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Id: lil-729048
Autor: Kunzler, Mateus; Noll, Matias; Antoniolli, Arthur; Candotti, Claudia Tarragô.
Título: Associação entre postura sentada e alterações posturais da coluna vertebral no plano sagital de escolares de Lajeado, RS / Associación entre postura sentada y alteraciones posturales en la columna vertebral en el plan sagital de estudiantes de Lajeado, RS / Association between sitting posture and changes in spine on sagital plane of students in Lajeado, RS
Fonte: Rev. baiana saúde pública;38(1), jan.-mar. 2014. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar a prevalência das alterações da coluna vertebral no plano sagital e dos hábitos adotados na postura sentada para escrever e sentada para utilizar o computador, assim como verificar se existe associação entre a postura sentada e a postura estática em pé. A amostra foi composta por 75 escolares da cidade de Lajeado, Rio Grande do Sul. Os escolares responderam ao questionário BackPEI para obtenção de informações acerca da postura que adotam ao sentar para escrever e ao utilizar o computador. As curvaturas torácicas e lombares dos escolares foram avaliadas e mensuradas por meio de um arcômetro. Os dados foram analisados no SPSS, através estatística descritiva e de razões de prevalência, com variância robusta (α=0,05). Os resultados indicaram que 20% dos escolares apresentaram alterações na coluna torácica e 37,4% apresentaram alterações na coluna lombar. Em relação às posições sentadas, grande parte dos escolares adotam posturas inadequadas ao sentar para utilizar o computador (86,7%) e para escrever (89,3%), sendo essa última associada significativamente às alterações na coluna torácica. Conclui-se que os escolares, quando na posição sentada, apresentam posturas inadequadas, o que parece estar relacionado com as alterações posturais da coluna vertebral na posição em pé.

The objective of this study was to identify the prevalence of spinal abnormalities in the sagital plane and habits adopted in the "writing's sitting posture" and the "sitting in front of the computer posture" as well as to investigate the association between sitting posture and standing static posture. The sample consisted of 75 students from Lajeado, Rio Grande do Sul, Brazil. To obtain information about the posture they adopt to sit down to write and use the computer, the school children were asked to answer the BackPEI questionnaire. Thoracic and lumbar curvatures of the subjects were measured and evaluated using an arcometer. Data were analyzed with SPSS, through descriptive statistics and prevalence ratios, with a robust variance (α=0.05). The results indicated that 20% of the students showed changes in the thoracic spine and 37.4% showed changes in the lumbar spine. Regarding seating positions, most of the students adopt inadequate postures when sitting to use the computer (86.7%) and to write (89.3%), the latter being significantly associated with changes in the thoracic spine. It was concluded that the students, when seated, have poor posture, which seems to be related to postural changes in the spine in the standing position.

El objetivo de este estudio fue identificar la prevalencia de las alteraciones en la columna vertebral en el plan sagital y hábitos adoptados en la postura sentada para escribir y sentada para usar la computadora, así como para verificar si hay asociación entre la postura sentada y la estática de pie. La muestra fue de 75 estudiantes de la ciudad de Lajeado, Rio Grande do Sul. Los estudiantes respondieron al cuestionario BackPEI para obtener información sobre la postura que adoptan al sentarse a escribir y usar la computadora. Las curvaturas torácica y lumbar de los estudiantes fueron evaluadas y medidas por medio de un arco metro. Los datos fueron analizados utilizando el programa SPSS, a través de la estadística descriptiva y las razones de prevalencia con varianza robusta (α=0,05). Los resultados indicaron que el 20% de los estudiantes mostraron alteraciones en la columna torácica y 37,4% presentaron alteraciones en la columna lumbar. En cuanto a posiciones sentadas, la mayoría de los estudiantes adopta posturas inadecuadas al sentarse a utilizar la computadora (86,7%) y escribir (89,3%), siendo la última asociada significativamente con los cambios en la columna torácica. Se concluye que la escuela, una vez sentado, tiene una postura inadecuada, lo que parece estar relacionado con los cambios posturales de la columna vertebral en la posición de pie.
Descritores: Postura
Coluna Vertebral
Adolescente
Hábitos
Limites: Humanos
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


