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Id: biblio-1250166
Autor: Oliveira, Raquel Valente de; Ribas, João Francisco Magno.
Título: Elementos para a leitura de jogo no levantamento a partir da praxiologia motriz: a linguagem corporal dos jogadores de voleibol / Elements for game reading in lifting from motor praxeology: the body language of volleyball players
Fonte: J. Phys. Educ. (Maringá);32:e3204, 2021. graf.
Idioma: pt.
Projeto: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Resumo: RESUMO O objetivo da pesquisa foi sistematizar os elementos relativos à linguagem corporal dos jogadores de Voleibol que orientam a Leitura Praxêmica e a tomada de decisão do Levantador, fundamentado nas interações de cooperação e oposição estabelecidas no jogo. Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica, nos quais foram utilizados artigos, livros, teses e dissertações que têm como temática o Voleibol e a leitura de jogo, selecionados em cinco fontes de pesquisas: Portal de Periódicos CAPES/MEC; Revistas Brasileiras da área da Educação Física; Acervo da Biblioteca do Centro de Educação Física da Instituição; Acervo do Grupo de Pesquisa; Catálogo de Teses e Dissertações - CAPES. Os elementos Praxêmicos mais apontadas pelos estudos analisados foram: Salto (saque); Posicionamento de Mãos/Braços, Flexão de Joelhos, Deslocamento dos Passadores (recepção); Passadas (corrida) de Preparação (ataque); Deslocamento dos Bloqueadores (bloqueio); Deslocamento dos Defensores (defesa adversária); Posicionamento de Mãos/Braços, Flexão de Joelhos, Deslocamento dos Defensores (defesa da equipe). Fundamentado nos resultados desta pesquisa é possível afirmar que os elementos sistematizados se complementam no contexto do jogo de Voleibol, orientando a leitura e a tomada de decisão do Levantador durante as mais variadas situações pelas quais ele é responsável no momento do Levantamento.

ABSTRACT The objective of the research was to systematize the elements related to the body language of Volleyball players that guide the Praxemic Reading and the decision making of the Lifter, based on the interactions of cooperation and opposition established in the game. For that, a theoretical research was carried out, in which articles, books, theses and dissertations were used that have Volleyball as the theme and the reading of game, selected in five research sources: Portal of Newspapers CAPES/MEC; Brazilian journals in the area of Physical Education; Collection of the Library of the Center of Physical Education of the Institution; Collection of the Research Group; Thesis and Dissertation Catalog - CAPES. The Praxemic elements most pointed out by the analyzed studies were: Salto (serve); Hand/Arm Positioning, Knee Flexion, Passenger Displacement (reception); Past (run) of Preparation (attack); Displacement of the Blockers (block); Displacement of Defenders (opposing defense); Hand/Arm Positioning, Knee Flexion, Displacement of Defensors (defense of the team). Based on the results of this research, it is possible to affirm that the systematized elements complement each other in the context of the game of Volleyball, orienting the reader and the decision making of the Lifter during the most varied situations for which he is responsible at the time of the Survey.
Descritores: Esportes
Voleibol
Atletas
-Educação Física e Treinamento
Tomada de Decisões
Cinésica
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1154907
Autor: Marques, Danieli Alves Pereira; Kunz, Elenor.
Título: Entre percepção, historicidade e expressão: a dança como linguagem / Among perception, historicity and expression: dance as a language / Entre percepción, historicidad y expresión: la danza como lenguaje
Fonte: Movimento (Porto Alegre);26:e26096, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Este ensaio, à luz das reflexões filosóficas de Merleau-Ponty, almeja compreender a dança como linguagem. É a partir da correlação entre percepção, historicidade e expressão que o filósofo visualiza proximidades entre arte e linguagem. Para compreender a conexão desses três elementos, situamos alguns acontecimentos no processo de desenvolvimento da dança ao logo do tempo, trazendo trabalhos de artistas da dança moderna e contemporânea. Trata-se de condição importante para percebemos que a dança nunca deixa de se transformar. Tal proposição nos faz compreender como as expressões não estão alheias ao tempo e se alimentam de suas próprias mobilidades. É pelos entrecruzamentos perceptivos que a expressão nunca conhece o fim, nunca se completa, havendo sempre mais por dançar. Abrir-se para a linguagem como realização de sentido, experiência de mundo, é fundamental para pensarmos possibilidades da experiência da dança como linguagem.

In the light of Merleau-Ponty's philosophical reflections, this essay aims to understand dance as a language. Based on the correlation among perception, historicity and expression, the philosopher envisages closeness between art and language. To better understand how these three elements connect, we situate some events in the process of development of dance over time, presenting works by modern and contemporary dance artists. It is a crucial condition for realizing that dance never ceases to change. This proposition enables us to understand how expressions are not unconnected to time and feed on their own mobility. It is through perceptual intersections that expression never ends, it is never completed, there is always more to be danced. Opening up to language as the realization of meaning and world experience is crucial for thinking about possibilities of experiencing dance as language.

Este ensayo, a la luz de las reflexiones filosóficas de Merleau-Ponty, tiene como objetivo comprender la danza como lenguaje. Es a partir de la correlación entre percepción, historicidad y expresión que el filósofo visualiza proximidad entre arte y lenguaje. Para comprender la conexión entre estos tres elementos, situamos algunos hechos en el proceso de desarrollo de la danza a lo largo del tiempo, trayendo obras de artistas de la danza moderna y contemporánea. Es una condición importante para que nos demos cuenta de que la danza nunca deja de transformarse. Tal proposición hace que entendamos que las expresiones no son ajenas al tiempo y se alimentan de sus propias movilidades. Es a través de los entrecruzamientos perceptivos que la expresión nunca conoce el fin, nunca se completa, quedando siempre más por danzar. Abrirse al lenguaje como realización de sentido, experiencia de mundo, es fundamental para que pensemos posibilidades de la experiencia de la danza como lenguaje.
Descritores: Percepção
Dança
Cinésica
-Filosofia
Pensamento
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-996196
Autor: Canales-Lacruz, Inma; Táboas-Pais, María Inés; Rey-Cao, Ana.
Título: Deshibición, espontaneidad y codificación percibida por el alumnado de expresión corporal / Lack of inhibition, spontaneity and codification as perceived by the student of corporal expression / Desinibição, espontaneidade e codificação percebida pelos alunos de expressão corporal
Fonte: Movimento (Porto Alegre);19(4):119-140, out.-dez. 2013. ilus, graf.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo examina las percepciones del alumnado en cuanto a la desinhibición, la espontaneidad y la codificación de las tareas en la disciplina de expresión corporal. La muestra fue de 18 personas - 24,46±2,22 años-; alumnos/as de la Universidad de Vigo (España). Se realizó análisis de contenido de los diarios de prácticas del alumnado. El tratamiento de la información se realizó con el software de análisis cualitativo NVIVO 8. Los resultados mostraron que: la interacción visual y táctil inhibe el compromiso expresivo, las consignas basadas en metáforas facilitan el movimiento espontáneo y la codificación del gesto favorece la transmisión de mensajes

This article aims to identify student's perceptions regarding the lack of inhibition, spontaneity and codification of the tasks associated with corporal expression. The study sample comprised 18 students (24.46 ± 2.22 years old) of corporal expression at the University of Vigo (Spain). A content analysis of the student's logbooks was undertaken. Data was processed using the NVIVO 8 software. Results showed that visual and tactile interaction inhibits expressive commitment, instructions based on metaphors facilitate spontaneous movement and codification of gestures favours the transmission of messages

Este artigo examina as percepções a respeito da desinibição, espontaneidade, e a codificação de alunos e alunas nas tarefas da disciplina de expressão corporal. A amostra foi composta por 18 pessoas -24,46 ± 2,22 anos-, alunos/ as da Universidade de Vigo (Espanha). Análise dos dados foi realizada pela técnica de análise de conteúdo dos diários de práticas dos alunos/as. Para o tratamento dos dados foi utilizado o software de análise qualitativa NVIVO8. Os resultados mostraram que: a interação visual e tátil inibe o compromisso expressivo, os slogans com base em metáforas facilitam o movimento espontâneo e a codificação do gesto favorece a transmissão de mensagens
Descritores: Dança/psicologia
Cinésica
Limites: Humanos
Responsável: BR18.1 - Biblioteca FAMED/HCPA


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Id: biblio-1154948
Autor: Lara-Aparicio, Mar; Mayorga-Vega, Daniel; López-Fernández, Iván.
Título: Expressive movement and creative dance practice in the times of quarantine: the #vidlop movement / Prática de expressão corporal em tempos de quarentena: o movimento #vidlop / Práctica de expresión corporal en tiempos de cuarentena: el movimiento #vidlop
Fonte: Movimento (Porto Alegre);27:e27011, 2021. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Spanish Ministry of Universities.
Resumo: The situation created by the novel coronavirus disease has affected education worldwide, resulting in the urgent need for programs that promote physical activity at home and responsible use of internet-connected devices. This work provides a didactic proposal to perform Expressive Movement & Creative Dance (EMCD) at home adaptable to distinct educational levels and useful as a valuable online or face-to-face education experience even when the coronavirus crisis ends. The proposal is based on the Laban Movement Analysis, the Theatre of the Oppressed, and Lipdub. It seeks to develop students' own artistic body language, emotional intelligence, healthy physical activity and social awareness. Furthermore, it intends to promote the creation of a new social movement (#VIDLOP) using art and popular media as empowering and democratic channels for building a better world. In conclusion, this may be a promising proposal to develop the EMCD and human awareness in challenging scenarios and distinct educational settings.

A situação causada pela nova doença do coronavírus afetou a educação em todo o mundo, sendo urgente a aplicação de programas que promovam a atividade física em casa e o uso responsável de dispositivos conectados à internet. O presente trabalho apresenta uma proposta didática de Expressão Corporal (EC) para a sua prática desde casa, adaptável a diferentes níveis educacionais, e útil também como uma valiosa experiência educacional on-line ou presencial mesmo quando a crise do coronavírus acabe. Esta proposta baseia-se na Análise Laban de Movimento, no Teatro do Oprimido e no Lipdub. Procura desenvolver a linguagem corporal artística própria, a inteligência emocional, comportamentos saudáveis de atividade física e a consciência social dos alunos; e promover a criação de um novo movimento social (#VIDLOP), usando a arte e a mídia popular como canais democráticos e de poder para construir um mundo melhor. Em conclusão, esta pode ser uma proposta promissora para o desenvolvimento da EC e da consciência humana em cenários desafiadores e em diferentes ambientes educacionais.

La situación provocada por la nueva enfermedad del coronavirus ha afectado a la educación en todo el mundo, por lo que es urgente la aplicación de programas que promuevan la actividad física en el hogar y el uso responsable de dispositivos conectados a internet. El presente trabajo presenta una propuesta didáctica de Expresión Corporal (EC) para practicar desde casa, adaptable a diferentes niveles educativos, y útil también como una valiosa experiencia educativa online o presencial, incluso cuando la crisis del coronavirus acabe. Esta propuesta se basa en el Análisis del Movimiento de Laban, en el Teatro del Oprimido y en el Lipdub. Busca desarrollar el lenguaje corporal artístico propio, la inteligencia emocional, comportamientos saludables de actividad física y la conciencia social de los alumnos, además de promover la creación de un nuevo movimiento social (#VIDLOP), utilizando arte y medios de comunicación populares como canales democráticos y de poder para construir un mundo mejor. En conclusión, esta puede ser una propuesta prometedora para el desarrollo de la EC y la conciencia humana en escenarios desafiantes y en diferentes entornos educativos.
Descritores: Isolamento Social
Saúde
Infecções por Coronavirus
Coronavirus
Atividade Motora
-Educação Física e Treinamento
Internet
Cinésica
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: lil-516480
Autor: Musso, Carlos.
Título: Las obras maestras del arte universal y la medicina: El pensador de Auguste Rodin (1840-1917) / Universal Art Masterpieces and Medicine: The Thinker by Auguste Rodin (1840-1917)
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;10(5):147-147, sept.-oct. 2007. ilus.
Idioma: es.
Descritores: Arte
Cinésica
Cognição
Pensamento
Fenômenos Biológicos
-Escultura
Limites: Humanos
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1102074
Autor: Riolfi, Claudia Rosa; Andrade, Emari.
Título: Diretrizes psicanalíticas para a orientação de pós-graduandos / Psychoanalytical guidelines to the supervision of post-graduation students / Directrices psicoanalíticas para la formación de investigadores
Fonte: Psicol. Estud. (Online);21(4):569-579, out.-dez. 2016.
Idioma: en; pt.
Resumo: Após termos nos dedicado a uma extensiva pesquisa, na obra de Jacques Lacan, de elementos que nos permitissem lançar luz a respeito da complexa tarefa de orientar um percurso de formação de pesquisador, neste texto nos propomos a formalizar oito princípios da psicanálise que poderiam nortear a ação de quem se dedica à formação do pesquisador. Eles são: 1) existem diferenças entre corpo biológico e o corpo erógeno; 2) existe uma lacuna entre o ser humano e sua sexualidade; 3) a instância que une corpo e linguagem é o Real; 4) ensino e transmissão são duas coisas diferentes; 5) é possível transmitir o amor a um saber pelo agenciamento do Real; 6) a orientação funciona mais pelo que se faz do que pelo que se fala; 7) o julgamento do dito é feito pelas consequências dadas a ele; e 8) a escrita pode ser uma instância para levar o sujeito a criar um "si". Esses princípios foram tomados como aporte metodológico para analisar os manuscritos do corpus. Por meio desta análise, percebemos que são ferramentas importantes para mostrar o que se passa no processo de escrita do texto acadêmico, apontando para os modos como cada pesquisadora deu consequência às diretrizes fornecidas pela orientadora de tese.

We first dedicated ourselves to an extensive research, on the work of Jacques Lacan, of elements that could help us to throw light on the complex task of advising a career of researcher training. We then are willing, in this text, to formalize eight guidelines to psychoanalysis that could guide the supervision of post-graduation students. They are: 1) There are differences between the organism and the erogenous body; 2) There is a gap between the human being and his sexuality; 3) The instance that bonds language and the body is the Real; 4) Teaching and transmitting are two different things; 5) It is possible to transmit someone the love for knowledge by the management of the Real; 6) Advising makes more effect from what the advisor does than from what he says; 7) The evaluation of what is said must be done from the consequences of saying; e 8)Writing can be an resource to help someone in the creation of his own self. Taking them as a support to analyse the manuscripts of the corpus, we realised that they are an important tool to show what happens in the process of the academic text writing, leading to the comprehension of the ways followed by each researcher regarding the instructions given by the theses advisor.

Después de una amplia investigación, hecha en la obra de Jacques Lacan, de elementos que nos permitiesen encontrar directrices para la compleja tarea de dirigir la trayectoria de formación de investigadores, en este texto nos proponemos a formalizar los ocho principios del psicoanálisis que podrían orientar la acción de quien se dedica a la formación del investigador. Los principios son: 1) Hay diferencias entre el cuerpo biológico y el cuerpo erógeno; 2) Existe una brecha entre el ser humano y su sexualidad; 3) La instancia que une el cuerpo y el lenguaje es Real; 4) Enseñanza y transmisión son dos cosas diferentes; 5) Es posible transmitir el amor a un saber por el tramado hecho por el Real; 6) La dirección académica funciona más por lo que se hace que porlo que se dice; 7) El juicio es hecho por las consecuencias dadas a él; y 8) La escritura puede ser una instancia que lleva el sujeto a crear un "sí". Cuando tomamos los principios psicoanalíticos como apoyo metodológico para analizar los manuscritos del corpus, nos dimos cuenta que son una herramienta importante para mostrar lo que se pasa en el proceso de escritura del texto académico, pues apuntan para lo que cada investigadora hizo con los apuntes hechos por la por la directora de la tesis.
Descritores: Psicanálise/educação
Educação de Pós-Graduação
-Ensino
Universidades
Humanos
Sexualidade
Dissertação Acadêmica
Teoria Freudiana
Cinésica
Idioma
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-890581
Autor: Mendieta-Izquierdo, Giovane.
Título: Percepción de cuerpo y corporalidad en hombres que ejercen prostitución viril en Guadalajara, México / Perception of body and corporeality in men practicing male prostitution in Guadalajara, Mexico
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;23(5):1541-1549, Mai. 2018.
Idioma: es.
Resumo: Resumen El objetivo de este artículo es interpretar la percepción de cuerpo y corporalidad de un grupo de hombres que ejercen la prostitución viril en el centro de Guadalajara, Jalisco, México. Estudio fenomenológico desde la perspectiva interpretativa de Heidegger, se toma la percepción de cuerpo cómo categoría de análisis, a partir de 20 entrevistas a profundidad en 13 varones en ejercicio de prostitución. La interpretación de cuerpo y corporalidad en los hombres que ejercen la prostitución viril gira en torno a las categorías: a) cuerpo sucio, estigma, b) cuerpo que busca oportunidades, c) cuerpo y corporalidad, atractivo para los clientes, d) lenguaje corporal y contacto inicial y e) el valor asignado al cuerpo, la tarifa. La percepción de cuerpo y corporalidad se enmarca en una fuerte estigmatización social de la actividad, al igual que el reconocimiento de un discurso de masculinidad hegemónica, el cuerpo es eje articulador de su práctica.

Abstract Objective To interpret the perception of the body and corporeality in a group of men practicing male prostitution in the center of Guadalajara, Jalisco, Mexico. Method An interpretive phenomenological study from the perspective of Heidegger; the perception of the body is taken as a category of analysis based on 20 in-depth interviews with 13 males practicing prostitution. Results The interpretation of the body and corporeality in men who practice male prostitution centers on the following categories: a) the dirty body, stigma, b) body-seeking opportunities, c) the body and corporeality, appealing to customers, d) the initial contact and body language, and e) the value assigned to the body, the rate. Conclusion The perception of the body and corporeality is part of a strong social stigma of the activity, as is the recognition of a hegemonic discourse of masculinity; the body is the linchpin of its practice.
Descritores: Trabalho Sexual/psicologia
Masculinidade
Estigma Social
-Entrevistas como Assunto
Corpo Humano
Cinésica
México
Limites: Humanos
Masculino
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1130813
Autor: Fortes, Isabel.
Título: A performance como linguagem: corpo, ato, gênero e sujeito / Performance as language: body, act, gender and subject
Fonte: Agora (Rio J.);23(2):44-50, maio-ago. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo: O presente artigo desenvolve um percurso sobre a atualidade da performance como ato de linguagem que tem uma efetividade própria no campo do gênero, na política das ruas e na psicanálise. Além destes domínios, a arte contemporânea é também citada como ilustrativa da atualidade da performance. Aproxima-se a paródia, elemento importante na performance de gênero, da noção lacaniana de semblante. Investiga-se o modo como a linguagem performativa opera nesses diferentes campos como um modo de ato que possui valor de palavra, um ato que tem valor de um dizer. Além disso, acentua-se a presença do corpo como elemento central e fundamental para o ato performativo.

Abstract: This article traverses a course around the contemporariness of the performance as an act of language with its own effectiveness in the field of gender, in street politics, and in psychoanalysis. In addition to these domains, contemporary art is also cited as illustrative of current performance. The parody, an important component in gender performance, is linked to the Lacanian concept of semblant. We probe the way performative language functions in these diverse fields as a form of act worth of words, an act that is also an utterance. Moreover, the presence of the body is emphasized as a central and essential factor in the performative act.
Descritores: Desempenho Físico Funcional
Cinésica
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


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Id: biblio-947664
Autor: Barros-Poblete, Marisol; Torres-Castro, Rodrigo; Villaseca Rojas, Yenny; Ríos Munita, Cristián; Puppo, Homero; Rodríguez-Núñez, Iván; Torres Tapia, Claudio; Rosales-Fuentes, Javiera; Romero, Juan Eduardo; Vera-Uribe, Roberto; Bustamante, Fernando; Hidalgo Soler, Gonzalo; Jimenez, Alejandra.
Título: Consenso chileno de técnicas de kinesiología respiratoria en pediatría / Chilean consensus about pediatric chest physioterapy
Fonte: Neumol. pediátr. (En línea);13(4):137-148, oct. 2018. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Chest physiotherapy is currently an outstanding therapeutic tool for the management of pediatric respiratory patients. Many and varied techniques, manual and assisted, have been developed, some requiring patient collaboration. The development of knowledge and the pathophysiological understanding of respiratory diseases in recent years has generated the need to agree on the terminology, the fundamentals and the application of each of the kinesthetic techniques of respiratory treatment in the pediatric field. The objective of this document was to compile the available literature related to the physiological mechanisms, indications, procedural aspects and most frequently used techniques in our country, with the purpose of being a guideline for the clinical practice of professionals and students. The following techniques were included: prolonged slow expiration, slow expiration with glottis opened, autogenic drainage, assisted autogenic drainage, active cycle, compression/decompression, airway clearance, forced expiration techniques, cough and respiratory exercises.

La kinesiología respiratoria es actualmente una herramienta terapéutica destacada para el manejo de los pacientes respiratorios pediátricos. Se han desarrollado muchas y variadas técnicas, manuales y asistidas, algunas requiriendo colaboración del paciente. El desarrollo del conocimiento y la comprensión fisiopatológica de las enfermedades respiratorias en los últimos años ha generado la necesidad de consensuar la terminología, los fundamentos y la aplicación de cada una de las técnicas kinésicas de tratamiento respiratorio en el ámbito pediátrico. El objetivo de este documento fue recopilar la literatura disponible relacionada con los mecanismos fisiológicos, indicaciones, aspectos procedimentales y técnicas más utilizadas en nuestro país, con el propósito de ser una directriz que oriente la práctica clínica de profesionales y estudiantes en formación. Se incluyeron así las siguientes técnicas: espiración lenta prolongada, espiración lenta con glotis abierta, drenaje autógeno, drenaje autógeno asistido, ciclo activo, presión/descompresión, bloqueos torácicos, técnicas de espiración forzada, tos y ejercicios respiratorios.
Descritores: Pediatria/métodos
Tórax
Especialidade de Fisioterapia
Pulmão/fisiopatologia
-Doenças Respiratórias
Vibração
Drenagem Postural
Modalidades de Fisioterapia
Guias de Prática Clínica como Assunto
Descompressão
Expiração
Cinésica
Limites: Humanos
Criança
Tipo de Publ: Guia de Prática Clínica
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-581985
Autor: Machineski, Gicelle Galvan; Schneider, Jacó Fernando; Bastos, Carmen Célia Barradas Correia.
Título: Corporeidade da mulher no pós-parto: uma compreensão da linguagem em Maurice Merleau-Ponty / Women's body language during the post-partum period: language understanding based on the work of Maurice Merleau-Ponty
Fonte: Rev. gaúch. enferm;27(3):408-416, 2006.
Idioma: pt.
Resumo: Essa pesquisa teve por objetivo compreender a linguagem da mulher no pós-parto sobre suas percepções com relação à corporeidade. Trata-se de um estudo fenomenológico em Maurice Merleau-Ponty. Realizaram-se entrevistas com dez puérperas, residentes na cidade de Cascavel, Estado do Paraná, Brasil, nos meses de fevereiro a maio de 2005. Com essa pesquisa foi possível compreender o significado que a mulher dá à sua existência no período pós-parto. Esse estudo poderá fornecer suporte para a formação de profissionais da saúde para um entendimento a respeito das vivências da mulher no pós-parto, podendo subsidiar a assistência à saúde dessa clientela.

Esta investigación tuvo como objetivo entender el lenguaje de la mujer en el posparto en lo tocante a sus percepciones de la corporeidad. Se trata de un estudio fenomenológico basado en la obra de Maurice Merleau-Ponty. Se hizo una serie de entrevistas con diez puérperas, residentes en la ciudad de Cascavel, Estado de Paraná, Brasil, en los meses de febrero a mayo de 2005. Con esta investigación fue posible entender el significado que la mujer le da a su experiencia en el período posparto. Este estudio podrá respaldar la formación de los profesionales de la salud para estos amplíen su entendimiento con respecto a las vivencias de la mujer durante el posparto, y de ese modo mejorar la atención a la salud de dichas pacientes.

This study aimed understanding the woman's language during the post-partum period as to her perceptions of her body language. This study was based in the work of Maurice Merleau-Pont. Ten women living in Cascavel, State of Paraná, Brazil, were interviewed from February to May 2005. This study allowed the understanding of the meaning that the woman gives to her existence in the post childbirth period. This study may support training of health professionals in terms of understanding how women experience the post-partum period, thereby allowing better care of these patients.
Descritores: Cinésica
Período Pós-Parto
-Percepção
Limites: Humanos
Feminino
Responsável: BR546.1 - Biblioteca



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