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Id: biblio-1254687
Autor: Souza, Carla Arantes de(edt).
Título: Justiça restaurativa, mediação vítima-ofensor e teorias psicanalíticas de grupo: uma possível aproximação / Restorative justice, victim-offender mediation and group psychoanalytic theories: a possible approach
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Online);11(1):146-157, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho pretende refletir sobre o dispositivo mediação vítima-ofensor, forjado de acordo com os princípios da Justiça Restaurativa, a partir das teorias psicanalíticas de grupo. Busca-se refletir sobre os processos que se dão nos encontros restaurativos sob o ponto de vista da dinâmica mudança-adaptação e das alianças inconscientes - sobretudo dos pactos denegativos. Para isto, partimos de apontamentos sobre a Justiça Restaurativa e do dispositivo mediação vítima-ofensor para, então, analisar o desenlace de uma sessão de mediação no âmbito do judiciário à luz de perspectivas psicanalíticas de grupo. Este percurso resulta na confirmação da potência do diálogo justiça restaurativa-psicanálise e aponta temas relevantes para futuras investigações.

This paper aims to reflect on victim-offender mediation, forged in accordance with the principles of Restorative Justice, based on group psychoanalytic theories. We seek to reflect on the processes that occur in restorative meetings from the standpoint of change-adaptation dynamics, unconscious alliances - especially denegative pacts. For this, we start from conceptualizing restorative justice and the victim-offender mediation to analyze the dynamics of a mediation session within the judiciary in the light of group psychoanalytic perspectives. In conclusion we get confirmation of the power of the restorative justice-psychoanalysis dialogue and point out relevant themes for future investigations.
Descritores: Teoria Psicanalítica
Negociação
Vítimas de Crime/psicologia
Criminosos/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


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Id: biblio-1143549
Autor: Pérez-Nebra, Amalia Raquel; Siqueira, Andreia Oliveira de; Couto, Cleno; Oliveira, Letícia Figueiredo.
Título: Programa superendividados: "uma luz no fim do túnel para quem está perdido" / Overindebtedness program: "a light at the end of the tunnel for who is lost" / Programa superendeudados: "una luz en el fin del túnel para quien está perdido"
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:e194281, jan.-maio 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O objetivo deste trabalho foi descrever a experiência de um projeto de extensão realizado em um Tribunal de Justiça com consumidores superendividados no período de 2015-2017. Acompanhou-se nesse período o surgimento do Programa de Prevenção e Tratamento de Consumidores Superendividados e do Centro Judiciário de Soluções de Conflito e de Cidadania Superendividados, que atenderam um total de 1.142 participantes em ações de tratamento e 1.296 pessoas em ações de prevenção (apuração em 05/07/2017), dos quais 163 foram atendidos especificamente pelas ações da extensão. Houve resultados em três vertentes: alunos, cidadãos e tecnologia social. Para os alunos, o impacto ocorreu no desenvolvimento de habilidades de atendimento psicossocial, na pesquisa com dados qualitativos e quantitativos, no treinamento e apresentação em grupo e no aprendizado de conteúdos relacionados tanto à psicologia econômica - área negligenciada no Brasil - quanto a diferentes técnicas de intervenção. O impacto para o cidadão superendividado esteve em receber atendimento em diferentes temáticas, como prevenção de recaída e tratamento do problema. Ressalta-se que o cidadão que busca atendimento no Poder Judiciário usualmente não recebe apoio psicossocial. Finalmente, o impacto em termos de tecnologia social esteve no desenvolvimento de planejamentos de intervenções replicáveis para o tratamento do superendividamento com viabilidade de implementação e baixo custo de execução. Operacionalmente, criou-se o planejamento e testes em diferentes níveis (reação e comportamento) de grupos temáticos ligados às estratégias de enfrentamento, inquérito apreciativo e autorreferentes. Todos os grupos foram criados a partir das demandas advindas das orientações psicossociais individuais. Portanto, acredita-se que o projeto de extensão cumpriu o seu objetivo.

Abstract This paper describes the experience of an extension project performed in a Court of Justice with over-indebted consumers from 2015 to 2017. Meanwhile, the creation of the Over-indebted Prevention and Treatment Program and the Judicial center of conflict resolution - overindebted has led to 1,142 participants undergoing treatment operations and 1,296 people in prevention operations total (as of 05/07/2017), of which 163 were specifically attended by the extension program. The results revealed three actionable aspects: students, citizens and social technology. For students, the most impact occurred in the development of psychosocial care skills, in qualitative and quantitative research, in group training and presentation, in learning of content related to economic psychology (a neglected field in Brazil), and in the process of learning different intervention techniques. The impact on over-indebted citizens was to receive care regarding different matters related to both relapse prevention and treatment. Citizens who seek care in the Judiciary system usually do not receive psychosocial support. Lastly, social technology impacted the development of reproducible, low-budget intervention plans for treatment of over-indebtedness. Operationally, thematic groups associated with coping strategies, appreciative inquiry and self-referrals were planned and tested at different levels for reaction and behavior. All groups were created based on the demands of individual psychosocial support. Therefore, we believe that the extension program has fulfilled its purpose.

Resumen El objetivo de este trabajo fue describir la experiencia de un proyecto de extensión realizado en un Tribunal de Justícia con consumidores superendeudados en el período de 2015- 2017. Se dieron conjuntamente en ese período el surgimiento del Programa de Prevención y Tratamiento de Consumidores Superendeudados y el Centro Judiciario de Soluciones de Conflicto y de Ciudadania Superendeudados, que atendieron a un total de 1142 participantes en acciones de tratamiento y 1296 en acciones de prevención (apurado en 05/07/2017), de los cuales 163 fueron atendidos específicamente por las acciones de extensión. Hubo resultados en tres vertientes: alumnos, ciudadanos y tecnología social. Para los alumnos, el impacto ocurrió en el desarrollo de habilidades de atención psicosocial, en investigación con datos cualitativos y cuantitativos, en entrenamiento y presentación en grupo y en aprendizaje de contenidos relacionados a la psicología económica, área descuidada en Brasil, y a diferentes técnicas de intervención. El impacto para el ciudadano superendeudado estuvo en recibir atendimiento en diferentes temáticas relacionadas a la prevención de recaída y al tratamiento. Se resalta que el ciudadano que busca atención en el Poder Judiciario usualmente no recibe apoyo psicosocial. Finalmente, el impacto en cuanto a tecnología social estuvo en el desarrollo de planeamientos de intervenciones replicables para el tratamiento del superendeudamiento con viabilidad de implementación y bajo coste de ejecución. Operativamente, se creó el planeamiento y testes en diferentes niveles (reacción y comportamiento) de grupos temáticos ligados a las estrategias de afrontamiento, investigación apreciativa y autorreferentes. Todos los grupos fueron creados a partir de las demandas emergidas en las orientaciones psicosociales individuales. Por lo tanto, se evalúa que el proyecto de extensión cumplió su objetivo.
Descritores: Psicologia
Orçamentos
Negociação
Poder Judiciário
-Pesquisa
Atenção
Justiça Social
Terapêutica
Adaptação Psicológica
Crescimento e Desenvolvimento
Planejamento
Pessoas
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1019847
Autor: Oliveira, Maria dos Remédios Mendes; Soares, Rackynelly Alves Sarmento; Sousa, Maria Fátima de; Mendonça, Ana Valéria Machado; Delduque, Maria Célia.
Título: Mediation as prevention of judicialization of health: narratives of judiciary and health subjects / Mediación como prevención de la judicialización de la salud: naratas de los sujetos del judiciario y de la salud / Mediação como prevenção à judicialização da saúde: narrativas dos sujeitos do judiciário e da saúde
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;23(2):e20180363, 2019. graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: To analyze the phenomenon of judicialization for health mediation and prevention of judicial demands. Methods: Exploratory and explanatory mixed study, from 2017 to 2018, with a non-probabilistic sample. We used two structured interview scripts, one to the municipal health secretaries and another to the judges from the Public Treasury of the Brazilian territory. In common, the meaning of judicialization and mechanisms for resolution. For the 162 secretaries: reasons for the judicialization, alternatives for resolution and more demanded inputs; for the 40 judges, the legal basis. Results: 77.5% of the judges resorted to support in the legal actions; 77.5% of the districts do not count on mediation of sanitary conflicts; 65.4% of the municipalities have a group for mediation. The annual expense with the judicialization varies from less than R$ 100 thousand to more than one million. Conclusion: Despite the support for decisions and mediation groups, the judicialization of health centers enlarge courts and has an impact on the budget of municipalities and commit itself to the actions in primary health care.

Resumen Objetivo: Analizar el fenómeno de la judicialización para la mediación sanitaria y prevención de las demandas judiciales. Métodos: Estudio cualitativo cuantitativo exploratorio y explicativo, de 2017 a 2018, con muestra no probabilística. Se utilizaron dos guiones de entrevistas estructuradas, uno para los secretarios municipales de salud y otro para los jueces de Varas de Hacienda Pública del territorio brasileño. En común, el significado de la judicialización y los mecanismos de resolución. Para los 162 secretarios: razones de la judicialización, alternativas de resolución e insumos más demandados; para los 40 jueces, el fundamento jurídico. Resultados: 77,5% de los jueces recurrieron a apoyo en las acciones judicializadas; 77,5% de las comarcas no cuentan con mediación de conflictos sanitarios; 65,4% de los municipios cuentan con un grupo para mediación. El gasto anual con la judicialización varía de menos de R$ 100 mil a más de un millón. Conclusión: A pesar del apoyo a las decisiones y grupos de mediación, la judicialización de la salud acumula tribunales e impacta en el presupuesto de los municipios y comprometen sus acciones en la atención básica a la salud.

Resumo Objetivo: Analisar o fenômeno da judicialização para a mediação sanitária e prevenção das demandas judiciais. Métodos: Estudo qualiquantitativo exploratório e explicativo, de 2017 a 2018, com amostra não probabilística. Utilizou-se dois roteiros de entrevistas estruturados, um para os secretários municipais de saúde e outro para os juízes de Varas de Fazenda Pública do território brasileiro. Em comum, o significado da judicialização e mecanismos de resolução. Para os 162 secretários: razões da judicialização, alternativas de resolução e insumos mais demandados; para os 40 juízes, o embasamento jurídico. Resultados: 77,5% dos juízes recorreram a apoio nas ações judicializadas; 77,5% das comarcas não contam com mediação de conflitos sanitários; 65,4% dos municípios contam com grupo para mediação. O gasto anual com a judicialização varia de menos de R$ 100 mil a mais de um milhão. Conclusão: Apesar do apoio às decisões e grupos de mediação, a judicialização da saúde avoluma tribunais, impacta no orçamento dos municípios e compromete-se com as ações na atenção básica à saúde.
Descritores: Negociação
Judicialização da Saúde
Direito à Saúde/legislação & jurisprudência
-Sistema Único de Saúde/organização & administração
Orçamentos/legislação & jurisprudência
Orçamentos/organização & administração
Gestão em Saúde
Decisões Judiciais
Política de Saúde/legislação & jurisprudência
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-1224560
Autor: Cardoso, Leticia Silveira; Bonow, Clarice Alves; Xavier, Daiani Modernel; Cezar-Vaz, Marta Regina.
Título: Riscos ocupacionais no trabalho agrícola e a negociação para a saúde do trabalhador rural' / Riesgos laborales en el trabajo agrícola y la negociación para la salud del trabajador rural / Occupational risks in agricultural work and the negotiation for the health of rural workers
Fonte: Rev. enferm. UFSM;11:e43, 2021. tab, ilus.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: apreender a relação entre riscos ocupacionais no trabalho agrícola e a negociação para a saúde do trabalhador rural. Método: estudo misto concorrente aninhado, combinado por integração (QUAN + QUAL) igualitária. Realizado com 351 agricultores, entre 2014/2015, por meio de formulário e entrevista semiestruturada. Para a análise, utilizou-se a estatística descritiva e inferencial e a classificação hierárquica descendente e a nuvem de palavras. Resultados: na fase QUAN, obteve-se idade média de 50,58 anos e predomínio de sintomas de adoecimento nos sistemas muscular, endócrino e urinário. Na fase QUAL, evidenciou-se que a negociação dos produtos agrícolas amplia a exposição dos trabalhadores a riscos físico, químico e ergonômico. O lucro representa o objetivo e permite o custeio de equipamentos, assistência à saúde e terapêutica medicamentosa, mediante o adoecimento. Conclusão: os riscos ocupacionais estão presentes no trabalho agrícola. A negociação reduz-se ao consumo de serviços e produtos de saúde em presença do adoecimento.

Objective: to understand the relationship between occupational risks in agricultural work and the negotiation for the health of rural workers. Method: mixed nested concurrent study, combined with equal integration (QUAN + QUAL). It was conducted with 351 farmers, between 2014/2015, using a form and semi-structured interview. For the analysis, descriptive and inferential statistics and the descending hierarchical classification, and the word cloud were used. Results: in the QUAN phase, the average age of 50.58 years old was obtained and a predominance of symptoms of illness in the muscular, endocrine, and urinary systems. In the QUAL phase, it became evident that the negotiation of agricultural products increases the exposure of workers to physical, chemical, and ergonomic risks. Profit represents the goal and allows for the cost of equipment, health care, and drug therapy, through illness. Conclusion: occupational risks are present in agricultural work. Negotiation is reduced to the consumption of health services and products in the presence of illness.

Objetivo: comprender la relación entre riesgos laborales en el trabajo agrícola y la negociación para la salud del trabajador rural. Método: estudio mixto concurrente anidado, combinado por integración (QUAN + QUAL) igualitaria. Fue realizado con 351 agricultores, entre 2014/2015, por medio de un formulario y una entrevista semi-estructurada. Para el análisis, se utilizó la estadística descriptiva e inferencial y la clasificación jerárquica descendiente y la nube de palabras. Resultados: en la fase QUAN, se obtuvo una edad media de 50,58 años y predominio de síntomas de enfermedades en los sistemas muscular, endócrino y urinario. En la fase QUAL, se observó que la negociación de los productos agrícolas amplia la exposición de los trabajadores a riesgos físico, químico y ergonómico. El lucro representa el objetivo y permite el costeo de equipamientos, asistencia a la salud y terapéutica medicamentosa, mediante la enfermedad. Conclusión: los riesgos laborales están presentes en el trabajo agrícola. La negociación se reduce al consumo de servicios y productos de salud en la presencia de la enfermedad.
Descritores: Riscos Ocupacionais
Saúde da População Rural
Saúde do Trabalhador
Negociação
Agricultura
Limites: Humanos
Responsável: BR568.1 - Biblioteca Central Manoel Marques de Souza, Conde de Porto Alegre


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Id: lil-772046
Autor: Boy, Martín.
Título: Travestis y vecinos de la 'zona roja' de Palermo: distancias y cercanías en conflicto. Ciudad de Buenos Aires, 1998-2012 / Travestis e vizinhos da 'zona vermelha' de Palermo: distâncias e proximidades em conflito. Cidade de Buenos Aires, 1998-2012 / Travestis and neighbors of the Palermo "red light district": distance and proximity in conflict. Buenos Aires City, 1998-2012
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(21):175-196, sept.-dic. 2015. graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen En este artículo se analizará la 'zona roja' del barrio porteño de Palermo, como un conflicto urbano que devino un problema político. Vecinos, travestis, funcionarios públicos, autoridades religiosas y empresarios se manifestaron acerca de la oferta de sexo de travestis en las calles del barrio. Las diferentes argumentaciones pusieron en debate cuál era el proyecto de ciudad que debía promoverse desde las políticas públicas y quién merecía vivir en la ciudad y quién no. En este trabajo se analiza lo que sucede cuando la desigualdad social se encuentra en el espacio público. Los repertorios morales de los diferentes actores involucrados pusieron en tensión cuán tolerable podía ser la presencia de prácticas e identidades ilegítimas y cómo, desde la gestión pública, la administración de las distancias y las cercanías espaciales entre los diferentes se convirtió en un elemento vital para solucionar un conflicto urbano y moral.

Resumo Neste artigo se analisará a 'zona vermelha' do bairro de Palermo como um conflito urbano que se transformou em um problema político. Vizinhos, travestis, funcionários públicos, autoridades religiosas e empresários se manifestaram a respeito da oferta de sexo de travestis nas ruas do bairro. As diferentes argumentações puseram em debate qual era o projeto de cidade que se devia promover a partir das políticas públicas e quem merecia viver na cidade e quem não. Neste trabalho se analisa o que acontece quando a desigualdade social se encontra no espaço público. Os repertórios morais dos diferentes atores envolvidos puseram em tensão quão tolerável podia ser a presença de práticas e identidades ilegítimas e como, a partir da gestão pública, a administração das distâncias e das proximidades espaciais entre os diferentes se converteu em um elemento vital para solucionar um conflito urbano e moral.

Abstract This paper analyzes the "red light district" of Palermo, understood as an urban conflict that has become a political issue. Neighbors,travestis, government officials, religious leaders and business owners mobilized about travesti's offer of sex services on the streets of the neighborhood. These events generated a political debate about the city project promoted by urban public policy, and the subject deserving to live in the city. This paper analyzes social inequality within the public space. The different and conflicting moral repertories of individuals and policy stakeholders questioned how tolerable could be the presence of illegitimate practices and identities; and how public policies, management and spatial distance and proximity between different surroundings became a vital element to solve an urban and moral conflict.
Descritores: Política
Travestilidade
Planejamento de Cidades
Área Urbana
Fatores Socioeconômicos
Estigma Social
-Argentina
Trabalho Sexual
Características de Residência
Negociação
Sexismo
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1156160
Autor: Kara-Junior, Newton.
Título: Inovação na gestão de conflitos / Innovation in conflict management
Fonte: Rev. bras. oftalmol;79(6):361-362, nov.-dez. 2020.
Idioma: pt.
Descritores: Oftalmologia
Conflito de Interesses
Negociação
Sistema de Justiça
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.2 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Chile
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Id: lil-771632
Autor: Noguera Sánchez, Marcelo Fidias; Mancera Resendiz, Miguel Ángel; Ramírez García, Fernando Said; Rabadan Martínez, Cesar Eslí; Calvo Aguilar, Omar.
Título: Análisis de 7 años de la queja en gineco-obstetricia por la Comisión Estatal de Arbitraje Médico en Oaxaca, México / 7-year analysis of the complaint in gynecology-obstetrics by the State Commission of Medical Arbitration in Oaxaca, Mexico
Fonte: Rev. chil. obstet. ginecol;80(6):450-455, dic. 2015. tab.
Idioma: es.
Resumo: ANTECEDENTES: Se realizó la revisión de 7 años del Sistema de Quejas Médicas en la Comisión Estatal de Arbitraje Médico del Estado de Oaxaca, México, entidad autónoma y calificada para dirimir el proceso de inconformidad durante el fenómeno de la atención médica. Se analizaron todas las quejas, formas de resolución y en especial se identifico la queja en gineco-obstetricia. OBJETIVO: Caracterizar la inconformidad en la queja del usuario en la especialidad de gineco-obstetricia. MÉTODO: Investigación documental, descriptiva, transversal, retrospectiva y sin implicaciones éticas, efectuada mediante el análisis de bases de datos del SAQMEDO de enero de 2008 a abril de 2015. Se seleccionaron todos los expedientes de quejas médicas de la especialidad, entre todas las presentadas. RESULTADOS: El Instituto Mexicano del Seguro Social fue la entidad más frecuente en quejas médicas seguida por la medicina privada. Por octavo año consecutivo la ginecología y obstetricia prevalece como líder en quejas de los usuarios, sumando en el actual análisis 100 de 438 quejas. El origen de las quejas resulta de la deficiencia en la otorgación del servicio institucional y privado que contabilizó el 69% de los casos. CONCLUSIONES: La falta en el proceso de la evaluación del desempeño ha sido fundamental en la repetición de la queja en gineco-obstetricia. A lo largo de 8 años se ha repetido el modelo vicioso, sin que las instituciones hagan algo a cambio. De continuar ignorando el problema de manera local conseguiremos que éste ciclo se perpetúe.

BACKGROUND: It has been made a complete analysis of 7 years in the State Commission of Medical Arbitration in Oaxaca, one of the southern states in México. This Commission is the legal entity to judge the process of malpractice. The study was aim to identify the obstetrics and gynecology complains. OBJECTIVE: Characterize the medical complain in the obstetrics and gynecology specialty. METHOD: It was conducted a documentary research, descriptive, transversal, retrospective and without ethical implications, through analysis of databases of the State Commission of Medical Arbitration of Oaxaca, corresponding to 2008 -2015 activity report; we selected records were medical complaints in the specialty of gynecology-obstetrics. RESULTS: The Mexican Institute of Social Security Services became the most demanded medical provider closely followed by the private practice. Obstetrics and gynecology was the most demanded medical specialty for 8th uninterrupted years. From 438 claims 100 accounted to this specialty. The failure to give or perform the service was the origin of the complains. CONCLUSION: Absence of risk assessment and supervision of competence in the performance of the medical process were the most forthcoming issues when malpractice were continue to identified. Eight in a row years of failure to amended these vicious process speaks for itself. Lots of hard work are to be consider as a reliability strategy.
Descritores: Negociação
Erros Médicos/estatística & dados numéricos
Ginecologia
Imperícia/estatística & dados numéricos
Obstetrícia
-Qualidade da Assistência à Saúde
Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Estudos Retrospectivos
Erros Médicos/legislação & jurisprudência
Cuidados Médicos
Imperícia/legislação & jurisprudência
México
Limites: Humanos
Feminino
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1115778
Autor: Lagos Tissie, Denisse; Bravo R, Lidia.
Título: Mediación en el sistema público de salud: oportunidades para mejorar / Mediation in public healthcare: opportunities for improvement
Fonte: Rev. méd. Chile;148(2):211-215, feb. 2020. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Background: Mediation in healthcare is a non-adversarial process to resolve a dispute risen between patients and health providers during medical attention Aim: To characterize the mediation process taking place in the public health system in Chile, from its start until 2017. Material and Methods: Cross-sectional descriptive study. Under the Transparency Law, information about mediation processes between 2005 and 2017 was requested to the State Defense Council (CDE in its Spanish acronym). This data was complemented with the information available on the website of this agency. Results: Ninety four percent of the complaints filed at the CDE were deemed eligible for mediation. Only 19% of the concluded cases led to an agreement between the disputing parties. The agreements reached were mostly monetary compensation, medical assistance, and apologies/explanation of the facts. The average amount of compensation reached $14,862,088 (Chilean pesos). The most commonly claimed damage resulting from medical care was partial disability. The medical specialties more often claimed were Obstetrics and Gynecology, General Surgery, and Internal Medicine. Conclusions: The analysis of conducted mediations is a source of feedback for healthcare staff and health institutions. It would greatly contribute to prevent possible damage and medical conflicts, specially within the specialties with the most complaints. Improvements to the existing legislation are required to ensure free access for all the population.
Descritores: Negociação
-Chile
Estudos Transversais
Dissidências e Disputas
Obstetrícia
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-845145
Autor: Hernández, Dania Silva; Martínez Trujillo, Nelcy; del Campo Peña, Ana Dolores; Crosdale Hunt, Rebeca; Lobaina Baile, Norma; Noa Riverón, Isabel Magalys.
Título: La selección de árbitros desde la perspectiva de directores de revistas biomédicas cubanas / Selection of peer reviewers according to the Cuban medical journal editors´ perspective
Fonte: Rev. cuba. salud pública;43(2), abr.-jun. 2017. tab.
Idioma: es.
Resumo: Valorar los criterios utilizados por los directores de revistas biomédicas cubanas para la selección de sus árbitros. Métodos: Se realizó una investigación descriptiva entre septiembre del año 2013 y diciembre de 2014. Se aplicó y se validó un cuestionario enviado por vía electrónica a 21 directores escogidos por muestreo de conveniencia y disponibilidad para participar. La muestra la constituyeron 14 directores. Se exploraron variables relacionadas con el proceso de arbitraje y la selección de los árbitros. Los datos se ingresaron en una base de datos creada al efecto con el programa SPSS versión 15.0. en español. Los resultados se expresaron en valores absolutos y porcentajes. Resultados: El prestigio científico fue el criterio de selección marcado por 13 (85,7 por ciento) directores. La característica señalada como indispensable por todos los directores fue la actualización del árbitro en el tema a evaluar. En segundo lugar mencionaron el compromiso de ser ético y responsable, la objetividad en el dictamen, y el gestionar la información pertinente; esta última condición fue muy valorada. Entre las habilidades indispensables en un árbitro, 8 directores declararon que fueran capaces de detectar errores graves de forma y de contenido y problemas metodológicos que afecten la calidad del texto. Conclusiones: Los criterios adoptados por los directores para la selección de árbitros denotan una orientación objetiva. No obstante, deben establecerse pautas concretas que establezcan las condiciones y habilidades indispensables para el buen desempeño de un árbitro. Esto facilitaría la gestión de selección de estos expertos(AU)

To assess the criteria used by the Cuban medical journal editors for the selection of peer reviewers. Methods: A descriptive research study was conducted from September 2013 to December 2014. A questionnaire was administered and validated, which was sent by e-mail to 21 editors selected through convenience sampling and willingness to participate in the study. The sample was 14 editors. Several variables related to review process and selection of reviewers were explored. Data were entered into a database created for this purpose with the SPSS 15.0 version software in Spanish. The results were given in absolute figures and percentages. Results: The scientific prestige was the selection criterion stated by 13 (85.7 percent) editors. The characteristic that all the editors pointed out as indispensable was update in terms of evaluation by the reviewer. In the second place, they listed the commitment to ethics and responsibility, objective reporting and relevant information management, the latter was highly assessed by the participants. Among the indispensable skills of a reviewer, eight editors stated that they should be able to detect serious mistakes in form and content and the methodological problems affecting the quality of text. Conclusions: The criteria of editors for the selection of peer reviewers show an objective orientation. However, specific guidelines should be set to state the indispensable skills and conditions for good performance of reviewers, which would facilitate the process of selection of these experts(AU)
Descritores: Revisão por Pares/métodos
Negociação/métodos
Publicações Científicas e Técnicas
-Epidemiologia Descritiva
Cuba
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1139373
Autor: Munuera Gómez, Pilar.
Título: La mediación sanitaria en Chile / Medical mediation in the international context
Fonte: Rev. méd. Chile;148(6):792-798, jun. 2020. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Mediation can approximate opposing positions and reach agreements that offer viable solutions for the problems posed by parties. The favorable results, the statements of the professionals and the welfare of the parties who participate in it are some of the reasons for its growth. Its fields of action are diverse, creating a space where the protagonists solve their problems and transform their relationships without having to resort to lengthy and costly legal processes to reach valid agreements. Mediation allows to dejudicialize health care and improve the relationships that are created in all its services. Its implantation in health organizations will favor a more humanized attention by eliminating conflicts, thus elevating the quality and degree of well-being of all the professionals who participate.
Descritores: Negociação
Atenção à Saúde
Limites: Humanos
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central



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