Base de dados : LILACS
Pesquisa : F01.145.126.125 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 580 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 58 ir para página                         

  1 / 580 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-901885
Autor: Ruiz-Ramírez, Rosalva; Sánchez-Romero, Cristina; Zapata-Martelo, Emma; García-Cué, José Luis; Pérez-Olvera, Ma. Antonia; Martínez-Corona, Beatriz; Rojo-Martínez, Gustavo.
Título: Manifestaciones del bullying en la Preparatoria Agrícola. Universidad Autónoma de Chapingo, México / Acts of bullying in an agricultural high school-Autonomous University of Chapingo, Mexico / Manifestações de bullying na preparação agrícola. Universidade Autã´noma Chapingo, México
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;15(2):1149-1163, jul.-dic. 2017. tab.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo de la presente investigación fue analizar las manifestaciones del bullying que los estudiantes reciben, hacen u observan en la Preparatoria Agrícola de la Universidad Autónoma de Chapingo ubicada en el Estado de México, México. La metodología fue de corte cuantitativo. Se aplicó un cuestionario a una muestra de 112 estudiantes (43 mujeres y 69 hombres). La información se analizó a través de estadísticos descriptivos univariados y análisis de correlación de Sperman. Los resultados muestran que los estudiantes han sido víctimas de manifestaciones de bullying de tipo psicológicas, verbales, físicas, en redes cibernéticas y sociales. Las víctimas, acosadores y acosadoras consideran que la principal manifestación del bullying que reciben o hacen es psicológica (ignoran o son ignoradas e ignorados); observadores y observadoras especifican que principalmente ven agresiones físicas (empujones).

This research analyzes the acts of bullying that students receive, perpetrate or observe among their peers. The study was carried out in an agricultural school in the Municipality of Texcoco, State of Mexico. The research employed a qualitative methodology with a sample size of 112 students (43 females and 69 males). A questionnaire was used to collect data, the data was analyzed through univariate descriptive statistics and Spearman's correlation analysis. The results detail how students have been bullied by their peers through psychological, verbal, physical, cyber and social attacks. Victims and their bullies consider that the main form of bullying they receive or carry out is psychological (they are ignored or they ignore someone). The students who observe bullying specify that they mainly see physical aggression (pushing).

O objetivo da pesquisa foi analisar as manifestações do bullying que os estudantes recebem ou fazem na preparação agrícola da Universidade Autã´noma de Chapingo situada no Estado do México, México. A metodologia foi de caráter quantitativo. Aplicou-se um questionário a 112 estudantes (43 mulheres e 69 homens). A informação foi analisada através de estatística descritiva e análise de correlação de Sperman. Os resultados mostram que os estudantes tém sido vítimas de manifestações de bullying dos tipos psicológicos, verbais, físicos, em redes cibernéticas e sociais. As vítimas e os acusados como consideram que a principal manifestação do bullying que recebem ou fazem é a psicológica (ignoram ou são ignoradas); Observadores e observadoras especificam principalmente agressões físicas (empurrões).
Descritores: Agressão
Bullying
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


  2 / 580 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1012710
Autor: Gauy, Ana Carolina dos Santos; Bolognesi, Marcela Cesar; Gonçalves-de-Freitas, Eliane.
Título: Unusual effect of chemical communication on social aggression in juvenile cichlid fish Cichlasoma paranaense (Cichliformes: Cichlidae)
Fonte: Neotrop. ichthyol;17(2):e180159, 2019. graf.
Idioma: en.
Projeto: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível; . CNPq.
Resumo: Some fish species are socially organized and show a social rank order which is achieved through aggressive interactions. After hierarchy is settled, such species communicate their ranks through several sensorial cues; this communication is adaptive because it reduces detrimental effects from physical contests. Cichlid fish are socially organized and signal their social ranks through visual, acoustic and chemical communication. The response to signaling may vary according to the species and environment; the knowledge of different species is fundamental to understand the evolutionary forces upon their social communication. We tested the effect of chemical signaling on social groups of juvenile cichlid Cichlasoma paranaense by renewing the water in the aquarium, a procedure that washes away chemical information and increases aggressive interactions in other cichlid species. Two treatments were designed: 50% and 0% water renewal. Aggressive interactions were video-recorded immediately before water renewal, 1min, 1h, 2h, and 24h after water renewal. The treatment with the water renewal did not increase aggressive interactions within the group. The 50% water renewal apparently reduced aggressive interactions in this species, indicating an interspecific difference on the aggressive response to chemical variation in the social environment.(AU)

Algumas espécies de peixes são organizadas socialmente e apresentam uma ordem de rank social que é alcançada por meio de interações agressivas. Após o estabelecimento da hierarquia, essas espécies comunicam seu rank por diversas pistas sensoriais, essa comunicação é adaptativa, pois reduz os efeitos prejudiciais das lutas físicas. Peixes ciclídeos são socialmente organizados e sinalizam o rank social por comunicação visual, acústica e química. A resposta à sinalização pode variar de acordo com a espécie e o ambiente; o conhecimento sobre diferentes espécies é necessário para entender as forças evolutivas sobre sua comunicação social. Nós testamos o efeito da sinalização química em grupos sociais de juvenis do ciclídeo Cichlasoma paranaense por meio da renovação de água do aquário, um procedimento que dilui informações químicas e aumenta a interação agressiva em outras espécies de ciclídeos. Dois tratamentos foram realizados: 50% e 0% de renovação da água. A interação agressiva foi registrada imediatamente antes da renovação da água, 1min, 1h, 2h e 24h após a renovação da água. O tratamento com renovação não aumenta as interações agressivas dentro do grupo. A renovação de 50% da água do aquário aparentemente diminui as interações agressivas nessa espécie, indicando uma diferença interespecífica na resposta agressiva a variação química no ambiente social.(AU)
Descritores: Estresse Fisiológico
Comportamento Animal
Ciclídeos/anormalidades
Agressão
Limites: Animais
Responsável: BR68.1 - Biblioteca Virginie Buff D'Ápice


  3 / 580 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-963302
Autor: Bonilla Castillón, Claudia Elizabeth; Núñez Fadda, Silvana Mabel; Domínguez Mora, Raquel; Callejas Jerónimo, Juan Evaristo.
Título: Las relaciones intrafamiliares de apoyo como mecanismo explicativo de la conducta violenta en adolescentes escolarizados / Supportive Intrafamily Relationships as explanatory Mechanism of Violent Behavior in Scholarized Adolescents
Fonte: Univ. psychol;16(4):42-53, oct.-dic. 2017. ilus, tab.
Idioma: es.
Projeto: Secretaría de Educación Pública y el Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología de México.
Resumo: Resumen El objetivo del presente estudio fue analizar la participación de los adolescentes en conductas violentas, a partir de un modelo estructural, en una muestra aleatoria y estratificada de 1 498 estudiantes de 5.º y 6.º de primaria y de los tres niveles de secundaria de escuelas públicas de Puerto Vallarta, Jalisco, México. Se utilizaron cuestionarios de autoinforme con respuestas Likert, midiendo violencia escolar, funcionamiento familiar y actitud hacia la autoridad. Las conductas violentas correlacionaron negativamente con el buen funcionamiento familiar (valores altos de unión/apoyo). El funcionamiento familiar correlacionó negativamente con la conducta violenta de forma indirecta, a través de la actitud hacia la autoridad institucional y la transgresión de normas. Finalmente se discuten los resultados.

Abstract The aim of this study was to analyze the students´ participation in violent behavior in a sample of 1498 adolescents attending 5th and 6th grades (elementary school) and the three levels of middle school in public schools of Puerto Vallarta, Jalisco, México, using a structural model. We utilized self-report questionnaires with Likert-type answers, measuring school violence, family function and attitude toward institutional authority. Results revealed that violent behavior in school were negatively related with a good family function (high scores of family union and support). Good family function related indirectly and negatively with violent behavior through attitude towards institutional authority and rules transgression. Finally, we discuss the findings.
Descritores: Adolescente
Agressão/psicologia
Relações Familiares/psicologia
Responsável: CO185.1 - Biblioteca Alfonso Borrero Cabal, S. J.


