Base de dados : LILACS
Pesquisa : E02.190.525.906 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 54 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 6 ir para página                

  1 / 54 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1052737
Autor: Vellinho, Luis Philippe Barroso.
Título: Reiki aliado ao cuidado de enfermagem à pessoa com ansiedade: proposta de instrumento para consulta de enfermagem / Reiki aliado ou cuidado de enfermagem à pessoa com ansiedade: proposta de instrumento para consulta de enfermagem.
Fonte: Niterói; s.n; 2019. 80 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Nos últimos anos os transtornos de ansiedade têm sido cada vez mais comuns e causam impactos sobre o bem-estar e nas atividades de vida diária das pessoas bem como representa um dos problemas que mais afetam os trabalhadores que atuam na área de saúde. A Enfermagem através da Sistematização da Assistência de Enfermagem reconhece a ansiedade como diagnóstico de enfermagem e, nesse estudo, propõe-se como intervenção de enfermagem o Reiki aliado ao cuidado de enfermagem à pessoa com ansiedade. O Reiki consiste na prática de imposição de mãos que usa a aproximação ou o toque sobre o corpo com a finalidade de estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde visando fortalecer os locais onde se encontram bloqueios, "nós energéticos", eliminando as toxinas, e equilibrando o pleno funcionamento celular, de forma a restabelecer o fluxo de energia vital. O estudo tem como objetivos: Propor um instrumento de consulta de enfermagem com uso de Reiki para profissionais de saúde, com relato de ansiedade, atuantes em uma unidade de saúde da família (USF), identificar as características definidoras e os fatores relacionados à ansiedade em profissionais de saúde, com relato de ansiedade, atuantes em uma unidade de saúde da família e descrever as reações desses profissionais, antes e após aplicação do Reiki. Trata-se de estudo de natureza qualitativa de intervenção, do tipo antes e depois, realizado com 10 profissionais de saúde, com relato de ansiedade, atuantes em uma unidade de Saúde da Família, localizado no Município de Maricá-RJ. A produção de dados ocorreu nas seguintes etapas: entrevista semi estruturada, gravadas em aparelho digital, e aplicação de um instrumento para identificação das características definidoras e fatores relacionados à ansiedade antes e após a ultima sessão de reiki, sessões de Reiki, semanais, por um período de 3 meses, agendadas segundo disponibilidade dos participantes, com depoimentos gravados em aparelho digital, antes e após cada sessão. Após análise dos dados os resultados mostraram que os participantes apresentaram como principais relatos antes das sessões de Reiki medo de perder o controle, cansaço e fadiga e, após as sessões de Reiki, todos referiram sensação de bem estar, tranquilidade, calma e leveza. Conclui-se que o Reiki, aliado ao cuidado de enfermagem aos participantes da pesquisa contribuiu para aliviar a ansiedade por meio de um espaço de relaxamento, autoconhecimento e reflexão que favoreceu o restabelecimento da energia reduzindo os níveis de estresse, promovendo melhoria do autocontrole e da autoestima
Descritores: Ansiedade
Atenção Primária à Saúde
Saúde do Trabalhador
Toque Terapêutico
Cuidados de Enfermagem
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF
BR 1342.1; D 615.85, V439


  2 / 54 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-880764
Autor: Silva, Maria das Graças Barreto da; Espósito, Vitória Helena Cunha; Ohara, Conceição Vieira da Silva; Genesi, Barbara Pereira.
Título: A linguagem expressiva do toque no grupo terapêutico de massagem e estimulação de bebês / The expressive language of touch in the massage and stimulation therapy group
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;7(Suplemento 1):22-22, jun. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Uma das ações educativas do projeto de extensão Grupo de massagem e estimulação de bebês (GMEB). Espaço que propicia estar com o bebê, levando em conta os benefícios do toque para o desenvolvimento neuropsicomotor infantil e o contexto sócio cultural em que estão inseridas, onde frequentemente compartilha-se os cuidados dos filhos com outros cuidadores. O referencial utilizado como base técnica para a massagem em bebês, desenvolvida pelo GTMEB, é a massagem sensorial, amplamente conhecida em nosso meio como "Shantala". Objetivo: Este estudo buscou desvelar os modos de ser da mãe com seu bebê ao realizar a massagem no Grupo terapêutico de massagem e estimulação de bebês (GTMEB), Método: Trajetória de pesquisa qualitativa fenomenológico-hermenêutica, tendo como região de inquérito o GTMEB, onde após aprovação do Comitê de ética com o n. 466/99, entrevistamos onze mães, sujeitos da pesquisa, a partir da seguinte questão norteadora: Descreva como foi a experiência da massagem para você e seu filho. Do núcleo de sentido gerado pelos discursos maternos, para este estudo, destacamos o toque como eixo para as reflexões. Resultados: No dizer das mães o toque é identificado como uma linguagem expressiva de vida: "a massagem é um jeito de dar carinho: pegar, sentir, estimular, abraçar. Só isso é tão importante"; relacionado com um sistema de signos que otimiza a comunicação, entre elas e os bebês: "Através do toque sentido e prolongado em partes do corpo, que acabam sendo esquecidos, pudemos, mãe e filho, nos lançar num jogo lúdico de aprendizagem". Ao participar do GTMEB, a atenção das mães encontra-se voltada para a importância do toque - consciente, firme e lento -, para que as experiências vividas pelos bebês, nesta fase, sejam satisfatórias e forneça-lhes uma base segura para as relações futuras. Neste cenário, elas consideram a massagem uma experiência que favorece a tranqüilidade, imprimindo afeto, contribuindo para a otimização da maternagem. Considerações finais: As mães desvelam que por meio do toque é possível conhecer os bebês e ampliar a interação entre elas e seus filhos, trazendo qualidade às relações. Para nós profissionais, compreender o que acontece com a mãe e o bebê em situação de massagem evidencia seguir com paciência e cautela, deixando os acontecimentos fluírem, oferecendo sustentação, criando um círculo de cuidado e respeito; evidenciando o fazer do GTMEB como ação educativa que por ser social, também é ética.
Descritores: Toque Terapêutico
Pesquisa Qualitativa
Desenvolvimento Humano
Massagem
Relações Mãe-Filho
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


  3 / 54 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1019737
Autor: Beulke, Sieglinder Larissa; Vannucci, Luciana; Salles, Léia Fortes; Turrini, Ruth Natalia Teresa.
Título: Reiki no alívio de sinais e sintomas biopsicoemocionais relacionados à quimioterapia / Reiki en el alivio de señales y síntomas biopsicoemocionales relacionados a la quimioterapia / Reiki in the relief of chemotherapy-related biopsychoemotional signs and symptoms
Fonte: Cogitare enferm;24:e56694, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo verificar o uso do Reiki no alívio dos sinais e dos sintomas biopsicoemocionais relacionados à quimioterapia. Método revisão integrativa norteada pela pergunta: A utilização do Reiki pode aliviar alguns sinais e sintomas induzidos pela quimioterapia? A busca foi realizada nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), CINAHL, Cochrane, Embase, PubMed e Scopus sem período de restrição até setembro de 2018. Sete artigos atenderam aos critérios de inclusão. Resultados reviram-se quatro ensaios clínicos, dois quase-experimentais e um estudo de caso. Os sinais e sintomas mais estudados foram ansiedade, dor, fadiga, estresse, depressão, humor e bem-estar. Pacientes que receberam Reiki relataram melhoria do bem-estar geral, qualidade de vida, dor, depressão, ansiedade, fadiga e humor quando comparados ao grupo controle. Conclusões as pesquisas analisadas apresentam evidências que o Reiki pode ser benéfico no alivio dos efeitos colaterais da quimioterapia, o que contribui para mais uma ferramenta para o alívio dos efeitos da quimioterapia.

RESUMEN Objetivo verificar el uso del Reiki en el alivio de los señales y síntomas biopsicoemocionales relacionados a la quimioterapia. Método revisión integradora orientada por la pregunta: ¿La utilización del Reiki logra aliviar algunos señales y síntomas inducidos por la quimioterapia? La búsqueda fue ejecutada en las bases de datos Biblioteca Virtual en Salud (BVS), CINAHL, Cochrane, Embase, PubMed y Scopus sin período de restricción hasta septiembre de 2018. Siete artículos cumplieron con los criterios de inclusión. Resultados fueron revistos cuatro ensayos clínicos, dos casi-experimentales y un estudio de caso. Los señales y síntomas más estudiados fueron ansiedad, dolor, fatiga, estrés, depresión, humor y bienestar. Pacientes que recibieron Reiki relataron mejora del bienestar general, calidad de vida, dolor, depresión, ansiedad, fatigue y humor cuando comparados al grupo de control. Conclusiones las investigaciones analizadas presentan evidencias de que el Reiki puede ser benéfico en el alivio de los efectos colaterales de la quimioterapia, lo que contribuye hacia una herramienta adicional para aliviar los efectos de la quimioterapia.

ABSTRACT Objective verify the use of Reiki in the relief of chemotherapy-related biopsychoemotional signs and symptoms. Method integrative review guided by the question: Can the use of Reiki relieve some chemotherapy-induced signs and symptoms? The search was undertaken in the databases Virtual Health Library (VHL), CINAHL, Cochrane, Embase, PubMed and Scopus without a restriction period until September 2018. Seven articles complied with the inclusion criteria. Results four clinical trials, two quasi-experimental studies and one case study were reviewed. The most frequent signs and symptoms mentioned were anxiety, pain, fatigue, stress, depression, mood and well-being. The patients who received Reiki reported improved general well-being, quality of life, pain, depression, anxiety, fatigue and mood in comparison with the control group. Conclusions the studies presented evidence that Reiki can exert beneficial effects in the relief of the side effects of chemotherapy, contributing with yet another tool to relieve the effects of the chemotherapy.
Descritores: Terapias Complementares
Toque Terapêutico
Oncologia
Cuidados de Enfermagem
-Revisão
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico


  4 / 54 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-961047
Autor: Kurebayashi, Leonice Fumiko Sato; Turrini, Ruth Natalia Teresa; Souza, Talita Pavarini Borges de; Takiguchi, Raymond Sehiji; Kuba, Gisele; Nagumo, Marisa Toshi.
Título: Massage and Reiki used to reduce stress and anxiety: Randomized Clinical Trial / Massagem e Reiki para redução de estresse e ansiedade: Ensaio Clínico Randomizado / Masaje y Reiki para reducción de estrés y ansiedad: ensayo clínico aleatorizado
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);24:e2834, 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABTRACT Objective: to evaluate the effectiveness of massage and reiki in the reduction of stress and anxiety in clients at the Institute for Integrated and Oriental Therapy in Sao Paulo (Brazil). Method: clinical tests randomly done in parallel with an initial sample of 122 people divided into three groups: Massage + Rest (G1), Massage + Reiki (G2) and a Control group without intervention (G3). The Stress Systems list and the Trace State Anxiety Inventory were used to evaluate the groups at the start and after 8 sessions (1 month), during 2015. Results: there were statistical differences (p = 0.000) according to the ANOVA (Analysis of Variance) for the stress amongst the groups 2 and 3 (p = 0.014) with a 33% reductions and a Cohen of 0.78. In relation to anxiety-state, there was a reduction in the intervention groups compared with the control group (p < 0.01) with a 21% reduction in group 2 (Cohen of 1.18) and a 16% reduction for group 1 (Cohen of 1.14). Conclusion: Massage + Reiki produced better results amongst the groups and the conclusion is for further studies to be done with the use of a placebo group to evaluate the impact of the technique separate from other techniques. RBR-42c8wp

RESUMO Objetivo: avaliar a efetividade da Massagem e Reiki na redução de estresse e ansiedade em clientes do Instituto de Terapia Integrada e Oriental, em São Paulo (Brasil). Método: ensaio clínico controlado randomizado paralelo com amostra inicial de 122 pessoas divididas em 3 grupos Massagem+Repouso (G1), Massagem+Reiki (G2) e Controle sem intervenção (G3). Foram avaliados pela Lista de Sintomas de Stress e pelo Inventário de Ansiedade Traço-Estado, no início e após 8 sessões (1 mês), durante o ano de 2015. Resultados: houve diferença estatística (p = 0,000) segundo ANOVA para o estresse entre os grupos 2 e 3 (33% de redução e Cohen de 0,98) e entre os grupos 1 e 3 (p = 0,014), 24% de redução e Cohen de 0,78. Para a ansiedade-estado, houve redução nos grupos de intervenção comparados ao grupo Controle (p < 0,01), com 21% de redução para o Grupo 2 (Cohen de 1,18) e 16% de redução para o grupo 1 (Cohen de 1,14). Conclusão: a Massagem+Reiki conseguiu melhores resultados entre os grupos e se sugere outro estudo com uso de placebo para o Reiki, para avaliar o alcance da técnica em separado. RBR-42c8wp

RESUMEN Objetivo: evaluar la efectividad de Masaje y Reiki para reducción del estrés y ansiedad en clientes del Instituto de Terapia Integrada y Oriental, en Sao Paulo, Brasil. Método: ensayo clínico controlado aleatorizado paralelo, con muestra inicial de 122 personas divididas en 3 grupos Masaje+Reposo (G1), Masaje+Reiki (G2) y Control sin intervención (G3). Los participantes fueron evaluados a través de la Lista de Síntomas de Stress y por el Inventario de Ansiedad Rasgo-Estado, en el inicio y después de 8 sesiones (1 mes), durante el año de 2015. Resultados: hubo diferencia estadística (p = 0,000) según ANOVA para el estrés entre los grupos 2 y 3 (33% de reducción y Cohen de 0,98) y entre los grupos 1 y 3 (p = 0,014), 24% de reducción y Cohen de 0,78. Para la ansiedad-estado, hubo reducción en los grupos de intervención comparados al grupo Control (p < 0,01), con 21% de reducción para el Grupo 2 (Cohen de 1,18) y 16% de reducción para el grupo 1 (Cohen de 1,14). Conclusión: entre los grupos, el Masaje+Reiki consiguió mejores resultados; se sugiere realizar otro estudio con uso de placebo para el Reiki, para evaluar el alcance de la técnica de forma separada. RBR-42c8wp
Descritores: Ansiedade/terapia
Estresse Psicológico/terapia
Toque Terapêutico
Massagem
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  5 / 54 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-880847
Autor: Ferreira, Antonia Maura Alves; Magalhães, João Carlos; Oliveira, Ricardo Monezi Julião de.
Título: Relato de experiência do evento científicoda terapia Reiki / Reiki Therapy Scientific Event Experience Report
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;7(Suplemento 1):72-72, jun. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução:O campo de Energia Universal (REI) e o campo de energia do que é vital no planeta (KI), é o mais próximo do que significa em japonês a palavra Reiki. Uma das técnicas mais usadas no Brasil e em Portugal pela população, segundo pesquisa científica que abordou as histórias e arquétipos de cuidadores. Objetivo:O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência do 2º Simpósio Luso-Brasileiro de Reiki, que reuniu 250 pessoas entre pesquisadores, terapeutas de Portugal e do Brasil, representação do Ministério da Saúde do Brasil e do Vice-Consul de Portugal em Fortaleza, além de entidades de prevenção e tratamento de doenças crônicas. Método: O Simpósio discutiu o impacto da terapia Reiki na qualidade de vida e no tratamento complementar de doenças crônicas. Contou com a troca de experiências, sobretudo de pesquisas científicas das universidades presentes a respeito da técnica, além de palestras,reunião entre pesquisadores para a construção de um projeto de investigação de cooperação entre Brasil e Portugal, debate na Rádio Universitária, lançamento de livros e noite cultural com exposição fotográfica do artista indígena Elitiel Guerra. Resultados: A eficácia do Reiki parte da percepção dapessoa como um todo, diminuindo padrões de ansiedade e melhorando a qualidade de vida. Integrado a outros medicamentos e procedimentos, o Reiki, reduz sintomas e efeitos colaterais de quimioterapia e radioterapia, aumenta a sensação de bem estar, diminui o medo, estresse, depressão, aumenta auto-estima e a energia vital. As pesquisas, quantitativas e qualitativas, sobre o Reiki continuam em fase de estudos, mas os primeiros resultados revelam seus impactos numa melhor resposta do organismo na prevenção e tratamento das doenças crônicas. Conclusão: Na edição brasileira, o evento científico marcou pelo debate do crack como questão de saúde pública, pela participação de diferentes áreas de pesquisa, além da participação de quase todos os estados brasileiros, da apresentação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e a carta final.
Descritores: Terapias Complementares
Doença Crônica
Toque Terapêutico
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


  6 / 54 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-880885
Autor: Monezi, Ricardo; Motta, Pedro Mourão Roxo da; Barros, Nelson Filice de.
Título: Utilização de escalas psicométricas na avaliação dos possíveis efeitos terapêuticos do Reiki / Use of psychometric scales to evaluate possible therapeutic effects of Reiki
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;7(Suplemento 1):79-79, jun. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: O Reiki figura atualmente como uma das técnicas integrativas e complementares de maior uso e interesse no mundo. Sua utilização crescente vem chamando a atenção da ciência, que busca investigar seus possíveis efeitos a fim de verificar e disponibilizar aos seus usuários informações a respeito de sua eficácia e segurança. Entre os recursos utilizados nestas avaliações estão cada vez mais presentes as escalas psicométricas, que buscam mensurar aspectos subjetivos da natureza do ser humano, como níveis de ansiedade, depressão, stress e qualidade de vida. Objetivo: Descrever as principais escalas psicométricas utilizadas em ensaios clínicos que investigaram os possíveis efeitos do Reiki, analisando seu papel diagnóstico nestes estudos. Método: A partir dos descritores "Reiki" e "Scales", foi realizada revisão e análise de artigos publicados, nos últimos 10 anos, nas bases de dados PubMed, Scielo e Bireme, que utilizaram-se de escalas psicométricas na avaliação dos possíveis efeitos do Reiki. Resultados: 18 estudos utilizaram-se de escalas psicométricas, como o Functional Independence Measure, aplicado a pacientes em reabilitação de AVE, o Wong-Baker Smiley Face Scale, utilizado para mensurar níveis de bem estar e dor, o Geriatric Depression Scale Short Form, para mensuração de depressão em idosos, além de instrumentos de avaliação de ansiedade, depressão, stress, desesperança, qualidade de vida e de sono, como Hospital Anxiety and Stress Scale, StateTrait Anxiety Inventory, Perceived Stress Scale, Beck Depression Inventory, World Health Organization for Quality of life, Beck Hopelessness Scale, Illness Symptoms Questionnaire, Visual Analog Scale e o Pittsburgh Quality of Sleep Index. Conclusões: Não existe um consenso na literatura a respeito da escala psicométrica que seja mais apropriada a cada variável, devido às suas respectivas especificidades e níveis de sensibilidade. Atualmente, onde se discute o estabelecimento de um padrão ouro para pesquisas que abordem as práticas integrativas também são polêmicas as discussões a respeito do emprego correto destas ferramentas.
Descritores: Pesos e Medidas
Avaliação de Resultado de Intervenções Terapêuticas
Toque Terapêutico
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


  7 / 54 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-908406
Autor: Freitag, Vera Lucia; Andrade, Andressa de; Badke, Marcio Rossato; Heck, Rita Maria; Milbrath, Viviane Marten.
Título: A terapia do reiki na Estratégia de Saúde da Família: percepção dos enfermeiros / La terapia de reiki em la Estrategia de Salud de la Familia: percepción de losenfermeros / Reiki therapy in Family Health Strategy: perceptions of nurses
Fonte: Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online);10(1):248-253, jan.-mar. 2018.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: a pesquisa teve como objetivo conhecer os sentimentos vivenciados por enfermeiras que atuam junto a Estratégias de Saúde da Família após receberem aplicação de reiki. Método: Trata-se de um estudo qualitativo exploratório. Os sujeitos investigados foram oito enfermeiras atuantes em Estratégias de Saúde da Família do norte do Rio Grande do Sul, submetidas a três sessões de reiki e posteriormente entrevistadas utilizando-se a técnica da entrevista semi-estruturada contendo questões abertas e fechadas. O estudo foi realizado entre os meses de agosto a novembro de 2013. A análise dos resultados considerou a proposta de Bardin. Resultados: Constatou-se que o reiki melhora da qualidade de vida destes profissionais, equilibrando o físico, o mental, o emocional e o espiritual. Conclusão: Reflete a importância do profissional enfermeiro, dispor desta ferramenta de cuidado para tratar o usuário do serviço, atuando de forma integral.

Objetivo: el objetivo del estudio fue identificar los sentimientos experimentados por las enfermeras que trabajan en las Estrategias de Salud de la familia después de recibir aplicación de reiki. Métodos: Se trata de un estudio cualitativo exploratorio. Los sujetos del estudio fueron ocho enfermeras que trabajan en estrategias de salud del norte de Rio Grande do Sul, se someten a aplicación de tres sesiones de reiki y posteriormente son entrevistadas utilizando la técnica de entrevistas semiestructuradas con preguntas abiertas y cerradas. El estudio se realizó entre los meses de agosto a noviembre de 2013. El análisis consideró la propuesta de Bardin. Resultados: Se encontró que el reiki mejora la calidad de vida de estos profesionales, equilibrando el bienestar físico, mental, emocional y espiritual. Conclusión: Se refleja la importancia que la enfermera professional tenga esta herramienta de cuidado para tratar con el usuario del servicio, actuando en su totalidad.

Objective: the research aimed to identify the feelings experienced by nurses working at the Family Health Strategies after receiving reiki application. Methods: This is an exploratory qualitative study. The subjects were eight nurses working at the Family Health Strategy in northern Rio Grande do Sul, submitted to three sessions of reiki and thereafter interviewed using a semi structured questionnaire containing open and closed questions. The study was conducted between the months of August and November 2013. The analysis considered the proposal of Bardin. Results: It was found that reiki improves the quality of life of these professionals by balancing physical, mental, emotional and spiritual states. Conclusion: It reflects the importance of the nursing professional to have this tool to care for the service user, acting in an integrative manner.
Descritores: Terapias Complementares/métodos
Terapias Complementares
Estratégia Saúde da Família
Toque Terapêutico
-Brasil
Limites: Feminino
Seres Humanos
Adulto
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


  8 / 54 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-907859
Autor: Sá, Ana Cristina de.
Título: Toque terapêutico, uma novidade chega ao Brasil / Therapeutic touch, a novelty arrives in Brazil
Fonte: Nursing (Säo Paulo);21(236):2010-2012, jan. 2018.
Idioma: pt.
Descritores: Dor Crônica
Cuidados de Enfermagem
Toque Terapêutico
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Entrevista
Entrevista
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  9 / 54 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-876019
Autor: Nina-e-Silva, Claudio Herbert; Fontana, Kátia Cristina; Lopes, Paulo Roberto Tamandaré; Oliveira, Nathalia Townsend Carvalho de; Dias, Lainny Oliveira.
Título: Índice de velocidade de emergência de sementes de feijão preto (Phaseolus vulgaris) tratadas com toque quântico / Speed of emergence-index of black bean seeds (phaseolus vulgaris) treated with quantum touch
Fonte: Rev. Salusvita (Online);36(1):55-63, 2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: a literatura tem descrito evidências sólidas de que as terapias de biocampo de imposição de mãos possuem eficácia clínica no tratamento complementar de várias doenças. O teste de germinação de sementes tem sido um método indicado na investigação de efeito fisiológico de terapias de biocampo de imposição de mãos porque possibilita tanto a supressão do efeito placebo quanto o escrupuloso controle das condições experimentais. Objetivo: determinar o índice de velocidade de emergência (IVE) de sementes de feijão (Phaseolus vulgaris) tratadas com terapia de biocampo toque quântico. Método: Foi distribuída a amostra de 96 sementes de feijão equitativamente em dois grupos: Experimental (com tratamento de toque quântico durante 10 minutos antes da semeadura em substrato de latossolo vermelho escuro) e Controle (sem tratamento antes da semeadura em substrato de latossolo vermelho escuro). Resultado: não houve diferença significativa entre os IVE das sementes dos grupos Experimental e de Controle. Conclusão: concluiu-se que o toque quântico não teve efeito fisiológico sobre a velocidade de emergência de sementes de feijão. (AU)

Introduction: the literature has described solid evidence that hand-imposing biofields have clinical efficacy in the treatment of several diseases. Seed germination testing has been an indicated method in investigating the physiological effect of hand imposing biofields because it enables both the suppression of the placebo effect and the scrupulous control of experimental conditions. Objective: the purpose of this study was to determine the speed of emergence-index (SEI) of bean seeds (Phaseolus vulgaris) treated with quantum touch biofield therapy. Method: the sample of 96 bean seeds was distributed equitably in two groups: Experimental (with quantum touch treatment for 10 minutes before sowing on dark-red latosol substrate) and Control (without treatment before sowing on dark-red latosol substrate). Results: the results indicated that there was no significant difference between the SEI of the seeds of the Experimental and Control groups. Conclusion: In the present conditions, the quantum touch biofield therapy had no physiological effect on the speed of emergence of bean seeds. (AU)
Descritores: Sementes
Terapias Complementares
Phaseolus nanus
Germinação
Toque Terapêutico
Plântulas/crescimento & desenvolvimento
Responsável: BR36.1 - Biblioteca


  10 / 54 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: lil-762668
Autor: Contreras, Diego; Alamos, María José; Chang, Mayling; Bedregal, Paula.
Título: Opiniones sobre terapias complementarias por parte de los estudiantes de medicina de la Pontificia Universidad Católica de Chile. Año 2014 / Opinions of medical students about complementary therapies
Fonte: Rev. méd. Chile;143(8):1020-1027, ago. 2015. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Background: There is increasing national and worldwide interest on complementary therapies (CT). Aim: To describe and analyze the opinions and interest about CT among medical students. Material and Methods: An anonymous and voluntary survey with questions used in previous studies, was applied to students from first to fifth year. Results: The survey was answered by 526 medical students, corresponding to 86% of the target population. The students knew about an average of 4.7 therapies, out of 12 displayed. The better known therapy was acupuncture, followed by homeopathy and reiki, which raised the greater interest. The knowledge and interest was higher among women, who also had a more favorable opinion about CT. The interest decreases and the proportion of unfavorable opinions increases among students of upper level courses. Forty nine percent of respondents have used CT for themselves and 22% had no experience whatsoever with them. Conclusions: In general, there is an appreciable knowledge, experience, interest and positive opinions toward CT. This favorable attitude is higher in women and decreases as career progresses. Medical students consider that they should have some approach to CT during their career.
Descritores: Terapias Complementares/educação
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Estudantes de Medicina/psicologia
Inquéritos e Questionários/normas
-Terapia por Acupuntura
Chile
Currículo/normas
Educação de Graduação em Medicina/normas
Homeopatia
Fatores Sexuais
Toque Terapêutico
Limites: Adolescente
Adulto
Feminino
Seres Humanos
Masculino
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central



página 1 de 6 ir para página                
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde