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Id: lil-364002
Autor: Berardinelli, Lina Márcia Miguéis.
Título: Gestos de cuidado em enfermagem: estudo interdisciplinar através de imagens / Gestures of care nin nursing: interdisciplinary study through images.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; jun. 2003. 297 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola de Enfermagem Anna Nery para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: No presente estudo, tomamos como objeto os gestos de cuidado em enfermagem, com ênfase em seu movimento e dinamismo cotidiano. Trata-se de estudo interdisciplinar, exploratório, com abordagem qualitativa que, do ponto de vista instrumental, caaptou informações emregistros fotográficos históricos das décadas de 1920 e 1940, em um filme de ficção sobre a vida de Florence Nightingale e em imagens audiovisuais do cuidado hospitalar registradas em unidade de clínica médica de um hospital público, situado no município do Rio de Janeiro. O referncial teórico provém da Antropoligia Visual, dos estudos Cinematográficos e de pesquisas de autores brasileiros que abordam o cuidado em Enfermagem...
Descritores: Gestos
Cuidados de Enfermagem
Imagem Eidética
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação
BR442.1; D128, EEAN, 3e; BR1366.1; TE351


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Id: lil-407334
Autor: Berardinelli, Lina Márcia M; Coelho, Maria José; Figueiredo, Nébia Maria Almeida de.
Título: Imagem em movimento: a expressão da gestualidade dos enfermeiros no cuidado / Moving images: the expression of nurses'gestures during their care activities
Fonte: Rev. enferm. UERJ;13(1):68-75, jan.-abr. 2005.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo tem como propósito discutir a expressão da gestualidade dos enfermeiros no cuidado a partir da imagem em movimento. O fundamento teórico provém da Antropologia Visual e dos Estudos Cinematográficos. O delineamento do estudo caracteriza-se como interdisciplinar, de abordagem qualitativa, que, do ponto de vista instrumental, captou informações através de imagens audiovisuais do cuidado e de entrevista com cinco enfermeiros. Foi realizado em um hospital público universitário, situado no município do Rio de Janeiro, em 2002. A partir da análise da própria imagem, os participantes revelaram sensações de descoberta, encantamento, espanto e sentimento de preocupação.
Descritores: Recursos Audiovisuais
Autoimagem
Gestos
Cuidados de Enfermagem
-Brasil
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: lil-428783
Autor: Nogueira, Rosiléa Alves; Caetano, Joselany Áfio; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag.
Título: Interpretação da comunicação não verbal de um grupo de surdos / A nonverbal communication interpretation of the deaf
Fonte: Rev. RENE;1(1):41-45, jan.-jun. 2000. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: As pessoas surdas desenvolvem um sistema próprio de comunicação não oral. Podem se utilizar da Língua Brasileira de Sinais ou de gestos e expressões corporais que têm significados próprios para elas. Os profissionais de saúde, via de regra, não dominam esta comunicação, dificultando a interação com estas pessoas. As autoras procuram interpretar os elementos não verbais utlizados por um grupo de surdos da Associação de Surdos do Ceará, sediada em Fortaleza...
Descritores: Comunicação não Verbal
Pessoas com Deficiência Auditiva
-Gestos
Línguas de Sinais
Limites: Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-223903
Autor: Bezerra, Ana Lúcia Queiroz; Dal Ben, Luiza Watanabe; Camargo, Maria Nilda Vieira; Pinheiro, Valdeci F. de Oliveira.
Título: Gestos e posturas do enfermeiro durante a orientaçäo a familiares de pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI) / Gestures and postures of the nurse during orientation given to family members of patient being treated in intensive care units (ICV)
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;32(2):134-9, ago. 1998.
Idioma: pt.
Resumo: Trata-se de um estudo com caracterizaçäo dos gestos e posturas utilizados pelo enfermeiro durante a orientaçäo sistematizada de familiares dos pacientes internados em UTI. Os dados foram coletados através de filmagem das interaçöes entre enfermeira e o familiar. Na análise foram identificadas as diversas categorias dos gestos propostos por Ekman e Friesen. Entre os resultados destacou-se com maior frequência a presença dos gestos ilustrativos, o que foi positivo, pois eles contribuiram para enfatizar a fala da enfermeira e facilitar a compreensäo do familiar.
Descritores: Postura
Gestos
Unidades de Terapia Intensiva
Relações Profissional-Família
-Visitas a Pacientes
Comunicação
Comunicação não Verbal
Limites: Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Texto completo
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Id: biblio-949388
Autor: Muñoz Londoño, Elizabeth; Farkas, Chamarrita.
Título: Relación entre atención compartida madre-hijo, sensibilidad materna y expresión emocional gestual infantil / Relação entre atenção compartilhada mãe-filho, sensibilidade materna e expressão emocional gestual infantil / Relationship between mother-child shared attention, maternal sensitivity and infant emotional gestural expression
Fonte: Acta colomb. psicol;21(2):131-155, jul.-dic. 2018. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen La atención compartida se refiere a episodios en los que el niño y su cuidador están enfocados intencionalmente en algún objeto o actividad, presentando intercambios físicos y emocionales. En este estudio se describió la atención compartida considerando las dimensiones de nivel de compromiso y tono emocional, y se analizó su relación con la sensibilidad materna y la intensidad de la expresión emocional gestual de niños de un año de edad. La muestra estuvo compuesta por 12 díadas madre-hijo, donde se consideró como criterios de inclusión que los niños tuvieran entre 12 y 14 meses de edad, que fueran hijos únicos, que vivieran con ambos padres, y que asistieran a sala cuna. Los instrumentos utilizados fueron la Evaluación de Atención Compartida, la Evaluación de la Expresión Emocional Gestual del Niño y la Escala de Sensibilidad del Adulto. Los resultados evidencian episodios de atención compartida en díadas madre-hijo al año de edad, además de una relación significativa entre atención compartida con el nivel de compromiso y la sensibilidad materna.

Resumo A atenção compartilhada refere-se a episódios nos quais a criança e seu cuidador estão focados intencionalmente em algum objeto ou atividade, apresentando trocas físicas e emocionais. Neste estudo, a atenção compartilhada foi descrita considerando as dimensões de nível de compromisso e tom emocional, e foi analisada sua relação com a sensibilidade materna e com a intensidade da expressão emocional gestual de crianças de um ano de idade. A amostra estava composta por 12 duplas mãe-filho, cujos critérios de inclusão eram que as crianças tivessem entre 12 e 14 meses de idade, que fossem filhos únicos, que vivessem com ambos os pais e que frequentassem o berçário. Os instrumentos utilizados foram a Avaliação de Atenção Compartilhada, a Avaliação da Expressão Emocional Gestual da Criança e a Escala de Sensibilidade do Adulto. Os resultados evidenciam episódios de atenção compartilhada em duplas mãe-filho com um ano de idade, além de uma relação significativa entre atenção compartilhada com o nível de compromisso e a sensibilidade materna.

Abstract Shared attention refers to episodes through which a child and his or her caretaker are intentionally focused on some object or activity while engaging in physical and emotional exchange. This study describes shared attention bearing in mind levels of commitment and emotional tone, and it analyzes associated relationships with maternal sensitivity and the intensity of emotional expression in one-year-old children. The sample includes 12 mother-child dyads with the following inclusion criteria: only children, of ages between 12 and 14 months, living with both parents and attending a nursery. The instruments used were the Shared Attention Assessment, the Children's Emotional Expressions Assessment, and the Adult Sensitivity Scale (ASS). Results show episodes of shared attention between mother-child dyads at one year of age. A significant relationship between shared attention, levels of commitment, and maternal sensitivity was also found.
Descritores: Herança Materna
Gestos
Relações Mãe-Filho
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Pré-Escolar
Adulto
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina


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Id: biblio-905147
Autor: Rodríguez, Fernando Gabriel.
Título: El desarrollo de las habilidades comunicativas pregramaticales. Propuesta de un sistema de categorías para la investigación del gesto en la infancia temprana / The developmental abilities in pregramatical communication. A category system for researching gesture in early childhood
Fonte: Investig. psicol;20(2):105-130, ago. 2015. tab., graf..
Idioma: es.
Resumo: El presente trabajo introduce un sistema de categorías de observación para el estudio de la comunicación gestual comprensivo de las manifestaciones infantiles aisladas tanto como de las formaciones expresivas de gesto y palabra previas a la aparición de estructuras morfosintácticas. Se analizan las limitaciones de los códigos de observación preexistentes y se describe el procedimiento de confección del código de observación propuesto, mostrando sus ventajas. Finalmente, se discute la importancia de revalorizar al gesto como manifestación semiótica de primera magnitud, tanto por su valor semiótico específico como por su rol cooperativo en el proceso de adquisición de la lengua.

The present work introduces a category system for the research of gestural communication comprehensive of child expression both isolated and integrated in gesture-word constructions before the emergence of morphosyn tactical structures. The defects of other similar and previous category systems are analysed and the proceeding by which the present system was built is described, showing their advantages. Finally, the importance of giving the gesture a higher value as a first rate semiotic expression is discussed,considering its specific semiotic value as much as its cooperative role in the process of language acquisition.
Descritores: Gestos
Lactente
-Comunicação
Expressão Facial
Limites: Lactente
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: AR81.4 - Biblioteca


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Id: lil-797275
Autor: Camargo, Janaina Franciele; Salomão, Nádia Maria Ribeiro; Aquino, Fabíola de Sousa Braz; Nunes, Laísy de Lima.
Título: Os gestos na comunicação mãe-bebê: um estudo longitudinal / The gestures in mother-infant communication: a longitudinal study / Los gestos en la comunicación madre-bebé: un estudio longitudinal
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;15(2):652-670, maio-ago. 2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Segundo a perspectiva da interação social dos estudiosos da linguagem, esta se desenvolve por meio de interações bidirecionais estabelecidas entre adulto e criança desde as idades iniciais. O objetivo do estudo foi analisar a comunicação entre mãe e bebê na fase pré-verbal da criança. Participaram do estudo seis díades, filmadas em situação de brincadeira livre aos 6, 9 e 12 meses de idade do bebê. Os resultados demonstraram que, especialmente aos 9 meses, ocorrem mudanças, de modo que o gesto dêitico de alcançar deixa de ser única categoria utilizada pela criança e passa a ser substituído pelo gesto de apontar. Foi verificado também que os gestos representativos foram observados apenas a partir desta idade. Os gestos dêiticos mais utilizados no estabelecimento e manutenção de episódios interativos foram o de alcançar, por parte dos bebês, e o de mostrar, por parte das mães. Observou-se que mudanças nos gestos das crianças ao longo do seu desenvolvimento foram acompanhadas por mudanças nos gestos maternos. Tais resultados são relevantes no sentido de que contribuem para um maior conhecimento acerca da comunicação gestual mãe-bebê e do seu papel no desenvolvimento linguístico infantil.

According to the social interaction perspective, the child's language development occurs through interactions established with the adult since the early ages. This study aimed to analyze the nonverbal communication of mother-infant dyads during the first year of life. The participants were six dyads, recorded during free play when babies were 6, 9 and 12 months old. The results showed that changes occur, especially at 9 months. The reaching gesture is no longer the single category used by the child and shall be replaced by the pointing gesture. It was also noticed that the representational gestures were observed only after that age. The deictic gestures most used in the establishment and maintenance of interactive episodes were reaching, by the babies, and showing, by mothers. It was noticed that changes in the child gestures during its development were accompanied by changes in maternal gestures. These results are relevant in the sense that they contribute to a greater knowledge about mother-infant gestural communication and its role in the child's linguistic development.

Según la Perspectiva de la Interacción Social de los Estudiosos del Lenguaje, esta se desarrolla por medio de interacciones bidireccionales establecidas entre adulto y niño desde las edades iniciales. El objetivo del estudio fue analizar la comunicación no verbal de díadas madre-bebé. Participaron del estudio seis díadas, filmadas en situación de juego libre a los 6, 9 y 12 meses de edad del bebé. Los resultados demostraron que, especialmente a los 9 meses, ocurren cambios, de modo que el gesto deíctico de alcanzar deja de ser única categoría utilizada por el niño y pasa a ser sustituido por el gesto de apuntar. Fue verificado también que los gestos representativos fueron observados apenas a partir de esta edad. Los gestos deícticos más utilizados en el establecimiento y mantenimiento de episodios interactivos fueron el de alcanzar, por parte de los bebés, y el de mostrar, por parte de las madres. Se observó que cambios en los gestos del niño a lo largo de su desarrollo fueron acompañados por cambios en los gestos maternos. Tales resultados son relevantes en el sentido de que contribuyen para un mayor conocimiento acerca de la comunicación gestual madre-bebé y de su papel en el desarrollo lingüístico infantil.
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Gestos
Desenvolvimento da Linguagem
Relações Mãe-Filho/psicologia
Limites: Humanos
Feminino
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: lil-764835
Autor: Politis, D; Jaichenco, V; Ferreres, A.
Título: Descodificación del gesto en pacientes afásicos / Decoding gesture in aphasic patients
Fonte: Anu. investig. - Fac. Psicol., Univ. B. Aires;5:483-494, 19970000.
Idioma: es.
Resumo: Durante años se discutió la capacidad de comprender los gestos en pacientes afásicos y se la relacionó con trastornos simbólicos globales, déficit de lenguaje y apraxia. Con el objeto investigar estas relacio-nes, elaboramos un test con el que evaluamos una población de 30 pacientes con lesiones únicas del he-misferio demostradas por TAC. Estos pacientes también fueron testeados mediante pruebas de produc-ción y comprensión lingüística, lectura comprensiva, praxias y gnosias visuales. Los resultados indica-ron una correlación estadísticamente significativa entre el déficit lingüístico y la capacidad de descodifi-cación del gesto.
Descritores: Afasia/psicologia
Gestos
Linguística
-Testes Psicológicos
Limites: Humanos
Responsável: AR81.4 - Biblioteca


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Azevedo, Luciana Lemos de
Moro, Luciana
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Id: lil-750835
Autor: Azevedo, Luciana Lemos de; Martins, Priscila Campos; Mortimer, Eduardo Fleury; Quadros, Ana Luiza de; Sá, Eliane Ferreira de; Moro, Luciana; Pereira, Renata Reis.
Título: Recursos de expressividade usados por uma professora universitária / Expressivity resources used by a university professor / Recursos expresividad utilizado por una profesora universitaria
Fonte: Distúrb. comun;26(4), dez. 2014. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: AIntrodução: A voz é a principal ferramenta de trabalho do professor e está intimamente relacionada ao seu bom desempenho profissional. Diversos recursos vocais e corporais são empregados pelo professor durante a aula para despertar o interesse do aluno, facilitar a memorização e potencializar seu aprendizado. Objetivo: Estudar o desempenho comunicativo de uma professora universitária, por meio da análise perceptivo-auditiva e acústica de aspectos prosódicos da voz e da fala, e da análise dos gestos, investigando a interação desses recursos como estratégias de expressividade. Material e Método: Foram gravadas em vídeo aulas de uma professora universitária. Posteriormente, foi realizada análise perceptivo-auditiva e acústica dos aspectos prosódicos da voz e da fala, e análise visual do vídeo para classificar os gestos utilizados. Resultados: Observou-se o emprego de seis recursos vocaisexpressivos: variação da frequência, da intensidade e da velocidade de fala; pausa silenciosa; prolongamento de segmentos; e articulação exagerada. Quanto aos gestos, observou-se o uso de quatro tipos: dêitico combinado com representacional de ação, pragmático de modo, representacional de descrição figurativa e dêitico.Conclusões: na fala, a expressividade se manifestou por meio da variação da frequência (variação da curva melódica), da intensidade vocal e da velocidade de fala; da articulação exagerada; do prolongamento de segmentos; e de pausas silenciosas. Observamos o predomínio do uso de gestos dêiticos combinados com representacionais de ação. No episódioanalisado os gestos estavam associados à fala.

Introduction: The voice is the main tool of the teacher?s work and it is closely related to a good professional performance. Several vocal and body resources are used in classroom by teachers in order to arouse the interest of the student, to facilitate memorization and to enhance their learning. Purpose: To study the communication performance of a professor through an auditory perceptual and acoustic analysis of voice and speech, and through the analysis of gestures, to verify the association of theseresources as strategies of expressivity. Material and Method: We video-recorded some classes of a professor well evaluated by her students. After, we performed an auditory perceptual and acoustic analysis of the prosodic aspects of her voice and her speech, and a visual analysis of the video to classify the gestures enacted by her. Results: We noted the employment of six vocal expressive resources: frequency, intensity and speech rate variation, silent pause, extension of segments and exaggerated articulation. Regarding to gestures we observed the use of four gestural resources: a combined deictic and action gesture, modal, depiction and deictic. Furthermore, the association of gestures with speech was observed. Conclusions: In speech, the expressivity manifested through the frequency (variation of melodic curve) and vocal intensity increase, variation of speech rate, exaggerated articulation; extension of segments and silent pauses. In the gestures, the expressivity manifested predominantly by combined deictic and action gestures. In most cases, the gestures were associated with speech.
Descritores: Docentes
Gestos
Comunicação não Verbal
Acústica da Fala
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-748851
Autor: Souza, Aline Cristina Rocha Fiori de; Mazzega, Laís Carvalho; Armonia, Aline Citino; Pinto, Fernanda Chequer de Alcântara; Bevilacqua, Mônica; Nascimbeni, Renata Cristina Dias; Tamanaha, Ana Carina; Perissinoto, Jacy.
Título: Comparative study of the imitation ability in Specific Language Impairment and Autism Spectrum Impairment / Estudo comparativo da habilidade de imitação no Transtorno Específico de Linguagem e no Transtorno do Espectro do Autismo
Fonte: CoDAS;27(2):142-147, Mar-Apr/2015. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Purpose: To compare abilities of imitating generic and sequential motion gesture schemes in family routines among children with Autism Spectrum Disorder (ASD) and Specific Language Impairment (SLI) and to analyze the relation between imitation index and verbal production in the ASD group. Methods: The sample was constituted by 2:1 pairing of 36 children, according to gender and age. All of them were diagnosed by a multidisciplinary team as belonging to the ASD group (n=24) or SLI group (n=12) and were under direct and indirect intervention in a school clinic. We have used the stage of imitation of the Assessment of Symbolic Maturity, which entails the imitation of nine generic and three sequential motion gesture schemes. Results: There was a tendency to a better performance of the SLI group at imitating both generic and sequential gesture schemes. As we have related the ability of imitation to the verbal production in the ASD group, a direct relation between the production of phrases and the imitation of sequential schemes was detected. Conclusion: The ability to imitate gesture and sequential schemes could be compared, and a more prominent impairment was identified in children with autism. Among them, a direct significant relationship between the ability of imitating sequential gesture schemes in family routine and verbal production of words and sentences was verified. .

Objetivo: Comparar as habilidades de imitação de esquemas gestuais simples e de sequências de ações em rotinas familiares de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e com Transtorno Específico de Linguagem e Fala (TEL) e analisar a relação entre o índice de imitação e a produção verbal das crianças do Grupo TEA. Métodos: A amostra foi constituída pelo pareamento 2:1 de 36 crianças, de acordo com gênero e faixa etária. Todas foram diagnosticadas por equipe multidisciplinar como pertencentes ao Grupo TEA (n=24) ou grupo TEL (n=12) e atendidas em intervenção direta e indireta em clínicaescola. Utilizamos a etapa de imitação da Avaliação da Maturidade Simbólica, que compreende a imitação de nove esquemas gestuais simples e de três esquemas gestuais sequenciais. Resultados: Observamos tendência de melhor desempenho do Grupo TEL na imitação de esquemas gestuais tanto simples como sequenciais. Ao relacionarmos a habilidade de imitação à produção verbal do Grupo TEA, verificamos relação direta entre produção de frases e imitação de esquemas sequenciais. Conclusão: Foi possível comparar a habilidade de imitação gestual e de esquema sequencial e verificar maior comprometimento de desempenho nas crianças com diagnóstico compatível com o Espectro do Autismo. Dentre estas, verificouse relação direta significativa entre a habilidade de imitação de sequências de rotinas familiares e a produção verbal de palavras e frases. .
Descritores: Gestos
Comportamento Imitativo
-Transtorno Autístico/complicações
Transtorno Autístico/diagnóstico
Estudos de Casos e Controles
Relações Familiares
Desenvolvimento da Linguagem
Transtornos da Linguagem/complicações
Transtornos da Linguagem/diagnóstico
Limites: Criança
Feminino
Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1.1 - BIREME



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