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Id: biblio-1005407
Autor: Amatuzzi, Edgar; Souza, Marcela Astolphi; Melo, Luciana de Lione.
Título: Vivências de famílias de crianças em intraoperatório: a arte como possibilidade de cuidado / Experiences of families of children in intraoperative period: art as a care option / Vivencias de familias de niños en intraoperatorio: el arte como posibilidad de cuidado
Fonte: Rev. enferm. UERJ;27:e36678, jan.-dez. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: compreender as vivências de famílias de crianças em período intraoperatório, participantes de oficina de biscuit. Método: pesquisa qualitativa, modalidade fenomenológica, realizada em um hospital público, de ensino, localizado no estado de São Paulo, com 13 famílias de crianças em período intraoperatório, após aprovação do comitê de ética, parecer número 2253964. Resultados: as famílias revelaram que o período intraoperatório é o mais crítico, repleto de expectativas sobre o sucesso e/ou insucesso da cirurgia. No entanto, ao participarem da oficina de biscuit, as famílias perceberam novos sentimentos, como calma, tranquilidade, relaxamento, distração e troca de experiências entre as famílias. O uso da arte foi considerado um modo de cuidado à família e seu reconhecimento mobilizou sentimento de gratidão nessas famílias. Conclusão: a oficina de biscuit possibilitou a manifestação de sentimentos positivos, além do reconhecimento desta intervenção como sendo um modo de cuidado à família.

Objective: to understand the experiences of the families of children in the intraoperative period, who were participating in a cold porcelain workshop. Methodology: this phenomenological, qualitative study was conducted at a public teaching hospital in São Paulo state with 13 families of children in the intraoperative period, after research ethics committee approval (Opinion No. 2253964). Results: the families revealed that the intraoperative period is the most critical, and full of expectations about the success and/or failure of surgery. However, by participating in the cold porcelain workshop, the families perceived new feelings of calm, tranquility, relaxation, distraction and sharing of experiences among families. Using art was considered a way of caring for the family, and recognition of that brought out a feeling of gratitude in these families. Conclusion: the cold porcelain workshop allowed people to express good feelings, as well as the acknowledgement that this was a way of caring for the family.

Objetivo: comprender las vivencias de familias de niños en periodo intraoperatorio, participantes de taller de biscuit. Metodología: investigación cualitativa, modalidad fenomenológica, realizada en un hospital público, de enseñanza, localizado en el estado de São Paulo, con 13 familias de niños en periodo intraoperatorio, después de aprobación del comité de ética, dictamen número 2253964. Resultados: las familias revelaron que el periodo intraoperatorio es el más crítico, repleto de expectativas sobre el éxito y/o fracaso de la cirugía. Sin embargo, al participar del taller de biscuit, las familias percibieron nuevos sentimientos, como calma, tranquilidad, relajación, distracción e intercambio de experiencias entre las familias. El uso del arte fue considerado un modo de cuidado a la familia y su reconocimiento ocasionó un sentimiento de gratitud en esas familias. Conclusión: el taller de biscuit posibilitó la manifestación de sentimientos positivos, además del reconocimiento de esta intervención como siendo un modo de cuidado a la familia.
Descritores: Enfermagem de Centro Cirúrgico
Enfermagem Pediátrica
Terapia pela Arte
Família
-Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica
Saúde da Criança
Saúde da Família
Pesquisa Qualitativa
Período Perioperatório
Relações Interpessoais
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Carvalho, Ana Maria Pimenta
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Id: lil-454393
Autor: Valladares, Ana Cláudia Afonso; Carvalho, Ana Maria Pimenta.
Título: A arterapia e o desenvolvimento do comportamento no contexto da hospitalização / Art therapy and behavior development in the context of hospitalization
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;40(3):350-355, set. 2006. tab.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq. Arteterapia com crianças hospitalizadas.
Resumo: A hospitalização pode ter efeitos negativos sobre o desenvolvimento e comportamento infantil. Assim, objetivou-se avaliar, neste trabalho, o comportamento de crianças com idade de 7 a 10 anos internadas, antes e após intervenção de arteterapia. Utilizou-se, para esse fim, um esquema quasi-experimental com grupo controle (n=10) e um grupo experimental (n=10). Os resultados mostraram que as intervenções de arteterapia foram eficazes, por promoverem a melhoria das respostas comportamentais de seus participantes. Conclui-se, então, que os hospitais podem ser ambientes estimulantes para a criança, implementando práticas de cuidados para além da doença.

Hospitalization may havenegative effects on childdevelopment and behavior. Thusthe aim of this work was toevaluate the behavior during thehospitalization of 7- to 10-yearold children, before and after arttherapy intervention. It wasproposed a quasi-experimentalplan with a control group (n=10)and a group that was submittedto art therapy intervention(n=10). Results show that theseinterventions were effective inimproving the behavior of thechildren. Hospitals can also bestimulating environments forchildren if they offer them healthcare practices that go beyond thedisease.

La hospitalización puede tenerefectos negativos sobre eldesarrollo y comportamientoinfantil. Así, se tuvo comoobjetivo evaluar, en este trabajo,el comportamiento de niños conedad de 7 a 10 años internados,antes y después de la intervenciónde la arteterapia. Se utilizó, paraeste fin, un esquema cuasiexperimentalcon grupo control (n=10) y un grupo experimental (n=10). Los resultados mostraron que las intervenciones dearteterapia fueron eficaces, porpromover la mejora de lasrespuestas de comportamiento desus participantes. Se concluyó,entonces, que los hospitalespueden ser ambientes estimulantespara el niño, implementandoprácticas de cuidados para más allá de la enfermedad
Descritores: Comportamento Infantil
Criança Hospitalizada
Terapia pela Arte
-Desenvolvimento Infantil
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-892590
Autor: Pereira, Denise.
Título: Almas delirantes (1925) por Luís Cebola: a poética da psique humana e o médico como mediador entre o universo da doença mental e a sociedade / Almas delirantes (1925) by Luís Cebola: the poetics of the human psyche and the physician as mediator between the universe of mental illness and society
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;25(1):143-161, jan.-mar. 2018.
Idioma: pt.
Projeto: Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal.
Resumo: Resumo Luís Cebola publicou em 1925 o volume Almas delirantes, onde apresentava diversas psicopatologias não de um ponto de vista médico-científico, mas elaborando retratos metafóricos e líricos, demonstrando que a perceção que tinha sobre os doentes ultrapassava a de objetos de estudo científico, constituindo um processo de identificação, empatia e compaixão. Cebola definia os estados psicopatológicos por oposição à normalidade, salientando, todavia, que estas doenças poderiam surgir em qualquer indivíduo, funcionando o livro simultaneamente como um aviso aos leitores. O volume permitia-lhe ainda divulgar o Museu da Loucura, que criara na Casa de Saúde do Telhal, e a arte dos seus pacientes, colocando-se assim na posição de mensageiro entre o universo fechado do hospital psiquiátrico e a sociedade portuguesa.

Abstract Lúis Cebola's 1925 work Almas delirantes [Delusional Souls] presented various psychopathologies through metaphorical and lyrical portraits rather than from a medical/ scientific point of view, showing that he perceived his patients as more than objects of scientific study in a process of identification, empathy, and compassion. Cebola defined psychopathological states according to contrast with normality, but stressed that these diseases could arise in any individual, and the book simultaneously acted as a warning to readers. The text also publicized the Museum of Madness [Museu da Loucura], which he created at the Casa de Saúde do Telhal, and the art produced by his patients, positioning himself as a messenger between the closed universe of the psychiatric hospital and Portuguese society.
Descritores: Papel do Médico/história
Transtornos Mentais/história
Museus/história
-Terapia pela Arte/história
Brasil
Hospitais Psiquiátricos/história
Limites: Seres Humanos
História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-998477
Autor: Scorachio, Flavia Rodrigues de Souza; Teng, Teresa Kam; De Conti, Márcia Gallo; Freire, Tania Cristina; Ingham, Sheila Jean McNeill.
Título: Arte reabilitação em mulheres amputadas utilizando o mito de Pandora como recurso facilitador de autoestima e qualidade de vida / Art rehabilitation in amputee women with Pandora's myth as a self-esteem and quality of life facilitator resource
Fonte: Acta fisiátrica;25(1):12-18, mar. 2018.
Idioma: en; pt.
Resumo: A amputação é um evento traumático que repercute intensamente na vida da pessoa acometida. A dificuldade em lidar com a nova realidade pode contribuir negativamente para a autoestima e reabilitação do indivíduo, afetando a sua qualidade de vida. A Arteterapia por meio dos recursos expressivos pode ser um canal facilitador e promotor de aspectos resilientes para a superação do trauma. Objetivo: Averiguar a influência da Arteterapia na autoestima e qualidade de vida em mulheres amputadas. Grupo formado por 8 mulheres amputadas, entre 35 a 65 anos. Método: Divididos em 2 grupos (4 indivíduos no grupo de intervenção e 4 indivíduos no grupo controle). Instrumentos de avaliação: WHOQOL- Bref (World Health Organization Quality of Life), Escala de Autoestima Rosemberg (EAR), o Desenho da Figura Humana e Relatos das Participantes. As atividades foram desenvolvidas com base no mito de Pandora, em 11 oficinas arteterapêuticas com 1 hora de duração, uma vez por semana no setor de Arte-Reabilitação, AACD ­ Ibirapuera, São Paulo. Resultados: Estatisticamente não foram observadas diferenças significantes entre os momentos inicial e final para os domínios de Whoqol Bref e EAR, em ambos os grupos; porém, o grupo intervenção apresenta um movimento de melhora na autoestima, especialmente no quesito autodepreciação. Qualitativamente foram observadas através do discurso das participantes melhorias de autoestima e possibilidade de melhoria na qualidade de vida das participantes. Conclusão: A arteterapia, junto com a equipe interdisciplinar, pode contribuir positivamente para o processo de reabilitação em mulheres amputadas ajudando a promover a autoestima e qualidade de vida.

Amputation is a traumatic event that has serious repercussions on the amputee's life. The difficulty in dealing with the new reality can contribute negatively to self-esteem and rehabilitation, affecting the patient's quality of life. The Art therapy, through its expressive resources, can be a facilitator and provide resilience to overcoming the trauma. Objective: The objective of this study is to investigate the influence of art therapy in self-esteem and quality of life in amputee women. Methods: A group of 8 amputees, aged 35-65 years were divided into 2 groups (4 in the experimental group and 4 in the control group). They were evaluated with the WHOQoL-Bref (World Health Organization Quality of Life), Rosenberg Self-Esteem Scale (RSE), Human Figure Drawing test and the participants' own Reports. The activities, based on the Pandora myth, were developed in 11 art therapy workshops sessions of one hour that were carried out once a week in the Art-Rehabilitation sector off AACD ­ Ibirapuera, São Paulo. Results: There was no statistically significant differences observed between the initial and final assessments of quality of life (WHOQoL-Bref) and RSE domains of both groups, however, the experimental group evidenced a tendency towards the improvement of self-esteem, especially in regards of self-depreciation. Qualitatively, improvements of self-esteem and the possibility of improving the participants' quality of life were also observed. Conclusion: Art Therapy, combined with interdisciplinary care, can contribute positively to the rehabilitation process of amputee women, by helping to promote better self-esteem and quality of life.
Descritores: Terapia pela Arte/métodos
Qualidade de Vida
Autoimagem
Amputados/psicologia
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Radanovic, Márcia
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Id: lil-707319
Autor: Anauate, Maria Cristina; Bahia, Valéria Santoro; Nitrini, Ricardo; Radanovic, Marcia.
Título: Performance of patients with frontotemporal lobar degeneration on artistic tasks: A pilot study / Desempenho de pacientes com degeneração lobar frontotemporal em tarefa artística: Estudo piloto
Fonte: Dement. neuropsychol;8(1), mar. 2014.
Idioma: en.
Resumo: Several studies have addressed visuospatial and executive skills in artistic activities in Frontotemporal Lobar Degeneration (FTLD) and Alzheimer's disease (AD).OBJECTIVE: To investigate the performance of FTLD patients compared to controls on two artistic tasks. METHODS: Four FTLD patients with mean age of 57 (8.7) years and schooling of 12.2 (4.5) years plus 10 controls with mean age of 62.9 (8.6) years and schooling of 12.3 (4.6) years, were assessed using the Lowenstein Occupational Therapy Cognitive Assessment (LOTCA) and by a three-stage artistic protocol including visual observation, copying and collage, based on a Sisley painting. RESULTS: FTLD patients had lower scores than controls on Visuospatial Perception, Copy, Collage, Examiner's Observation, and Total, showing distinct patterns of performance according to FTLD sub-type: semantic PPA, nonfluent PPA and bvFTD. CONCLUSION: FTLD patients presented impairment in the visuospatial and executive skills required to perform artistic tasks. We demonstrated that the application of the instrument as a complimentary method for assessing cognitive skills in this group of patients is possible. Further studies addressing larger and more homogeneous samples of FTLD patients as well as other dementias are warranted.

Vários estudos relatam as habilidades visuoespaciais em atividades artísticas em Degeneração Lobar Frontotemporal (DLFT) e Demência de Alzheimer (DA). OBJETIVO: Investigar as alterações no desempenho de pacientes com DLFT comparados a controles em tarefas artísticas. MÉTODOS: Quatro pacientes com DLFT (idade média de 57 (8,7) e escolaridade de 12,2 (4,5) anos) e 10 controles (idade média de 62,9 (86) e escolaridade de 12,3 (4,6) anos) foram avaliados através da Bateria de Avaliação Cognitiva de Terapia Ocupacional Lowenstein (LOTCA) e um protocolo de arte em três estágios: observação visual, cópia colorida e colagem baseada em uma pintura de Sisley. RESULTADOS: Os pacientes com DLFT tiveram menores pontuações em Percepção Visoespacial, Cópia, Colagem, Observação do examinador e Total, mostrando distintos tipos de desempenho nos subtipos de DFT variante comportamental, APP não fluente e APP semântica. CONCLUSÃO: Os pacientes com DLFT apresentaram prejuízo nas habilidades executivas e visuoespaciais necessárias ao desempenho nas tarefas artísticas propostas. Evidenciamos ser possível a aplicação deste instrumento como método de avaliação complementar de habilidades cognitivas neste grupo de pacientes. Novos estudos em um grupo maior e mais homogêneo de pacientes com DLFT, bem como em outras demências, são necessários.
Descritores: Terapia pela Arte
Percepção Visual
Degeneração Lobar Frontotemporal
Função Executiva
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Id: lil-254971
Autor: José, Tânia Maria; Vaisberg, Aiello.
Título: Arteterapia para crianças / Art as a therapy for children
Fonte: Pediatr. mod;35(8):655-6, 658-60, ago. 1999.
Idioma: pt.
Descritores: Ludoterapia
Terapia pela Arte
Transtornos do Comportamento Infantil/terapia
Sintomas Afetivos/terapia
-Criança
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR11.1 - Biblioteca


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Id: biblio-880805
Autor: Sasaki, Sandra Midori Kuwahara; Tanaka, Luiza Hiromi; Freitas, Laura Villares de; Carmagnani, Maria Isabel Sampaio.
Título: Estudo sobre a prática do origami em pacientes cardíacos internados no Hospital São Paulo / Study on origami practice in cardiac patients admitted to Hospital São Paulo
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;7(Suplemento 1):50-50, jun. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Origami é uma arte milenar japonesa traduzida como dobradura de papel, ori significa dobrar e gami, papel. Este trabalho vem sendo utilizado com freqüência nos hospitais por ser uma atividade de baixo custo que nos remete a algumas lendas e histórias envolvendo o restabelecimento da doença. Objetivo: Compreender os efeitos do aprendizado da técnica do origami e analisar as representações simbólicas do pássaro tsuru. Método: A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Participaram 19 pacientes internados na enfermaria de cardiologia do Hospital São Paulo, com idade entre 24 e 65 anos, que aprenderam a técnica do origami e confeccionaram o pássaro tsuru. Em seguida, responderam um questionário sobre as percepções e sentimentos que afloraram na realização da atividade. Para a análise de conteúdo, utilizamos a técnica da análise temática. A análise simbólica dos depoimentos teve como base o referencial teórico da Psicologia Analítica de Jung. Resultados: Identificamos as seguintes categorias: Categoria 1- O origami como uma via de acesso ao estado meditativo. Categoria 2 - Simbolismos do pássaro tsuru. Categoria 3- O doente crônico no processo de individuação. Conclusão: a confecção do origami representou para os pacientes a manifestação de sentimentos e sensações associados ao estado meditativo. A estrutura do origami e seu caráter ritualístico e mandálico possuem semelhanças com o "artifício de autofocalização" (âncora) relatado nas práticas meditativas. O pássaro tsuru foi representado como símbolo da paz, liberdade e vida, despertando o paciente a olhar para si mesmo, refletindo, assim, sobre o adoecer nesse momento de sua existência. Consideramos que o trabalho com o origami é um recurso que pode auxiliar o paciente a elaborar o processo de adoecimento. Este recurso lúdico também criou um espaço de integração entre o paciente, a equipe, os familiares e o ambiente hospitalar, favorecendo a humanização do cuidado na área da saúde.
Descritores: Terapia pela Arte
Humanização da Assistência
Teoria Junguiana
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Id: lil-704969
Autor: Vergueiro, Paola Vieitas; Wahba, Liliana Liviano; Conforto, Adriana Bastos; Masini, Maria Lucia Hage; Fuso, Simone Freitas.
Título: Um estudo do processo expressivo de afásicos sob enfoque da psicologia junguiana / A study of the aphasics expressive process under the jungian psychological focus
Fonte: Acta fisiátrica;20(3), setembro.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo descreve uma pesquisa exploratória em que se aplica técnica expressiva plástica a afásicos de expressão, vítimas de acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI) no hemisfério esquerdo. Objetivo: Investigar os resultados da intervenção realizando estudos de caso com base no método clínico e análise qualitativa, com enfoque teórico da psicologia junguiana. Método: Utiliza testes antes e depois da intervenção, como critério externo: a técnica projetiva HTP - House-Tree-Person, aponta mudanças de personalidade condizentes com as observadas no processo; o teste de percepção emocional International Affective Picture System - IAPS, e seu sistema de registro de respostas Self-Assessment Manikin - SAM, auxilia a lançar hipóteses sobre a transformação emocional dos participantes; o European Brain Injury Questionnaire - EBIQ, fornece substratos para discutir a transformação da visão dos sujeitos sobre seus próprios problemas. Mediante o método do Discurso do Sujeito Coletivo identifica etapas do processo expressivo com conteúdos comuns ao grupo atendido. Resultados: Os resultados dos estudos de caso, do DSC e dos instrumentos de avaliação revelam que, ao final, os participantes, sem exceção, mostraram-se fortalecidos, mais próximos da sua própria realidade e enriquecidos no contato consigo mesmos e com o mundo externo. Conclusão: Os instrumentos de avaliação o confirmam, assinalando o valor terapêutico da técnica proposta e sugerindo que esta forma de intervenção pode ser útil no processo de reabilitação de afásicos

This article describes a exploratory research that applies a plastic expressive technique in expression aphasics, victims of ischemic stroke in the left hemisphere. Objetive: Investigates the intervention results through case studies based on the clinical method and qualitative analysis, with the theoretical focus on jungian psychology. Method: It uses tests before and after the intervention, such as external criterion. The projective thechnique House-Tree-Person - HTP, shows consonant results with the ones observed on expressive process; the emotional perception test International Affective Picture System - IAPS and its response record system Self-Assessment Manikin - SAM, enables to launch hypothesis on the emotional transformation of participants; the European Brain Injury Questionnaire - EBIQ, offers substratum to discuss the transformation of the subjects own vision of their problems. Through the Collective Subject Discourse method, identifies stages of the expressive process with contents common to the group. Results: The results of the case studies, the DSC and assessment tools reveal that, in the end, the participants, without exception, were strengthened, closer to their own reality and enriched in touch with themselves and with the outside world. Conclusion: Assessment tools to confirm by ticking the therapeutic value of the proposed technique and suggesting that this form of intervention may be helpful in the process of rehabilitation of aphasic.
Descritores: Afasia
Terapia pela Arte/instrumentação
Reabilitação do Acidente Vascular Cerebral
Teoria Junguiana
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1009816
Autor: Vargas, Paula Andrea.
Título: El desequilibrio del escribir / The imbalance of writing
Fonte: Poiésis (En línea);5(Dic.):1-2, 2002.
Idioma: es.
Resumo: El arte del escribir va mas allá del deseo y la pasión de hacerlo, escribir involucra: sentimientos de amor u odio, percepciones y situaciones individuales que en determinado momento generan la necesidad de expresar lo que se siente y lo que se desearía sentir, como una forma de aminorar el dolor. Es entonces como considero que el hecho de escribir poesía depende íntimamente del estado psíquico, emocional del individuo que escribe.

The art of writing goes beyond the desire and passion to do it, writing involves: feelings of love or hate, perceptions and individual situations that at some point generate the need to express what you feel and what you would like to feel, as a way to reduce pain. It is then that I consider the fact that writing poetry intimately depends on the psychic, emotional state of the individual who writes.
Descritores: Redação
-Arte
Terapia pela Arte
Psicologia
Criatividade
Emoções
Tipo de Publ: Discursos
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1008966
Autor: Gonçalves, Vera Freire(org); Yamaguti, Claudiney Augusto(org); Kalckman, Suzana(org).
Título: Arte-cultura como possibilidade terapêutica na qualidade de vida dos usuários dos serviços de saúde mental: avaliação das experiências do município de Carapicuíba - SP / Art-culture as a therapeutic possibility in the quality of life of users of mental health services: evaluation of the
Fonte: BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.);20(1):117-123, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta uma discussão sobre a adoção da Arte-cultura na reabilitação psicossocial de pessoas em sofrimento mental e possibilidade de inclusão da estratégia no SUS a partir de um estudo realizado em Carapicuíba - SP. São apresentados os resultados da avaliação da qualidade de vida de usuários de serviços de saúde mental que frequentam elementos de Arte-cultura por meio da escala reduzida de "Qualidade de vida WHOQOL-bref". O estudo se mostrou um dispositivo importante para suscitar e ampliar as discussões, mostrando como a incorporação de outros elementos terapêuticos e não apenas o medicamentoso pode contribuir para a autonomia, independência e qualidade de vida das pessoas em sofrimento mental em toda a rede de atenção a saúde, promovendo mudanças com novas práticas no cuidado e nas políticas públicas de saúde.
Descritores: Arte
Terapia pela Arte
Saúde Mental
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: BR1764.1 - Núcleo de Informação e Documentação



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