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Id: lil-759628
Autor: Cavalcante, Andreia Karla de Carvalho Barbosa; Damasceno, Clareane Assunção Fortes; Miranda, Maria Dalila Santana de.
Título: Humanização da assistência em atendimento de urgência hospitalar: percepção dos enfermeiros / Humanization of assistance in emergency hospital service: perception of nurses / Humanizacion de la asistencia en servicio de emergencia del hospital: percepción de enfermeras
Fonte: Rev. baiana enferm;27(3):221-233, set.-dez. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: O Atendimento de urgência hospitalar vem sofrendo transformações voltadas à questão da humanização no atendimento ao paciente. Os objetivos desta pesquisa foram identificar e analisar a percepção do enfermeiro acerca da humanização em atendimento de urgência hospitalar. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de natureza qualitativa realizada no Hospital de Urgência de Teresina, na cidade de Teresina- PI. Os sujeitos do estudo foram os enfermeiros vinculados do serviço de Urgência e Emergência. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados mediante análise temática, caracterizada pelo processo de codificação, onde foram eleitos às categorias interpretadas, que foram agrupados em 03 (três): percepção do enfermeiro acerca da humanização na assistência hospitalar em atendimento de urgência; Dificuldades para humanizar a assistência hospitalar em atendimento de urgência e, Modificações necessárias para humanizar a assistência hospitalar em atendimento de urgência. Portanto, identificou-se que a humanização se faz ausente no cotidiano do atendimento de urgência do Hospital de Urgência de Teresina.

Emergency hospital attention has undergone transformations in relation to humanization in the attendance to the individual. The objective of this research was to analyze the nurse's perceptions about the humanization of hospital emergency attendance. This is an exploratory and descriptive research of a qualitative approach, performed at the Hospital de Urgência de Teresina, in the city of Teresina (PI) from March to April, 2013. The data was collected through semi-structured interviews. Thematic analysis guided the evaluation of the data. The results pointed out that the knowledge of the nurse professional in relation to humanization in nursing care is singular in relation to the range of the meanings that the word humanization affords, considering not only the physical aspects, but also the social and emotional ones. It is concluded that humanization is lacking in the daily routine in emergency hospital attention at Hospital de Urgência de Teresina.

El servicio de emergencia de hospital sufre transformaciones relacionadas a la humanización en la atención al paciente. El objetivo de esta investigación fue de analizar las percepciones del enfermero acerca de la humanización en la atención de emergencia en el hospital. Se trata de un estudio exploratorio, descriptivo, de naturaleza cualitativa realizada en el Hospital de Urgência de Teresina, en la ciudad de Teresina (PI) en el periodo de marzo a abril de 2013. La colecta de datos ocurrió por medio de entrevista semiestructurada. El análisis temático orientó la evaluación de los datos. Los resultados apuntan que el conocimiento del profesional enfermero cuanto a la humanización en la asistencia de enfermería es singular en lo que se refiere a la amplitud de significados que la palabra humanización dispone, llevando en consideración no solamente los aspectos físicos, pero también los sociales y emocionales. Se concluye que la humanización se hace ausente en el cotidiano de la atención de emergencia del Hospital de Urgência de Teresina.
Descritores: Humanização da Assistência
Assistência Ambulatorial
Assistência ao Paciente
Profissionais de Enfermagem
-Percepção
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Entrevista
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Id: biblio-1099839
Autor: Perú. Ministerio de Salud; .Dirección General de Intervenciones Estratégicas en Salud Pública.
Título: Manejo ambulatorio de personas afectados por COVID-19 en el Perú: Documento técnico / Outpatient management of people affected by COVID-19 in Peru: Technical document.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 20201100. 24 p. graf.
Idioma: es.
Resumo: El documento contiene los procedimientos para el manejo ambulatorio de los casos leves de COVID-19 a nivel urbano y rural. La R.M. 947-2020 deroga a la R.M. 375-2020.
Descritores: Pacientes
Terapêutica
Infecções por Coronavirus
Assistência Ambulatorial
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1117006
Autor: Patrón Uriburu, Juan C; Daneri, María Dolores; Cillo, Mariano; Patrón Uriburu, Nicolás.
Título: Cirugía colorrectal en tiempos de COVID-19: guías de recomendación del Hospital Británico de Buenos Aires / Colorectal surgery in times of COVID-19: recommendation guides of the British Hospital of Buenos Aires
Fonte: Rev. argent. coloproctología;31(2):42-50, jun. 2020. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Se trató de redactar una guía para la práctica segura de la especialidad en tiempos de COVID-19. Se realizó una búsqueda de las publicaciones recientes disponibles en Pub-Med y en otros buscadores, se utilizó la experiencia de expertos a través de diferentes conferencias o comunicados de sociedades científicas. Esta pandemia nos ha obligado a aprender de una manera vertiginosa el manejo de una nueva enfermedad, donde especialistas en cirugía comenzamos a hablar de terminología clínica, virológica, entre otras completamente nueva y desconocida para la mayoría de nosotros. Tuvimos que adaptar nuestra práctica habitual a nuevos estándares, cometiendo diferentes errores en el manejo inicial, provocados por la falta de información previa. La guía trata de abarcar los tópicos considerados más relevantes en este momento, como son el manejo del consultorio, recomendaciones de que patologías se recomienda operar y cuáles no. Recomendaciones de tratamientos alternativos al quirúrgico mientras dura la pandemia. Métodos de diagnósticos utilizados para evaluar infección en pacientes que se someterán a una cirugía, etc. Se agregaron links y apéndices para aquellos que deseen ampliar algún tema en particular, esto evita que la guía sea más extensa y pierda su practicidad con la que fue pensada. Esperamos esta guía sirva para facilitar la compresión de esta nueva enfermedad y su manejo para cualquier cirujano que necesite asistir a pacientes con patología colorrectal. Seguramente al finalizar estas líneas habrá nueva evidencia que deberá ser adaptada e incorporada a la presentada actualmente.

An attempt was made to write a guide for the safe practice of the specialty in times of COVID-19. A search of recent publication available in Pub-Med and other platforms was performed. Experts' opinions and experiences were taken into account from various conferences or communications of scientific societies. This pandemic has forced us to learn the management of a new disease in a sudden way. Surgical specialists began to learn clinical and virologic terminology, among other new concepts previously ignored by most of us. We were forced to adapt our usual practice to new standards, making different mistakes in the initial handling, caused by the lack of prior information.The present guide tries to cover the topics considered most relevant at this time, such as outpatients ́ management, recommendations of which patients we should operate on and which procedures should be postponed. Recommendations for alternative treatments to surgery while the pandemic lasts. Diagnostic methods used to assess infection in patients who will undergo surgery, etc. Links and appendices have been added for those who wish to expand on a particular topic, this prevents the guide from being too extensive and losing the practicality with which it was intended. We hope this guide will facilitate the understanding of this new disease and its management for any surgeon who needs to assist patients with colorectal pathology. By the time we would have finished these lines there will be new evidence that must be adapted and incorporated into those currently presented.
Descritores: Pneumonia Viral
Segurança/normas
Cirurgia Colorretal/normas
Infecções por Coronavirus
-Colonoscopia/métodos
Colonoscopia/normas
Assistência Perioperatória/normas
Endoscopia/normas
Pandemias
Assistência Ambulatorial/normas
Equipamento de Proteção Individual/normas
Enteropatias/cirurgia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Guia
Responsável: AR1.1 - Biblioteca Rafael Herrera Vegas


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Id: biblio-1125875
Autor: Silva, Eloyne Tavares da; Matsuda, Laura Misue; Paulino, Gabriela Machado Ezaias; Camillo, Nadia Raquel Suzini; Simões, Ana Carolina; Ferreira, Andressa Martins Dias.
Título: Fatores que influenciam a segurança do paciente em serviços de urgência e emergência: revisão integrativa / Factores que influyen en la seguridad del paciente en los servicios de urgencia y emergencia: revisión integradora / Factors that influence patient safety in urgency and emergency services: integrative review
Fonte: Rev. baiana enferm;33:e33408, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo identificar evidências disponíveis na literatura científica acerca de fatores que interferem na segurança do paciente em serviços de urgência e emergência. Método revisão integrativa da literatura realizada conforme as etapas: identificação do tema e questão norteadora; estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão para os estudos; busca na literatura de estudos primários; avaliação da amostra de estudos incluídos na revisão, com extração de dados; interpretação dos resultados e apresentação. Resultados foram selecionadas 1.449 publicações que, após aplicação dos critérios de inclusão e leitura detalhada, compuseram um conjunto de oito publicações. Nos textos foram identificados diferentes aspectos que influenciam a segurança do paciente nos serviços de urgência e emergência, os quais foram categorizados de acordo com a técnica análise de conteúdo: fatores organizacionais; falhas na comunicação da equipe e fragilidades no processo de medicação. Conclusão múltiplos fatores interferem na segurança do paciente no ambiente emergencial, destacando-se o moderado número de pacientes e a sobrecarga de trabalho.

Objetivo identificar la evidencia disponible en la literatura científica acerca de los factores que interfieren en la seguridad del paciente en los servicios de urgencia y emergencia. Método revisión integradora de la literatura realizada de acuerdo con los siguientes pasos: identificación del tema y de la pregunta orientadora; establecimiento de los criterios de inclusión y exclusión para el estudio; búsqueda en la literatura de los estudios primarios; evaluación de la muestra de los estudios incluidos en la revisión, con extracción de datos; interpretación de los resultados y presentación. Resultados se seleccionaron 1.449 publicaciones que, después de aplicar los criterios de inclusión y lectura detallada, compusieron un conjunto de ocho publicaciones. En los textos, fueron identificados diferentes aspectos que influyen en la seguridad del paciente en los servicios de urgencia y emergencia, que fueron clasificados de acuerdo con la técnica de análisis de contenido: factores organizativos; comunicación falla del equipo y debilidades en el proceso de medicación. Conclusión múltiples factores interfieren en la seguridad de los pacientes en situación de urgencia, destacando el número moderado de pacientes y la sobrecarga de trabajo.

Objective to identify the available evidence in the scientific literature about factors that interfere in patient safety in urgency and emergency services. Method integrative literature review performed according to the following steps: identification of the theme and guiding question; establishment of inclusion and exclusion criteria for the study; search in the literature for primary studies; evaluation of the sample of studies included in the review, with data extraction; interpretation of results and presentation. Results 1,449 publications were selected, which, after applying the inclusion criteria and detailed reading, comprised a set of eight publications. The texts revealed different aspects that influence patient safety in urgency and emergency services, categorized according to the content analysis technique: organizational factors; team communication failures and weaknesses in the medication process. Conclusion multiple factors interfere in patient safety in the emergency environment, highlighting the moderate number of patients and work overload.
Descritores: Fatores de Risco
Enfermagem em Emergência
Equipamentos e Provisões
Segurança do Paciente
Assistência Ambulatorial
-Emergências/enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Texto completo SciELO Brasil
Merighi, Miriam Aparecida Barbosa
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Id: biblio-904412
Autor: Trigueiro, Tatiane Herreira; Silva, Marcelo Henrique da; Oliveira, Deíse Moura de; Jesus, Maria Cristina Pinto de; Merighi, Miriam Aparecida Barbosa.
Título: Não adesão ao seguimento ambulatorial por mulheres que experienciaram a violência sexual / La no adhesión al seguimiento ambulatorio por mujeres que sufrieron violencia sexual / Non-adherence to outpatient follow-up by women who experienced sexual violence
Fonte: Texto & contexto enferm;27(1):e6490015, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: compreender os motivos da não adesão ao seguimento ambulatorial por mulheres que experienciaram a violência sexual. Método: pesquisa qualitativa fundamentada na Fenomenologia Social de Alfred Schütz, realizada com 11 mulheres atendidas em um serviço especializado. Para obtenção dos dados, utilizou-se a entrevista com questões abertas, realizada entre outubro de 2014 e abril de 2015. O conteúdo foi organizado em categorias e compreendido a partir do referencial adotado. Resultados: evidenciou-se a falta de articulação da rede de atendimento para o acolhimento da mulher, o seu sofrimento em ter que relatar diversas vezes nos serviços a agressão e o constrangimento diante dos profissionais de saúde. Mesmo não tendo concluído o seguimento ambulatorial, a mulher espera superar a violência sofrida, ressignificando sua vida por meio da volta aos estudos e ao trabalho. Conclusão: a perspectiva destas mulheres mostra pontos relevantes a serem considerados por profissionais de saúde. Estes incluem a articulação entre os serviços que compõem a rede de atendimento e a melhoria do acolhimento, com valorização da relação intersubjetiva - entre a mulher e os profissionais - como um caminho para aumentar a adesão ao seguimento ambulatorial.

RESUMEN Objetivo: comprender los motivos de la no adhesión al seguimiento ambulatorio por parte de mujeres que sufrieron violencia sexual. Método: investigación cualitativa fundamentada en la Fenomenología Social de Alfred Schütz y realizada con 11 mujeres atendidas en un servicio especializado. Para la obtención de los datos se utilizó la entrevista con preguntas abiertas que se llevó a cabo entre octubre del 2014 y abril del 2015. El contenido se organizó en categorías y fue comprendido a partir del referencial adoptado. Resultados: fue evidente la falta de articulación de la red de atendimiento para el acogimiento de la mujer y su sufrimiento al tener que relatar el problema varias veces en los servicios para agresión, y también, el constreñimiento ante los profesionales de la salud. Aún sin haber concluido el seguimiento ambulatorio, la mujer espera superar la violencia sufrida encaminando su vida por medio del regreso a los estudios y al trabajo. Conclusión: la perspectiva de estas mujeres muestra aspectos relevantes a ser considerados por los profesionales de la salud. Los mismos incluyen la articulación entre los servicios que componen la red de atendimiento y la mejoría del acogimiento, con valorización de la relación intersubjetiva, entre la mujer y los profesionales, como un camino para aumentar la adhesión al seguimiento ambulatorio.

ABSTRACT Objective: to understand the reasons for non-adherence to outpatient follow-up by women who experienced sexual violence. Method: qualitative study based on the Social Phenomenology of Alfred Schütz, carried out with 11 women who received medical care in a specialized service. For data collection, interviews with open-ended questions were carried out from October 2014 to April 2015. The resulting content was organized in categories and understood based on the framework adopted. Results: a lack of coordination among services to receive women was evidenced, as well as their suffering in having to report the assault several times, and embarrassment in the presence of healthcare professionals. Even without completing outpatient follow-up, women expect to overcome the violence suffered, giving new meanings to their lives, by returning to their studies and work. Conclusion: the perspective of these women shows important issues to be considered by healthcare professionals. These include the coordination among services of the healthcare network and improvement of care, with valuation of the intersubjective relationship between women and professionals, as a way to increase adherence to outpatient follow-up.
Descritores: Estupro
Delitos Sexuais
Enfermagem
Atenção à Saúde
Assistência Ambulatorial
Limites: Humanos
Feminino
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-1120676
Autor: Jesus, Ana Paula Santos de.
Título: Atuação do enfermeiro frente às infrações éticas no cuidado de enfermagem em unidade de emergência / Practice nurse in front to ethics violations in nursing care unit emergency.
Fonte: Salvador; s.n; 2012. 134P p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal da Bahia para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O estudo teve como objetivo analisar a atuação do enfermeiro frente às infrações éticas no cuidado de enfermagem em unidade de emergência. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. Foi desenvolvido em uma Unidade de Emergência de um hospital público de Salvador, BA.. Participaram desta pesquisa 32 enfermeiros assistenciais. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada gravada e guiada por um roteiro com cinco questões. Na análise dos dados, empregou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo obtendo-se as ideias centrais. Os resultados foram apresentados sob a forma de um ou vários discursos-síntese, escritos na primeira pessoa do singular. Emergiram 05 dimensões: Os enfermeiros conceituam a infração ética na prática profissional na unidade de emergência; A ocorrência de infração na unidade de emergência; A ocorrência de infração ética é atribuída a vários fatores; Os enfermeiros vivenciam as infrações éticas na unidade de emergência e Atuação do sujeito coletivo diante das infrações éticas. Os discursos expressaram que a maioria 28 (87,5%) dos enfermeiros considerou as infrações éticas comuns. O estudo constatou que o sujeito coletivo tem conhecimento sobre a concepção de infrações éticas na prática do cuidar/cuidado, os problemas vivenciados pelos enfermeiros levam ao surgimento de infrações éticas, com destaque para aquelas relacionadas ao paciente e ao seu cuidado. Os enfermeiros sentem dificuldade em tomar decisões frente às infrações éticas, contudo preocupam-se em atuar fundamentando nos princípios éticos. Seu agir está ancorado nas ações de: orientar, educar, refletir, autoavaliar, fazer encaminhamentos e realizar registros, aplicar recomendações do Código de Ética de Enfermagem e se responsabilizar. A atitude de não denunciar o colega fundamentou-se na compreensão de que não há intencionalidade na ocorrência de infrações éticas. Conclui-se que os enfermeiros com maior tempo de atuação na unidade de emergência acabam por se acomodar com os problemas que levam a essas infrações. No entanto, apresentaram sentimento de angústia e sofrimento frente às situações que superam suas capacidades de mudanças. Reconhecem suas limitações para atuar diante das infrações éticas, e responsabilizam o Conselho de Enfermagem pela falta de orientação e fiscalização no cotidiano da unidade de emergência. Os enfermeiros ao presenciar as infrações no cuidado de enfermagem demonstraram a necessidade de recorrer à coordenação de enfermagem. Contudo não apontaram nos discursos a necessidade de recorrer a uma Comissão de Ética de Enfermagem.(AU)
Descritores: Enfermagem em Emergência
Serviço Hospitalar de Emergência
Ética em Enfermagem
Cuidados de Enfermagem/métodos
-Papel do Profissional de Enfermagem
Assistência Ambulatorial
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Id: biblio-1125485
Autor: Soares, Mirelle Inácio; Silva, Beatriz Regina da; Leal, Laura Andrian; Brito, Lana Jocasta de Souza; Resck, Zélia Marilda Rodrigues; Henriques, Silvia Helena.
Título: Estratégias para o desenvolvimento da comunicação em um hospital de urgência e emergência / Estrategias para el desarrollo de la comunicación en un hospital de urgencias y emergencias / Strategies for the development of communication in an urgency and emergency hospital
Fonte: REME rev. min. enferm;24:e1308, fev.2020.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: identificar e desenvolver estratégias para o aprimoramento da competência da comunicação em enfermeiros hospitalares. Métodos: estudo exploratório, de abordagem qualitativa do tipo pesquisa intervenção. O cenário foi constituído por uma instituição hospitalar pública de ensino, referência no atendimento em urgências e emergências, situada no interior paulista. A investigação ocorreu de novembro de 2016 a março de 2017, em que participaram 21 enfermeiros. Utilizou-se a técnica de grupo operativo para identificar e desenvolver a competência da comunicação, tendo como suporte para a intervenção um estudo de caso clínico; posteriormente foram realizadas entrevistas individuais para verificar a eficácia da intervenção aplicada. A análise dos dados ocorreu por meio de análise temática indutiva. Resultados: foram realizados sete grupos operativos de aprendizagem, em que os participantes, por meio da intervenção, identificaram estratégias coletivas para melhorar o processo de comunicação, tais como: documentos formalizados; canais de comunicação; reuniões; grupos de discussão multidisciplinar; e o uso das tecnologias de informação e comunicação: Whatsapp. Após a intervenção, os participantes aplicaram as estratégias levantadas no grupo. Conclusão: a implementação de estratégias que possam trazer melhorias para a comunicação no contexto do hospital deve contribuir para a unificação das informações e mais compreensão dos profissionais sobre o seu processo de trabalho, promovendo, assim, transformações na práxis profissional do enfermeiro, bem como nas suas atitudes, tornando-os encorajados e envolvidos com o compromisso ético e político da instituição.

RESUMEN Objetivo: identificar y desarrollar estrategias para mejorar las habilidades de comunicación entre los enfermeros del hospital. Métodos: estudio exploratorio, con enfoque cualitativo, tipo de investigación de intervención. El escenario consistió en un hospital público docente, referente en atención de urgencias y emergencias del interior del estado de São Paulo. La investigación se realizó entre noviembre de 2016 y marzo de 2017 con 21 enfermeros. Para identificar y desarrollar habilidades de comunicaciónse utilizó la técnica grupal operativa; la intervención se basó en un estudio de caso clínico; posteriormente, se realizaron entrevistas individuales para verificar la efectividad de dicha intervención; luego se efectuó el análisis de contenido temático de los datos. Resultados: se formaron siete grupos de aprendizaje operativo y, a través de la intervención, los participantes identificaron estrategias colectivas para mejorar el proceso de comunicación tales como: documentos formalizados, canales de comunicación, reuniones, grupos de discusión multidisciplinarios y tecnologías de información y comunicación: Whatsapp. Después de la intervención, los participantes aplicaron las estrategias planteadas en el grupo. Conclusión: la implementación de estrategias para mejorar la comunicación en el contexto hospitalario podrá llevar a la unificación de la información y mejor comprensión de los profesionales sobre su proceso de trabajo, promover transformaciones en las actitudes y en la práctica profesional de los enfermeros y fomentar su compromiso con la ética y la política de la institución.

ABSTRACT Objective: to identify and develop strategies for improving communication skills in hospital nurses. Methods: exploratory study, with a qualitative approach, type of intervention research. The scenario was constituted by a public teaching hospital, a reference in urgent and emergency care, located in the interior of São Paulo. The investigation took place from November 2016 to March 2017, in which 21 nurses participated. The operative group technique was used to identify and develop communication skills, with a clinical case study as support for the intervention; subsequently, individual interviews were conducted to verify the effectiveness of the applied intervention. Data analysis took place through inductive thematic analysis. Results: seven operational learning groups were carried out, in which the participants, through the intervention, identified collective strategies to improve the communication process, such as: formalized documents; communication channels; meetings; multidisciplinary discussion groups; and the use of information and communication technologies: Whatsapp. After the intervention, the participants applied the strategies raised in the group. Conclusion: the implementation of strategies that can bring improvements to communication in the hospital context should contribute to the unification of information and a better understanding of professionals about their work process, thus promoting transformations in the professional praxis of nurses, as well as in their attitudes, making them encouraged and involved with the institution's ethical and political commitment.
Descritores: Efetividade
Enfermagem em Emergência
Comunicação
Emergências
Serviços Médicos de Emergência/métodos
Assistência Ambulatorial
-Compreensão
Informação/métodos
Limites: Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-845852
Autor: Henríquez-Mendoza, Giana M.
Título: Desigualdades en la continuidad de la atención ambulatoria de población desplazada en Colombia 2012-2013 / Inequalities in the continuity of outpatient care to displaced population in Colombia, 2012 - 2013
Fonte: Rev. salud pública;18(5):687-699, sep.-oct. 2016. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Objetivo Establecer desigualdades en la continuidad de la atención ambulatoria de la población desplazada con diagnóstico de depresión. Métodos Estudio transversal a partir del registro clínico, del periodo entre el 1 de junio de 2012 y 30 de junio de 2013, sobre las personas con diagnóstico de depresión y clasificadas según desplazamiento. Se usó el odds ratio para la asociación entre tipo de población y control profesional ambulatorio, ajustado por sexo, edad, afiliación y región. Resultados Sobre 74 713 registros: 3 149 de desplazados y 71 564 no desplazados; se encontró 24 % más atención ambulatoria en los no desplazados (OR: 1,24 p<0.001; IC 1,10-1,39), la ventaja fue mayor al ajustar por afiliación al sistema. En el grupo de desplazados se encontró mayor atención ambulatoria en los hombres frente a las mujeres (OR: 1,40 p<0.001 IC: 1,08-1,83). Fue mayor también la desventaja para aquellas, con respecto a mujeres no desplazadas (OR: 1,26 p<0.001 IC: 1,10-1,44). Si bien estos resultados se obtuvieron en la atención de depresión leve y moderada, no en grave, la primera fue diagnosticada en el 92 % de las personas. Discusión El registro de prestaciones demostró desigualdades en la continuidad de la atención ambulatoria y aunque su calidad ha mejorado, su cobertura todavía es incompleta. En el primer año con plan único del Sistema de Salud, parece que las coberturas no lograron por sí solas evitar diferencias en la atención de la población desplazada. Se necesita mejorar el registro y la interoperabilidad, para políticas de salud con enfoque de equidad.(AU)

ABSTRACT Objective To establish inequalities in the continuity of outpatient care to displaced population diagnosed with depression. Methods A cross-sectional study, based on clinical records, was performed during the period between June 1, 2012 and June 30, 2013, on population diagnosed with depression and reduced to displaced population. The odds ratio was used to associate the type of population with the outpatient care control by professionals, adjusted by sex, age, affiliation and region. Results The following information was obtained from 74 713 records: 3 149 related to displaced population and 71 564 to non-displaced population; non-displaced population had 24 % more ambulatory care (OR: 1.24 p<0.001; CI 1.10 to 1.39), and the advantage was greater when adjusting the information to data, based on affiliation to the health system. In the displaced population group, men had greater rates of outpatient care compared to women (OR:1.40 p<0.001 CI: 1.08 to 1.83). The disadvantage was also high for non-displaced women (OR:1.26 p<0.001 CI: 1.10 to 1.44). Although these results were obtained for outpatient care in mild and moderate depressive patients, severe depression was excluded; the first type of depression was diagnosed in 92 % of people. Discussion The performance record showed inequalities in the continuity of outpatient care and, despite the improvement of quality, its coverage is still incomplete. During the first year of the unified plan for the Health System, apparently, the coverage has not achieved to avoid by itself differences in care of displaced population. Improvement of records and interoperability is necessary for designing health policies with an equitable approach.(AU)
Descritores: Refugiados/psicologia
Equidade em Saúde
Depressão/fisiopatologia
Assistência Ambulatorial/métodos
-Estudos Transversais/instrumentação
Colômbia
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1003477
Autor: Tolentino, Giselia Santos; Bettencourt, Ana Rita de Cássia; Fonseca, Selma Montosa da.
Título: Construction and validation of an instrument for nursing consultation in outpatient chemotherapy / Construcción y validación de instrumento para consulta de enfermería en quimioterapia ambulatoria / Construção e validação de instrumento para consulta de enfermagem em quimioterapia ambulatorial
Fonte: Rev. bras. enferm;72(2):391-399, Mar.-Apr. 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: Construct and validate instrument content for nursing consultation in an adult chemotherapy outpatient clinic. Method: Methodological study composed of two stages: elaboration of the instrument and validation of content. A literary review of the dimensions of customer care was carried out in the light of Theory of Basic Human Needs Theory, culminating in two instruments: one for admission consultation and other for follow-up. The content was validated by the evaluation of listed experts based on the adapted Fehring's Validation Model. Results: In the first round, two items of the admission instrument and three items of follow-up required reformulation. In the second round, there was an increase in agreement rate: 11% in the instrument of admission and 10% in follow-up. Final Consideration: The instrument represents a guideline for the Nursing Process and future research, but it cannot be seen as a substitute for nurses' knowledge and clinical reasoning.

RESUMEN Objetivo: Construir y validar contenido de instrumento para consulta de enfermería en ambulatorio de quimioterapia de adultos. Método: Estudio metodológico compuesto por dos etapas: elaboración del instrumento y validación de contenido. Se realizó una revisión literaria de las dimensiones del cuidado de la clientela, a la luz de la Teoría de las Necesidades Humanas Básicas, culminando en dos instrumentos: uno para consulta de admisión y otro de seguimiento. El contenido fue validado por la evaluación de expertos listados con base en el Modelo de Validación de Fehring adaptado. Resultados: En la primera ronda, dos ítems del instrumento de admisión y tres de seguimiento necesitaban reformulación. En la segunda ronda, hubo aumento de la tasa de concordancia: 11% en el instrumento de admisión y 10% de seguimiento. Consideraciones Finales: El instrumento representa un orientador del proceso de enfermería y de futuras investigaciones, pero no puede ser visto como un sustituto del conocimiento y del raciocinio clínico del enfermero.

RESUMO Objetivo: Construir e validar conteúdo de instrumento para consulta de enfermagem em ambulatório de quimioterapia de adultos. Método: Estudo metodológico composto por duas etapas: Elaboração do instrumento e validação de conteúdo. Foi realizada revisão literária das dimensões do cuidado da clientela, à luz da Teoria das Necessidades Humanas Básicas, culminando em dois instrumentos: Um para consulta de admissão e outro de seguimento. O conteúdo foi validado pela avaliação de experts listados com base no Modelo de Validação de Fehring adaptado. Resultados: Na primeira rodada, dois itens do instrumento de admissão e três de seguimento necessitaram de reformulação. Na segunda rodada, houve aumento da taxa de concordância: 11% no instrumento de admissão e 10% de seguimento. Considerações Finais: O instrumento representa um norteador do Processo de Enfermagem e de futuras pesquisas, mas não pode ser visto como um substituto do conhecimento e do raciocínio clínico do enfermeiro.
Descritores: Encaminhamento e Consulta
Tratamento Farmacológico/métodos
Assistência Ambulatorial/métodos
-Inquéritos e Questionários
Tratamento Farmacológico
Assistência Ambulatorial/tendências
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-521891
Autor: González Pena, Hebe; Bauer, Gabriela.
Título: Niños con epoc postviral: organización de la atención ambulatoria / Children with COPD after viral infection: organization of ambulatory care
Fonte: Med. infant;8(2):142-148, jun. 2001.
Idioma: es.
Descritores: Assistência Ambulatorial
Assistência Domiciliar
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Limites: Criança
Responsável: AR94.1 - Centro de Información Pediatrica



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