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Sisto, Fermino Fernandes
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Id: lil-647458
Autor: Sisto, Fermino Fernandes; Cecilio-Fernandes, Dario; Silveira, Fernando José.
Título: Funcionamento diferencial de condutas agressivas em jovens infratores e universitários agressivos / Differential functioning of the aggressive behavior between young delinquents and aggressive colleges
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;12(1):158-174, abr. 2012. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar o funcionamento diferencial dos itens de uma Escala de Avaliação de Tendência à Agressividade, comparando pessoas infratoras, e pessoas estudantes sem histórico conhecido de delinqüência. O primeiro grupo foi constituído por 41 jovens infratores, enquanto o grupo dois foi composto por 42 jovens universitários que obtiveram as mais altas pontuações na escala. Primeiramente, foi analisado o ajuste da escala ao modelo Rasch, sendo que as médias do infit e do outfit sugeriram boa adequação. O resultado da análise do funcionamento diferencial dos itens resultou em 24 itens, com funcionamento diferencial, sendo 10 favorecendo o primeiro grupo e 14 favorecendo o grupo de universitários. Concluiu-se que os comportamentos agressivos exclusivos dos infratores foram o de intimidação física, intimidação e vingança, e para o segundo grupo o comportamento de irritar as pessoas. (AU)

This research aimed to verify how different is the functioning of the item in Escala de Avaliação de Tendência à Agressividade, comparing young delinquents and people not known history of delinquency. The first group consisted of 41 young delinquents, while group two was composed of 42 university students who obtained the highest scores on the scale. First of all, the adjustment of the scale to the Rasch model was analyzed, and average of the infitand the outfit suggested good adjustment. The result of the analysis of the differential functioning of the item resulted in 24 items which were distinguished by their functioning between the two groups. So, 10 of them favored the first group and 14 the second one. One concludes that the exclusive aggressive behaviors of the delinquents had been of physical intimidation, intimidation and revenge, and group of colleges annoying people was prevalent. (AU)
Descritores: Estudantes
Agressão
Delinquência Juvenil
-Universidades
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1012775
Autor: Chaves, Célia Maria Cruz Marques; Cavalcanti, Ana Paula Rodrigues; Alves, Edneia de Oliveira; Mateus, Karla Santos; Aguiar, Andrei Alves de; Fonsêca, Patrícia Nunes da.
Título: Comportamentos agressivos de crianças na escola: evidência de validade interna da EPPCACE / Aggressive behaviors of children in school: evidence of EPPCACE internal validity / Coductas agresivas de niños en la escuela: evidencias de validez interna de la EPPCACE
Fonte: Psico USF;24(2):259-272, 2019. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar se os padrões psicométricos da Escala de percepção, por professores, dos comportamentos agressivos de crianças na escola (EPPCACE) evidenciavam sua validade interna. No Estudo 1 (n = 210), foi realizada a adaptação do instrumento e executada uma análise fatorial exploratória. No Estudo 2 (n = 203), efetuou-se uma análise fatorial confirmatória. Participaram professores do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. Esses responderam à EPPCACE e a perguntas sociodemográficas. Os resultados indicaram que o instrumento é composto por três fatores: Agressividade direcionada ao âmbito geral (α = 0,95), Comportamentos pró-sociais (α = 0,90) e Agressividade direcionada aos professores (α = 0,90). Conclui-se que a EPPCACE é válida e fidedigna, podendo auxiliar na avaliação do contexto escolar a partir da percepção do professor acerca do comportamento agressivo dos alunos. (AU)

The objective of this study was to verify whether the psychometric patterns of the Scale of teachers' perception of aggressive behavior of children in school (EPPCACE) showed evidence of its internal validity. In Study 1 (n = 210) the instrument was adapted and an exploratory factorial analysis was performed. In Study 2 (n = 203) a confirmatory factorial analysis was performed. Elementary school teachers in public and private schools participated and answered the EPPCACE and sociodemographic questions. Results indicated that the instrument is composed of three factors: Aggressiveness directed to the general scope (α = 0.95), Pro-social behaviors (α = 0.90), and Aggressiveness directed to teachers (α = 0.90). We concluded that the EPPCACE is valid and reliable, and it can help in the evaluation of the school context from the teacher's perception of the aggressive behavior of the students. (AU)

El objetivo del presente estudio fue comprobar si los patrones psicométricos de la Escala de percepción de los maestros sobre el comportamiento agresivo de los niños en la escuela (EPPCACE) evidencian su validez interna. En el estudio 1 (n = 210) se realizó la adaptación del instrumento y se ejecutó un análisis factorial exploratorio. En el estudio 2 (n = 203) se efectuó un análisis factorial confirmatorio. Participaron maestros de Enseñanza Primaria de escuelas públicas y privadas. Estos respondieron a la EPPCACE y preguntas sociodemográficas. Los resultados indicaron que el instrumento está compuesto por tres factores: agresividad dirigida al ámbito general (α = 0,95), comportamientos pro-sociales (α = 0,90) y agresividad dirigida a los maestros (α = 0,90). Se concluye que la EPPCACE es válida y fidedigna, pudiendo auxiliar en la evaluación del contexto escolar a partir de la percepción del maestro sobre el comportamiento agresivo de los alumnos. (AU)
Descritores: Ensino Fundamental e Médio
Agressão/psicologia
Professores Escolares/psicologia
-Estudantes
Criança
Reprodutibilidade dos Testes
Análise Fatorial
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1012710
Autor: Gauy, Ana Carolina dos Santos; Bolognesi, Marcela Cesar; Gonçalves-de-Freitas, Eliane.
Título: Unusual effect of chemical communication on social aggression in juvenile cichlid fish Cichlasoma paranaense (Cichliformes: Cichlidae)
Fonte: Neotrop. ichthyol;17(2):e180159, 2019. graf.
Idioma: en.
Projeto: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível; . CNPq.
Resumo: Some fish species are socially organized and show a social rank order which is achieved through aggressive interactions. After hierarchy is settled, such species communicate their ranks through several sensorial cues; this communication is adaptive because it reduces detrimental effects from physical contests. Cichlid fish are socially organized and signal their social ranks through visual, acoustic and chemical communication. The response to signaling may vary according to the species and environment; the knowledge of different species is fundamental to understand the evolutionary forces upon their social communication. We tested the effect of chemical signaling on social groups of juvenile cichlid Cichlasoma paranaense by renewing the water in the aquarium, a procedure that washes away chemical information and increases aggressive interactions in other cichlid species. Two treatments were designed: 50% and 0% water renewal. Aggressive interactions were video-recorded immediately before water renewal, 1min, 1h, 2h, and 24h after water renewal. The treatment with the water renewal did not increase aggressive interactions within the group. The 50% water renewal apparently reduced aggressive interactions in this species, indicating an interspecific difference on the aggressive response to chemical variation in the social environment.(AU)

Algumas espécies de peixes são organizadas socialmente e apresentam uma ordem de rank social que é alcançada por meio de interações agressivas. Após o estabelecimento da hierarquia, essas espécies comunicam seu rank por diversas pistas sensoriais, essa comunicação é adaptativa, pois reduz os efeitos prejudiciais das lutas físicas. Peixes ciclídeos são socialmente organizados e sinalizam o rank social por comunicação visual, acústica e química. A resposta à sinalização pode variar de acordo com a espécie e o ambiente; o conhecimento sobre diferentes espécies é necessário para entender as forças evolutivas sobre sua comunicação social. Nós testamos o efeito da sinalização química em grupos sociais de juvenis do ciclídeo Cichlasoma paranaense por meio da renovação de água do aquário, um procedimento que dilui informações químicas e aumenta a interação agressiva em outras espécies de ciclídeos. Dois tratamentos foram realizados: 50% e 0% de renovação da água. A interação agressiva foi registrada imediatamente antes da renovação da água, 1min, 1h, 2h e 24h após a renovação da água. O tratamento com renovação não aumenta as interações agressivas dentro do grupo. A renovação de 50% da água do aquário aparentemente diminui as interações agressivas nessa espécie, indicando uma diferença interespecífica na resposta agressiva a variação química no ambiente social.(AU)
Descritores: Estresse Fisiológico
Comportamento Animal
Ciclídeos/anormalidades
Agressão
Limites: Animais
Responsável: BR68.1 - Biblioteca Virginie Buff D'Ápice


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Id: biblio-1005452
Autor: Frazão, Maria Cristina Lins de Oliveira; Pimenta, Cláudia Jeane Lopes; Lima, Raquel Janyne de; Valdevino, Stella Costa; Silva, Cleane Rosa Ribeiro da; Costa, Kátia Neyla de Freitas Macedo.
Título: Violência em mulheres com diagnóstico de depressão / Violence in women with a diagnosis of depression
Fonte: REME rev. min. enferm;23:e-1174, jan.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: compreender a relação entre a depressão e o histórico de violência em mulheres. Método: trata-se de estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, realizado entre os meses de janeiro e abril de 2017, com mulheres que apresentavam diagnóstico de depressão, sendo acompanhadas em um Centro de Atenção Integral à Saúde na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, utilizando um roteiro semiestruturado. As falas foram processadas pelo software IRaMuTeQ e analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo, buscando-se identificar os temas de mais relevância para a problemática investigada. Resultados: entre as participantes, 29 tinham história de violência, sendo a maior parte das agressões praticada por parceiros íntimos. Observou-se que os termos mais citados pelas mulheres foram: não, medo, marido, sofrimento, bater, apanhar, violência e problema. Mediante as falas das mulheres, foi evidenciado que as agressões sofridas foram o principal motivo para o desenvolvimento da depressão. Conclusão: observou-se a existência de uma marcante relação entre depressão e histórico de violência nas mulheres. Foi evidenciado que as entrevistadas sofreram agressões que perduraram desde a infância até a vida adulta, relacionando-se ao fenômeno da transgeracionalidade e afetando diretamente a sua saúde mental.(AU)

Objective: to understand the relationship between depression and the history of violence in women. Method: This is an exploratory and descriptive study, with a qualitative approach, carried out between January and April 2017, with women diagnosed with depression, followed up at a Comprehensive Health Care Center in the city of João Pessoa, Paraíba, Brazil. Data were collected through interviews, using a semi-structured script. The speeches were processed by the IRaMuTeQ software and analyzed through the content analysis technique, aiming to identify the most relevant topics for the problem investigated. Results: twenty-nine participants had a history of violence, with most of the aggressions practiced by intimate partners. The terms most cited by women were: no, fear, husband, suffering, beat, hit, violence and problem. The statements of women showed that the aggressions suffered were the main reason for the development of depression. Conclusion: there was a strong relationship between depression and a history of violence in these women. The interviewees suffered aggressions that lasted from childhood to adulthood, related to the phenomenon of transgenerational trauma and directly affecting their mental health.(AU)

Objetivo: entender la relación entre la depresión y el historial de violencia contra las mujeres. Método: estudio exploratorio descriptivo, de enfoque cualitativo, realizado entre los meses de enero y abril de 2017, con mujeres con diagnóstico de depresión, en seguimiento en un centro de Atención Integral de Salud en la ciudad de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Los datos fueron recogidos por medio de entrevistas, con un cuestionario semiestructurado. Las charlas fueron procesadas por el software...(AU)
Descritores: Agressão
Depressão
Violência contra a Mulher
-Saúde da Mulher
Limites: Seres Humanos
Feminino
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-1008127
Autor: Huete Hernánde, Claudia María.
Título: Características de los casos de violencia doméstica conyugal atendidos en Clínica Forense del centro integrado ­ Comando Regional 7 (CORE-7) y Fiscalía de la Mujer en Tegucigalpa, Honduras; de julio a septiembre del 2017 / Characteristics of cases of spousal domestic violence treated at the Forensic Clinic of the integrated center - Regional Command 7 (CORE-7) and the Women's Prosecutor's Office in Tegucigalpa, Honduras; July to September 2017.
Fonte: Tegucigalpa; s.n; abr. 2018. 60 p. tab, graf.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua. Centro de Investigaciones y Estudios de la Salud. Escuela de Salud Pública de Nicaragua para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: OBJETIVO: Caracterizar los casos de violencia doméstica conyugal atendidos en Comando Regional 7 (CORE-7) y Fiscalía de la Mujer en el municipio del Distrito Central Tegucigalpa, Honduras de julio a septiembre del 2017. DISEÑO: Se realizó una investigación descriptiva retrospectiva de corte trasversal con 275 casos registrados como violencia doméstica conyugal en el Distrito Central (Tegucigalpa y Comayagüela), siendo todas aquellas personas que fueron registrados por el Instituto de Ciencias Forenses y que ocurrieron en el periodo de julio - septiembre 2017. RESULTADOS: la edad media fue de 31 años, la moda fue de 23 años, la edad mínima fue de 12 años y la máxima fue de 64 años, 244 de sexo femenino y 31 del sexo masculino para un total han ocurrido 275 víctimas registradas, el sexo femenino represento el 89%, amas de casa 40%, los solteros 58% con educación secundaria incompleta 27,9%. Del Estrato I con el 43%, el mayor agresor fue marido 57%, el alcoholismo 61%, casa 82%, lesiones en cara 80%, con mayores porcentajes El objeto romo fue el instrumento más usado por el agresor en un 80%, las lesiones más significativas fueron en la cara. CONCLUSIONES: Las del sexo femenino presentaron, el mayor número de actos violentos en edades de 24 -32 años, amas de casa, de educación secundaria incompleta y las casadas que vivieron en el estado I, como causas predominante fue el consumo de alcohol, y que las que más denunciaron fueron las que presentaron el segundo episodio, ocurrido en la casa de habitación y las lesiones más significativas fueron en cara utilizando un objeto romo el agresor(a)
Descritores: Violência
Violência Doméstica
Agressão
Violência contra a Mulher
-Saúde Pública
Responsável: NI15.1 - CEDOC - Centro de Documentación e Información


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Id: biblio-1006307
Autor: Ríos Madrid, Myriam.
Título: Del "hombre elefante" a "la mujer más fea del mundo" / From "elephant man" to "the ugliest woman in the world"
Fonte: Poiésis (En línea);31(Jul.-Dic.):288-295, 2016.
Idioma: es.
Resumo: Internet, con su predomino de la imagen han dado un toque nuevo a la vieja agresividad humana, que ahora se deleita, se ensaña con la fealdad, la pobreza, la diferencia y la intimidad del otro. Como en otras épocas, hoy, el ser humano muestra que es despiadado, cruel, brutal con sus semejantes, y que haciendo uso de su inteligencia, ha puesto la tecnología al servicio de esta pulsión agresiva, exhibiendo, publicando, mostrando en las llamadas redes sociales todo lo que es capaz de hacer frente al semejante, mostrando que el semejante siempre es el blanco perfecto de esa agresividad que lo constituye.

Internet, with its predominance of the image have given a new touch to the old aggressiveness human, who now delights, is angry with ugliness, poverty, difference and privacy of the other. As in other times, today, the human being shows that he is ruthlesscruel, brutal with his fellow men, and that by using his intelligence, he has technology at the service of this aggressive drive, exhibiting, publishing, showing in the so-called social networks all that is capable of facing the like, showthat the like is always the perfect target of that aggressiveness that constitutes it.
Descritores: FREUDIAN THEORYABBREVIATIONS AS TOPIC
-Imagem Corporal/psicologia
Privacidade/psicologia
Agressão/psicologia
/ética
FREUDIAN THEORYABDOMEN, ACUTE/ética
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Discursos
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1001997
Autor: Albuquerque, Paloma Pegolo de; Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque.
Título: "Minha pior experiência escolar": Caracterização retrospectiva da vitimização de estudantes / My worst school experience: A retrospective characterization of student's victimization / Mi peor experiencia escolar: Caracterización retrospectiva de victimización de los estudiantes
Fonte: Estud. psicol. (Natal);23(2):133-144, abr.-jun. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo desse estudo foi descrever as piores experiências escolares vivenciadas por estudantes, apontando a frequência e a duração desses eventos, os principais autores da violência, bem como as características dos alvos de violência (idade, série, tipo de escola). Para tanto, 691 estudantes universitários de ambos os sexos (média de 21,1 anos) responderam a uma versão traduzida e adaptada para o Brasil do instrumento retrospectivo Student Alienation and Trauma Survey - R. Os tipos de piores experiências mais frequentes foram violência relacional (35,7%) e verbal (27,4%). As meninas sofreram com mais frequência violência verbal, relacional e sexual e os meninos violência física e disciplina injusta; sendo que os autores da violência foram, em sua maioria, estudantes do sexo masculino. A idade média de ocorrência das experiências foi 12,3 anos, e 10,5% dos participantes apontaram que a pior experiência durou "anos". Tais dados contribuem para a caracterização da violência escolar no Brasil, reforçando a urgência de intervenções.

The aim of this study was to describe the worst school events experienced by Brazilian university students, pointing to its frequency, duration, main perpetrators and victims' characteristics (age, grade and type of school). To this end, 691 university students of both genders (mean 21.1 years) responded to a version of the retrospective instrument Student Alienation and Trauma Survey - R, translated and adapted to Brazil. The most frequent worst school experience modality described were relational (35.7%), and verbal violence (27.4%). Girls suffered verbal, relational and sexual violence more often, and boys suffered physical violence and unfair discipline. Perpetrators were mostly another male student. The mean age of the worst experience occurrence was 12.3 years, and 10.5% of participants indicated that the worst school experience had lasted "years". These data contribute to characterization of school violence in Brazil, stressing urgent need of interventions.

El objetivo de este estudio fue describir las peores experiencias escolares que experimentan los estudiantes, señalando la frecuencia y la duración de estos eventos, los principales agresores, y las características de las víctimas (edad, grado, tipo de escuela). Para tanto, 691 estudiantes universitarios de ambos sexos (media 21,1 años) respondieron a un instrumento retrospectivo traducido y adaptado para el de Brasil, Student Alienation and Trauma Survey. Los tipos de las peores experiencias de violencia más frecuentes fueron violencia relacional (35,7%) y violencia verbal (27,4%). Las niñas experimentaron más violencia verbal, relacional y violencia sexual y los niños experimentaron la violencia física y la disciplina injusta. Los atacantes eran en su mayoría estudiantes de género masculino. La edad media de comienzo de la experiencia fue de 12,3 años, y 10,5% de los participantes indicaron que la peor experiencia escolar tuvo "años" de duración. Estos datos contribuyen a la caracterización de la violencia escolar en Brasil, reforzando la urgencia de las intervenciones.
Descritores: Estudantes/psicologia
Violência/psicologia
Agressão/psicologia
Bullying/psicologia
-Brasil
Distribuição de Qui-Quadrado
Ensino Fundamental e Médio
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Narrativas Pessoais
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


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Id: biblio-1007785
Autor: Suárez Álvarez, Andrea.
Título: El proceso de culturización como factor perturbador de la salud mental / The process of culturization as a disturbing factor of mental health
Fonte: Poiésis (En línea);4(Jun.):1-3, 2002.
Idioma: es.
Resumo: El psicoanálisis no toma el asunto de la cultura de una manera tan simple. Freud en su texto, "El malestar en la cultura" nos ofrece unas pautas de análisis que nos permiten pensar este fenómeno de manera diferente. Es precisamente de este texto que retomaré algunas ideas para explicar el efecto represivo que ejerce la cultura sobre nuestra vida anímica, mas específicamente sobre nuestras pulsiones.

Psychoanalysis does not take the issue of culture in such a simple way. Freud in his text, "The malaise in culture" offers us some analysis guidelines that allow us to think about this phenomenon differently. It is precisely from this text that I will return to some ideas to explain the repressive effect that culture has on our mood, more specifically on our drives.
Descritores: Impulso (Psicologia)
-Cultura
Agressão/psicologia
Teoria Freudiana
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Discursos
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1006958
Autor: Angulo, Luz Marina.
Título: La represión en la cultura / The repression in the culture
Fonte: Poiésis (En línea);3(Oct.):1-2, 2001.
Idioma: es.
Resumo: El ser humano esta compuesto por dos pulsiones: pulsión de vida y pulsión de muerte (Tánatos y Eros); veremos como la cultura tiene espacios permitidos por ella misma para que pueda salir la pulsión agresiva.

The human being is composed of two drives: life drive and death drive (Thanatos and Eros); We will see how the culture has spaces allowed by itself so that the aggressive drive can emerge.
Descritores: Agressão
-Repressão Psicológica
Transtornos Disruptivos, de Controle do Impulso e da Conduta/psicologia
Instinto
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Discursos
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-946830
Autor: Santos, Esther Sampaio; Santos, Rogério Fernandes; Ribeiro, Máyra.
Título: Jogando com as máquinas: relação entre videogames violentos e cognições agressivas / Playing with the machines: the relationship between violent video games and aggressive cognitions
Fonte: Psicol. saber soc;4(2):246-264, jul.-dez. 2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo objetivou verificar a relação entre a preferência por conteúdos violentos e hábitos relacionados aos jogos de videogames com a tendência a cognições agressivas. Para participar do estudo, era necessário que os participantes tivessem conta na rede social Facebook. Não só jogadores puderam participar, contanto que fossem maiores de idade. O instrumento de levantamento de cognições foi criado no aplicativo online Google Docs. No instrumento, os participantes completaram algumas palavras dispostas e preencheram perguntas a respeito de hábitos de jogo e o quanto estes fazem parte de sua rotina, seus pensamentos e suas interações sociais. Para avaliar cognições agressivas, foram apresentados 12 conjuntos de letras no qual cada um deles exibia uma sequência com uma lacuna a ser completada, por exemplo, S_CO, cabendo as respostas SACO, SUCO, SOCO ou SECO. Foram verificados, ainda, os hábitos de jogo e as características sócio demográficas dos participantes. A partir dos resultados obtidos, pôde-se concluir que não houve significância na relação entre a preferência por games de conteúdo violento e cognições agressivas. (AU)

This paper aimed verify the relationship between preference for violent content and habits related to videogames games with the tendency to aggressive cognitions. To participate in the study, it was necessary that the participants had account on the Facebook social network. Not only players were able to participate, provided they were of legal age. The cognitions survey instrument was created in the online application Google Docs. In the instrument, participants completed a few submitted words and answered questions about gambling habits and how these are part of your routine, your thoughts and your social interactions. To assess aggressive cognitions, they were submitted 12 sets of letters in which each exhibited a sequence with a gap to be completed, e.g. S_CO fitting responses SACO, SUCO, SOCO or SECO. They were checked also habits of play and sociodemographic characteristics of the participants. From the results obtained, it could be concluded that there was no significance in the relationship between preference for violent content of games and aggressive cognitions. (AU)
Descritores: Comportamento Social
Violência/psicologia
Jogos de Vídeo/psicologia
-Agressão/psicologia
Jogos Recreativos/psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A



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