Base de dados : LILACS
Pesquisa : F01.100.125 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 800 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 80 ir para página                         

  1 / 800 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1011504
Autor: Upadhyaya, Mihir; Sher, Leo.
Título: Prevention of suicide in older adults
Fonte: Braz. J. Psychiatry (São Paulo, 1999, Impr.);41(4):365-366, July-Aug. 2019.
Idioma: en.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Suicídio/prevenção & controle
-Suicídio/psicologia
Suicídio/estatística & dados numéricos
Estados Unidos
Atitude Frente a Morte
Limites: Humanos
Idoso
Tipo de Publ: Carta
Responsável: BR1.1 - BIREME


  2 / 800 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Id: biblio-974613
Autor: Anunciação, Patrícia Sampaio da; Lamy, Zeni Carvalho; Pereira, Marina Uchoa Lopes; Madeira, Hellyne Giselle Reis; Loyola, Cristina Douat; Gonçalves, Laura Lamas Martins; Lamy-Filho, Fernando.
Título: "Revés de um parto": relatos de mulheres que perderam o filho no período neonatal / "A tragedy after giving birth": stories of women who have lost newborn children / "El revés de un parto": relatos de mujeres que perdieron a un hijo durante el período neonatal
Fonte: Cad. Saúde Pública (Online);34(12):e00190517, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender como as mães interpretam e explicam a morte de seus filhos no período neonatal. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com 15 mulheres residentes no Município de São Luís, Maranhão, Brasil, cujos recém-nascidos morreram no período de julho de 2012 a julho de 2014. A coleta de dados foi realizada entre 1º de abril e 29 de agosto de 2014. As entrevistas incluíram perguntas acerca do trabalho de parto, parto, nascimento e puerpério. Foi realizada análise de conteúdo na modalidade temática. A partir da fala das entrevistadas, foram evidenciadas fragilidades na rede de assistência. Para muitas, o atendimento recebido esteve relacionado a eventos que levaram à morte dos filhos. Foram identificados como núcleos de sentido a demora no atendimento e a negligência na maternidade, que evidenciaram um contexto de violência obstétrica sofrida pelas mulheres. Fica evidente a importância de criação de estratégias para promover e assegurar o cuidado humanizado no atendimento ao parto e nascimento. Deve-se buscar o fortalecimento de políticas públicas integralizadas que contemplem as demandas de atenção à saúde da mulher e da criança.

Abstract: The aim of this study was to learn how mothers interpret and explain the death of a newborn child. The study used a qualitative approach. We conducted semi-structured interviews with 15 women in São Luís, Maranhão State, Brazil, whose newborn infants died between July 2012 and July 2014. Data were collected from April 1st to August 29th, 2014. The interviews included questions on labor, delivery, birth, and postpartum. Thematic content analysis was performed. The mothers' testimony evidenced weaknesses in the network of care. Many of the mothers linked the care they received to events leading to their infants' death. Core meanings identified by the analysis included slow and negligent care in the maternity hospital, revealing a context of obstetric violence against the women. There is an evident need to create strategies to promote humane care during labor and childbirth, strengthening comprehensive and integrated public policies to meet the demands for care for pregnant women and their infants.

Resumen: El objetivo de este estudio fue comprender cómo interpretan y explican las madres la muerte de sus hijos durante el período neonatal. Se trata de una investigación con enfoque cualitativo. Se utilizaron entrevistas semiestructuradas con 15 mujeres residentes en el municipio de São Luis, Maranhão, Brasil, cuyos recién nacidos murieron durante el período de julio de 2012 a julio de 2014. La recogida de datos se realizó entre el 1 de abril y el 29 de agosto de 2014. Las entrevistas incluyeron preguntas sobre el trabajo de parto, parto, nacimiento y puerperio. Se realizó un análisis de contenido en la modalidad temática. A partir de las intervenciones de las entrevistadas, se evidenciaron fragilidades en la red de asistencia. Para muchas, la atención recibida estuvo relacionada con eventos que llevaron a la muerte de sus hijos. Se identificaron como núcleos de sentido la tardanza en la atención y la negligencia en la maternidad, que evidenciaron un contexto de violencia obstétrica sufrida por las mujeres. Es evidente la importancia de crear estrategias para promover y asegurar el cuidado humanizado en la atención al parto y nacimiento. Se debe buscar el fortalecimiento de políticas públicas integradas que contemplen las demandas de atención a la salud de la mujer y del niño.
Descritores: Morte Perinatal
Mães/psicologia
-Fatores Socioeconômicos
Brasil
Trabalho de Parto
Atitude do Pessoal de Saúde
Atitude Frente a Morte
Entrevistas como Assunto
Causas de Morte
Pesquisa Qualitativa
Maternidades
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Recém-Nascido
Lactente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


  3 / 800 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Id: biblio-974587
Autor: Aredes, Janaína de Souza; Firmo, Josélia Oliveira Araújo; Giacomin, Karla Cristina.
Título: A morte que salva vidas: complexidades do cuidado médico ao paciente com suspeita de morte encefálica / Deaths that save lives: the complexities of medical care for patients with suspected brain death / La muerte que salva vidas: complejidades del cuidado médico a pacientes con sospecha de muerte encefálica
Fonte: Cad. Saúde Pública (Online);34(11):e00061718, 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo: O objetivo do presente trabalho é compreender como os médicos do maior pronto-atendimento de uma metrópole brasileira orientam o cuidado aos pacientes graves com suspeita de morte encefálica e potenciais doadores de órgãos. Trata-se de uma etnografia, desenvolvida em um hospital de pronto-socorro, referência em trauma na América Latina, situado no hipercentro da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. A instituição, de modo pioneiro no Brasil, conta com um setor específico para onde são encaminhados os pacientes com suspeita de morte encefálica. O trabalho de campo foi realizado durante nove meses, baseado em observações empíricas e entrevistas junto a 43 médicos plantonistas - 25 homens e 18 mulheres, entre 28 e 69 anos. A análise dos dados foi orientada pelo modelo de "signos, significados e ações". À etnografia, emergiu o processo de cuidado médico ao paciente em suspeita de morte encefálica que contempla: terapia intensiva; realização do protocolo e comunicação do fato à família do paciente. Nesse último caso, a interlocução perpassa as controvérsias no conceito de morte encefálica, o contexto sociocultural e o contexto do pronto-atendimento. Ficou claro que esse processo de cuidado médico ultrapassa questões meramente normativas e adentra uma complexidade de elementos, sobretudo o papel do profissional como mediador de uma miríade de elementos e tensões imbricados. Entre a constatação e a comunicação da morte encefálica emergem percepções ambivalentes dos médicos e dos familiares. O estudo evidenciou que a tênue definição do que seja a vida e a morte tangencia toda a atuação médica, tendo implicações diretas no cuidado ao paciente/potencial doador e aos familiares.

Abstract: The objective of this study was to understand how physicians at the largest emergency department in a large Brazilian city orient care for critical patients with suspected brain death and who are potential organ donors. This ethnographic study was conducted in an emergency care hospital, a reference in traumatology in Latin America, located in downtown Belo Horizonte, Minas Gerais State. The institution took pioneering steps in Brazil with a specific sector where patients with suspected brain death are referred. The fieldwork was performed over the course of nine months, based on targeted observations and interviews with 43 on-duty staff physicians (25 men and 18 women), from 28 and 69 years of age. Data analysis followed the "signs, meanings, and actions" model. The ethnography revealed the process of medical care for patients with suspected brain death, including: intensive care, adherence to protocol, and communicating the patient's status to the family. In the latter case, the dialogue reveals the controversies in the concept of brain death, the sociocultural context, and the emergency care context. It became clear that this process of medical care extrapolates merely normative issues, entering into a complex web of elements, especially the professional's role as mediator of a myriad of interwoven elements and tensions. Between confirmation of the brain death and communicating the situation to the family, ambivalent perceptions emerge, both for the physicians and the family members. The study evidenced how the tenuous definition of what constitutes life and death touches on all of the medical act, with direct implications on care for patients/potential donors and their families.

Resumen: El objetivo de este trabajo es comprender cómo los médicos del mayor servicio de urgencias de una metrópoli brasileña orientan en el cuidado a pacientes graves, con sospecha de muerte encefálica, y potenciales donadores de órganos. Se trata de un trabajo etnográfico, desarrollado en un hospital con servicio de urgencias, referente en casos de trauma en Latinoamérica, situado en la zona metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. La institución, de modo pionero en Brasil, cuenta con un sector específico, donde se dirigen los pacientes con sospecha de muerte encefálica. El trabajo de campo se realizó durante nueve meses, basado en observaciones empíricas y entrevistas, junto a 43 médicos de guardia - 25 hombres y 18 mujeres-, entre 28 y 69 años. El análisis de los datos se orientó por el modelo de "signos, significados y acciones". Con la etnografía, emergió el proceso de cuidado médico al paciente con sospecha de muerte encefálica que contempla: terapia intensiva, realización del protocolo y comunicación del hecho a la familia del paciente. En ese último caso, la interlocución revela las controversias en el concepto de muerte encefálica, contexto sociocultural y contexto del servicio de urgencias. Quedó claro que este proceso de cuidado médico ultrapasa cuestiones meramente normativas y se adentra en una complejidad de elementos, sobre todo respecto al papel del profesional como mediador de una miríada de elementos y tensiones imbricados. Entre la constatación y la comunicación de la muerte encefálica emergen percepciones ambivalentes de médicos y familiares. El estudio evidenció que la tenue definición de lo que es vida y muerte es tangencial a toda la actuación médica, teniendo implicaciones directas en el cuidado al paciente/potencial donador y para los familiares.
Descritores: Relações Profissional-Família/ética
Doadores de Tecidos
Morte Encefálica/diagnóstico
-População Urbana
Brasil
Atitude Frente a Morte
Antropologia Médica
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 800 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Sousa, Fátima Aparecida Emm Faleiros
Texto completo
Id: biblio-1095530
Autor: Siqueira, Hilze Benigno de Oliveira Moura; Gomez, Rodrigo Ramon Falconi; Saltareli, Simone; Silva, Claudio Luiz da Silva; Santos, Manoel Antônio dos; Sousa, Fátima Aparecida Emm Faleiros.
Título: Domínios ético e espiritual da Dor do existir no contexto familiar de crianças com câncer: uma revisão integrativa / Ethical and spiritual domains of pain of existing in the family context of children with cancer: an integrative review / Domínios ético e espiritual da Dor do existir no contexto familiar de crianças com câncer: uma revisão integrativa Ethical and spirituDominios éticos y espirituales del dolor existente en el contexto familiar de niños con cáncer: una revisión integradora
Fonte: Nursing (Säo Paulo);23(260):3516-3522, jan.2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivou-se investigar as dimensões da dor da morte em famílias de crianças com câncer. Utilizou-se o método da revisão integrativa a partir da consulta, limitada ao período de 2005 a 2019, nas bases de dados LILACS, MEDLINE, PSYCINFO, SocINDEX, Academic Search Premier e CINAHL com os DeCS ou MeSH: "morte"/"atitude frente à morte", "neoplasia"/"câncer, "criança" e "família". Foram selecionados 06 artigos na íntegra não replicados, os quais correspondiam à questão pesquisada. De acordo com leitura e análise dos artigos foram encontradas as seguintes dimensões associadas à dor frente à morte/luto por câncer infantil: éticas e espirituais. Os estudos revisados evidenciaram que, a dor \da morte pode levar a refletirmos sobre a qualidade do adoecer e morrer com câncer na família, bem como, ensinar-nos caminhos metafísicos como recursos para suportarmos a dor da perda e seguirmos em frente. Portanto, esta revisão abre espaço para as necessidades destas dimensões serem mais exploradas, principalmente em comunicação do diagnóstico terminal; o espaço de espiritualidade nos locais de saúde e qualificação do manejo da dor de morte no luto, pois, tais conhecimentos poderiam ser ferramenta para facilitar o manejo da dor frente a perda de um ente querido pelo câncer infantil.(AU)

This study aimed to investigate the dimensions of pain of death in families of children with cancer. The integrative review method from the consultation, limited to the period from 2005 to 2019, was used in the LILACS, MEDLINE, PSYCINFO, SocINDEX, Academic Search Premier and CINAHL databases with DeCS or MeSH: "death" / "attitude death "," neoplasia"/" cancer, "child" and "family". We selected 06 unreplicated full articles, which corresponded to the researched question. According to reading and analysis of the articles, the following dimensions associated with pain in the face of death / grief for childhood cancer were found ethical and spiritual. The reviewed studies have shown that the pain of death can lead us to reflect on the quality of falling ill and dying with cancer in the family, as well as to teach us metaphysical ways as resources to support the pain of loss and move on. Therefore, this review makes room for the needs of these dimensions to be further explored, especially in terminal diagnosis communication; the space of spirituality in health care and the qualification of the management of pain of death in mourning, as such knowledge could be a tool to facilitate the management of pain in the face of the loss of a loved one by childhood cancer.(AU)

Este estudio tuvo como objetivo investigar las dimensiones del dolor de la muerte en familias de niños con cáncer. El método de revisión integral de la consulta, limitado al período de 2005 a 2019, se utilizó en las bases de datos LILACS, MEDLINE, PSYCINFO, SocINDEX, Academic Search Premier y CINAHL con DeCS o MeSH: actitud de "muerte"/ " muerte "," neoplasia"/" cáncer "," niño "y" familia ". Seleccionamos 06 artículos completos no replicados, que correspondían a la pregunta investigada. De acuerdo con la lectura y el análisis de los artículos, se encontraron las siguientes dimensiones asociadas con el dolor frente a la muerte/ dolor por cáncer infantil: ético y espiritual. Los estudios revisados han demostrado que el dolor de la muerte puede llevarnos a reflexionar sobre la calidad de enfermar y morir de cáncer en la familia, así como a enseñarnos formas metafísicas como recursos para soportar el dolor de la pérdida y seguir adelante. Por lo tanto, esta revisión deja espacio para explorar más a fondo las necesidades de estas dimensiones, especialmente en la comunicación de diagnóstico terminal; El espacio de la espiritualidad en el cuidado de la salud y la calificación del manejo del dolor de la muerte en el duelo, como tal conocimiento podría ser una herramienta para facilitar el manejo del dolor frente a la pérdida de un ser querido por cáncer infantil.(AU)
Descritores: Luto
Atitude Frente a Morte
Espiritualidade
Ética
Manejo da Dor
Neoplasias/mortalidade
-Saúde da Família
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


  5 / 800 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Costa Rica
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1039761
Autor: Ventura, Greicy; Silva, Bianca; Vieira Heinzen, Karla; Reis Bellaguarda, Maria Lígia dos; Pedroso Canever, Bruna; Prevê Pereira, Valdete.
Título: Enfrentamento de enfermeiras frente à morte no processo de cuidar em emergencia / Enfrentamiento de enfermeros a la muerte en el proceso de cuidado en la sala de emergencia / Confrontation of nurses to death in the process of care in the emergency room
Fonte: Enferm. actual Costa Rica (Online) = Rev. electron. enferm. actual Costa Rica;(37):142-154, Jul.-Dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo 23. O processo de trabalho de enfermeiras e enfermeiros nas emergências é gerador de estresse e traz à tona fragilidades do profissional no tocante a sentimentos referentes ao sofrimento e vivência cotidiana com a morte. Isto, em decorrência da interação e o envolvimento necessário à assistência e nas tomadas de decisão em acordo a gravidade do paciente e família. Assim, este estudo objetiva conhecer o enfrentamento da enfermeira no cuidado diante do processo de morte, em emergência. Pesquisa documental, realizada com oito enfermeiras numa emergência de um hospital privado de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, entre maio e junho de 2015. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo de Bardin e da relação interpessoal de Travelbee. Emergiram duas categorias: A morte vivida por enfermeiras em emergência, O Humano e o técnico no enfrentamento da morte em emergência. Conclui-se que o enfermeiro ao lidar com a morte em meio ao cuidado de restauração da vida mostra-se limitado e necessita de amparo emocional e racional para o cuidado a essa clientela nesse ambiente específico.

Resumen 27. El proceso de trabajo de enfermeras y enfermeros en las emergencias es generador de estrés y trae a la superficie fragilidades del profesional en cuanto a sentimientos referentes al sufrimiento y vivencia cotidiana con la muerte. Esto, como consecuencia de la interacción y la implicación necesaria para la asistencia y las tomas de decisión en concordancia con la gravedad del paciente y la familia. Por lo tanto, este estudio objetiva conocer el enfrentamiento de la enfermera en el cuidado ante el proceso de muerte, en emergencia. Investigación documental, realizada con ocho enfermeras en una emergencia de un hospital privado de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, entre mayo y junio de 2015. Los datos fueron analizados a la luz del análisis de contenido de Bardin y de la relación interpersonal de Travelbee. Emergieron dos categorías: La muerte vivida por enfermeros en emergencia, el Humano y el técnico en el enfrentamiento de la muerte en emergencia. Se concluye que el enfermero al lidiar con la muerte en medio del cuidado de restauración de la vida se muestra limitado y necesita de amparo emocional y racional para el cuidado a esa clientela en ese ambiente específico.

Abstract 31. The work process of nurses in emergencies is a source of stress and brings to the surface the weaknesses of the professional in terms of feelings related to suffering and daily experience with death. This, as a consequence of the interaction and the necessary implication for assistance and decision making by the severity of the patient and the family. Therefore, this study aims to know the confrontation of the nurse in the care before the death process, in an emergency. Documentary research, conducted with eight nurses in an emergency at a private hospital in Florianópolis, Santa Catarina, Brazil, between May and June 2015. The data were analyzed in light of Bardin's content analysis and Travelbee's interpersonal relationship. Two categories emerged: The death experienced by nurses in an emergency, the Human and the technician in the confrontation of death in an emergency. It is concluded that the nurse in dealing with death in the middle of the restoration care of life is limited and needs emotional and rational protection for the care of that clientele in that specific environment.
Descritores: Brasil
Atitude Frente a Morte
Saúde Mental
Enfermagem em Emergência
Morte
Serviço Hospitalar de Emergência
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CR1.1 - BINASSS - Biblioteca Nacional de Salud y Seguridad Social


  6 / 800 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-963095
Autor: Dadfar, Mahboubeh; Lester, David.
Título: The Farsi translation, reliability and validity of the Death Concern Scale / Tradução, confiabilidade e validade da Death Concern Death para a língua persa
Fonte: Trends psychiatry psychother. (Impr.);40(2):114-125, Apr.-June 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction: Death concern is a conscious contemplation of the reality of death combined with a negative evaluation of that reality. The Death Concern Scale (DCS) is related to thinking, and death fear or anxiety about death. The aim of the present study was to develop a Farsi version of the DCS and to explore its psychometric properties in a sample of Iranian nurses. Methods: A cross-sectional study was conducted to investigate the reliability, validity, and factorial structure of the Farsi version of the DCS in a convenience sample of 106 Iranian nurses in two hospitals in Tehran, Iran. The nurses completed the DCS, the Collett-Lester Fear of Death Scale (CLFDS), the Death Anxiety Scale (DAS), the Reasons for Death Fear Scale (RDFS), the Death Depression Scale (DDS), and the Death Obsession Scale (DOS). Results: For the DCS, Cronbach's α was 0.77, the Spearman-Brown coefficient 0.63, the Guttman split-half coefficient 0.62, and two-week test-retest reliability 0.77. The DCS correlated at 0.51 with the CLFDS, 0.52 with the DAS, 0.34 with the RDFS, 0.40 with the DDS, and 0.48 with the DOS, indicating good construct and criterion-related validity. The results of an exploratory factor analysis for the DCS identified seven factors, accounting for 64.30% of the variance and indicating considerable heterogeneity in the content of the items. Conclusions: The Farsi version of the DCS has good validity and reliability, and it can be used in clinical, educational, and research settings to assess death concerns in the Iranian society.

Resumo Introdução: A preocupação com a morte é uma contemplação consciente da realidade da morte combinada com uma avaliação negativa dessa realidade. A Death Concern Scale (DCS) aborda o pensamento, o medo da morte ou a ansiedade em relação à morte. O objetivo deste estudo foi desenvolver uma versão da DCS na língua persa e explorar suas propriedades psicométricas em uma amostra de enfermeiros iranianos. Métodos: Um estudo transversal foi conduzido para investigar a confiabilidade, validade e estrutura fatorial da versão persa da DCS em uma amostra de conveniência de 106 enfermeiros iranianos em dois hospitais de Teerã, no Irã. Os enfermeiros completaram os seguintes instrumentos: DCS, Collett-Lester Fear of Death Scale (CLFDS), Death Anxiety Scale (DAS), Reasons for Death Fear Scale (RDFS), Death Depression Scale (DDS) e Death Obsession Scale (DOS). Resultados: Para a DCS, o α de Cronbach foi 0,77, o coeficiente de Spearman-Brown 0,63, o coeficiente split-half de Guttman 0,62 e a confiabilidade teste-reteste de duas semanas 0,77. A DCS apresentou correlação de 0,51 com CLFDS, 0,52 com DAS, 0,34 com RDFS, 0,40 com DDS e 0,48 com a DOS, indicando a qualidade do construto e a validade dos critérios relacionados. Os resultados de uma análise fatorial exploratória para a DCS identificaram sete fatores, respondendo por 64,30% da variância e indicando uma heterogeneidade considerável no conteúdo dos itens. Conclusões: A versão persa da DCS tem boa validade e confiabilidade e pode ser usada em contextos clínicos, educacionais e de pesquisa para avaliar preocupação com a morte na sociedade iraniana.
Descritores: Testes Psicológicos
Atitude Frente a Morte
-Ansiedade/diagnóstico
Ansiedade/etiologia
Pensamento
Tradução
Atitude do Pessoal de Saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Reprodutibilidade dos Testes
Análise Fatorial
Medo
Pessoa de Meia-Idade
Enfermeiras e Enfermeiros/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 800 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1087526
Autor: Paula, Glaudston Silva de.
Título: A morte e o morrer e suas representações sociais para ateus e fiéis de diferentes religiões / Death and dying and their social representations for atheists and believers of different religions.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2019. 350 p. ilus..
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Para estudar as representações sociais da morte e do morrer para os grupos religiosos e pessoas ateias, adotou-se como objetivos identificar os conteúdos constituintes das representações sociais da morte e morrer entre pessoas de diferentes grupos religiosos e pessoas ateias; descrever os conteúdos e a organização interna das representações sociais da morte e morrer das pessoas de grupos religiosos e ateias; identificar os elementos centrais das representações sociais através do uso de multimétodos de aferição da centralidade; identificar o nível de religiosidade dos participantes através da aplicação da Escala de Religiosidade de Duke e discutir as representações sociais da morte e o morrer dos diferentes grupos religiosos e de pessoas ateias. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem quanti-qualitativa, sob a ótica da teoria das representações sociais, realizado entre 2016 e 2019 em templos religiosos católico, espírita, umbandista, candomblecista, protestante e em uma universidade para os sujeitos ateus. Na primeira etapa participaram 900 sujeitos, sendo 150 para cada grupo social estudado, que responderam à caracterização, à coleta de evocações livres para os termos indutores morte e morrer e à escala de religiosidade de DUKE e 27 à entrevista. No segundo momento foram realizados os testes mise-em-cause, choix-par-bloc e esquemas cognitivos de base. Nessa etapa participaram 60 sujeitos de cada grupo social, com a exceção dos esquemas cognitivos de base que foram 10. Para a caracterização e a escala optou-se a análise através da estatística simples, para a evocação a prototípica e a similitude por co-ocorrência, para a entrevista a lexical. Os resultados da abordagem demonstram que o núcleo central da morte para os espíritas é vida, para os católicos, vida, céu e salvação, para os umbandistas, doença, dor e medo, para os protestantes, salvação e vida e para os ateus, família e saudade. Com relação a morrer, vida e solidão para os espíritas, vida para os católicos, tristeza, medo e passagem para umbandistas, final, vida e doença para candomblecistas, morte, pecado e separação para protestantes e doença para ateus. Na análise processual, os resultados se dividem em dois eixos, o primeiro versa sobre os aspectos conceituais e afetivos do processo de morte e de morrer e o segundo sobre mecanismos que o individuo dispõe para enfrentar os eventos que envolvem a morte e o pós-morte. Ao final do estudo pode constatar-se que morte e morrer possuem representações distintas para os grupos sociais estudados. O morrer é o processo que leva a criatura a morte, enquanto a morte é o fenômeno do cessar da vida. A morte está na essência do processo de morrer, impregnando-o e dando-lhe sentido. Deste modo, entendendo como esses grupos sociais estruturam seu pensamento em torno da morte e do morrer que se pode pensar em um cuidado integral de saúde, sobretudo de enfermagem.

The representation between the Death and to die for the atheists and believers of different religions. To study the social representations of death and dying for religious groups and atheists, the objective was to identify the constituent contents of the social representations of death and dying among people of different religious groups and atheists. To describe the contents and internal organization of these social representations of these same groups; to identify the central elements of social representations using centrality measurement methods; to identify participants' religiosity level by applying the Duke's Scale and discuss the social representations of the death and dying of different religious groups and atheistic people. This is a descriptive and exploratory study with a quantitative and qualitative approach, with the perspective of the theory of social representations, held between 2016 and 2019 in religious temples as a Catholic, Spiritism temple, Umbanda and Candomblé temples (Brazilian religions of African origin), Protestant and a university for atheists. In the first stage, 900 people participated, being 150 for each social group studied, that responded to the characterization, for to collect to free evocations for the death and dying inducing terms to death and dying and the religiosity scale of DUKE and 27 to the interview. In the second moment tests were performed, applying mise-in-cause, choix-par-bloc and basic cognitive schemes methodology. In this phase, 60 subjects from each social group participated, but for the basic cognitive that only 10 participated. For the characterization and the scale it was chosen the analysis through the simple statistics, for the prototype evocation and similarity for co-occurrence, the lexical interview. The results of the approach demonstrate that the central core of death for to the Spiritists is the life, for the Catholics, life, heaven and salvation, for the Umbanda followers, disease, pain and fear, for the Protestants, the salvation and the life, and for the Atheists, family and the longing. Concerning dying, life and loneliness for the spiritists, life for Catholics, sadness, fear and passage for the Umbanda followers, the end, life and illness for Candomble followers, death, sin and separation for Protestants and sickness for atheists. In procedural analysis, the results are divided into two axes: the first one deals with the conceptual and affective aspects of the process of death and dying, the second, about mechanisms, that the individual has to face the events involving death and the afterlife. At the end of the study, it can be seen that death and dying have different representations for the social groups studied. Dying is the process that leads the creature to death, while death is the phenomenon of the cessation of life. Death is at the heart of the process of dying, pervading it and giving it meaning. Thus, understanding how these social groups structure their thinking around death and dying, that one can think of integral health care, especially nursing.

Pour étudier les represéntations sociales du mort e de mourir par les groupes religieux e personnes athées, on a adopté comme des objetifs identifier les contenus constituants des represéntations sociales Du mort et de mourir entre personnes de differéntes groupes religieux et personnes athées; décrire les contenus et l'organization interne des representations sociales Du mort et de mourir des personnes des groupes religieux et des athées; identifier les éléments centraux des represéntations sociales à travers l'usage des multiples méthodes de mesure de la centralité; identifier le niveau de religiosité des participants à travers l'application de l'échelle de religiosité de Duke et discuter des représentations sociales de la mort et de mourir des différents groupes religieux et personnes athées. Il s'agit d'une étude descriptive et exploratoire avec une approche quantitative et qualitative, du point de vue de la théorie des représentations sociales, menée entre 2016 et 2019 dans des temples religieux catholiques, spirites, umbandistes, candomblécistes, protestants et dans une université pour les athées. Dans la première étape, 900 sujets ont participé, 150 pour chaque groupe social étudié, qui ont répondu à la caractérisation, à la collecte d'association libre par les termes inducteurs mort et mourir et à l'échelle de religiosité de DUKE et 27 pour l'entretien. Au deuxième temps, la mise en cause, les tests de choix par bloc et les schémas cognitifs de base ont été réalisés. À ce stade, 60 sujets de chaque groupe social ont participé, à l'exception des schémas cognitifs de base qui étaient 10. Pour la caractérisation et l'échelle, nous avons opté pour l'analyse à l'aide de statistiques simples, pour l'évocation l'analyse prototypique et la similitude par cooccurrence, pour l'entrevue l'analyse lexical. Les résultats de cette approche démontrent que le noyau central de la mort pour les spirites est la vie, pour les catholiques, la vie, le ciel et le salut, pour les umbandistes est la maladie, la douleur et la peur, pour les protestants, le salut et la vie, et pour les athées, la famille. et manquer quelqu'un. En ce qui concerne le mourir, la vie et la solitude pour les spirites, la vie pour les catholiques; la tristesse, la peur et le passage pour les umbandistes; la fin, la vie et la maladie pour les candomblécistes; la mort, le péché et la séparation pour les protestants et la maladie pour les athées. Dans l'analyse procédurale, les résultats sont divisés en deux axes, le premier concerne les aspects conceptuels et affectifs du processus de la mort et de mourir, et le second concerne les mécanismes permettant à l'individu de faire face aux événements impliquant la mort et l'au-delà. À la fin de l'étude, on peut voir que la mort et de mourir ont des représentations différentes pour les groupes sociaux étudiés. La mort est le processus qui mène la créature à la mort, tandis que mourir est le phénomène de la cessation de la vie. La mort est au cÅ“ur du processus de mourir, elle le pénètre et lui donne un sens. Ainsi, pour comprendre comment ces groupes sociaux structurent leur réflexion sur la mort et mourir on peut penser à des soins de santé complets, surtout aux soins infirmiers.
Descritores: Religião
Atitude Frente a Morte
Morte
-Pesquisa Metodológica em Enfermagem
Tabelas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1; 614.253.5, P324, TE781


  8 / 800 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Leite, Josete Luzia
Texto completo
Id: biblio-960809
Autor: Prado, Roberta Teixeira; Leite, Josete Luzia; Castro, Edna Aparecida Barbosa de; Silva, Laura Johanson da; Silva, Ítalo Rodolfo.
Título: Desvelando os cuidados aos pacientes em processo de morte/morrer e às suas famílias / Desvelando los cuidados a los pacientes en proceso de muerte/morir y sus familias / Uncovering care for patients in the death/dying process and their families
Fonte: Rev. gaúch. enferm;39:e20170111, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Compreender, na perspectiva da complexidade, as condições que influenciam as interações dos profissionais de saúde diante da morte e do morrer de pacientes adultos hospitalizados e às suas famílias. MÉTODO Adotou-se como referenciais teórico e metodológico, respectivamente, o Pensamento Complexo e a Grounded Theory. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas, entre maio de 2015 e janeiro de 2016, com três grupos amostrais: enfermeiros, técnicos de enfermagem e membros da equipe multidisciplinar. A análise dos dados seguiu as etapas de codificação aberta, axial e seletiva. RESULTADOS A categoria "Desvelando os cuidados aos pacientes em processo de morte/morrer e às suas famílias" e suas respectivas subcategorias apresentam as complexas inter-retro-ações dos profissionais da saúde diante da morte e do morrer de pacientes. CONCLUSÃO As condições causais destacam as múltiplas conexões estabelecidas para o cuidado no processo dialógico da morte/morrer e revelam a complexidade do cuidado ao corpo sem vida.

Resumen OBJETIVO Comprender, en términos de complejidad, las condiciones que influyen en las interacciones de los profesionales de la salud frente a la muerte y el morir de los pacientes adultos hospitalizados y sus familias. MÉTODO Se utilizaron como referencias teoría y metodología, respectivamente, el pensamiento complejo y la teoría fundamentada. Se recolectaron los datos a través de entrevistas semiestructuradas entre mayo de 2015 y enero de 2016, con tres grupos de la muestra: enfermeras, técnicos de enfermería y miembros del equipo multidisciplinario. El análisis de los datos siguió la codificación abierta, axial y selectiva. RESULTADOS La categoría "Revelación atención al paciente en el proceso de la muerte/del morir y sus familias" y sus subcategorías tienen complejas interrelaciones y retro-acciones de los profesionales de la salud ante la muerte y el morir de los pacientes. CONCLUSIÓN Las condiciones causales ponen de relieve las múltiples conexiones establecidas para el cuidado en el proceso de diálogo de la muerte/del morir y manifiestan la complejidad de la atención de un cuerpo sin vida.

Abstract OBJECTIVE To understand, in terms of complexity, the conditions that influence the interactions of health professionals in the face of death and dying of hospitalized adult patients and their families. METHOD Theoretical and methodological references have been adopted, respectively, were the Complex Thought and Grounded Theory. The data were collected through semi-structured interviews between May 2015 and January 2016, with three sample groups: nurses, nursing technicians and members of the multidisciplinary team. The data analysis followed the steps of open, axial and selective coding. RESULTS The category "Uncovering the care of patients in the process of death/dying and their families" and their respective subcategories present the complex interrelation of health professionals in the face of death and dying of patients. CONCLUSION Causal conditions highlight the multiple connections established for care in the dialogic process of death/dying and reveal the complexity of lifeless care.
Descritores: Relações Profissional-Família
Assistência Terminal/psicologia
Atitude do Pessoal de Saúde
Atitude Frente a Morte
-Equipe de Assistência ao Paciente
Brasil
Entrevistas como Assunto
Causalidade
Amostragem
Pesquisa Qualitativa
Hospitais Gerais
Hospitais Públicos
Práticas Mortuárias
Assistentes de Enfermagem/psicologia
Cuidados de Enfermagem
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital/psicologia
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  9 / 800 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-960710
Autor: Schiavon, Aline Blaas; Muniz, Rosani Manfrin; Azevedo, Norlai Alves de; Cardoso, Daniela Habekost; Matos, Michele Rodrigues; Arrieira, Isabel Cristina Oliveira.
Título: Profissional da saúde frente a situação de ter um familiar em cuidados paliativos por câncer / Profesional de la salud ante la situación de tener un familiar en cuidados paliativos por cancer / Health workers coping with having a relative in palliative care for cancer
Fonte: Rev. gaúch. enferm;37(1):e55080, 2016.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo conhecer a vivência do profissional de saúde na situação de ter um familiar em cuidados paliativos por câncer. Metodologia Qualitativa, desenvolvido com quatro familiares de pacientes oncológicos em cuidados paliativos, por meio de entrevistas semiestruturadas, no período de novembro a dezembro de 2014, no domicílio dos participantes. Para a análise dos dados foi utilizada a proposta operativa de Minayo. Resultados surgiram duas temáticas, Profissional da saúde e ser familiar frente ao diagnóstico de câncer e Profissional da saúde e Ser familiar no confronto com a proximidade com a morte. Conclusões Ser familiar na condição de profissional de saúde demandou maior comprometimento no cuidado, tornando-os angustiados por terem que lidar com seus sentimentos de ver seu familiar em sofrimento pela doença e terminalidade, ao mesmo tempo em que seus conhecimentos profissionais contribuíram na tomada de decisões durante este processo.

RESUMEN Objetivo conocer la vivencia del profesional de la salud en la situación de tener un familiar en cuidados paliativos por cancer. Metodología cualitativa, desarrollada con cuatro familiares de pacientes oncológicos en cuidados paliativos, por medio de entrevistas semiestructuradas, en el periodo de noviembre a diciembre de 2014. Para el análisis de los datos fue utilizada la propuesta operactiva de Minayo. Resultados surgieron dos temáticas, Profesional de la salud y ser familiar ante el diagnóstico del cáncer y Profesional de la salud y ser familiar en la confrontación con la proximidad de la muerte. Conclusiones ser familiar en la condición de profesional de salud demandó mejor comprensión en el cuidado, poniéndolos angustiados por tener que tratar con sus sentimientos al ver su familia en sufrimiento por la enfermedad o terminalidad, al mismo tiempo que sus conocimientos profesionales contribuyeron en la tomada de decisiones durante este proceso.

ABSTRACT Objective To know the experience of health workers who are coping with having a relative in palliative care for cancer. Methodology A qualitative study conducted with four family members of cancer patients in palliative care. Data were collected by means of semi-structured interviews from November to December, 2014, at the home of the participants. The data were analysed using the operative proposal of Minayo. Results Two themes emerged, Health worker and family member coping with a cancer diagnosis and Health worker and family member coping with the proximity of death. Conclusions Being a family member and a health professional at the same time demanded greater involvement in care and caused distress since these workers witnessed the suffering of a family member with a terminal disease. However, their professional knowledge supported decision-making during the care process.
Descritores: Cuidados Paliativos/psicologia
Adaptação Psicológica
Pessoal de Saúde/psicologia
Relações Familiares
Neoplasias/psicologia
-Estresse Psicológico
Atitude Frente a Morte
Família
Tomada de Decisões
Odontólogos/psicologia
Conforto do Paciente
Pessoa de Meia-Idade
Enfermeiras e Enfermeiros/psicologia
Assistentes de Enfermagem/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 800 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-960845
Autor: Magalhães, Aline Lima Pestana; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Sousa, Francisca Georgina Macêdo de; Lanzoni, Gabriela Marcellino de Melo; Silva, Elza Lima da; Mello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de.
Título: Significados do cuidado de enfermagem ao paciente em morte encefálica potencial doador / Significados de cuidado de la enfermería al paciente en muerte encefálica potencial dolor / Meaning of nursing care to brain dead potential organ donors
Fonte: Rev. gaúch. enferm;39:e20170274, 2018. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Compreender os significados do cuidado ao paciente em morte encefálica potencial doador para enfermeiros, e construir um modelo teórico. MÉTODO Estudo qualitativo sustentado na Teoria Fundamentada nos Dados, realizado em dezembro/2010 a junho/2011, por meio de entrevista aberta com 12 enfermeiros de Hospital Universitário, distribuídos em três grupos amostrais. RESULTADOS O fenômeno Desvelando relações e interações múltiplas do enfermeiro na complexidade do cuidado ao paciente em morte encefálica potencial doador sustenta-se por cinco categorias e emerge pela necessidade de organização das práticas de cuidado no contexto da unidade de terapia intensiva, considerando as interveniências na relação entre enfermeiros, equipe e família e revela desafios para o enfermeiro diante da complexidade do processo de cuidar. CONCLUSÕES O significado do cuidado ao paciente em morte encefálica potencial doador está em entender sua complexidade para além de um ser morto, mas como gerador de vida por meio da doação de órgãos.

Resumen OBJETIVO Entender el significado del cuidado al paciente en muerte cerebral potencial donador para las enfermeras, y construir un modelo teórico. MÉTODO Estudio cualitativo con la Teoría Fundamentada. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas estructuradas con 12 enfermeras, distribuidos en tres grupos amuestrales en un hospital universitario en el noreste de Brasil, a partir de diciembre/2010 a junio/2011. RESULTADOS El fenómeno Revelando múltiples relaciones e interacciones de las enfermeras en la complejidad de la atención al paciente en muerte cerebral potencial donador es sostenida por la interrelación de las cinco categorias surge la necesidad de la organización de las prácticas de atención a este paciente en el contexto de la unidad de cuidados intensivos, teniendo en cuenta los factores que intervienen en la relación entre las enfermeras, el personal y la familia y revela los desafíos para las enfermeras sobre la complejidad del proceso de atención. CONCLUSIONES El significado del cuidado al paciente en muerte cerebral potencial donador es entender su complejidad además de un ser muerto, y sino como un dador de vida a través de la donación de órganos.

Abstract OBJECTIVE To understand the meanings of care to brain dead potential organ donors for nurses, and construct a theoretical model. METHOD Qualitative study based on the Grounded Theory approach. Data were collected through open interviews with 12 nurses, distributed in three sample groups in a university hospital in northeastern Brazil, from December 2010 to June 2011. RESULTS The phenomenon Unveiling multiple relationships and interactions of nurses in the complexity of patient care in brain dead potential donors is supported by the interrelationship of five categories and results from the need to organize care practices in the context of the intensive care unit, considering the factors involved in the relationship between nurses, staff and family and reveals challenges for nurses imposed by the complexity of the care process. CONCLUSIONS The meaning of care to brain dead potential donors involves understanding the complexity of this patient who can save somebody's life through organ donation.
Descritores: Assistência Terminal
Doadores de Tecidos
Morte Encefálica
Enfermagem de Cuidados Críticos
Assistentes de Enfermagem/psicologia
Cuidados de Enfermagem
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital/psicologia
-Relações Profissional-Família
Obtenção de Tecidos e Órgãos
Brasil
Atitude do Pessoal de Saúde
Atitude Frente a Morte
Relações Médico-Enfermeiro
Papel do Profissional de Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Hospitais Universitários
Limites: Humanos
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 80 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde