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Id: biblio-1048597
Autor: Reis Neto, José Francisco dos; Kazama, Anderson Susumu; Pereira, Silvia Rahe.
Título: Determinants of the theory of planned behavior of consumer related to intention to purchase of organic vegetables / Determinantes da teoria do comportamento planejado do consumidor relacionados à intenção de compra de hortaliças orgânicas
Fonte: Biosci. j. (Online);35(2):431-440, mar./apr. 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: The Brazilian consumers have expanded their purchases of organic products. However, little is known about these consumers' purchase behavior. Considering the Theory of Planned Behavior, was aimed at this study to evaluate the positive influence of attitude, subjective norms and perceived behavior control in the decision to buy organic vegetables and to evaluate the causal relationships of these variables in the intention to buy vegetables in function of the sociodemographic characteristics of the consumer. During the purchase process, 472 people were interviewed using a questionnaire. The structural equation modeling with the partial least squares method was used to test the relationships proposed in the specific objectives, among the latent variables, attitude, subjective norm, perceived control and uncertainty, predictive of purchase intention. The results indicate that the latent predictive variables influence positively the intention to purchase, unless the perceived uncertainty that the higher this is, the less will be the intention to purchase. Regarding the socioeconomic variables, only the groups targeted in the level of schooling and family income showed significant differences for the relationship between the subjective norms and purchase intention, and for the group age range, the relation between perceived uncertainty and purchase intention.

O consumidor brasileiro tem ampliado as suas compras de produtos orgânicos. No entanto, muito pouco se conhece sobre o comportamento de compra desses consumidores. Considerando a Teoria do Comportamento Planejado, o objetivo deste estudo foi o de avaliar a influência positiva da atitude, das normas subjetivas e do controle de comportamento percebido na decisão de compra de hortaliças orgânicas e avaliar os relacionamentos causais destas variáveis na intenção de compra de hortaliças orgânicas em função das características sociodemográficas do consumidor. Foram entrevistados 472 pessoas, durante o processo de compra, por meio da aplicação de um questionário. A modelagem de equações estruturais com o método de mínimos quadrados parciais foi utilizada para testar as relações propostas nos objetivos entre as variáveis latentes atitude, norma subjetiva, controle e incerteza percebida, preditivas da intenção de compra. Os resultados indicaram que as variáveis latentes preditas influem positivamente à intenção de compra, salvo a incerteza percebida que quanto maior for esta, menor será a intenção de compra. Em relação às variáveis socioeconômicas, apenas os grupos segmentados do nível de escolaridade e faixa de renda familiar apresentaram diferenças significativas para o relacionamento entre a norma subjetiva e intenção de compra, e para o grupo faixa de idade, a relação entre incerteza percebida e intenção de compra.
Descritores: Comportamento do Consumidor
Alimentos Orgânicos
Responsável: BR396.1 - Biblioteca Central


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Teixeira, Luciana Scapin
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Id: lil-512197 LILACS-Express
Autor: Heckert, Uriel; Teixeira, Luciana Scapin; Trindade , Andréa de Souza.
Título: Avaliação da satisfação dos usuários do Centro Regional de Referência em Saúde Mental (CRRESAM) da região central de Juiz de Fora, MG / The satisfaction of Mental Health Reference Regional Center?s users (CRRESAM) on the central region at Juiz de Fora, MG
Fonte: HU rev;32(1), 10/04/2006.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo da pesquisa foi avaliar o grau de satisfação dos usuários do Centro Regional de Referência em Saúde Mental (CRRESAM), que atende à clientela da região central da cidade de Juiz de Fora (Estado de Minas Gerais, Brasil). A casuística e método contaram com uma amostra composta de 64 indivíduos, que responderam a um questionário sobre o seu grau de satisfação em relação aos serviços oferecidos. Resultado: através de uma análise descritiva, observou-se que os usuários estavam satisfeitos com o trabalho prestado. Conclui-se que houve uma adaptação dos usuários a este dispositivo assistencial que compõe o novo sistema de atendimento em saúde mental em Juiz de Fora.

This paper assessed the satisfaction level of 64 patients attending the Mental Health Reference Regional Center (?CRRESAM?) at Juiz de Fora (Minas Gerais, Brazil). The subjects answered a questionnaire about the treatments offered by CRRESAM. A descriptive analysis of the data suggests that users were satisfied with the services provided by CRRESAM. We concluded that there was an adaptation of the users to this service provided by the new mental health system at Juiz de Fora.
-Comportamento do Consumidor
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Serviços de Saúde Mental
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1049693
Autor: Padilla Meléndez, Neyra Yadira.
Título: Satisfacción del usuario de servicios sanitarios: el constructo psicológico / Satisfação do usuário de serviços de Saúde: o constructo psicológico / Health service user satisfaction: psychological construct
Fonte: Rev. salud pública (Córdoba);23(3):49-55, 2019.
Idioma: es.
Resumo: Contexto: El conocimiento sobre los mecanismos intrínsecos que explican aspectos cognitivos del constructo psicológico de la satisfacción del usuario de servicios sanitarios podría promover cambios en el enfoque del estudio, diseño e implementación de nuevas políticas públicas sobre la satisfacción. Objetivo: Generar una síntesis sobre las teorías cognitivas que explican el concepto del constructo psicológico de la satisfacción del usuario de servicios sanitarios. Métodos: Revisión de literatura, realizada mediante recopilación de publicaciones de autores que originaron las bases que más han influenciado el estudio de la satisfacción del usuario desde las teorías psicológicas y mercadotecnia hasta la gestión de servicios sanitarios. Resultados: Se obtienen inicialmente resúmenes del tema, capítulos de libros, enciclopedias de ciencias sociales en Science Direct™, PROQUEST CENTRAL™, utilizando términos de búsqueda como "Consumer" AND "Services" AND "Satisfaction", así como "Healthcare" AND "User" AND "Satisfaction" se incluyeron para el período 2013-2017, obteniéndose 322 referencias de texto completo, de las cuales se selecciona la literatura relacionada con el origen y explicación del constructo psicológico de la satisfacción (N=13). Conclusión: La descripción de las bases del constructo de la satisfacción del usuario, así como la síntesis sobre modelos teóricos explicativos aplicables al mundo real abren un nuevo horizonte de posibilidades en la gestión dinámica de aplicaciones de comunicación social que incluyan transparencia e inclusión del usuario, aunque es necesaria más investigación.

Knowing about intrinsic mechanisms that explain cognitive aspects of the psychological construct of health services user satisfaction could promote changes in the approach to the study, design and implementation of new public policies regarding user satisfaction. Objective: To produce a summary of the cognitive theories which explain the concept of psychological construct of health service user satisfaction. Methods: Literature review of publications which served as the bases that have influenced the most the study of user sat-isfaction from psychological theories and marketing to the management of health services. Results: Abstracts, book chapters, social sciences encyclopedia in ScienceDirect™, PRO-QUEST CENTRAL™ were initially obtained using search terms such as "Consumer" AND "Services" AND "Satisfaction", as well as "Healthcare" AND "User" AND "Sat-isfaction" which were included for the period 2013-2017; 322 full text references were obtained and literature related to the origin and explanation of satisfaction psychological construct was selected (N=13). Conclusion: The description of the bases of user satisfac-tion construct, as well as the summary of theoretical explanatory models applicable to the real world open a new range of possibilities in the management of social communication applications, including transparency and user inclusion; however, more research is still necessary.

O conhecimento dos mecanismos intrínsecos que explicam os aspectos cognitivos do constructo psicológico da satisfação do usuário dos serviços de saúde pode promover mudanças no foco do estudo, desenho e implementação de novas políticas públicas de satisfação. Objetivo: Gerar uma síntese sobre teorias cognitivas que expliquem o conceito do constructo psicológico da satisfação do usuário dos serviços de saúde. Métodos: Revi-são de literatura, realizada por meio da compilação de publicações de autores que origina-ram as bases que mais influenciaram o estudo da satisfação do usuário a partir de teorias psicológicas e marketing para a gestão dos serviços de saúde. Resultados: Inicialmente, são obtidos resumos do tópico, capítulos de livros, enciclopédias de ciências sociais no ScienceDirect ™, PROQUEST CENTRAL ™, usando termos de pesquisa como «Consu-mer¼ AND «Services¼ AND «Satisfaction¼, bem como «Healthcare¼ AND «User¼ AND "Satisfaction", foram incluídos para o período 2013-2017, obtendo-se 322 referências em texto completo, das quais foi selecionada literatura relacionada à origem e explicação do constructo psicológico da satisfação (N = 13). Conclusão: A descrição das bases do constructo satisfação do usuário e a síntese de modelos teóricos explicativos aplicáveis ao mundo real abrem um novo horizonte de possibilidades no gerenciamento dinâmico de aplicativos de comunicação social que incluem transparência e inclusão do usuário, embora maiores pesquisas sejam necessárias.
Descritores: Comportamento do Consumidor
Pesquisa sobre Serviços de Saúde/tendências
-Atuação (Psicologia)
Terapia Cognitiva/métodos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: AR304.4 - Centro de Documentacíon


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Texto completo SciELO Chile
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Id: lil-764061
Autor: Pérez-Cueto, Federico J A.
Título: ¿Dieta sostenible y saludable?: Retrospectiva e implicancias para la nutrición pública / Sustainable and healthy diet?: Retrospective and implications for public health nutrition
Fonte: Rev. chil. nutr;42(3):301-305, set. 2015. ilus.
Idioma: es.
Conferência: Apresentado em: Congreso de la Sociedad Chilena de Nutrición, Bromatología y Toxicología, XX, Santiago, Diciembre de 2013.
Resumo: The objective of this paper was to provide a perspective about a healthy diet, and the challenge posed by sustainability to the consumer as well as to the legislation and the resulting nutrition recommendations. The 21st Century consumer demands clear cues about foods, particularly those food products that are healthy and promote environmental sustainability. It is in this strain between healthy and sustainable diet that future nutrition recommendations should be framed.

El objetivo de esta comunicación fue proporcionar una perspectiva sobre aspectos de la dieta saludable y el desafío que conlleva la sostenibilidad de la dieta, tanto para el consumidor como para la legislación y para las recomendaciones nutricionales. El consumidor del Siglo XXI demanda señales claras sobre los alimentos, particularmente que éstos sean saludables y fomenten la sostenibilidad ambiental. Es en esta tensión que las recomendaciones nutricionales deberán enmarcarse en el futuro.
Descritores: Política Nutricional
Comportamento do Consumidor
Nutrição em Saúde Pública
Recomendações Nutricionais
Dieta Saudável
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CL334.1 - Biblioteca UBO


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-784266
Autor: Vidal, Natália; Bianco, Anna Carolina Lo.
Título: De um direito do consumidor: sobre a desresponsabilização do sujeito / De un derecho del consumidor: sobre la exención de responsabilidad del sujeto / Of a consumer's rights: the unaccountability of the subject
Fonte: Psicol. soc. (Online);28(2):217-225, mai.-ago. 2016.
Idioma: pt.
Projeto: FAPERJ.
Resumo: Resumo O artigo constata que, na contemporaneidade, o recurso às instâncias jurídicas é forma do sujeito furtar-se ao mal-estar em suas relações sociais. Questões banais que encontravam encaminhamento independente das intervenções jurídicas se impõem agora a este campo. Em seguida, demonstra que tal relação com o Direito permite ao sujeito elidir a dimensão de perda inevitável em sua própria constituição. Respondendo a qualquer reivindicação, o Direito passa a ratificar condutas que são contrárias ao laço social. Sustenta, então, que esse processo é ditado pela mudança nas relações contratuais a partir da Modernidade, a qual culmina no esvaziamento da dimensão de pacto social, que lhe era subjacente, em prol do simples acordo. Conclui que o Direito, nos dias de hoje, toma feições próximas às de um direito do consumidor, do qual o sujeito se serve de forma a garantir o seu bem-estar, tratando-o como mais um dos objetos disponíveis no mercado.

El artículo parte de la constatación de que, en la contemporaneidad, recurrir a instancias jurídicas es un intento del sujeto de huir del malestar, señalado por Freud, en relación con la cultura. Cuestiones banales que encontraban un cauce propio, independiente de intervenciones jurídicas, se imponen a este campo; ello sucede, principalmente, a través de demandas de reparación -ya sean de indemnización, o no. Enseguida, muestra que, mediante la relación establecida con el Derecho, el sujeto contemporáneo intenta evadir la dimensión de pérdida inevitable, presente en su constitución -pues al constituirse en el lazo social, debe renunciar a la satisfacción de sus pulsiones. Respondiendo a cualquier reivindicación proveniente del sujeto, el Derecho no entraría en el campo de la economía psíquica y del lazo social como instancia reguladora del deseo a la ley; por el contrario, rectificaría conductas que van contra el lazo social a partir del momento en que no imponen límites al sujeto. Sostiene, así, que la condición de factibilidad de ese proceso es determinada por el cambio en las relaciones contractuales a partir de la modernidad, que termina en el vaciamiento de la dimensión de pacto social que en ella subyacía, terminando en acuerdo simple. Concluye afirmando que la configuración del Derecho contemporáneo gana trazos cada vez más cercanos a los del derecho de consumidor que el sujeto usa para garantizar su bienestar de la misma manera en que pretende mantener su satisfacción al recurrir a objetos disponibles en el mercado.

Abstract The article observes that the appeal to legal instances is the subject's attempt to evade the dissatisfaction with social life. Trivial issues which used to follow their own way apart from legal interventions, are present in the legal area now. Next, the relationship now settled with Law is the cause for contemporary subjects to suppress the dimension of loss present in their own constitution. Responding to any claim, Law starts to ratify conducts that go against the social bond. It then supports that this process is given by the change in contractual relations since Modernity, which culminates in the emptying of the dimension of the social pact, heading toward the simple agreement. It concludes that nowadays Law takes some features which are closer to those of a consumer rights, which the subject uses to ensure one well-being, in the same way as one does with objects available in the market.
Descritores: Psicanálise
Inconsciente (Psicologia)
Defesa do Consumidor
Comportamento do Consumidor
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-573355
Autor: Matos, Lucília da Silva.
Título: A festividade do Círio de Nazaré e as transformações do arraial: novas práticas de lazer na afirmação do turismo religioso / The festivity of "Círio de Nazaré" and the transformations in its "country festivity form": new leisure practices in the affirmation of religious tourism
Fonte: Licere (Online);13(4), dez. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo analisar alguns processos de transformações na festividade do Círio de Nazaré e mais especificamente no Arraial de Nazaré com destaque para as ocorrências a partir da década de 1980, período no qual aconteceram grandes transformações nas festas populares com o aprofundamento da "globalização econômica e técnica" e a "mundialização da cultura" (ORTIZ, 2005, 2006a). A partir de então as festas populares, tornaram-se grandes atrativos de um mercado de bens e serviços culturais atraindo investimentos públicos e privados voltados a sua valorização. No caso do Círio de Nazaré há uma crescente ampliação dos eventos por toda a cidade de Belém e um gradativo esvaziamento do sentido de Arraial pela refuncionalização de um lugar público transformando-o em praça "sacralizada" e da transferência das atividades lúdicas públicas para espaço pertencente à igreja que mais recentemente sofreu novas intervenções tendo o turismo religioso como um dos principais objetivos.

This articles's main goal is the analysis of a number of transformation cycles occuring in the "Círio de Nazaré", and mostly in the country festivity form of the event, the so called "Arraial de Nazaré", distinctively those accuring since 1980, when there were great changes in the popular festivities envolving deepening of the "technical and economic globalization", and the world-wide converted culture (ORTIZ, 2005, 2006a). Since then the popular festivities became a grand appeal to a market of cultural services and wells, attacting public and private investments towards its valorization. Concerning Círio, there?s an increasing number of events all over the city of Belém and a gradual emptiness of the meaning of "country festivity", by the redirected utility of public locations, turning them into "sacred public squares", as well as the increasing of the transferences of public/ludic activities to spaces owned bye the church, which recently suffered new interventions, adopting religious tourism as one os their main objectives.
Descritores: Fatores Socioeconômicos
Catolicismo
Comportamento do Consumidor
Características Culturais
Turismo
Atividades de Lazer
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-991097
Autor: Chicaiza Sánchez, Oscar Lenin; Bastidas Picoita, Michelle Carolina; Llano Ushiña, Adriana Estefanía; Moreno Sánchez, Paola Elizabeth; Hernández Aráuz, Marco Antonio.
Título: Políticas de selección del personal y satisfacción del cliente en hospitales públicos del Ecuador / Personnel selection policies and customer satisfaction in ecuador public hospitals
Fonte: Rev. cuba. invest. bioméd;37(1):116-120, ene.-mar. 2018.
Idioma: es.
Resumo: La gestión hospitalaria es considerada como la forma de organizar y combinar los recursos con el fin de cumplir las políticas y objetivos institucionales de las diferentes entidades del sector de la salud. Particularmente la selección de personal en las instituciones hospitalarias públicas del Ecuador se encuentra normada por varias leyes que no contemplan de forma general la importancia de la satisfacción del cliente externo para esta actividad. El presente artículo tiene como objetivo valorar la relación entre el proceso de selección de personal y su influencia en la satisfacción del cliente externo de las instituciones hospitalarias públicas en el Ecuador(AU)

Hospital management is considered as the way to organize and combine resources in order to comply with the policies and institutional objectives of the different entities of the health sector. Particularly the selection of personnel in public hospitals in Ecuador is regulated by several laws that do not generally consider the importance of external customer satisfaction for this activity. The purpose of this article is to evaluate the relationship between the personnel selection process and its influence on the external customer satisfaction of public hospital institutions in Ecuador(AU)
Descritores: Seleção de Pessoal/métodos
Comportamento do Consumidor
Administração Hospitalar/métodos
-Equador
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-955230
Autor: Gonçalves, Angélica Lopes; Caramaschi, Sandro; Feijó, Marianne Ramos.
Título: Conjugalidade e gestão do orçamento doméstico: um estudo qualitativo / Conjugality and management of the household budget: a qualitative study
Fonte: Pensando fam;22(1):29-43, jan.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo é um relato de pesquisa qualitativa de mestrado, cujo objetivo é descrever como casais não clínicos percebem as dificuldades e as divergências ao lidar com o orçamento doméstico. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis casais, com e sem filhos, com até cinco anos de casamento. Os resultados mostraram que as divergências estão relacionadas aos custos dos produtos e ao grau de autonomia de cada cônjuge nas decisões de compras. Questões culturais como gênero e o consumismo influenciam o modo de lidar com o dinheiro, além da repetição intergeracional de comportamentos e de padrões de interação familiar. O conhecimento sobre tais dinâmicas contribui para a compreensão por parte de psicólogos e de terapeutas de casais da dimensão financeira no casamento, bem como para a estruturação de futuras práticas terapêuticas, educativas e preventivas em situações de conflitos conjugais.(AU)

This article is a qualitative research report of a master's degree, whose purpose is to describe how non-clinical couples meet the struggle and divergences when dealing with the household finances. Six couples, with and without children, that has been married for up to five years were interviewed. The results have shown that the divergences are related to the price of products and each partner's self-sufficiency in making shopping decisions. Cultural factors like gender and consumption affect their money management, besides the intergenerational repetition of behavior patterns and family interaction. Insight about these dynamics contributes to the understanding of the marriage's financial dimension by therapists and psychologists, as well as to developing future therapeutic, preventive and educational methods in marital conflict situations.(AU)
Descritores: Orçamentos
Comportamento do Consumidor/economia
Estado Conjugal
Conflito Familiar/economia
-Inquéritos e Questionários
Limites: Seres Humanos
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Valença, Ana Maria Gondim
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Id: biblio-1021250
Autor: Limão, Nayara Pereira; Protasio, Ane Polline Lacerd; Gomes, Luciano Bezerra; Machado, Liliane dos Santos; Valença, Ana Maria Gondim.
Título: User satisfaction on the health care provided by the primary health care program in a state in northeastern Brazil
Fonte: Rev. Cient. CRO-RJ (Online);3(1):59-76, Jan.-Apr. 2018.
Idioma: en.
Resumo: Objective: To verify the factors influencing user satisfaction regarding the healthcare assistance provided by the Primary Health Care (PHC) Program in a state in northeastern Brazil and its macro-regional health districts. Methods: A cross-sectional study was carried out based on secondary data, and logistic regression models were developed considering user satisfaction (obtained by cluster analysis) as a dependent variable. The state is divided into four macro-regional health districts, and explanatory variables selected included user gender; access to health services; receptivity to spontaneous demand; scheduling appointment at PHC facilities; comprehensive health care; bonding, accountability and coordination of care; home visit; mechanisms for user participation and interaction. Results: Macro-regional health districts 1 and 4 presented higher percentage of users who were not satisfied with their mechanism of participation in the facility. The regression model demonstrated the factors that negatively influence satisfaction, some of which are: facility work hours do not meet users' needs (OR=0.60); the user cannot file a complaint or suggestion at the PHC facility (OR=0.68); the user is not able to set up an appointment for the same day (OR=0.83); professionals never ask about the user's relatives (OR=0.81); and the Community Health Worker does not make home visits (OR=0.78). Conclusion : The data on assistance provided by the Primary Health Care Program in a state of Brazil indicate weaknesses, such as the relationship between user and health professional as well as those related to coordination of care and participation/social control in the PHC facility.

Objetivo: Verificar os fatores que influenciam na satisfação dos usuários quanto aos serviços de saúde ofertados na Atenção Básica em um estado do Nordeste do Brasil e suas macrorregionais de saúde. Métodos: Estudo transversal realizado a partir de dados secundários, desenvolvendo-se modelos de regressão logística tendo como variável dependente a satisfação do usuário (obtida por análise de agrupamento). O estado está dividido em quatro macrorregionais de saúde e as variáveis explicativas selecionadas abrangeram: sexo dos usuários; acesso aos serviços de saúde; acolhimento à demanda espontânea; marcação de consulta(s); atenção integral à saúde; vínculo, responsabilização e coordenação do cuidado; visita domiciliar; mecanismos de participação e interação dos usuários. Resultados: Verificou-se que as macrorregionais 1 e 4 apresentaram maiores percentuais de usuários que não se mostraram satisfeitos com o seu mecanismo de participação na unidade. O modelo de regressão demonstrou os fatores que influenciam negativamente a satisfação, sendo alguns deles: o horário de funcionamento da unidade não atender as necessidades dos usuários (OR=0,60), o usuário não conseguir fazer uma reclamação ou sugestão na unidade de saúde (OR=0,68), o usuário não conseguir marcar consulta para o mesmo dia (OR=0,83), os profissionais nunca perguntarem sobre os familiares do usuário (OR=0,81) e o Agente Comunitário de Saúde não visitar o usuário (OR=0,78). Conclusão: Com base nos dados sobre os serviços de saúde ofertados na Atenção Básica em um estado brasileiro, constata-se que existem fragilidades, a exemplo do relacionamento entre o usuário e o profissional de saúde, a coordenação do cuidado e a participação/controle social na unidade.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
-Comportamento do Consumidor
Serviços Básicos de Saúde
Responsável: BR1356.1 - Biblioteca Prof Antonio F Ribeiro da Silva Filho


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Id: biblio-987098
Autor: Barros Filho, Marcos Antonio; Pedroso, Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz; Miranda, Yves de Holanda Batista de; Sarmento, José Pedro; Silva, Victor Henrique Rodrigues; Corte-Real, Nuno; Fonseca, António Manuel; Dias, Cláudia.
Título: Qualidade de serviços e satisfação de espectadores de eventos esportivos: uma revisão sistemática / Service quality and satisfaction of sporting events' audience: a systematic review / Calidad de servicios y satisfacción de espectadores de eventos deportivos: una revisión sistemática
Fonte: Movimento (Porto Alegre);24(4):1381-1394, out.-dez. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste artigo foi analisar os modelos de avaliação da qualidade de serviços e a relação da qualidade dos serviços na satisfação de espectadores de eventos esportivos. O estudo é uma revisão sistemática. A busca por artigos originais publicados a partir de janeiro de 2000 até junho de 2017 foi realizada nas bases de dados: SPORTDiscus, Scopus, Web of Science e SciELO Citation Index. Foram incluídos 19 artigos. Os resultados apontaram a existência de inúmeros modelos de avaliação que estão relacionados com a qualidade de serviços no esporte. Atributos do serviço principal como qualidade do jogo e desempenho dos atletas, além de serviços periféricos, como instalação, empatia dos funcionários e segurança influenciaram significativamente a satisfação dos espectadores esportivos. Portanto, os resultados indicam que a percepção da qualidade de serviços é um antecedente da satisfação

This study analyzed service quality evaluation models and the relations among service quality and audience satisfaction in sporting events. The study is a systematic review. Original articles published from January 2000 to June 2017 were searched on databases SPORTDiscus, Scopus, Web of Science and SciELO Citation Index. Nineteen articles were included. The results pointed out the existence of numerous evaluation models related to service quality in sports. Core service attributes such as game quality and athletes' performance, in addition to peripheral services such as facilities, employee empathy and security, have significantly influenced sports audience's satisfaction. Therefore, these results indicate that service quality perception precedes satisfaction

El objetivo de este artículo fue analizar los modelos de evaluación de la calidad de servicios y su relación con la satisfacción de espectadores de eventos deportivos. El estudio es una revisión sistemática. La búsqueda de artículos originales publicados a partir de enero de 2000 y hasta junio de 2017 fue realizada en las siguientes bases de datos: SPORTDiscus, Scopus, Web of Science y SciELO Citation Index. Fueron incluidos 19 artículos. Los resultados mostraron la existencia de innumerables modelos de evaluación relacionados con la calidad de servicios en el deporte. Atributos del servicio principal, como: calidad del juego y desempeño de los atletas; servicios periféricos, como: instalaciones, empatía de los funcionarios y seguridad influenciaron significativamente sobre la satisfacción de los espectadores deportivos. Por lo tanto, los resultados indican que la percepción de la calidad de servicios es un antecedente de la satisfacción
Descritores: Revisão
Comportamento do Consumidor
Gestão da Qualidade
Marketing
-Esportes
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb



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