Base de dados : LILACS
Pesquisa : E02.190.599.750.750 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 135 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 14 ir para página                         

  1 / 135 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-423354
Autor: Capellini, Verena Kise; Souza, Gisela Soares de; Faria, Cláudia Regina Sgobbi de.
Título: Massage therapy in the management of myogenic TMD: a pilot study
Fonte: J. appl. oral sci;14(1):21-26, Jan.-Feb. 2006. tab.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: INTRODUÇÃO: A disfunção temporomandibular (DTM) tem grande prevalência na população e pode ser associada com bruxismo. Esta desordem produz vários sinais e sintomas. Entre eles, a dor é um do mais importantes porque reduz a qualidade de vida e a produtividade das pessoas que têm tal distúrbio. O objetivo desta pesquisa foi avaliar se a massagem produz alívio da dor e/ou alterações eletromiográficas (EMG). MATERIAIS E MÉTODOS: Para tanto, utilizou-se um questionário para selecionar portadores de DTM, os quais foram divididos em 2 grupos diferentes. A idade dos voluntários variou de 19 a 22 anos. O grupo experimental foi formado por 6 portadores de DTM submetidos ao tratamento pela massagem e a 4 sessões EMG (a 1ª sessão ocorreu antes do tratamento e as outras nos 1º, 15º e 30º dias depois do tratamento). O grupo controle foi composto por 6 portadores de DTM submetidos às mesmas 4 sessões EMG. Durante o registro eletromiográfico, foi pedido aos voluntários para manter a posição de repouso mandibular (PRM) e realizar contração voluntária máxima (CVM). O tratamento consistiu em 15 sessões de massagem na face e pescoço e na aplicação da Escala Visual Analógica (EVA) para avaliar o nível de dor. As sessões de massagem tiveram 30 minutos de duração e foram realizadas diariamente. Os sinais EMG foram processados para obter Root Mean Square (RMS) que foi normalizado pela CVM. RESULTADO: Foi demonstrado que: (1) RMS-PRM do masseter direito do grupo experimental foi maior na 1ª sessão EMG em comparação com a 2ª sessão EMG e (2) houve redução estatisticamente significante para os valores de EVA pós-massagem. CONCLUSÃO: A AMOstra é pequena para delinear qualquer conclusão, sendo necessários mais estudos a respeito da massagem no tratamento das DTMs miogênicas.
Descritores: Bruxismo
Dor
Eletromiografia
Massagem
Transtornos da Articulação Temporomandibular
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR28.1 - Serviço de Biblioteca e Documentação Professor Doutor Antônio Gabriel Atta


  2 / 135 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1026520
Autor: Oliveira, Renata Michele Ângelo de; Ferreira, Mônica Beatriz; Santos, Gabriela Xavier; Barbosa, Danillo; Kerppers, Ivo Ilvan.
Título: Influence of quick massage and pilates on the occupational health of workers of a private value securities network agency: a clinical, controlled, randomized and blind study
Fonte: Clin. biomed. res;38(3):206-212, 2018.
Idioma: en.
Resumo: Introduction: This study aims to analyze the influence of quick massage and pilatespilates on bank employees. The project was sent to the Research Ethics Committee and obtained a favorable opinion (1,045,371 / 2015). Methods: It is a clinical, controlled, randomized, and blind study. The study had had initially involved 70 employeesparticipants, but only 50 were included. They were divided into 3 groups: quick massage group (n = 20), ppilates group (n = 20) and control group (n = 10). They were evaluated with experimental times of 3, 6 and 9 months and the protocol was applied 3 times per week. Results: The results of the present study were presented in standard deviation and mean of all groups, then a one-way analysis of the variance was performed, obtaining a value of P <0.0198, being considered significant. However, it is noted that when presenting the detailed data of each group (mean and standard deviation) it is observed that the group which received the quick massage had a small advantage.: (6 months) 4.03 ± 0.82, (12 months) 3.43 ± 1.15 and pilatespilates group (3 months) 6.21 ± 1.98016, (6 months) 4.26 ± 0.57873 (9 months) 4.14 ± 0.63. Conclusions: The quick massage techniques and the pilatespilates protocol have shown great potential in reducing anxiety, depression and fatigue. (AU)
Descritores: Qualidade de Vida
Saúde do Trabalhador
Técnicas de Exercício e de Movimento
-Modalidades de Fisioterapia
Massagem
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: BR18.1 - Biblioteca FAMED/HCPA


  3 / 135 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-880764
Autor: Silva, Maria das Graças Barreto da; Espósito, Vitória Helena Cunha; Ohara, Conceição Vieira da Silva; Genesi, Barbara Pereira.
Título: A linguagem expressiva do toque no grupo terapêutico de massagem e estimulação de bebês / The expressive language of touch in the massage and stimulation therapy group
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;7(Suplemento 1):22-22, jun. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Uma das ações educativas do projeto de extensão Grupo de massagem e estimulação de bebês (GMEB). Espaço que propicia estar com o bebê, levando em conta os benefícios do toque para o desenvolvimento neuropsicomotor infantil e o contexto sócio cultural em que estão inseridas, onde frequentemente compartilha-se os cuidados dos filhos com outros cuidadores. O referencial utilizado como base técnica para a massagem em bebês, desenvolvida pelo GTMEB, é a massagem sensorial, amplamente conhecida em nosso meio como "Shantala". Objetivo: Este estudo buscou desvelar os modos de ser da mãe com seu bebê ao realizar a massagem no Grupo terapêutico de massagem e estimulação de bebês (GTMEB), Método: Trajetória de pesquisa qualitativa fenomenológico-hermenêutica, tendo como região de inquérito o GTMEB, onde após aprovação do Comitê de ética com o n. 466/99, entrevistamos onze mães, sujeitos da pesquisa, a partir da seguinte questão norteadora: Descreva como foi a experiência da massagem para você e seu filho. Do núcleo de sentido gerado pelos discursos maternos, para este estudo, destacamos o toque como eixo para as reflexões. Resultados: No dizer das mães o toque é identificado como uma linguagem expressiva de vida: "a massagem é um jeito de dar carinho: pegar, sentir, estimular, abraçar. Só isso é tão importante"; relacionado com um sistema de signos que otimiza a comunicação, entre elas e os bebês: "Através do toque sentido e prolongado em partes do corpo, que acabam sendo esquecidos, pudemos, mãe e filho, nos lançar num jogo lúdico de aprendizagem". Ao participar do GTMEB, a atenção das mães encontra-se voltada para a importância do toque - consciente, firme e lento -, para que as experiências vividas pelos bebês, nesta fase, sejam satisfatórias e forneça-lhes uma base segura para as relações futuras. Neste cenário, elas consideram a massagem uma experiência que favorece a tranqüilidade, imprimindo afeto, contribuindo para a otimização da maternagem. Considerações finais: As mães desvelam que por meio do toque é possível conhecer os bebês e ampliar a interação entre elas e seus filhos, trazendo qualidade às relações. Para nós profissionais, compreender o que acontece com a mãe e o bebê em situação de massagem evidencia seguir com paciência e cautela, deixando os acontecimentos fluírem, oferecendo sustentação, criando um círculo de cuidado e respeito; evidenciando o fazer do GTMEB como ação educativa que por ser social, também é ética.
Descritores: Toque Terapêutico
Pesquisa Qualitativa
Desenvolvimento Humano
Massagem
Relações Mãe-Filho
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


  4 / 135 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-880760
Autor: Pellegrino, Cláudia; Tobo, Patricia; Kamei, Helder.
Título: Combinação do toque e atividades lúdicas aumenta o bem-estar e fortalece o vínculo entre avós e netos / Combination of touch and playful activities enhances well-being and strengthens the bond between grandparents and grandchildren
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;7(Suplemento 1):15-15, jun. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: A pesquisa científica objetivou verificar se a combinação da massagem e atividades lúdicas (gestual) entre avós e netos promove o aumento do bem-estar e o fortalecimento do vínculo, do diálogo e da relação entre eles. A pesquisa foi dividida em duas etapas e apoiada por consultores de diversas áreas do conhecimento (antroposofia, psicanálise, psicologia positiva, linguística e estatística). Através da análise dos resultados, foi comprovado que o gestual é um mobilizador para o aumento do bem-estar subjetivo dos netos e, para os avós, favoreceu o resgate da infância e um despertar para missão de vida. Proporcionou a ampliação de consciência relacionada ao vínculo entre os mesmos, já que os participantes passaram a expressar mais sentimentos alocêntricos do que autocêntricos, isto é, voltados mais para os outros do que para si mesmos. Esse é o primeiro estudo científico a mostrar que a combinação da massagem e atividades lúdicas tem potencial para reduzir a distância geracional entre avós e netos.
Descritores: Saúde da Família
Relação entre Gerações
Relações Familiares/psicologia
Avós
Massagem
Apego ao Objeto
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


  5 / 135 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-773448
Autor: Bordes, Mariana.
Título: "Esto de 'alternativo' no tiene nada". La construcción de la razonabilidad del uso de una medicina no-convencional desde la perspectiva de sus usuarios em Buenos Aires, Argentina / "This is not 'alternative' at all". The construction of the rationality of the use of non-conventional medicine from the perspective of its users in Buenos Aires, Argentina / "Isso não tem nada de 'alternativo'": a construção da racionalidade do uso de medicina não convencional na perspectiva de seus usuários em Buenos Aires, Argentina
Fonte: Physis (Rio J.);25(4):1229-1249, out.-dez. 2015.
Idioma: es.
Resumo: El artículo explora un aspecto del campo médico no-convencional (Ciudad de Buenos Aires): la construcción colectiva de narrativas que justifican la elección y uso de una terapia particular (reflexología) en términos de una acción razonable y válida sobre la base de su inscripción en un supuesto sentido común compartido, más allá de la adhesión al ideario alternativo. El artículo se sustenta en una investigación de tesis doctoral, de enfoque interpretativo y cualitativo, a través de entrevistas en profundidad a usuarios de esta terapia. Los resultados enfocan la centralidad de tres ejes temáticos donde esta narrativa de la razonabilidad emerge: el que se sustenta en la experiencia de los "otros significativos", bajo la retórica de la recomendación y la prueba; el relacionado con definiciones específicas de "lo real", desde las cuales la terapia se visualiza como eficaz; y otro que convalida la terapia distinguiéndola de otras opciones consideradas alteridades radicales. Se concluye que este tipo de narrativa es una de las expresiones posibles de los procesos de aculturación y asimilación que atraviesan estas terapias en contextos occidentales, posibilitando su aceptación desde amplios sectores de la sociedad más allá de la adhesión al sistema de creencias alternativo.

The study explores one aspect of non-conventional medical field (Buenos Aires): the social construction of narratives justifying the choice and use of a particular alternative therapy (reflexology) in terms of a reasonable and valid action, beyond alternative notions. The study is based on interpretive and qualitative approach, through in-depth interviews with users of this therapy. The results focus on the centrality of three themes which this narrative of reasonableness arises: (a) the experience of the "significant others", under the rhetoric of recommendation and proof; (b) specific definitions of "medical reality" from which therapy is seen as effective; and (c) one that validates therapy distinguished from other options considered radical otherness. It is proposed that this type of narrative is one of the possible expressions of acculturation and assimilation processes that cross these therapies in Western contexts, enabling acceptance from many sectors of society beyond adherence to alternative belief system.

O artigo explora um aspecto do campo da medicina não convencional na cidade de Buenos Aires: a construção coletiva de narrativas que justificam a escolha e o uso de uma terapia particular (reflexologia) em termos de uma ação razoável e válida, baseada em sua inserção em um suposto senso comum, além da adesão a uma ideologia alternativa. O artigo se baseia em pesquisa de tese de doutorado, com abordagem interpretativa e qualitativa por meio de entrevistas em profundidade com usuários desta terapia. Os resultados enfocam a centralidade de três áreas temáticas em que esta narrativa da racionalidade emerge: a que se baseia na experiência dos "outros significativos", sob a retórica da recomendação e a prova; a que se relaciona com as definições específicas de "real", a partir da qual a terapia é considerada eficaz; e uma que valida a terapia, distinguindo-a de outras opções consideradas alteridades radicais. Conclui-se que este tipo de narrativa é uma das possíveis manifestações de processos de aculturação e assimilação que atravessam essas terapias em contextos ocidentais, permitindo sua aceitação por amplos setores da sociedade para além da adesão ao sistema de crenças alternativo.
Descritores: Dor
Argentina
Terapias Complementares
Saúde
Frustração
Aculturação
Massagem
Antropologia Cultural
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  6 / 135 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Caromano, Fatima Aparecida
Texto completo
Id: lil-536574
Autor: Cruz, Cláudia Marchetti Vieira; Caromano, Fátima Aparecida.
Título: Levantamento de conteúdos para fundamentação do ensino dos efeitos psico-comportamentais da massagem para bebês / Study of the psychological and behavioral contents that are the foundation for the teaching of massage for babies
Fonte: Acta fisiátrica;14(1), mar. 2007.
Idioma: pt.
Resumo: Dentre os muitos efeitos produzidos pela massagem, esta pode ser utilizada como agente modificador de comportamento, por exemplo, servindo como fator de integração entre pais e filhos. Com objetivo de selecionar conteúdos para o ensino dos efeitos psico-comportamentais da massagem para bebês em uma população de mães leigas, foi realizada uma revisão bibliográfica dos últimos trinta anos. A seleção do material foi realizada considerando-se somente os textos escritos com base em estudos realizados com um mínimo de rigor científico e que ofereciam dados obtidos em populações humanas. Dentre os conteúdos encontrados, a melhora da interação e o fortalecimento do vínculo do bebê com quem realiza a massagem, é um fator reconhecido praticamente por todos os autores, seguido pela diminuição dos níveis de estresse da mãe e da criança. Outros efeitos são pouco conhecidos tanto em situação acadêmica quanto em situação informal, merecendo destaque na sua divulgação.

Among the many effects produced by the massage, a noteworthy one is that it can function as a behavior modifier, such as working as an integration factor between parents and children. Aiming at selecting psychological and behavioral contents that are the foundation for the teaching of massage for babies in a population of lay mothers, a literature review comprehending at least thirty years was carried out. The selection of the material was carried out considering only the texts based on studies performed with a minimum of scientific criteria and that offered data obtained from human populations. Among the studies that were found, the improvement of the interaction and the strengthening of the baby's bond with the person giving the massage is a factor recognized practically by all of the authors, followed by the decrease of the child?s and mother's stress levels. Other effects are little known in both academic and in informal situations, warranting their disclosure.
Descritores: Comportamento
Massagem/métodos
Relações Mãe-Filho
Apego ao Objeto
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 135 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-710301
Autor: Heberle, Anita Batista dos Santos; Moura, Marcos Antônio Muniz de; Souza, Mauren Abreu de; Nohama, Percy.
Título: Assessment of techniques of massage and pumping in the treatment of breast engorgement by thermography / Avaliação das técnicas de massagem e ordenha no tratamento do ingurgitamento mamário por termografia / Evaluación de las técnicas de masaje y bombeo en el tratamiento de la congestión mamaria por termografía
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);22(2):277-285, Mar-Apr/2014. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: OBJECTIVE: to evaluate techniques of massage and pumping in the treatment of postpartum breast engorgement through thermography. METHOD: the study was conducted in the Human Milk Bank of a hospital in Curitiba, Brazil. We randomly selected 16 lactating women with engorgement with the classification lobar, ampullary and glandular, moderate and intense. We compared the differential patterns of temperature, before and after the treatment by means of massage and pumping. RESULTS: we found a negative gradient of 0.3°C of temperature between the pre- and post-treatment in the experimental group. Breasts with intense engorgement were 0.7°C warmer when compared with moderate engorgement. CONCLUSION: massage and electromechanical pumping were superior to manual methods when evaluated by thermography. REBEC: U1111-1136-9027. .

OBJETIVO: avaliar técnicas de massagem e ordenha no tratamento do ingurgitamento mamário puerperal, por meio da termografia. MÉTODO: a pesquisa foi realizada no Banco de Leite Humano de um hospital de Curitiba, Brasil. Selecionaram-se, aleatoriamente, 16 lactantes com ingurgitamento com classificação lobar, ampolar e glandular moderado e intenso. Compararam-se os padrões diferenciais de temperatura, antes e após o tratamento realizado, por meio de massagem e ordenha. RESULTADOS: constatou-se um gradiente negativo de 0,3ºC de temperatura entre o pré e o pós-tratamento no grupo experimental. Mamas com ingurgitamento intenso foram 0,7ºC mais quentes quando comparadas com ingurgitamento moderado. CONCLUSÃO: a massagem e ordenha eletromecânicas são superiores às manuais, quando avaliadas por termografia. REBEC: U1111-1136-9027. .

OBJETIVO: evaluar los métodos de masaje y bombeo en el tratamiento de la congestión mamaria posparto a través de la termografía. MÉTODO: el estudio se realizó en el Banco de Leche Humana de un hospital en Curitiba, Brasil. Se seleccionaron al azar 16 mujeres en periodo de lactancia con congestión con clasificación lobar, ampular y glandular, moderada e intensa. Se compararon los patrones diferenciales de temperatura, antes y después del tratamiento por medio de masaje y bombeo. RESULTADOS: se encontró un degradado negativo de 0,3°C de temperatura entre el pre y post-tratamiento en el grupo experimental. Las mamas con intensa congestión eran 0,7°C más caliente en comparación a aquellos con congestión moderada. CONCLUSIÓN: el masaje y el bombeo electromecánico fueron superiores a los métodos manuales cuando se evaluaron por termografía. REBEC: U1111-1136-9027. .
Descritores: Termografia
Transtornos da Lactação/terapia
Transtornos da Lactação/diagnóstico por imagem
Massagem/métodos
Limites: Seres Humanos
Feminino
Tipo de Publ: Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 135 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-961047
Autor: Kurebayashi, Leonice Fumiko Sato; Turrini, Ruth Natalia Teresa; Souza, Talita Pavarini Borges de; Takiguchi, Raymond Sehiji; Kuba, Gisele; Nagumo, Marisa Toshi.
Título: Massage and Reiki used to reduce stress and anxiety: Randomized Clinical Trial / Massagem e Reiki para redução de estresse e ansiedade: Ensaio Clínico Randomizado / Masaje y Reiki para reducción de estrés y ansiedad: ensayo clínico aleatorizado
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);24:e2834, 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABTRACT Objective: to evaluate the effectiveness of massage and reiki in the reduction of stress and anxiety in clients at the Institute for Integrated and Oriental Therapy in Sao Paulo (Brazil). Method: clinical tests randomly done in parallel with an initial sample of 122 people divided into three groups: Massage + Rest (G1), Massage + Reiki (G2) and a Control group without intervention (G3). The Stress Systems list and the Trace State Anxiety Inventory were used to evaluate the groups at the start and after 8 sessions (1 month), during 2015. Results: there were statistical differences (p = 0.000) according to the ANOVA (Analysis of Variance) for the stress amongst the groups 2 and 3 (p = 0.014) with a 33% reductions and a Cohen of 0.78. In relation to anxiety-state, there was a reduction in the intervention groups compared with the control group (p < 0.01) with a 21% reduction in group 2 (Cohen of 1.18) and a 16% reduction for group 1 (Cohen of 1.14). Conclusion: Massage + Reiki produced better results amongst the groups and the conclusion is for further studies to be done with the use of a placebo group to evaluate the impact of the technique separate from other techniques. RBR-42c8wp

RESUMO Objetivo: avaliar a efetividade da Massagem e Reiki na redução de estresse e ansiedade em clientes do Instituto de Terapia Integrada e Oriental, em São Paulo (Brasil). Método: ensaio clínico controlado randomizado paralelo com amostra inicial de 122 pessoas divididas em 3 grupos Massagem+Repouso (G1), Massagem+Reiki (G2) e Controle sem intervenção (G3). Foram avaliados pela Lista de Sintomas de Stress e pelo Inventário de Ansiedade Traço-Estado, no início e após 8 sessões (1 mês), durante o ano de 2015. Resultados: houve diferença estatística (p = 0,000) segundo ANOVA para o estresse entre os grupos 2 e 3 (33% de redução e Cohen de 0,98) e entre os grupos 1 e 3 (p = 0,014), 24% de redução e Cohen de 0,78. Para a ansiedade-estado, houve redução nos grupos de intervenção comparados ao grupo Controle (p < 0,01), com 21% de redução para o Grupo 2 (Cohen de 1,18) e 16% de redução para o grupo 1 (Cohen de 1,14). Conclusão: a Massagem+Reiki conseguiu melhores resultados entre os grupos e se sugere outro estudo com uso de placebo para o Reiki, para avaliar o alcance da técnica em separado. RBR-42c8wp

RESUMEN Objetivo: evaluar la efectividad de Masaje y Reiki para reducción del estrés y ansiedad en clientes del Instituto de Terapia Integrada y Oriental, en Sao Paulo, Brasil. Método: ensayo clínico controlado aleatorizado paralelo, con muestra inicial de 122 personas divididas en 3 grupos Masaje+Reposo (G1), Masaje+Reiki (G2) y Control sin intervención (G3). Los participantes fueron evaluados a través de la Lista de Síntomas de Stress y por el Inventario de Ansiedad Rasgo-Estado, en el inicio y después de 8 sesiones (1 mes), durante el año de 2015. Resultados: hubo diferencia estadística (p = 0,000) según ANOVA para el estrés entre los grupos 2 y 3 (33% de reducción y Cohen de 0,98) y entre los grupos 1 y 3 (p = 0,014), 24% de reducción y Cohen de 0,78. Para la ansiedad-estado, hubo reducción en los grupos de intervención comparados al grupo Control (p < 0,01), con 21% de reducción para el Grupo 2 (Cohen de 1,18) y 16% de reducción para el grupo 1 (Cohen de 1,14). Conclusión: entre los grupos, el Masaje+Reiki consiguió mejores resultados; se sugiere realizar otro estudio con uso de placebo para el Reiki, para evaluar el alcance de la técnica de forma separada. RBR-42c8wp
Descritores: Ansiedade/terapia
Estresse Psicológico/terapia
Toque Terapêutico
Massagem
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  9 / 135 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-845291
Autor: Rodríguez-Mansilla, Juan; González-Sánchez, Blanca; Torres-Piles, Silvia; Martín, Jorge Guerrero; Jiménez-Palomares, María; Bellino, Macarena Núñez.
Título: Effects of the application of therapeutic massage in children with cancer: a systematic review / Efectos de la aplicación del masaje terapéutico en niños con cáncer: una revisión sistemática / Efeitos da aplicação de massagem terapêutica em crianças com câncer: uma revisão sistemática
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);25:e2903, 2017. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to learn about the effects of the use of therapeutic massage in children with cancer. Method: systematic review of controlled clinical trials The search was conducted in November 2014 in the following databases: Pubmed, CSIC, Dialnet, Scopus, Cochrane and PEDro. Inclusion criteria were: clinical trials, published in English or Spanish, analyzing the effects of massage on the different stages and types of childhood cancer (between 1 and 18 years old). Results: of 1007 articles found, 7 met the inclusion criteria. Their authors use different massage techniques (Swedish massage, effleurage, petrissage, frictions, pressures), obtaining benefits in the symptoms present during the illness (decrease of pain, nausea, stress, anxiety and increase of white blood cells and neutrophils). Conclusion: therapeutic massage improves the symptoms of children with cancer, but there is a need for more research that may support the effects attributed to it.

RESUMEN Objetivo: conocer los efectos del uso del masaje terapéutico en niños con cáncer. Método: revisión sistemática de ensayos clínicos controlados la búsqueda se llevó a cabo en noviembre de 2014 en las bases de datos científicas: Pubmed, CSIC, Dialnet, Scopus, Cochrane y PEDro. Los criterios de inclusión han sido: ensayos clínicos, publicados en inglés o español, en los que se analizaran los efectos del masaje en las diferentes etapas y tipos de cáncer infantil (entre 1 y 18 años). Resultados: de 1007 artículos localizados, 7 cumplieron los criterios de inclusión. Sus autores utilizan diferentes técnicas de masaje (masaje sueco, effleurage, petrissage, fricciones, presiones), obteniendo beneficios en los síntomas presentes durante la enfermedad (disminución del dolor, náuseas, estrés, ansiedad y aumento de glóbulos blancos y neutrófilos). Conclusión: el masaje terapéutico mejora los síntomas de los niños con cáncer, que respalden los efectos que se le atribuyen.

RESUMO Objetivo: conhecer os efeitos do uso da massagem terapêutica em crianças com câncer. Método: revisão sistemática de ensaios clínicos controlados. A pesquisa foi realizada em novembro de 2014 em bases de dados científicas: Pubmed, CSIC, Dialnet, Scopus, Cochrane and PEDro. Os critérios de inclusão foram: ensaios clínicos, publicados em inglês ou espanhol, analisando os efeitos da massagem nas diferentes fases e tipos de câncer infantil (entre 1 e 18 anos). Resultados: de 1007 artigos encontrados, 7 preencheram os critérios de inclusão. Os autores utilizam diferentes técnicas de massagem (massagem sueca, effleurage, petrissage, fricções, pressões), obtendo benefícios nos sintomas presentes durante a doença (diminuição da dor, náusea, estresse, ansiedade e aumento de glóbulos brancos e neutrófilos). Conclusão: a massagem terapêutica melhora os sintomas das crianças com câncer, mas são necessárias mais pesquisas que apoiem os efeitos atribuídos a ela.
Descritores: Massagem
Neoplasias/terapia
-Resultado do Tratamento
Ensaios Clínicos Controlados como Assunto
Limites: Seres Humanos
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 135 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-841652
Autor: Barthelemy Velázquez, Marbelis; Maturell Lorenzo, Joaquín; Sánchez Hernández, Ernesto; Ileana Torres, Bertha; Durán Fernández, Sarais.
Título: Efectividad de la reflexología podal en pacientes con artrosis cervical / Effectiveness of podal reflexology in patients with cervical osteoarthritis
Fonte: Medisan;21(2), feb. 2017. tab.
Idioma: es.
Resumo: Se realizó una intervención terapéutica en 118 pacientes con artrosis cervical, atendidos en el Servicio de Rehabilitación Integral del Hospital Clinicoquirúrgico Docente Dr Joaquín Castillo Duany de Santiago de Cuba, desde julio de 2013 hasta diciembre de 2014, para evaluar la efectividad de la reflexología podal como modalidad de tratamiento. La muestra fue dividida en 2 grupos (de estudio y control), de 54 integrantes cada uno, pareados por edad y sexo. En ambos grupos, el mayor número de afectados superó los 50 años de edad; asimismo, poco más de dos tercios de los individuos seleccionados mejoraron a los 7 días de evolución y en tan solo 3 sesiones de tratamiento, hasta la resolución definitiva a los 21 días (9 sesiones). Se registró una reacción adversa y se concluyó que esta terapia garantiza una mejoría significativa de los síntomas, de ahí su elevada efectividad, sin consumo excesivo de tiempo

A therapeutic intervention in 118 patients with cervical osteoarthritis was carried out. They were assisted in the Comprehensive Rehabilitation Service of Dr Joaquín Castillo Duany Teaching Clinical Surgical Hospital in Santiago de Cuba, from July, 2013 to December, 2014, to evaluate the effectiveness of podal reflexology as a treatment modality. The sample was divided in 2 groups (study group and control group), of 54 members each, paired by age and sex. In both groups, the highest number of affected patients were over 50 years; also, a little more than two thirds of the selected individuals improved at 7 days of the clinical course and with only 3 treatment sessions, until the definitive resolution at 21 days (9 sessions). An adverse effect was registered and it was concluded that this therapy guarantees a significant improvement of symptoms, so its high effectiveness, without excessive consumption of time
Descritores: Osteoartrite/terapia
Terapias Complementares
Artropatias/terapia
Massagem
-Atenção Secundária à Saúde
Avaliação de Resultado de Intervenções Terapêuticas
Avaliação de Eficácia-Efetividade de Intervenções
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CU418.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Santiago de Cuba



página 1 de 14 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde