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Id: biblio-1049977
Autor: Fuhrmeister, Alida Vitória Álvarez; Wenzel, Maristela Priotto; Costa, Rosangela.
Título: O enfrentamento da desigualdade através da arte / The confronting of inequality through art / El enfrentamiento de la desigualdad a través del arte
Fonte: Rev. psicanal;26(3):http://revista.sppa.org.br/index.php/RPdaSPPA/article/view/467/486, dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo apresenta o relato da atividade Rodas de conversa: o enfrentamento da desigualdade através da arte, realizada no I Simpósio Vulnerabilidade Social e Psicanálise da SPPA, que é resultado do trabalho interinstitucional construído há quatorze anos entre a Secretaria Municipal da Educação (SMED), o Projeto Pescar e a Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Nesta atividade sobre arte e psicanálise, tanto a música quanto a poesia são colocadas como possibilidades de construção de narrativas mais flexíveis, onde a violência urbana pode ser pensada, promovendo novos atravessamentos e discussões entre pessoas nos espaços coletivos existentes na nossa cidade (AU)

This paper presents the report of the activity Conversation circles: the confrontation of inequality through art, held at the 1st SPPA Social Vulnerability and Psychoanalysis Symposium, which is the result of the interinstitutional work built fourteen years ago between City Education Department of Porto Alegre (SMED), Pescar Project and Porto Alegre Psychoanalytical Society (SPPA). In this activity about art and psychoanalysis, music and poetry are placed as a possibility of building more flexible narratives, where urban violence can be thought, promote new intersections and discussions between people in collective spaces in our city

Este artículo presenta el informe de Ruedas de conversación: la confrontación de la desigualdad a través del arte, celebrado en el I Simposio de Vulnerabilidad Social y Psicoanálisis de la SPPA, que es el resultado del trabajo interinstitucional construido hace catorce años entre la Secretaría Municipal de Educación (SMED), el Proyecto Pescar y la Sociedad Psicoanalítica de Porto Alegre (SPPA). En esta actividad sobre arte y psicoanálisis, la música y la poesía se colocan como una posibilidad de construir narrativas más flexibles, donde se pueda pensar la violencia urbana, promover nuevas intersecciones y discusiones entre personas en espacios colectivos de nuestra ciudad
Descritores: Segregação Social
-Teoria Psicanalítica
Relações Raciais
Distância Social
Estimulação Acústica
Comportamento Problema
Processos Grupais
Responsável: BR18.9


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Id: lil-728842
Autor: Major, Sofia; Seabra-Santos, Maria João.
Título: Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2): adaptação e estudos psicométricos da versão portuguesa / Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2): adaptation and psychometric studies of the Portuguese version
Fonte: Psicol. reflex. crit;27(4):689-699, Oct-Dec/2014. tab.
Idioma: pt.
Projeto: Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de tradução, adaptação e alguns estudos psicométricos da versão portuguesa das Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2; Merrell, 2002), uma escala de avaliação com 76 itens na sua versão original, especificamente desenvolvida para avaliar aptidões sociais e problemas de comportamento em crianças pré-escolares. A amostra normativa é composta por 1000 crianças pré-escolares avaliadas por pais e educadores/professores. Foram efetuados estudos de tradução/adaptação e inclusão de outros itens relevantes que, após análises de itens, análise fatorial exploratória e de consistência interna, resultaram numa versão portuguesa com 80 itens. Os resultados da análise fatorial exploratória permitiram identificar três subescalas para a escala de Aptidões Sociais e duas subescalas para a de Problemas de Comportamento. As escalas apresentaram uma boa consistência interna e foram observadas intercorrelações moderadas a elevadas entre as subescalas e o resultado total. Para a estabilidade temporal, os resultados são congruentes com os da versão original, com valores moderados a elevados (r = 0,65 a 0,90). Apesar de algumas limitações apresentadas, fica disponível uma ferramenta útil e válida na avaliação de aptidões sociais e problemas de comportamento das crianças portuguesas pré-escolares.(AU)

This study aims to document the process of translation, adaptation and some psychometric studies of the Portuguese version of the Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2; Merrell, 2002), a behavior rating scale with 76 items on the original version, specifically developed to assess social skills and problem behaviors in preschool children. The normative sample comprises 1000 preschoolers rated by their parents and teachers. Studies of translation/adaptation and inclusion of other relevant items were done. After item analyses, exploratory factor analysis and internal consistency studies the Portuguese version with 80 items was developed. Exploratory factor analysis studies identified three subscales for the Social Skills Scale and two subscales for the Problem Behaviors Scale. The scales showed good internal consistency, and moderate to high correlations between subscales and the total score were observed. Results from the test-retest study are congruent with results from the original version, with moderate to high values (r = .65 to .90). In spite of the presented limitations, it is made available a useful and valid tool for the assessment of social skills and problem behaviors of preschool Portuguese children. (AU)
Descritores: Tradução
Inquéritos e Questionários
Reprodutibilidade dos Testes
Habilidades Sociais
Comportamento Problema/psicologia
-Portugal
Comportamento Infantil/psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: biblio-1040846
Autor: Fernandes, Beatriz; Maia, Berta Rodrigues; Pontes, Halley M.
Título: Adição à internet ou uso problemático da internet? Qual dos termos usar? / Dépendance à Internet ou utilisation problématique d'Internet? Quel terme utiliser? / Adición a Internet o uso problemático de Internet: ¿Qué término usar? / Internet addiction or problematic internet use? Which term should be used?
Fonte: Psicol. USP;30:e190020, 2019.
Idioma: pt.
Projeto: FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia).
Resumo: Resumo O uso da internet tem aumentado exponencialmente a nível mundial. Ainda que ele não seja por si só negativo, já que integra benefícios vários, alguns indivíduos parecem exibir problemas relacionados com o seu uso excessivo, descontrolado e disfuncional. Consequentemente, tem sido crescente, particularmente nas últimas duas décadas, o interesse dos investigadores em explorar este uso, quando excessivo e pouco saudável. Porém, e sendo um tema/constructo tratado por diferentes autores com quadros teóricos também diferentes, são vários os termos usados na literatura para descrever este fenómeno. Neste sentido, este artigo propõe-se a apresentar o trabalho uma revisão de literatura de dois dos conceitos mais usados e espartilhados na literatura científica, ou seja, adição à internet e uso problemático da internet.

Résumé L'utilisation d' Internet a augmenté de manière exponentielle dans le monde. Bien que l'utilisation d' Internet ne soit pas négative en soi, étant donné qu'elle intègre plusieurs avantages, certaines personnes semblent présenter des problèmes liés à son utilisation excessive, incontrôlée et dysfonctionnelle. En conséquence, l'intérêt des chercheurs pour exploiter cet usage, qu'il soit excessif ou malsain, a augmenté, particulièrement au cours des deux dernières décennies. Cependant, étant un thème/construit traité par différents auteurs avec différents cadres théoriques, plusieurs termes sont utilisés dans la littérature pour décrire ce phénomène. En ce sens, nous proposons de présenter dans cet ouvrage une analyse de deux des concepts les plus utilisés et les plus partagés dans la littérature scientifique, à savoir l'addition à internet et son utilisation problématique.

Resumen El uso de Internet ha aumentado exponencialmente a nivel mundial. Aunque esto no es por sí solo negativo ya que integra diversos beneficios, algunos individuos parecen presentar problemas relacionados con su uso excesivo, descontrolado y disfuncional. En consecuencia, en las últimas dos décadas ha aumentado cada vez más el interés de los investigadores en estudiar este uso, cuando es excesivo o poco saludable. Sin embargo, y siendo un tema/constructo tratado por diferentes autores con cuadros teóricos también diferentes, son varios los términos usados en la literatura para describir este fenómeno. En este sentido, nos proponemos presentar en este trabajo una revisión de dos de los conceptos más usados y más divididos en la literatura científica, es decir, adición a Internet y uso problemático de Internet.

Abstract Internet use has increased exponentially worldwide. Although the use itself is not negative, since it integrates several benefits, some individuals seem to show problems related to its excessive, uncontrolled, and dysfunctional use. Therefore, the interest of researchers in exploring this use, when it is excessive and unhealthy, has been growing, especially in the last two decades. However, being a subject/construct treated by different authors with different theoretical frameworks, several terms are used in the literature to describe this phenomenon. Regarding this, this article proposes to present a literature review of two of the most used and shared concepts in the scientific literature, that is, internet addiction and problematic internet use.
Descritores: Comportamento Problema/psicologia
FREUDIAN THEORYABDOMEN, ACUTE
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos
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Id: biblio-885041
Autor: Rocha, Marina Monzani da; Monteiro, Camila Teixeira; Ulian, Ana Lucia Alcântara de Oliveira; Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos.
Título: Comportamentos sexuais na infância e associação com problemas de comportamento / Sexual behavior in childhood and association with behavior problems
Fonte: Saude e pesqui. (Impr.);11(1):69-79, Jan-Abr. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Com objetivo de verificar a ocorrência de diferentes comportamentos sexuais na infância, a partir da perspectiva dos pais, e suas relações com a idade da criança, o sexo e a presença de problemas de comportamento, pais de 54 crianças (4 a 8 anos), sem histórico de problemas de saúde mental ou de abuso sexual, responderam ao "Inventário de Comportamentos Sexuais da Criança" (CSBI) e o "Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes" (CBCL/4-18). Foram reportados diferentes tipos de comportamentos sexuais com variada frequência. Pais de meninos relataram, em média, mais comportamentos sexuais que os de meninas (8,04 x 5,12). Não foi encontrada diferença estatística entre o comportamento sexual de pré-escolares e escolares. Os comportamentos sexuais mais e menos frequentemente apresentados pela amostra foram semelhantes aos de estudos internacionais. Correlação positiva moderada foi estabelecida entre comportamentos sexuais (CSBI) e problemas de comportamento (CBCL). Levantamentos como este devem auxiliar a avaliação de problemas na área e facilitar a orientação aos pais e às crianças sobre a sexualidade infantil.

To verify the occurrence of sexual behavior during childhood, from the perspective of the parents, and its relation with child's age, gender, and the presence of behavioral problems, parents of 54 children (4 to 8 years old), with no history of mental health issues or sexual abuse, filled the "Child Sexual Behavior Inventory" (CSBI) and the "Child Behavior Checklist" (CBCL/4-18). A wide variation of the sexual behaviors, with different frequency, was reported. Parents of boys reported, on average, more sexual behaviors than parents of girls (8.04 vs. 5.12). No statistical difference was found between the frequency of sexual behaviors in preschoolers and school age children. Moderated positive correlations were found between sexual behaviors (CSBI) and behavioral problems (CBCL). The most and least frequent sexual behaviors presented by our sample were similar to those found in international studies. Surveys like the one conducted with this sample should assist the evaluation of problems in the area, and facilitate guidance for parents and children on child sexuality.
Descritores: Comportamento Sexual
Criança
Desenvolvimento Infantil
Comportamento Problema
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR313.1 - Biblioteca Ana Bove


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Id: biblio-998698
Autor: Guerra, Barbara Trevizan; Almeida-Verdu, Ana Cláudia Moreira; Pessenda, Bruna; Alvarez, Maria Fernanda Cazo.
Título: Ensino de repertórios requisitos e os efeitos sobre comportamentos incompatíveis com aprendizagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista / The teaching of repertoires and its effects on behavior incompatible with learning in children with on the Autism Spectrum Disorder / Enseñanza de repertorios requisitos y los efectos sobre comportamientos incompatibles con el aprendizaje en niños con Trastorno del Espectro Autista
Fonte: Psicol. rev;27(2):377-400, dez. 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar déficits significativos no repertório básico requisito para receber programas de ensino e se engajar com frequência em comportamentos repetitivos e inadequados. Considerando-se que tais comportamentos são incompatíveis com o ensino e resultam em consequências negativas, sejam sociais e/ou acadêmicas, esta pesquisa teve por objetivo ensinar sistematicamente operantes requisitos, como sentar, permanecer sentado, olhar, imitar, imitação generalizada e rastreamento visual para duas crianças com TEA, e verificar o efeito do procedimento sobre os comportamentos inadequados e estereotipias. Os resultados demonstraram que um participante aprendeu todos os comportamentos alvo de ensino enquanto o outro não atingiu o critério de aprendizagem em imitação. Houve redução dos comportamentos incompatíveis com a aprendizagem, logo após a introdução das contingências para os comportamentos de ensino, para ambos. Os resultados demonstram a aquisição de repertórios requisitos importantes em crianças com TEA severo e demonstram que a redução de comportamentos incompatíveis com aprendizagem pode ocorrer mediante ensino de comportamentos desejados.

People with Autism Spectrum Disorder (ASD) may have significant deficits in basic repertoire to accept teaching programs and may engage frequently in repetitive and inappropriate behaviors. Considering that such behavior is incompatible with learning and results in negative consequences, whether social and/or academic, this study aimed to systematically teach operational requirements such as sit, stay seated, look, imitation, generalized imitation and visual tracking to two children with ASD, and check the effect of the procedure on the inappropriate and stereotypical behavior. The results demonstrated that one participant learned all the target behavior that was taught whilst the other participant did not reach the learning criterion in imitation. There was a reduction of behavior incompatible with learning after the introduction of the contingencies for teaching behaviors for both. The results demonstrate the acquisition of important repertoire requirements in children with severe ASD and show that the rebate of incompatible behavior with learning is possible through the teaching of desired behaviors.

Las personas con Trastorno del Espectro Autista (TEA) pueden presentar déficit significativo en el repertorio básico necesario para recibir programas de aprendizaje formal, presentando con frecuencia comportamientos repetitivos e inadecuados. Considerando que tales comportamientos son incompatibles con el sistema formal de educación, trayendo consecuencias negativas, ya sean sociales e/o académicas. La presente investigación tuvo como objetivo enseñar sistemáticamente operantes requisitos, como sentarse, permanecer sentado, mirar, imitar, imitación generalizada y rastreo visual para dos niños con TEA, y verificar el efecto del procedimiento sobre los comportamientos inadecuados y estereotipias. Los resultados demostraron que uno de los participantes aprendió todos los comportamientos propuestos mientras que el otro no alcanzó el criterio de aprendizaje en el quesito imitación. En ambos participantes hubo una reducción de los comportamientos incompatibles con el aprendizaje después de la introducción de las contingencias para los comportamientos enseñados. Los resultados demuestran la adquisición de repertorios necesarios en niños con TEA grave y demuestran que la reducción de comportamientos incompatibles con el aprendizaje puede ocurrir mediante la enseñanza de comportamientos deseados.
Descritores: Transtorno Autístico
Instrução Programada
Comportamento Problema
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-998878
Autor: Piotto, Jessica Cristina; Medeiros, Jéssica Hohl de; Glidden, Rosina Forteski.
Título: Relações entre comportamentos inadequados e Habilidades Sociais em alunos dos anos iniciais / The relationship between inappropriate behaviors and social skills in primary school / La relación entre comportamientos inadecuados y habilidades sociales de estudiantes em los primeros años escolares
Fonte: Psicol. rev;27(2):401-425, dez. 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: As Habilidades Sociais (HS) referem-se a diversas classes de comportamentos sociais de um indivíduo. O ingresso das crianças em um ambiente estruturado como a escola traz mudanças tanto para as crianças quanto para os pais, demandando maior competência social da criança. Essa pesquisa objetivou investigar o repertório de HS de alunos dos anos iniciais que emitem mais e menos comportamentos inadequados na percepção de seus professores. Participaram 64 alunos (idade média de 10,2 anos) e dez professoras dos anos iniciais de uma escola pública. Foi utilizado o Sistema Multimídia de Habilidades Sociais de Crianças (SMHSC) e gerados os testes estatísticos Qui-Quadrado, t de Student e Correlação de Pearson e medidas descritivas. Os resultados apontaram que não existiam diferenças significativas entre o escore total de HS dos alunos classificados pelas professoras como os que apresentavam mais comportamentos inadequados e o dos que apresentavam menos comportamentos inadequados, porém, os alunos que apresentam mais comportamentos inadequados mostraram mais dificuldades para solicitar auxílio dos colegas e fazer questionamentos.

The term Social Skills (SS) refers to several social behavior categories present in an individual's repertoire. The entry of children into a structured environment such as a school brings changes for both children and parents, demanding greater social competence on part of the child. This research aimed to investigate the Social Skills repertory of students from the primary school grades of education that displayed more and less inadequate behaviors from their teachers' perspectives. Sixty-four students, with an average age of 10.2 years, and ten female teachers from the elementary grades of a public school participated in this study. The Multimedia System of Social Skills of Children (MSSSC) was used to investigate the SS. Descriptive measures and the tests: Chi-Square, Student's t and Pearson's correlation, were generated. The results showed that there were no significant differences between the total SS score of the students who presented more inadequate behaviors and those who presented fewer inadequate behaviors. However, the students who presented more inadequate behaviors also demonstrated more difficulties in requesting help from their classmates about activities, and in asking questions.

Las Habilidades Sociales (HS) se refieren a los diversos tipos de comportamientos sociales de un individuo. El ingreso de los niños en un ambiente estructurado como lo es la escuela trae consigo cambios, tanto para los niños, como para los padres, demandando mayor competencia social del niño. La presente investigación tuvo como objetivo averiguar el repertorio de Habilidades Sociales de estudiantes de los primeros años escolares que emiten más y menos comportamientos inadecuados según la percepción de sus profesores. Participaron 64 alumnos (edad promedio de 10,2 años) y diez profesoras de una escuela pública. Fue aplicado el Sistema Multimedia de Habilidades Sociales de Niños (SMHSN); y fueron utilizados los test estadísticos Chi-cuadrado, t de Student y Correlación de Pearson, así como análisis de medidas repetidas. Los resultados mostraron que no existen diferencias significativas entre en la puntuación total de HS de los alumnos que presentan más y menos comportamientos inadecuados, sin embargo, los alumnos que presentaron más comportamientos inadecuados también mostraron más dificultades para pedir ayuda de colegas en las actividades y de hacer cuestionamientos.
Descritores: Percepção
Psicologia
Estudantes
Educação
Docentes
Habilidades Sociais
Comportamento Problema
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-947288
Autor: Wachelke, João; Prado, Alyssa Magalhães.
Título: A Ideologia do jeitinho brasileiro / The ideology of brazilian jeitinho
Fonte: Psicol. saber soc;6(2):146-162, jul.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O jeitinho é concebido na literatura acadêmica como uma estratégia criativa de resolução de problemas que pode implicar desrespeito a regras e corrupção, ou como um tipo de corrupção calcado em relações interpessoais. Este trabalho apresenta uma revisão crítica de contribuições acadêmicas sobre o jeitinho nas ciências humanas, indicando a diversidade do conceito e pontos de convergência. Em seguida, defende-se a tese de que o jeitinho opera como uma ideologia que promove a deterioração da identidade social brasileira e oculta a capacidade diferencial das classes sociais de extraírem benefícios a partir da prática, concluindo-se que a ideologia do jeitinho estimula comportamentos egoístas e exacerba desigualdades sociais. (AU)

Jeitinho is conceived in the academic literature as a creative problem resolution strategy that may imply rule breaking and corruption, or as a kind of corruption based on interpersonal relationships. This work presents a critical review of academic contributions on jeitinho from the human sciences, signaling the diversity of concepts and points of convergence. Then, we support the thesis that jeitinho operates as an ideology that promotes the deterioration of Brazilian social identity and conceals the different capacity of social classes to extract benefits from the practice, concluding that the jeitinho ideology stimulates selfish behavior and exacerbates social inequalities. (AU)
Descritores: Comportamento Social
Criatividade
-Iniquidade Social
Comportamento Problema
Identificação Social
FURALDEHYDEABDOMEN
Ciências Humanas/psicologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: biblio-999737
Autor: Arango Osorno, Estefanía; Marín Patiño, Luisa Fernanda; Saldarriaga Aguilar, María Isabel; Sierra Galindo, Carlos Andrés; Betancur Arias, Juan Diego.
Título: Los avatares presentados en el tratamiento de los trastornos disruptivos en población infantil / The avatars presented in the treatment of disruptive disorders in children
Fonte: Poiésis (En línea);30:52-62, 2016.
Idioma: es.
Resumo: El propósito de este artículo está centrado en dar a conocer los avatares, es decir, las situaciones o vicisitudes contrarias o, que se presentan en la intervención psicológica de los trastornos disruptivos en niños y niñas, tarea que se lleva a cabo a través de una revisión desde la literatura científica que da cuenta de los tratamientos utilizados, de la adquisición de conductas adecuadas y eliminación de conductas inadecuadas como resultados obtenidos en el tratamiento que recibe el infante cuando padece un trastorno disruptivo.

The purpose of this article is focused on making known the avatars, that is, the situations or vicissitudes opposite or, that occur in the psychological intervention of disruptive disorders in boys and girls, a task that is carried out through a review from the scientific literature that accounts for the treatments used, the acquisition of appropriate behaviors and elimination of inappropriate behaviors as results obtained in the treatment received by the infant when he suffers from a disruptive disorder.
Descritores: Transtornos de Deficit da Atenção e do Comportamento Disruptivo
-Psicopatologia
Transtorno da Conduta/complicações
Comportamento Problema/psicologia
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-988003
Autor: Morales García, César Augusto; Lopera Chaves, Margarita.
Título: Implementación de un procedimiento psicoeducativo para detectar dificultades Emocionales en niños escolarizados / Implementation of a psycho-educational procedur to Detect emotional difficulties in school children
Fonte: rev. colomb. cienc. soc. (En linea);3(2):211-225, 2012.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo del presente estudio es diseñar un procedimiento psicoeducativo, que permita descubrir y prever los conflictos emocionales en relación con el contexto educativo, social y familiar de los niños de primero y segundo de primaria, a través de la prueba proyectiva del dibujo de figura humana. Para este estudio se seleccionó un grupo focal de 30 niños varones de 6 a 8 años de edad en una institución de la ciudad de Medellín. La muestra no probabilística contó con niños disímiles en su desempeño escolar, conducta y sociabilidad. Dentro de este estudio se encontraron indicadores emocionales tanto en niños con bajo y alto desempeño escolar; se hizo énfasis en clasificar los indicadores pasivos y activos. El procedimiento psicoeducativo se implementó y produjo una información eficaz de indicadores de alerta emocional, tanto para docentes como para psicólogos escolares.

The aim of thisstudy is to design a psychoeducational procedure in order to discover and prevent the emotional conflictsin relation to their educational, social and family context. This study was realized with children who were enrolled in first and second grade. The information was collected through projective human figure drawing test. For this study, it was sellected a focus group conformed by 30 children between 6 and 8 years of old who studied in an institution of the Medellin city. The children conformed a nonrandom sample, with dissimilar school performance, behavior and sociability. Result show emotional indicators in children with low and high school performance. The emphasis for the analysis was put on the classification of active and passive indicators. The procedure was implemented, generating effective information in order to establish emotional warning indicators as much as for teachers as for educational psychologists.
Descritores: Sintomas Afetivos
-Testes Psicológicos
Atuação (Psicologia)
Desenvolvimento Infantil
Psicologia da Criança
Comportamento Problema/psicologia
Limites: Criança
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-987904
Autor: Londoño, Laura Victoria; Viveros Chavarría, Edison Francisco.
Título: Expresiones infantiles de agresividad en contextos educativos: una interpretación desde la psicología dinámica y las relaciones familiares / Infant expressions of aggressiveness in educational Context. Interpretation from dynamic psychology and family relationships
Fonte: rev. colomb. cienc. soc. (En linea);3(1):11-36, 2012.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo es uno de los productos de la investigación Perspectivas interdisciplinarias de intervención con familias. Caso de la ciudad de Medellín y el Municipio de Rionegro. Una comprensión desde la Psicología, la Educación y la Familia. Describe los discursos de los niños sobre el fenómeno de la agresividad que experimentan en el Colegio Bello Oriente de Medellín. Su objetivo es detallar roles y límites en familias en las que hay niños que se comportan de manera agresiva en ambientes educativos. El enfoque metodológico de la investigación fue cualitativo. Los resultados de la investigación de los que se da cuenta en este artículo muestran una interpretación de la agresividad infantil a partir de la Psicología Dinámica; y un análisis de los roles y límites como dimensiones de la dinámica familiar. Como conclusión, es posible afirmar que los niños y las niñas pueden hacerse responsables de sus comportamientos agresivos y tramitar tal agresividad de manera simbólica cuando hallan mecanismos adecuados en sus familias e instituciones educativas; las relaciones familiares influyen en la formación de la personalidad de los infantes.

This article is a product of the research interdisciplinary perspectives of intervention with families. Case of Medellin and the Municipality of Rionegro. An understanding from Psychology, Education and Families. It Describes children's speeches on the phenomenon of aggression, experienced in the school Colegio Bello Oriente in Medellin. Its aim is to detail roles and limits in families where there are children who behave aggressively in educational settings. The methodological approach was qualitative research. The results show an understanding of children's aggression from the theoretical perspective of dynamic psychology, and an analysis of the roles and limits as dimensions of family dynamics in which children. In conclusion, it can be said that the children can take responsibility for their aggressive behavior and process symbolically this aggressiveness when they find appropriate mechanisms in their families and educational institutions.
Descritores: Agressão
-Psicologia da Criança
Relações Familiares/psicologia
Bullying
Comportamento Problema/psicologia
Limites: Criança
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: CO191.1 - Biblioteca



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