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Id: biblio-956707
Autor: Leite, Eliane de Sousa; Pimenta, Cláudia Jeane Lopes; Costa, Milena Silva; Oliveira, Francisca Bezerra de; Moreira, Maria Adelaide Silva Paredes; Silva, Antonia Oliveira.
Título: Tecnologia assistiva e envelhecimento ativo segundo profissionais atuantes em grupos de convivência / Tecnología asistiva y envejecimiento activo según los profesionales actuantes en grupos de convivencia / Assistive technology and active aging according to professionals working in community groups
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;52:e03355, 2018. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Identificar o conhecimento de profissionais sobre a tecnologia assistiva e a sua importância na vida do idoso. Método Estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, realizado com profissionais atuantes em três grupos de convivência de Cajazeiras/PB. Os dados foram coletados por meio de entrevista com roteiro semiestruturado e analisados segundo a Técnica de Análise de Conteúdo. Resultados Participaram 45 profissionais. Foram identificadas quatro categorias: Conhecimentos acerca da tecnologia assistiva; Desconhecimento dos profissionais sobre as tecnologias assistivas disponíveis para implementação no trabalho com o idoso; Utilização da tecnologia assistiva pelo idoso; Impacto nas práticas profissionais após a implementação da tecnologia assistiva. Conclusão Parte dos profissionais tem conhecimento sobre a tecnologia assistiva e outros a interpreta de maneira errônea, confundindo-a com instrumentos de trabalho. Embora tenha sido observado impacto positivo da tecnologia assistiva na prática de determinados profissionais, percebe-se a necessidade de capacitação, a fim de proporcionar um melhor uso das tecnologias assistivas pelos idosos.

RESUMEN Objetivo Identificar el conocimiento de los profesionales acerca de la tecnología asistiva y su importancia en la vida de la persona mayor. Método Estudio exploratorio descriptivo con abordaje cualitativo, llevado a cabo con profesionales actuantes en tres grupos de convivencia de Cajazeiras/PB. Se recogieron los datos mediante entrevista con guión semiestructurado, los que se analizaron según la Técnica de Análisis de Contenido. Resultados Participaron 45 profesionales. Fueron identificadas cuatro categorías: Conocimientos acerca de la tecnología asistiva; Desconocimiento de los profesionales sobre las tecnologías asistivas disponibles para implantación en el trabajo con la persona mayor; Utilización de la tecnología asistiva por la persona mayor; Impacto en las prácticas profesionales después de la implantación de la tecnología asistiva. Conclusión Parte de los profesionales tiene conocimiento acerca de la tecnología asistiva y otros la interpretan de modo equivocado, confundiéndola con instrumentos de trabajo. Aunque se haya observado impacto positivo de la tecnología asistiva en la práctica de determinados profesionales, se nota la necesidad de capacitación, a fin de proporcionar un mejor empleo de las tecnologías asistivas por las personas mayores.

ABSTRACT Objective To identify the knowledge of professionals about assistive technology and its importance in the elderly's life. Method Exploratory descriptive qualitative study performed with professionals working in three community groups in the city of Cajazeiras (state of Paraíba/PB). Data were collected through an interview with semi-structured script and analyzed according to the Content Analysis Technique. Results Participation of 45 professionals. Four categories were identified, namely: Knowledge about assistive technology; Professionals' lack of knowledge about available assistive technologies for implementation in work with the elderly; Use of assistive technology by the elderly; Impact on professional practices after implementation of assistive technology. Conclusion Some of professionals have knowledge about assistive technology and others make a wrong interpretation by confusing it with working instruments. In spite of the positive impact of assistive technology on certain professionals' practice, there is need for training in order to provide a better use of assistive technologies by the elderly.
Descritores: Equipamentos de Autoajuda
Idoso
-Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Pessoal de Saúde
Capacitação Profissional
Enfermagem Geriátrica
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-958935
Autor: Neves, Bruna Borba; Goldim, José Roberto.
Título: Telecare for the elderly: coercion, confidence and satisfaction associated with its use / Teleassistência em idosos: coerção, confiança e satisfação associadas à sua utilização
Fonte: Rev. bras. geriatr. gerontol. (Online);21(4):464-471, July-Aug. 2018. tab, graf, ilus.
Idioma: en.
Projeto: Medical Foundation of Rio Grande do Sul, Hospital da Clinicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul, Bioethics and Ethics Research Lab.
Resumo: Abstract Objective: to evaluate the expression of coercion, confidence and satisfaction with the use of telecare. Method: a cross-sectional study was carried out of prevalent cases with elderly residents in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, who had already used telecare services. The sociodemographic variables used were: gender, age, schooling and marital status. In order to evaluate the perception of coercion, the Perceived Coercion Scale was applied in relation to the use of telecare and those responsible for deciding to use the technology. Confidence in the use of telecare technology and the satisfaction associated with its use were evaluated. Quantitative data analysis was performed using descriptive and inferential statistical measures. Means and standard deviations were used. Differences were assessed by analysis of variance, with a significance level of 5% (p<0.05). Results: the sample consisted of 25 elderly people who used telecare. When evaluating the distribution of the answers obtained, it was found that 11 (44%) of those interviewed did not perceive any coercion associated with their decision. The others had varying perceptions, with an average of 23%. Respondents expressed high confidence and satisfaction with telecare. Conclusion: the decision-making process associated with the use of telecare had a low perception of coercion, combined with high confidence and satisfaction with the use of the technology. AU

Resumo Objetivo: avaliar a expressão de coerção, a confiança e a satisfação com o uso da teleassistência. Método: trata-se de estudo transversal do tipo estudo de casos prevalentes com idosos residentes na cidade de Porto Alegre, RS, Brasil, e que já utilizavam serviços de teleassistência. As variáveis sociodemográficas utilizadas foram: sexo, idade, escolaridade e estado civil. Para avaliar a percepção de coerção foi aplicada a Escala de Percepção de Coerção em relação ao uso da teleassistência e o responsável pela tomada de decisão em utilizar a tecnologia. Foram avaliadas a confiança na utilização da tecnologia assistiva e a satisfação associada ao seu uso. A análise dos dados foi quantitativa, utilizando medidas estatísticas descritivas e inferenciais. Foram utilizadas médias e desvios-padrão. As diferenças foram avaliadas por análise de variância, com um nível de significância de 5% (p<0,05). Resultados: a amostra foi composta por 25 idosos que utilizavam a teleassistência. Avaliando a distribuição das respostas obtidas foi possível identificar que 11 (44%) entrevistados não tiveram percepção de coerção associada à sua decisão. Os demais tiveram percepções variadas, com uma média de 23%. Os entrevistados declararam alta confiança e alta satisfação com a teleassistência. Conclusão: o processo de tomada de decisão associado ao uso de teleassistência teve uma baixa percepção de coerção associada à alta confiança e à satisfação com o uso da teleassistência. AU
Descritores: Equipamentos de Autoajuda
Saúde do Idoso
Coerção
Tomada de Decisões
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-982168
Autor: Carmo, Elisangela Gisele; Zazzetta, Marisa Silvana; Fuzaro Junior, Gilson; Micali, Pollyanna Natalia; Moraes, Paulo Fernando; Costa, José Luiz Riani.
Título: A utilização de tecnologias assistivas por idosos com Doença de Alzheimer / The use of assistive technology in elderly with Alzheimer's Disease
Fonte: Rev. Kairós;18(4):311-336, dez. 2015. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo identificou as Tecnologias Assistivas (TA) para idosos com Doença de Alzheimer (DA), no Brasil e no exterior, e mostrou que as TAs são projetadas para idosos com DA no estágio leve e necessitam de auxilio de cuidadores. Discute o impacto social causado pela utilização destas tecnologias dentro do contexto nacional e analisa que, no Brasil, tais tecnologias carecem de investimentos e incentivos governamentais, tornando-se um desafio social, econômico e cultural para futura implementação no país.

The study identified the Assistive Technology (AT) for elderly people with Alzheimer's disease (AD) in Brazil and abroad, and has shown that TAs are designed for seniors with AD in mild stage and needing help from caregivers. Discusses the social impact caused by the use of these technologies within the national context and incentives, becoming a social, economic and cultural challenge for future implementation in the country.
Descritores: Equipamentos de Autoajuda
Idoso
Doença de Alzheimer
-Doenças Neurodegenerativas
Limites: Seres Humanos
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Almeida, Paulo Cesar de
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Id: biblio-1013118
Autor: Oliveira, Mariana Gonçalves de; Áfio, Aline Cruz Esmeraldo; Almeida, Paulo Cesar de; Machado, Márcia Maria Tavares; Lindsay, Ana Cristina; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag.
Título: Teaching blind women about the anatomy and physiology of the female reproductive system through educational manual / Aprendizado de cegas sobre anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino mediante manual educativo
Fonte: Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online);18(4):755-761, Oct.-Dec. 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objectives: to evaluate blind women's learning on the anatomy and physiology of the female reproductive system through the use of an educational material. Methods: methodological development study performed with blind women. The participants responded the pre-test to evaluate their knowledge on sexual and reproductive health and received a manual on anatomy and the reproduction of the physiology After an individual reading, in a period ranging from three to fifteen days, they responded the post-test. Results: there was an increase of correct answers in the post-test in all the items in relation to the categories of The Woman's Body and How One Gets Pregnant becoming significant in the following knowledge of "clitoris increases with the woman excited" (p=0.009), "the function of the vagina in a sexual intercourse "(p<0.001), "How does fertilization occurs"(p<0.001) and "the ovulating period" (p<0.001). Conclusions: the manual enabled the participants to learn about the female anatomy and the physiology of fertilization after educational assistive technology.

Resumo Objetivos: avaliar o aprendizado de cegas sobre anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino mediante o uso de manual educativo. Métodos: estudo de desenvolvimento metodológico, realizado com mulheres cegas. As participantes responderam o pré-teste para avaliação do conhecimento sobre saúde sexual e reprodutiva, e receberam o manual sobre anatomia e fisiologia da reprodução. Após leitura individual, em prazo que variou entre três e quinze dias, responderam o pós-teste. Resultados: houve aumento de respostas corretas no pós-teste em todos os itens com relação às categorias O Corpo da Mulher e Como se Engravida, sendo significativo os seguintes conhecimentos "clitóris aumenta com a mulher excitada" (p=0,009), "função da vagina na relação sexual" (p<0,001), "como ocorre a fecundação" (p<0,001) e "período da ovulação" (p<0,001). Conclusões: o manual permitiu aprendizado das participantes quanto à anatomia feminina e à fisiologia da fecundação após utilização da tecnologia educativa assistiva.
Descritores: Saúde Sexual e Reprodutiva
Educação de Pessoas com Deficiência Visual
Genitália Feminina/anatomia & histologia
Genitália Feminina/fisiologia
-Equipamentos de Autoajuda
Educação em Saúde
Pessoas com Deficiência Visual
Educação em Enfermagem
Fertilização/fisiologia
Cuidados de Enfermagem
Limites: Seres Humanos
Feminino
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


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Battistella, Linamara Rizzo
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Id: lil-704981
Autor: Tuacek, Tatiana Amadeo; Tsukimoto, Gracinda Rodrigues; Figliolia, Carmen Silvia; Cardoso, Maiara Celina de Carvalho; Tsukimoto, Denise Rodrigues; Rosa, Chennyfer Dobbins Paes; Imamura, Marta; Battistella, Linamara Rizzo.
Título: Neuropatias: Síndrome de Guillain-Barré: reabilitação / Neuropathies: Guillain-Barré syndrome: rehabilitation
Fonte: Acta fisiátrica;20(2), jun. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: A estratégia de busca utilizada baseou-se em perguntas estruturadas na forma P.I.C.O. (das iniciais "Paciente", "Intervenção", "Controle", "Outcome"). Foram utilizados como descritores: Exercise, Physical OR Physical Exercise OR Physical Exercises OR prevention and control OR preventive therapy OR preventive measures OR prophylaxis OR preventions OR control OR Guillain-Barre Syndrome OR Syndrome, Guillain-Barre OR Guillaine-Barre Syndrome OR Guillaine Barre Syndrome OR Syndrome, Guillain Barre OR Polyneuropathy, Acute Inflammatory OR Acute Autoimmune Neuropathy OR Acute Autoimmune Neuropathies OR Plasmaphereses OR Plasmapheresis OR Plasma Exchange OR Immunoglobulins/therapeutic use OR Immunoglobulins/administration and dosage OR Exercise Therapy OR Physical Therapy OR Physical Therapies OR Exercise therapies OR Resistant Training OR Strength Training OR rehabilitation OR Splints OR Splint OR Orthopedic Fixation Devices OR Orthotic Devices OR device orthotic OR devices orthotic OR Orthoses OR Orthosis OR Upper Extremity OR Upper Extremities OR Upper Limb OR Upper limbs OR Membrum Superius OR Extremities, Upper OR Limb, Upper OR Limbs, Upper OR hand deformities OR Hand Deformities, acquired OR Rehabilitation OR Lower Extremity OR Extremities, Lower OR Lower Extremities OR Lower Limb OR Limb, Lower OR Lower Limbs OR Membrum Inferius OR Walking OR Ambulation OR dependent ambulation OR Ambulation, Dependent OR gait OR gaits OR Functional Electrical Stimulation OR Electrical Stimulation, Functional OR Fes OR Electric Stimulation Therapy OR Stimulation Therapy, Electric OR Therapeutic Electrical Stimulation OR Electrical Stimulation, Therapeutic OR Stimulation, Therapeutic Electrical OR Therapy, Electric Stimulation OR Therapeutic Electric Stimulation OR Electric Stimulation, Therapeutic OR Stimulation, Therapeutic Electric OR Electrical Stimulation Therapy OR Stimulation Therapy, Electrical OR Therapy, Electrical Stimulation OR Self-help devices OR Self-help device OR Device, Self-Help device OR Assistive Technology OR Assistive Technologies OR Technologies, Assistive OR Technology, Assistive OR Assistive Devices OR Assistive Device OR Device, Assistive OR Devices, Assistive OR daily activities OR daily activity OR activity of daily living OR activities of daily living OR activities of self care OR activity of self care OR usual activities OR usual activity OR usual activity of daily living OR usual activities of daily living OR Patient Positioning OR Patient Positionings OR Positioning, Patient OR Positionings, Patient OR pressure ulcer OR pressure ulcer/prevention & control OR Guillain-Barre OR Guillain-Barre Syndrome/therapy* OR Guillain-Barre Syndrome/rehabilitation* OR Nursing care OR Pressure Ulcer OR Pressure Ulcers OR Pressure Sore OR Pressure Sores OR Decubitus ulcer OR Bed sore OR Bedsore OR Weaning Mechanical Ventilation OR Extubation OR Mechanical Ventilation Predictors OR Weaning Mechanical Ventilator Predictors OR Extubation Predictors.

The search strategy used was based on structured questions in the P.I.C.O. format (from the initials: Patient, Intervention, Control and Outcome). The descriptors used were: Exercise, Physical OR Physical Exercise OR Physical Exercises OR prevention and control OR preventive therapy OR preventive measures OR prophylaxis OR preventions OR control OR Guillain-Barre Syndrome OR Syndrome, Guillain-Barre OR Guillaine-Barre Syndrome OR GuillaineBarre Syndrome OR Syndrome, GuillainBarre OR Polyneuropathy, Acute Inflammatory OR Acute Autoimmune Neuropathy OR Acute Autoimmune Neuropathies OR Plasmaphereses OR Plasmapheresis OR Plasma Exchange OR Immunoglobulins/therapeutic use OR Immunoglobulins/administration and dosage OR Exercise Therapy OR Physical Therapy OR Physical Therapies OR Exercise therapies OR Resistant Training OR Strength Training OR rehabilitation OR Splints OR Splint OR Orthopedic Fixation Devices OR Orthotic Devices OR device orthotic OR devices orthotic OR Orthoses OR Orthosis OR Upper Extremity OR Upper Extremities OR Upper Limb OR Upper limbs OR Membrum Superius OR Extremities, Upper OR Limb, Upper OR Limbs, Upper OR hand deformities OR Hand Deformities, acquired OR Rehabilitation OR Lower Extremity OR Extremities, Lower OR Lower Extremities OR Lower Limb OR Limb, Lower OR Lower Limbs OR Membrum Inferius OR Walking OR Ambulation OR dependent ambulation OR Ambulation, Dependent OR gait OR gaits OR Functional Electrical Stimulation OR Electrical Stimulation, Functional OR Fes OR Electric Stimulation Therapy OR Stimulation Therapy, Electric OR Therapeutic Electrical Stimulation OR Electrical Stimulation, Therapeutic OR Stimulation, Therapeutic Electrical OR Therapy, Electric Stimulation OR Therapeutic Electric Stimulation OR Electric Stimulation, Therapeutic OR Stimulation, Therapeutic Electric OR Electrical Stimulation Therapy OR Stimulation Therapy, Electrical OR Therapy, Electrical Stimulation OR Self-help devices OR Self-help device OR Device, Self-Help device OR Assistive Technology OR Assistive Technologies OR Technologies, Assistive OR Technology, Assistive OR Assistive Devices OR Assistive Device OR Device, Assistive OR Devices, Assistive OR daily activities OR daily activity OR activity of daily living OR activities of daily living OR activities of self care OR activity of self care OR usual activities OR usual activity OR usual activity of daily living OR usual activities of daily living OR Patient Positioning OR Patient Positionings OR Positioning, Patient OR Positionings, Patient OR pressure ulcer OR pressure ulcer/prevention & control OR Guillain-Barre OR Guillain-Barre Syndrome/therapy* OR Guillain-Barre Syndrome/rehabilitation* OR Nursing care OR Pressure Ulcer OR Pressure Ulcers OR Pressure Sore OR Pressure Sores OR Decubitus ulcer OR Bed sore OR Bedsore OR Weaning Mechanical Ventilation OR Extubation OR Mechanical Ventilation Predictors OR Weaning Mechanical Ventilator Predictors OR Extubation Predictors.
Descritores: Síndrome de Guillain-Barré/reabilitação
Distonia/terapia
-Aparelhos Ortopédicos
Respiração Artificial/instrumentação
Equipamentos de Autoajuda
Imunoglobulinas/uso terapêutico
Carbamazepina/uso terapêutico
Modalidades de Fisioterapia/instrumentação
Plasmaferese/instrumentação
Estimulação Elétrica/instrumentação
/uso terapêutico
FRESH WATER1/uso terapêutico
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1003897
Autor: Luengas C, Lely Adriana.
Título: Algoritmo de metodología para desarrollar dispositivos mecatrónicos como ayuda a personas con distrofia muscular / Methodology algorithm to develop mechatronic devices to help people with muscular dystrophy
Fonte: Rev. cuba. inform. méd;10(2):e04, jul.-dic. 2018. graf.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: El avance tecnológico permite desarrollar equipos tecnológicos y ayudas técnicas que apoyen el tratamiento dirigido a un paciente. Objetivo: Generar un algoritmo para desarrollar dispositivos mecatrónicos como ayudas técnicas para personas con discapacidad física. Métodos: Se tomó como base una clasificación del diseño de estudio de tipo descriptivo, para la propuesta de una metodología de diseño e implementación de dispositivos de ayuda técnica en personas con distrofia muscular. La propuesta hace referencia al conjunto de técnicas, procedimientos y soportes documentales empleados en el diseño de sistemas de ayuda técnica, donde se integran aspectos diversos de tal forma que el proceso global sea lógico y comprensible. Resultados: El diseño obtenido comprende el desarrollo de cuatro metodologías, que inician con el proceso investigativo, luego el dispositivo mecánico, después el sistema electrónico y finaliza con el sistema de comunicación. Se dan pautas para generar cada uno de los componentes del sistema y lograr obtener un dispositivo funcional. El diseño fue probado con resultados favorables. Conclusiones: En el área de rehabilitación física, se combinan los conocimientos médicos con los ingenieriles para obtener soluciones tecnológicas que facilitan las labores a personas con discapacidad física. El diseño desarrollado, al contar con un conjunto ordenado de operaciones sistemáticas y una serie de pautas específicas para la ejecución de actividades, donde se cursan una serie de etapas, permite solucionar el tipo de problemas de referencia(AU)

Introduction: The technological advance allows developing technological equipment and technical aids that support the treatment directed to a patient. Objective: Generate an algorithm to develop mechatronic devices as technical aids for people with physical disabilities. Methods: A descriptive study design classification was used as a basis for the proposal of a methodology for the design and implementation of technical assistance devices in people with muscular dystrophy. The proposal refers to the set of techniques, procedures and documentary supports used in the design of technical assistance systems, where diverse aspects are integrated in such a way that the overall process is logical and understandable. Results: The design obtained includes the development of four methodologies, which begin with the investigative process, then the mechanical device, then the electronic system and ends with the communication system. Guidelines are given to generate each of the components of the system and achieve a functional device. The design was tested with favorable results. Conclusions: In the area of ​​physical rehabilitation, medical and engineering knowledge are combined to obtain technological solutions that facilitate the work of people with physical disabilities. The developed design, having an ordered set of systematic operations and a series of specific guidelines for the execution of activities, where a series of stages are taken, allows solving the type of reference problems(AU)
Descritores: Equipamentos de Autoajuda
Informática Médica/métodos
Aplicações da Informática Médica
Pessoas com Deficiência/reabilitação
Desenho de Equipamento/instrumentação
Distrofias Musculares/reabilitação
-Epidemiologia Descritiva
Colômbia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Matsukura, Thelma Simöes
Texto completo
Id: lil-664930
Autor: Alves, Ana Cristina de Jesus; Matsukura, Thelma Simões.
Título: O uso de recursos de tecnologia assistiva por crianças com deficiência física na escola regular: a percepção dos professores / The use of assistive technology resources for disabled children in regularschooling: the teachers? perception
Fonte: Cad. Ter. Ocup. UFSCar (Impr.);20(3):381-392, set.-dez. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: O Censo Escolar realizado no Brasil no ano de 2010 mostrou que o número de deficientes matriculados no ensino regular foi de 702.603. O uso de recursos de tecnologia assistiva no contexto escolar vem sendo indicado para favorecer a execução de tarefas, o acesso aos conteúdos pedagógicos e aos ambientes escolares auxiliando, consequentemente, a aprendizagem dos indivíduos com deficiência. Porém, poucos são os estudos que apontam as repercussões trazidas pelos recursos no processo de escolarização da criança com deficiência física. O objetivo desse estudo foi identificar as contribuições e dificuldades no uso de recursos de tecnologia assistiva no contexto da escolarização no ensino regular do aluno com paralisia cerebral mais comprometido motoramente a partir do ponto de vista do professor. Participaram deste estudo cinco professores de alunos com paralisia cerebral que faziam uso de recurso de tecnologia assistiva na execução de tarefas de escrita e/ou comunicação. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados obtidos foram analisados a partir da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados evidenciaram que os recursos de tecnologia assistiva já estão inseridos na escola regular e que os mesmos trouxeram contribuições ao processo de escolarização da criança com paralisia cerebral em classe comum, porém, estão sendo implementados sem sistematização, acompanhamentos e/ou parcerias. O estudo apontou para a necessidade de considerar as opiniões e necessidades dos principais envolvidos no contexto em que o recurso de tecnologia está inserido.

The national School Census revealed that 702,603 disabled people were enrolled in regular education in 2010. The use of assistive technology resources in the school context has been indicated to favor the executionof tasks and the access to educational content and school environments and, consequently, help disabled individuals? learning. However, there are few studies showing the impact of these resources in the educationprocess of children with physical disabilities. The aim of this study was to identify, from the teacher?s viewpoint, the contributions and difficulties in the use of technology resources with students with cerebral palsy, focusing on those with severe motor impairment, attending regular education. The study included five teachers of these students who were using assistive technology resources in the execution of writing and/or communication assignments. Semi-structured interviews were conducted and data were analyzed following the Collective Subject Discourse (CSD) technique. Results indicated that assistive technology resources are already included in regular schools and that they have brought contributions to the education process of children with cerebralpalsy in regular class; nevertheless, they are being implemented without systematization, monitoring and/or partnerships. The study pointed to the need to consider the opinions and requirements of the people involved inthe context where the use of technology is inserted.
Descritores: Equipamentos de Autoajuda
Paralisia Cerebral/psicologia
Educação Especial
Docentes
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-988152
Autor: Jardim, Dulcilene Pereira; Machado, Lisiane Vidal Lopes.
Título: PACIENTES INTENSIVOS NA RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA: DIFICULDADES NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM / Intensive care patients in the post-anesthesia care unit: difficulties in nursing care / Pacientes intensivos em la recuperación posanestésica: dificultades en la asistencia de enfermería
Fonte: Rev. SOBECC;24(1):43-49, jan.-mar.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Descrever as dificuldades da equipe de enfermagem na assistência ao paciente intensivo na Recuperação Pós-Anestésica (RPA). Método: Estudo exploratório, descritivo, realizado com 40 profissionais de enfermagem que atuam na RPA de um hospital público no Rio Grande do Sul, por meio da aplicação de um questionário. Resultados: É frequente a admissão de pacientes intensivos no setor, e as maiores dificuldades da equipe estão relacionadas à demora do atendimento médico e multiprofissional, presença de familiares em situações de emergência e oferta e manuseio dos equipamentos, como respiradores e bombas de infusão. Quanto à assistência propriamente dita, as maiores dificuldades são a realização de medidas de prevenção de lesão por pressão e o preenchimento dos registros. Conclusão: Ressalta-se a necessidade de adequação no dimensionamento da equipe de enfermagem em cada plantão, segundo a quantidade e a classificação dos pacientes no período, bem como a presença exclusiva do enfermeiro e do médico intensivista 24h/dia, sendo todos os colaboradores habilitados para oferecer assistência de qualidade ao paciente intensivo admitido na RPA

Objective: To describe the difficulties of the nursing team in relation to intensive patient care in the Post Anesthesia Care Unit (PACU). Method: An exploratory, descriptive study was carried out through the application of a questionnaire, with 40 nursing professionals who work in the PACU of a public hospital in Rio Grande do Sul. Results: Intensive care patients are frequently admitted to the unit and the team's greatest difficulties are related to the delay in medical and multiprofessional care, the presence of family members in emergency situations, and the supply and handling of equipment such as respirators and infusion pumps. As for the actual care, the greatest difficulties are the performance of pressure injury prevention measures and the completion of the patient records. Conclusion: It is important to emphasize the need to adapt the nursing staff in each shift according to the number and classification of the patients, as well as the presence of the nurse and the intensive care physician 24 hours a day in order to provide quality care to the intensive care patient admitted to the PACU

Objetivo: Describir las dificultades del equipo de enfermería en la asistencia al paciente intensivo en la Recuperación Post-Anestésica (RPA). Método: Estudio exploratorio, descriptivo, realizado con 40 profesionales de enfermería que actúan en la RPA de un hospital público en Rio Grande do Sul, a través de la aplicación de un cuestionario. Resultados: Es frecuente la admisión de pacientes intensivos en el sector, y las mayores dificultades del equipo están relacionadas a la demora de la atención médica y multiprofesional, presencia de familiares en situaciones de emergencia y oferta y manejo de los equipos, como respiradores y bombas de infusión. En cuanto a la asistencia propiamente dicha, las mayores dificultades son la realización de medidas de prevención de lesión por presión y el llenado de los registros. Conclusión: Se resalta la necesidad de adecuación en el dimensionamiento del equipo de enfermería en cada turno, según la cantidad y la clasificación de los pacientes en el período, así como la presencia exclusiva del enfermero y del médico intensivista 24h/día, siendo todos los colaboradores habilitados para ofrecer asistencia de calidad al paciente intensivo admitido en la RPA
Descritores: Período de Recuperação da Anestesia
Cuidados de Enfermagem
-Equipamentos de Autoajuda
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR2499


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Id: lil-663194
Autor: Silveira, Adriana Moniz da; Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian; Cruz, Daniel Marinho Cezar da.
Título: Tecnologia assistiva para a promoção de atividadesda vida diária com crianças em contexto hospitalar / Assistive technology for the promotion of activity of daily living with children in hospital contexts
Fonte: Cad. Ter. Ocup. UFSCar (Impr.);20(2):183-190, maio-ago. 2012. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Teve-se por objetivo caracterizar a rotina de uma enfermaria pediátrica no que se refere ao desempenho de seus usuários, nas AVD: higiene pessoal, banho e alimentação; e apontar os possíveis usos da tecnologia assistiva referentes ao desempenho dessas AVD. Participaram da pesquisa 10 membros de uma equipe de enfermagem,responsáveis pelos cuidados das crianças; 12 crianças internadas na instituição hospitalar de seis a doze anos; e seus respectivos pais ou responsáveis. A caracterização da enfermaria pediátrica deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas e roteiros de observação, elaborados pelos pesquisadores. Como resultados, tem-se que 100%(n = 10) dos profissionais, membros da equipe de enfermagem referiram realizar orientação e/ou supervisão e/ou execução das AVD de higiene pessoal, banho e alimentação das crianças sob sua responsabilidade. Entre as crianças participantes, o tempo de internação variou de três a quarenta e cinco dias; 75% (n = 9) referiram dependência na AVD de higiene pessoal, 83,3% (n = 10) na atividade de banho e 16,6% (n = 2) na atividade de alimentação; as crianças relatam também que seus acompanhantes são quem as ajuda nas AVD de higiene pessoal e/ou banho e/ou alimentação. Os responsáveis pelas crianças participantes reportam que houve diferença no modo de execução da atividade de higiene pessoal (41,6%, n = 5), de banho (66,6%, n = 8) e de alimentação(50%, n = 6) das mesmas. Embora com pequenas diferenças dos relatos das crianças, os pais reportaram dados similares, sendo o banho a atividade com maior porcentagem de ajuda. A partir desses resultados são apontadas recomendações acerca do uso da tecnologia em contexto hospitalar

The purpose of this research was to characterize the routine of a pediatric nursing ward in relation to the performance of their users on the Activity of Daily Living - ADL: personal hygiene, bathing and feeding, as well as point out the possible uses of assistive technology concerning the ADL performance. The participants were the following; 10 members of a nursing team, 12 caregivers and their hospitalized children with ages between six and twelve. The characterization of the pediatric nursing was made through semi-structured interviews and observation developed by the researchers. Results showed that 100% (n = 10) of professionals, members of the nursing staff, reported performing guidance and/or supervision and/or performance of the following ADL: personal hygiene, bathing and feeding of children under their responsibility. Children remained in hospital from three to forty-five days and 75% (n = 9) of them reported ADL dependence in personal care, 83.3% (n = 10) in the bathing activity and 16.6 % (n = 2) in the feeding activity. Children also reported that they were helped with personal care, bathing and feeding by their caregivers. Caregivers identified differences in the performance of the children?s personal hygiene (41.6%, n = 5), bathing (66.6%, n = 8) and feeding (50%, n = 6) activities. Except for slight differences in the reports of the children, parents reported similar data and the bathing activity presented the highest level of assistance. Recommendations on the use of technology in hospital contexts were elaborated based on these results
Descritores: Equipamentos de Autoajuda/psicologia
Atividades Cotidianas/psicologia
Terapia Ocupacional
Autonomia Pessoal
-Brasil
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Martinez, Cláudia Maria Simöes
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Id: lil-677822
Autor: Manzini, Mariana Gurian; Assis, Carolina Penteado de; Martinez, Claudia Maria Simões.
Título: Contribuições da Terapia Ocupacional na área da comunicação suplementar e/ou alternativa: análise de periódicos da Terapia Ocupacional / Contributions of Occupational Therapy in the of additional and/or alternative communication: an analysis of Occupational Therapy journals
Fonte: Cad. Ter. Ocup. UFSCar (Impr.);21(1):59-73, jan.-abr. 2013. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Como a comunicação suplementar e alternativa (CSA) é um recurso de tecnologia assistiva (TA) utilizado pelos terapeutas ocupacionais junto a pessoas com severos distúrbios na comunicação oral e escrita, procurou-se selecionar os trabalhos publicados sobre a temática no país, a fim de verificar a produção científica produzida na área de Terapia Ocupacional. Os locais para realizar a busca dos artigos foram os Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, a Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, Revista Brasileira de Educação Especial, Revista de Educação Especial e Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. Utilizaram-se como palavras-chave tecnologia e inclusão escolar e, por meio de critérios específicos, selecionaram-se 16 artigos. Analisaram-se os dados com base nos procedimentos quantitativos por meio da ocorrência e qualitativos no que se refere ao conteúdo. Os dados revelam que o número de autores que investigam a temática ainda é baixo, mas ocorreu um aumento na publicação de artigos nos últimos anos. Ainda encontrou-se que a maioria das informações sobre CSA foi apenas citada de forma superficial nos diferentes artigos, sendo que poucas apresentaram o aprofundamento do assunto descrito. Considera-se que ainda existe a necessidade de se investir em estudos que tenham como foco a prática da CSA na Terapia Ocupacional.

As Augmentative and Alternative Communication (AAC) is a feature of Assistive Technology (AT) used by occupational therapists with people with severe disorders in oral and written communication, we tried to select papers on the subject in the country to verify the scientific production in the area of Occupational Therapy. The following sites were consulted to search for articles: the Journal of Occupational Therapy, Federal University of São Carlos; and the Journal of Occupational Therapy, University of Sao Paulo;Brazilian Journal of Special Education; The Journal of Special Education; and Journal of Human Growth and Development. We used ?technology? and ?school enrollment? as keywords and 16 articles were selected by specific criteria. We analyzed the data based on the quantitative procedures by means of the occurrence and quality with reference to content. The data reveal that the number of authors who have investigated the issue is still low, but the number of articles has grown in recent years. It was also observed that most information about AAC found in different articles was cited only in a superficial way, and few pieces were comprehensive in the matter described. It is considered that there is still a need to invest in studies that focus on the practice of AAC in Occupational Therapy.
Descritores: Equipamentos de Autoajuda/psicologia
Terapia Ocupacional
Métodos de Comunicação Total
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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