Base de dados : LILACS
Pesquisa : E05.104.500 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 98 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 10 ir para página                        

  1 / 98 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Yuyama, Lucia Kiyoko Ozaki
Aguiar, Jaime Paiva Lopes
Texto completo
Id: lil-420515
Autor: Silva Filho, Danilo Fernandes da; Yuyama, Lucia Kiyoko Ozaki; Aguiar, Jaime Paiva Lopes; Oliveira, Maslova Carmo; Martins, Lúcia Helena Pinheiro.
Título: Caracterização e avaliação do potencial agronômico e nutricional de etnovariedades de cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal) da Amazônia / Characterization and evaluation of the agronomic and nutritional potential of ethnovarieties of cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal) in Amazonia
Fonte: Acta amaz;35(4):399-405, out.-dez. 2005. ilus, mapas.
Idioma: pt.
Resumo: O cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal) é um importante recurso genético para o povo da Amazônia, porque produz frutos tradicionalmente utilizados como alimento, medicamento e cosméticos. Por se tratar de um excelente produto para o agro-negócio, aprofundar o conhecimento sobre a espécie, será uma contribuição de grande valia para a sociedade da região. Este trabalho teve o objetivo de caracterizar e avaliar o potencial de diferentes etnovariedades (ETNs) por meio de descritores agronômicos e minerais dos seus frutos. O Experimento foi conduzido na Estação Experimental de Hortaliças do INPA, em Manaus, em solo Podzólico vermelho-amarelo, álico, textura arenosa e de baixa fertilidade. Adotou-se um delineamento experimental de blocos ao acaso, com 28 tratamentos (as ETNs) em quatro repetições. Os seguintes descritores agronômicos e minerais dos frutos foram avaliados: forma dos frutos, número de frutos, comprimento do fruto, largura do fruto, peso médio do fruto, espessura da polpa, potássio, zinco, manganês, sódio, ferro, magnésio e cálcio. As análises de variância detectaram diferenças significativas entre as etnovariedades para todos os caracteres. As 28 ETNs puderam ser classificadas em nove formatos diferentes de frutos. As plantas produziram em média 4 a 89 frutos, variando em peso de 18,5 a 301 g. Entre os micro-elementos analisados a concentração de ferro variou de 97,3 a 352,7 mg em 100g da polpa in natura. Destacou-se em conteúdo deste elemento, a ETN3, originária de Barcelos (AM). Entre os macro-elementos, o potássio (variando entre 54,6 a 563,5 mg em 100g da polpa in natura) apresentou maior concentração nas 28 ETNs avaliadas. A ETN9, originária de Lábrea (AM), foi a que produziu os frutos mais ricos nesse elemento. De maneira geral, as ETNs estudadas apresentam variabilidade genética ampla para ser explorada em programa de melhoramento do cubiu.
Descritores: Solanaceae
Melhoramento Genético
Frutas
Minerais
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


  2 / 98 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-429320
Autor: Barros, José de Ribamar Silva.
Título: Genetic breeding on the bee Melipona scutellaris (Apidae, Meliponinae)
Fonte: Acta amaz;36(1):115-120, jan.-mar. 2006. tab.
Idioma: en.
Resumo: Foi feita uma seleção de rainhas durante oito meses com 10 colônias aproveitando uma florada de laranjeiras. Cada colônia teve sua produção total (mel, pólen, crias, geoprópolis e cera) avaliada. Estimamos com estes dados o coeficiente de repetibilidade por meio de uma correlação intraclasse e obtivemos r = 0.835 ± 0,071. Esse valor é alto e mostra que a produção de cada colônia é repetível. Executamos uma seleção usando o coeficiente de regressão de cada colônia e o respectivo ganho de produção . No uso desses dados, as colmeias foram divididas em três grupos, de acordo com o método de Vencovsky e Kerr (1982): a contendo as colônias de maior produtividade; b com as colônias que apresentaram menor produtividade e c com as colônias de produção intermediárias. As colônias com maior produção (grupo a) deram suas rainhas para aquelas com menor produção (grupo b) cujas rainhas foram retiradas e mortas. As colônias do grupo c permaneceram com suas próprias rainhas durante todo o experimento tanto antes como depois da seleção.As modificações no peso, quer dizer, a resposta genética ocorrida foi (R)= 7.98 gramas por dia, indicando um ganho proveniente da seleção. A estimativa da herdabilidade é o dobro da resposta à seleção dividida pela seleção diferencial (S2), ou seja: , logo = 0,166.
Descritores: Abelhas
Cruzamento
Melhoramento Genético
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


  3 / 98 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-522369
Autor: Chia, Gilson Sánchez; Lopes, Ricardo; Cunha, Raimundo Nonato Vieira da; Rocha, Raimundo Nonato Carvalho da; Lopes, Maria Teresa Gomes.
Título: Repetibilidade da produção de cachos de híbridos interespecíficos entre o caiaué e o dendezeiro / Repeatability for bunch production in interspecific hybrids between caiaué and african oil palm
Fonte: Acta amaz;39(2):249-253, 2009. tab.
Idioma: pt.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Resumo: A hibridação interespecífica entre o caiaué (Elaeis oleífera (Kunth) Cortés) e o dendezeiro (E. guineensis Jacq.) tem sido explorada com o objetivo de desenvolver cultivares tão produtivas quanto as de dendezeiro, aliada à resistência a pragas e doenças, principalmente o amarelecimento fatal, elevada taxa de ácidos graxos insaturados e redução de porte características do caiaué. Por ser uma cultura perene com longo ciclo de produção, além dos altos custos para manutenção e avaliação dos experimentos de melhoramento genético, é necessário definir o período mínimo de avaliação para que a seleção dos híbridos seja realizada com eficiência e mínimo dispêndio de tempo e recursos. Este estudo teve como objetivo estimar os coeficientes de repetibilidade dos caracteres número de cachos, peso total de cachos e peso médio de cachos de híbridos interespecíficos e definir o número de anos consecutivos de avaliação necessário para seleção eficiente dos melhores cruzamentos e indivíduos. Os coeficientes de repetibilidade foram estimados pelos métodos da análise de variância, componentes principais com base na matriz de covariância (CPCV) e de correlações, e análise estrutural com base na matriz de correlações. O método dos CPCV demonstrou ser o mais adequado para o estudo da repetibilidade da produção de cachos, indicando quatro anos consecutivos de avaliação para selecionar progênies, representadas por dez plantas, com coeficientes de determinação (R²) superiores a 85 por cento, e que para seleção individual de plantas são necessários pelo menos seis anos consecutivos de avaliação para atingir R² superior a 80 por cento.

Interspecific hybridization between the caiaué (Elaeis oleífera (Kunth) Cortés) and the african oil palm (E. guineensis Jacq.) has been exploited with the objective of developing varieties as productive as African oil palm and with the pest and disease resistance, reduced height and high levels of insaturated oils characteristic of the caiaué. Perennial crops with long production cycles and high costs for maintenance and evaluation of improvement experiments require definition of minimum evaluation periods for efficient and low cost selection of hybrids. This study estimated the repeatability coefficients of the characters bunch number, total weight of bunches and average bunch weight of interspecific hybrids and determined the number of consecutive years of evaluation required for efficient selection of the best crosses and individuals. The repeatability coefficients were estimated by four methods: analysis of variance, principal components based on the covariance (CPCV) and correlation matrix, and structural analysis based on the correlation matrix. The CPCV method was the most appropriate for the study of the repeatability of bunch production. Four consecutive years of evaluation are required to select progenies, represented by ten plants, with determination coefficients (R²) up to 85 percent, and at least six consecutive years of evaluation are necessary to select individuals, with R² up to 80 percent.
Descritores: Óleo de Palmeira
Elaeis guineensis
Melhoramento Genético
Hibridização Genética
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


  4 / 98 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-530633
Autor: Jangarelli, Marcelo.
Título: Análise de níveis de significância genômica na identificação de marcadores moleculares em característica de baixa herdabilidade / Genomic significance level analisys on the identification of the molecular marker in low heritability characteristics
Fonte: Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.) = J. med. biol. sci;7(1):40-48, jan.-abr. 2008. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivou-se analisar diferentes níveis de significância na identificação de marcadores moleculares relacionados a uma característica quantitativa de baixa herdabilidade. Uma comparação entre os níveis de 1 por cento, 5 por cento, 10 por cento e 20 por cento foi realizada por meio do programa computacional de simulação genética (GENESYS), utilizando-se a seleção assistida por marcadores moleculares para avaliação desses níveis. Os resultados indicaram superioridade dos níveis de significância de maior magnitude (10 por cento e 20 por cento), em relação aos de menores valores (1 por cento e 5 por cento), quanto aos ganhos fenotípicos obtidos após a seleção, além de benefícios em alguns parâmetros genéticos (menor endogamia média; maior número de marcadores identificados e menor fixação de marcas). Assim, apesar de os níveis de 1 por cento e 5 por cento apresentarem uma maior precisão na detecção de marcadores – QTLs (quantitative trait loci), eles deixam a desejar no que diz respeito às melhorias genéticas, resultando em ganhos fenotípicos e genéticos inferiores.
Descritores: Biologia Molecular
Genética
Locos de Características Quantitativas
Melhoramento Genético
Responsável: BR337.1 - Biblioteca


  5 / 98 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-546961
Autor: Ohashi, Selma Toyoko; Yared, Jorge Alberto Gazel; Farias Neto, João Tomé de.
Título: Variabilidade entre procedências de paricá Schizolobium parahyba var amazonicum (Huber ex Ducke) Barneby plantadas no município de Colares - Pará / Variability among Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex Ducke) Barneby provenances planted in the municipality of Colares - PA
Fonte: Acta amaz;40(1):81-88, mar. 2010. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo envolveu quatro procedências de paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum) plantadas no município de Colares-PA, seguindo um delineamento experimental em blocos ao acaso com cinco repetições. As características estudadas foram: sobrevivência, altura da planta, diâmetro a 1,30m do solo (DAP), altura e diâmetro da copa, percentagem de plantas atacadas e tipo de casca. A avaliação foi efetuada aos três anos de idade. Foram encontradas diferenças entre procedências para a sobrevivência e crescimento em altura da planta e DAP, não tendo sido encontradas diferenças para as características de altura da copa, diâmetro da copa, percentagem de plantas atacadas e tipo de casca. A procedência de maior sobrevivência foi Belterra que diferiu das demais ao nível de 5 por cento de significância. Para o crescimento em Altura da planta e DAP, as procedências Belterra, Ji-Paraná e Alta Floresta foram estatisticamente iguais entre si, diferindo de Brasiléia que apresentou o menor desenvolvimento. As procedência Belterra, Alta Floresta e Ji-Paraná podem ser recomendadas para o uso em programas de reflorestamento e sistemas agroflorestais para esta região. O coeficiente de correlação de Spearman indicou alta associação entre as variáveis de produção e a latitude, indicando que as procedências de latitudes mais baixas tendem a ter um maior desenvolvimento, entretanto, devido este estudo ter envolvido somente uma pequena amostra dentro da ampla área de distribuição da espécie, é aconselhável ampliar o trabalho de prospecção e coleta para melhor explorar a variabilidade no programa de melhoramento genético com a espécie.

The study involved four three-year-old provenances of Schizolobium parahyba var. amazonicum planted in the municipality of Colares-Pará, following an experimental design of randomized blocks with five replications. The studied characteristics were: survival, plant height, diameter at 1.30 m from the ground (DAP), height and diameter of the tree crown, percentage of attacked plants and type of bark. Differences among origins for the survival and growth in height of plant and DAP had been found, however, no differences were found for crown height characteristics, crown diameter, percentage plants of attacked plants and bark type. The provenance with the highest survival was Belterra. For plant growth in height and DAP, the provenances Belterra, Ji-Paraná and Alta Floresta were statistically similar, differing from Brasiléia that presented the lowest development. The provenances Belterra, Alta Floresta and Ji-Paraná can be recommended for reforestation programs and agroforestry systems for this region. The Spearman correlation coefficient indicated a strong association among the production variables and the latitude, indicating that the provenances from lower latitudes tend to have a higher development. However, due to this study had involved only a small sample inside of the ample area of distribution of the species, it is advisable to extend the prospection and collecting activities for better explore the variability in the program of genetic improvement of the species.
Descritores: Variação Genética
Conservação dos Recursos Naturais
Melhoramento Genético
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


  6 / 98 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1121280
Autor: SILVA, Jonny Lucio Sousa; MOURA, Elisa Ferreira; ILKIU-BORGES, Fernanda; GALVÃO, Jessivaldo Rodrigues; FARIAS-NETO, João Tomé de; SILVA, Gisele Barata da; RÊGO, Marcela Cristiane Ferreira; CUNHA, Roberto Lisboa.
Título: Morphoanatomy and histochemistry analyses of cassava roots do not discriminate resistant from susceptible genotypes to soft root rot
Fonte: Acta amaz;47(1), jan. -mar. 2017.
Idioma: en.
Resumo: A mandioca é uma cultura importante no Brasil e no Norte do país, e a podridão mole da raiz tem afetado a produção. O objetivo deste trabalho foi identificar caracteres morfoanatômicos e histoquímicos da raiz associados à resistência à podridão da raiz. Em áreas sem ocorrência da doença, nove genótipos de mandioca foram testados, quatro resistentes e cinco suscetíveis. A colheita da raiz foi realizada doze meses após o plantio e medidas de espessura do súber, súber e cortex e xilema secundário foram realizadas. Além disso, foram analisados a textura, as camadas de célula do súber, o conteúdo de lignina e os monômeros de lignina da porção súber e cortex. Ainda, testes histoquímicos e microscopia eletrônica de varredura (MEV) das raízes foram realizados. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Scott-Knott (p≤0.05). Os caracteres: espessura de súber e córtex nas porções mediana e proximal, espessura do xilema secundário nas porções mediana e apical, número de camadas de células do súber, espessura do súber e textura da raiz apresentaram diferenças entre os genótipos, mas não associadas à resistência ou suscetibilidade. Não houve diferenças para: elementos de vaso, lignina e monômeros de lignina para os testes histoquímicos com Sudan IV e Lugol. Imagens de MEV apresentaram diferenças entre os genótipos, mas não associadas à resistência ou suscetibilidade. Assim, os caracteres avaliados não podem ser usados na seleção de mandioca com resistência à podridão mole da raiz em programa de melhoramento genético. (AU)
Descritores: Manihot
Geomorfologia
Melhoramento Genético
Anatomia
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


  7 / 98 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Abreu, Janessa Sampaio de
Texto completo
Id: biblio-1118103
Autor: SILVA, Ana Carla Carvalho; BARROS, Adriana Fernandes de; MENDONÇA, Flávia Maria Fernandes; GAMA, Kamyla Fernanda da Silva; MARCOS, Rebeca; POVH, Jayme Aparecido; FORNARI, Darci Carlos; HOSHIBA, Márcio Aquio; ABREU, Janessa Sampaio de.
Título: Performance and economic viability of tambaqui, Colossoma macropomum, selectively bred for weight gain
Fonte: Acta amaz;50(2):108-114, abr - jun. 2020.
Idioma: en.
Resumo: Tambaqui, Colossoma macropomum, is one of the most produced species in Brazilian fish farming, which has boosted the development of new technologies to increase its productivity. The aim of this study was to evaluate production performance in two second-generation tambaqui stocks selectively bred for weight gain in a semi-intensive rearing system and assess its influence on total production cost. We analyzed 300 fish (initial mean weight and standard length of 160 g and 17 cm, respectively) of two families (A and B, 150 fish each). The fish were individually marked with microchips and stocked in an 800-m2 excavated pond. For economic analysis, the obtained performance data were extrapolated for a fish farm with a 10-ha pond, adopting the Total Production Cost methodology. After 270 days of farming, the fish from family B were significantly superior (p < 0.05) for all analyzed performance parameters (final weight = 1965.0 g; weight gain = 1786.7 g; biomass gain = 255.2 kg) and morphometric growth in relation to the fish from family A (final weight = 1881.0 g; weight gain = 1737.5 g; biomass gain: 217.7 kg). The total production cost estimations indicated that fish from family B would allow for a 4% reduction in the average fixed cost and a 1% decrease in the total average production cost. (AU)
Descritores: Aquicultura
Custos e Análise de Custo
Melhoramento Genético
Pesqueiros
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


  8 / 98 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1087255
Autor: Arencibia, Ariel D; D'Afonseca, Vívian; Chakravarthi, Mohan; Castiglione, Stefano.
Título: Learning from transgenics: advanced gene editing technologies should also bridge the gap with traditional genetic selection
Fonte: Electron. j. biotechnol;41:22-29, sept. 2019. ilus.
Idioma: en.
Resumo: We highlight the importance of the mixed genetic approaches (classical and currents) to improve the social perception related to the GMOs acceptance. We pointed out that CRISPR/Cas9 events could carry DNA variability/rearrangements related to somaclonal variations or epigenetic changes that are independent from the editing per se. The transformation of single cells, followed by plant regeneration, is used to generate modified plants, transgenic or genome editing (CRISPR/Cas9). The incidence of undesirable somaclonal variations and/or epigenetic changes that might have occurred during in vitro multiplication and regeneration processes, must be carefully analyzed in replicates in field trials. One remarkable challenge is related to the time lapse that selects the modified elite genotypes, because these strategies may spend a variable amount of time before the results are commercialized, where in all the cases it should be take into account the genotype × environment interactions. Furthermore, this combination of techniques can create an encouraging bridge between the public opinion and the community of geneticists who are concerned with plant genetic improvement. In this context, either transgenesis or genomic editing strategies become complementary modern tools to facing the challenges of plant genetic improvement. Their applications will depend on case-by-case analysis, and when possible will necessary associate them to the schemes and bases of classic plant genetic improvement.
Descritores: Plantas Geneticamente Modificadas
Técnicas de Transferência de Genes
Sistemas CRISPR-Cas
Edição de Genes
-Transformação Genética
Mutagênese
Metilação de DNA
Melhoramento Genético
Epigênese Genética
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


  9 / 98 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-781683
Autor: Yalta, Claudia; Sotil, Giovanna; Veli, Eudosio.
Título: Variabilidad genética y detección de error en filiación utilizando microsatélites en dos rebaños de alpacas Huacaya (Vicugna pacos) / Genetic variability of Peruvian Alpacas (Vicugna pacos) by using microsatellite markers
Fonte: Salud tecnol. vet;2(2):134-145, jul.-dic. 2014. tab.
Idioma: es.
Resumo: Determinar la variabilidad genética y evaluar la utilidad de microsatélites (STR) en la determinación de paternidad en alpacas blancas huacaya, pertenecientes al Centro Piloto de Mejoramiento Genético Munay Paqocha y el Fundo Itita, de la Sociedad Peruana de Criadores de Alpacas y Llamas (SPAR) Puno. Realizar la genotipificación y selección de marcadores STR útiles para la asignación de paternidad y parentesco. Metodología: Se evaluaron 10 marcadores STR a partir de ADN aislado de sangre y de folículos pilosos de 183 individuos colectados al azar procedentes de dos rebaños. Resultados y Conclusiones: Se observó un alto nivel de variabilidad alélica en el total de individuos analizados, y la presencia de alelos exclusivos entre poblaciones, con frecuencias menores al 1,5% en los loci LCA37, LCA90, LCA5, VOLP92, YWLL36, YWLL44 y YWLL08. Se propone la incorporación de tres marcadores adicionales, VOLP92, LCA94 y LCA90 para los análisis de variabilidad genética en alpacas. Los valores de FIS (0,016), y FST (0,003) reflejaron bajo niveles de endogamia. El rebaño del Fundo Itita presentó una mayor Ho (0,858) respecto a la He (0,848), mientras que por el contrario el rebaño del Centro Munay Paqocha presentó un menor valor de la Ho (0,815) respecto a la He (0,848), con una tendencia al déficit de heterocigotos. Los 10 marcadores presentaron una probabilidad de exclusión de parentesco adecuada, con un valor superior al 99,9%, cuando se conoce el genotipo de ambos padres, y un poder de discriminación mayor a 0,90...

To determine the genetic variability and the selection of STR markers useful for the evaluation of inbreeding, assignment of paternity and kinship, and the genotyping of two breeding herds of white huacayas alpacas Vicugna pacos, from the Pilot Center for Genetic Improvement Munay Paqocha and Fundo Itita, in Puno Perú. Methodology: 10 STR markers were assessed in 183 individuals, randomly selected. Results and Conclusions: We observed a high level of allelic variability in the total individuals, and unique alleles among populations with frequencies lower than 1.5% in loci LCA37, LCA90, LCA5, VOLP92, YWLL36, YWLL44 and YWLL08. We propose the addition of three markers, VOLP92, LCA94 and LCA90 for the genetic variability analysis in alpacas. FIS (0.016) and FST (0.003) values reflected low levels of inbreeding. Fundo Itita herd showed higher Ho (0.858) than He (0.848), while the herd of Munay Paqocha showed lower Ho (0.815) respect to He (0.848), with trending heterozygote deficit. The 10 markers showed an appropriate exclusion relationship probability, with a value greater than 99.9% when the genotype of both parents was known, and a power of discrimination greater than 0.9...
Descritores: Camelídeos Americanos/genética
Melhoramento Genético
Perda de Heterozigosidade
-Peru
Limites: Animais
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


  10 / 98 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1115714
Autor: Vieira Bomtempo, Tiago.
Título: Terapia Gênica e Doping Genético: Diálogos Bioéticos e Biojurídicos / Terapia génica y doping genético: diálogos bioéticos y biojurídicos / Gene Therapy and Genetic Doping: Bioethical and Biolegal Dialogues
Fonte: Rev. latinoam. bioét;19(1):77-91, ene.-jun. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo: A aplicação da engenharia genética no esporte desperta o debate com a criação dos atletas geneticamente modificados, a partir do doping genético. Nesse sentido, busca-se nestes estudos abordar o melhoramento genético no esporte, apresentando seus principais questionamentos bioéticos e biojurídicos. Para tanto, pesquisou-se autores em Biodireito, Bioética, Filosofia e em Genética, dado o caráter interdisciplinar que o tema exige. Assim, apresentou-se a distinção entre tratamento e melhoramento, com a terapia gênica e o doping genético, e, em seguida, adentrou-se nas questões bioéticas e jurídicas que o objeto da pesquisa envolve, de forma que, para ao final, o leitor possa refletir quais serão os impactos da genética aplicada ao rendimento esportivo e na sociedade. Os resultados desta pesquisa permitem concluir que a evolução é inerente ao homem, contudo, quando se trata da alteração genômica, torna-se imperiosa a reflexão dos impactos do aperfeiçoamento genético de forma a garantir iguais liberdades fundamentais no contexto do Estado Democrático de Direito. Com essa abordagem demonstra-se que a bioética é o eixo do diálogo e debate multidisciplinar que o tema envolve para a construção dos novos rumos da engenharia genética humana.

Resumen: La aplicación de la ingeniería genética en el deporte despierta el debate con la creación de los atletas genéticamente modificados, a partir del dopaje genético. En este sentido, se busca en estos estudios abordar el mejoramiento genético en el deporte, presentando sus principales cuestionamientos bioéticos y biojurídicos. Para tanto, se investigó autores en Bioderecho, Bioética, Filosofía y Genética, dado el carácter interdisciplinar que el tema exige. Así, se presentó la distinción entre tratamiento y mejoramiento, con la terapia génica y el dopaje genético, y, enseguida, se centró en las cuestiones bioéticas y jurídicas que el objeto de la investigación involucra, de forma que, para al final, el lector pueda reflexionar sobre cuáles serán los impactos de la genética aplicada al rendimiento deportivo y en la sociedad. Los resultados de esta investigación permiten concluir que la evolución es inherente al hombre, pero, cuando se trata de la alteración genómica, se hace imperiosa la reflexión de los impactos del perfeccionamiento genético de forma a garantizar iguales libertades fundamentales en el contexto del Estado Democrático de Derecho. Con este abordaje, se demuestra que la bioética es el eje del diálogo y debate multidisciplinar que el tema involucra para la construcción de los nuevos caminos de la ingeniería genética humana.

Abstract: The application of genetic engineering in sports awakens the debate with the creation of genetically modified athletes, from genetic doping. In this sense, these studies seek to address the genetic improvement in sport, presenting its main bioethical and bio-legal questions. Therefore, authors in Biolaw, Bioethics, Philosophy and Genetics were investigated, given the interdisciplinary nature that the subject demands. Thus, the distinction between treatment and improvement was presented, with gene therapy and genetic doping, and, immediately, focused on the bioethical and legal issues that the object of the research involves, so that, in the end, the reader can reflect on the impacts of genetics applied to sports performance and society. The results of this research allow us to conclude that evolution is inherent to man, but when it comes to genomic alteration, it is imperative to reflect on the impacts of genetic improvement in order to guarantee equal fundamental freedoms in the context of the Democratic Rule of Law. With this approach, it is demonstrated that bioethics is the axis of the multidisciplinary dialogue and debate that the topic involves for the construction of the new paths of human genetic engineering.
Descritores: Melhoramento Genético/legislação & jurisprudência
Doping nos Esportes
-Esportes
Bioética
Legislação
Temas Bioéticos
Pesquisa Interdisciplinar
Atletas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO87 - Hemeroteca de la Universidad Militar Nueva Granada



página 1 de 10 ir para página                        
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde