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Id: biblio-1143373
Autor: Chiodelli, Taís; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim; Pereira, Veronica Aparecida; Santos, Pedro Lopes dos; Fuertes, Marina.
Título: Face-to-Face Still-Face: Comparison between Interactive Behaviors of Full-Term and Preterm Infants / Face-to-Face Still-Face: Comparação entre Comportamentos Interativos de Bebês Nascidos a Termo e Prematuros / Face-to-Face Still-Face: Comparación entre Conductas Interactivas de Bebés Nacidos a Término y Prematuros
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);31:e3102, 2021. tab.
Idioma: en.
Projeto: São Paulo State Research Support Foundation (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP).
Resumo: Abstract Some studies indicate differences in self-regulatory behaviors of infants, depending on their gestational age. This paper aimed to compare interactive behaviors of full-term and preterm infants in the Face-to-Face Still-Face (FFSF) paradigm. Thirty prematurely born infants and thirty full-term infants were observed in the FFSF's experimental procedure, which consists in exposing the infant to two episodes of interaction with the mother plus another episode in which the interaction gets interrupted. The Coding System and Analysis of Infant Behaviors Expressed in Still-Face adapted was used to analyze the infants' interactive behaviors. Significant differences were observed in self-comfort behaviors. All the infants showed the still-face and the recovery effect, and full-term infants showed a carry-over effect. Results contribute to planning interventions that will help mothers promote more positive dyadic interactions.

Resumo Estudos têm apresentado diferenças nos comportamentos de autorregulação de bebês quando considerada a idade gestacional. Este estudo teve por objetivo comparar comportamentos interativos de bebês nascidos a termo e prematuros segundo paradigma experimental do Face-to-Face Still-Face (FFSF). Trinta bebês nascidos prematuros e trinta a termo foram observados no procedimento experimental do FFSF que consiste na exposição do bebê a dois episódios de interação com a mãe e a um episódio em que se interrompe a interação. Utilizou-se uma adaptação do Sistema de Codificação e de Análise dos Comportamentos Infantis Expressos no Still-Face para analisar os comportamentos interativos dos bebês. Diferenças significativas foram observadas nos comportamentos de autorregulação. Todos os bebês apresentaram o efeito still-face e de recuperação e os bebês a termo apresentaram o efeito carry-over. Os resultados contribuem para o planejamento de intervenções que auxiliem as mães a promoverem interações diádicas mais positivas.

Resumen Estudios han mostrado diferencias en las conductas de autorregulación de bebés, de acuerdo con su edad gestacional. Este estudio buscó comparar las conductas interactivas de bebés nacidos a término y prematuros en el paradigma experimental Face-to-Face Still-Face (FFSF). Treinta bebés nacidos prematuros y treinta a término fueron observados en el procedimiento experimental del FFSF que consiste en la exposición del bebé a dos episodios de interacción con la madre y a un episodio en el que se interrumpe la interacción. Se utilizó de una adaptación del Sistema de Codificación y Análisis de las Conductas Infantiles expresadas en Still-face para analizar las conductas interactivas de los bebés. Se observaron diferencias significativas en las conductas de autorregulación. Los bebés mostraron los efectos still-face y de recuperación, y los bebés a término presentaron un efecto carry-over. Los resultados contribuyen para planificar intervenciones que auxilien a las madres a promover interacciones diádicas más positivas.
Descritores: Recém-Nascido Prematuro
Comportamento Infantil
Nascimento Prematuro
Ego
Face
Regulação Emocional
Relações Mãe-Filho
Mães
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1135720
Autor: Guerra, Lívia Lira de Lima; Prette, Zilda Aparecida Pereira Del.
Título: Habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças sob acolhimento institucional / Social skills and behavior problems of children under institutional care / Habilidades sociales e problemas de comportamiento de niños en acogimiento institucional
Fonte: Psico USF;25(2):273-284, abr.-jun. 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo realizou uma caracterização do repertório de habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças em situação de acolhimento institucional, que foi comparada à média normativa brasileira. Participaram 36 crianças, ambos os gêneros, na faixa etária de 6 a 12 anos e 19 cuidadores, como avaliadores do repertório das crianças, utilizando-se o Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças (SSRS). Os resultados mostraram que: (a) a amostra de crianças apresentou escores significativamente abaixo da norma em habilidades sociais, com mais da metade delas classificada com repertório deficitário e médio inferior em habilidades sociais, tanto na autoavaliação quanto na avaliação do cuidador; (b) a amostra apresentou repertório altamente comprometido em problemas de comportamento, sendo mais frequentes os do tipo externalizantes. Discute-se a importância e urgência de intervenções voltadas para a promoção de habilidades sociais das crianças institucionalizadas, de modo a prevenir e superar problemas em seu desenvolvimento. (AU)

This study conducted a characterization of the repertoire of social skills and behavioral problems of children in institutional care, which was compared to the Brazilian normative average. Participants included 36 children, of both genders, from 6 to 12 years old, and 19 caregivers as evaluators of the children's repertoire, using the Social Skills Rating System (SSRS). The results showed that: (a) the sample of children presented scores significantly below the Brazilian average in social skills, with more than half of them classified as having deficient repertoire and lower means in social skills, both in self-assessment and in the caregiver's evaluation; (b) the sample presented a highly compromised repertoire in behavioral problems, and the externalizing type was the most common. It discusses the importance and urgency of interventions aimed at promoting the social skills of institutionalized children, in order to prevent and overcome problems in their development. (AU)

Este estudio realizó una caracterización del repertorio de habilidades sociales y problemas de comportamiento de niños en situación de acogimiento institucional, que se comparó con los medios normativos brasileños. Participaron 36 niños de ambos sexos, con edades de 6 a 12 años y 19 cuidadores, como evaluadores del repertorio de los niños, utilizándose el Inventario de Habilidades Sociales, Problemas de Comportamiento y Competencia Académica para Niños SSRS. Los resultados mostraron que: (a) la muestra de niños presentó resultados significativamente por debajo de la norma en habilidades sociales, con más de la mitad de ellas clasificada con repertorio deficitario y medio inferior en habilidades sociales, tanto en la autoevaluación como en la evaluación del cuidador; (b) la muestra presentó un repertorio altamente comprometido en problemas de comportamiento, siendo más frecuentes los del tipo de externalización. Se discute la importancia y urgencia de intervenciones dirigidas a la promoción de habilidades sociales de los niños acogidos en instituciones, para prevenir y superar problemas en su desarrollo. (AU)
Descritores: Comportamento Infantil/psicologia
Adolescente Institucionalizado/psicologia
Habilidades Sociais
-Autoavaliação
Cuidadores/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-1127600
Autor: Villalobos, María Eugenia; Toro, Lina Jisseth.
Título: Los recursos psicológicos emergentes a partir de una propuesta lúdica para niños en riesgo psicosocial / Psychological resources that emerged in a symbolic proposal for children in psychosocial risk
Fonte: Summa psicol. UST;16(1):1-10, 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: Estudio exploratorio en el cual se trabajó con 35 niños y niñas en riesgo psicosocial, con edades entre 5 y 12 años, de un barrio del distrito de Aguablanca (Cali, Colombia). La investigación se plantea desde una perspectiva clínico-psicológica. Los maestros y la comunidad consideran que el entorno en el que se encuentra esta población reviste características socioafectivas complejas, con condiciones de violencia, maltrato, drogadicción, embarazos adolescentes, entre otros. Algunos de estos niños presentan comportamientos agresivos o con dificultades en sus procesos de aprendizaje académico, frente a los cuales, sus maestros no encuentran estrategias eficaces para propiciarles condiciones para enfrentar el medio escolar. El objetivo de la investigación se basó en explorar los recursos psicológicos que pueden aflorar en niños en riesgo psicosocial, al participar de una propuesta lúdica, vinculada a valores de vida cultural de una comunidad. Se encontró que esta propuesta propició que los recursos psicológicos emergieran mostrando cambios en el comportamiento y las formas de actuar de los niños involucrados.

This paper is based on an exploratory study, from a clinical-psychological perspective, carried out with 35 children resident of Aguablanca district (Cali, Colombia) at psychological risk between 5 and 12 years old. Teachers and community leaders consider that the environment in which these children live has complex socio-affective features with conditions of violence, physical abuse, drug addiction, and teenage pregnancy, among others. Some of these children present an aggressive behavior or have difficulties in their learning process at school, whereas teachers and community leaders often cannot find effective strategies to offer the right conditions to deal with the school environment. The objective of this study was to explore the psychological resources that may emerge in children considered at psychosocial risk, by participating in a symbolic play linked to their community's cultural life values. It was found that this proposal allowed for the emergence of psychological resources, showing changes in children's behavior and their way of acting.
Descritores: Jogos e Brinquedos
Psicologia Social
Grupos de Risco
Comportamento Infantil
-Violência
Colômbia
Comunicação
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
Abuso Físico
Experiências Adversas da Infância
Limites: Humanos
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: CL126.2 - Biblioteca Médica Dr. Profesor Hernán Alessandri R.


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Loureiro, Sônia Regina
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Id: biblio-1135702
Autor: Sebastião, Aline Sanches Politi; Rodrigues, Ana Paula Casagrande Silva; Pizeta, Fernanda Aguiar; Loureiro, Sonia Regina.
Título: Intact nuclear families: associations between parental styles and school children's behavior / Famílias nucleares intactas: associações entre estilos parentais e comportamento de escolares / Familias nucleares intactas: asociaciones entre estilos parentales y comportamiento de escolares
Fonte: Psico USF;25(1):115-126, jan.-mar. 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Regardless of family configurations, few studies address the concomitant assessment of mothers and fathers regarding their children's behaviors and parenting practices. The objective was to compare and correlate the assessment of biological mothers and fathers of intact nuclear families on their parental practices and behavioral problems of their school-aged children. Fourth-two intact nuclear families answered to the following instruments: General Questionnaire, Parenting Style Inventory, Strengths and Difficulties Questionnaire and Raven Progressive Matrices Test - Special Scale. The quantitative analysis showed that mothers and fathers presented similar assessments regarding the behavior of their children, though mothers reported more positive practices than fathers. Negative parenting styles were positively correlated with child behavioral problems. These findings contribute to the planning of preventive strategies and interventions directed to families. (AU)

Independente da configuração familiar, poucos estudos têm abordado as avaliações concomitantes de mães e pais sobre os comportamentos e práticas educativas adotadas com seus filhos. Objetivou-se comparar e correlacionar a avaliação de mães e pais biológicos, de famílias nucleares intactas, sobre suas práticas educativas e problemas comportamentais de seus filhos, em idade escolar. Foram avaliadas 42 famílias nucleares intactas, que responderam aos seguintes instrumentos: Questionário Geral, Inventário de Estilos Parentais, Questionário de Capacidades e Dificuldades da Criança e Teste das Matrizes Progressivas de Raven - Escala Especial. Por meio de análise quantitativa, verificou-se que mães e pais apresentaram semelhanças quanto às avaliações sobre o comportamento dos filhos e que mães referiram mais práticas positivas do que pais. As práticas parentais negativas correlacionaram-se positivamente com os problemas de comportamento. Tais achados contribuem para o planejamento de estratégias de prevenção e intervenção com famílias. (AU)

Independiente de la configuración familiar, pocos estudios han abordado las evaluaciones concomitantes de madres y padres sobre los comportamientos y prácticas educativas adoptadas con sus hijos. Se tuvo como objetivo comparar y correlacionar la evaluación de madres y padres biológicos, de familias nucleares intactas, sobre las prácticas educativas y problemas comportamentales de sus hijos en edad escolar. Fueron evaluadas 42 familias nucleares intactas, que respondieron a los siguientes instrumentos: Cuestionario General, Inventario de Estilos Parentales, Cuestionario de Capacidades y Dificultades del Niño y Test de las Matrices Progresivas de Raven - Escala Especial. Por medio de un análisis cuantitativo, se verificó que madres y padres presentaron semejanzas con relación a las evaluaciones sobre el comportamiento de los hijos y que las madres mencionaron más prácticas positivas que los padres. Las prácticas parentales negativas se correlacionan positivamente con los problemas de comportamiento. Estos resultados contribuyen para la planificación de estrategias de prevención e intervención con las familias. (AU)
Descritores: Relações Pais-Filho
Comportamento Infantil/psicologia
Técnicas Projetivas
-Inquéritos e Questionários
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adulto
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Loureiro, Sônia Regina
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Id: biblio-1135703
Autor: Bolsoni-Silva, Alessandra Turini; Loureiro, Sonia Regina.
Título: Evidence of validity for Socially Skillful Responses Questionnaires - SSRQ-Teachers and SSRQ-Parents / Evidências de validade para os Questionários de Respostas Socialmente Habilidosas - QRSH-Pr e QRSH-Pais / Evidencias de validez para los Cuestionarios de Respuestas Socialmente Habilidosas - QRSH-Pr y QRSH-Pais
Fonte: Psico USF;25(1):155-170, jan.-mar. 2020. tab, il.
Idioma: en.
Resumo: There is a lack of free-of-charge validated instruments whereby parents and teachers may be respondents to assess child social skills. Social skills are known to prevent behavioral problems among preschool and school-aged children. This study fills in this gap, the objective of which is to assess the internal consistency and construct and discriminant validity of the Questionários de Respostas Socialmente Habilidosas [Socially Skillful Responses Questionnaire] - teachers' version - SSRQ-Teachers and parents' version - SSRQ-Parents. A total of 134 primary school and preschool teachers and 183 mothers/fathers/caregivers of 88 school-aged children and 95 preschoolers of both sexes participated in the study. In addition to the SSRQ teachers' and parents' versions, the participants completed an additional instrument: the teachers completed the Teacher Report Form - TRF and the parents completed the Child Behavior Checklist (CBCL). The results obtained in the exploratory factor analysis and ROC curve analysis, along with alpha values, indicate good psychometric properties. Thus, the SSRQ-Teachers and SSRQ-Parents presented in this paper are appropriate for assessing both preschool and school-aged children. (AU)

Verifica-se uma carência de instrumentos validados, de uso livre, tendo pais e professores como respondentes, que avaliem as habilidades sociais infantis, reconhecidas por prevenirem problemas de comportamento de pré-escolares e escolares. O estudo se insere nessa lacuna, tendo por objetivo avaliar a consistência interna, e as evidências de validade de construto e discriminante, relativas aos Questionários de Respostas Socialmente Habilidosas Versão para Professores - QRSH-Pr e para Pais - QRSH-Pais. Participaram 134 professores de crianças escolares e pré-escolares e 183 mães/pais/cuidadores de 88 escolares e de 95 pré-escolares, incluindo meninos e meninas, que além dos respectivos questionários responderam aos professores aos Inventários de Comportamentos da Infância e Adolescência - TRF (Teacher's Report Form) e os pais ao CBCL (Child Behavior Checklist). Os resultados indicaram boas propriedades psicométricas, tendo por suporte os valores do alfa, da análise fatorial exploratória e das análises de Curvas Roc. Considera-se que os instrumentos QRSH-Pr e QRSH-Pais, disponibilizados no artigo, mostraram-se adequados para a avaliação de pré-escolares e escolares. (AU)

Se verifica una falta de instrumentos validados, de uso gratuito, con padres y profesores como encuestados, que evalúan las habilidades sociales infantiles, reconocidas por prevenir problemas de comportamiento de preescolares y escolares. El estudio cae dentro de esta brecha, teniendo como objetivo evaluar la consistencia interna, y las evidencias de validez de constructo y discriminante, relativas a los Cuestionarios de Respuestas Socialmente Habilidosas Versión para Profesores (QRSH-Pr) y para Padres (QRSH-Pais). Participaron 134 profesores de niños escolares y preescolares y 183 madres / padres / cuidadores de 88 escolares y de 95 preescolares, incluyendo niños y niñas, que además de los respectivos cuestionarios los profesores respondieron a los Inventarios de Comportamientos de la Infancia y Adolescencia - TRF (Teacher's Report Form) y los padres al CBCL (Child Behavior Checklist). Los resultados indicaron buenas propiedades psicométricas, teniendo por soporte los valores del alfa, del análisis factorial exploratorio y los análisis de Curvas Roc. Se considera que los instrumentos QRSH-PR y QRSH-Pais, disponibles en el artículo, se mostraron adecuados para la evaluación de preescolares y escolares. (AU)
Descritores: Comportamento Infantil/psicologia
Habilidades Sociais
-Inquéritos e Questionários
Reprodutibilidade dos Testes
Análise Fatorial
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Adulto
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-1119382
Autor: Parra, Talmary; Mujica, Lenny.
Título: Factores de riesgo psicosocial que afectan el comportamiento de escolares hospitalizados en la unidad de cuidados intermedios del Servicio Desconcentrado Hospital Pediátrico Dr. Agustín Zubillaga / Psychosocial risk factors that affect schoolchildren behavior hospitalized in the intermediate care unit of the Servicio Desconcentrado Hospital Pediatrico Dr. Agustin Zubillaga
Fonte: Bol. méd. postgrado;36(1):48-55, jul.2020. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: El bienestar en niños hospitalizados constituye un reto para las ciencias médicas. Con el objetivo de determinar los factores de riesgo psicosocial que afectan el comportamiento en escolares hospitalizados en la Unidad de Cuidados Intermedios del Servicio Desconcentrado Hospital Pediátrico Dr. Agustín Zubillaga, se realizó un estudio descriptivo transversal en 60 pacientes durante el mes de febrero del 2019. Se observó un predominio de escolares femeninos, con una edad alrededor de los 11 años, con enfermedad aguda y un tiempo de hospitalización > 7 días, con temperamento suelto que no cambió durante la hospitalización, nivel medio de autocontrol y con comportamiento de dependencia expresado en temor a la separación filial y a personas desconocidas. Predominó la sobreprotección a pesar del bajo porcentaje de estrés parenteral. Se observó buena interacción con el personal de salud y colaboración durante los procedimientos médicos aunque se mantuvo la reacción de temor; en general, los padres refieren haber recibido suficiente información acerca de la enfermedad de su hijo. Los factores de riesgo psicosocial debes ser reconocidos por los servicios prestadores de salud por su potencial efecto negativo sobre el comportamiento, salud física y mental de los menores hospitalizados(AU)

Welfare in hospitalized children is a challenge for medical sciences. With the aim to determine psychosocial risk factors that affect behavior in schoolchildren hospitalized in the Intermediate Care Unit of the Servicio Desconcentrado Hospital Pediatrico Dr. Agustin Zubillaga, a descriptive transversal study was carried out in 60 schoolchildren hospitalized in February 2019. The sample consisted of predominantly female schoolchildren with an average age of 11 years old, with acute disease and a hospital stay > 7 days, with easy temperament that did not change during hospitalization, medium level of self-control and a dependency behavior expressed as separation anxiety and fear of unknown people. Overprotection with low parental stress was observed. A good interaction with health personnel as well as collaboration (with fear) during medical procedures was present in most children. Parents manifested to be well informed about the health of their child. The presence of psychosocial risk factors during hospitalization should be recognized by health care services for its potential negative effect on behavior, mental and physical health of children(AU)
Descritores: Relações Médico-Paciente
Adaptação Psicológica
Criança Hospitalizada
Poder Familiar
Sintomas Afetivos
-Meio Social
Comportamento Infantil
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha


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Id: biblio-958772
Autor: Cortez, Ramiro Marx Alves; Batista, Ana Míria de Oliveira; Rocha, Mariana Rodrigues da; Santos, Isa Moema de Sales; Moura, Jayne Ramos Araújo; Silva, Ana Roberta Vilarouca da.
Título: Students' knowledge of metabolic syndrome after educational intervention / Conocimiento de estudiantes sobre síndrome metabólico tras intervención educative / Conhecimento de estudantes sobre síndrome metabólica após intervenção educativa
Fonte: Rev. bras. enferm;71(supl.4):1493-1499, 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To analyze the knowledge of children and adolescents about risk factors for metabolic syndrome (MS) before and after educational interventions. Method: A quasi-experimental, comparative, prospective and intervention study conducted in 2015 and 2016 with 43 students in the city of Picos (state of Piauí-PI). Five health education meetings were held. For the knowledge analysis, was applied a questionnaire at three different moments. Results: Participants' mean age was 12.6 years (± 2.1), of which 60.5% were female. The 'More than good' level of knowledge went from 20.9% to 55.8% after interventions. When evaluated late, students maintained a higher level of knowledge compared to before the interventions. Most said they were able to change their lifestyle after educational meetings. Conclusion: The educational intervention promoted increase of knowledge and stimulated changes in attitudes related to risk factors associated with MS.

RESUMEN Objetivo: Analizar el conocimiento de niños y adolescentes acerca de los factores de riesgo para el síndrome metabólico (SM) antes y después de intervenciones educativas. Método: Estudio casi experimental, comparativo, prospectivo y de intervención, realizado en 2015 y 2016, con 43 estudiantes en Picos, estado del Piauí (PI). Se realizaron cinco encuentros de educación en salud. Para el análisis del conocimiento, se utilizó un cuestionario aplicado en tres momentos distintos. Resultados: Los participantes tenían en promedio 12,6 años (± 2,1), siendo el 60,5% del sexo femenino. El nivel de conocimiento 'Más que bueno' pasó del 20,9% al 55,8% después de las intervenciones. Cuando evaluados tardíamente, los estudiantes mantuvieron un nivel de conocimiento mayor comparado con antes de las intervenciones. La mayoría refirió haber logrado cambiar actitudes en cuanto al estilo de vida después de los encuentros. Conclusión: La intervención educativa promovió aumento del conocimiento y estímulo a los cambios de actitudes acerca de los factores de riesgo asociado al SM.

RESUMO Objetivo: Analisar o conhecimento de crianças e adolescentes acerca dos fatores de risco para síndrome metabólica (SM) antes e após intervenções educativas. Método: Estudo do tipo quase experimental, comparativo, prospectivo e de intervenção, realizado em 2015 e 2016, com 43 estudantes em Picos-PI. Realizaram-se cinco encontros de educação em saúde; para a análise do conhecimento, foi utilizado um questionário aplicado em três momentos distintos. Resultados: Os participantes tinham em média 12,6 anos (± 2,1), sendo 60,5% do sexo feminino. O nível de conhecimento "Mais que bom" passou de 20,9% para 55,8% após as intervenções. Quando avaliados tardiamente, os estudantes mantiveram um nível de conhecimento maior quando comparados antes das intervenções. A maioria referiu ter conseguido mudar atitudes quanto ao estilo de vida após os encontros. Conclusão: A intervenção educativa promoveu aumento do conhecimento e estímulo às mudanças de atitudes acerca dos fatores de risco associado à SM.
Descritores: Estudantes/psicologia
Síndrome Metabólica/terapia
Educação/normas
-Estudantes/estatística & dados numéricos
Comportamento Infantil/psicologia
Educação em Saúde/métodos
Educação em Saúde/normas
Estudos Prospectivos
Inquéritos e Questionários
Fatores de Risco
Comportamento do Adolescente/psicologia
Síndrome Metabólica/diagnóstico
Síndrome Metabólica/fisiopatologia
Educação/métodos
Avaliação Educacional/métodos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Ribeiro, Circéa Amália
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Id: biblio-1122839
Autor: Pereira, Alessandra Keyth; Maia, Edmara Bazoni Soares; Borba, Regina Issuzu Hirooka de; Ribeiro, Circéa Amália.
Título: O brincar da criança com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade / The play of the child with ADHD
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;14(2):1175-1183, 20/06/2015.
Idioma: pt.
Resumo: Pesquisa qualitativa descritiva que objetivou compreender a vivência da criança com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade expressa na sessão de Brinquedo Terapêutico Dramático, ferramenta utilizada por enfermeiros para facilitar a comunicação com a criança e possibilitar a expressão de seus sentimentos. Por meio de duas sessões de Brinquedo Terapêutico Dramático realizadas com cada um dos seis escolares participantes e posterior análise qualitativa do conteúdo dos dados foi revelado o quanto é difícil para essas crianças vivenciarem esse transtorno, vivência expressa nas categorias temáticas: tendo dificuldade em manter a atenção; percebendo-se diferente e incapaz; vivenciando conflitos; e esforçando-se para superar as adversidades. Tal experiência mostrou-se repleta de obstáculos, conflitos familiares e escolares, sentimentos de inferioridade, assim como tentativas de superação. A pesquisa reiterou também o favorecimento da catarse e a possibilidade de conhecimento dessa vivência do ponto de vista de quem a experiencia. No entanto, fazem-se necessários novos estudos relacionados ao efeito desta intervenção no cuidado de saúde da criança com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e em outros contextos pertinentes de sua vida.

The goal of this descriptive qualitative study was to understand the experience of children with attention-deficit/hyperactivity disorder exhibited in the Dramatic Therapeutic Play session, a tool used by nurses to facilitate communication with children allowing the expression of their feelings. Two Dramatic Therapeutic Play sessions conducted with each of the six participating students and subsequent qualitative analysis of data content revealed how difficult it is for these children to experience this disorder. This experience was exhibited in the following thematic categories: having difficulty in maintaining attention; perceiving themselves as different and incapable; experiencing conflicts; and struggling to overcome adversities. This experience proved to be fraught with obstacles, family and school conflicts, feelings of inferiority, and attempts to overcome difficulties. The study also favored catharsis and the possibility of knowing that experience from the point of view of those experiencing it. However, there is a need of further studies on the effect of this intervention on healthcare provided tochildren with attention-deficit/hyperactivity disorder and other relevant contexts of their lives.
Descritores: Jogos e Brinquedos/psicologia
Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade/terapia
-Atenção
Comportamento Infantil/psicologia
Transtornos do Comportamento Infantil/reabilitação
Emoções
Enfermeiras e Enfermeiros
Limites: Humanos
Masculino
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Silva, Luciana Rodrigues
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Id: lil-545808
Autor: Prazeres, Juliana Moura Bastos; Pinho, Solange Tavares Rubim de; Silva, Luciana Rodrigues.
Título: A interação da criança com o pediatra – um estudo qualitativo / Interaction between children and pediatrician – a qualitative study
Fonte: Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.) = J. med. biol. sci;8(1):60-66, jan.-abr. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo visa a avaliar a percepção da criança em relação ao pediatra, a satisfação com o atendimento prestado e seu envolvimento nas decisões concernentes à sua própria saúde. Trata-se de um estudo de metodologia qualitativa, desenvolvido a partir de entrevistas semiestruturadas, com doze questões subjetivas aplicadas a crianças em hospitais terciários e ambulatórios. A amostra estudada foi composta de 40 crianças, entre sete e quinze anos, distribuídas igualmente entre um serviço público e um particular. A análise das entrevistas demonstrou que 40 por cento das crianças do serviço público e 70 por cento das crianças do serviço particular têm algum grau de insatisfação quanto à consulta médica. Quando questionadas sobre o que mais gostavam no médico, grande parte das crianças relatou que gostava do pediatra quando ele lhes conferia atenção, tinha paciência e propunha brincadeiras. Foram observadas críticas tais como falta de paciência e de delicadeza. Algumas crianças afirmaram se incomodar quando o médico se dirigia mais a seus pais do que a elas. A maioria das crianças relatou compreender bem as explanações sobre o diagnóstico e o tratamento da sua enfermidade. Conclui-se que uma comunicação mais direta entre o médico e a criança estimula a elaboração do autocuidado e da auto-estima infantil, facilitando as avaliações diagnósticas e propiciando melhores resultados terapêuticos.
Descritores: Comportamento Infantil
Pediatria
Relações Médico-Paciente
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR337.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1123181
Autor: Bahamón Muñetón, Marly Johanna; Duque Araméndez, Luisa Fernanda; Giraldo Ortiz, Ángela María; Zapata Ramírez, María Cristina.
Título: Relaciones existentes entre características afectivas, psicosociales y cognitivas de niños y niñas entre los 7 y 11 años de edad, hijos de padres separados y no separados, de una institución educativa de la ciudad de Pereira / Relationships between emotional, psychosocial and cognitive characteristics of children between 7 and 11 years old, children of separated and non-separated parents, of an educational institution in the city of Pereira
Fonte: Poiésis (En línea);20(Dic.):1-13, 2010.
Idioma: es.
Resumo: Esta investigación tuvo por objeto establecer cuales son las relaciones existentes entre las características psicosociales, cognitivas, afectivas de niños y niñas entre los 7 y 11 años de edad hijos de padres separados y no separados de una institución educativa de la ciudad de Pereira, para ello se aplicó el Test de Bender, la escala de comportamiento pro-social Coprag y una ficha de caracterización. El análisis fue realizado haciendo uso de la herramienta sistematizada SPSS 15.0, para la realización de correlaciones estadísticas.

This study was designed to establish what are the relationships between psychosocial characteristics, cognitive, affective children between 7 and 11 years of age whose parents separated and removed from a school in the city of Pereira, this will Bender test applied, the scale of pro-social behavior and a form COPRAG characterization. The analysis was done using SPSS systematic tool for conducting statistical correlations. The results obtained indicate no significant correlations between the variables measured in children of separated parents and child of separated parents. One of the main conclusions drawn from the results is that after the past some years of separation, both children and parents achieve a restructuring of family dynamics.
Descritores: Psicologia da Criança
-Comportamento Infantil/psicologia
Família de Pais Solteiros
Relações Familiares/psicologia
Limites: Humanos
Criança
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: CO191.1 - Biblioteca



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