Base de dados : LILACS
Pesquisa : F01.145.209.520 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 142 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 15 ir para página                         

  1 / 142 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Texto completo
Id: lil-361049
Autor: Abramson, Wendy B.
Título: Partnerships between the Public Sector and Non-governmental Organizations: contracting for primary health care services. A state of the practice paper.
Fonte: s.l; PAHO; Aug. 1999. 46 p. tab. (LAC-HSR. Health Sector Reform Initiative, 25).
Idioma: en.
Projeto: USAID. Partnerships for Health Reform.
Descritores: Comportamento Cooperativo
Contratos
Organizações
Assistência à Saúde
Setor Público
-Colômbia
Costa Rica
Guatemala
Negociação
Peru
República Dominicana
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Research Support, U.S. Gov't, Non-P.H.S.
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/3774.00


  2 / 142 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-796248
Autor: Possato, Beatris Cristina; Rodríguez-Hidalgo, Antonio J; Ortega-Ruiz, Rosario; Zan, Dirce Djanira Pacheco.
Título: O mediador de conflitos escolares: experiências na América do Sul / The mediator of school conflicts: experiences in South America / El mediador de conflictos escolares: experiencias en América del Sur
Fonte: Psicol. esc. educ;20(2):357-366, mai.-ago. 2016.
Idioma: pt.
Projeto: CAPES.
Resumo: Este artigo discute a mediação de conflitos, como forma para amenizar as violências escolares, que nasce nos meios jurídicos nos Estados Unidos, difunde-se pela Europa e posteriormente pela América do Sul, inclusive no Brasil. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, buscando documentos oficiais, investigações e livros publicados sobre essas experiências em diversos países. Há uma expansão de programas e projetos que utilizam a mediação de conflitos ao longo da última década nos países da América do Sul. Analisando esses programas podemos perceber que há muito investimento nesse tipo de estratégia, que é apenas uma entre outras para auxiliar as escolas com a problemática da violência. Mesmo assim, a mediação de conflitos torna-se elemento central dos programas educacionais. Para definir-se a melhor atuação em determinada sociedade ou realidade escolar seria necessária uma investigação extensa para avaliar a melhor estratégia, porém, a mediação de conflitos vem expandindo-se cada vez mais, indiscriminadamente.

This article discusses the conflict mediation as a way to ease the school violence, that was born in legal circles in the United States, diffuses through Europe and later in South America, including Brazil. The literature search was conducted, seeking official documents, investigations and books published on these experiences in different countries. There is an expansion of programs and projects that use the mediation of conflicts over the past decade in the countries of South America. By analyzing these programs it was possible to notice that there is a lot of investment in this type of strategy, which is only one among others to assist schools with the problem of violence. Nevertheless, conflict mediation becomes the central element of the educational programs. To set up the best performance in a given society or school reality would be an extensive research needed to assess what would be the best strategy, however, conflict mediation is expanding increasingly indiscriminately.

Este artículo discute la mediación de conflictos, como forma para amenizar las violencias escolares, que nace en los medios jurídicos en los Estados Unidos, se difunde por Europa y posteriormente por América del Sur, incluso en Brasil. Se realizó una investigación bibliográfica, buscando documentos oficiales, investigaciones en libros publicados sobre esas experiencias en diversos países. Hay una expansión de programas y proyectos que utilizan la mediación de conflictos a lo largo de la última década en los países de América del Sur. Analizando esos programas podemos percibir que hay mucha inversión en ese tipo de estrategia, que es sólo una entre otras para auxiliar las escuelas con la problemática de la violencia. Aun así, la mediación de conflictos se vuelve elemento central de los programas educacionales. Para definirse la mejor actuación en determinada sociedad o realidad escolar sería necesaria una investigación extensa para evaluar la mejor estrategia, pero, la mediación de conflictos viene expandiéndose cada vez más, indiscriminadamente.
Descritores: Violência
Negociação
Conflito (Psicologia)
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


  3 / 142 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-963272
Autor: Alzate, Mónica; Dono, Marcos.
Título: Reconciliación social como estrategia para la transformación de los conflictos sociopolíticos, variables asociadas e instrumentos de medición / Social Reconciliation as a Strategy for Transforming Socio-Political Conflicts, Associated Variables and Measurement Instruments
Fonte: Univ. psychol;16(3):16-25, jul.-set. 2017. tab, graf.
Idioma: es.
Projeto: Consellería de Cultura, Educación e Ordenación Universitaria de la Xunta de Galicia.
Resumo: Resumen La reconciliación social ha sido propuesta como una de las estrategias que permite la transformación de los conflictos y el restablecimiento de las relaciones intergrupales pacíficas. El objetivo de este trabajo es hacer una revisión sistemática de la reconciliación, las variables con las que se asocia y los instrumentos para medirla. La búsqueda se hizo en Psycinfo y en la Web of Science, y los resultados indican que el mayor porcentaje de artículos surge en los años 90, las publicaciones abordan conflictos que se desarrollan a lo largo de todo el planeta: América, Europa, Oriente medio y África. Las variables con las cuales se relaciona estadística y teóricamente a la reconciliación se agrupan en cinco categorias: recuperación psicosocial, acercamiento de las partes confrontadas, resignificación endo y exogrupal, emociones y gestión del conflicto. Se registran 12 instrumentos con una fiabilidad adecuada para evaluar la reconciliación. Se concluye que con las cinco categorías de variables se podrían diseñar modelos explicativos y de diagnóstico que contribuyan a la promoción de los procesos de reconciliación social temprana, particularmente para aquellos paises que requieren transformar las dinámicas de confrontación violenta.

Abstract Social reconciliation has been posed as one of the strategies that allows for conflict transformation and re-establishment of peaceful intergroup relationships. The aim of this work is to carry out a systematic review of reconciliation, its associated variables and its measurement instruments. The search process was carried out using PsychInfo and Web of Science databases. Results show that the largest proportion of articles arised during the 90's, publications discuss conflicts developed all over the world: America, Europe, Middle East and Africa. The variables with which reconciliation is statistically and theoretically associated group within five categories: psychoscial recovery, rapprochement of confronted parties, ingroup and outgroup re-signification, emotions and conflict management. Twelve adequately reliable measurements of reconciliation are registered. It is concluded that the five categories mentioned could be used to design explanatory and diagnostic models which could contribute to the promotion of early social reconciliation processes, specifically within those countries that require the transformation of violent confrontation dynamics.
Descritores: Negociação
-Conflitos Armados
Resiliência Psicológica
Limites: Seres Humanos
Responsável: CO185.1 - Biblioteca Alfonso Borrero Cabal, S. J.


  4 / 142 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: lil-728438
Autor: Aparicio Suárez, José Luis.
Título: El arbitraje ha de ser un honor / Arbitration has to be an honor
Fonte: Medicentro (Villa Clara);17(1):1-1, ene.-mar. 2013.
Idioma: es.
Descritores: Negociação
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


  5 / 142 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1042877
Autor: Chaple Gil, Alain Manuel; Miranda Tarragó, Josefa Dolores; Gispert Abreu, Estela de los Ángeles.
Título: Guía para revisores sobre el manejo del Open Journal System de la Revista Cubana de Estomatología / A reviewer's guide for management of the Open Journal System in the Cuban Journal of Dentistry
Fonte: Rev. cuba. estomatol;55(3):1-10, jul.-set. 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: El ejercicio de arbitraje en las revistas científicas consiste en una revisión crítica de artículos científicos que pretende la validación científica de su calidad con vistas a decidir su divulgación a nivel nacional e internacional, y así contribuir al campo de la ciencia que se trate. Los árbitros y editores de las revistas científicas, por consiguiente, despliegan una labor que requiere de preparación integral sistemática, responsabilidad, honestidad y alto grado de altruismo, entre otros valores. Por cuanto, tienen la responsabilidad de dictaminar de manera objetiva y educativa los artículos científicos que evalúan, lo cual generalmente se realiza posterior al cumplimiento de las obligaciones de su perfil ocupacional. El perfeccionamiento de la labor de arbitraje es clave para mejorar las prácticas y la elevación de la calidad de la revista, por lo que se decide confeccionar esta guía para adiestrar a revisores de la Revista Cubana de Estomatología en el manejo del Open Journal System durante proceso de revisión de artículos científicos(AU)

Peer reviewing scientific journals consists in a critical examination of papers seeking scientific validation of their quality for national and international dissemination, thus contributing to the development of the field of science in question. Therefore, the work of peer reviewers and editors in scientific journals requires systematic comprehensive training, responsibility, honesty and a high level of altruism, among other values, for they are in charge of passing objective and educational judgment on the papers evaluated, a task they often perform after fulfilling their occupational obligations. Perfecting peer reviewing is crucial to improve the performance of the journal and raise its quality. This is the reason why it was decided to develop the present guide to train reviewers of the Cuban Journal of Dentistry in the management of the Open Journal System during the process of scientific paper review(AU)
Descritores: Literatura de Revisão como Assunto
Políticas Editoriais
Publicações Periódicas
-Negociação/métodos
Gestão da Qualidade
Limites: Seres Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  6 / 142 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-990096
Autor: Oliveira, Andréia Camila de; Silva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos.
Título: Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de educação física / Pedagogical interventions of the teacher in relation to perceived conflicts among the students during the physical education classes
Fonte: J. Phys. Educ. (Maringá);29:e2950, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO O objetivo da pesquisa foi compreender a percepção docente sobre a relação existente entre situações de conflito e intervenções pedagógicas em aulas de Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, que utilizou entrevistas semiestruturadas, diário de aula e promoveu reflexão conjunta entre três professores de EF do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e a pesquisadora. Os dados da pesquisa passaram por análise de conteúdo a partir de categorias pré-definidas: situações de conflito e ações implementadas. Os conflitos foram classificados segundo Moore(1). Professores, anteriormente resistentes em relação à convivência com os conflitos, passaram a exercitar o papel de mediadores entre as partes. Tais condutas foram ocasionadas pela mudança na percepção sobre como lidar com os conflitos em aula, o que alterou sua prática pedagógica ao utilizar novas estratégias, como a negociação com base na empatia.

ABSTRACT The objective of the research was to understand the teacher perception about the relationship between conflict situations and pedagogical interventions in Physical Education (PE) classes. It is a descriptive, qualitative research that used semi-structured interviews, class diary and promoted joint reflection between three EF teachers from Elementary School II and High School and the researcher. The data of the research went through an analysis of content from predefined categories: conflict situations and actions implemented. Conflicts were classified according to Moore(1). Teachers, previously resistant to living with conflicts, began to exercise the role of mediators between the parties. These behaviors were caused by the change in the perception about how to deal with classroom conflicts, which altered their pedagogical practice by using new strategies, such as empathy based negotiation.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Conflito (Psicologia)
Educação Continuada
Docentes
-Instituições Acadêmicas
Ensino
Negociação
Limites: Seres Humanos
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


  7 / 142 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1017303
Autor: Cunha, Pedro Fernando Santos Silva da; Monteiro, Ana Paula dos Santos.
Título: Uma reflexão sobre a mediação escolar / A reflexion about school mediation
Fonte: Ciênc. cogn;21(1):112-123, mar. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: No meio escolar os atores sociais são confrontados, muitas vezes, com a necessidade de lidar com desejos, interesses e valores distintos dos seus e podem ver-se implicados em conflitos que exigem respostas eficazes na forma como são enfrentados. O desenvolvimento de competências de gestão construtiva de conflitos na escola é, pois, de indiscutível atualidade, sendo a mediação uma metodologia cada vez mais aplicável aos mais diversos tipos de conflitualidade. Para além de pretender descrever o processo de mediação escolar e as principais fases, o artigo procura analisar os papéis, competências e características de um mediador escolar, isto é, de um facilitador do relacionamento interpessoal. Reflete-se ainda sobre o desenvolvimento das condições organizacionais necessárias à implementação de um programa de mediação na escola. Para finalizar, ressaltam-se as principais vantagens e limitações dos programas de mediação escolar enquanto práticas educativas inovadoras

In school environment, social actors have often to deal with wishes, interests and values different from their own and can face conflicts that demand effective answers in the way they are handled. The development of competencies in school conflicts management is of undisputed current interest and mediation is the most applicable methodology to different types of conflicts. This paper tries not only to describe school mediation process and its main phases, but also to analyse roles, competencies and characteristics of a school mediator as facilitator of interpersonal relationship. We also reflect on the development of the required organizational conditions to implement a mediation program in school environment. Finally, we highlight the main advantages and limitations of school mediation programs as innovative educational techniques
Descritores: Negociação
Conflito (Psicologia)
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


  8 / 142 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1015657
Autor: Schvarstein, Leonardo.
Título: La mediación escolar en contexto / School mediation in context
Fonte: Poiésis (En línea);7(Feb.):1-14, 2004.
Idioma: es.
Resumo: La mediación como técnica alternativa para la resolución de disputas ha recibido en nuestro país considerable atención en el último lustro. En el poder judicial, se ha implementado como instancia obligatoria en diversos fueros; en el ámbito comunitario, se han creado centros de mediación barrial; en la práctica privada, hay profesionales que ofrecen sus servicios para la resolución de disputas entre empresas o individuos. Los resultados obtenidos hasta aquí han sido sumamente auspiciosos, sobre todo si para su evaluación se deja de lado a la ilusión de estar frente a una panacea universal apta para curar toda dolencia social.

Mediation as an alternative technique for dispute resolution has received considerable attention in our country in the last five years. In the judiciary, it has been implemented as a mandatory instance in various jurisdictions; at the community level, neighborhood mediation centers have been created; In private practice, there are professionals who offer their services for the resolution of disputes between companies or individuals. The results obtained so far have been extremely auspicious, especially if for their evaluation the illusion of being in front of a universal panacea apt to cure any social ailment is left aside.
Descritores: Negociação
-Psicologia Educacional
Instituições Acadêmicas/organização & administração
Conflito (Psicologia)
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


  9 / 142 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-787481
Autor: Santana, Vitor Santos; Gondim, Sônia Maria Guedes.
Título: Regulação emocional, bem-estar psicológico e bem-estar subjetivo / Emotion regulation, psychological well-being and subjective well-being / Regulación emocional, bienestar psicológico y bienestar subjetivo
Fonte: Estud. psicol. (Natal);21(1):58-68tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O artigo analisa as relações entre modos de regulação emocional e três dimensões de bem-estar subjetivo, a partir de dois modelos: um de predição e outro de mediação, que envolve efeitos indiretos da autonomia e do domínio do ambiente. Foram utilizadas três escalas, uma para avaliar dois modos de regulação emocional (up regulation e down regulation), outra para avaliar três dimensões de bem-estar subjetivo (afetos positivos, afetos negativos, satisfação com a vida) e outra para avaliar dois componentes do bem-estar psicológico (autonomia, domínio do ambiente). Também se incluiu um questionário sociodemográfico para caracterização da amostra. Participaram da pesquisa 231 brasileiros. Os resultados indicaram que os modos de regulação emocional foram capazes de prever os níveis de autonomia e de domínio do ambiente. O modelo de mediação indicou que a autonomia sozinha, foi capaz de mediar a relação entre os modos de regulação emocional e as dimensões de bem-estar subjetivo.

Abstract This paper analyzes the relationship between emotion regulation modes and three dimensions of subjective well-being, from two models: a prediction model and another mediation involving the indirect effects of autonomy and environment mastery. The instrument of the study included three scales, one to evaluate two methods of emotional regulation (up regulation and down regulation), another to evaluate three dimensions of subjective well-being (positive affect, negative affect, life satisfaction) and another to assess two components of psychological well-being (autonomy, environmental mastery). Also included in the survey questions to characterize the sample. Participated in the survey 231 Brazilians. The results indicated that the modes of emotional regulation were able to predict the levels of autonomy and environment mastery. The mediation model indicated that the autonomy alone was capable of mediating the relationship between modes of emotion regulation and dimensions of subjective well-being.

Resumen En este artículo se analiza la relación entre los modos de regulación emocional y dimensiones de bienestar subjetivo, a partir de dos modelos: uno para predecir y otro de mediación que implica los efectos indirectos de la autonomía y el dominio del entorno. Se utilizaron tres escalas, una para evaluar dos modos de regulación emocional, otra para evaluar dimensiones del bienestar subjetivo y una otra para evaluar dos componentes del bienestar psicológico (autonomía y dominio del entorno). También se incluye en las preguntas de la encuesta para caracterizar la muestra. Los participantes del estudio fueron 231 brasileños. Los resultados indicaron que los modos de regulación emocional fueron capaces de predecir los niveles de autonomía y el dominio del entorno. El modelo de mediación indicó que la autonomía por sí solo fue capaz de mediar la relación entre los modos de regulación emocional y las dimensiones del bienestar subjetivo.
Descritores: Psicologia
Negociação/psicologia
Afeto
Emoções
-Brasil
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


  10 / 142 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-709734
Autor: Souza Filho, Edson Alves de.
Título: Retórica de influência social e negociação, segundo poder/reconhecimento na sociedade / Rhetoric of social influence and negotiation, according to power/recognition in society
Fonte: Fractal rev. psicol;26(1):179-198, jan.-abr. 2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Estudamos o modo de negociar a pressão provocada por personagens considerados mais ou menos poderosos/reconhecidos na sociedade perante a identificação étnica do participante. Tratamos os fenômenos segundo as teorias de influência social ou retóricas de ação social. Trabalhamos com situações simuladas de pressão para recriar experiências possíveis de interação. Participaram 207 estudantes de ensino médio de escolas públicas estaduais, identificados como negros, brancos e morenos. Os resultados indicaram retóricas/ações como recusas, aceitação e não decisão às pressões. As retóricas/ações antecipadas foram de cordialidade, interesse próprio, hostilidade, interesse do outro. Os brancos tenderam a aceitar mais a pressão de personagens poderosos e os negros, em menor proporção, a recusar. Quanto aos personagens minoritários, houve aceitação da pressão nos grupos, indicando menor controvérsia. Discutimos os resultados nos marcos da dinâmica de relações entre grupos na sociedade.(AU)

We studied the way pressure inflicted by more or less powerful/recognized people in society is negotiated by ethnically identified participants. We considered these phenomena drawing on social influence theories or social action rhetoric. We worked with simulated pressure situations in order to recreate possible experiences of interaction. 207 public high school students identified with Black, White and Mixed people took part in this research. The results showed rhetoric/action of rejection, acceptation and non decision to pressures. The rhetoric/action anticipated were those of cordiality, own interest, hostility and other's interest. Whites tended to accept more the pressure of powerful people; and Blacks, to a lesser extent, to reject it. Regarding minority people, we found that all groups accepted their pressure, pointing out there is less controversy. We discussed the results within the frame of intergroup relations in the dynamics in society.(AU)
Descritores: Meio Social
Grupos Étnicos
Negociação
Relações Interpessoais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá



página 1 de 15 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde