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Id: biblio-1252512
Autor: Campos, Marcia Regina Bozon de; Fulgencio Junior, Leopoldo Pereira.
Título: A elaboração imaginativa na origem da vida psíquica e suas implicações clínicas / The imaginative elaboration at the origin of psychic life and its clinical implications / La elaboración imaginativa en el origen de la vida psíquica y sus implicaciones clínicas
Fonte: Rev. psicanal;27(2):313-331, Agosto 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo pretende identificar o surgimento e o desenvolvimento da noção de elaboração imaginativa na obra de Winnicott, analisando o seu significado e suas possíveis implicações clínicas. Complexa e pouco explorada, a noção de elaboração imaginativa é uma das contribuições específicas à psicanálise, feitas por D.W. Winnicott, que permite a formulação de uma hipótese teórica sobre a inclusão do corpo como um elemento fundamental na origem da vida psíquica. Considerando o campo sensorial como ponto de partida para a atribuição de sentido às sensações corporais nos primórdios da existência, a capacidade de elaborar imaginativamente inaugura o processo de apreensão da integração psicossomática, assim como a possibilidade de manter viva e presente na vida adulta a conexão entre o campo da sensorialidade, o campo afetivo e a vida de representação. Nesta perspectiva, a elaboração imaginativa está na origem da possibilidade de criar, sonhar, fantasiar, devanear, brincar e simbolizar, constituindo um elemento importante no tratamento psicanalítico (AU)

This paper aims to identify the emergence and development of the imaginative elaboration concept in Winnicott's work, by analyzing its significance and potential clinical implications. Complex and little explored, the notion of imaginative elaboration is one of the specific contributions to psychoanalysis, made by D.W. Winnicott, which allows for the formulation of a theoretical hypothesis about the inclusion of the body as a key element in the origin of psychic life. Considering the sensory field as a starting point for assigning meaning to bodily sensations in the early days of existence, the ability to imaginatively elaborate unveils the process of apprehension related to psychosomatic integration, as well as the possibility of keeping the connection between field of sensoriality, field of affection, and life representation alive and present in the adult life. In this perspective, the imaginative elaboration is at the origin of the power to create, dream, fantasize, daydream, play, and symbolize, setting it up as an important element in psychoanalytic treatment (AU)

Este artículo pretende identificar la aparición y el desarrollo de la noción de elaboración imaginativa en la obra de Winnicott, analizando su significado y sus posibles implicaciones clínicas. Compleja y poco explorada, la noción de elaboración imaginativa es una de las contribuciones específicas al psicoanálisis, echa por D.W. Winnicott, que permite la formulación de una hipótesis teórica sobre la inclusión del cuerpo como un elemento clave en el origen de la vida psíquica. Teniendo en cuenta el campo sensorial como punto de partida para la asignación de sentido a las sensaciones corporales en los primordios de la existencia, la capacidad de elaborar imaginativamente inaugura el proceso de aprehensión de la integración psicosomática, así como la posibilidad de mantener viva y presente en la vida adulta la conexión entre el campo de la sensorialidad, el campo afectivo y la vida de representación. En esta perspectiva, la elaboración imaginativa está en el origen de la posibilidad de crear, soñar, fantasear, devanear, jugar y simbolizar, constituyendo un elemento importante en el tratamiento psicoanalítico (AU)
Descritores: Jogos e Brinquedos/psicologia
-Comportamento e Mecanismos Comportamentais
Terapias Sensoriais através das Artes/psicologia
Responsável: BR18.9


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Id: lil-457847
Autor: Silveira, Lia Carneiro; Braga, Violante Augusta Bastista; Petit, Sandra Haydeé.
Título: A produção de subjetividade dos usuários de um hospital-dia: uma experiência sociopoética / Subjectivity production of a day-hospital users: an sociopoetic experience / La producción de subjetividad de los usuarios de un hospital-día: una experiencia sociopoética
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);6(1), abr. 2007. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: We present part of a research developed with users of a mental health day-hospital of Fortaleza, Ceará with the objective of knowing the possibilities of subjectivity production for the person that lives the mental suffering in the current historical context. We used the sociopoética method that made possible, through the accomplishment of workshops, the approach of creativity and the sensibility aspects. The results show the concepts produced by the group and how this production provided the construction of new subjectivation spaces. We concluded making some considerations on the importance of establishing new possibilities to notice and to act towards the experience of madness.

Apresentamos parte dos dados relativos a uma pesquisa desenvolvida junto a usuários de um hospital-dia da rede pública de Fortaleza, Ceará com o objetivo de conhecer as possibilidades de produção de subjetividade para a pessoa que vivencia o sofrimento mental no atual contexto histórico. Utilizamos a abordagem sociopoética que nos possibilitou, através da realização de oficinas, trabalhar aspectos relativos a criatividade e a sensibilidade. Os resultados mostram os conceitos produzidos pelo grupo e como esta produção proporcionou a construção de novos espaços de subjetivação. Concluímos fazendo algumas considerações sobre a importância de se instaurar novas possibilidades de se conceber e agir diante da experiência da loucura.

Presentamos parte de los datos relativos a una investigación desarrollada junto a usuarios de un hospital-día de la red pública de Fortaleza, Ceará con el objetivo de conocer las posibilidades de producción de subjetividad para la persona que vivencia el sufrimiento mental en el actual contexto histórico. Utilizamos el abordaje sociopoética que nos permitió, a través de la realización de talleres, trabajar aspectos relativos a la creatividad y a la sensibilidad. Los resultados muestran los conceptos producidos por el grupo y como esta producción proporcionó la construcción de nuevos espacios de subjetivización. Concluimos haciendo algunas consideraciones sobre la importancia de instaurar nuevas posibilidades de concebir y actuar frente a la experiencia de la locura.
Descritores: ACRODERMATITISABDOMEN, ACUTEABATTOIRS
Criatividade
Enfermagem Psiquiátrica
Saúde Mental
Terapias Sensoriais através das Artes/métodos
Limites: Humanos
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


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Id: lil-767550
Autor: Peñas-Felizzola, Olga L; Gómez-Galindo, Ana M; Parra-Esquivel, Eliana I.
Título: Participación de terapia ocupacional en contextos de conflicto armado y postconflicto / The role of occupational therapy in contexts of armed conflict and the post-conflict
Fonte: Rev. salud pública;17(4):612-625, jul.-ago. 2015. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Objetivos Identificar experiencias profesionales de terapia ocupacional en contextos nacional e internacional de conflicto armado y postconflicto. Métodos Revisión sistemática cualitativa de literatura 2005-2014, según cinco categorías analíticas: experiencias profesionales; problemáticas; poblaciones; referentes teóricos; y procedimientos. Resultados Se recuperaron 78 trabajos. Contexto nacional: los modelos más empleados son ocupación humana y desempeño ocupacional realizante; la problemática más tratada es desplazamiento forzado. Contexto internacional: 19 países documentan experiencias; los modelos canadiense y rehabilitación basada en comunidad se emplean en mayor número; las principales problemáticas tratadas son desplazamiento forzado, condición de refugiados y atención a integrantes de la fuerza pública. En ambos contextos se destacan procedimientos como las actividades artísticas e intervenciones en bienestar social e inclusión sociolaboral. Conclusiones Los trabajos de grado son la principal fuente de experiencias nacionales, aunque pocos están publicados; son escasos los trabajos con población victimaria (desmovilizados, desvinculados); cobra relevancia el sector rural como escenario típico del conflicto armado y contexto expulsor; se han introducido frecuentes categorías conceptuales y prácticas al quehacer, desde la perspectiva de la terapia ocupacional crítica, que afianzan el papel profesional en fenómenos de exclusión social y violencias, como agente de transformación que acude a la dimensión sociopolítica de la ocupación humana. Estos hallazgos plantean retos gremiales y académicos para publicar, abordar poblaciones no sólo en condición de víctimas, incursionar en la formación y ejercicio en contextos rurales y reconocer el papel profesional como agente que trasciende más allá de la dimensión salubrista de la ocupación humana.(AU)

Objective To identify professional experiences of Occupational Therapy in Colombian and international contexts of armed conflict and post-conflict. Methods A qualitative systematic review of the literature between 2005-2014 in five analytical categories: professional experiences, problem situations, populations, theoretical frameworks, and procedures. Results 78 papers were retrieved. Colombian context: the models most used are human occupation and occupational performance; the most frequent problem is forced displacement. International context: 19 countries documented experiences; the Canadian model and the community-based rehabilitation model are most used; the main problem situations are forced displacement, refugee status, and attention to members of the armed forces. Both contexts highlight procedures such as artistic activities and interventions related to social welfare and social-inclusion. Conclusions Graduate these are the main source of Colombian experiences, though few are published; there are a few studies about victim population (demobilized). The rural sector as a typical scenario of armed conflict and a context of displacement have been seen as relevant. Frequent conceptual categories and practices have been introduced from the critical perspective of Occupational Therapy which reinforce the role of the professional in phenomena of social exclusion and violence, as a transformational agent that addresses the socio-political dimension of human occupation. These findings posit challenges for professionals and academics to publish, to work with populations (victims or not), to approach training and practice in rural contexts, and to recognize the role of the professional as an agent that transcends the public health dimension of human occupation.(AU)
Descritores: Terapia Ocupacional/instrumentação
Conflitos Armados/tendências
Terapeutas Ocupacionais/tendências
-Seguridade Social
Terapias Sensoriais através das Artes
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-460670
Autor: Schumacher, Beatriz.
Título: UTI neonatal: espaço cênico de um espetáculo de dança / Nicu (neonatal intensive care unit): staging a dange show
Fonte: Texto & contexto enferm;11(3):27-35, set.-dez. 2002.
Idioma: pt.
Resumo: Este é um recorte da minha dissertação de mestrado que descreve a inclusão da pessoa significativa no processo cuidativo do recém-nascido em UTI. Procurei integrar os movimentos da dança com o cuidado, demonstrando o seu potencial artístico. Baseada no referencial de Rogers, que favorece a interação entre o recém-nascido e seu ambiente. Na metáfora com um espetáculo de dança, busquei compreender não apenas o que se mostra de maneira aparente e incompleta, mas a subjetividade inerente ao ambiente em UTI. Neste artigo a UTI Neonatal representa o espaço cênico do espetáculo. Assim, o ambiente pode propiciar novas possibilidades para compreender os significados do processo cuidativo, as expressões e as diferentes formas de interação do recém-nascido no universo de uma internação em UTI Neonatal, de forma a facilitar a compreensão do processo como um todo...

This is a cutting of my master thesis, that describes the significant personÆs inclusion into the care process with newborn in a Neonatal Intensive Care Unit (NICU). I tried to unit the dancing movements with care, showing its arthistic potential. It was based on RogerÆs theory which favouraces the interaction between the newborn and its environment. In the metaphor with a dancing show, I tried to understand the subjectivity inherent in the NICUÆS environment. In this article, the NICU represents the scenic space. Thus, the environment could promote other possibilities to understand the care meanings, in a way to rescue the relationship that occurs in the context at NICU and to promote the comprehension of integral care...

Esta es una reseña de mi disertación de maestría que describe la inclusión de la persona significativa en el proceso de cuidados del recién nacido en la UTI. Busqué entegrar los movimientos de la danza con el cuidado, demostrando su potencial artístico. Basada en el referencial de Rogers, que favorece la interacción entre el y su ambiente. La metáfora de un espectáculo de danza, busqué comprender no sólo lo que se muestra de manera aparente e incompleta, más la subjetividad inherente al ambiente en la UTI. En este artículo, la UTI neonatal representa el espacio escénico del espectáculo. Así, el ambiente puede propiciar nuevas posibilidades para comprender los significados del proceso de las expresiones y las diferentes formas de interacción del recién nacido en el universo de una internación en UTI neonatal, de forma de facilitar la comprensión del proceso como un todo...
Descritores: Cinésica
Cuidado Pós-Natal
Dança
Enfermagem Neonatal
Processo de Enfermagem
Terapias Sensoriais através das Artes
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
-Processos Psicoterapêuticos
Limites: Humanos
Recém-Nascido
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: lil-755363
Autor: Melo, Paula Simoni de; Ribeiro, Lucia Rosa Rocha; Costa, Aldenan Lima Ribeiro Corrêa da; Urel, Denner Regi.
Título: Repercussões da terapia comunitária integrativa nas pessoas doentes renais durante sessão de hemodiálise / Impacto en la comunidad de tratamiento integral para personas pacientes renales en hemodiálisissesión / Community impact of integrative therapy for renal patients people during session hemodialysis
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);7(2):2200-2214, abr.-jun. 2015.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objective: To understand the repercussions of Integrated Community Therapy (ICT) for people during renal hemodialysis session. Method: Field research intervention type, with exploratory and descriptive goals, performed in a qualitative approach. The ICT was held in July 2011, people with renal disease were eligible, who underwent hemodialysis from 6pm to 10 pm. The hemodialys is circle was recorded, videotaped and transcribed. The video was presented to the participants, and then they were interviewed. The transcription of the circle and the interviews were subjected to thematic analysis. Results: It was observed that the circle provoked an explosion of feelings: excitement, admiration and compassion, evenin the facial transformation of people: from afflicted/grieved, the serene and joy ful as the circle was developing. Conclusion: The ICT was a practice for the care, by providing the opportunity to express feelings, to promote reflection on the experience, condition, treatment and strengthening to cope with their difficulties.

Objetivo: Compreender as repercussões da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) nas pessoas doentes renais durante sessão de hemodiálise. Método: Pesquisa de campo do tipo intervenção, com objetivos exploratórios e descritivos, obtidos na abordagem qualitativa. A TCI foi realizada em julho de 2011, com pessoas renais crônicos, que faziam hemodiálise das 18 às 22 horas. A roda foi gravada, filmada e transcrita. O vídeo foi apresentado aos participantes que, em seguida, foram entrevistados. A transcrição da roda, e as entrevistas foram submetidas à análise temática. Resultados: Percebe-se que a roda provocou uma explosão de sentimentos: emoção, admiração e compaixão, no semblante das pessoas que, de angustiados/entristecidos, passaram a serenos e alegres à medida que a roda foi se desenvolvendo. Conclusão: A TCI foi uma prática para o cuidado, por fornecer a oportunidade de expressar sentimentos, promover reflexão sobre a vivência, condição, tratamento e fortalecimento para enfrentamento de suas dificuldades.

Objetivo: Conocer lãs repercusiones de la Terapia Comunitaria Integradora (TCI) para las personas durante la sesión de hemodiálisis renal. Método: Investigación de campo tipo de intervención, con objetivos exploratorios y descriptivos, realizados en un enfoque cualitativo. La TIC se llevó a cabo en julio de 2011, las personas con enfermedad renal eran elegibles, las que fueron sometidas a hemodiálisis de las 18:00 hasta las 22:00. El círculo de hemodiálisis fue grabado, filmado y transcrito. El video fue presentado a los participantes, y luego el los fueron entrevistados. La transcripción del círculo y de las entrevistas fueron sometidas a análisis temático. Resultados: Se observó que el círculo provocó una explosión de sentimientos: emoción, la admiración y la compasión, incluso en la transformación facial de las personas: desde afligido/entristecido, hasta sereno y alegre conforme el círculo se estabad esarrollando. Conclusión: La ICT es una práctica para el cuidado, proporcionando la oportunidad de expresar sus sentimientos, promover la reflexión sobre la experiencia, la condición, el tratamiento y el fortalecimiento por hacer frente a sus dificultades.
Descritores: Diálise Renal/enfermagem
Diálise Renal/psicologia
Terapia Narrativa
Terapias Sensoriais através das Artes
-Brasil
Psicoterapia de Grupo
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-417756
Autor: Andrade, Rubia Laine de Paula; Pedrão, Luiz Jorge.
Título: Algumas considerações sobre a utilização de modalidades terapêuticas não tradicionais pelo enfermeiro na assistência de enfermagem psiquiátrica / Some considerations about nurses' use of non traditional therapies in psychiatric nursing care
Fonte: Rev. latinoam. enferm;13(5):737-742, set.-out. 2005.
Idioma: pt.
Resumo: Neste trabalho, uma revisão da literatura foi realizada com o objetivo de identificar trabalhos que descrevessem modalidades terapêuticas não tradicionais que o enfermeiro psiquiátrico tem capacidade para utilizar em sua prática diária. As modalidades descritas foram Música, Atividade Motora, Acompanhamento Terapêutico e Ioga. A Música pode reconstruir identidades, integrar pessoas, reduzir a ansiedade e proporcionar a construção de auto-estima positiva. A Atividade Motora aumenta a auto-estima, reduz a ociosidade e aumenta a participação do paciente psiquiátrico em outras atividades. No Acompanhamento Terapêutico, o enfermeiro acompanha o paciente na realidade de sua rotina diária, buscando sua reintegração às diversas situações que necessita enfrentar. A Ioga permite melhora da memória, reduz a tensão emocional, a depressão, a ansiedade e a irritabilidade, promove relaxamento e maior sentimento de autodomínio. Toda atividade deve estar integrada a um plano terapêutico global para cada usuário e fazer parte da programação diária do serviço.
Descritores: Autoimagem
Ioga
Terapias Complementares
Musicoterapia
Enfermagem Psiquiátrica
-Terapias Sensoriais através das Artes
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Carvalho, Ana Maria Pimenta
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Id: lil-776790
Autor: Valladares, Ana Cláudia Afonso; Carvalho, Ana Maria Pimenta.
Título: Transformação da sucata hospitalar em sessões de arteterapia na internação pediátrica / Transformation of hospital junk in sessions of art-therapy within pediatric hospitalizations / Transformación de la chatarra hospitalaria mediante el proceso de la arteterapia en la internación pediátrica
Fonte: Rev. baiana enferm;20(1/3):19-29, jan.-dez. 2006. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A hospitalização pediátrica constitui uma experiência estressante e traumática, podendo determinar distúrbios comportamentais diversos na criança, que vão da agressividade à apatia. Para amenizar estes fatores, pode-se estimular a criação de trabalhos artísticos por meio da transformação da "sucata". Essa criação dá nova forma e sentido a algo que, muitas vezes, tem um significado negativo na vida da criança hospitalizada. São materiais que aparentemente geram dor e sofrimento, mas servem para brincar, desenvolver os sentidos e estímulos psicomotores. O objetivo deste trabalho foi realizar, em sessões de arteterapia, a transformação e manipulação da sucata hospitalar, tendo como participantes 20 crianças internadas. Trata-se de um estudo do tipo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, fundamentado na transformação da sucata hospitalar pelas crianças internadas. A análise dos dados mostrou que a manipulação e transformação da sucata hospitalar facilitaram o processo criativo, como também a comunicação e a expressão das crianças internadas. Concluiu-se que a sucata hospitalar utilizada em sessões de arteterapia, além de ser um material de fácil acesso, contribui para melhorar a qualidade do atendimento às crianças enfermas. Ademais, amplia o conhecimento do profissional de enfermagem que pode usufruir desta prática na assistência a seus clientes.

Pediatric hospitalization constitutes a stressful and traumatic experience. It allows to determine several behavioral disturbances in the children that range from aggressiveness to apathy. In order to soothe these factors, it is possible to encourage the creation of artistic projects through the transformation of hospital junk. These creations give new forms and meanings to things that oftentimes have a negative connotation in the life of hospitalized children. These materials apparently generate pain and suffering, but are also useful to play, and develop the senses and psychomotor stimuli. The objective of this study was to begin the transformation and manipulation of hospital junk, within sessions of art-therapy, with 20 hospitalized children. This is an exploratory-descriptive study with a qualitative approach, founded in the transformation of hospital junk by the children. The data analysis showed that the manipulation and transformation of the hospital junk facilitated the creative process, as well as the communication and the expression of the children. In conclusion, the hospital junk utilized in sessions of art-therapy, besides being of easy access, contributes to improving the quality of the care given to the sick children. Furthermore, it broadens the knowledge of the nursing professionals, who can take advantage of this practice in assisting their clients.

La hospitalización pediátrica constituye una experiencia estresante y traumática que puede determinar diversos disturbios comportamentales en el niño, que van desde la agresividad hasta la apatía. Para amenizar estos factores, es posible estimular la creación de trabajos artísticos por medio de la transformación de la chatarra hospitalaria a través del proceso de arteterapia. Esa creación da una nueva forma y sentido a algo que, muchas veces, posee un significado negativo en la vida del niño hospitalizado. Son materiales que aparentemente generam dolor y sufrimiento, pero sirven para jugar, desarrollar los sentidos y estímulos psicomotores. La finalidad de este trabajo fue efectuar, en sesiones de arteterapia, la transformación y el manejo de la chatarra hospitalaria, con la participación de 20 niños internados. Se trata de un estudio exploratorio y descriptivo con aproximación cualitativa, basado en la transformación de la chatarra hospitalaria por los niños internados. El análisis de los datos reveló que el manejo y la transformación de la chatarra hospitalaria facilitaron el proceso creativo, la comunicación y la expresión de los niños internados, así como posibilitó la transformación de materiales con aspecto representativamente negativo en algo lúdico. Se concluye que la chatarra hospitalaria utilizada en sesiones de arteterapia, además de ser un material de fácil acceso, contribuye para mejorar la cualidad de la atención a los niños enfermos. También amplia el conocimiento del profesional de enfermería que puede disfrutar de esta práctica en la atención a sus clientes.
Descritores: Enfermagem Pediátrica
Terapias Sensoriais através das Artes
Terapias Sensoriais através das Artes/enfermagem
-Saúde Mental
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Tavares, Cláudia Mara de Melo
Sobral, Vera Regina Salles
Id: lil-479315
Autor: Tavares, Cláudia Mara de Melo; Sobral, Vera Regina Salles.
Título: Avaliação das práticas de cuidar envolvendo arte no âmbito do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) / Evaluation of health care practices using art in Psycho-Social Care Centers (CAPS)
Fonte: REME rev. min. enferm;9(2):121-125, abr.-jun. 2005.
Idioma: pt.
Resumo: A avaliação em saúde apresenta-se como um dos processos capazes de fornecer subsídios à tomada de decisão no setor com maior responsabilidade, eficácia e adequado. Este artigo tem por objetivo discutir como se dá a avaliação das práticas de cuidar envolvendo arte no âmbito do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)...
Descritores: Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Serviços de Saúde Mental
Terapias Sensoriais através das Artes
-Entrevistas como Assunto
Limites: Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Carvalho, Ana Maria Pimenta
Id: lil-479314
Autor: Valladares, Ana Cláudia Afonso; Carvalho, Ana Maria Pimenta.
Título: Produção de modelagem em sessões de arteterapia no contexto hospitalar pediátrico / Modeling in art therapy in a pediatric hospital
Fonte: REME rev. min. enferm;9(2):126-132, abr.-jun. 2005. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A arteterapia é um processo que favorece a expressão da criatividade e pode influenciar no desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e social. O objetivo deste trabalho foi comparar a produção de modelagem de crianças internadas, antes e após uma interveção em arteterapia...
Descritores: Criança Hospitalizada
Terapias Sensoriais através das Artes
-Inquéritos e Questionários
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-649420
Autor: Campos, Cássia Noele Arruda; Santos, Ludmila Capistrano dos; Moura, Milena Ribeiro de; Aquino, Jael Maria de; Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles.
Título: Reinventando práticas de enfermagem na educação em saúde: teatro com idosos / Reinventing nursing practice in health education: theater with elderly / Reinventando las prácticas de enfermería en la educación para la salud: el teatro con ancianos
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;16(3):588-596, set. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo apresenta como objetivo elaborar uma intervenção de enfermagem em educação em saúde, com enfoque na promoção à saúde de um grupo de idosos, utilizando como ferramenta as artes cênicas. Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada a partir de encontros semanais, definidos previamente, em espaço reservado. Nos encontros, foram trabalhadas as seguintes temáticas: acolhimento; Construção das histórias de vida; Retirando máscaras; Viajando na imaginação/diversidade dos cenários; Trabalhando a emoção - comunicação não verbal; Trabalho corporal - movimentação no palco; Fazendo caras e bocas; Oficina de personagens; Ensaiando uma peça teatral - "O que a vida me ensinou e o que posso lhe adiantar". O teatro se mostrou um excelente instrumento de empoderamento da população idosa, a partir da valorização de suas experiências de vida.

The study has as a goal, elaborate a nursing intervention in health education, focusing on health promotion from a group of elderly people using arts as tool. This is an action research, conducted through weekly meetings, previously defined in placeholder. In the meetings the following themes were explored: Reception; construction of life histories; Removing masks; Traveling in imagination/ diversity of scenarios; Working the emotion: nonverbal communication; Body work: moving on the stage; Making faces; Shop characters; Rehearsing a theater play - what life has taught me and what you can anticipate. The theatre showed an excellent way in the empowerment of the elderly population from the recovery and their life experiences.

El estudio tiene como objetivo elaborar una intervención de enfermería en educación para la salud, centrándose en la promoción de la salud de un grupo de personas mayores, utilizando como herramienta el arte escénico. Se trata de una investigación-acción, llevada a cabo a través de reuniones semanales, establecidas previamente en un espacio reservado. En las reuniones fueron explorados los siguientes temas: Acogida; La construcción de historias de vida; Extracción de máscaras; Viaje en la imaginación/diversidad de los escenarios; Trabajando las emociones - comunicación no verbal; Trabajo del cuerpo - movimiento en el escenario; haciendo caras y bocas; talleres de los personajes; Ensayando un acto teatral - Lo que la vida me enseñó y lo que le puedo ayudar. El teatro resultó en una excelente herramienta para el empoderamiento de la población anciana, con base en el valor de sus experiencias de vida.
Descritores: Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Saúde do Idoso
Terapias Sensoriais através das Artes/enfermagem
Limites: Humanos
Idoso
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação



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