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Id: lil-673637
Autor: Oliveira, Lilian Felippe Duarte de.
Título: Saberes e práticas das enfermeias sobre o corpo do cliente ostomizado / Nurses´ knowledge and practices about the ostomized client's body.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; ago. 2003. 172 p. graf, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Esta investigação trata dos saberes e práticas das enfermeiras sobre o corpo docliente ostomizado. Questões de pesquisa: Quais os saberes e as práticas dasenfermeiras sobre o corpo do cliente ostomizado? Como o discurso das enfermeirasexpressa suas atitudes e seus comportamentos relativos ao corpo do clienteostomizado? Objetivos: descrever saberes e práticas das enfermeiras sobre o corpodo cliente ostomizado; e analisar atitudes e comportamentos das enfermeirasrelativos ao corpo do cliente ostomizado. O estudo, com abordagem quanti–qualitativa junto a 25 enfermeiras, adotou a entrevista tratada com método deassociações de conteúdos; associação livre de palavras e questionário de perfilsócioprofissional tratados com estatística descritiva. A análise das categoriasempíricas baseadas nas dimensões do corpo, do afeto e da prática mostrou que asconcepções das enfermeiras sobre o corpo ostomizado – conseqüente/resultantecontrapõem-se às do corpo – anatômico/escultural, gerando sentimentos de choque,nojo e repulsa pela mudança do local de eliminação, agravados pelo descontrole eodor de seus efluentes....
Descritores: Cuidados de Enfermagem
Estomia/enfermagem
-Assistência ao Paciente/ética
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR442.1; T469 EEAN


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Id: lil-588861
Autor: Dornfeld, Dinara.
Título: A equipe de saúde e a segurança do binômio mãe-bebê no parto e nascimento / Health team and safety of the mother-child binomial at labor and birth.
Fonte: Porto Alegre; s.n; 2011. 66 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Programa de Pós-graduação em Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo descritivo-exploratório, realizado em uma maternidade pública no município de Porto Alegre/RS, no período entre março e julho de 2010. Teve como objetivo observar e analisar a atuação da equipe de saúde a respeito da segurança do binômio mãe-bebê no parto e nascimento. Foram observadas 20 cenas de parto, sendo a equipe atuante composta por obstetra, residente em Obstetrícia, enfermeira, técnica de Enfermagem e pediatra. As informações coletadas por meio de observação do tipo naturalista foram submetidas à análise temática que evidenciou as seguintes categorias: apoio empático como estratégia de comunicação terapêutica; acolhimento e respeito ao acompanhante de escolha da paciente; contato pele a pele (CPP) implementado como rotina versus cuidado seguro e o ambiente, as necessidades da equipe e a adaptação do recém-nascido (RN) ao novo mundo. Os achados do estudo revelaram que a equipe se mostra, na maioria das vezes, empenhada em dar suporte à paciente por meio do apoio empático e da valorização do acompanhante, promovendo, dessa maneira, circunstâncias seguras de cuidado. Em relação ao CPP entre mãe e bebê e a disposição de um ambiente propício para a recepção do RN, foram identificadas atitudes que demonstram a conscientização dos profissionais sobre os benefícios dessas práticas, no entanto, ainda são necessários esforços para que elas se configurem em circunstâncias seguras de cuidado. Ao se considerar a atuação de cada categoria profissional, identificou-se que a Enfermeira exerce papel diferencial para a efetivação de uma assistência segura, visto que foi preponderante no apoio à mulher e na promoção do CPP...
Descritores: Assistência ao Paciente
Parto Humanizado
Pessoal de Saúde
Saúde Materno-Infantil
-Segurança
Limites: Seres Humanos
Feminino
Recém-Nascido
Responsável: BR546.1 - Biblioteca
BR546.1; BR1751.1


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Almeida, Paulo Cesar de
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Id: lil-723601
Autor: Muniz, Gisele Santana; Teles, Naracelia Sousa Barbosa; Leitão, Ilse Maria Tigre de Arruda; Almeida, Paulo Cesar de; Leitão, Marcelo Chagas.
Título: Hipotermia acidental: implicações para os cuidados de enfermagem no transoperatório / Accidental hyportemia: implications for nursing care during surgery
Fonte: Rev. SOBECC;19(2):79-86, abr.-jun. 2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: identificar as intervenções de enfermagem no transoperatório para prevenção e/ou tratamento da hipotermia acidental. Método: pesquisa exploratória, descritiva com abordagem quantitativa, realizada em um centro cirúrgico de hospital público da rede estadual de Fortaleza-CE. A amostra constituiu-se de 12 intervenções realizadas pela equipe de enfermagem em pacientes submetidos a 120 procedimentos cirúrgicos, de janeiro a junho de 2011. Resultados: constatou-se que a temperatura média na sala de admissão, do forno para aquecimento, do recipiente para armazenamento de fluidos aquecidos e da sala de cirurgia não estavam em concordância com aquelas recomendadas. Conclusão: os resultados demonstraram a necessidade de intervenções eficazes para a prevenção da hipotermia e que o Enfermeiro tem papel importante nete contexto, uma vez que a segurança do paciente e a redução de complicações decorrentes do procedimento anestésico-cirúrgico são metas do cuidado de enfermagem.
Descritores: Assistência ao Paciente
Enfermagem Perioperatória/estatística & dados numéricos
Equipe de Enfermagem/estatística & dados numéricos
Hipotermia/enfermagem
Hipotermia/prevenção & controle
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-933714
Autor: Cury, Maria Amália de Lima.
Título: O ser portador de um cateter venoso central: a percepção do cliente e a contribuição da enfermagem / The being with a central venous catheter: the client's perception and the nursing contribution.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; dez. 2002. 50 p. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola de Enfermagem Anna Nery para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este estudo trata do interesse em apreender a percepção que o cliente oncológico possui em relação a presença de um cateter venoso central em seu corpo. Os objetivos do trabalho foram: l) Identificar a percepção do cliente frente a sua experiência em conviver com um cateter venoso central em seu corpo; 2) Analisar a percepção do cliente manifesta na experiência de ser portador de cateter venoso central em seu corpo; 3) Contribuir para a prática de enfermagem a partir das percepções observadas. Para a realização do estudo, cujo objeto foi a percepção do cliente oncológico acerca de sua experiência como portador de cateter venoso central em seu corpo, foi utilizada como abordagem metodológica uma aproximação ao método fenomenológico com base no pensamento de Merleau-Ponty. Os sentimentos apreendidos, após a redução fenomenológica foram agrupados em apenas uma única categoria de análise: Segurança proporcionada pelo conforto e alívio com a presença do cateter suavizando o tratamento. As conclusões do estudo revelaram que o cliente oncológico apesar de sentir muitas dificuldades para aceitar inicialmente o uso do cateter, se convence de que o uso do dispositivo irá lhes favorecer em muitos aspectos do tratamento e descobrem enfim que valeu a pena terem se submetido a tal procedimento, procurando se adaptar ao uso do mesmo, tomando a convivência mais facilitada para si

This study boards the interesting in apprehending the perception that the oncological c1ient has in relation to the presence of a central venous catheter in his (her) body. The mains of the work were: 1) Identify the c1ient perception in front of his (her) experience in living together with a central venous catheter in his (her) body; 2) Analyze the client perception manifested in the experience of using a central venous catheter in his (her) body; 3) Contribute to the nursing practice from the perceptions observed. For the study realization, whose object was the perception of the oncological client about his (her) experience as user a central venous catheter in his (her) body, it was used as methodological approach a approximation to the phenomenology based on Merleau - Ponty's thought. The apprehended feelings, after the phenomenological reduction were grouped in only a single category of analyze: Security provided by the comfort and relief with the presence o/ the catheter softening the treatment. The conclusions of the study revealed that the oncological client despite feeling many difficulties for accepting initially the use of the catheter, convinces that the use of the catheter will favored him (her) in many aspects of the treatment and discover that at last it was valuable that they had been submitted to such procedure, trying to adapt to the use of the same
Descritores: Cateterismo
Cateterismo Venoso Central/efeitos adversos
Oncologia
Enfermagem Oncológica
-Aceitação pelo Paciente de Cuidados de Saúde/psicologia
Assistência ao Paciente/enfermagem
Assistência ao Paciente/psicologia
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação
BR442.1; T423, EEAN, 3e; BR440.1; 610.73698, C975s D HCI


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Id: lil-233948
Autor: Stumpf, Mariza Klück; Guimaräes, José Ricardo; Silveira, Ilda Pereira; Vieira, Débora Feijó; Freitas, Henrique M. R. de.
Título: Definiçäo do "Patient Core Records" em um hospital universitário: a visäo do usuário / Definition of \"Patient Core Record\" in an university hospital: user view
Fonte: In: Schiabel, Homero; Slaets, Annie France Frère; Costa, Luciano da Fontoura; Baffa Filho, Oswaldo; Marques, Paulo Mazzoncini de Azevedo. Anais do III Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde. Säo Carlos, s.n, 1996. p.720-720.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, 3 e Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 15 e Congresso Brasileiro de Físicos em Medicina , 6 e Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 5 e Encontro Brasileiro de Proteçäo Radiológica, Campos do Jordäo, 13-17 out. 1996.
Resumo: O trabalho relata os resultados preliminares de um projeto de pesquisa que está em desenvolvimento junto ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), hospital-escola da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como dissertação de mestrado da área de Sistemas de Informações e de Apoio à Decisão do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS. O projeto tem por objetivo definir o conteúdo essencial ("Core Record") do Prontuário de Pacientes (PP), com a ativa e fundamental participação de todos os diferentes grupos de usuários envolvidos (médicos, enfermeiros, administradores, professores, pesquisadores e assessoria jurídica). Esta definição e a participação dos usuários são fundamentais para que o processo de informatização do PP seja concebido e implantado com sucesso.
Descritores: Projetos de Pesquisa
Hospitais Universitários
Informática Médica/organização & administração
Registros Médicos
Sistemas de Informação Hospitalar/organização & administração
-Pesquisa/tendências
Apoio à Pesquisa como Assunto
Brasil
Estudos de Casos e Controles
Assistência ao Paciente
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/3012.140


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Texto completo SciELO Chile
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Id: lil-796795
Autor: Lagos, María Elena; Salazar, Alide; Luengo, Luis Humberto.
Título: Evaluación de la atención a usuarios con enfermedad crónica cardiovascular en Centros de Salud Familiar / Evaluation of care provided to users suffering from chronic cardiovascular disease at Family Health Centers
Fonte: Rev. chil. cardiol;35(2):99-108, 2016. graf, tab.
Idioma: es.
Projeto: Fondo Nacional de Investigación y Desarrollo en Salud; . Universidad de Concepción.
Resumo: Antecedentes: El control de las enfermedades cardiovasculares es un reto para los sistemas de salud. Objetivo: Determinar si la atención proporcionada por los equipos de salud a usuarios/as con enfermedades cardiovasculares crónicas es congruente con el Modelo de Cuidados Crónicos y explorar su efectividad a través de indicadores de compensación del programa de salud cardiovascular. Métodos: Se empleó un diseño descriptivo, transversal. Participaron los equipos de salud (9) que otorgan atención a usuarios crónicos (diabéticos e hipertensos) en Centros de Salud Familiar de un Servicio de Salud del Centro Sur de Chile. Se utilizó el instrumento "Evaluación de la atención de enfermedades crónicas" (ACIC) versión 3.5 adaptada al castellano Chileno. Se analizaron los Indicadores de compensación para hipertensión arterial y diabetes mellitus tipo 2 del programa cardiovascular obtenidos del Resumen Estadístico Mensual de cada centro de salud. Resultados: La atención otorgada a usuarios/as con enfermedad crónica fue evaluada como apoyo básico a las enfermedades crónicas. La sección mejor evaluada fue "Organización del Sistema de atención de salud". Las dimensiones con puntajes más bajos fueron "Integración de los componentes del modelo" y "Apoyo a la toma de decisiones". Se observó solo una tendencia a correlación positiva entre la evaluación de la atención otorgada a usuarios/as y los indicadores de compensación para diabetes mellitus tipo 2, no así para hipertensión. Conclusión: La "Organización del Sistema de atención de salud" fue la sección mejor evaluada del Modelo de Cuidados Crónicos en 9 Centros de Atención Familiar. No se encontró relación estadísticamente significativa con los indicadores de compensación para diabetes mellitus tipo 2 e hipertensión arterial.

Background: Control of cardiovascular disease remains a challenge for health care systems. Objective: To determine whether care provided by health teams to users suffering from chronic cardiovascular diseases is consistent with the Chronic Care Model, and to explore it's effectiveness using compensation indicator from the cardiovascular health programs. Methods: A descriptive cross-sectional design was used. 9 health teams providing assistance to chronic users (diabetes and hypertension) in Family Health Centers in southern-central Chile were included. We used ACIC version 3.5 adapted to Chilean Spanish to evaluate quality of chronic care. Indicators of compensation for hypertension and diabetes mellitus type 2 defined by national cardiovascular programs were obtained from the monthly statistical summary of each health center. Results: "Organization of the Healthcare Delivery System" was the best evaluated dimension. The lower scores corresponded to "Integration of Chronic Care Model Components" and "Decision Support". Only a tendency for a positive correlation wasfound between care given to users suffering from chronic disease and compensation indicators for type 2 diabetes mellitus. No such tendency was observed for hypertension. Conclusion: "Organization of the Healthcare Delivery System" was the best evaluated dimension of the Chronic Care Model in 9 Health temas delivering care to chronic users in Chile The relation between chronic care dimensions and compensation indicators for type 2 diabetes mellitus and hypertension was not satisfactory.
Descritores: Avaliação de Processos e Resultados (Cuidados de Saúde)
Equipe de Assistência ao Paciente
Atenção Primária à Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
Doenças Cardiovasculares/terapia
-Saúde da Família
Doença Crônica
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Diabetes Mellitus Tipo 2/terapia
Assistência ao Paciente
Hipertensão/terapia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CL126.2 - Biblioteca Médica Dr. Profesor Hernán Alessandri R.


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Id: biblio-1048324
Autor: Tercero Robleto, Kenya Mercedes.
Título: Satisfacción de los usuarios del área de rayos X. servicio de imagenología, Hospital Militar Escuela Dr. Alejandro Dávila Bolaños, Managua Nicaragua, Febrero - Marzo 2019 / Satisfaction of users of the X-ray area. Imaging service, Dr. Alejandro Dávila Bolaños Military Hospital, Managua Nicaragua, February - March 2019.
Fonte: Managua; s.n; ago. 2019. 61 p. ilus, tab, graf.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua. Centro de Investigaciones y Estudios de la Salud. Escuela de Salud Pública de Nicaragua para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Estudio descriptivo de corte transversal. La muestra estuvo constituida por 220 usuarios, las variables objetivos características sociodemográficas y las 5 dimensiones de la encuesta SERVQUAL. Fuente de información primaria. La información se recolectó por 2 asistentes informáticos. El procesamiento de la información se realizó en Open Data Kit (ODK). Se realizaron 220 encuestas, de las cuales, se observó que hubo un equilibrio en las cuatro categorías de edades una población activa laboralmente y llegando a la adultez, el 51 % fueron varones, el 48.5% son universitarias, y el 86% procedentes del área urbana. Las brechas por dimensión fueron las siguientes: Bienes Tangibles: -0.14, Confiabilidad:-0.01, Responsabilidad: 0.04. Seguridad: 0.08, Empatía: 0.09. El índice de calidad del servicio fue de 0.01. Al clasificar la calidad del servicio, la dimensión con la brecha más alejada de cero fue la confiabilidad y las más cercana de cero fueron los bienes tangibles; el resultado del índice de calidad del servicio (ICS) se interpreta que, según las percepciones y expectativas el área de Rayos x, cumplesatisfactoriamente con el estándar de calidad
Descritores: Raios X
Serviços Hospitalares
Satisfação do Paciente
Sumários de Alta do Paciente Hospitalar
Assistência ao Paciente
-Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Administração em Saúde
Limites: Seres Humanos
Responsável: NI15.1 - CEDOC - Centro de Documentación e Información


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Id: biblio-1048316
Autor: Castellón Sequeira, Rafael de Jesús.
Título: Satisfacción del usuario, sobre la calidad de atención recibida en medicina interna, de consulta externa, del Hospital Bautista de Managua Nicaragua, Junio 2019 / User satisfaction on the quality of care received in internal medicine, from outpatient clinic, from the Baptist Hospital of Managua Nicaragua, June 2019.
Fonte: Managua; s.n; sept. 2019. 72 p. ilus, tab, graf.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua. Centro de Investigaciones y Estudios de la Salud. Escuela de Salud Pública de Nicaragua para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Estudio descriptivo de corte transversal. Universo de 550 usuarios, muestra 227 usuarios, técnica través de encuesta, instrumento cuestionario de SERVQUAL, adaptado a servicios de salud, 22 preguntas de expectativas y 22 de percepciones, cinco dimensiones: bienes tangibles, confiabilidad, capacidad de respuesta, seguridad y empatía. Los datos recolectados se digitaron en una base de datos, procesándose en Microsoft Excel. El 54,6% fueron mujeres, grupo etario 50-59 años con 34,3%, el mayor porcentaje de satisfacción en expectativas, para Empatía 95,0% y en percepción fue Confiabilidad con 89,49%. Capacidad de respuesta, con menor porcentaje en expectativa 89,3% y percepción 74,24%. La brecha más alejada de 0 fue Capacidad de respuesta -0,75 puntos, con un índice de calidad de servicio de -0,46. El sexo de predominio fue mujeres, edad de más porcentaje 50-59 años, para expectativas, el mayor porcentaje fue Bienes tangibles, y menor, Capacidad de respuesta. Para percepción, el mayor porcentaje fue Empatía, y menor, Capacidad de respuesta. Índice de calidad menor a uno, considerando satisfactorio el servicio recibido.
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Satisfação do Paciente
Assistência ao Paciente
-Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Administração em Saúde
Limites: Seres Humanos
Responsável: NI15.1 - CEDOC - Centro de Documentación e Información


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Cunha, Marco Túlio Rodrigues da
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Id: biblio-1047918
Autor: Medeiros, Aluísio Gonçalves; Cunha, Marco Tulio Rodrigues Da; Tiveron, Luciana Rodrigues Da Cunha Colombo; Silva Neto, Manoel Pereira Da; Marinho, Marco Aurélio De Oliveira; Cunha, Carlos Renato Rodrigues Da; Padilha, Vaneila Adrieli; Pereira, João Pedro Rodrigues.
Título: Organização digital do Serviço de Cirurgia Plástica / Digital organization of Plastic Surgery Service
Fonte: Rev. bras. cir. plást;34(4):517-523, oct.-dec. 2019. ilus.
Idioma: en; pt.
Resumo: A atenção e zelo do médico no período pré e pós-operatório é de extrema importância para a manutenção da boa relação médico/paciente. A organização e o adequado registro documental, contribui para a obtenção de um bom vínculo e assegura importante ferramenta jurídica ao médico. Hoje, com os avanços tecnológicos, o prontuário eletrônico é uma forma segura e democrática de lidar com estas informações. Nas instituições públicas o governo tem buscado implementar este sistema, mas os resultados são ainda discretos, talvez pela falta principalmente de recursos para investimento nesta área. Diante deste cenário e da grande relevância de um prontuário médico prático, informativo e dinâmico, objetivamos apresentar a nossa experiência com o uso complementar de um recurso digital sem custos. Associado ao prontuário médico de uso habitual dos serviços, descreve-se um sistema complementar, utilizando-se uma plataforma digital de armazenamento de dados na "nuvem". Por meio desse sistema é possível fornecer informações adicionais sobre cada paciente, incluindo o seguimento ambulatorial, assim como o registro fotográfico do pré, intra e pós-operatório, além de viabilizar um acesso rápido, sincronizado e remoto por meio da internet. O sistema gera economia de recursos, planejamento cirúrgico e melhora na relação médico/paciente. Favorece maior integração da equipe médica, discussão dos casos e distribuição das cirurgias por preceptor e residente. Assim, é um recurso alternativo para incrementar os prontuários médicos com dados importantes para a atuação das equipes médicas, com especial atenção às peculiaridades da cirurgia plástica.

The attention and enthusiasm of doctors in the pre- and postoperative period is of extreme importance in maintaining good doctor/patient relationships. An adequate organization and documentary record contributes to achieving a good relationship and ensures an important legal tool for physicians. With current technological advances, the electronic medical record is a secure and democratic way to deal with this information. The government has sought to implement this system in public institutions; however, results are still modest, perhaps mainly due to the lack of resources for investment in this area. In light of this, and given the relevance of practical, informative, and dynamic medical records, we aim to present our experience with the use of a complementary digital resource that is commonly associated with medical records and uses a free of cost digital platform for storing data in the "cloud". This system can provide additional information about each patient, including outpatient follow-up, as well as photographic records of the pre-, intra-, and post-operative periods, and also facilitates quick, synchronized, and remote access through the internet. The system generates optimization of resources, surgical planning, and improvement in patient/ doctor relationships. It also leads to greater integration of the medical team, particularly in the discussion of cases and distribution of surgeries by preceptors and residents. Thus, it is an alternative resource to improve medical charts with important data regarding the performance of medical teams, paying special attention to the peculiarities of plastic surgery.
Descritores: Cirurgia Plástica
Administração de Serviços de Saúde
Registros Médicos
Inovação
Assistência ao Paciente
-Cirurgia Plástica/organização & administração
Administração de Serviços de Saúde/normas
Registros Médicos/normas
Assistência ao Paciente/métodos
Assistência ao Paciente/normas
Limites: Seres Humanos
História do Século XXI
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: BR32.1 - Serviço de Biblioteca e Informação Biomédica


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Id: lil-302073
Autor: Luz, Maria Helena Barros Araujo.
Título: Atuação da/o enfermeira/o na assistência a clientes digitalizados / The preparation needed by patients who are programmed for self-care by the use of digitals.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; jan. 1983. 83 p. tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola de Enfermagem Anna Nery para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este trabalho é um estudo exploratório visando verificar o preparo do cliente digitalizado para o auto-cuidado. Foi desenvolvido em 5 Unidades de Clínica Médica de um Hospital Universitário do Rio de Janeiro. A amostra constrou de 50 clientes e 38 enfermeiros/as, aos quais foram aplicados, respectivamente, entrevista e questionário. Os resultados encontrados levaram a constatar que a assistência de enfermagem não inclui o preparo sistemático dos clientes digitalizados para a continuidade do tratamento após a alta, resultando no insuficiente preparo destes, para assumirem a responsabilidade pelo auto-cuidado. Diante disto, foi sugerido a implementação de programas de assistência de enfermagem continuada e a sistematização do ensino do cliente, enquanto hospitalizado, para a continuidade do tratamento.
Descritores: Cuidados de Enfermagem
Hospitais Universitários
-Cuidados de Enfermagem
Assistência ao Paciente/enfermagem
Assistência ao Paciente/métodos
Assistência ao Paciente/psicologia
Planejamento de Assistência ao Paciente
Inquéritos e Questionários
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação
BR442.1; T110, EEAN, 5ex; BR442.1; T110, EEAN, 5ex



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