Base de dados : LILACS
Pesquisa : F01.145 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 1433 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 144 ir para página                         

  1 / 1433 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1144475
Autor: Figueredo Acosta, Héctor.
Título: Intervención educativa para la prevención de la conducta suicida en adolescentes y jóvenes / Educational intervention for the prevention of suicidal behavior in adolescents and young people
Fonte: Rev. cuba. med. mil;49(3):e505, jul.-set. 2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La Organización Mundial de la Salud define el suicidio como "el acto deliberado de quitarse la vida". Los comportamientos suicidas abarcan un amplio espectro, desde la ideación suicida, hasta el intento y la consumación del acto. Objetivo: Determinar los efectos de una intervención educativa en el nivel de conocimientos sobre el comportamiento suicida en adolescentes y jóvenes. Métodos: Se realizó un estudio de intervención educativa encaminado a adolescentes y jóvenes, pertenecientes al área de salud del policlínico docente Bayamo Oeste, en el período comprendido entre abril del 2010 y marzo del 2011. A través de cuestionarios se identificó el riesgo suicida dentro de los participantes, así como el nivel de conocimientos sobre el tema; a partir de ello se desarrollaron actividades docentes educativas con temáticas referentes al suicidio. Los datos fueron procesados mediante el sistema SPSS y se emplearon como medidas de resumen de variables cuantitativas las frecuencias absolutas y porcentajes. Resultados: Se identificaron 11 participantes con riesgo suicida. Más del 80 por ciento del grupo de estudio muestra nuevos conocimientos luego de aplicada la intervención educativa. Conclusiones: Se diseñó y aplicó con efectividad la intervención educativa lo cual permitió elevar el nivel de conocimientos sobre el comportamiento suicida en adolescentes y jóvenes(AU)

Introduction: Suicide is defined by the World Health Organization as "the deliberate act of taking one's own life". Suicidal behavior covers a wide spectrum, from suicidal ideation to the attempt and completion of the act. Objective: To determine the effects of an educational intervention on the level of knowledge of suicidal behavior in adolescents and young people. Methods: We conducted an educational intervention study aimed at adolescents and young people, belonging to the health area of the Bayamo Oeste teaching polyclinic, in the period between April 2010 and March 2011. Through questionnaires, we identified the suicidal risk within the participants, as well as the level of knowledge about the subject; from this, educational teaching activities were developed with topics related to suicide. The data obtained were processed through the SPSS and absolute frequencies and percentages were used as summary measures of quantitative variables. Results: 11 participants with suicidal risk were identified. More than 80 percent of the study group showed new knowledge after the educational intervention was applied. Conclusions: The educational intervention was designed and effectively applied which allowed to increase the level of knowledge about suicidal behavior in adolescents and young people(AU)
Descritores: Suicídio
Comportamento
Inquéritos e Questionários
Ideação Suicida
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  2 / 1433 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-343802
Autor: Pereira, Maria Eliza Mazzilli; Pinto, Adriana Fernandes Rossi Simões; Araújo, Sabrina Lucila.
Título: O desempenho dos alunos e suas causas na opinião de seus professores / Student´s performance and its causes in their teacher´s opinion
Fonte: Psicol. educ;(12):33-67, 2001.
Idioma: pt.
Resumo: Conforme Skinner, qualquer formulação da relação entre uma resposta e suas conseqüências (regra) pode funcionar como um estímulo controlador anterior, como parte de um conjunto de contingências de reforçamento que modelam e mantêm o comportamento de um indivíduo. Assim, o estudo da relação feita (ou não) pelos professores entre sua ação e o desempenho dos alunos pode contribuir para a compreensão da atuação do professor e indicar possibilidades de intervenção num trabalho junto a escolas. Este estudo teve por objetivo analisar o tipo de atribuição causal do professor em relação ao desempenho dos alunos; e analisar se, diante de uma solicitação específica, o professor é capaz de relacionar a atuação dos alunos à sua própria atuação. Para tanto, foi aplicado um questionário a 18 professores de uma escola pública estadual da região central de São Paulo, durante o seu horário semanal de reunião na escola. O questionário continha 17 questões abertas sobre o desempenho dos alunos e suas causas, o papel do professor e as suas possibilidades de contribuição para tal desempenho.Os resultados apontam a dificuldade de o professor, diante de uma questão sobre as causas do desempenho dos alunos, relacionar tal desempenho à sua própria atuação. No presente estudo, diferentemente de alguns dados da literatura, isso ocorre mesmo quando se trata do bom desempenho. No entanto, quando diretamente questionado sobre a possibilidade de contribuição sua para o desempenho dos alunos, o professor relaciona tal desempenho à sua ação quando se trata do bom desempenho; no entanto, são poucos os que o fazem quando se trata do mau desempenho
Descritores: Comportamento
Avaliação de Desempenho Profissional
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  3 / 1433 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-729054
Autor: Sedrez, Juliana Adami; Furlanetto, Tassia Silveira; Noll, Matias; Gontijo, Kaanda Nabila Souza; Rosa, Bruna Nichele da; Candotti, Claudia Tarragô.
Título: Relação entre alterações posturais e fatores associados em escolares do ensino fundamental / Relación entre cambios posturales y factores asociados en estudiantes de la escuela primaria / Relationship betwween postural changes and associated factors in elementary school students
Fonte: Rev. baiana saúde pública;38(2), abr.-jun. 2014. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve como objetivos: (1) verificar a prevalência de alterações posturais da coluna vertebral; (2) identificar os hábitos de vida adotados pelos escolares; e (3) verificar a relação entre as alterações posturais e os fatores associados. Os 65 escolares participantes foram submetidos a uma avaliação postural, que consistiu na palpação de pontos anatômicos, registros fotográficos e digitalização no software Digital Image-based Postural Assessment (DIPA). Além disso, os escolares responderam a um questionário para identificar a presença de dor nas costas e fatores de risco. Para análise estatística foi utilizado cálculo das razões de prevalência, por meio de uma análise multivariável, e seus respectivos intervalos de confiança de 95% (α=0,05). Os resultados deste estudo demonstraram uma elevada prevalência de alterações posturais nos planos sagital e frontal. Verificou-se também elevados níveis de hábitos de vida inadequados durante a realização das atividades de vida diária. Foram encontradas associações entre alteração da cifose torácica e a postura inadequada ao pegar objeto do chão; alteração entre lordose lombar e a presença de dor nas costas e a prática de exercício físico; além de associações entre escoliose e o hábito de dormir em decúbito ventral e a postura adequada ao pegar objeto do chão.

The objectives of this study were: (1) to determine the prevalence of postural changes of the spine; (2) to identify the lifestyle adopted by the students; and (3) to assess the relationship between postural changes and associated factors. The 65 students who participated were submitted to a postural assessment, which consisted in palpation of anatomical landmarks, digital photographs and postural analysis using Digital Image-based Postural Assessment (DIPA). Moreover, the students answered a questionnaire to identify the presence of back pain and assess risk factors. To statistical analysis, the prevalence ratios were calculated by multivariate analysis, and their respective 95% confidence intervals (α=0.05). Results demonstrated a high prevalence of postural changes in sagital and frontal planes. Despite this, high levels of inadequate postures were found in students daily activities. Associations were found between altered thoracic kyphosis and incorrect posture to get the object from the floor; altered lumbar lordosis and back pain and physical exercise. In addition, there was association between scoliosis and sleeping on prone position and adequate posture to get the object from the floor.

Este estudio tuvo como objetivos: (1) determinar la prevalencia de alteraciones posturales de la columna vertebral; (2) identificar los hábitos de vida adoptados por los estudiantes; y (3) evaluar si existe una relación entre los cambios posturales y factores asociados. Los 65 estudiantes se sometieron a una evaluación postural, que consistía en la palpación de los puntos de referencia anatómicos, registros fotográficos y digitalización en el software DIPA (Digital Image-based Postural Assessment). Además, los estudiantes respondieron a un cuestionario para identificar la presencia de dolor de espalda y factores de riesgo. Para el análisis estadístico fue utilizado el cálculo de razones de prevalencia, por medio de un análisis multivariable y de sus respectivos intervalos de confianza del 95% (α=0,05). Los resultados de este estudio demostraron una alta prevalencia de los cambios posturales en el plano sagital y frontal. También se encontró un alto nivel de hábitos de vida inadecuados durante la realización de las actividades de la vida diaria. Fueron encontradas asociaciones entre alteración de la cifosis torácica con la postura inadecuada al recoger objeto del suelo, alteración de la lordosis lumbar con la presencia de dolor de espalda y con la práctica de ejercicio físico. Además de asociaciones entre escoliosis y el hábito de dormir en decúbito ventral y con la postura adecuada al recoger objeto del suelo.
Descritores: Postura
Comportamento
Ensino Fundamental e Médio
Saúde do Adolescente
Limites: Humanos
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


  4 / 1433 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1144324
Autor: Valencia-Cuéllar, Antonio; Marulanda-Sánchez, Jorge; Andrade-Pantoja, Luis; Arango, Laura; Calvache, José Andrés.
Título: Características de pacientes adultos con cáncer y su atención en el Hospital Universitario San José de Popayán, Colombia / Characteristics of adult cancer patients and their care at the San José University Hospital, Popayán, Colombia
Fonte: Rev. colomb. cancerol;24(2):80-87, abr.-jun. 2020. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Objetivo: Describir las características sociodemográficas y clínicas de los pacientes adultos con diagnóstico de cáncer atendidos en el Hospital Universitario San José (HUSJ) de Popayán, Colombia. Métodos: Estudio observacional con datos rutinarios de cáncer que incluyó pacientes mayores de 18 años atendidos entre 2012 y 2017 en los servicios de urgencias y hospitalización con diagnóstico de cáncer, según el Manual CIE 10 (Clasificación Internacional de Enfermedades, décima versión) en el HUSJ. Se aplicó una estrategia de muestreo aleatorio simple con afijación proporcional por años y se analizaron de forma descriptiva y gráfica. Resultados: Se incluyeron 245 pacientes. El 51% de los cuales correspondió al género femenino y la mediana de edad fue de 64 años. El cáncer más frecuente en ambos sexos fue el de estómago, seguido por el cáncer de ovario y cérvix en mujeres y por el cáncer de próstata, de tejido sanguíneo y de médula ósea en hombres. Los tipos histológicos de cáncer registrados en la mayoría de los pacientes fueron los carcinomas y adenocarcinomas. En el 36,7% de los pacientes se documentó la presencia de metástasis. La mortalidad durante la última hospitalización fue del 20% y el 12% de los pacientes requirieron remisión a otro nivel de atención superior. Conclusión: Los resultados de este estudio muestran similitudes con el comportamiento de la enfermedad en el país, con excepción del cáncer ginecológico. Adicionalmente, aporta información valiosa tanto a nivel regional como a la institución y crea conciencia de la necesidad de la implementación y mantenimiento de registros hospitalarios de cáncer.

Abstract Objective: To describe the socio-demographic and clinical characteristics of adult cancer patients who received treatment at the San José University Hospital (HUSJ) in Popayán, Colombia. Methods: Observational study with routine cancer data, which included patients aged over 18 years, who received treatment between 2012 and 2017 in the emergency and hospitalization departments, with cancer diagnosis according to the ICD Manual 10 (International Statistical Classification of Diseases, tenth revision) in the HUSJ. It was applied a simple random sampling strategy, with proportional allocation by years, and they were analyzed descriptively and graphically. Results: 245 patients were included, 51% of which corresponded to female gender; median age, 64 years. The most frequent cancer in both sexes was stomach cancer, followed by ovary cancer and cervix cancer in women; and cancer of the prostate, blood tissue, and bone marrow in men. The histological types of cancer registered in most of the patients were carcinomas and adenocarcinomas. The presence of metastases was documented in 36.7% of the patients. The mortality during the last hospitalization was 20%; and 12% of patients required referral to another higher level of care. Conclusion: The results of this study show similarities with the behavior of the disease in the country, with the exception of gynecological cancer. Additionally, it provides valuable information both regionally and at institution level, as well as it raises awareness of the need for the implementation and maintenance of hospital cancer records.
Descritores: Padrão de Cuidado
Hospitalização
Neoplasias
-Comportamento
Mortalidade
Diagnóstico
Emergências
Limites: Humanos
Adulto
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: CO40.1 - Biblioteca Médica


  5 / 1433 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1100392
Autor: Guerra, Bárbara Trevizan; Verdu, Ana Cláudia Moreira Almeida.
Título: Ensino de comportamento verbal elementar por exemplares múltiplos em crianças com autismo / Teaching elementary verbal behavior by multiple exemplar in children with autism / Enseñanza del comportamiento verbal elemental mediante múltiples copias en niños con autismo
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:1-17, jan.-maio 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: No escopo da investigação de sob quais condições ocorre a aprendizagem e a emergência de operantes verbais, diferentes condições de ensino têm sido planejadas. Considerando que a população com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta frequentemente um repertório de operantes verbais ausente ou fracamente estabelecido, é necessário o estudo do planejamento de intervenções sistemáticas desses repertórios com condições de favorecer não só a aquisição de vocabulário, mas também o seu potencial gerativo de novas funções verbais. O Multiple Exemplar Instruction (MEI) é uma estrutura de ensino que tem demonstrado resultados promissores pela sua capacidade de estabelecer relações entre comportamentos de ouvinte e de falante e gerar novas respostas verbais. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do MEI sobre o estabelecimento e integração entre os repertórios de ouvinte e de falante (ecoico, tato e mando). Participaram duas crianças com TEA, com idades de 7 e 8 anos e cuja comunicação era muito restrita e baseada em trocas de figuras. O ensino adotou três conjuntos com três estímulos cada. O ensino com cada conjunto foi realizado separadamente. Ora o ensino consistia no treino de ouvinte baseado em seleção, ora tentativas de ouvinte, ecoico, tato e mando, eram apresentadas de forma rotativa. Sondas múltiplas intercalaram os ensinos e verificaram os efeitos destes sobre o repertório de falante com os demais conjuntos. Os resultados demonstraram um aumento na emissão de respostas de ouvir e falar após o ensino por MEI para os dois participantes, ambos com repertório verbal restrito, mas o procedimento foi mais efetivo para uma das crianças...(AU)

In the scope of research about under what conditions the learning and emergency of verbal operants occurs, different teaching conditions have been planned. Considering that the population with Autistic Spectrum Disorder (ASD) often has a repertoire of verbal operants absent or poorly established, it is necessary to study the planning of systematic interventions in these repertoires with conditions to favor not only vocabulary acquisition, but also their generative potential of new verbal functions. The Multiple Exemplar Instruction (MEI) is a teaching structure that has shown promising results for its ability to establish relationships between listening and speaker behaviors and to generate new verbal responses. The objective of this study was to verify the effects of the MEI on the establishment and integration between the listener repertoires and the speaker (echoic, tact and mand). Two children with ASD, aged between 7 and 8 years old, participated in the study, whose communication was very restricted and based on exchanges of figures. The teaching adopted three sets with three stimuli each. Teaching with each set was carried out separately. The teaching consisted of the training of listener based on selection, sometimes attempts of listener, echoic, tact and mand, were presented in a rotating way. Multiple probes intercalated the teachings and verified the effects of these on the repertoire of speaker with the other sets. The results showed an increase in the emission of listening and speaking responses after MEI teaching for the two participants, both with restricted verbal repertoire, but the procedure was more effective for one of the children...(AU)

El el ámbito de la investigación de en qué condiciones se produce el aprendizaje y la aparición de operantes verbales, se han planificado diferentes condiciones de enseñanza. Teniendo en cuenta que la población con Trastorno del Espectro Autista (TEA) con frecuencia presenta un repertorio de operantes verbales ausentes o débilmente establecidos, es necesario estudiar la planificación de intervenciones sistemáticas en estos repertorios con condiciones para favorecer no solo la adquisición de vocabulario, sino también su potencial generativo de nuevas funciones verbales. La Instrucción Ejemplar Múltiple (MEI) es una estructura de enseñanza que ha mostrado resultados prometedores por su capacidad para establecer relaciones entre los comportamientos del oyente y el hablante y generar nuevas respuestas verbales. El objetivo de este estudio fue verificar los efectos del MEI en el establecimiento e integración entre los repertorios de oyentes y hablantes (eco, tacto y comando). Participaron dos niños con TEA, de 7 y 8 años, cuya comunicación era muy restringida y basada en intercambios de figuras. La enseñanza adoptó tres conjuntos con tres estímulos cada uno. La enseñanza con cada conjunto se llevó a cabo por separado. Algunas veces la enseñanza consistía en entrenar al oyente en base a la selección, a veces los intentos de escuchar, eco, tacto y comando, se presentaban de manera rotativa. Múltiples sondas intercalan las enseñanzas y verifican sus efectos en el repertorio de los hablantes con los otros grupos. Los resultados mostraron un aumento en la emisión de respuestas para escuchar y hablar después de la enseñanza de MEI para ambos participantes, ambos con repertorio verbal restringido, pero el procedimiento fue más efectivo para uno de los niños...(AU)
Descritores: Transtorno Autístico
Ensino
Comportamento Verbal
Transtorno do Espectro Autista
Aprendizagem
-População
Vocabulário
Comportamento
Comunicação
Tutoria
Métodos
Limites: Humanos
Masculino
Criança
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Estudo Observacional
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


  6 / 1433 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1135792
Autor: Zoltowski, Ana Paula Couto; Teixeira, Marco Antônio Pereira.
Título: Desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários: um estudo qualitativo / Desarrollo del aprendizaje autorregulación en los estudiantes universitarios: un estudio cualitativo / Development of self-regulated learning in college students: a qualitative study
Fonte: Psicol. Estud. (Online);25:e47501, 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO. Estudantes autorregulados tendem a gerenciar suas demandas acadêmicas de modo flexível e crítico a fim de alcançar suas metas. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi compreender o processo de desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários. Foi realizado um estudo de caso coletivo, sendo entrevistados três estudantes de graduação em três momentos distintos durante suas participações em uma intervenção com foco na promoção de competências autorregulatórias. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, seguindo categorias teóricas a partir do ciclo autorregulatório: fase de antecipação, de desempenho e de autorreflexão. Foi possível observar trajetórias particulares de desenvolvimento, caracterizadas pelo papel da autoeficácia como motivadora para proposição de objetivos e de estratégias. Além disso, conforme esperado teoricamente, o desenvolvimento autorregulatório pareceu depender inicialmente de reguladores externos para sua consolidação. Discute-se a importância de se promover feedbacks acadêmicos relacionados não apenas aos resultados das avaliações, mas também ao processo de estudos, para colaborar na construção de um estudante mais autônomo, crítico e autorregulado.

RESUMEN. Estudiantes autorregulados tienden a gestionar sus demandas académicas de forma flexible y crítico. Por lo tanto, el objetivo de esta investigación fue comprender el proceso de desarrollo de la autorregulación del aprendizaje en los estudiantes universitarios. Se llevó a cabo un estudio de caso colectivo con tres estudiantes universitarios en tres ocasiones distintas durante su participación en una intervención centrada en la promoción de las habilidades de autorregulación. Los datos se analizaron utilizando análisis de contenido, siguiendo categorías teóricas a partir del ciclo autorregulatorio: fase de anticipación, de desempeño y de autorreflexión. Observaron trayectorias de desarrollo individuales que se caracterizan por el papel de la autoeficacia y la motivación para proponer metas y estrategias. El desarrollo de autorregulación apareció inicialmente depender de los reguladores externos para su consolidación. Se hace hincapié en la importancia de promover evaluaciones académicas relacionadas no sólo con los resultados de las evaluaciones, sino también el proceso de estudios, contribuyendo así a la construcción de un estudiante más autónomo, autorregulado y crítica.

ABSTRACT. Self-regulated learners manage their academic demands in a flexible and critical way in order to achieve their goals. The aim of this research was to understand the development of self-regulated learning in college students. It was conducted a collective case study, with three undergraduate students interviewed at three different times during their participation in an intervention focused on the promotion of self-regulatory skills. Data were analyzed using content analysis, following theoretical categories based on the self-regulation cycle: anticipation, performance and self-reflection phases. Particular development trajectories were observed and self-efficacy was a motivator to propose objectives and strategies. Self-regulated learning seems to initially depend on external regulators for its consolidation. It was noted the importance of promoting academic feedbacks related not only to the results of the evaluations, but also to the process of studies, thus contributing to building a more autonomous, critical and self-regulated learner.
Descritores: Psicologia
Regulação Emocional
-Comportamento
Competência Mental
Crescimento e Desenvolvimento
Aprendizagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


  7 / 1433 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1140961
Autor: Tarozo, Maraisa; Pessa, Rosane Pilot.
Título: Impacto das consequências psicossociais do estigma do peso no tratamento da obesidade: uma revisão integrativa da literatura / Impact of psychosocial consequences of weight stigma in the treatment of obesity: an integrative literature review / Impacto de las consecuencias psicosociales del estigma de peso en el tratamiento de la obesidad: una revisión integrativa de la literatura
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:e190910, jan.-maio 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, cujo objetivo foi investigar as consequências psicossociais do estigma do peso em adultos e sua influência no tratamento da obesidade. A busca envolveu as bases de dados PubMed, Web of Science e PsycINFO e incluiu artigos em inglês e português publicados nos últimos cinco anos. Foram selecionados quinze artigos, analisados a partir da definição de dois subtemas: "A relação entre estigma, psicopatologias e transtornos do comportamento alimentar" e "A estigmatização entre os profissionais de saúde". Os resultados apontam para o grande impacto do estigma do peso na saúde psicossocial da pessoa com obesidade e para as atitudes estigmatizantes dos profissionais de saúde no cuidado terapêutico. Observa-se um enfoque patológico do enfrentamento da obesidade com estratégias de cunho comportamental que minimizam a compreensão da problemática. Atualmente, o tratamento da obesidade promovido pelo modelo biomédico não abrange as demandas de caráter psicossocial, o que torna necessário a educação permanente para capacitação dos profissionais de saúde e a implementação de protocolos de intervenção específicos a este grupo populacional. A contribuição de profissionais de diversas áreas, e em especial, daqueles de saúde mental, é essencial em atenção às diferentes particularidades do tratamento, devendo ser baseada em uma perspectiva integral e humanizada, e inserida nos diferentes contextos psicossociais. Devido à perversidade do estigma do peso e suas graves consequências, futuros estudos são necessários para investigação desse problema e das atitudes dos profissionais da saúde, familiares, mídia e da população em geral em relação à pessoa com obesidade...(AU)

This paper is an integrative review of the literature whose objective was to investigate the psychosocial consequences of weight stigma in adults and its influence on the treatment of obesity. The search involved the PubMed, Web of Science and PsycINFO databases and included articles in English and Portuguese published during the last five years. We selected 15 articles, analyzed according to the definition of two subtopics: "The relationship between stigma, psychopathologies and eating disorders" and "Stigmatization among health professionals". The results point to the great impact of weight stigma on the psychosocial health of obese individuals and the stigmatizing attitudes of health professionals in therapeutic care. A pathological approach to coping with obesity using behavioral strategies that minimizes the understanding of the problem was observed. Currently, the treatment of obesity promoted by the biomedical model does not include the demands of a psychosocial character, which makes permanent education necessary for training of health professionals and the implementation of specific intervention protocols for this population group. The contribution of professionals from different areas, and especially those of mental health, is essential to pay attention to the various characteristics of the treatment, following an integral and humanized perspective, inserted in different psychosocial contexts. Due to the perversity of weight stigma and its serious consequences, further studies are needed to investigate it as well as the attitudes of health professionals, family members, the media and the general population towards obese individuals...(AU)

Se trata de una revisión integrativa de la literatura, cuyo objetivo fue investigar la consecuencias psicosociales del estigma del peso en los adultos y su influencia en el tratamiento de obesidad. Se realizó una búsqueda en las bases de datos PubMed, Web of Science y PsycINFO de artículos en inglés y portugués publicados en los últimos cinco años. Se seleccionaron 15 artículos para análisis a partir de la definición de dos subtemas: "la relación entre el estigma, psicopatologías y trastornos del comportamiento alimenticio" y "la estigmatización entre profesionales de la salud". Los resultados apuntan al gran impacto del estigma de peso en la salud psicosocial de la persona con obesidad y las actitudes estigmatizantes de los profesionales de la salud en el cuidado terapéutico. Se observa un abordaje patológico de confrontación de la obesidad con estrategias de comportamiento que minimizan la comprensión del problema. Actualmente, el tratamiento de la obesidad promovido por el modelo biomédico no cubre las exigencias de un carácter psicosocial, que hace necesaria la educación continua para capacitar a los profesionales de la salud e implementar protocolos de intervención específicos a ese grupo poblacional. La contribución de profesionales de diferentes áreas, especialmente los de la salud mental, es esencial en la atención a las diferentes particularidades del tratamiento, que debe basarse en una perspectiva integral y humanizada e insertarse en los diferentes contextos psicosociales. Debido a la perversidad del estigma de peso y sus graves consecuencias, se necesitan estudios futuros para investigar el estigma del peso y las actitudes de los profesionales de la salud, la familia, los medios de comunicación y la población en general en relación a la persona con obesidad...(AU)
Descritores: Estereotipagem
Terapêutica
Transtornos da Alimentação e da Ingestão de Alimentos
Saúde Mental
Pessoal de Saúde
Impacto Psicossocial
Obesidade
-Psicologia
Comportamento
Adaptação Psicológica
Compreensão
PubMed
Grupos Populacionais
Empatia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


  8 / 1433 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-955496
Autor: Gadelha, Maria José Nunes; Silva, Joenilton Saturnino Cazé da; Silva, Jandilson Avelino da; Andrade, Michael Jackson de Oliveira; Viana, Débora Najda de Medeiros; Santos, Natanael Antonio dos.
Título: Efeitos do envelhecimento no contraste visual de grades senoidais / Effects of aging on visual contrast of sinusoidal gratings / Efectos del envejecimiento en el contraste visual de rejillas sinusoidales
Fonte: Psico (Porto Alegre);47(3):209-215, 2016. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo desse estudo foi comparar as curvas de sensibilidade ao contraste de adultos e idosos. Foi medida a FSC para grades senoidais verticais utilizando o método psicofísico da escolha forçada (2AFC). Participaram desse estudo 18 adultos com idade entre 20 e 29 anos e 18 idosos com idade entre 60 a 69 anos, de ambos os sexos. A ANOVA mostrou efeito principal entre os grupos [F(1, 156) = 173,160; p < 0,001] e de interação entre as frequências espaciais e a idade [F(3,427) = 163,365; p < 0,001]. Já o teste Bonferroni mostrou diferenças significantes em todas as frequências testadas (p < 0,001). Verificou-se que o padrão da curva de SC se mantém com o envelhecimento, com a menor sensibilidade localizada nos extremos da curva e a maior sensibilidade localizada próxima ao centro da curva. Além disso, sugere-se alterações no processo senso perceptivo visual ao longo da vida.

The aim of this study was to compare the behavior of the contrast sensitivity curve and older adults. We measured the CFS for vertical sinusoidal gratings using the psychophysical forced-choice method (2AFC). Participants were 18 volunteers aged 20-29 years old (M = 23.94, SD = 2.57), and 18 elderly aged 60-69 years old (M = 66.05, SD = 3.65) of both sexes. The ANOVA showed main effects between groups [F(1, 156) = 173.160; p < 0.001] and interaction between the frequencies and age [F(3,427) = 163.365; p < 0.001]. But the Bonferroni showed significant differences in all tested frequencies (p < 0.001). It was found that the standard curve CS is maintained with aging, with the lowest sensitivity is located at the extreme bow and greater sensitivity is near the center of the curve. Furthermore, is suggested changes in visual sense perceptual process throughout life.

El objetivo de este estudio fue comparar las curvas de sensibilidad al contraste (SC) en adultos y ancianos. La FSC se midió por rejillas sinusoidales verticales utilizando el método psicofísico de elección forzada (2AFC). Los participantes fueron 18 adultos de edades comprendidas entre 20 y 29 años y 18 ancianos de 60 a 69 años, de ambos sexos. La ANOVA mostró diferencias significativas en los efectos principales de los grupos [F(1, 156) = 173.160; p < 0.001] y una interacción entre las frecuencias y la edad [F(3,427) = 163.365; p < 0,001]. En el test de Bonferroni fueron encontradas diferencias significativas en todas las frecuencias analizadas (p < 0,001). Se encontró que el estándar de la SC se mantiene con el envejecimiento, teniendo la zona de menor sensibilidad situada en el extremo de la curva y una mayor sensibilidad cerca del centro de la curva. Además, se sugiere cambios en el sentido visual y perceptual a lo largo de la vida.
Descritores: Envelhecimento/fisiologia
-Comportamento
Estilo de Vida
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


  9 / 1433 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1140871
Autor: Simões, Sarah Moraes de; Medeiros, Carlos Augusto de; Viegas, Eduardo Walcacer.
Título: Independência funcional entre comportamentos de falante e ouvinte relativos a paisagens desconhecidas / Functional independence between speaker-listener behaviors related to unknown landscapes / Independencia funcional entre comportamientos de hablante y oyente relacionados a paisajes desconocidos
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:e201570, jan.-maio 2020. ilus, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo investigou o efeito de treinos sucessivos na emissão não treinada de comportamentos de ouvinte e falante após o treino do outro operante. Doze adultos universitários típicos foram divididos em dois grupos com base na ordem de exposição aos treinos e testes em três fases experimentais. Os participantes do Grupo Ouvinte-Falante passaram por treinos de ouvinte e testes de falante, e os demais foram submetidos a treinos e testes na ordem inversa. Os cinco estímulos utilizados por fase foram palavras inventadas e paisagens desconhecidas por eles. Os participantes do Grupo Falante-Ouvinte atingiram o critério de dependência funcional nas três fases experimentais. No outro grupo, apenas um integrante apresentou dependência funcional na primeira fase experimental, sendo observada melhora gradual no desempenho nos testes ao longo do experimento para os demais. Discutiu-se a eficácia dos treinos sucessivos na ocorrência de dependência funcional condicionalmente a aspectos do procedimento...(AU)

This study investigated the effect of successive training on the untrained emission of listener and speaker behaviors after the training of the other operant. Twelve typical undergraduates were divided into two groups based on order of training and testing in three experimental phases. The participants of the Listening-Speaker Group underwent listener training and speaker test; and the other participants were subjected to training and tests in the reverse order. The five stimuli used per phase were invented words and unknown landscapes. The participants of the Speaker-Listener Group reached the criterion of functional dependence in the three experimental phases. In the other group, only one participant presented functional dependence in the first experimental phase, with a gradual improvement in performance in the tests throughout the experiment for the remaining subjects. The efficacy of successive training in the occurrence of functional dependence associated to aspects of the procedure was discussed...(AU)

El presente estudio investigó el efecto de los entrenamientos sucesivos en la emisión no entrenada de las conductas del oyente y el hablante después del entrenamiento del otro operante. Se dividieron doce universitarios adultos típicos en dos grupos según el orden de entrenamiento y los test en tres fases experimentales. Los participantes del Grupo Oyente-Hablante pasaron por entrenamientos de oyentes y test de los hablantes; y los otros participantes se sometieron a entrenamientos y test en el orden inverso. Los cinco estímulos utilizados por fase fueron palabras inventadas y paisajes desconocidos por ellos. Los participantes del Grupo Hablante-Oyente alcanzaron el criterio de dependencia funcional en las tres fases. En el otro grupo, solo un participante presentó dependencia funcional en la primera fase, con una mejora gradual en el rendimiento en los test a lo largo del experimento para los demás. Se discutió la eficacia de los entrenamientos sucesivos en la aparición de dependencia funcional condicionalmente a aspectos del procedimiento...(AU)
Descritores: Comportamento Verbal
Comportamento
Adulto
Eficiência
Métodos
Atividade Motora
-Aptidão Física
Eficácia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


  10 / 1433 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1130137
Autor: Azoubel, Marcos Spector; Saconatto, André Thiago.
Título: Concepções sobre o Behaviorismo radical nas publicações da Folha de S. Paulo / Conceptions about radical Behaviorism in Folha de S. Paulo's publications / Concepciones acerca del Conductismo radical en las publicaciones de Folha de S. Paulo
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:1-17, jan.-maio 2020. graf, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Frequentemente, o behaviorismo radical e a análise do comportamento são apresentados na mídia por meio de estereótipos negativos, possivelmente atravancando a difusão de suas propostas aos potenciais beneficiários. Com base nisso, o objetivo deste trabalho é caracterizar as publicações do jornal Folha de S.Paulo sobre behaviorismo radical e análise do comportamento desde a sua fundação em 192, até 2015. Para tal, 227 parágrafos presentes no jornal que continham os termos Skinner ou behaviorismo foram selecionados para análise. De forma geral, foram encontrados trechos contendo críticas ao behaviorismo radical que expuseram equívocos históricos e conceituais, problematizaram o este campo de estudo, apresentaram algum aspecto correto e/ou apresentaram o termo "behaviorismo" de forma genérica. Foram identificados tópicos especialmente mal compreendidos: a análise do comportamento como legitimadora do controle, ultrapassada pelas teorias cognitivistas, capaz de explicar apenas comportamentos simples ou de animais não-humanos e interessada apenas em comportamentos observáveis. Recomenda-se que behavioristas radicais comuniquem suas propostas com ênfase em seu caráter de denúncia do controle como uma característica inerente às relações comportamentais de uma ciência viva em constante desenvolvimento e de uma abordagem interessada em lidar com quaisquer comportamentos, que aconteçam dentro ou fora da pele...(AU)

Often radical behaviorism and behavior analysis are presented in the media by means of negative stereotypes, thus possibly making harder the diffusion of its proposals to potential target audience. Taking that into account, this paper categorized publications from the newspaper Folha de S.Paulo since its foundation, in 1921, until 2015, regarding radical behaviorism and behavior analysis. To reach such goal, 227 paragraphs were selected containing the terms Skinner or behaviorism from the newspaper. In general, excerpts that criticized radical behaviorism, parts that exposed historical and conceptual misconception, that problematized radical behaviorism, that showed some correct aspect and that presented the term behaviorism in a generic way were found. Some specially misunderstood topics were identified: the view of behavior analysis as an approach that defends control, outdated and overcome by cognitive theories, is only capable of explaining simple human or non-human behavior and interested in observable behavior. We recommend behavior analysts that communicate their proposals with an emphasis on control as an inherent characteristic of behavioral relations to take into account it is a constantly evolving science and an approach interested in dealing with any behavior, whether occurring over or under the skin...(AU)

El análisis conductual y el conductismo radical son presentados a menudo en los medios de comunicación mediante estereotipos negativos, posiblemente dificultando la difusión de sus propuestas a los potenciales beneficiarios. Basándose en esto, el objetivo de este trabajo fue caracterizar las publicaciones del diario Folha de S.Paulo sobre el análisis conductual y el conductismo radical desde su fundación, en 1921, hasta 2015. Para ello, se seleccionaran para análisis 227 párrafos presentes en el diario, que contenían las palabras Skinner o conductismo. En general, se encontraron extractos que hicieron críticas al conductismo radical, que expusieron equívocos históricos y conceptuales, que problematizaron el conductismo radical, que presentaron algún aspecto correcto y que presentaron el término "conductismo" de manera genérica. Se identificó tópicos especialmente incomprendidos: la perspectiva de análisis de la conducta como un enfoque psicológico defensor del control, ultrapasada y superada por las teorías cognitivistas, capaz de explicar solo los comportamientos simples o de animales no humanos e interesada solamente en comportamientos observables. Se recomienda que conductistas radicales comuniquen sus propuestas con énfasis en su carácter de denuncia del control como una característica inherente a las relaciones comportamentales, de una ciencia viva, en desarrollo continuo, y de un enfoque psicológico interesado en tratar cualquier comportamiento, que ocurra dentro o fuera de la piel...(AU)
Descritores: Comportamento
Behaviorismo
Meios de Comunicação de Massa
Jornais como Assunto
-Publicações
Ciência
Comportamento e Mecanismos Comportamentais
Meios de Comunicação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central



página 1 de 144 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde