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Id: biblio-1287521
Autor: Rosa, Débora Cristina Joaquina; Lima, Daiane Marcia de; Miranda, Lilian; Peres, Rodrigo Sanches.
Título: "Paciente-problema": imaginário coletivo de enfermeiros acerca do usuário com diagnóstico de esquizofrenia / "Problem-patient": collective imaginary of nurses about the user diagnosed with schizophrenia
Fonte: Physis (Rio J.);31(1):e310108, 2021. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O estudo teve por objetivo compreender crenças e emoções acerca do usuário com diagnóstico de esquizofrenia vigentes no imaginário coletivo de enfermeiros inseridos na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa pautado pelo método investigativo psicanalítico. Os participantes foram 15 enfermeiros que atuavam no referido nível de atenção em saúde de uma cidade de médio porte. A coleta de dados foi realizada com o emprego do Procedimento de Desenho-Estória com Tema (PDE-T) e a análise de dados buscou captar campos de sentido mediante a execução dos movimentos técnicos preconizados para a operacionalização do método investigativo psicanalítico. Verificou-se que, de modo não-consciente, o usuário com diagnóstico de esquizofrenia é representado negativamente no imaginário coletivo dos participantes, pois é visto como alguém inconveniente, que cria alvoroço e desperta medo, sobretudo devido à sua "agitação" supostamente típica. Assim, deparar-se com tal usuário corresponde, para os participantes, a uma situação a ser "resolvida" com rapidez. Este estudo, portanto, demarca dificuldades no tocante à atenção em saúde mental oferecida ao usuário com diagnóstico de esquizofrenia, as quais estão relacionadas a elementos não-conscientes da subjetividade grupal que, ao mesmo tempo, possuem caráter social e individual.

Abstract This study aimed to understand beliefs and emotions about the user diagnosed with schizophrenia current in the collective imaginary of nurses working in Primary Health Care. It is a qualitative study based on the psychoanalytic investigative method. The participants were 15 nurses who worked at the referred level of health care in a medium-sized city. Data collection was performed using the Drawing-Story with Theme Procedure (PDE-T) and data analysis sought to capture fields of meaning through the execution of the technical movements recommended for the operationalization of the psychoanalytic investigative method. It was found that, in a non-conscious way, the user diagnosed with schizophrenia is negatively represented in the collective imaginary of the participants, because he is seen as an inconvenient person, who creates uproar and arouses fear, mainly due to his supposedly typical "agitation". Thus, facing such a user means, for the participants, a situation to be quickly "solved". Therefore, this study highlights difficulties concerning mental health care offered to users diagnosed with schizophrenia, which are related to non-conscious elements of group subjectivity that, at the same time, have a social and individual character.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Relações Profissional-Paciente
Esquizofrenia/diagnóstico
Saúde Mental
Comportamento Problema
Enfermeiros
-Brasil
Atitude do Pessoal de Saúde
Enfermagem
Estigma Social
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: lil-715333
Autor: Rubio-Grillo, María Helena; Salazar-Torres, Lenis Judith; Rojas-Fajardo, Aida.
Título: Habilidades motoras y de procedimiento que interfieren en la vida académica habitual de un grupo de estudiantes con signos y síntomas de TDAH / Procedural Motor Skills and Interference in the Academic Life Routine of a Group of Schoolchildren With Signs and Symptoms of ADHD
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;43(1):18-24, ene.-mar. 2014. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: Hay una ascendente prevalencia del trastorno por déficit de atención e hiperactividad (TDAH) en las instituciones educativas. Las dificultades en el desarrollo académico se manifiestan en la lentitud del procesamiento de información, dificultades en la planificación y la memoria de trabajo, dificultades en mantener la concentración y en seleccionar los datos o estímulos relevantes para la ejecución y la finalización de tareas. Si no se establecen medidas educativas y adecuada intervención especializada, estas características pueden afectar a los aprendizajes significativos. Se propuso identificar las habilidades motoras y de procedimiento que interfieren en las actividades académicas de un grupo de estudiantes de básica primaria con signos y síntomas de TDAH. Material y métodos: Investigación descriptiva, en la que participaron estudiantes de 2.º a 4.º grado de básica primaria, en quienes se detectaron signos y síntomas de TDAH a partir de los cuestionarios para profesores y de conducta en la escuela. Se determinaron las habilidades motoras y de procedimiento, y se evidenció cuáles interferían en la ejecución de actividades académicas. Resultados: La población que presentó comportamientos de inatención e hiperactividad manifestó dificultades de comportamiento, bajo funcionamiento académico y, a su vez, mayor dificultad en las habilidades de postura y de organización de espacio y objetos, lo que interfirió en las actividades de la vida académica diaria. Conclusiones: La valoración de las habilidades motoras y de procedimiento permitió determinar las dificultades específicas en las actividades cotidianas y acordar las estra tegias de intervención en el aula de clase.

Introduction: There is a rising prevalence of attention deficit and hyperactivity disorder (ADHD) in educational institutions. Difficulties in academic development manifest as: slow information processing, difficulty in planning and working memory, difficulty staying focused, struggle selecting data or stimuli relevant to the implementation and completion of tasks. If adequate educational measures and specialized intervention are not established, the characteristics may affect instrumental learning. The aim of this study is to identify procedural motor skills that interfere with academic activities in a group of elementary school children, with signs and symptoms of ADHD. Material and methods: Descriptive study including children from 2nd to 4th grade of elementary school in which teachers detected signs and symptoms of ADHD by using questionnaires and observing school behavior. Procedural motor skills were identified and it was evidenced which skills interfered in the execution of academic activities. Results: The population that showed inattention and hyperactivity behaviors manifested behavioral problems, low academic performance, and in turn, greater difficulty in postural skills and skill related with organization of space and objects, which interfered with the activities of daily living academic routine, as expected. Conclusions: The assessment of procedural motor skills allowed to determine specific difficulties in routine activities, and to agree on intervention strategies in the classroom.
Descritores: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade
Atividades Cotidianas
Desempenho Acadêmico
-Instituições Acadêmicas
Sinais e Sintomas
Comportamento
Docentes
Comportamento Problema
Destreza Motora
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


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Id: biblio-1283802
Autor: Flores-Peña, Yolanda; Avila-Alpirez, Hermelinda.
Título: Maternal Perception of the Child's Weight, Lifestyle Problems and Self-Efficacy to Deal with Them / Percepción materna del peso del hijo, problemas del estilo de vida y autoeficacia para manejarlos / Percepção materna do peso do filho, problemas do estilo de vida e autoeficácia para lidar com eles
Fonte: Aquichan;21(2):e2128, jun. 25, 2021.
Idioma: en.
Resumo: Objetivos: associar a percepção materna do peso do filho (PMPF) e o estado nutricional dele. Descrever problemas comportamentais do estilo de vida do filho (PCEV) e autoeficácia materna (AE) para lidar com eles, verificar diferenças entre com e sem excesso de peso-obesidade (EP-OB) do filho e PMPF. Materiais e métodos: participaram 274 díades (mãe-filho em idade pré-escolar). A PMPF foi avaliada por meio de palavras e imagens. As mães responderam à Lista de Verificação de Comportamentos do Estilo de Vida. Peso e altura do filho foram medidos. Resultados: 18,8 % (n = 13) mães de filos com EP-OB e 78,8 % (n = 160) mães de filhos sem EP-OB tiveram PMPF adequada por palavras (X 2 = 77.759; gl = 1; p < ,001). Foi identificado que as mães de filhos com EP-OB referiram mais PCEV e menos AE. As mães de filhos com EP-OB tiveram que lidar com mais baixa AE e mais PCEV. Quando as mães percebem o EP-OB do filho por palavras, têm menos AE (U = 1118, p = ,015) e mais PCEV (F = 17,041, p = ,001). Conclusões: PMPF não adequada predominou em mães de filhos com EP-OB. Quando o EP-OB é percebido, mais PCEV e menos AE. Promover PMPF adequada particularmente em mães de filhos com EP-OB é recomendado. As imagens ajudam a reconhecer o EP-OB do filho mais do que a classificá-lo numa categoria.

Objetivos: asociar la percepción materna del peso del hijo (PMPH) y estado nutricional del hijo. Describir problemas conductuales del estilo de vida del hijo (PCEV) y autoeficacia materna (AE) para manejarlos, verificar diferencias conforme a con y sin sobrepeso-obesidad (SP-OB) del hijo y PMPH. Material y métodos: participaron 274 diadas (madre-hijo preescolar). La PMPH se evalúo por palabras e imágenes. Las madres contestaron la Lista de Verificación de Conductas del Estilo de Vida. Se midió peso y talla del hijo. Resultados: 18.8 % (n = 13) madres de hijos con SP-OB y 78.8 % (n = 160) madres de hijos sin SP-OB tuvieron PMPH adecuada por palabras (X2 = 77.759, gl = 1, p < .001). Las madres de hijos con SP-OB tuvieron que manejar más baja AE y más PCEV. Cuando las madres perciben el SP-OB del hijo por palabras, tienen menor AE (U = 1118, p = .015) y más PCEV (F = 17.041, p = .001). Conclusiones: Predominó PMPH no adecuada en madres de hijos con SP-OB. Cuando se percibe el SP-OB, más PCEV y menor AE. Se recomienda promover PMPH adecuada particularmente en madres de hijos con SP-OB. Las imágenes ayudan a reconocer el SP-OB del hijo más que a clasificarlo en una categoría.

Objectives: To associate the maternal perception of the child's weight (MPCW) and the child's nutritional status. To describe child's lifestyle behavior problems (CLBPs) and maternal self-efficacy (SE) to deal with them, as well as to verify differences according to children with and without overweight-obesity (OW-OB) and MPCW. Material and methods: There was participation of 274 dyads (mother-preschool child). MPCW was assessed through words and images. The mothers answered the Lifestyle Behaviour Checklist. The child's weight and height were measured. Results: 18.8 % (n = 13) of the mothers of children with OW-OB and 78.8 % (n = 160) of the mothers of children without OW-OB obtained adequate MPCW values through words (X2 = 77.759; DoF = 1; p < .001). It was identified that the mothers of children with OW-OB reported more CLBPs and less SE. When the child's OW-OB is perceived through words, there are more CLBPs (F = 17.041; p = .001) and less SE (U = 1,118; p = .015). Conclusions: Inadequate MPCW was predominant in mothers of children with OW-OB. When OW-OB is perceived, there are more CLBPs and fewer SE. It is recommended to promote adequate MPCW, particularly in mothers of children with OW-OB. Images assist in the identification of the child's OW-OB more than to classify it into a category.
Descritores: Percepção de Peso
Pré-Escolar
Autoeficácia
Comportamento Problema
Obesidade
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO243.1 - Biblioteca Octavio Arizmendi Posada


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1139730
Autor: Caqueo-Urízar, Alejandra; Mena-Chamorro, Patricio; Flores, Jerome; Narea, Marigen; Irarrázaval, Matías.
Título: Problemas de regulación emocional y salud mental en adolescentes del norte de Chile / Emotional regulation problems and mental health in adolescents in northern Chile
Fonte: Ter. psicol;38(2):203-222, ago. 2020. tab, graf.
Idioma: es.
Projeto: ANID PIA.
Resumo: Resumen El propósito de este estudio fue evaluar la asociación entre los problemas de regulación emocional e indicadores de salud mental en adolescentes de la ciudad Arica al Norte de Chile, además de describir y comparar los niveles de problemas interiorizados y exteriorizados entre hombres y mujeres. Participaron 2331 estudiantes de 11 a 20 años provenientes de establecimientos educacionales. Para medir los problemas de regulación emocional y los indicadores de salud mental, se utilizó el Sistema de Evaluación de Niños y Adolescentes (SENA). Los resultados muestran que los problemas de regulación emocional poseen efectos grandes y significativos sobre los problemas interiorizados y exteriorizados. Asimismo, se observó que las mujeres presentan mayor sintomatología depresiva, ansiosa, de ansiedad social y problemas de regulación emocional que los hombres. Pareciera ser que los adolescentes que manifiestan problemas para regular sus emociones son más vulnerables a experimentar estados de ánimos disfóricos, preocupaciones recurrentes o comportamientos disruptivos.

Abstract The aim of this study was to assess the relationship between emotional regulation problems and mental health outcomes in adolescents from the city of Arica in northern Chile, in addition to describing and comparing the levels of internalized and externalized problems between men and women. A total of 2331 students from 11 to 20 years old from educational establishments participated in the study. To measure emotional regulation problems and mental health indicators, the System of Evaluation of Children and Adolescents (SENA) was used. The results show that emotional regulation problems have large and significant effects on both internalized and externalized problems. Likewise, it was observed that women show more depressive, anxious, social anxiety and emotional regulation problems than men. It seems that adolescents who manifest problems in regulating their emotions are more vulnerable to experience dysphoric moods, recurrent worries or disruptive behavior.
Descritores: Saúde Mental
Emoções
Comportamento Problema
Regulação Emocional
-Chile
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Adulto Jovem
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
Loureiro, Sônia Regina
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Id: biblio-1143587
Autor: Bolsoni-Silva, Alessandra Turini; Loureiro, Sonia Regina.
Título: Behavioral problems and their relationship to maternal depression, marital relationships, social skills and parenting
Fonte: Psicol. reflex. crit;33:22, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Behavioral problems have been associated with multiple variables; however, studies simultaneously investigating parenting practices, marital relationships in bi-parental families, maternal depression, and child behavior remain a gap in the literature. The objective was to verify associations between positive and negative parenting practices, marital relationships, social skills, and behavioral problems among children from bi-parental families with and those without maternal depression; to identify the predictive effect of positive and negative parenting practices, marital relationships, children's social skills, and maternal depression, for internalizing, externalizing behavior problems and internalizing and externalizing comorbidities. A case-control study with a cross-sectional design was adopted to ensure the groups were homogeneous in regard to the children's, mothers', and families' sociodemographic characteristics. A total of 35 mothers currently with depression and 35 without depression indicators participated in the study, while the children were 25 preschoolers and 23 school-aged children. The mothers responded to instruments addressing depression, child behavior, parenting practices, and marital relationships. The results reveal maternal depression associated with marital relationships, positive parenting, and context variables. Maternal depression and marital relationship were found to influence externalizing problems; maternal depression, childrearing practices, marital relationships, and the children's behavioral repertoires influence internalizing and externalizing comorbidities; and none of the independent variables influenced the occurrence of internalizing problems.
Descritores: Casamento/psicologia
Poder Familiar
Depressão
Comportamento Problema/psicologia
Mães/psicologia
-Estudos Transversais
Relações Familiares
Habilidades Sociais
Limites: Humanos
Feminino
Criança
Adulto
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1135425
Autor: Couto, Isabela Sousa Lemos; Rocha, Marina Monzani da; Botelho, Ana Cristina; Souza, Claudia Luísa Sena Gomes de; Oliveira, Dagoberto Bonavides de; Oliveira, Irismar Reis de.
Título: Prevalence of Behavioral Problems in Adolescents in Social Vulnerability: Assessment from a Parental Perspective / Prevalência de Problemas de Comportamento em Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social: Avaliação a partir da Perspectiva dos Pais / Prevalencia de Problemas de Conducta en Adolescentes en Situación de Vulnerabilidad Social: Evaluación desde la Perspectiva de los Padres
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);30:e3039, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Although there are international data on the prevalence of behavioral problems through childhood/adolescence, there is still a need to explore emotional/behavioral problems experienced by Brazilian adolescents, especially in situations of extreme social problems or social vulnerability (SV). This is an observational, cross-sectional study, carried out with a convenience sample, to describe emotional/behavioral problems of adolescents living in a high SV scenario in the city of Salvador-BA, from their parents or guardians' point of view. Sociodemographic questionnaire and CBCL/6-18 were applied to a sample of 274 adolescents' parents/guardians. Data analysis found that 20.4% of the sample had problems in the clinical range for CBCL's Total Problems. Sociodemographic variables can impact behavioral problems in adolescence and need to be investigated. This study adds new data on child and youth psychopathologies at the national level and can promote preventive actions and referrals aimed at this population.

Resumo Mesmo diante de dados internacionais sobre prevalência de problemas de comportamento durante a infância/adolescência, ainda há necessidade de explorar problemas emocionais/comportamentais vivenciados pelos adolescentes brasileiros, especialmente em situações de altos problemas sociais ou de vulnerabilidade social (VS). Foi realizado estudo observacional, transversal, com amostra de conveniência, que teve por objetivo descrever os problemas emocionais/comportamentais apresentados por adolescentes que vivem em um contexto de alta VS na cidade de Salvador-BA, a partir do ponto de vista de seus pais ou responsáveis. Foram aplicados questionário sociodemográfico e CBCL/6-18 numa amostra de 274 pais/responsáveis pelos adolescentes. Análises dos dados obtidos indicaram que 20,4% da amostra apresentaram problemas na faixa clínica para escala total do instrumento. Variáveis sociodemográficas podem influenciar os problemas de comportamento na adolescência, necessitando ser investigadas. Este estudo colabora com novos dados sobre psicopatologias infanto-juvenis em âmbito nacional, o que possibilita criar ações preventivas e encaminhamentos voltados para esta população.

Resumen Aún cuando existan datos internacionales sobre la prevalencia de problemas de conducta durante la infancia/adolescencia, aún es necesario explorar los problemas emocionales/de conducta que experimentan los adolescentes brasileños, especialmente en contextos de alta vulnerabilidad social (VS). Se realizó un estudio observacional de conveniencia transversal para describir los problemas emocionales/conductuales presentados por adolescentes, de 11 a 17 años, que viven en un contexto de alta vulnerabilidad social en la ciudad de Salvador-BA, desde el punto de vista de los padres/tutores. Se aplicó un cuestionario sociodemográfico y el CBCL/6-18 a una muestra de 274 padres/tutores de adolescentes. El análisis de los datos indicó que el 20.4% de la muestra tenía problemas en el rango clínico en la escala completa del instrumento. Las variables sociodemográficas pueden influir en los problemas de conducta en la adolescencia y deben investigarse. Este estudio colabora con nuevos datos sobre las psicopatologías infantiles y juveniles en todo el país, lo que permite crear acciones preventivas y referencias dirigidas a esa población.
Descritores: Pais
Problemas Sociais
Saúde Mental
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Vulnerabilidade Social
Comportamento Problema
Transtornos Mentais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1135426
Autor: Assis-Fernandes, Rafaela Pires; Bolsoni-Silva, Alessandra Turini.
Título: Educational Social Skills and Repertoire of Children Differentiated by Behavior and Sex / Habilidades Sociais Educativas e Repertório de Crianças Diferenciadas Por Comportamento e Sexo / Habilidades Sociales Educativas y Repertorio de Niños Diferenciados por Comportamiento y Sexo
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);30:e3015, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Our study sought to compare mothers' behavioral repertoire (educational social skills and negative practices) and maternal anxiety and depression indicators with children's behaviors (behavior problems and social skills), by assessing the variables "sex" (boys and girls) and "occurrence of behavior problems". The sample consisted of 20 children with behavior problems (clinical group), 20 without behavior problems (non-clinical group), their mothers and teachers. Reporting instruments were used with teachers and mothers and comparative analyzes were conducted between groups. The results indicated that the clinical group had higher rates of behavior problems and maternal depressive symptoms, whereas the non-clinical group showed more child social and educational social skills. Sex did not differ between groups. We concluded that maternal educational practices are more influenced by children's behaviors than by their sex.

Resumo Este estudo objetivou comparar repertório comportamental de mães (habilidades sociais educativas e práticas negativas), indicadores de ansiedade e depressão maternos e comportamentos de crianças (problemas de comportamento e habilidades sociais), controlando as variáveis sexo (meninos e meninas) e ocorrência de problemas de comportamento. A amostra foi composta por 20 crianças com problemas de comportamento (grupo clínico), 20 sem problemas de comportamento (grupo não clínico), suas mães e professores. Foram utilizados instrumentos de relato com professores e mães e conduzidas análises comparativas entre os grupos. Os resultados indicaram que o grupo clínico apresentou maiores taxas em problemas de comportamento e sintomas de depressão materna, enquanto o grupo não clínico apresentou mais habilidades sociais infantis e habilidades sociais educativas. O sexo não diferenciou os grupos. Conclui-se que as práticas educativas maternas são mais influenciadas pelos comportamentos das crianças do que pelo sexo delas.

Resumen Este estudio tuvo como objetivo comparar el repertorio conductual de madres (habilidades sociales educativas y prácticas negativas), los indicadores de ansiedad y depresión maternos y los comportamientos de los niños (problemas del comportamiento y habilidades sociales) diferenciados por las variables sexo (niños y niñas) y la aparición de problemas del comportamiento. La muestra consistió en 20 niños con problemas del comportamiento (grupo clínico), 20 niños sin problemas del comportamiento (grupo no clínico), sus madres y maestros. Se utilizaron instrumentos de informe con maestros y madres y se realizaron análisis comparativos entre grupos. Los resultados indicaron que el grupo clínico tenía tasas más altas de problemas del comportamiento y síntomas de depresión materna, mientras que el grupo no clínico tenía más habilidades sociales infantiles y habilidades sociales educativas. El sexo no se diferenció en los grupos. Se concluye que las prácticas educativas maternas están más influenciadas por los comportamientos de los niños que por el sexo de los mismos.
Descritores: Ansiedade
Sexo
Sinais e Sintomas
Comportamento Infantil
Repertório Homeopático
Notificação
Depressão
Habilidades Sociais
Comportamento Problema
Professores Escolares
Mães
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Adulto
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-794935
Autor: Oliveira, Roberta Meneses; Silva, Lucilane Maria Sales da; Guedes, Maria Vilani Cavalcante; Oliveira, Adriana Catarina de Souza; Sánchez, Rosario Gómez; Torres, Raimundo Augusto Martins.
Título: Analyzing the concept of disruptive behavior in healthcare work: an integrative review* / Análisis del concepto comportamiento destructivo en el trabajo sanitario: revisión integrativa / Análise do conceito comportamento destrutivo no trabalho em saúde: revisão integrativa
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;50(4):695-704, July-Aug. 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract OBJECTIVE To analyze the concept of disruptive behavior in healthcare work. METHOD An integrative review carried out in the theoretical phase of a qualitative research substantiated by the theoretical framework of the Hybrid Model of Concept Development. The search for articles was conducted in the CINAHL, LILACS, PsycINFO, PubMed and SciVerse Scopus databases in 2013. RESULTS 70 scientific articles answered the guiding question and lead to attributes of disruptive behavior, being: incivility, psychological violence and physical/sexual violence; with their main antecedents (intrapersonal, interpersonal and organizational) being: personality characteristics, stress and work overload; and consequences of: workers' moral/mental distress, compromised patient safety, labor loss, and disruption of communication, collaboration and teamwork. CONCLUSION Analysis of the disruptive behavior concept in healthcare work showed a construct in its theoretical stage that encompasses different disrespectful conduct adopted by health workers in the hospital context, which deserve the attention of leadership for better recognition and proper handling of cases and their consequences.

Resumen OBJETIVO Analizar el concepto comportamiento destructivo en el trabajo sanitario. MÉTODO Revisión integrativa realizada en la fase teórica de investigación cualitativa fundamentada por el marco de referencia teórico-metodológico del Modelo Híbrido de Análisis de Conceptos. La búsqueda de artículos fue realizada en las bases de datos CINAHL, LILACS, PsycINFO, PubMed y SciVerse Scopus, en 2013. RESULTADOS 70 artículos científicos respondieron a la cuestión orientadora y atendieron los criterios de inclusión, permitiendo evidenciar los atributos del comportamiento destructivo: incivilidad, violencia psicológica y violencia física/sexual; sus principales antecedentes (intrapersonales, interpersonales y organizativos): características de personalidad, estrés y sobrecarga laboral; y consecuentes: sufrimiento moral/psíquico de los trabajadores, compromiso de la seguridad del paciente, perjuicios laborales, rompimiento de la comunicación, la colaboración y el trabajo en equipo. CONCLUSIÓN El análisis del concepto comportamiento destructivo en el trabajo en salud evidenció, en su fase teórica, un constructo que abarca diferentes conductas que presentan la falta de respeto adoptadas por trabajadores de salud en el marco hospitalario, mereciendo atención de liderazgos del área para mayor reconocimiento y manejo adecuado de los casos y sus consecuencias.

Resumo OBJETIVO Analisar o conceito comportamento destrutivo no trabalho em saúde. MÉTODO Revisão integrativa realizada na fase teórica de pesquisa qualitativa fundamentada pelo referencial teórico-metodológico do Modelo Híbrido de Análise de Conceitos. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados CINAHL, LILACS, PsycINFO, PubMed e SciVerse Scopus, em 2013. RESULTADOS 70 artigos científicos responderam à questão norteadora e atenderam aos critérios de inclusão, permitindo evidenciar os atributos do comportamento destrutivo: incivilidade, violência psicológica e violência física/sexual; seus principais antecedentes (intrapessoais, interpessoais e organizacionais): características de personalidade, estresse e sobrecarga de trabalho; e consequentes: sofrimento moral/psíquico dos trabalhadores, comprometimento da segurança do paciente, prejuízos laborais, rompimento da comunicação, da colaboração e do trabalho em equipe. CONCLUSÃO A análise do conceito comportamento destrutivo no trabalho em saúde evidenciou, em sua fase teórica, um constructo que abrange diferentes condutas desrespeitosas adotadas por trabalhadores de saúde no contexto hospitalar, merecendo atenção de lideranças da área para maior reconhecimento e manejo adequado dos casos e suas consequências.
Descritores: Atenção à Saúde
Comportamento Problema
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-775736
Autor: Beserra, Maria Aparecida; Leitão, Maria Neto da Cruz; Fabião, Joana Alice da Silva Amaro de Oliveira; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Veríssimo, Cristina Maria Figueira; Ferriani, Maria das Graças Carvalho.
Título: Prevalência e características da violência no namoro entre adolescentes escolares de Portugal / Prevalence and characteristics of dating violence among school-aged adolescents in Portugal / Prevalencia y características de la violencia en el noviazgo entre adolescentes en edad escolaren Portugal
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;20(1):183-191, jan.-mar. 2016. tab.
Idioma: en.
Resumo: Objetivos: Identificar a prevalência de violência no namoro entre adolescentes e discutir a associação entre os comportamentos de violência e as variáveis: idade, sexo e tempo de namoro. Métodos: Estudo transversal epidemiológico. A amostra foi constituída por 1.268 estudantes de ambos os sexos, idades entre 16 e 24 anos, de escolas secundárias de quatro distritos da Região Central de Portugal. Na coleta de dados, foi utilizado um questionário contendo dados sociodemográficos e de comportamentos de vitimização e perpetração de violência no namoro. Resultados: 5,9% do total dos adolescentes referiram envolvimento em situação de violência no namoro. Ambos os sexos relataram uso de violência física. Na violência psicológica, o sexo masculino é o maior perpetrador e vítima. Conclusão: Os resultados apresentaram, em alguns comportamentos, similaridade do padrão de violência entre os sexos, tais como: puxar os cabelos com força; dar uma bofetada; apertar o pescoço; atirar objetos em outra pessoa; dar pontapés e cabeçadas e dar empurrões violentos, indicando, portanto, que mais pesquisas são necessárias para entender que fatores influenciam as diferenças e similaridades desse evento.

Objectives: To identify the prevalence of dating violence among adolescents and discuss the association between the violentbehaviors and the variables: age, gender and length of dating relationship. Methods: Epidemiological cross-sectional study.Sample: 1,268 male and female students, aged 16-24 years, enrolled in Portuguese secondary schools. Data were collectedthrough questionnaires including sociodemographic data and data on dating violence victimization and perpetration behaviors.Results: 5.9% of the adolescents were involved in dating violence situations. Both genders used physical violence. Males werethe greatest perpetrators and victims of psychological violence. Conclusion: A similar pattern of violence was found betweengenders in some behaviors, such as: hair pulling, choking, throwing objects, slapping, kicking, head-banging, and pushing.Therefore, further studies are needed to understand which factors influence the differences and similarities of dating violence.

Objetivos: Identificar la prevalencia de la violencia en el noviazgo entre adolescentes y discutir la relación entre las conductasde violencia y variables independientes: edad, sexo y tiempo de citas. Métodos: Estudio Transversal Epidemiológico. Lamuestra estuvo conformada por 1.268 estudiantes, de ambos sexos, de 16 y 24 años de edad, de escuelas secundarias decuatro distritos de la Región Centro de Portugal. En la recolección de datos, se utilizó un cuestionario que contiene los datossociodemográficos y el comportamiento de la victimización y perpetración de violencia en el noviazgo. Resultados: 5,9% detodos los adolescentes reportaron participación en situaciones de violencia en el noviazgo. Ambos sexos reportaron el uso de laviolencia física. En la violencia psicológica, los chicos son los mayores perpetradores y las víctimas. Conclusion: Los resultadosmuestran, en algunos comportamientos, similitudes del estándar de violencia entre los sexos, como el pelo tirando con fuerza;bofetada; apriete el cuello; lanzar objetos a otra pessoa; patadas y cabezazos cabeza y dar sacudidas violentas, lo que indica,por lo tanto, que se necesita más investigación para entender que factores influyen en las diferencias y similitudes de este evento.
Descritores: Comportamento Problema
Comportamento do Adolescente
Portugal
Violência/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-1103944
Autor: Maldonado, Carlos Eduardo.
Título: Complejidad y salud pública. Marcos, problemas, referencias / Complexity and public health. Frames, problems, references / Complexidade e saúde pública, marcos, problemas, referências
Fonte: Rev. salud bosque;8(2):83-96, 2018.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo consiste en la formulación de una tesis: debemos poder pen-sar la salud, y no simplemente la enfermedad. Para ello, se presentan y discuten brevemente las diferentes revoluciones científicas habidas en la historia, conjuntamente con las revoluciones industriales. El artículo sus-tenta que es tan sólo en el marco de la tercera revolución científica en curso, que es posible y necesario pensar, por primera vez, en salud. Pues bien, la salud, se sostiene aquí, es información, de suerte que una política de salud y un manejo de la salud son manejo de información: por qué razón y cómo es lo que se estudia en el curso del texto.

This paper sets out the claim according to which it must be possible to think about health, and not any longer abut disease or sickness. In order to do so, the various scientific and industrial revolutions are briefly presented and discussed. This paper argues that it is only within the framework of the ongoing third scientific revolutions that it becomes feasible and necessary to think about health. To be sure, health is information, so much so that any policy and management of health follows thereafter. Why and how this is so will be elaborated along the following lines

Este artigo visa formular a seguinte tese: devemos poder pensar a saúde para além da doença. Visando aprofundar nesta dis-cussão são apresentadas e debatidas brevemente as diferentes revoluções industriais. O artigo afirma que é apenas na terceira revolução científica em curso, que é possível e se fez necessá-rio pensar, pela primeira vez, na saúde. Se bem que a saúde se define como informação, uma política de saúde supõe lidar com informação. O porquê e o como são objeto do presen-te texto.
Descritores: Análise de Sistemas
-Saúde Pública
Comportamento Problema
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: CO647.9 - Universidad El Bosque



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