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Id: biblio-1050768
Autor: Braga, Iara Falleiros; Santos, Andrêza Roberta Bezerra dos.
Título: Concepções de lazer sob a perspectiva dos adultos / Adult's perspective on recreation
Fonte: Licere (Online);22(4):285-316, dez.2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Esse estudo teve o objetivo de analisar as concepções de lazer sob a perspectiva dos adultos. Foi adotada uma abordagem qualitativa, realizada através de um questionário aberto online na plataforma Google Forms, por meio da técnica metodológica snowball. Os sujeitos que compuseram a pesquisa foram 21 adultos, na faixa etária dos 25 aos 38 anos. A análise dos dados pautou-se na modalidade de análise hermenêutica-dialética. Foram identificados 3 núcleos de sentidos que possibilitaram compreender a concepção do lazer para os adultos: compreensão de lazer: "tempo e atitude", a idade e atividades consideradas como lazer, e "produtos" de lazer. Os resultados mostraram a associação entre lazer e satisfação pessoal/descanso, e o paradoxo entre lazer e trabalho, com mudanças na percepção dos sujeitos mais notórias nas faixas etárias dos 25 aos 29 anos e dos 30 aos 38 anos.

This study aimed to analyze the recreation conceptions on adults' opinion. The type of approach used was the qualitative approach, trough an open online questionnaire on Google Forms platform, using the snowball sampling technique. The individuals that participated in the research were twenty one adults, in the 25-38 age group. The data analysis was based on the hermeneutic dynamic method of analysis. Three nucleus were identified that allows to understand the conception of recreation for adults: comprehension of recreation: time and behavior, the age, activities considered as recreation and recreation "products". The results showed that people often associate recreation and personal satisfaction/repose, and the paradox between recreation and work, with changes of the individual's perception been more considerable between the 25-29 age group and the 30-38 age group.
Descritores: Satisfação Pessoal
Qualidade de Vida
Fatores Socioeconômicos
Comportamento do Consumidor
Adulto
Cultura
Fatores Culturais
Equilíbrio Trabalho-Vida
Atividades de Lazer
Limites: Seres Humanos
Adulto
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: lil-764175 LILACS-Express
Autor: Paiva, Marcele Bocater Paulo de; Mendes, Walter; Brandão, Ana Laura; Campos, Carlos Eduardo Aguilera.
Título: Uma contribuição para a avaliação da Atenção Primária à Saúde pela perspectiva do usuário / A contribution to the assessment of the Primary Health Care in the user's viewpoint
Fonte: Physis (Rio J.);25(3):925-950, jul.-set. 2015. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: ResumoA avaliação pela perspectiva do usuário é uma parte essencial das avaliações dos serviços de saúde, tendo, entre outras, a finalidade oferecer subsídios para a melhoria da qualidade do cuidado ofertado. A polissemia conceitual e metodológica sobre esse tema é grande e exige esforços de maior teorização. O presente estudo objetiva contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia para avaliar, na perspectiva do usuário, a qualidade dos serviços prestados pela Atenção Primária à Saúde (APS). Nesse sentido, foi feito um levantamento na literatura das dimensões, dos indicadores e de nove instrumentos de avaliação pela perspectiva do usuário, os quais, posteriormente, foram submetidos a julgamento de especialistas, usando-se a técnica Delphi. Houve consenso entre os especialistas sobre 14 dimensões e 56 elementos de mensuração. As dimensões foram julgadas por grau de relevância, sendo consideradas mais relevantes: acesso/acessibilidade/disponibilidade; relação profissional-usuário; e informação. Traçou-se um panorama sobre metodologias de avaliação pela perspectiva do usuário, além de um arcabouço para a construção de um ou mais instrumentos de avaliação, cujo tamanho possa ser controlado com base na relevância dos itens.

AbstractThe evaluation seen through the user's perspective is an essential part of evaluations of health services. The final goal is knowing about the user's perspective on the care received and offer subsidies to improve the quality of the service offered. The conceptual and methodological polysemy on this topic is wide and requires great efforts for theorizing. The purpose of this study was to contribute to the development of a methodology to evaluate, through the user's perspective, the quality of services provided by the Primary Care. This way, a review about the dimensions and indicators and nine instruments of evaluation of user´s perspective. Then, they were subjected to expert judgment using the Delphi technique. Experts agreed on 14 dimensions and 56 measurement elements. The dimensions were judged by degrees of relevance, being considered as most relevant: access/accessibility / availability, professional-user relationship and information. An overview of the evaluation of methodologies, through the user's perspective was made, as well as a framework for the construction of one or more instruments of evaluation in which the size of the instrument could be controlled based on the relevance of the items.
Descritores: Pacientes
Atenção Primária à Saúde
Brasil
Inquéritos e Questionários
Técnica Delfos
Comportamento do Consumidor
Estratégia Saúde da Família
Serviços de Saúde
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1049045
Autor: Aquino, Sibele Dias de; Natividade, Jean Carlos; Lins, Samuel Lincoln Bezerra.
Título: Sua personalidade vai ao shopping?: relações entre personalidade e a compra por impulso / Your personality goes to the mall?: relationships between personality and impulse buying / ¿Su personalidad va de compras?: relaciones entre personalidad y la compra por impulso
Fonte: Psico (Porto Alegre);50(4):31905, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve o objetivo de testar o poder preditivo dos cinco grandes fatores de personalidade, da influência interpessoal e de variáveis sociodemográficas sobre a compra por impulso. Participaram do estudo 1.296 brasileiros, média de idade de 35,8 anos (DP = 12,8), escolaridade mínima de Ensino Médio incompleto. Os resultados mostraram relações da compra por impulso com variáveis sociodemográficas, hábitos de consumo e personalidade. O modelo de regressão explicou 23% da variância da compra por impulso, sendo os maiores poderes preditivos o da influência interpessoal normativa e o do fator de personalidade neuroticismo, ambos preditores positivos; seguidos do hábito de fazer lista de compra e do fator conscienciosidade, como negativos. Os resultados confirmam o poder preditivo de fatores de personalidade, hábitos de consumo e variáveis sociodemográficas sobre o comportamento de compra por impulso.

The aim of this study was to test the predictive power of the Big Five personality factors, social influence and sociodemographic variables on impulse buying. To achieve such goals, the buying impulsiveness scale and reduced markers of the big five was applied, along other instruments. They participated in the study 1,296 Brazilians with an average age of 35.8 years (DP = 12.8) and minimum schooling of incomplete secondary education. The regression model tested explained 23% of the impulse buying variance, with the greatest predictive powers being the normative interpersonal influence and the neuroticism personality factor, both positive predictors; followed by the habit of making purchase list and the conscientiousness factor, as negative predictors. The results confirm the predictive power of personality factors, consumption habits and sociodemographic variables on impulse buying behavior.

Este estudio tiene por objetivo evaluar el poder predictivo de los cinco grandes factores de personalidad, de la influencia interpersonal y de variables sociodemográficas sobre la compra por impulso. Se aplicó un cuestionario sociodemográfico e escalas que evalúan los constructos: compra por impulso, susceptibilidad a la influencia social y cinco grandes factores de personalidad. Participaron 1.296 brasileños con promedio de edad de 35,8 años (DP = 12,8) y nivel de instrucción media incompleta como mínimo. El modelo de regresión explicó 23% de la varianza de la compra por impulso, siendo los mayores poderes predictivos: influencia interpersonal normativa y el factor de personalidad neuroticismo, ambos predictores positivos; seguidos del hábito de hacer lista de compras y el factor responsabilidad, como negativos. Los resultados confirman el poder predictivo de factores de personalidad, hábitos de consumo y variables sociodemográficas sobre el comportamiento de compra por impulso.
Descritores: Comportamento do Consumidor
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Id: lil-707669
Autor: Ruiz, Irene; Zenteno, J; Funes, P; Stanley, J; Díaz, Valentina; Sosa, Liliana; Echagüe, Gloria.
Título: Grado de Satisfacción de los médicos, que son usuarios del Dpto. de Análisis Clínicos del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Salud (UNA) durante el año 2010 / Degree of satisfaction of physicians using the services of the Department of Clinical Analysis of the Health Sciences Research Institute (UNA) during 2010
Fonte: Mem. Inst. Invest. Cienc. Salud (Impr.);11(1):31-38, jun. 2013. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: El Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Salud depende de la Universidad Nacional de Asunción, es un establecimiento público con laboratorios que brinda a la comunidad servicios de rutina y especializados que satisfacen requisitos de calidad; los cuales son accesibles, seguros, confiables y confidenciales. La satisfacción del usuario médico es un indicador reconocido de calidad asistencial, es por ello que el Instituto ha elaborado un estudio de opinión con el objetivo de conocer el grado de satisfacción de los profesionales médicos con respecto al Departamento de Análisis Clínicos (AC) mediante una encuesta dirigida a los mismos y mejorar si fuese necesario el servicio brindado por el laboratorio. Se realizó un estudio observacional descriptivo de corte transverso, la selección de los médicos fue a partir de los pedidos de análisis que llegaron al Dpto. de AC durante el año 2010. Se utilizó como instrumento de medición una encuesta con 11 ítems y sugerencias, relacionadas con la satisfacción de los usuarios médicos. Los pedidos médicos solicitados fueron 68.9 % del Hospital de Clínicas y el 31.1% correspondieron a Centros de Salud del Ministerio de Salud Pública, Hospital de Policía, Hospital de las Fuerzas Armadas, entre otros. Del estudio de opinión se concluye que el grado de satisfacción de los médicos con respecto al Departamento de AC es bueno pero que es necesario insistir en aspectos de comunicación y colaboración entre los servicios clínicos y los laboratorios para que la mejora en el trabajo participativo de estos estamentos sea más fructífera.
Descritores: Assistência ao Paciente
Comportamento do Consumidor
-Assistência à Saúde
Responsável: PY3.1 - Biblioteca


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Id: lil-621430
Autor: Dias, Orlene Veloso; Lopes, José Aparecido Soares; Vieira, Maria Aparecida; Ramos, Lais Helena.
Título: Tangibilidade no Programa Saúde da Família: percepção dos usuários / Tangibility in the Family Health Program: perceptions of users
Fonte: Rev. APS;14(3), jul.-set. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Trata-se de um estudo quantitativo-descritivo que objetivoudescrever a percepção dos usuários cadastrados nas equipesde Saúde da Família da zona urbana de Montes Claros,Minas Gerais, no ano de 2008, relacionada à tangibilidade,que se caracteriza pela presença de equipamentos modernos,aparência das instalações físicas, dos funcionários edo material associado com o serviço oferecido. Tambémidentificou-se o perfil da população selecionada. Os sujeitosdo estudo foram 319 usuários cadastrados em 32 equipesde Saúde da Família com cinco anos ou mais de funcionamento.Foram selecionados por meio de processo probabilístico,pela amostragem aleatória simples, utilizando-seo Software Minitab for Windows. O instrumento de coletade dados foi elaborado a partir do Modelo SERVQUAL,constando de um questionário composto por 22 questões,cujas opções de respostas foram graduadas conforme aEscala de Likert, de ?discordo integralmente? a ?concordointegralmente?. Aplicou-se também um outro questionáriopara descrever o perfil dos entrevistados. Os SoftwaresMicrosoft Excel 2002 for Windows XP e o SPSS 15.0 subsidiarama análise dos dados, possibilitando a construção detabelas, gráficos e associações pelo teste do qui-quadrado.Os dados indicaram que a maioria da população estudadaé formada por pessoas jovens entre 18 e 45 anos (65,8%),do sexo feminino (81%), com renda familiar de 1 a 3 saláriosmínimos (76,8%), que cursou apenas o ensino básico(31%) e reside no território há mais de 10 anos (52,6%).No tocante à tangibilidade, a investigação mostrou que apercepção dos usuários é positiva: o ambiente físico é consideradoagradável, os funcionários possuem boa aparênciae o aspecto do material utilizado é adequado. Espera-se queeste estudo possa proporcionar reflexões aos profissionaisdo Programa Saúde da Família frente aos serviços oferecidos e subsidiar ações de adequação dos serviços prestadosa essa população, podendo melhorar o planejamento dotrabalho das equipes.
Descritores: Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Estratégia Saúde da Família
-Avaliação de Processos e Resultados (Cuidados de Saúde)
Percepção
Saúde da Família
Comportamento do Consumidor
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-621422
Autor: Halfoun, Vera Lúcia R. C; Mattos, Denise; Bogossian, Elisa Gouvêa; Silva, Fernando Simas da.
Título: Satisfação dos usuários em dois modelos de atenção em uma unidade básica de saúde / Customers´ satisfaction in two different models of care in a primary health unit
Fonte: Rev. APS;14(3), jul.-set. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: A hipertensão arterial é uma doença de elevada prevalênciana população mundial, sendo fator de risco para doençascardiovasculares. No nosso país, o Programa Nacional deHipertensão Arterial vem evoluindo com altas taxas deabandono às consultas e baixa aderência às medidas geraise medicamentosas. A satisfação dos usuários com a atençãoprestada pelo sistema de saúde é indicador de qualidadedos serviços e poderoso instrumento para melhorar aadesão e reduzir o abandono. Em 2001, foi implementadoum modelo de atendimento alternativo, caracterizado porconsultas por vários profissionais (médico, enfermeiro enutricionista), em rodízio, coexistente ao modelo médicotradicional, em uma unidade básica do Município do Riode Janeiro. Avaliou-se a satisfação dos usuários após um ecinco anos de acompanhamento, através de questionáriopreviamente validado. Após o primeiro ano, não houvediferenças significativas na satisfação em geral com os serviçosprestados em ambos os modelos de atenção (89,6%X 95,9% p=0,1). Após cinco anos, houve maior percentualde pacientes extremamente e/ou bastante satisfeitos noatendimento pelos vários profissionais em relação àquelesatendidos apenas pelos médicos (97,2 X 78% p<0,0001).A satisfação foi melhor também em relação à acessibilidadee à qualidade da consulta. Este fato pode ser atribuído àcriação de maior vínculo dos pacientes com os profissionaisda equipe de saúde após um intervalo de tempo suficientepara que se sentissem seguros em relação ao atendimentona Instituição, garantindo respostas mais livres e reais.

Arterial Hypertension, which is a highly prevalent conditionaround the world, increases the risk of cardiovasculardiseases. The Brazilian National Program of Hypertensionhas experimented high drop-out rates and low rates ofcompliance with general and drug therapies. Customers`satisfaction with the care provided by the health system isan indicator of the quality of the services rendered and apowerful instrument to improve compliance and reducedrop-out. In 2001, an alternative model of care, characterizedby consultation with several professionals in rotation(physician, nurse and nutritionist), was implemented tocoexist with a traditional model, in a primary care unit ofthe municipality of Rio de Janeiro, Southeastern Brazil.Customers` satisfaction after 1-year and 5-year follow-upwas assessed with a previously validated questionnaire.After the first year, no significant difference in customers`satisfaction with the services rendered by both models wasnoted (89.6% X 95.9%; p=0.1). After five years, there wasa higher rate of extremely and/or very satisfied customersamong those cared for by several professionals, comparedwith those cared for by physicians only (97.2% X 78%;p<0.0001). Satisfaction was also greater as for access to theservices and the quality of the consultations. This fact maybe accounted for by closer links with the health team after aperiod long enough to foster a feeling of safety with the carereceived, thus leading to freer and more realistic answers.
Descritores: Comportamento do Consumidor
Hipertensão
-Atenção Primária à Saúde
Centros de Saúde
Gestão da Qualidade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1048597
Autor: Reis Neto, José Francisco dos; Kazama, Anderson Susumu; Pereira, Silvia Rahe.
Título: Determinants of the theory of planned behavior of consumer related to intention to purchase of organic vegetables / Determinantes da teoria do comportamento planejado do consumidor relacionados à intenção de compra de hortaliças orgânicas
Fonte: Biosci. j. (Online);35(2):431-440, mar./apr. 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: The Brazilian consumers have expanded their purchases of organic products. However, little is known about these consumers' purchase behavior. Considering the Theory of Planned Behavior, was aimed at this study to evaluate the positive influence of attitude, subjective norms and perceived behavior control in the decision to buy organic vegetables and to evaluate the causal relationships of these variables in the intention to buy vegetables in function of the sociodemographic characteristics of the consumer. During the purchase process, 472 people were interviewed using a questionnaire. The structural equation modeling with the partial least squares method was used to test the relationships proposed in the specific objectives, among the latent variables, attitude, subjective norm, perceived control and uncertainty, predictive of purchase intention. The results indicate that the latent predictive variables influence positively the intention to purchase, unless the perceived uncertainty that the higher this is, the less will be the intention to purchase. Regarding the socioeconomic variables, only the groups targeted in the level of schooling and family income showed significant differences for the relationship between the subjective norms and purchase intention, and for the group age range, the relation between perceived uncertainty and purchase intention.

O consumidor brasileiro tem ampliado as suas compras de produtos orgânicos. No entanto, muito pouco se conhece sobre o comportamento de compra desses consumidores. Considerando a Teoria do Comportamento Planejado, o objetivo deste estudo foi o de avaliar a influência positiva da atitude, das normas subjetivas e do controle de comportamento percebido na decisão de compra de hortaliças orgânicas e avaliar os relacionamentos causais destas variáveis na intenção de compra de hortaliças orgânicas em função das características sociodemográficas do consumidor. Foram entrevistados 472 pessoas, durante o processo de compra, por meio da aplicação de um questionário. A modelagem de equações estruturais com o método de mínimos quadrados parciais foi utilizada para testar as relações propostas nos objetivos entre as variáveis latentes atitude, norma subjetiva, controle e incerteza percebida, preditivas da intenção de compra. Os resultados indicaram que as variáveis latentes preditas influem positivamente à intenção de compra, salvo a incerteza percebida que quanto maior for esta, menor será a intenção de compra. Em relação às variáveis socioeconômicas, apenas os grupos segmentados do nível de escolaridade e faixa de renda familiar apresentaram diferenças significativas para o relacionamento entre a norma subjetiva e intenção de compra, e para o grupo faixa de idade, a relação entre incerteza percebida e intenção de compra.
Descritores: Comportamento do Consumidor
Alimentos Orgânicos
Responsável: BR396.1 - Biblioteca Central


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Teixeira, Luciana Scapin
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Id: lil-512197 LILACS-Express
Autor: Heckert, Uriel; Teixeira, Luciana Scapin; Trindade , Andréa de Souza.
Título: Avaliação da satisfação dos usuários do Centro Regional de Referência em Saúde Mental (CRRESAM) da região central de Juiz de Fora, MG / The satisfaction of Mental Health Reference Regional Center?s users (CRRESAM) on the central region at Juiz de Fora, MG
Fonte: HU rev;32(1), 10/04/2006.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo da pesquisa foi avaliar o grau de satisfação dos usuários do Centro Regional de Referência em Saúde Mental (CRRESAM), que atende à clientela da região central da cidade de Juiz de Fora (Estado de Minas Gerais, Brasil). A casuística e método contaram com uma amostra composta de 64 indivíduos, que responderam a um questionário sobre o seu grau de satisfação em relação aos serviços oferecidos. Resultado: através de uma análise descritiva, observou-se que os usuários estavam satisfeitos com o trabalho prestado. Conclui-se que houve uma adaptação dos usuários a este dispositivo assistencial que compõe o novo sistema de atendimento em saúde mental em Juiz de Fora.

This paper assessed the satisfaction level of 64 patients attending the Mental Health Reference Regional Center (?CRRESAM?) at Juiz de Fora (Minas Gerais, Brazil). The subjects answered a questionnaire about the treatments offered by CRRESAM. A descriptive analysis of the data suggests that users were satisfied with the services provided by CRRESAM. We concluded that there was an adaptation of the users to this service provided by the new mental health system at Juiz de Fora.
-Comportamento do Consumidor
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Serviços de Saúde Mental
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1049693
Autor: Padilla Meléndez, Neyra Yadira.
Título: Satisfacción del usuario de servicios sanitarios: el constructo psicológico / Satisfação do usuário de serviços de Saúde: o constructo psicológico / Health service user satisfaction: psychological construct
Fonte: Rev. salud pública (Córdoba);23(3):49-55, 2019.
Idioma: es.
Resumo: Contexto: El conocimiento sobre los mecanismos intrínsecos que explican aspectos cognitivos del constructo psicológico de la satisfacción del usuario de servicios sanitarios podría promover cambios en el enfoque del estudio, diseño e implementación de nuevas políticas públicas sobre la satisfacción. Objetivo: Generar una síntesis sobre las teorías cognitivas que explican el concepto del constructo psicológico de la satisfacción del usuario de servicios sanitarios. Métodos: Revisión de literatura, realizada mediante recopilación de publicaciones de autores que originaron las bases que más han influenciado el estudio de la satisfacción del usuario desde las teorías psicológicas y mercadotecnia hasta la gestión de servicios sanitarios. Resultados: Se obtienen inicialmente resúmenes del tema, capítulos de libros, enciclopedias de ciencias sociales en Science Direct™, PROQUEST CENTRAL™, utilizando términos de búsqueda como "Consumer" AND "Services" AND "Satisfaction", así como "Healthcare" AND "User" AND "Satisfaction" se incluyeron para el período 2013-2017, obteniéndose 322 referencias de texto completo, de las cuales se selecciona la literatura relacionada con el origen y explicación del constructo psicológico de la satisfacción (N=13). Conclusión: La descripción de las bases del constructo de la satisfacción del usuario, así como la síntesis sobre modelos teóricos explicativos aplicables al mundo real abren un nuevo horizonte de posibilidades en la gestión dinámica de aplicaciones de comunicación social que incluyan transparencia e inclusión del usuario, aunque es necesaria más investigación.

Knowing about intrinsic mechanisms that explain cognitive aspects of the psychological construct of health services user satisfaction could promote changes in the approach to the study, design and implementation of new public policies regarding user satisfaction. Objective: To produce a summary of the cognitive theories which explain the concept of psychological construct of health service user satisfaction. Methods: Literature review of publications which served as the bases that have influenced the most the study of user sat-isfaction from psychological theories and marketing to the management of health services. Results: Abstracts, book chapters, social sciences encyclopedia in ScienceDirect™, PRO-QUEST CENTRAL™ were initially obtained using search terms such as "Consumer" AND "Services" AND "Satisfaction", as well as "Healthcare" AND "User" AND "Sat-isfaction" which were included for the period 2013-2017; 322 full text references were obtained and literature related to the origin and explanation of satisfaction psychological construct was selected (N=13). Conclusion: The description of the bases of user satisfac-tion construct, as well as the summary of theoretical explanatory models applicable to the real world open a new range of possibilities in the management of social communication applications, including transparency and user inclusion; however, more research is still necessary.

O conhecimento dos mecanismos intrínsecos que explicam os aspectos cognitivos do constructo psicológico da satisfação do usuário dos serviços de saúde pode promover mudanças no foco do estudo, desenho e implementação de novas políticas públicas de satisfação. Objetivo: Gerar uma síntese sobre teorias cognitivas que expliquem o conceito do constructo psicológico da satisfação do usuário dos serviços de saúde. Métodos: Revi-são de literatura, realizada por meio da compilação de publicações de autores que origina-ram as bases que mais influenciaram o estudo da satisfação do usuário a partir de teorias psicológicas e marketing para a gestão dos serviços de saúde. Resultados: Inicialmente, são obtidos resumos do tópico, capítulos de livros, enciclopédias de ciências sociais no ScienceDirect ™, PROQUEST CENTRAL ™, usando termos de pesquisa como «Consu-mer¼ AND «Services¼ AND «Satisfaction¼, bem como «Healthcare¼ AND «User¼ AND "Satisfaction", foram incluídos para o período 2013-2017, obtendo-se 322 referências em texto completo, das quais foi selecionada literatura relacionada à origem e explicação do constructo psicológico da satisfação (N = 13). Conclusão: A descrição das bases do constructo satisfação do usuário e a síntese de modelos teóricos explicativos aplicáveis ao mundo real abrem um novo horizonte de possibilidades no gerenciamento dinâmico de aplicativos de comunicação social que incluem transparência e inclusão do usuário, embora maiores pesquisas sejam necessárias.
Descritores: Comportamento do Consumidor
Pesquisa sobre Serviços de Saúde/tendências
-Atuação (Psicologia)
Terapia Cognitiva/métodos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: AR304.4 - Centro de Documentacíon


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Id: lil-764061
Autor: Pérez-Cueto, Federico J A.
Título: ¿Dieta sostenible y saludable?: Retrospectiva e implicancias para la nutrición pública / Sustainable and healthy diet?: Retrospective and implications for public health nutrition
Fonte: Rev. chil. nutr;42(3):301-305, set. 2015. ilus.
Idioma: es.
Conferência: Apresentado em: Congreso de la Sociedad Chilena de Nutrición, Bromatología y Toxicología, XX, Santiago, Diciembre de 2013.
Resumo: The objective of this paper was to provide a perspective about a healthy diet, and the challenge posed by sustainability to the consumer as well as to the legislation and the resulting nutrition recommendations. The 21st Century consumer demands clear cues about foods, particularly those food products that are healthy and promote environmental sustainability. It is in this strain between healthy and sustainable diet that future nutrition recommendations should be framed.

El objetivo de esta comunicación fue proporcionar una perspectiva sobre aspectos de la dieta saludable y el desafío que conlleva la sostenibilidad de la dieta, tanto para el consumidor como para la legislación y para las recomendaciones nutricionales. El consumidor del Siglo XXI demanda señales claras sobre los alimentos, particularmente que éstos sean saludables y fomenten la sostenibilidad ambiental. Es en esta tensión que las recomendaciones nutricionales deberán enmarcarse en el futuro.
Descritores: Política Nutricional
Comportamento do Consumidor
Nutrição em Saúde Pública
Recomendações Nutricionais
Dieta Saudável
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CL334.1 - Biblioteca UBO



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