Base de dados : LILACS
Pesquisa : E02.190.901.411 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 39 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 4 ir para página            

  1 / 39 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: lil-134291
Autor: Bogaert Garcia, Humberto.
Título: Enfermedad mental, psicoterapia y cultura / Mental disease, psychotherapy and culture.
Fonte: Santo Domingo; Instituto Tecnologico de Santo Domingo; 1992. 239 p.
Idioma: es.
Descritores: Psicoterapia
Cultura
Transtornos Mentais
-Magia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/2488.00


  2 / 39 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-971956
Autor: Sousa, André Feitosa de.
Título: Verso e avesso da sombra: tessitura de profanação sensível (pensartecorpo na experiência de bioética e aionética).
Fonte: Fortaleza; s.n; 2016. 680 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Ceará para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Tratou-se de um experimento Mítico-Erótiko no suporte da BioÉtica-AionÉtica-Éticada-Vidapor meio de uma cultura da Skótos (Sombra) em solução abstrato-teóricofilosófica(vide procedimentos em Giorgio Agamben) onde se desenvolveram cepashíbridas de idiopaticidade e de criptogenicidade que foram inoculadas no galo-deSócrates-para-Asclépioem vias de administração da oralidade, do rito, daespiritualidade, da filosofia, das humanidades e das artes (dança-Butô, teatro,performance, música, cinema, pintura, fotografia, literatura epistolar, poética,biográfica) com o propósito de observar uma sintomatologia do Contemporâneo e seuspossíveis efeitos adversos (Contra-Temporâneos) nos corpos da potência, diferença,sensações e afetos. Ao descrever os processos de mutações que se efetivaram nesseprotocolo, constatou-se que o próprio campo da Linguagem empreendeu uma curvaendógena (experiência sobre si mesmo), em dobraduras que resistiram às configuraçõesfixadas para um uso da gramática e/ou da finalidade identitária. Nessa zona limítrofelaboratorialdas variáveis no Pensamento e na Linguagem (Fora), enquanto aSubjetividade e os Saberes dos Modernos espargiram-se nas intensidades da imanência,persistiu uma estrutura expelida da Pólis arcana, uma arké da feiticeira no Sertão,outrora marginal ao tratamento que o Discurso-Verdade recebe na poesia (das Musas) ena filosofia (do Lógos), nos termos da Lei (Nómos) e da Ordem (Kósmos). A análisepara a coleta dos dados restritos ao presente sugere a multiplicidade de novos estudos apartir da intersecção de metodologias de conhecimento tácito em camadas distintas davirtualidade. Por fim, esse trabalho declara conflito de interesses às problemáticas dasua época, atinente às influências dos Pós-Modernos, dos Pós-Estruturalistas e dosContemporâneos no pensamento da Saúde e do Cuidado.

A Mythical-Erotic experiment in BioEthics-AionEthics-Life Ethics as substantiated by aculture of Skotos (Darkness) in an abstract-theoretical-philosophical solution (seeprocedures in Giorgio Agamben) within which hybrid strains of idiopathy andcryptogenicity were developed and inoculated in Socrates's Cock-for-Asclepius duringthe process of administration, of orality, of the rite, of spirituality, of philosophy, of thehumanities and of the arts (Butoh dance, theater, performance, music, cinema, painting,photography, epistolary literature, poetics, biography), with the aim of observing asymptomatology of the Contemporary and its possible adverse affects (CounterTemporaries)upon the bodies of potency, difference, sensations and facts. In describingthe processes of mutations that took place within that protocol, it became clear that thefield of Language itself had performedan endogenous curve (experience of oneself) infolds that resisted fixed configurations for grammar and/or identity purposes. Whereas,in this coterminous laboratorial zone of variables in Thought and Language (Outside),Subjectivity and the Knowledge of the Moderns spread throughout the intensities ofimmanence, one structure that had been expelled from the arcane Polis lives on – anarche of witchcraft in the Sertão, once marginal to the treatment that Truth-Discoursegiven to poetry (by the Muses) and to philosophy (by the Logos), in terms of Law(Nomos) and Order (Kósmos). The analysis of data collection restricted to the presentsuggests the multiplicity of new studies based on the intersection of methodologies oftacit knowledge in distinct layers of virtuality. Finally, this thesis declares a conflict ofinterests with the problems of its age, pertaining to the influence of the Postmoderns,the Poststructuralists and the Contemporaries upon Health and Care thinking.
Descritores: Amor
Adaptação à Escuridão
Resistência à Tração
Discinesias
Magia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde
Br6.1


  3 / 39 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-835212
Autor: Villarino, Hernán.
Título: Dimensiones y alternativas del diagnosticar en la medicina y la psiquiatría: I parte / Dimensions and alternatives in the act of diagnose in medicine and psychiatry: part I
Fonte: Psiquiatr. salud ment;30(1):15-22, 2013.
Idioma: es.
Resumo: En esta primera de un trabajo concebido en dos partes, se indaga sobre el papel que la sugestión del médico tiene en el acto de diagnosticar, y en el ejercicio de la medicina. Lo que hoy llamamos sugestión será expuesto con más detalle en la segunda parte; en el actual se pretende asimilarla con los que los hipocráticos llamaban la magia, actitud frente a la medicina que repudiaron explícita y reiteradamente, lo que es aprehensible en los textos que nos legaron, porque el médico, y secundariamente el paciente, estaban, a su juicio, particularmente expuestos a caer en sus redes.

In this first, of a work conceived in two parts, it is investigated the role that have the suggestion in the physician in the act of diagnose and in the practice of medicine. What we now call suggestion will be presented in more detail in the second part; the current aims to assimilate with that the clubbing called the magic, attitude toward hipocratic medicine repudiated explicitly and repeatedly, what is apprehensible in the texts that we have bequeathed us, because the doctor, and secondarily secondarily the patient, were, in his view, particularly liable to fall into their networks.
Descritores: Magia
Sugestão
Transtornos Mentais/diagnóstico
Limites: Seres Humanos
Responsável: CL100.1 - Biblioteca Profesor Dr Agustín Téllez


  4 / 39 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-768897
Autor: Hernández, Jorge Ivan.
Título: El programa de investigación propuesto por Jacques lacan en el año 1966: de la verdad como causa para el sujeto / The research program proposed by Jacques Lacan in 1966: on truth as cause to the subject
Fonte: Affectio Soc. (Medellin);11(21):122-142, Julio 31, 2014.
Idioma: es.
Resumo: En el año 1966, el psicoanalista Jacques Lacan publica sus Écrits marcando un antecedente a largo de su enseñanza. Consideramos que este antecedente deja una propuesta muy específica para el psicoanálisis y un campo desde dónde el psicoanalista puede hacer posible su práctica: la verdad como causa para el sujeto. Sin embargo, Lacan nos advierte que en cuánto a sujetos de la ciencia psicoanalítica, debemos de resistir a otros modos de relación con la verdad como causa. Así, a partir de su obediencia científica y mediante una definición estructuralista, Lacan aborda otros marcos por fuera de la jurisdicción del psicoanálisis: magia, religión y ciencia.

In 1966, the psychoanalyst Jacques Lacan publishes Écrits setting an antecedent for his teachings. We consider that this antecedent leaves a very specific proposal for psychoanalysis and a field where the psychoanalyst can make its practice possible: truth as a cause to the subject. However, Lacan warns, from a psychoanalytical science perspective, that we must resist other ways of relationship with truth as a cause. Thus, from his scientific obedience and through a structuralist definition, Lacan also approaches other fields outside the jurisdiction of psychoanalysis: magic, religion, and science.

En 1966, le psychanalyste Jacques Lacan publie ses Écrits, marquant ainsi un antécédent tout au long de son enseignement. Cet antécédent suggère, selon nous, une approche très spécifique à la psychanalyse, ainsi qu'un champ dans lequel le psychanalyste peut rendre possible sa pratique: la vérité comme cause pour le sujet. Lacan nous averti cependant que, en tant que sujets de la science psychanalytique, nous devons résister à d'autres modes de relation avec la vérité comme cause. Ainsi, à partir de son obéissance scientifique et grâce à une définition structuraliste, Lacan aborde d'autres sphères en dehors du domaine de la psychanalyse : magie, religion et science.
Descritores: Magia
Psicanálise
Religião
Ciência
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina


  5 / 39 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-747129
Autor: Cunha, Olívia Maria Gomes da.
Título: Metamorfose infinita: sobre brujos, espíritos e apuntes em Havana / Infinite metamorphosis: witches, spirits and apuntes in Havana
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;22(2):483-505, Apr-Jun/2015.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo oferece uma leitura alternativa de Hampa afro-cubana: los negros brujos, do cubano Fernando Ortiz y Fernandes, e discute a necessidade de problematizar as diferentes ideias expostas pelo autor. Para isso, contesta leituras de alguns comentadores influenciados por sua obra. O artigo sugere algumas pistas acerca do que Ortiz y Fernandes entendia como forças capazes de agir e manifestar-se nos "corpos" de sujeitos afetados pela agência dos acusados de envolvimento com práticas e objetos mágicos. Debruça-se sobre a criação dos brujos - conforme descritos por Ortiz y Fernandes - como um objeto epistêmico e discute os argumentos e práticas de conhecimento necessários à sua fabricação.

This article offers an alternative reading of Hampa afro-cubana: los negros brujos, by the Cuban Fernando Ortiz y Fernandes, and discusses the need to make the different ideas expounded by the author more complex. For this reason, it disputes the interpretations of some commentators influenced by his work. The article suggests some clues with regard to what Ortiz y Fernandes understood as forces capable of acting and manifesting themselves in the "bodies" of persons affected by the activities of those accused of being involved with magical practices and objects. It examines the creation of witches - as described by Ortiz y Fernandes - as an epistemic phenomenon and discusses the arguments and the practices and knowledge required for this purpose.
Descritores: Literatura Moderna/história
Magia/história
Bruxaria/história
-Antropologia Cultural/história
Cuba
Pessoas Famosas
Limites: Seres Humanos
História do Século XX
Responsável: BR1.1 - BIREME


  6 / 39 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-711474
Autor: Walker, Timothy D.
Título: Médicos, medicina popular e inquisição: a repressão das curas mágicas em Portugal durante o Iluminismo / Doctors, Folk Medicine and the Inquisition: The Repression of Magical Healing in Portugal during the Enlightenment.
Fonte: Rio de Janeiro; Editora Fiocruz; 2013. 423 p. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Este é um trabalho altamente original que combina fontes da história da Inquisição e da história da medicina (assim como muitas outras). Examina a enorme contradição de profissionais médicos treinados durante o Iluminismo português que utilizavam o aparato repressivo da Inquisição para eliminar seus competidores mais rústicos e (na sua maioria) iletrados: os curandeiros populares. Baseia-se em documentação de numerosos arquivos em Lisboa, Évora e Londres. O que está no cerne deste livro - e o distingue - é a análise da equação de interesses envolvidos na perseguição a curandeiros na Inquisição portuguesa. O autor demonstra que, por trás dessas perseguições, havia uma concorrência: de um lado, uma classe emergente de profissionais médicos formados; de outro, praticantes da cura nas comunidades. Sob a crescente influência dos primeiros, aumentam as hostilidades contra os segundos, aos quais são imputadas acusações e aplicados castigos
Descritores: Cura em Homeopatia/história
Magia/história
Medicina Tradicional/história
Médicos/história
Repressão Psicológica
-História do Século XVII
História do Século XVIII
Portugal
Políticas de Controle Social/história
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública
BR526.1; 615.89209469, W185m


  7 / 39 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-609672
Autor: Scliar, Moacyr Jaime.
Título: Do mágico ao social: a trajetória da saúde pública / Magician to the social: the trajectory of public health.
Fonte: São Paulo; Editora Senac; 2005. 160 p. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Escritor dos mais conhecidos do país, Moacyr Scliar vale-se neste livro de sua outra especialidade, a de médico, para falar de um grande tema: a trajetória do homem em seus embates com a dor e a doença ao longo da história. Não se trata de mais uma obra de ficção do autor, mas há nelas diversos personagens fascinantes, a começar pelo xamã, que tem por tarefa convocar espíritos capazes de erradicar o mal. Incluindo entre outros, Pasteur, que desenvolveu a teoria microbiana da doença, assim como Osvaldo Cruz, alucinado guerreiro, cuja espada é o fumigador usado no combate ao mosquito, segundo uma charge da época intitulada Hygiene á muque.
Descritores: História da Medicina
Magia
Saúde Pública/história
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública
BR526.1; 614.09, S566m


  8 / 39 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-539974
Autor: Escalona, Roger.
Título: Telmo Romero: ¿angel o demonio? / Telmo Romero: angel or devil?
Fonte: Rev. venez. cir;62(1):51-55, mar. 2009. ilus.
Idioma: es.
Resumo: A finales del siglo XIX, Venezuela vivía uno de sus momentos estelares en cuanto al desarrollo de las artes y las ciencias, con personajes preclaros cuyos nombres traspasaban las fronteras. Es en esta época dorada en la que surge la presencia de personajes extraños, exóticos y hasta estrambóticos-curanderos o hierbateros-sustentados por la ingenuidad y la fe de una población ignorante o con necesidad de creer, y con la desesperación de quién ya no se fía de la realidad, lo que les daba preponderancia sobre la ciencia. En ocasiones, estos "vendedores de ilusiones" tuvieron la suerte de estar apoyados por los hombres o las mujeres-fuertes del país. De esta manera, a finales del siglo XIX venezolano, brota una figura que se ha hecho fascinante tal vez por el velo de misterio mágico que lo rodea, y que prácticamente llegó al umbral del poder, Telmo Romero.
Descritores: Pessoas Famosas
Grupos Populacionais
Plantas Medicinais
Religião/história
-Magia
Medicina Tradicional
Poder (Psicologia)
Limites: Seres Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha


  9 / 39 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-526392
Autor: Rojas Hidalgo, Luisa.
Título: Magia, religión y multiculturalidad: un reto para el orientador / Mágia, religião e multiculturalidade: um desafio para a orientação / Magic, religion and multiculturalism: a challenge for counseling
Fonte: Rev. bras. orientac. prof;10(1):95-102, jun. 2009.
Idioma: es.
Resumo: El siglo XXI, donde se entremezclan las diversas culturas y la escuela, constituye espacio apropiado para fomentar conocimiento e interacción desde un mismo contexto multicultural. Los orientadores, como promotores de cambio social, debem conocer nuestras raíces, historia, hechos pasados que han ido conformando la memoria cultural, social y sistema de creencias. La religión, uno de los aspectos claves para aproximarnos a la comprensión del comportamiento de los pueblos Latinoamericanos. Ésta, se pone de manifiesto en equilibrio con elementos de la magia, conforma la religiosidad popular que predomina en Venezuela. El propósito de este ensayo es describir y analizar como hecho social algunos elementos mágicos religiosos, emergentes del multiculturalismo que marcan pauta para la construcción de paradigmas, reto para el orientador.

The XXI Century, when the diverse cultures and the school are intermingled, constitutes the appropriate time to implement knowledge and interaction from a same multicultural context. Counsellors, as promoters of social change, must know their roots and history, which have framed the cultural memory and creed systems. Religion is one of the key aspects to help understand the behavior of Latin American peoples. It is seen in balance with elements of magic, and agrees with the religiousness existent in Venezuela. This paper aims at describing and analyzing, as social facts, some religious and magical elements emerging from multiculturalism that set a standard for the construction of paradigms. This is a challenge for counseling.

No Século XXI, o entrelaçamento de diversas culturas com a escola, constitui um espaço apropriado para fomentar o conhecimento e a interação a partir de um contexto multicultural. Como facilitadores de interação social, os orientadores devem conhecer as raízes, a história e os fatos passados que originaram a memória social e o sistema de crenças de seu povo. A religião, um dos aspectos chave para se compreender o comportamento dos povos latino-americanos, se manifesta em equilíbrio com elementos da magia, de acordo com a religiosidade popular que predomina na Venezuela. Este artigo objetiva descrever e analisar, a partir do conceito de fato social, alguns elementos da religiosidade e magia emergentes a partir do multiculturalismo, que marca a construção de paradigmas, constituindo um desafio para o orientador.
Descritores: Magia
Mentores
Religião
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  10 / 39 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-517196
Autor: Sá, Mario.
Título: O universo mágico das curas: o papel das práticas mágicas e feitiçarias no universo do Mato Grosso setecentista / The magic universe of cures: the role of magic practices and witchcraft in the universe of 17th century Mato Grosso
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;16(2):325-344, abr.-jun. 2009. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Analisa papel de agentes de cura exercido pelos praticantes de magia e feitiçaria na sociedade mato-grossense do século XVIII. Observa que magia e feitiçaria foram desenvolvidas como concorrentes, alternativas ou associadas a outras formas de cura (oficiais e leigas). Aponta que tais papéis contribuíram no processo de sujeição de seus praticantes, em especial africanos, indígenas e seus descendentes, e foram apropriados como oportunidade de sobrevivência na sociedade colonial escravista. A visita pastoral realizada por Bruno Pinna em 1785 a Cuiabá e adjacências serviu como fonte principal para o conhecimento das práticas e dos praticantes de magia e feitiçaria.

The article analyzes the role of healing agents played by practitioners of magic and witchcraft in Mato Grosso society during the 17th century. It observes that magic and witchcraft were developed as competitors, alternatives or associated with other forms of healing (official and lay). It points out how such roles contributed to the process of subjugating its practitioners, especially Africans, Indians and their descendents, and were appropriated as an opportunity for survival in the colonial slave society. The pastoral visit made by Bruno Pinna in 1785 to Cuiabá and nearby areas served as the principal source of knowledge regarding the practices and practitioners of magic and witchcraft.
Descritores: Magia/história
Medicina Tradicional/história
Bruxaria/história
-Brasil
Xamanismo/história
Limites: História do Século XVII
Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 4 ir para página            
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde