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Id: biblio-969575
Autor: Emmel, Maria Luisa Guillaumon; Paganelli, Luiza Oliva; Valio, Gustavo Trindade.
Título: Uso do tempo de um grupo de idosos do município de São Carlos (SP) / Time use of a group of elderly in the city of São Carlos (SP)
Fonte: Rev. Kairós;18(2):421-442, jun. 2015. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar o uso do tempo de pessoas idosas utilizando-se um Diário de Atividades. A amostra foi composta por 51 idosos do município de São Carlos (SP), Brasil, que frequentavam programas para a terceira idade. Verificou-se que a maioria do tempo dos idosos foi gasto com Atividades de Vida Diária e Vida Prática (70%) e Atividades de Lazer (24%). A maioria das atividades foi desempenhada pelos idosos sozinhos e em casa. As atividades foram apontadas como satisfatórias e significativas pela amostra.

The objective of this work was to investigate the use of time of older people using a Time Diary. A sample of 51 elderly living at São Carlos (SP), Brazil, and attending to seniors programs was used. The study confirms that the majority of elderly´s time was spent with Activities of Daily Living and Practical Life (70%) and Leisure Activities (24%). There was a prevalence of alone activities at home. The activities were considered satisfactory and meaningful by the sample
Descritores: Tempo
Idoso
Terapia Ocupacional
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-981213
Autor: Loureiro, Raphaella Santos; Silva, Hilton P.
Título: Possíveis impactos na saúde de idosos institucionalizados pelo seu afastamento do convívio familiar / Possible impacts on the health of institutionalized elderly by their family removal
Fonte: Rev. Kairós;18(3):367-380, set. 2015. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo apresenta algumas perspectivas sobre a influência do afastamento do convívio familiar na percepção de saúde de idosos institucionalizados, no estado do Pará, Amazônia, Brasil. Trata-se de um estudo observacional e descritivo, em que foi realizada entrevista aberta individual, e os dados foram analisados segundo a técnica de análise de discurso. Conclui-se que a autoavaliação de saúde dos idosos institucionalizados é afetada por sua percepção sobre o afastamento do convívio familiar.

This study presents some perspectives on the influence of the removal of family life on the self-assessment of health of institutionalized elderly in Pará, Amazônia, Brazil. This is an observational and descriptive study, conducted through individual open interviews. Data were analyzed according to the technique of discourse analysis. It is concluded that the self perceived health of institutionalized elders is affected by their perception of the distance from family life.
Descritores: Idoso
Relações Familiares
Institucionalização
-Terapia Ocupacional
Instituição de Longa Permanência para Idosos
Limites: Seres Humanos
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: lil-73185
Autor: Sacay, Inês Yuriko; Dias, Maria Dionísia do Amaral.
Título: Exposiçäo de trabalhos expressivos de pacientes do Recanto Feliz: Hospital Dr. Raul Malta - MDP II / Exhibition of expressive works of patients from Recanto Feliz: Dr. Raul Malta Hospital - MDP II
Fonte: Arq. Saúde Ment. Estado Säo Paulo;46:37-43, jan.-dez. 1987.
Idioma: pt.
Resumo: As autoras fazem uma avaliaçäo de uma exposiçäo de trabalhos expressivos de pacientes, realizada em Säo Paulo, dentro da proposta que vem sendo desenvolvida no Recanto Feliz - espaço de atividades de Terapia Ocupacional do Hospital Dr. Raul Malta, do Departamento Psiquiátrico II - Hospital de Juqueri. Neste trabalho, coloca-se em discussäo a importância, para pacientes com longo tempo de internaçäo numa instituiçäo fechada, como o Hospital de Juqueri, de eventos que compreendam simultaneamente uma saida da instituiçäo, uma participaçäo em atividades sociais, e uma forma de expressäo e auto-valorizaçäo
Descritores: Terapia Ocupacional
Transtornos Mentais/reabilitação
-Exposições
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-73183
Autor: Silva, Darío Braz da.
Título: Friedrich von Bodelschwingh: o iniciador da terapia pelo trabalho na Alemanha / Friedrich von Bodelschwingh: the initiator of work therapy in Germany
Fonte: Arq. Saúde Ment. Estado Säo Paulo;46:33-36, jan.-dez. 1987.
Idioma: pt.
Resumo: Apresenta-se, de forma sucinta, a biografia de FRIEDRICH VON BOLDELSCHWINGH, o iniciador da terapia pelo trabalho na Alemanha,, enfatizando-se a relevância dos valores religiosos como motivaçäo básica na obra deste pioneiro da socioterapia
Descritores: Terapia Ocupacional
Limites: História do Século XIX
Tipo de Publ: Biografia
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1012812
Autor: Pereira, Daphne Rodrigues; Lermontov, Simone Pereira; Maia, Ana Maria Quintela; Assis, Márcia Regina de.
Título: Sala de espera do ambulatório de transplante de medula óssea: experiências de pacientes e acompanhantes / Salle d'attente de l'ambulatoire de greffe de moelle osseuse: expériences de patients et leurs accompagnateurs / Sala de espera del ambulatorio de trasplante de médula ósea: experiencias de los pacientes y sus cuidadores / Waiting room of the bone marrow transplant outpatient clinic: patient and companion experiences
Fonte: Psicol. USP;30:e180042, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O transplante de células-tronco hematopoiéticas é um procedimento de alta complexidade que vem se constituindo como uma alternativa para algumas doenças potencialmente graves e desencadeadoras de uma série de afecções. A proposta deste estudo é examinar aquilo que o paciente experimenta durante o processo do transplante, especificamente, enquanto aguarda atendimento na sala de espera. Utilizando a narrativa como método de pesquisa, trabalha com o conceito de inconsciente, cuja referência é a teoria psicanalítica. Os resultados encontrados remetem a dois pontos axiais: a imisção do sujeito, isto é, como a questão da identidade passa pela alteridade; e a expectativa por respostas em uma clínica em que as alterações orgânicas podem ser muito ameaçadoras em sua evolução. O percurso feito dá ensejo à pergunta sobre o lugar da palavra na instituição hospitalar e conclui com a proposta que ampliemos nosso olhar sobre aqueles de quem cuidamos.

Resumé La transplantation de cellules-souches hématopoïétiques est une procédure très complexe, qui réprésente une alternative pour certaines maladies pottentiellement graves et capables de déclancher une séries d'affections. Le but de cette étude est de s'attarder sur ce que le patient éprouve lorsqu'il se trouve dans la salle d'attente pour se faire soigner. Prenant le récit comme méthode de recherche, l'étude s'utilise du concept d'insconscient, emprunté à la théorie psychanalytique. Les résultats nous remettent à deux points axiaux: l'immixtion du sujet, c'est-à-dire, la manière dont la question de l'identité passe par l'altérité et l'espoir d'entendre des réponses au sein d'une clinique où les altérations de l'organisme peuvent se révéler très menaçantes au cours de leur évolution. Le chemin parcouru soulève la question de la place occupée par la parole dans l'institution hospitalière et conclut par la recommandation d'amplifier notre regard sur tous ceux à qui nous apportons des soins.

Resumen El trasplante de células madre hematopoyéticas es un procedimiento de alta complejidad, que se constituye como alternativa para algunas enfermedades potencialmente graves y desencadenantes de una serie de afecciones. La propuesta de este estudio es examinar lo que el paciente experimenta durante el proceso de trasplante, específicamente mientras aguarda en la sala de espera. Utilizando la narrativa como método de investigación, se trabaja con el concepto de inconsciente, cuya referencia teórica es la teoría psicoanalítica. Los resultados encontrados remiten a dos puntos centrales: la intromisión del sujeto, es decir, como la cuestión de la identificación pasa por la alteridad; y la expectativa por la respuesta en una clínica en que las alteraciones orgánicas pueden ser muy impactantes en su evolución. El recorrido realizado da lugar a la pregunta sobre el lugar de la palabra en el hospital, y concluye con una propuesta para que ampliemos nuestra mirada sobre aquellos que cuidamos.

Abstract Hematopoietic stem cell transplantation is a highly complex procedure that is becoming an alternative to some potentially serious diseases that trigger a series of conditions. The purpose of this study is to examine what the patient experiences during the transplant process, specifically while awaiting care in the waiting room. Using the narrative as a method of research, we work with the concept of unconscious, whose reference is the psychoanalytic theory. Results found refer to two axial points: the subject's immixing, i.e., how the issue of identity passes through the otherness; and the expectation of answers in a clinic where organic changes can be very threatening in their evolution. The path traversed gives rise to questions on the role of the word in hospital institutions and concludes with the proposal that we expand our view on those of whom we care.
Descritores: Ambulatório Hospitalar
Psicanálise
Terapia Ocupacional
Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas/psicologia
Narração
Acontecimentos que Mudam a Vida
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1022149
Autor: Holanda, Isabel Cristina Luck Coelho de; França, Luara da Costa; Albuquerque, Sandra Helena de Carvalho; Fernandes, Veruska Gondim; Nuto, Sharmênia de Araújo Soares.
Título: Desenvolvimento de habilidades na formação de estudantes de Odontologia: a contribuição da Terapia Ocupacional e da Psicologia / Skills development in the education of Dental students: the contribution of occupational therapy and psychology
Fonte: Rev. ABENO;19(1):40-48, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Relata-se a experiência de um Curso de Odontologia no desenvolvimento de habilidades psicomotoras, cognitivas e sociais dos discentes a partir da atuação interprofissional entre as áreas de Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Descreve-se o diagnóstico e o acompanhamento do desenvolvimento dessas habilidades em atividades curriculares obrigatórias (unidades curriculares) e não obrigatórias (Projeto de Acompanhamento de Competências Técnicas de Odontologia ­ PACTO). Verificou-se que, além do pioneirismo da inserção curricular da Psicologia e da Terapia Ocupacional no desenvolvimento de habilidades para a práxis odontológica, essa experiência visibiliza aos docentes e discentes e à comunidade acadêmica a importância dos aspectos psicomotores, cognitivos e sociais no processo de ensino-aprendizagem em Odontologia(AU).

This paper reports the experience of a School of Dentistry in the development of psychomotor, cognitive, and social skills of students, based on the interprofessional collaborative practice between the areas of dentistry, psychology and occupational therapy. It describes the diagnosis and follow-up of the development of these skills in compulsory curricular activities (curricular units) and non-compulsory ones (Project for Follow-up of Dentistry Technical Competences, known as PACTO). It was verified that, in addition to the pioneering curricular insertion of psychology and occupational therapy in the development of skills for dental praxis, this experience renders the psychomotor, cognitive, and social aspects of the teaching-learning process in Dentistry noticeable for teachers, students, and the academic community (AU).
Descritores: Desempenho Psicomotor
Estudantes de Odontologia
Terapia Ocupacional
Aprendizagem Baseada em Problemas/métodos
Educação em Odontologia
-Brasil
Educação Baseada em Competências/métodos
Avaliação Educacional/métodos
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Battistella, Linamara Rizzo
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Id: biblio-1143
Autor: Montini, Flavio Tanouye; Souza, Daniel Rubio; Ribeiro, Fernando de Quadros; Battistella, Linamara Rizzo.
Título: Modelo intensivo de reabilitação na síndrome de Guillain-Barré: um relato de caso / Intensive rehabilitation model in Guillain-Barre syndrome: a case report
Fonte: Acta fisiátrica;23(1):42-45, mar. 2016.
Idioma: en; pt.
Resumo: Existem poucas informações na literatura médica sobre a reabilitação de pacientes com a Síndrome de Guillain-Barré (SGB). Há estudos clínicos que demonstram a eficácia do programa de reabilitação por meio de uma equipe interdisciplinar, porém sem protocolos bem definidos e apenas realizados em regime ambulatorial. Este relato de caso tem como objetivo descrever a evolução de um paciente com SGB, durante o programa de reabilitação multiprofissional intensivo em regime de internação, discutindo as possibilidades terapêuticas para reabilitação da doença

