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Id: biblio-895298
Autor: Paraventi, Larissa; Scaff, Luísa; Cord, Denise; Oltramari, Leandro.
Título: Mediação grupal como estratégia de ressignificação da queixa escolar / Group mediation as a strategy for redefining school complaints / Mediación de grupo como estrategia de reformulación de la queja escolar
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;12(3):1-14, set.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo objetiva apresentar uma experiência de estágio curricular na área de Psicologia Escolar em um colégio público federal de Florianópolis. Buscou-se ressignificar a queixa escolar a partir da mediação referente a aspectos da relação vincular aluno-aluno, aluno-professor-conteúdo e aluno-escola. Partindo-se da análise psicodramática de grupo, foram desenvolvidas intervenções que viabilizassem o protagonismo dos estudantes, os quais participaram ativamente tanto da coleta de dados quanto da categorização conjunta dos temas identificados como indicadores de aspectos grupais conflituosos. Os resultados indicaram que criar com a turma espaços de planejamento, compartilhamento e avaliação reflexiva sobre seus processos de interação grupal e de ensino e aprendizagem repercutiu positivamente sobre aspectos da comunicação entre os estudantes e destes com os mediadores institucionais, além de modificar a forma de organização grupal anterior ao processo de intervenção e possibilitar maior autonomia às crianças na realização das tarefas escolares em sala de aula.

The aim of this article is to present a university internship experience in educational psychology at a Federal public school in Florianópolis. The main objective of the interventions was to redefine school complaints about the students through mediation in aspects of the bonding experience in three levels: student-student, student-teacher-material and student-school. The interventions were based on group psychodrama analysis and developed to provide students the opportunity to actively participate in data collection and enable the joint categorization of themes identified as indicators of group conflicts. The results indicated that creating with the class a space for planning, sharing and reflective evaluation about their processes of group interaction, teaching and learning had a positive effect on aspects of communication between students and institutional mediators. It was also observed that experiencing a mediation process changed the previous group dynamic and allowed greater student autonomy when performing classroom tasks.

Este artículo presenta una experiencia práctica curricular en el área de psicología escolar en una escuela pública de Florianópolis. Fueron replanteadas quejas escolares a partir de la mediación de los aspectos de la relación que une alumno-alumno, alumno-profesor y alumno-contenido-escuela. Mediante el análisis psicodramático del grupo, fueron desarrolladas intervenciones que permitieron el protagonismo de los estudiantes, ellos participaron activamente de la recopilación de datos, como también en la clasificación conjunta de las cuestiones identificadas como indicadores de los aspectos conflictivos. Los resultados indican que crear con el grupo espacios de planificación, intercambio y de evaluación reflexiva sobre sus procesos de interacción grupal, enseñanza y aprendizaje, tuvo un efecto positivo considerando los aspectos de la comunicación entre estudiantes y con los mediadores institucionales, así como modificar la forma anterior de organización del grupo y permitir una mayor autonomía de los niños en la realización de tareas escolares.
Descritores: Psicologia Educacional
Negociação
-Apoio Social
Processos Grupais
Relações Interpessoais
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-791687
Autor: Alves, Amanda Pansard; Cúnico, Sabrina Daiana; Arpini, Dorian Mônica; Smaniotto, Ana Cláudia; Bopp, Maria Ester Toaldo.
Título: Mediação familiar: possibilitando diálogos acerca da guarda compartilhada / Family mediation: enabling dialogues about shared custody / La Mediación familiar: posibilitando el diálogo acera de la custodia compartida
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;9(2):193-200, dez. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo se propõe a expor uma experiência que resulta de um projeto de extensão realizado em um Núcleo de Assistência Judiciária de uma instituição pública de ensino superior. Tal projeto tem por objetivo atuar em conflitos de família por intermédio da prática da mediação familiar. A fim de ilustrar essa vivência, apresentar-se-á uma situação na qual se estabeleceu a guarda compartilhada a partir da mediação. Os resultados evidenciaram a importância da mediação em casos que envolvem conflitos familiares, por possibilitar o diálogo para a construção de uma solução. Além disso, constatou-se a importância da prática interdisciplinar nos processos de separação, esclarecendo os pais sobre a relevância da manutenção dos vínculos parentais pós-dissolução, o que foi possibilitado pelo reconhecimento e estabelecimento da guarda compartilhada.

This article reports an experience resulting from an extension project, carried out in a Legal Aid Center of a higher education public institution. This project aims to work in family disputes using family mediation. This experience is illustrated by a situation in which the shared custody was established through mediation. Results demonstrated the importance of mediation in cases involving family conflicts, by enabling the use of dialogues in the construction of a solution. In addition to that, the importance of interdisciplinary practice in separation processes was verified, clarifying parents about the importance of maintaining the parental bonds after the dissolution, which was made possible through the recognition and establishment of the shared custody.

Este artículo se propone a una experiencia que resulta de un proyecto de extensión realizado en un Núcleo de Asistencia Jurídica de una institución de educación superior pública. Tal proyecto tiene por objetivo actuar en conflictos familiares a través de la práctica de la mediación familiar. Con el fin de ilustrar esta experiencia, será presentada una situación en la que la custodia compartida se establece a partir de la mediación. Los resultados mostraron la importancia de la mediación en los casos de conflictos familiares, al permitir el diálogo para construir una solución. Además de eso, se hizo evidente la importancia de la práctica interdisciplinaria en procesos de separación, aclarando los padres sobre la importancia de mantener los lazos parentales después de la disolución, que fue posible gracias al reconocimiento y establecimiento de la custodia compartida.
Descritores: Negociação
Conflito Familiar
-Psicologia Social
FRUCTOSEDIPHOSPHATES9
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1040673
Autor: Schüssler, Cristina; Lomando, Eduardo.
Título: Negociação sexual conjugal / Couple sexual negotiation
Fonte: Pensando fam;23(1):19-33, jan.-jun. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Com base na proposição inédita do conceito de Negociação Sexual Conjugal (NSC), uma comunicação conjugal alternativa à monogamia compulsória sobre a sexualidade singular, o objetivo deste artigo é descrever e testar a associação entre a NSC e a incidência de infidelidade conjugal. A pesquisa é de natureza quantitativa, de caráter exploratório e de associação, com a utilização do método survey online. Participaram desta 537 pessoas que estavam ou estiveram num relacionamento no momento da pesquisa. Sentir desejos por outras pessoas além do(a) parceiro(a) foi associado com infidelidade, ao passo que expressá-los ao(a) parceiro(a) e negociá-los no relacionamento não foram associados à infidelidade. Ser mulher, casada e heterossexual foram aspectos associados a não sentir desejos por outras pessoas e não os revelar quando sentidos. Ser homem e não heterossexual foi associado a revelar desejos sexuais ao parceiro. Os cinco processos sugeridos da NSC (percepção, exposição, negociação, ações e impacto) mostram-se possíveis de serem vividos.

From the original proposition of the Couple Sexual Negotiation (CSN) concept, an alternative couple communication to compulsory monogamy on unique sexuality, the purpose of this article is to describe and evaluate the association between the NSC and the incidence of infidelity. The research was quantitative, exploratory and it tested association. An online survey method was used and 537 people who are/were in a relationship were assessed. Having sexual desire towards others besides partner was associated with infidelity, while expressing them to the partner and negotiate them in the relationship were not associated with infidelity. Being a woman, married and heterosexual were associated with not having sexual desire to wards other people and not to disclose them when felt. Being a non-heterosexual man was associated with expressing sexual desires towards others to partner. The five suggested processes of CSN (perception, exposure, negotiation, actions and impact) stated its possibility to be experienced.
Descritores: Negociação/psicologia
Sexualidade
Conflito Familiar
-Confiança/psicologia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR1637.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1044810
Autor: Souza, André de Mello e.
Título: O Acordo sobre os aspectos dos direitos de propriedade intelectural relacionados ao comércio (TRIPS): implicações e possibilidades para a saúde pública no Brasil / Texto para Discussão (TD) 1615: O Acordo sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectural Relacionados ao Comércio (TRIPS): implicações e possibilidades para a saúde pública no Brasil.
Fonte: Rio de Janeiro; IPEA; 2011. 37 p. (Texto para Discussão / IPEA, 1615)).
Idioma: pt.
Resumo: Discute as principais implicações do TRIPS para a saúde pública no Brasil. Examina os efeitos do acordo para o programa nacional da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA). Apresenta o contencioso com os Estados Unidos na OMC relativo à legislação brasileira de patentes. Trata dos esforços doúde pública e garantir a sustentabilidade do progama brasileiro de tratamento da AIDS.
Descritores: Negociação
Preparações Farmacêuticas
Propriedade Intelectual
Propriedade Intelectual de Produtos e Processos Farmacêuticos
Saúde Pública
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
-Brasil
Responsável: BR1541.1 - Biblioteca
BR1541.1; 330.908, I59 TDI1615


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Id: biblio-992032
Autor: Souza, André de Mello e.
Título: O Acordo sobre os aspectos dos direitos de propriedade intelectural relacionados ao comércio (TRIPS): implicações e possibilidades para a saúde pública no Brasil / Texto para Discussão (TD) 1615: O Acordo sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectural Relacionados ao Comércio (TRIPS): implicações e possibilidades para a saúde pública no Brasil.
Fonte: Rio de Janeiro; IPEA; 2011. 37 p. (Texto para Discussão / IPEA).
Idioma: pt.
Resumo: Discute as principais implicações do TRIPS para a saúde pública no Brasil. Examina os efeitos do acordo para o programa nacional da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA). Apresenta o contencioso com os Estados Unidos na OMC relativo à legislação brasileira de patentes. Trata dos esforços doúde pública e garantir a sustentabilidade do progama brasileiro de tratamento da AIDS.
Descritores: Brasil
Negociação
Preparações Farmacêuticas
Propriedade Intelectual
Propriedade Intelectual de Produtos e Processos Farmacêuticos
Saúde Pública
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Responsável: BR1541.1 - Biblioteca
BR1541.1; 330.908, I59 TDI1615


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Id: biblio-901600
Autor: Cordenuzzi, Onélia da Costa Pedro; Lima, Suzinara Beatriz Soares de; Prestes, Francine Cassol; Beck, Carmem Lúcia Colomé; Silva, Rosângela Marion da; Pai, Daiane Dal.
Título: Estratégias utilizadas pela enfermagem em situações de violência no trabalho em hemodiálise / Estrategias utilizadas por la enfermería en situaciones de violencia en el trabajo en hemodiálisis / Strategies used by nursing staff in situations of workplace violence in a haemodialysis unit
Fonte: Rev. gaúch. enferm;38(2):e58788, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Identificar as estratégias utilizadas pelos trabalhadores de enfermagem de um serviço de hemodiálise em situações de violência perpetrada por pacientes durante a assistência. Método Pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, que utilizou grupo focal com a participação de oito trabalhadores da equipe de enfermagem de um serviço de hemodiálise privado do sul do Brasil. Empregou-se a análise de conteúdo temática para tratamento dos dados. Resultados As estratégias utilizadas são descritas nas categorias: Tolerar a violência pela condição de saúde do paciente; Contornar as situações de conflito e ceder à solicitação do paciente; Adotar um posicionamento de rejeição à violência; e Se afastar do paciente agressor. Considerações finais Evidencia-se a necessidade de mobilização coletiva dos trabalhadores e, principalmente, da instituição como mediadora, na busca pela prevenção e não propagação da violência no ambiente de trabalho.

RESUMEN Objetivo Identificar las estrategias utilizadas por el personal de enfermería del servicio de diálisis en situaciones de violencia por parte de los pacientes durante la atención. Método Investigación cualitativa, descriptiva y exploratoria, que utilizó grupos de enfoque con la participación de ocho trabajadores del personal de enfermería de un servicio de hemodiálisis privada en el sur de Brasil. Se utilizó el análisis de contenido temático. Resultados Las estrategias utilizadas se describen en las siguientes categorías: Tolerar la violencia por la condición de salud del paciente; Contornar el conflicto y ceder a la petición de la paciente; Adoptar una posición de rechazo a la violencia y alejarse del paciente agresor. Consideraciones finales Pone de relieve la necesidad de la movilización colectiva de los trabajadores, principalmente de la institución como mediador en la búsqueda de la prevención en lugar de propagación de la violencia en el ambiente de trabajo.

ABSTRACT Objective To identify strategies that nursing staff use at a haemodialysis unit in situations of violence by patients during care. Method Qualitative descriptive and exploratory research with focus groups and the participation of eight workers of the nursing staff of a private haemodialysis unit in southern Brazil. The data were subjected to thematic content analysis. Results The adopted strategies are described in the following categories: Tolerating violence due to the patient's health condition; Working around conflicting situations and giving in to patient's requests; Adopting a position of rejection to violence; and Staying away from the aggressor patient. Final considerations Workers and, above all, the institution in the role of mediator, must work together to prevent and discourage violence in the workplace.
Descritores: Unidades Hospitalares de Hemodiálise
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital/psicologia
-Brasil
Atitude do Pessoal de Saúde
Negociação
Grupos Focais
Pesquisa Qualitativa
Violência no Trabalho/prevenção & controle
Violência no Trabalho/psicologia
Pessoa de Meia-Idade
Relações Enfermeiro-Paciente
Enfermeiras e Enfermeiros/psicologia
Assistentes de Enfermagem/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Lima, Maria Alice Dias da Silva
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Id: lil-774577
Autor: Santos, José Luís Guedes dos; Lima, Maria Alice Dias da Silva; Pestana, Aline Lima; Colomé, Isabel Cristina dos Santos; Erdmann, Alacoque Lorenzini.
Título: Estratégias utilizadas pelos enfermeiros para promover o trabalho em equipe em um serviço de emergência / Estrategias utilizadas por enfermeras para promover el trabajo en equipo en un servicio de emergencia / Strategies used by nurses to promote teamwork in an emergency room
Fonte: Rev. gaúch. enferm;37(1):e50178, 2016.
Idioma: en.
Resumo: RESUMO Objetivo analisar as estratégias utilizadas por enfermeiros para promover o trabalho em equipe em um serviço de emergência. Método pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso realizada com 20 enfermeiros do Serviço de Emergência de um Hospital Universitário da região Sul do Brasil. Os dados foram coletados entre junho e setembro de 2009 por meio de observação participante e entrevista semiestruturada e analisados pela técnica de análise temática. Resultados as estratégias utilizadas pelos enfermeiros para promover o trabalho em equipe foram: articulação das ações profissionais; estabelecimento de relações de cooperação; construção e manutenção de vínculos amistosos; e gerenciamento de conflitos. Conclusão o enfermeiro destaca-se por estabelecer conexões entre as ações realizadas pela equipe de saúde e mediar as relações entre os profissionais, visando ao desenvolvimento de melhores práticas assistenciais.

RESUMEN Objetivo analizar las estrategias utilizadas por enfermeros para promover el trabajo en equipo en un servicio de urgencia en hospital. Método estudio cualitativo do tipo estudio de caso, realizado con 20 enfermeros del servicio de urgencias de un hospital universitario en el sur de Brasil. Los datos fueron recolectados entre junio y septiembre de 2009 a través de observación participante y entrevistas semiestructuradas y analizados mediante análisis temático. Resultados las estrategias de los enfermeros para promover el trabajo en equipo son: articulación de acciones profesionales, establecimiento de relaciones de cooperación, construcción y mantenimiento de los lazos de amistad, y gestión de conflictos. Conclusión el enfermero conecta las acciones de los profesionales de salud e intermedia las relaciones entre ellos con el fin de desarrollar mejores prácticas de cuidado.

ABSTRACT Objective to analyze the strategies used by nurses to promote teamwork in a hospital emergency room. Method qualitative case study research with 20 nurses in the emergency unit of a university hospital in southern Brazil. Data were collected between June and September 2009 through participant observation and semi-structured interviews, and analyzed using thematic analysis. Results the strategies used by the nurses to promote teamwork in the emergency unit were articulating professional actions; establishing relationships of cooperation; building and maintaining friendly ties; and managing conflict. Conclusion nurses notably make the connections between the practices of the health teams and mediate the relationships established between health professionals to improve care practices.
Descritores: Enfermagem em Emergência/organização & administração
Cuidados de Enfermagem/organização & administração
Equipe de Enfermagem/organização & administração
-Brasil
Atitude do Pessoal de Saúde
Entrevistas como Assunto
Negociação
Enfermagem em Emergência/métodos
Relações Médico-Enfermeiro
Serviço Hospitalar de Emergência
Hospitais Universitários
Relações Interprofissionais
Assistentes de Enfermagem/organização & administração
Cuidados de Enfermagem/métodos
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-960843
Autor: Alves, Poliana Farias; Kantorski, Luciane Prado; Andrade, Ana Paula Müller de; Coimbra, Valéria Cristina Christello; Oliveira, Michele Mandagará de; Silveira, Karine Langmantel.
Título: Ser autônomo: o que os serviços de saúde mental indicam? / Ser autónomo: ¿qué indican los servicios de salud mental? / Being autonomous: what do mental health services indicate?
Fonte: Rev. gaúch. enferm;39:e63993, 2018. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Construir indicadores qualitativos de resultado na Atenção Psicossocial relacionados à autonomia na perspectiva dos usuários e familiares. MÉTODO Estudo de caso avaliativo, com referencial teórico hermenêutico-dialético em um Centro de Atenção Psicossocial no Rio Grande do Sul, Brasil. A primeira etapa da coleta de dados, fevereiro-julho/2014, consistiu na construção de indicadores a partir da análise dos dados qualitativos de duas pesquisas avaliativas neste mesmo serviço. A segunda etapa, agosto-setembro/2014, validou os indicadores construídos por meio de grupos focais com nove usuários e nove familiares. RESULTADO Os participantes apontaram três indicadores qualitativos relacionados à sua autonomia como resultado da inserção no serviço, sendo eles, melhora na autogestão da renda, melhor desenvolvimento das atividades do cotidiano e maior poder de negociação. CONCLUSÃO A metodologia utilizada mostrou-se adequada para criação de indicadores qualitativos na perspectiva de usuários e familiares, bem como apontou que o serviço auxilia no processo de conquista da autonomia.

Resumen OBJETIVO Construir indicador cualitativo de resultado en la Atención Psicosocial relacionado con la autonomía desde la perspectiva de los usuarios y familias. METODOLOGÍA Estudio de caso evaluativo, realizado en un Centro de Atención Psicosocial del Rio Grande do Sul, Brasil. La primera etapa de recopilación de datos, febrero-julio/2014, consistió en la construcción de indicadores a partir del análisis de los datos cualitativos a partir de dos investigaciones de evaluación en este mismo servicio. La segunda etapa, agosto-septiembre/2014, validó los indicadores construidos a través de grupos focales con nueve miembros y nueve familiares. RESULTADOS Los usuarios y familias mostraron tres indicadores cualitativos relacionados con su autonomía como consecuencia de la entrada en lo servicio: mejora de la auto-gestión de los ingresos, mejor desarrollo de las actividades diarias y aumento de la capacidad de negociación. CONCLUSIÓN Lo servicio ayuda en el proceso de desarrollo de la autonomía.

Abstract OBJECTIVE To build qualitative outcome indicators in psychosocial care regarding autonomy from the perspective of users and their families. METHODOLOGY This is an evaluative case study based on the dialectical hermeneutics theoretical framework, conducted at a mental health community service, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The first stage of data collection occurred between February and July 2014, and consisted of constructing indicators based on qualitative data analysis of the two evaluative studies conducted at this same service. The second stage, between August and September 2014, consisted of validating the indicators constructed through the focus groups with nine users and nine family members. RESULTS The users and relatives stated three qualitative indicators related to their autonomy resulting from their insertion in the service. The indicators were better self-management of income, improved everyday activities, and greater bargaining power. CONCLUSION The methodology proved appropriate to create qualitative indicators, from the perspective of the participants, and revealed that the service helps users achieve autonomy.
Descritores: Serviços Comunitários de Saúde Mental
Autonomia Pessoal
Desinstitucionalização
Transtornos Mentais/psicologia
-Pacientes Ambulatoriais/psicologia
Satisfação Pessoal
População Urbana
Brasil
Atividades Cotidianas
Família
Negociação
Grupos Focais
Pesquisa Qualitativa
Estigma Social
Administração Financeira
Autogestão
Transtornos Mentais/reabilitação
Pessoa de Meia-Idade
Modelos Teóricos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
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Id: biblio-1004100
Autor: Moreira, Felice Teles Lira dos Santos; Callou, Regiane Clarice Macêdo; Albuquerque, Grayce Alencar; Oliveira, Roberta Meneses.
Título: Estratégias de comunicação efetiva no gerenciamento de comportamentos destrutivos e promoção da segurança do paciente / Estrategias de comunicación efectiva en la gestión de comportamientos destructivos y promoción de la seguridad del paciente / Effective communication strategies for managing disruptive behaviors and promoting patient safety
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40(spe):e20180308, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Descrever e analisar estratégias de comunicação interprofissional efetiva no gerenciamento de comportamentos destrutivos no trabalho hospitalar e promoção da segurança do paciente. MÉTODOS Estudo descritivo e qualitativo, desenvolvido com 29 profissionais de saúde de hospital público no Ceará, Brasil. Os dados foram coletados em 2014, mediante entrevista em profundidade, analisados pela técnica de análise de conteúdo, com o software MAXQDA®, e discutidos segundo referenciais da segurança do paciente. RESULTADOS Emergiram 27 unidades de contexto da análise do conteúdo abordando estratégias de comunicação efetiva para gerenciamento de comportamentos destrutivos, destacando-se: reuniões em equipe com diálogo aberto, avaliação de desempenho e feedback; e exercício da liderança com ênfase no suporte individual, treinamentos, reconhecimento e respeito mútuos. CONCLUSÕES Estratégias individuais e grupais focalizadas em habilidades de comunicação e estabelecimento de respeito mútuo no trabalho atuam como barreiras a comportamentos destrutivos e, se adequadamente instituídas, têm impacto positivo na segurança do paciente.

Resumen OBJETIVO Describir y analizar estrategias de comunicación interprofesional efectiva en la gestión de comportamientos destructivos en el trabajo hospitalario y promoción de la seguridad del paciente. MÉTODOS Estudio descriptivo y cualitativo, desarrollado con 29 profesionales de salud de hospital público en Ceará, Brasil. Los datos fueron recolectados en 2014, mediante entrevista en profundidad, analizados por la técnica de análisis de contenido, con el software MAXQDA®, y discutidos según referenciales de la seguridad del paciente. RESULTADOS Emergieron 27 unidades de contexto del análisis del contenido abordando estrategias de comunicación efectiva para gestión de comportamientos destructivos, destacándose: reuniones en equipo con diálogo abierto, evaluación de desempeño y feedback; y ejercicio del liderazgo con énfasis en el soporte individual, entrenamientos, reconocimiento y respeto mutuos. CONCLUSIONES Estrategias individuales y grupales enfocadas en habilidades de comunicación y establecimiento de respeto mutuo en el trabajo actúan como barreras a comportamientos destructivos y, si adecuadamente instituidas, tienen impacto positivo en la seguridad del paciente.

Abstract OBJECTIVE To describe and analyze strategies for professionals to communicate effectively when managing disruptive behaviors at the hospital and to promote patient safety. METHODS This is a descriptive and qualitative study conducted with 29 health professionals at a public hospital in Ceará, Brazil. Data were collected in 2014 by means of an in-depth interview, analyzed using the content analysis technique with MAXQDA® software, and discussed according to patient safety references. RESULTS The interview transcripts resulted in 27 contextual units of analysis that address effective communication strategies for managing disruptive behaviors, such as team meetings with open dialogue; performance evaluation and feedback; and exercising leadership with emphasis on individual support, training, recognition, and mutual respect. CONCLUSIONS Individual and group strategies that focus on communication skills and establishing mutual respect at work act as barriers for disruptive behavior and, if properly adopted, have a positive impact on patient safety.
Descritores: Atitude do Pessoal de Saúde
Má Conduta Profissional
Segurança do Paciente
Relações Interprofissionais
-Recursos Humanos em Hospital/psicologia
Brasil
Cultura Organizacional
Entrevistas como Assunto
Negociação
Comunicação Interdisciplinar
Pesquisa Qualitativa
Bullying
Hospitais Públicos
Liderança
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1040860
Autor: Oliveira, Keilla Rebeka Simões de; Ferreira, Sandra Patrícia Ataíde.
Título: Compreensão de textos literários por alunos da educação infantil / Comprensión de textos literarios por alumnos de la educación infantil / Literary text understanding by children education students
Fonte: Psicol. esc. educ;23:e190675, 2019. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Considerando o ato de ler como espaço interativo no qual o leitor constrói sentidos, o presente estudo teve como objetivo investigar a compreensão de textos literários por alunos da educação infantil, a partir das interações discursivas desenvolvidas entre eles em situações de rodas de leitura. Participaram 20 alunos de uma turma do último ano da Educação Infantil de uma escola pública, bem como sua respectiva professora. Para isso, foram realizadas oito videografias dos momentos de roda de leitura. Em seguida, foi desenvolvida uma análise das trocas comunicativas entre os interlocutores (análise dialógica do discurso com base nas categorias teóricas de posicionamento e responsividade). Observou-se que a professora utilizou estratégias que favoreceram o engajamento das crianças na busca pela compreensão dos textos, gerando ampliação/mudança de sentidos.

Considerando el acto de leer como espacio interactivo en el cual el lector construye sentidos, en el presente estudio se tuvo como objetivo investigar la comprensión de textos literarios por alumnos de la educación infantil, a partir de las interacciones discursivas desarrolladas entre ellos en situaciones de rodas de lectura. Participaron 20 alumnos de un grupo del último año de la Educación Infantil de una escuela pública, así como su respectiva profesora. Para eso, se realizaron ocho videografías de los momentos de roda de lectura. Después, se desarrolló un análisis de los cambios comunicativos entre los interlocutores (análisis dialógico de los discursos con base en las categorías teóricas de posicionamiento y respuesta). Se observó que la profesora utilizó estrategias que estimularon la participación de los niños en la búsqueda por la comprensión de los textos, generando ampliación/cambios de sentidos.

Considering the act of reading as an interactive place in which the reader constructs meanings, the present study aimed at investigating the comprehension of literary texts by students of early childhood education, based on the discursive interactions developed between them in reading situations. Participants were twenty students from the last year of an early childhood education class of a public school, as well as their respective teacher. For this, eight videographies of the moments of circle reading were made. Then, an analysis of the communicative exchanges between the interlocutors was developed (dialogical analysis of the discourse based on the theoretical categories of positioning and responsiveness). It was observed that the teacher used strategies that favored the engagement of the children in the search for the understanding of the texts, generating amplification / change of meanings.
Descritores: Educação Infantil
Negociação
Compreensão
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II



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