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Marcelo, Vânia Cristina
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Id: lil-790574
Autor: Nery, Newillames Gonçalves; Marcelo, Vânia Cristina; Dantas, Maria Aparecida Alves.
Título: A Satisfação de Idosos Quanto à Estratégia Saúde da Família, a Partir da Atenção em Saúde Bucal / Satisfaction Levels of the Elderly in Relation to Family Health Strategy, Through an Analysis of Oral Health Care
Fonte: Rev. bras. ciênc. saúde;14(1):43-50, 2010. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O processo de envelhecimento populacional brasileiro éacelerado. Percebe-se na população idosa uma maiorutilização dos serviços de saúde e grande carência deatenção odontológica. A Estratégia Saúde da Família (ESF) -reorganizadora do Sistema Único de Saúde (SUS) - afirma aatenção integral à saúde, centrada na família, priorizando,entre outros, os idosos. Apresenta-se uma pesquisa,realizada em um município de aproximadamente 1.200.000habitantes, que em 2004, iniciou a inclusão da odontologiana ESF, buscando ampliar o acesso às ações de saúdebucal. Objetivo: Conhecer a satisfação de idosos quanto àESF, a partir da análise da atenção em saúde bucal. Materiale Métodos: A metodologia foi qualitativa, utilizando gruposfocais. Resultados: Foi percebida uma satisfação variável,sendo positiva com relação a experiências passadas –destacando relacionamento profissional-usuário e qualidadedas ações clínicas e extra-clínicas – e negativa quanto aproblemas rotineiros inerentes ao acesso, atenção ao idosoe sua família, resolutividade e questões organizacionais.Conclusão: A ESF precisa melhorar a atenção aos idososnos aspectos relativos ao acesso, longitudinalidade econtinuidade, ou seja, aspectos gerenciais e de gestão. Osprofissionais foram avaliados positivamente pelos idosos noque se refere a relacionamento interpessoal e ações clínicase promocionais...

The ageing process of the Brazilian population hasaccelerated. It has been seen that the elderly are makinggreater use of the health services but paying far less attentionto dental care. The Family Health Strategy (ESF) – reorganizerof the Unified Health System (SUS) – points out that the totalhealth care must be centered on the family, giving priority tothe elderly, among others. This research was carried out in acity of 1,200,000 inhabitants, which in 2004, started theinclusion of dentistry in ESF in an effort to provide broaderaccess to oral health care. Objective: to know the elderlysatisfaction about the ESF through an analysis of oral healthattention. Material and method: qualitative, using focal groups.Results: it could be noticed a varying satisfaction whichwas positive regarding past experiences – highlighting theprofessional-patient relationship and the quality of clinicaland out-patient care – and negative in relation to the routineproblems of access, care of the elderly and their families,problem solving and organizational issues. Conclusion: ESFmust improve the attention regarding management aspectsof access, long and shot term follow up. The team waspositively evaluated by the elders regarding personalrelationship, clinical and health promotion actions...
Descritores: Satisfação do Paciente
Saúde Bucal
Saúde da Família
Saúde do Idoso
Serviços de Saúde
Limites: Seres Humanos
Idoso
Tipo de Publ: Estudo Clínico
Responsável: BR8.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1052886
Autor: Nusfaumer, Marcos; Terrasa, Sergio Adrián.
Título: Expectativas de los pacientes respecto de la consulta con un médico de familia: estudio de corte transversal / Patient expectations regarding consultation with a family doctor: cross-sectional study
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;22(4):e002027, 2019. tab..
Idioma: es.
