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Id: biblio-1131795
Autor: Silva, Eduardo Jannone da; Carneiro, Larissa de Almeida; Jacob, Regina Tangerino de Souza.
Título: O Poder Judiciário e o acesso ao Sistema de Frequência Modulada: uma análise sobre a efetivação das políticas públicas em saúde auditiva / The Judiciary and access to the Frequency Modulation System: an analysis of the effectiveness of public policies on hearing health
Fonte: Audiol., Commun. res;25:e2252, 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo conhecer como se deu o processo de criação de políticas públicas em saúde auditiva no Brasil, bem como a influência do Poder Judiciário na concretização do acesso, pela pessoa com deficiência auditiva, ao Sistema de Frequência Modulada (Sistema FM) e para utilização em ambiente escolar. Métodos estudo qualitativo exploratório, por meio do qual foi realizado, inicialmente, um levantamento normativo nos sítios eletrônicos da Presidência da República, Câmara dos Deputados e Ministério da Saúde, visando identificar, no período compreendido entre outubro de 1988 e outubro de 2019, a existência de normas que versassem sobre a criação de políticas públicas em saúde auditiva. Foi realizado, em complemento, levantamento jurisprudencial nos sítios eletrônicos de Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais e Tribunais Superiores, visando identificar, no período compreendido entre janeiro de 2000 e outubro de 2019, a existência de decisões judiciais que versassem sobre acesso ao Sistema FM, via Sistema Único de Saúde (SUS). Resultados foi possível identificar dez instrumentos normativos que tratavam, especificamente, da criação de políticas públicas em saúde auditiva, além de seis decisões judiciais, cujos méritos consistiam, propriamente, no acesso ao Sistema FM, via SUS. Conclusão o Poder Judiciário tem papel fundamental na concretização do acesso ao Sistema FM pela pessoa com deficiência auditiva, uma vez que sua atuação suprime omissões dos outros Poderes e impede que políticas públicas já concebidas contemplem restrições contrárias à Constituição Federal.

ABSTRACT Purpose to know how the process of creating public policies on Hearing Health in Brazil, and the influence of the Judiciary Power for the access by the hearing impaired person and the use in the school environment, concerning the Frequency Modulation (FM) System. Methods an exploratory qualitative study through which a normative survey was initially carried out - on the websites of the Presidency, the Chamber of Deputies and the Ministry of Health - aiming to identify, from October 1988 to October 2019, the existence of norms dealing with the creation of public policies on Hearing Health. Also, a jurisprudential survey was carried out - on the websites of Courts of Justice, Federal Regional Courts, and Superior Court of Justice - to identify the existence of court decisions dealing with access to the FM System via the Unified Health System in the period from January 2000 to October 2019. Results We identified ten normative instruments that dealt specifically with the creation of public policies on Hearing Health, as well as six court decisions whose merits consisted of access to the FM System via the Unified Health System. Conclusion The Judiciary has a fundamental role in achieving access to the FM System for people with hearing impairment since its performance suppresses omissions provided by other Powers and prevents public policies already designed to contemplate restrictions contrary to the Federal Constitution.
Descritores: Correção de Deficiência Auditiva
Instituições Acadêmicas
Equipamentos de Autoajuda
Pessoas com Deficiência Auditiva/legislação & jurisprudência
Acesso Universal aos Serviços de Saúde
Decisões Judiciais
Poder Judiciário
Judicialização da Saúde
Política de Saúde/legislação & jurisprudência
-Sistema Único de Saúde
Redes de Comunicação de Computadores
Brasil
Implantes Cocleares
Normas Jurídicas
Limites: Humanos
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


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Id: biblio-1131777
Autor: Fidêncio, Vanessa Luisa Destro; Costa, Camila Almeida; Sousa, Ingrid Sales de; Romão, Juliana Maria Freire Espíndola.
Título: Investigação do conhecimento de professores de escolas regulares de uma região do Distrito Federal sobre o sistema de frequência modulada / Investigation of the knowledge of teachers of regular schools of a region of the Federal District about the frequency modulation system
Fonte: Audiol., Commun. res;25:e2278, 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo investigar o conhecimento de professores de escolas regulares quanto ao Sistema de Frequência Modulada (Sistema FM). Método participaram do estudo 48 professores de cinco escolas públicas regulares. Foi aplicado um questionário estruturado com questões relacionadas ao Sistema FM. Adotou-se um nível de significância de 5% para todas as análises estatísticas inferenciais. Resultados observaram-se, para todas as escolas, proporções estatisticamente significativas de professores que desconheciam o Sistema FM e suas funções. Não houve diferença no conhecimento básico sobre o dispositivo em função da etapa de ensino em que os professores trabalhavam. Conclusão os professores da educação infantil e ensino fundamental de cinco escolas da rede pública da região de Samambaia, no Distrito Federal, desconheciam o funcionamento, componentes e benefícios do Sistema FM, de modo que podem não estar preparados para o uso desse dispositivo em sala de aula. No entanto, esses profissionais demonstraram interesse em participar de cursos de capacitação sobre o tema.

ABSTRACT Purpose To investigate the knowledge of regular schoolteachers regarding the Frequency Modulated System (FM). Methods The study involved 48 teachers from five regular public schools and used a structured questionnaire with questions related to the FM system. A significance level of 5% was adopted for all inferential statistical analyzes. Results We observed statistically significant proportions of teachers who were unaware of the FM system and its functions for all schools. There was no difference in basic knowledge about the device depending on the school system in which the teachers work. Conclusion Teachers of early childhood and elementary education in five public schools in the region of Samambaia, in the Federal District, are unaware of the functioning, components and benefits of the Frequency Modulation System (FM System), so they may not to be prepared to use this device in classroom. However, these professionals show an interest for training on the topic.
Descritores: Equipamentos de Autoajuda
Inclusão Escolar
Capacitação de Professores
Professores Escolares
Perda Auditiva
-Instituições Acadêmicas
Brasil
Educação Infantil
Inquéritos e Questionários
Ensino Fundamental e Médio
Limites: Humanos
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Id: biblio-1253495
Autor: Áfio, Aline Cruz Esmeraldo.
Título: Tecnologia assistiva para educação de surdos sobre saúde sexual e uso do preservativo / Assistive technology for deaf education on sexual health and condom use.
Fonte: Fortaleza; s.n; set. 2019. 100 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Preservativos são os únicos métodos contraceptivos capazes de prevenir infecções sexualmente transmissíveis, sendo necessário que seu uso seja estimulado com a divulgação de informações sobre seus benefícios e modo de uso. A surdez promove barreira de comunicação que dificulta a aquisição de conhecimentos necessários para sua saúde. Criação de tecnologias assistivas para esse público, quanto ao uso dos preservativos, constitui passo importante para alcance da saúde sexual e reprodutiva. Objetivou-se v alidar tecnologia assistiva na modalidade de vídeo educativo para pessoas surdas sobre s aúde sexual e uso do preservativo. Estudo multi-métodos, realizado entre janeiro de 2018 a julho de 2019, que inicialmente construiu e validou vídeo educativo sobre saúde sexual e uso do preservativo, em seguida, utilizou o método quase experimental para aplicação da tecnologia. A primeira fase foi baseada no modelo de construção de vídeos educativos e seguiu três etapas. Na pré-produção, ocorreu construção e validação por especialistas do roteiro, na produção foi realizada gravação do áudio e narração em Libras e desenvolvimento da animação e, na pós-produção edição final do vídeo em animação. Simultaneamente à construção e validação do roteiro, ocorreu o desenvolvimento das questões pré e pós-testes que foram avaliadas por especialistas quanto a pertinência e classificação do grau de dificuldade em fácil, média e difícil. Concluído o desenvolvimento da tecnologia a mesma foi aplicada com 67 surdos jovens de ambos os gêneros, maiores de 18 anos em escola de surdos do município de Fortaleza, Ceará. O vídeo, com duração de nove minutos e 25 segundos, contemplou tópicos relevantes para o uso correto e consistente dos preservativos, masculino e feminino. Ressalta-se que este teve roteiro validado por especialistas em saúde sexual e reprodutiva, com concordância superior a 80% quanto aos objetivos, estrutura e apresentação e relevância do constructo. A eficácia da tecnologia foi verificada com o aumento significativo de acertos após visualização do vídeo, com média de 4,74 questões certas no pré-teste para 7,22 no pós-teste, sendo observado aumento de conhecimento nas dez questões, sendo significativo estatisticamente em cinco. Conclui-se que a construção e validação de vídeo educativo acessível para surdos foi eficaz para promover conhecimento, sendo acessível e necessário a essa população. (AU)
Descritores: Equipamentos de Autoajuda
Enfermagem
Preservativos
Pessoas com Deficiência Auditiva
Saúde Sexual e Reprodutiva
Promoção da Saúde
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1252714
Autor: Rodrigues, Amanda Amorim; Texeira, Caio Henrique Marques; Lima, Eliana Cunha; Moraes, Antonio Carlos de; Santos, Vagner Rogério dos.
Título: Ensaio sobre a aderência ao modelo nacional de bengala eletrônica Smart Mobb® como recurso auxiliar à mobilidade de pessoas com cegueira ou baixa visão / Essay on adherence to the national model of electronic walking stick Smart Mobb® as a resource to assist the mobility of people with blindness or low vision
Fonte: J. bras. econ. saúde (Impr.) = Braz. j. health econ.;13(1):49-54, Abril/2021.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: O objetivo deste trabalho foi identificar, por meio da interposição de questionário, pontos favoráveis e pontos potencialmente impeditivos à compra da Smart Mobb® como tecnologia assistiva auxiliar à mobilidade de pessoas com deficiência visual. Métodos: A aplicação do questionário foi realizada na Fundação Dorina Nowill para Cegos, instituição especializada no atendimento e reabilitação de pessoas com deficiência visual. A entrevista consistiu em perguntas sobre o perfil socioeconômico, social, tecnológico, sob o contexto das tecnologias assistivas, e de saúde, relativas ao indivíduo e às dificuldades que ele enfrenta no dia a dia por causa do seu quadro de deficiência visual. Resultados: Foram entrevistados oito candidatos. Os resultados indicaram que a Smart Mobb® possui características que apresentam identidade com as preferências relatadas pelas pessoas que participaram do estudo, apresentando inconsistência apenas quanto ao valor médio mensal estimado para venda e ao que esses indivíduos estão dispostos a pagar. Conclusão: Verificou-se que existe o desejo, por parte dos potenciais demandantes, quanto a soluções em tecnologias assistivas que carreguem maior teor tecnológico e que surjam como proposta de solução para o problema da mobilidade urbana. Com relação ao preço, a maioria dos entrevistados está disposta a pagar um percentual médio mensal abaixo do mínimo estipulado para a aquisição da bengala eletrônica Smart Mobb® , o que configura um potencial fator impeditivo à adesão

Objective: The objective of this work was to identify, through the questionnaire, favorable points and potentially impeding points for the purchase of Smart Mobb® as an auxiliary mobility technology for people with visual impairments. Methods: The questionnaire was applied at the Dorina Nowill Foundation for the Blind, an institution specialized in the care and rehabilitation of visually impaired people. The interview consisted of questions about the socioeconomic profile; Social; technological, in the context of assistive technologies; and health, including the individual and the difficulties he faces on a daily basis using his visual impairment. Results: Eight candidates were interviewed. The results indicate that Smart Mobb® has features that display the identity with respect to the people who study, showing inconsistency only in terms of the estimated average monthly value for sale and that these items are available for payment. Conclusion: It was found that it exists or desires, on the part of users who demand as much solutions in assisted technologies that carry greater technological content, and that appear as a solution proposal for the problem of urban mobility. With regard to price, most respondents are willing to pay an average monthly percentage below the minimum stipulated for the purchase of the Smart Mobb® electronic cane, or to set up a potential impediment to adherence
Descritores: Equipamentos de Autoajuda
Pessoas com Deficiência Visual
Responsável: BR600 - DESD - Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento


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Id: lil-655374
Autor: Santana, Marilda Ferraz; Braga, Ana Paula Morais.
Título: Utilização de órteses de porcelana fria para a realização no ato de brincar da criança com défice motor / The use of cold porcelain orthoses to implement the act of playing of a child with motor deficit
Fonte: Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) = Braz. j. health promot;25(2 Supl):51-61, jun. 2012. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar a utilização da órtese confeccionada com porcelana fria para a realização do ato de brincar da criança com défice motor. Métodos: Pesquisa aplicada, quantitativa e qualitativa, no Núcleo de Assistência Médica Integrada (NAMI) em Fortaleza - CE, Brasil. A investigação ocorreu no período de fevereiro a junho de 2008. Amostra constituída por 22 crianças, sendo 14 selecionadas na pesquisa intitulada ?Redução nos custos para a confecção de órteses? e 8 indicadas por profissionais. Aplicou-se entrevista semiestruturada com os responsáveis; avaliação do comportamento lúdico baseado no protocolo de Ferland. Na análise das informações qualitativas; utilizou-se Analise de Conteúdo de Bardin. Para os dados quantitativos, utilizamos o tratamento estatístico de Morettin. Resultados: As categorias qualitativas foram organizadas em três: opinião dos pais em relação ao ato de brincar de seus filhos, tipo de brinquedo e melhora no desempenho ocupacional com o uso da órtese. A análise quantitativa permitiu a consolidação dos dados em tabelas, após a Avaliação do Comportamento Lúdico, aplicada no início e ao final da pesquisa. Conclusões: O estudocomprovou, por conseguinte, que a utilização da órtese confeccionada com porcelana fria interferiu, de forma preponderante, tanto na realização do ato de brincar das crianças que participaram desta pesquisa, como também no desempenho ocupacional em suas diversas áreas, passando por modificações consideráveis, reunindo valor também no interesse, na capacidade de realizar uma atividade e nos relacionamentos e sentimentos.

Objective: To analyze the use of cold porcelain orthoses for the performing of act of playing of the child with motor deficit. Methods: Applied research, quantitative and qualitative, in the Center for Integrated Healthcare (NAMI) in Fortaleza - CE, Brazil. The investigation occurred in the period from February to June 2008. Sample of 22 children, 14 selected in the survey entitled Reduction in costs for making orthoses and 8 indicated by professionals. We applied semi-structured interviews with officials, evaluate the play behavior based on the Protocol of Ferland. In the analysis of qualitative information, we used Bardins Content Analysis. For quantitative data, we used the statistical treatment of Morettin. Results: The qualitative categories were organized into three: the parents opinion about the act of playing of their children, type of toy and improvement in occupational performance with the use of orthosis. The quantitative analysis allowed the consolidation of data in tables, after the Behavior Assessment Playful, applied in the beginning and in the end of the study. Conclusions: This study showed, therefore, that the use of cold porcelain orthoses interfered, overwhelmingly, both in performing of the act of playing of the children who participated in this research, as well as in occupational performance in various areas, passing by significant changes, bringing value also in the interest, ability to perform an activity and relationships and feelings.
Descritores: Jogos e Brinquedos
Equipamentos de Autoajuda
Terapia Ocupacional
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1150307
Autor: Pedro, Maria Fernanda Belkiman; Marciano, Lúcia Helena Soares Camargo; Marques, Tatiani; Quaggio, Cristina Maria da Paz; G-1880-2012Nardi, Susilene Maria Tonelli.
Título: Desempenho funcional de pacientes com deformidades visíveis na hanseníase / Functional performance of patients with visible deformities in leprosy
Fonte: Hansen. int;42(1-2):19-27, 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Esse estudo tem por objetivo avaliar a capacidade funcional da mão das pessoas atingidas pela hanseníase na realização das atividades básicas e instrumentais da vida diária. A amostra foi constituída por 50 pacientes, maiores de 18 anos, que estavam sendo acompanhados no ambulatório do Instituto Lauro de Souza Lima. Para avaliação das características sociodemográficas e clínicas foi elaborado um questionário próprio. As dificuldades manuais para realizar atividades nas áreas de vestuário, alimentação, higiene pessoal, cuidados com a casa, escrita e outros foram avaliados por meio da Avaliação Funcional das Mãos em Hanseníase. Os resultados demonstram que em todas as atividades houve algum grau de dificuldade, porém, a maioria dos pacientes as realiza com independência. As atividades consideradas mais difíceis de serem executadas pelos pacientes com garra ulnar foram: pegar objetos pequenos em superfície plana, abrir/fechar fecho de corrente e cortar unhas. Na população de pacientes com garra ulnar/mediano foram: pegar objetos pequenos em superfície plana, abotoar/desabotoar, dar laço/ amarrar cadarço e abrir/fechar fecho de corrente. As atividades são realizadas com algum grau de dificuldade, porém, com independência pela maioria dos indivíduos que tem ou tiveram hanseníase e apresentam deformidades visíveis. Muitas dessas dificuldades podem ser minimizadas por meio de transferências tendinosas ou pela indicação, confecção e uso de tecnologia assistiva(AU).

This study aims to assess the functional capacity of the hand of people affected by leprosy in carrying out basic and instrumental activities of daily living. The sample consisted of 50 patients, aged over 18, who were being followed up at the outpatient clinic of the Instituto Lauro de Souza Lima. A questionnaire was developed to assess sociodemographic and clinical characteristics. Manual difficulties in carrying out activities in the areas of clothing, food, personal hygiene, home care, writing and others were assessed through the Functional Hand Assessment in Leprosy. The results show that in all activities there was some degree of difficulty, however, most patients perform them independently. The activities considered most difficult to be performed by patients with an ulnar claw were: picking up small objects on a flat surface, opening / closing the chain clasp and cutting nails. In the population of patients with an ulnar / median claw were: picking up small objects on a flat surface, buttoning / unbuttoning, looping / tying shoelaces and opening / closing chain fastening. The activities are performed with some degree of difficulty, however, independently by the majority of individuals who have or have had leprosy and have visible deformities. Many of these difficulties can be minimized by means of tendon transfers or by the indication, preparation and use of assistive technology(AU).
Descritores: Atividades Cotidianas
Pessoas com Deficiência/reabilitação
Hanseníase/reabilitação
-Equipamentos de Autoajuda
Transferência Tendinosa
Nervo Ulnar/lesões
Traumatismos da Mão/reabilitação
Nervo Mediano/lesões
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR191.1 - Biblioteca e Centro de Documentação Luiza Keffer


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Id: biblio-1003897
Autor: Luengas C, Lely Adriana.
Título: Algoritmo de metodología para desarrollar dispositivos mecatrónicos como ayuda a personas con distrofia muscular / Methodology algorithm to develop mechatronic devices to help people with muscular dystrophy
Fonte: Rev. cuba. inform. méd;10(2):e04, jul.-dic. 2018. graf.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: El avance tecnológico permite desarrollar equipos tecnológicos y ayudas técnicas que apoyen el tratamiento dirigido a un paciente. Objetivo: Generar un algoritmo para desarrollar dispositivos mecatrónicos como ayudas técnicas para personas con discapacidad física. Métodos: Se tomó como base una clasificación del diseño de estudio de tipo descriptivo, para la propuesta de una metodología de diseño e implementación de dispositivos de ayuda técnica en personas con distrofia muscular. La propuesta hace referencia al conjunto de técnicas, procedimientos y soportes documentales empleados en el diseño de sistemas de ayuda técnica, donde se integran aspectos diversos de tal forma que el proceso global sea lógico y comprensible. Resultados: El diseño obtenido comprende el desarrollo de cuatro metodologías, que inician con el proceso investigativo, luego el dispositivo mecánico, después el sistema electrónico y finaliza con el sistema de comunicación. Se dan pautas para generar cada uno de los componentes del sistema y lograr obtener un dispositivo funcional. El diseño fue probado con resultados favorables. Conclusiones: En el área de rehabilitación física, se combinan los conocimientos médicos con los ingenieriles para obtener soluciones tecnológicas que facilitan las labores a personas con discapacidad física. El diseño desarrollado, al contar con un conjunto ordenado de operaciones sistemáticas y una serie de pautas específicas para la ejecución de actividades, donde se cursan una serie de etapas, permite solucionar el tipo de problemas de referencia(AU)

Introduction: The technological advance allows developing technological equipment and technical aids that support the treatment directed to a patient. Objective: Generate an algorithm to develop mechatronic devices as technical aids for people with physical disabilities. Methods: A descriptive study design classification was used as a basis for the proposal of a methodology for the design and implementation of technical assistance devices in people with muscular dystrophy. The proposal refers to the set of techniques, procedures and documentary supports used in the design of technical assistance systems, where diverse aspects are integrated in such a way that the overall process is logical and understandable. Results: The design obtained includes the development of four methodologies, which begin with the investigative process, then the mechanical device, then the electronic system and ends with the communication system. Guidelines are given to generate each of the components of the system and achieve a functional device. The design was tested with favorable results. Conclusions: In the area of ​​physical rehabilitation, medical and engineering knowledge are combined to obtain technological solutions that facilitate the work of people with physical disabilities. The developed design, having an ordered set of systematic operations and a series of specific guidelines for the execution of activities, where a series of stages are taken, allows solving the type of reference problems(AU)
Descritores: Equipamentos de Autoajuda
Informática Médica/métodos
Aplicações da Informática Médica
Pessoas com Deficiência/reabilitação
Desenho de Equipamento/instrumentação
Distrofias Musculares/reabilitação
-Epidemiologia Descritiva
Colômbia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Texto completo SciELO Brasil
Lima, Regina Aparecida Garcia
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Id: lil-789034
Autor: Okido, Aline Cristiane Cavicchioli; Cunha, Suelen Teles da; Neves, Eliane Tatsch; Dupas, Giselle; Lima, Regina Aparecida Garcia de.
Título: Criança dependente de tecnologia e a demanda de cuidado medicamentoso / Niño dependiente de la tecnología y la demanda de atención médica / Technology-dependent children and the demand for pharmaceutical care
Fonte: Rev. bras. enferm;69(4):718-724, jul.-ago. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: compreender a vivência de mães de crianças dependentes de tecnologia em relação ao cuidado medicamentoso. Método: pesquisa qualitativa do tipo descritivo-exploratória, desenvolvida por meio de entrevistas abertas e aplicação de instrumento estruturado para caracterização, com 12 mães cuidadoras de crianças dependentes de tecnologia durante visita domiciliar. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo indutiva. Resultados: organizados em dois temas: a sobrecarga materna diante do cuidado medicamentoso, que revelou a necessidade da administração de medicamentos de forma contínua e as repercussões desse cuidado exaustivo para as cuidadoras; e as dificuldades e facilidades no acesso aos medicamentos, apontando as estratégias informais e redes de apoio. Conclusão: o cuidado medicamentoso configura-se um desafio diário expresso pela sobrecarga materna e dificuldade de acesso aos medicamentos, potencializado por falhas na constituição da rede de atenção e coordenação do cuidado.

RESUMEN Objetivo: comprender la experiencia de las madres de niños dependientes de la tecnología para la atención médica. Método: estudio cualitativo de tipo descriptivo exploratorio desarrollado a través de entrevistas abiertas y aplicación de instrumento estructurado para la caracterización, con 12 madres cuidadoras de niños que dependen de la tecnología durante las visitas a domicilio. Los datos fueron sometidos a análisis de contenido inductivo. Resultados: organizados en dos temas: la sobrecarga de la madre en relación a la atención médica, que reveló la necesidad de una administración continua del medicamento y las repercusiones de esta atención agotadora para las cuidadoras; y las dificultades y facilidades de acceso a los medicamentos, señalando las estrategias informales y redes de apoyo. Conclusión: la atención médica es un reto diario, expresado por la sobrecarga de la madre y la dificultad de acceso a los medicamentos, reforzada por las fallas en el establecimiento de la red de atención y la coordinación de la atención.

ABSTRACT Objective: to understand the experience of mothers of technology-dependent children as regards pharmaceutical care. Method: this was a qualitative, descriptive-exploratory study developed based on open interviews using a structured characterization tool, and applied during home visits to 12 mothers caring for technology-dependent children. The data was submitted to inductive content analysis. Results: this study is split into two themes: (i) maternal overload during pharmaceutical care, demonstrating the need to administer drugs continuously and the repercussions of this exhaustive care on the caregivers; (ii) the ease or difficulty of access to the medicines required, showing informal strategies and support networks. Conclusion: pharmaceutical care is a daily challenge expressed in maternal overload and difficulty accessing the drugs, made worse by failures in the care network and coordinated care.
Descritores: Equipamentos de Autoajuda
Tratamento Farmacológico/estatística & dados numéricos
-Atitude Frente a Saúde
Cuidadores
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Pessoa de Meia-Idade
Mães
Limites: Humanos
Criança
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-958674
Autor: Carvalho, Luciana Vieira de; Carvalho, Aline Tomaz de; Áfio, Aline Cruz Esmeraldo; Silva, Andréa Soares Rocha da; Silva, Máguida Gomes da; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag.
Título: Construction of assistive technology as online course for the blind about hypertension / Construcción de tecnología asistiva en la modalidad curso on-line para ciegos sobre hipertensión arterial / Construção de tecnologia assistiva na modalidade curso online para cegos sobre hipertensão arterial
Fonte: Rev. bras. enferm;71(4):1970-1976, Jul.-Aug. 2018.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to develop affordable education course for the blind on the prevention of hypertension. Method: we used the Model of Development of Digital Educational Materials composed by the stages of analysis and planning; modeling; implementation; evaluation and maintenance; distribution. Results: we obtained fifteen pages divided into six learning units. The study followed the accessibility standards of national and international documents. Evaluation and maintenance phase occurred during preparation of the course. Final considerations: to elaborate a course as assistive technology for the visually-impaired is a feasible task, provides knowledge about hypertension prevention and equality of access to digital educational materials.

RESUMEN Objetivo: desarrollar un curso de educación accesible para ciegos sobre prevención de la hipertensión arterial. Método: se utilizó Modelo de Desarrollo de Material Educativo Digital compuesto por las fases de análisis y planificación; modelado; aplicación; evaluación y mantenimiento; distribución. Resultados: se obtuvieron quince páginas divididas en seis módulos didácticos. El estudio siguió los estándares de accesibilidad de los documentos nacionales e internacionales. La fase de evaluación y mantenimiento ocurrió durante la elaboración del curso. Consideraciones finales: construir curso como tecnología asistiva para ciegos es tarea viable, ofrece conocimiento sobre prevención de la hipertensión e igualdad de acceso a materiales educativos digitales.

RESUMO Objetivo: desenvolver curso de educação acessível para cegos sobre prevenção da hipertensão arterial. Método: utilizou-se Modelo de Desenvolvimento de Material Educativo Digital composto pelas fases de análise e planejamento; modelagem; implementação; avaliação e manutenção; distribuição. Resultados: obteve-se quinze páginas divididas em seis módulos didáticos. O estudo seguiu os padrões de acessibilidade dos documentos nacionais e internacionais. A fase de avaliação e manutenção ocorreu durante elaboração do curso. Considerações finais: construir curso como tecnologia assistiva para cegos é tarefa viável, oferece conhecimento sobre prevenção da hipertensão e igualdade de acesso a materiais educativos digitais.
Descritores: Equipamentos de Autoajuda/normas
Ensino/normas
Pessoas com Deficiência Visual/psicologia
Hipertensão/terapia
-Equipamentos de Autoajuda/psicologia
Internet
Hipertensão/psicologia
Aprendizagem
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1139973
Autor: Kawakame, Patricia Moita Garcia.
Título: Avaliação do processo ensino-aprendizagem dos estudantes de graduação da área  de saúde: manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP)  com desfibrilador externo automático (DEA) / Evaluation of the teaching process of undergraduates in health care field: Cardiopulmonary Resuscitation (CPR) maneuvers with automatic external defibrillator.
Fonte: São Paulo; s.n; 2011. 201 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo - USP para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Trata-se de um estudo, cujo objetivo foi avaliar o processo ensino aprendizagem das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) com uso do desfibrilador externo automático (DEA) realizadas por graduandos da área de saúde antes e depois de um curso teórico-prático, bem como nas suas etapas intermediárias. A amostra consistiu de 84 estudantes de Cursos de Graduação da área de saúde de uma Instituição de Ensino Superior da região Noroeste do Estado de São Paulo. Dois instrumentos de avaliação foram aplicados, um para Avaliação da HABILIDADE psicomotora caracterizada por um modelo padrão (check-list) composto de 30 itens e outro para Avaliação do CONHECIMENTO caracterizado por uma prova escrita composta de 40 questões objetivas. Ambas as avaliações contemplaram conteúdos referentes às manobras de RCP com uso do DEA e foram embasadas nas Diretrizes para RCP 2005 do International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR). Os resultados permitiram concluir que, após a Aula Teórica, na HABILIDADE houve melhora no número de acertos em 28 dos 30 itens e aumento da pontuação, de forma significativa, apenas o item 5, do Aspecto Preliminar atingiu o índice de acertos 90%; no CONHECIMENTO houve melhora no número de acertos em 39 das 40 questões e aumento da nota, de forma significativa, as questões do Aspecto Preliminar 1, 2, 3, 4, 5, 8, 9, 20, 35; da Ventilação 6,14 ; das Compressões Cardíacas 24, 25, 27, 28 ; do Uso do DEA 23, 29, 31, 33, 34, 36, 37, 38; atingiram índices deacertos 90%. Após o Treinamento Prático, na HABILIDADE houve melhora no número de acertos em todos os 30 itens e aumento da pontuação, de forma significativa, os itens do Aspecto Compressões Cardíacas 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20; atingiram índices de acertos 90%; no CONHECIMENTO houve melhora no número de acertos em 12 das 40 questões, em apenas 04 de forma significativa, apenas a questão 27 do Aspecto Compressões Cardíacas atingiu o índice de acertos 90% e não houve alteração na nota. Após o Curso Teórico Prático (aula teórica e treinamento prático) na HABILIDADE houve melhora no número de acertos em todos os 30 itens e aumento da pontuação, de forma significativa, os itens do Aspecto Preliminar 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7; da Abertura das Vias Aéreas 8, 9; da Ventilação 10, 13 ; Compressões Cardíacas 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20 ; do Uso do DEA 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30 ; atingiram índices de acertos 90%; no CONHECIMENTO houve melhora no número de acertos em todas as 40 questões e aumento da nota, de forma significativa, as questões do Aspecto Preliminar 1, 3, 5, 9, 20; da Ventilação 6, 14, 15, 16; das Compressões Cardíacas 27 ; do Uso do DEA 23, 31, 32, 33, 34, atingiram índices de acertos 90%.

This study aims to evaluate the teaching-learning process of the cardiopulmonary resuscitation (CPR) maneuvers using the automatic external defibrillator (AED) performed by undergraduates in the health care field before and after a theoretical-practical course (theoretical classes and practical training), as well as in its intermediate stages. The sample was composed by 84 students of graduation courses in health care field of a Private Higher Education Institution in the Northwest region of the state of São Paulo. Two assessment tools were used, one for the evaluation of the ABILITY, characterized by a standard model (check-list) composed by 30 items and another for the evaluation of the KNOWLEDGE, characterized by a written test composed by 40 objective questions. Both evaluations consider contents referring to CPR maneuvers with the use of the AED; and they were based on the 2005 CPR Guidelines from the ILCOR (International Liaison Committee on Resuscitation). The results allowed to conclude that after Theoretical Classes, in ABILITY, there was improvement in the number of correct answers, 28 out of 30 items correctly, and a significant increase in the score, only the item number 5 of the Preliminary Aspect reached the success rate of > 90%; in KNOWLEDGE, there was also improvement in the number of correct answers, 39 out of 40 questions correctly, and the significant increase of the grade; the questions numbers 1, 2, 3, 4, 5, 8, 9, 20, 35 of the Preliminary Aspect, thenumbers 6, 14 of the Ventilation, the numbers 24, 25, 27, 28 of the Cardiac Compression; the numbers 23, 29, 31, 33, 34, 36, 37, 38 of the AED use reached the success rate of 90%. After Practical Training, in ABILITY, there was improvement in the number of correct answers in all the 30 items and a significant increase in the score. The items numbers 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20 of the Cardiac Compressions reached the success rates of > 90%; in KNOWLEDGE there was improvement in the number of correct answers in 12 out of 40 questions, only in 04 it was significant. Only question number 27 of the Cardiac Compressions reached the success rate of 90% and there was no alteration in the grade. After the Theoretical-practical Course (theoretical classes and practical training), in ABILITY, there was improvement in the number of correct answers in all the 30 items and significant increase of the score. The items numbers 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 of the Preliminary Aspect; the numbers 8 and 9 of the Airways Opening; the numbers 10 and 13 of the Ventilation; the numbers 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20 of the Cardiac Compressions; the numbers 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30 of AED use reached the success rate of > 90%; and in KNOWLEDGE there was improvement in the number of correct answers in all the 40 questions and significant increase of the grade. The questions numbers 1, 3, 5, 9, 20 of the Preliminary Aspect, numbers 6, 14, 15, 16 of the Ventilation, number 27 of the Cardiac Compressions,numbers 23, 31, 32, 33, 34 of AED use reached the success rate of > 90%.
Descritores: Equipamentos de Autoajuda
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1



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