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Id: biblio-979273
Autor: Uchôa, Severina Alice da Costa; Martiniano, Claudia Santos; Queiroz, Ana Angélica Rêgo de; Bay Júnior, Osvaldo de Goes; Nascimento, Wezila Gonçalves do; Diniz, Ítalo Vinícius Albuquerque; Hartz, Zulmira Maria de Araújo.
Título: Inovação e utilidade: Avaliação Externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica / Innovation and utility: External Evaluation of the National Program for Access and Quality Improvement in Primary Health Care
Fonte: Saúde debate;42(spe1):100-113, Jul.-Set. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar a utilidade da Avaliação Externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, considerado uma inovação. Trata-se de pesquisa avaliativa da Avaliação Externa do PMAQ-AB na percepção de sujeitos que vivenciaram a condução dessa avaliação por meio de estudo de caso qualitativo. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e de grupo focal on-line, e analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Observou-se envolvimento dos interessados com pactuação em diferentes esferas da gestão nacional, envolvimento processual entre Departamento de Atenção Básica e Instituições de Ensino e Pesquisa, abrangência nacional facilitada com recurso de Tecnologia da Informação, negociação da logística in loco com gestores municipais. Verificou-se credibilidade científica dos avaliadores; a relação entre gestor nacional e instituições de pesquisa não se mostrou conflituosa; as instituições desvelaram conflitos entre gestores e Equipes de Atenção Básica sobre destinação dos recursos provenientes do PMAQ. Constatou-se grande escopo das informações sobre estrutura, processos e resultados; capilaridade e acesso aos resultados. Conclui-se que, na ótica dos participantes do estudo, a Avaliação Externa mostrou-se inovadora e útil à indução da melhoria da qualidade da Atenção Básica.(AU)

ABSTRACT The objective of this study was to evaluate the utility of the External Evaluation of the Brasil's National Program for Improvement Access and Quality in Primary Health Care, considered an innovation. It is an evaluation study of the External Evaluation of the PMAQ-AB in the perception of subjects who experienced the conduction of this evaluation through a qualitative case study. The data were collected through a semi-structured interview and the online focal group, and analyzed through the Bardin content analysis. It was observed the involvement of stakeholders with different national management spheres, procedural involvement between the Department of Primary Care and Teaching and Research Institutions, national coverage facilitated with Information Technology resources, negotiation of logistics in loco with municipal managers. Scientific credibility of the evaluators was observed; the relationship between national managers and research institutions did not appear to be conflicting; the institutions uncovered conflicts between managers and Primary Care Teams about the allocation of resources to management. A large scope of information on structure, processes, and results was found; capillarity and access to results. It is concluded that from the perspective of the participants of the study, the External Evaluation proved to be innovative and useful to induce the improvement of the quality of Primary Care.(AU)
Descritores: Atenção Primária à Saúde/normas
Avaliação em Saúde
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
-Pesquisa Qualitativa
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1120043
Autor: Muñoz Sánchez, Alba Idaly; García Alvarado, Carlos Andrés.
Título: Programa de control de la tuberculosis: una mirada desde los trabajadores de la salud / Control Program of Tuberculosis: A View from Health Workers / Programa de controlo da tuberculose. Olhar desde os trabalhadores da saúde
Fonte: Investig. enferm;18(2):1-15, 2016.
Idioma: es.
Resumo: El Programa Nacional de Control de Tuberculosis se constituye en el principal elemento para hacer frente a esta enfermedad. Objetivo: Analizar los significados en los trabajadores de la salud de los aspectos que inciden en el control de la tuberculosis en un municipio de Colombia. Método: Estudio de abordaje cualitativo realizado en el municipio de Tumaco, durante 2011-2012. Se realizaron entrevistas semiestructuradas a 13 trabajadores de la salud que laboraban en el programa de control de la tuberculosis en las instituciones prestadoras de servicios de salud (IPS) adscritas en el municipio de Tumaco (Nariño). Resultados: Aspectos programáticos, proceso salud-enfermedadtuberculosis y atención integral humanizada son categorías relevantes para alcanzar las metas del programa. Las condiciones socioeconómicas del contexto pueden afectar los indicadores del programa. Se destaca el compromiso de los profesionales de la salud que participaron en el presente estudio para el control de la tuberculosis. Es necesario fortalecer las redes de apoyo para los pacientes. Conclusiones: Aunque el programa tiene fortalezas, identificadas en las entrevistas de los trabajadores de la salud, se deben orientar esfuerzos hacia la transformación del enfoque biomédico y la adopción de un enfoque social que impacte los determinantes sociales y trascienda a una visión integral del ser.

The National Tuberculosis Control Programs are constituted as the main element in tackling the disease. Objective: To analyze meanings of health workers on issues that affect the control of tuberculosis in Colombia municipalities Methodology: A qualitative approach carried out in the municipality of Tumaco during 2011-2012. Were made Semi-structured interviews with 13 health workers who worked in the program for TB control in the attached service institutions health (IPS) affiliate to the town of Tumaco (Nariño). Results: The programmatic aspects, health-disease-tuberculosis, humanized comprehensive care, they are relevant categories to achieve program goals. Contextual socioeconomic conditions may affect program. We highlighted the commitment of health professionals who participated in this study for TB control. It is necessary to strengthen support networks for patients. Conclusion: Although the program has strengths identified in the interviews of health workers, Efforts should be targeted in the transformation of the biomedical approach to a social approach that impacts social determinants and transcend an integral vision of human being

O Programa Nacional de Controlo da Tuberculose constitui o principal elemento para lidar com a doença. Objetivo: Analisar os significados para os trabalhadores da saúde dos aspectos que incidem no controlo da tuberculose em um município da Colômbia. Método: Estudo de abordagem qualitativa realizado no município de Tumaco, durante 2011-2012. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas a 13 trabalhadores da saúde que laboravam no programa de controle da tuberculose nas instituições prestadoras de serviços de saúde (IPS) registradas no município de Tumaco (Nariño). Resultados: Aspectos programáticos, processo saúde-doença-tuberculose e atenção integral humanizada são categorias relevantes para alcançar as metas do programa. As condições socioeconómicas do contexto podem afetar os indicadores do programa. Remarca-se o compromisso dos profissionais da saúde que participaram no presente estudo para o controle da tuberculose. Preciso é reforçar as redes de apoio para os pacientes. Conclusões: Embora o programa tem fortaleças, identificadas nas entrevistas com trabalhadores da saúde, é preciso orientar os esforços para a transformação do enfoque biomédico e a adoção de um enfoque social que impacte as determinantes sociais e transcenda para uma visão integral do ser.
Descritores: Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
-Tuberculose
Pessoal de Saúde
Limites: Humanos
Responsável: CO185.1 - Biblioteca Alfonso Borrero Cabal, S. J.


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Id: biblio-1115322
Autor: Rodrigues, Thaíse Almeida; Pinheiro, Ana Karina Bezerra; Silva, Andressa Arraes; Castro, Luciene Rocha Garcia; Silva, Milka Borges da; Fonseca, Lena Maria Barros.
Título: Qualidade dos registros da assistência pré-natal na caderneta da gestante / Calidad de los recordados de cuidado prenatal en el cuaderno de la mujer pregnant / Quality of the prenatal care records in the pregnant women's booklet
Fonte: Rev. baiana enferm;34:e35099, 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo avaliar a qualidade dos registros na caderneta da gestante averiguando a legibilidade e completude dos registros da assistência pré-natal de risco habitual. Método estudo avaliativo, descritivo e quantitativo, realizado em nove unidades de saúde da atenção básica em São Luís, Maranhão, Brasil, no período de maio de 2017 a setembro de 2018. Os registros foram avaliados quanto à legibilidade e completude. Resultados 92,4% das cadernetas foram consideradas com registros legíveis. A avaliação da completude evidenciou que 72,4% apresentaram completude ruim. Nenhuma caderneta foi classificada com registro bom ou excelente. A avaliação por seções demonstrou que a seção de Exames Complementares de Rotina apresentou os melhores resultados, enquanto a seção de Atividades Complementares apresentou os menores níveis de completude. Conclusão os registros nas cadernetas da gestante foram predominantemente ruins, denotando uma desvalorização desse instrumento e um provável descumprimento das recomendações do Ministério da Saúde para uma assistência de qualidade.

Objetivo evaluar la calidad de los registros en la cartilla de las mujeres embarazadas, evaluando la legibilidad y la integridad de los registros de control prenatal de riesgo habitual. Método estudio evaluativo, descriptivo y cuantitativo, realizado en nueve unidades de atención básica en salud en São Luís, Maranhão, Brasil, en el período de mayo de 2017 a septiembre de 2018. Los registros fueron evaluados en cuanto a la legibilidad y la integridad. Resultados el 92,4% de las cartillas fueron consideradas con registros legibles. La evaluación de la integridad mostró que el 72,4% tenía mala integridad. Ningún registro de la cartilla fue clasificado como bueno o excelente. La evaluación por secciones mostró que la sección de Exámenes Complementarios de Rutina obtuvo los mejores resultados, mientras que la sección de Actividades Complementarias obtuvo los niveles más bajos de la integridad. Conclusión los registros de la cartilla de mujeres embarazadas eran, en su mayoría, pobres, denotando una devaluación de este instrumento y un probable incumplimiento de las recomendaciones del Ministerio de Salud para una asistencia de calidad.

Objective to evaluate the quality of the records in the pregnant women's booklet, assessing the legibility and completeness of usual-risk pre-natal records. Method evaluative, descriptive and quantitative study, conducted in nine basic health care units in São Luís, Maranhão, Brazil, in the period from May 2017 to September 2018. The records were evaluated according to legibility and completeness. Results 92.4% of the booklets were considered with legible records. The assessment of the completeness showed that 72.4% had bad completeness. No record booklet was classified as good or excellent. The assessment by sections showed that the Routine Complementary Test section showed the best results, whereas the Complementary Activities section showed the lowest levels of completeness. Conclusion the records in the pregnant women's booklet were predominantly bad, denoting a devaluation of this instrument and a probable noncompliance with the recommendations of the Ministry of Health for a quality assistance.
Descritores: Cuidado Pré-Natal
Qualidade da Assistência à Saúde
Avaliação em Saúde
Registros de Saúde Pessoal
-Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Registros de Enfermagem
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-1103065
Autor: Vidigal, José Mauro Silva; Caldeira, João Rafael da Silva; Fermino, Rogério César; Martins-Costa, Hugo César; Fernandes, Amanda Paula.
Título: Ação "Lazer Mais Saúde": experiências em promoção da atividade física nas Academias a Céu Aberto em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil / "Lazer Mais Saúde" action: experiences in promoting physical activity at outdoor gyms in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Fonte: Rev. bras. ativ. fís. saúde;24:1-7, out. 2019. fig.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo objetivou desenvolver e apresentar o modelo lógico da ação Lazer Mais Saúde (LMS), associada à ação de instalação das Academias a Céu Aberto (ACA) em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. O modelo lógico foi baseado nas diretrizes do Center for Disease Control and Prevention. Foi realizado levantamento e análise de documentos e publicações oficiais produzidos entre 2009-2017. As primeiras ACA foram instaladas em 2010, totalizando 188 unidades em 2013 e 404 em 2017. O processo de instalação, manutenção, bem como, sensibilização e orientação de milhares de usuários das ACA foi conduzido. Em longo prazo, as ações vinculadas à ACA visam aumentar os níveis de atividade física de lazer na população-alvo e mitigar as desigualdades intra urbanas no acesso à atividade física. Este trabalho contribuiu para o registro sistemático das ações LMS e ACA em Belo Horizonte, Minas Gerais. O LMS foi aperfeiçoado continuamente, através de intervenções baseadas em evidências de gestão

This study aimed to develop the logical model of the "Lazer Mais Saúde" (LMS), related to outdoor gym implementation in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. The logical model was based on the Center for Disease Control and Prevention guidelines. A documental revision in official publications and reports produced between 2009 to 2017 was conducted. The outdoors gyms were installed in 2010, totaling 188 in 2013 and 404 in 2017. The installation, maintenance process, as well as raising awareness and guidance for thousands of users were accomplished. In the long term, outdoor gyms action aims to increase the levels of leisure-time physical activity to target groups and mitigate intra-urban inequalities in the access to physical activity facilities. This article contributed to the systematic register of LMS and outdoor gym actions in Belo Horizonte, Minas Gerais. The LMS has been continuously improved through the use of evidence-based management interventions
Descritores: Política Pública
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Atividade Motora
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


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Id: biblio-1114687
Autor: Oliveira, Maíla Martins; Conceição de Oliveira, Valéria; Ferreira, Ana Paula; Reis, Ilka Afonso; de Carvalho Torres, Heloísa; Gonçalves Amaral, Gabriela; Albano de Azevedo Guimarães, Eliete.
Título: Validity of an instrument to evaluate the immunobiological cold chain
Fonte: Av. enferm;38(2):170-181, May-Aug. 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: To develop and to test the validity of content and layout of a multidimensional tool to evaluate maintenance of the cold chain for immunobiological conservation. Method: A methodological study carried out in three steps: integrative review; development of theoretical and logical model for the development of the tool; implementation of the Delphi Technique to test the validity of content and layout. The Content Validity Index (CVI) and Content Validity Ratio (CVR) were calculated considering appropriate those values greater than or equal to 75% and 0.4, respectively. Results: The instrument consisted of 7 questions about structure and 20 about process, subdivided into three components: Transportation/Reception (n=3); Storage/Handling (n=13); Supervision/Permanent education (n=4). The cvi value was 87.4%, with values equal to 85.7% and 89% in the structure and process dimensions, respectively. The process components obtained cvi values equal to 88.9, 88.9 and 89.2%, respectively. The CVR was 0.8, with values equal to 0.7 and 0.8 in the structure and process dimensions. As for the layout validation, the questionnaire was considered intelligible. Conclusion: The study provides an instrument with validity of content and layout for health professionals in charge of the supervision of activities of immunobiological conservation, ensuring the maintenance of the immunogenic quality of the products offered to the population.

Resumen Objetivo: desarrollar y validar los contenidos e interface de una herramienta multidimensional para evaluar el mantenimiento de la cadena de frío de la conservación inmunobiológica. Método: estudio metodológico realizado en tres pasos: revisión integradora; elaboración de modelo teórico y lógico para el desarrollo de la herramienta; implementación de la técnica Delphi para la validación de contenido y de apariencia de preguntas. Se calcularon el Índice de validez de contenido (IVC) y el Razón de Validez de Contenido (RVC), considerando apropiados aquellos valores mayores o iguales al 75 % y 0,4, respectivamente. Resultados: el cuestionario constaba de siete preguntas de estructura y 20 de proceso, subdivididas en tres componentes: Transporte/Recepción (n=3); Almacenamiento/Manipulación (n=13); Supervisión/Educación continua (n=4). El valor para el cvi fue 87,4 %, con valores iguales al 85,7 y 89 % en las dimensiones estructura y proceso, respectivamente. Los componentes del proceso obtuvieron valores para el IVC iguales a 88,9, 88,9 y 89,2 %, respectivamente. El RVC era una herramienta de 0,8, con valores iguales a 0,7 en la estructura de dimensión y 0,8 en proceso. En cuanto a la validación de la apariencia, el cuestionario se consideró inteligible. Conclusión: el estudio proporciona un instrumento con contenido validado para profesionales de la salud, en la supervisión de actividades de conservación de productos inmunobiológicos, asegurando el mantenimiento de la calidad inmunogénica de los productos ofrecidos a la población.

