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Lima, Regina Aparecida Garcia
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Id: lil-789034
Autor: Okido, Aline Cristiane Cavicchioli; Cunha, Suelen Teles da; Neves, Eliane Tatsch; Dupas, Giselle; Lima, Regina Aparecida Garcia de.
Título: Criança dependente de tecnologia e a demanda de cuidado medicamentoso / Niño dependiente de la tecnología y la demanda de atención médica / Technology-dependent children and the demand for pharmaceutical care
Fonte: Rev. bras. enferm;69(4):718-724, jul.-ago. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: compreender a vivência de mães de crianças dependentes de tecnologia em relação ao cuidado medicamentoso. Método: pesquisa qualitativa do tipo descritivo-exploratória, desenvolvida por meio de entrevistas abertas e aplicação de instrumento estruturado para caracterização, com 12 mães cuidadoras de crianças dependentes de tecnologia durante visita domiciliar. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo indutiva. Resultados: organizados em dois temas: a sobrecarga materna diante do cuidado medicamentoso, que revelou a necessidade da administração de medicamentos de forma contínua e as repercussões desse cuidado exaustivo para as cuidadoras; e as dificuldades e facilidades no acesso aos medicamentos, apontando as estratégias informais e redes de apoio. Conclusão: o cuidado medicamentoso configura-se um desafio diário expresso pela sobrecarga materna e dificuldade de acesso aos medicamentos, potencializado por falhas na constituição da rede de atenção e coordenação do cuidado.

RESUMEN Objetivo: comprender la experiencia de las madres de niños dependientes de la tecnología para la atención médica. Método: estudio cualitativo de tipo descriptivo exploratorio desarrollado a través de entrevistas abiertas y aplicación de instrumento estructurado para la caracterización, con 12 madres cuidadoras de niños que dependen de la tecnología durante las visitas a domicilio. Los datos fueron sometidos a análisis de contenido inductivo. Resultados: organizados en dos temas: la sobrecarga de la madre en relación a la atención médica, que reveló la necesidad de una administración continua del medicamento y las repercusiones de esta atención agotadora para las cuidadoras; y las dificultades y facilidades de acceso a los medicamentos, señalando las estrategias informales y redes de apoyo. Conclusión: la atención médica es un reto diario, expresado por la sobrecarga de la madre y la dificultad de acceso a los medicamentos, reforzada por las fallas en el establecimiento de la red de atención y la coordinación de la atención.

ABSTRACT Objective: to understand the experience of mothers of technology-dependent children as regards pharmaceutical care. Method: this was a qualitative, descriptive-exploratory study developed based on open interviews using a structured characterization tool, and applied during home visits to 12 mothers caring for technology-dependent children. The data was submitted to inductive content analysis. Results: this study is split into two themes: (i) maternal overload during pharmaceutical care, demonstrating the need to administer drugs continuously and the repercussions of this exhaustive care on the caregivers; (ii) the ease or difficulty of access to the medicines required, showing informal strategies and support networks. Conclusion: pharmaceutical care is a daily challenge expressed in maternal overload and difficulty accessing the drugs, made worse by failures in the care network and coordinated care.
Descritores: Equipamentos de Autoajuda
Tratamento Farmacológico/estatística & dados numéricos
-Atitude Frente a Saúde
Cuidadores
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Pessoa de Meia-Idade
Mães
Limites: Humanos
Criança
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-958674
Autor: Carvalho, Luciana Vieira de; Carvalho, Aline Tomaz de; Áfio, Aline Cruz Esmeraldo; Silva, Andréa Soares Rocha da; Silva, Máguida Gomes da; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag.
Título: Construction of assistive technology as online course for the blind about hypertension / Construcción de tecnología asistiva en la modalidad curso on-line para ciegos sobre hipertensión arterial / Construção de tecnologia assistiva na modalidade curso online para cegos sobre hipertensão arterial
Fonte: Rev. bras. enferm;71(4):1970-1976, Jul.-Aug. 2018.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to develop affordable education course for the blind on the prevention of hypertension. Method: we used the Model of Development of Digital Educational Materials composed by the stages of analysis and planning; modeling; implementation; evaluation and maintenance; distribution. Results: we obtained fifteen pages divided into six learning units. The study followed the accessibility standards of national and international documents. Evaluation and maintenance phase occurred during preparation of the course. Final considerations: to elaborate a course as assistive technology for the visually-impaired is a feasible task, provides knowledge about hypertension prevention and equality of access to digital educational materials.

RESUMEN Objetivo: desarrollar un curso de educación accesible para ciegos sobre prevención de la hipertensión arterial. Método: se utilizó Modelo de Desarrollo de Material Educativo Digital compuesto por las fases de análisis y planificación; modelado; aplicación; evaluación y mantenimiento; distribución. Resultados: se obtuvieron quince páginas divididas en seis módulos didácticos. El estudio siguió los estándares de accesibilidad de los documentos nacionales e internacionales. La fase de evaluación y mantenimiento ocurrió durante la elaboración del curso. Consideraciones finales: construir curso como tecnología asistiva para ciegos es tarea viable, ofrece conocimiento sobre prevención de la hipertensión e igualdad de acceso a materiales educativos digitales.

RESUMO Objetivo: desenvolver curso de educação acessível para cegos sobre prevenção da hipertensão arterial. Método: utilizou-se Modelo de Desenvolvimento de Material Educativo Digital composto pelas fases de análise e planejamento; modelagem; implementação; avaliação e manutenção; distribuição. Resultados: obteve-se quinze páginas divididas em seis módulos didáticos. O estudo seguiu os padrões de acessibilidade dos documentos nacionais e internacionais. A fase de avaliação e manutenção ocorreu durante elaboração do curso. Considerações finais: construir curso como tecnologia assistiva para cegos é tarefa viável, oferece conhecimento sobre prevenção da hipertensão e igualdade de acesso a materiais educativos digitais.
Descritores: Equipamentos de Autoajuda/normas
Ensino/normas
Pessoas com Deficiência Visual/psicologia
Hipertensão/terapia
-Equipamentos de Autoajuda/psicologia
Internet
Hipertensão/psicologia
Aprendizagem
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1139973
Autor: Kawakame, Patricia Moita Garcia.
Título: Avaliação do processo ensino-aprendizagem dos estudantes de graduação da área  de saúde: manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP)  com desfibrilador externo automático (DEA) / Evaluation of the teaching process of undergraduates in health care field: Cardiopulmonary Resuscitation (CPR) maneuvers with automatic external defibrillator.
Fonte: São Paulo; s.n; 2011. 201 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo - USP para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Trata-se de um estudo, cujo objetivo foi avaliar o processo ensino aprendizagem das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) com uso do desfibrilador externo automático (DEA) realizadas por graduandos da área de saúde antes e depois de um curso teórico-prático, bem como nas suas etapas intermediárias. A amostra consistiu de 84 estudantes de Cursos de Graduação da área de saúde de uma Instituição de Ensino Superior da região Noroeste do Estado de São Paulo. Dois instrumentos de avaliação foram aplicados, um para Avaliação da HABILIDADE psicomotora caracterizada por um modelo padrão (check-list) composto de 30 itens e outro para Avaliação do CONHECIMENTO caracterizado por uma prova escrita composta de 40 questões objetivas. Ambas as avaliações contemplaram conteúdos referentes às manobras de RCP com uso do DEA e foram embasadas nas Diretrizes para RCP 2005 do International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR). Os resultados permitiram concluir que, após a Aula Teórica, na HABILIDADE houve melhora no número de acertos em 28 dos 30 itens e aumento da pontuação, de forma significativa, apenas o item 5, do Aspecto Preliminar atingiu o índice de acertos 90%; no CONHECIMENTO houve melhora no número de acertos em 39 das 40 questões e aumento da nota, de forma significativa, as questões do Aspecto Preliminar 1, 2, 3, 4, 5, 8, 9, 20, 35; da Ventilação 6,14 ; das Compressões Cardíacas 24, 25, 27, 28 ; do Uso do DEA 23, 29, 31, 33, 34, 36, 37, 38; atingiram índices deacertos 90%. Após o Treinamento Prático, na HABILIDADE houve melhora no número de acertos em todos os 30 itens e aumento da pontuação, de forma significativa, os itens do Aspecto Compressões Cardíacas 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20; atingiram índices de acertos 90%; no CONHECIMENTO houve melhora no número de acertos em 12 das 40 questões, em apenas 04 de forma significativa, apenas a questão 27 do Aspecto Compressões Cardíacas atingiu o índice de acertos 90% e não houve alteração na nota. Após o Curso Teórico Prático (aula teórica e treinamento prático) na HABILIDADE houve melhora no número de acertos em todos os 30 itens e aumento da pontuação, de forma significativa, os itens do Aspecto Preliminar 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7; da Abertura das Vias Aéreas 8, 9; da Ventilação 10, 13 ; Compressões Cardíacas 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20 ; do Uso do DEA 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30 ; atingiram índices de acertos 90%; no CONHECIMENTO houve melhora no número de acertos em todas as 40 questões e aumento da nota, de forma significativa, as questões do Aspecto Preliminar 1, 3, 5, 9, 20; da Ventilação 6, 14, 15, 16; das Compressões Cardíacas 27 ; do Uso do DEA 23, 31, 32, 33, 34, atingiram índices de acertos 90%.

This study aims to evaluate the teaching-learning process of the cardiopulmonary resuscitation (CPR) maneuvers using the automatic external defibrillator (AED) performed by undergraduates in the health care field before and after a theoretical-practical course (theoretical classes and practical training), as well as in its intermediate stages. The sample was composed by 84 students of graduation courses in health care field of a Private Higher Education Institution in the Northwest region of the state of São Paulo. Two assessment tools were used, one for the evaluation of the ABILITY, characterized by a standard model (check-list) composed by 30 items and another for the evaluation of the KNOWLEDGE, characterized by a written test composed by 40 objective questions. Both evaluations consider contents referring to CPR maneuvers with the use of the AED; and they were based on the 2005 CPR Guidelines from the ILCOR (International Liaison Committee on Resuscitation). The results allowed to conclude that after Theoretical Classes, in ABILITY, there was improvement in the number of correct answers, 28 out of 30 items correctly, and a significant increase in the score, only the item number 5 of the Preliminary Aspect reached the success rate of > 90%; in KNOWLEDGE, there was also improvement in the number of correct answers, 39 out of 40 questions correctly, and the significant increase of the grade; the questions numbers 1, 2, 3, 4, 5, 8, 9, 20, 35 of the Preliminary Aspect, thenumbers 6, 14 of the Ventilation, the numbers 24, 25, 27, 28 of the Cardiac Compression; the numbers 23, 29, 31, 33, 34, 36, 37, 38 of the AED use reached the success rate of 90%. After Practical Training, in ABILITY, there was improvement in the number of correct answers in all the 30 items and a significant increase in the score. The items numbers 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20 of the Cardiac Compressions reached the success rates of > 90%; in KNOWLEDGE there was improvement in the number of correct answers in 12 out of 40 questions, only in 04 it was significant. Only question number 27 of the Cardiac Compressions reached the success rate of 90% and there was no alteration in the grade. After the Theoretical-practical Course (theoretical classes and practical training), in ABILITY, there was improvement in the number of correct answers in all the 30 items and significant increase of the score. The items numbers 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 of the Preliminary Aspect; the numbers 8 and 9 of the Airways Opening; the numbers 10 and 13 of the Ventilation; the numbers 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20 of the Cardiac Compressions; the numbers 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30 of AED use reached the success rate of > 90%; and in KNOWLEDGE there was improvement in the number of correct answers in all the 40 questions and significant increase of the grade. The questions numbers 1, 3, 5, 9, 20 of the Preliminary Aspect, numbers 6, 14, 15, 16 of the Ventilation, number 27 of the Cardiac Compressions,numbers 23, 31, 32, 33, 34 of AED use reached the success rate of > 90%.
Descritores: Equipamentos de Autoajuda
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Id: biblio-1053488
Autor: Imamura, Marta.
Título: Tecnologia assistiva e deficiência: avaliação clínica e resultados funcionais / Assistive technology and disability: clinical assessment and functional outcomes
Fonte: Acta fisiátrica;26(2):119-122, jun. 2019.
Idioma: en; pt.
Resumo: A tecnologia assistiva é definida como a aplicação de conhecimento e habilidades relacionada aos produtos assistivos incluindo os sistemas e os serviços. A tecnologia assistiva é um subitem da tecnologia em saúde. Já o produto assistivo é qualquer produto, incluindo equipamentos, aparelhos, instrumentos ou software, especialmente produzidos e desenvolvidos e geralmente disponíveis. O seu objetivo primário é o de manter ou o de melhorar a funcionalidade do indivíduo e a sua independência, promovendo assim o seu bem-estar. A tecnologia assistiva permite a acessibilidade, promove a inclusão, a participação e o engajamento de pessoas com deficiências,idosos ou com comorbidades incapacitantes. Estas ações facilitadoras são observadas na família, na comunidade e em todas as áreas da sociedade, incluindo as esferas política, econômica e social.

Assistive technology, which is also a subdomain of health technology, is defined as the application of knowledge and abilities to assistive products, including systems and services. On the other hand, an assistive product, which includes devices, tools, or software, is any product especially designed and producedthat is generally available. The objective of assistive products is to maintain or enhance functionality and independence, and eventually well-being. Assistive products are also used to avoid incapacitating disabilities and adverse health conditions.
Descritores: Qualidade de Vida
Equipamentos de Autoajuda
Pessoas com Deficiência
Responsável: BR1531.9 - Universidade de São Paulo


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Texto completo SciELO Brasil
Almeida, Paulo Cesar de
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Id: lil-742068
Autor: Cavalcante, Luana Duarte Wanderley; Oliveira, Giselly Oseni Barbosa; Almeida, Paulo César de; Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag.
Título: Assistive technology for visually impaired women for use of the female condom: a validation study / Tecnología asistiva para mujeres con deficiencia visual acerca del preservativo femenino: estudio de validación / Tecnologia assistiva para mulheres com deficiência visual acerca do preservativo feminino: estudo de validação
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;49(1):14-21, Jan-Feb/2015. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: OBJECTIVE To validate assistive technology for visually impaired women to learn how to use the female condom. METHOD a methodological development study conducted on a web page, with data collection between May and October 2012. Participants were 14 judges; seven judges in sexual and reproductive health (1st stage) and seven in special education (2nd stage). RESULTS All items have reached the adopted parameter of 70% agreement. In Stage 1 new materials were added to represent the cervix, and instructions that must be heard twice were included in the 2nd stage. CONCLUSION The technology has been validated and is appropriate for its objectives, structure / presentation and relevance. It is an innovative, low cost and valid instrument for promoting health and one which may help women with visual disabilities to use the female condom. .

OBJETIVO Validar la tecnología asistiva a fin de que las mujeres con discapacidad visual aprendan a utilizar el preservativo femenino. MÉTODO Estudio de desarrollo metodológico, llevado a cabo en página web, con recolección de datos entre mayo y octubre de 2012. Participaron 14 jueces, siendo siete juezas en salud sexual y reproductiva (1ª etapa) y siete en educación especial (2ª etapa). RESULTADOS Todos los puntos alcanzaron el parámetro adoptado del 70% de concordancia. En la 1ª etapa se añadió la representación del cuello uterino con nuevos materiales y en la 2ª se incluyó que las instrucciones se las debe oír dos veces. CONCLUSIÓN La tecnología fue validada y está adecuada en cuanto a sus objetivos, estructura/presentación y relevancia. Es un instrumento de promoción de la salud válido, innovador y de bajo costo, que podrá auxiliar a las mujeres que tienen discapacidad visual a utilizar el preservativo femenino. .

OBJETIVO Validar tecnologia assistiva para mulheres com deficiência visual aprenderem a utilizar o preservativo feminino. MÉTODO Estudo de desenvolvimento metodológico, realizado em página da web, com coleta de dados entre maio e outubro de 2012. Participaram 14 juízes, sendo sete juízas em saúde sexual e reprodutiva (1ª etapa) e sete em educação especial (2ª etapa). RESULTADOS Todos os itens atingiram o parâmetro adotado de 70% de concordância. Na 1ª etapa foi acrescentada a representação do colo do útero com novos materiais e na 2ª incluiu-se que as instruções devem ser ouvidas duas vezes. CONCLUSÃO A tecnologia foi validada e está adequada quanto aos objetivos, estrutura/apresentação e relevância. É um instrumento de promoção da saúde válido, inovador e de baixo custo, que poderá auxiliar mulheres com deficiência visual a utilizar o preservativo feminino. .
Descritores: Preservativos Femininos
Educação de Pessoas com Deficiência Visual
Equipamentos de Autoajuda
Pessoas com Deficiência Visual
Limites: Feminino
Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-696095
Autor: Barbosa, Giselly Oseni Laurentino; Wanderley, Luana Duarte; Reboucas, Cristiana Brasil de Almeida; Oliveira, Paula Marciana Pinheiro de; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag.
Título: Development of assistive technology for the visually impaired: use of the male condom / Desarrollo de tecnologia de apoyo al deficiente visual: utilizacion del preservativo masculino / Desenvolvimento de tecnologia assistiva para o deficiente visual: utilizacao do preservativo masculino
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;47(5):1158-1164, out. 2013.
Idioma: en.
Resumo: The objectives were to develop and evaluate an assistive technology for the use of the male condom by visually impaired men. It was a technology development study with the participation of seven subjects. Three workshops were performed between April and May of 2010; they were all filmed and the statements of the participants were transcribed and analyzed by content. Three categories were established: Sexuality of the visually impaired; Utilization of the text, For avoiding STDs, condoms we will use, divided in two subcategories, Concept discussion and Text evaluation; and Construction of a simple penile prosthesis. The knowledge transmitted related to STD, the utilization of the condom on the penile prosthesis made by the subjects themselves, and the interaction during the workshops were effective factors for the study. In the context of sexual health, the necessity of developing works involving the visually impaired was noted, addressing sexually transmitted diseases and focusing on the use of the condom by this population.

Los objetivos fueron desarrollar y evaluar una tecnología de apoyo para la utilización del preservativo masculino por hombres con deficiencia visual. Estudio de desarrollo de tecnología con la participación de siete sujetos. Fueron organizados tres talleres entre abril y mayo del 2010, todos filmados, y los discursos de los participantes fueron transcritos y analizados mediante el análisis de contenido. Se establecieron tres categorías: Sexualidad de los deficientes visuales; utilización del texto para evitar ITS, vamos a usar condón, dividido en las sub-categorías: Discusión de los conceptos y evaluación del texto; y construcción de la prótesis de penes. El conocimiento transmitido sobre la ITS, la utilización del preservativo en la prótesis confeccionada por los propios sujetos y la interacción durante los talleres fueron factores eficaces para el estudio. En el contexto de la salud sexual, se percibe la necesidad de realizar trabajos que involucren a los deficientes visuales, discutiendo sobre las infecciones de transmisión sexual y enfocando el uso del preservativo en esa clientela.(AU)Os objetivos foram desenvolver e avaliar uma tecnologia assistiva para a utilização do preservativo masculino por homens deficientes visuais. Estudo de desenvolvimento de tecnologia com a participação de sete sujeitos. Realizaram-se três oficinas entre abril e maio de 2010, todas filmadas, e as falas dos participantes foram transcritas e analisadas por análise de conteúdo. Estabeleceram-se três categorias: Sexualidade dos deficientes visuais; Utilização do texto Para DST evitar, camisinha vamos usar, dividido nas subcategorias Discussão dos conceitos e Avaliação do texto e Construção da prótese peniana simples. O conhecimento transmitido em relação à DST, a utilização do preservativo na prótese peniana confeccionada pelos próprios sujeitos e a interação durante as oficinas foram fatores eficazes para o estudo. No contexto da saúde sexual, percebe-se a necessidade da realização de trabalhos envolvendo os deficientes visuais, abordando as doenças de transmissão sexual e enfocando o uso do preservativo por essa clientela. .
Descritores: Cuidados de Enfermagem
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Equipamentos de Autoajuda
Pessoas com Deficiência Visual
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Texto completo SciELO Brasil
Lima, Regina Aparecida Garcia
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Id: lil-658158
Autor: Okido, Aline Cristiane Cavicchioli; Pizzignacco, Tainá Maués Pelúcio; Furtado, Maria Cândida de Carvalho; Lima, Regina Aparecida Garcia.
Título: Criança dependente de tecnologia: a experiência do cuidado materno / Technology-dependent children: the maternal care experience / Niños adictos a la tecnología: la experiencia del cuidado materno
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;46(5):1066-1073, out. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender a experiência materna no cuidado ao filho dependente de tecnologia. Utilizamos a abordagem do estudo de caso etnográfico tendo como instrumentos de coleta de dados os genograma e ecomapa, entrevista aberta e observação. Os dados foram organizados em três unidades de significados: a busca pelas causas e por culpados; a alta hospitalar e as demandas para o cuidado e as redes de apoio. O estudo permitiu conhecer a experiência materna em busca por explicações, bem como os sentimentos de desconfiança, insegurança e insatisfação relacionados ao serviço de saúde. Ainda a apropriação da mãe em relação aos cuidados à criança e no que se refere à organização do ambiente domiciliar para recebê-la, a utilização das redes de apoio, destacando a carência de vínculos com familiares e vizinhos e a busca formal e informal para garantir a subsistência da criança doente e dos demais filhos.

The objective of this study is to understand the maternal experience of caring for a technology-dependent child. We used the ethnographic case study approach, as well as the genogram, ecomap, open interview and observation methods as data collection instruments. The data were organized into three meaning units: the search for causes and culprits; hospital discharge and the demand for care; and the support networks. The study allowed for an understanding of the mother's experience of searching for explanations, as well as feelings of distrust, insecurity and dissatisfaction towards the health service provided. In addition, the mother's organization regarding the child's care and in terms of readying the home environment to receive the child, the use of support networks, and particularly the need for attachment with family and neighbors and the formal and informal search to assure the subsistence of her ill child as well as her other children were explored.

Se objetiva comprender la experiencia materna de cuidado al hijo adicto a la tecnología. Utilizamos el abordaje de estudio de caso etnográfico, utilizando como instrumento de colecta de datos el genograma y el ecomapa, entrevista abierta y observación. Datos organizados en tres unidades de significación: búsqueda de causas y culpables; alta hospitalaria, y solicitudes de atención y redes de apoyo. El estudio permitió conocer la experiencia materna en búsqueda de explicaciones, así como los sentimientos de desconfianza, inseguridad e insatisfacción relacionados al servicio de salud. También la apropiación maternal relativa al cuidado del niño y en lo referente a la organización del ambiente domiciliario para recibirlo, la utilización de redes de apoyo, destacando la carencia de vínculos con familiares y vecinos y la búsqueda formal e informal para garantizar la subsistencia del niño enfermo y de los demás hijos.
Descritores: Atitude Frente a Saúde
Mães/psicologia
Equipamentos de Autoajuda
Limites: Adolescente
Adulto
Criança
Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1055954
Autor: Carvalho, Aline Tomaz de; Áfio, Aline Cruz Esmeraldo; Marques, Juliana Freitas; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag; Carvalho, Luciana Vieira de; Leite, Sarah de Sá.
Título: Design instrucional na enfermagem: tecnologias assistivas para cegos e surdos / Diseño instruccional en enfermería: tecnologías para la atención de ciegos y sordos / Instructional design in nursing: assistive technologies for the blind and deaf
Fonte: Cogitare enferm;24:e62767, 2019. tab.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq; . CAPES.
Resumo: RESUMO Este estudo apresenta análise reflexiva sobre desenvolvimento de tecnologias assistivas online, que subsidiam o cuidado de enfermagem à pessoa com deficiência, com base em modelo de design instrucional de Falkembach. Estudo reflexivo, realizado em abril de 2018, através do repositório institucional online do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Selecionaram-se pesquisas sobre tecnologias dos últimos cinco anos envolvendo pessoas com deficiência sensorial. Foram analisadas quatro pesquisas de construção de tecnologias assistivas online, sendo três cursos e uma cartilha, sobre prevenção e promoção da saúde na saúde mamária, hipertensão arterial, saúde sexual e reprodutiva e prevenção da violência sexual com linguagem acessível e inclusiva. Concluiu-se que o enfermeiro deve utilizar métodos rigorosos e eficazes na construção de tecnologias assistivas, obedecer às etapas do modelo, evitando erros e otimizando resultados.

RESUMEN Estudio que presenta un análisis reflexivo sobre el desarrollo de tecnologías de atención online que respaldan la atención de enfermería a las personas con discapacidades, en base al modelo de diseño instruccional de Falkembach. Estudio reflexivo, realizado en abril de 2018 utilizando el repositorio online institucional del programa de posgrado en enfermería de la Universidade Federal do Ceará. Fueron seleccionadas investigaciones sobre tecnologías de los últimos cinco años en referencia a personas con carencias sensoriales. Se analizaron cuatro estudios de construcción de tecnologías de atención online: tres cursos y una libreta sobre prevención y promoción de salud en salud mamaria, hipertensión arterial, salud sexual y reproductiva y prevención de la violencia sexual con lenguaje sencillo e inclusivo. Se concluyó en que el enfermero debe utilizar métodos rigurosos y eficaces en la construcción de tecnologías de atención y respetar las etapas del modelo, evitando errores y optimizando resultados.

ABSTRACT The present study provides a reflective analysis on the development of online assistive technologies that support nursing care for people with disabilities, based on Falkembach's instructional design model. Reflective study conducted in April 2018 through the online institutional repository of the Graduate Program in Nursing of Universidade Federal do Ceará. Studies on technologies from the last five years involving people with sensory disabilities were selected. Four studies on the construction of online assistive technologies were analyzed, and three courses and one educational leaflet addressed prevention and health promotion in breast health, high blood pressure, sexual and reproductive health and prevention of sexual violence with accessible and inclusive language. It was concluded that nurses should use rigorous and effective methods in the construction of assistive technologies, observe all the steps the model, avoiding errors and optimizing results.
Descritores: Equipamentos de Autoajuda
Educação em Saúde
Pessoas com Deficiência
Cuidados de Enfermagem
-Educação a Distância
Limites: Humanos
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico


  9 / 69 LILACS  
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Id: lil-382873
Autor: Brasil. Ministerio da Saude. Equipe QualiAids.
Título: Avaliacao da qualidade da assistencia ambulatorial nos servicos publicos de atencao a aids no Brasil / Avaliation of quality of ambulatory care in atention publics service the AIDS in Brazil.
Fonte: Brasilia; Brasil. Ministerio da Saude; set. 2001. 52 p.
Idioma: pt.
Descritores: Equipamentos de Autoajuda
Assistência Ambulatorial
AVALIACAO
Qualidade da Assistência à Saúde
Serviços Preventivos de Saúde
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Responsável: BR1310.1 - Núcleo de Biblioteca
BR1310.1; L1803


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Id: biblio-831058
Autor: Rodrigues Junior, Jorge Lopes; Muniz, Lucas da Silva; Xavier, Marília Brasil.
Título: A utilização da tecnologia assistiva para alimentação na melhora do desempenho ocupacional de hansenianos com mão em garra / Feeding using assitive technology in the improvement of occupational performance of leprosy patients with claw hand
Fonte: Hansen. int;39(1):22-29, 2014. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, granulomatosa, de curso lento, causada pelo Mycobacterium Leprae. A doença causa lesões na face, mãos e pés, que podem gerar incapacidades físicas severas que contribuem para a instalação de padrões deformantes e incapacitantes. A lesão do tipo mão em garra é uma sequela que pode ser observada em pacientes com lesões ao nível dos membros superiores sendo muito incapacitante, dificultando a realização das Atividades de Vida Diária destes indivíduos e consequentemente prejudicando sua qualidade de vida e satisfação pessoal. A intervenção terapêutica ocupacional utilizando a tecnologia assistiva de baixo custo para auxílio nas atividades de vida diária de pacientes com mão em garra objetiva a minimização dos déficits motores e de destreza manual. Desse modo, este estudo objetiva demonstrar a autopercepção dos pacientes acerca da melhora do seu desempenho na atividade de alimentação após uso da adaptação funcional. Efetuou-se aplicação do protocolo da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional antes e após 10 intervenções de treino com adaptação para atividade de alimentação para avaliar a autopercepção de 20 pacientes sobre o desempenho e satisfação com a realização da Atividade de Vida Diária, observou-se que os quesitos apresentaram índices de melhora com aumento dos graus de independência, o material proposto e utilizado no estudo mostrou-se adequado para a confecção das adaptações desenvolvidas, proporcionando redução de custos, conforto e higienização. As adaptações desenvolvidas no presente estudo demonstraram resultados favoráveis, obtidos através da análise dos dados finais que apontaram significância estatística.

Leprosy is a slow course, chronic, granulomatous infectious disease caused by Mycobacterium leprae. Leprosy is a slow course, chronic, granulomatous infectious disease caused by Mycobacterium leprae. Leprosy is a slow course, chronic, granulomatous infectious disease caused by Mycobacterium leprae. The disease causes lesions on face, hands and feet,which can generate severe physical disabilities that contribute to the installation of deformities and disabling patterns. The claw hand type lesion is a sequel observed in patients with upper limbs lesions. It can be very disabling, making it difficult to the individuals to carry out their Daily Living Activities which impairs their quality of life and personal satisfaction. The occupational therapy intervention using low cost assistive technology to aid in daily living activities of patients with claw hand aims at minimizing motor and manual dexterity deficits. Thus, this study aims to demonstrate the self perception of patients about improving their feeding performance activity after use of functional adaptation. We conducted the Canadian Model of Occupational Performance protocol before and after 10 training interventions with adaptation to feeding activity to evaluate the perception of 20 patients on the Performance and Satisfaction with the performance of Daily Living Activities. It was observed that the variables showed improved indices with increase in the independence levels. The material proposed and used in this study showed to be adequate to the confection of the adaptations that were developed, which promoted reduction of costs. The adaptations developed in this study showed favorable results with statistical significance, obtained through analysis of the final data.
Descritores: Deformidades da Mão/complicações
Equipamentos de Autoajuda
Hanseníase/complicações
-Dieta
Qualidade de Vida
Limites: Humanos
Masculino
Adolescente
Adulto Jovem
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Ensaio Clínico
Responsável: BR191.1 - Biblioteca e Centro de Documentação Luiza Keffer



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