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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1146028
Autor: Lopes, Francine Jomara; Ribeiro, Joathan Borges; Stravale, Rafaelly; Bolzan, Douglas W; Guizilini, Solange; Lopes, Rita Simone Moreira.
Título: Desafios no manejo da parada cardiorrespiratória durante a pandemia da COVID-19: um estudo de reflexão / Challenges in the management of cardiopulmonary arrest during the COVID-19 pandemic: a reflection study / Desafíos en el manejo del paro cardiorrespiratorio durante la pandemia de COVID-19: un estudio de reflexión
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;24(spe):e20200296, ago. 2020. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Com o início da pandemia, inquietações quanto à condução da parada cardiorrespiratória em casos suspeitos e confirmados da COVID-19 surgiram ante as peculiaridades e publicações científicas quanto à temática. Dessa forma, o presente estudo apresenta uma reflexão e demonstra as novas recomendações acerca dos cuidados necessários a serem adotados pela equipe multiprofissional. Método: Trata-se de um estudo de reflexão teórica, de caráter descritivo e abordagem qualitativa com base em documentos convencionais e não convencionais emitidos pelos principais órgãos reguladores e revistas de grande impacto que abordam as temáticas discorridas. Além disso, não houve recorte temporal para a seleção do referencial bibliográfico. Resultados: Os resultados expostos abordaram o cuidado relacionado com os recursos humanos e materiais envolvendo a temática, o manejo da via aérea nesse evento em pacientes que estavam ou não em uso de intubação endotraqueal, assim como em relação aos indivíduos em posição prona. Conclusão e implicações para a prática: Diante das discussões apresentadas, é evidente a necessidade de atualização por parte das instituições de saúde em suas rotinas e dos profissionais que se encontram neste estudo como mecanismo de proteção e manutenção da qualidade do cuidado prestado

Introduction: With the onset of the pandemic, concerns emerged about the management of cardiorespiratory arrest in suspected and confirmed cases of COVID-19 considering its singularities and scientific publications on the subject. Thus, this study presents a reflection about the new recommendations for patient care that must be adopted by multiprofessional teams. Method: This is a theoretical qualitative descriptive study that analyzed conventional and unconventional documents issued by the main regulatory bodies and high impact magazines addressing the study topics. No time frame was considered when selecting the bibliographic references. Results: The results addressed patient care with human and material resources involving the theme, the airway management in patients affected by COVID-19, whether they were using endotracheal intubation or not, and the approach for individuals in prone position. Conclusion and implications for the practice: In view of the discussions presented, health institutions and professionals must update their routines as a mechanism to protect and maintain the quality of care provided

Introducción: Con el inicio de la pandemia, preocupaciones sobre la conducción del paro cardiorrespiratorio en casos sospechosos y confirmados de COVID-19 ante las peculiaridades y publicaciones científicas sobre el tema. Así pues, este estudio presenta una reflexión y demuestra las nuevas recomendaciones sobre los cuidados que deben adoptarse por el equipo. Método: Se trata de un estudio de reflexión teórica, de carácter descriptivo y enfoque cualitativo, basado em documentos convencionales y no convencionales emitidos por los principales organismos reguladores y revistas de alto impacto que abordan los temas tratados. Además, no hubo un recorte temporal para la selección de la referencia bibliográfica. Resultados: Los resultados expuestos abordaron el cuidado relacionado con los recursos humanos y materiales involucrando la temática, el manejo de la vía aérea en este evento, en pacientes que usaban o no intubación endotraqueal, como también en relación de individuos en posición prona. Conclusión e implicaciones para la práctica: Ante las discusiones presentadas, es evidente la necesidad de actualización por las instituciones de salud en sus rutinas y de los profesionales que se encuentran en este estudio, como mecanismo de protección y mantenimiento de la calidad del cuidado ministrado
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente
Pneumonia Viral
Reanimação Cardiopulmonar
Infecções por Coronavirus/transmissão
Betacoronavirus
Parada Cardíaca
-Riscos Ocupacionais
Equipamento de Proteção Individual
Limites: Humanos
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-1005243
Autor: Zegarra Linares, Roy Alex; Sandoval Vegas, Miguel Hernán; Fernández Sierra, Carmen Luisa.
Título: Conocimientos y Práctica de Reanimación Neonatal de Enfermeras de Neonatología del Hospital Regional Docente Cajamarca / Knowledge and Practice of Neonatal Resuscitation of Neonatology Nurses of the Teaching Regional Hospital Cajamarca
Fonte: Cambios rev. méd;17(2):65-70, 28/12/2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: INTRODUCCIÓN. La asfixia es causa de morbimortalidad neonatal, deja secuelas motoras y cognitivas. Las enfermeras atienden a recién nacidos desde el nacimiento, participan en su reanimación para evitar las implicancias que aquella conlleva. OBJETIVO. Evaluar conocimientos y práctica de reanimación neonatal de las enfermeras del Servicio de Neonatología, Hospital Regional Docente de Cajamarca. MATERIALES Y MÉTODOS. Estudio descriptivo, transversal, en enfermeras que firmaron el consentimiento informado. Se usó un cuestionario y lista de cotejo. RESULTADOS. El 22,9% de enfermeras obtuvieron más del 80% de respuestas correctas en el cuestionario, dentro de ellas el 22,6% con especialidad en Neonatología, el 50% en Cuidados Intensivos Neonatales y sólo el 10% sin especialidad; el 16,7% de las enfermeras de la subunidad de Atención Inmediata, el 10% de Intermedios, y el 44% de la Unidad de Cuidados Intensivos Neonatal aprobaron el cuestionario. Más de la mitad de las que alcanzaron el puntaje establecido estuvieron entre los 35 y 43 años de edad, y con tiempo de labor en el Servicio de Neonatología entre 0 y 5 años; todas las enfermeras que aprobaron tuvieron al menos una capacitación en reanimación neonatal. El puntaje promedio de conocimientos y práctica de reanimación fue de 19,5 puntos y 10,0 puntos respectivamente. CONCLUSIÓN. Los conocimientos de reanimación cardiopulmonar neonatal de las enfermeras fueron óptimos en casi la quinta parte de ellas mientras que la práctica fue sub óptima en todas.

INTRODUCTION. Asphyxia is a cause of neonatal morbidity and mortality, leaving motor and cognitive sequelae. Nurses attend to newborns from birth, participate in their resuscitation to avoid the implications that this entails. OBJECTIVE. WedxTo evaluate knowledge and practice of neonatal resuscitation of nurses of the Neonatology Service, Regional Teaching Hospital of Cajamarca. MATERIALS AND METHODS. Descriptive, cross-sectional study in nurses who signed informed consent. A questionnaire and checklist was used. RESULTS. 22,9% of nurses obtained more than 80% of correct answers in the questionnaire , among them 22,6% with specialty in neonatology, 50% in Neonatal Intensive Care and only 10% without specialty; 16,7% of nurses in the Immediate Care Sub-Unit, 10% of Intermedios, and 44% of the Neonatal Intensive Care Unit approved the questionnaire. More than half of those who reached the established score were between 35 and 43 years old, and with work time in the Neonatology Service between 0 and 5 years; All the nurses who passed had at least one training in neonatal resuscitation. The average knowledge score and resuscitation practice was 19,5 and 10,0 points respectively. CONCLUSION. The knowledge of neonatal cardiopulmonary resuscitation of nurses was optimal in almost a fifth of them while the practice was sub optimal in all.
Descritores: Asfixia Neonatal
Ressuscitação
Recém-Nascido
Reanimação Cardiopulmonar
Conhecimento
Cuidados de Enfermagem
Limites: Recém-Nascido
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: EC162.1


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Id: biblio-1048953
Autor: Santos, Ana Paula Mendes dos; Santana, Monalise Mara Rocha; Tavares, Fernanda Lobo; Toledo, Luana Vieira; Moreira, Thiago Ricardo; Ribeiro, Luciane; Alves, Katiusse Rezende; Sá, Flavia Batista Barbosa de.
Título: Conhecimentos e habilidades dos profissionais da atenção primária à saúde sobre suporte básico de vida / Knowledge and skills of primary health care professionals on ba-sic life support
Fonte: HU rev;45(2):177-184, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: As unidades de atenção primária à saúde são responsáveis pelo acolhimento de seus usuários, sendo muitas vezes a porta de entrada para determinadas situações de urgência e emergência, como a parada cardiorrespiratória. Acredita-se que capacitações em saúde possam preparar os profissionais deste serviço para prestar uma assistência qualificada às vítimas de parada cardiorespiratória. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento teórico e as habilidades práticas dos profissionais da atenção primária à saúde sobre o suporte básico de vida no atendimento de adultos em parada cardiorrespiratória antes e após uma intervenção educativa. Material e Métodos: Pesquisa quantitativa, quase experimental, do tipo antes e depois, cujas intervenções empregadas foram capacitações em suporte básico de vida, realizadas com as equipes de saúde da atenção primaria à saúde de um município do interior de Minas Gerais. A avaliação do conhecimento teórico se deu por meio da aplicação de um instrumento de pré e pós-teste e as habilidades práticas foram avaliadas por meio da aplicação de um checklist que verificou a atuação dos participantes em um atendimento simulado de parada cardiorrespiratória. Resultados: Participaram da pesquisa 89 profissionais. Observou-se uma melhoria estatisticamente significativa (p<0,05) no conhecimento teórico e nas habilidades práticas dos participantes após a intervenção. Conclusão: A capacitação foi uma ferramenta eficaz, capaz de melhorar o conhecimento e as habilidades da equipe da atenção primária à saúde frente ao atendimento do paciente em parada cardiorrespiratória.

Introduction: Primary health care units are responsible for the reception of their users, often being the gateway to certain emergency and emergency situations, such as cardiorespiratory arrest (CRP). It is believed that health training can prepare professionals in this service to provide qualified assistance to the victims of CRP. Objective: The objective of this study was to evaluate the theoretical knowledge and the practical skills of the Primary Health Care (PHC) professionals about basic life support (SBV) in the care of adults in cardiorespiratory arrest (CRP) before and after an educational intervention. Material and methods: Quantitative, quasi-experimental, before-and-after study, whose interventions used were training in SBV, performed with PHC health teams from a municipality in the interior of Minas Gerais. The evaluation of the theoretical knowledge was given through the application of a pre-test and post-test instrument and the practical skills were evaluated by the researchers through a checklist that verified the participants' performance in a simulated PCR service. Results: 89 professionals participated in the study. A statistically significant improvement (p<0.05) was observed in the participants' theoretical knowledge and practical skills after the intervention. Conclusion: Empowerment was an effective tool, capable of improving the knowledge and skills of the health team regarding patient care in CPR.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Centros de Saúde
Reanimação Cardiopulmonar
Pessoal de Saúde
Emergências
Avaliação de Desempenho Profissional
Capacitação Profissional
Assistência Ambulatorial
Parada Cardíaca
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Leite, Isabel Cristina Gonçalves
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Id: biblio-1048952
Autor: Campos, Ana Clara Miranda; Assis, Neuza Maria Souza Picorelli; Leite, Isabel Cristina Gonçalves; Silva, Breno Nogueira; Carvalho, Matheus Furtado de.
Título: Nível de conhecimento sobre suporte básico de vida dos estudantes de odontologia / Knowledge level of basic life support among dentistry students
Fonte: HU rev;45(2):170-176, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: As doenças cardiovasculares são responsáveis por vinte por cento das mortes na população acima de trinta anos de idade e correspondem a um grave problema da saúde pública no Brasil.Dessas doenças a parada cardiorrespiratória é o quadro emergencial predominante. Nesse contexto, destaca-se a importância do conhecimento sobre as manobras de suporte básico de vida e manutenção da vida do paciente até a chegada de uma equipe de suporte avançado. Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento dos estudantes de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora quanto ao suporte básico de vida. Material e métodos: Questionário contendo questões de múltipla escolha, aplicado a 126 alunos, abordando as condutas para o suporte básico de vida de acordo com as diretrizes atuais da American Heart Association. Para avaliar o nível de conhecimento foram utilizadas duas categorias com base no percentual individual de acertos das questões: nível de conhecimento satisfatório (acertos ≥51%) e nível de conhecimento insatisfatório (acertos ≤50%).Resultados: 104 (82,5%) estudantes acertaram até 50% do questionário. 100 estudantes (79,4%) responderam não ter recebido treinamento prático para o suporte básico de vida, enquanto que 26 (20,6%) afirmaram ter recebido algum treinamento, embora sem certificação pela American Heart Association.Quanto à capacitação teórica, 77(61,1%) estudantes afirmaram ter recebido alguma orientação durante a graduação. Ao comparar os resultados entre os alunos do 1º, 6º e 10º período, observa-se uma evolução do conhecimento apenas entre o 1º e o 6º período, não havendo melhoria significante no aprendizado entre o 6º e 10º período. Conclusão:Os estudantes de Odontologia do campus sede da Universidade Federal de Juiz de Fora apresentam nível de conhecimento insatisfatório sobre a atuação no suporte básico de vida.

Introduction: The cardiovascular diseases are responsible for twenty percent of deaths among the population over thirty years of age, which means they are a serious public health problem in Brazil, being the cardiopulmonary arrest the main emergency situation of these diseases. In this context, the knowledge about the basic life support is crucial for the maintenance of the patient's life until the arrival of advanced support. Objective: Evaluating the knowledge of the dentistry students of the Juiz de Fora Federal University about basic life support. Material and methods: A questionnaire applied to 126 students, composed by fourteen multiple choice questions about the conduct for basic life support according to the current guidelines of the American Heart Association. In order to evaluate the knowledge level, two different categories based on the student's score have been utilized: satisfactory knowledge level (rightanswers≥51%) and unsatisfactory knowledge level (rightanswers≤50%). Results: 104 (82,5%) of the students scored up to 50% of the questionnaire. 100 students (79,4%) claimed that they hadn't received any training for basic life support, while 26 (20,6%) claimed that they had received some training, although without the American Heart Association certification. 77 (61,1%) claimed that they had received some theoretical orientation during the graduation. By comparing the results between1st, 6th and 10th grade students, evolution has only been noticed between 1st and 6th grades. However, no significant evolution has been noticed between 6thand 10th grades. Conclusion: The dentistry students of the Juiz de Fora Federal University have presented unsatisfactory knowledge level on basic life support.
Descritores: Pacientes
Estudantes de Odontologia
Doenças Cardiovasculares
Reanimação Cardiopulmonar
Educação em Odontologia
Avaliação Educacional
Parada Cardíaca
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1003310
Autor: Ferreira, Flávia Silva; Garrido, Laíne Maria Monteiro; Oliveira, Raquel Chagas; Moraes, Mariana de Almeida; Pires, Cláudia Geovana da Silva; Mussi, Fernanda Carneiro.
Título: Uso do metrônomo na ressuscitação cardiopulmonar em uma unidade de terapia intensiva / Uso del metrónomo en la resucitación cardiopulmonar en unidad de terapia intensiva / Use of a metronome in cardiopulmonary resuscitation in an intensive care unit
Fonte: Rev. baiana enferm;32:e27912, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo relatar a vivência de três enfermeiras assistenciais na utilização do metrônomo durante manobras de ressuscitação cardiopulmonar em unidade de terapia intensiva. Método trata-se de um relato de experiência que reflete a troca de informações, no cotidiano de trabalho, de três enfermeiras que atuam na unidade de terapia intensiva de um hospital de grande porte em Salvador, Bahia, Brasil. Resultados o uso continuado do equipamento na ressuscitação cardiopulmonar tem sido indicado para auxiliar na realização das compressões torácicas. O som emitido pelo dispositivo não indica o término de cada ciclo na reanimação e/ou assegura a adequação da profundidade das compressões. Acrescenta ruídos ao ambiente, dificulta a comunicação da equipe multiprofissional e é mais um aparelho a ser configurado no momento da ressuscitação cardiopulmonar, impactando de forma negativa. Conclusão o metrônomo, nessa experiência, não assegurou a qualidade na ressuscitação cardiopulmonar.

Objetivo relatar la vivencia de tres enfermeras asistenciales en la utilización del metrónomo durante maniobras de resucitación cardiopulmonar en unidad de terapia intensiva. Método relato de experiencia que refleja el intercambio de informaciones, en el cotidiano de trabajo, de tres enfermeras que actúan en unidad de terapia intensiva de hospital de gran porte en Salvador, Bahía, Brasil. Resultados el uso continuado del equipo en la resucitación cardiopulmonar ha sido indicado para auxiliar en la realización de las compresiones torácicas. El sonido emitido por el dispositivo no indica el final de cada ciclo en la reanimación y/o asegura la adecuación de la profundidad de las compresiones. Añade ruidos al ambiente, dificulta la comunicación del equipo multiprofesional y es más un aparato a ser configurado en el momento de la resucitación cardiopulmonar, impactando negativamente. Conclusión el metrónomo, en esa experiencia, no aseguró calidad en la resucitación cardiopulmonar.

Objective to report the experience of three nurses with the use of a metronome during cardiopulmonary resuscitation maneuvers in an intensive care unit. Method this is an experience report which reflects the exchange of information in the work routine of three nurses who work in the intensive care unit of a large hospital in Salvador, Bahia, Brazil. Results continued use of the device in cardiopulmonary resuscitation is indicated to help in chest compressions. The sound emitted by the device does not indicate the end of each cycle in reanimation and does not ensure an adequate depth of compressions. It makes the environment noisier, hampers communication within the multiprofessional staff and is an additional device to be set up at the moment of cardiopulmonary resuscitation, all of which are negative effects. Conclusion in this experiment, the metronome did not ensure quality in cardiopulmonary resuscitation.
Descritores: Reanimação Cardiopulmonar/instrumentação
Enfermagem de Cuidados Críticos
Parada Cardíaca
Unidades de Terapia Intensiva
-Equipe de Assistência ao Paciente
Som
Cuidados Críticos
Equipamentos e Provisões
Relatório de Pesquisa
Ruído
Enfermeiras e Enfermeiros
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1135217
Autor: Montes de Oca, Amy Torres; Ramírez López, Beatriz; Durand Morán, Yisel.
Título: Desafíos de la reanimación cardiopulmonar avanzada en pacientes con la COVID-19 / Challenges in the advanced cardiopulmonary resuscitation in patients with the COVID-19
Fonte: Medisan;24(5)
Idioma: es.
Resumo: Con este trabajo se pretende complementar las normativas generales impuestas por las autoridades sanitarias cubanas en cuanto a la reanimación cardiopulmonar, donde es necesario hacer hincapié, desde el punto de vista individual, para lograr una correcta actuación frente a la COVID-19. La reanimación cardiopulmonar es una práctica que genera partículas en aerosol provenientes de la vía aérea, lo cual incrementa el riesgo de contagio por el nuevo coronavirus SARS-CoV-2. Para la confección del presente se consultaron las recomendaciones internacionales sobre el tema acerca de compresiones, ventilación, terapia eléctrica e incluso farmacológica en pacientes con paro cardiaco y diagnóstico de la COVID-19, a fin de lograr no solo el bienestar del paciente, sino también la seguridad del personal de salud.

With this work it is intended to supplement the general norms imposed by the Cuban sanitary authorities as for the cardiopulmonary resuscitation, where it is necessary to make stress, from the individual point of view, to achieve a correct performance in front of COVID-19. The cardiopulmonary resuscitation is a practice that generates particles in aerosol coming from the air ways, which increases the infection risk by the new coronavirus SARS-CoV-2. For the present work, the international recommendations were consulted on the topic about compressions, ventilation, electric and even pharmacological therapy in patients with cardiac arrest and diagnosis of COVID-19, in order to achieve not only the patient's well-being, but also the security of the health staff.
Descritores: Reanimação Cardiopulmonar
Infecções por Coronavirus
Parada Cardíaca
-Coronavirus
Betacoronavirus
Autoridades de Saúde
Responsável: CU418.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Santiago de Cuba


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Id: lil-759566
Autor: Silva, Daiane Vieira da; Jesus, Ana Paula Santos de; Lima, Anderson Alves de; Santos, Marilia Samara Almeida; Alves, Samilla Lima.
Título: Conhecimento de graduandos em enfermagem sobre suporte básico de vida / Undergraduate nursing knowledge about basic life support / Grado de conocimiento de enfermería sobre soporte básico de vida
Fonte: Rev. baiana enferm;29(2), 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem quantitativa, com o objetivo de avaliar o grau de conhecimento teórico sobre Suporte Básico de Vida entre graduandos de Enfermagem. Foram entrevistadas 32 discentes do penúltimo e do último semestre do curso de graduação em enfermagem, através de um questionário específico, contendo variáveis sobre o perfil sociodemográfico e questões objetivas baseadas nas Diretrizes da American Heart Association, 2010. Os dados foram analisados mediante a análise estatística descritiva. Constatou-se que 75% das estudantes de enfermagem apresentaram baixo conhecimento sobre o suporte básico de vida, pois obtiveram percentual de acertos menor que 75%. Concluiu-se que o conhecimento teórico sobre Suporte Básico de Vida entre as discentes foi insatisfatório para o atendimento à vítima em parada cardiorrespiratória, evidenciando que a abordagem da temática na graduação não tem sido suficiente para a construção de um conhecimento prático adequado.

This is an exploratory, descriptive study with a quantitative approach, aimed to evaluate the level of theoretical knowledge of Basic Life Support among nursing students. Interviews were carried out with 32 students of the last two semesters of undergraduate nursing, using a specific questionnaire containing variables for the sociodemographic characteristics and objective questions prepared in accordance with guidelines of the American Heart Association, 2010. The data was analyzed using descriptive statistical analysis. It was observed that 75% of the nursing students had low knowledge about the basic life support, once they reached percentages lower than 75%. It was concluded that the theoretical knowledge on Basic Life Support among the evaluated students were insufficient to attend to victims with cardiopulmonary arrest, evidencing that the approach of this matter in the graduate studies has not been sufficient to build adequate practical knowledge.

Se trata de un estudio exploratorio, descriptivo, con enfoque cuantitativo con el objetivo de evaluar el nivel de conocimiento teórico sobre el Soporte Vital Básico en estudiantes de enfermería. Fueron entrevistados 32 estudiantes del penúltimo y último semestres del curso graduación en enfermería, por medio de un cuestionario específico que contiene variables para las características sociodemográficas y preguntas objetivas preparados de acuerdo con las directrices de la American Heart Association, 2010. Los datos fueron analizados utilizando el análisis estadístico descriptivo. Se encontró que el 75% de los estudiantes de enfermería investigados presentaron menor porcentaje de aciertos del 75%. Se concluyó que el conocimiento teórico sobre Soporte Vital Básico entre los estudiantes evaluados era insuficiente para atender a la víctima de PCR, lo que demuestra que el abordaje de la temática en la graduación no ha sido suficiente para construir un conocimiento práctico adecuado.
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Reanimação Cardiopulmonar
Capacitação Profissional
Parada Cardíaca
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Id: biblio-1140782
Autor: Boaventura, Ana Paula.
Título: Avaliação do processo ensino aprendizagem das manobras de ressuscitação cardiorrespiratória (RCP) utilizando o desfibrilador externo automático (DEA) alunos de graduação da área da saúde / Evaluation of teaching learning process in maneuvers of cardiopulmonary resuscitation (CPR) using automated external defibrillator (AED) undergraduate health students.
Fonte: São Paulo; s.n; 2011. 142 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo - USP para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Os profissionais da área de saúde deparam-se constantemente com situações que envolvem risco de vida para os clientes, uma delas é a parada cardiorrespiratória (PCR) e necessita que sejam instituídas mais rapidamente as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) que compreende o Suporte Básico de Vida (SBV) e o uso de Desfibrilador Externo Automático (DEA). Trata-se de um estudo exploratório descritivo com o objetivo de identificar a HABILIDADE (prática) e o CONHECIMENTO (teórico) dos alunos dos cursos de graduação da área da saúde, de uma universidade privada no interior do Estado de São Paulo, antes e após serem submetidos ao curso/ treinamento. A coleta dos dados foi dividida em duas etapas sendo: 1ª. Etapa - avaliação do conhecimento teórico e prático prévio antes de um curso teórico com demonstração prática das manobras de RCP com uso do DEA e treinamento utilizando o laboratório de práticas com o manequim de RCP e o DEA; 2ª. Etapa avaliação teórica e prática individual. Foram incluídos 173 alunos com faixa etária de 17 a 23 anos, 151 (87,3%) do sexo feminino; na Avaliação da HABILIDADE na 1ª. Etapa, a pontuação máxima foi de 91 pontos 69 (39,9%) alunos e 104 (60,1%) alunos não pontuaram, na 2ª. Etapa a pontuação máxima obtida foi de 260 pontos por 101(58,4%) alunos. Na Avaliação do CONHECIMENTO, a pontuação máxima foi de 5,75 pontos e a pontuação mínima de 1,0 ponto na 1ª. Etapa. Na 2ª. Etapa, a pontuação máxima foi de 10,0 pontos por sete (4,0%) alunos, nenhumaluno obteve pontuação inferior a 7,5 pontos. Para 19 itens a diferença foi significativa na Avaliação da HABILIDADE da 1ª para a 2ª. Etapa em todos os grupos de conteúdos sendo: Avaliação inicial e responsividade 2 itens; Abertura das vias aéreas e manobras de respiração - 6 itens; Avaliação do pulso carotídeo e compressões torácicas - 3 itens e Manuseio do DEA 8 itens. Para 9 questões a diferença foi significativa na Avaliação do CONHECIMENTO da 1ª para a 2ª. Etapa em dois grupos de conteúdos: Abertura das vias aéreas e manobras de respiração - 3 questões e Manuseio do DEA 6 questões. As 13 questões que não apresentaram bom desempenho na 2ª. Etapa do estudo, no Conhecimento, estão agrupadas nos conteúdos: Avaliação inicial e responsividade; Abertura das vias aéreas e manobras de respiração e Manuseio do DEA. Quanto comparados a HABILIDADE e o CONHECIMENTO verifica-se que houve melhora no desempenho da primeira para a segunda etapa em todos os itens e questões (p=0,0001). Quanto ao treinamento a média do tempo de observação foi de 78,3 minutos e o tempo de treino foi de 117,1 minutos. Em relação à HABILIDADE os itens que não atingiram bom desempenho na 2ª. Etapa estão nos conteúdos Avaliação inicial e responsividade e Manuseio do DEA e em relação ao CONHECIMENTO as questões que não atingiram bom desempenho estão nos conteúdos Avaliação inicial e responsividade; Abertura das vias aéreas e manobras de respiração e Manuseio do DEA. Conclui-se que tanto na HABILIDADE quantono CONHECIMENTO houve melhora no desempenho dos alunos.

