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Id: lil-677957
Autor: Caldas, Gustavo Henrique de Oliveira; Pires, Sueli Luciano; Gorzoni, Milton Luiz.
Título: Neuropsychiatric symptoms and severity of dementia / Sintomas neuropsiquiátricos e gravidade da demência
Fonte: Dement. neuropsychol;7(2), jun. 2013.
Idioma: en.
Resumo: Neuropsychiatric symptoms (NPS) cause distress, disabilitiy and reduced quality of life for both the patient and their families OBJECTIVE: To evaluate the prevalence of NPS as a specific stage of dementia status. METHODS: A cross-sectional study in patients attending an outpatient clinic for dementia was performed. We applied the Neuropsychiatric Inventory and Clinical Dementia Rating (CDR) scale. Statistical analysis was carried out with SPSS 17 software. RESULTS: The 124 subjects (mean age of 80.4±7.0 years), 88 women (70.9%) had average duration of dementia of 7.1±3.2 years, most common dementias of Alzheimer's disease (35.5%) and mixed (31.5%) and most prevalent NPS of apathy (75%) and irritability (66.9%). Correlation between apathy and a CDR 1 had a PR (prevalence ratio) = 0.289 and p<0.001 while between apathy and CDR 4-5 (PR=8.333, p<0.005). A similar result was found between aberrant motor behavior (AMB) and CDR 1 (PR=0.352, p<0.003) and between AMB and CDR4-5 (PR=2.929, p<0.006). CONCLUSION: Alzheimer's disease and mixed dementia were predominant, while apathy and AMB were detected in association with the progressive stages of dementia.

Sintomas neuropsiquiátricos (SNPs) causam sofrimento, incapacidade e redução da qualidade de vida do paciente e das famílias. OBJETIVO: Avaliar a prevalência de SNPs específicos conforme a fase do estado demencial. MÉTODOS: Estudo transversal em pacientes atendidos em ambulatório de demências. Aplicou-se Inventário Neuropsiquiátrico e Clinical Dementia Rating (CDR). Realizada análise estatística com o software SPSS 17. RESULTADOS: 124 idosos (idade média de 80,4±7,0 anos), 88 mulheres (70,9%). Tempo médio de demência: 7,1±3,2 anos. Demências mais frequentes: doença de Alzheimer (35,5%) e mista (31,5%). Sintomas neuropsiquiátricos mais prevalentes: apatia (75%) e irritabilidade (66,9%). Correlação entre apatia e CDR 1 tem RP (razão de prevalências) = 0,289 e p<0,001 e entre apatia e CDR 4-5; RP=8,333; p<0,005, o mesmo ocorrendo entre comportamento motor aberrante (CMA) e CDR 1 (RP=0,352; p<0.003) e CMA e CDR4-5 (RP=2,929; p<0,006). CONCLUSÃO: Houve predomínio de demência de Alzheimer e demência mista e se detectou apatia e CMA em associação progressiva com as fases do quadro demencial.
Descritores: Sinais e Sintomas
Comportamento
Idoso
Demência
Neuropsiquiatria
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1016153
Autor: Cunha, Olívia Rodrigues da; Vandenberghe, Luc.
Título: Manifestações Emocionais do Terapeuta Durante as Sessões: Por que Arriscar-se e Quais Benefícios Esperar? / Emotional Manifestations of the Therapist During Sessions: Why Take Risks and What Benefits to Expect? / Manifestaciones Emocionales del Terapeuta Durante las Sesiones: ¿Por qué Arriesgarse y qué Beneficios Esperar?
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39:1-12, jan.-mar.2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A teorização contemporânea enfatiza o envolvimento emocional do terapeuta no relacionamento terapêutico. O objetivo desse estudo é compreender como esse envolvimento se dá na prática clínica e por que terapeutas escolham esse caminho. Foi desenvolvido um estudo a partir de entrevistas a 14 terapeutas, com perguntas sobre como utilizam suas emoções em sessão e quais benefícios visam com essa ação. A análise e categorização dos dados encontrados foram pautadas nos preceitos da Grounded Theory Analysis. Os resultados sugerem que terapeutas expõem suas emoções em sessão com objetivo de diagnóstico e como intervenção terapêutica, promovendo comportamentos alvo e maior consciência de processos interpessoais no cliente. Para o terapeuta, trabalhar com suas emoções pode acarretar em transformações tanto pessoais quanto profissionais. Em uma relação emocionalmente próxima, aberta e genuína no consultório, não só o cliente, mas também o terapeuta é transformado. Assim, a mudança que ocorre no processo terapêutico não deve ser pensada como um processo unilateral....(AU)

Contemporary theory emphasizes the therapist's emotional involvement in the relationship with the client. The aim of this study is to explore how this emotional involvement happens in practice and why therapists choose this option. A study questioned 14 therapists in semi-structured interviews about how they use their emotions and what gains they attribute to this intervention. The analysis and categorization of the data obtained followed the principles of Grounded Theory Analysis. The results suggest that the disclosure of the therapist's emotions in session can help diagnosis and serve as a tool for therapeutic progress, including development of client target behaviors, and increased interpersonal process awareness. For therapists, working with their emotions can promote both personal and professional change. Not only the client, but the therapist as well, is transformed with each open and genuine close relationship in the therapist's office. As such, the change in treatment should not be thought of as a one-way process....(AU)

La teorización contemporánea enfatiza la implicación emocional del terapeuta en la relación terapéutica. El objetivo de este estudio es comprender cómo esta implicación se da en la práctica clínica y por qué los terapeutas eligen ese camino. Se desarrolló un estudio a partir de entrevistas a 14 terapeutas, con preguntas sobre cómo utilizan sus emociones en sesión y cuáles beneficios visan con esa acción. El análisis y categorización de los datos encontrados se basó en los preceptos de Grounded Theory Analysis. Los resultados sugieren que los terapeutas exponen sus emociones en sesión con objetivo de diagnóstico y como intervención terapéutica, promoviendo comportamientos objetivo y mayor conciencia de procesos interpersonales en el cliente. Para el terapeuta, trabajar con sus emociones puede acarrear en transformaciones tanto personales como profesionales. En una relación emocionalmente cercana, abierta y genuina en el consultorio, no sólo el cliente, pero también el terapeuta es transformado. Así, el cambio que ocurre en el proceso terapéutico no debe ser pensado como un proceso unilateral....(AU)
Descritores: Comportamento
Diagnóstico
Emoções
Terapeutas Ocupacionais
-Psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-953003
Autor: Nitrini, Ricardo.
Título: In the June 2013 issue
Fonte: Dement. neuropsychol;7(2):141-142, jun. 2013.
Idioma: en.
Descritores: Terapêutica
Comportamento
Demência
Emoções
Cérebro
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Id: lil-541659
Autor: Cheluchinhak, Aline Barato; Cavichiolli, Fernando Renato.
Título: A teoria da classe ociosa: o que nos diz Veblen sobre natureza e comportamento humano, consumo, esporte e lazer / The theory of the leisure class: Veblen's ideas about nature and human behavior, consumption, sports and leisure
Fonte: Licere (Online);13(1), mar. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apreender as idéias preconizadas por Veblen em "A teoria da classe ociosa" e pensar sua aplicabilidade em estudos que envolvem esporte e lazer na atual sociedade de consumo. Para tanto, reproduzimos e analisamos a obra enfatizando o que o autor nos diz sobre a natureza e o comportamento humano, sobre o consumo, sobre o esporte e o lazer. Na atualidade, além dos limites da racionalidade instrumental e da importância dos hábitos, as contribuições veblenianas que nos parecem mais importantes dizem respeito às relações entre cultura e a racionalidade. Pesquisas nesse sentido permitirão o desvendamento das motivações dos agentes quanto à sua conduta como consumidores do esporte e do lazer, em todas as formas como se manifestam tais fenômenos em nossa sociedade.

The aim of the present study is to understand the ideas defended by Veblen in "the theory of the leisure class" in order to think about their applicability on studies about sports and leisure inside the present consumption society. Veblen's ideas about nature and human behavior and also about consumption, sports and leisure are analyzed and reproduced in this study. Beyond the limits of instrumental rationality and the importance of the habits, the most important Veblen's contributions are the ones about the relations between culture and rationality. Researches about this issue may allow the discovery of the agents motivations related to their conduct as sports and leisure consumers, in all the ways these phenomena occur in our society.
Descritores: Comportamento
Esportes/psicologia
Recreação/psicologia
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Brucki, Sonia Maria Dozzi
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Id: lil-718838
Autor: Trés, Eduardo Sturzeneker; Brucki, Sonia Maria Dozzi.
Título: Visuospatial processing: a review from basic to current concepts / Processamento visuoespacial: uma revisão de conceitos básicos a atuais
Fonte: Dement. neuropsychol;8(2), mar. 14.
Idioma: en.
Resumo: INTRODUCTION: Visuospatial processing is a fundamental aspect in human cognition, belonging to a complex and intricate network. It is, in other words, one of the building blocks of an individual's identity and behavior. OBJECTIVE: To allow an overall and updated review of visuospatial processing and its related events, in light of new techniques and evidence, focusing on basic concepts of higher cortical functions, its pathways and associated systems. METHODS: The study was conducted based on the national and international databases LILACS, MEDLINE, ScieLo and Pubmed; using the search word "visuospatial" in combination with "pathway", "processing", "function", "fMRI" and "attention". RESULTS: A total of 77 references deemed relevant for its historical, conceptual or updated relevance were selected out of 1222 retrieved; including English, Spanish and Portuguese languages. A critical review was carried out and many new aspects discussed. CONCLUSION: A new functioning and construction of sight processing is being shaped, culminating now in a model based on dynamic and integrated interactions between pathways and systems.

INTRODUÇÃO. O processamento visuoespacial é um aspecto fundamental da cognição humana, pertencendo a uma complexa e intricada rede. É, em outras palavras, uma das pedras fundamentais da identidade e comportamento de um indivíduo. OBJETIVO: Permitir uma revisão geral e atualizada do processamento visuoespacial e seus eventos relacionados, à luz de novas técnicas e evidências, com foco em conceitos básicos da organização das funções corticais superiores, suas principais vias e sistemas envolvidos. MÉTODOS: O estudo foi conduzido em bases de dados nacionais e internacionais LILACS, MEDLINE, SciELO e PubMed; utilizando a palavra "visuoespacial" em combinação com "via", "processamento", "função", "fMRI" e "atenção". RESULTADOS: Um total de 77 referências consideradas relevantes por sua importância histórica, conceitual e atual foram selecionadas à partir de 1222, incluindo as línguas inglesa, espanhola e portuguesa. CONCLUSÃO: Uma nova construção e funcionamento do processamento visual estão sendo criados, culminando em um modelo baseado em interações dinâmicas e integradas entre vias e sistemas.
Descritores: Comportamento
Cognição
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Id: biblio-1021148
Autor: Hunziker, Maria Helena Leite.
Título: Considerações sobre o modelo de seleção pelas consequências: o que mudou em 28 anos ? / Considerations about the selection by consequences model: what was changed in 28 years ?
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);20(3):310-318, set.-dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo compara dois conjuntos de textos publicados no Brasil, em 1 988 e 201 6, focados na análise do modelo de seleção pelas consequências proposto por Skinner. São apresentados os contextos acadêmico sem que os dois conjuntos foram produzidos, um breve resumo das principais contribuições de cada texto,fazendo uma comparação entre eles para vislumbrar a evolução que se deu na comunidade de analistas de comportamento no Brasil ao longo dos últimos 28 anos. No final, sugere-se que novas publicações possam analisar dados experimentais recentes e sua compatibilidade com o nível ontogenético de seleção por consequências, complementando as considerações teórico-filosóficas aqui apresentadas em relação à seleção nos níveis filogenético e cultural
Descritores: Comportamento
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1021138
Autor: Micheletto, Nilza.
Título: Seleção por consequências: desdobramentos para a noção de ciência de B. F. Skinner / Selection by consequences: deployments for the notion of science of B. F. Skinner
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);20(3):295-304, set.-dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: O sistema explicativo de B. F. Skinner transforma-se ao longo de sua construção. Nos primeiros anos,Skinner propõe que explicação é descrição de relações funcionais entre eventos diretamente observáveis do organismo e ambiente. A noção de causalidade de seleção por consequências, relacionada à proposição do comportamento operante, terá desdobramentos para pressupostos relativos ao objeto de estudo, à relação entre o sujeito e objeto do conhecimento, à concepção de ciência e aos procedimentos adotados para produção de conhecimento científico efetivo. Nesse artigo, busca-se identificar alguns desdobramentos do modelo causal de seleção por consequências para as propostas de Skinner para a ciência
Descritores: Comportamento
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1021134
Autor: Leão, Monalisa de Fátima Freitas Carneiro; Carvalho Neto, Marcus Bentes.
Título: Afinal, o que é seleção por consequências? / After all, what's selection by consequences?
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);20(3):286-294, set.-dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: A proposta de Skinner intitulada 'Seleção por Consequências' parece garantir uma filiação a uma epistemologia selecionista. Tal noção, entretanto, carece de uma definição consensual na área. O objetivo deste artigo é propor uma conceituação da proposta skinneriana. Para tanto, realizou-se uma análise dos principais textos do autor sobre o tema, a fim de delimitar os aspectos que julgamos serem suficientes e definidores dessa proposta científica. Concluímos que a ' seleção por consequências' pode ser definida como um modo causal fundamentado em uma relação de interdependência probabilística entre eventos, a qual explica a origem e a evolução do fenômeno comportamental como produto de três histórias de variação e seleção: filogenética, ontogenética e cultural
Descritores: Comportamento
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1021109
Autor: Lima Neto, José Lamartine de Andrade; Pereira, Hernane Borges de Barros.
Título: Metamodelo sistêmico de interação de indivíduos em grupos / Systemic metamodel of individuals interaction in groups
Fonte: Ciênc. cogn;23(1):91-107, mar. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Mudanças cognitivas na vida de um sujeito podem ser avaliadas através de manifestações indiretas, como o comportamento e a linguagem.Apresentamos um Metamodelo teórico para analisar as mudanças de valores,crenças e de conduta de indivíduos quando estão em grupos. A mudança, que produz uma reeducação cultural, pode ser compreendida a partir das teorias de Dinâmica de Grupo, da Psicologia Cognitiva e da Teoria de Redes, auxiliadas pela ótica da Teoria dos Sistemas.

Cognitive changes in the life of a person can be evaluated through indirectmanifestations, such as the behavior and language and thus infer the type ofcognitive change. We present a theoretical Metamodel to analyze the changesin values, beliefs and behavior of individuals when they are in groups. Thechange, which produces a cultural re-education, can be understood from thegroup dynamics theories, Cognitive Psychology and Network Theory, aided bythe viewpoint of Systems Theory
Descritores: Cognição
-Comportamento
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1021046
Autor: Rosot, Natália; Franco, Vítor Daniel Ferreira; Riechi, Tatiana Izabele Jaworski de Sá.
Título: A Síndrome do X Frágil e o estabelecimento de fenótipos cognitivo-comportamentais: uma revisão sistemática de literatura / The Fragile X Syndrome and the development of cognitive-behavioral phenotypes: a literature systematic review
Fonte: Ciênc. cogn;22(1):30-40, jun. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo consiste em uma revisão sistemática de literatura que tem como objetivo fazer um panorama do conteúdo das publicações sobre cognição, comportamento e Síndrome do X Frágil. Realizou-se o levantamento bibliográfico nas bases de dados Pubmed, Science Direct, SciELO e LILACS, por meio dos descritores pré-estabelecidos cognition, behavior e Fragile X Syndrome. Foram selecionados 9 trabalhos para uma análise mais cuidadosa. Todos eram relevantes em relação às características fenotípicas cognitivo-comportamentais de crianças com a Síndrome do X Frágil, relatavam pesquisas experimentais transversais e descreviam aspectos comportamentais e/ou relacionados às funções executivas. As características cognitivas mais frequentemente apontadas pela revisão realizada foram: baixo coeficiente de inteligência, prejuízos na atenção, linguagem deficitária e motricidade. Já os aspectos comportamentais destacados estavam relacionados ao transtorno do espectro autista, à ansiedade e às dificuldades na socialização. Notou-se a presença de poucos estudos disponíveis na literatura e a necessidade de maiores investimentos nessa área de pesquisa. Mais estudos auxiliarão na maior compreensão da Síndrome do X Frágil e ampliarão as possibilidades de intervenção.

This article consists of a systematic literature review that aims to make an overview of the content of publications on cognition, behavior and Fragile X syndrome. It was conducted the literature review in Pubmed, Science Direct, SciELO and LILACS, usingthe pre-established descriptors cognition, behavior and Fragile X Syndrome. Nine papers were selected for closer examination. All were relevant in relation to cognitive behavioral phenotypic characteristics of children with Fragile X Syndrome, reported cross experimental research and described behavioral aspects and/or related to executive functions. Cognitive characteristics most often highlighted by the review were conducted: low intelligence quotient, impairments in attention, poor motor skills and language. Behavioral aspects were related to autism spectrum disorder, anxiety and difficulties in socialization. The presence of few studies available in the literature and the need for further investments in this area of research it was noted. More studies will assist in better understanding of Fragile X Syndrome and expand the possibilities of intervention.
Descritores: Comportamento
Cognição
Síndrome do Cromossomo X Frágil
-Fenótipo
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca



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