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Id: biblio-1005747
Autor: Rondón, Rosa Gabriela; Zambrano, Gabriel Alejandro; Guerra, María Elena; Rodríguez de Galarraga, Belkis.
Título: Relación entre un periodo de lactancia materna exclusiva menor de 6 meses y presencia de hábitos parafuncionales en un grupo de niños y adolescentes venezolanos / Relação entre amamentação exclusiva com menos de 6 meses e hábitos parafuncionais em um grupo de crianças e adolescentes venezuelanos / Relation between exclusive breastfeeding less than 6 months and parafunctional habits in a group of venezuelan children and adolescents
Fonte: Rev. odontopediatr. latinoam;8(1):16-28, 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo. Relacionar un periodo de lactancia materna exclusiva menor a 6 meses con la presencia de hábitos parafuncionales en un grupo de niños y adolescentes venezolanos que acudieron al Servicio de Odontología del Hospital Pediátrico San Juan de Dios de Caracas en el periodo Julio-Octubre de 2016. Materiales y métodos. Estudio epidemiológico de corte transversal, no experimental, de campo y de nivel correlacional, realizado en 183 niños y adolescentes entre 7 y 12 años. Se tomó una muestra no probabilística a conveniencia, con análisis de frecuencias, porcentajes, prueba de significancia estadística chi cuadrado y correlación de Pearson. Resultados. El género femenino ocupó un 56,3%, el promedio de edad fue de 8,4 ±1,29 años. El 100% de la población recibió lactancia materna exclusiva por algún tiempo: en el 53% fue de 0-3 meses y en el 47% de 4-5 meses. 131 pacientes (71.58%) exhibieron uno o más hábitos parafuncionales, de los cuales, 83 pacientes (63,36%) fueron amamantados de forma exclusiva de 0 a 3 meses y 48 pacientes (36,64%) de 4 a 5 meses con una significancia estadística de p=0,000 (p-valor<0,05) y r=25,30%. En esta población, un periodo de lactancia materna exclusiva menor de 6 meses se relacionó con la presencia de succión digital (p=0,015 y r=18,10%), succión de cuerpo extraño (p=0,001 y r=24,70%), deglución atípica (p=0,047 y r=10,80%) y respiración bucal (p=0,000 y r=33,10%). Conclusión. Se destaca la relación entre un periodo menor de 6 meses de lactancia materna exclusiva y la presencia de hábitos parafuncionales en la muestra analizada.

Objetivo. Relacionar um período de lactância materno exclusiva menor de 6 meses com a presença de hábitos parafuncionais em um grupo de crianças e adolescentes venezulanos atendidosno Serviço de Odontologia do Hospital Pediátrico San Juan de Dios de Caracas no período Julho a Outubro de 2016. Materiais e métodos. Estudo epidemiológico de coorte transversal, não experimental, de campo e de nível correlacional, realizado em 183 crianças e adolescentes entre 7 e 12 anos. Se incluiu uma amostra não probabilística, por conveniência, com análise de freqüências, porcentagens e a prova de significância estatística chi quadrado e correlação de Pearson. Resultados. 56,3% das crianças eram do sexo feminino e média de idade foi de 8,4 ± 1,29 anos. Em 100% da população a lactância materna exclusiva havia ocorrido por algum tempo: em um 53% foi de 0-3 meses e em 47% de 4-5 meses. 131 pacientes (71,58%) foram amamentados de forma exclusiva de 0 a 3 meses e 48 pacientes (36,64%) de 4 a 5 meses com significância estatística p< 0,000q e r= 25,30%. Nesta população, um período de amamentação exclusiva inferior a 6 meses foi associado com a presença de sucção digitais (p= 0,015 e r=18,10%), aspiração de corpo estranho (p= 0,001 e r=24,70%), deglutição atípica (p= 0,047 e r =10,80%) e a respiração bucal (p= 0,000 e r =33,10%). Conclusão. A relação entre um período inferior a 6 meses de amamentação exclusiva e a presença de hábitos parafuncionais foi destacada na amostra.

Objective. To relate a period of exclusive breastfeeding less than 6 months with the presence of parafunctional habits in a group of Venezuelan children and adolescents who attended in the Dental Service of the San Juan de Dios Pediatric Hospital of Caracas in the period July-October 2016. Materials and methods. Cross-sectional epidemiological, non-experimental and correlational study, performed in 183 children and adolescents between 7 and 12 years. A non-probabilistic sample was taken at convenience, with frequency analysis, percentages, chi-square test of significance and Pearson's correlation. Results. The female gender occupied 56.3%, the average age was 8.4 ± 1.29 years. 100% of the population received exclusive breastfeeding for some time: in 53% it was 0-3 months and in 47% it was 4-5 months. 131 patients (71.58%) exhibited one or more parafunctional habits, of which, 83 patients (63.36%) were exclusively breastfed from 0 to 3 months and 48 patients (36.64%) from 4 to 5 months with a statistical significance of p= 0.000 (p-value <0.05) and r= 25,30%. In this population, an exclusive breastfeeding period of less than 6 months was related to the presence of digital suction (p= 0.015 and r= 18.10%), foreign body suction (p= 0.001 and r= 24.70%), Atypical swallowing (p= 0.047 and r= 10.80%) and mouth breathing (p= 0.000 and r= 33.10%). Conclusion. The relationship between a period of less than 6 months of exclusive breastfeeding and the presence of parafunctional habits in the analyzed sample is highlighted.
Descritores: Comportamento de Sucção
Consultórios Odontológicos
-Comportamentos Relacionados com a Saúde
Hábitos
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Responsável: CO5.1 - Centro de Información y Conocimiento


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Id: biblio-998992
Autor: Araújo Pina, Alice Katarina Rosa; Coelho, Patricia Maria; Tavares de Carvalho, Milena; Soares, Ana Flávia; Morais Sousa, Leandro.
Título: Relación entre mordida cruzada posterior unilateral y hábitos bucales deletéreos en preescolares de un municipio del sudoeste del Bahía / Relação entre mordida cruzada posterior unilateral e hábitos bucais deletérios em pré-escolares de um município do sudoeste da Bahia / Relationship between unilateral posterior crossbite and deleterious oral habits in preschool children from a municipality in southwestern Bahia
Fonte: Rev. odontopediatr. latinoam;9(1):39-47, 2019. tab, graf.
Idioma: es; pt.
Resumo: Objetivo: El objetivo de esta investigación fue verificar la prevalencia de maloclusión en niños preescolares de un municipio del suroeste de Bahía, evaluando la presencia de mordida cruzada posterior unilateral y su relación con hábitos bucales deletéreos. Materiales y Métodos: La investigación fue realizada en niños matriculados en guarderías públicas y convenidas del municipio de Vitória da Conquista, BA, Brasil; después del cálculo muestral, la muestra incluyó 440 niños con edades de Original3 a 5 años. La presencia de maloclusión fue evaluada clínicamente y un cuestionario para evaluar la relación con los hábitos fue respondido por los representantes. Resultados: Se encontró un porcentaje de 94,28 % de los casos con mordida cruzada posterior unilateral relacionada a hábitos bucales. Conclusiones: Se hace evidente que los hábitos de succión no nutritiva pueden ser un factor etiológico para la mordida cruzada posterior unilateral.

Objetivo: O objetivo da pesquisa foi verificar a prevalência da má oclusão em crianças pré-escolares de um município do sudoeste baiano, enfocando a presença de mordida cruzada posterior unilateral e sua relação com hábitos bucais deletérios. Materiais e métodos: A pesquisa foi realizada em crianças matriculadas em creches públicas e conveniadas do município de Vitória da Conquista, BA, Brasil; após cálculo amostral, a amostra contemplou 440 crianças com idades entre os 3 e os 5 anos. A presença de má oclusão foi avaliada clinicamente e um critério para avaliar a relação com os hábitos foi respondido pelos responsáveis. Resultados: Encontrou-se uma porcentagem de 94,28% dos casos com mordida cruzada posterior unilateral relacionada aos hábitos bucais. Conclusão: Nota-se que os hábitos de sucção não nutritivo podem ser um fator etiológico para a mordida cruzada unilateral posterior.

Objective: The objective of the study was to verify the prevalence of malocclusion in pre-school children in a municipality in southwest Bahia, focusing on the presence of unilateral posterior crossbite and its relation with deleterious oral habits. Materials and methods: The research was carried out in children enrolled in public day care centers and in the city of Vitória da Conquista, BA, Brasil. After sample calculation, the sample consisted of 440 children aged 3 to 5 years. The presence of malocclusion was clinically evaluated and a questionnarie for evaluating the relationship with habits was answered by those represented. Results: We found that 94.28% of the cases with unilateral posterior crossbite were related to oral habits. Conclusions: It was found that nutritional sucking habits may be an etiological factor for posterior unilateral crossbite.
Descritores: Má Oclusão
-Erupção Dentária
Brasil
Dentição
Hábitos
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Responsável: CO5.1 - Centro de Información y Conocimiento


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Id: biblio-1128219
Autor: Oliveira, Fernando J.A. de; Rodrigues, Joslea S; Teles, Livia A. C; Nogueira, Julia A. D.
Título: Transporte ativo no trajeto escolar: uma revisão integrativa / Active transport at the school path: an integrative review
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;2(28):65-75, abr.-jun. 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: o transporte ativo pode ser uma oportunidade para desenvolver comportamentos mais saudáveis na vida das crianças e jovens. O presente estudo busca identificar barreiras e facilitadores desse comportamento, bem como suas interfaces com a saúde dos escolares por meio de revisão de literatura. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada nas bases eletrônicas BVS, Scielo e periódico Capes, utilizando os descritores mobilidade, transporte, deslocamento, ativo, sustentável, estudantes, escolares e trajeto escolar em português, inglês e espanhol. Foram incluídos estudos realizados nas Américas e publicados nos últimos cinco anos. Os 16 artigos selecionados foram desenvolvidos no Brasil, Canadá, México e Estados Unidos, sendo que a maioria deriva de pesquisas mais amplas. Os resultados indicam que a prevalência de transporte ativo no trajeto escolar variou entre 10% nos Estados Unidos e 76% no Brasil. Alguns facilitadores desse comportamento foram: pais que utilizam transporte ativo; expectativa dos pais; percepção dos pais sobre boa estrutura e segurança; crianças mais velhas, sem veículos, de grandes cidades, com menor satisfação familiar, com maior número de dias fisicamente ativos; ser homem; presença de adulto e clima. Algumas barreiras foram: distâncias; maior idade, nível de escolaridade da mãe e classe econômica; maior tempo de trabalho dos pais; posse de veículo; zona urbana; bullying; muita coisa para carregar, ausência de árvore, criminalidade; presença de animais vadios e ter etnia latina. A interface do transporte ativo no trajeto escolar com a saúde foi reportada com o nível de atividade física, obesidade/sobrepeso (saúde individual) e barreiras e facilitadores a esse tipo de deslocamento (saúde ambiental). Considerando que atitudes cultivadas na infância têm grandes chances de permanecer na vida adulta, o transporte ativo no trajeto escolar pode ser uma estratégia na criação de hábitos saudáveis e sustentáveis que contribuam para melhor qualidade de vida, desde que se considerem seus determinantes e condicionantes...(AU)

the active transport can be an opportunity to develop healthier beh av iors in t h e lives of children and young people. The present study seeks to identify barriers and facilitators of this behavior, as well as their interfaces with the students' health through a literature review. It is an integrative literature review carried out on the electronic databases BVS, Scielo and Capes periodical, using the descriptors of mobility, transport, displacement, active, sustainable, students, school and schoo l p ath in Po rtuguese, English and Spanish. Studies carried out in the Americas and published in the last five years were included. The 16 selected papers were developed in Brazil, Canada, Mexico and the United States, with most of them deriving from broader researches. The results obtained reveal t he p revalence of active transport in school path varied between 10% in the United States and 76% in Brazil. Some facilitators of this behavior were: parents or adults who use active transport; parental expectation; parents' perception of good structure and safety; older children, without vehicles, large cities, with less family satisfaction, with more days of physical activities; be a man; adult presence and climate. Some barriers were: dist an ces; older age, mother's education level and economic class; longer working time for parents; vehicle ownership; urban area; bullying; a lot to carry, few trees, crime; presence of stray anim als and having Latin ethnicity. The interface between active transport in the school path and health was rep o rted as the level of hysical activity, obesity/overweight (individual health) and barriers and facilitators to this type of displacement (environmental health). Considering that attitudes cultivated in childhood are very likely to remain in adulthood, active transportation on the school path can be a strategy in creating h ealthy and sustainable habits that contribute to a better quality of life, as long as its determinants and condit ions are considered...(AU)
Descritores: Segurança
Estudantes
Árvores
Transporte Biológico Ativo
Exercício Físico
Grupos Étnicos
Família
Saúde do Estudante
Clima
Área Urbana
Crime
Menores de Idade
Educação
Escolaridade
Bullying
Hábitos
Literatura
Mães
-Estilo de Vida Saudável
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Revisão
Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Boruchovitch, Evely
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Id: lil-797835
Autor: Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça; Boruchovitch, Evely.
Título: Hábitos e estratégias para a realização da lição de casa e variáveis demográficas em estudantes do Ensino Fundamental II / Homework habits and strategies and demographic variables in Elementary School II students / Hábitos y estrategias para la realización de las tareas y las variables demográficas de los estudiantes de Primaria II
Fonte: Psico (Porto Alegre);47(2):132-139, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Descrever os hábitos e estratégias relativas à realização da lição de casa e identificar diferenças em relação a variáveis como idade, estado, gênero e ano escolar foram os objetivos do presente estudo. Participaram 426 alunos, entre 10 e 17 anos, do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas do interior de São Paulo e da Bahia. Os dados foram coletados mediante um questionário de identificação e uma escala do tipo Likert. Os resultados evidenciaram que os escolares apresentaram bons hábitos e estratégias relativas à lição de casa. Diferenças significativas emergiram somente em relação à idade e ao estado no qual os alunos residiam. Não foram encontradas diferenças significativas em razão do gênero e da progressão escolar.

To describe habits and strategies students employ to do homework and to identify age, state, gender, and school year related differences in these habits and strategies were the objectives of the present study. The sample was composed of 426 students, with ages range between 10 and 17 years, from the sixth to the ninth school year of a public elementary schools in the states of São Paulo and Bahia. Data were collected by means of an identification questionnaire and a Likert type scale. Results showed that students had good habits and strategies for doing homework. Significant differences emerged only for age and state in which students lived. No significant differences were found due to gender and school grade level.

Describir los hábitos y estrategias relativas a la realización de la tarea y se identifican diferencias en relación a variables como la edad, estado, sexo y año de la escuela eran los objetivos de este estudio. Con la asistencia de 426 estudiantes, entre 10 y 17 años a partir del sexto al noveno año de la escuela primaria, la escuela pública de São Paulo y Bahía. Los datos fueron recogidos mediante un cuestionario de identificación y una escala de Likert. Los resultados mostraron que los estudiantes tenían buenos hábitos y estrategias relacionadas con la tarea. Surgieron diferencias significativas sólo en relación con la edad y el estado en el que los estudiantes vivían. Se encontraron diferencias significativas debidas al género y la progresión de la escuela.
Descritores: Instituições Acadêmicas
Estudantes
Ensino Fundamental e Médio
-Hábitos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Id: biblio-1122809
Autor: Santos, Carla S. S. dos; Sousa, Victor G. S. de; M. Neto, Emídio M.
Título: Efeitos do treinamento físico sobre parâmetros de saúde de corredores de rua recreacionais / Effects of physical training on health parameters in recreational runners
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;2(28):107-116, abr.-jun. 2020. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: a população vem se tornando mais inativa, improdutiva e ociosa. Esses maus hábitos acumulados durante muito tempo se tornam prejudiciais à saúde, podendo ocasionar várias doen ças cardiovasculares e dislipidemias. Para prevenir e tratar essas disfunções recomenda-se a prática regular de exercícios físicos aeróbios (EFA) aliado a um fortalecimento muscular. Objetivou-se avaliar os efeitos de quatro semanas do treinamento combinado de corrida de rua e treinamento em circuito funcio nal ( TCF) sobre variáveis relacionadas à saúde e desempenho físico de corredores de rua recreacionais. 32 indivíduos foram divididos, de acordo com a relação cintura/quadril (RCQ), em grupo de risco baixo (GRB; 22,0 ± 1,33 anos; 168,3 ± 3,18 cm; 65,4 ± 3,39 kg), grupo de risco moderado (GRM; 27,7 ± 2 ,04 anos; 167,7 ± 2,03 cm; 71,4 ± 4,66 kg), grupo de risco alto (GRA; 26,8 ± 3,16 anos; 1 63 ,0 ± 3 ,02 cm; 71,80 ± 5,9 kg). Realizaram avaliações físicas de composição corporal, testes das cap acidades físicas (cooper, RAST, flexibilidade, impulsão horizontal e vertical), foram submet idos a quat ro sem anas de treinamento aeróbio e TCF. Foram feitos os testes ANOVA two-way para verificar as diferenças entre o s grupos, e um pós-teste tukey, adotou-se o valor de p < 0,05. Resultados apontaram melho ra n a a ptidão cardiorrespiratória (p=0,0006), aumento na massa magra (p=0,039 1), redução da RCQ (p =0 ,011 6), aumentou a força dos membros inferiores (p=0,0315) e melhora na flexibilidade (p=0,0326). Portanto tais alterações são clinicamente importantes, mostrando assim um progresso na qualidade de v ida de fo rm a ampla e aperfeiçoando também o desempenho físico desse público...(AU)

the population has become more inactive, unproductive and idle. These bad habits accumulated for a long time can become harmful to health, causing various cardiovascular diseases an d dyslipidemias. To prevent and treat these dysfunctions it is recommended to p ractice regular aerobic physical exercises together with a muscular strengthening. The aim of this st udy was t o ev aluate t he effects of four weeks of the combined training of running and training in functional circuit o n v ariabl es related to health and physical performance of recreational street runners. 32 in dividuals were div ided according to waist/hip ratio, in low risk group (22,0 ± 1,33 years old; 168,3 ± 3,18 cm; 6 5,4 ± 3 ,3 9 k g) moderate risk group (27,7 ± 2,04 years old; 167,7 ± 2,03 cm; 71,4 ± 4,66 kg) high risk group (26,8 ± 3,1 6 years old; 163,0 ± 3,02 cm; 71,80 ± 5,9 kg). Physical evaluations of body composition were p erformed and also physical ability tests, they were submitted to four weeks of aerobic training and functional circuit training. The ANOVA two-way test was performed to verify the differences between t he gro up s and a tukey post-test. The p value adopted was p < 0,05. The results indicated an improvement in cardiorespiratory fitness (p=0,0006). Therefore, such improvements are clinically significant, sh o win g a broad progress in the quality of life and also improving the physical performance of this public...(AU)
Descritores: Corrida
Doenças Cardiovasculares
Maleabilidade
Dislipidemias
Comportamento Sedentário
Desempenho Físico Funcional
Treino Aeróbico
-Qualidade de Vida
Composição Corporal
Exercício Físico
Saúde
Gestão da Qualidade
Relação Cintura-Quadril
Hábitos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1100619
Autor: Paravano, María Antonella; Ortigoza, Liliana Del Valle; Dezar, Gimena Valeria.
Título: Hábitos alimentarios en jóvenes - adultos antes y después de una intervención educativa / Alimentary habits in young people - adults before and after an educational intervention
Fonte: Diaeta (B. Aires);37(169):27-33, oct.-dic. 2019.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La Educación Alimentaria Nutricional (EAN) aporta contenidos y competencias a trabajar en la escuela. Cuando se combina la educación nutricional y la alimentación escolar, puede contribuir a la mejora de la salud y la nutrición de los estudiantes, al tiempo que les ayuda a desarrollar buenos hábitos alimentarios. Objetivo: describir el cambio de hábitos luego de una intervención educativa nutricional en jóvenes-adultos. Materiales y método: participaron 100 alumnos de entre 18 y 55 años de edad de ambos sexos que cursaban tercero y quinto año de una Escuela de Enseñanza Media para Adultos (EEMPA) JUAN J. PASO N° 1305 de la ciudad de Santa Fe, durante el año 2016. Se aplicó una encuesta diagnóstica para relevar los hábitos alimentarios de los participantes, luego se realizaron intervenciones educativas nutricionales (IEN). Posteriormente, se aplicó nuevamente el mismo instrumento inicial con el fin de poder identificar y comparar los conocimientos y prácticas adquiridas sobre hábitos alimentarios saludables en relación con los mensajes de las Guías Alimentarias para la Población Argentina (GAPA) del 2016. Resultados: luego de las IEN, más de la mitad (65%) de los alumnos aumentaron el número de comidas diarias recomendadas, a su vez muchos de ellos comenzaron con el hábito del desayuno (72%). Se destaca el aumento del consumo de pan blanco, integral y tostadas (51%), observando una disminución en el resto de los alimentos ricos en grasas saturadas y azúcares simples, como galletitas dulces y saladas, facturas y bizcochos. Respecto del consumo recomendado de leche, yogur y queso, aumentó en la mayoría de los estudiantes (93%). Aumentó considerablemente el consumo de agua diario, por parte de los alumnos (48%). Conclusiones: a partir de esta experiencia, fue posible demostrar que aunque los jóvenes adultos tengan hábitos alimentarios arraigados, se pueden modificar algunos de éstos por medio de las IEN(AU).

Introduction: Nutrition Education (NE) offers contents and competences to work with at school. When nutrition education and school feeding are combined, this can contribute to improving the health and nutrition of students, while helping them develop good eating habits. Objective: To describe the change of habits after a nutritional- educational intervention in young people - adults. Materials and method: 100 students between 18 and 55 of both sexes who attended 3rd and 5th forms at a School of Secondary Education for Adults (EEMPA)- JUAN J. PASO No. 1305-, Santa Fe City, during 2016. A diagnostic survey was applied to survey the eating habits of participants, followed by nutritional educational interventions (NEI). After that, the same initial assessment was applied again, in order to identify and compare the knowledge and practices acquired on healthy eating habits in relation to the messages of the Dietary Guidelines for the Argentine Population (GAPA) of 2016. Results: After the NEI, more than half (65%) of the students increased the number of recommended daily meals and many of them started with the habit of having breakfast (72%). It is worth highlighting the consumption of white bread, wholemeal bread and toasts (51%), while observing a decrease in foods rich in saturated fat and simple sugars, such as sweet and salty cookies, facturas and biscuits. Regarding the recommended consumption of dairy products, it increased in most students (93%). The consumption of daily water also increased considerably (48%). Conclusions: Based on this experience, it was possible to show that although young people -adults have rooted dietary habits, some of these can be modified through NEIs(AU).
Descritores: Comportamento Alimentar
-Educação Alimentar e Nutricional
Hábitos
Responsável: AR489.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1145267
Autor: Murrieta-Pruneda, José Francisco; Velázquez-Jiménez, Yannette Concesa; Yáñez-Acosta, María Fernanda; Adriano-Anaya, María del Pilar; Joya, Tomás Caudillo.
Título: Parafunctional oral habits and primary dentition characteristics in a group of preschool children from Tlaquepaque, Jalisco, Mexico / Hábitos orales parafuncionales y características de la dentición primaria en un grupo de preescolares de Tlaquepaque, Jalisco, México
Fonte: J. oral res. (Impresa);8(1):50-58, feb. 28, 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: The aim of this study was to evaluate the relationship between some characteristics of primary dentition, and the frequency of parafunctional oral habits, with age and sex. Material and Methods: A cross-sectional study was carried out in a sample of 227 preschool children. Subjects' parents or guardians were asked to sign an informed consent form. The epidemiological survey consisted of an oral examination and the application of a questionnaire (Cronbach's alpha=0.881), after calibration of a dentist (Kappa=0.932). To measure the reliability of the questionnaire, Cronbach's alpha was calculated, and for the associations, Mantel and Haenszel Square Chi-square test and likelihood ratio for contingency tables greater than 2x2 values were calculated. Results: Type 2 arch (72.7%), mouth breathing (26.0%) and onychophagia (17.2%) were the risk factors observed more frequently in the group under study. The type of arch was the only variable that was associated with sex (X2MH=4.443, p=0.035). Conclusion: A significant proportion of the subjects had at least one risk factor that may alter the development of dental occlusion; consequently, the implementation of preventive actions in this population must be considered.

Objetivo. Evaluar algunas características de la dentición primaria, así como la frecuencia de hábitos orales parafuncionales y su asociación con la edad y el sexo. Material y Métodos: Se llevó a cabo un estudio transversal en una muestra de 227 preescolares bajo autorización expresa de sus padres. La encuesta epidemiológica estuvo conformada por el examen bucal y la aplicación de un cuestionario (alfa de Cronbach=0,881), previa estandarización de una Cirujana Dentista (Kappa=0,932). Para medir la fiabilidad del cuestionario se calculó el valor del alfa de Cronbach y para las asociaciones la Chi cuadrada de Mantel y Haenszel y el valor de Razón de verosimilitud para tablas de contingencia mayores de 2X2. Resultados. La arcada tipo 2 (72,7%), la respiración bucal (26,0%) y la onicofagia (17,2%) fueron los factores de riesgo que fueron observados con mayor frecuencia en los niños. El tipo de arcada fue la única variable que estuvo asociada con el sexo (X2MH=4,443, p=0,035). Conclusiones. Una proporción alta de los niños encuestados presentó al menos un factor de riesgo para alterar el desarrollo de la oclusión dental, razón por la cual debe considerarse la necesidad de aplicar acciones de carácter preventivo en esta población.
Descritores: Dente Decíduo
Saúde Bucal
-Higiene Bucal
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Avaliação de Resultados em Cuidados de Saúde/métodos
Arco Dental
Hábitos
México/epidemiologia
Respiração Bucal
Hábito de Roer Unhas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Responsável: CL30.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1141133
Autor: Carrara, Carolina.
Título: El uso de mascarillas se asoció con la reducción del comportamiento de tocarse la cara en ámbitos públicos durante la pandemia por COVID-19 / Mask use was associated with reduced face-touching behavior in public settings during the COVID-19 pandemic
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;23(4):e002096, 2020. tab.
Idioma: es.
Descritores: Pneumonia Viral/transmissão
Infecções por Coronavirus/transmissão
Transmissão de Doença Infecciosa/prevenção & controle
-Tato
Estados Unidos
Estudos Transversais
Europa (Continente)
Face
Extremo Oriente
Pandemias/prevenção & controle
Betacoronavirus
Hábitos
Máscaras
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


  10 / 552 LILACS  
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Id: biblio-1141229
Autor: Colque B, Maria Elena; Vedia Ll, Maria Julia; Arias R, Mery Soledad; Montalvo D, Sabina; Mamani FL, Paola Andrea; Aguilar, Gabriela Laura; Umaña C, Aurora.
Título: Hábitos alimenticios en estudiantes de la Universidad Mayor Real y Pontificia San Francisco Xavier de Chuquisaca / Habits in students of the Universidad Mayor Real and Pontificia San Francisco Xavier de Chuquisaca
Fonte: Bio sci. (En línea);2(4):91-101, 2019. graf.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo de la investigación fue identificar los hábitos alimenticios en estudiantes universitarios de la Universidad Mayor Real Pontificia San Francisco Xavier de Chuquisaca. Se utilizaron los Métodos cuantitativo transversal, para la obtención de la información se realizó una encuesta con una muestra aleatoria simple de 381 estudiantes universitarios. Los factores más frecuentes de las variables obtenidos indican que el 36.50% de los estudiantes seleccionan su alimento de acuerdo a su sabor, el 37.57% omiten el desayuno, un porcentaje de 34.12% prefieren la comida frita, una cantidad de 36.75% consumen alimentos fuera de casa, el 40.49% excede en el consumo de alimentos, el 45.14% prefiere tomar agua, se observa el 13.12% de actividad física en varones superior al de las mujeres, el 23.09% de los estudiantes considera el factor dinero como necesidad para mejorar sus hábitos alimenticios. Los hábitos alimenticios de los estudiantes universitarios en general no son los adecuados.

The objective of the research was to identify eating habits in university students of the Universidad Mayor Real Pontificia San Francisco Xavier de Chuquisaca. The transversal quantitative methods were used, to obtain the information a survey was carried out with a simple random sample of 381 university students. The most frequent factors of the variables obtained indicate that 36.50% of the students select their food according to their taste, 37.57% omit breakfast, a percentage of 34.12% prefer fried food, an amount of 36.75% consume food outside At home, 40.49% exceeds food consumption, 45.14% prefer to drink water, 13.12% of physical activity in men is higher than that of women, 23.09% of students consider the money factor as a need to improve Your eating habits The eating habits of university students in general are not adequate.
Descritores: Estudantes
Exercício Físico
Comportamento Alimentar
Hábitos
-Universidades
Água
Consumo de Alimentos
Inquéritos e Questionários
Responsável: BO138.1 - Biblioteca Central



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