The health professionals faced with situations involving risk of life for patients, one of them is cardiopulmonary arrest (CA) and needs to be established more quickly cardiopulmonary resuscitation (CPR) involving the Basic Life Support (BLS) and use of Automated External Defibrillator (AED) This is a exploratory study aiming to identify the skill (practice) and knowledge (theoretical) of the students in health undergraduate students in a private university in the state of São Paulo, before and after their submitted to the course / training. Data collection was divided into two stages as follows: 1st. Step - Evaluation of knowledge practical and theoretical and course with prior practical demonstration of CPR maneuvers using the AED, 2nd. Step - training and theory/practice evaluation individual, using laboratory practices with the manikin CPR and AED. 173 students were included aged 17 to 23 years, 151 (87.3%) were female; the skill evaluation in the 1st. Step, the maximum score of 91 points was 69 (39.9%) and 104 students (60.1%) were not scored in the 2nd. Step a maximum score of 260 points was obtained for 101 (58.4%) students. The Knowledge evaluation, the maximum score was 5.75 points in the 1st. Stage and a minimum score of 1.0 in the 2nd. Step, the maximum score was 10.0 points in seven (4.0%) students, no students scored less than 7.5 points. For 19 items the difference was significant in the skill evaluation the 1st to 2nd. Step in all groups of content being:"Initial evaluation and responsiveness" - 2 items, "Opening the airway and breathing maneuvers" - 6 items, "Evaluation of the carotid pulse and chest compressions - items 3 and " Handling the DEA"- 8 items. In nine questions for the difference was significant in the Knowledge evaluation from the 1st to 2nd. Step into two groups of content: "Opening the airway and breathing maneuvers" - three questions and "Handling the DEA" - 6 issues. The 13 questions that did not show good performance in the 2nd. Stage of the study on Knowledge, are grouped by content: "Initial evaluation and responsiveness," "Opening the airway and breathing maneuvers" and "Handling the DEA." As compared with the skill and knowledge there is a significant improvement in performance from first to second step on all the items and issues (p = 0.0001). As for training the average observation time was 78.3 minutes and the workout time was 117.1 minutes. Regarding skill items that did not achieve good performance in the 2nd. Step in the contents are Initial evaluation and responsiveness and Handling the DEA and about the knowledge the questions that are not achieved a good performance in the contents Initial evaluation and responsiveness, Opening the airway and breathing maneuvers and Handling the DEA. We conclude that both the skill and knowledge in significant improvement in student performance.
Descritores: Reanimação Cardiopulmonar
Tratamento de Emergência
Limites: Humanos
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Texto completo SciELO Brasil
Chianca, Tânia Couto Machado
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Id: lil-594034
Autor: Pedersoli, Cesar Eduardo; Dalri, Maria Célia Barcellos; Silveira, Renata Cristina Pereira de Campos; Chianca, Tânia Couto Machado; Cyrillo, Regilene Molina Zacaleri; Galvão, Cristina Maria.
Título: O uso da máscara laríngea pelo enfermeiro na ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa da literatura / Nursing use of laryngeal masks in cardiopulmonary resuscitation: an integrative literature review / El uso de la mascarilla laríngea por el enfermero en la reanimación cardiopulmonar: revisión integradora de la literatura
Fonte: Texto & contexto enferm;20(2):376-383, abr.-jun. 2011. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do estudo foi identificar as evidências disponíveis na literatura sobre a abordagem de vias aéreas por meio da inserção da máscara laríngea pelo enfermeiro, na ressuscitação cardiopulmonar, em pacientes adultos. O referencial teórico-metodológico utilizado foi a Prática Baseada em Evidências. Foi utilizada a revisão integrativa da literatura com o propósito de reunir e sintetizar o conhecimento existente sobre a temática proposta. As bases acessadas foram: LILACS, PUBMED, CINAHL e COCHRANE, com os descritores controlados "laryngeal masks", "cardiopulmonary resuscitation" e "nursing", sendo selecionados 18 estudos. Os resultados evidenciaram que a máscara laríngea é de fundamental importância para manejo de vias aéreas em situações críticas, necessita de treinamento para sua utilização e mostrou-se eficaz, atingindo taxas de sucesso próximas a 100 por cento. O grande impacto dos estudos publicados na década de 90 foi evidenciado nas diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar publicadas em 2005, pois as embasaram, e foram citados nas mesmas.

This study aimed to identify available evidence in literature about airway management by nurses through the insertion of the laryngeal mask during cardiopulmonary resuscitation in adult patients. In order to do so, the integrative literature review method was adopted, which aims to join and synthesize existing knowledge on the proposed theme. The following databases were accessed: LILACS, PUBMED, CINAHL and COCHRANE, using the controlled descriptors "laryngeal masks", "cardiopulmonary resuscitation", and "nursing". After exhaustive reading of the relevant articles, 18 references were selected. The results evidence that laryngeal masks are fundamentally important for airway management in critical situations and require training for their use. Laryngeal masks also proved themselves to be effective, reaching success levels of nearly 100 percent. The strong impact of studies published in the 1990's was evidenced in the Brazilian 2005 cardiopulmonary resuscitation guidelines, serving as a basis and receiving citation as such.

El estudio tuvo como objetivo identificar las evidencias disponibles en la literatura sobre el manejo de las vías aéreas por el enfermero, mediante la inserción de la mascarilla laríngea en la reanimación cardiopulmonar en pacientes adultos. La metodología adoptada fue la revisión integradora de la literatura con el fin de reunir y sintetizar los conocimiento sobre el tema propuesto. Las bases de datos consultadas son: LILACS, PUBMED, CINAHL y COCHRANE, con los descriptores controlados: "laryngeal masks", "cardiopulmonary resuscitation" y "nursing". Después de una lectura exhaustiva de los artículos se seleccionaron 18 estudios. Los resultados mostraron que la mascarilla laríngea es de fundamental importancia para el manejo de las vías aéreas en situaciones críticas, se necesita de entrenamiento para su utilización y se mostró eficaz, con tasas de éxito de casi 100 percent. Se verificó que el gran impacto de los estudios publicados en la década del noventa se hizo evidente en las directrices de 2005 sobre reanimación cardiopulmonar, ya que se basaron y citaron en las mismas.
Descritores: Enfermagem
Reanimação Cardiopulmonar
Máscaras Laríngeas
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-1130068
Autor: Assunção, Rosana Claudia; Dalri, Maria Célia Barcellos.
Título: Avaliação dos aspectos éticos e legais dos registros de enfermagem / Evaluation of the ethical and legal aspects in nursing
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;9(4):676-681, 2010-07-02.
Idioma: pt.
Resumo: The records or nursing notes are ways of written communication which should be clear and concise, once they register the assistance given to patients. This study aimed to identify the ethical and legal aspects of nursing records in situations when cardiopulmonary arrests followed by cardiopulmonary resuscitations are performed. Information was obtained from medical records of patients who passed away in a University hospital of Paraná State. This is a descriptive-retrospective study of the nursing records from patients' medical records. Data collection was carried out in 2004 through a previously elaborated instrument. Data was stored and processed with help of the Epi Info Program, and after a descriptive analysis it was presented in a table format. It was studied 114 nursing records from medical records, of which 101 (88.6%) did not present the identification of the functional category nor the therapeutic measures taken by the staff. It was also found 103 (90.35%) records lacking information regarding procedures prescribed by the physician and carried out by the nursing staff, and 98 (85.96%) records lacking information concerning patients' specific responses to the received therapeutic. Conclusively, the evaluated records were found to be deficient, not portraying the provided care, and remaining unsupported regarding ethical and legal aspects.

Os registros ou anotações de enfermagem são formas de comunicação escrita que devem ser claras e concisas, pois retratam a assistência prestada. O objetivo deste estudo foi identificar os aspectos éticos e legais dos registros de enfermagem em situação de atendimento a paradas cardiorrespiratórias seguidas de ressuscitação cardiopulmonar, nos prontuários de pacientes que foram a óbito em um hospital-escola do Interior do Paraná. Trata-se de um estudo descritivo-retrospectivo dos registros de enfermagem no prontuário do paciente. A coleta de dados deu-se em 2004, através de um instrumento previamente elaborado. Os dados foram armazenados e processados, por meio do Programa Epi Info, e após submetidos à análise descritiva. Foram estudados 114 registros de prontuários, dos quais 101(88,6%) não apresentavam a identificação da categoria funcional nem as medidas terapêuticas tomadas pelos vários membros da equipe. Foram encontrados, ainda, 103(90,35%) registros com ausência de informação quanto aos procedimentos prescritos pelo médico e realizados pela enfermagem e98 (85,96%) registros sem informação quanto às respostas específicas dos pacientes à terapêutica recebida. Concluiu-se que os registros avaliados estavam deficientes, por não retratarem a assistência prestada, por isso foram invalidados quanto aos aspectos éticos e legais.
Descritores: Registros de Enfermagem
Ética
-Insuficiência Respiratória
Terapêutica
Reanimação Cardiopulmonar
Registros Eletrônicos de Saúde
Equipe de Enfermagem
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central



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