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Id: lil-759628 LILACS-Express
Autor: Cavalcante, Andreia Karla de Carvalho Barbosa; Damasceno, Clareane Assunção Fortes; Miranda, Maria Dalila Santana de.
Título: Humanização da assistência em atendimento de urgência hospitalar: percepção dos enfermeiros / Humanization of assistance in emergency hospital service: perception of nurses / Humanizacion de la asistencia en servicio de emergencia del hospital: percepción de enfermeras
Fonte: Rev. baiana enferm;27(3):221-233, set.-dez. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: O Atendimento de urgência hospitalar vem sofrendo transformações voltadas à questão da humanização no atendimento ao paciente. Os objetivos desta pesquisa foram identificar e analisar a percepção do enfermeiro acerca da humanização em atendimento de urgência hospitalar. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de natureza qualitativa realizada no Hospital de Urgência de Teresina, na cidade de Teresina- PI. Os sujeitos do estudo foram os enfermeiros vinculados do serviço de Urgência e Emergência. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados mediante análise temática, caracterizada pelo processo de codificação, onde foram eleitos às categorias interpretadas, que foram agrupados em 03 (três): percepção do enfermeiro acerca da humanização na assistência hospitalar em atendimento de urgência; Dificuldades para humanizar a assistência hospitalar em atendimento de urgência e, Modificações necessárias para humanizar a assistência hospitalar em atendimento de urgência. Portanto, identificou-se que a humanização se faz ausente no cotidiano do atendimento de urgência do Hospital de Urgência de Teresina.

Emergency hospital attention has undergone transformations in relation to humanization in the attendance to the individual. The objective of this research was to analyze the nurse's perceptions about the humanization of hospital emergency attendance. This is an exploratory and descriptive research of a qualitative approach, performed at the Hospital de Urgência de Teresina, in the city of Teresina (PI) from March to April, 2013. The data was collected through semi-structured interviews. Thematic analysis guided the evaluation of the data. The results pointed out that the knowledge of the nurse professional in relation to humanization in nursing care is singular in relation to the range of the meanings that the word humanization affords, considering not only the physical aspects, but also the social and emotional ones. It is concluded that humanization is lacking in the daily routine in emergency hospital attention at Hospital de Urgência de Teresina.

El servicio de emergencia de hospital sufre transformaciones relacionadas a la humanización en la atención al paciente. El objetivo de esta investigación fue de analizar las percepciones del enfermero acerca de la humanización en la atención de emergencia en el hospital. Se trata de un estudio exploratorio, descriptivo, de naturaleza cualitativa realizada en el Hospital de Urgência de Teresina, en la ciudad de Teresina (PI) en el periodo de marzo a abril de 2013. La colecta de datos ocurrió por medio de entrevista semiestructurada. El análisis temático orientó la evaluación de los datos. Los resultados apuntan que el conocimiento del profesional enfermero cuanto a la humanización en la asistencia de enfermería es singular en lo que se refiere a la amplitud de significados que la palabra humanización dispone, llevando en consideración no solamente los aspectos físicos, pero también los sociales y emocionales. Se concluye que la humanización se hace ausente en el cotidiano de la atención de emergencia del Hospital de Urgência de Teresina.
Descritores: Humanização da Assistência
Assistência Ambulatorial
Assistência ao Paciente
Profissionais de Enfermagem
-Percepção
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Entrevista
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Id: biblio-1122703
Autor: Grison, Pâmela Maiara; Aguiar, Denise Consuelo Moser; Moser, Gelson Aguiar da Silva; Hanauer, Marceli Cleunice; Klein, Suelem.
Título: Disposição afetiva para o cuidado na recuperação: o cotidiano da equipe de enfermagem / Compassionate care in surgical patient recovery: the daily nursing team / Disposición afectiva para la atención en la recuperación: el equipo diario de enfermería
Fonte: Rev. SOBECC;25(3):159-170, 30-09-2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Discutir a implementação dos protocolos para o cuidado ao paciente na sala de recuperação pós-anestésica, considerando a disposição afetiva da equipe de enfermagem no seu cotidiano, em um hospital da região oeste de Santa Catarina. Método: Pesquisa qualitativa, com base na etnografia e na observação participante. Os sujeitos da pesquisa foram nove profissionais da enfermagem. Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2019, considerando-se a análise de conteúdo de Bardin, de onde emergiram três categorias. Resultados: Os profissionais de enfermagem compreendem a importância da disposição afetiva no cuidado aos pacientes na recuperação, elencando a alta demanda de atividades e cirurgias e o número de funcionários insuficiente como dificuldades para um cuidado afetivo, efetivo e empático em seu cotidiano. Há baixa adesão aos protocolos assistenciais disponibilizados no setor, apesar do reconhecimento de sua importância no cuidado direcionado aos pacientes. Conclusão: Como fatores determinantes apresentaram-se a alta demanda diária do setor, o quantitativo de funcionários inadequado e o atendimento a pacientes críticos por longos períodos na recuperação anestésica

Objective: The aim of this study was to discuss the implementation of protocols for patient care in the postanesthesia care unit, considering the provision of compassionate care by the nursing team in their daily routine, in a hospital in the western region of Santa Catarina, Brazil. Method: Qualitative study based on ethnography and participant observation. The research subjects were nine nursing professionals. Data were collected in the first half of 2019, considering Bardin's content analysis, from which three categories emerged. Results: Nursing professionals understand the importance of providing compassion in patient care during recovery, listing the high demand for activities and surgeries and the insufficient staff as difficulties for providing compassionate and effective care in their daily routine. There is low adherence to the assistance protocols available in this unit, despite the recognition of their importance in patient care. Conclusion: Limiting factors for compassionate care of patients in postanesthesia recovery were the high daily demand in this unit, inadequate staff and care of critical patients for long periods.

Objetivo: Discutir la implementación de protocolos para el cuidado del paciente en la sala de recuperación postanestésica, considerando la disposición afectiva del equipo de enfermería en su vida diaria, en un hospital en el oeste de Santa Catarina. Método: Investigación cualitativa, basada en etnografía y observación participante. Los sujetos de investigación fueron nueve profesionales de enfermería. Los datos se recopilaron en la primera mitad de 2019, considerando el análisis de contenido de Bardin, del cual surgieron tres categorías. Resultados: Los profesionales de enfermería entienden la importancia de la disposición afectiva en la atención al paciente en recuperación, enumerando la alta demanda de actividades y cirugías y el número insuficiente de empleados, como dificultades para la atención afectiva, efectiva y empática en su vida diaria; baja adherencia al uso de protocolos de atención disponibles en el sector, a pesar del reconocimiento de su importancia en la atención dirigida a los pacientes. Conclusión: Como factores determinantes fueron la alta demanda diaria en el sector, el número inadecuado de empleados y la atención de pacientes críticos durante largos períodos en la recuperación anestésica.
Descritores: Período de Recuperação da Anestesia
Enfermagem
Profissionais de Enfermagem
-Sala de Recuperação
Protocolos
Assistência ao Paciente
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR2499


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Id: biblio-872794
Autor: Maekawa, Marcos Yasunori; Santos, Artur Adolfo Rosa dos; Zanet, Caio Gorgulho; Marcacci, Sidnei; Carrilho, Débora; DANIEL, MARANHA DA ROCHA; MAEKAWA, LÍLIAN EIKO.
Título: Passo a passo da arte de reabilitar com prótese total / Step by step in art of rehabilitate with complete dentures
Fonte: Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent;59(2):127-129, mar.-abr. 2005. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O mundo vive um acelerado e contínuo desenvolvimento na área da saúde, o que tem possibilitado uma longevidade da população como um todo. No Brasil, apesar de ocorrer o mesmo, ainda classificamos nossa população como desdentada. Explica-se esse fato, pois grande parte da população não tem acesso a medidas preventivas, orientações sobre higiene oral e muito menos a um tratamento odontológico, muitas vezes de custo elevado em relação à renda mensal de cada família
Descritores: Assistência ao Paciente
Prótese Total
Reabilitação Bucal
Responsável: BR97.1 - Serviço de Documentação Odontológica


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Id: biblio-1029032
Autor: Nascimento, João Costa; Draganov, Patrícia Bover.
Título: História da qualidade em segurança do paciente / History of quality of patient safety
Fonte: Hist. enferm., Rev. eletronica;6(2):299-309, 20150000.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi construir uma linha do tempo com os principais eventos e modificações acerca da qualidade em segurança do paciente. Estudo de natureza histórica sobre a evolução da qualidade em segurança do paciente. Foram utilizadas as fontes documentais que continham referência a segurança do paciente e sua história. Serviram como bases de dados: SciELO, BVS, LILACS, livros, Google Acadêmico, Cochrane. As fontes históricas podem ser primárias e secundárias. As fontes primárias utilizadas foram: boletins, legislações e anais e as fontes secundárias: artigos. As palavras-chave foram: História; Segurança do Paciente; Qualidade; Enfermagem. Grandes mudanças têm acontecido nas últimas décadas para segurança do paciente, criando-se diferentes programas e estratégias que estão proporcionando mais segurança aos usuários dos serviços de saúde. Pode-se perceber, também, a construção de uma cultura de segurança permitindo as instituições de saúde e aos profissionais disporem de elementos e ferramentas em prol de uma assistência com qualidade.
Descritores: História da Enfermagem
-Assistência ao Paciente
Qualidade de Vida
Limites: História do Século XXI
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR905.1 - Biblioteca


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Witt, Regina Rigatto
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Id: biblio-1101981
Autor: Soratto, Jacks; Pires, Denise Elvira Pires de; Scherer, Magda Duarte dos Anjos; Witt, Regina Rigatto; Ceretta, Luciane Bisognin; Farias, Joni Marcio.
Título: Family health strategy professional satisfaction in brazil: a qualitative study / Satisfacción de los profesionales de la estretegia de salud familiar en el brasil: un estudio cualitativo / Satisfação dos profissionais da estratégia saúde da família no brasil: um estudo qualitativo
Fonte: Texto & contexto enferm;29:e20180104, Jan.-Dec. 2020. graf.
Idioma: en.
Projeto: CNPq.
Resumo: ABSTRACT Objective: To identify work aspects that generate satisfaction for the professionals who work in the Family Health Strategy. Method: This was a qualitative, descriptive study that involved five geographical regions of Brazil, and 27 Family Health Teams from six municipalities. The data were collected from 76 health professionals using semi-structured interviews, and were analyzed articulating the three phases of content analysis using Atlas.ti software resources. Results: The findings showed 129 statement excerpts, with 14 codes, grouped into three categories related to satisfaction. The category, Job Identification and Family Health Strategy Principles, represented 40.3%, with the codes: team work, job affinity, health model, completeness of care, and longitudinality of care. The category, Relationship with Family Health Strategy patients, represented 32.6%, with the following codes: bonding with patient, resoluteness of care, patient satisfaction, and patient care. Finally, the category, Professional and Working Aspects related to the Family Health Strategy, represented 27.1%, with the following codes: relationship with professionals, work recognition, enjoying the profession, team organization, and employment relationship. Conclusion: Professional satisfaction is associated with the work principles of the Family Health Strategy, and with the relationships that are established between patients, professionals and health management. It also has a subjective dimension, with a strong relationship with characteristics of the work process, how it is organized, and under what conditions and relationships this work occurs.

RESUMEN Objetivo: Identificar los aspectos del trabajo, que generan satisfacción en los profesionales de salud que actúan en la estrategia de salud familiar. Método: Estudio cualitativo que incluye 5 regiones geográficas del Brasil, 27 equipos de salud familiar de 6 municipios. Los datos fueron obtenidos, a través de 76 profesionales de salud por medio de entrevistas semi estructuradas y analizados, articulando las tres frases de Análisis del Contenido y los recursos del software Atlas ti. Resultados: Seleccionaron 129 extractos de conversaciones, 14 códigos agrupados en 3 categorías relacionadas a la satisfacción. La categoría Identificación con el trabajo y principios de la Estrategia salud de la familia, representó 40,3%; tuvo los códigos: trabajo en equipo, afinidad con el trabajo, modelo de salud, integralidad de la asistencia, longitudinalidad del cuidado. La categoría, Relación con los Usuarios en la Estrategia salud de la familia, representó el 32,6% con los siguientes códigos: vinculo con el usuario, resolutividad de la asistencia, satisfacción del usuario y asistencia al usuario. Finalmente, la categoría Aspectos Profesionales y de Trabajo, relacionados con la estrategia salud de la familia, representó 27,1% con los siguientes códigos: Relación con los profesionales, reconocimiento del trabajo, gusto por la profesión, organización del equipo, vinculo del trabajo. Conclusión: La satisfacción del profesional está asociada a los principios del trabajo en la Estrategia Salud de la Familia, a las relaciones que se establecen entre usuarios, profesionales y gestión de la salud. También posee una dimensión subjetiva, fuertemente relacionada con las características del proceso de trabajo, como se encuentra organizado, sus condiciones y relaciones.

RESUMO Objetivo: Identificar os aspectos do trabalho que são geradores de satisfação para os profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família. Método: Estudo qualitativo do tipo descritivo que envolveu 5 regiões geográficas do Brasil, 27 equipes de Saúde da Família de 6 municípios. Os dados foram coletados com 76 profissionais de saúde por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados articulando as três fases da Análise de Conteúdo e dos recursos do software Atlas.ti. Resultados: Indicaram 129 trechos de falas e 14 códigos agrupados em 3 categorias relacionadas à satisfação. A categoria Identificação com o trabalho e princípios da Estratégia Saúde da Família representou 40,3% e teve os códigos: trabalho em equipe, afinidade com o trabalho, modelo de saúde, integralidade da assistência, longitudinalidade do cuidado. A categoria relações com os usuários na Estratégia Saúde da Família representou 32,6% com os seguintes códigos: vínculo com o usuário, resolutividade da assistência, satisfação do usuário, assistência ao usuário. Por fim, a categoria aspectos profissionais e trabalhistas relacionados à Estratégia Saúde da Família, representou 27,1% com os seguintes códigos: relação com os profissionais, reconhecimento do trabalho, gostar da profissão, organização da equipe, vínculo de trabalho. Conclusão: A satisfação profissional está associada aos princípios do trabalho na Estratégia Saúde da Família, as conexões que se estabelecem entre usuários, profissionais e gestão em saúde. Possui ainda uma dimensão subjetiva, possuindo forte vínculo com características do processo de trabalho, como esse é organizado e sob que condições e relações o trabalho acontece
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Condições de Trabalho
Estratégia Saúde da Família
Pesquisa Qualitativa
Satisfação no Emprego
-Equipe de Assistência ao Paciente
Trabalho
Sistema Único de Saúde
Saúde da Família
Pessoal de Saúde
Continuidade da Assistência ao Paciente
Gestão em Saúde
Assistência ao Paciente
Recursos em Saúde
Limites: Humanos
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-1120851
Autor: Albuquerque, Mário Jorge de Oliveira.
Título: Projeto de educação continuada para a implementação da assistência multiprofissional a pacientes portadores da síndrome congênita por zika vírus no municipio de Carpina / Continuing education project for the implementation of multiprofessional assistance to patients with congenital Zika virus syndrome in the municipality of Carpina.
Fonte: Garanhuns; s.n; 2017. 23 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Secretaria de saúde do Estado de Pernambuco. Escola de Governo em Saúde Pública do Estado de Pernambuco. Especialização em Saúde Pública para obtenção do grau de Especialista.
Resumo: A microcefalia é uma malformação congênita caracterizada por alterações de estrutura ou função cerebral que pode desencadear alterações no desenvolvimento neuropsicomotor dos indivíduos acometidos. Entre os vírus identificados como potenciais causadores tem-se o Zika vírus, um flavivírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Por não existir tratamento específico para a microcefalia, faz-se necessário à implementação de ações de suporte que possam auxiliar o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças acometidas por meio de uma assistência multiprofissional qualificada e adequada às necessidades. Visando instituir um acompanhamento multiprofissional qualificado e integrado, este projeto de intervenção tem por objetivo realizar educação continuada com os profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) para a assistência multiprofissional a pacientes portadores da síndrome congênita por zika vírus do município de Carpina-PE. Trata-se de um projeto de intervenção que está associado a estratégia Rede Cegonha e as ações de Vigilância em Saúde e que ocorrerá entre outubro e dezembro de 2017. Após sua autorização, os profissionais do NASF serão convidados a participar de uma roda de conversa, onde será discutida a assistência multiprofissional a pacientes portadores de síndrome congênita do zika vírus e os protocolos de atendimento preconizados pelo Ministério da Saúde.(AU)
Descritores: Pessoal de Saúde/educação
Educação Continuada
Assistência ao Paciente
Microcefalia/virologia
-Infecção por Zika virus/congênito
Responsável: BR1903.1 - Biblioteca Nelson Chaves
BR1903.1; 614:616.988(813.42), A345a


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Id: lil-756281
Autor: São Paulo (Estado) Secretaria da Saúde.
Título: Plano de vigilância, prevenção e controle da dengue do Estado de São Paulo 2014–2015 / Surveillance plan for prevention and control of dengue in the state of São Paulo 2014-2015.
Fonte: São Paulo; SESC-SP; out. 2014. 24 p. graf, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O Plano de Vigilância, Prevenção e Controle da Dengue é elaborado a cada ano-dengue, de acordo com as ações recomendadas no Programa Estadual de Vigilância e Controle de Dengue, relacionadas aos eixos de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Assistência ao Paciente, Vigilância Laboratorial e Controle de Vetores e ações de Educação, Comunicação e Mobilização Social...
Descritores: Dengue/epidemiologia
Dengue/prevenção & controle
Dengue/transmissão
Planos e Programas de Saúde
-Assistência ao Paciente
Brasil
Comunicação em Saúde
Controle de Vetores
Educação em Saúde
Monitoramento Epidemiológico
Vigilância Sanitária
Limites: Humanos
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação


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Id: biblio-983538
Autor: São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde.
Título: 1° Seminário: a prática colaborativa interprofissional.
Fonte: São Paulo; Secretaria da Saúde; 2017. 46 p. tab, ilus, graf.
Idioma: pt.
Descritores: Comportamento Cooperativo
Educação
Relações Interprofissionais
Assistência ao Paciente
Eventos Científicos e de Divulgação
Limites: Humanos
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; WA106, S239s, Digital


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Id: biblio-1009215
Autor: Vanegas, Blanca Cecila; Castro, Luz Helena; Paez, Mercy Paola; Ramirez, Norlis Sulai; Salcedo, Lorena Julie.
Título: Comunicación del profesional de enfermería con pacientes que tienen dificultad en la expresión verbal por sordera / Nursing professional communication with patients who have difficulties in verbal expression because of deafness
Fonte: Rev. colomb. enferm;3(1):13-20, 20080818.
Idioma: es.
Resumo: El presente estudio, con abordaje cualitativo y enfoque fenomenológico, se llevó a cabo con el propósito de determinar la manera como se realiza la comunicación del profesional de enfermería con pacientes que tienen dificultad en la expresión verbal por sordera. Los datos fueron obtenidos a través de entrevistas semiestructuradas profundas grabadas, realizadas en dos instituciones de salud y teniendo en cuenta las consideraciones éticas establecidas en la Resolución Nº 008430 de 1993, del Ministerio de Salud de Colombia.\r\n\r\nLa unidad de análisis estuvo constituida por siete profesionales de enfermería, que en los últimos dos años, habían tenido la oportunidad de brindar cuidado a pacientes con dificultad en la comunicación verbal por sordera.\r\n\r\nEl estudio permitió concluir que la mayoría de los profesionales de enfermería participantes, consideran que no cuentan con las herramientas necesarias para comunicarse con un paciente con alteración en la expresión verbal por sordera, lo que en ocasiones conlleva a sentimientos de impotencia frente a su cuidado y a considerarlo como un "paciente difícil"; no obstante, hacen grandes esfuerzos para buscar estrategias que les permita establecer algún tipo de comunicación para indagar sobre las necesidades del paciente y hacer aportes para la solución de sus problemas.

The present study was conducted with qualitative perspective and phenomenology focus and the purpose of determining the way of how to make the nursing professional communication, with patients who have some difficulties in oral expression due to deafness. The information was obtained through semi structured deep interviews in two health's institutes, and keeping in mind ethic considerations, fixed by the N°008430 of 1993 resolution from Colombia's Health Ministr y.\r\n\r\nThe analysis unity was composed by seven nursing professionals who two years ago, had the opportunity to offer, patient care, with some communication difficulty due to deafness.\r\n\r\nThe study allowed concluding that, the majority of nursing professional participants believe that they don't have the tools that they need, for patient communications with oral disturbance due to deafness. It sometimes they feel sad and weakness in theirs take care and think that they are a "hard patient", but they make big effort, for looking for some strategies, that allow to establish some kind of communications for to inquire about needs of patient and improve the problems solutions.
Descritores:
Pacientes
Enfermagem
Comunicação
Surdez
Assistência ao Paciente
Responsável: CO120.1 - Biblioteca Juan Roa Vásquez


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Texto completo SciELO Brasil
Carraro, Telma Elisa
Radunz, Vera
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Id: lil-475171
Autor: Carraro, Telma Elisa; Knobel, Roxana; Radünz, Vera; Meincke, Sonia Maria Kõnzgen; Fiewski, Marlei Fátima Cezarotto; Frello, Ariane Thaise; Martins, Marisa da Silva; Lopes, Caroline Vasconcellos; Berton, Andressa.
Título: Cuidado e conforto durante o trabalho de parto e parto: na busca pela opinião das mulheres / Care and comfort during labour and delivery: searching for womenïs opinions
Fonte: Texto & contexto enferm;15(n.esp):97-104, 2006.
Idioma: pt.
Resumo: A obstetrícia moderna considera o parto um evento médico-cirúrgico e adota um modelo de assistência tecnicista. Esperava-se que os avanços tecnológicos auxiliassem o trabalho dos cuidadores, proporcionando condições e tempo para ser e estar junto à parturiente. No entanto, esse avanço tecnológico e científico mostra uma enorme fragilidade no que se refere ao cuidado. Realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa, descritiva prospectiva, que avaliou a opinião das mulheres puérperas sobre os métodos utilizados para seu cuidado e conforto durante o trabalho de parto e parto. Este trabalho é um recorte dos dados qualitativos, focando os sentimentos das mulheres puérperas durante esta vivência. Com os resultados, pretende-se contribuir na adaptação dos métodos de cuidado e conforto, proporcionando um trabalho de parto humanizado, reforçando na parturiente a confiança em si mesma e na equipe, facilitando e incentivando o parto normal e o exercício saudável da sexualidade, bem como a prevenção das mortes maternas.

Modern Obstetrics considers delivery a medical-surgical event, adopting a technical assistance model. It is expected that through technological advances caregivers would be assisted in their work, allowing them to have time and conditions to spend with the laboring mother. However, this technological and scientific advancement shows an uncertainty regarding care. A qualitative-quantitative prospective and descriptive research study was completed, evaluating opinions of women about care methods used to care and comfort them during labour and delivery. This paper shows qualitative data focusing on the feelings of puerperal women during the experience. The results are expected to contribute to an adoption of care and comfort methods, leading to a more humanized delivery, which enhances the woman's self confidence, and her confidence in the professional team. It will also facilitate and encourage natural delivery and the healthy performance of sexuality, as well as the prevention of maternal deaths.

La obstetricia moderna considera el parto un evento médico-quirúrgico y adopta un modelo de asistencia técnica. Se esperaba que estos avances tecnológicos ayudasen el trabajo de los cuidadores, proporcionando condiciones y tiempo para ser y estar junto al ser humano. Sin embargo, el adelanto tecnológico y científico muestra una enorme fragilidad en relación al cuidado. En el presente estudio, se realizó una investigación cualitativa y cuantitativa, descriptiva prospectiva, que evaluó la opinión de las mujeres puérperas sobre los métodos utilizados para su cuidado y consuelo durante el trabajo de parto y en el parto. Este trabajo es un recorte de los datos cualitativos, enfocando los sentimientos de las mujeres puérperas durante esta vivencia. Con los resultados obtenidos deseamos contribuir en la adaptación de los métodos de cuidado y consuelo, proporcionando un trabajo de parto humanizado, desencadenando en la parturienta su confianza en sí misma y en el equipo, facilitando e incentivando el parto normal, el ejercicio saludable de su sexualidad y también la prevención de la muerte materna.
Descritores: Assistência ao Paciente
Avaliação em Saúde
Cuidados de Enfermagem
Início do Trabalho de Parto
Parto Humanizado
Satisfação do Paciente
-Cuidados Paliativos
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Recém-Nascido
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)



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