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Id: biblio-1004091
Autor: Silva-Rodrigues, Fernanda Machado; Bernardo, Caroline Souza Gomes; Alvarenga, Willyane de Andrade; Janzen, Danielle Castro; Nascimento, Lucila Castanheira.
Título: Transição de cuidados para o domicílio na perspectiva de pais de filhos com leucemia / Transición de cuidados para el hogar en la perspectiva de padres de hijos con leucemia / Transitional care to home in the perspective of parents of children with leukemia
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40:e20180238, 2019. graf.
Idioma: pt.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico.
Resumo: Resumo OBJETIVO Descrever as experiências de pais de crianças e adolescentes com leucemia quanto à transição de cuidados do hospital para o domicílio. MÉTODO Estudo qualitativo, descritivo, realizado com nove mães e dois pais, em um hospital público pediátrico de São Paulo-SP. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, de maio de 2016 a janeiro de 2017, organizados no software Atlas.ti 7® e submetidos à análise de conteúdo indutiva. Adotou-se a Teoria das Mudanças como referencial teórico. RESULTADOS A categoria central foi "A volta para casa: apropriando-se de uma nova realidade", composta de três subcategorias: apreensão com a nova realidade de cuidados; impacto imediato das mudanças; e implementação do plano de orientações. CONCLUSÃO A transição para o domicílio fez com que os pais tivessem que se adaptar à nova e complexa realidade de cuidados. Melhorias no planejamento e sistematização da primeira alta mostram-se necessárias.

Resumen OBJETIVO Describir las experiencias de padres de niños y adolescentes con leucemia en cuanto a la transición de cuidados del hospital para el hogar. MÉTODO Estudio cualitativo, descriptivo, realizado con nove madres y dos padres, en un hospital público pediátrica en São Paulo-SP. La recolecta de datos fue llevada a cabo mediante entrevistas semiestructuradas, de mayo de 2016 a enero de 2017, organizados en el software Atlas.ti 7® y sometidos al análisis de contenido inductivo. La Teoría de los Cambios fue utilizada como referencial teórico. RESULTADOS La categoría central fue "La volta a casa: el nacimiento de una nova realidad", que derivo tres subcategorías: aprensión con la nova realidad de cuidados; impacto inmediato de las mudanzas; e implementación del plano de orientación. CONCLUSIÓN La transición hacia el domicilio ha hecho que los padres se adapten a una nueva y compleja realidad de cuidados. Las mejoras en la planificación y sistematización de la primera alta se muestran necesarias.

Abstract OBJECTIVE To describe the experiences of parents of children and adolescents with leukemia in regards to the transition from hospital care to home. METHOD A qualitative, descriptive study conducted with nine mothers and two fathers, in a pediatric public hospital. The data were collected through semi-structured interviews, from May 2017 to January 2017, organized in the software Atlas.ti 7® and submitted to inductive content analysis. The Change Theory was used as theoretical framework. RESULTS The central category was "Returning home: the birth of a new reality", which originated three subcategories: apprehension with the new reality of care; immediate impact of changes; and implementing the guidance plan. CONCLUSION The transition to the home setting made parents adapt to a new and complex reality of care. Improvements in the planning and systematization of the first hospital discharge are necessary.
Descritores: Pais/psicologia
Alta do Paciente
Adaptação Psicológica
Leucemia-Linfoma Linfoblástico de Células Precursoras/enfermagem
Cuidado Transicional
-Guias como Assunto
Pesquisa Qualitativa
Pai/psicologia
Assistência Domiciliar
Hospitais Pediátricos
Acontecimentos que Mudam a Vida
Meia-Idade
Mães/psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1052642
Autor: Tenório, Claudia Christy de Oliveira.
Título: O cuidado centrado na família da criança com Doença de LLA: elaboração de um instrumento de alta de transição / Care centered on the family of the child with ALL disease: elaboration of a transition discharge instrument.
Fonte: Niterói; s.n; 2019. 108 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Introdução: O interesse pela vida e sua complexidade por meio do cuidado ao ser humano é a cerne da Enfermagem. A vivência de uma doença maligna pode ser longa e acompanhada por grande sofrimento, desconforto físico, emocional e espiritual, tanto por parte do paciente como de seus familiares/acompanhantes. Destarte, faz-se necessário que a Enfermagem por meio de suas ferramentas de trabalho, a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) possa promover o cuidado humanizado ao familiar/acompanhante de crianças portadoras de Leucemia Linfóide Aguda (LLA) em processo de alta hospitalar. Objetivos: Fortalecer uma nova forma de visualizar a doença, diminuindo o estigma atrelado ao câncer; destacar o aspecto de abordagens centradas no cuidado familiar/acompanhante, utilizando uma ferramenta metodológica. Método: O estudo caracteriza-se por ser exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa dos dados. Elaborado por meio de consulta online, nos seguintes bancos de dados: PUBMED e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) destacando a MEDLINE; LILACS, SciELO e BDENF, com análise da produção científica nacional e internacional relativa ao período de 2013 a 2019. A elaboração da tecnologia educativa contou com três etapas: escolha do conteúdo, com base nas necessidades da família/acompanhante de criança oncológica; criação e a busca por ilustrações; preparação do conteúdo, baseado na literatura científica; avaliação da adequação, da apresentação das informações, da conveniência, facilidade de compreensão, dos conceitos mais importantes, vocabulário claro e objetivo; e adequação da composição visual, atratividade e organização. Resultados: A amostra final da revisão integrativa se constituiu de 4 artigos, no qual houve predominância de estudos descritivos e abordagem qualitativa, que salientam a atuação da equipe de enfermagem visando o cuidado integral, a humanização do tratamento dado à família pela equipe de enfermagem para adaptação da condição de internação da criança e o diálogo como fortalecedor de vínculos. No entanto, foram destacados 21 artigos com abordagem relacionadas ao tema de interesse, o que resultou em 25 artigos analisados para a elabora do conteúdo. Além disso, fica evidenciado a importância das orientações no processo do cuidado e da assistência de enfermagem durante um tratamento desgastante como a quimioterapia. Nesse sentido, por meio do processo de elaboração da cartilha, o relacionamento dialógico entre os profissionais e as famílias assume papel principal para a comunicação efetiva nos serviços de saúde. Conclusão: O instrumento é um suporte aos profissionais e às famílias/acompanhantes, para que superem dúvidas e dificuldades que permeiam o processo do tratamento da doença em uso de quimioterapia, contribuindo com orientações para a redução/alívio dos efeitos colaterais da quimioterapia pós terapia hospitalar, além de ampliar o potencial da criança oncológica em tratamento quimioterápico e da sua família na promoção da condição de saúde

Introduction: The interest in life and its complexity through caring for the human being is the core of Nursing. The experience of a malignant disease can be long and accompanied by great suffering, physical, emotional and spiritual discomfort, both by the patient and his family. Therefore, in view of this problem, it is necessary to develop this study which contemplates as object the Systematization of Nursing Care (SAE) in the humanized care of the family / companion of children with cancer during hospital discharge. Objectives: To strengthen a new way of visualizing the disease, reducing the stigma attached to cancer; to emphasize the aspect of approaches focused on family / companion care, using a methodological tool. Method: Qualitative methodological study, according to Wanda Horta and Paulo Freire, through the following steps: integrative literature review and elaboration of educational technology. The integrative review was carried out in the databases LILACS, BDENF, IBECS, MedLine, SciELO and BDENF, with analysis of the national and international scientific production related to the period from 2013 to 2019. The elaboration of the educational technology had three stages: choice of content, with based on the needs of the oncological family / companion; creation and the search for illustrations; content preparation, based on scientific literature; assessment of adequacy, presentation of information, convenience, ease of understanding, the most important concepts, clear and objective vocabulary; and adequacy of visual composition, attractiveness and organization. Results: The final sample of the integrative review consisted of 25 articles, in which there was a predominance of descriptive studies and a qualitative approach, which emphasize the nursing team's work aiming at integral care, the humanization of the treatment given to the family by the nursing team to adaptation of the child's hospitalization condition and dialogue as a linker. In addition, the importance of guidelines in the care and nursing care process during an exhausting treatment such as chemotherapy is highlighted. In this sense, through the process of elaborating the booklet, the dialogical relationship between professionals and families assumes a central role for effective communication in health services. Conclusion: The booklet is a support to professionals and families/companions, to overcome doubts and difficulties that permeate the process of treatment of the disease using chemotherapy, contributing with guidelines for the reduction/relief of the side effects of chemotherapy after hospital therapy, in addition to expanding the potential of oncological children in chemotherapy and their family to promote health status
Descritores: Enfermagem Oncológica
Alta do Paciente
Família
Criança
Leucemia-Linfoma Linfoblástico de Células Precursoras
Cuidado Transicional
Cuidados de Enfermagem
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF
BR 1342.1; D 610.73698, T312


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Id: biblio-1013187
Autor: Costa, Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da; Andrade, Selma Regina de; Soares, Cilene Fernandes; Pérez, Esperanza I. Ballesteros; Tomás, Sergio Capilla; Bernardino, Elizabeth.
Título: The continuity of hospital nursing care for Primary Health Care in Spain / La continuidad del cuidado de enfermería hospitalaria para la Atención Primaria de Salud en España / A continuidade do cuidado de enfermagem hospitalar para a Atenção Primaria à Saúde na Espanha
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;53:e03477, 2019.
Idioma: en.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Resumo: ABSTRACT Objective: To learn the profile and activities carried out by the Hospital Nurse Liaison for the continuity of care in Primary Health Care in Spain. Method: An exploratory study with a qualitative approach developed in five University Hospitals in Madrid and three in Barcelona, with Hospital Nurse Liaisons who work in Hospitals in Madrid (8) and Barcelona (11). An online questionnaire was applied with open and closed questions for data collection. The data were analyzed by the content analysis technique in the thematic modality. Results: Nineteen (19) Hospital Nurse Liaisons participated in the study. The liaisons' ages ranged from 26 to 64 years old, the majority were women (94.73%) with experience between 21 and 30 years (52.63%), and had worked in this job between 6 months and 26 years. The Nurse Liasion is required to perform a clinical assessment of the patient prior to discharge and to contact the Nurse in the patient's area of origin by telephone or e-mail. It is necessary to have experience as an educator, to work in a team and have motivation. Conclusion: Nurses in Spain perform care continuity for Primary Health Care, in which their activities encompass the availability of resources and experience in managing the care of complex patients and their families.

RESUMEN Objetivo: Conocer el perfil y las actividades realizadas por la Enfermera Hospitalaria de Enlace para la continuidad del cuidado en la atención primaria de salud en España. Método: Investigación del tipo exploratoria, de abordaje cualitativo, desarrollada en cinco Hospitales Universitarios en Madrid y tres en Barcelona, con Enfermeras Hospitalarias de Enlace que actúan en los Hospitales en Madrid (ocho) y Barcelona (11). Para la recolección de datos se aplicó un cuestionario en línea, con preguntas abiertas y cerradas. Los datos fueron analizados por la técnica de análisis de contenido, en la modalidad temática. Resultados: Participaron 19 Enfermeras Hospitalarias de Enlace. El rango de edad varió de 26 a 64 años, la mayoría eran mujeres (94,73%) con experiencia entre 21 y 30 años (52,63%), trabajando en esa función entre 6 meses y 26 años. Antes del alta hospitalaria, se solicita que la Enfermera lleve a cabo la evaluación clínica del paciente y el contacto con el Enfermero del área de origen del paciente por teléfono o email. Es necesario tener capacidad como educador, trabajar en equipo y motivación. Conclusión: En España, la Enfermera realiza la continuidad de cuidado para la atención primaria de salud, cuyas actividades abarcan disponibilidad de recursos y experiencia en el manejo del cuidado de pacientes complejos y su familia.

RESUMO Objetivo: Conhecer o perfil e as atividades realizadas pela Enfermeira Hospitalar de Enlace para a continuidade do cuidado na Atenção Primária à Saúde na Espanha. Método: Pesquisa do tipo exploratória, de abordagem qualitativa, desenvolvida em cinco Hospitais Universitários em Madri e três em Barcelona, com Enfermeiras Hospitalares de Enlace que atuam nos Hospitais em Madri (oito) e Barcelona (11). Para a coleta de dados foi aplicado um questionário on-line, com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo, na modalidade temática. Resultados: Participaram 19 Enfermeiras Hospitalares de Enlace. A faixa etária variou de 26 a 64 anos, a maioria era mulheres (94,73%) com experiência entre 21 e 30 anos (52,63%), trabalhando nesta função entre 6 meses e 26 anos. Antes da alta hospitalar, a Enfermeira é solicitada a realizar a avaliação clínica do paciente e contato com o Enfermeiro da área de origem do paciente por telefone ou e-mail. É necessário ter capacidade como educador, trabalhar em equipe e motivação. Conclusão: Na Espanha, a Enfermeira realiza a continuidade de cuidado para a Atenção Primária à Saúde, cujas atividades englobam disponibilidade de recursos e experiência no manejo do cuidado de pacientes complexos e sua família.
Descritores: Alta do Paciente
Continuidade da Assistência ao Paciente
Integralidade em Saúde
Cuidado Transicional
-Enfermagem em Saúde Comunitária
Pesquisa Qualitativa
Enfermagem Domiciliar
Hospitais Universitários
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Lima, Maria Alice Dias da Silva
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Id: biblio-876317
Autor: Weber, Luciana Andressa Feil; Lima, Maria Alice Dias da Silva; Acosta, Aline Marques; Marques, Giselda Quintana.
Título: Transição do cuidado do hospital para o domicílio: revisão integrativa / Care transition from hospital to home: integrative review / Transición del cuidado del hospital para el domicilio: revisión integrativa
Fonte: Cogitare enferm;22(3):1-11, jul-set. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivou-se identificar atividades dos enfermeiros na transição do cuidado do hospital para o domicílio a partir de evidências na literatura. Trata-se de revisão integrativa, realizada em agosto de 2015, mediante busca nas bases de dados PubMed, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Web of Science,SCOPUSe Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Foram selecionados 22 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Identificaram-se estudos de intervenção, pesquisas experimentais, quase-experimentais, em idosos e com doenças crônicas. Os resultados evidenciaram cinco categorias temáticas comas principais atividades dos enfermeiros na transição do cuidado: planejamento de cuidados para a alta; auxílio na reabilitação social; educação em saúde; articulação com os demais serviços; acompanhamento pós-alta.Conclui-se que há necessidade de aprimoramento das práticas assistenciais e organização das atividades dos enfermeiros, promovendo coordenação do cuidado com foco na transição do hospital para o domicílio (AU).

The present study aimed to identify nurses' activities in the transition of care from hospital to home based on literature evidence. Integrative review conducted in August 2015, through search of PubMed, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Web of Science, SCOPUS and Latin American and Caribbean Health Sciences Literature databases. Twenty-two (22) articles that met the inclusion criteria were selected. Interventional, experimental and quasi-experimental studies with elderly and patients with chronic diseases were identified. The results showed five thematic categories related to the main activities of nurses in transitional care: planning for discharge; assistance in social rehabilitation; health education; coordination with other services; post-discharge follow-up. It is concluded that improvement of care practices and organization of nurses' activities is needed, to ensure the coordination of care focused on transition from hospital to home (AU).

Estudio cuya finalidad fue identificar actividades de los enfermeros en la transición del cuidado del hospital para el domicilio considerándose evidencias en la literatura. Es una revisión integrativa, realizada en agosto de 2015, por medio de búsqueda en las bases de datos PubMed, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Web of Science, SCOPUSy Literatura Latinoamericana y de Caribe en Ciencias de la Salud. Se seleccionaron 22 artículos de acuerdo a los criterios de inclusión. Se identificaron estudios de intervención, investigaciones experimentales, casi experimentales, en ancianos y con enfermedades crónicas. Los resultados apuntaron cinco categorías temáticas con las principales actividades de los enfermeros en la transicióndel cuidado: planeamiento de cuidados para el alta; ayuda en la rehabilitación social; educación en salud; articulación con otrosservicios; acompañamiento despues del alta. Se constata que hay necesidad de perfeccionamiento de las prácticas asistenciales yorganización de las actividades de los enfermeros, para promover coordinación del cuidado con énfasis en la transición del hospital para el domicilio
Descritores: Alta do Paciente
Continuidade da Assistência ao Paciente
Cuidado Transicional
Cuidados de Enfermagem
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1508.9 - Departamento de Enfermagem


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Id: biblio-908228
Autor: Adauy Eneros, Arlette; Sandoval Zamorano, Jorge; Rios Salazar, Rafael; Cartes Lagos, Alejandra.
Título: Introducción a la hormono terapia en personas transexuales: objetivos de la terapia y transición en la adolescencia: Parte I / Introduction to hormone therapy in transgender people: objectives of therapy and transition in adolescence: Part I
Fonte: Rev. Soc. Chil. Obstet. Ginecol. Infant. Adolesc;24(1):7-17, Mayo 2017. tab, ilus.
Idioma: es.
Descritores: Hormônio Liberador de Gonadotropina/análogos & derivados
Hormônio Liberador de Gonadotropina/uso terapêutico
Pessoas Transgênero
Cuidado Transicional
Transexualismo/tratamento farmacológico
Limites: Masculino
Feminino
Seres Humanos
Adolescente
Tipo de Publ: Revisão
Revisão
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-881829
Autor: González, J; Rousseau, M.
Título: Conciliación farmacoterapéutica en las áreas de transición en la atención del paciente en un hospital pediátrico de alta complejidad / Medication reconciliation at areas of transition in the patient care at a tertiary pediatric hospital
Fonte: Med. infant;23(1):24-31, Marzo 2016. tab, ilus.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La Conciliación Farmacoterapéutica garantiza el tratamiento medicamentoso correcto (dosis, vía y frecuencia) en relación a la situación actual del paciente. Objetivos: Determinar el grado de seguridad farmacoterapéutica en todas las transiciones del cuidado del paciente. Métodos: estudio descriptivo, transversal. Se realizó conciliación en las primeras 24 hs del ingreso en CIM (salas de internación de cuidados intermedios o moderados), Emergencia o UCI. Se incluyeron pacientes crónicos, que recibían más de 4 medicamentos, con readmisiones frecuentes y/o fármacos de bajo índice terapéutico. Se entrevistó a los pacientes/cuidadores, con previa firma del consentimiento informado y se recolectaron datos de la HCE para comparar el "mejor listado de medicación" obtenido con la indicación médica actual para analizar las discrepancias encontradas y resolverlas. Resultados: Se conciliaron en total 320 pacientes, encontrándose 1343 discrepancias totales, de las cuales 220 (16%) fueron errores de medicación. Se conciliaron 105 pacientes en la etapa emergencia (donde hubo más errores) 101 en la etapa CIM y 92 en la etapa UCI. El 42% de los pacientes sufrió al menos 1 error de medicación (omisión de indicación, el más frecuente). La mayoría de los errores no llegaron al paciente, esto fue evitado en el 52% por el padre y en el 39% por el farmacéutico. El 7% de los errores que llegaron al paciente causaron daños. En la conciliación al alta se halló que no se asienta en la HC la farmacoterapia de base. Conclusiones: La magnitud de los errores hallados es considerable, por lo que debería implementarse en forma rutinaria un programa de conciliación terapéutica, con énfasis en Emergencia (AU)

Introduction: Medication reconciliation guarantees adequate drug treatment (dose, route, and frequency) according to the current state of the patient. Aims: To determine the degree of medication safety in all transitions of patient care. Methods: A descriptive cross-sectional study. Reconciliation was carried out in the first 24 hours after admission to the ward (intermediate or moderate care wards), emergency department, or ICU. Chronic patients receiving more than 4 different drugs, with frequent readmissions, and/or narrow therapeutic index medications were included. Patients/caregivers were interviewed after signing informed consent and data were collected from the medical chart to compare the "best list of medications" obtained with the current medical indications to analyze discrepancies and resolve them. Results: Overall, reconciliation was carried out in 320 patients and 1343 discrepancies were observed, of which 220 (16%) were found to be medication errors. Reconciliation was carried out in 105 patients at the emergency department (where most errors were made), in 101 on the wards, and in 92 in the ICU. In 42% of the patients at least one medication error was observed (being omission of the indication the most common). The majority of errors did not affect the patient; they were avoided by the parent in 52% and by the pharmacist in 39%. Seven percent of the errors that did affect the patient caused damage. At reconciliation at discharge we found that in the medical chart baseline pharmacotherapy was not recorded. Conclusions: The magnitude of errors found was considerable and therefore a program of medication reconciliation should be routinely implemented, with emphasis on the emergency department (AU)
Descritores: Doença Crônica/tratamento farmacológico
Erros de Medicação
Reconciliação de Medicamentos
Segurança do Paciente
Cuidado Transicional
-Cooperação e Adesão ao Tratamento
Limites: Seres Humanos
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Responsável: AR305.1 - SID - Servicio de Información y Documentación


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Id: biblio-878666
Autor: Sánchez Kulik, J; Bordato, A; Arazi, S; Mecikovsky, D; Bologna, R.
Título: Evaluación del proceso de transición de adolescentes con infección por VIH/Sida / Evaluation of the transition process of adolescents with HIV infection/AIDS
Fonte: Med. infant;24(2):100-110, Junio 2017. tab, ilus.
Idioma: es.
Resumo: El desarrollo de nuevas opciones terapéuticas para el manejo de la infección VIH ha mejorado la sobrevida de los niños con infección perinatal. Estos avances llevaron a preparar a los adolescentes para la transición desde una institución pediátrica hacia un centro de adultos. Población: Se incluyeron pacientes con infección por VIH de 16 años o mayores. Fueron excluidos aquellos pacientes con infecciones oportunistas activas que requerían internación y ante ausencia de consentimiento/asentimiento informado. Objetivo, material y método: Evaluar el proceso de transición de adolescentes con infección VIH/SIDA desde un hospital pediátrico a centros de atención de adultos. Se realizó un estudio de intervención que incluyó la aplicación y análisis del proceso de transición interinstitucional. La transición incluyó la preparación y evaluación del paciente con asistencia a una serie de talleres, prevenir conductas de riesgo y favorecer el bienestar físico-social-emocional. Se analizó el estado de preparación del paciente en una etapa inicial y en el transcurso del programa, el cumplimiento del plan establecido y el tiempo requerido para la transición exitosa. Los objetivos centrales del proyecto fueron: preparación del paciente, concretar etapas del programa de transición, establecer indicadores clínicos y psicosociales que permitieron realizar una transición exitosa. Resultados: De un total de 50 pacientes, sexo femenino 52%. Escolarizados 92%. La mediana de carga viral fue de 289 y de recuento de CD4 de 23.35. En el 52% de la población el diagnóstico fue develado antes de los 13 años de edad. Este grupo presentó en un 48% autonomía adecuada. El 54% realizó adecuado seguimiento clínico. Durante el periodo del estudio, 17 pacientes lograron la transición. La edad promedio de los pacientes transicionados fue de 18 años, en su mayoría mujeres (59%). Conclusiones: La transición es un proceso multifacético, que involucra al paciente, su familia y al equipo de salud tratante de niños y de adultos. Para que sea exitosa hay que conocer todos los aspectos propios del paciente y la situación (AU)

The development of new treatment options for the management of HIV infection has increased survival of perinatally infected children. These advances have led to the need to prepare adolescents for the transition from a pediatric institution to a center for adult care. Population: Patients 16 years or older with HIV infection were included in the study. Patients with active opportunistic infections that required hospital admission and those who did not provide written informed consent/assent were excluded. Aim, material, and method: To evaluate the process of transition of adolescents with HIV infection/AIDS from a pediatric hospital to an adult care center. An intervention was performed including application and analysis of the process of interinstitutional transition. The transition included the preparation and evaluation of the patient through the participation in a series of workshops, prevention of risk behaviors, and encouragement of physical-social-emotional well-being. The state of preparation of the patient in the initial stage and throughout the program, compliance with the established plan, and the time needed for successful transition were analyzed. The main aims of the project were: preparation of the patient, carry out the stages of the transition program, establish clinical and psychosocial markers for a successful transition. Results: Of a total of 50 patients, 52% were female; 92% was attending school. Median viral load was 289 and CD4 count was 23.35. In 52% of the cohort, the diagnosis was disclosed before 13 years of age. Autonomy was adequate in 48% of the children. Overall, 54% complied with the clinical follow-up. Over the study period, 17 patients successfully transitioned. Mean age of the transitioned patients was 18 years, with a majority of girls (59%). Conclusions: Transition is a multifaceted process involving the patient, their family, and the health-care teams for children and adults. For a successful transition, all patient- and situation-related aspects should be known (AU)
Descritores: Seguimentos
Infecções por HIV/psicologia
Adesão à Medicação
Transição para Assistência do Adulto
Cuidado Transicional
-Doença Crônica
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: AR305.1 - SID - Servicio de Información y Documentación


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-777574
Autor: Lima, Monica; Coutinho, Denise; Jalil, Cristina Moreira; Lopez, Fábio Nieto.
Título: Transição dos Bacharelados Interdisciplinares para a Formação em Psicologia / Transition from an Interdisciplinary Bachelor Program to a Psychology Bachelor Program / Transición entre el Pregrado Interdisciplinario y el Pregrado en Psicología
Fonte: Psicol. ciênc. prof;36(1):183-195, jan.-mar. 2016. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Em 2009, o Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia propõe a área de concentração Estudos da Subjetividade e do Comportamento Humano como transição dos Bacharelados Interdisciplinares (BI) para o curso de graduação em Formação de Psicólogo. São sujeitos desta investigação os 13 estudantes egressos do BI que escolheram a transição para o curso de Psicologia. O modelo teórico-metodológico é o Sistema de Signos, Significados e Práticas, que aborda o objeto nos níveis factual, narrativo e interpretativo. : não há diferença entre coeficientes de rendimento escolar dos egressos do BI e demais estudantes de Psicologia; todos ressaltam positivamente a formação interdisciplinar do BI como relevante para o curso profissionalizante de Psicologia; a maioria reconhece sua decisão de estudar Psicologia como anterior ao ingresso no BI, atribuindo a este curso o amadurecimento da decisão; a maioria tem expectativa de exercer a profissão de psicólogo, contando com a formação prévia adquirida no BI....(AU)

Abstract In 2009, the Institute of Psychology-UFBA proposed the Concentration Area of Subjectivity and Human Behavior Studies as a transition from the Interdisciplinary Bachelor (IB) to the Psychology Bachelor. 13 IB students were chosen as research subjects. The theoretical-methodological model adopted was the System of Signs, Meanings and Practices, which addresses the object from actual, narrative and interpretive levels. : there is no difference in school performance levels between IB and other Psychology students; all IB students positively emphasized interdisciplinary training as relevant to the vocational course in Psychology; most of them recognized that their desire to study Psychology existed before entering IB, attributing to IB the maturing of their decision; the majority of them expect to work as psychologists, relying on the prior training acquired in IB....(AU)

Resumen En 2009, el Instituto de Psicología-UFBA propuso el área de concentración en Estudios de la Subjetividad y de la Conducta Humana como alternativa para hacer la transición desde el pregrado Interdisciplinario (GI) hacia el pregrado en Psicología. 13 estudiantes provenientes del GI que eligieron esta alternativa fueron elegidos como sujetos de esta investigación. El modelo teórico-metodológico elegido fue el Sistema de Signos, Significados y Prácticas que aborda el objeto en sus niveles factual, narrativo e interpretativo. : no hay diferencia entre el rendimiento académico de los estudiantes provenientes de GI y los estudiantes de Psicología; todos los estudiantes de GI destacan positivamente la formación interdisciplinaria del GI como relevante para la formación profesional en psicología; la mayoría de ellos reconoce su decisión de estudiar psicología como anterior al curso GI, atribuyendo a este curso la maduración de tal decisión; la mayoría espera ejercer la profesión de psicólogo confiando en la formación previa adquirida en GI....(AU)
Descritores: Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Instituições de Ensino Superior
Psicologia
-Cuidado Transicional
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-775162
Autor: Pagliaro, Carla Lucchi; Bühler, Karina Elena Bernardis; Ibidi, Silvia Maria; Limongi, Suelly Cecília Olivan.
Título: Dietary transition difficulties in preterm infants: critical literature review / Dificuldades de transição alimentar em crianças prematuras: revisão crítica de literatura
Fonte: J. pediatr. (Rio J.);92(1):7-14, Jan.-Feb. 2016. graf.
Idioma: pt.
Projeto: FAPESP.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE: To analyze the scientific literature on dietary changes in preterm children during the first years of life. DATA SOURCE: The PubMed database was used for article selection. The texts were analyzed according to their objectives, research design, and research group characteristics. The following were selected to comprise the criteria: (1) publications in the period from 1996 to 2014; (2) participation of infants and children from birth to 10 years of age; (3) development of oral motor skills necessary for feeding; (4) development of the feeding process; and (5) feeding difficulties during childhood. SUMMARY OF THE FINDINGS: There were 282 studies identified, of which 17 were used in the review, and five more articles were identified through the reference list of selected articles, totaling 22 references. CONCLUSION: Very low birth weight preterm newborns are more likely to have feeding problems in early postnatal stages and during childhood when compared with full-term infants. Monitoring the feeding of these infants after hospital discharge is strictly recommended in an early intervention program aiming at better development of feeding skills.

RESUMO OBJETIVO: Analisar a literatura científica sobre alterações alimentares em crianças prematuras durante os primeiros anos de vida. FONTE DOS DADOS: A base de dados do Pubmed foi a precursora para a seleção dos artigos. Os textos foram analisados quanto aos seus objetivos, desenhos da pesquisa e características do grupo pesquisa e foram selecionados os seguintes temas para compor os critérios: (1) publicações de 1996 a 2014; (2) participação de bebês e crianças, do nascimento até os 10 anos; (3) desenvolvimento das habilidades motoras orais necessárias para a alimentação; (4) desenvolvimento do processo de alimentação e (5) dificuldades alimentares durante a infância. SÍNTESE DOS DADOS: Foram identificados 282 estudos, 17 foram usados e cinco artigos foram identificados por meio da lista de referência bibliográfica dos artigos selecionados, totalizando 22 referências bibliográficas. CONCLUSÃO: A revisão permitiu concluir que recém-nascidos pré-termo muito baixo peso (RNPTMBP) são mais propensos a apresentar problemas de alimentação nos estágios iniciais pós-natal e durante a infância quando comparados com crianças a termo. O monitoramento da alimentação após a alta hospitalar é estritamente recomendado em um programa de intervenção precoce com vistas ao melhor desenvolvimento das habilidades alimentares.
Descritores: Ingestão de Alimentos/fisiologia
Fenômenos Fisiológicos da Nutrição do Lactente/fisiologia
Recém-Nascido Prematuro/crescimento & desenvolvimento
Cuidado Transicional/normas
-Fenômenos Fisiológicos da Nutrição Infantil/fisiologia
Cuidado do Lactente/estatística & dados numéricos
Recém-Nascido de muito Baixo Peso/crescimento & desenvolvimento
Destreza Motora/fisiologia
Limites: Criança
Pré-Escolar
Seres Humanos
Lactente
Recém-Nascido
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME



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