Resumo: Antecedentes. El modelo biopsicosocial propone que la atención de la salud se centre en las necesidades de las personas.Sin embargo, no siempre los profesionales de la salud conocen adecuadamente lo que esperan de los encuentros clínicos sus pacientes. Objetivo. Explorar las expectativas respecto de sus encuentros clínicos de los/as pacientes atendidos por médicos de familia en un Centro de Salud de Atención Primaria del Conurbano Bonaerense (Buenos Aires, Argentina). Métodos. Estudio observacional descriptivo de corte transversal llevado a cabo sobre una muestra consecutiva de pacientes que acudieron a las consultas médicas de un centro de salud. Se les pidió a los pacientes que de un listado de diez potenciales expectativas, valoraran y priorizaran las más importantes para esa consulta. Resultados. Fueron entrevistadas 146 personas (91 % mujeres) con una mediana de edad de 30 años.Las expectativas más mencionadas (94 % de las personas encuestadas) fueron que el médico demuestre interés y escuche a sus pacientes, y que les brinde explicaciones sobre sus problemas y dudas. Conclusiones. Hemos podido documentar que las expectativas de nuestros pacientes respecto de sus entrevistas clínicas están muy vinculadas a su componente actitudinal (predisposición a escuchar con interés sus problemas) y al de las habilidades comunicacionales del profesional de la salud (explicaciones). (AU)

Background. The biopsychosocial model proposes that health care focus on the needs of people. However, health profes-sionals do not always know what their patients expect from clinical meetings. Objective. To explore the expectations regarding their clinical meetings of the patients attended by family doctors in aPrimary Health Care Center of Buenos Aires, Argentina. Methods. Descriptive cross-sectional observational study carried out on a consecutive sample of patients who attendedthe medical consultations of a health center. Patients were asked to rate and prioritize the most important ones for thatconsultation from a list of ten potential expectations. Results. 146 people (91 % women) with a median age of 30 years were interviewed.The most mentioned expectations (94 % of the people surveyed) were for the doctor to show interest and listen to theirpatients, and to give them explanations about their problems and doubts. Conclusions. We have been able to document that our patients' expectations regarding their clinical interviews are closelylinked to their attitudinal component (predisposition to listen with interest to their problems) and to the communication skillsof the healthcare professional (explanations). (AU)
Descritores: Satisfação do Paciente
Medicina de Família e Comunidade/tendências
-Argentina
Relações Médico-Paciente
Médicos de Família/tendências
Atenção Primária à Saúde/tendências
Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde/tendências
Qualidade da Assistência à Saúde/tendências
Estudos Transversais/estatística & dados numéricos
Competência Clínica
Assistência Centrada no Paciente/tendências
Empatia
Preferência do Paciente/psicologia
Comunicação em Saúde/métodos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-883637
Autor: Motta, Rodrigo Pinheiro.
Título: Lipoaspiração laser-assistida de alta definição / High-definition laser-assisted lipoaspiration
Fonte: Rev. bras. cir. plást;33(1):48-55, jan.-mar. 2018. ilus, tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Introdução: Desde a introdução da técnica de lipoaspiração, a melhora do contorno corporal vem ganhando novos horizontes. O uso da lipoaspiração superficial passou a ser usado a favor da estética e, com isso, o uso de tecnologias, tais como o VASER e o laser de Diodo, nos comprimentos de 915 e 980 nn, diminuem as complicações, com melhora da dor pós-operatória, tempo de cicatrização e retração cutânea. Métodos: Foram estudados, inicialmente, 16 pacientes submetidos à laserlipólise de alta definição, entre o período de 2014 e 2016. O nível de satisfação em relação ao resultado foi questionado aos pacientes. Resultados: A maioria dos pacientes foi do sexo masculino, idade média 39 anos, com média de dor de 2,3 de na escala de visual de dor (0 a 10), apresentando resultados duradouros após 1 ano, sem complicações e retorno às suas atividades de trabalho e físicas precocemente. Conclusões: Desta forma, o uso do laser de Diodo com comprimentos de ondas de 915 e 980 nm, associado à Lipoescultura de Alta Definição, promoveu resultados satisfatórios, promissores devendo ser testado numa amostragem maior de pacientes.

Introduction: Since the introduction of the liposuction technique, the improvement of body contour has been gaining new horizons. Superficial liposuction has been used in favor of aesthetics; the use of technologies, such as VASER and diode laser at 915- and 980-nm wavelengths, helps reduce complications and improves post-time, healing time, and cutaneous retraction. Methods: Fourteen patients submitted to high-resolution laser lipolysis were studied between 2014 and 2016. The level of patient satisfaction regarding the treatment outcome was assessed. Results: The majority of the patients were men, with a mean age of 39 years and a mean pain score of 2.3 on the visual pain scale (0 to 10), presenting lasting results after 1 year, with no complications and an early return to work and physical activities. Conclusions: The use of diode laser at the wavelengths of 915 and 980 nm in high-definition liposculpture promoted satisfactory, promising results and should be tested in a larger sample of patients.
Descritores: Procedimentos Cirúrgicos Operatórios
Lipectomia
Satisfação do Paciente
Estética
Lasers
Lipólise
-Procedimentos Cirúrgicos Operatórios/métodos
Lipectomia/efeitos adversos
Lipectomia/instrumentação
Lipectomia/métodos
Estética/psicologia
Metabolismo dos Lipídeos
Lasers/efeitos adversos
Lipídeos
Lipídeos/análise
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Revisão
Estudos de Avaliação
Responsável: BR32.1 - Serviço de Biblioteca e Informação Biomédica


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-781351
Autor: Sittart, José Alexandre de Souza; Costa, Adilson da; Mulinari-Brenner, Fabiane; Follador, Ivonise; Azulay-Abulafia, Luna; Castro, Lia Cândida Miranda de.
Título: Multicenter study for efficacy and safety evaluation of a fixeddose combination gel with adapalen 01% and benzoyl peroxide 2 5% (Epiduo® for the treatment of acne vulgaris in Brazilian population
Fonte: An. bras. dermatol;90(6,supl.1):1-16, Nov.-Dec. 2015. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract: BACKGROUND: The current options for the treatment of acne vulgaris present many mechanisms of action. For several times, dermatologists try topical agents combinations, looking for better results. OBJECTIVES: To evaluate the efficacy, tolerability and safety of a topical, fixed-dose combination of adapalene 0.1% and benzoyl peroxide 2.5% gel for the treatment of acne vulgaris in the Brazilian population. METHODS: This is a multicenter, open-label and interventionist study. Patients applied 1.0 g of the fixed-dose combination of adapalene 0.1% and benzoyl peroxide 2.5% gel on the face, once daily at bedtime, during 12 weeks. Lesions were counted in all of the appointments, and the degree of acne severity, overall improvement, tolerability and safety were evaluated in each visit. RESULTS: From 79 recruited patients, 73 concluded the study. There was significant, fast and progressive reduction of non-inflammatory, inflammatory and total number of lesions. At the end of the study, 75.3% of patients had a reduction of >50% in non-inflammatory lesions, 69.9% in inflammatory lesions and 78.1% in total number of lesions. Of the 73 patients, 71.2% had good to excellent response and 87.6% had satisfactory to good response. In the first week of treatment, erythema, burning, scaling and dryness of the skin were frequent complaints, but, from second week on, these signals and symptoms have reduced. CONCLUSION: The fixed-dose combination of adapalene 0.1% and benzoyl peroxide 2.5% gel is effective, safe, well tolerated and apparently improves patient compliance with the treatment.
Descritores: Acne Vulgar/tratamento farmacológico
Fármacos Dermatológicos/administração & dosagem
Combinação Adapaleno e Peróxido de Benzoil/administração & dosagem
-Fatores de Tempo
Índice de Gravidade de Doença
Brasil
Anti-Inflamatórios não Esteroides/administração & dosagem
Reprodutibilidade dos Testes
Resultado do Tratamento
Satisfação do Paciente
Acne Vulgar/patologia
Estatísticas não Paramétricas
Relação Dose-Resposta a Droga
Limites: Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Estudo Multicêntrico
Estudos de Avaliação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-846388
Autor: Pavan, Gabriela; Godoy, Julia Almeida; Monteiro, Ricardo Tavares; Moreschi, Hugo Karling; Nogueira, Eduardo Lopes; Spanemberg, Lucas.
Título: Is there a correlation between physicians' clinical impressions and patients' perceptions of change? Use of the Perceived Change Scale with inpatients with mental disorders / Existe correlação entre a mudança percebida pelo médico e a mudança percebida pelo paciente? Uso da Escala de Mudança Percebida em pacientes com transtornos mentais internados
Fonte: Trends psychiatry psychother. (Impr.);38(4):234-241, Oct.-Dec. 2016. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction: Assessment of the results of treatment for mental disorders becomes more complete when the patient's perspective is incorporated. Here, we aimed to evaluate the psychometric properties and application of the Perceived Change Scale - Patient version (PCS-P) in a sample of inpatients with mental disorders. Methods: One hundred and ninety-one psychiatric inpatients answered the PCS-P and the Patients' Satisfaction with Mental Health Services Scale (SATIS) and were evaluated in terms of clinical and sociodemographic data. An exploratory factor analysis (EFA) was performed and internal consistency was calculated. The clinical impressions of the patient, family, and physician were correlated with the patient's perception of change. Results: The EFA indicated a psychometrically suitable four-factor solution. The PCS-P exhibited a coherent relationship with SATIS and had a Cronbach's alpha value of 0.856. No correlations were found between the physician's clinical global impression of improvement and the patient's perception of change, although a moderate positive correlation was found between the patients' clinical global impression of improvement and the change perceived by the patient. Conclusions: The PCS-P exhibited adequate psychometric proprieties in a sample of inpatients with mental disorders. The patient's perception of change is an important dimension for evaluation of outcomes in the treatment of mental disorders and differs from the physician's clinical impression of improvement. Evaluation of positive and negative perceptions of the various dimensions of the patient's life enables more precise consideration of the patient's priorities and interests.

Resumo Introdução: A avaliação dos resultados do tratamento para transtornos mentais torna-se mais completa quando a perspectiva do paciente é incluída. O objetivo deste trabalho foi avaliar as propriedades psicométricas e a aplicação da Escala de Mudança Percebida - Versão do Paciente (EMP-P) em uma amostra de pacientes internados com transtornos mentais. Métodos: Um total de 191 pacientes psiquiátricos internados responderam a EMP-P e a Escala de Avaliação da Satisfação dos Usuários com os Serviços de Saúde Mental (SATIS), além de serem avaliados quanto a dados clínicos e sociodemográficos. Foi realizada análise fatorial exploratória (AFE) e calculada a consistência interna. As impressões clínicas do paciente, da família e do médico foram correlacionadas com a mudança percebida pelo paciente. Resultados: A AFE indicou uma solução de quatro fatores psicometricamente adequada. A EMP-P apresentou uma relação coerente com a SATIS e um alfa de Cronbach de 0,856. Não foi encontrada correlação entre impressão clínica global de melhora pelo médico e mudança percebida pelo paciente, embora uma correlação positiva moderada tenha sido observada entre impressão clínica global de melhora pelo paciente e mudança percebida pelo paciente. Conclusão: A EMP-P exibiu propriedades psicométricas adequadas em uma amostra de pacientes com transtornos mentais internados. A percepção de mudança pelo paciente é uma importante dimensão para a avaliação de resultados no tratamento de transtornos mentais e difere da impressão clínica de melhora do médico. A avaliação das percepções positivas e negativas das diversas dimensões da vida dos pacientes permite uma análise mais precisa de suas prioridades e interesses.
Descritores: Percepção
Médicos/psicologia
Inquéritos e Questionários
Satisfação do Paciente
Pacientes Internados/psicologia
Transtornos Mentais/psicologia
-Psicometria
Fatores Socioeconômicos
Tradução
Estudos Transversais
Análise Fatorial
Transtornos Mentais/terapia
Serviços de Saúde Mental
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1051601
Autor: Guilherme, Janaína Alves; Yamaguchi, Mirian Ueda; Massuda, Ely Mitie.
Título: Satisfação dos portadores de HIV/AIDS com o serviço de assistência especializada / HIV/AIDS patients satisfaction with the specialized care service / Satisfacción de las personas con VIH/SIDA con los servicios de atención especializada
Fonte: REME rev. min. enferm;23:e-1213, jan.2019.
Idioma: pt.
Resumo: A avaliação da satisfação dos usuários com o serviço de saúde prestado é importante para melhorar o atendimento e desempenho das equipes de saúde, além de corroborar no direcionamento das políticas públicas. OBJETIVO: avaliar a satisfação dos portadores de HIV/AIDS com o Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Maringá-PR, que abrange 30 municípios do noroeste do Paraná. MÉTODOS: estudo transversal, analítico e de abordagem quantitativa. Por meio de entrevista obtiveram-se os dados sociodemográficos de 301 portadores de HIV/ AIDS e aplicou-se o instrumento EUROPEP para avaliação da satisfação com o SAE. RESULTADOS: 57,81% eram homens, 63,46% tinham 45 anos ou menos, 75,08% eram heterossexuais e 40,53% casados. As questões relacionadas aos profissionais de saúde: comunicação, cuidados médicos prestados, informações técnicas e apoio emocional obtiveram elevado grau de satisfação, com escores bom e muito bom. Por outro lado, os usuários indicaram como pontos negativos questões relacionadas à organização dos serviços: informações prestadas por telefone, contato por telefone e tempo de espera para atendimento das consultas. Conclusão: de modo geral, os portadores de HIV/ AIDS encontram-se satisfeitos com os serviços dos profissionais do SAE. Espera-se que os indicadores negativos de satisfação apontados pelos usuários auxiliem na elaboração de estratégias organizacionais inovadoras para melhoria dos serviços de assistência especializada.(AU)

The assessment of the patients´ satisfaction with the health service provided is important to improve the care and performance of health teams, as well as to corroborate the direction of public policies. Objective: to assess the satisfaction of people with HIV/AIDS in the Specialized Assistance Service (SAE) of Maringá-PR, covering 30 municipalities in northwestern Paraná. Methods: this is a cross-sectional, analytical and quantitative approach study. Through interviews, the socio-demographic data of 301 patients with HIV/AIDS were obtained, and the EUROPEP instrument was used to assess SAE satisfaction. Results: there were 57.81% of men, 63.46% being 45 years old or younger, 75.08% of heterosexual and 40.53% of married patients. The questions related to health professionals: communication, medical care, technical information, and emotional support obtained a high level of satisfaction, with good and very good scores. On the other hand, patients indicated issues related to the organization of services as negative points: information provided by telephone, telephone contact and waiting time to attend appointments. Conclusion: most people with HIV/AIDS are satisfied with the services of SAE professionals. The negative satisfaction indicators were they were expected to be assisted in the elaboration of innovative organizational strategies to improve specialized care services. (AU)

La evaluación de satisfacción de los usuarios con el servicio de salud es importante para mejorar la atención y el desempeño de los equipos de salud así como para corroborar la dirección de las políticas públicas. Objetivo: evaluar la satisfacción de las personas con VIH/SIDA con el Servicio de Atención Especializada (SAE) de Maringá- PR que cubre 30 municipios del noroeste de Paraná. Método: estudio transversal analítico de enfoque cualtitativo. Los datos sociodemográficos se obtuvieron por medio de entrevistas con 301 personas con VIH/SIDA y se utilizó el instrumento EUROP para evaluar la satisfacción con el SAE. Resultados: 57,81% eran varones, 63, 46% tenían alrededor de 45 años, 75,08% eran heterosexuales y 40,53% estaban casados. Las preguntas relacionadas con los profesionales de salud: comunicación, atención médica, información técnica y apoyo emocional, obtuvieron alto grado de satisfacción, con puntajes bueno y muy bueno. Por otro lado, los usuarios señalaron como puntos negativos cuestiones reacionadas con la organización de los servicios: información por teléfono, contacto telefónico y tiempo de espera para acudir a las citas. Conclusión: en general, los usuarios están satisfechos con los servicios de los profesionales del SAE. Se espera que los indicadores negativos de satisfacción señalados por los usuarios ayuden en la elaboración de estrategias organizacionales innovadoras para mejorar los servicios de atención especializada. (AU)
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
HIV
Satisfação do Paciente
Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde
-Assistência à Saúde
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-869049
Autor: Díaz Reissner, Clarisse Virginia; Morel Barrios, Milner Iván; Pérez Bejarano, Nohelia María.
Título: Satisfacción con el aspecto dental general y tratamientos deseados en estudiantes universitarios / Satisfaction with dental appearance and desired treatments in college students
Fonte: Mem. Inst. Invest. Cienc. Salud (Impr.);13(2):18-25, ago. 2015. tab.
Idioma: es.
Resumo: La apariencia dental es considerada un componente de la belleza facial, que al ser restaurada por el odontólogo, podría influir con un efecto positivo en la valoración personal y la calidad de vida. El objetivo del estudio fue determinar la satisfacción general con la apariencia dental en estudiantes de las carreras de Artes Visuales y Diseño de Indumentaria del Instituto Superior de Arte de la Facultad de Arquitectura Diseño y Arte de la Universidad Nacional de Asunción, matriculados en el 2.014. Se aplicó un cuestionario que contenía preguntas sobre datos demográficos, satisfacción con el aspecto dental general y con diversos aspectos dentales, así como también sobre el tratamiento estético deseado. La muestra quedó conformada por 108 estudiantes que corresponde al 49,1% de la población. Se observó que el 48,2% se encontraba insatisfecho con el aspecto general de sus dientes, siendo los tratamientos de elección: blanqueamiento (63,9%) y ortodoncia (47,2%). Los factores predisponentes a la insatisfacción fueron residir en Gran Asunción e interior del país y percibir sus dientes como desalineados. Por otro lado, favoreció la satisfacción el haberse sentirse a gusto con el color de sus dientes.

Dental appearance is considered one component of facial beauty, which once restoredby a dentist might influence generating a positive effect on self-esteem, and quality oflife. The aim of this study was to determine general satisfaction of dental appearance instudents of Visual Arts and Costume Design of Superior Institute of the Faculty ofArchitecture, Design and Arts of the National University of Asunción, enrolled in 2014. Aquestionnaire comprising demographic data, level of satisfaction with general dentalappearance, and varied dental aspects, as well as the desired aesthetic dental treatmentwas used. Sampling was made of 108 students, corresponding to 49.1% of thepopulation. It was observed that 48.2% was dissatisfied with the general appearance oftheir teeth, being the dental treatment options: whitening (63.9%) and orthodontics(47.2%). Predisposing factors to dissatisfaction were the fact of being residing in the“Gran Asuncion” area and the country side, and perceiving one's teeth as misaligned. Onthe other hand, satisfaction was favored by feeling comfortable with the color of theirteeth.
Descritores: Autoimagem
Estética Dentária
-Satisfação do Paciente
Limites: Seres Humanos
Masculino
Adolescente
Adulto
Feminino
Meia-Idade
Responsável: PY3.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1018564
Autor: Aguilera Espínola DO, Galiano Fornerón SN.
Título: Satisfacción de los pacientes con respecto a la atención recibida en la Facultad de Odontología de la Universidad Nacional de Asunción / Patient satisfaction regarding the care provided in the Faculty of Dentistry, National University of Asuncion.
Fonte: Asunción; s.e; 2010.Abr. 50 p. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: La calidad en la atención odontológica y estomatológica brindada en las clínicas dentales y en los servicios de salud se ha convertido actualmente en una necesidad para todo profesional de la salud, ya sea de práctica privada o salubrista. La satisfacción representa la evaluación que hace el paciente acerca de la calidad de la atención, y está determinada por la percepción que el mismo haga de la medida en que se satisfagan sus expectativas de una atención de buena calidad. Con el objetivo de determinar el nivel de satisfacción de los pacientes con respecto a la atención recibida en la Facultad de Odontología de la Universidad Nacional de Asunción, se realizó un estudio observacional descriptivo de corte transversal con componente analítico, en una muestra de 100 pacientes que acudieron a la clínica durante los meses de setiembre y octubre del año 2009; que accedieron a participar del estudio voluntariamente. Se encontró que 86% de los pacientes estuvieron muy satisfechos con la infraestructura de la institución. El 90% estuvo muy satisfecho con la apariencia pulcra del personal. El 92% de los encuestados se manifestó muy satisfecho con respecto al trabajo realizado y 89% se encontraron muy satisfechos con el trato personal recibido. En cuanto al horario de atención el 83% manifestó estar muy satisfecho. No se encontró asociación entre el nivel educativo y el grado de satisfacción. En conclusión; pocos valores negativos en cuanto al nivel de satisfacción global indican que la calidad de los servicios realizados en la institución complace las expectativas de los pacientes.
Descritores: Odontologia
Qualidade da Assistência à Saúde/estatística & dados numéricos
Satisfação do Paciente/estatística & dados numéricos
-Assistência ao Paciente/estatística & dados numéricos
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: PY8.1 - Biblioteca
PY8.1; 617.6


  9 / 1601 LILACS  
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Id: biblio-1017930
Autor: reclade, Maria C. ; Aguayo Ruíz, Victoriana.
Título: Satisfacción de los usuarios del consultorio externo de traumatología del Hospital de Primeros Auxilios, 1997.
Fonte: Asunción; s.n; 1999. 30 p. graf.
Idioma: es; en.
Tese: Apresentada a Ministerio de Salud Pública y Bienestar Social ; Instituto Nacional de Salud para obtenção do grau de Especialista en Salud Pública.
Resumo: Investigación sobre la satisfacción de los usuarios del consultorio externo de traumatología del Hospital de Primeros Auxilios de Asunción, llevada a cabo entre los meses de enero a febrero del año 1997, en el cual se investiga a través de un cuestionario respecto a la accesibilidad, señalización, confort y trato proporcionado, así como el tiempo de espera y la duración de la consulta médica en el mismo
Descritores: Consultórios Médicos/estatística & dados numéricos
Consultórios Médicos
Departamentos Hospitalares/estatística & dados numéricos
Departamentos Hospitalares
Hospitais Públicos/estatística & dados numéricos
Hospitais Públicos/organização & administração
Hospitais Públicos
Satisfação do Paciente/estatística & dados numéricos
Traumatologia/estatística & dados numéricos
-Paraguai
Responsável: PY40.1 - Biblioteca
Py362.12/Tesis


  10 / 1601 LILACS  
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Id: biblio-1050670
Autor: Santos, José Luís Guedes dos; De-Pin, Shara Bianca; Menegon, Fernando Henrique; Sebold, Luciara; Nascimento, Keyla Cristiane do; Gelbcke, Francine Lima.
Título: Satisfação de pacientes com o cuidado de enfermagem em unidades cirúrgicas: pesquisa de método misto / Satisfaction of patients about the nursing care in surgical units: mixed method research / Satisfacción del paciente con la atención de enfermería en unidades quirúrgicas: investigación de método mixto
Fonte: REME rev. min. enferm;23:e-1229, jan.2019.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVO: analisar a satisfação de pacientes com o cuidado de Enfermagem em unidades cirúrgicas. MÉTODO: pesquisa de método misto, com estratégia explanatória sequencial, realizada em um hospital universitário do Sul do Brasil. Os dados quantitativos foram coletados de 200 pacientes de unidades cirúrgicas por meio de sua ficha de caracterização e instrumento de satisfação e submetidos à análise estatística descritiva e inferencial. Os dados qualitativos foram coletados por meio de entrevistas telefônicas com 20 pacientes e processados mediante análise de conteúdo. RESULTADOS: a média da satisfação geral dos usuários foi de 3,95 (±0,54). Entre os domínios do instrumento, as médias foram: técnico-profissional (4,10±0,59), confiança (3,96±0,56) e educacional (3,80± 0,63). Nas entrevistas, os pacientes destacaram a alegria, o entusiasmo e zelo da equipe de Enfermagem na realização da assistência. CONCLUSÃO: evidenciou-se que os pacientes estão satisfeitos com os cuidados de Enfermagem, principalmente com a competência técnica da equipe de Enfermagem.(AU)

Objective: to analyze the satisfaction of patients with Nursing care in surgical units. Method: mixed-method research, with sequential explanatory strategy, carried out in a university hospital in Southern Brazil. We collected quantitative data from 200 patients from surgical units through their characterization form and satisfaction instrument and submitted to descriptive and inferential statistical analysis. We collected qualitative data through telephone interviews with 20 patients and processed through content analysis. Results: the average overall satisfaction of patients was 3.95 (± 0.54). The means in the domains of the instrument were: technical-professional (4.10 ± 0.59), confidence (3.96 ± 0.56), and educational (3.80 ± 0.63). In the interviews, the patients highlighted the joy, enthusiasm, and zeal of the Nursing team when performing care. Conclusion: it was evident that patients are satisfied with Nursing care, especially with the technical skills of the Nursing team.(AU)

Objetivo: analizar la satisfacción de pacientes con la atención de enfermería en las unidades quirúrgicas. Método: investigación de método mixto, con estrategia explicativa secuencial, realizada en un hospital universitario del sur de Brasil. Se recogieron datos cuantitativos de 200 pacientes de unidades quirúrgicas a través de su ficha de caracterización y del instrumento de satisfacción. Tales datos cuantitativos se sometieron a un análisis estadístico descriptivo e inferencial. Los datos cualitativos se recogieron a través de entrevistas telefónicas con 20...(AU)
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Satisfação do Paciente
Administração Hospitalar
Cuidados de Enfermagem
-Organização e Administração
Segurança do Paciente
Limites: Seres Humanos
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