Resumo Objetivo: desenvolver e validar o conteúdo e interface de um instrumento multidimensional para avaliar a manutenção da cadeia de frio de conservação de imunobiológicos. Método: estudo metodológico realizado em três etapas: revisão integrativa; elaboração do modelo teórico-lógico para o desenvolvimento do instrumento; realização da Técnica Delphi para validar conteúdo e aparência das questões. Foram calculados o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e a Razão de Validade de Conteúdo (RVC), considerando-se valores adequados aqueles maiores ou iguais a 75 % e 0,4, respectivamente. Resultados: o questionário constou de sete questões de estrutura e 20 de processo, subdivididos em três componentes: transporte/recebimento (n=3); armazenamento/manuseio (n=13); supervisão/educação permanente (n=4). O valor para o IVC foi de 87,4 %, com valores iguais a 85,7 % na dimensão estrutura e 89 % no processo. Os componentes do processo obtiveram valores para o IVC iguais a 88,9 %, 88,9 % e 89,2 %, respectivamente. O RVC do instrumento foi de 0,8, com valores iguais a 0,7 na dimensão estrutura e 0,8 no processo. Quanto à validação de aparência, o questionário foi considerado inteligível. Conclusão: o estudo fornece um instrumento de medida com conteúdo validado e que se configura em uma ferramenta de gestão útil na supervisão de salas de imunização.
Descritores: Refrigeração
Vacinas
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Gestão da Qualidade
Estudo de Validação
-Equipamentos e Provisões
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: CO136.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-975202 LILACS-Express
Autor: Maia, Daniely Aleixo Barbosa; Frias, Paulo Germano de; Assunção, Romildo Siqueira; Vidal, Suely Arruda; Vanderlei, Lygia Carmen de Moraes.
Título: Avaliação da implantação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação em Pernambuco, 2014 / Evaluación de la implantación del Sistema de Información de Agravamientos de Notificación en el estado de Pernambuco, Brasil, 2014 / Evaluation of the implantation of the Notifiable Diseases Information System in Pernambuco state, Brazil, 2014
Fonte: Epidemiol. serv. saúde;28(1):e2018187, 2019. tab, graf.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: avaliar a implantação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) de Pernambuco, Brasil, 2014. Métodos: pesquisa avaliativa com dados primários (entrevistas) e secundários (documentos/dados do Sinan) da Secretaria Estadual e Regionais de Saúde, para estimar o grau de implantação, confrontando indicadores de estrutura e processo com os de resultado. Resultados: o Sinan mostrou-se parcialmente implantado nos níveis central (77,2%) e regional (61,2%), variando neste nível de 54,7 a 71,6%; os componentes notificação/investigação (90,0%) e processamento dos dados (84,1%) estavam implantados; análise/divulgação (61,6%), parcialmente implantada; monitoramento (53,4%) e gestão (56,8%), com implantação incipiente; observou-se ausência de planejamento e boletins divulgados; 46,9% dos municípios encerraram oportunamente as notificações compulsórias; 68,7% enviaram lotes regularmente, ocorrendo 3,0% de duplicação de casos de tuberculose. Conclusão: o Sinan mostrou-se parcialmente implantado em Pernambuco, por falhas no monitoramento e gestão, influenciando negativamente nos resultados do sistema; suas fortalezas relacionaram-se à notificação, investigação e processamento dos dados.

Objetivo: evaluar la implantación del Sistema de Información de Agravamientos de Notificación (Sinan) de Pernambuco, Brasil, 2014. Métodos: investigación evaluativa de implantación, con datos primarios (entrevistas) y secundarios (documentos/datos del Sinan) de la Secretaría Estadual y Regionales de Salud, para estimar el grado de implantación, confrontando indicadores de estructura y proceso a los de resultado. Resultados: el Sinan se mostró parcialmente implantado en nivel central (77,2%) y regional (61,2%), en este variando entre 54,7 y 71,6%; los componentes notificación/investigación (90,0%) y procesamiento (84,1%) estaban implantados; análisis/divulgación (61,6%), parcialmente implantado; monitoreo (53,4%) y gestión (56,8%), incipientes; se observó ausencia de planificación y boletines divulgados; 46,9% de municipios cerraron oportunamente las notificaciones obligatorias; un 68,7% envió lotes regularmente, con 3,0% de duplicación de casos de tuberculosis. Conclusión: el Sinan se mostró parcialmente implantado en Pernambuco por fallas en monitoreo y gestión, con influencias negativas sobre los resultados; sus puntos fuertes está relacionados a la notificación, la investigación y al procesamiento de datos.

Objective: to evaluate the implantation of the Notifiable Diseases Information System (SINAN) in Pernambuco, Brasil, 2014. Methods: This was an evaluation study based on primary data (interviews) and secondary data (SINAN documents/data) provided by the State Health Department and its Regional Divisions in order to estimate the degree of SINAN implantation, comparing structure and process indicators with results achieved. Results: SINAN was found to be partially implemented at central level (77.2%); and at regional level (61.2%), ranging from 54.7 to 71.6%; the following components had been implemented: reporting/investigation (90.0%) and processing (84.1%); analysis/divulgation had been partially implemented (61.6%); while monitoring (53.4%) and management (56.8%) were incipient; there was a lack of planning and published information bulletins; 46.9% of municipalities closed compulsory reporting on time; 68.7% sent batches regularly, 3.0% of tuberculosis cases were duplicated. Conclusion: SINAN was found to be partially implemented in Pernambuco due to shortcomings in monitoring and management, with negative influences on system results; its strengths related to reporting, investigation and data processing.
Descritores: Notificação de Doenças/estatística & dados numéricos
Monitoramento Epidemiológico
Sistemas de Informação em Saúde/organização & administração
-Brasil/epidemiologia
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde/estatística & dados numéricos
Sistemas de Informação em Saúde/economia
Limites: Humanos
Responsável: BR275.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1101623
Autor: Barros, Leonardo de Oliveira; Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo; Noronha, Ana Paula Porto.
Título: Indicadores de formação teórica e prática de orientadores profissionais e de carreira / Indicators of theoretical and practical training of vocational guidance practitioners / Indicadores de formación teórica y práctica de orientadores profesionales e de carreira
Fonte: Rev. bras. orientac. prof;20(2):107-118, jul.-dez. 2019. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar o cenário das atuações em Orientação Profissional e de Carreira, verificar indicadores de formação teóricos e práticos associados às competências dos profissionais e compará-los em função de variáveis de formação e desempenho profissional. Participaram 74 orientadores profissionais, sendo 55,4% da região sudeste, 93,2% com formação em Psicologia e com tempo médio de atuação de 10,1 anos, que responderam ao Questionário de Competências do Orientador Profissional. Os resultados indicaram variedade nos instrumentos, técnicas e referenciais teóricos utilizados, bem como maior número de competências teóricas e práticas para orientadores que participaram de eventos científicos, com maior tempo de experiência e mais vinculados ao contexto da pesquisa. Reafirma-se a importância de investimentos na formação do orientador profissional.

The purpose was to analyze the professional and career guidance scenario, to verify the theoretical and practical training indicators associated with the professional's competences and to compare them according to training and variables associated to professional performance. A total of 74 professional counselors participated, of which 55.4% were from the southeast region, 93.2% were trained in Psychology and had an average time of 10.1 years, that responded to the Competency Questionnaire of the Professional Practitioners. The results indicated a variety of instruments, techniques and theoretical references used, as well as a greater number of theoretical and practical skills for practitioners who participated in scientific events, with more experience time and more linked to the research context. The importance of investments in the training of the professional advisor is reaffirmed.

El objetivo de este estudio fue analizar el escenario de orientación profesional, verificar los indicadores de capacitación teórica y práctica asociados con las competencias de los profesionales y compararlos de acuerdo con las variables de capacitación y desempeño profesional. Un total de 74 consejeros profesionales participaron, de los cuales el 55,4% era de la región sureste, el 93,2% recibió capacitación en psicología y tenía un tiempo promedio de 10,1 años que respondía al Cuestionario de Competencia de los Orientadores Profesionales. Los resultados indicaron una variedad de instrumentos, técnicas y referencias teóricas utilizadas, así como un mayor número de habilidades teóricas y prácticas para los profesionales que participaron en eventos científicos, con más experiencia y más vinculados al contexto de la investigación. Se reafirma la importancia de las inversiones en la formación del orientador profesional.
Descritores: Competência Profissional
Prática Profissional
Orientação Vocacional
Mobilidade Ocupacional
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Inquéritos e Questionários
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Tavares, Cláudia Mara de Melo
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Id: biblio-1101710
Autor: Ferreira, Rejane Eleuterio; Tavares, Cláudia Mara de Melo.
Título: Analysis of the technological production of three professional master's programs in the field of nursing / Análise da produção tecnológica de três programas de mestrado profissional na área da Enfermagem / Análisis de la producción tecnológica de tres programas de maestría profesional en el área de enfermería
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);28:e3276, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Objective: to analyze the technological production of three professional master programs in the area of Nursing. Method: documentary research on primary sources. A total of 100 graduate nurses from three professional master's programs in Nursing in the Southeastern region of Brazil were analyzed, based on the following variables: time of training, typology of products; context of products and technological and educational classification, welfare and management. The study was guided by the question: "How is the technological production of the dissertation of the professional master's degree according to typology, context and technological classification? The analysis of the data was based on the construction of a table that categorized the products according to the typology. Results: development of techniques was the main type of product found, being expressed by flowcharts, protocols, guidelines and training courses. The products were mostly developed in the hospital context, in the educational technology format. Conclusion: the technological production of the analyzed programs is restricted, diffuse and, in its majority, of low social impact and has no relevance in the body of the dissertation. Despite the wide possibility of conclusion work, the dissertation, accompanied by an article and/or technical productions, is the main form of presentation.

Objetivo: analisar a produção tecnológica de três programas de mestrado profissional na área da Enfermagem. Método: pesquisa documental em fontes primárias. Foram analisados 100 trabalhos de conclusão de curso de enfermeiros egressos de três programas de mestrado profissional na área da Enfermagem, da região Sudeste do Brasil, a partir das seguintes variáveis: tempo de formação, tipologia dos produtos; contexto dos produtos e classificação tecnológica-educacional, assistencial e gerencial. Norteou-se o estudo pela questão: "Como se caracteriza a produção tecnológica dos trabalhos de conclusão do curso de mestrado profissional segundo a tipologia, o contexto e a classificação tecnológica?". A análise dos dados deu-se a partir da construção de um quadro que categorizou os produtos de acordo com a tipologia. Resultados: desenvolvimento de técnicas foi o principal tipo de produto encontrado, sendo expressos por fluxogramas, protocolos, diretrizes e cursos de capacitação. Os produtos foram desenvolvidos, em sua maioria, no contexto hospitalar, no formato tecnologia educacional. Conclusão: a produção tecnológica dos programas analisados é restrita, difusa e, em sua maioria, de baixo impacto social e não possui relevo no corpo da dissertação. Apesar da ampla possibilidade de modalidades de trabalho de conclusão, a dissertação, acompanhada de artigo e/ou produções técnicas, é a principal forma de apresentação.

Objetivo: analizar la producción tecnológica de tres programas de maestría profesional en el área de enfermería. Método: investigación documental en fuentes primarias. Fueron analizados 100 trabajos de conclusión de curso de enfermeros graduados de tres programas de maestría profesional en el área de enfermería, de la región sureste de Brasil, a partir de las siguientes variables: tiempo de formación, tipología de los productos, contexto de los productos y clasificación tecnológica educacional, asistencial y administrativa. Este se orientó por la pregunta: "¿Cómo se caracteriza la producción tecnológica de los trabajos de conclusión del curso de maestría profesional, según la tipología, contexto y clasificación tecnológica?". El análisis de los datos se realizó a partir de la construcción de un cuadro que categorizó los productos de acuerdo con la tipología. Resultados: el desarrollo de técnicas fue el principal tipo de producto encontrado, siendo expresado por diagramas de flujo, protocolos, directrices y cursos de capacitación. Los productos fueron desarrollados en su mayoría en el contexto hospitalario, en el formato tecnología educacional. Conclusión: la producción tecnológica de los programas analizados es restringida, difusa y en su mayoría de bajo impacto social y no posee relevancia en el cuerpo de la disertación. A pesar de la amplia posibilidad de modalidades de trabajo de conclusión, la disertación, acompañada de artículo y/o producciones técnicas, es la principal forma de presentación.
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Brasil
Pesquisa em Enfermagem/normas
Pesquisa em Enfermagem/estatística & dados numéricos
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Bibliometria
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem/normas
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


  9 / 2501 LILACS  
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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1041268
Autor: Machado, Mick Lennon; Gabriel, Cristine Garcia; Soar, Claudia; Neves, Janaina das; Oliveira, Juliana Theodora Cunha de.
Título: State Plan for Food and Nutrition Security: Potentialities and limitations / Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional: potencialidades e limites
Fonte: Rev. Nutr. (Online);31(4):413-422, July-Aug. 2018. graf.
Idioma: en.
Projeto: Ministério do Desenvolvimento Social.
Resumo: ABSTRACT Objective To identify potentialities and limitations for the execution of a State Plan for Food and Nutrition Security. Methods This is a qualitative research, using as a case the State Plan of Food and Nutrition Security of the state of Santa Catarina. The data were collected from an interview with eight key informants nominated by the executive secretaries of the Food and Nutrition Security Council and the Inter-Sectoral Food and the state Nutrition Security Board. The analysis took place through the Collective Subject Discourse method. Results The main potentialities were the quality of the plan and the structuring of the National System of Food and Nutrition Security in the state. The main limitations were related to the financial resources, to political interests and to the structure of the Management Chamber. Conclusion It is hoped that this study may support strategies that strengthen potentialities and minimize the limitations identified in the case studied, as well as in similar state contexts, contributing to the qualification of the Plans and consequent execution of the Food and Nutrition Security Policy.

RESUMO Objetivo Este estudo teve como objetivo identificar potencialidades e limites para a execução de um Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Métodos Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando como caso o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina. Os dados foram coletados a partir de entrevista com oito informantes-chave indicados pelas secretarias executivas do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional e da Câmara de Gestão Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do estado. A análise ocorreu por meio do método do Discurso de Sujeito Coletivo. Resultados As principais potencialidades apontadas foram a qualidade do Plano e a estruturação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no estado. Já as principais limitações estavam relacionadas aos recursos financeiros, interesse político e estrutura da Câmara de Gestão. Conclusão Espera-se que este estudo possa subsidiar estratégias tanto no caso estudado quanto em contextos estaduais similares, que fortaleçam as potencialidades e minimizem as limitações identificadas, contribuindo para a qualificação dos Planos e a consequente execução da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.
Descritores: Segurança Alimentar e Nutricional
-Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Pesquisa Qualitativa
Políticas Públicas de Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Ensaio Clínico
Responsável: BR13.3 - Biblioteca das Faculdades de Odontologia e Nutrição


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Id: biblio-1056166
Autor: Leal, Mara de Souza; Melo-Silva, Lucy Leal; Taveira, Maria do Ceú.
Título: Edu-Car for life and career: evaluation of a program / Edu-Car para a vida e carreira: avaliação de um programa
Fonte: Estud. Psicol. (Campinas, Online);37:e190016, 2020. tab.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: Considering the relevance of the development of socio-emotional and career skills to deal with educational and occupational transitions, this study aimed to evaluate the effectiveness of the Edu-Car Program, which purpose is the development of socio-emotional and career competence. From the quasi-experimental design with intervention and comparison groups, 116 high school students from the 10th year, of two public schools in the interior of the State of São Paulo, specifically 60 girls and 56 boys, with mean age of 15, participated. The Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment, called Senna 1.0 and the Career Education Questionnaire, were used as pre and post-test instruments. For the inter and intra-group comparison the T-Test was used for independent and paired samples. The results show that the intervention had significant effects on career exploration, with more search for help and/or information from different people and sources.

Considerando a relevância do desenvolvimento das competências socioemocionais e de carreira para lidar com as transições educacionais e ocupacionais, este estudo objetivou avaliar a eficácia do Programa Edu-Car, visando o desenvolvimento de competências socioemocionais e de carreira. Do delineamento quasi-experimental com grupo de intervenção e de comparação, participaram 116 alunos do 1º ano do ensino médio regular de duas escolas públicas do interior de São Paulo, sendo 60 moças e 56 rapazes com idade média de 15 anos. Foram utilizados como medidas pré- e pós-teste o Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment, denominado Senna 1.0, e o Questionário de Educação à Carreira. Para a comparação inter e intragrupos foi utilizado o Teste-T para amostras independentes e emparelhadas. Os resultados mostram que a intervenção apresentou efeitos significativos na exploração de carreira, com maior busca de ajuda e/ou informação de diferentes pessoas e fontes.
Descritores: Competência Profissional
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Ensino Fundamental e Médio
Inteligência Emocional
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II



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