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Teixeira, Enéas Rangel
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Id: biblio-1047862
Autor: Siqueira, Alex Sandro de Azeredo; Teixeira, Enéas Rangel.
Título: A atenção paliativa oncológica e suas influências psíquicas na percepção do enfermeiro / Oncological paliative care and its psychic influences in the perception of nurses / Atención paliativa oncológica y sus influencias psíquicas en la percepción del enfermero
Fonte: REME rev. min. enferm;23:e-1268, jan.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: compreender quais são as principais influências psíquicas da atenção paliativa oncológica na percepção do enfermeiro. Método: a pesquisa é exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. O campo de pesquisa elegível foi o setor de internação de uma unidade hospitalar especializada em cuidados paliativos. Essa unidade pertence a um centro de referência nacional de tratamento de câncer, localizado no estado do Rio de Janeiro. A coleta dos dados ocorreu a partir de uma entrevista semiestruturada e o universo do estudo foi composto de 18 enfermeiros. Os dados coletados foram analisados com o "QualiQuantiSoft" (com base na teoria do discurso do sujeito coletivo). Resultados: emergiram dois discursos do sujeito coletivo (DSC) com suas ideias centrais: DSC1 - "influência negativa oriunda da atenção paliativa oncológica na percepção do enfermeiro" e DSC2 ­ "influência positiva oriunda da atenção paliativa oncológica na percepção do enfermeiro". Conclusão: a influência do trabalho sobre o comportamento dos enfermeiros é evidente, sendo esta em alguns momentos fonte de prazer e, em outros, fonte de sofrimento. Verificamos que os conflitos na equipe multidisciplinar, conflitos organizacionais e desgaste físico foram as categorias de maior impacto sobre o sofrimento psíquico. Frente às características descritas pelos enfermeiros na voz do DSC, faz-se necessário desenvolver uma prática de intervenção, a fim de minimizar o sofrimento psíquico dos enfermeiros na atenção paliativa oncológica.(AU)

Objective: understand what the main psychic influences of palliative oncological care are on the perception of nurses are. Method: the research is descriptive exploratory, with qualitative approach. The eligible research field was the inpatient sector of a hospital unit specialized in palliative care. This unit belongs to a national referral center for cancer treatment, located in the Estado do Rio de Janeiro. Data collection occurred from a semi-structured interview and the study universe consisted of 18 nurses. The collected data were analyzed with QualiQuantiSoft (based on the collective subject discourse theory). Results: two of the collective subject discourses (CSD) emerged with their central ideas: CSD1 - "negative influence from palliative oncological care on nurses' "perception" of nurses and CSD2 - "positive influence from palliative oncological attention on nurses' perception". Conclusion: the influence of work on nurses' behavior is evident, being in some moments a source of pleasure and, in others, a source of suffering. We found that conflicts in the multidisciplinary team, organizational conflicts and physical exhaustion were the categories with the greatest impact on psychological distress. In view of the characteristics described by nurses in the voice of the CSD, it is necessary to develop an intervention practice in order to minimize the psychological distress of nurses in palliative oncological care.(AU)

Objetivo: comprender cuáles son las principales influencias psíquicas de la atención oncológica paliativa en la percepción de los enfermeroas. Método: investigación descriptiva exploratoria, con enfoque cualitativo. El campo de investigación elegible fue el sector de pacientes hospitalizados de una unidad hospitalaria especializada en cuidados paliativos. Esta unidad pertenece a un centro nacional de referencia para el tratamiento de cáncer, ubicado en el estado de Río de Janeiro. La recogida de datos se produjo a partir de una entrevista semiestructurada; el universo de estudio consistió en 18 enfermeros. Los datos recogidos se analizaron con el QualiQuantiSoft (basado en la teoría del discurso del sujeto colectivo). Resultados: surgieron dos discursos del sujeto colectivo (DSC) con sus ideas centrales: DSC1 ­ "influencia negativa de la atención oncológica paliativa en la percepción de los enfermeros" y DSC2 ­ "influencia positiva de la atención oncológica paliativa en la percepción de los enfermeros". Conclusión: la influencia del trabajo en el comportamiento de los enfermeroas es evidente; en algunos momentos es una fuente de placer y, en otros, una fuente de sufrimiento. Descubrimos que los conflictos en el equipo multidisciplinario, los conflictos organizacionales y el agotamiento físico fueron las categorías con mayor impacto en la angustia psicológica. Dadas las características descritas por los enfermeros en la voz del DSC, es necesario desarrollar una práctica de intervención para minimizar la angustia psicológica de los enfermeros en cuidados oncológicos paliativos.(AU)
Descritores: Enfermagem Oncológica
Cuidados Paliativos
Estresse Psicológico
Institutos de Câncer
Enfermeiras e Enfermeiros
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-979353
Autor: Coitinho Filho, Ricardo Andrade.
Título: Uma "rede" de muitos significados: A positivação pedagógica da "experiência soropositiva" / Una "red" de muchos significados: La positivación pedagógica de la "experiencia seropositiva" / A "network" of many meanings: The pedagogical positivation of the "seropositive experience"
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(29):195-214, mayo-ago. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo: Este artigo, resultado da etnografia realizada com jovens que vivem com HIV/AIDS do estado do Rio de Janeiro, trata do investimento pedagógico de positivação da "experiência soropositiva". A partir da análise de um "encontro", situado segundo a etnografia na "rede" da qual fazem parte, reflito sobre os nexos produzidos entre ajuda mútua, práticas de cuidado de si, emoções e construção de identidades. A centralidade é dada à produção de narrativas experienciais e gramáticas de sofrimento.

Resumen: Este artículo, resultado de la etnografía realizada con jóvenes que viven con VIH/SIDA del estado de Río de Janeiro, trata del cambio pedagógico sobre la positivación de la "experiencia seropositiva". A partir del análisis de un "encuentro", situado a partir de la etnografía en la "red" de que forman parte, reflexiono sobre los nexos producidos entre ayuda mutua, prácticas de cuidado de sí, emociones y construcción de identidades. La centralidad es otorgada a la producción de narrativas experienciales y gramaticales de sufrimiento.

Abstract: This article, a result of the ethnography carried out with young people living with HIV / AIDS in the state of Rio de Janeiro, addresses the pedagogical investment in the positivation of the "seropositive experience". Based on analysis of a "meeting", according to the ethnography of a "network" in which they are set, I reflect on the nexuses produced between mutual help, self-care practices, emotions and identity construction. Centrality is given to the production of experience narratives and grammars of suffering.
Descritores: Autocuidado
Estresse Psicológico
Ensino
Brasil
Adolescente
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
HIV
Soropositividade para HIV
Narração
Emoções
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1047568
Autor: Oliveira, Eloy Macchiute de; Salgado, Tamara Jurberg; Thomer, Lilian; Jurberg, Claudia.
Título: Esperança x sofrimento nas mídias sociais: o que motiva seguidores do Instagram a seguir a temática câncer? / Hope vs. suffering on social media: what motivates people on Instagram to follow topics in cancer? / Esperanza vs sufrimiento en las redes sociales: ¿ lo que motiva a los seguidores de Instagram a seguiren la temática del cáncer?
Fonte: RECIIS (Online);13(4):784-802, out.-dez. 2019. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O câncer ainda é associado a dor, morte e sofrimento, e muitos cidadãos, com medo de um diagnóstico, adotam comportamento de esquiva de médicos e exames. Com o surgimento das mídias sociais, o tema tem sido tratado em plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, entre outras. O objetivo deste estudo é averiguar se há um padrão de conteúdo sobre câncer que gere engajamento no aplicativo de imagens Instagram. Foram selecionados dois perfis brasileiros de instituições de câncer no Instagram, e um estudo qualitativo de análise de conteúdo de posts e comentários foi aplicado, sendo associado posteriormente a análises estatísticas. Foi selecionado todo o conteúdo de dois hospitais oncológicos brasileiros durante quatro anos, totalizando 1.935 postagens no Instagram. Além dos posts, buscamos entender o comportamento dos usuários dessas mídias quando o tema é câncer, por meio dos 2.239 comentários e dos 4.603 Emojis. Podemos afirmar que há interesse pelo tema, o qual é abordado sem preconceitos por internautas e que muitos buscam formas diferenciadas de gratificação no uso do aplicativo.

Cancer is a disease still associated with pain, death and suffering and many people, afraid of a diagnosis, adopt dodging behavior from doctors and tests. Despite this phenomenon as old as the disease, the emergence of social media has brought the topic to platforms such as Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, among others. T77he goal of this study is to determine if there is a cancer content standard that creates more engagement on Instagram. Two Brazilian cancer institutions Instagram profiles were selected and a qualitative study of content analysis was applied, later associating it with statistical analysis. During four years, the entire contents of two Brazilian cancer hospitals were selected, totaling 1,935 posts on Instagram. In addition to the posts produced by the two institutions, we sought to understand user behavior on this media when the topic is cancer, through 2,239 comments and 4,603 Emojis. Given the fact that the two profiles attract about 120,000 users, we can affirm that there is interest on the topic, Internet users address the topic with no prejudice and many seek different ways of gratification using the app.

El cáncer es una enfermedad aún asociada al dolor, muerte y sufrimiento y muchos ciudadanos, con miedo de un diagnóstico, adoptan comportamiento de esquiva de médicos y exámenes. A pesar de ese fenómeno tan antiguo cuanto a la enfermedad, el surgimiento de las Redes Sociales trajo el tema a plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, entre otras. El objetivo de este estudio es averiguar si hay un estándar de contenido sobre cáncer que genera engagement en la aplicación de imágenes Instagram. Dos perfiles brasileños de instituciones de cáncer en el Instagram fueran seleccionados y un estudio cualitativo de análisis de contenido de posts y comentarios fue aplicado, asociado posteriormente a análisis estadísticos. Durante cuatro años, fue seleccionado todo el contenido de dos hospitales oncológicos brasileños, totalizando 1.935 posts en el Instagram. Además de los posts producidos por las dos instituciones, buscamos entender el comportamiento de los usuarios de esos medios cuando el tema es cáncer, a través de 2.239 comentarios y de 4.603 Emojis. Ante los dos perfiles que atraen a cerca de 120 mil usuarios, podemos afirmar que hay interés por el tema, que el tema es abordado sin prejuicios por internautas y que muchos buscan formas diferenciadas de gratificación en el uso de la aplicación.
Descritores: Estresse Psicológico
Emoções
Mídias Sociais/tendências
Promoção da Saúde
Neoplasias
-Estudo Comparativo
Comunicação
Discursos
Desenhos
Correio Eletrônico
Hospitais
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-989740
Autor: Olmos Botero, Jhovanna Edelmira; Peña Hernández, Paula Andrea; Daza Arana, Jorge Enrique.
Título: Factores estresores y síntomas somáticos del sistema musculoesquelético en estudiantes universitarios de Palmira / Stress-producing factors and somatic symptoms of the musculoskeletal systems of University Students of Palmira
Fonte: Educ. med. super;32(3):157-171, jul.-set. 2018. graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: En el mundo uno de cada cuatro individuos sufre de algún problema grave de estrés y en las ciudades se estima que el 50 por ciento de las personas tienen algún problema de salud mental de este tipo. En este sentido, como factor epidemiológico se considera un aspecto de gravedad, ya que el estrés es un importante generador de diversas patologías. Objetivo: Identificar los factores estresores y síntomas somáticos del sistema musculoesquelético en estudiantes de básicas pertenecientes a diversos programas de una facultad de salud en una universidad de la ciudad de Palmira. Métodos: Se analizaron datos procedentes de tres fuentes: un cuestionario para identificar características sociodemográficas y académicas, la Escala de Síntomas Somáticos (síntomas musculoesqueléticos) y la Escala de Estresores Académicos, estos se aplicaron a muestra conformada por 185 participantes realizando análisis estadístico descriptivo e inferencial. Resultados: Las deficiencias metodológicas del profesorado, la intervención en público y los exámenes, fueron los factores estresores frecuentemente percibidos por los estudiantes; mientras que: los dolores de espalda, zona cervical y cabeza con sensación de tirantez, fueron los síntomas somáticos musculoesqueléticos de mayor periodicidad. Estos resultados sugieren una relación entre los factores estresores y la presencia de somatización como respuesta del cuerpo a situaciones consideradas estresores en el ámbito académico. Conclusiones: De acuerdo a los síntomas somáticos músculos esqueléticos se evidencia una variabilidad en la incidencia en la población a estudio, siendo los más recurrentes los dolores de cabeza con sensación tirantez o tensión, dolores de espalda y dolores en la nuca o zona cervical. Ahora bien, en cuanto a los factores estresores que les genera más percepción de angustia a los estudiantes son las deficiencias metodológicas del profesorado, la intervención en público y los exámenes. Sin embargo, hay otros factores con mediana percepción de angustia como la sobrecarga en el estudiante y la falta de control en rendimiento(AU)

Introduction: One out of every four individuals in the world suffers from a serious stress condition. 50 percent of people living in the cities are estimated to have some kind of mental health problem of this type. In this respect, as an epidemiological factor, stress is considered a serious element, since it is an important generator of various pathologies. Objective: To identify the stress-producing factors and somatic symptoms of the musculoskeletal system in basic students belonging to various programs of a health school at a university in the city of Palmira. Methods: We analyzed data from three sources: a questionnaire to identify sociodemographic and academic characteristics, the Somatic Symptoms Scale (musculoskeletal symptoms) and the Academic Stress Scale. These were applied to a sample consisting of 185 participants, performing descriptive and inferential statistical analysis. Results: The faculty methodological deficiencies, together with public intervention and the exams were the stressors frequently perceived by the students, while back pain, cervical area and head with feeling of tightness were the most frequent somatic musculoskeletal symptoms. These results suggest a relationship between stressors and the presence of somatization as a response of the body to situations considered stressful in the academic field. Conclusions: Regarding somatic and musculoskeletal symptoms, there is a variability in the incidence in the study population, the most recurrent being headaches with tightness or tension, back pain and pain in the cervical area. However, the stressors that generate more perception of distress to students are the methodological deficiencies of the faculty, public intervention and exams. However, there are other factors with a medium perception of distress such as overload in the student and lack of performance control(AU)
Descritores: Transtornos Psicofisiológicos/etiologia
Estresse Psicológico
Estudantes de Saúde Pública
Limites: Seres Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1026733
Autor: Campos, João Oliveira Cavalcante; Trentini, Clarissa Marceli.
Título: Medindo o crescimento proveniente do enfrentamento de situações adversas: a influência da centralidade da memória autobiográfica / Measuring growth through adversity: the influence of the autobiographical memory centrality / Midiendo el crecimiento proveniente del enfrentamiento de situaciones adversas: influencia de la centralidad de la memoria autobiográfica
Fonte: Psico (Porto Alegre);50(3):30211, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O crescimento pós-traumático (CPT) refere-se à mudança positiva em algum aspecto da experiência humana como resultado do enfrentamento de situações adversas. O presente trabalho investigou se as evidências de validade externa do Inventário de Crescimento PósTraumático (PTGI) são mais consistentes quando se compara os resultados de um subgrupo que pontuou alto na Escala de Centralidade de Eventos (ECE) com os de um subgrupo que pontuou baixo. A ECE avalia em que medida o evento de referência contribuiu na formação da identidade dos indivíduos. Participaram do estudo 317 indivíduos que passaram por situações adversas variadas. As correlações entre CPT e suporte social, sentido de vida, satisfação com a vida, religiosidade e desajuste psicológico apresentaram maior magnitude e coerência no subgrupo pontuou alto na ECE. Os resultados fortalecem a concepção de que apenas eventos que levam a uma reavaliação das crenças centrais dos indivíduos devem ser incluídos nos estudos de CPT.

Posttraumatic growth (PTG) is the experience of positive change that occurs as a result of facing highly challenging adverse situations. The present work investigated whether the external validity evidence of the Post Traumatic Growth Inventory (PTGI) is more consistent when considering the events in which individuals scored high on the Centrality of Events Scale (CES) versus events in which individuals scored low. The CES assesses to what extent the reference event contributed to the formation of individuals' identity. Participated in the study 317 individuals who had been through a variety of adverse events. The correlations between PTGI scores and social support, meaning in life, life satisfaction, religiosity, and psychological distress became larger and more coherent in the subgroup that scored high in ECE. The results corroborate the conception that only events that lead to a reassessment of individuals' central beliefs should be included in the PTG studies.

Crecimiento postraumático (CPT) se refiere al cambio positivo en algún aspecto de la experiencia humana como resultado del enfrentamiento de situaciones adversas. Este trabajo investigó si las evidencias de validez externa del Inventario de Crecimiento PostTraumático (PTGI) son más consistentes cuando se compara los resultados de un subgrupo punteado alto en la Escala de Centralidad de Eventos (ECE) con los de un que punteaba bajo. La ECE evalúa en qué medida el evento de referencia contribuyó en la formación de la identidad de los individuos. Participaron del estudio 317 individuos que pasaron por situaciones adversas variadas. Las correlaciones entre CPT y las demás variables de interés presentaron mayor magnitud y coherencia en el subgrupo puntuó alto en la ECE. Los resultados fortalecen la concepción de que sólo los eventos que conducen a una reevaluación de las creencias centrales deben ser incluidos en los estudios de CPT.
Descritores: Estresse Psicológico
Memória Episódica
-Memória
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Id: biblio-1042394
Autor: Dias, Ana Cristina Garcia; Carlotto, Rodrigo Carvalho; Oliveira, Clarissa Tochetto de; Teixeira, Marco Antônio Pereira.
Título: Dificuldades percebidas na transição para a universidade / Dificultades percibidas en la transición para la universidad / xxx
Fonte: Rev. bras. orientac. prof;20(1):19-30, jan.-jun. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo investigou as principais dificuldades enfrentadas por estudantes universitários durante o ingresso no ensino superior e se a percepção das mesmas poderia variar em função do gênero, do semestre no curso, do fato do estudante estar frequentando o curso inicialmente desejado e tipo de instituição. Participaram dessa pesquisa 423 estudantes. Através de duas questões abertas, investigou-se as principais dificuldades acadêmicas e não acadêmicas vivenciadas pelos estudantes. As respostas foram submetidas a análise de conteúdo temática. A principal dificuldade acadêmica observada foi relacionada a diferenças entre o ensino médio e o superior. Já entre as dificuldades não acadêmicas, "gestão do tempo" foi a mais frequentemente citada. Alunos da Universidade tenderam a apresentar um pouco mais de dificuldades do que os do Instituto Federal. Implicações metodológicas e práticas dos resultados são discutidas.

This study investigated the main difficulties faced by undergraduate students when entering higher education, and whether their perception could vary according to gender, semester, if the student is attending the course initially desired and type of institution. 423 students participated in this study. Through two open questions, the main academic and non-academic difficulties experienced by the students were investigated. The answers were submitted to thematic content analysis. The main academic difficulty observed was related to differences between high school and higher education. Among the non-academic difficulties, "time management" was the most frequently cited. Students from the University tended to present a little more difficulties than those of the Federal Institute. Methodological and practical implications of the results were discussed.

Este estudio investigó las principales dificultades enfrentadas por estudiantes universitarios al ingresar a la educación superior y si la percepción de las mismas podría variar con relación al género, semestre, hecho del estudiante estar frecuentando la carrera inicialmente deseada y tipo de institución. Participaron en la investigación 423 estudiantes. A través de dos cuestiones abiertas, se estudiaron las principales dificultades académicas y no académicas vivenciadas por los estudiantes. Las respuestas fueron sometidas a análisis de contenido temático. La principal dificultad académica observada está relacionada con las diferencias entre la enseñanza media y superior. Entre las dificultades no académicas, "la gestión del tiempo" fue citada con mayor frecuencia. Los estudiantes de la Universidad tienden a presentar un poco más de dificultades que los de la Institución Federal. Se discuten las implicaciones metodológicas y prácticas de los resultados.
Descritores: Estresse Psicológico
Estudantes
Universidades
Atitude
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1024545
Autor: Valentin, Renato Beschizza; Cavichiolli, Fernando Renato.
Título: Futebol, escape e mímesis: um estudo sobre representações sociais / Soccer, escape and mimesis: a study on social representations / Fútbol, escape y mimesis: un estudio en representaciones sociales
Fonte: Movimento (Porto Alegre);13(3):65-89, set./dez/ 2007.
Idioma: pt.
Resumo: O presente texto procura revelar o esquema de orientação (configuração) entre tempo tedioso, futebol, mímesis e cotidiano, mediante a análise dos discursos dos moradores da COHAB de Presidente Prudente/SP. Primeiramente, efetuaremos análises acerca de pontos específicos sobre as representações sociais; posteriormente, explicitaremos uma análise sintética sobre as representações sociais do futebol que apontam para o sentido do escape, com base nas contribuições de Norbert Elias, Eric Dunning e Roberto da Matta

In the present text, we look for to disclose the project of orientation (configuration) between tedious time, soccer, mimesis and daily, by means of the analysis of the speeches of the inhabitants of the COHAB of President Prudente/SP. First, we will effect analyses concerning specific points on the social representations; later, we will show a synthetic analysis on the social representations of the soccer that point with respect to the direction of the escape, on the basis of the contributions of Norbert Elias, Eric Dunning and Roberto da Matta

En el actual texto, buscamos divulgar el proyecto de la orientación (configuración) entre el tiempo aburrido, fútbol diario y mimesis, por medio del análisis de los discursos de los habitantes del COHAB de Presidente Prudente/SP. Primero, efectuaremos análisis referentes a puntos específicos en las representaciones sociales; más adelante, nosotros explicitaremos de la voluntad un análisis sintético en las representaciones sociales del fútbol que señalan con respecto a la dirección del escape, en base de las contribuciones de Norbert Elias, de Eric Dunning y de Roberto da Matta
Descritores: Futebol
Relações Interpessoais
Atividades de Lazer
-Estresse Psicológico
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1040769
Autor: Nakano, Tatiana de Cassia; Machado, Wagner de Lara; Abreu, Isabel Cristina Camelo de.
Título: Relações entre estilos de pensar e criar, bem-estar, saúde percebida e estresse na terceira idade / Relationship between styles of thinking and creating well-being, perceived health and stress in older adults / Relaciones entre estilos de pensar y crear, bienestar, salud percibida y estrés en la vejez
Fonte: Psico USF;24(3):555-568, jul.-set. 2019. tab, il.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo, investigar a relação entre estilos de pensar e criar, bem-estar, saúde percebida e estresse na terceira idade. Para isso, 123 idosos (98 mulheres e 25 homens), com idades entre 60 a 90 anos (M=68,35; DP=7,4) responderam a Escala de Estilos de Pensar e Criar, Escala de Saúde Mental Positiva, Escala de Estresse Percebido e um questionário sociodemográfico. Análises de ρ de Spearman e uma rede de correlações parciais regularizadas foram utilizadas para investigar as relações entre os construtos avaliados. Os resultados mostraram que os estilos que mais se relacionaram, de forma positiva, com as variáveis de saúde, bem-estar e estresse foram os estilos inconformista-transformador e emocional-intuitivo. As características de tais estilos podem ser incentivadas de modo a atuarem como fatores positivos para a qualidade de vida na maturidade. (AU)

The purpose of the present study was to investigate the relationship between thinking and creating styles, well-being, perceived health, and stress in a sample of older adults. The sample was composed of 123 individuals (98 women and 25 men), aged from 60 to 90 years (M = 68.35, SD=7.4), who answered the Thinking and Creating Scales, Positive Mental Health Scale, Perceived Stress Scale and a sociodemographic questionnaire. Spearman's ρ analyzes and a network of regularized partial correlations were used to investigate the relationships between the variables. We concluded that the styles that most positively related to the variables of health, well-being and stress are Nonconformist-transforming and Emotional-intuitive styles. The characteristics of such styles can be encouraged to act as positive factors for quality of life at maturity. (AU)

El presente estudio tuvo como objetivo investigar la relación entre estilos de pensar y crear, bienestar, estrés y salud percibida en la vejez. La muestra fue compuesta por 123 ancianos (98 mujeres y 25 hombres), de 60 a 90 años (M = 68,35, DE = 7,4) los cuales respondieron la Escala de Estilos de Pensar y Crear, Escala de Estrés Percibido, Escala de Salud Mental Positiva y un cuestionario sociodemográfico. Los análisis de ρ de Spearman y una red de correlaciones parciales regularizadas, fueran utilizadas para investigar las relaciones entre los constructos evaluados. Se concluye que los estilos que más se relacionaron de forma positiva con las variables de salud, bienestar y estrés son los estilos Inconformista-transformador y Emocional-intuitivo. Las características de estos estilos pueden ser incentivadas para actuar como factores positivos en la calidad de vida en la vejez. (AU)
Descritores: Qualidade de Vida/psicologia
Saúde do Idoso
-Estresse Psicológico/psicologia
Reprodutibilidade dos Testes
Cognição
Criatividade
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-999546
Autor: Mendes, Ana Paula Oliveira; Binha, Anny Michelly Paquier; Silveira, Valéria Cassefo.
Título: Qualidade de vida em pacientes adultos com paralisia cerebral / Quality of life in adult patient with cerebral palsy
Fonte: Acta fisiátrica;25(2):49-53, jun. 2018.
Idioma: en; pt.
Resumo: Paralisia cerebral (PC) é um grupo de desordens permanentes do desenvolvimento motor e postural que são atribuídas a distúrbios não progressivos que ocorreram no encéfalo em desenvolvimento. Diversos fatores podem interferir na qualidade de vida desses pacientes e com o aumento da longevidade é importante prevenir e intervir precocemente nos aspectos que comprometem a qualidade de vida. Objetivo: Verificar como os pacientes adultos com PC atendidos no ambulatório da AACD auto avaliam sua atual condição de saúde e correlacionar com alguns fatores que interferem na qualidade de vida dessa população. Método: Foi aplicado um questionário de triagem para avaliação de qualidade de vida dos pacientes via telefone (CDC HRQOL-4) e foi preenchido um protocolo de avaliação utilizando o prontuário. A coleta de dados foi realizada do dia 13 de março até 30 de junho de 2016. Realizada a análise estatística dos dados. Resultados: Foram atendidos 349 pacientes e 66 pacientes que obedeciam aos critérios de inclusão responderam ao questionário via telefone. A idade média geral foi de 26,5 anos. A divisão por sexo foi igual (50%); a idade máxima foi de 52 anos. Houve predomínio de pacientes com diparesia espástica para ambos os sexos (57,5% para mulheres e 54,5% para os homens). Entre as mulheres, 77,5% não estava praticando nenhuma atividade. No geral, 19,7% referiram alguma dor crônica e 31,8% tiveram queixa de alteração de humor nos últimos 30 dias. Na auto avaliação sobre a saúde em geral, 25,8% referiu estar excelente e apenas 10,6% regular. A maioria era solteiro(a), não tinha filhos e morava com a família (pais e irmãos). Conclusão: Os pacientes adultos com PC atendidos no ambulatório da AACD Ibirapuera são predominantemente adultos jovens, solteiros e que estão vivendo com seus familiares. Em geral, eles referem ter uma saúde muito boa ou excelente e menos de 20% convive com alguma dor crônica, mas esta não interfere nas atividades do cotidiano. Já em relação às alterações de humor, mais de um terço referiu ter estresse, tristeza ou ansiedade, mas também não tem forte influência na sua qualidade de vida.

Cerebral palsy (CP) is a group of permanent disorders of the motor and postural development that is due to non-progressive disturbs that occurred to an immature brain. Many factors can interfere in quality of life of this population and with the increase of longevity it is important to prevent and intervene sooner as possible in those aspects that can deteriorate the quality of life. Objective: To verify how the adult patients with CP accompanied in the ambulatory of AACD self-report their actual health status and make a clinical-epidemiological profile. Methods: A screening questionnaire was applied to evaluate patients' quality of life (CDC HRQOL-4) and completed an evaluation protocol using the medical record. Data collection was performed from March 13 until June 30, 2016. Results: There were 349 patients that attended to the annual physician appointment and 66 patients responded to the questionnaire by phone call. The majority were single, didn´t have children and were living with their families (parents and siblings). There were predominant number of patients with spastic diplegia for both sex (57,5% for women and 54,5% for men). With regard about regular physical activity, 77,5% of the females did not exercise. Overall, 19,7% refer some chronic pain and 31,8% complained about mood disturbance in the past 30 days. When it comes to the self-report of their actual health status, 25,8% graded as excellent and only 10,6% as regular. Conclusion: The population of this study is characterized by young adults, single, living with their parents and without siblings, with independent communitarian gait, mainly spastic diplegia. The majority of them referred to have very good or excellent health and didn't have chronic pain or emotional disorders.
Descritores: Ansiedade/psicologia
Qualidade de Vida
Estresse Psicológico
Paralisia Cerebral/fisiopatologia
/psicologia
AMERICAN NURSES' ASSOCIATIONABORTION, MISSED/psicologia
-Inquéritos e Questionários
Triagem/métodos
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-906675
Autor: Nakao, Gabriella Ribeiro; Ito, Paula Hiromi; Pontes, Rafael de Oliveira; Costa, Regina Célia Villa.
Título: Estresse infantil e a percepção do suporte familiar das crianças submetidas à cirurgia ortopédica / Childhood stress and the perception of family support of children undergoing orthopedic surgery
Fonte: Acta fisiátrica;24(2):62-66, jun. 2017. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Investigar a correlação existente entre o nível de estresse de crianças pós-operadas, de 11 a 14 anos de idade, em relação à qualidade da percepção destes pacientes sobre o suporte familiar recebido durante o processo de reabilitação física. Método: Trata-se de um estudo transversal, com análise qualitativa e quantitativa, desenvolvido em um centro de reabilitação, no município de São Paulo. Os instrumentos aplicados nos pacientes foram: Escala de Stress Infantil (ESI), Inventário de Percepção do Suporte Familiar (IPSF) e no respectivo cuidador, um questionário de caracterização dos participantes. Resultados: Os dados foram analisados estatisticamente e se observou significância estatística entre o fator Adaptação (IPSF) com a dimensão Reações psicológicas com componente depressivo (ESI). Houve associação significativa entre o escore total da ESI e do IPSF. Neste estudo, das crianças com sinais significativos de estresse, a maioria apresentou baixa/ médio-baixa percepção do suporte familiar. Discussão: A percepção do paciente sobre o meio pelo qual se relaciona é um importante indício do enfrentamento às situações adversas vividas no meio social, conforme associação encontrada neste estudo. Conclusão: Os aspectos relacionados à maturidade cognitiva e emocionais da criança contribuem na qualidade da percepção do suporte familiar. É importante que novos estudos sejam realizados para ampliar as discussões nessa área

Objective: The objective of this study is to investigate the correlation between the levels of stress of children from 11 to 14 years of age after orthopedic surgery, and their perceived quality of family support received during the process of physical rehabilitation. Method: This is a cross-sectional study with qualitative and quantitative analysis, developed in a rehabilitation center, in Sao Paulo. The following instruments were applied in the patients: Childhood Stress Scale (CSS) and Perceived Family Support Inventory (PFSI), along with a characterization questionnaire of the participants, which was applied to the patients caretakers. Results: Data was statistically analyzed and statistical significance was observed between the adaptation factor (PFSI) and the domain of psychological reactions with depressive component (CSS). There was significant correlation between the total score of the CSS and PFSI - 73%. Children with significant levels of stress presented low/medium-low perception of family support. Discussion: Patient's perception regarding their environment and relations is an important indication of how they deal with adverse situations of their social life, according to association found in this study. Conclusion: The aspects related to child's cognitive and emotional maturity contribute to the perception of family support quality. It is important that further studies are conducted to enlarge discussions in this area
Descritores: Ortopedia
Estresse Psicológico
Adaptação Psicológica
Relações Familiares/psicologia
-Estudos Transversais
Pesquisa Qualitativa
Limites: Seres Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME



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