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Id: biblio-1287671
Autor: Pereira, Léia da Conceição; Ramos, Fabiana Pinheiro.
Título: Procrastinación académica en estudiantes universitarios: una revisión sistemática de la literatura / Procrastinação acadêmica em estudantes universitários: uma revisão sistemática da literatura / Academic procrastination in university students: a systematic review of the literature
Fonte: Psicol. esc. educ;25:e223504, 2021. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Procrastinação acadêmica é o adiamento de tarefas relacionadas aos estudos: realizar trabalhos, ler textos, estudar para provas, dentre outros. Este artigo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre procrastinação acadêmica em universitários, no período de 2008 a 2017. Foram escolhidas 3 bases de dados: SciELO, BvSalud e BvsPsi, com os descritores "procrastinação", "universitários", "procrastinação acadêmica" e seus correlatos em inglês e espanhol. A partir dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 11 artigos completos. A maior parte dos trabalhos apontou a natureza nociva do comportamento procrastinatório, sua relação com a autorregulação da aprendizagem, bem como a diferença das estratégias de estudo empregadas por alunos procrastinadores e não procrastinadores. Concluiu-se que a pesquisa sobre a temática ainda é incipiente no contexto brasileiro necessitando de maior exploração por parte dos pesquisadores, com possíveis impactos para a compreensão do fenômeno e desenvolvimento de intervenções com estudantes do ensino superior.

Procrastinación académica es la postergación de tareas relacionadas a los estudios: realizar tareas, leer textos, estudiar para exámenes, entre otros. En este artículo se tuvo como objetivo realizar una revisión sistemática de la literatura sobre procrastinación académica en universitarios, en el período de 2008 a 2017. Se eligieron 3 bases de datos: SciELO, BvSalud y BvsPsi, con los descriptores "procrastinación", "universitarios", "procrastinación académica" y sus correlatos en inglés y portugués. A partir de los criterios de inclusión y exclusión se seleccionaron 11 artículos completos. La mayor parte de los estudios apuntó la naturaleza nociva del comportamiento de procrastinación, su relación con la autorregulación del aprendizaje, así como la diferencia de las estrategias de estudio empleas por alumnos procrastinadores y no procrastinadores. Se concluyó que la investigación sobre la temática aún es incipiente en el contexto brasileño necesitando de más exploración por parte de los investigadores, con posibles impactos para la comprensión del fenómeno y desarrollo de intervenciones con estudiantes de la enseñanza universitaria.

Academic procrastination is the postponement of tasks related to studies: doing work, reading texts, studying for exams, among others. This article aimed to perform a systematic review of the literature about academic procrastination in university students, from 2008 to 2017. Three databases were chosen: SciELO, BvSalud and BvsPsi, with the combination of the descriptors "procrastination", "university students", "college students", "undergraduate students", "academic procrastination" was used, as well as derivations in Portuguese and Spanish. From the inclusion and exclusion criteria, 11 complete articles were selected. Most of the works pointed out the harmful nature of procrastinatory behavior, its relationship with the self-regulation of learning, as well as the difference in the study strategies used by procrastinating and non-procrastinating students. It was concluded that research about the theme is still incipient in the Brazilian context, requiring further exploration by researchers, with possible impacts for understanding the phenomenon and developing interventions with higher education students.
Descritores: Comportamento
Crescimento e Desenvolvimento
Revisão Sistemática
Aprendizagem
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Id: biblio-1287670
Autor: Oliveira, Wanderlei Abadio de; Silva, Jorge Luiz da; Risk, Eduardo Name; Komatsu, André Vilela; Silva, Marta Angélica Iossi; Santos, Manoel Antônio dos.
Título: Bullying y mecanismos de no compromiso moral: revisión sistemática de la literatura con metaanálisis / Bullying e mecanismos de desengajamento moral: revisão sistemática da literatura com metanálise / Bullying and mechanisms of moral disengagement: systematic literature review with meta-analysis
Fonte: Psicol. esc. educ;25:e223346, 2021. graf.
Idioma: pt.
Resumo: O bullying é um dos principais problemas enfrentados por crianças e adolescentes nas escolas. Este estudo teve por objetivo examinar evidências disponíveis na literatura sobre o efeito do desengajamento moral no envolvimento de estudantes em situações de bullying. Para tanto, foi realizada revisão sistemática com metanálise e consulta a oito bases de dados. As publicações elegíveis foram analisadas por meio da análise conceitual e do pacote estatístico Metafor. O estudo foi registrado na base PROSPERO. No total, 15 artigos foram incluídos na revisão. Os dados evidenciam que o desengajamento moral é um forte preditor para o comportamento de bullying (OR 0,27; IC95%: 0,18, 0,35) e estudantes propensos a se desengajarem moralmente podem praticar mais bullying quando comparados com estudantes com maior engajamento moral. Conclui-se que fatores cognitivos relacionados ao desengajamento moral devem ser incluídos na discussão do fenômeno, bem como ser considerados nas propostas de intervenção antibullying.

El bullying es uno de los principales problemas enfrentados por niños y adolescentes en las escuelas. En este estudio se tuvo por objetivo examinar evidencias disponibles en la literatura sobre el efecto del no compromiso moral en el envolvimiento de estudiantes en situaciones de bullying. Para tanto, se realizó revisión sistemática con metaanálisis y consulta a ocho bases de datos. Las publicaciones elegibles se analizaron por intermedio del análisis conceptual y del paquete estadístico Metafor. El estudio fue registrado en la base PROSPERO. En total, 15 artículos se incluyeron en la revisión. Los datos evidencian que el no compromiso moral es un fuerte predictor para el comportamiento de bullying (OR 0.27; IC95%: 0.18, 0.35) y estudiantes propensos a no comprometerse moralmente pueden practicar más bullying cuando comparados con estudiantes con más compromiso moral. Se concluye que factores cognitivos relacionados a la falta de compromiso moral deben ser incluidos en la discusión del fenómeno, así como ser considerados en las propuestas de intervención antibullying.

Bullying is one of the main problems faced by children and adolescents in schools. This study aimed to examine evidence available in the literature on the effect of moral disengagement on the involvement of students in situations of bullying. To this end, a systematic review was carried out with meta-analysis and consultation of eight databases. Eligible publications were analyzed using conceptual analysis and the Metafor statistical package. The study was registered on the PROSPERO database. In total, 15 articles were included in the review. The data show that moral disengagement is a strong predictor for bullying behavior (OR 0.27; 95% CI: 0.18, 0.35) and students prone to morally disengage can practice more bullying when compared to students with greater moral engagement. It is concluded that cognitive factors related to moral disengagement must be included in the discussion of the phenomenon, as well as be considered in the anti-bullying intervention proposals.
Descritores: Comportamento
Adolescente
Desenvolvimento Moral
Bullying
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1004789
Autor: Valadez-Figueroa, Isabel; Chávez-Hernández, Ana-María; Vargas-Valadez, Vania; Hernández-Cervantes, Quetzalcóatl; Ochoa-Orendain, María del Consuelo.
Título: Tentativa suicida y uso del tiempo libre en adolescentes escolarizados mexicanos / Suicide attempt and leisure in Mexican adolescents
Fonte: Ter. psicol;37(1):5-14, abr. 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen El propósito del estudio fue identificar el uso del tiempo libre y su relación con la tentativa suicida en una muestra mexicana adolescente. Participaron 1290 estudiantes de nivel secundaria, entre 12 a 18 años (36 % varones, 64 % mujeres); el instrumento incluyó reactivos cerrados y formato libre. De las 11 categorías del tiempo libre obtenidas, la de relaciones fuera del ámbito familiar obtuvo el mayor puntaje (96 %) y el menor las actividades escolares (1,8 %). Se encontraron asociaciones estadísticamente significativas de riesgo suicida en las actividades pasivas, del hogar, relaciones familiares y cuidar el propio cuerpo; se encontraron actividades con efecto protector las relaciones sociales fuera del ámbito familiar y recreativas (artísticas, deportivas). Se presentan reflexiones sobre la producción y utilización creativa del tiempo libre en jóvenes y familias contemporáneas.

Abstract The aim of the present study was to identify leisure time and its association to suicide attempts in a sample of 1290 Mexican adolescents aged 12-18 (36 % male, 64 % female). The instrument included both, closed and open items. Out of 11 leisure categories, relationships outside their families were the most prevalent at 96 % while school-related activities were the least prevalent (at 1.8 %). Statistically significant differences were found for suicidal behavior and passive activities, home activities, family relationships, and body self-care. Recreation activities such as sports and arts, and relationships outside their families were found to be protective factors. Concluding considerations about the creative use of leisure for contemporary adolescents and families are included.

Resumo O objetivo deste estudo foi identificar a relação entre o uso do tempo livre e a tentativa de suicídio em uma amostra de adolescentes mexicanos. Participaram 1290 estudantes de ensino médio, entre 12 e 18 anos (36 % homens, 64 % mulheres). O instrumento de avaliação incluiu perguntas fechadas e abertas. Das 11 categorias estabelecidas para tempo livre, a que obteve maior pontuação (96 %) foi a de relações fora do âmbito familiar e a de menor pontuação (1.8 %) foi de atividades escolares. Foram encontradas associações estatísticas significativas entre o risco de suicídio e atividades passivas, tais como, atividades de casa, relações familiares e cuidados com o corpo próprio; atividades protetoras foram encontradas em relações sociais fora do âmbito familiar e de recreação (artísticas e esportivas). Apresenta-se reflexões sobre a produção e utilização criativa do tempo livre em jovens e famílias contemporâneas.
Descritores: Estudantes
Tentativa de Suicídio
Tempo
Comportamento
Relações Familiares
-Estudos Transversais
Correlação de Dados
México
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


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Souza, Silvia Regina de
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Id: biblio-1098503 LILACS-Express
Autor: Moreira, Gustavo Damasceno; Souza, Silvia Regina de; Haydu, Verônica Bender.
Título: Princípios da análise do comportamento aplicados à análise de jogo / Principles of behavior analysis applied to match analysis / Principios del análisis de comportamiento aplicados al análisis de juego
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39:e185907, jan.-mar.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O recurso da análise de jogo é frequentemente usado por técnicos, atletas e cientistas do esporte no contexto esportivo, mas esse recurso não inclui a análise funcional dos comportamentos dos jogadores, uma ferramenta comum aos analistas do comportamento. O presente estudo visou: (a) apresentar uma síntese de alguns princípios da Análise do Comportamento e caracterizar a análise funcional descritiva do comportamento, (b) caracterizar análise de jogo, (c) fazer uma análise funcional do fundamento pênalti, com base nos princípios da Análise do Comportamento e (d) descrever as possíveis contribuições da associação da análise funcional e da análise de jogo. Para isso, após a apresentação dos princípios básicos da Análise do Comportamento aplicados à análise do pênalti, realizou-se uma análise funcional descritiva da cobrança de pênalti, sob a óptica do goleiro e do cobrador da penalidade. Realizar uma análise funcional do fundamento pênalti permitiu especificar as variáveis que determinam jogadas que têm sucesso e insucesso. A partir disso, sugere-se que os dados produzidos pela análise funcional dos comportamentos podem complementar os produzidos pela análise de jogo para possibilitar o planejamento e a avaliação de intervenções aperfeiçoando o treinamento esportivo.

Abstract Match analysis in the sporting context has been used by coaches, athletes, and sports scientists, but it doesn't include the functional analysis of players' behaviors, a common tool to behavior analysts. The present study aims to: (a) present a synthesis of some principles of Behavior Analysis and characterize descriptive functional analysis of behavior, (b) characterize match analysis, (c) perform a functional analysis of the penalty, based on the principles of Behavior Analysis and (d) describe the contributions of the association of functional analysis and match analysis. For this, after the presentation of the principles of Behavior Analysis applied to the penalty, a descriptive functional analysis of the penalty kick was performed, from the point of view of the goalkeeper and the penalty taker. A descriptive functional analysis allows to evaluate the variables that determine successful and unsuccessful moves. From this, it is suggested that data produced by the functional analysis can complement those produced by the match analysis to enable the planning and evaluation of interventions improving the sports training.

Resumen El recurso de análisis de juego a menudo es utilizado por entrenadores, atletas y científicos del deporte en el contexto deportivo, pero este recurso no incluye el análisis funcional del comportamiento de los jugadores, una herramienta común a los analistas de comportamiento. El objetivo de este estudio fue: (a) presentar una síntesis de algunos principios del Análisis de Comportamiento y caracterizar el análisis funcional descriptivo de comportamiento, (b) caracterizar el análisis de juego, (c) realizar un análisis funcional del penal, basado en los principios del Análisis de Comportamiento y (d) describir las aportaciones de la asociación del análisis funcional y del análisis de juego. Por lo tanto, después de la presentación de los principios básicos del Análisis de Comportamiento aplicado al análisis de los penales, se realizó un análisis descriptivo funcional del penal, desde la perspectiva del portero y del penalizador. Realizar un análisis funcional del fundamento penal nos permitió especificar las variables que determinan jugadas exitosas y no exitosas. A partir de esto, se sugiere que los datos producidos por el análisis funcional de los comportamientos pueden complementar los producidos por el análisis de juego para permitir la planificación y evaluación de intervenciones que mejoren la capacitación deportiva.
Descritores: Futebol
Esportes
Planejamento
Atletas
Psicologia do Esporte
-Educação Física e Treinamento
Comportamento
Técnicas de Observação do Comportamento
Análise do Comportamento Aplicada
Limites: Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Metanálise
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos
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Id: biblio-1098502 LILACS-Express
Autor: Rafihi-Ferreira, Renatha El; Pires, Maria Laura Nogueira; Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos.
Título: Orientação parental para insônia infantil em irmãos gêmeos: um relato de caso / Parental guidance for childhood insomnia in twins: a case report / Orientación parental para el insomnio infantil en hermanos gemelos: un informe de caso
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39:e176715, jan.-mar.2019. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A intervenção comportamental, por meio da orientação parental, vem alcançando resultados positivos no manejo da insônia em crianças. Contudo, questiona-se a efetividade de tais intervenções em irmãos gêmeos, pelo fato de os pais partilharem os cuidados de duas crianças da mesma idade e nível de desenvolvimento. O objetivo deste estudo é apresentar um relato de caso de intervenção comportamental para insônia infantil em irmãos gêmeos por meio de um programa dirigido aos pais e verificar o efeito da intervenção no sono e comportamentos diurnos das crianças. A mãe dos gêmeos foi orientada quanto as técnicas de extinção e reforço positivo no manejo do problema de sono infantil. Os resultados demonstraram que depois da intervenção houve melhora nos hábitos de sono, na qualidade do sono e nos comportamentos internalizantes e externalizantes das crianças. Os achados apresentados neste estudo mostraram os efeitos positivos que a intervenção baseada na aprendizagem operante teve sobre o sono e o comportamento infantil. Este aspecto ressalta a importância de uma inserção maior da questão do sono na Psicologia, a partir de práticas preventivas e interventivas.

Abstract Behavioral intervention by means of parental guidance has been achieving positive results in the management of insomnia in children. However, the effectiveness of such interventions in twins is questioned because parents share the care of two children of the same age and level of development. This is a case report of behavioral intervention for childhood insomnia in twins through a program for parents. The objective of this study is to analyze the effect of such intervention on children's sleep and daytime behaviors. The mother of the twins was instructed on the techniques of extinction and positive reinforcement in the management of children's sleep problems. The results showed that after the intervention there was an improvement in the children's sleep habits, sleep quality and internalizing and externalizing behaviors. The findings of this case report show the positive effects that an intervention based on operant learning had on children's sleep and behavior. This highlights the importance of a greater inclusion of issues related to sleep in psychological studies based on preventive and intervention practices.

Resumen La intervención comportamental, por medio de la orientación parental, viene alcanzando resultados positivos en el manejo del insomnio en niños. Sin embargo, se cuestiona la efectividad de tales intervenciones en hermanos gemelos, por el hecho de que los padres comparten los cuidados de dos niños de la misma edad y nivel de desarrollo. El objetivo de este estudio es presentar un relato de caso de intervención comportamental para insomnio infantil en hermanos gemelos por medio de un programa dirigido a los padres y verificar el efecto de la intervención en el sueño y comportamientos diurnos de los niños.. La madre de los gemelos fue orientada en cuanto a las técnicas de extinción y refuerzo positivo en el manejo del problema del sueño infantil. Los resultados demostraron que después de la intervención hubo mejoría en los hábitos de sueño, en la calidad del sueño y en los comportamientos internalizantes y externalizantes de los niños. Los hallazgos presentados en este estudio mostraron los efectos positivos que la intervención basada en el aprendizaje operante tuvo sobre el sueño y el comportamiento infantil. Este aspecto resalta la importancia de una inserción mayor de la cuestión del sueño en la psicología, a partir de prácticas preventivas e interventivas.
Descritores: Sono
Gêmeos
Criança
Comportamento Infantil
Irmãos
Distúrbios do Início e da Manutenção do Sono
-Pais
Reforço Psicológico
Comportamento
Controle Comportamental
Crescimento e Desenvolvimento
Higiene do Sono
Hábitos
Comportamento Materno
Mães
Limites: Humanos
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-678078
Autor: Arcila Rivera, Adriana; Castaño Ramírez, Mauricio; Osorio Montoya, Dulcinea; Quiroz, Germán.
Título: Caracterización sociodemográfica, del desarrollo psicosexual y del delito en hombres condenados por delitos sexuales recluidos en el centro penitenciario de Manizales / Socio-demographic characterization of psychosexual development and crime in men convicted of sexual crimes imprisoned in the Manizales penitentiary center
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;42(1):51-62, ene.-mar. 2013. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: El artículo presenta las características sociodemográficas del desarrollo psico-sexual y del delito sexual en hombres privados de la libertad por delitos sexuales recluidos en una cárcel de Manizales (Colombia) en el 2011. Además, describe las diferencias entre los abusadores de personas menores o iguales a 12 años y abusadores de personas mayores de esa edad. Métodos: Estudio descriptivo, retrospectivo con muestreo aleatorio simple. Se realizó una entrevista semiestructurada en la que se indagaron las características sociodemográficas, el desarrollo psicosexual, las características del delito y la prevalencia de trastornos mentales en una muestra de 80 personas condenadas por delitos sexuales y recluidas en el Establecimiento Penitenciario de Mediana Seguridad de Manizales. Se llevaron a cabo análisis univariado y bivariado, utilizando la prueba χ² y análisis de regresión logística con las variables que mostraron significancia estadística en el análisis bivariado. Resultados: Se encontró que los condenados por delitos sexuales pertenecen a los estratos socioeconómicos bajos, tienen una baja escolaridad y no recibieron educación sexual. Estos hallazgos adquieren más relevancia cuando los delitos son cometidos contra menores o iguales a 12 años de edad. Conclusiones: La falta de educación sexual, la baja escolaridad y el nivel socioeconómico bajo son factores asociados para la presentación de las agresiones sexuales. Es importante que la sociedad (en especial las instituciones responsables de la salud) encuentre otras medidas adicionales a la penalización de estos comportamientos para lograr un mejor control del problema.

This article introduces the socio-demographic characteristics of psychosexual development and sexual crimes in men deprived of liberty for such crimes who are doing time in a Manizales prison (Colombia) in 2011. It also describes the differences between abusers of individuals under 12 years of age or who are 12 years old, and abusers of individuals over that age. Methodology: This is a descriptive, retrospective study performed by simple random sampling. It consisted of semi-structured interviews in which socio-demographic characteristics, psychosexual development, characteristics of crime, and prevalence of mental disorders were analyzed in a sample of 80 inmates convicted of sexual offenses at the Medium-security Pentientiary center in the city of Manizales. Univariate and bivariate analysis were performed using the χ² test and the logistic regression analysis with variables showing statistical significance in the bivariate analysis. Results: It was found that convicted sex offenders belong to lower socioeconomic levels, have low educational levels, and did not receive any sexual education. Such findings become more relevant when the crimes in questions are committed against 12-year-olders or children under this age. Conclusions: The lack of sexual education, low educational levels and lower socioeconomic levels are associated factors in the case of sexual offenses. It is important for society (particularly health-care institutions) to find additional measures for the criminalization of such behaviors in order to achieve a better control of the problem.
Descritores: Delitos Sexuais
-Desenvolvimento Psicossexual
Comportamento
Crime
Menores de Idade
Metodologia
Criminosos
Transtornos Mentais
Limites: Humanos
Masculino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1250537
Autor: Freitas, Lêda Gonçalves de; Santos, Benedito Rodrigues dos; Santos, Luciana da Silva; Silva, Eloísa Valéria da.
Título: Quando ser menina é ruim: percepções de gênero em crianças e adolescentes / Cuando ser niña es malo: percepciones de género en niños y adolescentes / When being a girl is bad: gender perceptions in children and adolescents
Fonte: Psicol. soc. (Online);33:e225927, 2021. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: CNPQ; . MEC; . CAPES.
Resumo: Resumo Este artigo é um recorte da pesquisa que analisou as percepções de meninas de 6 a 14 anos sobre os aspectos que facilitam e/ou impedem o desenvolvimento de suas habilidades e a garantia de seus direitos a partir do ambiente familiar, escolar, comunitário e social. O estudo teve abordagem plurimetodológica e abrangeu as cinco regiões do Brasil. Em particular, destaca-se a percepção de meninas a partir do exame das respostas a duas questões. Observou-se que as meninas argumentam os aspectos negativos de gênero a partir de quatro grandes fatores: (a) violência sexual, (b) comportamentos e estética, (c) relação com o corpo e sexualidade e (d) responsabilidades e restrição da liberdade. Em todos eles, os discursos das meninas confirmam o quanto as relações de poder são determinantes nas concepções, representações e práticas de gênero ainda hegemônicas na sociedade.

Resumen Este artículo es un recorte de la investigación que analizó las percepciones de niñas de 6 a 14 años sobre los aspectos que facilitan y/o impiden el desarrollo de sus habilidades y la garantía de sus derechos, desde el ambiente familiar, escolar, comunitario y social. El estudio tuvo un enfoque plurimetodológico y abarcó las cinco regiones de Brasil. En particular, se destaca la percepción de las niñas a partir del examen de las respuestas a dos cuestiones. Se observó que las niñas argumentan los aspectos negativos de género a partir de cuatro grandes factores: (i) violencia sexual, (ii) comportamientos y estética, (iii) relación con el cuerpo y sexualidad y (iv) responsabilidades y restricción de la libertad. En todos ellos, los discursos de las niñas confirman cuánto las relaciones de poder son determinantes en las concepciones, representaciones y prácticas de género aún hegemónicas en la sociedad.

Abstract This article is a clipping of a research that analyzed the perceptions of girls aged 6-14 on the aspects that facilitate and/or prevent the development of their abilities, and the guarantee of their rights, from their family, school, community and social environment. The study had a multi-methodological approach and covered Brazil's five regions. In particular, the girls' perception stands out based on the examination of their answers to two questions. It was observed that the girls argue negative aspects of gender from four big factors: (a) sexual violence, (b) behavior and aesthetics, (c) relations with the body and sexuality, and (d) responsibilities and freedom restriction. In all of them, the girls' discourses confirm how power relations are determinant in the conceptions, representations and practices of gender that are still hegemonic in society.
Descritores: Mulheres
Criança
Adolescente
Feminismo
Violência de Gênero
Iniquidade de Gênero
-Percepção
Comportamento
Brasil
Poder Psicológico
Sexualidade
Estética
Liberdade
Limites: Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


  8 / 1539 LILACS  
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Id: lil-698815
Autor: López Jaramillo, Carlos; Castaño Mejía, Adelaida; Henao Velásquez, Alicia; Restrepo Palacio, Tomás Felipe; Osorio Zuluaga, Julieta.
Título: Síndrome metabólico y trastorno afectivo bipolar: una revisión de la literatura / Metabolic Syndrome and Bipolar Affective Disorder: A Review of the Literature
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;42(3):283-291, jul.-set. 2013. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen El trastorno afectivo bipolar (TAB) es un trastorno psiquiátrico crónico que se encuentra entre las primeras diez causas de incapacidad y mortalidad prematura en el mundo. El síndrome metabólico (SM) es una constelación de factores de riesgo (FR) que predisponen a enfermedad cardiovascular (ECV), diabetes mellitus y mortalidad precoz. Ambas enfermedades generan grandes costos para el sistema de salud. Importantes estudios han demostrado que el SM tiene mayor prevalencia en los pacientes con enfermedad mental que en la población general. El SM en el TAB es multifactorial y se debe a causas iatrogénicas, genéticas, económicas, psicológicas, comportamentales y relacionadas con el sistema de salud. El FR más común es el aumento de la circunferencia abdominal, y el riesgo de padecer esta enfermedad es mayor en las mujeres y los hispanos. Acerca del incremento en los FR de sufrir una ECV en los pacientes con TAB, se han postulado múltiples explicaciones basadas en los comportamientos de riesgo comunes entre estos individuos, como el consumo de tabaco, la inactividad física y el exceso de calorías en la dieta. Una explicación adicional es la visión del TAB como una enfermedad inflamatoria multisistémica, sustentada en la explicación de la inflamación como elemento crucial en la aterosclerosis, la disfunción endotelial, la rotura de placa y la trombosis. La fisiopatología del SM en el TAB incluye factores como disfunciones adrenal, tiroidea y del sistema nervioso simpático, malos hábitos de vida y alteraciones secundarias a medicamentos comunes entre estos pacientes. Este artículo pretende dar una visión general de la información publicada hasta la fecha sobre la relación entre TAB y SM.

Abstract Bipolar disorder (BD) is a chronic psychiatric disorder that is found within the first ten causes of disability and premature mortality. The metabolic syndrome (MS) is a group of risk factors (RF) that predispose to cardiovascular disease (CV), diabetes and early mortality. Both diseases generate high costs to the health system. Major studies have shown that MS has a higher prevalence in patients with mental disorders compared to the general population. The incidence of MS in BD is multifactorial, and due to iatrogenic, genetic, economic, psychological, and behavioral causes related to the health system. The most common RF found is these patients was an increased abdominal circumference, and it was found that the risk of suffering this disease was greater in women and Hispanic patients. As regards the increase in RF to develop a CV in patients with BD, there have been several explanations based on the risky behavior of patients with mental illness, included tobacco abuse, physical inactivity and high calorie diets. An additional explanation described in literature is the view of BD as a multisystemic inflammatory illness, supported by the explanation that inflammation is a crucial element in atherosclerosis, endothelial dysfunction, platelet rupture, and thrombosis. The pathophysiology of MS and BD include factors such as adrenal, thyroid and sympathetic nervous system dysfunction, as well as poor lifestyle and medication common in these patients. This article attempts to give the reader an overall view of the information published in literature to date, as regards the association between BD and MS.
Descritores: Síndrome Metabólica
-Comportamento
Transtorno Bipolar
Doenças Cardiovasculares
Diabetes Mellitus
Obesidade Abdominal
Transtornos Mentais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


  9 / 1539 LILACS  
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Id: lil-678075
Autor: Palacio A, Carlos A.
Título: Violencia y salud mental / Violence and Mental Health
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;42(1):7-7, ene.-mar. 2013.
Idioma: es.
Resumo: La violencia que arroja la situación política y socioeconómica de Colombia tiene graves consecuencias en la salud física y mental de sus habitantes. Esto obliga a los profesionales de la psiquiatría a trabajar en la búsqueda de nuevo conocimiento y de propuestas preventivas, de atención y de rehabilitación de las víctimas de este fenómeno. Algunas situaciones del conflicto que afectan la salud mental son el desplazamiento, la desintegración familiar, el maltrato físico y psíquico, la tortura, el secuestro, el terrorismo, la delincuencia y otras tantas que durante años hemos padecido. El número de personas víctimas de la violencia es exponencial en nuestro país, y esto tiene devastadoras consecuencias en su salud mental y en la desintegración del entorno social y de las redes sociales de apoyo que tanto se requieren en la condición humana. Estamos lejos siquiera de conocer la situación real del estado de salud mental de nuestra población sometida a los estragos de la violencia; nos falta un largo camino para saber cuáles son los problemas más comunes y su comportamiento.

The violence resulting from the political and socioeconomic situation in Colombia has serious consequences on the physical and mental health of its inhabitants. This forces psychiatry professionals to work in the search for new knowledge and preventive proposals, care and rehabilitation of the victims of this phenomenon. Some situations of the conflict that affect mental health are displacement, family disintegration, physical and psychological abuse, torture, kidnapping, terrorism, delinquency and many others that we have suffered for years. The number of victims of violence is exponential in our country, and this has devastating consequences on their mental health and the disintegration of the social environment and social support networks that are so necessary in the human condition. We are far from even knowing the real situation of the mental health status of our population subjected to the ravages of violence; we still have a long way to go to know what are the most common problems and their behavior.
Descritores: Violência
Comportamento
Saúde Mental
-Psiquiatria
Meio Social
Apoio Social
Sociedades
Tortura
Nível de Saúde
Colômbia
Conhecimento
Meio Ambiente
Abuso Emocional
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


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Id: biblio-1281451
Autor: Sant'anna, Rafaela Magalhães; Silva, Ricardo Araújo; Silva, Lucililian Viveiros; Almeida, Tatiana Frederico.
Título: Aspectos éticos e legais das técnicas de manejo de comportamento em odontopediatria: uma revisão narrativa da literatura / Ethical and legal aspects of behavior management techniques in pediatric dentistry: a narrative review of the literature
Fonte: Rev. Bras. Odontol. Leg. RBOL;7(2):[70-80], 20200901.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A orientação de comportamento fornecida pelo(a) cirurgião(ã) dentista alivia medo e ansiedade, ajuda a construir uma relação de confiança com a criança promovendo atitude positiva. No Brasil, toda criança tem direito, assegurado pelo ECA, a ser educada sem uso de castigo físico ou tratamentos cruéis ou degradantes. Objetivo: Realizar uma revisão da literatura narrativa sobre técnicas de manejo de comportamento em Odontopediatria, trazendo à luz uma abordagem dos aspectos éticos e legais relacionados ao cuidado e proteção da vida do(a) paciente infantil. Metodologia: Foram utilizados estudos relacionados à temática, em livros e artigos publicados em periódicos científicos, em inglês e português, nas bases de dados eletrônicos: PubMed/Medline, Scielo, Lilacs e Google Scholar no período de 2000 até 2019. Resultados: Entre todas as técnicas de controle de comportamento infantil, a mais realizada e aceita pelos(as) odontopediatras e responsáveis é a dizer-mostrar-fazer. As outras técnicas, como reforço positivo, distração, modelagem, controle de voz, podem ser usadas em conjunto para melhor conforto e segurança da criança. É necessário que o(a) cirurgião(ã) dentista aprenda a identificar comportamentos de ansiedade e seja capaz de estabelecer uma adequada relação com o(a) paciente infantil de modo a não causar nenhum dano físico ou moral (com consequências éticas e legais). Considerações finais: O conhecimento técnico e científico do manejo do comportamento infantil no atendimento odontológico é fundamental. Além disso, o(a) odontopediatra deve ficar atento(a) aos aspectos legais e éticos deste manejo, em busca do desenvolvimento físico e emocional infantil de modo satisfatório e não prejudicial.
Descritores: Ansiedade
Comportamento
Odontopediatria
Odontologia Legal
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR97.1 - Serviço de Documentação Odontológica



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