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Id: lil-127485
Autor: Peliano, Ana Maria.
Título: Quem se beneficia dos programas governamentais de suplementaçäo alimentar / Who if benefit of the programmes governments of feeding supplementarily.
Fonte: Brasília; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; nov. 1990. [30] p. tab. (Texto para Discussäo, 205).
Idioma: pt.
Descritores: Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação
Fenômenos Fisiológicos da Nutrição do Lactente
-Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Gravidez
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/1768.00


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Id: lil-558893
Autor: Lamela, Diogo; Castro, Maria; Figueiredo, Bárbara.
Título: Pais por inteiro: avaliação preliminar da eficácia de uma intervenção em grupo para pais divorciados / Preliminary efficacy evaluation of a group intervention program for divorced parents
Fonte: Psicol. reflex. crit;23(2):334-344, 2010. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo trata da avaliação preliminar da eficácia do Pais por Inteiro (PApi), uma intervenção em grupo com pais divorciados, implementada com a finalidade de melhorar a adaptação ao divórcio, a coparentalidade e a binuclearidade familiar. Os participantes (n= 16) foram equitativamente distribuídos em um grupo experimental (sujeito a intervenção) e um grupo de controlo. Os grupos mostraram-se semelhantes nas medidas dependentes pré-intervenção. Os resultados evidenciaram uma melhoria entre o pré e pós-teste no ajustamento ao divórcio e na qualidade da coparentalidade no grupo experimental, e uma melhoria no pós-teste no ajustamento também no grupo experimental. Estas melhorias não existiram no grupo de controlo. Estes resultados sugerem a eficácia do PApi em termos do melhor ajustamento pósdivórcio e coparentalidade. (AU)

The article deals with the preliminary evaluation of the efficacy of a group intervention program composed by divorced parents, named Pais Por Inteiro (PApi), which was implemented with the aim of improving adjustment to divorce, coparenting relationship and family binuclearity. Participants (n = 16) were equally distributed in an experimental group (subject to intervention) and a control group. Groups were similar in pre-intervention dependent measures. The results showed an improvement between preand post-test in adjustment to divorce and coparental quality in the experimental group, and an improvement in post-test in adjustment in the experimental group. Those improvements did not exist in the control group. The results suggest the efficacy of PApi in terms of better post-divorce adjustment and coparental relations. (AU)
Descritores: Pais/psicologia
Terapêutica/psicologia
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Divórcio/psicologia
-Psicoterapia de Grupo
Adaptação Psicológica
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: biblio-1001925
Autor: González-Juárez, G.
Título: Autoevaluación diagnóstica en enfermería / Diagnostic self-assessment in nursing / Autoavaliação diagnóstica em enfermagem
Fonte: Enferm. univ;16(1):74-85, ene.-mar. 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Introducción La evaluación educativa en enfermería que se realiza en la ENEO, ha representado múltiples esfuerzos de proyectos institucionales de carácter formativo. A más de dos décadas de experiencia, se requiere realizar un diagnóstico que permita identificar fortalezas y debilidades en tres componentes: planes de estudios, docencia y evaluación de los alumnos por exámenes. Objetivo Implementar la autoevaluación colegiada para identificar las fortalezas y debilidades de planes de estudio, docencia y exámenes, para valorar el aprovechamiento escolar de los alumnos del sistema escolarizado. Método El método fue exploratorio, con muestreo no probabilístico. Participaron 27 docentes en total, 25 mujeres y dos hombres, todos profesores de tiempo completo durante 14 sesiones totales, cuatro para cada uno de los grupos y sus objetos de evaluación y dos sesiones plenarias, una al inicio y otra al final. Se diseñó la autoevaluación estructurada de acuerdo con el Modelo Contexto, Insumo, Proceso y Producto (CIPP), para cada objeto de evaluación (plan de estudios, docencia y exámenes), se conformaron tres grupos durante cuatro sesiones de dos horas cada una y dos plenarias. Resultados En los tres componentes, el mayor promedio se ubica en las dificultades de los resultados institucionales y la mayor fortaleza se ubicó para planes de estudios, las debilidades se orientaron al bajo impacto de los exámenes. Conclusiones La evaluación educativa en enfermería sigue un modelo unilateral que limita la calidad y la toma de decisiones; para la mejora de las licenciaturas se requiere la presencia de otros actores a fin de fortalecerlas.

Abstract Introduction The assessment of nursing education at the National School of Nursing and Obstetrics has reflected diverse efforts from institutional projects. After two decades of experiences, it becomes necessary to carry out a diagnosis which can identify strengths and weaknesses related to three major components: study plans, teaching, and evaluation of students by means of exams. Objective To implement a collegiate self-assessment to identify strengths and weaknesses related to the study plans, the teaching process, and the given exams, to estimate the school performance of students within the in-situ system. Method This is an exploratory study with non-probabilistic sampling. There were 27 participants, 25 female and 2 male, all full-time professors, 4 for each one of the groups and its evaluation objects, and 2 plenary sessions, one at the beginning and the other at the end. A structured self-assessment was designed following the Context, Supply, Process and Product Model for each object of assessment (study plan, teaching, and exams). Results In the three components, the highest average concerns the difficulties of the institutional results, while the greatest strength were on the study plans, and the weaknesses were on the low impact of the exams. Conclusions Education assessment in nursing follows a unilateral model which limits the quality and decision making. In order to improve the undergraduate programs, it is necessary to include other corresponding actors and stakeholders.

Resumo Introdução A avaliação educacional em enfermagem que é realizada na ENEO, tem representado múltiplos esforços de projetos institucionais de natureza formativa. Com mais de duas décadas de experiência, um diagnóstico é necessário para identificar pontos fortes e fracos em três componentes: currículos, ensino e avaliação dos alunos por meio de exames. Objetivo: Implementar a autoavaliação colegiada para identificar os pontos fortes e fracos dos planos de estudo, ensino e exames, para avaliar o desempenho escolar dos alunos no sistema escolar. Método O método foi exploratório, com amostragem não probabilística. Um total de 27 professores participaram, 25 mulheres e dois homens, todos professores em tempo integral para 14 sessões no total, quatro para cada um dos grupos e seus objetos de avaliação e duas sessões plenárias, uma no início e uma no final. A auto-avaliação estruturada foi elaborada de acordo com o Contexto, Insumo, Processo e Modelo de Produto (CIPP), para cada objeto de avaliação (programa, ensino e exames), três grupos foram formados durante quatro sessões de duas horas cada e dois plenárias. Resultados Nos três componentes, a maior média está localizada nas dificuldades dos resultados institucionais e a maior força foi colocada nos planos de estudo, as fragilidades foram orientadas para o baixo impacto dos exames. Conclusões A avaliação educacional em enfermagem segue um modelo unilateral que limita qualidade e tomada de decisão; para a melhoria dos graus, é necessária a presença de outros atores para fortalecê-los.
Descritores: Diagnóstico de Enfermagem/métodos
Desempenho Acadêmico
-Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Estudos de Avaliação como Assunto
México
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Medeiros, Francisco das Chagas
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Id: biblio-977580
Autor: Coelho, Raquel Autran; Medeiros, Francisco das Chagas; Peixoto Júnior, Arnaldo Aires; Diniz, Rosiane Viana Zuza; McKinley, Danette; Bollela, Valdes Roberto.
Título: Workplace Based Assessment in Obstetrics and Gynecology Clerkship to Detect Learning Gaps / Avaliação Baseada em Cenários de Prática para Detectar Lacunas de Aprendizagem no Internato Médico em Ginecologia e Obstetrícia
Fonte: Rev. bras. educ. méd;43(1):181-186, jan.-mar. 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Background An outcome-based curriculum helps to communicate expectations of performance to students and clinical teachers. The Mini Clinical Evaluation Exercise (mini-CEX) is a useful tool for workplace-based formative assessment. The objective of this study was to use workplace-based assessment and student feedback to evaluate an Obstetrics and Gynecology (Ob&Gyn) clerkship curriculum. Methods A cross-sectional study was conducted with faculty members and medical students in an Ob&Gyn clerkship. The Mini-CEX was introduced into the clerkship assessment system, together with multiple choice question (MCQ) tests. This tool evaluates the history collection, physical examination, clinical judgment, professionalism and humanism, and also gives an overall score at the end of the test. At the end of the rotation, questionnaires were used to collect the students' perceptions about their skills acquisition during the program. The results of the Mini-CEX, the MCQ test, and questionnaire responses were compared, to determine the extent to which learning objectives were achieved. Results three faculty members assessed 84 medical students using the mini-CEX during the four-month clerkship. The scores for the physical examination and clinical judgment skills were lower, compared to those of the interviewing skills. Based on the students' feedback, ratings for physical examination and counseling preparation were rated as "inadequate", especially for the topic breaking bad news. The bivariate correlation between the mini-CEX skills and MCQ test scores showed a positive relationship (r = 0.27). Although they assess different skills on the Muller pyramid, there appears to be a relationship between "Knowing" and "Doing". These findings will help curriculum managers to identify important gaps in the rotation design and delivery. Based on these results, training in the skills workshop during the first month of the rotation was initiated, in addition to previous simulated training during the third year of medical course. Conclusions The introduction of the mini-CEX offers critical information to identify and refine important curriculum elements in the clinical years. Based on this, physical examination and communications skills training were initiated in the skills workshop.

RESUMO Contexto Currículo Baseado em Desfechos ajuda a comunicar as expectativas de desempenho entre alunos e professores. O Miniexercício de Avaliação Clínica (Miniex) é uma ferramenta útil para avaliação formativa no local de trabalho. O objetivo deste estudo foi usar avaliação em cenários reais de prática e feedback dos alunos para qualificar um programa de internato médico em Ginecologia e Obstetrícia (GO). Métodos Foi realizado um estudo transversal com docentes e estudantes do internato médico em GO. O Miniex foi introduzido no sistema de avaliação de estágio adicionado a testes de perguntas de múltipla escolha (MCQ). Esta ferramenta avalia a coleta de histórico, o exame físico, o julgamento clínico, o profissionalismo e o humanismo, além da escala global no final do teste. No final da rotação de quatro meses, questionários foram aplicados para coletar a percepção do aluno sobre a aquisição de habilidades durante o programa. Os resultados do Miniex, o teste de MCQ e as respostas aos questionários foram comparados para determinar a medida em que os objetivos de aprendizagem foram alcançados. Resultados Três docentes avaliaram 84 estudantes de Medicina usando Miniex ao longo do estágio de quatro meses. As pontuações médias para exame físico e habilidades de julgamento clínico foram menores em comparação com as habilidades de anamnese e aconselhamento. Com base na percepção dos alunos, o preparo para exame físico e o aconselhamento foram classificados como "inadequados", especialmente quanto à divulgação de más notícias. A correlação bivariada entre as habilidades do Miniex e os escores do teste MCQ mostrou uma relação positiva (r = 0,27). Apesar de avaliar as diferentes habilidades da pirâmide de Muller, parece haver uma relação entre "knows" e "does". Essas descobertas ajudaram os coordenadores de internato e docentes a identificar lacunas importantes no programa do estágio. Com base nesses resultados, foi iniciado um treinamento no laboratório de habilidades durante o primeiro mês de rotação para todos os alunos ingressantes, adicionado ao treinamento simulado anterior durante o terceiro ano do curso de Medicina. Conclusões A introdução do Miniex oferece informações críticas para identificar e aprimorar elementos curriculares importantes nos anos clínicos.
Descritores: Avaliação de Programas e Projetos de Saúde/métodos
Competência Clínica
-Brasil
Avaliação Educacional
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1024374
Autor: Medina, Claudia(edt).
Título: Evaluación del programa de educación continua de una clínica psiquiátrica / Evaluation of continuing education program of psychiatric clinic
Fonte: Rev. enferm. neurol;15(1):92-97, ene-abr 2016.
Idioma: es.
Descritores: Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
-Pessoal de Saúde
Educação Continuada
Indicadores (Estatística)
Capacitação em Serviço
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: MX380.1 - Coordianción de Investigación en Enfermería


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Id: biblio-961181
Autor: Medeiros, Eliabe Rodrigues de; Rebouças, Danielle Gonçalves da Cruz; Paiva, Alany Carla de Sousa; Nascimento, Camila Priscila Abdias do; Silva, Sandy Yasmine Bezerra e; Pinto, Erika Simone Galvão.
Título: Studies evaluating of health interventions at schools: an integrative literature review / Estudos de avaliação das intervenções de saúde na escola: revisão integrativa de literatura / Estudios de evaluación de las intervenciones de salud en la escuela: revisión integradora de literatura
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);26:e3008, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to identify and analyze the available evidence on the strategies used in the studies evaluating health interventions at school. Method: this is an integrative review searching in LILACS, CINAHL, CUIDEN, ScienceDirect, and PubMed. From the pre-defined inclusion and exclusion criteria, there were 121 articles chosen to compose the sample. Results: english studies (97.5%), with a quantitative approach (80.2%), related to the interventions carried out in the Region of the Americas (54.6%) and the European Region (23.1%) predominated. For the most part, they are interventions as programs (70.2%), interested in evaluating results (73.5%) from the value judgment (83.4%). Prevalence of interventions focused on efficacy, effects or impact, and activities carried out on interventions were focused on physical activity, healthy eating, sexual and reproductive health, mental health, and use of tobacco, alcohol, and other drugs. They are worked through activities of clinical monitoring, health promotion and disease prevention. Conclusion: the evidence indicates that the evaluations of health interventions in the school focus the results produced in programs through the judgment of value. The topics most addressed were healthy eating, physical activity, prevention of alcohol and other drugs, among others.

RESUMO Objetivo: identificar e analisar as evidências disponíveis sobre as estratégias utilizadas nos estudos de avaliação das intervenções de saúde na escola. Método: revisão integrativa com busca na LILACS, CINAHL, CUIDEN, ScienceDirect e PubMed. A partir dos critérios de inclusão e exclusão predefinidos foram relacionados 121 artigos para compor a amostra. Resultados: predominaram estudos no idioma inglês (97,5%), com abordagem quantitativa (80,2%), referente às intervenções executadas na Região das Américas (54,6%) e Europeia (23,1%). Em sua maior parte, tratam-se de intervenções em formato de programas (70,2%), interessadas em avaliar resultados (73,5%) a partir do julgamento de valor (83,4%). Prevaleceram intervenções com foco em eficácia, nos efeitos ou no impacto e as atividades realizadas nas intervenções estavam voltadas para atividades físicas, alimentação saudável, saúde sexual e reprodutiva, saúde mental e uso do tabaco, álcool e outras drogas. Estas são trabalhadas através de atividades de acompanhamento clínico, promoção da saúde e prevenção de doenças. Conclusão: as evidências apontam que as avaliações das intervenções de saúde na escola focalizam os resultados produzidos em programas mediante o julgamento de valor. As temáticas mais abordadas foram alimentação saudável, atividade física, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, entre outros.

RESUMEN Objetivo: identificar y analizar las evidencias disponibles sobre las estrategias utilizadas en los estudios de evaluación de las intervenciones de salud en la escuela. Método: revisión integradora con búsqueda en la LILACS, CINAHL, CUIDEN, ScienceDirect y PubMed. A partir de los criterios de inclusión y exclusión predefinidos fueron elegidos 121 artículos para componer la muestra. Resultados: predominaron estudios en el idioma inglés (97,5%), con enfoque cuantitativo (80,2%), referente a las intervenciones ejecutadas en la Región de las Américas (54,6%) y Europea (23,1%). En su mayor parte, son intervenciones en formato de programas (70,2%), interesadas en evaluar resultados (73,5%) a partir del juicio de valor (83,4%). Prevalecieron intervenciones con foco en eficacia, en los efectos o en el impacto y las actividades realizadas en las intervenciones estaban dirigidas para actividades físicas, alimentación sana, salud sexual y reproductiva, salud mental y uso del tabaco, álcohol y otras drogas. Esas son trabajadas a través de actividades de acompañamento clínico, promoción de la salud y prevención de enfermedades. Conclusión: las evidencias apuntan que las evaluaciones de las intervenciones de salud en la escuela focalizan los resultados producidos en programas mediante el juicio de valor. Los temas más abordados fueron alimentación sana, actividad física, prevención al uso de álcohol y otras drogas, entre otros.
Descritores: Avaliação de Programas e Projetos de Saúde/normas
Prática Clínica Baseada em Evidências
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
-Serviços de Saúde Escolar
Promoção da Saúde
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1014203
Autor: Oliveira, Renata Leite Alves de; Ferrari, Anna Paula; Parada, Cristina Maria Garcia de Lima.
Título: Processo e resultado do cuidado pré-natal segundo os modelos de atenção primária: estudo de coorte / Process and outcome of prenatal care according to the primary care models: a cohort study / Proceso y resultado del cuidado prenatal según los modelos de atención primaria: estudio de cohorte
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);27:e3058, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Resumo: Objetivo: avaliar indicadores de processo e resultado do cuidado pré-natal desenvolvido na atenção primária comparando os modelos de atenção tradicional e Estratégia Saúde da Família. Método: estudo de coorte, realizado com amostra intencional de 273 mães/bebês captados no período neonatal e acompanhados por um ano. Adotou-se referencial de avaliação de Donabedian e os dados foram discutidos a partir da Determinação Social da Saúde. A variável independente foi o modelo de atenção. As variáveis dependentes, na avaliação de processo, relacionavam-se à qualidade do pré-natal e ao escore de qualidade criado e, na avaliação de resultado, às condições de nascimento e primeiro ano de vida. A avaliação de processo foi realizada por estimativa do risco relativo e a de resultado, por Modelo de Regressão Múltipla de Cox. Resultados: foram identificadas menores rendas e risco de baixo escore de qualidade pré-natal nas Unidades de Saúde da Família, onde ocorreu mais consulta de puerpério e ações de educação em saúde. Não houve diferença nos indicadores de resultado. Conclusão: possivelmente, a melhor qualidade da atenção pré-natal foi capaz de minimizar efeitos socioeconômicos negativos encontrados na saúde da família, de modo que os indicadores de resultado foram semelhantes em ambos os modelos de atenção primária.

Objective: to evaluate the process and outcome indicators of the prenatal care developed in primary care, comparing traditional care models and the Family Health Strategy. Method: this is a cohort study, conducted with an intentional sample of 273 mothers/babies from the neonatal period and followed up for one year. Donabedian evaluation was adopted and data were discussed based on the Social Determination of Health. The independent variable was the care model. The dependent variables in the process evaluation were related to the quality of prenatal care and to the quality score created and the evaluation of the outcome, to the conditions of birth and the first year of life. The evaluation of the process was performed by estimating the relative risk and the evaluation of the outcome was performed by the Cox Multiple Regression Model. Results: lower income and risk of the low prenatal quality score were identified in the Family Health Units, where there were more puerperium consultation and health education actions. There was no difference in outcome indicators. Conclusion: possibly the best quality of prenatal care was able to minimize negative socioeconomic effects found in family health, so the outcome indicators were similar in both models of the primary care.

Objetivo: evaluar los indicadores de proceso y resultado del cuidado prenatal desarrollado en la atención primaria, comparando los modelos de atención tradicional y Estrategia Salud de la Familia. Método: estudio de cohorte, realizado con una muestra intencional de 273 madres/bebés captados en el período neonatal y acompañados por un año. Se adoptó un referencial de evaluación de Donabedian y los datos fueron discutidos a partir de la Determinación Social de la Salud. La variable independiente fue el modelo de atención. Las variables dependientes, en la evaluación de proceso, se relacionaban a la calidad del prenatal y al puntaje de calidad creado y en la evaluación de resultado, a las condiciones de nacimiento y primer año de vida. La evaluación de proceso fue realizada por estimativa del riesgo relativo y la de resultado, por Modelo de Regresión Múltiple de Cox. Resultados: fueron identificados menores rentas y riesgo de bajo puntaje de calidad pre-natal en las Unidades de Salud de la Familia, donde ocurrió más consulta de puerperio y acciones de educación en salud. No hubo diferencia en los indicadores de resultado. Conclusión: posiblemente, la mejor calidad de la atención prenatal fue capaz de minimizar efectos socioeconómicos negativos encontrados en la salud de la familia, de modo que los indicadores de resultado fueron semejantes en ambos modelos de atención primaria.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/organização & administração
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Serviços de Saúde Materno-Infantil/organização & administração
-Cuidado Pré-Natal
Estratégia Saúde da Família
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-356121
Autor: OPS. División de Promoción y Protección de la Salud. Unidad Técnica de Adolescencia; .Fundación W. K. Kellogg. División de Sistemas y Servicios de Salud.
Título: Manual de comunicación social para programas de promoción de la salud de los adolescentes / Manual social communication for adolescents health promotion programs.
Fonte: Washington, D. C; OPS; abr. 2001. ilus, tab.
Idioma: es.
Descritores: Desenvolvimento de Programas
Promoção da Saúde
Saúde do Adolescente
-América Latina
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Comunicação
Organização Pan-Americana da Saúde
Região do Caribe
Serviços de Saúde do Adolescente
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Manuais
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/3753.00


  9 / 2398 LILACS  
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Souza, Edinilsa Ramos de
Id: biblio-1022941
Autor: Souza, Edinilsa Ramos de; Peres, Maria Fernanda Tourinho; Constantino, Patricia; Boghossian, Cynthia Ozon; Ruotti, Caren; Freitas, Taís Viudes; Vicentin, Diego.
Título: Jovens em risco social / Youngs in social risk.
Fonte: Rio de Janeiro; Hucitec; 2013. 166 p.
Idioma: pt.
Resumo: O que realmente funciona para prevenir a violência entre jovens? O que de fato evita que adolescentes e jovens se envolvam em dinâmicas que os levem a ser vítimas e autores de agressões armadas e letais? Essas perguntas são o foco deste livro organizado por Edinilsa Ramos de Souza e vários pesquisadores. Os autores trabalham com dados gerais e com falas e reflexões dos jovens e dos educadores. A contribuição desta obra para as políticas sociais e de saúde é inegável. Mas também é importante sublinhar o quanto os estudos aqui divulgados trazem respostas e nova indagações para todos os que trabalham com a juventude. (AU)
Descritores: Armas de Fogo
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Delinquência Juvenil
-Violência
Limites: Masculino
Tipo de Publ: Livros de Texto
Responsável: BR1782.1 - Núcleo de Informação e Documentação Cecília Minayo
BR1782.1; 362.74081, E96e


  10 / 2398 LILACS  
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Souza, Edinilsa Ramos de
Minayo, Maria Cecília de Souza
Id: biblio-1022812
Autor: Souza, Edinilsa Ramos de; Minayo, Maria Cecília de Souza(coord).
Título: Vidas preservadas: experiências intersetoriais de prevenção dos acidentes de trânsito / Preserved lives: intersectoral experiences in traffic accident prevention.
Fonte: Rio de Janeiro; Fiocruz/Ensp/Claves;Hucitec; 2014. 143 p.
Idioma: pt.
Resumo: Vidas preservadas conta a história de uma tragédia urbana representada pela violência no trânsito brasileiro, trazendo o ema para a pauta de uma agenda intersetorial. Maestralmente combinada com a sistematização de um elegante processo avaliativo, examina três propostas estratégicas adotadas ao longo de quase oito anos por municípios parceiros, a partir de ações indutivas originárias de uma decisão de Estado para o enfrentamento de tão grave problema de saúde pública no Brasil, ancorado em atento marco regulatório legal e político. Em estilo agradável e de fácil leitura, a pesquisa desvenda as experiências dos municípios nos "jogos entre implementadores" identificando dificuldades, desafios e potencialidades e, sobretudo, valorizando a criatividade. Todos, elementos fundamentais nos constantes processos de ajustes e reajustes dos rumos de uma intervenção complexa, multidisciplinar e intersetorial. (AU).
Descritores: Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Acidentes de Trânsito
Indicadores de Morbimortalidade
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Livros de Texto
Responsável: BR1782.1 - Núcleo de Informação e Documentação Cecília Minayo
BR1782.1; 363.125, V648



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