  4 / 580 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1005452
Autor: Frazão, Maria Cristina Lins de Oliveira; Pimenta, Cláudia Jeane Lopes; Lima, Raquel Janyne de; Valdevino, Stella Costa; Silva, Cleane Rosa Ribeiro da; Costa, Kátia Neyla de Freitas Macedo.
Título: Violência em mulheres com diagnóstico de depressão / Violence in women with a diagnosis of depression
Fonte: REME rev. min. enferm;23:e-1174, jan.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: compreender a relação entre a depressão e o histórico de violência em mulheres. Método: trata-se de estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, realizado entre os meses de janeiro e abril de 2017, com mulheres que apresentavam diagnóstico de depressão, sendo acompanhadas em um Centro de Atenção Integral à Saúde na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, utilizando um roteiro semiestruturado. As falas foram processadas pelo software IRaMuTeQ e analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo, buscando-se identificar os temas de mais relevância para a problemática investigada. Resultados: entre as participantes, 29 tinham história de violência, sendo a maior parte das agressões praticada por parceiros íntimos. Observou-se que os termos mais citados pelas mulheres foram: não, medo, marido, sofrimento, bater, apanhar, violência e problema. Mediante as falas das mulheres, foi evidenciado que as agressões sofridas foram o principal motivo para o desenvolvimento da depressão. Conclusão: observou-se a existência de uma marcante relação entre depressão e histórico de violência nas mulheres. Foi evidenciado que as entrevistadas sofreram agressões que perduraram desde a infância até a vida adulta, relacionando-se ao fenômeno da transgeracionalidade e afetando diretamente a sua saúde mental.(AU)

Objective: to understand the relationship between depression and the history of violence in women. Method: This is an exploratory and descriptive study, with a qualitative approach, carried out between January and April 2017, with women diagnosed with depression, followed up at a Comprehensive Health Care Center in the city of João Pessoa, Paraíba, Brazil. Data were collected through interviews, using a semi-structured script. The speeches were processed by the IRaMuTeQ software and analyzed through the content analysis technique, aiming to identify the most relevant topics for the problem investigated. Results: twenty-nine participants had a history of violence, with most of the aggressions practiced by intimate partners. The terms most cited by women were: no, fear, husband, suffering, beat, hit, violence and problem. The statements of women showed that the aggressions suffered were the main reason for the development of depression. Conclusion: there was a strong relationship between depression and a history of violence in these women. The interviewees suffered aggressions that lasted from childhood to adulthood, related to the phenomenon of transgenerational trauma and directly affecting their mental health.(AU)

Objetivo: entender la relación entre la depresión y el historial de violencia contra las mujeres. Método: estudio exploratorio descriptivo, de enfoque cualitativo, realizado entre los meses de enero y abril de 2017, con mujeres con diagnóstico de depresión, en seguimiento en un centro de Atención Integral de Salud en la ciudad de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Los datos fueron recogidos por medio de entrevistas, con un cuestionario semiestructurado. Las charlas fueron procesadas por el software...(AU)
Descritores: Agressão
Depressão
Violência contra a Mulher
-Saúde da Mulher
Limites: Seres Humanos
Feminino
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


  5 / 580 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1047416
Autor: Romio, Jackeline Aparecida Ferreira.
Título: A vitimização de mulheres por agressão física, segundo raça/cor no Brasil / Português
Fonte: In: Marcondes, Mariana Mazzini. Dossiê mulheres negras: retrato das condições de vida das mulheres negras no Brasil. Brasília, IPEA, 2013. p.158-158, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Sabe-se que a violência contra as mulheres é uma questão transnacional e multifacetada a ser tratada devidamente pela academia e pelo Estado, e também prevenida na sociedade, porém, ainda hoje, conta-se com possibilidades reduzidas de análise deste fenômeno. Isto se deve às dificuldades de se encontrar fontes de informações sistematizadas e nacionais sobre as ocorrências, sobretudo, que sejam passíveis de desagregação por sexo, raça/cor e informem os contextos desta violência ­ tipo de agressor, local, meio e motivo. Propõe-se neste capítulo o estudo dos dados disponíveis no suplemento "Características da vitimização e do acesso à justiça no Brasil da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2009" , o qual perguntou para homens e mulheres maiores de 10 anos sobre suas experiências com o tema da agressão física, assim como a frequência em que esta ocorreu, a natureza da relação com o(a) agressor(a), local onde se perpetuou a agressão, além de perguntas sobre denúncias e queixas. O objetivo final foi produzir um entendimento atual da violência contra a mulher segundo raça/cor por meio destas informações.
Descritores: Condições Sociais
Fatores Socioeconômicos
Agressão
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Violência contra a Mulher
Responsável: BR1541.1 - Biblioteca
BR1541.1; 305.4880981, I59


  6 / 580 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1026686
Autor: Dolgova, V. I; Melnik, E. V; Golieva, G. Yu; Shayakhmetova, V. K; Verkhovykh, I. V.
Título: Specifics of psychological and pedagogic correction of deviani behavior in younger adolescents with intellectual disability
Fonte: Prensa méd. argent;105(4):165-173, jun 2019. fig.
Idioma: en.
Resumo: Problem and aim. Deviant behavior is not only an alarming phenomenon but also a multitude of social, pedagogic and psychological problems that threaten the society and that became particularly relevant for the young adolescents with intellectual disability. Therefore, the aim of the present article is to reveal the specifics of correctional and developmental work with such children that would provide appropriate interpersonal interaction in the adolescence and the further positive socialization. Methods. The presented study was conducted in three stages (exploratory-preparatory, experimental and control-generalizing stages) with the use of the Buss-Durkee Hostility Inventory. Results and discussion. The results showed that the predominant from of the deviant behavior was hostility and violence, as well as a tendency for addictive behavior. Diagnostics of the dominant indices of hostility and aggressiveness demonstrated that the aggressiveness index dominated in the majority of adolescents. The majority of adolescents had a very high or high level of indirect hostility and assault, along with suspicion. The correctional program provides correctional effect for the adolescents with low and medium level of proneness to the deviant behavior
Descritores: Ensino de Recuperação/tendências
Adaptação Psicológica
Agressão/psicologia
Hostilidade
Relações Interpessoais
Deficiência Intelectual/psicologia
Deficiência Intelectual/terapia
-Avaliação de Resultado de Intervenções Terapêuticas/métodos
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


  7 / 580 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-797821
Autor: Ceberio, Marcelo Rodriguez.
Título: El doble vínculo en la violencia filio parental: entre la trampa relacional con los hijos e la trampa social / O duplo vínculo na violência filho parental: entre o ardil relacional com os filhos e o ardil social / The double bind in the filioparental violence: between the relational tramp with the children and the social tramp
Fonte: Pensando fam;20(1):3-28, jul. 2016.
Idioma: es.
Resumo: La violencia filio parental es un tipo de violencia complejo que excede la tipología tradicional de la violencia como la violencia de género o la violencia parento filial. La denominamos como un fenómeno de alta complejidad, dado que altera la lógica racional de la violencia: la dinámica clásica destaca un sujeto que jerárquicamente se halla en un up relacional, por ejemplo un marido o esposa, o un padre o madre. Pero en este caso esta posición por arriba destaca a los hijos por sobre los padres.Y no es el caso de dos padres ancianos impotentes y un adolescente poderoso. No son pocos los casos, como en el que se presenta en este artículo, que son adolescentes o púberes de apariencia inocente e indefensa, lo que alienta que la característica relacional sea de tipo del doble vínculo. Dado que altera la lògica racional, la justicia y el entorno familiar ampara a los agresores y toma por victimarios a las víctimas, creando un entrampe relacional que puede involucar a la psicoterapia.(AU)

Violência filho parental é um tipo complexo de violência que ultrapassa a tipologia tradicional da violência como violência de gênero e violência parental em relação ao filho. Nós denominamos como um fenômeno altamente complexo, pois altera a lógica racional da violência: a dinâmica clássica destaca um sujeito que se acha hierarquicamente em uma posição relacional acima, por exemplo, um marido ou esposa, ou o pai ou a mãe. Mas, neste caso, esta posição acima destaca os filhos sobre os pais. E não é o caso de dois pais idosos impotentes e um adolescente poderoso. Não são poucos os casos, como o apresentado neste artigo, que são "adolescentes ou púberes" de aparência inocente e indefesa, que incentivam que a característica relacional seja do tipo de duplo vínculo. Desde que altera a lógica racional, a justiça e o ambiente familiar protege mais agressores e toma por vitimários às vítimas, criando um ardil relacional que pode envolver a psicoterapia.(AU)

Filio parental violenceis a complextype of violence that exceedsthetraditionaltypology of violence as gender violenceor parental violence toward children. Wecallit as a highly complex phenomenon, since italterstherationallogic of violence: the classical dynamics high lights a subject that is hierarchically in a relational up, fo rexample a husband or wife, or father or mother. But in this case this position stands above the children over the parents. And is not the case of two elderly parents power less and power ful teenager. There are notfew cases, such as the one presented in this article, which are "teen agerorpubescent" innocent and defense less appearance, which encourages the relation alfeature of type of doublebind. Since it alters the rationallogic, justice and home environment protects perpetrators and victimizer stakenby victims, creating a relation altramp that might in volve type psychotherapy.(AU)
Descritores: Violência Doméstica/psicologia
Agressão/psicologia
Interação do Duplo Vínculo
-Comportamento do Adolescente/psicologia
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 580 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-778191
Autor: Barros, Amailson Sandro de; Freitas, Maria de Fátima Quintal de.
Título: Violência doméstica contra crianças e adolescentes: consequências e estratégias de prevenção com pais agressores / Domestic violence against children and adolescents: consequences and prevention strategies with aggressive parents
Fonte: Pensando fam;19(2):102-114, dez. 2015. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Trata-se da apresentação de parte de um levantamento bibliográfico que teve como objetivo verificar em periódicos brasileiros de Psicologia e Educação, disponíveis nas plataformas eletrônicas de dados Scielo e PePSI, no período de 2000 a 2014, as produções sobre as práticas grupais com pais envolvidos em situação de violência doméstica contras seus próprios filhos. A partir da análise de conteúdo, emergiram algumas categorias, das quais duas serão aqui apresentadas e discutidas: as consequências da violência doméstica contra crianças e adolescentes e as estratégias de intervenção com grupo de pais agressores. Os resultados indicam prejuízos ao desenvolvimento psicológico, físico, cognitivo e social das vítimas; o trabalho com grupos de pais como estratégia fundamental na redução e prevenção da violência e os resultados deste tipo de intervenção como melhora na compreensão dos adultos sobre suas responsabilidades com o cuidado das crianças e adolescentes.(AU)

This paper presents part of a bibliographical research that aimed at verifying articles written in Brazil which are related to Psychology and Education, available in electronic forms at the Scielo and PePSI databases between the years 2000 and 2014, such works are about group practices with parents involved in violent domestic situations against their own children. After analyzing the contents, some categories emerged, and two of them will be presented here and discussed: the consequences of domestic violence against children and adolescents and the intervention strategies with the group of aggressive parents. The result shows damage to the victim's psychological, physical, cognitive and social development; also that the work done with groups of parents is a fundamental strategy to reduce and prevent violence and that the results seen with this kind of intervention indicate improvement in the adult's comprehension over their responsibility regarding raising their children and adolescents.(AU)
Descritores: Violência Doméstica/prevenção & controle
-Família/psicologia
Maus-Tratos Infantis/prevenção & controle
Adolescente
Agressão
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


  9 / 580 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-504625
Autor: Moreira, Cláudia Costa.
Título: A violência ultrapassa limites
Fonte: Pediatr. mod;44(5), set.-out. 2008.
Idioma: pt.
Descritores: Agressão/psicologia
Homicídio/história
Pais/psicologia
Violência Doméstica/psicologia
-Menores de Idade/psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Adolescente
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


  10 / 580 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-504624
Autor: Neme, Carmen Maria Bueno; Mello, Lucinéia Crepaldi de; Gazzola, Rangel Antônio; Justi, Mirella Martins.
Título: Fenômeno bullying: análise de pesquisas em psicologia publicadas no período de 2000 a 2006 / Bullying phenomenon: analysis of psychology articles published in the time period from 2000 to 2006
Fonte: Pediatr. mod;44(5):200-204, set.-out. 2008. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Trata-se de estudo bibliográfico que investigou a literatura em psicologia sobre bullying, no período de 2000 a 2006, verificando as tendências e possíveis lacunas nas pesquisas. Foi realizado levantamento bibliográfico por busca eletrônica de artigos indexados nas bases de dados LILACS (Literatura Latino-Americana de Ciências da Saúde), MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde) e SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), a partir do cruzamento das palavras-chave bullying, humanos, psicologia. As publicações foram analisadas qualitativa e quantitativamente. Os resultados apontam aumento do interesse pelo estudo do bullying e as nefastas conseqüências às vítimas, registrando-se a falta de intervenções sistemáticas e avaliações que auxiliem na prevenção e erradicação do bullying.
Descritores: Agressão/psicologia
Maus-Tratos Infantis/estatística & dados numéricos
Maus-Tratos Infantis/psicologia
Maus-Tratos Infantis/tendências
-Psicologia da Criança
Psicologia do Adolescente
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde



página 1 de 58 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde