Base de dados : LILACS
Pesquisa : E02.190.888.625 [Categoria DeCS]
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Anders, Jane Cristina
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Id: lil-782964
Autor: Caleffi, Camila Cristina Ferreira; Rocha, Patrícia Kuerten; Anders, Jane Cristina; Souza, Ana Izabel Jatobá de; Burciaga, Verônica Berumén; Serapião, Leonardo da Silva.
Título: Contribuição do brinquedo terapêutico estruturado em um modelo de cuidado de enfermagem para crianças hospitalizadas / Contribución del juego terapéutico estructurado en un modelo de atención en el cuidado de niños hospitalizados / Contribution of structured therapeutic play in a nursing care model for hospitalised children
Fonte: Rev. gaúch. enferm;37(2):e58131, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar como o Brinquedo Terapêutico estruturado em um Modelo de Cuidado de Enfermagem contribui no cuidado à criança hospitalizada. Método Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial (PCA), de abordagem qualitativa. Participaram do estudo sete crianças. A coleta de dados foi realizada entre setembro e outubro de 2014, por meio de entrevista aberta e de observação participante de sessões de BT dramático e/ou instrucional através das etapas “Acolhendo/Brincando/Finalizando” do Modelo de Cuidado de Enfermagem Cuidar Brincando. Os dados foram analisados de acordo com as fases de análise e interpretação da PCA. Resultados Três categorias: Significados atribuídos pela criança à hospitalização e sua influência no cuidado de enfermagem, Percepção quanto aos procedimentos terapêuticos por meio do brinquedo terapêutico e Importância da inserção da família no cuidado. Considerações finais Conclui-se que aplicar o BT estruturado em um Modelo de Cuidado pode contribuir para um cuidado de enfermagem sistematizado e especializado.

RESUMEN Objetivo Objetivo de analizar como Juego Terapéutico estructurado en un modelo de atención de enfermería ayuda en el cuidado de niños hospitalizados. Método Se trata de una investigación cualitativa del tipo convergente asistencial. Participaron del estudio siete niños. Los datos fueron recolectados entre septiembre y octubre de 2014, por medio de entrevistas abiertas y observación participante de sesiones de juguete terapéutico dramático y de instrucción por los pasos “Acogiendo/Jugando/Finalizando” del Modelo de Atención de Enfermería Cuidar Jugando”. Los datos se analizaron de acuerdo a las fases de análisis e interpretación. Resultados Tres categorías: Significados atribuidos por el niño a la hospitalización y su influencia en los cuidados de enfermería, Percepción acerca de los procedimientos terapéuticos a través del juego y La Importancia de la inserción de la familia en la atención terapéutica. Consideraciones finales La aplicación de la BT estructurada en un modelo de atención puede contribuir a un cuidado de enfermería especializada y sistematizadas.

ABSTRACT Objective To analyse how therapeutic play structured in a nursing care model contributes to the care of hospitalised children. Method This is a qualitative study based on convergent care research (CCR). Seven children participated in the study. Data were collected in September and October of 2014 by means of interviews with open-end questions and participant observation of therapeutic and dramatic play sessions and/or instructional play sessions based on the stages “Welcoming/Playing/Concluding” of the nursing model Care with Play. Data were analysed according to the analysis and interpretation stages of the CCR. Results The following three categories emerged: Meanings attributed by the child to hospitalisation and its influence on nursing care; Perception of the therapeutic procedures through therapeutic play, and Importance of the family in care. Final considerations It is concluded that the application of therapeutic play structured in the care model contributes to systematic and specialised nursing care.
Descritores: Ludoterapia
Criança Hospitalizada
Modelos de Enfermagem
Cuidados de Enfermagem/métodos
-Ansiedade/prevenção & controle
Transtornos Respiratórios/psicologia
Transtornos Respiratórios/terapia
Estresse Psicológico/terapia
Brasil
Emoções
Hospitais Públicos
Infecção/psicologia
Infecção/terapia
Comunicação não Verbal
Relações Enfermeiro-Paciente
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Vieira, Neiva Francenely Cunha
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Id: lil-776208
Autor: Martins, Álissan Karine Lima; Silva, Rogéria Gomes da; Fernandes, Cláudia Maria; Souza, Ângela Maria Alves e; Vieira, Neiva Francenely Cunha.
Título: Repercussões da clownterapia no processo de hospitalização da criança / Repercusiones de la clownterapia en proceso de hospitalización de niño / Effects of clown therapy in the child's hospitalization process
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);8(1):3968-3978, jan.-mar. 2016.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objective: To know the effects of clown therapy in the child's hospitalization. Method: Descriptive exploratory study with qualitative approach, carried out from August to September 2012 with the nursing staff of a pediatric hospital in the city of Cajazeiras, PB, Brazil. Results: The main problems inherent to the hospitalization process, in the view of nursing professionals, consisted in changing the natural environment of the child and the length of stay in the hospital. Among the modifications caused by clown therapy, we identified the spontaneous bonding between the nursing staff, children and their respective guardians, facilitating the understanding and their cooperation in all stages of care. Conclusion: Clown therapy was proved to be a facilitator of specific nursing practices and in the individual and collective aspect of hospitalized children, bringing them the prospect of health promotion.

Objetivo: Analisar as repercussões da Clownterapia no processo de hospitalização da criança. Método: Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido no período de agosto a setembro de 2012 junto à equipe de Enfermagem de hospital pediátrico do município de Cajazeiras, PB. Resultados: Os principais problemas inerentes ao processo de hospitalização da criança, na ótica dos profissionais de enfermagem, consistiram na mudança do ambiente natural da criança e no tempo de permanência no hospital. Dentre as modificações dadas a partir da Clownterapia, notou-se a formação espontânea de vínculos entre a equipe de enfermagem, as crianças e seus respectivos responsáveis, facilitando a compreensão e colaboração destes em todas as etapas do cuidar. Conclusão: A Clownterapia mostra-se como facilitadora das práticas específicas da enfermagem no aspecto individual e coletivo das crianças hospitalizadas, trazendo a perspectiva de promoção da saúde para estes sujeitos.

Objetivo: Conocer las repercusiones de Clownterapia en proceso de hospitalización de niño. Método: Estudio exploratorio y descriptivo, cualitativo, desarrollado de agosto a septiembre de 2012 con el equipo de enfermería del hospital pediátrico de Cajazeiras-PB, Brasil. Resultados: Los principales problemas inherentes a la hospitalización, a juicio de los profesionales de enfermería, consistieron en cambiar el entorno natural del niño y la duración de la estancia en el hospital. Entre las modificaciones dadas por la Clownterapia, se observó la formación espontánea de los lazos entre el personal de enfermería, los niños y sus respectivos responsables, lo que facilita la comprensión y cooperación de éstos en las etapas de la atención. Conclusión: La Clownterapia aparece como facilitadora de prácticas específicas de la enfermería y en el aspecto individual y colectivo de niños hospitalizados, presentándose la perspectiva de la promoción de la salud para estos sujetos.
Descritores: Criança Hospitalizada
Enfermagem Pediátrica/métodos
Ludoterapia/métodos
Ludoterapia/tendências
-Brasil
Limites: Seres Humanos
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-1026685
Autor: Romão, Ricardo Aurore.
Título: Jogos teatrais na pediatria, brincando com os objetos do teatro: dispositivos para cuidar / Theatrical games in pediatrics, playing with theater objects: devices for caring.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 20160000. 96 p. graf, ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este trabalho está associado à pesquisa de mestrado profissional intitulada JOGOS TEATRAIS NA PEDIATRIA, BRINCANDO COM OS OBJETOS DO TEATRO: dispositivos para cuidar. A pesquisa foi realizada a partir das questões norteadoras: Como identificar nos jogos teatrais o significado das imagens produzidas pelas crianças no vídeo ou nos desenhos sobre a experiência de internar? Os significados das imagens ou desenhos podem ser indicadores de respostas para o cuidado em pediatria? Os objetivos foram: Identificar o que os jogos teatrais provocam na criança, ao criarem cenas e/ou desenhos sobre suas experiências da internação; destacar, nas cenas/imagens produzidas pelas crianças depois das atividades do jogo teatral, informações sobre sua experiência de internação. A metodologia da pesquisa é descritiva, observacional com caráter qualitativo, por produção de dados que indicassem significados sobre a experiência do brincar/jogar das crianças internadas. O jogo foi realizado com treze crianças, no qual 11 crianças estavam tristes e com dor, e duas estavam indiferentes antes de jogar/brincar. Depois das atividades do jogo, 12 crianças se apresentaram alegres e uma se manteve indiferente. Após a realização da organização da análise, destacam-se duas categorias centralizadas em relação ao estado emocional: a) as crianças se mostraram tristes antes de jogar; b) as crianças mostram alívio da dor após o jogar/brincar na internação. A conclusão deste estudo é que o brincar dentro de um hospital torna-se elemento importante para o desenvolvimento, saúde e bem-estar da criança enferma; as imagens produzidas falam do espaço de casa e do hospital, onde o segundo só é bom porque podem brincar/jogar e pintar como se estivessem em sua própria casa. Verificou-se também que os jogos cênicos podem contribuir atuando como ferramenta facilitadora no processo de cuidar da criança, além de auxiliar no resgate de algo tão natural e necessário na infância: o brincar. O jogo teatral favorece a liberação de conteúdos ocultos e emergentes, por meio da brincadeira, não se constituindo somente como instrumento para brincar, mas como ação terapêutica para diminuir a tensão, estresse e sofrimento decorrente da hospitalização. E, por fim, percebeu-se que a arte compõe o conjunto de ações do cuidado na saúde

Ce travail est lié au programme de recherche du Master professionnel intitulé LES JEUX THÉÂTRAUX À LA PÉDIATRIE, JOUER AVEC LES OBJETS DU THÉÂTRE: dispositifs pour le soin. Il a été réalisé à partir de questionnements spécifiques: Comment identifier dans les jeux théâtraux, la signification des images produites par les enfants dans la vidéo ou dans les dessins autour de l'expérience de l'internation ? Les significations des images ou des dessins peuvent être des indicateurs de réponses pour le soin dans la pédiatrie ? Et par rapport aux objectifs: identifier ce que les jeux théâtraux provoquent chez l'enfant à partir de la création de scènes et/ou de dessins sur leurs expériences d'internation; Remarquer dans les scènes/images produites par les enfants, les informations sur l'expérience de l'internation après les activités du jeu théâtral. La méthodologie de la recherche a eu un caractère qualitatif par production de données qui indiquent des significations sur l'expérience du jeu par les enfants hospitalisés. Le jeu a été réalisé avec treize enfants, dont onze étaient tristes et avec douleur et deux étaient indifférents avant de jouer. Après les jeux, douze enfants sont devenus contents et un enfant a continué indifférent. Après l'organisation de l'analyse, nous avons défini deux catégories par rapport à l'état émotionnel: a) Les enfants sont tristes avant de jouer. b) Après avoir joué dans l'internation, les enfants présentent un soulagement par rapport à la douleur. Nous arrivons ainsi à la conclusion que jouer dans un hôpital est un élément important pour le développement, la santé et le bien-être de l'enfant malade ; les images produites montrent un discours sur la maison et sur l'hôpital, où le deuxième est seulement agréable parce qu'ils peuvent y jouer et peindre comme s'ils étaient à la maison. On a pu vérifier aussi que les jeux scéniques peuvent contribuer comme outil facilitateur dans le processus de soin de l'enfant, et aussi comme auxiliaire dans la récupération de ce qui est si naturel et nécessaire à l'enfance : le jouer. Le jeu théâtral favorise la libération des contenus ocultés et emergents à travers l'acte de jouer, non seulement comme un instrument pour cet acte, mais également comme action thérapeutique pour la diminution de la tension, du stress et de la souffrance issus de l'hospitalisation. Enfin, l'art compose l'ensemble d'actions de soin dans le domaine de la santé
Descritores: Ludoterapia/métodos
Recursos Audiovisuais
Criança Hospitalizada/psicologia
-Ludoterapia/educação
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-895685
Autor: Guirado, Marlene.
Título: Uma analista do discurso no espectro de tratamentos do autismo / Une analyste du discours dans le spectre de traitements de l'autisme / Una analista del discurso en el espectro de los tratamientos del autismo / A discourse analyst in the spectrum of autism treatments
Fonte: Psicol. USP;29(1):135-145, jan.-abr. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo apresenta a análise de discurso como possibilidade de atendimento clínico a crianças com diagnóstico de autismo, o que pode parecer paradoxal, dadas as conhecidas dificuldades de fala nesses casos. O campo conceitual que sustenta essa discussão é o da análise institucional do discurso, que parte do pressuposto de que a clínica é uma instituição em que se exercem lugares de enunciação e se movem expectativas entre os parceiros da cena discursiva, ocasião de análise. Os sentidos se constituiriam, também por suposto, no contexto concreto desse dispositivo, que é, por filiação ao pensamento de Foucault, tomado como discurso-ato. Deriva daí a tese que permitiria atingir pacientes com autismo: mesmo que não falem, fazem o discurso da sessão, assim como o terapeuta. O brincar, por implicação, será então considerado como ato discursivo: procedimento a delimitar lugares no exercício da enunciação. Discute-se, ainda, sua ação terapêutica.

Résumé Cet article présente l'analyse du discours comme possibilité de soins cliniques aux enfants atteints d'autisme diagnostiqué, ce qui pourrait sembler paradoxal, étant donné les connues difficultés de parole dans ces cas. Le champ conceptuel qui soutient cette discussion est l'analyse institutionnelle du discours, celle-ci suppose la clinique comme une institution où sont exercés les lieux d'énonciation et où les expectatives entre les partenaires se modifient dans la scène discursive, occasion de l'analyse. Les sens se constitueraient, également, dans le contexte concret de ce dispositif qui est, grâce à une affiliation à la pensée de M. Foucault, entendu comme discours-acte. On arrive donc à la thèse qui nous permet de soigner les patient atteints d'autisme : même si eux ne parlent pas, ils font le discours de la session, ainsi que le thérapeute. L'acte de jouer, par implication, sera alors considéré comme un acte de discours : la procédure qui délimite les lieux dans l'exercice d'énonciation. Et plus : on présente son action thérapeutique.

Resumen Este artículo plantea el análisis del discurso como una posibilidad de la atención clínica a los niños diagnosticados con autismo, lo que podría parecer paradójico, teniendo en cuenta las dificultades conocidas del habla en esos casos. El campo conceptual que apoya esta discusión es el del análisis institucional del discurso, que parte del supuesto de que la clínica es una institución en que se ejercen lugares de enunciación y se mueven las expectativas entre los aliados de la escena discursiva, ocasión de análisis. Los sentidos también se constituirían, por supuesto, en el contexto especifico de este dispositivo. Dispositivo, que es, por una afiliación al pensamiento de M. Foucault, tomado como acto discursivo. De ahí deriva la tesis que permitiría llegar a pacientes con autismo: aunque no hablen, realizan el discurso de la sesión; del mismo modo que el terapeuta. El jugar, por implicación, se considerará como acto discursivo: el procedimiento para delimitar lugares en el ejercicio de la enunciación. Incluso más: se discute su acción terapéutica.

Abstract This article evinces discourse analysis as a possibility for the clinical care of children diagnosed with autism, which may seem contradictory given the known speech difficulties present in these cases. The conceptual field on which this discussion is based is the institutional analysis of discourse, starting from the assumption that a clinic is an institution where utterance and expectations shift between partners of the discursive scene, which is the context analyzed. The senses would also supposedly be part of the material context of such apparatus, which is, using Foucault's thinking, considered a speech-act. From there arises the thesis that would allow reaching patients with autism: even though they do not speak, they take part in the session's discourse, just as the therapist. Playing, consequently, will be considered a speech act: a procedure outlining places during the practice of utterance. Its therapeutic action is also discussed.
Descritores: Transtorno Autístico/psicologia
Transtorno Autístico/terapia
-Ludoterapia
Limites: Seres Humanos
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-254971
Autor: José, Tânia Maria; Vaisberg, Aiello.
Título: Arteterapia para crianças / Art as a therapy for children
Fonte: Pediatr. mod;35(8):655-6, 658-60, ago. 1999.
Idioma: pt.
Descritores: Ludoterapia
Terapia pela Arte
Transtornos do Comportamento Infantil/terapia
Sintomas Afetivos/terapia
-Criança
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR11.1 - Biblioteca


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Id: lil-263133
Autor: Golfeto, José Hércules; Veiga, Maria Helena.
Título: Hipercinesia primária e a adoção / Primary hyperkinesia and adoption
Fonte: Pediatr. mod;35(1/2):22-4, 26-8, jan.-fev. 1999.
Idioma: pt.
Resumo: Os autores procuram discutir, através da análise de dados referentes ao caso de uma criança adotiva de nove anos de idade, o aspecto da hipercinesia primária na criança adotada. A criança foi submetida a avaliaçäo psiquiátrica, neurológica, genética, oftalmológica e pediátrica, além de exames para avaliaçäo psicométrica, com teste de WISC. Mesmo näo se permitindo generalizar, os autores apontam para a possibilidade, diante do caso estudado, de que, além de fatores biológicos, as vivência intra-uterinas e perinatais, de algum modo, podem alterar o comportamento das crianças adotadas, vindo elas a manifestar a hipercinesia precocemente, devido às vivências perceptuais traumáticas, delineando um subgrupo precoce de crianças hipercinéticas. A criança vem sendo submetida a tratamento ludoterápico e psicofarmacológico(imipramina), além de treinamento psicopedagógico e orientaçäo dos pais
Descritores: Ludoterapia
Imipramina/uso terapêutico
Adoção
Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade/etiologia
Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade/tratamento farmacológico
Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade/terapia
-Psicometria
Limites: Seres Humanos
Masculino
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR11.1 - Biblioteca


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Almeida, Fabiane de Amorim
Id: biblio-1021295
Autor: Almeida, Fabiane de Amorim.
Título: O brinquedo terapêutico como intervenção de enfermagem para a criança cardíaca na unidade de recuperação pós-operatória / Não consta.
Fonte: São Paulo; s.n; 1996. 115 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este estudo trata da utilizacao da tecnica do brinquedo terapeutico pela enfermeira em unidade de recuperacao pos-operatoria (rpo) com criancas submetidas a cirurgia cardiaca. A amostra constitui-se de 15 criancas, com as quais se realizou a sessao de brinquedo terapeutico durante a sua permanencia na rpo. Os comportamentos manifestados por elas foram observados antes, durante e apos a realizacao de sessao e analisados a partir de um roteiro que classifica as respostas comportamentais em categorias e niveis. As verbalizacoes expressas pelas criancas durante a sessao tambem foram registradas, analisadas e classificadas em categorias, de acordo com seus significados. As respostas comportamentais evidenciaram principalmente uma atitude de continua exploracao do ambiente antes, durante e apos a sessao. Quanto aos niveis de respostas observados nesses tres momentos, predominaram os comportamentos que denotam passividade, dependencia e menor interacao com as pessoas, pertencentes ao nivel i. Entretanto, apos a sessao, os comportamentos que se caracterizam por maior independencia, participacao e interacao com outras pessoas, classificadas como de nivel iii, tornaram-se mais frequentes entre as criancas. Durante a sessao, elas verbalizaram pouco, sendo que o conteudo relacionou-se principalmente a uma tentativa em conseguir o atendimento de suas necessidades.
Descritores: Ludoterapia
Enfermagem
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Id: lil-606084
Autor: Galindo, Dolores; Souza, Leonardo Lemos de; Moura, Morgana; Rodrigues, Vanusa.
Título: Algumas reflexões sobre as relações entre crianças, cidades e brinquedotecas / Some reflections on the relationship between children, cities and toy libraries
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;10(3):781-799, dez. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir as relações entre crianças, cidades e brinquedotecas. Para tal, foram analisadas três oficinas, realizadas como atividades de extensão, em uma brinquedoteca universitária situada num município de médio porte do interior de Mato Grosso. As oficinas foram gravadas em vídeo, transcritas e posteriormente analisadas tendo como unidades as cenas definidas em função dos movimentos da câmera ou finalização das brincadeiras registradas. Na análise, três aspectos chamaram a atenção: (1) a pluralidade de sentidos do termo cidade, (2) as articulações entre brinquedoteca e universidade que atualiza tensões existentes no plano macro das relações entre crianças e cidades e (3) as assimetrias na interação entre adultos e crianças durante as oficinas. (AU)

This article aims to discuss relations between children, cities and toy libraries. To this end, we analyzed three workshops, held as extension activities, in a toy university located in a midsize city of Mato Grosso. In the analysis of scenes, drew attention three aspects: (1) a plurality of meanings of the word city in the context of games, (2) the articulations and tensions between toy libraries and university and (3) the asymmetries in the interaction between adults and children during the workshops. (AU)
Descritores: Jogos e Brinquedos/psicologia
Criança
Cidades
-Ludoterapia
Política Pública
Diversidade Cultural
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: biblio-1007211
Autor: Neves, Sabrina de Jesus Oliveira; Prado, Patrícia Fernandes do.
Título: Contação de Histórias em Unidade Oncológica Pediátrica / Storytelling in Pediatric Oncology Unit / La narración de Historias en unidad de Oncología Pediátrica
Fonte: Rev. bras. cancerol;64(3):383-387, 2018. graf, tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Introdução: em oncologia pediátrica, inúmeros e complexos desafios estão presentes, muitos relacionados às mudanças existenciais que permeiam o mundo da criança e da família e daqueles que profissionalmente cuidam desses pacientes. Objetivo: identificar os benefícios da contação de histórias no cuidado à criança oncológica. Método:trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, no qual os artigos foram pesquisados, no período de 2003 a 2018, nas línguas portuguesa e inglesa, nas bases de dados: literatura latino-americana e do caribe em ciências da saúde (lilacs), Bases de dados de enfermagem (Bdenf ), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), Scientific Electronic Library Online (scielo) e centro nacional de informação de ciências Médicas de cuba (cumed). Resultados: dos artigos encontrados, três estavam de acordo com a proposta da temática. entre os benefícios da contação de histórias na pediatria oncológica, destacam-se o bem-estar dos pacientes, a colaboração no processo saúde-doença aliviando a dor e o sofrimento proveniente do tratamento oncológico, além do favorecimento do vínculo entre a criança com a equipe multiprofissional. Conclusão: a contação de história é uma estratégia que possibilita à criança com câncer um maior conforto em relação ao seu estado clínico, maximiza o seu bem-estar e ajuda em sua recuperação, permitindo um cuidado mais humanizado

Introduction: in pediatric oncology, innumerable and complex challenges are present, many related to the existential changes that permeate the world of the child and the family and those who professionally care for these patients. Objective: identify the benefits of storytelling in oncological child care. Method: This is an integrative review of the literature, in which the articles were searched from 2003 to 2018, in the Portuguese and english languages, in the databases: latin american and caribbean literature in Health sciences (lilacs), nursing databases (Bdenf ), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), Scientific Electronic Library Online (scielo) and national information center of Medical sciences of cuba (cumed). Results: of the articles found tree were in accordance with the proposal of the theme. among the benefits of storytelling in oncology pediatrics are patient well-being, collaboration in the health-disease process, relieving pain and suffering from oncological treatment, and favoring the bond between the child and the team multi-professional. Conclusion: The historytelling is a strategy that enables children with cancer to be more comfortable with their clinical condition, maximize their well-being and help in their recovery, allowing for more humanized care

Introducción: e n oncología pediátrica, innumerables y complejos desafíos están presentes, muchos relacionados a los cambios existenciales que permean el mundo del niño y de la familia y de aquellos que profesionalmente cuidan a esos pacientes. Objetivo: identificar los beneficios de la cuenta de historias en el cuidado al niño oncológico. Método: s e trata de un estudio de revisión integradora de la literatura, donde los artículos se buscaron 2003-2018, los idiomas portugués e inglés, en las bases de datos: américa latina y el caribe ciencias de la salud (lilacs) Bases de datos de enfermería (Bdenf ), sistema de análisis y recuperación de literatura médica en línea (Medline), Biblioteca electrónica científica en línea (scielo) y el centro nacional de información de ciencias Médicas de cuba (cumed). Resultados: de los artículos encontrados tres estaban de acuerdo con la propuesta de la temática. entre los beneficios de la cuenta de historias en la pediatría oncológica, se destaca el bienestar de los pacientes, la colaboración en el proceso salud-enfermedad aliviando el dolor y el sufrimiento proveniente del tratamiento oncológico, además del favorecimiento del vínculo entre el niño con el equipo múltiples. Conclusión: la cuenta de historia es una estrategia que permite al niño con cáncer un mayor confort en relación a su estado clínico, maximiza su bienestar y ayuda en su recuperación, permitiendo un cuidado más humanizado
Descritores: Ludoterapia
Biblioterapia
Criança
Neoplasias
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR440.1 - Biblioteca Geraldo Matos de Sá . Hospital do Câncer I


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Id: biblio-913494
Autor: Bataglion, Giandra Anceski; Marinho, Alcyane; Zuchetto, Angela Teresinha; Folle, Alexandra; Campbell, Carmen Silvia Grubert.
Título: Atividades lúdicas no atendimento multi e interdisciplinar para crianças com deficiência / Leisure activities in multi and interdisciplinary care for children with disabilities / Actividades lúdicas en la atención multi e interdisciplinaria para niños con discapacidad
Fonte: Pensar prát. (Impr.);20(1):125-139, jan.-mar.2017. tab, Ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar as atividades lúdicas utilizadas, pela equipe multi e inter-disciplinar, na reabilitação de crianças com deficiência em uma instituição de saúde estadual de Santa Catarina. Os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada e de obser-vações sistemáticas e analisados pela técnica de análise de conteúdo. Foram identificados co-mo potenciais desdobramentos lúdicos: brinquedos, jogos e brincadeiras, englobando regras explícitas ou implícitas, bem como suas características. Notou-se que as relações estabeleci-das se mostraram imprescindíveis para a concretização dos atendimentos e dos objetivos tera-pêuticos.

The objective of this research was to analyze the ludic activities used, by the multi and inter-disciplinary team, in the rehabilitation of children with disabilities in a health state institution in Santa Catarina. To collect data, semi-structured interviews and systematic observations were used. Data analysis occurred through technical content analysis. It was identified as po-tential ludic developments: toys, games and child?s play that involved explicit or implicit rules and their characteristics. It was noticed that the relations established were crucial to the concretization of the work and the therapeutic objectives.

El objetivo de la investigación fue analizar las actividades lúdicas utilizadas, por el equipo multidisciplinario e interdisciplinario, en la rehabilitación de niños con deficiencia en una institución de salud estatal de Santa Catarina. Los datos fueron colectados a partir de entrevis-ta semiestructurada y observaciones sistemáticas y, analizados por la técnica análisis de con-tenido. Fueron identificados como potenciales desdoblamientos lúdicos: juguetes, juegos y recreaciones, englobando las reglas explícitas o implícitas, así como sus características. Se observó que las relaciones establecidas se mostraron imprescindibles para la concretización de los atendimientos y de los objetivos terapéuticos.
Descritores: Crianças com Deficiência/reabilitação
-Ludoterapia
Deficiência Intelectual/reabilitação
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde



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