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Batista, Nildo Alves
Id: lil-469685
Autor: Sidoti, Enza; Arcoleo, Annalisa; Tringali, Giuseppe; Sonzogno, Maria Cecília; Batista, Nildo Alves.
Título: Bem-estar e acolhimento familiar / Wellbeing and family support
Fonte: Pediatr. mod;43(3):146-150, maio-jun. 2007.
Idioma: pt.
Resumo: A complexidade social e os novos riscos aos quais a família se depara impõem uma atenção particular ao papel dos pais. De acordo com orientação da Organização Mundial da Saúde, famílias e comunidades devem ser incluídas na formulação e tomada de decisões sobre políticas, programas e serviços. Essas atividades junto a famílias estão sendo desenvolvidas em diversos países, com diferentes objetivos e abrangência, vinculadas ou não a Universidades. Assim, a Lei Italiana n. 285/97 prevê projetos com a finalidade de realizar serviços de preparação/implementação e cuidado das relações entre pais e filhos. À luz dessa preocupação foi realizado um laboratório de acolhimento aos pais, com um gradual percurso educativo, com o objetivo de torná-los atores do bem-estar familiar, utilizando todos os recursos presentes na comunidade e na própria família.
Descritores: Bem-Estar da Criança
Orientação
Saúde da Família
-Ajuda a Famílias com Filhos Dependentes
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


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Id: biblio-831991
Autor: Azevedo, Arúquia Souza; Oliveira, Dayane Cardoso; Soares, Priscilla Kálisy Duarte; Jones, Kimberly Marie; Soares, Fernando Bryan Duarte; Silva, Juliany Neves; Soares, Wellington Danilo.
Título: Perfil nutricional de pacientes adultos e idosos hospitalizados / Nutritional profile of hospitalized adults and elderly people
Fonte: Saude e pesqui. (Impr.);9(1):25-29, jan.-abr. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar os hábitos alimentares em adultos e idosos hospitalizados em um hospital público de Montes Claros (MG). Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa e transversal. Foram utilizados, para avaliação nutricional, o Índice de Massa Corporal (IMC) e a Avaliação Subjetiva Global (ASG). A amostra foi composta por 39 pacientes, de ambos os sexos, maiores de 18 anos, selecionados aleatoriamente, internados em um hospital público da cidade de Montes Claros (MG). Verificou-se que 32,35% dos pacientes eram eutróficos, com IMC > 20,5 kg/m², e 61,76% dos pacientes adultos eram obesos, com IMC > 25 kg/m². A desnutrição esteve presente em 5,88% dos pacientes adultos, com IMC < 20,5 kg/m². Com relação aos idosos, foram diagnosticados que 40% destes eram obesos e 20%, desnutridos. Em relação à ASG, adultos e idosos foram classificados na categoria C, gravemente desnutridos. O estado nutricional dos pacientes foi evidenciado pela alta prevalência de risco nutricional e sobrepeso/obesidade. Os resultados presentes evidenciam a importância da utilização de mais de um método de triagem nutricional em pacientes hospitalizados, para obter-se maior precisão na avaliação.

The feeding habits of hospitalized adults and elderly people in a government-run hospital in Montes Claros MG Brazil are evaluated. Current descriptive, quantitative and transversal research comprised nutritional evaluation, Body Mass Index (BMI) and Total Subjective Evaluation (TSE) of 39 patients, males and females, over 18 years old, randomly selected and hospitalized in a government-run hospital in Montes Claros MG Brazil. Further, 32.35% of patients were eutrophic, with BMI > 20.5 kg/m²; 61.76% were obese, with BMI > 25 kg/m². Undernourishment occurred in 5.88% of adult patients, with BMI < 20.5 kg/m². In the case of the elderly, 40% were obese and 20% were undernourished. In the case of TSE, adults and elderly were classified under category C, seriously undernourished. The patients´ nutritional state was proved by high prevalence of nutritional risks and overweight/obesity. Results revealed the importance of the employment of more than one method for nutritional selection in hospitalized patients for better evaluation.
Descritores: Orientação
Avaliação Nutricional
Estado Nutricional
-Comportamento Alimentar
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR313.1 - Biblioteca Ana Bove


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Id: biblio-996686
Autor: Rodrigues, Leandra dos Santos; Scherer, Andréia Aparecida; Moreira, Neide Martins.
Título: Intervenção educativa com agentes comunitários de saúde sobre giardíase em região de fronteira - Foz do Iguaçu / Educational intervention with health community agents regarding giardiasis in border region - Foz do Iguaçu
Fonte: Arq. ciências saúde UNIPAR;23(2):89-95, maio-ago. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi comparar o conhecimento prévio e a assimilação das informações sobre giardíase pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Foz do Iguaçu após intervenção educativa. Trata-se de um estudo comparativo de abordagem quantitativa com 55 ACS, do distrito sanitário Norte de Foz do Iguaçu. Foi utilizado um questionário contendo 10 questões fechadas sobre a giardíase que foi aplicado em dois momentos sequenciais da pesquisa. Inicialmente, foi aplicado um questionário para a avaliação do conhecimento prévio dos ACS sobre a giardíase. Em seguida, foi ministrada uma palestra sobre a doença para esse público e, aplicado novamente o questionário para a avaliação da assimilação das informações sobre a giardíase. Os dados coletados foram analisados pelo programa BioEstat 5.0® e utilizado o teste de Poisson, com significância de 5%. Foram identificadas fragilidades no conhecimento dos ACS na avaliação prévia para as variáveis investigadas (p<0,05). Após a intervenção educativa, observou-se aumento na média de acertos em todas as variáveis estudadas (p<0,05). A intervenção educativa favorece conhecimento aos ACS, possibilitando mudança no panorama da giardíase e, consequentemente melhora na qualidade de saúde da população.

The objective of this study was to compare the prior knowledge and assimilation of information regarding giardiasis by the Health Community Agents (HCA) from Foz do Iguaçu after educational intervention. This is a comparative study of the quantitative approach using 55 HCA from the northern health district in Foz do Iguaçu. A questionnaire containing 10 yes-or-no questions about giardiasis that was applied in two sequential moments of the research. Initially, a questionnaire was applied for assessing the HCA's prior knowledge regarding giardiasis. Then, the subjects attended a lecture on the disease and then, the questionnaire was applied again for assessing the assimilation of information on giardiasis. The data collected were analyzed using BioEstat 5.0® and the Poisson test with 5% significance. Weak points in the knowledge of the HCA were identified in the previous assessment for the investigated variables (p<0.05). After the educational intervention, there was an increase in the average number of correct answers in all variables studied (p<0.05). The educational intervention favors the retention of knowledge by the HCA, allowing a change in the panorama of giardiasis and, consequently, an improvement in the health quality of the population.
Descritores: Giardíase
-Orientação
Ensino
Agentes Comunitários de Saúde
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1019735
Autor: Bauer, Débora Fernanda Vicentini; Ferrari, Rosângela Aparecida Pimenta; Cardelli, Alexandrina Aparecida Maciel; Higarashi, Ieda Harumi.
Título: Orientação profissional e aleitamento materno exclusivo: um estudo de coorte / Orientación profesional y amamantamiento materno exclusivo: un estudio de cohorte / Professional guidance and exclusive breastfeeding: a cohort study
Fonte: Cogitare enferm;24:e56532, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: analisar a orientação sobre amamentação durante a assistência gravídico-puerperal e o desfecho no aleitamento materno exclusivo. Método: estudo de coorte prospectivo, de julho de 2013 a fevereiro de 2015, em município da região norte do Paraná com 300 puérperas e respectivos filhos. Os dados foram analisados por frequência, razão de prevalência e regressão e regressão de Poisson considerando significância de 5% (p=0,05). Resultados: a orientação foi relatada em 52,3% dos pré-natais, 65,7% das salas de parto, 83% dos alojamentos conjuntos, 32% dos retornos puerperais e 38,6% das puericulturas. Apenas 22,3% mantiveram aleitamento materno exclusivo, média 3,44 meses (DP=2,1). A orientação na puericultura apresentou efeito protetor contra o desmame precoce (p=0,004), mas foi insuficiente nas diversas fases da assistência gravídico-puerperal. Conclusão: o estudo contribuiu para identificar que a orientação profissional para promoção do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida não atende às recomendações ministeriais para que se reduza o desmame precoce.

RESUMEN: Objetivo: analizar la orientación acerca del amamantamiento durante la atención al embarazo y puerperio, así como su reflejo en el amamantamiento materno exclusivo. Método: estudio de cohorte prospectivo, hecho de julio de 2013 a febrero de 2015, en municipio de la región norte de Paraná con 300 puérperas y sus respectivos hijos. Se analizaron los datos por frecuencia, razón de prevalencia y regresión y regresión de Poisson considerando significancia de 5% (p=0,05). Resultados: se relató la orientación en 52,3% de los prenatales, 65,7% de las salas de parto, 83% dos habitaciones conjuntas, 32% de las consultas de retornos de puérperas y 38,6% de las puericulturas. Solamente 22,3% mantuvieron amamantamiento materno exclusivo, media 3,44 meses (DP=2,1). La orientación en la puericultura presentó efecto protector contra el destete prematuro (p=0,004), pero fue insuficiente en las diversas fases de la atención del embarazo y puerperio. Conclusión: el estudio contribuyó para identificar que la orientación profesional para promoción del amamantamiento materno exclusivo hasta el sexto mes de vida no atiende a las recomendaciones ministeriales para que se reduzca el destete precoz.

ABSTRACT Objective: To analyze guidance on breastfeeding provided by health services to women during pregnancy and the postpartum period and its effect on exclusive breastfeeding. Method: Prospective cohort study conducted from July 2013 to February 2015, in a city in the northern region of the state of Paraná with 300 postpartum women and their children. Data were analyzed by frequency, prevalence ratio and regression and Poisson regression considering a significance of 5% (p = 0.05). Results: Guidance on breastfeeding was reported in 52.3% of prenatal consultations, 65.7% of delivery rooms, 83% of rooming-in facilities, 32% of postpartum follow-up appointments, and 38.6% of childcare appointments. Only 22.3% maintained exclusive breastfeeding, mean 3.44 months (SD = 2.1). The guidance provided during childcare appointments in primary care had a protective effect against early weaning (p = 0.004), but was not sufficient at the various stages of pregnancy and postpartum care. Conclusion: The study helped identify that professional guidance for the promotion of exclusive breastfeeding of infants in the first six months of life does not meet the recommendations of the Brazilian Ministry of Health to reduce early weaning.
Descritores: Aleitamento Materno
Pessoal de Saúde
Assistência à Saúde
-Orientação
Desmame
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico


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Id: biblio-1016518
Autor: Gómez Labrada, Aída Rosa; Batista Fandiño, Liudmila.
Título: La orientación psicológica y el trabajo preventivo a través de la acción comunitaria: criterios para reflexionar / Psychological orientation and preventive work through community action: criteria for reflection
Fonte: Poiésis (En línea);9(Jun.):1-3, 2005.
Idioma: es.
Resumo: En la actualidad, el trabajo del psicólogo en las comunidades es de gran importancia; a partir de un proyecto de investigación, mostramos cómo la orientación psicológica y el empleo de una metodología para la promoción del trabajo comunitario, posibilita resultados significativos en la prevención y solución de los problemas de los sujetos en la comunidad.

At present, the psychologist's work in the communities is of great importance; From a research project, we show how the psychological orientation and the use of a methodology for the promotion of community work, enables significant results in the prevention and solution of the problems of the subjects in the community.
Descritores: Psicologia Social
-Orientação
Serviço Social/métodos
Participação da Comunidade/psicologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-980005
Autor: Perú. Ministerio de Salud; .Oficina General de Gestión de Recursos Humanos. Oficina de Desarrollo de Recursos Humanos.
Título: Directiva administrativa N° 002-MINSA-2018-OGGRH: Plan de trabajo en la prevención y control de enfermedades crónicas no transmisibles y desarrollo de acciones educativas en nutrición y psicológica / Administrative directive No 002-MINSA-2018-OGGRH: Work plan in the prevention and control of chronic noncommunicable diseases and development of educational actions in nutrition and psychological.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 20180400. 33 p. graf.
Idioma: es.
Resumo: En el presente plan se muestra la perspectiva multidisciplinaria y colectiva que permita la vigilancia y mejoramiento del nivel de salud en la población para la promoción, prevención e intervención de la salud.
Descritores: Orientação
Doenças não Transmissíveis
-Alimentos, Dieta e Nutrição
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1012838
Autor: Supervía, Pablo Usán; Bordás, Carlos Salavera.
Título: Relación entre orientaciones intrínsecas y burnout académico en estudiantes / Relação entre orientações intrínsecas e burnout acadêmico em estudantes / Relationship between intrinsic orientations and academic burnout in students
Fonte: Psicol. esc. educ;23:e188061, 2019. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo del presente trabajo fue analizar la relación entre las orientaciones de meta y el burnout académico en una población de 3512 alumnos (M=14.55; DT=1.68) pertenecientes a 18 centros de Educación Secundaria Obligatoria (ESO). Los instrumentos que se utilizaron fueron las versiones españolas del Perception of Success Questionnaire (POSQ), el Maslach Burnout Inventory - Student Survey (MBI-SS) y la Intrinsic Satisfaction Classroom Scale (ISC). Los resultados mostraron relaciones significativas entre las orientaciones de meta hacia la tarea, eficacia académica y la diversión, en una clara línea de comportamientos más adaptativos así como, por otra parte, la relación de las orientaciones de meta hacia el ego con el agotamiento físico/emocional, cinismo y aburrimiento, en línea más desadaptativa. Se dedujo la importancia de la promoción de comportamientos adaptativos orientados al esfuerzo, trabajo y autoeficacia que mejoren el bienestar y la vida académica de los estudiantes en colegios.

O objetivo do presente estudo foi analisar a relação entre as orientações de meta e o burnout acadêmico em uma população de 3512 alunos (M=14.55; DT=1.68) pertencentes a 18 centros de Educação Secundária Obrigatória (ESO). Os instrumentos utilizados foram as versões espanholas do Perception of Success Questionnaire (POSQ), o Maslach Burnout Inventory-Student Survey (MBI-SS) e a Intrinsic Satisfaction Classroom Scale (ISC). Os resultados mostraram relações significativas entre as orientações de meta para a tarefa, eficácia acadêmica e a diversão, em uma clara linha de comportamentos mais adaptativos assim como, por outro lado, a relação das orientações de meta para o ego com o esgotamento físico/emocional, cinismo e tédio, em linha mais mal adaptativa. Deduziu-se a importância da promoção de comportamentos adaptativos orientados ao esforço, trabalho e auto eficácia que melhorem o bem-estar e a vida acadêmica dos estudantes em colégios.

The aim of the study was to analyze the relationship between burnout and engagement in a sample of 3512 students (M=14.55; DT=1.68) belonging to 12 secondary education highschools. The instruments used were the Spanish version of the Perception of Success Questionnaire (POSQ) and the Maslach Burnout Inventory-Student Survey (MBI-SS) and the Intrinsic Satisfaction Classroom Scale (ISC). The results showed significant relationships between task orientations with academic efficacy and fun, in a more self-determined behavior than the relationship of ego orientations with physical/emotional exhaustion, cynicism and boredom, in a less self-determined behavior. Its revealed the importance of promoting adaptive behaviors oriented to the effort, engagement and self-efficacy that improve the well-being and academic life of the students in their high schools.
Descritores: Orientação
Estudantes
FREEZE FRACTURINGABDOMEN
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-895789
Autor: Labadessa, Vanessa Milani; Lima, Vanessa Aparecida Alves de.
Título: Queixa escolar: repercussões na escola a partir do atendimento psicológico / School complaint: repercussions at school from psychological support / Queja escolar: repercusiones en la escuela a partir de la atención psicológica
Fonte: Psicol. esc. educ;21(3):369-377, set.-dez. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Para além das dificuldades culturais ou estruturais que as escolas tenham para discutir a queixa escolar como uma produção da inter-relação de seus atores no campo sóciopolítico, partimos das alegações das próprias escolas para compreender como essas instituições se reorganizam a partir das devolutivas de atendimento de alunos encaminhados, com queixa escolar, para atendimento psicológico. Pesquisamos nove escolas públicas municipais em Ariquemes (RO), realizamos análise documental dos encaminhamentos e entrevistamos as Orientadoras Educacionais das instituições e a Psicóloga que faz os atendimentos encaminhados num núcleo de saúde do município. Os resultados apontam para a ausência de registros adequados e de modificações na organização das instituições analisadas a partir dos retornos dos atendimentos psicológicos, uma vez que a escola não cria espaços para a discussão sobre a queixa escolar, perpetuando assim a culpabilização somente do aluno e sua família pela queixa escolar.

In addition to the cultural or structural difficulties that schools have in discussing school complaints as a production of their actors' interactions in the socio-political field, we started from the schools' own claims to understand how these institutions reorganize themselves from the students' sent to school with psychological complaints. We researched 09 municipal public schools in Ariquemes (RO), carried out documentary analysis of the referrals and interviewed the Educational Advisors of the institutions and the Psychologist who does the referred calls in a health center of the municipality. The results point to the absence of adequate records and the absence of modifications in the organization of the analyzed institutions, based on the psychological care returns, since the school does not create spaces for the discussion about the school complaint, thus perpetuating the blame only of the student and his family for the school complaint.

Para más allá de las dificultades culturales o estructurales que las escuelas tengan para discutir la queja escolar como una producción de la interrelación de sus actores en el campo socio político, partimos de las alegaciones de las propias escuelas para comprender como estas instituciones se reorganizan a partir de las devolutivas de atención de alumnos encaminados, con queja escolar, para atención psicológica. Se investigó 09 escuelas públicas municipales en Ariquemes (RO), se realizó análisis documental de los encaminamientos y se entrevistaron las Orientadoras Educacionales de las instituciones y la Psicóloga que hace los atendimientos encaminados en un núcleo de salud del municipio. Los resultados apuntan para ausencia de registros adecuados y ausencia de modificaciones en la organización de las instituciones analizadas a partir de los retornos de los atendimientos psicológicos, una vez que la escuela no ofrece espacios para la discusión sobre la queja escolar, perpetuando así la culpabilidad solamente del alumno y su familia por la queja escolar.
Descritores: Orientação
Educação
Fracasso Acadêmico
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Id: biblio-1008670
Autor: Vital, Larceny Moreira.
Título: Estudo sobre orientação a um grupo de pacientes em preparo para exame hemodinâmico / Não consta.
Fonte: São Paulo; s.n; 1984. 43 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este estudo foi realizado em hospital público, universitário, na cidade de São Paulo, no período e 03 de abril a 16 de maio de 1983. A população constou de 100 pacientes submetidos a exame hemodinâmico. Para a coleta de dados, empregou-se a técnica de entrevista, utilizando-se dois formulários e um impresso para orientação dos pacientes. Os objetivos propostos visaram a verificação: do conhecimento do paciente sobre CAT; das fontes deste conhecimento; de como ele se sentia frente ao exame e o que gostaria de saber sobre o mesmo; da correspondência entre a orientação padronizada e as informações desejadas pelo paciente; da opinião do paciente sobre o exame, após ser submetido ao mesmo; da correspondência entre a orientação dada e o que ocorreu no CAT com o paciente e se esta orientação o ajudou no decorrer deste procedimento. A opinião de 82 pacientes sobre o que é CAT, relacionou-se a: técnica utilizada no exame, sensações, conceito relativo ao risco, procedimentos do paciente, finalidades do exame e tecnologia empregada. Foram referidas como fontes de informação, por ordem decrescente: Médico; enfermagem e livreto do hospital, sede do estudo; parentes e outros que fizeram o exame; outros que não o fizeram; televisão e literatura. Dezoito pacientes nada opinaram. Frente ao cateterismo cardíaco, 57 pacientes disseram sentir-se calmos e 35, ansiosos; quatro apresentaram sentimentos dúbios de calma e ansiedade e quatro disseram nada sentir. Agrupou-se 122 tipos de perguntas concernentes a efeitos e procedimentos do exame, consequências decorrentes do seu resultado e restrição de atividades físicas e de trabalho condicionadas ao CAT. A correspondência entre a orientação padronizada e questões dos pacientes antes do exame, ocorreu numa proporção de 12 itens de orientação para 8 tipos de questões. Para um tipo de questão, não se encontrou resposta nos itens de orientação. Após serem submetidos ao CAT, 93 pacientes julgaram-no do jeito e melhor do que esperavam e sete, pior do que esperavam. As sensações mais referidas foram: calor, introdução do catéter, corte no braço, picada para injeção do anestésico e os menos referidos: choque na mão e braço, ânsia de vômito, vontade de urinar, nervosismo, medo, adormecimento da boca e mão e falta de ar. Para 99 pacientes, a orientação os ajudou preparando, tranquilizando e tornando-os cooperativos. Um paciente referiu que a orientação não o ajudou. Para 93 pacientes houve correspondência da orientação em relação ao exame realizado, para seis a correspondência foi parcial e para um, não houve correspondência.
Descritores: Cateterismo
-Orientação
Pacientes
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Id: biblio-904613
Autor: Vargas de la Cruz, Ivette; Pardo-Cebrian, Rebeca; Martínez, Héctor; Froján-Parga, María Xesús.
Título: Las verbalizaciones tipo regla del terapeuta a lo largo del proceso clínico / The Therapist's rule-like Verbalizations throughout the Clinical Process
Fonte: Univ. psychol;16(1):25-39, Jan.-Mar. 2017. graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Se ha reconocido la importancia de las reglas del cliente para explicar un problema psicológico y para lograr superarlo. Sin embargo, no se ha incidido en el papel que podrían tener las reglas del terapeuta en el proceso clínico. Como un primer paso para poder dar una respuesta al respecto, en este estudio realizamos un análisis morfológico de las verbalizaciones en forma de regla emitidas por el terapeuta a lo largo del proceso clínico con el fin de identificar un patrón de emisión de este tipo de verbalizaciones que cambie de acuerdo con los distintos momentos de la terapia. Se analizaron las verbalizaciones en forma de regla emitidas por 9 terapeutas a lo largo de 19 casos clínicos (92 sesiones). Las verbalizaciones se codificaron de acuerdo con un Sistema de Categorización de las Reglas del Terapeuta (SISC-REGLAS-T). Los resultados mostraron diferencias entre el tipo de verbalizaciones en forma de regla y el objetivo que el terapeuta persigue alcanzar en los distintos momentos de la terapia. Estos resultados pueden ayudar a comprender cómo el terapeuta utiliza las verbalizaciones en forma de reglas, lo que contribuye al esclarecimiento del papel de las reglas que emite el terapeuta para conseguir el cambio clínico.

ABSTRACT It has been pointed out the importance of the rules to explain and to treat psychological problems. However it hasn't emphasize the role that the therapist's rules could have in clinical process. As a first step to give an answer, we realize a morphological analysis of verbalization- like-rule emitted by the therapist throughout the clinical process with the aim to identify a patron of emission of this kind of verbalization that changes according to different moments of therapy. This study analyzed the verbalization-like-rules emitted by 9 therapists over 19 clinical cases (92 sessions). The verbalizations were coded according to a system of categorization of the Rules Therapist (SISC-RULES-T). The results showed differences between the type of verbalizations-like-rules and target the therapist aims to achieve at different times of therapy. These results may help to understand how the therapist uses this kind of verbalizations, helping to clarify the functional role of rules issued by the therapist for clinical change.
Descritores: Orientação
Terapêutica/métodos
Condutas Terapêuticas
Responsável: CO185.1 - Biblioteca Alfonso Borrero Cabal, S. J.



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