There is little information in the medical literature on the rehabilitation of patients with GuillainBarre Syndrome (GBS). There are clinical studies that demonstrate the effectiveness of a rehabilitation program using an interdisciplinary team, but without well-defined protocols and only performed on an outpatient basis. This case report aims to describe the evolution of a patient with GBS during the intensive multidisciplinary inpatient rehabilitation program, discussing the therapeutic possibilities for rehabilitation of the disease
Descritores: Quadriplegia/etiologia
Robótica/instrumentação
Síndrome de Guillain-Barré/reabilitação
-Terapia Ocupacional/instrumentação
Modalidades de Fisioterapia/instrumentação
Terapia por Exercício/instrumentação
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1139
Autor: Thinen, Natalia Cristina; Tsukimoto, Denise Rodrigues; Tsukimoto, Gracinda Rodrigues.
Título: Avaliação funcional de pacientes com hemiplegia pós acidente vascular encefálico: Disabilities of the Arm, Shoulder And Hand - DASH / Functional evaluation of hemiplegic patients post-stroke using the Disabilities of the Arm, Shoulder And Hand - DASH questionnaire
Fonte: Acta fisiátrica;23(1):25-29, mar. 2016.
Idioma: en; pt.
Resumo: A hemiplegia pós Acidente Vascular Encefálico (AVE) resulta em limitações na movimentação do MMSS e MMII, prejudicando as capacidades funcionais do indivíduo para o desempenho de suas atividades cotidianas. Objetivo: Verificar se o questionário Disability of the Arm, Sholder and Hand (DASH) é um instrumento apropriado para avaliar pacientes com hemiplegia por AVE. Métodos: Foram entrevistados 100 pacientes com hemiplegia por AVE atendidos pelo serviço de Terapia Ocupacional IMREA HC FMUSP utilizando o instrumento DASH. Resultados: O DASH mostrou-se um questionário válido e reprodutível porque avalia as dificuldades para o desempenho de atividades básicas e instrumentais da vida diária em relação as limitações motoras dos pacientes hemiplégico. Conclusão: Oferece informações do paciente sobre sua opinião e satisfação pessoal em relação sua própria condição física e grau de independência para atividades cotidianas

Hemiplegia after a stroke results in movement limitations of the upper and lower limbs, hindering the functional capacity of the individual to perform daily activities. Objective: To verify whether the Disability of the Arm, Shoulder, and Hand questionnaire (DASH) is an appropriate instrument to evaluate patients with hemiplegia due to a stroke. Methods: One hundred patients with hemiplegia due to stroke in treatment at the Occupational Therapy service of IMREA HC FMUSP were interviewed using the DASH instrument. Results: The DASH showed to be a valid and reproducible questionnaire because it evaluates the difficulties in performing the basic and instrumental activities of daily living regarding the motor limitations of hemiplegic patients. Conclusion: The questionnaire provided patient information on their opinion and personal satisfaction regarding their own physical condition and degree of independence for daily activities
Descritores: Terapia Ocupacional
Acidente Vascular Cerebral/fisiopatologia
Hemiplegia/etiologia
-Centros de Reabilitação
Inquéritos e Questionários
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1021799
Autor: Souza, Caroline Duchatsch Ribeiro de; Gonçalves, Isabella Cristina dos Reis Carvalho; Bráz, Gabriela Maria; Sousa, Lyana Carvalho e; Buffa, Maria José Monteiro Benjamin; Moraes, Márcia Cristina Almendros Fernandes; Maximino, Luciana Paula.
Título: Elaboração e avaliação de manual educativo sobre estimulação neuropsicomotora: estratégia de conhecimento para pais e/ou cuidadores de crianças com fissuras labiopalatinas e/ou síndromes associadas / Elaboration and evaluation of an educational manual on neuropsychomotive stimulation: knowledge strategy for parents and / or caregivers of children with labiopalatinal fissures and / or associated syndromes
Fonte: Rev. Salusvita (Online);36(4):983-998, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: bebês que nascem com anomalias craniofaciais e/ou síndromes associadas normalmente necessitam de cuidados especiais. A presença da família é essencial para garantir os cuidados com o bebê, podendo nessa capacitação, ser utilizado um recurso como um manual. Objetivo: elaborar e avaliar a eficácia de um manual educativo da área de terapia ocupacional (TO), sobre as técnicas de estimulação neuropsicomotora, a partir da análise de juízes e do conhecimento adquirido pelos pais e/ou cuidadores de crianças com fissuras labiopalatinas e/ou síndromes associadas. Material e método: Foi elaborado e desenvolvido um manual de orientações para pais/cuidadores sobre a estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com FLP e/ou síndromes associadas, voltado para crianças na faixa etária de zero a um ano de idade com fissuras labiopalatinas e/ou síndromes associadas,e o mesmo foi submetido à análise de juízes para a indicação de sugestões sobre a adequação da linguagem, dos aspectos técnicos, das imagens e de apresentação. Após adequações, o manual foi utilizado porutilizado por 7 pais e/ou cuidadores. Esta etapa foi durante um mês, na Unidade de Cuidados Especiais (UCE) do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, Bauru/ SP (HRAC/USP) em três etapas: pré-intervenção, orientações e intervenções e, pós-intervenções. Os pais e/ou cuidadores responderam a um questionário na pré-intervenção e pós-intervenção para verificar conhecimentos e aquisição dos mesmos por meio de escores de acertos. As respostas das perguntas realizadas. Os questionários foram tabuladoas e foi realizada a comparação do momento pré e pós-intervenção: através do Teste T-pareado (nível de significância de 0,05%). Resultados: em todos os aspectos analisados pelos juízes foram sugeridos alterações, especialmente quanto anos itens, linguagem, aspectos técnicos e imagens. Quanto a análise do conhecimento adquidoradquirido pelos pais e/ou cuidadores, e no pré-teste a porcentagem era de aproximadamente 7,1 acertos enquanto no pós-teste era 9,1. Conclusão: o manual educativo foi eficaz como estratégia de conhecimento.

Introduction: babies born with craniofacial anomalies and / or associated syndromes usually require special care. The presence of the family is essential to ensure the care of the baby. Objective: to elaborate and evaluate the effectiveness of an educational manual in the area of occupational therapy (OT) on neuropsychomotor stimulation techniques, based on the analysis of judges and knowledge acquired by parents and / or caregivers of children with cleft palate and / or syndromes associated. Method: a manual aimed at children in the age group of zero to one year old with cleft lip and palate and / or associated syndromes, was submitted to the analysis of judges for suggestions on the adequacy of the language, technical aspects, images and presentation. After adjustments, the manual was used by 7 parents and / or caregivers for one month in the Special Care Unit (UCE) of the Hospital of Rehabilitation of Craniofacial Anomalies of the University of São Paulo, Bauru / SP (HRAC / USP) in three stages: Pre-intervention, guidelines and interventions, and postinterventions. Parents and / or caregivers answered a questionnaire in the pre-intervention and post-intervention to verify knowledge and their acquisition by means of scores of correct answers. The questionnaires were tabulated and compared using the paired T-test (significance level 0.05%). Results: all aspects analyzed by the judges were suggested changes, especially in the language items, technical aspects and images. As for the analysis of the knowledge acquired by the parents and / or caregivers in the pre-test the percentage was approximately 7.1 hits while in the post-test was 9.1. Conclusions: the educational manual was effective as a knowledge strategy.
Descritores: Desempenho Psicomotor
-Fenda Labial
Terapia Ocupacional
Limites: Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Estudo Comparativo
Responsável: BR36.1 - Biblioteca


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Battistella, Linamara Rizzo
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Id: lil-704980
Autor: Fadel, Gustavo; Correia, Viviane Duarte; Salimene, Arlete Camargo de Melo; Alfieri, Fábio Marcon; Imamura, Marta; Rosa, Chennyfer Dobbins Paes; Bernardo, Wanderley Marques; Battistella, Linamara Rizzo.
Título: LER-DORT em membros superiores: reabilitação / Cumulative trauma disorders in upper limbs: rehabilitation
Fonte: Acta fisiátrica;20(2), jun. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: Foram revisados artigos nas bases de dados do MEDLINE (PubMed)e outras fontes de pesquisa, sem limite de tempo. A estratégia de busca utilizada baseou-se em perguntas estruturadas na forma P.I.C.O. (das iniciais ?Paciente?, ?Intervenção?, ?Controle?, ?Outcome?). Estes descritores foram usados para cruzamentos de acordo com o tema proposto em cada tópico das perguntas P.I.C.O. Após análise desse material, foram selecionados os artigos relativos às perguntas que originaram as evidências que fundamentaram a presente diretriz.

Articles in the MedLine (PubMed) database and other research sources were reviewed, with no age limit. The search strategy used was based on structured questions in the PICO format (from the initials: Patient, Intervention, Control and Outcome). These descriptors were used for cross-correlating in accordance with the theme proposed in each topic of the PICO questions. After analysis of this material, articles relative to the questions were selected that originated evidence on which to base the present guideline.
Descritores: Transtornos Traumáticos Cumulativos/reabilitação
Extremidade Superior/patologia
-Exercício
Terapia Ocupacional/instrumentação
Modalidades de Fisioterapia/instrumentação
Licença Médica
Acupuntura/instrumentação
Ergonomia/instrumentação
Analgésicos/uso terapêutico
Anti-Inflamatórios/uso terapêutico
Antidepressivos/uso terapêutico
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME



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