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Id: lil-460670
Autor: Schumacher, Beatriz.
Título: UTI neonatal: espaço cênico de um espetáculo de dança / Nicu (neonatal intensive care unit): staging a dange show
Fonte: Texto & contexto enferm;11(3):27-35, set.-dez. 2002.
Idioma: pt.
Resumo: Este é um recorte da minha dissertação de mestrado que descreve a inclusão da pessoa significativa no processo cuidativo do recém-nascido em UTI. Procurei integrar os movimentos da dança com o cuidado, demonstrando o seu potencial artístico. Baseada no referencial de Rogers, que favorece a interação entre o recém-nascido e seu ambiente. Na metáfora com um espetáculo de dança, busquei compreender não apenas o que se mostra de maneira aparente e incompleta, mas a subjetividade inerente ao ambiente em UTI. Neste artigo a UTI Neonatal representa o espaço cênico do espetáculo. Assim, o ambiente pode propiciar novas possibilidades para compreender os significados do processo cuidativo, as expressões e as diferentes formas de interação do recém-nascido no universo de uma internação em UTI Neonatal, de forma a facilitar a compreensão do processo como um todo...

This is a cutting of my master thesis, that describes the significant personÆs inclusion into the care process with newborn in a Neonatal Intensive Care Unit (NICU). I tried to unit the dancing movements with care, showing its arthistic potential. It was based on RogerÆs theory which favouraces the interaction between the newborn and its environment. In the metaphor with a dancing show, I tried to understand the subjectivity inherent in the NICUÆS environment. In this article, the NICU represents the scenic space. Thus, the environment could promote other possibilities to understand the care meanings, in a way to rescue the relationship that occurs in the context at NICU and to promote the comprehension of integral care...

Esta es una reseña de mi disertación de maestría que describe la inclusión de la persona significativa en el proceso de cuidados del recién nacido en la UTI. Busqué entegrar los movimientos de la danza con el cuidado, demostrando su potencial artístico. Basada en el referencial de Rogers, que favorece la interacción entre el y su ambiente. La metáfora de un espectáculo de danza, busqué comprender no sólo lo que se muestra de manera aparente e incompleta, más la subjetividad inherente al ambiente en la UTI. En este artículo, la UTI neonatal representa el espacio escénico del espectáculo. Así, el ambiente puede propiciar nuevas posibilidades para comprender los significados del proceso de las expresiones y las diferentes formas de interacción del recién nacido en el universo de una internación en UTI neonatal, de forma de facilitar la comprensión del proceso como un todo...
Descritores: Cinésica
Cuidado Pós-Natal
Dança
Enfermagem Neonatal
Processo de Enfermagem
Terapias Sensoriais através das Artes
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
-Processos Psicoterapêuticos
Limites: Humanos
Recém-Nascido
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: lil-755363
Autor: Melo, Paula Simoni de; Ribeiro, Lucia Rosa Rocha; Costa, Aldenan Lima Ribeiro Corrêa da; Urel, Denner Regi.
Título: Repercussões da terapia comunitária integrativa nas pessoas doentes renais durante sessão de hemodiálise / Impacto en la comunidad de tratamiento integral para personas pacientes renales en hemodiálisissesión / Community impact of integrative therapy for renal patients people during session hemodialysis
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);7(2):2200-2214, abr.-jun. 2015.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objective: To understand the repercussions of Integrated Community Therapy (ICT) for people during renal hemodialysis session. Method: Field research intervention type, with exploratory and descriptive goals, performed in a qualitative approach. The ICT was held in July 2011, people with renal disease were eligible, who underwent hemodialysis from 6pm to 10 pm. The hemodialys is circle was recorded, videotaped and transcribed. The video was presented to the participants, and then they were interviewed. The transcription of the circle and the interviews were subjected to thematic analysis. Results: It was observed that the circle provoked an explosion of feelings: excitement, admiration and compassion, evenin the facial transformation of people: from afflicted/grieved, the serene and joy ful as the circle was developing. Conclusion: The ICT was a practice for the care, by providing the opportunity to express feelings, to promote reflection on the experience, condition, treatment and strengthening to cope with their difficulties.

Objetivo: Compreender as repercussões da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) nas pessoas doentes renais durante sessão de hemodiálise. Método: Pesquisa de campo do tipo intervenção, com objetivos exploratórios e descritivos, obtidos na abordagem qualitativa. A TCI foi realizada em julho de 2011, com pessoas renais crônicos, que faziam hemodiálise das 18 às 22 horas. A roda foi gravada, filmada e transcrita. O vídeo foi apresentado aos participantes que, em seguida, foram entrevistados. A transcrição da roda, e as entrevistas foram submetidas à análise temática. Resultados: Percebe-se que a roda provocou uma explosão de sentimentos: emoção, admiração e compaixão, no semblante das pessoas que, de angustiados/entristecidos, passaram a serenos e alegres à medida que a roda foi se desenvolvendo. Conclusão: A TCI foi uma prática para o cuidado, por fornecer a oportunidade de expressar sentimentos, promover reflexão sobre a vivência, condição, tratamento e fortalecimento para enfrentamento de suas dificuldades.

Objetivo: Conocer lãs repercusiones de la Terapia Comunitaria Integradora (TCI) para las personas durante la sesión de hemodiálisis renal. Método: Investigación de campo tipo de intervención, con objetivos exploratorios y descriptivos, realizados en un enfoque cualitativo. La TIC se llevó a cabo en julio de 2011, las personas con enfermedad renal eran elegibles, las que fueron sometidas a hemodiálisis de las 18:00 hasta las 22:00. El círculo de hemodiálisis fue grabado, filmado y transcrito. El video fue presentado a los participantes, y luego el los fueron entrevistados. La transcripción del círculo y de las entrevistas fueron sometidas a análisis temático. Resultados: Se observó que el círculo provocó una explosión de sentimientos: emoción, la admiración y la compasión, incluso en la transformación facial de las personas: desde afligido/entristecido, hasta sereno y alegre conforme el círculo se estabad esarrollando. Conclusión: La ICT es una práctica para el cuidado, proporcionando la oportunidad de expresar sus sentimientos, promover la reflexión sobre la experiencia, la condición, el tratamiento y el fortalecimiento por hacer frente a sus dificultades.
Descritores: Diálise Renal/enfermagem
Diálise Renal/psicologia
Terapia Narrativa
Terapias Sensoriais através das Artes
-Brasil
Psicoterapia de Grupo
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-417756
Autor: Andrade, Rubia Laine de Paula; Pedrão, Luiz Jorge.
Título: Algumas considerações sobre a utilização de modalidades terapêuticas não tradicionais pelo enfermeiro na assistência de enfermagem psiquiátrica / Some considerations about nurses' use of non traditional therapies in psychiatric nursing care
Fonte: Rev. latinoam. enferm;13(5):737-742, set.-out. 2005.
Idioma: pt.
Resumo: Neste trabalho, uma revisão da literatura foi realizada com o objetivo de identificar trabalhos que descrevessem modalidades terapêuticas não tradicionais que o enfermeiro psiquiátrico tem capacidade para utilizar em sua prática diária. As modalidades descritas foram Música, Atividade Motora, Acompanhamento Terapêutico e Ioga. A Música pode reconstruir identidades, integrar pessoas, reduzir a ansiedade e proporcionar a construção de auto-estima positiva. A Atividade Motora aumenta a auto-estima, reduz a ociosidade e aumenta a participação do paciente psiquiátrico em outras atividades. No Acompanhamento Terapêutico, o enfermeiro acompanha o paciente na realidade de sua rotina diária, buscando sua reintegração às diversas situações que necessita enfrentar. A Ioga permite melhora da memória, reduz a tensão emocional, a depressão, a ansiedade e a irritabilidade, promove relaxamento e maior sentimento de autodomínio. Toda atividade deve estar integrada a um plano terapêutico global para cada usuário e fazer parte da programação diária do serviço.
Descritores: Autoimagem
Ioga
Terapias Complementares
Musicoterapia
Enfermagem Psiquiátrica
-Terapias Sensoriais através das Artes
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Carvalho, Ana Maria Pimenta
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Id: lil-776790
Autor: Valladares, Ana Cláudia Afonso; Carvalho, Ana Maria Pimenta.
Título: Transformação da sucata hospitalar em sessões de arteterapia na internação pediátrica / Transformation of hospital junk in sessions of art-therapy within pediatric hospitalizations / Transformación de la chatarra hospitalaria mediante el proceso de la arteterapia en la internación pediátrica
Fonte: Rev. baiana enferm;20(1/3):19-29, jan.-dez. 2006. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A hospitalização pediátrica constitui uma experiência estressante e traumática, podendo determinar distúrbios comportamentais diversos na criança, que vão da agressividade à apatia. Para amenizar estes fatores, pode-se estimular a criação de trabalhos artísticos por meio da transformação da "sucata". Essa criação dá nova forma e sentido a algo que, muitas vezes, tem um significado negativo na vida da criança hospitalizada. São materiais que aparentemente geram dor e sofrimento, mas servem para brincar, desenvolver os sentidos e estímulos psicomotores. O objetivo deste trabalho foi realizar, em sessões de arteterapia, a transformação e manipulação da sucata hospitalar, tendo como participantes 20 crianças internadas. Trata-se de um estudo do tipo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, fundamentado na transformação da sucata hospitalar pelas crianças internadas. A análise dos dados mostrou que a manipulação e transformação da sucata hospitalar facilitaram o processo criativo, como também a comunicação e a expressão das crianças internadas. Concluiu-se que a sucata hospitalar utilizada em sessões de arteterapia, além de ser um material de fácil acesso, contribui para melhorar a qualidade do atendimento às crianças enfermas. Ademais, amplia o conhecimento do profissional de enfermagem que pode usufruir desta prática na assistência a seus clientes.

Pediatric hospitalization constitutes a stressful and traumatic experience. It allows to determine several behavioral disturbances in the children that range from aggressiveness to apathy. In order to soothe these factors, it is possible to encourage the creation of artistic projects through the transformation of hospital junk. These creations give new forms and meanings to things that oftentimes have a negative connotation in the life of hospitalized children. These materials apparently generate pain and suffering, but are also useful to play, and develop the senses and psychomotor stimuli. The objective of this study was to begin the transformation and manipulation of hospital junk, within sessions of art-therapy, with 20 hospitalized children. This is an exploratory-descriptive study with a qualitative approach, founded in the transformation of hospital junk by the children. The data analysis showed that the manipulation and transformation of the hospital junk facilitated the creative process, as well as the communication and the expression of the children. In conclusion, the hospital junk utilized in sessions of art-therapy, besides being of easy access, contributes to improving the quality of the care given to the sick children. Furthermore, it broadens the knowledge of the nursing professionals, who can take advantage of this practice in assisting their clients.

La hospitalización pediátrica constituye una experiencia estresante y traumática que puede determinar diversos disturbios comportamentales en el niño, que van desde la agresividad hasta la apatía. Para amenizar estos factores, es posible estimular la creación de trabajos artísticos por medio de la transformación de la chatarra hospitalaria a través del proceso de arteterapia. Esa creación da una nueva forma y sentido a algo que, muchas veces, posee un significado negativo en la vida del niño hospitalizado. Son materiales que aparentemente generam dolor y sufrimiento, pero sirven para jugar, desarrollar los sentidos y estímulos psicomotores. La finalidad de este trabajo fue efectuar, en sesiones de arteterapia, la transformación y el manejo de la chatarra hospitalaria, con la participación de 20 niños internados. Se trata de un estudio exploratorio y descriptivo con aproximación cualitativa, basado en la transformación de la chatarra hospitalaria por los niños internados. El análisis de los datos reveló que el manejo y la transformación de la chatarra hospitalaria facilitaron el proceso creativo, la comunicación y la expresión de los niños internados, así como posibilitó la transformación de materiales con aspecto representativamente negativo en algo lúdico. Se concluye que la chatarra hospitalaria utilizada en sesiones de arteterapia, además de ser un material de fácil acceso, contribuye para mejorar la cualidad de la atención a los niños enfermos. También amplia el conocimiento del profesional de enfermería que puede disfrutar de esta práctica en la atención a sus clientes.
Descritores: Enfermagem Pediátrica
Terapias Sensoriais através das Artes
Terapias Sensoriais através das Artes/enfermagem
-Saúde Mental
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Tavares, Cláudia Mara de Melo
Sobral, Vera Regina Salles
Id: lil-479315
Autor: Tavares, Cláudia Mara de Melo; Sobral, Vera Regina Salles.
Título: Avaliação das práticas de cuidar envolvendo arte no âmbito do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) / Evaluation of health care practices using art in Psycho-Social Care Centers (CAPS)
Fonte: REME rev. min. enferm;9(2):121-125, abr.-jun. 2005.
Idioma: pt.
Resumo: A avaliação em saúde apresenta-se como um dos processos capazes de fornecer subsídios à tomada de decisão no setor com maior responsabilidade, eficácia e adequado. Este artigo tem por objetivo discutir como se dá a avaliação das práticas de cuidar envolvendo arte no âmbito do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)...
Descritores: Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Serviços de Saúde Mental
Terapias Sensoriais através das Artes
-Entrevistas como Assunto
Limites: Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Carvalho, Ana Maria Pimenta
Id: lil-479314
Autor: Valladares, Ana Cláudia Afonso; Carvalho, Ana Maria Pimenta.
Título: Produção de modelagem em sessões de arteterapia no contexto hospitalar pediátrico / Modeling in art therapy in a pediatric hospital
Fonte: REME rev. min. enferm;9(2):126-132, abr.-jun. 2005. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A arteterapia é um processo que favorece a expressão da criatividade e pode influenciar no desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e social. O objetivo deste trabalho foi comparar a produção de modelagem de crianças internadas, antes e após uma interveção em arteterapia...
Descritores: Criança Hospitalizada
Terapias Sensoriais através das Artes
-Inquéritos e Questionários
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: lil-457847
Autor: Silveira, Lia Carneiro; Braga, Violante Augusta Bastista; Petit, Sandra Haydeé.
Título: A produção de subjetividade dos usuários de um hospital-dia: uma experiência sociopoética / Subjectivity Production of a Day-hospital Users: an sociopoetic experience
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);6(1), abr. 2007. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: We present part of a research developed with users of a mental health day-hospital of Fortaleza, Ceará with the objective of knowing the possibilities of subjectivity production for the person that lives the mental suffering in the current historical context. We used the sociopoética method that made possible, through the accomplishment of workshops, the approach of creativity and the sensibility aspects. The results show the concepts produced by the group and how this production provided the construction of new subjectivation spaces. We concluded making some considerations on the importance of establishing new possibilities to notice and to act towards the experience of madness

Apresentamos parte dos dados relativos a uma pesquisa desenvolvida junto a usuários de um hospital-dia da rede pública de Fortaleza, Ceará com o objetivo de conhecer as possibilidades de produção de subjetividade para a pessoa que vivencia o sofrimento mental no atual contexto histórico. Utilizamos a abordagem sociopoética que nos possibilitou, através da realização de oficinas, trabalhar aspectos relativos a criatividade e a sensibilidade. Os resultados mostram os conceitos produzidos pelo grupo e como esta produção proporcionou a construção de novos espaços de subjetivação. Concluímos fazendo algumas considerações sobre a importância de se instaurar novas possibilidades de se conceber e agir diante da experiência da loucura.

Presentamos parte de los datos relativos a una investigación desarrollada junto a usuarios de un hospital-día de la red pública de Fortaleza, Ceará con el objetivo de conocer las posibilidades de producción de subjetividad para la persona que vivencia el sufrimiento mental en el actual contexto histórico. Utilizamos el abordaje sociopoética que nos permitió, a través de la realización de talleres, trabajar aspectos relativos a la creatividad y a la sensibilidad. Los resultados muestran los conceptos producidos por el grupo y como esta producción proporcionó la construcción de nuevos espacios de subjetivización. Concluimos haciendo algunas consideraciones sobre la importancia de instaurar nuevas posibilidades de concebir y actuar frente a la experiencia de la locura
Descritores: ACRODERMATITISABDOMEN, ACUTEABATTOIRS
Criatividade
Enfermagem Psiquiátrica
Saúde Mental
Terapias Sensoriais através das Artes/métodos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-649420
Autor: Campos, Cássia Noele Arruda; Santos, Ludmila Capistrano dos; Moura, Milena Ribeiro de; Aquino, Jael Maria de; Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles.
Título: Reinventando práticas de enfermagem na educação em saúde: teatro com idosos / Reinventing nursing practice in health education: theater with elderly / Reinventando las prácticas de enfermería en la educación para la salud: el teatro con ancianos
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;16(3):588-596, set. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo apresenta como objetivo elaborar uma intervenção de enfermagem em educação em saúde, com enfoque na promoção à saúde de um grupo de idosos, utilizando como ferramenta as artes cênicas. Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada a partir de encontros semanais, definidos previamente, em espaço reservado. Nos encontros, foram trabalhadas as seguintes temáticas: acolhimento; Construção das histórias de vida; Retirando máscaras; Viajando na imaginação/diversidade dos cenários; Trabalhando a emoção - comunicação não verbal; Trabalho corporal - movimentação no palco; Fazendo caras e bocas; Oficina de personagens; Ensaiando uma peça teatral - "O que a vida me ensinou e o que posso lhe adiantar". O teatro se mostrou um excelente instrumento de empoderamento da população idosa, a partir da valorização de suas experiências de vida.

The study has as a goal, elaborate a nursing intervention in health education, focusing on health promotion from a group of elderly people using arts as tool. This is an action research, conducted through weekly meetings, previously defined in placeholder. In the meetings the following themes were explored: Reception; construction of life histories; Removing masks; Traveling in imagination/ diversity of scenarios; Working the emotion: nonverbal communication; Body work: moving on the stage; Making faces; Shop characters; Rehearsing a theater play - what life has taught me and what you can anticipate. The theatre showed an excellent way in the empowerment of the elderly population from the recovery and their life experiences.

El estudio tiene como objetivo elaborar una intervención de enfermería en educación para la salud, centrándose en la promoción de la salud de un grupo de personas mayores, utilizando como herramienta el arte escénico. Se trata de una investigación-acción, llevada a cabo a través de reuniones semanales, establecidas previamente en un espacio reservado. En las reuniones fueron explorados los siguientes temas: Acogida; La construcción de historias de vida; Extracción de máscaras; Viaje en la imaginación/diversidad de los escenarios; Trabajando las emociones - comunicación no verbal; Trabajo del cuerpo - movimiento en el escenario; haciendo caras y bocas; talleres de los personajes; Ensayando un acto teatral - Lo que la vida me enseñó y lo que le puedo ayudar. El teatro resultó en una excelente herramienta para el empoderamiento de la población anciana, con base en el valor de sus experiencias de vida.
Descritores: Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Saúde do Idoso
Terapias Sensoriais através das Artes/enfermagem
Limites: Humanos
Idoso
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-859651
Autor: Esteves, Juliana Maria de Melo; Bento, Isabel Cristina.
Título: Educação em saúde com arte e expressividade: proposta para controle da hipertensão arterial em idosos / Health education with art expressiveness: a proposal to the elderly's hypertension control / Educación para la salud con el arte y la expresividad: propuesta para el control de la hipertensión arterial de ancianos
Fonte: Rev. baiana saúde pública;40(1):263-273, 12 de Setembro 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivou-se trabalhar a educação em saúde com recursos do campo da arte, para oferecer e desenvolver novas habilidades de autoconhecimento e construção de vivência em grupo e auxiliar na adesão às recomendações e orientações relativas à Hipertensão Arterial Sistêmica. Trabalhou-se com 18 idosos, usuários de uma Unidade Básica de Saúde do Estado de Minas Gerais. Foram realizados 20 encontros utilizando a arte como recurso terapêutico e educativo como meio de adesão ao tratamento e controle da pressão arterial. Observou-se que o "fazer Arte" foi percebido pelos idosos positivamente com fortes emoções individuais e coletivas. Houve relatos de maior compreensão da necessidade de adesão ao tratamento. A Arte, como um meio de enfrentamento e expressão não convencionais, pode interferir no corpo, mente e trazer resultados positivos para o tratamento de doenças crônicas, como Hipertensão Arterial.

This paper aimed to work on health education using Art as a resource in an attempt to offer and develop new skills for self-knowledge and group experience construction and assist in the compliance with the recommendations and guidelines for hypertension. This work consisted of 18 elderly users of a Basic Health Unit in a municipality of Minas Gerais State. There were twenty meetings using Art as an educative and therapeutic resource to obtain treatment adherence and blood pressure control. It was possible to observe that "making Art" was perceived as positive by elderly people with strong individual and collective emotions. There have been reports showing an increased understanding on the need to adhere to the treatment. Art as a non conventional mean of coping and expression can interfere with body and mind as well as produce positive results to the treatment of chronic diseases such as hypertension.

El objetivo era trabajar en educación para la salud el uso de los recursos del campo del arte en un intento de ofrecer y desarrollar nuevas habilidades y la experiencia de auto-construcción en el grupo y ayudar en el cumplimiento de las recomendaciones y directrices sobre la hipertensión. Hemos trabajado con 18 usuarios de edad avanzada de una Unidad Básica de Salud del Estado de, Minas Gerais. 20 reuniones se realizaron utilizando el Arte como un recurso terapéutico y educativo como medio de la adherencia al tratamiento y el control de la presión arterial. Hemos observado que el "hacer Arte" fue percibido por los ancianos positivamente con fuertes emociones individuales y colectivas. Hube informes de aumento de la comprensión de la necesidad de adherir al tratamiento. El arte como un medio de afrontamiento y de expresión no convencional, puede interferir con el cuerpo, la mente y traer resultados positivos para el tratamiento de enfermedades crónicas como la hipertensión.
Descritores: Idoso
Educação em Saúde
Terapias Sensoriais através das Artes
Hipertensão
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


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Id: biblio-1052936
Autor: Souza, Leyla Marcia Kill; Silva, Angela Maria Caulyt Santos da.
Título: Serviço social e arte educação: cuidado na prevenção da asma / Social work and art education: attention on prevention of asthma / Trabajo social y arte educación: atención a la prevención del asma
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);12:414-419, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Descrever sobre a experiência em arte educação do Serviço Social em equipe multiprofissional, no cuidado preventivo à asma, e as mudanças sentidas pelos participantes do "Coral Voices em Superação", mediante as (inter)experiências e vivências de cantar e conviver com a asma. Método: Pesquisa qualitativa, empírica, bibliográfica e fenomenológica. Com uso de diário de campo, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Participaram 14 mulheres e um homem entre 23 e 75 anos, acompanhados no Centro de Referência em Asma. Resultado: Arte educação, por meio da música, é um recurso para o assistente social potencializar a autoestima de pessoas em tratamento de asma. Conclusão: O convívio de pessoas com asma, em uma atividade de arte educação, influencia na sua qualidade de vida

Objective: The purpose of this article is to describe the experience in art education of Social Work in a multiprofessional team, in the preventive care for asthma, and the changes felt by the participants of the "Choir Voices in Overcoming", through the (inter) experiences and experiences of singing and living with to asthma. Methods: Qualitative, empirical, bibliographical and phenomenological research. Using field diary, semi-structured interview and content analysis. A total of 14 women and a man between the ages of 23 and 75 participated in the Asthma Reference Center. Results: Art education, through music, is a resource for the social worker to enhance the self-esteem of people in asthma treatment. Conclusion: The conviviality of people with asthma, in an activity of art education, influences their quality of life

Objetivo: Describir sobre la experiencia en arte educación del Trabajo Social en equipo multiprofesional, en el cuidado preventivo del asma, y los cambios sentidos por los participantes del "Coral Voices en Superación", mediante las (inter) experiencias y vivencias de cantar y convivir con el asma. Métodos: Investigación cualitativa, empírica, bibliográfica y fenomenológica. Con uso de diario de campo, entrevista semiestructurada y análisis de contenido. Participaron 14 mujeres y un hombre entre 23 y 75 años, acompañados en el Centro de Referencia en Asma. Resultado: El arte de la educación, a través de la música, es un recurso para que el asistente social potencializar la autoestima de las personas en el tratamiento del asma. Conclusión: La convivencia de personas con asma, en una actividad de arte educación, influye en su calidad de vida
Descritores: Asma/prevenção & controle
Serviço Social
Terapias Sensoriais através das Artes/métodos
Música
-Equipe de Assistência ao Paciente
Qualidade de Vida
Educação em Saúde
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição



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