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Id: biblio-1283729
Autor: Coni, Ana García; Mikucki, Julieta; Herrero, Mariela Gisele; Passantino, Yanina Tomas; Canet Juric, Lorena.
Título: Estudio de la memoria de trabajo y la inhibición perceptiva en niños y adolescentes / Study of working memory and perceptual inhibition in children and adolescents
Fonte: Subj. procesos cogn;25(1):149-170, ene.-jun. 2021.
Idioma: es.
Resumo: La memoria de trabajo (MT) mantiene y manipula información de manera temporal, por lo que interviene en importantes procesos cognitivos como la comprensión del lenguaje y el razonamiento. La inhibición perceptiva (IP) controla el ingreso de información irrelevante a la MT, permitiendo que acceda información pertinente y no se sature la MT. Por ende, ambos procesos necesitan actuar conjuntamente. En este trabajo se buscó determinar la relación existente entre IP y MT en estudiantes de 4º y 6º año de escuela primaria (de 8-9 y 11-12 años respectivamente) y 3er año de escuela secundaria (15-16 años) de Mar del Plata, Argentina, y comparar el rendimiento de esos grupos. Se encontró que la IP y la MT verbal continuaron mejorando durante la adolescencia, que las modalidades verbal y viso-espacial poseen mecanismos de control específicos, y que la modalidad compleja de la tarea verbal insume mayor control inhibitorio que la simple(AU)

Working memory (WM) is a system that mantains and manipulates information temporally, so it intervenes in important cognitive processes such as language comprehension and reasoning. Perceptual inhibition (PI) prevents irrelevant information from entering WM, allowing access to relevant information and avoiding saturation of WM. Therefore, both processes need to act together. The purpose of this study was to determine the relation between WM and PI in 8- to 9-year-olds and 11- to 12-year-old elementary school students, and 15- to 16-year-old high school students from Mar del Plata, Argentina, and to compare these groups´ performance. Results showed that PI and verbal WM continued to improve during adolescence; also, that verbal and visuospatial modalities possess specific, functionally independent control mechanisms, and that the complex verbal task requires greater inhibitory control than the simple one(AU)
Descritores: Inibição Psicológica
Memória de Curto Prazo
-Ensino Fundamental e Médio
Limites: Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: AR495.1 - Biblioteca


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Id: biblio-933054
Autor: Moreno, Cirlei Célia Sanchez.
Título: Mães HIV positivo: o dilema da não amamentação em uma perspectiva fonemenológica social.
Fonte: São Paulo; s.n; 2004. 209 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Coordenação dos Institutos de Pesquisa. Programa de Pós-Graduação em Ciências para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A orientação da não amamentação para mulheres HIV positivo é uma das estratégias preconizadas pelo Ministério da Saúde no Brasil para a diminuição da transmissão vertical . Este estudo teve como objetivo desvelar o fenômeno: as mães HIV Positivo e a orientação de não amamentar. O estudo foi realizado em um município da região metropolitana da Grande São Paulo em um ambulatório de atenção à criança. A metodologia utilizada foi qualitativa, com a abordagem fenomenológica social. Para a análise dos discursos utilizaou-se o modelo proposto por Martins & Bicudo (1994) e para a análise compreensiva e interpretativa da essência estruturada com dezessete mulheres, que tinham diagnóstico de HIV positivo ou indeterminado (falso positivo devido a razões biológicas, ou verdadeiro positivo de uma infecção recente cujos anticorpos não estão plenamente desenvolvidos). Os depoimentos foram coletados no período de novembro de 2002 a agosto de 2003. As idades variaram entre 18 e 39 anos. Oito delas eram donas de casa, e as outras trabalhavam fora do domicílio. Os resultados nos sugerem o aparente medo da discriminação diante da cobrança social para que amamentem, assim como, a dor e a angústia frente a orientação do profissional de saúde para não fazê-lo tornando esta vivência penosa e solitária. Espera-se que este estudo contribua para que profissionais de saúde revejam suas práticas de orientar gestantes e mães HIV Positivo sobre a alimentação infantil
Descritores: HIV
Assistência Integral à Saúde
Inibição Psicológica
Participação do Paciente
Limites: Feminino
Lactente
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; W4, M843m, 2004


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Id: biblio-1100358
Autor: Gatica-Ferrero, Sergio.
Título: Caracterización cognitiva del trastorno de Tourette con comorbilidad TDAH: un estudio de caso / Cognitive characterization of Tourette disorder with ADHD comorbidity: a case study
Fonte: Rev. chil. neuropsicol. (En línea);13(2):58-62, dic. 2018. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: El trastorno de Tourette (TT) es un trastorno del neurodesarrollo que aparece en la primera infancia caracterizado por la presencia de tics fónicos y motores que dificultan la socialización y el proceso de aprendizaje escolar. El TT posee una variada comorbilidad que incluye el trastorno por déficit de atención con hiperactividad (TDAH), el trastorno obsesivo compulsivo (TOC), y dificultades de aprendizaje y del comportamiento. Presentamos el caso de un adolescente de 13 años diagnosticado con TT y con TDAH a los 6 y 10 años respectivamente. El paciente ha tenido una escolarización dificultosa y se encuentra con tratamiento médico de clozapina, aripiprazol, haloperidol y litio. Se aplica una batería neuropsicológica para evaluar la atención e inhibición, organización visuoespacial, memoria de trabajo, flexibilidad cognitiva, memoria verbal y memoria no-verbal, con el propósito de describir su perfil cognitivo de funciones ejecutivas y memoria. El estudio reveló que la atención está deteriorada pero que la inhibición se encuentra preservada; esto confirma el diagnóstico de TDAH y establece el subtipo de inatento para el caso en estudio. Las demás funciones ejecutivas evaluadas se encuentran severamente descendidas, situación que es coincidente con el perfil desarrollado por otros autores para el TT con comorbilidad TDAH. Sin embargo, no es claro si la disfuncionalidad ejecutiva se debe al TDAH que presenta, o a factores sociales y culturales derivados de las dificultades de escolarización causadas por el TT.

Tourette's disorder (TD) is a neurodevelopmental disorder that appears in early childhood characterized by the presence of phonic and motor tics that hinder socialization and the school learning process. TD has a varied comorbidity that includes attention deficit hyperactivity disorder (ADHD), obsessive compulsive disorder (OCD), learning and behavioral difficulties. We present the case of a 13-year-old adolescent diagnosed with TD and with ADHD at 6 and 10 years old respectively. The patient has had a difficult schooling and is under medical treatment of clozapine, aripiprazole, haloperidol and lithium. A neuropsychological battery is applied to evaluate the attention and inhibition, visuospatial organization, working memory, cognitive flexibility, verbal memory and non-verbal memory, with the purpose of describing its cognitive profile of executive functions and memory. The study revealed that the attention is impaired but that the inhibition is preserved; This confirms the diagnosis of ADHD and establishes the inattentive subtype for the case under study. The other executive functions evaluated are severely descended, a situation that coincides with the profile developed by other authors for TD with comorbid ADHD. However, it is not clear if the executive dysfunctionality is due to the ADHD it presents, or to social and cultural factors derived from the difficulties of schooling caused by the TD.
Descritores: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade/fisiopatologia
Síndrome de Tourette/fisiopatologia
-Atenção
Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade/complicações
Síndrome de Tourette/complicações
Função Executiva/fisiologia
Inibição Psicológica
Deficiências da Aprendizagem/fisiopatologia
Memória de Curto Prazo/fisiologia
Limites: Humanos
Masculino
Adolescente
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


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Id: biblio-985348
Autor: Berberian, Arthur A; Gadelha, Ary; Dias, Natália M; Mecca, Tatiana P; Comfort, William E; Bressan, Rodrigo A; Lacerda, Acioly T.
Título: Component mechanisms of executive function in schizophrenia and their contribution to functional outcomes
Fonte: Rev. bras. psiquiatr;41(1):22-30, Jan.-Mar. 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: FAPESP.
Resumo: Objective: In schizophrenia, scores reflecting deficits in different cognitive processes are strongly correlated, making it difficult to establish a solid relationship between different cognitive mechanisms and other features of this disorder. The objective of this study was to explore whether three frequently postulated executive functions (updating, shifting, and inhibition) could be compared between groups and considered independently in terms of their respective roles in functional outcome. Methods: This study relied on confirmatory factor analysis of schizophrenia patients (n=141) and healthy controls (n=119). The main analyses examined the degree to which three executive functions (updating, set-shifting, and inhibition) could be separated in schizophrenia and compared this model among groups. Structural equation modeling analysis was also performed to examine the extent to which executive function components contribute to functional outcome in schizophrenia. Results: Multiple-group confirmatory factor analysis with unconstrained model parameters indicated that the full three-factor model may fit the data in both groups (χ2 = 61.48, degrees of freedom = 34, p < 0.001, comparative fit index = 0.95; standardized root mean square residual = 0.037; root mean square error of approximation = 0.04; Akaike's information criteria = 169.49; normed fit index = 0.90), although there was also a good data fit for the patient group with a two-factor model. In the patient group, structural equation modeling suggested that shifting and (principally) updating were associated with the general measure of functional outcome (regression path coefficients: 0.34, p < 0.005; 0.39, p < 0.005, respectively), although when combined the mechanisms fail to contribute. Conclusion: This data suggests that the factor structure may be similar but not identical between groups, and both updating and shifting may play an important role in functional outcome in schizophrenia.
Descritores: Esquizofrenia/fisiopatologia
Função Executiva/fisiologia
Inibição Psicológica
Transtornos da Memória/fisiopatologia
-Estudos de Casos e Controles
Escolaridade
Pessoa de Meia-Idade
Testes Neuropsicológicos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-904583
Autor: de Paula, Jonas Jardim; Oliveira, Thaís Dell'Oro; Querino, Emanuel Henrique Gonçalves; Malloy-Diniz, Leandro Fernandes.
Título: The Five Digits Test in the assessment of older adults with low formal education: construct validity and reliability in a Brazilian clinical sample / O Teste dos Cinco Dígitos na avaliação de idosos com baixa escolaridade: validade de construto e confiabilidade em uma amostra clínica do Brasil
Fonte: Trends psychiatry psychother. (Impr.);39(3):173-179, July-Sept. 2017. tab.
Idioma: en.
Projeto: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Molecular; . Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Molecular; . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.
Resumo: Abstract Introduction In the assessment of older adults with very low formal education, typical tests of selective attention and inhibitory control are biased by reading abilities. In this sense, we aim to assess the psychometric characteristics of the Five Digits Test (FDT), a numerical Stroop paradigm, in older adults without cognitive disorders, with mild cognitive impairment, and with dementia. Methods We assessed 211 Brazilian older adults with low formal education using the FDT and other cognitive measures. Construct validity and reliability were assessed by correlations and internal consistency. Results The FDT test had weak correlations with crystalized intelligence tests and moderate-high correlations with fluid intelligence measures and tests of global cognitive status and executive functions. The split-half coefficient of reliability showed high internal consistency (>0.900). Conclusion Together, the results suggest that the FDT is a valid and reliable measure for the assessment of processing speed and executive functions in older adults with low formal education.

Resumo Introdução Na avaliação de idosos com educação formal muito baixa, os testes típicos de atenção seletiva e controle inibitório são enviesados devido à dependência de habilidades básicas de leitura. Nesse sentido, pretende-se avaliar as características psicométricas do Teste dos Cinco Dígitos (Five Digits Test, FDT), teste de paradigma Stroop-numérico, em idosos sem transtornos cognitivos, em pacientes com comprometimento cognitivo e em pacientes com demência. Métodos Foram avaliados 211 idosos brasileiros com baixa escolarização formal por meio do FDT e outras medidas cognitivas. Analisamos a validade de construto e a confiabilidade por correlações e consistência interna. Resultados O FDT apresentou correlações fracas com testes de inteligência cristalizada e correlações de moderadas ou fortes com medidas de inteligência fluida, medidas cognitivas globais e testes de funções executivas. O teste apresentou consistência interna elevada (>0.900). Conclusão Em conjunto, os resultados sugerem que o FDT é uma medida válida e confiável para a avaliação da velocidade de processamento e funções executivas em idosos com baixa escolaridade.
Descritores: Atenção
Função Executiva
Teste de Stroop
Doença de Alzheimer/diagnóstico
Disfunção Cognitiva/diagnóstico
Inibição Psicológica
-Brasil
Reprodutibilidade dos Testes
Escolaridade
Inteligência
Pessoa de Meia-Idade
Atividade Motora
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-904581
Autor: Czermainski, Fernanda Rasch; Willhelm, Alice Rodrigues; Santos, Álvaro Zaneti; Pachado, Mayra Pacheco; de Almeida, Rosa Maria Martins.
Título: Assessment of inhibitory control in crack and/or cocaine users: a systematic review / Avaliação do controle inibitório em usuários de cocaína e/ou crack: uma revisão sistemática
Fonte: Trends psychiatry psychother. (Impr.);39(3):216-225, July-Sept. 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective Impairments involving inhibitory control have been considered central deficits in drug users, but it appears that dysfunctions may be specific to users' drug of choice. This article aims to review recent findings on inhibitory control impairment in samples of crack and/or cocaine users. Methods Searches were conducted on the PubMed, PsycINFO, and Web of Knowledge databases in two stages according to eligibility criteria. Initially, databases were searched and the titles and abstracts of results were analyzed and then selected articles were read in full. Inclusion criteria were: empirical articles written in English, Portuguese, or Spanish, published in the last ten years and involving the assessment of inhibitory control in crack and/or cocaine users. Results The database searches returned a total of 3,796 titles, 56 of them were selected initially and then a further 20 were excluded. Thirty-six articles were included in this review. In 90% of the studies reviewed the presence of inhibitory control deficits was reported, verified by impaired cognitive processing and response monitoring, as well as high levels of impulsiveness, regardless of the pattern of crack and/or cocaine consumption (recreational or chronic). Former users showed high levels of impulsiveness even after long periods of abstinence. Conclusions Crack and/or cocaine users may have inhibitory control deficits, irrespective of different consumption patterns. High levels of impulsiveness can represent a factor of vulnerability to drug use and relapse.

Resumo Objetivo Prejuízos envolvendo o controle inibitório têm sido considerados déficits centrais em usuários de substâncias psicoativas, contudo parece haver disfunções específicas de acordo com a droga de escolha. Este artigo teve por objetivo revisar os achados recentes sobre alterações do controle inibitório em amostras de usuários de cocaína e/ou crack. Método A pesquisa foi realizada nas bases de dados PubMed, PsycINFO e Web of Knowledge, em duas etapas, de acordo com os critérios de elegibilidade: inicialmente foi feita uma pesquisa nas bases de dados com análise dos títulos e resumos; após, os artigos foram lidos na íntegra. Os critérios de inclusão foram: artigos empíricos publicados em inglês, português ou espanhol, nos últimos 10 anos e que tenham avaliado o controle inibitório em usuários de cocaína e/ou crack. Resultados Do total de 3.796 resultados, 56 títulos foram selecionados, sendo 20 excluídos. Como resultado, 36 artigos foram incluídos na revisão. Em 90% dos estudos revisados, foi relatada a presença de déficits de controle inibitório, verificados através de prejuízos no processamento cognitivo e no monitoramento de respostas, além de níveis elevados de impulsividade, independentemente do padrão de consumo de cocaína e/ou crack (uso recreativo ou crônico). Usuários em abstinência apresentaram níveis elevados de impulsividade, mesmo após longos períodos sem uso da droga. Conclusão Usuários de cocaína e/ou crack podem apresentar prejuízos de controle inibitório apesar dos diferentes padrões de consumo. Níveis elevados de impulsividade podem constituir fator de vulnerabilidade para o uso de drogas e para a recaída.
Descritores: Cocaína Crack
Transtornos Relacionados ao Uso de Cocaína/psicologia
Usuários de Drogas/psicologia
Inibição Psicológica
-Cognição
Função Executiva
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Revisão Sistemática
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Almeida, Rosa Maria Martins de
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Id: lil-796277
Autor: Willhelm, Alice Rodrigues; Fortes, Paula Madeira; Czermainski, Fernanda Rasch; Rates, Aline Schwalm Andrade; Almeida, Rosa Maria Martins de.
Título: Neuropsychological and behavioral assessment of impulsivity in adolescents: a systematic review / Avaliação neuropsicológica e comportamental da impulsividade em adolescentes: uma revisão sistemática
Fonte: Trends psychiatry psychother. (Impr.);38(3):128-135, July-Sept. 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction: The aim of neuropsychological assessment is to understand the multifaceted relationship between behavior, cognition and brain organization. The main objective of this study was to conduct a systematic review of the literature on impulsivity and inhibitory control in healthy adolescents and preadolescents. Method: Three researchers conducted a systematic review on November 25, 2014. The first step was to conduct searches on the Web of Knowledge and PubMed databases for articles in English using the following keywords: child; adolescents; impulsivity; inhibition; inhibitory control; and neuropsychology. The second step was to analyze all the references cited in the articles selected from the search results in order to identify further literature. Results: Just 13 articles met all the inclusion criteria. There was no consistency in the aims of these studies, or in the instruments or procedures employed. Conclusion: There was no uniformity among the articles that met all the criteria in terms of any of the items analyzed. There was considerable heterogeneity in these studies of impulsivity and inhibitory control, and few of them evaluated healthy samples.

Resumo Introdução: O objetivo da avaliação neuropsicológica é compreender a relação multifacetada entre comportamento, cognição e organização cerebral. O principal objetivo deste estudo foi conduzir uma revisão sistemática da literatura sobre impulsividade e controle inibitório em pré-adolescentes e adolescentes saudáveis. Métodos: Três pesquisadores conduziram uma revisão sistemática em 25 de novembro de 2014. O primeiro passo foi fazer pesquisas nas bases de dados Web of Knowledge e PubMed buscando artigos em inglês usando as seguintes palavras-chave: child; adolescents; impulsivity; inhibition; inhibitory control; e neuropsychology. O segundo passo foi analisar todas as referências citadas nos artigos selecionados a fim de identificar mais literatura. Resultados: Apenas 13 artigos preencheram todos os critérios de inclusão. Não houve consistência nos objetivos desses estudos, ou nos instrumentos ou procedimentos empregados. Conclusões: Não houve uniformidade entre os artigos que preencheram todos os critérios em termos de qualquer um dos itens analisados. Houve uma heterogeneidade considerável nesses estudos sobre impulsividade e controle inibitório, e poucos deles avaliaram amostras saudáveis.
Descritores: Comportamento Impulsivo
Inibição Psicológica
Testes Neuropsicológicos
-Escalas de Graduação Psiquiátrica
Função Executiva
Limites: Humanos
Adolescente
Tipo de Publ: Revisão
Revisão Sistemática
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-796270
Autor: Siqueira, Larissa de Souza; Gonçalves, Hosana Alves; Hübner, Lilian Cristine; Fonseca, Rochele Paz.
Título: Development of the Brazilian version of the Child Hayling Test / Desenvolvimento da versão brasileira do Teste Hayling Infantil
Fonte: Trends psychiatry psychother. (Impr.);38(3):164-174, July-Sept. 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction: The Hayling Test assesses the components of initiation, inhibition, cognitive flexibility and verbal speed by means of a sentence completion task. This study presents the process of developing the Brazilian version of the Child Hayling Test (CHT) and reports evidence of its content validity. Methods: 139 people took part in the study. The adaptation was performed by seven translators and 12 specialist judges. An initial sample of 92 healthy children was recruited to test a selection of sentences adapted from previous adult and pediatric versions of the instrument, and a sample of 28 healthy children was recruited for pilot testing of the final version. The instrument was developed in seven stages: 1) translation, 2) back-translation, 3) comparison of translated versions, 4) preparation of new stimuli, 5) data collection with healthy children to analyze comprehension of the stimuli and analyses by the authors against the psycholinguistic criteria adopted, 6) analyses conducted by judges who are specialists in neuropsychology or linguistics, and 7) the pilot study. Results: Twenty-four of the 72 sentences constructed were selected on the basis of 70-100% agreement between judges evaluating what they assessed and level of comprehensibility. The pilot study revealed better performance by older children, providing evidence of the instrument's sensitivity to developmental factors. Conclusions: Future studies employing this version of CHT with clinical pediatric populations who have frontal lesions and dysfunctions and in related areas are needed to test functional and differential diagnoses of preserved or impaired executive functions.

Resumo Introdução: O Teste Hayling avalia os componentes iniciação, controle inibitório, flexibilidade cognitiva e velocidade verbal por meio de uma tarefa de completar frases. Este estudo apresenta o processo de desenvolvimento do Teste Hayling Infantil (THI) em português brasileiro, bem como evidências de validade de seu conteúdo. Métodos: Participaram 139 sujeitos: A adaptação foi realizada por sete tradutores e 12 juízes especialistas. Uma amostra inicial de 92 crianças saudáveis foi recrutada para testar uma seleção de sentenças adaptadas de versões anteriores para adultos e crianças, e uma amostra de 28 crianças saudáveis foi recrutada para testar a versão final num estudo piloto. Sete etapas foram conduzidas: 1) tradução, 2) retrotradução, 3) comparação entre versões traduzidas, 4) desenvolvimento de novos estímulos, 5) coleta com crianças saudáveis para análise da compreensão dos estímulos e análise dos autores quanto aos critérios psicolinguísticos, 6) análise de juízes especialistas em neuropsicologia e linguística, e 7) estudo piloto. Resultados: Das 72 frases construídas, selecionaram-se 24 que tiveram concordância de 70 a 100% entre juízes quanto aos construtos que avaliam e quanto ao grau de compreensibilidade. O estudo piloto revelou melhor desempenho nas crianças mais velhas, dando indícios da sensibilidade do instrumento aos fatores desenvolvimentais. Conclusões: Estudos futuros que utilizem esta versão do THI em populações clínicas infantis que apresentem lesões e disfunções frontais e em áreas relacionadas tornam-se necessários para fins de diagnóstico funcional e diferencial de dificuldades executivas preservadas ou afetadas.
Descritores: Função Executiva
Inibição Psicológica
Testes Neuropsicológicos
-Tradução
Brasil
Psicologia da Criança
Projetos Piloto
Sensibilidade e Especificidade
Idioma
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-984862
Autor: Yamamoto, Bruna Praxedes; Junior, Leopoldo Pereira Fulgencio.
Título: Aspectos gerais da inibição na obra de D. W. Winnicott / General aspects inhibitions in the D. W. Winnicott's work / Aspectos generales de la inhibición en la obra de D. W. Winnicott
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);23(1):182-200, jan. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como objetivo explicitar a gênese e os efeitos da inibição no desenvolvimento do indivíduo, do ponto de vista da obra de Winnicott. Para tanto, foi realizado um estudo teórico, com uma análise conceitual e estrutural da obra do autor, buscando mostrar como ele compreendeu a inibição. Neste estudo, foi possível distinguir diversos tipos de inibição, tais como dos instintos, da agressividade, do brincar, entre outros. Nas considerações finais, salientamos que as fases mais primitivas do desenvolvimento emocional são as mais suscetíveis ao uso da inibição como um mecanismo de defesa contra a angústia, logo a provisão ambiental tem uma importância decisiva. É importante ressaltar que, no entanto, nem sempre a inibição resulta numa patologia, uma vez que Winnicott acredita que somente uma criança saudável é capaz de organizar defesas, inclusive a própria inibição, para lidar pontualmente com os seus medos de ser e estar no mundo

The aim of this article is to clarify the genesis and effects of inhibition in the individual's emotional development, from the point of view of Winnicott's work. It is a theoretical study with a conceptual and structural analysis of Winnicott's work, trying to show how he understood inhibition. In this study, we could clarify different types of inhibition, for example: inhibition of instincts, inhibition of play and others. In the conclusion, we emphasize that the beginnings of the individual's emotional development are the phases that are more susceptible for inhibition against anxiety to appear. Then, the environmental provision is of decisive importance. It is important that we note that inhibition is not always result in pathology, because Winnicott believed that only a healthy child can organize defenses, such as inhibition, to deal promptly with their fears of being and to be in the world

Este artículo trata de explicar la génesis y los efectos de la inhibición en el desarrollo de la persona, desde el punto de vista de la obra de Winnicott. Para esto, se realizó un estudio teórico con un análisis conceptual y estructural de la obra del autor, intentando mostrar cómo él entendía la inhibición. En este estudio, fue posible distinguir diferentes tipos de inhibición, tales como la de los instintos, de la agresividad, del juego, entre otros. En la conclusión, observamos que las etapas más tempranas del desarrollo emocional son las más susceptibles a la utilización de la inhibición como un mecanismo de defensa contra la ansiedad, por lo que la provisión ambiental es de una importancia decisiva. Es importante destacar, sin embargo, que no siempre la inhibición desemboca en una patología, ya que Winnicott cree que sólo un niño sano es capaz de organizar las defensas, incluyendo la propia inhibición, para hacer frente con prontitud a sus temores de ser y estar en el mundo
Descritores: Patologia
Desenvolvimento Infantil
Inibição Psicológica
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-700288
Autor: Carvalho, Janaína Castro Núñez; Cardoso, Caroline de Oliveira; Cotrena, Charles; Bakos, Daniela Di Giorgio Schneider; Kristensen, Christian Haag; Fonseca, Rochele Paz.
Título: Tomada de decisão e outras funções executivas: um estudo correlacional / Decision-making and other executive functions: a correlational study
Fonte: Ciênc. cogn;17(1):94-104, abr. 2012. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O construto Funções Executivas (FE) é um grupo de processos composto por múltiplos componentes, porém ainda é insuficiente definido e operacionalizado. Podem ser considerados, pela participação de processamentos emocionais, “frios” e “quentes”. O objetivo deste estudo foi correlacionar o construto Tomada de Decisão (TD), considerado uma FE “quente”, avaliado pelo Iowa Gambling Task (IGT), com outros componentes executivos avaliados pelos Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WSCT), do Trail Making Test (TMT) e do Hayling Test. Em relação ao desempenho global do IGT, somente foi encontrada relação inversa com o tempo da parte B do Hayling Test, sugerindo que a velocidade de inibição pode se relacionar diretamente com uma TD vantajosa. Foram encontradas correlações inversas entre o desempenho no primeiro bloco do IGT e outros escores dos três instrumentos de FE, indicando um processamento distinto no início deste paradigma. Uma possível hipótese é que mecanismos explícitos mais necessários nas outras tarefas executivas poderiam ter uma associação negativa com o desempenho no início do IGT, em que um processamento implícito e emocional é privilegiado. Sugerem-se estudos sobre a relação do construto mensurado pelo IGT com outras FE consideradas “quentes”
Descritores: Ciência Cognitiva
Inibição Psicológica
-Neuropsicologia
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca



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