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Carmona, Maria José Carvalho
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Id: biblio-1057457
Autor: Quintão, Vinícius Caldeira; Logullo, Patricia; Schlüssel, Michael Maia; Kirtley, Shona; Collins, Gary; Carmona, Maria José Carvalho.
Título: Reporting guidelines: tools to increase the completeness and transparency of your anesthesiology research paper / Roteiro para redação de artigos científicos: ferramentas para aumentar a precisão e clareza de artigos de pesquisa em anestesiologia
Fonte: Rev. bras. anestesiol;69(5):429-431, Sept.-Oct. 2019.
Idioma: en.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto/normas
Guias como Assunto
Relatório de Pesquisa
Anestesiologia
-Projetos de Pesquisa
Brasil
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1048120
Autor: Reboredo, Maycon Moura; Martinez, Daniel Godoy; Vieira, Bruno Barbosa; Laterza, Mateus Camaroti.
Título: Avanços na Unidade de Reabilitação do Hospital Universitário da UFJF / Advances in the Rehabilitation Unit of the University Hospital of UFJF
Fonte: HU rev;45(2):113-114, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: No processo de reabilitação de um paciente devem ser enfatizadas estratégias de avaliação, diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças com objetivo de manter e restaurar a função física, social, emocional e laboral, com consequente melhora na qualidade de vida.1 Neste contexto, a Unidade de Reabilitação do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HU-UFJF/EBSERH), que tem abrangência nas áreas hospitalar e ambulatorial, engloba equipe multiprofissional composta por fisioterapeutas, profissional de educação física, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.O objetivo principal é manter, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), um padrão de qualidade de excelência que foi construído ao longo de anos de integração entre assistência, ensino e pesquisa, com base no modelo de atendimentos individualizados em sua maior parte, e em grupos para casos específicos. A importância deste trabalho para a Rede de Atenção à Saúde que compreende Juiz de Fora e região pode ser ilustrada com alguns indicadores. Na fisioterapia, enquanto o número de sessões ambulatoriais realizadas no período de 2016 a 2018 pelo SUS no município reduziu 10%, o HU-UFJF/EBSERH elevou o número de atendimentos em mais de 140%, alcançando cerca de 2.500 sessões mensais, realizadas por 14 subespecialidades distintas, que beneficiam em média 600 pacientes por mês. Na internação são aproximadamente 970 sessões mensais nas enfermarias clínica, cirúrgica, pediátrica e terapia intensiva. Na fonoaudiologia, além das cerca de 130 consultas e atendimento contínuo a pacientes internados, mensalmentesãorealizados cerca de 90 exames, dos quais alguns exclusivos ao SUS na região, como potenciais evocados auditivos de curta latência e vectoeletronistagmografia.Complementam as atividades de reabilitação da Unidade, cerca de 150 atendimentos mensais realizados por profissionais de educação física e terapia ocupacional. Um dos programas mais recentes na Unidade é o de Atividade Física em Saúde que tem como objetivo avaliar, orientar e treinar fisicamente os usuários de diferentes ambulatórios do HU-UFJF/EBSERH. Apesar de recente, já foi possível observar resultados positivos nas condições físicas e mentais desses usuários após poucos meses de treinamento físico. Além da área assistencial, a Unidade de Reabilitação do HU-UFJF/EBSERH possui ampla atuação em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Especificamente no ensino, as Unidades Santa Catarina e Dom Bosco são cenários de prática para os alunos dos cursos de fisioterapia e educação física. Adicionalmente, via programas de residência intitulados Multiprofissional em Saúde do Adulto e Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar, profissionais da área da saúde são capacitados na Unidade. O atendimento à população da cidade de Juiz de Fora e região é complementado pela atuação de alunos, professores e profissionais em projetos de extensão e de treinamento profissional que englobam atividades com lactentes com risco para alterações no desenvolvimento, pacientes com doenças pulmonares, idosos, pacientes em hemodiálise, pacientes cirróticos, entre outros. Uma das atividades que apresentou maior avanço na Unidade de Reabilitação foi a de pesquisa por meio do desenvolvimento de projetos de doutorado, mestrado, iniciação científica e trabalho de conclusão de curso. Considerando que uma das políticas desta Unidade é o incentivo a qualificação, vários profissionais também estão participando ativamente deste processo. Algumas evidências científicas produzidas já foram inseridas no serviço, sendo que esta aplicação clínica representa um dos grandes objetivos dos projetos de pesquisa. Um dos exemplos foi a criação do serviço de fisioterapia para os pacientes em hemodiálise no HU-UFJF/EBSERH em 2018. Resultados de estudos prévios conduzidos desde 2005 nesta linha de pesquisa proporcionaram a implementação do atendimento fisioterapêutico durante as sessões de hemodiálise, sendo que o HU-UFJF/EBSERH é um dos poucos hospitais do Brasil a oferecer este programa.2,3 De forma similar, após realização de projetos de pesquisa sobre os efeitos do exercício físico em pacientes com cirrose, foi iniciado um programa assistencial de treinamento físico para esses pacientes.4 Esses dois exemplos demonstram que somada a publicação de manuscritos, muitas vezes internacionais, os resultados científicos são transformados e devolvidos para a sociedade.De fato, a realização de projetos científicos faz parte fundamental da Unidade de Reabilitação do HU-UFJF/EBSERH. Por meio da infraestrutura física, dos recursos humanos, apoio financeiro da própria instituição e de órgãos de fomento, dezenas de pesquisas científicas são realizadas anualmente. Essa característica agrega aos serviços potencialidade, real e futura, de inovação técnica e de conhecimento. E, paralelamente, muitas destas pesquisas servem como base para os trabalhos de conclusão dos graduandos e pós-graduandos, caracterizando a ciência como formadora de pessoas qualificadas para atuarem no mercado de trabalho.Mesmo com todos os desafios inerentes ao SUS,5 pelo exposto é possível entender que a Unidade de Reabilitação do HU-UFJF/EBSERH vem conseguindo integrar as vertentes do ensino, pesquisa e extensão com a assistência de excelência, o que fortalece sobremaneira o cuidado prestado aos usuários e, sem dúvida, promove a melhora da qualidade de vida destas pessoas.
Descritores: Reabilitação
Projetos de Pesquisa
Sistema Único de Saúde
Exercício Físico
Fisioterapia
Fisioterapeutas
Hospitais Universitários
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1101149
Autor: Zanchetta, Margareth Santos; Guruge, Sepali; Oliveira, Rosane Mara Pontes de; Felipe, Ingryd Cunha Ventura; Souto, Rafaella Queiroga.
Título: Brasil-Canadá: Lançando Sementes Através De Consulta Comunitária sobre o enfrentamento da violência contra a mulher / Brasil-Canadá: Lanzando semillas por medio de consulta comunitaria sobre la lucha contra la violencia contra la mujer / Brazil-Canada: Launching seeds through community consultation on tackling violence against women
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;24(3):e20190278, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivos Relatar a primeira experiência da Cátedra de Pesquisa em Saúde Urbana (Universidade Ryerson-Canadá) no Brasil, em colaboração com a Universidade Federal da Paraíba por meio de uma consulta de opinião comunitária sobre as estratégias de enfrentamento da violência contra a mulher, e oferecer subsídios que estimulem uma visão renovada de colaborações e parcerias internacionais entre programas de Enfermagem. Método Abordagem descritiva do tipo relato de experiência de docentes e discentes de Enfermagem brasileiros e canadenses, desde o processo de planejamento até a análise das informações obtidas. Resultados Essa experiência foi fundamental para o estabelecimento de colaborações científicas recentemente implementadas e em planejamento, consolidando o potencial da Enfermagem em participar de acordos científicos e tecnológicos entre Brasil-Canadá. Conclusão e Implicações para a prática Recomendamos que programas de graduação e pós-graduação de Enfermagem no Brasil promovam o intercâmbio de seu corpo social com diversos países, não apenas em projetos de pesquisa, mas também em projetos de desenvolvimento social valorizados igualmente na construção de um corpo de conhecimentos para a Enfermagem global.

RESUMEN Objetivos Presentar un informe de la primera experiencia de la Cátedra de investigación en salud urbana (Universidad Ryerson- Canadá) en Brasil en colaboración con la Universidad Federal de Paraíba a través de una consulta de opinión a la comunidad sobre estrategias para enfrentar la violencia contra las mujeres y ofrecer información para estimular una visión renovada de colaboración internacional y asociación entre programas de enfermería. Método Un diseño descriptivo con el informe de las experiencias de estudiantes y miembros de las facultades de enfermería canadienses y brasileños sobre el proceso desde la panificación de la consulta hasta el análisis de la información acumulada. Resultados Esta experiencia fue fundamental para establecer nueva colaboración científica recientemente implementada y en la panificación para consolidar así el potencial de la enfermería para participar en los acuerdos científicos y tecnológicos de Brasil y Canadá. Conclusión e Implicaciones para la práctica A los estudiantes en los programas de licenciatura y posgrado en enfermería brasileña se les recomienda que promuevan el intercambio de sus agentes sociales con otros países, no solo para proyectos de investigación, pero también para el desarrollo social, los que son igualmente valorados para la construcción del conocimiento específico de la enfermería global.

ABSTRACT Objectives To report the first experience of the Research Chair in Urban Health (Ryerson University-Canada) in Brazil in collaboration with the Federal University of Paraíba through a community opinion consultation about strategies to face violence against women. This experience also offers insights to stimulate renewed visions of international collaborations and partnerships among nursing programs. Method A descriptive design with the report of experience of Canadian and Brazilian nursing faculty and students about the process from the consultation planning to the analysis of the gathered information. Results This experience was fundamental to establish new scientific collaborations recently implemented and in planning. It demonstrates the nursing potential to participate in Brazil-Canada technological and scientific agreements. Conclusion and Implications for practice Brazilian Nursing undergraduate and graduate programs are recommended to promote an exchange of their faculty and administrative staff with several countries. These exchanges would not be only for research projects but also for social development projects, which are equally valued for the creation of global, nursing-specific knowledge.
Descritores: Participação da Comunidade
Violência contra a Mulher
Cooperação Internacional
-Projetos de Pesquisa
Estudantes de Enfermagem
Brasil/etnologia
Canadá
Saúde Global
Docentes de Enfermagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: lil-798036
Autor: Thorne, Sally.
Título: Fazendo nossa pesquisa em enfermagem ser relevante / Making our nursing research matter / Ennobleciendo nuestra investigación de enfermería
Fonte: Rev. bras. enferm;69(5):813-814, set.-out. 2016.
Idioma: pt.
Descritores: Pesquisa em Enfermagem
-Objetivos Organizacionais
Projetos de Pesquisa
Reprodutibilidade dos Testes
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-843660
Autor: Kinalski, Daniela Dal Forno; Paula, Cristiane Cardoso de; Padoin, Stela Maris de Mello; Neves, Eliane Tatsch; Kleinubing, Raquel Einloft; Cortes, Laura Ferreira.
Título: Focus group on qualitative research: experience report / El grupo focal en el estudio cualitativo: narración de la experiencia / Grupo focal na pesquisa qualitativa: relato de experiência
Fonte: Rev. bras. enferm;70(2):424-429, Mar.-Apr. 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to report the experience of applying the focus group technique for production of data in qualitative research. Method: four group sessions were held from May to June 2015, with the participation of professionals from the public sector of PHC and from specialized service. Results: the way focus group was developed is described in steps: planning, recruitment, ambience, group sessions, and evaluation. Conclusion: we highlight that the focus group, as a technique to produce data in collective space, can contribute not only to the construction of knowledge in Nursing, but also to the research approach with the assistance practice.

RESUMEN Objetivo: narrar la experiencia de aplicación de la técnica de grupo focal en la producción de datos para estudios cualitativos. Método: se llevaron a cabo cuatro sesiones grupales en el período de mayo a junio de 2015, con la participación de profesionales de la red pública de la Atención Primaria en Salud y de servicios especializados. Resultados: la forma en la que se organizó el grupo focal sigue las siguientes etapas: planifi cación, reclutamiento, ambiente, sesiones grupales y evaluación. Conclusión: el grupo focal es una técnica de producción de datos en espacio colectivo que pude contribuir no solo con la construcción de conocimiento en Enfermería, sino también con el acercamiento del estudio a la práctica del cuidado.

RESUMO Objetivo: relatar a experiência da aplicação da técnica de grupo focal para produção de dados em pesquisa qualitativa. Método: realizaram-se quatro sessões grupais no período de maio a junho de 2015, com a participação de profi ssionais da rede pública de APS e do serviço especializado. Resultados: a forma como o grupo focal foi desenvolvido está descrita nas etapas: planejamento, recrutamento, ambientação, sessões grupais e avaliação. Conclusão: destaca-se que o grupo focal como uma técnica de produção de dados em espaço coletivo pode contribuir não só para construção do conhecimento em Enfermagem, mas também para a aproximação da pesquisa com a prática assistencial.
Descritores: Grupos Focais/normas
Pesquisa Qualitativa
Confiabilidade dos Dados
-Projetos de Pesquisa/normas
Grupos Focais/métodos
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-843677
Autor: Melo, Wesley Soares de; Oliveira, Paulo Jorge Ferreira de; Monteiro, Flávia Paula Magalhães; Santos, Francisca Carla dos Angelos; Silva, Maria Janaína Nogueira da; Calderon, Carolina Jimenez; Fonseca, Lilian Nara Amaral da; Simão, Ana Adélia Chaves.
Título: Guide of attributes of the nurse's political competence: a methodological study / Guía de atribuciones de la competencia política del enfermero: estudio metodológico / Guia de atributos da competência política do enfermeiro: estudo metodológico
Fonte: Rev. bras. enferm;70(3):526-534, May-June 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To build and validate a guide of attributes of the nurse's political competence. Method: Methodological research. This study comprised the construction of the instrument through literature review; experts validation of pre-established attributes for composing the guide; and clinical validation in the nurses work environment/reality. The data collection took place in the months from August to October 2014, and the analysis was based on the content analysis of Bardin and use of Epi info 3.5. All ethical precepts have been complied with. Results: From 29 attributes found in the literature, 25 have been validated by experts. Clinical/practical validation involved the participation of 43 nurses, who observed that the attributes are not articulated with the professional practices developed by them. Conclusion: The attributes of the nurse's political competence were identified with support of literature. It is concluded that the professionals still have limited and fragmented perception of political competence, expressing difficulty/limitation.

RESUMEN Objetivo: Construir y validar una guía de atribuciones de la competencia política del enfermero. Método: Investigación metodológica. El estudio comprendió la construcción del instrumento mediante revisión de la literatura; validación por expertos de las atribuciones preestablecidas para composición de la guía; y validación clínica en el ámbito/realidad de trabajo del enfermero. Datos recolectados de agosto a octubre de 2014, analizados según análisis de contenido de Bardin y utilización de Epi info 3.5. Fueron respetados todos los preceptos éticos. Resultados: Fueron encontrados 29 atribuciones en la literatura, 25 fueron validados por los expertos. La validación clínica/práctica involucró la participación de 43 enfermeros, los cuales observaron que las atribuciones no mostraran articulación con las prácticas profesionales por ellos desarrolladas. Conclusión: Identificadas las atribuciones de la competencia política del enfermero, con respaldo en la literatura. Se concluye en que los profesionales tienen aún percepción limitada y fragmentaria de la competencia política, manifestando dificultad/limitación.

RESUMO Objetivo: Construir e validar um guia de atributos da competência política do enfermeiro. Método: Pesquisa metodológica. O estudo compreendeu a construção do instrumento por meio de revisão da literatura; validação, por especialistas, dos atributos preestabelecidos para composição do guia; e validação clínica no ambiente/realidade de trabalho dos enfermeiros. A coleta dos dados ocorreu nos meses de agosto a outubro de 2014, e a análise baseou-se na análise de conteúdo de Bardin e utilização do Epi info 3.5. Foram respeitados todos os preceitos éticos. Resultados: Dos 29 atributos encontrados na literatura, 25 foram validados pelos especialistas. A validação clínica/prática envolveu a participação de 43 enfermeiros, os quais observaram que os atributos não apresentam articulação com as práticas profissionais por eles desenvolvidas. Conclusão: Identificados os atributos da competência política do enfermeiro com apoio da literatura. Conclui-se que os profissionais ainda possuem percepção limitada e fragmentada da competência política, manifestando dificuldade/limitação.
Descritores: Projetos de Pesquisa/normas
Competência Mental/normas
Enfermeiras e Enfermeiros/normas
-Brasil
Inquéritos e Questionários
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Lacerda, Maria Ribeiro
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Id: lil-618542
Autor: Kirchhof, Ana Lucia Cardoso; Lacerda, Maria Ribeiro.
Título: Desafios e perspectivas para a publicação de artigos - uma reflexão a partir de autores e editores / Challenges and prospects for publishing articles - consideration based on statements from authors and publishers / Retos y perspectivas de la publicación de artículos - un reflejo de los autores y editores
Fonte: Texto & contexto enferm;21(1):185-193, jan.-mar. 2012. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Publicar é uma exigência para qualquer profissional que almeje estar em sintonia com o mundo da ciência. Igualmente, o consumo e a produção de conhecimento são atividades inerentes ao exercício profissional. Propomo-nos nesse artigo fazer uma reflexão sobre alguns aspectos desta temática, destacando aqueles que possam contribuir para uma eficaz investida a periódicos. São considerados aspectos fundamentais na sistematização dessa tarefa a fim de proporcionar que mais profissionais se dediquem a ela com eficiência. São trazidos para enriquecer a reflexão conhecimentos e estratégias divulgadas na literatura atual, nas quais encontramos depoimentos tanto de autores como de editores de periódicos da enfermagem e de outras áreas. Para tanto estruturamos este artigo nos seguintes passos: gerar e consolidar uma idéia, definir parcerias, focar no leitor, escolher o periódico, organizar o artigo, e observar aspectos éticos e envio à publicação.

Publishing is a requirement for any professional who crave to be in tune with the world of science. We propose in this article do a reflection on some aspects of this theme, highlighting those that may contribute to an effective proposition to journals. We are considered key aspects in the systematization of this task order to provide more researchers are engaged in it with efficiency. We brought knowledge and strategies to widen the debate reported in the current literature. In this, we find statements of both authors and editors of journals in nursing and other areas. For this purpose we designed this article on following steps: to generate and consolidate an idea, defining partnerships, focus on the reader, choose the journal, organize your article, ethical issues and sent for publication.

La publicación es un requisito para cualquier profesional que aspira a estar en sintonía con el mundo de la ciencia. Además, las actividades de consumo y producción de conocimientos son inherentes a cualquier profesión. Nos proponemos en este artículo una reflexión sobre algunos aspectos de este tema, destacando aquellos que pueden contribuir a una investida efectiva en revistas. Se consideran aspectos clave en la sistematización de este trabajo para que un mayor número de trabajadores se dediquen a ella con eficiencia. Es presentada estrategias a enriquecer la reflexión e divulgadas en la literatura actual, con declaraciones de ambos autores y editores de revistas de enfermería y otras áreas. Para ello se diseñó este artículo en los siguientes pasos: generar y consolidar una idea, la definición de alianzas, centrarse en el lector, elegir la revista, organizar su artículo, aspectos éticos y presentación de la publicación.
Descritores: Projetos de Pesquisa
Redação
Pesquisa em Enfermagem
Ética em Pesquisa
Relatório de Pesquisa
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-1140176
Autor: Beltrán Luengas, Elsa María; Osorno, Viviana.
Título: Las vicisitudes de la investigación artística y ambiental en los comités de ética: estudio de dos casos / The vicissitudes of artistic and environmental research in ethics committees: study of two cases / As vicissitudes da pesquisa artística e ambiental em comitês de ética: estudo de dois casos
Fonte: Rev. colomb. bioét;14(2):19-33, 2019.
Idioma: es.
Resumo: En este artículo se describen algunas de las dificultades presentadas cuando se postulan, para su evaluación y aval de parte del comité de ética, proyectos de investigación de áreas del conocimiento con lenguajes y lógicas que se alejan de la investigación clínica. Se presentan dos casos, cuyos objetos de conocimiento tienen epistemologías disímiles a los que usualmente se deliberan en estas instancias. El primero trata de una instalación de arte que permitió el estudio del vínculo afectivo entre seres humanos y ratones de laboratorio. Se analizan las solicitudes puntuales de parte del comité de ética y las respuestas emitidas por la artista para obtener su aprobación. El segundo consiste en la introducción de la planta invasora Tá m ar i x spp en el ecosistema ribereño de los Estados Unidos, convirtiéndose en el sitio de anidamiento del ave atrapamoscas Empidonax trailii extimus en peligro de extinción. Este fenómeno suscitó cuestiones éticas desafiantes para los restauradores ecológicos en su búsqueda por el significado de lo natural. Se concluye que los comités de ética podrían acoger la perspectiva de los conocimientos situados de Donna Haraway y la teoría del actor-red de Bruno Latour, que sugieren que, en el afán de alcanzar una universalidad, la ciencia ha tendido a buscar una estandarización reduccionista de la diversidad de significados.

This article describes some of the difficulties when a research project pertaining to knowledge areas with languages and logics that are distant from clinical research is submitted to an ethics committee for its evaluation and approval. Two cases, with different knowledge object epistemologies to the ones usually deliberated in those instances are presented. The first case deals with an art installation that allowed the study of the link of affection between human beings and lab mice. The ethics committee's punctual requests and the answers given by the artist are analyzed in order to get its approval. The second case describes the introduction of the invasive species plant Tamarix spp in the riparian ecosystem of the United States, becoming the nesting site of an endangered flycatcher bird Empidonax trailii extimus. This phenomenon prompted challenging ethics issues for the ecological restorationists in their search for the meaning of the natural. The authors conclude ethics committees should welcome Donna Haraway's situated knowledges perspective and Bruno Latour's actor-network theory suggesting that in the pursue of reaching a universality, science has tended to standardize diverse meanings in a reductionist way.

Este artigo descreve algumas das dificuldades apresentadas quando elas são postuladas, para avaliação e aprovação por parte do comitê de ética, projetos de pesquisa nas áreas de conhecimento com linguagens e lógicas que se desviam da pesquisa clínica. Apresentamos dois casos, cujos objetos de conhecimento têm diferentes epistemologias que são geralmente discutidas nestes casos. A primeira é uma instalação de arte que permitiu o estudo sobre o vínculo emocional entre os seres humanos e ratos. Analisa solicitações de parte específica do Comitê de ética e as respostas emitidas pelo artista para aprovação. A segunda é a introdução da planta invasora Tamarix spp no ecossistema costeiro dos Estados Unidos, tornando-se o lugar da nidificação da ave papa-moscas Empidonax trailii extimus em perigo de extinção. Este fenômeno suscitou questões éticas desafiadoras para os restauradores de ecossistemas em sua busca pelo significado do natural. Conclui-se que os comitês de ética poderiam adoptar a perspectiva de conhecimento situado de Donna Haraway e a teoria ator-rede de Bruno Latour, que sugerem que, no esforço para atingir a universalidade, a ciência tem tendido a procurar uma padronização reducionista da diversidade do significados.
Descritores: Comissão de Ética
-Projetos de Pesquisa
Pesquisa Ambiental
Conhecimento
Limites: Humanos
Animais
Camundongos
Responsável: CO120.1 - Biblioteca Juan Roa Vásquez


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Id: biblio-958623
Autor: Paese, Fernanda; Sasso, Grace Teresinha Marcon Dal; Colla, Gabriela Winter.
Título: Structuring methodology of the Computerized Nursing Process in Emergency Care Units / Metodología de estructuración del Proceso de Enfermería Informatizado para las Unidades de Urgencia / Metodologia de estruturação do Processo de Enfermagem Informatizado para as Unidades de Emergência
Fonte: Rev. bras. enferm;71(3):1079-1084, May-June 2018. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To structure the Computerized Nursing Process using the International Classification for Nursing Practice (ICNP®) version 2.0 to emergency care units in a computerized structure. Method: This is a methodological and technological research that followed the stages: (1) establishment of the development team and resources; (2) adequacy of clinical situations, diagnoses and nursing interventions for the emergency area; (3) association of diagnoses and interventions based on ICNP®; (4) organization and codification of clinical evaluation, diagnoses and nursing interventions; (5) transfer of data to the a computerized platform. Results: Readjustment and construction of 1,445 possibilities of clinical evaluations associated with 961 different diagnoses and their corresponding interventions to the most frequent situations in emergency services. Conclusion: ICNP® has a strong and solid form for the development of the computerized nursing process able to support nurses in safe decision-making to improve the quality of health care.

RESUMEN Objetivo: Estructurar el Proceso de Enfermería Informatizado utilizando CIPE® versión 2.0 para las unidades de urgencia en una estructura informatizada. Método: Es una investigación metodológica y de producción tecnológica que siguió las etapas: (1) el establecimiento del equipo de desarrollo y recursos; (2) la adecuación de las situaciones clínicas, diagnósticos e intervenciones de enfermería para el área de urgencia; (3) la asociación de los diagnósticos e intervenciones desde CIPE®; (4) la organización y la codificación de la evaluación clínica, diagnósticos e intervenciones de enfermería; (5) la transferencia de los datos para la plataforma computadorizada. Resultados: La readecuación y la construcción de 1.445 posibilidades de evaluaciones clínicas asociadas a 961 distintos diagnósticos y sus correspondientes intervenciones para las más frecuentes situaciones atendidas en los servicios de urgencia. Conclusión: CIPE® posee una manera robusta y sólida para el desarrollo del proceso de enfermería informatizado capaz de apoyar el enfermero en la toma de una decisión segura de modo a mejorar la cualidad de la asistencia.

RESUMO Objetivo: Estruturar o Processo de Enfermagem Informatizado utilizando a CIPE® versão 2.0 para as unidades de emergência em uma estrutura informatizada. Método: É uma pesquisa metodológica e de produção tecnológica que seguiu as etapas: (1) estabelecimento da equipe de desenvolvimento e recursos; (2) adequação das situações clínicas, diagnósticos e intervenções de enfermagem para a área de emergência; (3) associação dos diagnósticos e intervenções a partir da CIPE®; (4) organização e codificação da avaliação clínica, diagnósticos e intervenções de enfermagem; (5) transferência dos dados para a plataforma computadorizada. Resultados: Readequação e construção de 1.445 possibilidades de avaliações clínicas associadas a 961 diferentes diagnósticos e suas correspondentes intervenções para as mais frequentes situações atendidas nos serviços de emergência. Conclusão: A CIPE® possui uma forma robusta e sólida para o desenvolvimento do processo de enfermagem informatizado capaz de apoiar o enfermeiro na tomada de uma decisão segura de modo a melhorar a qualidade da assistência.
Descritores: Projetos de Pesquisa/tendências
Diagnóstico de Enfermagem/normas
Enfermagem em Emergência/métodos
-Informática Médica
Serviço Hospitalar de Emergência/organização & administração
Processo de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-958644
Autor: Silva, Lara Adrianne Garcia Paiano da; Mercês, Nen Nalú Alves das.
Título: Multiple case study applied in nursing research: a case report / Estudio de casos múltiples aplicado en la investigación de enfermería: relato de experiencia / Estudo de casos múltiplos aplicado na pesquisa de enfermagem: relato de experiência
Fonte: Rev. bras. enferm;71(3):1194-1197, May-June 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To report the experience of using the method of multiple case study. Method: We used the method of multiple case study, conducted with children and adolescents assisted in the pediatric oncology inpatient unit. Results: The steps used for the development of a multiple case study were: Step 1 - Define and design; Step 2 - Prepare, collect and analyze; Step 3 - Analyze and complete. The steps included the development of a research project with the definition of its components, preparation of protocol for the case study, data collection, individual report of cases, data analysis and final report with data cross-referencing. Conclusion: The case study method can be used by nurses and contribute to the advancement in knowledge of nursing as a science and therefore contribute to a full care practice in the context in which the phenomenon happens.

RESUMEN Objetivo: Relatar la experiencia sobre la utilización del método de estudio de casos múltiples. Método: Se utilizó del método de estudio de casos múltiples, realizado junto a niños y adolescentes asistidos en la unidad de internación de la oncopediatría. Resultados: Las etapas utilizadas para el desarrollo de un estudio de casos múltiples fueron: Etapa 1 - Definir y proyectar; Etapa 2 - Preparar, recoger y analizar; Etapa 3 - Analizar y concluir. Las etapas contemplaron la elaboración del proyecto de investigación con la definición de sus componentes, la elaboración del protocolo para el estudio de caso, la recogida de datos, el informe individual de los casos, el análisis de los datos y el informe final con el cruce de los datos. Conclusión: El método de estudio de caso puede ser utilizado por los enfermeros y aportar para el avance en el conocimiento de la enfermería como ciencia y consecuentemente aportar para una práctica de cuidado integral en el contexto en que el fenómeno ocurre.

RESUMO Objetivo: Relatar a experiência sobre a utilização do método de estudo de casos múltiplos. Método: Utilizou-se do método de estudo de casos múltiplos, realizado junto a crianças e adolescentes assistidos na unidade de internação da oncopediatria. Resultados: As etapas utilizadas para o desenvolvimento de um estudo de casos múltiplos foram: Etapa 1 - Definir e projetar; Etapa 2 - Preparar, coletar e analisar; Etapa 3 - Analisar e concluir. As etapas contemplaram a elaboração do projeto de pesquisa com a definição dos seus componentes, elaboração do protocolo para o estudo de caso, coleta de dados, relatório individual dos casos, análise dos dados e relatório final com cruzamento dos dados. Conclusão: O método de estudo de caso pode ser utilizado por enfermeiros e contribuir para o avanço no conhecimento da enfermagem como ciência e consequentemente contribuir para uma prática de cuidado integral no contexto em que o fenômeno acontece.
Descritores: Projetos de Pesquisa/tendências
Pesquisa em Enfermagem/métodos
-Pediatria/métodos
Pediatria/tendências
Projetos de Pesquisa/normas
Estudos de Casos e Controles
Serviço Hospitalar de Oncologia/tendências
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME



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