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Id: biblio-850200
Autor: Silva Junior, Manoelito Ferreira; Pagel, Manoela Dalvi; Campos, Denise Maria Kroeff de Souza; Miotto, Maria Helena Monteiro de Barros.
Título: Conhecimento de acadêmicos de Odontologia sobre maus-tratos infantis / Knowledge of dental students about child maltreatment
Fonte: Arq. odontol;51(03):138-144, 2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Avaliar o conhecimento do acadêmico de Odontologia sobre maus-tratos infantis. Material e Métodos: O estudo é descritivo transversal com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 100 acadêmicos do 5º ao 9º período do curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo. O critério de inclusão era estar devidamente matriculados no segundo semestre de 2010. Os dados foram coletados utilizando um questionário autogerenciado, previamente validado, contendo questões abertas e fechadas referentes ao tema de maus-tratos infantis. A análise descritiva foi realizada por frequência absoluta e relativa. Resultados: Embora 74% dos acadêmicos afirma que a conduta correta em caso suspeito de maus-tratos seja fazer uma denúncia no Conselho Tutelar ou Delegacia, uma minoria (4%) afirmou que denunciaria a suspeita. Dos acadêmicos, apenas 30% afirmaram que a região de cabeça e pescoço seja a mais afetada nos casos de maus-tratos infantis. Um total de 9,26% dos alunos afirmou que só seria capaz de identificar um caso de maus-tratos se houvesse o relato do paciente. A maior parte dos alunos (74%) afirmou não ter obtido informações sobre maus-tratos infantis no curso de graduação, sendo que (96%) considera importante obter este conhecimento e (94%) relata desejo de conhecer melhor este tema. Conclusão: A maioria dos acadêmicos de Odontologia apresentou conhecimento deficiente sobre maus-tratos infantis. Faz-se necessário uma melhor abordagem do assunto durante a formação acadêmica do curso de odontologia, para obter um profissional melhor preparado para uma condução adequada em casos suspeitos de maus-tratos infantis.Descritores: Maus-tratos infantis. Violência. Odontologia.
Descritores: Maus-Tratos Infantis
Odontologia
Violência
-Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR365.1 - BIB - Biblioteca


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Id: biblio-1096600
Autor: Pires, Ariane da Silva.
Título: Perspectivas de docentes universitários e as implicações para a sua saúde: a importância do reconhecimento e da valorização / Perspectives of university teachers and the implications for worker's; health: the importance of recognition and appreciation.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2019. 160 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O objeto desta pesquisa trata do reconhecimento e da valorização do trabalho docente universitário, bem como as situações de prazer e de sofrimento decorrentes da vivência laboral. Os objetivos foram: I) identificar as situações geradoras de prazer e/ou de sofrimento no trabalho docente; II) analisar a percepção dos docentes sobre o reconhecimento e a valorização de sua atividade laboral; III) discutir as repercussões do trabalho docente no processo saúde-doença deste coletivo profissional; e IV) elencar os fatores limitadores e as situações potencializadoras para o reconhecimento do trabalho docente universitário. O pressuposto foi que apesar de todos os profissionais serem docentes universitários da área da saúde e atuarem em contextos muito parecidos, as percepções de reconhecimento e de valorização do trabalho são heterogêneas, considerando o contexto social, histórico e político das profissões e a conjuntura contemporânea do mundo do trabalho e seus efeitos sob tais profissões. A partir desse pressuposto, elencou-se a seguinte tese: considera-se que os profissionais da Medicina e da Odontologia apresentam uma melhor percepção acerca do reconhecimento e da valorização do trabalho docente universitário. Tais profissões, diferentemente da Biologia, Enfermagem e Nutrição, --elas-- são profissões de caráter autônomo, detentoras do domínio sobre o seu processo de trabalho no contexto da saúde e são carreiras mais antigas, com tradições e status consolidado na sociedade. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo e exploratório. O cenário do estudo foi o Centro Biomédico de uma universidade pública no Estado do Rio de Janeiro. Ressalta-se que foram respeitados os aspectos éticos e a pesquisa foi cadastrada na Plataforma Brasil e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o número 2.842.807. Os participantes foram 30 docentes universitários, sendo 06 de cada curso do Centro Biomédico, a saber: Biologia, Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia. A coleta de dados ocorreu de agosto a outubro de 2018 através da entrevista semiestruturada. Os dados foram examinados por meio da análise temática de conteúdo, que fez emergir quatro categorias empíricas intituladas: "Dialética do mundo do trabalho: prazer e sofrimento na prática laboral de docentes universitários; Concepções de docentes universitários acerca do reconhecimento e da valorização do trabalho; Dinamicidade e complexidade do mundo do trabalho e as implicações na saúde de docentes universitários; e Facilidades e adversidades no cotidiano laboral: dilemas e desafios. Em relação à tese que considerava que os profissionais da Medicina e da Odontologia apresentariam uma melhor percepção acerca do reconhecimento e da valorização do trabalho docente universitário houve divergências. -Pois- diferentemente do imaginado, parte dos docentes da Medicina tiveram uma percepção de desprestígio do profissional Médico e desvalorização ao longo dos anos. Além disso, esses docentes e os da Biologia e parte dos docentes da Enfermagem não se consideraram reconhecidos e valorizados pela sociedade. Em contrapartida, os docentes da Nutrição referiram ao aumento do reconhecimento e da valorização da profissão ao longo dos anos.

The object of this research is the recognition and appreciation of university teaching work, as well as the situations of pleasure and suffering resulting from the work experience. The objectives were: I) to identify the situations generating pleasure and / or suffering in the teaching work; II) to analyze the teachers' perception about the recognition and appreciation of their work activity; III) to discuss the repercussions of teaching work on the health-disease process of this professional group; and IV) to list the limiting factors and the potential situations for the recognition of university teaching work. The assumption was that although all professionals are university health professions and work in very similar contexts, perceptions of recognition and valorization of work are heterogeneous, considering the social, historical and political context of the professions and the contemporary context of the the world of work and its effects under such professions. Based on this assumption, the following thesis was listed: it is considered that medical and dental professionals present a better perception about the recognition and appreciation of university teaching work. These professions, unlike Biology, Nursing and Nutrition, are the professions of an autonomous nature, which hold mastery over their work process in the context of health and are older careers with traditions and consolidated status in society. Methodology: this is a qualitative, descriptive and exploratory research. The study scenario was the Biomedical Center of a public university in the State of Rio de Janeiro. It is noteworthy that the ethical aspects were respected and the research was registered in the Brazil Platform and approved by the Research Ethics Committee under number 2,842,807. The participants were 30 university professors, being 06 of each course of the Biomedical Center, namely: Biology, Nursing, Medicine, Nutrition and Dentistry. Data collection took place from August to October 2018 through the semi-structured interview. The data were examined through the thematic analysis of content, which gave rise to four empirical categories: "Dialectics of the world of work: pleasure and suffering in the work practice of university professors; Conceptions of university teachers about the recognition and appreciation of work; Dynamicity and complexity of the world of work and the health implications of university teachers; and Facilities and adversities in daily work: dilemmas and challenges. In relation to the thesis that considered that the professionals of Medicine and Dentistry would present a better perception about the recognition and the valorization of university teaching work there were differences. -Pois- unlike the imagined, some of the medical professors had a perception of the medical professional's deprestige and devaluation over the years. In addition, these teachers and those of Biology and part of the Nursing teachers were not considered recognized and valued by society. On the other hand, Nutrition professors referred to the increase in recognition and appreciation of the profession over the years.
Descritores: Trabalho
Saúde do Trabalhador
Pessoal de Saúde
Educação Superior
Docentes
-Biologia/educação
Pesquisa Metodológica em Enfermagem
Enfermagem
Odontologia
Ciências da Nutrição/educação
Medicina
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1; 614.253.5, P667. TE767


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Id: biblio-1095468
Autor: Quispe-Salcedo, Angela.
Título: El impacto del COVID-19 en la odontología peruana / COVID-19 and its impact on Peruvian dentistry
Fonte: Rev. cient. odontol;8(1):e001-e001, ene.-abr. 2020.
Idioma: en.
Descritores: Peru
Infecções por Coronavirus
Odontologia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Id: lil-791746
Autor: Oliveira, Isabella Bonaventura de.
Título: Pensar relações não-inocentes: farmácia e odontologia em São Paulo por um viés de gênero (1985-1906) / Thinking non-innocent relations: pharmacy and dentistry in São Paulo studied through a gender bias (1985-1906) / Pensar relaciones no inocentes: farmacia y odontología en Sao Paulo a través de un bies de género (1985-1906 )
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;11(1):200-213, jun. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Através de uma perspectiva situada, este relato de pesquisa discutirá as controvérsias e alianças que permearam o processo de institucionalização da farmácia e odontologia em São Paulo na Primeira República. Tais grupos pretendiam se estabelecer como áreas separadas da medicina e, para tanto, buscaram firmar alianças: fundando suas sociedades científicas, como a Sociedade Farmacêutica Paulista (1895) e a Sociedade Odontológica Paulista (1903), bem como, veiculando seus periódicos específicos. Destaca-se que tais profissões se mostraram permeáveis à presença de mulheres, sobretudo após a criação da Escola de Farmácia no ano de 1898. Dessa forma, pretende-se compreender as questões de gênero que atravessaram esse processo de institucionalização. Procura-se discutir de que maneira a presença dessas agentes promove novos direcionamentos e problemas em relação às concepções ascéticas e 'objetivas' de ciência que farmacêuticos e dentistas pretendiam mobilizar.

Through a situated perspective, this research discusses the controversies and alliances that permeated the process of institutionalization of pharmacy and dentistry in São Paulo at the First Republic. These groups wanted to establish themselves as separated disciplines of medicine; therefore, they made alliances, such as the foundation of their scientific societies: the Paulista Pharmaceutical Society (1895) and the Paulista Dental Society (1903) as well, they published specific journals. These professions showed to be more permeable to the presence of women, especially after the creation of the School of Pharmacy in 1898 in Sao Paulo. In this way, it is also intended to understand how gender issues have made part in this process of institutionalization. It discusses how the presence of these agents promoted new directions and problems in the purified field of the ascetic's conceptions and 'objective' science that pharmacists and dentists sought to raise.

A través de una perspectiva situada, esta investigación analiza las controversias y alianzas que permearon el proceso de institucionalización de la farmacia y odontología en São Paulo durante la Primera República. Estos grupos querían establecerse como áreas separadas de la medicina, por lo tanto, trataron de hacer sus alianzas: fundando sociedades científicas, tales como la Sociedad Paulista Farmacéutica (1895) y la Sociedad Dental Paulista (1903), así, publicando sus revistas específicas. Tales profesiones se mostraron más permeables a la presencia de las mujeres, especialmente después de la creación de la Facultad de Farmacia en 1898 en Sao Paulo. De esta manera, también se pretende comprender las cuestiones de género que atravesaron este proceso de institucionalización. Se busca analizar cómo la presencia de estos agentes promovió nuevas direcciones y discusiones respecto a las concepciones ascéticas y de ciencia "objetiva" que los farmacéuticos y dentistas buscaban movilizar.
Descritores: Identidade de Gênero
-Farmácia
Ciência/história
Odontologia
História do Século XIX
Sexismo
Direito ao Trabalho
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1095299
Autor: Santos, Renata Reis dos; Garbin, Cléa Adas Saliba; Batista, Julia Arruda; Saliba, Tânia Adas; Garbin, Artênio José Isper.
Título: Prevalence of musculoskeletal pain in dental students and associated factors
Fonte: Braz. j. oral sci;18:e191668, jan.-dez. 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: Aim: The objective of this research was to evaluate the prevalence of painful symptoms among dental academics, as well as their associated factors. Methods: A cross-sectional study was carried out at a public higher education institution, and the study population (n = 303) included undergraduate students who studied at least one subject that included clinical activities. For data collection, two self-administered questionnaires were delivered to the participants, the first of which consisted of sociodemographic variables, academic life, harmful habits, physical activity practice, and general health. The validated Nordic Musculoskeletal Questionnaire was used to identify musculoskeletal symptoms, the need to seek health resources, and to assess whether the disorders interfered with the work activities of academics. Results: The presence of pain in the past 12 months was observed in 199 participants (82.6%). Several variables, including gender, number of courses performed, physical activity, and general health status, had an association with painful symptoms in at least one area of the body (GA) over the past 12 months. In addition, variable general health was associated with pain symptoms in any area of the body (DG) over the past seven days. Conclusion: There was a high prevalence of musculoskeletal symptoms, especially in the upper limbs, and there were associations between muscular pain and the number of disciplines studied and between muscular pains and the general health of the students
Descritores: Dor
Estudantes de Odontologia
Doenças Musculoesqueléticas/epidemiologia
Odontologia
-Saúde do Trabalhador
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Responsável: BR218.1 - Biblioteca Carlos Henrique Robertson Liberalli


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1056425
Autor: Panes, Camila; del Sol, Mariano.
Título: Diastema: precisando terminologia anatomica / Diastema: specifying terminologia anatomica
Fonte: Int. j. morphol;38(1):222-225, Feb. 2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN: Diastema es un término latino de origen griego incorporado a Terminologia Anatomica bajo el código A05.1.03.078. Odontológicamente, es un espacio interdentario ubicado entre dientes adyacentes del arco dental, siendo su presencia considerada normal en el periodo de dentición mixta. Fueron consultados diccionarios de los idiomas español, griego y latín, de términos médicos y etimológicos, en búsqueda de las apariciones iniciales del término diastema y sus posteriores usos en la historia. La búsqueda reportó que Diastema ha sido utilizado para indicar una distancia o intervalo, referido a lugares, tiempos e incluso entre tonos musicales. En el área de las ciencias médicas, es un término que ha señalado la separación entre los dedos o el espacio virtual creado por la insuflación de los pulmones, siendo su mayor acercamiento a la morfología en el área veterinaria para designar el espacio que separa los dientes anteriores de posteriores, especialmente en roedores y rumiantes. Para ser consistentes con los lineamentos actuales de la Federative International Programme for Anatomical Terminology y los acuerdos terminológicos de los Simposios Ibero-Latinoamericanos de Terminologia Anatomica, Histologica y Embryologica, sugerimos el reemplazo del término Diastema por Spatium interdentale, como un avance en la precisión y descripción de la estructura incorporada a Terminologia Anatomica.

SUMMARY: Diastema is a latin term of greek origin incorporated into Terminologia Anatomica under the code A05.1.03.078. Odontologically, it is an interdental space located between teeth adjacent to the dental arch, its presence being normal in the period of mixed dentition. Dictionaries of the Spanish, Greek and Latin languages, of medical and etymological terms were consulted, in search of the initial occurrences of the term Diastema and its subsequent uses in history. The search reported that Diastema has been used to indicate a distance or interval, referring to places, times and even between musical tones. In the area of medical sciences, it is a term that has indicated the separation between the fingers or the virtual space created by insufflation of the lungs, being its closest approach to morphology in the veterinary area to designate the space that separates the incisors and molars tooth, especially in rodents and ruminants. To be consistent with the current guidelines of the International Federative Program of Anatomical Terminology and the terminological agreements of the Ibero-Latin American Symposia of Anatomical, Histological and Embryological Terminology, we suggest the replacement of the Diastema period with Spatium interdentale, as an advance in accuracy and description of the structure incorporated into Terminologia Anatomica.
Descritores: Diastema/patologia
Terminologia como Assunto
-Odontologia
Limites: Humanos
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-832250
Autor: Maciel, Jacques Antonio Cavalcante; Vasconcelos, Maristela Inês Osawa; Silva, Igor Iuco Castro; Teixeira, Ana Karine Macedo; Farias, Mariana Ramalho de; Queiroz, Maria Veraci Oliveira.
Título: A integração ensino-serviço em odontologia: uma experiência na atenção primária à saúde no município de Sobral, Ceará / Service-learning integration in dentistry: an experience in primary health care in the city of Sobral, Ceara
Fonte: Rev. APS;19(4):650-655, out. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Parcerias entre instituições de ensino e serviços de saúde buscam minimizar as dificuldades de integração do cirurgião-dentista na Atenção Primária. Este relato de experiência descreve a trajetória de dez anos em Saúde Coletiva do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará e sua interface com o Sistema Único de Saúde da cidade de Sobral para a formação do profissional egresso, com base nas vivências de discentes e docentes e no projeto pedagógico. O ensino modular enfatiza a promoção de saúde, considerando as diversidades sociais e usa metodologias ativas em cenários diversificados, como escolas, comunidade, espaços sociais e domicílios. Há beneficiamento para ampliação da dimensão sanitária e interdisciplinaridade nas atividades multiprofissionais, sem negligenciar abordagens específicas do curso. O principal desafio da Saúde Coletiva é promover a integração curricular. Diante da hegemonia clínico-mecanicista na formação em Odontologia, um cenário de ensino em serviço é potencializador dessa superação, pelo despertar de reflexões das práticas, diálogo de saberes e educação transformadora.

Partnerships between educational institutions and health services aim to minimize difficulties in integration of the dentist in Primary Care. This experience report describes the trajectory of ten years in Public Health of Dentistry course of Federal University of Ceara and its interface with Unified National Health System in the city of Sobral for professional training based on experiences of students and teachers and pedagogical project. Modular teaching emphasizes health promotion considering social diversities and it uses active methodologies in muliple scenario such as schools, community, social spaces and households. Expansion of health dimension and interdisciplinarity in multiprofessional activities are benefited, without neglecting specific course approaches. The main challenge of Public Health is to promote curriculum integration. Given the clinical and mechanistic hegemony in dentistry training, a teaching scenario in service is potentiator of its overcoming by awakening of reflections of practices, knowledge dialogue and transforming education.
Descritores: Odontologia
Capacitação Profissional
-Atenção Primária à Saúde
Ensino
Processo Saúde-Doença
Integralidade em Saúde
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1053219
Autor: Ministerio de Salud de la Nación.
Título: Recomendaciones en odontología / Recommendations in dentistry.
Fonte: Ciudad Autónoma de Buenos Aires; Ministerio de Salud de la Nación; Marzo 2020. 2 p.
Idioma: es.
Resumo: En el marco de la contingencia por COVID 19 que está atravesando nuestro país, es preciso dar recomendaciones en odontología. Estas recomendaciones se encuentran en proceso de revisión constante y son actualizadas en función de la mejor evidencia científica y la información epidemiológica disponible
Descritores: Infecções por Coronavirus/prevenção & controle
Coronavirus
Odontologia
-Capacidade de Resposta ante Emergências
Limites: Humanos
Responsável: AR650.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1015692
Autor: Silva, Klaus Almeida do Rosario; Dias, Aldo Angelim.
Título: Compreensão sobre o atendimento humanizado em um ambulatório de odontologia da marinha / Understanding humanized care at a Navy outpatient Dental Clinic
Fonte: Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) = Braz. j. health promot;32:1-10, 28/03/2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Compreender as diretrizes de ambiência e acolhimento da Política Nacional de Humanização sob a ótica dos cirurgiões-dentistas e usuários de um atendimento ambulatorial odontológico. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, conduzido de dezembro de 2017 a fevereiro de 2018, realizado na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE), em Fortaleza, Brasil. Os dados foram obtidos em entrevistas semiestruturadas, com cinco cirurgiões-dentistas e onze usuários do ambulatório de odontologia, por meio da técnica de análise de conteúdo para tratamento das entrevistas, emergindo, assim, duas categorias temáticas: Percepção dos profissionais: humanização, ambiência e acolhimento; Percepção dos usuários: humanização, ambiência e acolhimento. Resultados: Os cirurgiões-dentistas reconheceram a importância da associação da ambiência à tranquilidade e confiança e o acolhimento à escuta cuidadosa dos pacientes. Os usuários consideraram a ambiência satisfatória, articulando acolhimento à confiança. Poucas ressalvas, de ambas as partes, indicaram algum comprometimento das práticas de humanização, mau aproveitamento do espaço da sala de espera e demora no agendamento dos atendimentos. Conclusão: Há consenso entre os entrevistados sobre a satisfação com a ambiência e acolhimento no ambulatório, contudo, com algum comprometimento, devido à priorização de funções específicas do militarismo, tais como: serviços de segurança e formaturas militares. (au)
Descritores: Odontologia
Humanização da Assistência
Acolhimento
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1079844
Autor: Souza, Valéria Cristina Leão de; Angelis, Gabriella Avezum Mariano da Costa de; Souza, Viviane Umeda Soares de.
Título: Odontologia em números / Dentistry in numbers
Fonte: In: Sousa, Amanda Guerra de Moraes Rego; Souza, Valéria Cristina Leão de. Odontologia. São Paulo, Atheneu, 2013. p.116-121, graf.
Idioma: pt.
Descritores: Odontologia/estatística & dados numéricos
Responsável: BR79.1 - CIC - Centro de Informação Cardiovascular Mendonça de Barros
BR79.1; WU100, O268, 2013



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