Base de dados : LILACS
Pesquisa : E05.104 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 21 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 3 ir para página          

  1 / 21 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-741315
Autor: Schor, Paulo.
Título: Let us do it ourselves / Façamos nós mesmos
Fonte: Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);81(1):6-7, Jan-Feb/2015.
Idioma: en.
Descritores: Melhoramento Biomédico
Invenções
-Brasil
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME


  2 / 21 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-564027
Autor: Ticona, Eduardo.
Título: Tuberculosis: ¿se agotó el enfoque biomédico / Tuberculosis: has the biomedical approach ran out
Fonte: Rev. peru. med. exp. salud publica;26(3):273-275, jul.-sept. 2009.
Idioma: es.
Descritores: Melhoramento Biomédico
Tuberculose
Tuberculose/prevenção & controle
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


  3 / 21 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1115727
Autor: Piedra Alegría, Jonathan.
Título: Una aproximación bioética a la mejora cognitiva en individuos sanos: "más no es mejor" / A Bioethical Approach to Cognitive Enhancement in Healthy Individuals: "The More is not the Better" / Uma aproximação bioética para a melhoria cognitiva em indivíduos saudáveis: "mais não é melhor"
Fonte: Rev. latinoam. bioét;19(2):93-110, jul.-dic. 2019.
Idioma: es.
Resumo: Resumen: La discusión sobre el human enhancement es uno de los temas que ha tomado más relevancia dentro de los debates bioéticos actuales. En este artículo realizaremos un abordaje sobre este concepto, específicamente en relación al tema de la mejora cognitiva. Con la idea de crear un marco ético reflexivo, abordaremos el tema desde varias vertientes. En primer lugar, cómo se entiende la mejora cognitiva, a partir de dos aspectos distintos: la finalidad de la mejora y la acción mejoradora en sí misma. Posteriormente, se enfocarán los alcances de la mejora cognitiva desde la óptica de las investigaciones científicas sobre el tema. En la segunda parte del texto, analizaremos (a partir del meta-análisis de una selección de investigaciones científico-empíricas) el tema de si realmente se presenta una mejora y, de ser así, de qué clase de mejora se trata. Para finalizar, realizaremos una reflexión en torno a los problemas morales que presenta la mejora cognitiva, para concluir brevemente que este tipo de mejora solo se presenta en un sentido muy limitado, al tiempo que se encuentra justificada por un marco reduccionista de la cognición y, por lo tanto, del ser humano mismo.

Abstract: The discussion on human enhancement is one of the topics that has gained more relevance in the current bioethical debates. In this article we will approach this concept, specifically in relation to the cognitive enhancement. In order to create a reflexive ethical framework, we will approach the subject from different points of view. Firstly, how cognitive improvement is understood based on two different aspects: the enhancement purpose and the enhancing activity itself. Subsequently, the scope of cognitive enhancement will be approached from the perspective of scientific research on the subject. On the second part of this paper we will analyze (based on the metanalysis of a selection of technical-empirical research papers) whether there is an actual enhancement and, if there is, what kind of enhancement is it. Finally, we will carry out a reflection around the moral problems represented by cognitive enhancement, to briefly conclude that this kind of enhancement occurs in a very limited manner while being justified from a reductionist framework of cognition and therefore of the human being.

Resumo: A discussão sobre o human enhancement é um dos tópicos que ganhou maior relevância nos atuais debates bioéticos. Neste artigo, abordaremos esse conceito, especificamente em relação à questão da melhoria cognitiva. Com a ideia de criar um marco ético reflexivo, abordaremos a questão sob vários aspectos. Primeiro, como a melhoria cognitiva é entendida, com base em dois aspectos diferentes: a finalidade da melhoria e a própria ação de melhoria. Posteriormente, o alcance da melhoria cognitiva será focado na perspectiva das pesquisas científicas sobre essa temática. Na segunda parte do texto, analisaremos (a partir da meta-análise de uma seleção de pesquisas científico-empíricas) a questão de saber se uma melhoria é realmente apresentada e, em caso afirmativo, de que tipo de melhoria se trata. Finalmente, realizaremos uma reflexão sobre os problemas morais apresentados pela melhoria cognitiva, concluindo brevemente que esse tipo de melhoria ocorre apenas em um sentido muito limitado, sendo justificado por um marco reducionista da cognição e, portanto, do próprio ser humano.
Descritores: Nootrópicos
-Terapêutica
Melhoramento Biomédico
Temas Bioéticos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO87 - Hemeroteca de la Universidad Militar Nueva Granada


  4 / 21 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Castiel, Luís David
Texto completo
Id: lil-662806
Autor: Ferreira, Marcos Santos; Castiel, Luis David; Cardoso, Maria Helena Cabral de Almeida.
Título: A patologização do sedentarismo / The pathologization of sedentariness
Fonte: Saúde Soc;21(4):836-847, out.-dez. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: A identificação do sedentarismo como fator de risco para doenças crônico-degenerativas influenciou significativamente nas recomendações de saúde pública em defesa de estilos de vida fisicamente ativos. O artigo estuda o processo de patologização do sedentarismo e seus desdobramentos para o campo da saúde pública. Num primeiro momento, discutimos de que maneira o modelo biomédico serve de base para a transposição de aspectos da conduta humana como "fator de risco" e, a seguir, como patologia, tal qual no caso específico da "Síndrome da Morte Sedentária", assim classificada por alguns autores. Em seguida, analisamos como essa visão vem sendo difundida no campo da saúde, tomando por base um programa institucional que, ao mesmo tempo em que transforma o sedentarismo em doença, apresenta a atividade física como um remédio cujos resultados podem se estender a todas as esferas da vida. Nessa linha de raciocínio, em que os mal-estares de nossa civilização são medicalizados e tornados mercadoria ao serem transformados em riscos e patologias, a atividade física torna-se vacina para o corpo social.
Descritores: Atividade Motora
Doença Crônica
Comportamento Sedentário
Exercício Físico
Fatores de Risco
Melhoramento Biomédico
Política de Saúde
-Corpo Humano
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


  5 / 21 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-662805
Autor: Costa, Márcio Luis; Bernardes, Anita Guazzelli.
Título: Produção de saúde como afirmação de vida / Health production as a life statement
Fonte: Saúde Soc;21(4):822-835, out.-dez. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo discute o conceito de saúde e doença como forma de contribuir para o debate e implementação do Sistema Único de Saúde (SUS). Explora-se as possibilidades de articulação entre a Psicologia Social e a Fenomenologia de Lévinas. A articulação permite percorrer o solo de construção da saúde como ausência de doença, para a saúde como forma de produção de diferença, de alteridade e vida. Este texto discute o conceito de saúde e doença no marco da episteme moderna; a partir disso, a reflexão encaminha-se para a discussão de novos marcadores, como o nome próprio, o simulacro e o tempo, identificados como outras formas de operar com a saúde desvinculada do conceito de doença, o que permite pensar o conceito de saúde articulado aos de produção e alteridade.
Descritores: Estratégias
Melhoramento Biomédico
Política Pública
Promoção da Saúde
Reforma dos Serviços de Saúde
Saúde
Sistema Único de Saúde
Vida
-Psicologia Social
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


  6 / 21 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1101906
Autor: António, Manuel.
Título: Envelhecimento ativo e a indústria da perfeição / Active ageing and the culture of perfection
Fonte: Saúde Soc;29(1):e190967, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Nas últimas duas décadas, o envelhecimento ativo adquiriu expressão relevante enquanto paradigma de políticas públicas para fazer face aos desafios colocados pelo envelhecimento demográfico. Definido, primeiramente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de forma a enfatizar a responsabilidade da sociedade no seu conjunto relativamente à qualidade de vida ao longo do processo de envelhecimento, o paradigma do envelhecimento ativo, atualmente, tem vindo a concentrar-se, sobretudo, no adiamento da idade da reforma e na redução dos custos com a saúde nos últimos anos de vida, a partir de uma lógica de responsabilização individual. Para a elaboração deste artigo, foram consultados vários sítios on-line de clínicas médicas portuguesas nas quais se praticam consultas/tratamentos de medicina antienvelhecimento, analisando os anúncios publicitários dos serviços prestados, bem como artigos de opinião redigidos pelos próprios médicos dessa especialidade, dirigidos a um público leigo. Conclui-se que, a par da responsabilização individual pela saúde e, de forma mais geral, pela forma como se envelhece, assistimos hoje à expansão de um amplo mercado de produtos e serviços antienvelhecimento que nos permitem argumentar que o ideal de envelhecimento ativo poderá estar ao serviço de uma indústria da perfeição.

Abstract In the last two decades, Active Ageing acquired significant importance in scientific and political forums as a new paradigm of public policies to meet challenges posed by the ageing population. Defined by the WHO as to emphasize society's responsibility regarding quality of life as people age, the Active Ageing paradigm represents, nowadays, a progressive narrowing of action scope and accountability. In recent years, assuming the logic of individual accountability, it serves as basis for the accusation of individual negligence in not adopting a healthy lifestyle. This study analyses the websites of several Portuguese medical clinics specialized in anti-ageing medicine, where one can find advertisements of the services provided, and, in some cases, opinion articles drawn up by doctors of this medical specialty, for a lay audience. Considering the increasing international dimension of the aesthetic and hormonal enhancement biotechnologies market, the ideal of Active ageing can, today, be at the service of the culture of perfection.
Descritores: Política Pública
Qualidade de Vida
Saúde do Idoso
Melhoramento Biomédico
Envelhecimento Saudável
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


  7 / 21 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1101910
Autor: Castro, Bruno de.
Título: Aprimoramento cognitivo e a produção de modos de subjetividade: um estudo sobre o uso de substâncias "nootrópicas" a partir de um blog brasileiro / Cognitive enhancement and the production of subjectivity modes: a study on the use of nootropics according to a Brazilian blog
Fonte: Saúde Soc;29(1):e190936, 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O consumo de medicamentos para aprimorar processos mentais, como memória, concentração e estado de alerta, tem se expandido. As chamadas smart drugs e fármacos nootrópicos são utilizados na expectativa de obter melhor desempenho em tarefas profissionais e acadêmicas. Este artigo analisa a difusão do uso de medicamentos para aprimoramento cognitivo, a partir de um blog brasileiro chamado Cérebro Turbinado, com ênfase na discussão da categoria "nootrópicos". A metodologia adotada foi a pesquisa socioantropológica documental, baseada em materiais de divulgação científica que integram o conteúdo do blog, criado em 2015 por um estudante de medicina de uma universidade pública. O blog apresenta os nootrópicos como opções mais acessíveis, seguras e igualmente eficazes em comparação com os medicamentos psicotrópicos utilizados como smart drugs. Editor e leitores produzem um saber coletivo para otimizar o desempenho cerebral. As experiências pessoais evidenciam a maneira como os indivíduos interpretam seus estados corporais e os relacionam com os medicamentos. Na esteira dos processos de farmacologização da sociedade, a produção de modos de subjetividade baseadas em uma concepção individualista dos processos de saúde/doença/incapacidade, apoiada na compreensão neuromolecular do cérebro, fundamenta-se no compartilhamento de práticas e conhecimentos sobre tais substâncias.

Abstract The use of drugs to improve mental processes, such as memory, concentration and alertness, has been increasing. Nicknamed "smart drugs", nootropic drugs are used with the expectation that better performance can be achieved in professional and academic tasks. This analyzes the spread of cognitive enhancement drugs according to a Brazilian blog called Cérebro Turbinado focusing on the discussion of the nootropic drugs category. This is a documentary socio-anthropological research grounded on the scientific outreach materials that integrate the blog content, created in 2015 by a medical student from a public university. The blog presents nootropics as the most affordable, safe and equally effective options for psychotropic drugs used as smart drugs. Editor and readers turn to the production of collective knowledge to optimize brain performance. The narratives of personal experiences highlight the way individuals interpret their body states and relate them to medication. In the wake of society's medicalization processes, the production of subjectivity modes based on an individualistic conception of health/disease/disability processes, supported by neuromolecular understanding of the brain, is grounded on the sharing of practices and knowledge about such substances.
Descritores: Psicofarmacologia
Automedicação
Nootrópicos
Melhoramento Biomédico
Medicalização/tendências
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


  8 / 21 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1101913
Autor: Rohden, Fabíola; Pussetti, Chiara; Brandão, Elaine Reis.
Título: A indústria da perfeição: circuitos transnacionais nos mercados e consumos do aprimoramento cosmético e hormonal / The culture of perfection: transnational circuits in marketing and consumption of cosmetic and hormonal enhancement products
Fonte: Saúde Soc;29(1):e000001, 2020.
Idioma: pt.
Descritores: Indústria da Beleza
Imagem Corporal
Biotecnologia
Saúde
Indústria Cosmética
-Rejuvenescimento
Cirurgia Plástica
Melhoramento Biomédico
Medicalização
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


  9 / 21 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-991094
Autor: Isidoria Wuitar, Carlos Manuel; Lara Caveda, Denis; Bautista Sánchez Oms, Alberto; Vaca García, Mario Rene.
Título: Estudio técnico y biomédico para detectar talentos en atletismo / Technical and biomedical study to detect talents athletics
Fonte: Rev. cuba. invest. bioméd;37(1):85-94, ene.-mar. 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La detección de talentos deportivos para el atletismo correspondiente a un rango etario promedio entre los 10 y 11 años (ambos sexos) se basa en el rendimiento físico obtenido mediante pruebas de valoración del rendimiento deportivo establecidas en la literatura. Delimitar indicadores físicos y médico-biológicos permite gestionar eficientemente el proceso de dirección del entrenamiento deportivo. Objetivo: Determinar el comportamiento físico y biomédico de los estudiantes de perspectivas deportivas, con el propósito de identificar talentos deportivos para la práctica del atletismo. Métodos: Bajo un muestreo intencional se seleccionó a 26 alumnos de perspectivas deportivas entre 11-12 años (12 sujetos del sexo femenino y 14 sujetos del masculino) entrenados en la Escuela Obdulio Morales Torres, aplicándole ocho pruebas físicas y biomédicas para determinar sus potencialidades reales para la selección deportiva del atletismo cubano. Resultados: Se establecieron medias colectivas que para el sexo femenino se ubicaron en 37,08 puntos (Rendimiento Bien), y el masculino en 33,29 (Rendimiento Regular). Al menos 12 sujetos (talentos deportivos) de ambos sexos presentaron indicadores altos a tener en cuenta para la selección deportiva en diversas modalidades del atletismo, 9 se calificaron como reserva deportiva y 5 sin condiciones. Conclusiones: Las pruebas de mayor relevancia para las niñas de 10 años fueron la rapidez y la resistencia, y en los niños de 11 años la rapidez y el salto de longitud con carrera de impulso. Los resultados obtenidos permiten ubicar a los alumnos con perspectivas de acuerdo con los eventos de velocidad, saltos, lanzamientos y eventos múltiples según sus resultados(AU)

Introduction: The sport talents detection for athletics corresponding to an average age range between 10 and 11 years old (both sexes) is based on physical performance obtained through sports performance assessment tests established in the literature. Delimiting physical and medical-biological indicators allows the management process of sports training to be efficiently managed. Objective: To determine the physical and biomedical behavior of sports perspectives students, with the purpose of identifying sport talents for the athletics practice. Methods: Under an intentional sampling, 26 students of sports perspectives were selected between 11-12 years old (12 female subjects and 14 male subjects) trained in the Obdulio Morales Torres School, applying eight physical and biomedical tests to determine their Real potentials for the Cuban athletics sports selection. Results: Collective arithmetic means were established, for the female sex they were located in 37.08 points (Good Performance), and masculine in 33.29 (Regular Performance). At least 12 subjects (sports talents) of both sexes presented high indicators to be taken into account for sport selection in various athletics modalities, 9 were qualified as sports reserve and 5 without conditions. Conclusions: The most relevant tests for 10-year-old girls were speed and resistance. In 11 years old boys the speed and long jump with momentum were the best passed tests of athletics. The obtained results allow to locate the students with perspectives according to events of speed, jumps, throws and multiple events according to their results(AU)
Descritores: Atletismo/educação
Melhoramento Biomédico/métodos
-Aptidão
Desempenho Atlético/tendências
AMERICAN DENTAL ASSOCIATIONACCESSORY NERVE
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  10 / 21 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-968195
Autor: Maturi, Horacio.
Título: Un camino hacia el futuro / A way towards the future
Fonte: Rev. Asoc. Med. Bahía Blanca;19(2):42-43, abril-junio 2009.
Idioma: es.
Descritores: Acesso a Medicamentos Essenciais e Tecnologias em Saúde
-Desenvolvimento Tecnológico
Melhoramento Biomédico
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR393.1 - Centro de Información y Documentación Dr H. Urquiola



página 1 de 3 ir para página          
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde