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Id: biblio-1287657 LILACS-Express
Autor: Marcilio, Fabiane Cristina Pereira; Blando, Alessandra; Rocha, Roberta Zanini da; Dias, Ana Cristina Garcia.
Título: Guia de técnicas para a gestão do tempo de estudos: relato da construção / Guide of techniques for study time management: report of construction / Guía de técnicas para la gestión del tiempo de estudios: relato de la construcción
Fonte: Psicol. ciênc. prof;41:e218325, 2021. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Uma das dificuldades com as quais os universitários deparam ao iniciar o curso superior é a forma de administrar o tempo, interferindo nos estudos e na vida de modo geral. Em função disso, considera-se importante que o profissional que irá auxiliá-lo em sua gestão de tempo consiga compreender como ocorre o processo de orientação em relação a esse tema. O objetivo deste trabalho consiste em descrever a criação e a utilização do Guia de técnicas para gestão do tempo de estudos na universidade, que visa auxiliar os profissionais na prática de atendimento a universitários que apresentem dificuldades na administração do tempo de estudos. Esse material, desenvolvido nos anos de 2017 e 2018, proporciona sugestões de dezesseis técnicas apresentando em cada uma seu objetivo, os materiais necessários e a descrição da aplicação. As técnicas estão subdivididas de acordo com quatro etapas: a) diagnóstico do uso do tempo; b) desenvolvimento de estratégias para lidar com as dificuldades; c) estabelecimento de objetivos e metas; e d) implementação e avaliação das mudanças. Observou-se que as intervenções, apoiadas pela utilização do guia têm auxiliado os alunos com dificuldades na gestão do tempo que frequentam um serviço de apoio aos estudantes universitários.

Abstract One of the difficulties that college students face when they start college is how to manage time, what interferes in the studies and life in general. Due to this situation, it is important that the professional who will assist the student in his time management can understand how the orientation process occurs in relation to this topic. The aim of this work is to describe the creation and use of the Guide to Techniques for Time Management of Studies in the University. It intends to assist professionals in the practice of attending university students who have difficulties in the management of study time. This material, developed in the years 2017 and 2018, presents an intervention composed of sixteen techniques, (the purposes of each technique, necessary materials and the application guidelines). The techniques should be applied in four stages: a) diagnosis of the use of time; b) development of coping strategies; c) setting goals and targets; and d) implementation and evaluation of changes. It was noted that the interventions, supported by the use of the guide, have helped the students that attend a service of support to university students in their difficulties with the management of their time.

Resumen Una de las dificultades que los universitarios enfrentan al iniciar un curso superior es la manera de administrar el tiempo, interfiriendo en los estudios y en la vida en general. Por eso, se considera importante que el profesional que les asista con la gestión del tiempo consiga comprender cómo ocurre el proceso de orientación en relación a ese tema. El objetivo de este trabajo consiste en describir la creación y la utilización de la Guia de Técnicas para Gestão do Tempo de Estudos na Universidade (Guía de Técnicas para la Gestión del Tiempo de Estudio en la Universidad) que tiene como fin auxiliar a los profesionales en la práctica de atención a universitarios que presenten dificultades en la administración del tiempo. Este material, desarrollado en 2017 y 2018, presenta una intervención con dieciséis técnicas (objetivo de cada una, materiales necesarios y orientaciones para la aplicación). Se propone que las mismas se apliquen en cuatro etapas: a) diagnóstico del uso del tiempo; b) desarrollo de estrategias para enfrentar las dificultades; c) establecimiento de objetivos y metas; y d) implementación y evaluación de los cambios. Se observó que las intervenciones, apoyadas por la utilización de la guía, han ayudado a los alumnos que asisten a un servicio de apoyo a estudiantes universitarios en sus dificultades en la gestión del tiempo.
Descritores: Estudantes
Tempo
Universidades
Guia
Gerenciamento do Tempo
-Orientação
Cursos
Materiais
Objetivos
Métodos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Guia de Estudo
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1284454
Autor: São Paulo (Estado) Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Controle de Doenças.
Título: Manual técnico do usuário para orientação das etapas posteriores à submissão dos projetos ao FESIMA / User's technical manual to guide the steps after submitting projects to FESIMA.
Fonte: São Paulo; SES/SP; 2021. 72 p. ilus.
Idioma: pt.
Descritores: Orientação
Projetos
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2


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Id: biblio-960096
Autor: Gómez-Restrepo, Carlos; de Santacruz, Cecilia.
Título: La Encuesta Nacional de Salud Mental-ENSM 2015 / National Mental Health Survey-NMHST 2015
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;45(supl.1):1-1, dic. 2016.
Idioma: es.
Resumo: La Encuesta Nacional de Salud Mental-ENSM 2015, apoyada por el Ministerio de Salud y Protección Social y Colciencias, realizada por la Pontificia Universidad Javeriana en alianza con Datos, Procesos y Tecnología - SAS, es la cuarta de este tipo en Colombia. Entrevistó a 15.531 personas con el objetivo de: Brindar información actualizada acerca de la salud mental, los problemas, trastornos mentales, la accesibilidad a los servicios y medicamentos, de la población colombiana rural y urbana mayor de 7 años, privilegiando su comprensión desde los determinantes sociales y la equidad. La intención de actualizar, considerada en el objetivo, refiere también a la necesidad de situar el estudio históricamente y contextualizarlo, determinando sus posibilidades o limitaciones para responder a las exigencias actuales de información, dado que los cambios vividos en el país, particularmente en la última década, en lo tocante a las orientaciones políticas y normativas, los aportes conceptuales y los procesos sociales, culturales y políticos, han reconfigurado de manera significativa el campo de la salud mental.

The National Survey of Mental Health-ENSM 2015, supported by the Ministry of Health and Social Protection and Colciencias, conducted by the Pontificia Universidad Javeriana in partnership with Data, Processes and Technology - SAS, is the fourth of its kind in Colombia. It interviewed 15,531 people with the aim of: Provide updated information about mental health, problems, mental disorders, accessibility to services and medicines, of the rural and urban Colombian population over 7 years of age, privileging its understanding from the social determinants and equity. The intention to update, considered in the objective, also refers to the need to situate the study historically and contextualise it, determining its possibilities or limitations to respond to the current demands for information, given that the changes experienced in the country, particularly in the last decade, in terms of political and regulatory orientations, conceptual contributions and social, cultural and political processes, have significantly reconfigured the field of mental health.
Descritores: Saúde Mental
Inquéritos e Questionários
Informação
-Orientação
Política Pública
Tecnologia
Sistema Único de Saúde
Transtornos Mentais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


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Id: biblio-1143546
Autor: Barros, Leonardo de Oliveira; Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo.
Título: Instrumentos de avaliação psicológica em orientação de carreira: análise da produção nacional / Psychological assessment instruments in vocational guidance: analysis of national production / Instrumentos de evaluación psicológica en orientación de carrera: análisis de la producción nacional
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:e203346, jan.-maio 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da produção científica nacional acerca do uso de instrumentos de avaliação psicológica no contexto de orientação profissional e de carreira no período de 2000 a 2017. A busca ocorreu no mês de junho de 2018, utilizando descritores correspondentes a "avaliação psicológica" e "orientação profissional" nas bases PePSIC, INDEXPSI, BVS-Psi, BVS-Saúde e no Google Acadêmico. Após a triagem de 1.376 artigos, elegeram-se 79 que atendiam aos critérios de inclusão, como ser estudo empírico com amostra brasileira e ter sido publicado em revistas nacionais. Os resultados indicaram crescimento do número de publicações a partir de 2003, com surgimento de pesquisadores além do eixo Sul-Sudeste. Foram contabilizados 69 instrumentos nas pesquisas e percebeu-se o início de investigações pautando temas e públicos não ligados apenas à escolha profissional, mostrando uma tendência de expansão da área para além do contexto escolar. Os instrumentos mais utilizados nas pesquisas foram a Escala de Aconselhamento Profissional, o Questionário de Busca Autodirigida e o Teste de Foto de Profissões, reforçando a forte tendência da avaliação de interesses profissionais na área.

Abstract This study is an integrative review of the national scientific production about the use of psychological assessment instruments in the context of Vocational and Career Guidance from 2000 to 2017. The search occurred in June 2018 using descriptors corresponding to "psychological assessment" and "vocational guidance" in the databases PePSIC, Index-Psi, BVS-Psi and BVS-Saúde and Google Scholar. After screening of 1,376 articles, 79 were chosen for meeting the inclusion criteria, such as being an empirical study with a Brazilian sample and published in Brazilian journals. The results indicated a growth in the number of publications starting from 2003 with the emergence of researchers, in addition to a South-Southeast concentration. In addition, 69 instruments were counted in the surveys and the beginning of investigations was observed, focusing on themes and audiences that were not exclusively related to the professional choice, showing a trend where the field expanded beyond the school context. The most used instruments were Escala de Aconselhamento Profissional, Questionário de Busca-Autodirigida and Teste de Foto das Profissões, reinforcing the strong tendency to evaluate professional interest in the field.

Resumen Este estudio tuvo como objetivo realizar una revisión integrativa de la producción científica nacional acerca del uso de instrumentos de evaluación psicológica en el contexto de orientación profesional y de carrera en el período de 2000 a 2017. La búsqueda ocurrió en el mes de junio de 2018 utilizando descriptores correspondientes a "evaluación psicológica" y "orientación profesional" en las bases PePSIC, INDEX-PSI, BVS-Psi y BVS-Salud y Google Académico. Tras la clasificación de 1.376 artículos, fueron elegidos 79 que atendían a los criterios de inclusión, tales como ser estudio empírico con muestra brasileña y haber sido publicado en revistas nacionales. Los resultados indicaron crecimiento del número de publicaciones a partir del año 2003 con surgimiento de investigadores además del eje Sur-Sureste. Además, se contabilizaron 69 instrumentos en las investigaciones y se percibió el inicio de investigaciones pautando temas y públicos no vinculados solo a la elección profesional, mostrando una tendencia de expansión del área más allá del contexto escolar. Los instrumentos más utilizados en la investigación fueron: Escala de Aconselhamento Profissional, Questionário de Busca-Autodirigida y Teste de Foto das Profissões, lo que refuerza la fuerte tendencia de la evaluación de intereses profesionales en el área.
Descritores: Testes Psicológicos
Pesquisa
Orientação Vocacional
Escolha da Profissão
-Orientação
Publicações
Pesquisadores
Instituições Acadêmicas
Descritores
Inquéritos e Questionários
Triagem
Classificação
Bibliotecas Digitais
Ocupações
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1253286
Autor: Burgos Ortiz, Andres Mateo; Polanco Barreto, Angela María.
Título: Procesos atencionales como predictores cognitivos de la comprensión lectora / Attentional processes as cognitive predictors of reading comprehension
Fonte: Rev. iberoam. psicol. (En línea);12(2):93-104, 2019. graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: Los estímulos ambientales y socioafectivos que recibe un niño en los primeros años de vida son fundamentales para el aprendizaje y el desarrollo de las habilidades lectoras. En este sentido, gran parte de la población infantil colombiana no alcanza el nivel de dominio lector esperado para la edad, quizá debido a diferentes aspectos contextuales que merman su capacidad cognitiva básica. Este estudio busca comprender si pueden ser considerados los procesos atencionales, como predictores cognitivos de la comprensión lectora de niños y niñas en un colegio distrital de la ciudad de Bogotá. Se empleó un diseño no experimental de un grupo aleatorizado, que se implementó a 30 niños y niñas. La evaluación neuropsicológica se realizó mediante los siguientes instrumentos: Sub pruebas Escala de Inteligencia Wechsler para Niños IV -WISC-IV- (dígitos en orden directos, dígitos en orden inverso, letras y números, animales, búsqueda de símbolos), Trail Making Test (parte B) y Sub pruebas Evaluación Neuropsicológica Infantil -ENI- (precisión y comprensión de oraciones). Se realizó un análisis correlacional de las puntuaciones obtenidas, mediante el coeficiente de correlación de Pearson, lo que permitió determinar que el proceso atencional dividido, tanto visual como verbal, tiene una correlación significativa (r = 0.61 y r = 0.40) con el proceso de comprensión lectora de los niños y niñas evaluados

Environmental stimuli and side effects that occur in the first years of life are fundamental for learning and the development of reading skills. In this sense, a large part of the Colombian child population does not reach the level of readership expected for age, probably to the different contextual contexts that diminish their basic cognitive capacity. This study seeks to understand if attentional processes can be performed as cognitive predictors of reading comprehension of children in a school in the city of Bogotá. A non-experimental design of a randomized group was implemented, which was implemented for 30 children. The neuropsychological evaluation was carried out through the following instruments: Sub tests Intelligence Scale for Children IV-WISC-IV- (Titles in direct order, Titles in reverse numbers, Letters and numbers, Animals, Search of symbols), Trail test (Part B) and Sub tests Infant Neuropsychological Evaluation -ENI- (precision and understanding of sentences). A correlational analysis of the scores obtained was carried out, using the Pearson correlation coefficient, which corresponds to determine the split division process, both visual and verbal, has a significant correlation (r = 0.61 and r = 0.40) with the process of comprehension Reading of the boys and girls evaluated.
Descritores: Cognição
Compreensão
Aprendizagem
-Orientação
Leitura
Projetos de Pesquisa
Instituições Acadêmicas
Limites: Humanos
Responsável: CO666.1


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Id: biblio-1247684
Autor: Castro Reyes, Santiago; López Sierra, Tania; Riveros Munévar, Fernando.
Título: Diseño y validación de una escala de actitudes hacia personas con orientación homosexual, estudio con estudiantes universitarios / Design and validation of a scale of attitudes towards people with homosexual orientation, study with university students
Fonte: Rev. iberoam. psicol. (En línea);13(2):113-123, 2020. graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: Diseñar y validar una prueba psicométrica para la medición de actitudes de jóvenes universitarios colombianos hacia las personas con orientación homosexual. MÉTODO: Se llevó a cabo una revisión teórica para conformar los componentes de la escala, se elaboró la tabla de especificaciones y luego la construcción de los reactivos. Posteriormente. se realizó un proceso de validación de contenido por jueces expertos, se hicieron los ajustes correspondientes y se realizó la aplicación inicial con 179 participantes, obteniendo los análisis factoriales exploratorios y los análisis de confiabilidad, y luego la segunda aplicación a 200 estudiantes para obtener el análisis factorial confirmatorio. RESULTADOS: se obtuvo una escala con 18 ítems agrupados en cuatro factores que explican el 56,2% de la varianza total acumulada, con un modelo factorial que presenta adecuados índices de bondad de ajuste, un alfa de Cronbach de ,926. DISCUSIÓN: se obtuvo una escala válida, confiable y consistente para evaluar las actitudes de estudiantes universitarios hacia personas con orientación homosexual

To design and corroborate a psychometrical test which measures the different outlooks of university students in Colombia towards people with a homosexual orientation. METHOD: A theoretical review was applied to the study to determine the main factors of the test. Also, a clear-cut chart was designed and with it a Licket reactive scale. Subsequently, the items validation process was executed by a group of expert judges and all the necessary modifications were made in order to have accurate results. The first application was performed on 179 participants; the obtained results were represented throughout a factor and reliability analysis. In order to acquire a confirmatory factorial analysis, a second application was made on a different group of 200 students. RESULTS: After the analysis, it was obtained a scale with 18 items which were distributed among four main factors. These factors expound the 56.2% of the total accumulated variance with a factorial model that shows adequated indexes of the goodness of fit, being alpha Cronbach of, 926. DISCUSSION: It was obtained a valid, reliable and consistent scale that allows the evaluation of university students towards people with a homosexual orientation.
Descritores: Atitude
Minorias Sexuais e de Gênero
-Orientação
Estudantes
Universidades
Análise Fatorial
Indicadores e Reagentes
Limites: Humanos
Responsável: CO666.1


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Zatz, Mayana
Id: lil-597442
Autor: Carvalho, Eduardo Vital; Hukuda, Michele Emy; Favero, Francis Meire; Zatz, Mayana; Berto, Maria Clariane.
Título: Orientação de exercícios domiciliares para pacientes com distrofia muscular / Orientation for domestic exercise for patients with muscular dystrophy
Fonte: Rev. Ter. Man;8(35):33-38, jan.-fev. 2010. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Com a evolução da doença na distrofia muscular (DM), é inevitável o desenvolvimento de contraturas musculares devido ao desequilíbrio de força muscular decorrentes da fraqueza e compensações que, por sua vez,geram dores, interferem no posicionamento e no desempenho do paciente, sendo estas mais acentuadas após o confinamento na cadeira de rodas. O programa de fisioterapia efetivo para esses pacientes inclui um protocolo de alongamentos musculares a serem realizados diariamente, com o objetivo de minimizar os efeitos deletérios causados pela doença. Objetivo: Observar o comportamento dos pacientes orientados a partir de um manual de orientações de alongamentos musculares de forma ativa e de forma passiva em um período de 12 meses. Método: Participaram do estudo 56 pacientes/cuidadores com DM, os quais foram divididos em dois grupos e orientados quanto aos exercícios de alongamentos musculares. Os cuidadores e pacientes foram avaliados a cada dois meses após as orientações iniciais, durante 12 meses. Resultados: Dos pacientes/cuidadores, 26,79% realizaram os alongamentos de forma ativa e 73,21 % de forma passiva. Houve diferença estatisticamente significante na análise longitudinal e transversal para o grupo de alongamentos ativos e passivos para alguns grupos musculares, porém; tendência numérica a acertos em todos os grupos musculares. Conclusão: Os cuidadores e pacientes com distrofia muscular após orientações de alongamentos musculares apresentaram tendência numérica a acertos aos alongamentos propostos em um manual de orientações nos grupos de alongamento ativo e passivo em um período de 12 meses.

Introduction: Muscular dystrophy (MD) is a severe neuromuscular disease of genetic origino It is characterized by progressive muscle deterioration which results in the patient becoming wheelchair-dependent. It is inevitable to develop muscle contractures resulted by the imbalance from muscular force, decurrent from the weakness and compensations, that causes pain, difficult for positioning and impairment for make better performance and these would be accented after the wheelchair dependence. The effectiveness of a physiotherapy program for these patients includes a protocol of muscular stretching to be carried through daily, to minimize the deleterious effect caused by the disease. Objective: The objective was to observe the number of hit items in the orientation program in a period of 12 months made by a two manual orientation of muscular stretching, one for active form stretching ant other for passive form stretching. Method: Fifty six caregivers and patients with DM participated in the study; they were divided in two guided groups, active and passive. The caregivers and patients had been evaluated each two months, during 12 months. Results: From the patients/caregivers, 26.79% of them had performed the active form stretching and 73.21 % the passive formo. We observed that there was statistically significant difference (p
Descritores: Contratura
Cuidadores
Distrofias Musculares
Exercícios de Alongamento Muscular
Orientação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1102299
Autor: Smeha, Luciane Najar; Abaid, Josiane Lieberknecht Wathier; Martins, Juliana Saibt; Weber, Andréia Sorensen; Fontoura, Naiane Machado; Castagna, Letícia.
Título: Cuidando de um filho com diagnóstico de paralisia cerebral: sentimentos e expectativas / Taking care of a child diagnosed with cerebral palsy: feelings and expectations / Cuidar a un niño com diagnóstico de parálisis cerebral: sentimientos y expectativas
Fonte: Psicol. Estud. (Online);22(2):231-242, abr.-jun. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: Este estudo objetivou compreender a experiência da maternidade em mulheres que são mães de um filho com diagnóstico de Paralisia Cerebral. Participaram 26 mães, que responderam a uma entrevista semiestruturada. A Análise Textual Qualitativa da entrevista resultou nas categorias: "o momento do diagnóstico"; "a percepção em relação à maternidade"; "preocupações, dificuldades e desejos" e "expectativas para o futuro". Elas atribuíram a causa da Paralisia Cerebral ao erro médico ou à negligência dos profissionais da saúde durante o pré-parto e o parto, à precariedade de recursos do hospital ou à própria responsabilidade. Entre as preocupações, estão o temor de adoecer e morrer, a falta de capacitação de profissionais da saúde, o receio de que o filho sofra algum tipo de exclusão na escola e a necessidade de promover o máximo de autonomia. Quanto às dificuldades, elas apontaram que o transporte público para locomoção dos seus filhos, as situações em que o filho não é bem aceito ou sofre preconceitos, as críticas recebidas em relação ao cuidado exercido e a falta de respeito por parte das pessoas nas ruas. Quanto às expectativas sobre o futuro, as mães salientaram a aspiração de poder trabalhar, voltar a estudar, investir no cuidado pessoal e dispor de momentos de lazer. O exercício da maternidade requer constante adaptação às necessidades de cuidado do filho com paralisia cerebral, é explícita a importância do apoio familiar e da orientação que as mães recebem dos profissionais da saúde

This study aimed at understanding the maternity experience for women who are mothers of a child diagnosed with cerebral palsy. Twenty-six mothers answered a semi-structured interview. The qualitative textual analysis of the interview resulted in the following categories: "the diagnosis moment"; "the perception of motherhood"; "worries, difficulties and aspirations" and "expectations for the future". The interviewed mothers attributed the cause of Cerebral Palsy to medical error or to the negligence of health professionals during the pre-labor and labor phases, to the precariousness of resources in thehospital, or to their own fault. Among the concerns, the fear of becoming sick and dying, the lack of qualified health professionals, the worry that their child will suffer some kind of exclusion at school, and the need to promote the maximum autonomy possible. As for the difficulties, they mentioned public transportation for their children's locomotion, the situations in which their child is not well accepted or suffers with prejudice, the criticisms towards the way that they care for their children and the lack of respect from some people on the streets. Concerning the future expectations, the mothers revealed that they would like to be able to work, to go back to school, to invest in their personal care, and to be able to have leisure time. The results indicate that motherhood requires constant adaptation to the needs of the child with cerebral palsy and highlight the importance of family support and the advising that mothers receive from health professionals.

Este estudio tuvo como objetivo comprender la experiencia de la maternidad en las mujeres que son madres de un niño diagnosticado con parálisis cerebral. Se recolectaron los datos por intermedio de la aplicación de entrevista semiestructurada y la evaluación de la función motora gruesa. Participaron 26 madres que respondieron a una entrevista semiestructurada. Un análisis textual de la entrevista cualitativa resultó en las categorías: "El momento del diagnóstico"; "La percepción de la maternidad"; "Las preocupaciones, problemas y deseos" y "las expectativas para el futuro". Ellos atribuyeron la causa de la parálisis cerebral a un error o negligencia médica de los profesionales de la salud durante el preparto y el trabajo de parto, la precariedad de los recursos hospitalarios o de poseer responsabilidad. Entre las preocupaciones son el miedo a la enfermedad y la muerte, la falta de formación de los profesionales de la salud, el temor de que el niño sufre algún tipo de exclusión de la escuela y la necesidad de promover la máxima independencia. En cuanto a las dificultades, señalaron que el transporte público para el transporte de sus hijos, las situaciones en las que el niño no es bien aceptado o perjudicado, críticas recibidas en relación con el cuidado ejercido y la falta de respeto por parte de la gente en las calles. Lo que les gustaría hacer y no pueden por falta de tiempo, las madres destacaron la aspiración atrabajar, volver a la escuela, invertir en el cuidado personal y tener tiempo de ocio. Los resultados indican que el ejercicio de la maternidad requiere una adaptación constante a las necesidades de cuidado infantil, y explican la importancia del apoyo familiar y orientación que las madres reciben de los profesionales de la salud.
Descritores: Paralisia Cerebral/psicologia
Cuidado da Criança/psicologia
-Orientação
Causalidade
Poder Familiar/psicologia
Pessoal de Saúde/psicologia
Pessoas com Deficiência/psicologia
Erros Médicos/psicologia
Especialidade de Fisioterapia/métodos
Morte
Diagnóstico
Emoções
Medo/psicologia
Acompanhantes Formais em Exames Físicos/psicologia
Morte Materna/psicologia
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Relações Mãe-Filho/psicologia
Motivação
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1235537
Autor: Santos, Miguel Cesar Aparecido Jeronymo dos.
Título: Proposta de reorientacao e encaminhamento para reabilitacao e recolocacao profissional / ?.
Fonte: Bauru; s.n; 1999. 30 p.
Idioma: pt.
Resumo: Hanseniase ou Mal de Hansen (M.H.) pode tornar seu portador limitado fisicamente, necessitando ser submetido a um processo de reabilitacao com uma equipe multiprofissional. Reabilitacao compreende uma restauracao fisica e mental, visando a reincorporacao do paciente a sociedade, de forma util e produtiva. Para atingir esse objetivo um dos recursos seria a reorientacao, reabilitacao e recolocacao profissional como forma de reintegracao do incapacitado a sociedade, resgatando seus valores, auto-estima e identidade social. Pretende-se a implatacao de atividades de reorientacao, encaminhamento para reabilitacao e recolocacao profissional, com pacientes internados no ILSL, idade entre 14 e 30 anos, em tratamento de incapacidades fisicas de correntes da hanseniase
Descritores: Hanseníase/reabilitação
Orientação
Orientação Vocacional
Responsável: BR191.1 - Biblioteca e Centro de Documentação Luiza Keffer
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Id: biblio-1156180
Autor: Pires, Fernanda Mendes; Ribeiro, Marcelo Afonso; Andrade, Alexsandro Luiz de.
Título: Teoria da Psicologia do Trabalhar: uma perspectiva inclusiva para orientação de carreira / The Psychology of Working Theory: an inclusive perspective for career guidance / Teoría de la Psicología del Trabajo: una perspectiva inclusiva para la orientación profesional
Fonte: Rev. bras. orientac. prof;21(2):203-214, jul.-dez. 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo apresenta e discute a Teoria da Psicologia do Trabalhar (TPT), demonstrando sua relevância para as teorias de carreira e sua pertinência no atual mundo do trabalho e contexto brasileiro. A TPT abarca a experiência de trabalhar de todas as pessoas, inclusive grupos em desvantagem socioeconômica e cultural, enfatizando múltiplos fatores contextuais que afetam o acesso e as experiências de trabalho. O trabalho decente é proposto como central para a teoria e discutem-se os preditores contextuais, mediadores psicológicos e econômicos, bem como os moderadores e os resultados que fundamentam a TPT. Este debate contribui com os desafios contemporâneos, trazendo implicações teóricas, para políticas públicas e para o campo da orientação profissional e de carreira.

This article presents and discusses the PWT (Psychology of Working Theory), highlighting its relevance for the career theories and its pertinence in the current working world and in the Brazilian context. The PWT proposition is to embrace the experience of working of all people, including groups at socioeconomic and cultural disadvantage, emphasizing multiple contextual factors that affect the access and experiences of work. Decent work is proposed as central to the theory, and contextual predictors, psychological and economical mediators are discussed, as well as the moderators and the outcomes that constitute the PWT. This debate contributes to the contemporary challenges, pointing out implications for theory, public policies and career guidance and counseling.

El propósito de este artículo es presentar y discutir la TPT (Teoría de la psicología del trabajo), demostrando su relevancia para las teorías de carrera y para el mundo laboral actual y el contexto brasileño. TPT propone adoptar la experiencia de trabajar para todas las personas, incluidos los grupos en desventaja socioeconómica y cultural, destacando los múltiples factores contextuales que afectan el acceso y las experiencias laborales. Propone el trabajo decente como elemento central de la teoría y discute los predictores contextuales, los mediadores psicológicos y económicos, así como los moderadores y los resultados que subyacen a la TPT. Este debate contribuye a los desafíos contemporáneos, trayendo implicaciones teóricas, para las políticas públicas y para el campo de la orientación profesional y de la carrera.
Descritores: Orientação
Psicologia
Política Pública
Justiça Social
Trabalho
Mentores
Aconselhamento
Vulnerabilidade a Desastres
Autonomia Pessoal
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central



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