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Souza, Silvia Regina de
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Id: biblio-1098503 LILACS-Express
Autor: Moreira, Gustavo Damasceno; Souza, Silvia Regina de; Haydu, Verônica Bender.
Título: Princípios da análise do comportamento aplicados à análise de jogo / Principles of behavior analysis applied to match analysis / Principios del análisis de comportamiento aplicados al análisis de juego
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39:e185907, jan.-mar.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O recurso da análise de jogo é frequentemente usado por técnicos, atletas e cientistas do esporte no contexto esportivo, mas esse recurso não inclui a análise funcional dos comportamentos dos jogadores, uma ferramenta comum aos analistas do comportamento. O presente estudo visou: (a) apresentar uma síntese de alguns princípios da Análise do Comportamento e caracterizar a análise funcional descritiva do comportamento, (b) caracterizar análise de jogo, (c) fazer uma análise funcional do fundamento pênalti, com base nos princípios da Análise do Comportamento e (d) descrever as possíveis contribuições da associação da análise funcional e da análise de jogo. Para isso, após a apresentação dos princípios básicos da Análise do Comportamento aplicados à análise do pênalti, realizou-se uma análise funcional descritiva da cobrança de pênalti, sob a óptica do goleiro e do cobrador da penalidade. Realizar uma análise funcional do fundamento pênalti permitiu especificar as variáveis que determinam jogadas que têm sucesso e insucesso. A partir disso, sugere-se que os dados produzidos pela análise funcional dos comportamentos podem complementar os produzidos pela análise de jogo para possibilitar o planejamento e a avaliação de intervenções aperfeiçoando o treinamento esportivo.

Abstract Match analysis in the sporting context has been used by coaches, athletes, and sports scientists, but it doesn't include the functional analysis of players' behaviors, a common tool to behavior analysts. The present study aims to: (a) present a synthesis of some principles of Behavior Analysis and characterize descriptive functional analysis of behavior, (b) characterize match analysis, (c) perform a functional analysis of the penalty, based on the principles of Behavior Analysis and (d) describe the contributions of the association of functional analysis and match analysis. For this, after the presentation of the principles of Behavior Analysis applied to the penalty, a descriptive functional analysis of the penalty kick was performed, from the point of view of the goalkeeper and the penalty taker. A descriptive functional analysis allows to evaluate the variables that determine successful and unsuccessful moves. From this, it is suggested that data produced by the functional analysis can complement those produced by the match analysis to enable the planning and evaluation of interventions improving the sports training.

Resumen El recurso de análisis de juego a menudo es utilizado por entrenadores, atletas y científicos del deporte en el contexto deportivo, pero este recurso no incluye el análisis funcional del comportamiento de los jugadores, una herramienta común a los analistas de comportamiento. El objetivo de este estudio fue: (a) presentar una síntesis de algunos principios del Análisis de Comportamiento y caracterizar el análisis funcional descriptivo de comportamiento, (b) caracterizar el análisis de juego, (c) realizar un análisis funcional del penal, basado en los principios del Análisis de Comportamiento y (d) describir las aportaciones de la asociación del análisis funcional y del análisis de juego. Por lo tanto, después de la presentación de los principios básicos del Análisis de Comportamiento aplicado al análisis de los penales, se realizó un análisis descriptivo funcional del penal, desde la perspectiva del portero y del penalizador. Realizar un análisis funcional del fundamento penal nos permitió especificar las variables que determinan jugadas exitosas y no exitosas. A partir de esto, se sugiere que los datos producidos por el análisis funcional de los comportamientos pueden complementar los producidos por el análisis de juego para permitir la planificación y evaluación de intervenciones que mejoren la capacitación deportiva.
Descritores: Futebol
Esportes
Planejamento
Atletas
Psicologia do Esporte
-Educação Física e Treinamento
Comportamento
Técnicas de Observação do Comportamento
Análise do Comportamento Aplicada
Limites: Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Metanálise
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1290982
Autor: Mabilde, Luiz Carlos.
Título: Confidências e inconfidências na supervisão psicanalítica como convergência dos três modelos de formação / Confidences and inconfidences in psychoanalytical supervision as a convergence of the three models of training / Confidencias e infidencias en la supervisión psicoanalítica como convergencia de los tres modelos de formación
Fonte: Rev. psicanal;28(1):http://revista.sppa.org.br/index.php/RPdaSPPA/article/view/897/903, Abril 2021.
Idioma: pt.
Resumo: A supervisão foi concebida sob a forma de diagramas, cujas estruturas expressam como o autor organiza e executa sua prática supervisiva. Dentro disso, confidências são entendidas como provenientes do supervisionando, expressas pelo material clínico e demais manifestações. Por outro lado, inconfidências são aquelas intervenções feitas pelo supervisor ao revelar intimidades do que pensa sobre o material clínico, sobre o supervisionando e, desdobrando-se, sobre a sua própria experiência analítica. Repactuar experiências diversas, em setting distintos e de temporalidades anacrônicas, é o desafio imposto à dupla sob a forma de o estranho, conceito equivalente ao de objeto analítico ou de objeto analítico subjugador. De acordo com a técnica e com a estrutura usadas, o presente modelo de supervisão pode ser aplicado a qualquer supervisionando em treinamento da IPA, funcionando na convergência desses três modelos. O trabalho finaliza com um exemplo clínico, através do qual o autor procura ilustrar o exposto (Au)

Supervision was conceived as diagrams, whose structures express how the author organizes and executes their own supervisory practice. Within this, confidences are understood as coming from the supervisee, expressed by the clinical material and other manifestations. On the other hand, inconfidences are those interventions made by the supervisor, unveiling intimacies of their thoughts on the clinical material, on the supervisee, and unfolding over their own analytical experience. Conciliate different experiences, in different settings and anachronistic temporalities is the challenge imposed upon the pair in the form of uncanny, a concept ­ in this paper ­ equivalent to that of analytic object, intersubjective analytic third or "subjugating third". According to the technique and structure used, this model of supervision can be used for any supervisee in training by IPA, functioning in the intersection of these three models. This paper ends with a clinical example, by which the author tries to illustrate the above (Au)

La supervisión se concibió en forma de diagramas, cuyas estructuras expresan cómo el autor organiza y ejecuta su práctica supervisora. Dentro de eso, se entiende que las confidencias provienen del supervisado, expresadas por material clínico y demás manifestaciones. Por otro lado, las infidencias son aquellas intervenciones que realiza el supervisor al revelar intimidades de lo que piensa sobre el material clínico, sobre la persona supervisada y, desplegándose, sobre su propia experiencia analítica. Pactar otra vez diferentes experiencias, en diferentes settings y con temporalidades anacrónicas, es el desafío que se le impone al dúo en la forma de uncanny, concepto equivalente al de objeto analítico u objeto analítico subyugador. De acuerdo con la técnica y estructura utilizadas, el presente modelo de supervisión se puede aplicar a cualquier supervisado en formación de la IPA, funcionando en la convergencia de estos tres modelos. El trabajo finaliza con un ejemplo clínico, a través del cual el autor intenta ilustrar lo anterior (Au)
Descritores: Interpretação Psicanalítica
Processos Psicoterapêuticos
-Psicanálise
Teoria Psicanalítica
Terapia Psicanalítica
Psicologia Aplicada
Técnicas de Observação do Comportamento
Psicoterapeutas
Responsável: BR18.9


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Id: biblio-1116092
Autor: Silva, Maria Paula Custódio; Belisário, Mariane Santos; Rocha, Nylze Helena Guillarducci; Ruiz, Mariana Torreglosa; Rocha, Jesislei Bonolo do Amaral; Contim, Divanice.
Título: O uso do brinquedo terapêutico na administração por inalação em pré-escolares / Using therapeutic toy for administering by inhalation in pre-schools / El uso de juguete terapéutico para administración por inhalación en preescolares
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e48443, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: comparar o comportamento de pré-escolares durante o uso de administração por inalação, antes e após sessão de Brinquedo Terapêutico. Método: estudo quase-experimental de abordagem quantitativa, com a técnica de observação antes e após a intervenção, realizado por meio de amostra intencional, recrutadas em uma Unidade de Pronto Atendimento no interior de Minas Gerais. Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial, coletados entre os meses de novembro de 2017 a abril de 2018. Resultados: foram avaliados 25 comportamentos de 99 pré-escolares durante a administração por inalação. Após a sessão, 73,7% estavam com a postura e expressão facial relaxada, 76,8% estavam à vontade, 19,2% interromperam o procedimento e 38,4 % solicitaram a presença da mãe ou acompanhante. Conclusão: o uso do brinquedo, favoreceu maior aceitação e adaptação de pré-escolares submetidos à administração por inalação, evidenciado a importância em implementar essa estratégia em serviços de pronto atendimento pediátrico.

Objective: to compare the behavior of preschoolers during inhalation therapy, before and after a Therapeutic Play session. Method: quasi-experimental, quantitative study using pre- and post-intervention observation with an intentional sample recruited at an Emergency Care Unit in Minas Gerais. Data were collected from November 2017 to April 2018 and analyzed by descriptive and inferential statistics. Results: twenty-five behaviors of 99 preschoolers were evaluated during inhalation administration. After the session, 73.7% were relaxed in posture and facial expression, 76.8% were comfortable, 19.2% interrupted the procedure, and 38.4% requested the mother or companion to be present. Conclusion: the use of toys favored greater acceptance and adaptation by preschoolers undergoing inhalation therapy, evidencing the importance of implementing this strategy in pediatric emergency services.

Objetivo: comparar el comportamiento de los preescolares durante la terapia de inhalación, antes y después de una sesión de Juego Terapéutico. Método: estudio cuantitativo cuasi-experimental utilizando observación previa y posterior a la intervención con una muestra intencional reclutada en una Unidad de Atención de Emergencia en Minas Gerais. Los datos se recopilaron de noviembre de 2017 a abril de 2018 y se analizaron mediante estadísticas descriptivas e inferenciales. Resultados: se evaluaron veinticinco comportamientos de 99 niños en edad preescolar durante la administración por inhalación. Después de la sesión, el 73.7% se relajó en la postura y la expresión facial, el 76.8% se sintió cómodo, el 19.2% interrumpió el procedimiento y el 38.4% solicitó que la madre o la acompañante estuvieran presentes. Conclusión: el uso de juguetes favoreció una mayor aceptación y adaptación por parte de los preescolares sometidos a terapia de inhalación, lo que evidencia la importancia de implementar esta estrategia en los servicios de emergencia pediátricos.
Descritores: Jogos e Brinquedos/psicologia
Administração por Inalação
Comportamento Infantil/psicologia
-Técnicas de Observação do Comportamento
Relações Enfermeiro-Paciente
Cuidados de Enfermagem/métodos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1252929
Autor: Ravizzini, Simone; Baldin, Talita.
Título: O dizer do analista: a interpretação e um resto a não compreender / The analyst's saying: interpretation and a rest not to be understood / El dicho del analista: interpretación y un que se queda para no entender
Fonte: Rev. psicanal;27(3):747-770, Dezembro 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Esse artigo parte de nossa experiência clínica diante da percepção da maneira com que cada analisando se coloca enquanto sujeito ao contar a própria história, considerando tanto seus ditos quanto os não ditos, sendo a tarefa de um analista possibilitar a reconstrução dessa história, sem prescindir do limite que lhe é imposto pelo Real. Assim, buscamos sublinhar como a interpretação pode ser dita pelo analista de modo a produzir um enunciado esclarecedor para o sujeito, por meio dos ensinamentos de Freud, Lacan e de psicanalistas contemporâneos. A partir da análise, concluímos que é necessário que o analista tenha "ouvidos para não ouvir", como diz Lacan, de tal forma que a sua escuta não caia no sedutor engodo acarretado pelo advento do sentido, mas seja capaz de despertar o sujeito para o reconhecimento das amarras às quais está aprisionado para que, assim, ele possa seguir no caminho de reconstruir a sua própria história (AU)

This article is based on our clinical experience, given the perception of how each analyst poses as subject when telling his own story, considering both his sayings and his not told, being the task of an analyst to enable the reconstruction of this history, without dispensing with the limit imposed by the Real. Thus, we seek to emphasize how the interpretation can be dictated by the analyst so as to produce an enlightening statement for the subject through the teachings of Freud, Lacan and other contemporary psychoanalysts. From the analysis, we conclude that it is necessary for the analyst to have "ears not to listen", as Lacan says, in such a way that his listening does not fall into the seductive deceit brought about by the advent of meaning, but awakens the subject to the recognition of the moorings which is imprisoned and thus I can follow the way of reconstructing its own history (AU)

Este artículo parte de nuestra experiencia clínica, ante la percepción de cómo cada analizante se coloca en cuanto sujeto al contar su propia historia, considerando tanto sus dichos y sus no dichos, siendo la tarea de un analista posibilitar la reconstrucción de esa historia, sin prescindir del presente, límite que le impone el Real. Así, buscamos subrayar cómo la interpretación puede ser dicha por el analista, para producir un enunciado esclarecedor para el sujeto, por medio de las enseñanzas de Freud, Lacan y otros psicoanalistas contemporáneos. En el análisis, concluimos que es necesario que el analista tenga "oídos para no oír", como dice Lacan, de tal forma que su escucha no caiga en el seductor engullido acarreado por el advenimiento del sentido, sino que despierte al sujeto para el reconocimiento de las amarras que está atrapado y así puedo seguir en el camino de reconstruir su propia historia (AU)
Descritores: Interpretação Psicanalítica
Técnicas de Observação do Comportamento
Responsável: BR18.9


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-991093
Autor: Pinto Flores, Irma Elizabeth; Calero Morales, Santiago; Vaca García, Mario Rene; Sánchez Cordova, Beatriz; Capote Lavandero, Giovanny.
Título: Tiempo, ansiedad y concentración:: influencia en la efectividad en tiros libres del baloncesto femenino / Time, anxiety and concentration: influence on the effectiveness in free throws of women's basketball
Fonte: Rev. cuba. invest. bioméd;37(1):75-84, ene.-mar. 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La ansiedad y la concentración pueden ser variables que afecten el desempeño deportivo, la primera definida como una respuesta del organismo frente a estímulos externos e internos, y la segunda como un proceso psíquico donde se incluye el razonamiento en función de lograr un objetivo determinado. Otra variable como el tiempo de ejecución de la técnica del tiro libre podría en conjunto con las otras variables mencionadas influir en la efectividad técnico-táctica en el baloncesto femenino de la categoría senior. Objetivo: establecer la existencia de una relación entre las variables tiempo empleado para implementar la técnica del tiro libre en baloncesto femenino, y la influencia del nivel de ansiedad y concentración en la efectividad de los tiros libres. Métodos: Se realiza una investigación de tipo exploratoria, descriptiva e inferencial, investigando a la población de 18 jugadores del equipo femenino categoría senior de la Universidad Internacional Sek, Ecuador (18-34 años). Se estudiaron 12 juegos de baloncesto y 24 sesiones de entrenamiento, obteniendo la efectividad de los tiros libres (porcentajes de aciertos) y su correlación con el tiempo empleado para realizar la técnica del tiro libre, el nivel de concentración (Test de Tolouse Pieron), y el nivel de ansiedad (Test de Idare). Resultados: se determina la existencia de una correlación positiva débil entre el Tiempo empleado en los Tiros Libres Efectivos y el Porciento de la efectividad en tiros libres (r=0,169696301). Entre el Nivel de Ansiedad Reactiva o Ansiedad-Estado y la efectividad en los tiros libres se estableció una correlación negativa (r= -0,265917973); entre el nivel de Ansiedad-rasgo una correlación positiva moderada con la efectividad en tiros libres (r= 0,344253984), y una correlación lineal positiva moderada entre el Nivel de Concentración y la efectividad de los tiros libres (r= 0,301500746). Conclusiones: El tiempo empleado en la ejecución técnica de los tiros libres del baloncesto senior femenino, la atención y la concentración, poseen una influencia lineal normalmente positiva a nivel bajo y moderado en la efectividad porcentual de la técnica deportiva mencionada(AU)

Introduction: Anxiety and concentration can be variables that affect sports performance, the first defined as a response of organism to external and internal stimuli, and the second as a psychic process where reasoning is included in order to achieve a specific objective . Another variable such as the execution time of free-throw technique could, in conjunction with the other variables mentioned, influence the technical-tactical effectiveness in women's basketball in the senior category. Objective: to establish the existence of a relationship between the variables time used to implement the technique of free throw in women's basketball, and the influence of anxiety level and concentration on the free throws effectiveness. Methods: Exploratory, descriptive and inferential research was carried out, investigating the population of 18 players, senior category female team of Universidad Internacional SEK, Ecuador (18-34 years). 12 basketball games and 24 training sessions were studied, obtaining the effectiveness of free throws (success percentage) and its correlation with the time used to perform the free throw technique, the concentration level (Test of Tolouse Pieron), and the anxiety level (Idare Test). Results: the existence of a weak positive correlation between the Time used in free throws and the effectiveness percentage in free throws (r = 0.169696301), between the Reactive Anxiety Level or Anxiety-State, and Effectiveness index in free throws, a negative correlation was established (r = -0.265917973), between the Anxiety-trait level a moderate positive correlation in free throws effectiveness (r = 0.34425398484), and a moderate positive linear correlation between the Concentration Level and the free throws effectiveness (r = 0.301500746). Conclusions: The time spent in free throws technical execution of senior women's basketball, attention and concentration, have a linear influence that is normally positive at a low and moderate level in percentage effectiveness of the aforementioned sports technique(AU)
Descritores: Ansiedade/psicologia
Efetividade
-Atenção/ética
Basquetebol/psicologia
Epidemiologia Descritiva
Técnicas de Observação do Comportamento
Limites: Humanos
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1133860
Autor: BALANIUK, Rafael de Melo; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo.
Título: Measures in organizational behavior: why dont we use big data and analytics? / Medidas do comportamento organizacional: por que não usamos big data e analytics?
Fonte: Estud. Psicol. (Campinas, Online);38:e180157, 2021. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Tradeoff analysis, between generalizability, precision, and realism, guides methodological choices in organizational behavior. These methodological choices were systematically reviewed in Brazilian articles and books (1996-2017) to answer the following question: why are there no Brazilian studies on organizational behavior that use big data or analytics? Among 1062 research articles on organizational behavior, published in 19 psychology and business journals, 68% used scales, and only 10% used observation. Observation was often unstructured and supported other methods. The focus was on "saying," instead of "doing". Big data and analytics have the potential to simultaneously reach generalizability, precision, and realism and may pave the way for new conclusions. Additionally, these methods could transform research in organizational behavior.

A análise de custo-benefício entre generalidade, precisão e realismo guia escolhas metodológicas em comportamento organizacional. Estas foram sistematicamente revistas em artigos e livros (1996-2017) brasileiros com o objetivo de responder à pergunta: por que não há estudos em comportamento organizacional no Brasil que usem big data ou analytics? Dentre 1.062 artigos com relatos de pesquisa sobre comportamento organizacional publicados em 19 periódicos de Psicologia e Administração, 68% empregaram escalas e apenas 10% a observação. A observação foi muito frequentemente adotada de forma não estruturada e servindo de suporte a outros métodos. O foco foi no "falar" e não no "fazer". Big data e analytics têm o potencial para atingir ao mesmo tempo a generalidade, a precisão e o realismo e podem abrir o caminho para novas conclusões, sendo talvez capaz de transformar a investigação em comportamento organizacional.
Descritores: Análise Multivariada
Métodos
Equipamentos de Medição
Técnicas de Observação do Comportamento
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Id: biblio-1101324
Autor: Costa, Malena Russelakis Carneiro; Souza, Carlos Barbosa Alves de.
Título: Aquisição de intraverbais em crianças com autismo: efeitos do pareamento de estímulos e respostas ecoicas / Intraverbal acquisition in autistic children: effects of stimulus pairing and echoic responses / Acquisition du comportement intraverbal chez des enfants autistes: effets de l'appariement des stimuli et des réponses échoïques / Adquisición de intraverbales en niños con autismo: efectos del emparejamiento de estímulos y respuestas ecoicas
Fonte: Psicol. USP;31:e190061, 2020. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O ensino de intraverbais para indivíduos com autismo tem sido realizado, principalmente, através de procedimentos que envolvem reforçamento diferencial. Recentemente, o procedimento de observação de pareamento de estímulos (SPOP) surgiu enquanto alternativa para verificar a emergência de repertórios verbais. O SPOP implica o pareamento de estímulos sem exigir outra resposta que a observação do pareamento. O ecoico tem sido apontado como facilitador na emergência de operantes verbais. O presente estudo comparou, com um delineamento de sondas múltiplas concorrentes com tratamento alternado adaptado, a eficácia do SPOP com um procedimento de apresentação contígua de estímulos com requisição de resposta ecoica na emergência de intraverbais em três crianças com autismo. Observou-se a eficácia do SPOP na indução de intraverbais e verificou-se o papel facilitador do ecoico. Discutem-se possíveis efeitos de interferência dos tratamentos, da extinção de respostas no contexto experimental e da utilização de reforçadores condicionados como parte do SPOP.

Abstract Intraverbals have been taught to individuals with autism primarily through procedures involving differential reinforcement. Recently, Stimulus Pairing Observation Procedure (SPOP) emerged as an alternative to verify the emergence of verbal repertoires. The SPOP consists in the simultaneous presentation of two stimuli and requires only the observation response by the participant. The echoic behavior had been pointed out as a mediator in the emergence of verbal operants. This study compared the efficacy of the SPOP and of a contiguous stimulus presentation procedure with an echoic response requirement in emergence of intraverbals in three children with autism by using a concurrent multiple probe design with an adapted alternating treatment. The results showed the SPOP's efficacy for intraverbals induction and suggested a facilitating role of the echoic. A possible carry-over effect between treatments, extinction in the experimental context and the use of conditioned reinforcers in SPOP are discussed.

Résumé L'enseignement de l'intraverbal chez des individus autistes a été principalement réalisé avec des procédures impliquant le renforcement différentiel. Plus récemment, la Procédure d'Observation de Paires des Stimuli (SPOP en anglais) s'est imposée comme alternative pour vérifier l'émergence de répertoires verbaux. Le SPOP implique l'appariement des stimuli sans exiger d'autre réponse que l'observation des paires. Par ailleurs, l'échoïque a été signalé comme facilitateur de l'émergence d'opérants verbaux. Nôtre étude a comparé, avec un plan expérimental de sondes multiples concurrents et traitements alternés adapté, l'efficacité du SPOP en comparaison à une procédure de présentation du stimulus contigu avec réponse échoïque dans l'émergence du comportement intraverbal chez trois enfants autistes. Nous avons pu observer l'efficacité du SPOP dans l'induction de l'intraverbal ainsi qu'un rôle facilitateur de l'échoïque. Nous discutons les effets possibles de l'interférence entre traitements, de l'extinction de réponses dans le contexte expérimental, et de l'emploi de renforçateurs conditionnés dans le cadre du SPOP.

Resumen La enseñanza de intraverbales a autistas se ha realizado principalmente a través de procedimientos con refuerzo diferencial. Más recientemente, el procedimiento de observación de emparejamiento de estímulo (POEE) surgió como alternativa para verificar la emergencia de repertorios verbales. El POEE implica el emparejamiento de estímulos, sin exigir otra respuesta que la observación del emparejamiento. El ecoico se considera facilitador en la emergencia de operantes verbales. Este estudio comparó, desde un delineamiento de sondas múltiples con tratamiento alternado adaptado, la eficacia del POEE con un procedimiento de presentación de estímulo contiguo solicitante de respuesta ecoica en la emergencia de intraverbales en tres niños autistas. El POEE fue eficaz en la inducción de intraverbales, y el ecoico tuvo un papel facilitador. Se discuten los posibles efectos de interferencia de los tratamientos, de la extinción de respuestas en el contexto experimental y de la utilización de reforzadores condicionados como parte del POEE.
Descritores: Reforço Psicológico
Transtorno Autístico/psicologia
Técnicas de Observação do Comportamento
Limites: Humanos
Masculino
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1135386
Autor: Ribolli, Josiane; Miño, Carolina Isabel; Scaranto, Bianca Maria Soares; Reynalte-Tataje, David Augusto; Zaniboni Filho, Evoy.
Título: Genetic evidence supports polygamous mating system in a wild population of Prochilodus lineatus (Characiformes: Prochilodontidae), a Neotropical shoal spawner fish
Fonte: Neotrop. ichthyol;18(2):e190123, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: CNPq; . Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Resumo: Behavioral observations made on fish have revealed remarkably diverse reproductive strategies, including polygamy by both sexes. Still, to date, most Neotropical species remain unstudied as to whether the observed reproductive behavior in natural populations correlates with their genetic mating systems. Here, we investigated the genetic mating system of a wild population of Prochilodus lineatus settled in the Middle Uruguay River basin. By using sibship reconstruction and parental inference methods based on microsatellites' genotypes, we inferred 45 females and 47 males as potential parents of the 87 larvae analyzed. We found evidence supporting polygamous mating in both sexes: while a high percentage of males (44.7%) fertilized the eggs of one female, 55.3% of the inferred males fertilized eggs of up to four females. Likewise, while 44.5% of the inferred females had their eggs fertilized by one only male, 55.5% of females were fertilized by multiple males. The estimated proxy of the effective population size (Nb) was 126, exhibiting moderate to high levels of genetic diversity. The genetic evidence contributed in this study complements earlier behavioral observations of formation of spawning nuclei of aggregating breeders, which may be promoting a polygamous mating strategy in this long-distance migratory fish.(AU)

Observações do comportamento de peixes neotropicais têm revelado estratégias reprodutivas marcadamente variáveis, incluindo poligamia nos dois sexos. Ainda assim, até então, a correlação entre comportamento reprodutivo observado em populações naturais e sistemas de acasalamento genético permanece pouco explorada para maioria de espécies Neotropicais. Neste estudo investigamos o sistema genético de acasalamento de Prochilodus lineatus em uma população natural estabelecida no Médio rio Uruguai. Utilizando métodos de reconstrução de grupos familiares e inferências parentais baseados em genótipos de microssatélites, inferimos 45 fêmeas e 47 machos como os possíveis parentais das 87 larvas amostradas. Encontramos evidência que permite apoiar a ocorrência de acasalamento poligâmico em ambos os sexos: enquanto uma percentagem alta de machos (44,7%) fertilizou somente uma fêmea, 55,3% dos machos inferidos fertilizaram mais de uma fêmea (até quatro por macho). Da mesma forma, enquanto que 44,5% das fêmeas inferidas tiveram seus ovos fertilizados por apenas um único macho, 55,5% das fêmeas tiveram ovos fertilizados por múltiplos machos. A estimativa do tamanho populacional efetivo (Nb) foi 126, exibindo níveis entre moderados e altos de diversidade genética. A evidência genética que apresentamos nesse estudo complementa observações iniciais da formação de núcleos de desova que podem promover estratégias de acasalamento poligâmico nessa espécie migratória de longa distância.(AU)
Descritores: Variação Genética
Comportamento Reprodutivo
Caraciformes
Genótipo
-Repetições de Microssatélites
Técnicas de Observação do Comportamento
Limites: Animais
Responsável: BR68.1 - Biblioteca Virginie Buff D'Ápice


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Id: biblio-1097782
Autor: Aldrete-Cortez, Vania; Mota-Becerra, Mayte; Tafoya, Silvia A; Casasola, César.
Título: La capacidad de los neonatos de regular sus estados de conciencia y la habituación ¿marcadores tempranos de dificultades en el desarrollo? / Neonatal capacity of regulation of behavioral states and habituation ¿Early markers of neurodevelopment impairment?
Fonte: Rev. chil. neuropsicol. (En línea);13(1):11-16, ago. 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Desde la etapa neonatal, la detección temprana de marcadores conductuales de alteraciones sutiles en el neurodesarrollo, es un campo todavía en crecimiento. El objetivo de esta revisión es describir los mecanismos que subyacen a la conducta del neonato durante la aplicación de la subescala de habituación que forma parte de la Neonatal Behavioral Assessment Scale (NBAS), con especial énfasis en la vía visual. Se destacan el papel de la habituación y la regulación de los estados de conciencia como los mecanismos fundamentales durante el primer estímulo y del segundo al décimo estímulo, en dicha escala. Estos procesos representan una capacidad fundamental para la adaptación del recién nacido y se discuten sus posibles implicaciones en el desempeño cognitivo posterior.

Since the neonatal stage, early detection of behavioral markers of subtle impairments in neurodevelopment is a field still under growth. The objective of this review is to describe the mechanisms underlying neonatal behavior during the habituation scale of NBAS, that emphasizes the visual pathway. The role of habituation and the regulation of behavioral states are highlighted during the first stimuli and the second to ten stimuli, during performance of NBAS. Those processes represent a fundamental capacity for newborns´ adaptation and are discussed in line to later cognitive performance.
Descritores: Desenvolvimento Infantil/fisiologia
Estado de Consciência/fisiologia
Técnicas de Observação do Comportamento
Habituação Psicofisiológica
Limites: Humanos
Animais
Recém-Nascido
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


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Magalhaes, Livia de Castro
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Id: biblio-954611
Autor: Guimarães, Marina Aguiar Pires; Alves, Claudia Regina Lindgren; Cardoso, Ana Amélia; Penido, Márcia Gomes; Magalhães, Lívia de Castro.
Título: Clinical application of the Newborn Behavioral Observation (NBO) System to characterize the behavioral pattern of newborns at biological and social risk / Aplicação clínica do Newborn Behavioral Observation (NBO) System para caracterizar o padrão comportamental dos recém-nascidos de risco biológico e social
Fonte: J. pediatr. (Rio J.);94(3):300-307, May-June 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective To compare the behavior of preterm newborns and full-term newborns using the Newborn Behavioral Observation and to evaluate the mothers' experience when participating in this observation. Method This was a cross-sectional study performed at a referral hospital for high-risk births, involving mothers and neonates before hospital discharge. The mothers answered the sociodemographic questionnaire, participated in the Newborn Behavioral Observation session, and evaluated the experience by answering the parents' questionnaire at the end. The characteristics of the preterm newborn and full-term newborn groups and the autonomic, motor, organization of states, and responsiveness scores were compared. Linear regression was performed to test the association of the characteristics of mothers and neonates with the scores in the autonomic, motor, organization of states, and responsiveness domains. Results The Newborn Behavioral Observation was performed with 170 newborns (eight twins and 77% preterm newborns). Approximately 15% of the mothers were adolescents and had nine years of schooling, on average. The groups differed regarding weight for gestational age, age at observation, APGAR score, feeding, and primiparity. The linear regression adjusted for these variables showed that only prematurity remained associated with differences in the scores of the motor (p = 0.002) and responsiveness (p = 0.02) domains. No statistical difference was observed between the groups in the score attributed to one's own knowledge prior to the session (p = 0.10). After the session, these means increased in both groups. This increase was significantly higher in the preterm newborn group (p = 0.02). Conclusions The Newborn Behavioral Observation increased the mothers' knowledge about the behavior of their children, especially in mothers of preterm newborns, and identified differences in the behavior of preterm newborns and full-term newborns regarding the motor and responsiveness domains.

Resumo Objetivo Comparar o comportamento de recém-nascidos pré-termo e a termo utilizando a Newborn Behavioral Observation e avaliar a experiência das mães em participar dessa observação. Método Estudo transversal realizado em hospital de referência para partos de risco, envolvendo mães e neonatos antes da alta hospitalar. As mães responderam ao questionário sociodemográfico, participaram da sessão de Newborn Behavioral Observation e ao final avaliaram a experiência e responderam ao questionário de pais. As características dos grupos de recém-nascidos pré-termo e recém-nascidos termo e os escores dos domínios autonômico, motor, organização dos estados e responsividade foram comparados. Realizou-se regressão linear para testar a associação de características das mães e neonatos com os escores nos domínios autonômico, motor, organização dos estados e responsividade. Resultados A Newborn Behavioral Observation foi realizada com 170 recém-nascidos (oito gemelares e 77% pré-termo). Cerca de 15% das mães eram adolescentes e estudaram em média por 9 anos. Os grupos diferiram quanto ao peso para idade gestacional, idade na observação, APGAR, alimentação e primiparidade. A regressão linear ajustada para essas variáveis mostrou que apenas a prematuridade manteve-se associada a diferenças nos escores dos domínios motor (p = 0,002) e responsividade (p = 0,02). Não houve diferença estatística entre os grupos na pontuação atribuída ao próprio conhecimento antes da sessão (p = 0,10). Após a sessão estas médias subiram em ambos os grupos. Esse aumento foi significativamente maior no grupo de recém-nascidos pré-termo (p = 0,02). Conclusões A Newborn Behavioral Observation aumentou o conhecimento das mães sobre o comportamento dos filhos, principalmente para as mães de recém-nascidos pré-termo, e identificou diferenças no comportamento de recém-nascidos pré-termo e recém-nascidos termo nos domínios motor e responsividade.
Descritores: Técnicas de Observação do Comportamento/métodos
-Índice de Apgar
Recém-Nascido Prematuro
Estudos Transversais
Idade Gestacional
Técnicas de Observação do Comportamento/tendências
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1.1 - BIREME



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