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Id: biblio-1135718
Autor: Mata, Lourdes; Mackaaij, Maria José; Calado, Margarida.
Título: Emotional responses to reading in the first grade - the "L.E.R. Cãofiante"* Project / Emoções face à leitura no 1º ano de escolaridade - Projeto "L.E.R. Cãofiante" / Emociones hacia la lectura en el 1º año de escolaridad - Proyecto 'L.E.R. Cãofiante'
Fonte: Psico USF;25(2):321-330, abr.-jun. 2020. tab, il.
Idioma: en.
Projeto: Silves Municipality; . FCT (Foundation for Science and Technology).
Resumo: The "L.E.R. Cãofiante"* project was implemented with first-grade pupils who took part in reading sessions animated by a librarian in partnership with her dogs. The goal was to evaluate the effect of this intervention on children's emotions regarding reading (enjoyment, anxiety, boredom). The participants were 80 children (47 in the Intervention Group (IG); 33 in the Comparison Group (CG)). Parents and teachers answered a questionnaire about children's involvement, and the children answered one about reading emotions. For data processing, repeated measures ANOVA was used along with content analysis of the answers to the questionnaires. The results showed different emotional profiles of children in the IG and the CG, mostly regarding enjoyment, which increased in the IG. Data from parents and teachers corroborated this conclusion, emphasising positive experiences which allowed an understanding of the role of dogs in children's enjoyment and interest in reading. (AU)

O projeto 'L.E.R. Cãofiante' foi implementado com alunos do 1º ano que participaram em sessões de leitura na biblioteca, dinamizadas pela bibliotecária em parceria com os seus cães. O objetivo é apresentar a avaliação dessa intervenção nas emoções das crianças face à leitura (prazer, ansiedade, aborrecimento). Participaram 80 crianças (47 no projeto - GP; 33 no Grupo de Comparação - GC). Os encarregados de educação e as professoras responderam a um questionário sobre o envolvimento das crianças, e estas a um questionário de emoções. No tratamento de dados, usou-se a ANOVA para medidas repetidas e análise de conteúdo das respostas aos questionários. Os resultados evidenciaram perfis emocionais diferentes das crianças do GP e do GC essencialmente para o prazer que aumentou no GP. Os dados dos pais e professoras corroboraram essa conclusão realçando as vivências positivas que permitiram compreender o papel dos cães na satisfação e interesse dessas crianças pela leitura. (AU)

El proyecto 'L.E.R. Cãofiante' fue implementado con alumnos de primer año que participaron en sesiones de lectura en la biblioteca, organizadas por el bibliotecario en compañía de sus perros. El objetivo de esta intervención fue evaluar las emociones de los niños con relación a la lectura (Placer, Ansiedad, Aburrimiento). Participaron 80 niños (47 en el proyecto - GP, y 33 en el grupo de comparación -GC). Los encargados de educación y las profesoras respondieron a un cuestionario sobre la participación de los niños, y éstos a un cuestionario de emociones. En el tratamiento de datos se utilizó ANOVA para medidas repetidas y un análisis de contenido de las respuestas de los cuestionarios. Los resultados evidenciaron perfiles emocionales diferentes en los niños del GP y del GC esencialmente para el Placer que aumentó en el GP. Los datos de los padres y profesoras corroboraron esta conclusión siendo resaltadas vivencias positivas que permitieron comprender el papel de los perros en la satisfacción e interés de estos niños por la lectura. (AU)
Descritores: Leitura
Cães/psicologia
Emoções
Terapia Assistida com Animais
-Inquéritos e Questionários
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-845191
Autor: Pereira, Viviane Ribeiro; Coimbra, Valéria Cristina Christello; Cardoso, Clarissa de Souza; Oliveira, Naiana Alves; Vieira, Ana Cláudia Garcia; Nobre, Márcia de Oliveira; Nino, Magda Eliete Lamas.
Título: Metodologias participativas em pesquisa com crianças: abordagens criativas e inovadoras / Metodologías de investigación participativa con niños: enfoques creativos e innovadores / Participatory methodologies in research with children: creative and innovative approaches
Fonte: Rev. gaúch. enferm;37(spe):e67908, 2016. graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Relatar a experiência da utilização de metodologias participativas em pesquisa com crianças. Métodos Relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado com crianças entre seis e onze anos de uma escola municipal, em Pelotas, e do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, em São Lourenço do Sul, ambos municípios do Estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi baseada em registros feitos em diários de campo e observação, realizada de abril a julho de 2016. Resultados O relato apontou que o Photovoice promoveu a motivação entre o grupo e elevou a autoestima e a autoconfiança das crianças. O Mapa dos Cinco Campos possibilitou às crianças expressar sentimentos por intermédio do jogo. Conclusão Compreende-se que o Photovoice e o Mapa dos Cinco Campos são instrumentos que viabilizam novas abordagens metodológicas nas pesquisas com crianças, facilitando a construção das propostas de atividades que visam processos inovadores e criativos de pesquisa em saúde/enfermagem.

RESUMEN Objetivo Presentar la experiencia de usar enfoques participativos en la investigación con niños. Métodos Informe de experiencia con un enfoque cualitativo, realizado con niños de entre seis y once años, de una escuela municipal en Pelotas y en el Cuidado de Niños y Jóvenes Centro Psicosocial, en São Lourenço do Sul, ambos municipios de Rio Grande do Sul. La recogida de datos se basa en los registros realizados en diarios de campo y observación, de abril a julio de 2016. Resultados el informe señaló que la Fotovoz promueve la motivación entre el grupo, el aumento de la autoestima, autoconfianza de los niños. El Mapa de cinco campos y ayudan a los niños a expresar sus sentimientos por medio del juego. Conclusión Se entiende que el Fotovoz y mapa de cinco campos son herramientas que permiten los nuevos enfoques metodológicos de la investigación con los niños, lo que facilita la construcción de las actividades propuestas dirigidas a los procesos creativos e innovadores de la investigación en salud/enfermería.

ABSTRACT Objective To describe the use of participatory methodologies in research with children. Methods Experience report with a qualitative approach, conducted with children between six and eleven years of age, from a municipal school in Pelotas and in the Psychosocial Children and Youth Care Center, in São Lourenço do Sul, both municipalities of the Rio Grande do Sul State. Data collection was based on records made in field and observation diaries, held from April to July 2016. Results The report pointed out that the Photovoice promoted motivation in the group, in addition to increasing the self-esteem and self-confidence of children. The Five Field Map made it possible to help children express feelings through the game. Conclusion Photovoice and the Five Field Map are seen as tools that enable new methodological approaches in research with children, facilitating the construction of the proposed activities aimed at innovative and creative research processes in health/nursing.
Descritores: Ludoterapia
Projetos de Pesquisa
Fotografação
Comportamento Infantil
Psicologia da Criança
Terapia Assistida com Animais
Diários como Assunto
-Instituições Acadêmicas
Autoimagem
Família
Transtornos do Comportamento Infantil/psicologia
Transtornos do Comportamento Infantil/terapia
Assistência à Saúde
Pesquisa Qualitativa
Amigos
Emoções
Participação Social
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1117409
Autor: Comité Nacional de Prevención de Lesiones de la Sociedad Argentina de Pediatría.
Título: Consenso: niños y mascotas / Consensus: children and pets
Fonte: Arch. argent. pediatr;118(3):s69-s106, jun. 2020. tab, ilus.
Idioma: es.
Resumo: La relación de un niño con un animal doméstico, bajo circunstancias debidamente controladas, es beneficiosa para ambos. Las mascotas establecen vínculos de apego con los niños y la relación resulta positiva en aspectos afectivos, en refuerzo de la personalidad y promoción de autoestima, y en desarrollo cognitivo.Sin embargo, existen riesgos en la convivencia de niños y mascotas: mordeduras, lesiones diversas, transmisión de enfermedades. Los factores de riesgo pueden ser inherentes a los niños (edades, conductas inoportunas, falta de supervisión), al medioambiente (hogares pequeños, espacios inadecuados) o a los perros (razas no recomendables, conductas agresivas).En este consenso, se insiste en pautas para una tenencia responsable y una convivencia segura. Se recomiendan perros y gatos como mascotas, y se desaconsejan especies exóticas y animales no tradicionales. Se brindan pautas de tratamiento de mordeduras y se esbozan las principales zoonosis de las que pueden ser transmisores los animales de compañía.

The relationship of a child with a pet, under duly controlled circumstances, is beneficial for both. Pets establish emotional attachments to children, and the relationship turns out positive in terms of affective aspects, in reinforcement of the child ́s personality and promoting self-esteem, and in cognitive development, among many other advantages.Nevertheless, there are real risks in the coexistence of kids and pets: trauma, bites, several injuries and also disease transmission. Risk factors of injuries can be inherent in children (age, improper behavior, lack of supervision), in the environment (small houses, inadequate spaces), or in dogs (big or not recommended breeds, aggressive behaviors).This consensus insists on some guidelines for a responsible tenure and safe coexistence. Dogs and cats are recommended as pets, discouraging exotic species and non-traditional animals. Guidelines for bites treatment are provided and the main zoonoses of which pets can be carriers and transmitters are outlined
Descritores: Vínculo Homem-Animal de Estimação
Animais de Estimação
-Mordeduras e Picadas/prevenção & controle
Zoonoses
Desenvolvimento Infantil
Terapia Assistida com Animais
Apego ao Objeto
Limites: Humanos
Animais
Criança
Tipo de Publ: Conferência de Consenso
Responsável: AR94.1 - Centro de Información Pediatrica


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Id: lil-649705
Autor: Reed, Reiley; Ferrer, Lilian; Villegas, Natalia.
Título: Natural healers: a review of animal assisted therapy and activities as complementary treatment for chronic conditions / Curadores naturais: uma revisão da terapia e atividades assistidas por animais como tratamento complementar de doenças crônicas / Curadores naturales: una revisión de la terapia y actividades asistidas por animales como tratamiento complementar de enfermedades crónicas
Fonte: Rev. latinoam. enferm;20(3):612-618, May-June 2012.
Idioma: en.
Resumo: The primary objective of this review is to synthesize the existing literature on the use of animal-assisted therapy and activity (AAT/A) as complementary treatment among people living with chronic disease and to discuss the possible application of this practice among children living with HIV. Relevant databases were searched between March 10 and April 11, 2011, using the words: animal assisted therapy or treatment and chronic conditions or diseases. Thirty-one articles were found and 18 followed the inclusion and exclusion criteria. Research suggests that AAT/A is effective for different patient profiles, particularly children. Interaction with dogs has been found to increase positive behaviors, such as sensitivity and focus, in children with social disabilities. Decreased levels of pain have also been reported among child patients as a result of AAT/A. More research should be done in the area of children living with chronic diseases that require strict adherence to treatment, such as HIV, and on AAT/A's prospective use as an educational tool to teach children about the importance of self-care for their medical conditions.

O objetivo desta revisão é descrever a literatura existente sobre o uso de terapia e atividades assistidas por animais (AAT/A) como terapia adjuvante em pessoas vivendo com doenças crônicas e discutir a possível aplicação desta prática em crianças que vivem com HIV. A informação foi buscada em bancos de dados entre 10 de março e 11 de abril de 2011, usando as palavras: terapia assistida por animais ou tratamento e condições crônicas ou doenças. Trinta e um artigo foram encontrados e 18 seguiram os critérios de inclusão e exclusão. A pesquisa sugere que AAT/A é eficaz para pacientes com diferentes perfis, especialmente para crianças. Descobriu-se que a interação com cães incrementa comportamentos positivos como aumento da sensibilidade e atenção nas crianças com deficiência social. A redução nos níveis de dor também foi relatada em crianças como resultado da AAT/A. Mais pesquisas devem ser feitas na área de crianças que vivem com doenças crônicas que exigem adesão rigorosa ao tratamento, tais como HIV, e o uso prospectivo da AAT/A como uma ferramenta educacional para ensinar às crianças sobre a importância do autocuidado para suas condições médicas.

El objetivo de esta revisión fue describir la literatura existente sobre el uso de terapia y actividades asistidas por animales (AAT/A), como terapia coadyuvante en personas viviendo con enfermedades crónicas, y discutir la posible aplicación de esa práctica en niños que viven con SIDA. La información fue buscada en bancos de datos entre 10 de marzo y 11 de abril de 2011, usando las palabras: terapia asistida por animales o tratamiento y condiciones crónicas o enfermedades. Treinta y uno artículos fueron encontrados y 18 siguieron los criterios de inclusión y exclusión. La pesquisa sugiere que AAT/A es eficaz para pacientes con diferentes perfiles, especialmente para niños. Se descubrió que la interacción con perros incrementa comportamientos positivos como aumento de la sensibilidad y atención en los niños con deficiencia social. La reducción en los niveles de dolor también fue relatada en niños como resultado de la AAT/A. Más investigaciones deben ser hechas en el área de niños que viven con enfermedades crónicas que exigen adhesión rigurosa al tratamiento, tales como SIDA, y el uso prospectivo de la AAT/A como herramienta educacional para enseñar los niños sobre la importancia del autocuidado para sus condiciones médicas.
Descritores: Terapia Assistida com Animais
Doença Crônica/terapia
Terapias Complementares
Limites: Animais
Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-525745
Autor: Kobayashi, Cassia Tiemi; Ushiyama, Sílvia Tiemi; Fakih, Flávio Trevisan; Robles, Roseli A. M; Carneiro, Ieda Aparecida; Carmagnani, Maria Isabel Sampaio.
Título: Desenvolvimento e implantação de Terapia Assistida por Animais em hospital universitário / Desarrollo y aplicación de la Terapia Asistida por Animales en el hospital universitario / Development and implementation of Animals-Assisted Therapy in a universitary hospital
Fonte: Rev. bras. enferm;62(4):632-636, jul.-ago. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: O presente relato refere-se à experiência da Diretoria de Enfermagem do Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo no desenvolvimento e implantação da Terapia Assistida por Animais, como um de seus projetos de humanização hospitalar: "Projeto Amicão". Objetivando proporcionar aos pacientes uma experiência positiva que difere da rotina do ambiente hospitalar, algumas unidades do Hospital São Paulo receberam a visita de um animal para sessões de Terapia Assistida por Animais. Os resultados alcançados entre pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde foram positivos, além de despertar a atenção e o interesse de outras instituições de saúde e da mídia. Ficou, assim, evidenciada a importância de se relatar a experiência do "Projeto Amicão" no ambiente hospitalar.

This report refers to the experience of the Board of Nursing of Hospital São Paulo, Universidade de São Paulo, in the development and implantation of Animal-Assisted Therapy, as one of its projects humanization of hospital: "Projeto Amicão". Aiming to offer patients a positive experience that differs from the routine of the hospital environment, some units of the Hospiral São Paulo received the visit of an animal for sessions of Animal-Assiste Therapy. The results achieved among patients and its companions and health professionals were positive, in addition to arouse the attention and the interest of other health institutions and the media. It is thus evidenced the importance of reporting the experience of "Projeto Amicão" in the hospital.

Este informe se refiere a la experiencia de la Junta de Enfermería, Hospital de Sao Paulo (HSP), Universidad Federal de Sao Paulo en el desarrollo y el despliegue de la Terapia Asistida por Animales (TAA), como uno de sus proyectos de humanización del hospital: "Proyecto Amicão". Con la finalidad de ofrecer los pacientes una experiencia positiva que difiere de la rutina del entorno hospitalario, algunas unidades de lo HSP recibió la visita de un animal para los períodos de sesiones de TAA. Los logros entre los pacientes, sus acompañantes y profesionales de la salud fueron positivos, y despertó la atención y el interés de otras instituciones de salud y de los medios de comunicación. Es así de relieve la importancia de comunicar la experiencia del "Proyecto Amicão" en el hospital.
Descritores: Terapia Assistida com Animais/organização & administração
Hospitais Universitários
-Brasil
Desenvolvimento de Programas
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-579766
Autor: Silveira, Isa Rodrigues; Santos, Nanci Cristiano; Linhares, Daniela Ribeiro.
Título: Protocolo do Programa de Assistência Auxiliada por Animais no Hospital Universitário / Protocol of the Animal Assisted Activity Program at a University Hospital / Protocolo del Programa de Atención Auxiliada por Animales en el Hospital Universitario
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;45(1):283-288, mar. 2011. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A Assistência Auxiliada por Animais (AAA) consiste na visitação e recreação por meio do contato com animais, propondo o entretenimento e a melhora no relacionamento interpessoal entre pacientes e equipe. Para evitar acidentes e zoonoses, a permissão para os animais visitarem uma instituição exige um protocolo com normas e rotinas de segurança. Este artigo objetivou descrever pontos importantes do protocolo de implementação do programa de AAA. O protocolo contempla: introdução, objetivos, critérios de inclusão e exclusão dos animais, dos condutores e dos pacientes; recomendações aos condutores e à equipe de saúde, responsabilidades da Comissão Controle de Infecção Hospitalar, quadro de zoonoses, calendário vacinal de cães e gatos, termo de responsabilidade para participação do programa e ficha de análise comportamental dos animais. Consideramos que a divulgação do protocolo, fundamentado em estudos científicos, favorece a implantação de novos programas em instituições, visto a escassez de publicações nacionais.

Animal-Assisted Activity (AAA) consists in visitation and recreation through contact with animals, aiming at entertainment and improving the interpersonal relationship between patients and staff. Permission for the animals to visit an Institution requires a protocol with rules and safety routines to avoid accidents and zoonoses. The objective of this study is to describe the important points of the protocol to implement the AAA program. The protocol includes: introduction, objectives, inclusion and exclusion criteria for animals, drivers and patients; recommendations to the handlers and the health team, responsibilities of the Nosocomial Infection Control Committee, zoonoses posters, vaccination schedule for dogs and cats, free-informed consent to take part in the program and records with behavioral analysis of the animals. We believe that disclosing the protocol, based on scientific studies, favors the implementation of new programs in institutions considering the lack of national publications.

La Atención Auxiliada por Animales (AAA) consiste en la visita y recreación a través del contacto con animales, proponiendo el entretenimiento y la mejora en las relaciones interpersonales de los pacientes y el equipo. El permiso para que los animales visiten una institución exige un protocolo con normas y rutinas de seguridad para evitar accidentes y zoonosis. Este artículo objetivó describir puntos importantes del protocolo para la implementación del programa de AAA. El protocolo contempla: introducción, objetivos, criterios de inclusión y exclusión de animales, conductores y pacientes, recomendaciones a los conductores y al equipo de salud, responsabilidades de la Comisión de Control de Infección Hospitalaria, cuadro de zoonosis, calendario vacunatorio de perros y gatos, términos de responsabilidad para la participación en el programa y ficha de análisis comportamental de los animales. Consideramos que la divulgación del protocolo, fundamentado en estudios científicos, favorece la implantación de nuevos programas en instituciones, vista la escasez de publicaciones nacionales.
Descritores: Terapia Assistida com Animais/normas
-Terapia Assistida com Animais/organização & administração
Protocolos Clínicos
Infecção Hospitalar/prevenção & controle
Hospitais Universitários
Limites: Animais
Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Costa Rica
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Id: biblio-1012653
Autor: Anguita Córdova, Karina Daniela; González Díaz, Gilda del Carmen; Villagra Parra, Eduardo Nicolás; Navarrete Hidalgo, Claudia Beatriz; Sanhueza Inzunza, Tamara Andrea.
Título: Beneficios de la terapia asistida por caballos en las variables de la marcha en personas mayores de 18 años, con deficiencias motoras secundarias, ante un accidente cerebrovascular o esclerosis múltiple / Benefits of Equine-Assisted Therapy on the Gait Variables in People Older Than 18 Years with Motor Impairments Secondary to Stroke or Multiple Sclerosis / Benefícios da terapia assistida por cavalo nas variáveis de marcha em pessoas maiores de 18 anos com alterações motoras secundárias a acidente vascular cerebral ou esclerose múltipla
Fonte: MHSalud;16(2):29-45, jul.-dic. 2019. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen El propósito de este artículo es analizar los resultados obtenidos sobre los beneficios de la terapia asistida por caballos, en variables de la marcha (equilibrio, coordinación y control postural), en personas mayores de 18 años con deficiencias corporales o fisiológicas, transitorias o permanentes, secundarias, ante un accidente cerebrovascular (isquémico o hemorrágico) o EM (recaída-remisión o secundaria progresiva), luego de haber participado en entrenamientos de dicha terapia. La metodología utilizada fue una revisión narrativa de la literatura existente, con método de búsqueda sistemático, en las siguientes bases de datos: PubMed, SciELO, LILACS y Scopus, con el fin de realizar una actualización bibliográfica del tema. Finalmente, se seleccionaron 11 artículos (revisiones sistemáticas, ECA, estudio control) para su posterior análisis. Los resultados de estos artículos coinciden en que el uso de la terapia asistida por caballos pudiera ser efectiva en la mejora de las variables ya mencionadas. No obstante, la información existente en las distintas plataformas de búsqueda es escasa, por lo que surge la necesidad de llevar a cabo estudios con un tamaño de muestra representativo, en los que se utilicen las mismas escalas de evaluación, con el propósito de poder objetivar y homologar los resultados. A modo de conclusión, se establece que hoy existen estudios, originados en diferentes partes del mundo, los cuales indican que la terapia asistida por caballos podría ser una herramienta efectiva en la rehabilitación de los distintos componentes que afectan la marcha, como el equilibrio o la coordinación, en personas con deficiencias motoras secundarias, ante un ACV (isquémico o hemorrágico) o EM (recaída-remisión o secundaria progresiva). En consecuencia, se podría considerar la utilización de la terapia asistida por caballos como una herramienta terapéutica, en el proceso de rehabilitación de la marcha en personas mayores de 18 años con daño neurológico.

Abstract We analyzed the results obtained from the benefits of equine-assisted therapy in gait variables (balance, coordination and postural control) on people over eighteen years old with transitory or permanent physical and/or physiological deficiencies secondary to stroke (ischemic or hemorrhagic) or multiple sclerosis (relapseremission and/or secondary progressive) after their participation in the therapy. The methodology used was a narrative review of the existing up-to-date literature with a systematic research method on the following databases: PubMed, SciELO, LILACS, and Scopus in order to make a bibliographical update about the topic. At last, eleven articles were selected for further analysis (systematic reviews, Randomized Clinical Trial, a case-control study). The results of these articles agree that the use of equine-assisted therapy can be effective in improving the variables mentioned above. However, there is not enough information available on different search engines, so there is a need to conduct studies with a representative sample size where they have to use the same evaluation scales in order to be able to objectify and standardize the results. Conclusion: nowadays around the world there are different studies, which indicate that equine-assisted therapy can be an effective tool in the rehabilitation of the different components that affect gait, such as balance or coordination, in people with motor impairments secondary to stroke (ischemic or hemorrhagic) or Multiple Sclerosis (relapseremission and/or secondary progressive). Therefore, we could consider the use of equine-assisted therapy as a therapeutic tool in the rehabilitation process of gait in people over eighteen years old with neurological damage.

Resumo O objetivo deste artigo é analisar os resultados obtidos sobre os benefícios da terapia assistida por cavalo nas variáveis de marcha (equilíbrio, coordenação e controle postural) em pessoas maiores de 18 anos com deficiências fisiológicas e/ou corporais transitórias ou permanentes, secundárias a um Acidente Cerebrovascular (isquêmico e/ou hemorrágico) ou EM (recidiva-remissão e/ou secundário progressivo), após terem participado do treinamento dessa terapia. A Metodologia utilizada foi uma revisão narrativa da literatura existente atualizada com método de busca sistemática, nas seguintes bases de dados: PubMed, SciELO, LILACS e Scopus a fim de atualizar a bibliografia sobre o assunto. Onze artigos (revisões sistemáticas, ECRs, estudo de controle) foram finalmente selecionados para análise posterior. Os resultados desses artigos concordam que o uso da terapia assistida por cavalo pode ser eficaz para melhorar as variáveis já mencionadas. No entanto, a informação existente nas diferentes plataformas de pesquisa é escassa, pelo que existe a necessidade de realizar estudos com um tamanho amostral representativo, em que sejam utilizadas as mesmas escalas de avaliação, a fim de se poder objetivar e padronizar os resultados. Conclusão: Atualmente existem estudos realizados em diferentes partes do mundo que indicam que a terapia assistida por cavalo pode ser uma ferramenta eficaz na reabilitação dos diferentes componentes que afetam a marcha, como o equilíbrio ou a coordenação, em pessoas com alterações motoras secundárias a um AVC (isquêmico e/ou hemorrágico) ou EM (recaída-remissão e/ou secundário progressivo). Consequentemente, o uso da terapia assistida por cavalo pode ser considerado como uma ferramenta terapêutica no processo de reabilitação da marcha em pessoas maiores de 18 anos com lesão neurológica.
Descritores: Acidente Vascular Cerebral/terapia
Transtornos Neurológicos da Marcha
Terapia Assistida com Animais
Marcha
Cavalos
Esclerose Múltipla
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CR1.1 - BINASSS - Biblioteca Nacional de Salud y Seguridad Social


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Id: biblio-996626
Autor: Cerminara, R.
Título: Las mascotas con fines terapéuticos en el ámbito hospitalario / Pets for therapeutic purpose in the hospital setting
Fonte: Med. infant;26(1):50-52, Marzo 2019.
Idioma: es.
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente
Pacientes/psicologia
Terapia Assistida com Animais
Hospitais Pediátricos/tendências
Limites: Humanos
Animais
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Responsável: AR305.1 - SID - Servicio de Información y Documentación


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Id: biblio-965228
Autor: Marinho, Jéssica Riedi Souza; Zamo, Renata de Souza.
Título: Terapia assistida por animais e transtornos do neurodesenvolvimento / Animal assisted therapy and neurodevelopmental disorders / Terapia asistida por animales y transtornos del neurodesarollo
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;17(3):1063-1083, set.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo visa levantar, por meio de construções teórico-científicas, os benefícios que a Terapia Assistida por Animais (TAA) pode gerar quando utilizada para tratamento com crianças que apresentam algum comprometimento neurodesenvolvimental. O contato humano-animal é conhecido desde a antiguidade, porém, apenas na atualidade estudos em torno deste viés estão crescendo. Portanto, foi realizada uma revisão crítica da literatura, analisando os dados coletados a partir de análise de conteúdo. Os resultados apontam o potencial benéfico deste tipo de intervenção com crianças com dificuldades sociais, cognitivas e físicas. Os animais mais utilizados são cachorros e cavalos para tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e Deficiência Intelectual. Dessa forma, há uma possibilidade de que os profissionais da Psicologia, e de outras áreas da saúde, utilizem ou encaminhem para a Terapia Assistida por Animais (TAA) seus pacientes. Ainda assim, conclui-se que há a necessidade de mais estudos empíricos. (AU)

This article aims to evaluate, through theoretical and scientific papers, the benefits that Animal Assisted Therapy (AAT) can provide to children who have some neurodevelopmental impairment. The benefits of human-animal contact has been known since antiquity, but studies around this area are starting to grow only currently. Therefore, we performed a critical review of the literature by analyzing the data collected using content analysis. The results showed the potential benefit of this type of intervention to children with social, cognitive and physical disabilities. The most commonly used animals were dogs and horses for treatment of children with Autism Spectrum Disorder, Down Syndrome and Intellectual Disabilities. Thus, there are possibility for psychologists and other professionals of health areas use or referee this kind of intervention to their patients. Still, we can conclude that there is a lack to more empirical studies using AAT. (AU)

El presente artículo tiene por objeto evaluar, por medio de los aportes teóricos y científicos, los beneficios que la Terapia Asistida por Animales- (TAA) puede generar cuando se la utiliza para el tratamiento de niños con algún tipo de compromiso en el desarrollo neurológico y mental. El contacto humano-animal es conocido desde la antigüedad, sin embargo, los estudios en torno a esta tendencia están empezando a crecer sólo en este momento. Por lo tanto, se realizó una revisión crítica de la literatura mediante el análisis de los datos obtenidos por medio del análisis de contenido. Los resultados muestran el beneficio potencial de este tipo de intervención con niños con dificultades sociales, cognitivas y físicas. Los animales más utilizados son el perro y el caballo para el tratamiento de los niños con trastorno del espectro autista, síndrome de Down y Discapacidad Intelectual. De este modo, existe la posibilidad de los profesionales de psicología, y otras áreas del salud, utilizar o indicar este medio de intervención para ayudar en el tratamiento de los pacientes. Aun así, se puede concluir que existe una necesidad de más estudios empíricos. (AU)
Descritores: Criança
Saúde Mental
Terapia Assistida com Animais
-Transtornos do Neurodesenvolvimento
Limites: Humanos
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: biblio-972684
Autor: Milhomem, Alyne Coelho Moreira; Calefi, Mariana Pereira Sayago Soares; Marodin, Nayara Brea.
Título: Visita terapêutica de cães a pacientes internados em uma unidade de cuidados paliativos / Therapeutic visit of dogs to patients hospitalized in a palliative care unit
Fonte: Comun. ciênc. saúde;29(supl. 1):84-87, ago. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: o uso terapêutico de animais na saúde é utilizado há décadas. Apesar dos benefícios, a presença de animais em serviços é questionada, tendo em vista o risco de infecções. Objetivo: relatar a implantação das atividades assistidas por animais em Unidade de Cuidados Paliativos. Métodos: relato de experiência acerca da implantação das visitas terapêuticas de cães a pacientes internados. Resultados e discussões: houve relatos de pacientes, acompanhantes e funcionários favoráveis à continuação do projeto. Não foram relatados incidentes com relação a comportamento dos cães e não foram registrados surtos de infecções. Considerações: iniciativas como esta são estimulantes e desafiadoras.

Introduction: the therapeutic use of animals in health has been used for decades. Despite the benefits, the presence of animals in services is questioned, given the risk of infections. Objective: to report the implementation of animal assisted activities in the Palliative Care Unit. Methods: report of experience about the implantation of the therapeutic visits of dogs to inpatients. Results and discussions: there were reports of patients, companions and employees favorable to the continuation of the project. No incidents were reported regarding dog behavior and no infection outbreaks were reported. Considerations: initiatives like this are stimulating and challenging.
Descritores: Terapia Assistida com Animais
Assistência Hospitalar
Controle de Infecções
Cuidados Paliativos
Limites: Humanos
Animais
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)



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