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Id: biblio-1177771
Autor: Rodrigues Júnior, Nelson Silva; Ibiapina, Aline Raquel de Sousa; Costa Filho, Antônio Alberto Ibiapina; Fernandes, Márcia Astrês; Costa, Ana Paula Cardoso; Oliveira, Layze Braz de.
Título: Características comportamentais e emocionais de crianças escolares / Behavioral and emotional characteristics of school children
Fonte: Enferm. foco (Brasília);11(5):200-206, dez. 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Identificar e analisar características comportamentais e emocionais de crianças escolares do ensino público. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo de delineamento transversal. Para a coleta dos dados aplicou-se o Questionário de Capacidades e Dificuldades (Strenghts and Difficulties Questionnaire), que permite aos pais e professores a identificação das características do desenvolvimento socioemocional das crianças. Resultados: Entre os 387 alunos avaliados, a média de idade encontrada foi de 3,7 anos, com discreto predomínio masculino de 51,7%. A porcentagem de crianças na categoria de desenvolvimento anormal foi de 7,8%. Os cinco eixos mensurados pelo instrumento apresentaram desenvolvimento normal. Conclusão: Evidenciou-se que as crianças possuem desenvolvimento satisfatório e possivelmente uma boa saúde mental. (AU)

Objective: To identify and to analyze behavioral and emotional characteristics of public school children. Methods: This is a descriptive cross-sectional study. For data collection we applied the Strenghts and Difficulties Questionnaire of Capacities and Difficulties, which allows parents and teachers to identify the characteristics of their children's social and emotional development. Results: Among the 387 students evaluated, the average age found was 3.7 years, with a slight male predominance of 51.7%. The percentage of children in the abnormal development category was 7.8%. The five axes measured by the instrument showed normal development. Conclusion: It was evidenced that children have satisfactory development and possibly good mental health. (AU)

Objetivo: Analizar las características conductuales y emocionales de los niños de escuelas públicas. Métodos: Este es un estudio descriptivo de corte transversal. Para la recolección de datos, aplicamos el Cuestionario de Fortalezas y Dificultades de Capacidades y Dificultades, que permite a los padres y maestros identificar las características del desarrollo social y emocional de sus hijos. Resultados: Entre los 387 estudiantes evaluados, la edad promedio fue de 3.7 años, con un ligero predominio masculino del 51.7%. El porcentaje de niños en la categoría de desarrollo anormal fue del 7,8%. Los cinco ejes medidos por el instrumento mostraron un desarrollo normal. Conclusion: Se evidenció que los niños tienen un desarrollo satisfactorio y posiblemente una buena salud mental. (AU)
Descritores: Psiquiatria Infantil
-Serviços de Saúde Escolar
Comportamento Infantil
Saúde da Criança
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


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Id: lil-79941
Autor: Rados, Lilian Rucks Varvaki.
Título: Características clínicas da ansiedade infantil frente a situaçäo odontológica / Clinical characteristics of infant anxiety facing odontological consultation
Fonte: Rev. Fac. Odontol. Porto Alegre;29(28/29):4-9, jun.-jul. 1989. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Foi realizado um estudo clínico, observando-se o comportamento de 54 crianças com idades que variavam entre os 04 e 09 anos de idade e que buscavam atendimento odontológico. Se consideraram os comportamentos apresentados até o momento do início do atendimento odontológico. As crianças em idade pré-escolar mostraram maior apego a mäe e maior tendência a chorar, como maneira de se negar ao atendimento. As crianças de idade escolar manifestavam a sua recusa ao tratamento através de atitudes interruptivas
Descritores: Comportamento Infantil
Assistência Odontológica
-Ansiedade
Ensaios Clínicos como Assunto
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1101290 LILACS-Express
Autor: Oliveira, Marcia de Freitas; Stein, Carlos Efrain; Schrör, Fernanda Cristine Leber; Keske, Wilian Ricardo.
Título: Evaluation of Child Anxiety Prior to Dental Care by Means of Modified Venham Picture Test, RMS Pictorial Scale and Facial Image Scale Tests
Fonte: Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr;20:e5068, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: To evaluate child anxiety prior to dental care; to compare the results obtained by applying different anxiety tests and to assess whether anxiety is related to age or gender, and to identify which test children find to be more attractive and easier to understand. Material and Methods: The research was performed with 30 children of both genders and age group of 4-9 years distributed into Group 1 = children aged 4, 5 and 6 years and Group 2 = children aged 7, 8 and 9 years. Modified Venham Picture Test (VPT), RMS Pictorial Scale (RMS-PS) and Facial Image Scale (FIS) were the anxiety evaluation tests used. For statistical analysis, the Shapiro Wilk Normality test, Spearman correlation and the Independent Proportions test were used. Results: Modified VPT identified 70% anxiety-free children, RMS-PS 90%, and FIS 87%. RMS-PS and FIS scores had moderate correlation (51%). Regarding age groups, no significant difference was found between proportions of group 1 and group 2. According to gender, in 11 girls, the modified VPT test identified 3 (27%) with some anxiety degree; RMS-PS test identified 1 (9%) and FIS test 2 (18%). In 19 boys, modified VPT test identified 6 (32%) with some anxiety degree; RMS-PS test identified 2 (11%) and the FIS test 2 (11%). The test that was the easiest to understand was the modified VPT (54%) and regarding attractiveness, modified VPT and RMS-PS presented similar results, 40% each. Conclusion: All three tests were able to identify anxiety prior to dental care. The evaluation of results showed that the more the children could identify themselves with the test, the more they found it to be easy and attractive.
Descritores: Criança
Comportamento Infantil/psicologia
Ansiedade ao Tratamento Odontológico/etiologia
Odontopediatria
-Escala de Ansiedade Frente a Teste
Brasil/epidemiologia
Estatísticas não Paramétricas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Estudo de Avaliação
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-1151286
Autor: Souza, Michelle Carvalho de; Felipe, Adriana Olímpia Barbosa; Bittencourt, Flávio; Matos, Letícia Maria Franco de; Andrade, Maria Betânia Tinti de.
Título: Comportamentos agressivos e reações à agressividade entre escolares / Aggressive behaviors and reactions to aggressive between schools / Comportamiento agresivo y reacciones a la agresividad entre escolares
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);13:415-420, jan.-dez. 2021. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: identificar os comportamentos agressivos e as reações à agressão entre escolares e verificar se há associação com as variáveis idade, sexo, escolaridade, situação conjugal dos pais e ao tipo de instituição escolar. Método: estudo descritivo, transversal e quantitativo. População composta por 492 crianças, a qual gerou uma amostra de 26 crianças da escola privada e 86 da escola pública, que responderam ao Questionário de Comportamentos Agressivos e Reativos entre Pares. Os dados passaram pela análise descritiva e o teste exato de Fisher. Resultados: a maioria das crianças apresentou agressividade e reações agressivas abaixo da média. E no que se refere as reações a agressividade as mais frequentes foram as respostas internalizadas. Conclusão: os dados obtidos podem nortear intervenções de combate e prevenção da agressividade escolar. Porém, ficou evidente que será necessário desenvolver estudos com designs metodológicos mais robustos

Objective: to identify aggressive behaviors and reactions to aggression among schoolchildren and to verify if there is an association with the variables age, sex, schooling, parents' marital status and type of school institution. Method: descriptive, cross - sectional and quantitative study. A population composed of 492 children, which generated a sample of 26 children from the private school and 86 from the public school, who answered the Questionnaire on Aggressive and Reactive Behaviors among Peers. Data were subjected to descriptive analysis and Fisher's exact test. Results: most children presented aggression and aggressive reactions below average. And the most frequent reactions to aggression were the internalized responses. Conclusion: the data obtained can guide interventions to combat and prevent school aggression. However, it has become evident that it will be necessary to develop studies with more robust methodological designs

Objetivo: identificar los comportamientos agresivos y las reacciones a la agresión entre escolares y verificar si hay asociación con las variables edad, sexo, escolaridad, situación conyugal de los padres y al tipo de institución escolar. Método: estudio descriptivo, transversal y cuantitativo. Población compuesta por 492 niños, la cual generó una muestra de 26 niños de la escuela privada y 86 de la escuela pública, que respondieron al Cuestionario de Comportamientos Agresivos y Reactivos entre Pares. Los datos pasaron por el análisis descriptivo y la prueba exacta de Fisher. Resultados: la mayoría de los niños presentó agresividad y reacciones agresivas por debajo de la media. Y en lo que se refiere a las reacciones a agresividad las más frecuentes fueron las respuestas internalizadas. Conclusión: los datos obtenidos pueden orientar intervenciones de combate y prevención de la agresividad escolar. Sin embargo, resulta evidente que será necesario desarrollar estudios con diseños metodológicos más robustos
Descritores: Estudantes
Educação em Saúde
Agressão/psicologia
-Criança
Comportamento Infantil
Desenvolvimento Infantil
Causalidade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1056881 LILACS-Express
Autor: Cademartori, Mariana Gonzalez; Rosa, Denise Paiva da; Brancher, Letícia Coutinho; Costa, Vanessa Polina Pereira; Goettems, Marília Leão.
Título: Association of Dental Anxiety with Psychosocial Characteristics among Children Aged 7-13 Years
Fonte: Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr;20:e4635, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: To identify psychosocial characteristics associated with dental anxiety in children aged 7-13 years in the dental setting. Material and Methods: This cross-sectional study was conducted with children aged 7-13 years attended at the Dentistry School of Pelotas, Brazil. Data collection was based on a questionnaire administered to mothers and children, and the behavior of children during dental treatment was evaluated using the Frankl' Scale. Data were analyzed using Chi-square and Fisher's exact tests in order to analyze the association between independent variables and dental anxiety. The effect of variables on the outcome was assessed by the Poisson regression model with robust variance (Prevalence Ratio; 95% Confidence interval). Results: A total of 187 children were included. Dental anxiety prevalence was 40.11%. After adjustments, younger children (p=0.046), only child (p=0.019), and children with negative previous dental experience (p=0.046) showed higher dental anxiety prevalence. Children with uncooperative behavior in previous (p=0.033) and current (p≤0.001) dental appointments showed higher dental anxiety prevalence. Conclusion: In this sample of children treated at a dentistry school, a report of dental anxiety was associated with age, birth order, previous dental experience and behavior in dental settings.
Descritores: Ajustamento Social
Criança
Comportamento Infantil/psicologia
Ansiedade ao Tratamento Odontológico
Mães
-Brasil
Distribuição de Qui-Quadrado
Intervalos de Confiança
Estudos Transversais/métodos
Inquéritos e Questionários
Estatísticas não Paramétricas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Loureiro, Sônia Regina
Marturano, Edna Maria
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Id: lil-797833
Autor: Bolsoni-Silva, Alessandra Turini; Loureiro, Sonia Regina; Marturano, Edna Maria.
Título: Comportamentos internalizantes: associações com habilidades sociais, práticas educativas, recursos do ambiente familiar e depressão materna / Internalizing behavior problems and associations with social skills, educative practices, familiar resources and maternal depression / Comportamientos internalizantes: asociaciones con habilidades sociales, prácticas educativas, recursos del ambiente familiar y depresión materna
Fonte: Psico (Porto Alegre);47(2):111-120, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Problemas de comportamento internalizantes são subidentificados e carecem de estudos que investiguem diversas variáveis simultaneamente. Os objetivos são comparar e correlacionar indicadores de práticas educativas, recursos do ambiente familiar, repertório comportamental infantil e depressão materna de crianças com e sem problemas internalizantes, diferenciadas por sexo e escolaridade. Participaram 32 mães de crianças com problemas internalizantes e 32 sem problemas, que foram pareadas por sexo e escolaridade. Foram utilizados instrumentos validados para mensurar as variáveis do estudo, cujos dados foram comparados e correlacionados. Os resultados são: (a) práticas negativas foram mais frequentes no grupo com problemas e, habilidades sociais, no grupo sem problemas; (b) práticas negativas correlacionaram-se a problemas e práticas positivas às habilidades sociais e recursos do ambiente; (c) quanto maior a depressão materna, menores as habilidades sociais infantis; (d) crianças escolares têm mais problemas de ansiedade que pré-escolares. Discute-se sobre as implicações das variáveis estudadas para os comportamentos internalizantes.

Internalizing behaviors are under-identified and scarcely studied in association with more than one variable simultaneously. The objectives are to compare and correlate indicators of parental practices, family resources, child behavior, and maternal depression, in children with or without internalizing problems, differentiated by gender and schooling. Participants were 32 mothers of children with internalizing problems and 32 mothers of children without problems, which were matched for gender and schooling. Validated instruments were used to measure variables of interest. Data were compared and correlated. The results are: (a) negative practices were more frequent in the problems group and social skills, in the group without problems; (b) negative practices correlated to complaints about problems and positive practices correlated to child social skills and environmental resources; (c) higher maternal depression was associated with less social skills; (d) school-aged children are more anxious than pre-schoolers. Implications of these results for understanding internalizing behaviors are discussed.

Problemas de comportamiento internalizantes son subidentificados y faltan estudios de diversas variables simultáneamente. Los objetivos son comparar y correlacionar indicadores de prácticas educativas, recursos del ambiente familiar, repertorio comportamental infantil y depresión materna de niños con y sin problemas internalizantes, diferenciadas por sexo y escolaridad. Participaron 32 madres de niños con y 32 sin problemas internalizantes, pareadas por sexo y escolaridad. Fueron utilizados instrumentos validados para mensurar las variables, cuyos datos fueron comparados y correlacionados. Los resultados son: (a) prácticas negativas fueron más frecuentes en el grupo con problemas, y habilidades sociales en el grupo sin problemas; (b) prácticas negativas se correlacionaron a problemas y prácticas positivas a las habilidades sociales y recursos del ambiente; (c) cuanto mayor la depresión materna, menor las habilidades sociales infantiles; (d) niños escolares tienen más problemas de ansiedad que pre-escolares. Se discute sobre las implicaciones de las variables estudiadas para los comportamientos internalizantes.
Descritores: Comportamento Infantil
Psicologia da Criança
-Ansiedade
Depressão
Mães
Limites: Humanos
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1135426
Autor: Assis-Fernandes, Rafaela Pires; Bolsoni-Silva, Alessandra Turini.
Título: Educational Social Skills and Repertoire of Children Differentiated by Behavior and Sex / Habilidades Sociais Educativas e Repertório de Crianças Diferenciadas Por Comportamento e Sexo / Habilidades Sociales Educativas y Repertorio de Niños Diferenciados por Comportamiento y Sexo
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);30:e3015, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Our study sought to compare mothers' behavioral repertoire (educational social skills and negative practices) and maternal anxiety and depression indicators with children's behaviors (behavior problems and social skills), by assessing the variables "sex" (boys and girls) and "occurrence of behavior problems". The sample consisted of 20 children with behavior problems (clinical group), 20 without behavior problems (non-clinical group), their mothers and teachers. Reporting instruments were used with teachers and mothers and comparative analyzes were conducted between groups. The results indicated that the clinical group had higher rates of behavior problems and maternal depressive symptoms, whereas the non-clinical group showed more child social and educational social skills. Sex did not differ between groups. We concluded that maternal educational practices are more influenced by children's behaviors than by their sex.

Resumo Este estudo objetivou comparar repertório comportamental de mães (habilidades sociais educativas e práticas negativas), indicadores de ansiedade e depressão maternos e comportamentos de crianças (problemas de comportamento e habilidades sociais), controlando as variáveis sexo (meninos e meninas) e ocorrência de problemas de comportamento. A amostra foi composta por 20 crianças com problemas de comportamento (grupo clínico), 20 sem problemas de comportamento (grupo não clínico), suas mães e professores. Foram utilizados instrumentos de relato com professores e mães e conduzidas análises comparativas entre os grupos. Os resultados indicaram que o grupo clínico apresentou maiores taxas em problemas de comportamento e sintomas de depressão materna, enquanto o grupo não clínico apresentou mais habilidades sociais infantis e habilidades sociais educativas. O sexo não diferenciou os grupos. Conclui-se que as práticas educativas maternas são mais influenciadas pelos comportamentos das crianças do que pelo sexo delas.

Resumen Este estudio tuvo como objetivo comparar el repertorio conductual de madres (habilidades sociales educativas y prácticas negativas), los indicadores de ansiedad y depresión maternos y los comportamientos de los niños (problemas del comportamiento y habilidades sociales) diferenciados por las variables sexo (niños y niñas) y la aparición de problemas del comportamiento. La muestra consistió en 20 niños con problemas del comportamiento (grupo clínico), 20 niños sin problemas del comportamiento (grupo no clínico), sus madres y maestros. Se utilizaron instrumentos de informe con maestros y madres y se realizaron análisis comparativos entre grupos. Los resultados indicaron que el grupo clínico tenía tasas más altas de problemas del comportamiento y síntomas de depresión materna, mientras que el grupo no clínico tenía más habilidades sociales infantiles y habilidades sociales educativas. El sexo no se diferenció en los grupos. Se concluye que las prácticas educativas maternas están más influenciadas por los comportamientos de los niños que por el sexo de los mismos.
Descritores: Ansiedade
Sexo
Sinais e Sintomas
Comportamento Infantil
Repertório Homeopático
Notificação
Depressão
Habilidades Sociais
Comportamento Problema
Professores Escolares
Mães
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Adulto
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1146574
Autor: Sousa, Artemizia Francisca de.
Título: Associação entre fatores maternos e infantis e suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e alteração comportamental em crianças menores de 24 meses / Association between maternal and child factors and suspected delay in neuropsychomotor development and behavioral changes in children under 24 months.
Fonte: São Paulo; s.n; 2020. 229 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Introdução: Promover o desenvolvimento infantil é primordial, particularmente nos primeiros 24 meses de vida, fase em que a plasticidade cerebral é maior. Para tanto é essencial identificar precocemente as crianças em suspeita de atraso, bem como os principais fatores associados, o que traz possibilidades de intervir para impedir, retardar ou recuperar retardos potenciais. Objetivo: Avaliar a associação entre fatores maternos e infantis e a suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e alteração comportamental em crianças menores de 24 meses. Procedimentos metodológicos: Estudo transversal que envolveu 287 crianças entre um e 24 meses e suas respectivas mães biológicas assistidas na atenção básica do município de Picos, Piauí, selecionados por amostragem não probabilística. Foram avaliados dois desfechos relacionados ao desenvolvimento infantil: suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e alteração socioemocional, investigados com o uso da escala "Survey of Wellbeing of Young Children" - (SWYC), que também avalia o contexto familiar. Além disso, foram levantados dados socioeconômicos e demográficos, história reprodutiva e pré-natal, fatores obstétricos e do parto, caraterísticas do recém-nascido e de atenção à saúde da criança, fatores nutricionais e morbidade infantil, a partir do relato das mães e da consulta às cadernetas de saúde da criança e da gestante. O peso, comprimento e perímetro cefálico foram mensurados pelos pesquisadores nos serviços de atenção básica. Os dados foram registrados por meio do uso do aplicativo Epicollect 5®, depois organizados em planilhas do Excel for Windows®. A avaliação de consistência das variáveis, sua edição, a imputação dos dados faltantes e as análises estatísticas foram realizadas no programa Stata, versão 14.0. A associação entre as variáveis independentes e os desfechos foi determinada por meio de regressão de Poisson com variância robusta, a partir de modelos teóricos com seleção hierarquizada das variáveis independentes, estimando razões de prevalências e seus respectivos intervalos de confiança de 95%. Resultados: Das 213 crianças de quatro a 24 meses, 12,7% apresentaram suspeita para atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, cujo modelo final de regressão com ajuste múltiplo demonstrou associação com o trimestre de início do pré-natal (p < 0,01), tipo de gestação (p < 0,01), suplementação de ferro e ácido fólico durante a gestação (p < 0,01) e suspeita de abuso de substâncias (álcool e/ou drogas ilícitas) no contexto familiar (p < 0,01). Das crianças com idade entre um e 24 meses (N=287), 42,2% apresentaram suspeita para alteração comportamental (domínio socioemocional), que esteve associado, após ajuste para as variáveis de confusão, com a amamentação durante a primeira hora de vida (p=0,02). Conclusões: Fatores obstétricos, atendimento pré-natal e do contexto familiar mostraram associação com suspeita de atraso no desenvolvimento neurocognitivo, enquanto que um dos fatores nutricionais infantis investigados associou-se com suspeita de alteração comportamental. Preconiza-se o desenvolvimento de amplos estudos epidemiológicos utilizando o mesmo instrumento de triagem e outros métodos mais específicos, para um melhor entendimento dessas alterações nos primeiros 24 meses de vida.

Introduction: Promoting child development is paramount, particularly in the first 24 months of life, a stage when brain plasticity is greatest. Therefore, it is essential to identify children suspected of slow development early, as well as finding the main associated factors, allowing prevention, postponement or recovery from development delay. Objective: Assess the association between maternal and child factors and the suspicion of delayed neuropsychomotor development and behavioral changes in children under 24 months. Methodological procedures: Cross-sectional study involving 287 children between one and 24 months of age and their respective biological mothers assisted in primary care in the municipality of Picos, Piauí state, Brazil, selected by non-probabilistic sampling. Two outcomes related to child development were evaluated: suspected delay in neuropsychomotor development and socio-emotional changes, investigated using the "Survey of Wellbeing of Young Children" (SWYC) scale, which also assesses the family context. In addition, socioeconomic and demographic data, reproductive and prenatal history, obstetric and childbirth factors, characteristics of the newborn and child health care, nutritional factors and infant morbidity were surveyed, based on the mothers' reports and on consultation of child and pregnant women health handbooks. The weight, length and head circumference were measured by the researchers in primary care services. Data were recorded using the Epicollect 5® application, then organized into Excel for Windows® spreadsheets. The evaluation of the consistency of the variables, their edition, the imputation of the missing data and the statistical analyses were performed using the Stata program, version 14.0. The association between independent variables and outcomes was determined using Poisson regression with robust variance, using theoretical models with hierarchical selection of the independent variables, estimating prevalence ratios and their respective 95% confidence intervals. Results: Of the 213 children aged four to 24 months, 12,7% were suspected of delayed neuropsychomotor development. The final adjustment regression model showed an association with the trimester of prenatal care onset (p < 0,01), type of pregnancy (p < 0,01), iron and folic acid supplementation during pregnancy (p < 0,01) and suspected substance abuse (alcohol and/or illicit drugs) in the family context (p < 0,01). Of the children aged one to 24 months (N = 287), 42,2% had a suspicion of behavioral change (socioemotional domain), which was associated, after adjusting for confounding variables, with breastfeeding during the first hour of life (p = 0,02). Conclusions: Obstetric factors, prenatal care and family context were associated with suspected delay in neurocognitive development, while one of the investigated infant nutritional factors was associated with a suspected behavioral change. The development of extensive epidemiological studies using the same screening instrument and other more specific methods is recommended for a better understanding of these changes in the first 24 months of life.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Comportamento Infantil
Transtornos do Comportamento Infantil
Desenvolvimento Infantil
Limites: Lactente
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-1001543
Autor: Özdaş, Talih; Şahlı, Ayşe Sanem; Özdemir, Behiye Sarıkaya; Belgin, Erol.
Título: Comparison of anxiety and child-care education characteristics of mothers who have children with or without speech delays / Comparação da ansiedade e características da educação infantil em mães com filhos com ou sem atrasos na fala
Fonte: Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);85(2):199-205, Mar.-Apr. 2019. tab.
Idioma: en.
Projeto: Baskent University Medical and Health Sciences Research Committee.
Resumo: Abstract Introduction: Speech delay in a child could be the cause and/or result of the emotional disorder. The child rearing attitude that the parents have accepted could have both positive and negative effects on the personality of the child. Objective: The current study aimed to investigate the sociodemographic features and the mothers' anxiety of children with speech delay. Methods: One hundred five mothers with children aged between 3 and 6 years with speech delays were included in the patient group, and 105 mothers who have children aged between 3 and 6 years with normal speech and language development were included in the control group. An information form questionnaire including demographic characteristics, the Family Life and Childrearing Attitude Scale (PARI - Parental Attitude Research Instrument) and Beck anxiety scale were requested from all mothers in the patient and the control groups. Results: In the current study, there was a significant difference between the groups in terms of gender (p = 0.001). According to Parental Attitude Research Instrument, the mean of mothers of the children with speech delays was higher than the mean of mothers of normal children in terms of the answers to overprotective mother aspect (p < 0.01). The mothers of children with speech delays had more overprotective motherhood attitudes; however, the difference in terms of the answers to the aspects of democratic attitude and provision of equality, refusal to be a housewife, husband-wife conflict, and suppression and discipline were not statistically significant. The Beck anxiety scale, a significant difference was detected between the two groups (p < 0.01). It was found that the mothers of children with speech delays had more severe levels of anxiety. Conclusion: The social structure of the family, the attitudes and the behaviors of the mother, and the anxiety levels of the mothers have important effects on child development. Thus, it is necessary to perform further studies related to speech delays, in which many factors play a role in the etiology.

Resumo Introdução: O atraso da fala em uma criança pode ser a causa e/ou o resultado de distúrbio emocional. As atitudes tomadas pelos pais na educação da criança podem ter efeitos positivos e negativos sobre a personalidade infantil. Objetivo: Investigar as características sociodemográficas e a ansiedade das mães de crianças com atraso na fala. Método: Foram incluídas no grupo de pacientes 105 mães com crianças entre 3 e 6 anos de idade e atrasos na fala e no grupo controle 105 mães com crianças na mesma faixa etária e desenvolvimento normal da fala e da linguagem. Foi solicitado às mães de ambos os grupos o preenchimento de informações em um formulário, incluindo características demográficas, o instrumento Family Life and Child Rearing Attitude Scale (PARI - Parental Attitude Research Instrument) e o inventário de ansiedade Beck. Resultados: No estudo atual, houve diferença significativa entre os grupos em relação ao gênero (p = 0,001). De acordo com o instrumento Parental Attitude Research Instrument, a média das mães das crianças com atrasos na fala foi maior do que a média das mães de crianças normais em relação às respostas sobre superproteção materna (p < 0,01). As mães de crianças com atrasos na fala apresentaram mais atitudes de proteção materna excessiva; no entanto, a diferença das respostas sobre atitudes democráticas e igualitarismo, recusa do papel de dona de casa, conflito marital e disciplina rígida não foram estatisticamente significantes. No inventário de ansiedade de Beck foi encontrada uma diferença significativa entre os dois grupos (p < 0,01). Verificou-se que as mães de crianças com atrasos na fala apresentavam níveis mais graves de ansiedade. Conclusão: A estrutura social da família, as atitudes, o comportamento e os níveis de ansiedade das mães têm efeitos importantes no desenvolvimento da criança. Conclui-se, portanto, a necessidade de realizar estudos adicionais relacionados aos atrasos na fala, nos quais diversos fatores desempenham um papel etiológico.
Descritores: Transtornos de Ansiedade/epidemiologia
Educação Infantil/psicologia
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem/psicologia
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem/epidemiologia
Mães/psicologia
-Escalas de Graduação Psiquiátrica
Fatores Socioeconômicos
Índice de Gravidade de Doença
Estudos de Casos e Controles
Comportamento Infantil/psicologia
Inquéritos e Questionários
Fatores de Risco
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Loureiro, Sônia Regina
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Id: biblio-1133838
Autor: RODRIGUES-PALUCCI, Claudia Mazzer; PIZETA, Fernanda Aguiar; LOUREIRO, Sonia Regina.
Título: Associations between maternal depressive symptoms, childrens behavioral problems and perceptions regarding family interactions / Associações entre sintomas depressivos maternos, problemas comportamentais infantis e percepções sobre as interações familiares
Fonte: Estud. Psicol. (Campinas, Online);37:e190048, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Resumo: The aim of this study was to verify possible associations between maternal depressive symptoms, children's behavioral problems and perceptions regarding the family interactions, considering the reports of mothers and children. A total of 60 mothers and their school-age children were divided into two equal groups, according to the presence or absence of maternal depression indicators, and evaluated using the following instruments: Sociodemographic Questionnaire, Patient Health Questionnaire-9, Strengths and Difficulties Questionnaire, and scales of family interaction (Escalas de Qualidade nas Interações Familiares). The results indicate that maternal depressive symptoms were associated with children's behavioral problems and with family interactions reported by mothers and children. Maternal depression and positive family interactions reported by the mothers predicted behavioral problems in children. Positive family interactions reported by the mothers also mediated the association between maternal depression and children's behavioral problems, highlighting the relevance of interventions with mothers with depression indicators that have school-age children.

Objetivou-se verificar as possíveis associações entre os sintomas depressivos maternos, os problemas de comportamento infantil e as percepções sobre as interações familiares, considerando-se os relatos das mães e das crianças. Avaliaram-se 60 mães e seus filhos escolares, divididos, conforme a presença ou ausência de indicadores depressivos maternos, em dois grupos de mesmo tamanho amostral pelos instrumentos Questionário Sociodemográfico, Questionário sobre a Saúde do Paciente-9, Questionário de Capacidades e Dificuldades, e Escalas de Qualidade nas Interações Familiares. Os sintomas depressivos maternos se associaram aos problemas comportamentais infantis e às interações familiares relatadas por mães e crianças. A depressão materna e as interações familiares positivas referidas pelas mães foram preditoras de problemas de comportamento. As interações familiares positivas descritas pelas mães mediaram a associação entre depressão materna e problemas comportamentais infantis, evidenciando a relevância de intervenções voltadas para mães com indicadores de depressão com filhos em idade escolar.
Descritores: Comportamento Infantil
Depressão
Relações Familiares
Mães
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II



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