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Id: biblio-1133546
Autor: Pereira, Erika Tamyres; Montenegro, Ana Cristina de Albuquerque; Rosal, Angélica Galindo Carneiro; Walter, Cátia Crivelenti de Figueiredo.
Título: Comunicação alternativa e aumentativa no transtorno do espectro do autismo: impactos na comunicação / Augmentative and Alternative Communication on Autism Spectrum Disorder: Impacts on Communication
Fonte: CoDAS;32(6):e20190167, 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: PIBEX/PROEXT/UFPE.
Resumo: RESUMO Objetivo: Verificar os efeitos da intervenção fonoaudiológica com Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) nos atos comunicativos em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Método: Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso, com caráter longitudinal, sendo a amostra constituída por três sujeitos atendidos em uma Clínica Escola de Fonoaudiologia. Os dados primários foram obtidos a partir da observação de vídeos gravados de sessões de avaliação pré e pós intervenção da terapeuta com cada criança em atividades lúdicas, enquanto os dados secundários são advindos das entrevistas com os pais. A análise foi realizada baseada na prova de pragmática do Teste de Linguagem Infantil - ABFW, por meio observacional das gravações, com objetivo de identificar e quantificar os atos comunicativos. Resultados: Foi possível observar aumento de 51,47% na produção de atos comunicativos nos três sujeitos da pesquisa. Além disso, verificou-se que houve maior qualidade nos atos produzidos, com uso de componentes verbais mais presentes e diminuição dos atos que possuíam funções não-interpessoais, tais como os atos gestuais e vocais. Sendo assim, constatou-se uma evolução na linguagem funcional dos sujeitos. Conclusão: O uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa na clínica fonoaudiológica mostra-se promissor e eficaz no que se refere à promoção do desenvolvimento das habilidades comunicacionais do indivíduo com TEA.

ABSTRACT Purpose: To verify the effects of the Speech-Language Intervention with Augmentative and Alternative Communication (AAC) in communicative acts in children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Method: This is a longitudinal case-study design involving three subjects attended in a Speech-Language Pathology (SLP) Clinic School. Primary data were obtained from the observation of recorded videos of pre and post-intervention therapist assessment sessions with each child in play activities, while secondary data come from interviews with parents. The analysis was performed based on the Pragmatic Test of the Infant Language Test - ABFW, through observational recordings, aiming to identify and quantify the communicative acts. Results: It was possible to observe a 51.47% increase in the production of communicative acts in the three research subjects. In addition, it was found that there was higher quality in the acts produced, using more present verbal components and decreased acts that had non-interpersonal functions, such as gestures and vocal acts. Thus, there was an evolution in the functional language of the subjects. Conclusion: The use of Augmentative and Alternative Communication in the SLP therapy clinic is promising and effective in promoting the development of communication skills of individuals with ASD.
Descritores: Patologia da Fala e Linguagem
Auxiliares de Comunicação para Pessoas com Deficiência
Transtornos da Comunicação
Transtorno do Espectro Autista
-Comunicação
Testes de Linguagem
Limites: Humanos
Lactente
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1249614
Autor: Santos, Patricia de Almeida; Bordini, Daniela; Scattolin, Monica; Asevedo, Graccielle Rodrigues da Cunha; Caetano, Sheila Cavalcante; Paula, Cristiane Silvestre; Perissinoto, Jacy; Tamanaha, Ana Carina.
Título: O impacto da implementação do Picture Exchange Communication System - PECS na compreensão de instruções em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo / The Impact of the Implementation of the Picture Exchange Communication System - PECS on Understanding Instructions in Children with Autism Spectrum Disorders
Fonte: CoDAS;33(2):e20200041, 2021. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: RESUMO Objetivo O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da implementação do Picture Exchange Communication System - PECS na compreensão de instruções de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Método Trata-se de estudo longitudinal. A amostra foi constituída por 20 crianças com TEA não verbais, sendo 15 meninos e 5 meninas, na faixa etária de 6 a 12 anos, avaliadas e diagnosticadas por equipe multidisciplinar, segundo os critérios do DSM-5. Para avaliação da compreensão de instruções foram aplicadas 8 instruções visuais e 8 instruções orais, em dois momentos do Programa de Implementação do PECS: no início das fases II e IV. O programa foi composto por 24 sessões de terapia fonoaudiológica individual com a presença do familiar e obedeceu às seis fases propostas originalmente pelo Manual de Treinamento do PECS. Resultados Houve aumento expressivo na compreensão de todas as instruções, na comparação entre os dois momentos do estudo; sendo que em seis das instruções orais (p=0,001) e cinco das instruções visuais (p=0,002), esse aumento foi estatisticamente significante. Conclusão Foi possível observar o impacto positivo do uso do PECS na compreensão de instruções tanto visuais quanto orais, mostrando que esse sistema não apenas fornece uma ferramenta de comunicação aumentativa ou alternativa para a criança se expressar, mas também promove melhora significativa na compreensão das informações contextuais.

ABSTRACT Purpose The purpose of this study was to analyze the impact of the implementation of the Picture Exchange Communication System (PECS) on the comprehension of instructions by children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Methods This is a longitudinal study (N° 0809/2018). The sample consisted of 20 children with nonverbal ASDs, 15 boys and 5 girls, aged 6 to 12 years, evaluated and diagnosed by a multidisciplinary team according to the DSM-5. For assessment of the comprehension of instructions, we used eight visual instructions and eight oral instructions, which were applied at two points in the PECS Implementation Program: early phases II and IV. The program consisted of 24 individual speech therapy sessions with the presence of a family member and followed the six phases originally proposed by the PECS Training Manual. Results There was an expressive increase in the comprehension of all instructions, in the comparison between the two moments of the study; and this increase was statistically significant in six of the oral instructions (p=0.001) and five of the visual ones (p=0.002). Conclusion It was possible to observe the positive impact of the use of PECS in the comprehension of both visual and oral instructions, showing that this system not only provides an augmentative or alternative communication tool for the children to express themselves but also promotes significant improvement in the understanding of contextual information.
Descritores: Auxiliares de Comunicação para Pessoas com Deficiência
Transtornos da Comunicação/diagnóstico
Transtorno do Espectro Autista
-Estudos Longitudinais
Comunicação
Compreensão
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1014429
Autor: Délano R, Paul.
Título: Dispositivos de ayuda auditiva: ¿una solución para todos? / Hearing aid devices: one solution for everyone?
Fonte: Rev. otorrinolaringol. cir. cabeza cuello;79(2):141-142, jun. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Implantes Cocleares/economia
Auxiliares de Comunicação para Pessoas com Deficiência
-Perda Auditiva/terapia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CL30.1 - Biblioteca


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Id: biblio-974904
Autor: Lima Antão, Jennifer Yohanna Ferreira de; Oliveira, Acary Souza Bulle; Almeida Barbosa, Renata Thaís de; Crocetta, Tânia Brusque; Guarnieri, Regiani; Arab, Claudia; Massetti, Thaís; Antunes, Thaiany Pedrozo Campos; Silva, Alan Patrício da; Bezerra, ĺtalla Maria Pinheiro; Mello Monteiro, Carlos Bandeira de; Abreu, Luiz Carlos de.
Título: Instruments for augmentative and alternative communication for children with autism spectrum disorder: a systematic review
Fonte: Clinics;73:e497, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Higher Education Personnel Training Coordination.
Resumo: New technologies designed to improve the communication of autistic children can also help to promote interaction processes and cognitive and social development. The aim of this study was to analyze the instruments used to improve the communication skills of children with autism spectrum disorder. We searched the PubMed and Web of Science databases using the descriptors "autism", "Asperger", "education", "children" and "assistive technology" and selected articles that met the following inclusion criteria: (i) original research; (ii) written in English; (iii) based on participants with a primary diagnosis of autism spectrum disorder; and (iv) tested an instrument designed to promote communication in children with autism spectrum disorder. Our search retrieved 811 articles, of which 34 met the inclusion criteria. Data on 26 instruments were extracted, and the measurement properties of the instruments were combined with information about their outcomes and presentation. The most commonly used interventions were the Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children program and the Picture Exchange Communication System. The Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children program was shown to produce improvements in the communication skills, socialization and self-care skills of children with autism spectrum disorder. The Picture Exchange Communication System produced inconsistent results. The results of the identified studies confirm the significant importance of these instruments in improving the communicative process of autistic children.
Descritores: Auxiliares de Comunicação para Pessoas com Deficiência
Educação de Pessoa com Deficiência Intelectual/métodos
Transtorno do Espectro Autista/reabilitação
-Reprodutibilidade dos Testes
Transtornos da Comunicação/fisiopatologia
Transtornos da Comunicação/reabilitação
Transtorno do Espectro Autista/fisiopatologia
Limites: Humanos
Criança
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1234722
Autor: Ogusku, Eliana Fonseca.
Título: O discurso-saúde em hanseníase, sob o prisma da teoria estética da recepçao / ?.
Fonte: Bauru; s.n; 1995. 144 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Estadual \"Julio de Mesquita Filho\". Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicaçao para obtenção do grau de Master.
Resumo: Através do prisma da Estética da Recepçao, procura-se elucidar o percurso gerativo do sentido das mensagens relacionadas ao evento hanseníase, expresso nas condiçoes de produto dos conceitos lepra/hanseníase regidas pela evoluçao histórico-social do homem, suas reaçoes frente à doença e suas consequências para o doente e para a sociedade. Pelos conceitos em discussao busca-se situar o paciente nas diferentes formas de abordagem da problemática de controle e erradicaçao da enfermidade, adotadas pelos sistemas sociais e de saúde vigentes em cada época e em conformidade com os conhecimentos próprios destes períodos. Menciona-de intervençoes de diferentes profissionais, bem como suas contribuiçoes ao encaminhamento do indivíduo para cura e reitegraçao social
Descritores: Aceitação pelo Paciente de Cuidados de Saúde
Atitude Frente a Saúde
Atitude do Pessoal de Saúde
Auxiliares de Comunicação para Pessoas com Deficiência
Barreiras de Comunicação
Comportamentos Relacionados com a Saúde
Comunicação
Comunicação Persuasiva
Comunicação não Verbal
Confidencialidade
Saúde
Sistemas de Comunicação no Hospital
Transtornos da Comunicação
-Equipe de Enfermagem
Hanseníase/história
Responsável: BR191.1 - Biblioteca e Centro de Documentação Luiza Keffer
[{"text": "BR191.1", "_a": "WC335.18", "_b": "O9d"}]


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-787236
Autor: Cano Ortiz, Sergio D; Gonzales Videuax, Zoila; Borrás Gonzalez, Amilcar; Langmann, Reinhardt; Haehnel, Hartmut; Regueiferos Diaz, Ludmila.
Título: Software para la conectividad de la consuta provincial del neurodesarrollo infantil y la discapacidad en Santiago de Cuba / Software for connectivity of the medical consultation for infant neuro-development and handicap in Santiago de Cuba
Fonte: Rev. cuba. inform. méd;8(2), jul.-dic. 2016.
Idioma: es.
Resumo: El presente trabajo aborda los primeros pasos hacia la conexión informática de las entidades que conforman la Consulta Provincial del Neurodesarrollo Infantil y la Discapacidad (CPNDI) en Santiago de Cuba. Se propone un sistema basado en tecnología Web para su uso en infraestructuras de comunicación limitadas como ocurre en zonas rurales, desarrollado en colaboración con la Universidad de Ciencias Aplicadas de Dus-seldorf y la Univ. Benemérita de Puebla, México. El sistema se basa en el acoplamiento de un sistema de gestión de pacientes con acceso a equipos médicos ambulatorios con un sistema de asistencia especializada orientado al tratamiento de pacientes vía un navegador de internet. La combinación efectiva de aplicaciones web remotas y locales facilita una integración efectiva del equipamiento médico ambulatorio requerido en el sitio remoto donde se encuentra el paciente con el sistema de asistencia especializada donde se encuentran los doctores y especialistas todo a través de tecnología web(AU)

In this paper are discussed, the first steps for a telemedicine network which connects the units and places within the Medical Consultation for Infant Neurodevelopment and Handicap (CPNDI) in Santiago de Cuba. A web-based system for use to connect sites within the CPNDI structure and to access rural areas with limited communication infrastructures is finally proposed. The system consists of a patient management system and a medical device system that are available to the doctor and the patient-side assistant during treatment via an Internet browser. The combination of local and remote web applications enables a seamless integration of the medical devices required at the patient's location into the doctor's remote station based on browser technology(AU)
Descritores: Aplicações da Informática Médica
Design de Software
Telemedicina
Auxiliares de Comunicação para Pessoas com Deficiência
Transtornos do Neurodesenvolvimento/epidemiologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1051080
Autor: Braz, Gabriela Maria; Oliveira, Daffini Henrique; Bontempo, Kaila da Silva; Santos, Raíssa Fernanda Martinez dos; Frutuoso, Rosiane Martinez; Moraes, Márcia Cristina Almendros Fernandes; Trettene, Armando dos Santos.
Título: Validação de um manual de brinquedos e brincadeiras para estimulação do desenvolvimento de crianças com deficiência auditiva: descrição de um processo / Validation of a manual of toys and games to stimulate the development of children with hearing loss: a description of a process
Fonte: Rev. Salusvita (Online);38(2):245-261, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: uma superfície polida aumenta a resistência, a compressão, a corrosão e as fraturas marginais do amálgama. Objetivo: o presente estudo avalia a eficácia de quatro técnicas de polimento em restaurações de amálgama quanto à capacidade de promover lisura superficial nas mesmas, e se entre elas, existe, alguma mais eficaz em comparação às demais. Método: neste experimento, realizaram- -se polimentos em 60 corpos de prova de amalgama divididos em 4 grupos, de acordo com a técnica de polimento: taça de borracha +pedra pomes; pontas de silicone abrasiva; pontas de silicone abrasiva + pedra pomes; taça de borracha, pedra pomes + pontas de silicone abrasiva. Mensurou-se a rugosidade superficial em micrômetros, computando os dados em Microsoft Excel e submetendo-os ao teste de Kruskal-Wallis. Resultados e Conclusão: após a avaliação dos resultados, constatou-se que houve diferença estatisticamente significante entre uma das técnicas em relação às dos demais grupos: o tratamento feito com o grupo pontas de silicone abrasivas apresentou a melhor lisura de superfície.

Introduction: a polished surface increases the compression resistance, corrosion and marginal fractures of amalgam. Objective: the present study evaluates the effectiveness of four techniques for polishing in amalgam restorations, as well as its ability to promote surface smoothness in it, and if among them is there any more effective when compared to another. Methods: in the experimental phase, was carried out polishes in 60 specimens of amalgam, divided into four groups by the technique of polishing: rubber cup and pumice stone; abrasive silicone tips; abrasive silicone tips and pumice stone; rubber cup, pumice stone and abrasive silicone. Surface roughness was measured in micrometres, computing the data in Microsoft Excel and subjecting it to the Kruskal-Wallis test. Results and conclusion: the evaluation of the results showed that there was a difference statistically significant between one of the techniques regarding the other ones: the treatment done by the group of abrasive silicone tips presented the best smoothness of the surface.
Descritores: Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva
-Educação em Saúde
Auxiliares de Comunicação para Pessoas com Deficiência
Perda Auditiva
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR36.1 - Biblioteca


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Id: lil-786922
Autor: Rezende, Fernanda Pádua; Yamada, Midori Otake; Morettin, Marina.
Título: Grupo de apoio psicossocial: experiências de pais de crianças com deficiência auditiva usuárias de implante coclear / Psychosocial support group: experiences of parents of hearing-impaired children who use cochlear implants / Grupo de apoyo psicosocial: experiencias de padres de niños con problemas de audición que utilizan implant coclear
Fonte: Psicol. Estud. (Online);20(3), jul.-set. 2015.
Idioma: en; pt.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender a experiência dos pais de crianças com deficiência auditiva e usuárias de implante coclear ao participar de um grupo de apoio psicossocial do Programa de Implante Coclear do Centro de Pesquisas Audiológicas/Seção de Implante Coclear do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo. Foram entrevistados dez pais que participaram do grupo de apoio psicossocial e a análise das entrevistas baseou-se no método fenomenológico, permeada pela questão norteadora: como tem sido para você participar do grupo de apoio psicossocial? Emergiram, como resultado, seis categorias temáticas, sendo elas: troca de experiências, que se desdobrou em duas subcategorias: aprendizagem e esclarecimento de dúvidas; motivação; suporte emocional; sentimento de pertencimento; sentir com o outro;e processo de reflexão.Conclui-se que o grupo de apoio psicossocial constitui relevante estratégia de cuidado oferecida aos familiares de crianças com implante coclear. Espera-se, portanto, que esta pesquisa possa trazer contribuições à ciência e àprática profissional por possibilitar a compreensão da importância do grupo de apoio.

This study aims at understanding the experiences of parents of hearing-impaired children who use cochlear implants, members of a psychosocial support group of the Cochlear Implant Program at the Audiology Research Center/Cochlear Implant Section of the Hospital for Rehabilitation of Craniofacial Anomalies of the University of São Paulo. We interviewed ten parents who were participating in the psychosocial support group; the analysis of the interviews was based on the phenomenological method, with the following guiding question: how do you feel about participating in the psychosocial support group? As a result, six thematic categories emerged, namely: exchange of experiences, which unfolded into two subcategories: learning and clarification of doubts; and motivation, emotional support, sense of belonging, feeling with othersand reflection process.The conclusion is that the psychosocial support group is a relevant care strategy for family members of children with cochlear implants. It is therefore expected that this research can bring contributions to science and professional practice by enabling the comprehension of the importance of support groups.

Este estudio tiene como objetivo comprender la experiencia de los padres de niños con problemas de audición e utilizando implantes cocleares para unirse a un grupo de apoyo psicosocial que pertenece ao Programa de Implante Coclear del Centro de Investigación Audiológica/Sección de Implante Coclear del Hospital de Rehabilitación de AnomalíasCraneofaciales de la Universidad de São Paulo. Fueron entrevistados diez padres que participaron del grupo de apoyo psicosocial y el análisis de las entrevistas se basó en el método fenomenológico, permeada por la pregunta orientadora: ¿cómo ha sido para que usted participe en el grupo de apoyo psicosocial? Surgió como resultado, seis categorías temáticas, que son: el intercambio de experiencias, que se dividió en dos subcategorías: aprendizaje y aclaración de dudas; motivación; el apoyo emocional; sentimiento de pertenencia; sentir con el otro;y proceso de reflexión. Llegamos a la conclusión de que el grupo de apoyo psicosocial es estrategia de atención relevante ofrecido a las familias de niños con implantes cocleares. Por ello, esperamos que esta investigación puede traer contribuciones relevantes a la ciencia y la práctica profesional, permitiendo la comprensión de la importancia del grupo de apoyo.
Descritores: Auxiliares de Comunicação para Pessoas com Deficiência
Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva
Implantes Cocleares
-Apoio Social
Impacto Psicossocial
Perda Auditiva
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1046352
Autor: Coimbra, Túlio Marcos; Ezequiel, Carmem Taís; Moreira, Dayanne Sato; Morita, Maria da Penha Ananias; Castiglioni, Lilian; Bianchin, Maysa Alahmar.
Título: Comunicação alternativa ampliada na esclerose lateral amiotrófica: a tecnologia a favor da reabilitação / Augmentative and alternative communication in amyotrophic lateral sclerosis: technology for rehabilitation
Fonte: Arch. Health Sci. (Online);25(3):22-26, 21/12/2018.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução:A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença caracterizada por deterioração de neurônios motores causa paralisia progressiva de músculos esqueléticos, comprometendo a motricidade dos membros, da deglutição, da respiração e da fala. O comprometimento da fala tem papel fundamental na qualidade de vida do paciente bem como na de seu cuidador. A Comunicação Alternativa Ampliada (CAA) surge como uma oportunidade para amenizar as limitações de comunicação impostas pela doença. Objetivo: Avaliar a eficácia da Comunicação Alternativa Ampliada em pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica. Casuística e Métodos: Estudo quantitativo, descritivo e transversal com 13 pacientes, realizado em São José do Rio Preto ­ SP, Brasil, nos anos de 2015 e 2016. Instrumentos: questionários sócio-demográfico elaborado pelos pesquisadores; questionário de avaliação da ELA (Amyotrophic Lateral Sclerosis Assessment Questionnaire; ALSAQ-40); questionário de qualidade de vida em voz (QVV); e questionário de eficácia dos meios de comunicaçãoalternativa (Vox4All ou HeadMouse). O questionário sócio-demográfico, o ALSAQ-40e o questionário de qualidade de vida em voz foram aplicados antes da intervenção. A intervenção com a Comunicação Alternativa Ampliada foi aplicada durante seis atendimentos individuais com duração de 50 minutos cada, uma a duas vezes por semana com a ajuda do profissional da saúde. Apóso término das sessões, os pacientes responderam ao questionário sobre a eficácia dos meios de comunicação alternativa.A associação entre as variáveis foi medida utilizando o teste exato de Fisher. Resultados: A idade dos pacientes foi de 60,07±11,17 anos (média ± desvio padrão), e 76,92% apresentava cuidador familiar. Cem por cento dos pacientes apresentavam dificuldades na comunicação. Após a intervenção com a Comunicação Alternativa Ampliada os pacientes relataram melhora na comunicação (p<0,05) e consideraram esses métodos eficazes para o uso diário. Conclusão: A Comunicação Alternativa Ampliada pode ser considerada uma intervenção facilitadora na interação social e na qualidade de vida de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica

Introduction:Amyotrophic Lateral Sclerosis (ALS), a disease characterized by deterioration of upper and lower motor neurons causes progressive paralysis in all skeletal muscles. It compromises limb motility, swallowing, breathing, and speech. Speech impairment plays a key role in both the patient and the caregiver's quality of life. Augmentative and Alternative Communication (AAC) emerges as an opportunity to alleviate the communication limitations imposed by the disease. Objective: Assess the effectiveness of Augmentative and Alternative Communication in patients with Amyotrophic Lateral Sclerosis. Patients and Methods:We carried out a descriptive, quantitative and cross-sectional study conducted with 13 patients in SP, Brazil from 2015 to 2016. We used a questionnaire designed by the researcher to assess sociodemographic characteristics; an Amyotrophic Lateral Sclerosis assessment questionnaire (ALSAQ-40); voice-related quality of life (V-RQOL); and a questionnaire to assess the effectiveness of alternative communication (Vox4All or HeadMouse). The sociodemographic questionnaire, the Amyotrophic Lateral Sclerosis assessment questionnaire and the voice-related quality of life survey were applied before the intervention. The intervention with Augmentative and Alternative Communication was applied during six individual visits lasting 50 minutes each, once or twice a week with the help of the health professional. After the end of the sessions, the patients answered the questionnaire on the effectiveness of the alternative means of communication. The association between variables was measured using the Fisher's exact test. Results: The mean age was 60.07 ± 11.17, and 76.92% of the patients had family caregivers. All the patients exhibited communication difficulties caused by voice-related quality of life. After Augmentative and Alternative Communication intervention, patients reported improved communication (p<0.05), and they considered these methods effective for daily use. Conclusion:Augmentative and Alternative Communication can be considered a facilitating intervention for social interaction and quality of life of patients with amyotrophic lateral sclerosis.
Descritores: Reabilitação/psicologia
Equipamentos de Autoajuda/estatística & dados numéricos
Auxiliares de Comunicação para Pessoas com Deficiência/estatística & dados numéricos
Esclerose Amiotrófica Lateral/reabilitação
Esclerose Amiotrófica Lateral/terapia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR13.3 - Biblioteca das Faculdades de Odontologia e Nutrição


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Id: biblio-983918
Autor: Wolff, Luciana Maria Galvão; Cunha, Maria Claudia.
Título: Instrumento de avaliação de linguagem na perspectiva da Comunicação Suplementar e Alternativa: elaboração e validação de conteúdo / Script for language assessment on Augmentative and Alternative Communication perspective: construction and content validation
Fonte: Audiol., Commun. res;23:e2044, 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: Capes.
Resumo: RESUMO Objetivo Desenvolver e validar o conteúdo de instrumento de avaliação de linguagem pautado na Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA). Métodos O instrumento foi elaborado a partir de revisão bibliográfica, em conjunto com a experiência clínica da pesquisadora. Em seguida, foi avaliado por juízes especialistas na área e uma nova versão foi construída, incorporando as colaborações dos juízes. Resultados O instrumento foi elaborado em 4 eixos de conteúdo, com instruções e sugestão de contextos e símbolos gráficos. A partir da avaliação dos juízes, o instrumento foi aprimorado e proposto, em sua versão final. Conclusão O instrumento denominado CSA_Linguagem se mostrou operacional, de fácil e rápida aplicação e baixo custo. Contudo, esta pesquisa tem limitações, na medida em que não há instrumentos de avaliação de linguagem padronizados, que considerem a utilização de símbolos gráficos como possibilidade de comunicação.

ABSTRACT Purpose Content development and validation of a language assessment instrument lined on Augmentative and Alternative Communication (AAC). Methods The instrument was elaborated from a bibliographic review, along with the clinical experience of the researcher. Then, It was evaluated by expert judges in the area and a new final version was constructed, with computed collaboration. Results The Instrument was developed in four content axes, with instructions and suggestion of contexts and graphic symbols. Based on the evaluation of judges, the instrument was improved and the final version was proposed. Conclusion The instrument, named CSA_Linguagem, was proved to be operational, easy, of rapid application and low cost. However, this research has limitations, there are no standardized language assessment tools that consider the use of graphic symbols as communication possibilities.
Descritores: Linguagem Infantil
Auxiliares de Comunicação para Pessoas com Deficiência/estatística & dados numéricos
Estudos de Linguagem
Testes de Linguagem
-Transtorno Autístico
Comunicação não Verbal
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança



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