Base de dados : LILACS
Pesquisa : E07.632.490 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 1125 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 113 ir para página                         

  1 / 1125 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-986569
Autor: Oliveira, Fabiana Aparecida Mayrink de; Martins, Marcelo Tarcísio; Ribeiro, Mateus Antunes; Mota, Pedro Henrique Azevedo da; Paula, Marcus Vinicius Queiroz de.
Título: Indicações e tratamentos da laserterapia de baixa intensidade na odontologia: uma revisão sistemática da literatura / Indications and treatments of low level laser therapy in dentistry: a systematic review of the literature
Fonte: HU rev;44(1):85-96, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: O laser de baixa intensidade (LLLT ­ Low Level Laser Therapy) possui efeitos anti-inflamatórios, analgésicos e trófico tecidual, podendo ser aplicado em uma grande variedade de condições clínicas na odontologia. Objetivo: este estudo teve como objetivo revisar as indicações e as possibilidades de tratamento de LLLT nas diversas especialidades odontológicas. Material e Métodos: Como estratégia de busca fez-se uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrônicas MEDLINE, BSV e SCIELO para identificar estudos relevantes de 2016 a 2018. Uma combinação das seguintes palavras-chaves foi utilizada: low level laser therapy e dentistry. Estas foram combinadas através do operador boleano "AND". Resultados: foram encontrados trinta e sete artigos com indicação de tratamento com laser de baixa intensidade na periodontia, ortodontia, cirurgia, odontopediatria, DTM, patologia, endodontia e dentística. Conclusão: LLLT é um tratamento seguro, sem efeitos colaterais que pode ser utilizado nas especialidades odontológicas como eficaz tratamento coadjuvante aos convencionais.

Introduction: The low level laser therapy (LLLT) has anti-inflammatory, analgesic and tissue-trophic effects, and can be applied in a wide variety of clinical conditions in dentistry. Objective: This study aimed to review indications and treatment possibilities with LLLT in the various dental specialties. Material and Methods: as a search strategy a bibliographic search was conducted in the electronic databases MEDLINE, BSV and SCIELO to identify relevant studies from 2016 to 2018. A combination of the following keywords was used: low level laser therapy and dentistry. These were combined through the Boolean operator "AND". Results: thirty seven articles were found with indication of low intensity laser treatment in periodontics, orthodontics, surgery, pediatric dentistry, TMD, pathology, endodontics and dentistry. Conclusion: LLLT is a safe treatment with no side effects that can be used in dental specialties as an effective adjunctive treatment to conventional ones.
Descritores: Terapia com Luz de Baixa Intensidade
Odontologia
-Área de Atuação Profissional
Especialidades Odontológicas
Lasers
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


  2 / 1125 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-385941
Autor: Anon.
Título: Efeito do laser Nd: AG no pré-tratamento dentário e selamento marginal, em restaurações de cimento de ionômero de vidro resina modificado / The Effect of the Nd: YAG laser on dentin pretreatment and marginal sealing of resin-modified glass ionomer cement restorations
Fonte: Ciênc. odontol. bras;7(1):66-74, jan.-mar. 2004. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar o selamento marginal de restaurações com cimento de ionômero de vidro resina modificado após aplicação do laser Nd:YAG sobre o primer, fotopolimerizado ou não, e nas margens da restauração empregando-se o teste de microinfiltração. Foram realizados 120 restaurações classe V nas superfícies vestibular e lingual de cada dente, divididas em seis grupos onde foram observados os efeitos do laser Nd: YAG sobre a dentina e nas margens das restaurações. Os corpos de prova foram termociclados em temperaturas de 5ºC, podendo variar de +- 2ºC, e imersos em uma solução de nitrato de prata a 50 porcento. Realizou-se umcorte no centro da restauração no sentido vestibulo-lingual para determinar o grau de microinfiltração nas margens oclusal e gengival de cada corpo de prova. Foram empregados os métodos estatísticos Krukai-Wallis não paramétricos e o teste de sinais de postos de Wilcoxon co nível de significância de 5 porcento. A metodologia empregada para avaliar a infiltração marginal permitiu concluir que todos os grupos apresentaram resultados semelhantes de microinfiltração para a margem oclusal e gengival não diferindo estatisticamente entre si; quando comparamos os graus de microinfiltração entre a margem oclusal e gengival observamos que os grupos II e III não apresentaram diferença estatisticamente significantes, enquanto que os grupos I, IV, V e VI apresentaram diferenças estatisticamente significantes, comparando a margem oclusal com a gengival observamos uma menor infiltração na margem gengival.
Descritores: Dentina
Lasers
Cimentos de Ionômeros de Vidro
Infiltração Dentária
Responsável: BR243.1 - Serviço Técnico de Biblioteca e Documentação


  3 / 1125 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-524141
Autor: Barbosa, Cristiani de Siqueira; Di Nicoló, Rebeca; Araújo, Maria Amélia Máximo de; Araújo, Rodrigo Máximo de.
Título: Preparos cavitários com laser de Er:YAG ou alta rotação: estudo comparativo doselamento de restaurações diretas / Er:YAG laser or high speed turbine: comparative study of the sealament of direct restorations
Fonte: Ciênc. odontol. bras;11(3):32-37, jul.-set. 2008. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo in vitro foi avaliar o selamento de restaurações de resina composta e cimento de ionômero de vidro modificado por resina em cavidades de classe V de dentes bovinos diante das seguintes variáveis: preparo cavitário com turbina de alta rotação e preparo cavitário com laser de Er:YAG. Para tanto, foram selecionados 60 dentes bovinos hígidos, provenientes de animais com idade média de três anos. Metade dos espécimes (n=30) foi preparada com turbina de alta rotação e a outra metade (n=30) com laser de Er:YAG. Dos dentes preparados com turbina de alta rotação, metadeda amostra (n=15) foi restaurada com resina composta e o restante restaurado com CIV modificado por resina, ambosde acordo com as instruções do fabricante. O mesmo procedimento foi realizado com os dentes que foram preparados com laser de Er:YAG. Os dentes foram submetidos à metodologia de microinfiltração marginal, empregando como corante a solução aquosa de nitrato de prata. Cada dente foi seccionado em três fatias no sentido vestíbulo-lingual. As fatias foram coladas em lâmina de vidro e devidamente identificadas, para avaliação e mensuração do grau de infiltração marginal em estereomicroscópio- Karl Zeiss com auxílio do programa Image Tool- 3.0. Os resultados revelaram queindependentemente do material empregado, os dentes preparados com laser de Er:YAG apresentaram menores valores para microinfiltração marginal, sendo estes valores estatisticamente significantes.
Descritores: Cimentos de Ionômeros de Vidro
Equipamentos Odontológicos de Alta Rotação
Lasers
Preparo da Cavidade Dentária
Resinas Compostas
Limites: Animais
Bovinos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR243.1 - Serviço Técnico de Biblioteca e Documentação


  4 / 1125 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Aun, Carlos Eduardo
Id: biblio-873073
Autor: Aun, Carmo Antonio; Poloniato, Marcelo; Aun, Carlos Eduardo.
Título: Avaliação da microinfiltração do MTA e SUPER-EBA com e sem aplicação de laser CO2 e análise complementar em MEV / Evaluation of the microleakage in MTA and SUPER-EBA with and without laser CO2 application and complemental analysis in SEM
Fonte: Rev. odontol. Univ. Cid. Sao Paulo;16(3):241-246, set.-dez. 2004. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução - O objetivo deste estudo in vitro é avaliar o poder de selamento apical de dois materiais retrobturadores, MTA e Super-EBA, com e sem irradiação de laser CO2, simulando-se dificuldades de controle de umidade. Métodos - Trinta caninos humanos unirradiculares foram devidamente instrumentados e obturados, sendo divididos em quatro grupos: G I Super-EBA sem laser; G2 Super-EBA com laser; G3 MTA sem laser e G4 MTA com laser. Os espécimes foram montados em um dispositivo específico e submetidos à apicectomia, retropreparo, irradiação e retrobturação. Após submersas em azul de metileno, todas as raízes foram seccionadas longitudinalmente e analisadas no software ImageLab v.2.0, obtendo-se valores para infiltração linear e por área. O espécime mais próximo da média em seu grupo foi analisado em MEV. Resultados - Os resultados mostraram que o MTA (G3 e G4) reduziu significativamente a microinfiltração comparado ao Super-EBA. Embora o grupo de MTA com laser (G4) tenha mostrado o menor valor de microinfiltração, a diferença não foi estatisticamente significante quando comparada à do grupo sem laser (G3). Conclusões - O MTA mostra uma capacidade seladora apical significantemente superior e uma melhor adaptação marginal à retrocavidade quando comparado ao Super-EBA na metodologia proposta por este estudo.
Descritores: Adaptação Marginal Dentária
Adaptação Marginal Dentária
Infiltração Dentária
Lasers
Obturação Retrógrada
-Dente Canino
Técnicas In Vitro
Responsável: BR1.1 - BIREME


  5 / 1125 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1119544
Autor: Vivan, Carolina Lapaz.
Título: O efeito da terapia de fotobiomodulação na dor, na qualidade de vida e na percepção da limitação funcional de indivíduos com disfunção temporomandibular: resultados preliminares / The effect of photobiomodulation therapy on pain, quality of life and perception of the functional impairment of individuals with temporomandibular disorder: preliminary results.
Fonte: São Paulo; s.n; 20200000. 231 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Nesta dissertação são apresentados resultados preliminares de estudo clínico randomizado duplo cego, que visa analisar a influência de diferentes protocolos de Terapia de Fotobiomodulação (TFBM) com laser, somada a medidas educativas, na dor, na qualidade de vida e na percepção da limitação funcional mandibular de pacientes com DTM. Foram diagnosticados com auxílio dos Critérios Diagnósticos para Pesquisa em Disfunção Temporomandibular (RDC/TMD) 40 participantes que apresentavam dor muscular e articular, com deslocamento de disco ou não. Todos os participantes foram orientados quanto à etiologia, prognóstico e autocuidados para DTM e distribuídos entre: G1, TFBM placebo (SHAM); G2, TFBM com laser vermelho (660 nm, 88 J/cm2, 100 mW, 3 J/ponto); G3, TFBM com laser infravermelho (808 nm, 88 J/cm2, 100 mW, 3J /ponto); e G4, TFBM com laser vermelho e infravermelho alternados entre as sessões. O tratamento foi composto de 8 sessões, 2 vezes por semana, com irradiação de dois pontos em cada uma das seguintes estruturas: ATM, músculo masseter e músculo temporal, bilateralmente. Os resultados das terapias propostas foram analisados por meio de Escala Visual Analógica (EVA), questionários de qualidade de vida SF-36 e OHIP-14, e questionário de limitação funcional mandibular MFIQ. Os dados para análise da efetividade dos tratamentos foram coletados nos tempos: T1, inicial; T2, após a primeira sessão de tratamento; T3, ao final do tratamento; e T4, após 30 dias do fim do tratamento. Os grupos foram comparados por meio de análise de variância (ANOVA) e Teste de Tukey. Para a dor espontânea em EVA, todos os grupos (placebo e ativos) apresentaram resultados positivos a partir da primeira sessão de TFBM (p<0,05). A TFBM influenciou positivamente diversos domínios da qualidade de vida, geral e relacionada à saúde bucal (p<0,05). Todos os grupos evoluíram quanto à sua percepção funcional mandibular com o tratamento proposto (p<0,05), de maneira similar. Os benefícios da terapia perduraram 30 dias após o tratamento. Pode-se concluir que a TFBM, associada a medidas educativas de autocuidado, impacta positivamente a qualidade de vida de indivíduos com DTM.
Descritores: Fototerapia
Qualidade de Vida
Dor Facial
Transtornos da Articulação Temporomandibular
Síndrome da Disfunção da Articulação Temporomandibular
Aconselhamento
Terapia com Luz de Baixa Intensidade
Lasers
Responsável: BR97.1 - Serviço de Documentação Odontológica


  6 / 1125 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-874538
Autor: Poly, Ane; Brasil, Juliana Fernandes Waldmann; Marroig, Paula Carvalho; Blei, Vânia; Risso, Patrícia de Andrade.
Título: Efeito antibacteriano dos lasers e terapia fotodinâmica contra Enterococcus faecalis no sistema de canais radiculares / Antibacterial effect of the lasers and photodynamic therapy against Enterococcus faecalis in the root canal system
Fonte: Rev. odontol. UNESP (Online);39(4):233-239, jul.-ago. 2010. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O preparo químico-mecânico (PQM) é crucial para o sucesso do tratamento endodôntico. Neste sentido, metodologias são desenvolvidas a fim de garantir a máxima desinfecção do sistema de canais radiculares. Assim, o objetivo desta revisão de literatura foi avaliar a capacidade dos lasers e da terapia fotodinâmica (PDT) em eliminar o Enterococcus faecalis, fortemente associado ao fracasso da terapia endodôntica. A busca pelos artigos foi realizada de duas formas: por meio dos guias de estudo on line do Journal of Endodontics e por meio das bases de dados: BBO, PUBMED/MEDLINE e OVID. Paralelamente, foi realizada busca cruzada, considerando as referências bibliográficas dos artigos selecionados. Os critérios de inclusão foram: a) os períodos de tempo entre abril de 2000 e fevereiro de 2010; b) artigos que avaliassem o efeito antimicrobiano dos lasers e PDT sobre o E. faecalis. Após a leitura completa dos artigos selecionados, incluíram-se: 15 artigos que avaliaram a capacidade antibacteriana do laser, 10 artigos relativos à PDT e 5 artigos que compararam o laser e a PDT. Baseado nesta revisão, concluiu-se que nenhuma das duas técnicas foi 100% eficaz contra o E. faecalis, mas que foram capazes de reduzir sua presença; a PDT se mostrou aparentemente mais eficaz que o laser no controle desta infecção. Desta forma, as terapias podem ser consideradas aliadas promissoras ao tratamento convencional no controle da infecção endodôntica por E. faecalis, caracterizando-se como terapias complementares.

The chemomechanical disinfection is crucial to the success of endodontic treatment. In this regard, methodologies are developed to ensure maximum disinfection of root canal system. The objective of this literature review was to evaluate the ability of lasers and photodynamic therapy (PDT) in eliminating Enterococcus faecalis, which is strongly associated with failure of endodontic therapy. The search for articles was performed in two ways: through the online study guides in the Journal of Endodontics and, through databases: BBO, PubMed/MEDLINE and OVID. In parallel, we performed cross-searching, given the references of selected articles. Inclusion criteria were: a) the time periods between April 2000 and February 2010; b) articles that evaluate antimicrobial effect of lasers and PDT on E. faecalis. After a complete reading of selected articles, were included: 15 articles that evaluated the antibacterial capacity of the laser, 10 of PDT and 5 that compared laser and PDT. Based on this review, concluded that: neither of the two techniques was 100% effective against E. faecalis, but were able to reduce their presence; PDT apparently showed more effective than laser in controlling this infection. Thus, therapies can be considered promising allied to conventional treatment in the control of endodontic infection by E. faecalis, which is characterized as complementary therapies.
Descritores: Enterococcus faecalis
Fotoquimioterapia
Lasers
-Cavidade Pulpar
Endodontia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR39.2 - Biblioteca Professora Maria Dilma de Oliveira Gonçalves


  7 / 1125 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-979565
Autor: Bernardes, Lucas de Oliveira; Jurado, Sonia Regina.
Título: Efeitos da laserterapia no tratamento de lesões por pressão: uma revisão sistemática / Effects of laser therapy in the treatment of pressure injuries: a systematic review / Efectos de la laserterapia en el tratamiento de lesiones por presión: una revisión sistemática
Fonte: rev. cuid. (Bucaramanga. 2010);9(3):2423-2434, sep.-dic. 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Introdução As lesões por pressão acontecem por consequência de uma pressão aplicada sobre a pele durante um período prolongado de tempo e imobilização. Elas representam um dos principais problemas de saúde pública da atualidade, alcançando índices preocupantes e mortes evitáveis. O objetivo desse estudo foi estudar a eficácia da laserterapia no processo de cicatrização de lesões por pressão. Materiais e Métodos Tratou-se de uma revisão sistemática da literatura realizada nas bases de dados SCIELO, LILACS e PUBMED e na Biblioteca Virtual de Dissertações e Teses da Universidade de São Paulo, entre os anos de 2001 e 2017, nas línguas portuguesa e inglesa, utilizando os seguintes descritores: Laserterapia, Laser de Baixa Potência, Úlcera por Pressão, Lesão por Pressão ou "Laser Therapy", "Low Intensity Laser", "Pressure Ulcer", "Pressure Injury". Resultados Foram selecionados onze artigos científicos, dentre os quais podemos destacar que doses de 4 J/cm2 com comprimento de onda de 658 nm foram as mais eficazes no tratamento das lesões por pressão. Discussão Alguns estudos têm encontrado a efetividade do uso do laser de baixa frequência na cicatrização de lesões por pressão. A técnica de aplicação a laser varia conforme as características das feridas, levando-se em conta o aspecto do leito e, principalmente sua dimensão. Conclusões Enfatiza-se a necessidade dos enfermeiros se capacitarem em relação à laserterapia, visando ao tratamento das lesões por pressão pois, o laser de baixa potência representa um tratamento promissor para acelerar a cicatrização de feridas cutâneas.

Abstract Introduction Pressure injuries occur as a result of pressure applied to the skin over a prolonged period of time and immobilization. This type of injury represents one of the main public health problems at present, as it reaches worrying rates and avoidable deaths. The objective of this study was to study the efficacy of laser therapy in the healing process of pressure injuries. Materials and Methods This was a systematic review of the literature in the SCIELO, LILACS, and PUBMED databases as well as in the Virtual Library of Grade and Thesis Papers of the University of São Paulo between 2001 and 2017, in Portuguese and English, using the following descriptors: Laser Therapy, Low Power Laser, Pressure Ulcer, Pressure Injury. Results Eleven scientific articles were selected, of which the most effective in the treatment of pressure injuries were the doses of 4 J/cm2 with a wavelength of 658 nm. Discussion Some studies have shown the effectiveness of low frequency laser in healing pressure injuries. The technique of laser application varies according to the characteristics of the injuries, considering the appearance of the area and, mainly, its dimension. Conclusions Emphasis is placed on the need for nurses to be well trained to treat pressure injuries with laser therapy, as low-power laser therapy represents a promising treatment for accelerating the healing of skin injuries.

Resumen Introducción Las lesiones por presión ocurren a raíz de una presión aplicada sobre la piel durante un período prolongado de tiempo y de inmovilización. Este tipo de lesión representa uno de los principales problemas de salud pública en la actualidad, ya que alcanza índices preocupantes y muertes evitables. El objetivo de este estudio fue estudiar la eficacia de la laserterapia en el proceso de cicatrización de lesiones por presión. Materiales y Métodos: Se trató de una revisión sistemática de la literatura en las bases de datos SCIELO, LILACS y PUBMED y en la Biblioteca Virtual de Trabajos de Grado y Tesis de la Universidad de São Paulo, entre los años 2001 y 2017, en los idiomas portugués e inglés, utilizando los siguientes descriptores: Laserterapia, Láser de Baja Potencia, Ulcera por Presión, Lesión por Presión o "Laser Therapy", "Low Intensity Laser", "Pressure Ulcer", "Pressure Injury". Resultados Se seleccionaron once artículos científicos, de los cuales se destaca que dosis de 4 J/cm2 con longitud de onda de 658 nm fueron las más eficaces en el tratamiento de las lesiones por presión. Discusión Algunos estudios han demostrado la efectividad del láser de baja frecuencia en la cicatrización de lesiones por presión. La técnica de aplicación del láser varía según las características de las heridas, tomando en cuenta el aspecto de la zona y, principalmente, su dimensión. Conclusiones Se hace énfasis en la necesidad de que los enfermeros estén bien capacitados para tratar las lesiones por presión con laserterapia, dado que el láser de baja potencia representa un tratamiento prometedor para acelerar la cicatrización de las heridas cutáneas.
Descritores: Cicatrização
Lasers
-Lesão por Pressão
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CO646.1 - Biblioteca


  8 / 1125 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Biffi, Joäo Carlos Gabrielli
Texto completo
Id: biblio-874790
Autor: Oliveira, Maria Antonieta Veloso Carvalho de(edt); Biffi, João Carlos Gabrielli(edt); Dechichi, Paula(edt).
Título: CVD (Chemical Vapor Deposition) - solução para controle de temperatura durante preparo cavitário? / CVD (Chemical Vapor Deposition) - solution for control of temperature during cavity preparation?
Fonte: Rev. odontol. UNESP (Online);38(6):363-369, nov.-dez. 2009. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Os procedimentos restauradores em Odontologia utilizam brocas, turbinas de alta rotação, laser e novas tecnologias, como as pontas diamantadas obtidas pelo processo de deposição química a vapor (CVD). O uso incorreto desses métodos pode gerar aquecimento excessivo e agredir o complexo dentinopulpar, provocando lesões que variam de leve à grave e até mesmo a necrose da polpa. O objetivo deste trabalho foi revisar e discutir o aumento de temperatura no complexo dentinopulpar durante o preparo cavitário, causado pelas brocas diamantadas convencionais usadas em turbina de alta rotação, pelo laser e pelas pontas diamantadas CVD acopladas ao ultrassom. Treze estudos foram encontrados após busca na base de dados PubMed no período de 1998 a 2009, sendo quatro relacionados a brocas diamantadas em turbinas de alta rotação, sete acerca de sistemas a laser e dois sobre as pontas CVD. De acordo com a literatura científca pesquisada, pode-se concluir que nenhum dos métodos aumenta a temperatura a ponto de causar injúria pulpar irreversível. Porém, não há estudos suficientes publicados para se afirmar que as pontas diamantadas CVD apresentam-se como a solução para controle do aumento de temperatura durante o preparo cavitário.

The restorative procedures in dentistry use burs, high-speed handpieces, laser and new technologies such as diamond burs obtained by the process of chemical vapor deposition (CVD). The misuse of these methods can generate excessive heat, and harm the pulpodentin complex, causing injuries ranging from mild to severe and even necrosis of the pulp. The objective was to review and discuss the temperature increase in pulpodentin complex during cavity preparation, caused by conventional diamond burs used in high-speed handpieces, laser and the CVD ultrasound diamond burs. Thirteen studies were found after a search on PubMed database from 1998 to 2009, and 4 were related to diamond burs at high-speed handpieces, 7 about laser systems and 2 about the CVD burs. According to the researched literature, we can conclude that none of the methods increases the temperature to the point of causing irreversible injury on the pulp. However, there are not enough published studies that confrm CVD diamond burs as the solution to controlling the temperature increase during cavity preparation.
Descritores: Boca
Lasers
Polpa Dentária
Preparo da Cavidade Dentária
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR39.2 - Biblioteca Professora Maria Dilma de Oliveira Gonçalves


  9 / 1125 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1116033
Autor: Mateu, María Eugenia; Vázquez, Diego Jorge; Ahmadi, Mammoud; Cavalieri, J; Spinelli, M. F; Erlich, W; Casadoumecq, Ana Clara.
Título: Frenectomía lingual láser asistida como coadyuvante del tratamiento de ortopedia maxilar / Laser-assissted lingual frenectomy as a coadjuvant to maxillary orthopedic treatment
Fonte: Rev. Fac. Odontol. (B.Aires);34(78):7-12, 2019. ilus.
Idioma: es.
Resumo: La aplicación del LÁSER (light amplification of stimulation emision of radiation) en las áreas de la medicina y la odontología viene demostrando una constante evolución, brindándonos alternativas a los tratamientos convencionales. Los láseres quirúrgicos de tejidos blandos muestran grandes ventajas comparados a los procedimientos habituales de corte, ya sea con bisturí frío o electrobisturí. La mínima necesidad de anestesia, la analgesia intra y postoperatoria, la coagulación inmediata, la cicatrización por segunda, el efecto bactericida, la ausencia de puntos de sutura, el confort postoperatorio, son algunas de las ventajas que hacen que la cirugía con láser sea una opción indiscutible que está ganando terreno entre los profesionales de la salud (AU)
Descritores: Eletrocirurgia/métodos
Aparelhos de Tração Extrabucal
Lasers
Freio Lingual/cirurgia
Má Oclusão de Angle Classe III/terapia
-Equipe de Assistência ao Paciente
Argentina
Faculdades de Odontologia
Fonoterapia
Cicatrização
Técnica de Expansão Palatina
Resultado do Tratamento
Aparelhos Ortodônticos Funcionais
Limites: Humanos
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: AR29.1 - Biblioteca


  10 / 1125 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-56920
Autor: Gheiler, Moisés.
Título: Inactivación fotodinamica con los rayos laser en el tratamiento de la Keratitis Herpetica / Photodynamic inactivation with laser rays in the treatment of the herpectic keratitis
Fonte: Rev. peru. oftalmol;12(1):10-3, mar. 1986. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Se describe un procedimiento para el tratamiento efectivo de lesiones corneales provocadas por el Virus Herpes Simplex, basado en la técnica de la Fotoinactivación, combinando la coloración con el Rose Bengal con la aplicación de Rayos Laser en 12 casoss tratados previamente sin resultados positivos por otros medios convencionales, y que respondieron dramáticamente al nuevo método terapéutico. No se observaron recidivas ni efectos tóxicos en un período de 2 a 6 años
Descritores: Ceratite/terapia
Lasers/uso terapêutico
-Herpes Simples/patogenicidade
Ceratite/etiologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca



página 1 de 113 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde