática e ensino / Yoga and self-searching: thinking, practice, and teaching
Fonte: Movimento (Porto Alegre);26:e26064, 2020. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Primeiramente, será realizada uma interpretação do conto zen-budista do boi e o seu pastor, buscando explorar algumas relações a respeito do pensamento oriental e do autoconhecimento. Posteriormente, será feita uma discussão do corpo e suas relações com o yoga, sobretudo na sua vertente mais físico-corporal, o hatha yoga, buscando expor a dimensão essencial e paradoxal de sua raiz originária, ou seja, o despertar de uma concepção de matéria mais sutil que compõe o ser através do estudo e da prática do corpo e do gesto. Por fim, serão explicitados alguns elementos do ensino dos asanas e da meditação para estudantes de Educação Física.

First, the Zen-Buddhist short story of the ox and its shepherd will be interpreted to explore some relationships regarding Eastern thought and self-knowledge. Then the body and its relationship with yoga will be discussed, especially its more physical-bodily aspect - hatha yoga - seeking to demonstrate the essential and paradoxical dimension of its original roots, that is, awakening a more subtle view on the matter that makes up beings through study and practice of body and gesture. Finally, some elements of asana and meditation teaching for Physical Education students will be explained.

Primero, se llevará a cabo una interpretación de la historia budista zen del buey y su pastor, buscando explorar algunas relaciones con respecto al pensamiento oriental y el autoconocimiento. Posteriormente, se realizará una discusión sobre el cuerpo y sus relaciones con el yoga, especialmente en su aspecto más físico-corporal, el hatha yoga, buscando exponer la dimensión esencial y paradójica de su raíz original, es decir, el despertar de una concepción de materia más sutil que compone el ser a través del estudio y la práctica del cuerpo y del gesto. Finalmente, se explicarán algunos elementos de la enseñanza de asanas y de la meditación para estudiantes de Educación Física.
Descritores: Ensino
Ioga
Meditação
-Educação Física e Treinamento
Conhecimento
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


  4 / 74 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1149550
Autor: Morrison, Rodolfo; Paz-Díaz, Carmen; Gutiérrez, Pamela; Frías, Carla; Espinosa, Alejandra; Soto, Paula; González, Alejandra; Mella, Sandra; López, Ignacio.
Título: Effects of active meditation on physical and psycho-emotional stress indicators in Chilean health sciences students. A pilot study / Efectos de la meditación activa en indicadores físicos y psicoemocionales de estrés en estudiantes universitarios del área de la salud en Chile. Un estudio piloto
Fonte: Rev. Fac. Med. (Bogotá);68(4):505-511, oct.-dic. 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction: The multiple academic demands in the university environment generate high levels of stress among students. Although said stress may be useful to meet such demands, in many cases, it can have a negative impact on their health. Objective: To assess whether the implementation of active meditation in the daily routine of health sciences university students impacts their physical and psycho-emotional stress indicators. Materials and methods: Exploratory and quantitative pilot study carried out in a sample of 22 university students who agreed to participate in a 3-month active meditation elective course (18 sessions). Participants were asked to fill out the Global State Perception Questionnaire (CPGE) ex-ante and ex-post taking the course. Results: 18 participants completed the GSPC ex-ante and ex-post, but only 16 were valid for data processing. Most students reported an improvement in their perception of coping with different stressful situations after completing the course. For example, 87.5% reported remaining in a relaxed state during stressful situations, 81% stated feeling decreased mental exhaustion, and 81% said they were better at handling stressful situations. Conclusions: The implementation of active meditation in the daily routine of this group of university students decreased their physical and psycho-emotional indicators of stress. Therefore, it is necessary to carry out new studies with larger samples to confirm the positive effect of this type of course on the health of university students, which will undoubtedly lead to better academic performance as a result of a better mental state.

Resumen Introducción. Las múltiples exigencias académicas a las que los estudiantes universitarios se enfrentan les generan altos niveles de estrés; si bien el estrés puede ayudarles a afrontar tales exigencias, en muchos casos este puede causarles diversos problemas de salud. Objetivo. Evaluar si la implementación de la meditación activa en la rutina diaria de estudiantes universitarios de las ciencias de la salud tiene un efecto en sus indicadores físicos y psicoemocionales. Materiales y métodos. Estudio piloto exploratorio y cuantitativo realizado en una muestra de 22 estudiantes universitarios que aceptaron participar en un curso electivo de meditación activa de 3 meses (18 sesiones). A los participantes se les solicitó diligenciar el Cuestionario de Percepción Global de Estado (CPGE) ex ante y ex post al curso. Resultados. 18 participantes completaron el CPGE ex ante y ex post, pero solo 16 fueron válidos para el procesamiento de datos. La mayoría de los estudiantes reportó una mejora respecto a su percepción sobre cómo enfrentar diferentes situaciones estresantes luego de completar el curso, por ejemplo, el 87.5% manifestó permanecer en un estado de relajación en situaciones estresantes; el 81%, una disminución del agotamiento mental, y el 81%, un mejor manejo de las situaciones estresantes. Conclusiones. La incorporación de la meditación activa en la rutina diaria de estos estudiantes disminuyó sus indicadores físicos y psicoemocionales de estrés, por lo que es necesario realizar nuevos estudios con muestras más grandes que permitan confirmar el efecto positivo de este tipo de cursos en la salud de los estudiantes universitarios, lo que sin duda repercutirá en un mejor rendimiento académico producto de un mejor estado mental.
Descritores: Estudantes
Saúde
Meditação
Limites: Humanos
Responsável: CO136.2 - Biblioteca


  5 / 74 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1012947
Autor: Mosini, Amanda Cristina; Saad, Marcelo; Braghetta, Camilla Casaletti; Medeiros, Roberta de; Peres, Mario Fernando Prieto; Leão, Frederico Camelo.
Título: Neurophysiological, cognitive-behavioral and neurochemical effects in practitioners of transcendental meditation - A literature review
Fonte: Rev. Assoc. Med. Bras. (1992);65(5):706-713, May 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: SUMMARY The term meditation can be used in many different ways, according to the technique to which it refers. Transcendental Meditation (MT) is one of these techniques. TM could serve as a model for research on spiritual meditation, unlike the meditation techniques based on secular knowledge. The purpose of the present study is to conduct a bibliographic review to organize scientific evidence on the effects of TM on neurophysiology, neurochemistry, and cognitive and behavioral aspects of its practitioners. To conduct this critical narrative review of the literature, we searched for scientific papers on the PubMed database of the National Center for Biotechnology Information. The keywords used in the search were Transcendental Meditation, Neuroscience of meditation e Meditation and behavior. We selected 21 papers that analyzed different aspects that could be altered through meditation practice. We concluded that TM has positive and significant documentable neurochemical, neurophysiological, and cognitive-behavioral effects. Among the main effects are the reduction of anxiety and stress (due to the reduction of cortisol and norepinephrine levels), increase of the feeling of pleasure and well-being (due to the increase of the synthesis and release of dopamine and serotonin), and influence on memory recall and possible consolidation. Further studies are needed using creative and innovative methodological designs that analyze different neural circuitry and verify the clinical impact on practitioners.

RESUMO O termo meditação pode ser utilizado de diversas formas, de acordo com a técnica a que se refere. A meditação transcendental (MT) é uma dessas técnicas meditativas. A MT pode ser um modelo para pesquisas de meditação espiritual, diferentemente de técnicas de meditação baseadas em uma compreensão secular. O presente estudo objetiva realizar uma revisão bibliográfica para organizar as evidências científicas sobre os efeitos da MT sobre a neurofisiologia, neuroquímica e aspectos cognitivos e comportamentais dos seus praticantes. Para a realização desta revisão narrativa crítica da literatura, foi realizado um levantamento dos artigos científicos presentes na base de dados PubMed do National Center for Biotechnology Information. As palavras-chave utilizadas na busca foram Transcendental Meditation, Neuroscience of meditation e Meditation and behavior. Foram selecionados 21 artigos que analisavam diferentes aspectos que poderiam ser alterados pela prática meditativa. Conclui-se que a MT produz efeitos neuroquímicos, neurofisiológicos e cognitivo-comportamentais documentáveis em seus praticantes, de caráter positivo e significativo. Entre os principais efeitos estão a diminuição da ansiedade e do estresse (via diminuição nos níveis de cortisol e noradrenalina), aumento na sensação de prazer e bem-estar (em decorrência ao aumento na síntese e liberação de dopamina e serotonina) e influência na evocação e possível consolidação da memória. São necessários mais estudos utilizando desenhos metodológicos inovadores e criativos, analisando diferentes circuitos neurais e verificando o impacto clínico sobre os praticantes.
Descritores: Cognição/fisiologia
Meditação/psicologia
Sistema Nervoso/química
Fenômenos Fisiológicos do Sistema Nervoso
-Neurotransmissores/análise
Neurotransmissores/metabolismo
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1.1 - BIREME


  6 / 74 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1177514
Autor: Schuh, Luísa Maria; Cabral, Fernanda Beheregaray; Hildebrandt, Leila Mariza; Cosentino, Susane Flores; Colomé, Isabel Cristina dos Santos.
Título: Meditação: uma estratégia de cuidado em saúde para estudantes universitários / Meditación: una estrategia de atención sanitaria para universitarios / Meditation: a health care strategy for university students
Fonte: Rev. enferm. UFSM;11:e9, 2021.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivos: desenvolver atividades meditativas com estudantes de uma universidade do noroeste gaúcho e analisar a percepção de estudantes universitários sobre a prática meditativa. Método: pesquisa-intervenção, de abordagem qualitativa. Realizaram-se 11 encontros para meditação, com participação de cinco estudantes, no período de abril a julho de 2019. Os dados produzidos mediante questionário com dados sociodemográficos e de saúde, observação não participante e entrevista aberta foram submetidos à análise temática. Resultados: a participação dos estudantes na meditação foi motivada pela curiosidade, dificuldade de concentração, estresse, irritação, ansiedade e nervosismo. A meditação mindfulness proporcionou aumento da concentração e foco para os estudos, melhorou a qualidade do sono e promoveu autoconhecimento e bem-estar subjetivo. Conclusão: a meditação mindfulness na Universidade foi importante à promoção da saúde mental, efetiva à minimização de estados de estresse e ansiedade e promoveu mudanças positivas na vida dos estudantes.

Objectives: to develop meditative activities with students from a university in northwestern Rio Grande do Sul and to analyze the perception of university students about meditative practice. Method: research-intervention, with a qualitative approach. We accomplished 11 meditation meetings, with the participation of five students, from April to July 2019. The data produced through a questionnaire with sociodemographic and health data, non-participant observation and open interview were subjected to thematic analysis. Results: students' participation in meditation was motivated by curiosity, difficulty concentrating, stress, irritation, anxiety and nervousness. Mindfulness meditation provided increased concentration and focus for studies, improved sleep quality and promoted self-awareness and subjective well-being. Conclusion: mindfulness meditation at the University was important to promote mental health, effective in minimizing stress and anxiety states and promoted positive changes in students' lives.

Objetivos: desarrollar actividades meditativas con estudiantes de una universidad del noroeste de Rio Grande do Sul y analizar la percepción de universitarios sobre la práctica meditativa. Método: investigación-intervención con enfoque cualitativo. Se realizaron 11 encuentros de meditación, con la participación de cinco estudiantes, entre abril y julio de 2019. Los datos producidos mediante un cuestionario con datos sociodemográficos y sanitarios, observación no participante y entrevista abierta se sometieron al análisis temático. Resultados: la participación de los estudiantes en la meditación estuvo motivada por la curiosidad, dificultad para concentrarse, estrés, irritación, ansiedad y nerviosismo. La meditación mindfulness proporcionó una mayor concentración y enfoque para los estudios, mejoró la calidad del sueño y promovió la autoconciencia y el bienestar subjetivo. Conclusión: la meditación mindfulness en la Universidad fue importante para promover la salud mental, eficaz para minimizar los estados de estrés y ansiedad y promovió cambios positivos en la vida de los estudiantes.
Descritores: Estudantes
Terapias Complementares
Saúde Mental
Enfermagem
Meditação
Limites: Humanos
Responsável: BR568.1 - Biblioteca Central Manoel Marques de Souza, Conde de Porto Alegre


  7 / 74 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1150186
Autor: Carvalho, Lucas Pelegrini Nogueira de; Araújo, Lílian Silva; Avelar, Maria do Perpétuo Socorro Lage; Say, Karina Gramani.
Título: Efeitos da meditação associada a educação em neurociências da dor em adultos com fibromialgia: ensaio clínico controlado e randomizado / Effects of meditation associated with education in neurosciences of pain in adults with fibromyalgia: A randomized controlled trial / Efectos de la meditación asociada con la educación en neurociencia del dolor en adultos con fibromialgia: un ensayo clínico aleatorio controlado
Fonte: SMAD, Rev. eletrônica saúde mental alcool drog;16(3):3-13, jul.-set. 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVO: analisar os efeitos do mindfulness associado com educação em neurociências da dor na percepção da dor, sono e capacidade funcional de adultos com fibromialgia. MÉTODO: trata-se de um estudo experimental controlado e randomizado cujos participantes foram divididos em dois grupos: grupo mindfulness e grupo mindfulness e educação em neurociência da dor. RESULTADOS: foram observadas melhorias de algumas variáveis relacionadas à dor, na capacidade funcional, ansiedade, depressão, qualidade do sono e na catastrofização. Não houve diferença na comparação intergrupos, porém existiram diferenças na comparação intra-grupos. CONCLUSÃO: intervenções baseadas na prática de mindfulness e educação em neurociências da dor se mostraram eficazes na melhora do quadro de pacientes com fibromialgia. Registro do Ensaio clínico: REBEC RBR-58pgs4.

OBJECTIVE: to analyze the influence of meditation associated with pain neuroscience education in pain perception, sleep and functional capacity of adults with fibromyalgia. METHOD: this is an experimental, controlled, randomized study whose participants were divided into two groups: mindfulness group and mindfulness group and education in pain neuroscience. RESULTS: improvements were observed in some variables related to pain, functional capacity, anxiety, depression, sleep quality and catastrophization. 270/5000. There was no difference in the intergroup comparison, but there were differences in the intra-group comparison. CONCLUSION: mindfulness-based interventions and education in pain neurosciences proved to be effective in improving the condition of patients with fibromyalgia. Clinical trial register: REBEC RBR-58pgs4

OBJETIVO: analizar los efectos de la atención plena asociada con la educación en neurociencias del dolor sobre la percepción del dolor, el sueño y la capacidad funcional de los adultos con fibromialgia. MÉTODO: este es un estudio experimental, controlado, aleatorizado cuyos participantes se dividieron en dos grupos: grupo de atención plena y grupo de atención plena y educación en neurociencia del dolor. RESULTADOS: se observaron mejoras en algunas variables relacionadas con el dolor, la capacidad funcional, la ansiedad, la depresión, la calidad del sueño y la catastrofización. No hubo diferencias en la comparación intergrupal, pero sí hubo diferencias en la comparación intragrupo. CONCLUSIÓN: las intervenciones basadas en la práctica de la atención plena y la educación en neurociencias del dolor demostraron ser efectivas para mejorar la condición de los pacientes con fibromialgia. Registro del ensayo clínico: REBEC RBR-58pgs4
Descritores: Ansiedade
Sono
Neurociências
Fibromialgia
Educação em Saúde
Meditação
Catastrofização
Dor Crônica
Atenção Plena
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


  8 / 74 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1150191
Autor: Almeida, Nazaré de Oliveira; Demarzo, Marcelo; Neufeld, Carmem Beatriz.
Título: Terapia cognitiva baseada em mindfulness no atendimento clínico individual de depressão / Mindfulness-Based Cognitive Therapy in individual clinical care for depression / Terapia cognitiva basada en la atención plena en la atención clínica individual para la depresión
Fonte: SMAD, Rev. eletrônica saúde mental alcool drog;16(3):55-63, jul.-set. 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVO: estudo de casos múltiplos teve objetivo de avaliar a aplicabilidade do protocolo de grupo de um programa de 8 semanas de Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness adaptado para o atendimento clínico individual de pacientes com sintomas de depressão. MÉTODO: para o estudo de casos múltiplos, no qual 11 casos de pacientes com diagnóstico de depressão leve à moderada submetidos à intervenção adaptada desse protocolo foram avaliados nos resultados de medidas de depressão, ansiedade, estresse e mindfulness. RESULTADOS: indicaram redução significativa destes sintomas, bem como aumento de mindfulness na vida cotidiana. CONCLUSÃO: os benefícios da intervenção de Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness podem se apresentar tanto no contexto de atendimento clínico grupal, bem como no individual. Neste estudo, Todos os participantes do estudo tiveram melhora significativa dos sintomas de depressão, bem como dos níveis de ansiedade e estresse, condizente com a os dados apresentados na literatura. É premente a necessidade de maior número de estudos desta natureza. Pesquisas futuras, especialmente as de natureza empírica, controlados e randomizados, consolidarão a validade externa dos resultados encontrados por estudos com a natureza como o deste.

OBJECTIVE: the aim of this multiple case study was to to evaluate the applicability of the group protocol of an 8-week Mindfulness-Based Cognitive Therapy program adapted for the individual clinical care of patients with symptoms of depression. METHOD: the method used was to study multiple cases, in which 11 cases of patients with a diagnosis of mild to moderate depression who underwent intervention adapted from this protocol were evaluated in the results of measures of depression, anxiety, stress and mindfulness. RESULTS: the results indicated a significant reduction in these symptoms, as well as an increase in mindfulness in everyday life. CONCLUSION: the benefits of the Mindfulness-Based Cognitive Therapy intervention can be presented both in the context of group clinical care, as well as in the individual. In this study, all study participants had significant improvement in the symptoms of depression, as well as in the levels of anxiety and stress, consistent with the data presented in the literature. There is an urgent need for a greater number of studies of this nature. Future research, especially those of an empirical nature, controlled and randomized, will consolidate the external validity of the results found by studies with nature such as this one.

OBJETIVO: el objetivo de este estudio de caso múltiple fue evaluar la aplicabilidad del protocolo grupal de un programa de terapia cognitiva basada en la atención plena de 8 semanas adaptado para la atención clínica individual de pacientes con síntomas de depresión. MÉTODO: el método utilizado fue estudiar múltiples casos, en el que 11 casos de pacientes con un diagnóstico de depresión leve a moderada que se sometieron a una intervención adaptada de este protocolo fueron evaluados en los resultados de las medidas de depresión, ansiedad, estrés y atención plena. RESULTADOS: los beneficios de la intervención de Terapia Cognitiva Basada en Mindfulness se pueden presentar tanto en el contexto de la atención clínica grupal, como en el individual. En este estudio, todos los participantes del estudio tuvieron una mejoría significativa en los síntomas de la depresión, así como en los niveles de ansiedad y estrés, consistente con los datos presentados en la literatura. Existe una necesidad urgente de un mayor número de estudios de esta naturaleza. Las investigaciones futuras, especialmente las de carácter empírico, controladas y aleatorizadas, consolidarán la validez externa de los resultados encontrados por estudios de naturaleza como este.
Descritores: Ansiedade
Sinais e Sintomas
Terapia Cognitivo-Comportamental
Meditação
Vida
Depressão
Atenção Plena
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


  9 / 74 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-844921
Autor: Kindelán Cira, Eligio; H Syed, Emmanuel; Sánchez-Hechavarría, Miguel Enrique; Hernández-Cáceres, José Luis.
Título: El análisis de la variabilidad de frecuencia cardiaca como una herramienta para evaluar los efectos de la meditación chi sobre la regulación cardiovascular / Heart Rate Variability analysis as a tool for assessing the effects of chi meditation on cardiovascular regulation
Fonte: Rev. cuba. inform. méd;9(1), ene.-jun. 2017.
Idioma: en.
Resumo: Approximately 30 indices have been proposed for assessing heart rate variability (HRV). Some are mathematically identical or very closely related to each other, and results can be interpreted from completely different viewpoints. Comparing various indices from a tachogram, and combining statistical significance with physiological plausibility could improve the result's interpretation. Using the KubiosHRV package, we studied the chi-meditation R-R database available at Physionet.org, addressing the following questions: i) Which HRV indices are the most suitable for describing meditation effects? ii) Are the effects of meditation beneficial, harmful or insubstantial? iii) Which are the most likely physiological events associated to meditation? It was concluded that power spectrum low frequency component (LF), LF/HF ratio, and nonlinear indices α 1 and α 2, recurrence rate and Shannon entropy performed the best (p<0.05). Observed changes suggest that they harmonize with changes observed in other health-pursuing circumstances as physical training, stress combating; whereas they are in the opposite tendency of changes associated to aging, heavy smoking, high blood glucose levels, autonomic heart denervation and congestive heart failure. Changes induced by chi meditation seem to be associated to increases in respiratory component around0.04 Hz, lower entropy and reduced long-term correlation with higher cardio vascular complexity(AU)

Alrededor de 30 índices han sido propuestos para evaluar la Variabilidad de la Frecuencia Cardiaca. Algunos de esos índices son matemáticamente idénticos o muy semejantes a otros y los resultados pueden ser interpretados desde puntos de vista completamente distintos. Al comparar varios índices estimados a partir de un tacograma y combinando la significación estadística con la plausibilidad biológica pudiera mejorarse la interpretación de los resultados. Utilizando el paquete de análisis KubiosHRV estudiamos la base de datos de señales R-R Chi meditation, disponible en el portal Physionet.org, centrándonos en las interrogantes siguientes: i) ¿cuáles índices son los más adecuados para describir los efectos de la meditación? ii) ¿son los efectos de la meditación beneficiosos, nocivos o insustanciales? iii) ¿cuáles son los eventos fisiológicos asociados a la meditación? Se concluye que el componente de baja frecuencia del espectro de potencia (LF), la relación LF/HF y los índices no lineales α 1 yα 2, la razón de recurrencia y la entropía de Shannon, fueron los indicadores más apropiados (p < 0.05). Los cambios observados parecen armonizar con cambios observados en otras acciones promotoras de salud como entrenamiento físico, combatir el estrés, mientras que exhiben una tendencia opuesta a los cambios asociados al envejecimiento, hábito de fumar, elevados niveles de glucosa, denervación cardiaca, e insuficiencia cardiaca congestiva. Los cambios inducidos por la meditación chi parecen estar asociados a incrementos en el componente respiratorio próximo a los 0.04 hertzios, a una menor entropía y una menor correlación a largo término combinadas a una mayor complejidad cardiovascular(AU)
Descritores: Meditação/métodos
Determinação da Frequência Cardíaca/métodos
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  10 / 74 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1146469
Autor: Secretaria Estadual de Saúde do RS.
Título: Guia de meditação / Meditation Guide.
Fonte: Rio Grande do Sul; Secretaria Estadual de Saúde do RS; [2020?]. [1-8] p. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Em vista da necessidade de divulgar conteúdo de qualidadesobre práticas de autocuidado que ajudem a manter a saúde em dia, a Rede Colaborativa PICS criou esta cartilha a fim de oferecer orientações básicas a quem deseja conhecer mais as medicinas tradicionais orientais que a muito tempo ajudam a humanidade a tratar as dores do corpo e da alma consideradas incuráveis pela sociedade ocidental.
Descritores: Meditação/métodos
-Ansiedade
Terapias Complementares
Saúde Mental
Infecções por Coronavirus/epidemiologia
Angústia Psicológica
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 8 ir para página                    
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde