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Id: biblio-1016871
Autor: Souza, Jaqueline Puquevis de; Mores, Délcio.
Título: Projeto Pais Apoiadores: um programa de orientação aos pais de judocas nas categorias de base / Supportive Parents Project: an orientation program for parents of judokas in the basic categories / Proyecto Padres Apoyadores: un programa de orientación a los padres de yudocas del deporte de base
Fonte: Psicol. rev;28(1):175-192, jun. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo busca discorrer sobre um programa de orientação para pais e responsáveis de jovens atletas das categorias de base do judô. Seu principal objetivo foi conduzir alguns encontros dentro de um projeto de Psicologia do Esporte no intuito de orientar os responsáveis, na conduta dos filhos atletas e na postura enquanto torcedor, para manutenção da saúde mental destes. As observações em competições e pelos relatos de atletas e técnico demonstram a falta de conscientização dos pais sobre os comportamentos que influenciam de forma negativa nas competições. Os resultados das intervenções demonstram que os pais tiveram mudanças expressivas na forma de condução das crianças e nos comentários reforçadores nas provas. Por meio das atividades realizadas observa-se a aquisição de novas posturas e reflexões dos responsáveis, frente ao significado dos estados emocionais pessoais e dos filhos em competições de maneira positiva.

This article aims to discuss a guiding program for parents of young athletes in the basic categories of judo. Its main objective was to hold meetings within a Sports Psychology project in order to provide guidance for supporters and parents of children athletes in order to maintain their mental health. The observations in competitions and the reports of athletes and coaches demonstrate the lack of awareness of parents about the behaviors that influence in a negative way in the competitions. The results of the interventions demonstrate that the parents had significant changes in the way the children were performing and in the comments reinforcing the competitions. Through the activities carried out, one observes the acquisition of new attitudes and reflections of those responsible, regarding the meaning of personal emotional states and children in competitions in a positive way.

Este artículo busca discurrir sobre un programa de orientación para padres de jóvenes atletas del deporte de base en yudo. Su principal objetivo fue conducir algunos encuentros dentro de un proyecto de Psicología del Deporte con el fin de orientar a los responsables, en la conducta de los hijos atletas y en la postura como hinchas, para mantener la salud mental de éstos. Las observaciones en competiciones y los relatos de los atletas y técnico demuestran la falta de concientización de los padres sobre los comportamientos que influencian de forma negativa en las competiciones. Los resultados de las intervenciones demuestran que los padres tuvieron cambios expresivos en la forma de conducir los niños y en los comentarios reforzadores en las competiciones. Por medio de las actividades realizadas se observa la adquisición de nuevas posturas y reflexiones de los responsables, frente al significado de los propios estados emocionales y de los de sus hijos en competiciones de forma positiva.
Descritores: Relações Pais-Filho
Artes Marciais
Adolescente
Psicologia do Esporte
-Pais
Comportamento
Limites: Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-1014951
Autor: Benetti, Idonézia Collodel; Sales, Lia da Silva; Deon, Ana Paula da Rosa; Wilhelm, Fernanda Ax; Roberti Junior, João Paulo.
Título: Climatério, enfrentamento e repercussões no contexto de trabalho: vozes do Extremo Norte do Brasil / Menopause, coping and impact at the work context: voices from the Extreme North of Brazil / Climaterio, enfrentamiento y repercusiones en el contexto de trabajo: voces del Extremo Norte de Brasil
Fonte: Rev. Kairós;22(1):123-146, mar. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar as consequências do climatério no comportamento da mulher no seu lócus laboral. É um trabalho ancorado no método de levantamento de dados e caracteriza-se por ser de natureza descritiva e exploratória. As informações foram categorizadas, pré-codificadas e organizadas qualitativamente, com base na análise de conteúdo proposta por Bardin. Os sujeitos do estudo foram 15 mulheres entre 40 e 60 ou mais anos, profissionais da saúde em uma unidade de saúde da família, em uma cidade do Extremo Norte do Brasil. Dentre as estratégias de enfrentamento utilizadas estão: as atividades físicas (caminhadas na praça, passeio de bicicleta), hábitos alimentares adequados (produtos naturais, tais como soja, linhaça, alimentação sem gordura, pouco sal), religiosidade (Deus, Bíblia, orações, ir à igreja) e a busca por assistência médica (visitas ao ginecologista e a procura pelo serviço médico na unidade de saúde). Observou-se que o climatério é um período importante, porém nem sempre compreendido e atendido de maneira adequada, e que essa fase ainda é vista como um período negativo, que pode alterar a vida conjugal e familiar.

This research aims to investigate the consequences in climacteric women's behaviour in their job locus. It is a work anchored in the data collection method and characterized as descriptive and exploratory in nature. Data were categorized, pre-coded and organized qualitatively, based on the content analysis and interpretation proposed by Bardin. The subjects of the study were 15 women between 40 and 60 years or older, health professionals at a family health unit in a city in the Far North of Brazil. Among the coping strategies used are the following: physical activity (walking in the street, bike ride), proper eating habits (natural products such as soy, flaxseed, no fat diet, low salt), religion (God, the Bible, prayers, go to the church). Besides that, searching for medical care (visits to the gynaecologist and the search for medical service at the clinic). Menopause is an important period of the female life, but it is not always properly understood and cared in an adequate way.

Esta investigación tiene por objetivo investigar las consecuencias del climaterio en el comportamiento de la mujer en su domicilio laboral. Es un trabajo anclado en el método de levantamiento de datos y se caracteriza por ser de naturaleza descriptiva y exploratoria. La información se clasificó, precalifica y organizó cualitativamente, sobre la base del análisis de contenido propuesto por Bardin. Los sujetos del estudio fueron 15 mujeres entre 40 y 60 o más años, profesionales de la salud en una unidad de salud de la familia, en una ciudad del Extremo Norte de Brasil. (Entre las estrategias de enfrentamiento utilizadas están: las actividades físicas (caminatas en la plaza, paseo en bicicleta), hábitos alimentarios adecuados (productos naturales, tales como soja, linaza, alimentación sin grasa, poco sal), religiosidad (Dios, Biblia, oraciones, ir a la iglesia) y la búsqueda de asistencia médica (visitas al ginecólogo y la demanda por el servicio médico en la unidad de salud). Se observó que el climaterio es un período importante, pero no siempre comprendido y atendido de manera adecuada, y que esa fase todavía es vista como un período negativo, que puede alterar la vida conyugal y familiar.
Descritores: Mulheres Trabalhadoras
Comportamento
Climatério
-Religião
Serviços de Saúde da Mulher
Exercício Físico
Atitude Frente a Saúde
Saúde da Mulher
Espiritualidade
Dieta Saudável
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Souza, Silvia Regina de
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Id: biblio-1098503 LILACS-Express
Autor: Moreira, Gustavo Damasceno; Souza, Silvia Regina de; Haydu, Verônica Bender.
Título: Princípios da análise do comportamento aplicados à análise de jogo / Principles of behavior analysis applied to match analysis / Principios del análisis de comportamiento aplicados al análisis de juego
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39:e185907, jan.-mar.2019.
Idioma: pt.
Resumo: O recurso da análise de jogo é frequentemente usado por técnicos, atletas e cientistas do esporte no contexto esportivo, mas esse recurso não inclui a análise funcional dos comportamentos dos jogadores, uma ferramenta comum aos analistas do comportamento. O presente estudo visou: (a) apresentar uma síntese de alguns princípios da Análise do Comportamento e caracterizar a análise funcional descritiva do comportamento, (b) caracterizar análise de jogo, (c) fazer uma análise funcional do fundamento pênalti, com base nos princípios da Análise do Comportamento e (d) descrever as possíveis contribuições da associação da análise funcional e da análise de jogo. Para isso, após a apresentação dos princípios básicos da Análise do Comportamento aplicados à análise do pênalti, realizou-se uma análise funcional descritiva da cobrança de pênalti, sob a óptica do goleiro e do cobrador da penalidade. Realizar uma análise funcional do fundamento pênalti permitiu especificar as variáveis que determinam jogadas que têm sucesso e insucesso. A partir disso, sugere-se que os dados produzidos pela análise funcional dos comportamentos podem complementar os produzidos pela análise de jogo para possibilitar o planejamento e a avaliação de intervenções aperfeiçoando o treinamento esportivo.

Match analysis in the sporting context has been used by coaches, athletes, and sports scientists, but it doesn't include the functional analysis of players' behaviors, a common tool to behavior analysts. The present study aims to: (a) present a synthesis of some principles of Behavior Analysis and characterize descriptive functional analysis of behavior, (b) characterize match analysis, (c) perform a functional analysis of the penalty, based on the principles of Behavior Analysis and (d) describe the contributions of the association of functional analysis and match analysis. For this, after the presentation of the principles of Behavior Analysis applied to the penalty, a descriptive functional analysis of the penalty kick was performed, from the point of view of the goalkeeper and the penalty taker. A descriptive functional analysis allows to evaluate the variables that determine successful and unsuccessful moves. From this, it is suggested that data produced by the functional analysis can complement those produced by the match analysis to enable the planning and evaluation of interventions improving the sports training.

El recurso de análisis de juego a menudo es utilizado por entrenadores, atletas y científicos del deporte en el contexto deportivo, pero este recurso no incluye el análisis funcional del comportamiento de los jugadores, una herramienta común a los analistas de comportamiento. El objetivo de este estudio fue: (a) presentar una síntesis de algunos principios del Análisis de Comportamiento y caracterizar el análisis funcional descriptivo de comportamiento, (b) caracterizar el análisis de juego, (c) realizar un análisis funcional del penal, basado en los principios del Análisis de Comportamiento y (d) describir las aportaciones de la asociación del análisis funcional y del análisis de juego. Por lo tanto, después de la presentación de los principios básicos del Análisis de Comportamiento aplicado al análisis de los penales, se realizó un análisis descriptivo funcional del penal, desde la perspectiva del portero y del penalizador. Realizar un análisis funcional del fundamento penal nos permitió especificar las variables que determinan jugadas exitosas y no exitosas. A partir de esto, se sugiere que los datos producidos por el análisis funcional de los comportamientos pueden complementar los producidos por el análisis de juego para permitir la planificación y evaluación de intervenciones que mejoren la capacitación deportiva.
Descritores: Futebol
Esportes
Planejamento
Atletas
Psicologia do Esporte
-Educação Física e Treinamento
Comportamento
Técnicas de Observação do Comportamento
Análise do Comportamento Aplicada
Limites: Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Metanálise
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1098507 LILACS-Express
Autor: Martins, Jade Cristine Trindade; Souza, Carlos Barbosa Alves de.
Título: Avaliando ensinando técnicas da taxonomia Lemov para professores do ensino fundamental / Evaluating and teaching Lemov's taxonomy techniques for elementary school teachers / Evaluando y enseñando técnicas de la taxonomía Lemov para maestros de la educación primaria
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39:e186225, jan.-mar.2019. graf.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq; . FAPESP.
Resumo: Para a Análise do Comportamento o professor é essencial como programador e aplicador de contingências de ensino em sala de aula. O desempenho dos alunos é funcionalmente relacionado ao do professor, tornando importante o investimento em treinamento profissional. A taxonomia Lemov catalogou técnicas de ensino utilizadas por professores de alunos com excelente desempenho, apresentando similaridade com a perspectiva comportamental. Este estudo procurou avaliar um treinamento de técnicas da taxonomia Lemov com quatro professores do ensino fundamental. Foram realizados registros pré e pós-treino das ocorrências das técnicas em sala de aula, e treinadas as técnicas "Sem Escapatória" e "Puxe Mais", através de cartilhas e role-play com feedback. Após a intervenção houve aumento da frequência de técnicas utilizadas para execução de perguntas aos alunos, relacionadas às técnicas treinadas. Porém, observou-se baixa ocorrência de "Sem Escapatória" e "Puxe Mais", usadas apenas por metade dos participantes, indicando efeito parcial do treinamento sobre o comportamento dos professores. Discute-se a necessidade de treinamento in situ, modelação e simplificação dos critérios do treinamento.

For Behavior Analysis, the teacher is essential as a programmer and applicator of classroom teaching contingencies. Student's performance is functionally related to that of the teacher, making important the investment in professional training. Lemov's taxonomy cataloged teaching techniques based on the behaviors of teachers whose students have excellent academic performance, presenting similarity with the analytic-behavioral perspective. This study aimed to evaluate a training of Lemov's taxonomy techniques with four primary school teachers. Pre-and post-training records of the occurrences of the techniques in the classroom were carried out, and the techniques "No opt out" and "Stretch it" were trained, using booklets and role-play with feedback. After intervention, there was an increase in the frequency of techniques used to make questions to the students, related to the trained techniques. However, there were few occurrences of "No opt out" and "Stretch it", used only by half of the participants, indicating partial training effect on the behavior. The need for in situ training, modeling and simplification of training criteria are discussed.

Para el Análisis de Comportamiento el maestro es esencial como programador y aplicador de contingencias de enseñanza en el aula. El desempeño de los alumnos está funcionalmente relacionado con el del maestro, haciendo importante la inversión en capacitación profesional. La taxonomía de Lemov, catalogó técnicas de enseñanza utilizadas por maestros de alumnos con excelente desempeño, presentando similitud con la perspectiva comportamental. Este estudio buscó evaluar una capacitación de técnicas de taxonomía de Lemov con cuatro maestros de la educación primaria. Se realizaron registros pre y post-entrenamiento de las ocurrencias de las técnicas en el aula, y fueron entrenadas las técnicas "Sin escapatoria" y "Tire Más", a través de cartillas y role-play con feedback. Después de la intervención hubo aumento de la frecuencia de las técnicas utilizadas para ejecutar preguntas a los alumnos, relacionadas a las técnicas entrenadas. Pero se observó baja ocurrencia de "Sin escapatoria" y "Tire más", utilizadas sólo por la mitad de los participantes, indicando efecto parcial del entrenamiento sobre el comportamiento de los maestros. Se discute la necesidad de entrenamiento in situ, modelado y simplificación de los criterios del entrenamiento.
Descritores: Comportamento
Classificação
Capacitação Profissional
Professores Escolares
-Estudantes
Ensino
Desempenho Profissional
Desempenho Acadêmico
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1356596 LILACS-Express
Autor: Borges, Carla Cristina; Oliveira-Monteiro, Nancy Ramacciotti de.
Título: Problemas internalizantes e externalizantes de crianças e adolescentes com fibrose cística / Internalizing and externalizing problems of children and adolescents with cystic fibrosis / Problemas de internalización y externalización de niños y adolescentes con fibrosis quística
Fonte: Psicol. ciênc. prof;42:e233513, 2022. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A fibrose cística é uma doença genética, ainda sem cura, provocada por mutações cromossômicas, que pode afetar vários sistemas, dentre os quais o respiratório e o digestivo são os mais comumente atingidos. O adoecimento crônico traz alterações psicológicas para os pacientes e seus cuidadores. Com o objetivo de avaliar problemas internalizantes e externalizantes, e também competências de crianças e adolescentes com fibrose cística, foram entrevistados 31 cuidadores familiares, majoritariamente mães de pacientes na faixa etária de 6 a 18 anos, em salas de espera de três centros de referência no tratamento da doença na cidade de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Comportamentos da Infância e da Adolescência e diário de campo. Os resultados apontaram a prevalência de problemas internalizantes em adolescentes com fibrose cística. A análise do diário de campo indicou dificuldades na adesão ao tratamento e demandas de atendimento psicológico não assistidas em pacientes e seus cuidadores familiares. A ausência de profissional de Psicologia nas equipes multiprofissionais configurou-se como um prejuízo frente as condições psicológicas dos pacientes de fibrose cística e seus cuidadores familiares.(AU)

Cystic fibrosis is a genetic disease, still without cure, caused by chromosomal mutations that can affect various systems, the respiratory and digestive systems being the most common. Chronic illness brings psychological changes to patients and their caregivers. Aiming to evaluate internalizing and externalizing problems, and competences of children and adolescents with cystic fibrosis, we interviewed 31 family caregivers, mostly mothers, of patients aged 6 to 18 years in waiting rooms of three Reference Centers in the treatment of the disease in the municipality of São Paulo, state of São Paulo. The instruments used were: Child behavior checklist and Field Diary. The results pointed out the prevalence of internalizing problems in patients with cystic fibrosis in adolescence. Field diary analysis indicated difficulties in adherence to treatment and unassisted demands for psychological care in patients and their family caregivers. The absence of a Psychology professional in the multiprofessional teams showed to be prejudicial to the psychological conditions of cystic fibrosis patients and their family caregivers.(AU)

La fibrosis quística es una enfermedad genética, aún sin cura, causada por mutaciones cromosómicas y que puede afectar varios sistemas, entre ellos los sistemas respiratorio y digestivo son los más comunes. La enfermedad crónica trae cambios psicológicos a los pacientes y sus cuidadores. Para evaluar los problemas de internalización y externalización, así como las competencias de niños y adolescentes con fibrosis quística, se entrevistó a 31 cuidadores familiares, en su mayoría madres de pacientes de 6 a 18 años de edad, en salas de espera de tres centros de referencia en el tratamiento de la enfermedad en la ciudad de São Paulo. Los instrumentos utilizados fueron: Inventario del Comportamiento de Niños y Adolescentes y diario de campo. Los resultados mostraron la prevalencia de problemas de internalización en pacientes con fibrosis quística en la adolescencia. El análisis del diario de campo indicó dificultades en la adherencia al tratamiento y demandas de asistencia psicológica no asistida en pacientes y sus cuidadores familiares. Se hace necesario un profesional de psicología en los equipos multiprofesionales ante las condiciones psicológicas de los pacientes con fibrosis quística y sus cuidadores familiares.(AU)
Descritores: Comportamento Social
Comportamento Infantil
Fibrose Cística
Psicologia do Desenvolvimento
Controle Interno-Externo
-Psicologia
Comportamento
Doença Crônica
Doença
Cooperação e Adesão ao Tratamento
Genética
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1356599 LILACS-Express
Autor: Rodrigues-Marçulo, Alexandra de Oliveira; Ferreira, Maria Cristina; Gabardo-Martins, Larissa Maria David.
Título: Evidências de validade da escala de engajamento na carreira no contexto militar / Validity evidence of the career engagement scale in the military context / Evidencias de validez de la escala de compromiso profesional en el contexto militar
Fonte: Psicol. ciênc. prof;42:e231619, 2022. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O engajamento na carreira associa-se a comportamentos proativos capazes de intensificar o desenvolvimento da carreira. Este estudo buscou reunir evidências de validade de estrutura interna da Escala de Engajamento na Carreira e de suas relações com variáveis externas, em contexto militar. A amostra foi composta por 467 militares do Exército Brasileiro, de ambos os sexos (94,4% do sexo masculino), majoritariamente pertencentes à linha bélica (82,4%) e provenientes de diferentes estados, com destaque para o Rio de Janeiro (39,2%). Os participantes responderam a escalas de engajamento na carreira, adaptabilidade de carreira, autoeficácia geral percebida, satisfação com a carreira e percepção atual do desenvolvimento profissional, de forma on-line. As análises fatoriais confirmatórias evidenciaram que o modelo de dois fatores de 1ª ordem com um fator de 2ª ordem apresentou os melhores índices de ajustes, diferindo do modelo original do instrumento. A Escala de Engajamento na Carreira obteve correlação significativa e positiva alta com a adaptabilidade de carreira e significativa e positiva moderada com a autoeficácia, a satisfação com a carreira e o desenvolvimento profissional. Concluiu-se que as evidências de validade obtidas possibilitam o uso futuro da escala na avaliação do engajamento na carreira no contexto militar.(AU)

Career engagement is associated with proactive behaviors capable of enhancing career development. The study sought to gather evidence of the internal structure validity of the Career Engagement Scale and its relations to external variables in a military context. The sample consisted of 467 soldiers of the Brazilian Army, of both sexes (94.4% male), belonging mainly to the war line (82.4%) and coming from different states, with emphasis on Rio de Janeiro (39.2%). The participants answered on-line the scales for measuring career engagement, career adaptability, perceived general self-efficacy, satisfaction with the career and current perception of professional development. The confirmatory factor analyses showed that the model of two factors of 1st order with a factor of 2nd order was the one that presented the best fit indexes, differing from the original model of the instrument. The Career Engagement Scale obtained a significant and positive high correlation with career adaptability and a significant and positive moderate correlation with self-efficacy, career satisfaction, and professional development. We concluded that the validity evidence obtained allow the future use of the scale for evaluating career engagement in the military context.(AU)

El compromiso profesional se asocia con comportamientos proactivos capaces de mejorar el desarrollo profesional. El estudio buscó recolectar evidencias de validez de la estructura interna de la Escala de Compromiso Profesional y de sus relaciones con variables externas en un contexto militar. La muestra estaba compuesta por 467 soldados del Ejército Brasileño, de ambos sexos (94,4% hombres), en su mayoría pertenecientes a la línea de guerra (82,4%), provenientes de diferentes estados, con énfasis en Río de Janeiro (39,2%). Los participantes respondieron a las escalas de compromiso profesional, adaptabilidad profesional, autoeficacia general percibida, satisfacción con la carrera y percepción actual del desarrollo profesional en línea. Los análisis factoriales confirmatorios mostraron que el modelo de dos factores de 1er orden con un factor de 2do orden fue el que presentó mejores índices de ajustes, diferenciándose del modelo original del instrumento. La Escala de Compromiso Profesional obtuvo una alta correlación significativa y positiva con la adaptabilidad a la carrera y una correlación significativa y positiva moderada con la autoeficacia, la satisfacción profesional y el desarrollo profesional. Se concluyó que las evidencias de validez de la escala permiten su uso futuro en la evaluación del compromiso profesional, en el contexto militar.(AU)
Descritores: Psicologia Militar
CHONDROITIN SULFATES9
Adaptação
-Satisfação Pessoal
Psicologia
Comportamento
Autoeficácia
Crescimento e Desenvolvimento
Militares
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1381429
Autor: Osorio Sánchez, Yeny Leydy.
Título: Cuidar del otro. Palabra, alter y la salud mental en tiempos de pandemia / Take care of the other. Word alter and mental health in times of pandemic
Fonte: Poiésis (En línea);42(Ene. - Jun.):95-101, 2022.
Idioma: es.
Resumo: Este texto presenta una reflexión acerca de la función de la palabra como acción de cui-dado del otro durante la pandemia actual. Se contrastan dos dimensiones: la afectación del discurso y del sujeto político durante el confinamiento y las formas en las que la pa-labra tomó fuerza para contribuir a la generación de vínculo y al cuidado intersubjetivo

This text presents a reflection on the function of the word as an action of care for the other during the current pandemic. Two dimensions are contrasted: the affectation of the discourse and the political subject during the confinement and the ways in which the word took force to contribute to the generation of bonding and intersubjective care
Descritores: COVID-19/psicologia
-Comportamento
Emoções Manifestas
Interação Social
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: lil-667004
Autor: Costa, Renan Roberto da; Silva, Paula Verona Ragusa da; Iwaki Filho, Liogi; Takeshita, Wilton Mitsunari; Farah, Gustavo Jacobuci.
Título: Avaliação da influência da expectativa e da ansiedade do paciente odontológico submetido a procedimento cirúrgico a partir de seus sinais vitais / Evaluation of influence of expectation and anxiety of patients undergoingdental surgery through their vital signs
Fonte: Rev. odontol. UNESP (Online);41(1):43-47, jan.-fev. 2012. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A ansiedade e a expectativa do paciente odontológico têm a capacidade de alterar de forma significativa seus sinais vitais, o que pode resultar em situações de emergência. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da ansiedade de pacientes submetidos à exodontia sobre os seus sinais vitais - temperatura, pulsação e pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) - nos momentos pré, trans e pós-operatório. Material e método: Quarenta e um pacientes foram submetidos a um questionário baseado em uma Escala de Ansiedade Dentária (EAD), que os classificou em diferentes níveis de ansiedade. Correlacionaram-se os resultados com seus sinais vitais nos diferentes momentos do atendimento. Resultado: Detectou-se que a PAS nos pacientes com ansiedade moderada, no pré-operatório, foi a única variável que diferiu de forma estatisticamente significante entre as fases do atendimento, apresentando valor menor em relação às outras fases. Conclusão: Evidencia-se, assim, a influência da ansiedade na situação fisiológica do paciente odontológico cirúrgico.

Introduction: The anxiety and expectation of odontologic patient have the ability to change significantly their vital signs, which can result in emergency situations. Objective: The aim of this study was to evaluate the influence of anxiety in patients undergoing exodonty on their vital signs - temperature, pulse and systolic and diastolic blood pressure (SBP and DBP) - in the moments before, during and after surgery. Material and method: Forty-one patients underwent a questionnaire based on a dental anxiety scale who classified them into different levels of anxiety. The results were correlated with vital signs at different times of attendance. Result: We found that SBP in patients with moderate anxiety, preoperatively, was the only variable that differed in a statistically significant difference between phases of attendance, with lower values compared to the other phases. Conclusion: It is evident, therefore, the influence of anxiety in the physiological situation of the patient in dental surgery.
Descritores: Ansiedade
Cirurgia Bucal
Comportamento
Medo
Sinais Vitais
Motivação
-Pulso Arterial
Temperatura
Estatísticas não Paramétricas
Pressão Arterial
Responsável: BR39.2 - Biblioteca Professora Maria Dilma de Oliveira Gonçalves


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Id: biblio-1379278
Autor: Campos, Ana Carolina Brunatto Falchetti; Silva, Nanucha Teixeira da; Coren, Stanley; Heldt, Elizeth.
Título: Tradução, adaptação e avaliação das propriedades psicométricas da Arousal Predisposition Scale em crianças e adolescentes / Translation, adaptation and evaluation of the psychometric properties of the Arousal Predisposition Scale in children and adolescents / Traducción, adaptación y evaluación de las propiedades psicométricas de la Arousal Predisposition Scale en niños y adolescentes
Fonte: Rev. baiana saúde pública;44(4):9-26, 20201212.
Idioma: pt.
Resumo: A Arousal Predisposition Scale (APS) é um instrumento com 12 itens, elaborado para mensurar o nível de arousal de um indivíduo. O termo arousal, traduzido para o português falado no Brasil, significa excitação, isto é, a resposta do organismo frente a um estímulo externo ou estresse ambiental. A escala visa abordar o arousal como uma predisposição ou característica individual de excitação diante de um estressor ambiental. O objetivo deste estudo foi realizar tradução, adaptação e avaliação das propriedades psicométricas da APS para crianças e adolescentes. O estudo foi realizado com 189 alunos, de ambos os sexos, de escolas públicas, com idade entre 10 e 17 anos. A pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira foi a adaptação transcultural e a segunda etapa envolveu a avaliação das propriedades psicométricas da versão final. Os resultados apresentaram uma consistência interna dos itens aceitável para os grupos pré-adolescentes e adolescentes (alfa de Cronbach > 0,700). Não houve diferença significativa entre a escala total em médias de teste-reteste e uma correlação significativa de moderada a forte de validade de critério. A APS foi traduzida, adaptada e validada no Brasil para o grupo etário de 11 anos de idade. Destaca-se ainda a importância da utilização dessa escala por diferentes setores de saúde e da educação, em escolas de ensino fundamental e médio, contribuindo para identificar precocemente problemas de comportamento.

Arousal Predisposition Scale (APS) is a 12-item instrument designed to measure the arousal level of an individual. Translated into Brazilian Portuguese arousal means excitement, that is, the body's response to an external stimulus or environmental stress. The scale aims to address arousal as a predisposition or individual characteristic of excitement when facing an environmental stressor. Hence, this study sought to translate, adapt, and evaluate the psychometric properties of the APS for children and adolescents. Data was collected from 189 students, of all genders, from public schools, aged 10 to 17 years. The research was divided into two stages: first, the cross-cultural adaptation, followed by the evaluation of the psychometric properties in the final version. Results showed an acceptable internal consistency of the items for the pre-adolescent and adolescent groups (Cronbach's alpha > 0.700). The findings presented no significant difference between full-scale test-retest means and a significant moderate to strong correlation of criterion validity. The APS was translated, adapted and validated in Brazil for the 11-year-old age group. APS should be used by different health and education sectors in primary and secondary schools to help identify early behavioral problems.

La Arousal Predisposition Scale (APS) es un instrumento que consta de 12 ítems para estimar el nivel de arousal de un individuo. El término arousal significa excitación en portugués de Brasil, es decir, una respuesta del organismo frente a un estímulo externo o estrés ambiental. La escala pretende abordar el arousal como una predisposición o característica individual de excitación frente a un estrés ambiental. El objetivo de este estudio fue realizar la traducción, la adaptación, la evaluación y la valoración de las propiedades psicométricas de la APS para niños y adolescentes. Se realizó un estudio con 189 alumnos, de ambos sexos, de escuelas públicas, con edades de entre los 10 y 17 años. La investigación constó de dos etapas: la primera realizó la adaptación transcultural; y la segunda, la evaluación de las propiedades psicométricas de la versión final. Los resultados mostraron una consistencia interna de los ítems aceptable para los grupos de preadolescentes y adolescentes (alfa de Cronbach > 0,700). No hubo diferencias significativas entre la escala total en las medias de prueba-reprueba y una correlación significativa de moderada a fuerte como validez de criterio. Se realizó la traducción, la adaptación y la validación de la APS en Brasil para el grupo de edad de los 11 años. Se señala la importancia de la utilización de esta escala para los diferentes sectores de salud y de la educación, en la primaria y la secundaria, al contribuir a la identificación de problemas de comportamiento.
Descritores: Ansiedade
Nível de Alerta
Psicometria
Comportamento
Grupos Etários
-Transtornos do Despertar do Sono
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


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Id: lil-480821
Autor: Teixeira, Elizabeth.
Título: Modos de sentir e aprender entre mulheres em um projeto de educação popular em saúde / Ways of feel and learn among women in a popular education in health project / Modos de Sentir y Aprender entre Mujeres en un Proyecto de Educación Popular en Salud
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;12(1):57-62, mar. 2008.
Idioma: pt.
Resumo: Apresenta-se um recorte de pesquisa institucional de avaliação das repercussões do projeto de extensão no cotidiano de todas as participantes. Apóia-se nos conceitos de comunidade aprendente, saber cuidar, compartilhamento de saberes. O objeto constitui-se dos modos de aprender e sentir de mulheres participantes de um projeto de extensão em educação popular em saúde, desenvolvido entre 2004 e 2006 na ilha de Caratateua, Belém...
Descritores: Atenção à Saúde
Comportamento
Educação em Saúde
Saúde da Mulher
Limites: Humanos
Feminino
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação



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